Lorena Cunha de Souza

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Avaliação de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - UNA-SUS (2015). Especialista em Psicologia da Saúde (CFP, 2021). Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de pesquisa "Psicologia, Sociedade e Saúde" (2018). Tem experiência em saúde mental, com atuação em um CAPS III e preceptoria em saúde mental (CAPS AD), além de experiência como psicóloga fiscal (CRP 10). Faz parte da Comissão de Psicologia e Relações Raciais do CRP 10 e atua como psicóloga clínica e psicanalista em formação.

Informações coletadas do Lattes em 26/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia

2015 - 2018

Universidade Federal do Pará
Título: Uma análise do funcionamento da rede de saúde mental na atenção básica da cidade de Belém do Pará, Ano de Obtenção: 2018
Alcindo Antônio Ferla.Coorientador: Flávia Cristina Silveira Lemos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Atenção Básica; Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; Políticas Públicas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Especializaçõa em Avaliaço de Serviços de Saúde

2014 - 2015

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Atravessamentos de uma Avaliadora de Serviços de Saúde
Orientador: Vera Lúcia de Azevedo Lima

Graduação em Psicologia

2008 - 2013

Universidade Federal do Pará
Título: Uma análise da avaliação da qualidade dos atendimentos em Saúde Mental das Unidades de Saúde do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica na Região Metropolitana de Belém, no ano de 2012.
Orientador: Flávia Cristina Silveira Lemos
Bolsista do(a): FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, FAURGS, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

Bolando o direito à cidade: uso de drogas e urbanidade em disputa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Treinamento no uso do Portal de Periód. (Carga horária: 16h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em SUPERA - 6ª edição.. (Carga horária: 150h). , Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.

2014 - 2014

Curso Escrita Científica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2014 - 2014

Oratória. (Carga horária: 20h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE (PA), Brasil.

2011 - 2011

Contribuições da Psicologia Cognitiva para a apren. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.

2010 - 2010

O psicólogo no hospital geral. (Carga horária: 8h). , Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, BSPBP, Brasil.

2009 - 2010

Inglês. (Carga horária: 187h). , Minds English School, MINDS, Brasil.

2005 - 2005

Aprendizagem em serviços para vendedor. (Carga horária: 690h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2004 - 2005

Competências Básicas para o Trabalho. (Carga horária: 56h). , Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 60h). , C. E. S. Informática Ltda., C. E. S. I. LTDA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Psicologia aplicada à saúde e desenvolvimento humno.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA.

Organização de eventos

SOUZA, L. C. . Kafka e Animalidade. 2019. (Outro).

SOUZA, L. C. . Colóquio Análise Institucional e História do Presente. 2018. (Outro).

SOUZA, L. C. . II Encontro pré- ABRAPSO Belém: subjetividades e direitos no contexto amazônico. 2016. (Outro).

SOUZA, L. C. . IV Fórum Nacional sobre a Produção da Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal. 2015. (Outro).

SOUZA, L. C. . I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança.. 2015. (Outro).

SOUZA, L. C. . Minicurso: Corpo, Cidade, Rua e Performances: Deleuze-Gusttsri e as artes-afectos. 2015. (Outro).

SOUZA, L. C. . 41ª Reunião Anual de Psicologia - Formação e produção do conhecimento em Psicologia (monitora). 2011. (Outro).

SOUZA, L. C. . Feira do Vestibular. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

CARTOGRAFIAS DA FORMAÇÃO, ENSINO E PESQUISA.Esquizoanálise e (de) Formação em Psicologia: linhas, dobras e fissuras. / Formação em Psicologia Social emancipação política na América Latina. / Ensino de Psicologia em encontros com a Esquizoanálise. 2020. (Seminário).

Documentos psicológicos no Direito. 2020. (Encontro).

Formação Virtual: Conjuntura e Atuação Profissional. 2020. (Outra).

Introdução à Filosofia Africana. 2020. (Encontro).

IV SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA 2020.2 (on-line).Questões raciais no contexto clínico. 2020. (Outra).

Janeiro Branco. Saúde Mental e Pacientes Renais Crônicos. 2020. (Exposição).

Minicurso: Atendimento Psicológico on-line: normativas para a atuação profissional. 2020. (Outra).

Mitologia Afro-brasileira e Psicologia Analítica (on-line). 2020. (Outra).

