Josefranci Moraes de Farias Fonteles

Prof. Titular do Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité (Portaria n 7421/GARB/REITORIA, de 01 de novembro de 2024). Dra em Biotecnologia Industrial (2018), Mestre em Tecnologia de Alimentos (2008), Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2006). Coordenadora de Pesquisa do IFCE Campus Baturité (Portaria n 1423/GABR/REITORIA, de 30 de dezembro 2021). Coordenadora do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos do IFCE Campus Baturité (Portaria n 12/DG-BAT/BATURITE, de 27 de março de 2020). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará, IFCE Campus Baturité (atualmente no Curso de Gastronomia), Campus Iguatu (2010 - 2019). Coordenadora do Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio do IFCE Campus Iguatu (Portaria n46, de 05/04/2018). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité (Portaria n 064/GR, de 23 de Janeiro de 2015) (2015-2016). Coordenadora do Curso de Técnico em Agroindústria do IFCE Campus Iguatu (Portaria n 150, de 20 de Outubro de 2010) (2010-2013). Professora externa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) (2008-2010) e Consultora Técnica do Curso Técnico Integrado em Agroindústria (SEDUC/CENTEC) (2009-2010). Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em: Biotecnologia dos Alimentos, Fisiologia Pós-Colheita de frutos e hortaliças, e Controle de Qualidade de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO

2013 - 2018

Universidade Estadual do Ceará
Título: AVALIAÇÃO DE ROTA TECNOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE POLPA DE CAJÁ ?PREMIUM
Gustavo Adolfo Saavedra Pinto. Coorientador: Luciana de Siqueira Oliveira. Palavras-chave: preparações enzimáticas; ; fluxo de polpa; otimização.

Mestrado em Tecnologia de Alimentos

2007 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: USO DE EMULSÃO DE CERA DE CARNAÚBA COMO ALTERNATIVA À MODIFICAÇÃO DA ATMOSFERA DE ARMAZENAMENTO EM COCO VERDE in natura, Ano de Obtenção: 2008
Geraldo Arraes Maia.Coorientador: Ricardo Elesbão Alves. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Cera de Carnaúba; Conservação; Qualidade.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos / Especialidade: Armazenamento de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2001 - 2006

Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2023

Preparo, Embalagem, Armazenagem e Transporte de Alimentos. (Carga horária: 400h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Formação em Heteroidentificação do IFCE. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2020 - 2020

Curso Rápido em Tecnologias Educacionais Digitais. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCEParacuru, Brasil.

2020 - 2020

Formação Inicial e Continuada de Segredos e Técnicas da Apresentação de Pra. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2020 - 2020

Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos. (Carga horária: 30h). , Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, ABRASEL, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Sushi e Sashimi. (Carga horária: 8h). , Proculinária - Cursos Profissionalizantes, PROCULINÁRIA, Brasil.

2016 - 2016

Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2011 - 2011

3º Curso de Capacitação de Multiplicadores em Frut. (Carga horária: 160h). , Embrapa agroindustria tropical, EMBRAPA, Brasil.

2008 - 2008

Rotulagem Nutricional. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

2008 - 2008

Análise Sensorial dos Alimentos. (Carga horária: 45h). , Embrapa agroindustria tropical, EMBRAPA, Brasil.

2005 - 2005

Princípios e Conservação dos Alimentos. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2003 - 2003

Segurança Alimentar. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.

2003 - 2003

Boas Práticas de Fabricação BPF. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Informática. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Atendimento Pré Hospitalar ao Traumatizado - Capit. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Armazenamento de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Valor Nutritivo de Alimentos.

Organização de eventos

FARIAS, Josefranci Moraes de . Evento de Extensão: III DIA NACIONAL DO CAFÉ. 2023. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Evento de Extensão: VIII SEMANA DA GASTRONOMIA IFCE BATURITÉ. A BANANA COMO PATRIMÔNIO E CULTURA ALIMENTAR VÍVIDOS NOMACIÇO.. 2023. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . II Semana de Gastronomia do Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité. 2016. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Preparações Culinárias. 2015. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . I SEMANA DE AGROINDUSTRIA - IFCE CAMPUS IGUATU. 2010. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . CBCEARA: 45ºCongresso Brasileiro de Olericultura/15ºCongresso de Floricultura e Plantas Ornamentais/2ºCongresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. 2005. (Congresso).

FARIAS, Josefranci Moraes de . VII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas. 2005. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . 3rd International Symposium on Tropical and Subtropical Fruits. 2004. (Outro).

FARIAS, Josefranci Moraes de . 49th Annual Meeting of Interamerican Society of Tropical Horticulture. 2003. (Outro).

Participação em eventos

4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO).ELABORAÇÃO DE GELEIAS DE PITAYA ROSA DE POLPA VERMELHA COM PIMENTA DEDO-DE-MOÇA E PIMENTA BIQUINHO. 2024. (Encontro).

Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE.CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, FISICO-QUÍMICA, QUÍMICA E APLICABILIDADE TECNOLÓGICA DA PITAYA (Hylocereus polyrhizus).. 2023. (Encontro).

3º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil. 2022. (Encontro).

Curso de Formação em Heteroidentificação do IFCE. 2022. (Outra).

Feira do Conhecimento - Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios. 2022. (Feira).

I ENCONTRO DA AGROINDÚSTRIA - ENAGRO.Participação da mesa redonda intitulada: AGROINDÚSTRIA: PROJETOS, PROCESSOS E PRODUTOS. 2022. (Encontro).

14° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA. realizado de 12 a 14 de dezembro de 2021, no formato online.. 2021. (Congresso).

Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE - ENICIT.realizado nos dias 20 a 22 de outubro de 2021.. 2021. (Encontro).

I ENCONTRO DA AGROINDÚSTRIA ENAGRO.Homenagem pela dedicação e significativa contribuição para o curso Técnico em Agroindústria do IFCE Campus Iguatu.. 2021. (Encontro).

I Seminário de Pós-graduação do Instituto Federal do Ceará,. 2021. (Seminário).

CAMINHOS DA GASTRONOMIA.participou da palestra "Cozinha Francesa ", realizada no dia 16 de outubro de 2020, durante o evento online CAMINHOS DA GASTRONOMIA, com carga horária de 2 horas.. 2020. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS. realizado nos dias 07 a 09 de outubro de 2020.. 2020. (Congresso).

Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação - CBCP -. Evento realizado de 05 a 09 de outubro de 2020, na modalidade virtual, contabilizando carga horária total de 20 horas.. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará. A MONITORIA COMO UM DIFERENCIAL NOS ESTUDOS DA DISCIPLINA DE COZINHA DAS AMÉRICAS NO CURSO DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA. 2020. (Congresso).

I CONGRESSO ONLINE DE BIOTECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO - CONBIOTED. Evento ocorrido de 11 a 15 de maio de 2020, com carga horária de 20 horas.. 2020. (Congresso).

I Seminário de Pós-graduação do Instituto Federal do Ceará.25 à 26 de agosto de 2021, com carga horária de 16 horas.. 2020. (Seminário).

I SIMPÓSIO REMOTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE - PARTE I.Evento ocorreu de 5 a 7 de maio de 2020, com carga horária de 6 horas.. 2020. (Simpósio).

SIMPÓSIO ONLINE DE FRUTICULTURA - SOFruto.ocorrido de 19 a 23 de outubro de 2020, virtual, com carga horária de 50 horas.. 2020. (Simpósio).

V SEMANA DA GASTRONOMIA - A Valorização da Culinária a partir do Turismo Gastronômico Local.Evento de Extensão com carga horária de 08 horas.. 2020. (Outra).

IV Encontro Nacional da Agroindústria.COMPORTAMENTO REOLÓGICO DA POLPA DE CAJÁ (SPONDIA MOMBIN L).. 2018. (Encontro).

5ª SEMANA DA QUÍMICA.CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E QUÍMICA DE POLPA DE CAJÁ (SPONDIA MOMBIN L) ORIUNDOS DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE-CE. 2017. (Encontro).

II Seminário Ítalo-Brasileiro de Segurança Alimentar. 2012. (Seminário).

X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - X ENPPG / X Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - X ENICIT / V Simpósio de Inovação Tecnológica - V SIMPIT / I Encontro de Iniciação Científica Junior - I ENICIT do IFCE..Desenvolvimento de bebida tipo "mix" de frutas tropicais utilizando como base água de coco e polpa de umbu-cajá.. 2011. (Encontro).

I SETIACE - Seminário Estadual dos Técnico Industriais e Agrícolas do Ceará.Ensino Técnico, Mercado de Trabalho e Novas tecnologias em limpeza.. 2009. (Seminário).

XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia. Composição mineral de polpas de frutas tropicais.. 2009. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos.. 2008. (Congresso).

7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos..Influência do uso de emulsão de cera de carnaúba nas características físicas de frutos do coqueiro anão verde durante o armazenamento.. 2007. (Simpósio).

XV ENAAL: Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos. Conservação Pós-Colheita de Bacuri (Platonia Insignis Mart) colhido na planta, armazenado sob condições ambiente e atmosfera modificada, oriundos do estado do Maranhão.. 2007. (Congresso).

IV Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical.Desenvolvimento de frutos e qualidade da água de diferentes cultivares de coqueiro anão. 2006. (Encontro).

XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará.Danos pelo frio em frutos de coqueiro anão verde durante armazenamento refrigerado. 2006. (Encontro).

4º Congresso Ibero-Americano de Pós-Colheita. Armazenamento Refrigerado sob Atmosfera Modificada de Frutos de seis Cultivares de Coqueiro Anão. 2005. (Congresso).

CBCEARÁ: 45ºCongresso Brasileiro de Olericultura/15ºCongresso de Floricultura e Plantas Ornamentais/2ºCongresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. 2005. (Congresso).

III Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical.Caracterização de frutos e qualidade da água de seis cultivares de coqueiro anão. 2005. (Encontro).

Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais.Qualidade da Água de Frutos de Coqueiro Anão Verde oriundos de Produção Convencional e Orgânica. 2005. (Simpósio).

VII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas. 2005. (Seminário).

XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará.Alterações nas Características físicas durante o desenvolvimento de frutos de seis cultivares de coqueiro anão. 2005. (Encontro).

II Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical.Conservação pós-colheita sob refrigeração e atmosfera modificada de coco verde in natura. 2004. (Encontro).

Irriga Ceará 2004. Encontro Estadual de Agronegócio Cearense. 2004. (Encontro).

IX Semana de Engenharia de Alimentos. 2004. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Influência de diferentes embalagens em goiabas minimamente processadas e armazenadas sob refrigeração. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Francisca Brena Silva Queiroz

FARIAS, Josefranci Moraes de; PENHA, M. F. A.; FELIX, A. K. N.. MINHA PRIMEIRA HORTA: PASSO A PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA DOMICILIAR. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: JOSÉ HELIGLEYSON BATISTA BARBOSA

FARIAS, Josefranci Moraes de; FELIX, A. K. N.; PENHA, M. F. A.. PREVALÊNCIA DE ADITIVOS ALIMENTARES EM SUCOS INDUSTRIALIZADOS SABOR LARANJA COMERCIALIZADOS EM BATURITÉ, CE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: NOÉLIA FIGUEIREDO AGUIAR

PEREIRA, A. C. da S.; SOUZA, M. C.;FARIAS, Josefranci Moraes de. AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES NA UTILIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE FRUTAS SERVIDAS NO CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL EM FORTALEZA-CE.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência dos Alimentos) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: JAMILLE BEZERRA TEIXEIRA

BRANDAO, I. F.;FARIAS, Josefranci Moraes de; SOBREIRA, P.. EMPREENDEDORISMO FEMININO NO RAMO GASTRONÔMICO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, CE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: LIDIANE MARIA DE ARAÚJO

SOBREIRA, P.;FARIAS, Josefranci Moraes de; PENHA, M. F. A.. USO TRADICIONAL E POTENCIAL FUNCIONAL DO CAJU NA GASTRONOMIA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: LEDA MARIA MOREIRA DA SILVA ALVES

SOBREIRA, P.;FARIAS, Josefranci Moraes de; PENHA, M. F. A.. CUSCUZ: COMIDA DE CONFORTO PARA O NORDESTINO QUE TRANSCEDE O ATO DE COMER. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: VALDENIA ALVES SOUZA

ARAUJO, R. J.;FARIAS, Josefranci Moraes de; FROTA, L. F. R.. PANORAMA DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: TAYNARA DA PAZ SILVA

