Patrícia Cristina dos Santos
Graduada em Terapia Ocupacional em 2016, pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. Especialista Lato Sensu, pela conclusão de Residência Multiprofissional na Área de Concentração em Atenção Hospitalar à Saúde -UFS/Campus de Lagarto em 2019. Concluiu o IV Curso de Certificação Brasileira em Integração Sensorial, na abordagem de Ayres - 2023, pela Integris Cursos e Eventos/parceria com a Universidade do Estado do Pará/pró-reitoria de extensão. A graduação em Terapia Ocupacional teve como modelo de currículo o Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP), também conhecido como PBL (do inglês Problem Based Learning), essa nova abordagem tem dentro da sua metodologia novos projetos pedagógicos apresentados dentro de um aspecto inovador onde são estruturados a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Metodologias Ativas de Ensino, possibilita ao discente multiplicidade de cenários de aprendizado através de situações problemas diretamente ligadas à realidade e a inserção do discente precocemente na comunidade permitindo assim uma melhor compreensão dos aspectos sociais por parte do profissional formado nesta modalidade de ensino. Exerceu a função de Terapeuta Ocupacional nas seguintes instituições: Ultra Som Serviços Médicos LTDA, no Centro Médico Gabriel Soares; Na Atenção Domiciliar (SAD), na modalidade AD2 e AD3 no Programa Melhor em Casa do Município de Poço Verde- SE. No Centro de Integração Raio de SOL, no Município de Aracaju-SE; E exerceu a função de prestadora de serviços junto a GEAP- Autogestão em Saúde, no Estado de Sergipe na função de Terapeuta Ocupacional. Atualmente atende de forma independente no Espaco Criar, localizado na Rua Terêncio Sampaio, N/490, Bairro Grageru, Aracaju - SE.
Informações coletadas do Lattes em 20/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Curso de Certificação Brasileira em Integração Sensorial
2023 - 2023
Universidade Estadual do Pará
Título: TERAPIA OCUPACIONAL COM ABORDAGEM EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL: um estudo sobre a percepção de profissionais que compõem a equipe multiprofissional
Orientador: Maria de Fátima Goés da costa
Especialização em Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde
2017 - 2019
Universidade Federal de Sergipe
Título: Critérios de elegibilidade para Realização de Mobilização Precoce no Paciente Crítico
Orientador: Taís Bracher Annoroso Soares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Terapia Ocupacional
2012 - 2016
Universidade Federal de Sergipe
Título: O brincar na unidade básica de saúde: Tecendo reflexões sobre a humanização e ampliação do cuidado com as crianças
Orientador: Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi
Formação complementar
2019 - 2019
Introdutório em Integração Sensorial. (Carga horária: 40h). , Sense Kids Terapias Especializadas LTDA, SENSE KIDS, Brasil.
2018 - 2018
CUIDAR DE QUEM CUIDA. (Carga horária: 6h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2017 - 2017
TAPING TERAPÊUTICO FUNCIONAL, MÓDULO I ORTOTAPING E TAPING KIDS. (Carga horária: 16h). , portal do Taping, PT, Brasil.
2017 - 2017
TERAPIA OCUPACIONAL EM ONCOLOGIA - 2 TURMA. (Carga horária: 12h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tecendo Espaço de Respeito e Diversidade. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de extenção Enfermagem em Saúde Mental. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento Funcional na I OFFISIO (I OFICINA DE FISIOTERAPIA). (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
capacitação na Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde'. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
TEA na Vida Adulta. (Carga horária: 60h). , Federação Nacional das APAES, FENAPAES, Brasil.
2015 - 2015
Mini-Curso de Integração Sensorial. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação em Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em SUPERA-6ª Edição. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Mini-Curso de Integração Sensorial. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso: Terapia de Mão. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2013 - 2013
Curso sobre Autismo. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Lagarto, PML, Brasil.
2013 - 2013
Mini-curso '' Minicurso de Órtese'. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
SANTOS, P. C. . I SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA INTENSIVA. 2018. (Congresso).
SANTOS, P. C. . I Semana científica de acolhimento da residência em saúde. 2018. (Outro).
SANTOS, P. C. . CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 - UFS - LAGARTO. 2017. (Outro).
SANTOS, P. C. . 12 congresso internacional da Rede unida. 2016. (Congresso).
BASSI, B. G. C. ; SANTOS, P. C. . A atenção básica em saúde como território do brincar e campo de ações interdisciplinares no cuidado com as crianças. 2015. (Outro).
