Valdeci Monteiro dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1986), graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco - FCAP-UPE (1991), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco - MDU-UFPE (1994), com dissertação aprovada com louvor e doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP (2011), com tese agraciada com 1o lugar na categoria tese de doutorado no XVII Prêmio Brasil de Economia, Cofecon e IPEA. Foi professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas da UPE (1996-1999), professor-bolsista no curso de economia do IE-UNICAMP (2003); professor pela Escola de Governo da FUNDAJ, nos cursos de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) e Superior da Polícia (CSP), ambos nível de pós-graduação da carreira de oficiais da política militar e corpo de bombeiros de Pernambuco (1997 a 1999). Foi economista-consultor da Claudio Porto e Consultores Associados (1986-1990); e assessor da presidência do Instituto de Planejamento de Pernambuco - CONDEPE (1995-2000). Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Economia de Pernambuco (Corecon-PE) e membro do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico (CEDES) do Governo do Estado de Pernambuco e do Conselho da Fundação de Desenvolvimento da UFPE (FADE-UFPE). Integra os quadros da Universidade Católica de Pernambuco desde 1999, onde atualmente é professor adjunto II nos cursos de Ciências Econômicas e de Ciência Política, onde também integra os seus respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), professor nos MBAs de Economia e Gestão e Gestão de Projetos de Impacto Socioeconômico, chefe da Assessoria de Planejamento e Avaliação (Asseplan) e pesquisador credenciado pelo CNPq.. É sócio-diretor da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento desde 2004. Na área acadêmica tem como temas de interesse: formação econômica do Brasil e economia brasileira; desenvolvimento regional e urbano; economia do nordeste e de Pernambuco; bem como, economia de Francisco e Clara e estudos sobre impactos socioeconômicos das mudanças climáticas. No segmento de consultoria tem participação como consultor ou coordenador em mais de 60 projetos nas áreas de planejamento estratégico e prospectivo; planejamento regional e urbano; análise de conjuntura econômica e estudos econômicos setoriais. É autor, co-autor ou organizador em 15 livros e de diversos artigos em revistas e jornais, bem como, participação como conferencista e debatedor em diversos eventos..

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Econômico

2002 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Economia do Sudeste Paraense: Fronteira de Expansão na Periferia Brasileira
Orientador: Wilson Cano
, Ano de obtenção: 2011. Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Amazonia; Estado do Pará; Frente Agropecuaria; Frente mineração.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.

Mestrado em Desenvolvimento Urbano

1990 - 1994

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Industria Incentivada no Nordeste - As Experiencias das RMs de Salvador, Recife e Fortaleza, Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Leonardo Guimaraes Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Planejamento Regional; Politicas Publicas; Planejamento Prospectivo; Desenvolvimento Sustentavel.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Administracao

1984 - 1991

Universidade de Pernambuco

Graduação em Ciencias Economicas

1982 - 1986

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2021 - 2021

I Programa de Aceleração de Fundos Patrimoniais Filantrópicos. (Carga horária: 26h). , Santander Private Banking, SANTANDER, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Mentores UNICAP. (Carga horária: 10h). , Sebrae Pernambuco, SEBRAE PE, Brasil.

2019 - 2019

Ashoka Commons Latam. (Carga horária: 80h). , Ashoka U Innovators for the public, ASHOKA, Colômbia.

1999 - 1999

I Curso de Desenvolvimento Sustentável Municipal. (Carga horária: 200h). , Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.

1985 - 1989

Programa de Treinamento em Consultoria. (Carga horária: 160h). , Claudio Porto & Consultores Associados S.A, CP & CA, Brasil.

1987 - 1987

Redação Empresarial e Conhecimentos Gramaticais. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Adminstração de Empresas - FCAP, FCAP-FESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia de Pernambuco.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia de Francisco e Clara.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Politicas Publicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Formação Econômica do Brasil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Brasileira.

Organização de eventos

SANTOS, Valdeci. M. . Congresso dos Econosmistas do Brasil. 2001. (Congresso).

Participação em eventos

Comemoração Centenário Nascimento de Celso Furtado UFRPE.O Centenário Celso Furtado. 2020. (Encontro).

Semana Laudati Si - Organizado pelo Instituto Humanitas Unicap.O Modelo da Economia segundo a Laudati Si.. 2020. (Outra).

Homenagem Doutor Honoris Causa a Professar Tania Bacelar de Araújo.Panegírico em homenagem a outorgo de doutor honoris causa a professora Tania Bacelar de Araújo. 2019. (Outra).

IX SEMAD - Semana de Administração da UFRPE.Cenários da Economia Brasileira e de Pernambuco. 2018. (Seminário).

15ª Semana de Integração da Universidade Católica.?Nordeste: dinâmica e transformações recentes e o papel das políticas públicas?. 2017. (Encontro).

Cenário e Perspectivas para a Economia em 2017 e 2018: Brasil e Pernambuco.Cenário e Perspectivas para a Economia em 2017 e 2018: Brasil e Pernambuco. 2017. (Encontro).

I Encontro Regional de Administração Pública.Nordeste: Dinâmica e Transformações recentes e o papel das políticas públcias. 2017. (Encontro).

Aula Abertura dos cursos 2015 de MBAs da Universidade Católica de Pernambuco.Brasil e Pernambuco: Transformações Econômicas Relevantes, Conjuntura Recente e Perspectivas.. 2015. (Outra).

Audiência para Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Nacional e Diretoria do Banco do Nordeste.Nordeste 2022: Estudos Retrospectivos. 2014. (Outra).

Seminário Ciclo de Desenvolvimento Regional - AMCHAM.Pernambuco: Tendência, Oportunidades e Desafios. 2013. (Seminário).

I Encontro Pernambucano de Economia ? ENPECON..Desenvolvimento de Pernambuco: Tendências Gerais.. 2012. (Encontro).

I Fórum Construbusiness Amcham.Perspectivas para Pequenas e Médias Empresas do Mercado de Construbusiness. 2012. (Outra).

