Wanessa Ferreira de Sousa
Possui graduação em História e Pedagogia. É especialista em psicopedagogia escolar. É mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Foi professora da rede estadual mineira, trabalhando com Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio. Trabalha como professora de educação básica técnica e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). É pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens - NEP Linguagens.
Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação
2018 - Atual
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago
Título: Formação de professores: perspectivas dos docentes em ciências exatas do IFG
Orientador: Eduardo Jose Fuentes Abeledo
Mestrado em Educação
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: Manifestações Culturais: a Congada como espaço educativo dos jovens de Pinhões-MG
, Ano de Obtenção: 2015.Patrícia Lima Martins Pederiva.
Especialização em Psicopedagogia escolar
2008 - 2010
Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil
Título: Contribuição do psicopedagogo para a instituição escolar
Orientador: Edvaldo Claudino da Silva
Graduação em Licenciatura em História
2001 - 2004
Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Fundação Universitária Mendes Pimentel, FUMP, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2020 - 2020
Produção de conteúdos em EAD. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2008 - 2009
Psicopedagogia institucional. (Carga horária: 530h). , Instituto Multidisciplinar de Brasília, IMPAR, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
Organização de eventos
RIBEIRO, H. L. ; BRASIL, M. L. ; SOUSA, W. F. ; PEDERIVA, M. M. . Fórum de lançamento do relatório. 2016. (Outro).
RIBEIRO, H. L. ; BRASIL, M. L. ; SOUSA, W. F. . Fórum de debate do relatório. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Universidad 2022. GÊNERO E SEXUALIDADE NO IFG VALPARAÍSO: PRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO DE ENSINO E PESQUISA. 2022. (Congresso).
Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. 2021. (Congresso).
Encontro Formativo dos NAPNE do Entorno do Distrito Federal,.A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal - uma leitura da obra de Lev Semionovitch Vigotski. 2021. (Encontro).
III Integra - O currículo integrado em debate no IFG.Currículo Integrado nas Licenciaturas. 2018. (Seminário).
III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás.Ciências Exatas. 2018. (Seminário).
III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás.O uso de materiais manipuláveis como recurso didático para o ensino nas escolas municipais de Valparaíso. 2018. (Seminário).
Mostra Científica da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG - Câmpus Valpraíso.Ensino de Matemática - perfil dos professores para o trabalho com a educação de jovens e adultos no IFG. 2018. (Seminário).
Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.GT 5 Matemática. 2017. (Encontro).
V Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado de Goiás.Projeto do Curso de Licenciatura em Matemática - IFG - CÂmpus Valparaíso. 2017. (Outra).
VI Encontro Goiano de Educação Matemática.Os processos de ensino e aprendizagem das Cônicas no Ensino Médio - desafios e possibilidades. 2017. (Encontro).
V Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. 2017. (Seminário).
Seminário de Educação Matemática. 2016. (Seminário).
III Congresso Internacional de Educação no Brasil. As novas tecnologia da informação e comunicação e suas implicações para a educação escolarizada. 2013. (Congresso).
XXI Congresso Nacional da ABEM. Reconhecimento da musicalidade. 2013. (Congresso).
Curso de Extensão Universitária para Formação de Agentes de Pastoral. 2008. (Outra).
Projeto de Valorização da Cultura Afro-Brasileira na Escola Pública - Pró-Afro. 2006. (Outra).
Autoritarismo nas Margens da República. 2004. (Seminário).