MINATEL, M. M. ; SANTOS, P. C. . Cinema e Terapia Ocupacional (CINECATO). 2015. (Outro).
SANTOS, P. C. . II Campanha de combate ao AVC Departamento de Fonoaudiologia UFS Lagarto. 2015. (Outro).
Participação em eventos
I SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA INTENSIVA.Mini curso dos princípios básicos da Ventilação Mecânica. 2019. (Seminário).
I SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA INTENSIVA. 2019. (Seminário).
I Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde.Projeto de Pesquisa: Humanização no Pronto Socorro, uma Visão Compartilhada. 2018. (Encontro).
I Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde. 2018. (Encontro).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional na Unidade de Terapia Intensiva: Acolhimento ao Familiar. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. O brincar na unidade básica de saúde: tecendo reflexões sobre a humanização e ampliação do Cuidado com as crianças. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Confecção de dispositivo de baixo custo utilizando materiais alternativos no contexto hospitalar: um recurso para prevenção e diminuição de agravos. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Criação de instrumento de avaliação para o setor de urgência e emergência: contribuição para prática da terapêutica ocupacional. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. A Importância da Análise dos Exames Laboratoriais na Prática da Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. O resgate do cotidiano através de estímulos sonoros como intervenção da Terapia Ocupacional a pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar: Contribuições para a Equipe Multiprofissional. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Terapia ocupacional e técnicas de conservação de energia junto a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Terapia ocupacional e nutrição: utilizando jogos e atividades lúdicas para educação nutricional em uma pediatria. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. o trabalho Implantação do serviço de Terapia Ocupacional em um hospital universitário. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. A preceptoria em Terapia Ocupacional na residência multiprofissional no contexto hospitalar: relato de experiência. 2018. (Congresso).
I Seminário de Cuidados Paliativos de Sergipe. 2017. (Seminário).
IV Congresso de Formação para o SUS e IV Simpósio de Residência em Saúde do Vale do São Francisco. 2017. (Congresso).
IV Congresso de Formação para o SUS e IV Simpósio de Residência em Saúde do Vale do São Francisco.Visita Domiciliar um Dispositivo de Articulação do Trabalho em Rede. 2017. (Seminário).
V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2017. (Congresso).
VI Tertulia Ocupacional. ?GÉNERO, MACHISMO Y MUJERES CUIDADORAS UNA EXPERIENCIA DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2017. (Congresso).
12 Congresso Internacional da Rede Unida. Curso de extenção de saúde mental relato de experiência de discentes do curso de Emfermagem e Terapia Ocupacional. 2016. (Congresso).
12 Congresso Internacional da Rede Unida. 2016. (Congresso).
12 Congresso Internacional da Rede Unida. Artur Bispo do Rosário: caminhos entre a loucura e a arte sob o olhar da terapia ocupacional. 2016. (Congresso).
12 Congresso Internacional da Rede Unida. O carnaval como momento de promoção intergeracional entre acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe-UFS com idosos institucionalizados no município de Lagarto/SE. 2016. (Congresso).
12 Congresso Internacional da Rede Unida,. Um olhar para o sofrimento: intervençao de Terapia Ocupacional na capacitação sobre saúde mental para Agentes Comunitários de Saúde no Município de Lagarto-SE. 2016. (Congresso).
I Encontro Nacional de Arte e Saúde.Construção de peça teatral referente á semana do brincar em uma Unidade Básica no Município de Lagarto: relato de experiência. 2016. (Encontro).
Seminário Saúde Mental: Mudanças de Paradigmas. 2016. (Seminário).
Simpósio sergipano de microcefalia. 2016. (Simpósio).
A atenção básica em saúde como território do brincar e campo de ações interdisciplinares no cuidado com as crianças. 2015. (Oficina).
A atenção básica em saúde como território do brincar e campo de ações interdisciplinares no cuidado com as crianças.'A atenção básica em saúde como território do brincar e campo de ações interdisciplinares no cuidado com as crianças'. 2015. (Outra).
Ação de Extensão : CINECATO. 2015. (Outra).
Caminhos para a Inserção do Terapeuta Ocupacional na Assistência Social do Município de Lagarto/ SE.. 2015. (Outra).