Crise Financeira Internacional, o Novo Governo Obama e as repercussões para o Brasil.Crise mundial e seus reflexos para o Brasil. 2009. (Seminário).

IV Semana de Estudos em Desenvolvimento Regional - IV SEDER.Nordeste: Tendências recentes e desafios para uma política regional. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Desenvolvimento Regional do Nordeste. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Desenvolvimento. 2009. (Seminário).

VI Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade.200 Anos deo Banco do Brasil: Trajetória e Perspectivas. 2008. (Encontro).

Seminário Economia da Cultura.Cultura e Economia: Perspectivas. 2006. (Seminário).

XV Congresso Brasilerio de Economistas. A Sudene e as novas teorias de Desenvolvimento Regional. 2003. (Congresso).

II Encontro de Estudos Regionais e Urbanos.Setor de Serviços e o Desenvolvimento Regional: Notas Teóricas? . Anais do Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos. 2002. (Encontro).

XI Fórum Prova de Varejo.O Varejo Moderno em Pernambuco. 2002. (Outra).

A Cidade um Lugar de Viver e Conviver.A Economia do Recife e o Mercado de Trabalho. 2001. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Economistas. O Novo Papel do Estado e Mudanças Institucionais. 2001. (Congresso).

Seminário - Cenários do Desenvolvimetno de Pernambuco.Principais Setores de Pernambuco. 2001. (Seminário).

VII Seminário Modernização Tecnológica Periférica.A pequena produção de derivados de cana-deaçúcar de Pernambuco. 2001. (Seminário).

1a Amostra de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Católica de Pernambuco.1a Amostra de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Católica de Pernambuco. 2000. (Oficina).

1a Mostra de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Católica de Penambuco.Responsablidade Social das Empresas. 2000. (Oficina).

1a Mostra de Pesquisa, Pos-Graduação e Extensão da Universidade Católica de Pernambuco.Cadeia Produtiva da Pequena Produção de Derivados da Cana-de-Açúcar. 2000. (Oficina).

Seminário Regional de Economia Solidária como Estratégia da CUT.A conjuntura Econômic0-Política e a Estratégia Sindical. 2000. (Seminário).

A Crise Economia Brasileira e seus reflexos em Pernambuco.A Crise Economia Brasileira e seus reflexos em Pernambuco. 1999. (Encontro).

A Crise e seus reflexos no Nordeste do Brasil.A Crise e seus reflexos no Nordeste do Brasil. 1999. (Outra).

V Encontro de Ciências Sociais realizado pelo Departamento de Ciências Sociais da UFPE.Mercosul, Consolidação, Dinâmica e Impactos Futuros. 1999. (Encontro).

VI Seminário Modernização Tecnológica Periférica.Avaliação, Comparação Interregional, Transferência. 1999. (Seminário).

7o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.E: Experiências de Industriação das Regiões Metropolitanas de Recife, Salvador e Fortaleza. 1997. (Encontro).

Conferência Intenacional sobre Desenvolvimento Sustentável. 1995. (Outra).

IX Congresso Brasileiro dos Economistas. 1995. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro dos Economistas. 1995. (Congresso).

X ENE - Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste. 1993. (Encontro).

IX Ciclo de Estudos sobre Problemas Atuais (IX CESPA). 1984. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: THIAGO PEIXOTO DE ALMEIDA CAVALCANTE

LIMA, M. C.;SANTOS, Valdeci. M.; MEDEIROS, M.. Impasses institucionais e econômicos no Mercosul: uma análise no marco da política externa do governo Lula (2003-2010). 2013. Dissertação (Mestrado em PÓS-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Bruno Henrique Barbosa Montarroyos

LIMA, M. C.; ELIBIO JUNIOR, A. M.;SANTOS, Valdeci. M.. O Banco Mundial e as suas Orientações para a Educação Superior do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em PÓS-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Victoria Leal de Almeida Nascimento

ANDRADE, M. O.; YAMAHITA, Y.; DOURADO, A. B. F.; MEIRA, L. H.;SANTOS, Valdeci. M.. Transporte e Mobilidade como Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico em Pequenos Municípios de Perfil Rural no Nordeste: O Caso de Santa Maria do Cambucá - PE. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Claudia Arruda Laprovitera

GONCALVES, N. L.; TOURINHO, H. L. Z.; MIRANDA, L. I. B.; LEAL, S. M. R.;SANTOS, Valdeci. M.. Dinâmica espacial: Persistência de um modelo mononuclear na região metropolitana do Recife. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Desenvolvimento Urbano - MDU) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcelo Antunes Cavalcanti

FERNNADEZ, A. C.; LEAL, S.; BITUN, J.; ARAUJO, T. B.;SANTOS, Valdeci. M.. Os Sistemas Logísticos de Transporte e a Estruturação do Território Pernambucano: Gênese e Produção. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Isabella Leitão Neves Frota

LIMA, J. P. R.; MELO, A. S. A.; ROMANI, L. H.; PADILHA, M. F.;SANTOS, Valdeci. M.. Aspectos recentes da evolução da economia pernambucana e seus impactos no desenvolvimento do Estado. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em economia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maurício Oliveira Andrade

MAIA, M. L. A.; LIMA NETO, O. C.; SANTOS, E. M.; ARAGAO, J. J. G.;SANTOS, Valdeci. M.. Efeitos da Melhoria da Mobilidade Rodoviária sobre a Economia Local e Regional: O Caso da Duplicação da BR 232/PE. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ângelo Magalhães Silva

SANTOS, Valdeci. M.; CLEMENTINO, M. L. M.; SILVA, R. C.; SILVA, A. G.; COSTA, F. B.. Guararapes Confecções S.A.: Da Empresa Familiar ao Grupo Econömico. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kauany Roberta da Silva

SANTOS, Valdeci. M.; LAPROVITERA, A. C. A.; SILVA, A. H. L.. ANÁLISE POLÍTICA DOS PROGRAMAS FEDERAIS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA: ENTENDENDO O AUXÍLIO EMERGENCIAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Políticas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: CAMILA DE ASSIS BEZERRA