V Encontro da ANPHLAC. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
PEDERIVA, P. L. M.; RAMALHO, M. L. D.; ALMEIDA, G.;SOUSA, W. F.. Possibilidades das crianças e vivências musicais: um convite à novas percepções da musicalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
PEDERIVA, P. L. M.; XIMENES, P.;SOUSA, W. F.; COSTA, A.. A dança na educação infantil: minhas experiências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
PEDERIVA, P. L. M.; MARTINEZ, A. P. A.;SOUSA, W. F.; MARTINS, M. A. C.. Como a Educação Especial Inclusiva tem sido trabalhada na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
PEDERIVA, P. L. M.; MARTINEZ, A. P. A.;SOUSA, W. F.; MARTINS, M. A. C.. A brincadeira e a criança na Educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
PEDERIVA, P. L. M.; MARTINEZ, A. P. A.;SOUSA, W. F.; MARTINS, M. A. C.. Brincadeira na vida escolar das crianças hoje. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
PEDERIVA, P. L. M.; MARTINEZ, A. P. A.;SOUSA, W. F.; MARTINS, M. A. C.. A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
NASCIMENTO, A. M. R.;SOUSA, W. F.. Alfabetização de jovens e adultos e os desafios à prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
CONELHEIRO, C. H. M.;SOUSA, W. F.. As implicações da tecnologias da informação escolar: a realidade do Ensino Fundamental de Luziania/GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
CONELHEIRO, C. H. M.;SOUSA, W. F.. Novas tecnologias no ensino: uma abordagem em escolas do município de Luziânia/GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
NASCIMENTO, A. M. R.;SOUSA, W. F.. O uso da internet no desenvolvimento do letramento entre estudantes das séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
Uso das TICs para o ensino e a aprendizagem: perspectiva da educação matemática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Wanessa Ferreira de Sousa;
Relações de gênero no contexto escolar: matemática não é para mulheres?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Wanessa Ferreira de Sousa;
Educação em tempo integral: captação e uso de recursos governamentais por uma escola do município de Luziânia/GO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wanessa Ferreira de Sousa;
Escola em tempo integral: inovações e desafios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wanessa Ferreira de Sousa;
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e suas implicações para a aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Wanessa Ferreira de Sousa;
Produções bibliográficas
-
SANTO, MARCELLA SUAREZ DI ; FRAZ, JOEANNE NEVES ; DE SOUSA, WANESSA FERREIRA ; DE LIMA, MIKÉIAS CARVALHO ; RIBEIRO, LARISSA REZENDE ASSIS ; MACHADO, LUIZ FERNANDO FERREIRA . Mulheres e manifestações culturais: diversidade de gênero e sexualidade em rodas de conversa. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 4108-4125, 2023.
-
DI SANTO, M. S. ; SOUSA, W. F. ; NASCIMENTO, J. M. S. S. ; LIMA, M. C. . GÊNERO E SEXUALIDADE EM RODAS DE CONVERSA: UMA ANÁLISE DE PROJETO DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG), CAMPUS VALPARAÍSO. Boletim de Conjuntura (BOCA) , v. 13, p. 101-113, 2023.
-
SOUSA, W. F. ; SOUZA, M. P. . As novas tecnologias da informação e da comunicação e suas implicações para a educação escolarizada. TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO & NEGÓCIO , v. 1, p. 1-16, 2018.
-
ARAUJO, K. S. ; SOUSA, W. F. ; MACHADO, L. F. F. . Relações de gênero no contexto escolar: Matemática não é para mulheres?. In: STACUL, Juan Filipe; MACHADO, Ana Elizabete. (Org.). Relações de gênero no contexto escolar: Matemática não é para mulheres?. 1ed.: , 2022, v. , p. 1-30.
-
SOUSA, W. F. ; MACIEL, M. S. S. . O perfil dos professores de matemática para o trabalho com Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação profissional e tecnológica. In: Andrei Strickler. (Org.). Ciência, tecnologia e inovação [recurso eletrônico] : desafio para um mundo global. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 51-64.
-
SOUSA, W. F. ; NASCIMENTO, A. M. R. . Cultura, arte popular e experiência estética. In: Patrícia Martins Lima Pederiva; Andreia Pereira de Araújo Marinez. (Org.). A Escola e a Educação Estética. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 25-41.
-
JESUS, C. S. ; SANTOS, L. R. ; SOUSA, W. F. ; QUEIROZ, D. C. . OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS NO ENSINO MÉDIO ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: Encontro Goiano de Educação Matemática, 2017, Urutaí. Anais do VI EnGEM, 2017. v. 6. p. 713-720.