Psicologia e Relações Raciais: Pode um Bom-Crioulo sobreviver ao racismo? Homossexualidade e Negritude entrelaçadas a um olhar Psicoliterário. 2020. (Outra).

Seminário de Integração Discente da faculdade UNINASSAU.A clínica contemporânea: atravessamentos de gênero e raça,. 2020. (Oficina).

Sintoma e Laço Social, promovido pelo Fórum do Campo Lacaniano.?Sintoma e laço social de jovens do séc. XXI: das impossibilidades freudianas (governar, educar e psicanalisar) ao fazer desejar de Lacan?. 2020. (Seminário).

Webnário: 10 anos de promulgação do Estatuto da Igualdade Racial: transversalizando em busca de heterotopias.Racismos, saúde, justiça, educação e assistência social: políticas públicas e a populações negras. 2020. (Outra).

Atualização em dependência química. 2019. (Outra).

Clínica Política, Assistência Social e Demandas Invisibilizadas de Gênero e Diversidade Sexual: estratégias de cuidado e práticas da Psicologia em tempos de desmontes. 2019. (Seminário).

Curso Lacan e Filosofia. 2019. (Outra).

Encontro de Mulheres Negras da Amazônia - na defesa dos Direitos Humanos e pelo Bem Viver b. 2019. (Encontro).

Pré Congresso Regional de Psicologia. 2019. (Outra).

Semana das Calouras de Psicologia: Psicologia, responsabilidade social e panorama brasileiro..Abordagens da Psicologia. 2019. (Outra).

XIX Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem do Norte.Política de Saúde Mental. 2019. (Encontro).

Análise Institucional e História do Presente.Análise Institucional e a resistência pela arte. 2018. (Outra).

Análise Institucional e História do Presente. 2018. (Outra).

Curso Kafka e Animalidade. 2018. (Outra).

I Seminário Intersetorial sobre Suicídio em Castanhal.Intervenções Psicológicas do Fenômeno Suicídio. 2018. (Seminário).

Psicomotricidade Relacional: uma metodologia de transformação educacional, social e clínica. 2018. (Seminário).

I Simpósio Paraense de Prevenção ao Suicídio. 2017. (Simpósio).

Estratégias de Cuidado em Ações de Redução de Danos: Relato de Experiências" (Profº Drº Ricardo Pimentel Mello). 2016. (Outra).

II Encontro pré-ABRAPSO Belém: subjetividades e direitos no contexto amazônico. 2016. (Encontro).

III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social.Refugiados no Brasil e no mundo - Discussões Contemporâneas. 2016. (Outra).

III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social: Produção de Conhecimento e formação interdisciplinar. 2016. (Encontro).

Mini-Curso: Alteridade, Raça-etnia e Psicologia. 2016. (Outra).

Minicurso: Psicologia e Saúde Mental: Inquietações Contemporâneas. 2016. (Outra).

Roda de Conversa: Diálogos e Reflexões da atuação profissional com povos indígenas. 2016. (Outra).

Semana das(os) calouras(os) 2016: a psicologia como responsabilidade social.Saúde na Amazônia. 2016. (Outra).

V Encontro Norte e Nordeste de Psicologia Social Produção de Conhecimento e Formação Interdisciplinar.Alguns apontamentos acerca das práticas de psicólogxs no Núcleo de Apoio à Saúde da Família: uma revisão da literatura. 2016. (Encontro).

X Colóquio Internacional Michel Foucault: É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições a. 2016. (Outra).

A importância do controle social nas políticas públicas para a infância e juventude. 2015. (Outra).

Conferência: Psicologia, Subjetividade e Políticas Públicas. 2015. (Outra).

Fórum Internacional: novas abordagens no cuidado em saúde mental. 2015. (Outra).

I Ciclo de Palestra e Mesa Redonda da Liga Acadêmica Paraense de Saúde Mental de.Saúde Mental, Ética e Justiça. 2015. (Outra).

I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança. 2015. (Outra).

I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança.Minicurso: o legado de Gilles Deleuze e Proust para a Psicologia, Filosofia e História: ressonâncias - Prof. Roberto Duarte Nascimento. 2015. (Outra).

I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança.Minicurso: a filosofia da diferença em Gilles Deleuze, Espinosa e Nietzsche - Prof. Sandro Fornazari. 2015. (Outra).