SANTOS, Valdeci. M.; CARNEIRO, A. C. G.; LAPROVITERA, A. C. A.. POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Uma análise dos modelos de municipalização e federalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: RENNE GABRIEL SILVA VIEIRA

SANTOS, Valdeci. M.; LAPROVITERA, A. C. A.; CARNEIRO, A. C. G.. Política Pública de Mobilidade Estudantil Internacional: Avaliação do Programa Ganhe o Mundo entre 2011 e 2019. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Carlos Raphael Macedo Ribeiro

SANTOS, Valdeci. M.. Porto Digital: Arranjo Produtivo Local de Software como Fator de Desenvolvimento Econômico para o Estado de Pernambuco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Claudia Marcelina de Moraes

SANTOS, Valdeci. M.. Globalização e Privatização. CELPE: Um estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Luciana Riva de Carvalho Ferraz

SANTOS, Valdeci. M.. Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre a Gestão Fiscal e a Governabilidade no Município do Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: JOSÉ CARLOS BRANDÃO OLIVEIRA LEITE

SANTOS, Valdeci. M.. Análise da Regulação de Monopólios do Setor de Distribuição de Energia Elétrica em Pernambuco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Suanny Mirella Silva

SANTOS, Valdeci. M.. O Setor de Software e sua contribuição para o Desenvolvimento Econômico: o Caso do Porto Digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Júlio César Silva

SANTOS, Valdeci. M.. A Influência do Ciclo Cafeeiro na Determinação de Políticas Públicas e Formação do Capital Industrial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco.

Orientou

Diogo Augusto da Silva

Subdesenvolvimento no Brasil: Análise das condições históricas que perpetuam o subdesenvolvimento, por meio das reflexões de Celso Furtado; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

Thássila Alves Vitor dos Santos

Uma análise sobre o Desenvolvimento Econômico da China a partir de 1970; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Economia e Gestão) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

Cinthia Barbosa da Silva

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E RESILIÊNCIA COMUNITÁRIA: ANÁLISE DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, INOVAÇÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Políticas) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Antônio Santos Abranches; (Orientador);

Luiz Guilherme de Andrade Vasconcelos

O Valuation pelo método do fluxo de caixa descontado e a distorção de mercado incorrida pelo coronavirus- Estudo de caso Magazine Luiza S; A; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômias) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Alceu Henrique Lages Pontes

Significado de Suape para o desenvolvimento econômico local nas duas primeiras décadas do século XXI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Pedro Henrique Fernandes Marques

FINTECHS: DISRUPÇÃO DO TRADICIONAL SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Artur de Oliveira Tavares

Porto Digital: Pioneirismo e Eficiência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Manoel Pires Medeiros Neto

O ICMS e a carga tributária estadual no ajuste fiscal dos entes subnacionais frente à crise econômica de 2014 a 2017: os casos da Bahia, do Ceará e de Pernambuco; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Janaína Karla Gomes Almeida

Comércio Justo no Brasil: Estudo de caso da Bio Fair Trade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Fernando Victor Gomes Almeida

Mudança na Matriz Econômica de Peranmbuco: 1990-2012; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Larissa Cristana Cristo Leal Paris de Lima

Economa do crime: Gasto em segurança Pública no Estado de Pernambuco; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Pierre de Oliveira Santos

O Programa de Substituição de Importações no Brasil e o Desenvolvimento Industrial Brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Edlaine dos Santos Nogueira

Crise de 2008: Análise do impacto no Brasil e explicação teórica para saída da crise; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Keicyane Almeida de Santana

Projeto de LEI Nº 4; 330/2004 ? Implicações da ampliação do processo de terceirização na distribuição de renda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Carolina de Melo Cunha

A importância das Instituições no Desenvolvimento Regional: estudo de caso da SUDENE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Maria Janaina Lima da Silva

Economia Comportamental:Abordagem, comentários e soluções práticas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

BRUNA ARAÚJO ALEIXO

Crise Econômica de 1929: Causas e efeitos em escala global e no Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Jéssica Pinheiro de Oliveira

Fatores determinantes da defasagem do Nordeste em relação ao Sudeste na Indústria Sucroalcooleira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Paulo Perez Machado Filho

O crescimento do mercado de combustíveis e seus impactos na economia brasileira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Ana Paula Silva de Barros Souza

Fatores essenciais para o crescimento econômico de uma Nação: análise das forças propulsoras e a importância do Capital Humano para o desenvolvimento econômico de um País; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

RAPHAEL DANTAS DOMINGUES DA SILVA

monografia conclusão de curso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Thiago Souza Galvão

Valor, Cultura e Sociedade: Uma análise sobre Economia da Cutlura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Diêgo Bezerra de Melo Maciel

A investigação dos aspectos macroeconômicos da teoria do capital humano para os municípios de Pernamcubo, utilizando o método matemático da nebulosa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Eloisa Flávia Pontes Silva

Sistema de habitação de Pernambuco: Base de financiamento e perspectivas do setor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Marcos Aurélio Sena

Educação financeira nas escolas e seus benefícios para os mercados de investimento financeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Felipe do Monte Carvalheira

O Papel do Factoring na Viabilidade da Micro e Pequena Empresas no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Carlos Antônio da Costa

PAEG: Análise de suas repercussões para a Economia Brasileira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Eduardo Bezonitti

Medicamentos Genéricos no Brasil: Limites e Possibilidades; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Michelle França Schneider

Vale do São Francisco - A Sustentabilidade do Comércio Exterior da Manga; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Lytienne Rodrigues da Cunha

Qualidade de Vida, Pobreza e Indigência:uma compreensão para Pernambuco na Década de 90; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Aline Joanne Araújo Costa

A Tecnologia da Informação como Instrumento de Mundanças Econômicas e Sociais; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Betina Sales Farias

O Desemprego a Década de Noventa:O Caso da RMR; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Leonardo Corte Real de Moraes

Impacto da Abertura Comercial sobre a Indústria Têxtil de Pernambuco; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Rodrigo César Albuquerque

Medicamentos Genéricos: Importância e Desafios no Brasil; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Alexandre Farias Barros