ARAUJO, R. J.;FARIAS, Josefranci Moraes de; SOBREIRA, P.. GASTRONOMIA E O RESGATE HISTÓRICO: O PRAZER DE COMER E SUA RELAÇÃO COM AS MEMÓRIAS AFETIVAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: José Maciel da Costa Filho

ANSELMO, F. D. M.;FARIAS, Josefranci Moraes de; ARAUJO, R. J.. Ensino de boas práticas de manipulação de alimentos para cursos de curta duração em gastronomia: relato de experiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: FRANCIMISA GUEDES DOS SANTOS

MEDEIROS, M. M. L.; FROTA, L. F. R.; MOREIRA, P. X.;FARIAS, Josefranci Moraes de. Biscoitos sem gluten e sem lactose, como farinha de castanha de caju como substituta de óleos e gorduras industrializados.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: KERLIA KAIANE SOUZA DE ARAÚJO

MEDEIROS, M. M. L.; COSTA, P. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de. AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÕES GASTRONÔMICAS DA BERTALHA (Basella rubra L.), UMA PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Graziella Antuninina Nunes Santana e Silva

RODRIGUES, L. S.; COSTA, P. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de. REVISÃO BIBLIOGRAFICA: INTRODUÇÃO ALIMENTAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Willyane Victoria Uchoa de Araujo

ARAUJO, W. V. U.; SANTOS, R. P.; COSTA, E. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de. CONTRIBUIÇÃO DAAGRICULTURA URBANA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: LETICIA MENESES GOMES

GOMES, L. M.; MEDEIROS, M. M. L.; ARAUJO, R. J.;FARIAS, Josefranci Moraes de. DOCE CHOURIÇO, PREPARO TRADICIONAL PELAS FAMILIA MENESES EM COREAÚ-CE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Maria Lucivanda Ribeiro da Silva

SILVA, M. L. R.; SANTOS, R. P.; COSTA, P. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de. ALIMENTOS FUNCIONAIS E OS IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA NO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Francisco Márcio Dias Moreira

MOREIRA, F. M. D.; COSTA, P. S. H.; RODRIGUES, L. S.;FARIAS, Josefranci Moraes de. POTENCIAL NUTRICIONAL E BENEFÍCIOS À SAÚDE DA INCLUSÃO DO PALMITO DE BANANEIRA NA ALIMENTAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Ayla Maria Gomes de Paula

PAULA, A. M. G.; HOLANDACOSTA, P. S.; SANTOS, R. P.;FARIAS, Josefranci Moraes de. HISTÓRICO DA PRODUÇÃOARTESANAL DE RAPADURA EM UM ENGENHO NA REGIÃO SERRANA DE REDENÇÃO-CE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: Yves Franco de Oliveira e Souza

FARIAS, Josefranci Moraes de; COSTA, P. S. H.; SANTOS, R. P.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE PRODUÇÃO DE GELEIAS E COMPOTAS NO SITIO SÃO LUIS EM PACOTI, CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Gabriel Iury Indio de Baturité Freitas

FARIAS, Josefranci Moraes de; COSTA, P. S. H.; FROTA, L. F. R.. A PRODUÇÃO DA CARNE DO SOL DO RESTAURANTE "TANTIN BAR" NA CIDADE DE BATURITÉ CEARÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Nargyla Olivier Santana

MEDEIROS, M. M. L.; COSTA, P. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de. AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA DE BISCOITOS TIPO COOKIE: VEGANO, ZERO LACTOSE E COM REDUÇÃO DE AÇÚCARES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: EMILY MARIA NASCIMENTO MARTINS

FARIAS, Josefranci Moraes de; FELIX, A. K. N.; ARAUJO, R. J.. O DOCE SABOR DA MEMÓRIA: OS ENGENHOS DE ARATUBA NO CEARÁ EA PRODUÇÃO DO TIJOLO DE CANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: KAROLAYNE GONÇALVES QUIRINO

FARIAS, Josefranci Moraes de; COSTA, P. S. H.; SANTOS, R. P.. CANA-DE-AÇÚCAR: RESGATE E MEMÓRIAS SOBRE O CULTIVO NO ANO DE 1970. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité.

Aluno: LUCAS DA SILVA SOUZA

COSTA, P. S. H.;FARIAS, Josefranci Moraes de; SANTOS, R. P.. INVESTIGAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES RELACIONADOS A PANDEMIA DO COVID-19 NA COMUNIDADE SERRAVERDE EM PACOTI-CE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité.

Aluno: FRANCISCO OZIBERTO LIMA SOUSA

COSTA, P. S. H.; SANTOS, R. P.;FARIAS, Josefranci Moraes de. COMÉRCIO AMBULANTE DEALIMENTOS: CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NOS PONTOS DE VENDA EM PACOTI? CE DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité.

Aluno: SAMUEL FELIPE LIMA ARAUJO

LIMA FILHO, J. F.; ARAUJO, R. J.;FARIAS, Josefranci Moraes de. DA PUREZA À REBELDIA: A DESCONSTRUÇÃO DO ESTILODE PRODUÇÃO CERVEJEIRA A PARTIR DAS ESCOLAS ALEMÃ E AMERICANA, E SUAS INFLUÊNCIAS NAFORMAÇÃO DO ESTILO BRASILEIRO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité.

Aluno: Vanesca Vieira Paulino

RODRIGUES, L. S.; SANTOS, R. P.;FARIAS, Josefranci Moraes de. AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DO CURSO DE GASTRONOMIADO IFCE/BATURITÉ DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité.

Aluno: Valdenira Carlos da Silva

FARIAS, Josefranci Moraes de; PAULA, N. L. M.; MILHOME, M. A. L.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS E QUANTIFICAÇÃO DE METAIS EM MANANCIAIS DO ENTORNO DO LIXÃO DA CIDADE DE IGUATU - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.