I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança.Minicurso: corpo, cidade, rua e performances: Deleuze-Guattari e as artes-afectos - Prof. Juliana Bom-Tempo. 2015. (Outra).

IV FÓRUM NACIONAL SOBRE A PRODUÇÃO DA VITIMIZAÇÃO DE MULHERES NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL. 2015. (Outra).

XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2015. (Encontro).

Ética e alteridade na Abordagem Centrada na Pessoa. 2014. (Outra).

III Colóquio Michel Foucaut: direitos e política criminal no Brasil.. 2014. (Outra).

III Jornada de Estudos em Psicologia: Olhares e práticas contemporâneas na Psicologia. 2014. (Outra).

III Jornada de Estudos em Psicologia - Olhares e Práticas Contemporâneas na Psicologia.Uma análise do cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica a partir do PMAQ na região metropolitana de Belém. 2014. (Outra).

I Roda de Conversa da III JEPSI: Desafios à formação do Psicólogo. 2014. (Outra).

Semana da Psicologia. 2014. (Outra).

Da psicanálise à psicologia social - metodologia de pesquisa e Supervisão do trabalho do psicanalista na instituição. 2013. (Outra).

Educação e Resistência. 2013. (Seminário).

Fórum "Lei Maria da Penha sete anos depois: balanço e perspectivas". 2013. (Outra).

II Congresso Internacional de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia e III Fórum de Direitos Humanos e Cidadania na Amazônia eia. 2013. (Congresso).

I Jornada de Dependência Afetiva e Violênca Doméstica e Familiar contra a Mulher. 2013. (Outra).

Paradoxos e potências nas possibilidades de atuação da Psicologia nas medidas socioeducativas. 2013. (Outra).

Quando amar é sofrer: mulheres em situação de dependência afetiva. 2013. (Outra).

A medicalização da infância e da adolescência. 2012. (Outra).

Figuras do corpo na contemporaneidade. 2012. (Outra).

Mini-curso 1: Narrar, ser mãe, ser pai: a paternidade e a psicanálise. 2012. (Outra).

Mini-curso 2: Epistemologia fundamental da psicanálise. Os modelos de concepção de real de Freud, Lacan e Spinoza. 2012. (Outra).

Os direitos humanos na Amazônia. 2012. (Outra).

Saúde pública de qualidade. 2012. (Seminário).

"Cuidado na perspectiva Winnicotiana", ministrado pela Profª. Dra. Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt. 2011. (Seminário).

"Sobre o 'Organismo Vazio' e a 'Tábula Rasa': Variáveis Biológicas e Análise do Comportamento".. 2011. (Outra).

14ª Jornada de Extensão Universitária - Meio Ambiente e Responsabilidade Social.Treino de práticas parentais com cuidadores e avaliação psicológica de crianças com dificuldade de aprendizagem. 2011. (Outra).

16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Atividade física na terceira idade: quais os fatores motivacionais?. 2011. (Encontro).

41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Formação e produção de conhecimeto em Psicologia. 2011. (Congresso).

41 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Formação e produção do conhecimento em Psicologia. 2011. (Outra).

7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA AO SERVIÇO DE PSICOLOGIA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2011. (Congresso).

7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia - Práticas e saberes psicológicos e suas interconexões. 2011. (Congresso).

Análise funcional como ferramenta de avaliação psicopedagógica. 2011. (Outra).

A patologização da normalidade: rumo a uma nova ordem repressiva - Prof. Dr. Paulo Roberto Ceccarelli (PUC-MG). 2011. (Outra).

III SEmana Científica da Faculdade de Psicologia da UFPa - Psicologia na Amazônia: história, memória e perspectivas.. 2011. (Outra).

Infância em Tela - Filme: A Criança, de Jean-Pierre-Profª. Dra. Flávia C. S. Lemos. 2011. (Outra).

Mídia e intervenção penal: Interseções político criminais. 2011. (Outra).

13ª Jornada de Extensão da UFPA - Água: saber mineral, científico e filosófico.Caracterização da Demanda para o Serviço de Psicologia Pediátrica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2010. (Outra).

Avaliação psicológica e registro em prontuário no contexto hospitalar. 2010. (Outra).

Depoimento sem dano: desafios e perspectivas. 2010. (Outra).

Encontro Internacional de Psicopatologia Transcultural. 2010. (Encontro).

I Ciclo de Palestras de Psicologia: Introdução à Psicologia Jurídica. 2010. (Outra).