Capacitação Sobre Saúde Mental e Terapia Ocupacional para Agentes Comunitários de Saúde do Município de Lagarto-SE.'Capacitação Sobre Saúde Mental e Terapia Ocupacional para Agentes Comunitários de Saúde do Município de Lagarto-SE?. 2015. (Outra).
I encontro dos usuários de Saúde Mental de Sergipe. 2015. (Encontro).
II jornada/IV semana de Enfermagem da UFS. 2015. (Outra).
II Simpósio Sergipano Multidisciplinar sem Dor. 2015. (Simpósio).
I Simpósio Interdisciplinar de Neurociências Aplicada de Sergipe. 2015. (Simpósio).
Terapia Ocupacional: reflexões em saúde mental. 2015. (Outra).
Terapia Ocupacional: Reflexões em Saúde Mental. 2015. (Encontro).
Terapia Ocupacional Social: Constituição do Campo, Avanços Científicos e Profissionais.'. 2015. (Outra).
V seminário estadual de redução de danos interinstitucional. 2015. (Seminário).
XIV congresso brasileiro de Terapia Ocupacional. Distrofia muscular e funcionalidade: um relato de experiência sobre as intervenções da Terapia Ocupacional. 2015. (Congresso).
XIV congresso brasileiro de Terapia Ocupacional. Percepção dos acadêmicos de Terapia Ocupacional da Unuversidade Federal de Sergipe sobre a implementação da PBL. 2015. (Congresso).
'Oficina de Atividades' da Ação de Extensão 'II Semana Acadêmico- Cultural ? III Encontro de Terapia Ocupacional da UFS'. 2014. (Oficina).
1 Seminário de Sensibilização e Prevenção ao Tabagismo. 2014. (Outra).
1 seminário de sensibilizçaõ e prevenção ao tabagismo. 2014. (Seminário).
1 Workshop de Reabilitação Integrada. 2014. (Outra).
3ª Conferência Estadual se Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 2014. (Outra).
Ação de Extensão '1 Encontro de Saúde Mental da UFS-Lagarto'. 2014. (Outra).
Ação de Extensão 'II Jornada/IV Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto-. 2014. (Outra).
A Gestão do Trabalho e a sua Interface com a Educação Popular em Saúde: Desafios e Pespectivas para o Fortalecimento do SUS. 2014. (Seminário).
III Encontro de Terapia Ocupacional da UFS.''O Cuidado de Pessoas com Deficiência no Cotidiano da Mulher. 2014. (Encontro).
II Meeting Norte-Nordeste de Cirurgia da Mão. 2014. (Encontro).
II Simpósio de Fisioterapia da UFS/Campus de Lagarto-SE: Promovendo a Vida Através do Movimento ndv. 2014. (Simpósio).
Mesa Redonda: A Inserção do Terapeuta Ocupacional no Mercado de Trabalho da Ação de Extensão 'II Semana Acadêmico- Cultural ? III Encontro de Terapia Ocupacional da UFS. 2014. (Outra).
Mesa-Redonda " Metodologias de Ensino". 2014. (Outra).
Oficina 'Educação Popular em Saúde' da Ação de Extensão 'II Jornada/IV Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto-"Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar: Desafios e Possibilidades à Luz da Interdisciplinaridade'. 2014. (Oficina).
X Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional. Prática de Integração Ensino-Serviço em Terapia Ocupacional (PIESTO): Compartilhando a Experiência de um Grupo de Alunos da Universidade Federal de Sergipe. 2014. (Congresso).
XII FREPOP- Fórum de Educação Popular em Saúde-IX Internacional. 2014. (Outra).
'II Encontro de Terapia Ocupacional - I Semana Acadêmico-Cultura da UFS'.OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS: ORIENTANDO PAIS E CUIDADORES SOBRE O LÚDICO EM SEU CONTEXTO FAMÍLIAR``. 2013. (Encontro).
Ação de Extensão 'II Encontro de Terapia Ocupacional ? I Semana Acadêmico-Cultural da UFS?. 2013. (Encontro).
Ação de Extensão 'Parto de Emergência: Como Conduzir I Semana Acadêmico-Cultural da UFS'. 2013. (Outra).
Ação de Extensão 'Sociodrama sobre Câncer de Mama I Semana Acadêmico-Cultura da UFS'. 2013. (Outra).
II Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia:O Brincar Respeitando as DiversidadesAR. 2013. (Oficina).
II Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia:O Brincar Respeitando as Diversidades Ar. 2013. (Congresso).