Aluno: LIVIA DE PINHO BITTENCOURT

FARIAS, Josefranci Moraes de. ACEITABILIDADE DA ALFARROBA EM PÓ COMO SUBSTITUTO DO CHOCOLATE EM COBERTURA PARA BOLO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Maria Lobo Josino Dantas

FARIAS, Josefranci Moraes de. UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANCAS DE UMA ESCOLA PARTICULAR EM BATURITÉ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Lis Eveny Garantizado

FARIAS, Josefranci Moraes de. CUPCAKE ELABORADO COM FARINHA DE BANANA VERDE: ACEITAÇÃO SENSORIAL E ATITUDE DE CONSUMO E COMPRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: ERICA MARIA GUEDES RODRIGUES

FARIAS, Josefranci Moraes de. APLICAÇÃO DE BATATA-DOCE (IPOMOEA BATATAS) EM SOBREMESA TIPO PUDIM: AVALIAÇÃO SENSORIAL COM CONSUMIDORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: ALINE HOLANDA CASCIANO DE SOUZA

FARIAS, Josefranci Moraes de. O LEITE DE COCO COMO SUBSTITUTO DO LEITE DE VACA PARA PESSOAS COM INTOLERANCIA A LACTOSE E ALERGIAS À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: SEU USO EM DIETAS ALTERNATIVAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Michael Americo Machado Borges

FARIAS, Josefranci Moraes de. O SAL E SEUS EFEITOS NA VIDA HUMANA: UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: RAPHAEL BORBA GAZAL

FARIAS, Josefranci Moraes de. ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELEIA FUNCIONAL A BASE DE DRIQUE CLASSICO E HEMICELULOSE VEGETAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará.

SANTOS, J. S.;FARIAS, Josefranci Moraes de; RIBEIRO, L. P. D.. Concurso público para provimento de vagas da carreira de magistério superior do Curso de Engenharia de Alimentos, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).. 2022. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

FARIAS, Josefranci Moraes de; SILVA, L. R. da; FELIPE, M. L. de. F.. Processo Seletivo Simplificado para seleção de Professores Substitutos do Campus de Iguatu. 2010. Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.

FARIAS, Josefranci Moraes de. Comissão de avaliação do processo de implantação do curso Técnico em Alimentos, submetido pelo campus de Maranguape. 2019. IFCE Campus Maranguape.

Orientou

Ana Letícia Galvão Freitas

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS PREPARAÇÕES DO CARDÁPIO (AQPC) DE UMA COZINHA SOLIDÁRIA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BATURITÉ, CEARÁ; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Filicio de Menezes Xavier

Produção tecnológica de geleia de amora-preta com adição de ingredientes funcionais: caracterização físico-química,; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

LORENA LIMA LOPES

DESENVOLVIMENTO DE UMA GELEIA DE CENOURA E LARANJA,; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Daniel Silva de Castro

CARACTERÍSTICAS FISICO-QUÍMICA DA GELEIA DE FRAMBOESA; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

FRANCISCO ELIAS DA SILVA MATOS

CARACTERIZAÇÃO FISICOQUÍMICA DE FRUTOS DE BIRIBIRIM (Averrhoa bilimbi) NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO, CEARÁ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Gabriela Souza Silva de Almeida

Análise de Qualidade de uma Geleia de Amora com Limão Siciliano; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

ROSA JOSELIANNE DE SOUZA FURTADO

COCO BABÃO E SUA ATRIBUIÇÃO NA CULINÁRIA (DOÇARIA); Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

MATHEUS GOMES NOBRE

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA DE BISCOITOS TIPO COOKIE PRODUZIDOS COM FARINHA, CASCA, POLPA E BIOMASSA DE BANANA (Musa paradisíaca); Início: 2025; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Samira Lopes de Almeida

DETERMINAÇÃO DA FIBRA ALIMENTAR INSOLÚVEL, SOLÚVEL E TOTAL DE BAGAÇO DE CAJU SECO; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Jânio Florêncio da Silva

Analise de compostos bioativos presente na polpa da cajarana (Spondias dulcis); ; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

Miriele Soares Oliveira

DISCIPLINA DE COZINHA AFROBRASILEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; (Orientador);

AFONSO ALVES DE SOUZA FILHO

Avaliação das partes desperdiçadas de frutas, legumes e verduras na distribuidora SSM (Sítio São Miguel), Baturité - CE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Talita Helena de Souza Silva

Fibra alimentar antioxidante extraída de substratos de caju; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Roberto Ferreira Pinto

PÃO DE MOLEQUE: UM NOVO SABOR ORIUNDO DA MASSA PUBA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

MARIA JANIELLE PINHEIRO NOGUEIRA

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE COXINHA PLANT BASED COM FIBRA DE CAJU; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Josy Layde Melo Pereira

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELEIA DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus Idaeus L; ); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Tamires Maciel Farias

ELABORAÇÃO, ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE DOCE À BASE DE LEITE COM SABOR DE FRUTAS EXÓTICAS: POLPA DE PITAIA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus) E PHYSALIS (Physalis peruviana); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Mayelle Germano Silva

ACEITABILIDADE SENSORIAL E INTENSÃO DE COMPRA DE MOLHO AGRIDOCE DE FISÁLIS (Physalis Peruviana); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

SAMIRA MARTINS MONTEIRO

ELABORAÇÃO DE BOLO DE MEL E ROMÃ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Lívia Aline da Silva Alves

RATATOUILLE: QUAIS ASPECTOS DO FILME PODEM SER RELACIONADOS COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA GASTRONOMIA?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Tiago Barbosa Teixeira

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE UTILIZANDO O CAFÉ SOMBREADO DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Ítalo Cavalcante Mendes

DESENVOLVIMENTO DE PÃO SEM LACTOSE COM POLPA VERMELHA DE PITAYA-ROSA (Hylocereus Polyrhizus); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

KLEVYA KAIANY DA SILVA ANDRADE

TRAGETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ- CAMPUS BATURITÉ: UMA ANÁLISE DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANTONIA LEILANE RODRIGUES NASCIMENTO

ELABORAÇÃO DE XAROPE DE PITAYA (Hylocereus polyrhizus) E SUA APLICABILIDADE EM BISCOITO TIPO COOKIE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

FRANCISCO ANILDO DE SOUSA

DESENVOLVIMENTO DE MOLHO DE FRUTA À BASE DE FISÁLIS (Physalis Peruviana L; ); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ELIVELTON MOURA COELHO

O USO DECOGUMELOS NAS PRÁTICAS GASTRONÔMICAS: UMA REVISÃO DELITERATURA ; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

SARAH LAUREN LOPES MARTINS

ELABORAÇÃO DE RECEITAS ECONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE FRUTOS DEPITAYA-ROSA DE POLPA VERMELHA ( Hylocereus polyrhizus); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Leandro da Silva Alves

ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE MOLHO AGRIDOCE DE FRUTAS AMARELAS: CARAMBOLA, MANGA E MARACUJÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