-
MARTINEZ, A. P. A. ; COSTA, A. ; RAMALHO, M. L. D. ; SOUZA, M. P. ; SOUSA, W. F. ; ARAUJO, Y. P. ; PEDERIVA, P. L. M. . Reconhecimento da musicalidade. In: XXI Congresso Anual da ABEM, 2013, Pirenópolis - GO. Anais do 21º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 2136-2147.
-
JASMILINO, G. C. ; SOUSA, W. F. . O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VALPARAÍSO. In: Econtro de Pesquisa e Extensão em Processo Educacionais - EPEPE, 2018, Itumbiara - GO. Anais II EPEPE 2018Alfabetização Científica: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores. Itumbiara: IFG, 2018. v. 2. p. 303-303.
-
SOUSA, W. F. . Currículo Integrado nas Licenciaturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JASMILINO, G. C. ; SOUSA, W. F. . O uso de materiais manipuláveis como recurso didático para o ensino da matemática nas escolas municipais de Valparaíso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACIEL, M. S. S. ; SOUSA, W. F. . Ensino de matemática ? perfil dos professores para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos no IFG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, W. F. . Escola, família e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, W. F. . A Importância da didática para a construção do conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, W. F. ; SOUZA, M. P. ; PEDERIVA, P. L. M. . As novas tecnologias da informação e comunicação e suas implicações para a educação escolarizada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MAKIUCHI, M. F. R. ; RIBEIRO, H. L. ; BRASIL, M. L. ; SOUSA, W. F. ; PEDERIVA, M. M. . Atas e relatórios dos Fóruns -. 2016.
RIBEIRO, H. L. ; BRASIL, M. L. ; SOUSA, W. F. ; PEDERIVA, M. M. ; LIMA, D. R. . Programa Cultura Viva - Impactos e Transformações Sociais. 2016. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Descrição: O NEP-Linguagem representa para sua equipe uma oportunidade continuada de trato direto com os diversos atores e grupos sociais da rede pública de ensino, encarando desafios em relação ao ensino presencial, a distância e híbrido, analisando e elaborando material de apoio didático, o que incluiu a experimentação com uma linguagem midiática e tecnológica voltada para a educação e que possa promover a linguagem científica e acadêmica dos resultados de pesquisa nas mais diversas linguagens. Os resultados esperados deverão gerar publicações qualificadas e apresentações de trabalho em reuniões cientificas, a fim de dar maior visibilidade ao Câmpus Valparaíso de Goiás do IFG no que tange ao volume dos trabalhos realizados. Além disso, espera-se contribuir para as questões do ponto de vista dos estudos da linguagem como prática social, promovendo inclusive a interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wanessa Ferreira de Sousa - Coordenador / Aline Santana Ferreira - Integrante / Islara Flroriana Mendes - Integrante / Jane Beatriz Vilarinho dos Santos - Integrante / Márcia Rosa de Melo - Integrante / Maria Antonia Germana dos Santos Maia - Integrante / Shirlei Neves dos Santos - Integrante / Thiago Martins Pereira - Integrante / Nívia Maria Assunção Costa - Integrante.
-
2019 - Atual
Diversas - Núcleo de estudos e pesquisas transdisciplinares em Diversidade, Descrição: Criado em 2019, o grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas e estudos transdisciplinares vinculados à discussão sobre diversidade, inclusão e direitos humanos em Valparaíso de Goiás, na região, no país e no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Wanessa Ferreira de Sousa - Coordenador / Juan Felipe Stácul - Integrante / Ana Elizabete Barreira Machado - Integrante / Danielle Pereira da Costa - Integrante / Larissa Rezende Assis Ribeiro - Integrante / Luiz Fernando Ferreira Machado - Integrante / Marcella Suarez di Santo - Integrante / Michele dos Passos Nascimento - Integrante / Thaís Rodrigues de Souza - Integrante / João Oliveira Ramos Neto - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2016
Educação do Serviço Social do ComércioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de educação básica, Carga horária: 29
2016 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT - Coordenadora da EJA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Faculdade JK - BrasíliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Supervisora de estágio, Carga horária: 20
2006 - 2007
Secretaria de Estado da Educação de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wanessa Ferreira de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?