I Ciclo de Palestras de Psicologia: Pesquisa Experimental básica em Psicologia. 2010. (Outra).

II Semana Científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará.. 2010. (Outra).

I Jornada Acadêmica de Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.Caracterização da Demanda para o Serviço de Psicologia Pediátrica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2010. (Outra).

I Jornada de Análise do Comportamento. 2010. (Outra).

I Seminário Pesquisa sobre violência no Núcleo de Estudos de Violência - NEV/USP. 2010. (Seminário).

Mini-curso: Linha de cuidado para atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência.. 2010. (Outra).

Perspectivas atuais na Abordagem Centrada na Pessoa. 2010. (Seminário).

6º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade. 2009. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal. Mulheres e homens divergem ao pedir ajuda nas redes de suporte social?. 2009. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal. Atributos desejados por participantes homossexuais e heterossexuais de web site. 2009. (Congresso).

II Jornada de Psicologia da Polícia Militar do Pará - Psicologia: avanços, impasses e desafios na PMPA. 2009. (Outra).

I Simpósio Internacional de Psicologia evolucionista no Milênio: Plasticidade e Adaptação.Whom do we count on when we need help?. 2009. (Simpósio).

Diálogos em Cena. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, L. C. . Conversas Transversalizantes entre Psicologia Política, Social-comunitária e Institucional com os campos da Educação, Saúde e Direitos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 7. 806p .

  • ALVARENGA, E. C. ; OLIVEIRA, P. T. R. ; SOUZA, L. C. ; Barroso, R. F. F. . ANALISANDO O ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA DO PARÁ.. In: Gomes, Luciano Bezerra; Barbosa, Mirceli Goulart; Ferla, Alcindo Antonio. (Org.). ATENÇÃO BÁSICA: OLHARES A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE (PMAQ-AB). 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2016, v. 1, p. 7-357.

  • UEYAMA, F. ; SOUZA, L. C. ; BEZERRA, J. S. L. ; SOUZA, L. L. . O PERCURSO INSTITUCIONAL DE UM JOVEM EM SITUAÇÃO DE INFRAÇÃO. In: Lemos, Flávia Cristina Silveira; Galindo, Dolores; Bicalho, Pedro Paulo Gastalho; Ferreira, Evelyn Tarcilda Almeida; Cruz, Bruna de Almeida; Nogueira, Thais de Souza; Barros Neta, Fernanda Teixeira de; Aquime, Rafaele Habib Souza. (Org.). PRÁTICAS DE JUDICIALIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DOS CORPOS, NO CONTEMPORÂNEO. 1ed.: Editora CRV, 2016, v. , p. 10-.

  • SOUZA, L. C. ; ALVARENGA, E. C. ; Barroso, R. F. F. . PROBLEMATIZANDO O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE BELÉM/PA. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Dolores Galindo; Vilma Nonato de Brício; Danielle Vasco Santos; Ellen Aguiar da Silva; Leila Cristina da Conceição Santos Almeida. (Org.). Psicologia, Educação, Saúde e Sociedade: transversalizando. 1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda., 2015, v. 1, p. 1-360.

  • SOUZA, L. C. ; Bentes, T. F. ; Cunha, L.J. ; Amaral, K.C ; Pontes, L. B. . CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA PARA O SERVIÇO DE PSICOLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL. In: 13ª Jornada de Extensão Univritaria da UFPA - Água: saber mineral, científico e filosófico, 2010, Belém. 13ª Jornada de Extensão Universitaria da UFPA - Água: saber mineral, científico e filosófico, 2010. v. 13. p. 147-149.

