Gislaine Alves da Costa
Pós-graduanda Lato Sensu em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Técnica em Administração pelo Centro Estadual de Educação Vasco Coutinho (ES). Atualmente é gerente de projetos de tecnologia, onde trabalha com gestão de projetos, análise de sistemas gerenciais e contábeis, inserção de planos de contas e gestão de pessoas na esfera estratégica.
Na FURG onde formou-se na graduação, participou de programas de extensão do Instituto de Ciências Administrativa, Econômicas e Contábeis (ICEAC) , sendo eles a Acolhidas Solidárias, Organizadora de Seminários e Palestras para o curso de Ciências Contábeis. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis da gestão 2014/2015. Tem experiência na área de Administrativa, com ênfase em planejamento, finanças e empreendedorismo de pequenas empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, plano de negócios, empreendedorismo individual, inglês instrumental, planejamento financeiro, adquiridos através do curso técnico e experiências de trabalho. Foi monitora voluntária da disciplina de Contabilidade Introdutória, orientada pela Doutora Ana Paula Capuano da Cruz.
Tem espírito de liderança e trabalho em equipe; com apenas 25 anos busca fazer a diferença por onde passa e está sempre em busca de novas experiências profissionais e acadêmicas.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização em Ciências Contábeis
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Criação e importância dos Observatórios Sociais enquanto instituição para controle social
Orientador: Daiane Pias Machado
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração
2009 - 2011
Formação complementar
2016 - 2016
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2010 - 2010
Matemática Financeira. (Carga horária: 12h). , Faculdade Batista de Vitória, FABAVI, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de conflitos e negociação. (Carga horária: 12h). , Faculdade Batista de Vitória, FABAVI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Organização de eventos
COSTA, G. A. ; SOUZA, J. N. ; KOHLRAUSCH, L. B. ; DAMEDA, A. N. . Acolhida dos Calouros dos Cursos do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) e da Aula Inaugural 2015.1. 2015. (Outro).
COSTA, G. A. ; SOUZA, J. N. ; KOHLRAUSCH, L. B. ; CARNEIRO JUNIOR, L. ; VEIGA, D. ; MACHADO, D. G. . Aula Inaugural 2014.2 do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande - " Oficina do Gasto Público e Cidadania Fiscal". 2014. (Outro).
MACHADO, D. G. ; COSTA, G. A. ; VEIGA, D. ; SOUZA, J. N. ; KOHLRAUSCH, L. B. ; CARNEIRO JUNIOR, L. ; RODRIGUES, P. C. K. ; PEREIRA, M. N. ; CAMARGO, T. . XIII Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2013. (Outro).
COSTA, G. A. ; SOUZA, J. N. ; CARNEIRO JUNIOR, L. . Seminário Sobre Incentivos Fiscais. 2013. (Outro).
COSTA, G. A. ; MACHADO, D. G. ; VEIGA, D. ; SOUZA, J. N. ; KOHLRAUSCH, L. B. ; CARNEIRO JUNIOR, L. ; PEREIRA, M. N. ; RODRIGUES, P. C. K. ; CAMARGO, T. . VI Mostra de Pesquisa em Ciências Contábeis. 2013. (Exposição).
GERI, F. S. ; COSTA, G. A. ; ALMADA, A. . Programa de Acolhida Solidária do ICEAC. 2013. (Outro).
GERI, F. S. ; ALMADA, A. ; COSTA, G. A. . PACS - Programa de Acolhida Solidária do ICEAC 2.2012. 2012. (Outro).
GERI, F. S. ; ALMADA, A. ; COSTA, G. A. . PACS - Programa de Acolhida Solidária do ICEAC e II Aula Inaugural do ICEAC 1.2012. 2012. (Outro).
Participação em eventos
15º Mostra de Produção Universitária.Contribuições e percepções da monitoria no processo do ensino-aprendizagem contábil. 2016. (Seminário).
90° CONECIC para formatação do XXIX ENECIC. Representação estudantil de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 2015. (Congresso).
II Seminário de Empreendedorismo e Semana Acadêmica dos Cursos do ICEAC. 2015. (Seminário).
Gestão de Projetos - MS Project. 2014. (Outra).
III Encontro dos Estudantes de Contabilidade de Pelotas. 2014. (Encontro).
SEMINARIO DE ASSUNTOS CONTABEIS DE PELOTAS. 2014. (Seminário).
Aspectos Gerais na Elaboração das Demonstrações Contábeis das Empresas. 2013. (Outra).
CURSO DE ROTEIRO SOBRE ROTINAS TRABALHISTAS. 2013. (Outra).
SEMINARIO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO. 2013. (Seminário).
Seminário sobre Incentivos Fiscais. 2013. (Seminário).
VII Mostra de Pesquisa em Ciências Contábeis. 2013. (Outra).
WORKSHOP APLICADO AO SETOR PÚBLICO - NBCASP E SISTEMA DE CUSTOS. 2013. (Outra).
XII Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2013. (Encontro).
II Aula Inaugural do ICEAC. 2012. (Oficina).
XI Mostra da Produção Universitária promovida pela Universidade Federal do Rio Grande. 2012. (Outra).
XI Semana Acadêmica de Ciências Contábeis. 2011. (Encontro).
X Mostra da Produção Universitária promovida pela Universidade Federal do Rio Grande. 2011. (Outra).
Sessão Especial de Abertura da II Semana do Jovem Empreendedor Capixaba. 2010. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Contribuições e percepções da monitoria no processo do ensino contábil, Descrição: A experiência como monitora reforçou o interesse de aprofundamento da temática na área contábil, considerando que o ensino compõe o processo de trabalho de contadores, e abrange tanto a formação profissional quanto a educação em diversos espaços de atuação. A monitoria é uma atividade de apoio educacional prevista em lei. Assim como nos cursos em geral, a monitoria no curso de Graduação em Ciências Contábeis ofertado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades vinculadas às disciplinas do curso. O objetivo deste estudo é investigar as percepções de docentes e discentes acerca da prática de monitoria e sua contribuição no desempenho acadêmico do aluno do curso de Ciências Contábeis da FURG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Gislaine Alves da Costa - Coordenador / Ana Paula Capuano da Cruz - Integrante.
-
2016 - Atual
A eficiência do controle social: um estudo nos Observatórios Sociais, Descrição: A natureza do trabalho desenvolvido pelos observatórios sociais, ainda não foram realizadas investigações cuja perspectiva da sua eficiência tenha sido o enfoque principal da pesquisa, configurando-se assim a lacuna deste estudo. A principal contribuição desse estudo está em avaliar e disseminar a comunidade científica, bem como à sociedade em geral constatações empíricas sobre o nível de eficiência do controle social dos Observatórios Sociais do Brasil trazendo uma discussão oportuna sobre o potencial dessas instituições de gerar ganhos para a sociedade a fim de promover o acesso à informação, como do exercício da cidadania fiscal brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gislaine Alves da Costa - Coordenador / Daiane Pias Machado - Integrante.
Prêmios
2015
Coordenadora do Programa de Acolhida Solidária do ICEAC, Universidade Federal do Rio Grande.
2014
Presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande.
2013
Organizadora do Programa de Acolhida Solidária do ICEAC, Universidade Federal do Rio Grande.
2012
Organizadora do Programa de Acolhida Solidária do ICEAC, Universidade Federal do Rio Grande.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitora Voluntária da disciplina de Contabilidade Introdutória, orientada pela Doutora Ana Paula Capuano.
Atividades
-
03/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Introdutória
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gislaine Alves da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?