Uma Alternativa Econômica para a Zona da Mata Pernambucana; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Marcelo Alves Calcanti

O Turismo em Pernambuco: Um estudo da Contribuição Econômica; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Jonas Spock

PRODEPE - Avaliacao de um instrumento de incentivo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Flavia Schobener

Setor Informal em Pernambuco - Duas Experiencias; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Giuseppe Antônio Tinti

Mudanças climáticas e desenvolvimento econômico local sustentável: análise das potencialidades de iniciativas de impacto socioeconômico no território do campus integral UNICAP; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômias) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Gabriel Matheus Cavalcanti da Silva

?CLIMATE LABS: Diagnóstico da realidade socioeconômica de comunidades periféricas sob efeito de mudanças climáticas?,; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômias) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Giuseppe Antônio Tinti

CLIMATE LABS: Empreendedorismo e Inovação Social como alternativa de desenvolvimento local sustentável em comunidades periféricas sob efeito de mudanças climáticas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômias) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Gabriel Matheus Cavalcanti da Silva

CLIMATE LABS: Diagnóstico da realidade socioeconômica de comunidades periféricas sob efeito de mudanças climáticas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Renne Gabriel Silva Viera

CLIMATE LABS: CLIMATE LABS: Mapeamento das políticas de mudanças climáticas mundiais, nacionais e locais que socioeconômica de comunidades periféricas sob efeito de mudanças climáticas como alternativa de desenvolvimento local sustentável em comunidades periféricas sob efeito de mudanças climáticas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Políticas) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Antônio Santos Abranches; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Aline Beatriz da Silva Gusmão

Estudo comparativo de publicações sobre Lei de Acesso á Informação e periódicos nacionais e internacionais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Eronilides Gomes Tavares Junior

Estudo sobre Estimativas do Produto Interno Bruto de Pernambuco; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Economicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Iniciacao Cientifica Pibic; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Valdner Daizio R

Clementino; Estudo sobre a Cebolicultura do Vale do Sao Francisco; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Iniciacao Cientifica Pibic; Orientador: Valdeci Monteiro dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SILVA, JARDEL J. O. ; GONÇALVES, ISRAEL LIRA ; FORTUNATO, RAFFAELY MARIA ; ROMEIRO, MARIA DO CARMO ; DOS SANTOS, Valdeci Monteiro . O Paradoxo dos Cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM): Uma abordagem com base na Teoria da Escolha Racional ENGINEERING AND MATHEMATICS (STEM) COURSES: AN APPROACH BASED ON RATIONAL CHOICE THEORYLA PARADOJA DE LOS CURSOS DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INGENIERÍA Y MATEMÁTICAS (STEM): UN ENFOQUE BASADO EN LA TEORÍA DE LA ELECCIÓN RACIONAL. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. e7387-1, 2025.

  • SOBRINHO, MYRON PALHANO GALVAO ; MENDONCA, HELENA MARIA RAMOS ; ANDRADE JÚNIOR, CICERO RONALDO MENDES ; SILVA, ANA PAULA FERREIRA ; SANTOS, VALDECI MONTEIRO . Transparência e lei de acesso à informação: um estudo com as agências reguladoras associadas à ABAR. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 14590-14603, 2020.

  • BRANDÃO, CARLOS ANTÔNIO ; OLIVEIRA, FÁBIO LUCAS PIMENTEL DE ; GUIMARÃES NETO, LEONARDO ; SANTOS, VALDECI MONTEIRO DOS . Wilson Cano, intérprete da questão regional e urbana do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS , v. 22, p. 202045, 2020.

  • ARAUJO, T. B. ; SANTOS, Valdeci. M. . A Economia de Pernambuco: Dinâmica Econômica, Mudanças Recentes e Perspectivas. BNB CONJUNTURA ECONÔMICA , v. 1, p. 343, 2019.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Notas Teóricas sobra a relação do setor de serviços e desenvolvimento econômico: o debate pós-industrialista x industrialista. Symposium (Recife) , Recife-Pernambuco-Brasil, v. 2, p. 83-92, 2004.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Notas sobre Cadeias produtivas econômicas. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , Maringá-PR, v. 27, p. 12-16, 2003.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; Carvalho, Fernanda F. . A Sudene e as Novas Teorias de Desenvolvimento Regional. Anais Congresso Brasileiro de Economia, v. 15, p. 12-16, 2003.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; ARRUDA, V. M. S. E. A. C. . Micro e Pequenas Empresas - Algumas Reflexoes. Pernambuconjuntural, Recife, 1997.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; SANTOS, V. M. . O Significado do Sistema 34-18-FINOR no processo recente de industrializacao do Nordeste. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS , Recife, v. 11, n.1, p. 117-139, 1996.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Estado, acumulação e organização do espaço brasileiro pós-64. CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS , Recife, v. 7, p. 227-241, 1991.

  • SOUZA, M. A. ; DINIZ, F. R. ; ROCHA, D. M. ; SANTOS, Valdeci. M. . Reforma Urbana e Direito à Cidade: Recife. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 6. 265p .

  • CAMERA, A. N. D. ; SILVA, P. M. ; DUARTE, C. ; CANUTO, R. ; NOBRGA, M. L. C. C. ; ANDRADE, J. N. ; SANTOS, Valdeci. M. . Diretrizes Urbano-Arquitetônicas para o Centro Expandido Continental do Recife, volume 3 do Plano Centro Cidadão. 01. ed. Recife-Pernambuco: Universidade Católica de Pernambuco e ICPS - Prefeitura da Cidade do Recife, 2018. 144p .

  • MONTEIRO NETO, A. ; VERGOLINO, J. R. O. ; SANTOS, Valdeci. M. . Capacidades Governativas no ambiente Federativo Nacional: Pernambuco (2000-2012). 1. ed. BRASILIA: IPEA, 2015. v. 1. 190p .

  • ALMEIDA, R. ; BRAYNER, F. ; ARAUJO, T. B. ; SANTOS, Valdeci. M. . Pernambuco Competitivo: Saber Olhar para Saber Fazer. 1. ed. Recife: INTG, 2009. 308p .