  • SOUZA, L. C. ; Ferreira, E. A. P. ; Amaral, K. C. ; Pontes, L. B. ; Bentes, T. F. . CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA AO SERVIÇO DE PSICOLOGIA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, H. T. T. K. ; SILVA, J. S. L. ; PUREZA, H. Q. ; SOUZA, L. C. ; CARDOSO, S. C. A. . Atividade física na terceira idade: quais os fatores motivacionais?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. ; OLIVEIRA, S. S. ; Ferreira, E. A. P. . TREINO DE PRÁTICAS PARENTAIS COM CUIDADORES E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. . Serviço de Psicologia no Programa Caminhar do Hopital Universitário Betina Ferro de Souza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, L. C. ; Amaral, K. C. ; Pontes, L. B. ; Cunha, L.J. ; Neves, A. C. S. ; Bentes, T. F. . Caracterização da Demanda para o Serviço de Psicologia Pediátrica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, L. C. ; Bentes, T. F. ; Cunha, L.J. ; Amaral, K. C. ; Pontes, L. B. . Caracterização da Demanda para o Serviço de Psicologia Pediátrica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JUNIOR, M. D. ; Brito, R. C. S. ; HENRIQUES, A. L. ; Corrêa, H. V. V. ; TENORIO, L. M. S. ; SOUZA, L. C. . Quem fornece suporte social para você? Evolução das redes de suporte social.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. S. L. ; PUREZA, H. Q. ; SOUZA, L. C. ; TENORIO, L. M. S. ; SILVA JUNIOR, M. D. ; HENRIQUES, A. L. . Atributos Comportamentais e emocionais desejados por participantes homo e heterossexuais de um "web site" de relacionamento amoroso: há padrões reconhecíveis?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENRIQUES, A. L. ; SILVA JUNIOR, M. D. ; PUREZA, H. Q. ; SILVA, J. S. L. ; SOUZA, L. C. ; TENORIO, L. M. S. ; Costa, M. M. ; Cruz, M. M. S. . Atributos desejados por participantes homossexuais e heterossexuais de web site. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TENORIO, L. M. S. ; SOUZA, L. C. ; SILVA, J. S. L. ; SILVA JUNIOR, M. D. ; Corrêa, H. V. V. ; HENRIQUES, A. L. ; Brito, R. C. S. . Mulheres e homens divergem na escolha para quem pedir ajuda? Diferenças de gênero nas redes de suporte social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. S. L. ; SOUZA, L. C. ; TENORIO, L. M. S. ; SILVA JUNIOR, M. D. ; Corrêa, H. V. V. ; HENRIQUES, A. L. ; Brito, R. C. S. . Dimensão emocional e material de suporte social entre moradores da cidade de Belém. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JUNIOR, M. D. ; Corrêa, H. V. V. ; HENRIQUES, A. L. ; Brito, R. C. S. ; TENORIO, L. M. S. ; SILVA, J. S. L. ; SOUZA, L. C. . Whom do we count on when we need help?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA JUNIOR, M. D. ; HENRIQUES, A. L. ; Corrêa, H. V. V. ; SILVA, J. S. L. ; SOUZA, L. C. ; TENORIO, L. M. S. ; Brito, R. C. S. . Dimensão emocional e material de suporte social entre moradores de Belém. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA JUNIOR, M. D. ; HENRIQUES, A. L. ; Corrêa, H. V. V. ; SILVA, J. S. L. ; TENORIO, L. M. S. ; SOUZA, L. C. ; Brito, R. C. S. . MULHERES E HOMENS DIVERGEM AO PEDIR AJUDA NAS REDES DE SUPORTE SOCIAL?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HENRIQUES, A. L. ; SILVA JUNIOR, M. D. ; Corrêa, H. V. V. ; SILVA, J. S. L. ; PUREZA, H. Q. ; TENORIO, L. M. S. ; SOUZA, L. C. . ATRIBUTOS FÍSICOS DESEJADOS POR PARTICIPANTES HOMOSSEXUAIS E HETEROSSEXUAIS DE WEB SITE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SOUZA, L. C. . 21 de Março - Data para reflexão de mais de meio século de luta antirracista. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, L. C. . Liberal Comunidade fala sobre consciencia negra. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, L. C. . Impacto do racismo na saúde mental dos negros é tema de debate. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Análise psicanalítica do impacto das políticas de ação afirmativa e de permanência em estudantes cotistas negrxs de ensino superior no âmbito da Saúde Menta, Descrição: Pesquisa com estudantes negras e negros da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, participei do projeto como colaboradora do estado do Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorena Cunha de Souza - Coordenador / Breno Ferreira Pena - Integrante / Andréa Máris Campos Guerra - Integrante / Danielide Sousa Lameira - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação da atenção básica no Brasil: estudos multicêntricos integrados sobre acesso, qualidade e satisfação dos usuários., Descrição: A atenção básica é, em diversos países, uma estratégia central para a organização do sistema de saúde, sendo objeto de um conjunto diversos de abordagens avaliativas e de monitoramento. Uma das principais diretrizes atuais do Ministério da Saúde é executar a gestão pública com base na indução, monitoramento e avaliação de processos e resultados mensuráveis, garantindo acesso e qualidade da atenção em saúde a toda a população. Nesse sentido, diversificados esforços têm sido empreendidos no sentido de ajustar as estratégias previstas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) na direção de reconhecer a qualidade dos serviços de Atenção Básica (AB) ofertados à sociedade brasileira e estimular a ampliação do acesso e da qualidade nos mais diversos contextos existentes no país. Nesse contexto, o Ministério da Saúde (MS) propõe várias iniciativas centradas na qualificação da AB e, entre elas, destaca-se o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No escopo do PMAQ, foi proposta a pesquisa avaliativa produzida por instituições de ensino e pesquisa no conjunto das Unidades Básicas de Saúde e nas Equipes de Saúde da Família aderidas ao Programa, abordando a infraestrutura das unidades de saúde, a organização do trabalho e da gestão, a qualidade percebida pelo usuário e a organização das redes de atenção. A pesquisa avaliativa será realizada em rede científica e o projeto institucional da UFRGS, mantido no âmbito do Projeto Rede Governo Colaborativo em Saúde, compõe o projeto multicêntrico, como base integrante do projeto. Por sua vez, o projeto institucional da UFRGS é também multicêntrico, envolvendo outras instituições brasileiras e de outros países, em redes de cooperação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Cunha de Souza - Integrante / Alcindo Antonio Ferla - Coordenador / Regina Fátima Feio Barroso - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Critérios de seleção de parceiros por mulheres e homens homo e heterossexuais de diferentes faixas etárias e diversos países, Descrição: Investigou-se padrões comportamentais e emocionais no âmbito da seleção de parceiros, entre homens e mulheres, heterossexuais e homossexuais. Os dados indicam que o fenômeno é multideterminado, tendo, assim, as teorias Evolucionistas, Biológicas, Sociais e Cognitivas uma grande importância na discussão da origem das diferenças sexuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Cunha de Souza - Integrante / Joelma do Socorro Lima da Silva - Integrante / Lorena Mayara Santana Tenório - Integrante / Heloisa Quaresma Pureza - Integrante / Alda Loureiro Henriques - Coordenador / Mauro Dias Silva Júnior - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra., Número de produções C, T & A: 9