Palestra 'Atuação da Terapia Ocupacional no SUAS' da Ação de Extensão 'II Encontro de Terapia Ocupacional ? I Semana Acadêmico-Cultural da UFS'. 2013. (Outra).
Ação de Extensão 'I Semana da Voz do Campus Professor Antônio Garcia Filho'. 2012. (Outra).
I Congresso Sergipano sobre Síndrome De Down e V Encontro Sergipano Sobre Síndrome De Down. 2012. (Congresso).
I semana da voz do Campus Professor Antônio Garcia Filho. 2012. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, P. C. ; SANTOS, R. A. ; SATNTOS, L. K. V. ; SILVA, E. S. . Artur Bispo do Rosário: caminhos entre a loucura e a arte sob o olhar da terapia ocupacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, P. C. ; SANTOS, F. J. . Curso de extensão de saúde mental relato de experiência de discentes do curso de Enfermagem e Terapia Ocupacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, P. C. ; SANTOS, F. J. ; SANTOS, A. S. ; ADORNO, E. T. ; PENA, J. A. ; SOUZA, P. A. J. . Construção de peça teatral referente á semana do brincar em uma Unidade Básica no Município de Lagarto: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, P. C. ; MENTA, S. A. ; SANTOS, R. V. ; NASCIMENTO, E. S. S. ; SATNTOS, L. K. V. ; SANTOS, R. A. . O carnaval como momento de promoção intergeracional entre acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe-UFS com idosos institucionalizados no município de Lagarto/SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, P. C. ; BASSI, B. G. C. ; NASCIMENTO, E. S. S. ; SANTOS, R. A. ; SATNTOS, L. K. V. . Um olhar para o sofrimento: intervençao de Terapia Ocupacional na capacitação sobre saúde mental para Agentes Comunitários de Saúde no Município de Lagarto-SE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MINATEL, M. M. ; SANTOS, P. C. . 'CINECATO: TERRITÓRIO DO BRINCAR'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASSI, B. G. C. ; SANTOS, P. C. . 'Capacitação Sobre Saúde Mental e Terapia Ocupacional para Agentes Comunitários de Saúde do Município de Lagarto-SE?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASSI, B. G. C. ; SANTOS, P. C. . 'A atenção básica em saúde como território do brincar e campo de ações interdisciplinares no cuidado com as crianças'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZANONA, A. F. ; SANTOS, P. C. ; CARREGOSA, K. R. S. ; PAIXAO, M. C. . Distrofia muscular e funcionalidade: um relato de experiência sobre as intervenções da Terapia Ocupacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENTA, S. A. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, R. V. ; CRUZ, T. F. . Percepção dos acadêmicos de Terapia Ocupacional da Unuversidade Federal de Sergipe sobre a implementação da PBL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, L. M. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, R. V. ; NASCIMENTO, E. S. S. ; MENDONCA, M. C. A. ; SANTOS, R. A. ; FARIAS, C. F. ; MINATEL, M. M. ; REIS, K. K. ; OLIVEIRA, R. V. ; SOUZA, J. N. ; SILVA, E. S. ; JESUS, A. S. ; SOUZA, A. A. ; SANTOS, A. C. . Cinema e Terapia Ocupacional (CINECATO). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. N. S. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, R. V. ; SANTOS, A. G. V. ; JESUS, A. S. ; ANDRADE, L. M. . Prática de Integração Ensino-Serviço em Terapia Ocupacional (PIESTO): Compartilhando a Experiência de um Grupo de Alunos da Universidade Federal de Sergipe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, F. L. ; SANTOS, P. C. ; SUZA, J. F. J. ; SANTOS, A. G. V. . ''O Cuidado de Pessoas com Deficiência no Cotidiano da Mulher'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, C. P. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, R. V. ; NASCIMENTO, E. S. S. ; SATNTOS, L. K. V. . '' Oficina de Construção de Brinquedos: Orientando País e Cuidadores Sobre o Lúdico em seu Contexto Familiar''. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Centro de Integração Raio de SolVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
2019 - Atual
Centro de Integração Raio de SolVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
2019 - 2022
Centro de Integração Raio de SolVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
2019 - Atual
GEAP - Autogestao em SaudeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 8
2010 - 2010
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2017
Ultra Som Servicos Medicos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20
2019 - 2019
Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Poço verde-SEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
2023 - Atual
Espaço CriarVínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Terapeuta ocupacional, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Patrícia Cristina dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?