  • SANTOS, Valdeci. M. . Cadeia Produtiva da Pequena Produção dos Derivados da Cana-de-Açucar de Pernambuco: Rapadura, Mel, Açúcar Mascavo e Aguardente. Recife: Sebrae/PE, 2002.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; LIMA, V. M. R. M. E. M. C. (Org.) . Planejamento Regional em Tempos de Globalizacao. 1. ed. Recife: Universitaria, 1999. 270p .

  • BRANDAO, C. A. ; OLIVEIRA, F. L. P. ; GUIMARAES NETO, L. ; SANTOS, Valdeci. M. . Wilson Cano, intérprete do Brasil e de suas problemáticas regionais e urbanas. In: Adroaldo Quintela Santos; Antonio Carlos F. Galvão; César Ricardo Siqueira Bolaño; Cid Olival Feitosa; Inês Patrício; Mariano de Matos Macedo; Nelson V. Le Cocq D'Oliveira. (Org.). Wilson Cano - A questão regional e urbana no Brasiel. 1ed.São Paulo: Expressão Popular - ABED, 2021, v. 1, p. 68-90.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. . Revisitando a trajetória recente do desenvolvimento nordestino em homenagem a Wilson Cano. In: Adroaldo Quintela Santos; Antonio Carlos F. Galvão; César Ricardo Siqueira Bolaño; Cid Olival Feitosa; Inês Patrício; Mariano de Matos Macedo; Nelson V. Le Cocq D'Oliveira. (Org.). Wilson Cano: A questão regional e urbano no Brasil. 1ed.São Paulo: Expressão Popular -ABED, 2021, v. 1, p. 378-396.

  • ARAUJO, T. B. ; SANTOS, Valdeci. M. . Desigualdades Regionais e Nordeste em Formação Econômica do Brasil. Celso Furtado a Esperança Militante. 1ed.João Pessoa: EDUEPB, 2020, v. 1, p. 329-355.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; CARVALHO, R. ; VELOSO, L. ; SARAIVA, A. . Economia Urbana, capítulo 3, volume 2 do Plano Centro Cidadão. In: Paula Maciel Silva; Andreá do Nascimento Dornelas Câmara; Clarissa Duarte; Robson Canuto. (Org.). Diagnóstico Urbanístico para o Centro Expandido Contintental do Recife, vol 2 do Plano Centro Cidadão. 01ed.Recife-Pernambuco: Universidade Católica de Pernambuco e ICPS - Prefeitura da Cidade do Recife, 2018, v. 3, p. 98-139.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; CARVALHO, R. ; VELOSO, L. ; SARAIVA, A. . Economia Urbana, capítulo 6, volume 1 do Plano Centro Cidadão. In: Paula Maciel Silva; Andreá do Nascimento Dornelas Câmara; Clarissa Duarte; Robson Canuto. (Org.). Estudos Integrados do Centro Expandido Continental do Recife, vol 1 do Plano Centro Cidadão. 01ed.Recife-Pernambuco: Universidade Católica de Pernambuco e ICPS - Prefeitura da Cidade do Recife, 2018, v. 1, p. 198-225.

  • GUIMARAES, P. F. ; SANTOS, Valdeci. M. . Dinâmica dos Investimentos na Economia de Pernambuco: 2000-2017. In: Tania Bacelar de Araújo; Tarcísio Patrício de Araújo. (Org.). Socioeconomia Pernambucana: Mudanças e Desafios. 01ed.Recife-Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, 2018, v. , p. 76-97.

  • SANTOS, Valdeci. M. . A Economia do Sudeste Paraense:: Evidências das Transformações Estruturais. In: Aristides Monteiro Neto; César Nunes Castro; Carlos Antônio Brandão. (Org.). Desenvolvimento Regional no Brasil: Políticas, Estratégias e Perspectivas. 1ed.Brasília: IPEA, 2017, v. 1, p. 1-475.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; GUIMARAES NETO, Leonardo . Fragilidades da economia de Pernambuco e do Nordeste, segundo Lebret. In: Francisco Jatobá de Andrade; Tarcísio Patrício de Araújo. (Org.). Diálogos com Lebret 60 anos depois. 1ed.Recife: Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, 2016, v. , p. 01-253.

  • GUIMARAES NETO, L. ; SANTOS, Valdeci. M. . Economia do Nordeste: Perfil Atual e Tendências Relevantes. In: Marcos Costa lima, Ângela Nascimento. (Org.). O Nordeste Brasileiro em Questão: Uma Agenda para Reflexão. 23ed.Recife: UFPE, 2014, v. , p. 119-166.

  • Galindo, Osmil ; OLIVEIRA, F. ; SANTOS, Valdeci. M. . O programa face às dinâmicas territoriais no Brasil: Análise de quatro estudos de caso. Políticas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil: Avanços e Desafios. 1ed.Brasília: , 2010, v. , p. 115-195.

  • SANTOS, Valdeci. M. . O Contexto Capitalista do Limiar do Século XIX às Primeiras Décadas do Século XXI, segundo a Visão de Luiz Gonzaga Belluzzo. In: Thales Castro. (Org.). Debates Políticos Econômicos Contemporâneos: A interdependência Local-Global. Olinda: Livro Rápido - E lógica, 2009, v. , p. 215-244.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. . Desigualdades Regionais e Nordeste em Formação Econômica do Brasil. In: Tarcisio P. de Araújo; Salvador T. W. Vianna; Júnior Macambira. (Org.). 50 Anos de Formação Econômica do Brasil: Ensaios sobre a obra clássica de Celso Furtado. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2009, v. , p. 177-200.

  • SANTOS, Valdeci. M. . O Varejo Moderno no Brasil: A Experiência do Estado de Pernambuco. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Atlas, 2003, v. 7, p. -.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; GALINDO, V. M. S. E. O. . Centro-Oeste - Evolucao Recente da Economia Regional. In: Rui de B.A. Afonso. & Pedro L.B. Silva. (Org.). Federalismo no Brasil - Desigualdades Regionais e Desenvolvimento. Sao Paulo: UNESP, 1995, v. , p. -.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. . Mudanças e oportunidades para a infraestrutura do Nordeste. Revista Movimento Econômico, Recife - Pernambuco - Brasil, p. 1 - 72, 18 nov. 2024.