DAYANE ROCHA DE QUEIROZ

ELABORAÇÃO DE BISCOITOS TIPO COOKIES PRODUZIDOS COM BANANA DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

NADIANE MELO DE LIMA

CARACTERIZAÇÃO EAPLICABILIDADE TECNOLÓGICA DA PITAYA DE POLPA BRANCA ( Hylocereus undatus ) EDE POLPA VERMELHA ( Hylocereus polyrhizus ) PRODUZIDA NOS MUNICÍPIOS DEMULUNGU E ARATUBA, CEARÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

TIAGO LEONARDO DA SILVA RIBEIRO,

CULTURA ALIMENTAR DAS FESTAS JUNINAS DA GRANDE ILHA DE SÃO LUIS, MARANHÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ABRAAO DAMASCENO PEREIRA

DESENVOLVIMENTO DE DOCES PASTOSOS OBTIDOS A PARTIR DA POLPA DO JENIPAPO (Genipa americana L; ); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANTONIA VLADIA DE SOUSA DE OLIVEIRA

ELABORAÇÃO DE IOGURTE NATURAL SABORIZADO COM GELEIA DE TAMARINDO (TAMARINDUS INDICA); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

RENATA SANTIAGO MACIEL

MÉTODO DE APLICAÇÃO DE ESFERIFICAÇÃO DIRETA: CAVIAR DE MEL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

HALLAYRES DA SILVA SANTOS

VATAPÁ: PRATO DE ORIGEM NORDESTINA COM RAÍZES AFRICANAS UMA REVISÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jeane da Silva Jerônimo

CURSO DE TÉCNICAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM ÊNFASE NO BENEFICIAMENTO DA BANANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

NAGILA DE LIMA NASCIMENTO

CULTURA DA BANANA PARA A COMUNIDADE EM ARATUBA-CE E SUA CULINÁRIA LOCAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Monica Fagundes do Nascimento

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELATO ADICIONADO DE PITAYA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhirus); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

VANESSA BARBOSA DE QUEIROZ

DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE BOLO DE BANANA (Musa spp) E PITAYA-ROSA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

MARIA DO SOCORRO VIEIRA DO NASCIMENTO

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELEIA DE PITAYA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhirus); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

MATHEUS GOMES NOBRE

TAPIOCA DE CUSCUZ COM ?CARNE? DE JACA: UM PRATO BOM PARA TODOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANTÔNIAEVELINE DE SOUSA RODRIGUES

RODUÇÃO DE FARINHA A PARTIR DE FRUTOSDA MUTAMBA ( Guazuma ulmifolia Lam) E SUA UTILIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE BOLO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANEKELE ABREU DA SILVA

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISESENSORIAL DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM CALDA DE TAMARINDO(TAMARINDUS INDICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

DEIDIANE LOPES PEREIRA

USO TRADICIONAL, BENEFÍCIOSA SAÚDE E COMPOSTOS BIOATIVOS DA MUTAMBA ( Guazuma ulmifolia ): UMA REVISÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

MARIA TAYNEDA SILVEIRA LIMA

ELABORAÇÃO DE IOGURTESABORIZADO COM POLPA DE SAPOTI ( Manilkara zapota ); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

FLORA ROCHA ARAÚJO

DE MÃO EM MÃO: COMO O CAFÉESCREVE SUA HISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS NO MUNICÍPIO DE MULUNGU - CE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Samuel de Lima Silveira

CARACTERÍSTICAS DO ARROZ DA TERRA (ORIZA SATIVA) CULTIVADO EM BATURITÉ-CE E SUA APLICABILIDADE NA CULINÁRIA JAPONESA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Ana Lourdes e Silva Araújo

ELABORAÇÃO DE BRIGADEIRO SABORIZADO COM O PÓ DA SEMENTE DO QUIABO (Abelmoschus esculentus); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

GEANE MARTINS DE ANDRADE

CARACTERIZAÇÃO DO MEL DE ABELHA ( Apis mellifera L; )PRODUZIDO NO MACIÇO DE BATURITÉ COM VISTA A APLICABILIDADE NA GASTRONOMIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Simone de Sousa Barbosa

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS: PREPARAÇÕES COM O PSEUDOCAULE DA BANANEIRA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - IFCE Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

EVELINY DOS SANTOS DA SILVA,

AQUAFABA DE FEIJÃO-FAVA COMO SUBSTITUTODA CLARA DO OVO EM PREPARAÇÕES NA GASTRONOMIA ; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jânio Florêncio da Silva

GÊNERO S pondias : IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA LOCAL,PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM SUBPRODUTOS; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Joana Freire de Oliveira

ELABORAÇÃO DE XAROPE DE MUTAMBA ( GUAZUMA ULMIFOLIA LAM; ) E SUAAPLICABILIDADE EM UM COQUETEL ALCOÓLICO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

SABRINA SILVA JACINTO

MONITORIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NADISCIPLINA DE COZINHA ASIÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

NADLA CAMILA SILVA SOUSA

Avaliação da qualidade do mel Apis mellifera produzindo no IFCE campus Iguatu; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Thaina Ribeiro Nunes

ANÁLISE DA CULINÁRIA SUL COREANA ? UMA PESQUISA DE CAMPUS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

FLAVIANA NORONHA GUEDES

CARACTERIZAÇÃO DE FRUTOS DE CAJÁ (SPONDIA MOMBIN L) E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DA POLPA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Lucas José Vieira Silva

RESÍDUOS DA INDÚSTRIA PROCESSADORA DE POLPA DE FRUTAS: PROPOSTA DE APROVEITAMENTO NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jéssica Vasconcelos Rêgo

FORMULAÇÃO DE BISCOITO TIPO COOKIE COM AVEIA, MEL, E CURCUMA, VISANDO A COMPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ARETTA EVNY DA SILVA SANTOS

SORVETE DE COCO SEM LACTOSE: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

EMILE VITORIA SANTANA DE SOUZA

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS AMARELOS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE ARATUBA, CEARÁ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité, Funcap; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

RENATA SANTIAGO MACIEL

MÉTODO DE APLICAÇÃO DE ESFERIFICAÇÃO DIRETA: CAVIAR DE MEL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

NADIANE MELO DE LIMA

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, FISICO-QUÍMICA, QUÍMICA E APLICABILIDADE TECNOLÓGICA DA PITAYA (Hylocereus polyrhizus); ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANTONIO RUTYEL PINHEIRO