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. , Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Faculdade de Psicologia. Rua Augusto Corrêa, n 1, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 3201766

Experiência profissional

2022 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliadora (campo), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência de pesquisa de campo na área da Atenção Básica, visitando diversos municípios do Estado do Pará.

2013 - 2013

Lar de Maria de Belém

Vínculo: estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estagiária de Psicologia, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio extracurricular em clínica social, de caráter voluntário.

2012 - 2013

Escola de Aplicação da UFPA

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12

Outras informações:
Carga horária total: 150h

2015 - 2015

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino, Carga horária: 20

Outras informações:
Prática de Ensino na disciplina Psicologia Organizacional, aplicada ao curso de Administração de Empresas, no primeiro período letivo (antigo PLE).

2012 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária - PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do PMAQ.

2012 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar - Ensino Regular, orientado pela Professora Ms Niamey Costa.

2011 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária - PIBEX, Carga horária: 20

2010 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: estagiária - PIBEX, Carga horária: 20

2015 - 2015

Programa nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: avaliadora (pesquisa de campo), Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa que visa a avaliação da média e alta complexidade dos serviços de saúde público e os conveniados ao SUS. Dentre os estabelecimentos, destaca-se: hospitais, centros especializado em reabilitação, unidades de pronto-atendimento e estabelecimentos habilitado em terapia renal substitutiva. Pesquisa nacional, realizada pela mesma organização nos estados do Pará, Mato Grosso e São Paulo.

2017 - 2017

Centro de Referência em Assistência Social Inhangapi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

2017 - 2019

Centro de Atenção Psicossocial Tipo III Doraney Gondim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Este CAPS III localiza-se na cidade de Castanhal-PA, único estabelecimento no município. Desenvolvi tarefas de acolhimento (o serviço é porta aberta), atendimento psicológico individual e em grupos, visita domiciliar, emissão de relatórios e eventos de comunicação, nas dependências do estabelecimento e tambem fora, em períodos de campanhas, além de atividades extra muros com os usuários do serviço e familiares.

2021 - 2021

Faculdade Uninassau

Vínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Preceptora em saude mental no CAPS AD