  • SANTOS, Valdeci. M. . A Vez do Interior. Informe Fecomércio PE, Recife - Pernambuco, p. 1 - 48, 30 jul. 2014.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Notas Teóricas sobre a relação do setor de serviços e o desenvolvimento econômico: o debate pós-industrial x industrialista. revista Symposium, Recife - Pernambuco, p. 82 - 100, 30 out. 2004.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Cenários, o Farol Alto da Visão Empresarial. Jornal do Comércio, 24 out. 1999.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; REZENDE, V. M. S. E. F. C. . Reflexoes sobre o Desenvolvimento de Pernambuco - O Papel do Estado. Gazeta Mercantil, RECIFE-PE, 16 abr. 1999.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; BALTAR, V. M. S. E. A. . Os Efeitos da Maxidesvalorizacao em Pernambuco. Diario de Pernambuco, Recife, 27 jan. 1999.

  • SANTOS, Valdeci. M. ; ARRUDA, V. M. S. E. A. C. . Micro e Pequenas Empresas - Algumas Reflexoes. Jornal dos Economistas de Pernambuco.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Notas Teóricas sobre a relação do Setor de Serviços e o Desenvolvimento Econômico: O Debate Pós-Industrialista X Industrialista. In: II Semana de Integração Universiade e Sociedade, 2004, Recife. ANAIS DO II SIUS. Recife: FASA/UNICAMP, 2004.

  • SANTOS, Valdeci. M. . A Sudene e as Novas Teorias de Desenvolvimento Regional. In: XV Congresso Brasileiro de Economistas., 2003, Brasília. ANAIS DO XV Congresso Brasileiro de Economistas., 2003.

  • SANTOS, Valdeci. M. . O Setor de Serviços: Notas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e à Dinâmica Espacial. In: II Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2002, São Paulo. Anais do II Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos, 2002.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Cadeia Produtiva da Pequena Produção de Derivados da Cana-de-Açáucar em Pernambuco. In: VII Seminário Modernização Tecnológica Periférica, 2001, Recife. VII Seminário Modernização Tecnológica Periférica, 2001.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Regioes Metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza - Diferentes Processos Recentes de Industrializacao. In: 7o Encontro Nacional da ANPUR, 1997, Recife. Anais do 7o Econtro Nacional da ANPUR, 1997. v. DOIS. p. 853-877.

  • SANTOS, Valdeci. M. . Economia do Sudeste Paraense:Evidências das Transformações, com destaque para a formação do merecado de terras com existência de conflitos e tensões. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Cenário Econômico do Brasil e de Pernambuco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Dinâmica da Economia de Pernambuco com foco na Construção Civil e Setor Imobiliário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Empreendedorismo em Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Crise Mundial e seus reflexos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Nordeste: Tendências recentes e desafios para uma política regional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Valdeci. M. ; Carvalho, Fernanda F. . A Sudene e as Novas Teorias do Desenvolvimento Regional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Varejo Moderno em Pernambuco. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Setor de Serviços e o Desenvolvimento Regional: Notas Teóricas? . Anais do Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . Cadeia Produtiva da Pequena Produção de Derivados da Cana-de-açúcar em Pernambuco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Valdeci. M. . As Experiências de Industrialização da Regiões Metropolitanas de Recife, Salvador e Fortaleza:. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SANTOS, Valdeci. M. ; JATOBA, J. ; SARAIVA, A. . Perspectivas e Oportunidades Econômicas de Jaboatão dos Guararapes. 2025.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; CAPILE, V. ; FERNADES, A. ; GUIMARAES, P. F. ; SARAIVA, A. . Plano de Ação e Modelo de Governança para a promoção de Economia Sustentável de matriz regenerativa e inclusiva em Pernambuco. 2024.

SANTOS, Valdeci. M. ; SARAIVA, A. ; ARAUJO, T. B. . Perspectivas e Oportunidades Econômicas 2024: Centro do Recife. 2023.

GALINDO, O. ; ARAUJO, T. B. ; SARAIVA, A. ; SANTOS, VALDECI MONTEIRO DOS . Sugestões para o Portfólio de Cursos de Educação Profissional do SENAC PE. 2021.

SANTOS, Valdeci. M. ; GALINDO, O. ; GUIMARAES NETO, L. ; SARAIVA, A. ; GUIMARAES, P. F. . Um olhar para os investimentos e as oportunidades - Área de Serra Talhada e entorno. 2021.

ARAUJO, T. B. ; JATOBA, J. ; GUIMARAES, P. F. ; CARVALHO, A. R. ; MONTEIRO, J. P. ; FACANHA, D. ; DAVID, M. ; BRASIL, P. ; SANTOS, Valdeci. M. . Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Ceará - CEARÁ 2050 - Produto 5.1 Plano de Governança e Gestão Multi Institucional do Ceará 2050. 2019.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; Guimarães Neto. Leonardo ; MARINHO, G. ; JATOBA, J. ; BUARQUE, M. ; PORTO, C. F. . Projeto Recife 500 Anos. 2017.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; LUIZE, V. . Planejamento Estratégico da Universidade Católica de Pernambuco 2016-2025. 2016.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; MARINHO, G. ; JATOBA, J. ; PORTO, C. F. . Projeto Pernambuco 2035. 2014.

SANTOS, Valdeci. M. ; ROMANI, L. H. ; JATOBA, J. ; RAPOSO, L. A. ; CAVALCANTI, T. . Cenários Econômicos do Nordeste para o período 2013-2022. 2013.

SANTOS, Valdeci. M. ; SOUZA, A. V. ; OLIVEIRA, F. ; GUIMARAES NETO, L. ; ARAUJO, T. B. . Proposta de Política Industrial para o Estado de Pernambuco. 2013.