PROCESSAMENTO DE GELEIA UTILIZANDO UVAS (VITIS VINIFERA L; ) PRODUZIDAS NO MUNICIPIO DE IGUATU-CE; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Lucas José Vieira Silva

PROCESSAMENTO DE GELEIA UTILIZANDO UVAS (VITIS VINIFERA L; ) PRODUZIDAS NO MUNICIPIO DE IGUATU-CE; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jorge Domingos da Silva Lima

PROCESSAMENTO DE GELEIA UTILIZANDO UVAS (VITIS VINIFERA L; ) PRODUZIDAS NO MUNICIPIO DE IGUATU-CE; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Danilo Alves de Araújo

Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp; ): polpa, sorvete e licor; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Domenik Conrado Palacio

Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp; ): polpa, sorvete e licor; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jordean da Silva Lima

Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp; ): polpa, sorvete e licor; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Marília Pinto de Carvalho

Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp; ): polpa, sorvete e licor; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Gabriel Leonardo de Lima

Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp; ): polpa, sorvete e licor; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

LUCAS SOARES DA SILVA

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L; ) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANTONIO RUTYEL PINHEIRO

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L; ) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

SILVANIR PEREIRA DE SOUZA

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L; ) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Jânder Carlos Soares Silva

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L; ) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANA KAROLINE GOMES DE OLIVEIRA

UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L; ) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Graco Alves Rodrigues Aragão

Monitoria da Disciplina de Cozinha Afro-Brasileira do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2023; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

ANEKELE ABREU LIMA

Monitoria da Disciplina de Cozinha Asiática do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité, Instituto Federal do Ceará; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Mateus Holanda Feitosa

Monitoria da Disciplina de Cozinha Asiática do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Paola Romanova do Nascimento Costa

Monitoria da Disciplina de Cozinha Afro-Brasileira do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2022; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

SABRINA SILVA JACINTO

Monitoria da Disciplina de Cozinha Asiática do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

GEANE MARTINS DE ANDRADE

Monitoria da Disciplina de Cozinha Afro-Brasileira do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Tiago Leonardo da Silva Ribeiro

Monitoria da Disciplina das Américas do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2020; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

GEANE MARTINS DE ANDRADE

Monitoria da Disciplina de Cozinha Asiática do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Gastronomia) - Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

KEYDNA MARIA VIEIRA

Orientação de estágio curricular; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio) - Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu; Orientador: Josefranci Moraes de Farias Fonteles;

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. L. V. ; ALVES, R. E. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; MACIEL, V. T. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; AQUINO, A. R. L. DE . Características físicas, físico-químicas e sensoriais da água de frutos de coqueiro anão verde oriundo de produção convencional e orgânica.. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 33, p. 1079-1084, 2009.

  • PEREIRA, A. C. da S. ; SIQUEIRA, A. M. de A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, G. A. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; SOUSA, P. H. M. de. . Desenvolvimento de bebida mista à base de água de coco, polpa de abacaxi e acerola.. Archivos Latinoamericanos de Nutrición , v. 59, p. 441-447, 2009.

  • MACIEL, V. T. ; Gomes Filho, Enéas ; ALVES, R. E. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; SOUSA, H. U. de . Caracterização física dos frutos de seis cultivares de coqueiro anão em diferentes estádios de desenvolvimento.. Agrária (UFPE. Impresso) , v. 4, p. 395-398, 2009.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; AQUINO FILHO, L. S. (Org.) ; BRAUN, M. S. A. (Org.) . Café do Maciço de Baturité: sabor de história, cultura e turismo.. 1. ed. Fortaleza: Editora IFCE- EDIFCE, 2023. v. 1. 282p .

  • VASCONCELOS, M. S. (Org.) ; MORAIS, A. C. S. (Org.) ; ALMEIDA, A. C. F. (Org.) ; BRAUN, M. S. A. (Org.) ; FARIAS, Josefranci Moraes de (Org.) . Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade. 1. ed. Sobral: SertãoCult, 2021. v. 1. 306p .

  • ARAUJO, F. R. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; PENHA, M. F. A. ; BRANDAO, B. H. P. . DE MÃO EM MÃO: COMO O CAFÉ ESCREVE SUA HISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS NO MUNICÍPIO DE MULUNGU - CE. In: FONTELES, Josefranci Moraes de Farias; AQUINO FILHO, Lourival Soares de; BRAUN, Maria do Socorro de Assis.. (Org.). Café do maciço de Baturité: sabor de história, cultura e turismo.. 1ed.Fortaleza: Editora IFCE- EDIFCE, 2023, v. 1, p. 117-138.

  • SILVA, L. P. ; FELIX, A. K. N. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MOREIRA, P. X. . LICOR ARTESANAL DE CAFÉ (COFFEA ARABICA L.) DO MACIÇO DE BATURITÉ. In: FONTELES, Josefranci Moraes de Farias; AQUINO FILHO, Lourival Soares de; BRAUN, Maria do Socorro de Assis.. (Org.). Café do maciço de Baturité: sabor de história, cultura e turismo.. 1ed.Fortaleza: Editora IFCE- EDIFCE, 2023, v. 1, p. 159-176.

  • VASCONCELOS, M. S. ; MORAIS, A. C. S. ; ALMEIDA, A. C. F. ; BRAUN, M. S. A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Capítulo 1 ? Primeira turma do curso de especialização em Ciências de Alimentos no campus de Baturité do Instituto Federal do Ceará. In: Mirele da Silveira Vasconcelos; Ana Cristina da Silva Morais; Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida; Maria do Socorro de Assis Braun; Josefranci Moraes de Farias Fonteles. (Org.). Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade. 1ed.Sobral: SertãoCult, 2021, v. 1, p. 15-40.