SANTOS, Valdeci. M. ; FERNANDES, A. C. ; Galindo, Osmil ; MELO, L. ; DIAS, A. B. ; FERREIRA JUNIOR, R. ; ROSARIO, F. J. P. . Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas. 2013.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; Cartaxo, Francisco ; LUIZE, V. . Planejamento Estratégico da Agência de Fomento de Pernambuco - AGEFEPE. 2012.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; GUIMARAES NETO, L. ; MARINHO, G. . Projeto Suape Sustentável. 2012.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; MARINHO, G. . Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Município de Jaboatão dos Guararapes - Jaboatão 2020. 2011.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano Diretor do Complexo Industrial e Portuário de Suape. 2010.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. . Reestruturação do Sistema Estadual de Planejamento de Pernambuco. 2008.

Guimarães Neto. Leonardo ; Galindo, Osmil ; ARAUJO, T. B. ; SANTOS, Valdeci. M. . Planejamento Interado de Ação Regional do Sistema de Planejamento da Caixa Econômica Federal. 2008.

Aldemir do Vale Souza ; SANTOS, Valdeci. M. . Plano de Gestão Integrada em Socioeconomia para os Empreendimentos da Vale no Sudeste do Pará. 2007.

ARAUJO, T. B. ; Leonardo Guimarães Neto ; SANTOS, Valdeci. M. ; LIVRAMENTO, M. . Plano Natal Metrópole 2020. 2007.

SANTOS, Valdeci. M. . Cenáros Econômicos 2006-2016 do Rio Grande do Norte. 2006.

SANTOS, Valdeci. M. ; REGIA, M. V. . Projeto Recife Centro Desenhos e Negócios. 2006.

SANTOS, Valdeci. M. . Bases para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Itabira. 2006.

SANTOS, Valdeci. M. ; Aldemir do Vale Souza ; Leonardo Guimarães Neto ; Tãnia Bacelar de Araújo . Sergipe: Desempenho, Perspectivas Econômicas e Evolução dos Indicadores Sociais. 2005.

SANTOS, Valdeci. M. ; Enéas Aguiar ; Sérgio Buarque . Sistema de Monitoramento dos Cenários da Caixa Econômica Federal. 2005.

SANTOS, Valdeci. M. ; ARAUJO, T. B. ; GUIMARAES NETO, L. ; GUIMARAES, F. ; CARTAXO, F. . Planejamento Estratégico da Caixa Econômica Federal. 2005.

SANTOS, Valdeci. M. . Programa de Desenvolvimento Sustentável da Área de Influência do Empreendimento Itaparica. 2003.

SANTOS, Valdeci. M. ; Socorro Pedrosa . Proposta para Instalação de Centros Públicos de Promoção do Trabalho e Renda no Recife. 2002.

SANTOS, Valdeci. M. ; SOUZA, A. V. ; GUIMARAES NETO, L. . Boletim de Conjuntura Econômica da Celpe. 2001.

SANTOS, Valdeci. M. . Estudo para a Dinamica do Nordeste. 2000.

SANTOS, Valdeci. M. . Planos de Desenvolvimento Regional dos Muncipios do Oeste e do Setentriao Paranaense. 1998.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano de Desenvolvimento Sustentavel do Cabo de Santo Agostinho. 1997.

SANTOS, Valdeci. M. . Cenarios Socio-Economicos da RMR no horizonte do ano 2000. 1989.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano de Mudanca Organacional da Empresa Brasileira de Transportes - GEIPOT. 1987.

SANTOS, Valdeci. M. . Planejamento Estrategico da CELPE para o trienio 1987-1989. 1987.

SANTOS, Valdeci. M. . Pesquisa Empresas e Empresários, número 10. 2008.

SANTOS, Valdeci. M. ; Leonardo Guimarães Neto . Estudo Demanda de Água na Região Metropolitana do Recife ? Considerações sobre a Dimensão Econômica. 2006.

SANTOS, Valdeci. M. ; Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento ; Aldemir do Vale Souza . cenários das economias do Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. 2005.

SANTOS, Valdeci. M. ; Tãnia Bacelar de Araújo ; João Recena ; Lúcia Melo ; Leonardo Guimarães Neto ; Aldemir do Vale Souza . Inova Nordeste: Iniciativas Estratégicas para Apoiar Inovações no Nordeste. 2005.

SANTOS, Valdeci. M. . Pernambuco Seculo XXI - Uma Visao Estrategica. 1999.

SANTOS, Valdeci. M. . Cluster de Turismo de Pernambuco. 1999.

SANTOS, Valdeci. M. . Boletim de Conjuntura de Pernambuco - PERNAMBUCONJUNTURAL. 1998.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano de Desenvolvimento Sustentavel da Messoregiao da Mata Pernambucana. 1998.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano Diretor da Regiao Metropolitana de Recife. 1998.

SANTOS, Valdeci. M. . Plano de Desenvolvimento Sustentavel do Sertão Pernambucano. 1997.

SANTOS, Valdeci. M. . Pernambuco 2010 - Estrategia de Desenvolvimento Sustentavel do Estado de Pernambuco. 1995.

SANTOS, Valdeci. M. . Projeto Balanco e Perspectiva do Federalismo Fiscal no Brasil. 1994.

SANTOS, Valdeci. M. . Cenarios Socio-Economicos e Energeticos da Amazonia no Horizonte 2010. 1989.

SANTOS, Valdeci. M. ; GUIMARAES NETO, V. M. S. E. L. . Analise dos Efeitos Macroeconomicos dos Incentivos Fiscais do FINAM para Regiao Amazonica. 1989.

SANTOS, Valdeci. M. . Impactos da Crise Financeira Mundial na Economia. 2008. .

SANTOS, Valdeci. M. . Metodologia e Tècnicas de Construção de Cenários. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, Valdeci. M. . Curso de Economia para Jornalistas, Radialistas e Estudantes. 2001. .

SANTOS, Valdeci. M. . Curso Superior de Polícia. 1999. .

SANTOS, Valdeci. M. . I Módulo do Curso Regional sobre Transformações no Mundo do Trabalho Avançado. 1999. .