  • VIDAL, M. L. S. ; ALVES, L. S. ; VITORIASANTANA, E. ; LIMA, N. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . ACEITABILIDADE DEMOLHO AGRIDOCE DE FRUTAS AMARELAS: CARAMBOLA, MANGA E MARACUJÁ. In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • SOUZA, E. V. S. ; LIMA, N. M. ; VIDAL, M. L. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Caracterização física dosfrutos: Cajá (Spondias mombin), Manga manguita (Mangifera indica L.) e Bananaprata (Musa x paradisíaca) comercializados no município de Aratuba, Ceará. In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • SOUSA, F. A. ; LIMA, N. M. ; SOUZA, E. V. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . COMPOSTOS BIOATIVOSEM FRUTAS AMARELAS E SUA IMPORTÂNCIA NA GASTRONOMIA FUNCIONAL. In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • MARTINS, S. L. L. ; LIMA, N. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . CONSTRUÇÃO DECARTILHA EDUCATIVA: RECEITAS COM PITAYA ROSA DE POLPA VERMELHA. In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • VALE, M. S. V. ; LIMA, N. M. ; NASCIMENTO, M. F. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . DESENVOLVIMENTO EANÁLISE SENSORIAL DE GELEIA DE PITAYA DE POLPA VERMELHA (HYLOCEREUSPOLYRHIZUS). In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • LIMA, N. M. ; MARTINS, S. L. L. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . ELABORAÇÃO DEGELEIAS DE PITAYA ROSA DE POLPA VERMELHA COM PIMENTA DEDO-DE-MOÇA EPIMENTA BIQUINHO. In: 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO), 2024, Fortaleza. Anais do 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO),, 2024.

  • COSTA, P. S. H. ; SOUZA, L. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Investigação Dos Hábitos Alimentares Relacionados À Pandemia Da Covid-19 Na Comunidade De Serra Verde Em Pacoti-CE. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 197-199.

  • PEREIRA, D. L. ; PORTELA, D. H. M. ; VASCONCELOS, M. S. ; COSTA, P. S. H. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Uso Tradicional, Benefícios à Saúde e Compostos Bioativos Da Mutamba (Guazuma Ulmifolia): Uma Revisão. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 363-365.

  • SILVA, E. S. ; PORTELA, D. H. M. ; SANTOS, R. P. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Utilização de Aquafaba de Feijão-Fava na Fabricação de Suspiros Veganos. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 366-367.

  • LIMAA, N. M. ; NOGUEIRA, G. O. ; PINHEIRO, V. N. ; PORTELA, D. H. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Caracterização Física De Pitaya De Polpa Vermelha (Hylocereus Polyrhizus) Produzidas No Município De Mulungu, Ceará. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 370-372.

  • OLIVEIRA, A. V. S. ; MENDES, I. C. ; PORTELA, D. H. M. ; MOREIRA, P. X. ; COSTA, P. S. H. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Iogurte Natural Saborizado Com Geleia De Tamarindo (Tamarindus Indica L). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 374-373.

  • LIMAA, N. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Determinação de sólidos solúveis e pH em polpa de Pitaya De Polpa Vermelha (Hylocereus Polyrhizus) Produzidas No Município De Mulungu, Ceará. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 432-432.

  • RODRIGUES, A. E. S. ; MARTINS, S. L. L. ; OLIVEIRA, J. F. ; COSTA, P. S. H. ; PORTELA, D. H. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Elaboração De Farinha A Partir De Frutos Da Mutamba (Guazuma Ulmifolia Lam). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 436-436.

  • SILVA, A. A. ; COSTA, P. S. H. ; PORTELA, D. H. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Desenvolvimento e Análise Sensorial de Pudim De Leite Condensado Com Calda de Tamarindo (Tamarindus Indica L.)d. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 437-439.

  • LIMA, J. C. S. ; ROCHA, P. A. P. P. ; ARAGAO, G. A. R. ; MENDES, I. C. ; MEDEIROS, M. M. L. ; ARAUJO, R. J. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Reaproveitamento Do Caroço Do Açaí Como Alternativa Na Produção De Sobremesa: Crème Brûlée de ?Café? de Açaí.. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022, FORTALEZA. ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIENCIA DE ALIMENTOS, 2022. v. 1. p. 483-484.

  • ANDRADE, G. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; PORTELA, D. H. M. ; SOUSA, N. C. S. . Teor de umidade e potencial hidrogeniônico do mel Apis mellifera L produzido no Maciço de Baturité, Ceará. In: Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos, 2020, Fortaleza. Anais de Inovação e Tecnologia na Gastronomia.. Fortaleza: Monteferrer, 2020. v. 1. p. 143-144.

  • ARAUJO, A. L. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; PORTELA, D. H. M. ; SILVA, J. F. ; PEREIRA, M. P. ; ANDRADE, G. M. . Desenvolvimento de Brigadeiro a Partir do Pó da Semente de Quiabo (Abelmoschus esculentus). In: Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos, 2020, Fortaleza. Anais de Inovação e Tecnologia na Gastronomia.. Fortaleza: Monteferrer, 2020. v. 1. p. 113-114.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; SILVA, L.M. R. da ; Oliveira, L. S ; Freitas, R. M. de ; Castro, E. de A. ; Moura, R. L. . COMPORTAMENTO REOLÓGICO DA POLPA DE CAJÁ (SPONDIA MOMBIN L).. In: IV Encontro Nacional da Agroindústria (ENAG), 2018, Bananeira. Anais do Encontro Nacional da Agroindústria, 2018. v. 1.

  • Moura, R. L. ; Figueiredo, R. M. F. ; Freitas, R. M. de ; Santiago, V. M. dos S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . FORMULAÇÃO DE NÉCTAR MISTO SABOR GOIABA COM TOMATE: AVALIAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA. In: IV Encontro Nacional da Agroindústria (ENAG), 2018, Bananeira. IV Encontro Nacional da Agroindústria, 2018. v. 1.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; SILVA, J. C. S. ; OLIVEIRA, A. K. G. de ; PINHEIRO, A. R. ; SOUZA, S. P. de . Desenvolvimento de bebida tipo. In: X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - X ENPPG / X Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - X ENICIT / V Simpósio de Inovação Tecnológica - V SIMPIT / I Encontro de Iniciação Científica Junior - I ENICIT do IFCE., 2011, Fortaleza - CE. Anais do X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - X ENPPG / X Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - X ENICIT / V Simpósio de Inovação Tecnológica - V SIMPIT / I Encontro de Iniciação Científica Junior - I ENICIT do IFCE., 2011.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliação sensorial de licor de cajá oriundos do município Iguatu, Ceará.. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011, Aracaju - SE. VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2011.

  • SILVA, L. R. da ; BARRETO, N. D. S. ; BARBOSA, M. R ; COSTA, G. M. M ; MENDONÇA, V. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Caracterização física do fruto e da água de coco anão verde.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009, Gramado - RS. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; PEREIRA, A. C. da S. ; MAIA, G. A. ; CRISÓSTOMO, L. A ; FIGUEIREDO, R. W. de . Composição mineral de polpas de frutas tropicais. In: XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009, Gramado - RS. XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009.