SANTOS, Valdeci. M. . Curso de M.I.B. em Comércio Exterior e Finanças Internacionais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, Valdeci. M. . Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Política Militar de Pernambuco. 1998. .

SANTOS, Valdeci. M. . Curso de Pós-Graduação em Administração Financeira. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Projeto em rede ?CLIMATE LABS: Strengthening applied researchand innovation capacities in Latin-America throughc o-creation labs for mitigation and adaptation to Climate Change / CLIMATE LABS, Descrição: Identificar a resiliência institucional e comunitáriado território e da comunidade residente frente aos impactos das mudanças climáticas, a partir da perspectiva dainovação social e relacioná-las com as capacidades institucionais da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) para operacionaliz?los. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Valdeci Monteiro dos Santos - Integrante / Cyntia Suassuna - Coordenador / Fábio Pedrosa - Integrante / Dario Brito - Integrante / Breno Carvalho - Integrante / João Elton - Integrante / Valdenice José Raimundo - Integrante / Aline Grego - Integrante / Vanessa Pedroso - Integrante / Sérgio Almeida - Integrante / Eduardo Maia - Integrante / Renata Victor - Integrante / Isabel Cristina - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Estudos em Gestão da Informação e Desenvolvimento Social, Descrição: Participação como líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Valdeci Monteiro dos Santos - Coordenador / Ana Paula Ferreira dos Santos - Integrante / Myron Palhano Galvão Sobrinho - Integrante / Rosilei Montenegro Vieira - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Projeto Recife Centro Cidadão, Descrição: Estudo e Proposição de intervenções e melhorias urbanas e de soluções inovadoras econômicas, ambientais e sociais para uma área chamada de Centro Continental do Recife. Projeto de Pesquisa que orientou O Plano Recife Centro Cidadão - Convênio Universidade Católica de Pernambuco e Prefeitura da Cidade do Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Valdeci Monteiro dos Santos - Integrante / Ándrea do N. Dornelas Câmera - Coordenador / Paula Maciel Silva - Integrante / Clarissa Duarte - Integrante.

Prêmios

2011

1o lugar na categoria tese de doutorado do XVII Prêmio Brasil de Economia, Conselho Federal de Economia e IPEA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Católica de Pernambuco, Escola de Gestão, Economia e Política. , Rua do Principe 526, Boa Vista, 50050900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 21194126, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Planejamento e Avaliação, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Assessoria de Planejamento - ASSEPLAN, Assessoria de Planejamento - ASSEPLAN.Atividade realizada, Coordenação da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da UNICAP.

  • 01/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Gestão, Economia e Política.Cargo ou função, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência Política.

  • 10/2021

    Direção e administração, Assessoria de Planejamento - ASSEPLAN.Cargo ou função, Chefe da Assessoria de Planejamento e Avaliação.

  • 07/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Coordenador da Comissão Econômica da Unicap.

  • 01/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Gestão, Economia e Política.Linhas de pesquisa

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Gestão, Economia e Política.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Econômicas.

  • 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais.Linhas de pesquisa

  • 02/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Formação e Transformações do Capitalismo, Formacao Economica do Brasil, Globalização e Economia Brasileira, Industrialização e Economia Brasileira, Metodologia da Ciência Econômica, Mono I e Mono II

  • 02/2022 - 02/2022

    Ensino, MBA Gestão de Projetos de Impacto Socioambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia de Francisco e Clara e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  • 08/2021 - 08/2021

    Ensino, MBA Economia e Gestão, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Brasileira

  • 08/2019 - 09/2019

    Ensino, MBA Gestão de Negócios, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise de Conjuntura Econômica

  • 08/2019 - 09/2019

    Ensino, MBA Finanças e Controladoria, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise de Conjuntura Econômica

  • 02/2015 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências e Tecnologia.Linhas de pesquisa

2004 - Atual

Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento

Vínculo: sócio-diretor, Enquadramento Funcional: diretor

Atividades

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, serviços de consultoria em planejamento estratégico eegional e em estudos econômicos setoriais.

2008 - 2010

Conselho Regional de Economia de Pernambuco

Vínculo: Presidência, Enquadramento Funcional: presidente

1995 - 1999

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Curso de Administração de Empresas, Carga horária: 8

1998 - 1998

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor MBI Gestão UPE-UnivAutônoma Madrid, Carga horária: 4

Outras informações:
MBI convênio UPE e Universidade Autônoma de Madrid

1997 - 1997

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor Pós-Graduação Administ. Financeira, Carga horária: 8

Atividades

  • 11/1998 - 12/1998

    Ensino, Mbi Em Comercio Exterior, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cenarios Socio-Economicos

  • 02/1996 - 11/1998

    Ensino, Administracao, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pós-Graduação em Administração Financeira

  • 10/1996 - 12/1996

    Ensino, Master Business International, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cenários Econômicos

1995 - 2000

INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE PERNAMBUCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Especial da Presidencia, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/1995 - 04/2000

    Serviços técnicos especializados , Assessoria, Assessoria.Serviço realizado, Analise de Conjuntura; Coordenação de Planos de Desenvolvimento Territorial; Estudos Setoriais; Coordenação de Planos de Desenvolvimento Regional e Urbano.

1986 - 1989

Claudio Porto Consultores Associados

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Pleno, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/1986 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Claudio Porto Consultores Associados.Serviço realizado, Cenários Socio-Economicos e Energéticos da Amazonia no Horizonte 2010.

1997 - 2002

Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/2000 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento.Linhas de pesquisa

  • 02/1997 - 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro.Linhas de pesquisa

1993 - 1994

Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Vínculo: contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/1993 - 07/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Iesp.Linhas de pesquisa

1991 - 1991

Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1991 - 07/1991

    Ensino, ciências econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia 1

1989 - 1990

Planor Assessoria Planejamento Ltda

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8

Atividades

  • 11/1989 - 07/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .Cargo ou função, consultor pleno.

2003 - 2003

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Bolsista, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, FACEPE.Linhas de pesquisa