  • SILVA, L. R. da ; BARRETO, N. D. S. ; GUIMARAES, I. P ; FERREIRA, E. G ; MENDONÇA, V. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Caracterização físico-química da água de coco anão verde. In: XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009, Gramado - RS. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Agronomia, 2009.

  • MACIEL, V. T. ; Gomes Filho, Enéas ; ALVES, R. E. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MOURA, C. F. H ; SOUSA, H. U. de . Atividade de enzimas anti-oxidativas na água de coco em diferentes estádios de desenvolvimento. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória-ES. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.

  • PEREIRA, A. C. da S. ; SIQUEIRA, A. M. de A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, G. A. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; SOUSA, P. H. M. de. . Atividade antioxidante total em bebida mista à base de água de coco e polpas de abacaxi e acerola.. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008, Belo Horizonte. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008.

  • SILVA, L.M. R. da ; ABREU, D. A. ; SOARES, D. J. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; SOUSA, P. H. M. de. ; MAIA, G. A. ; FIGUEIREDO, R. W. de . Elaboração de bebida a base de polpa de goiaba enriquecida com farinha de quinoa (Chenopodium quinoa Willd).. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008, Belo Horizonte. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008.

  • PEREIRA, A. C. da S. ; SIQUEIRA, A. M. de A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, G. A. ; SOUSA, P. H. M. de. ; FIGUEIREDO, R. W. de . Avaliação sensorial de bebida mista à base de água de coco e polpas de abacaxi e acerola. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008, Belo Horizonte-MG. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2008.

  • SILVA, L. R. da ; ALVES, R. E. ; NOGUEIRA, D. H. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, L. K. . Caracterização física de frutos de umbu-cajá (Spondias spp.) oriundos do município de Iguatu-CE.. In: Simpósio Brasileiro sobre Umbu, Cajá e espécies afins, 2008, Recife. Caracterização física de frutos de umbu-cajá (Spondias spp.) oriundos do município de Iguatu-CE., 2008.

  • SILVA, L. R. da ; ALVES, R. E. ; NOGUEIRA, D. H. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, L. K. . Caracterização fisico-química de frutos de umbu-cajá (Spondias spp.) oriundos do município do Iguatu-CE.. In: Simpósio Brasileiro sobre Umbu, Cajá e espécies afins, 2008, Recife. Caracterização fisico-química de frutos de umbu-cajá (Spondias spp.) oriundos do município do Iguatu-CE., 2008.

  • FONTENELE, M. A. ; RIBEIRO, J. F. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; SOARES, D. J. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; MAIA, G. A. ; ALVES, R. E. . Conservação pós-colheita de Bacuri (Platonia Insignis Mart) colhido na planta, armazenado sob condições ambiente e atmosfera modificada, oriundos do estado do Maranhão.. In: XV ENAAL: Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, 2007, Fortaleza. XV ENAAL: Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, 2007.

  • SILVA, G. G. da ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; SILVA, S. de M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; PEREIRA, W. E. ; MENDONCA, R. M. N. ; BARBOSA, J. A. . Ponto de Colheita de Diferentes Variedades de Coco Visando a Produção de Água. In: Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005, Joao Pessoa. Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005.

  • SILVA, D. L. V. ; ALVES, R. E. ; SILVA, E. de O. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; MACIEL, V. T. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; SANTOS FILHA, M. E. C. dos . Qualidade da Água de Frutos de Coqueiro Anão Verde oriundos de Produção Convencional e Orgânica. In: Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005, Joao Pessoa. Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005.

  • SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MACIEL, V. T. ; RUFINO, M. S. . Características Físicas de Frutos de Seis Cultivares de Coqueiro Anão. In: Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005, Joao Pessoa. Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005.

  • SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MACIEL, V. T. ; RUFINO, M. S. . Qualidade da água de Frutos de Seis Cultivares de Coqueiro Anão para Consumo in natura e/ou Industrialização. In: Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005, Joao Pessoa. Simpósio Brasileiro de Pós Colheita de Frutos Tropicais, 2005.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; MACIEL, V. T. ; SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; MOSCA, J. L. ; ALVES, R. E. . Influência de diferentes embalagens em goiabas minimamente processadas e armazenadas sob refrigeração. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.

  • QUEIROZ, V. B. ; LIMA, N. M. ; PENHA, M. F. A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE BOLO DE BANANA (Musa spp) E PITAYA-ROSA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus). In: SLACAN 2023, 2023, Campinas - SP. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.

  • NASCIMENTO, M. F. ; VALE, M. S. V. ; LIMA, N. M. ; PENHA, M. F. A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE GELATO ADICIONADO DE PITAYA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus). In: SLACAN 2023, 2023, Campinas - SP. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.

  • DEOLIVEIRA, J. F. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS EM FRUTOS DE MUTAMBA (Guazuma ulmifolia LAM.) ORIUNDOS DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA, CEARÁ. In: 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2021, Campinas - SP. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2021. v. 1.

  • DEOLIVEIRA, J. F. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . DETERMINAÇÃO DO PESO MÉDIO E TAMANHO DE FRUTOS DE MUTAMBA (Guazuma ulmifolia LAM.) ORIUNDOS DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA, CEARÁ. In: 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2021, Campinas - SP. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos., 2021.

  • CARMO, B. A. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; LIMA, D. DE O. ; SILVA, F. M. V. DA. ; GUEDES, J. DA S. ; PEREIRA, A. C. da S. . Elaboração e avaliação sensorial de licor de cajá oriundos do município de Iguatu, Ceará.. In: 9º SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos., 2011, Campinas-SP.. Anais do 9º SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos., 2011.

  • RODRIGUES, D. C. ; COSTA, J. N. ; SOARES, D. J. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; GARRUTI, D. . Avaliação da aceitabilidade de pão acrescido de fubá pelo teste qui-quadrado de Wald. In: 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas - SP. 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009.

  • SOARES, D. J. ; RODRIGUES, D. C. ; COSTA, J. N. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; GARRUTI, D.S. ; MAIA, A.H.N. . Avaliação da aceitabilidade de pão acrescido de fubá.. In: 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas- São Paulo. 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009.

  • Silveira, M. R. S. de ; ALVES, R. E. ; MOURA, C. F. H ; FIGUEIREDO, R. W. de ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Caracterização de frutos de genótipos de puçazeiro 'Coroa do Frade' oriundos da vegetação litorânea do Ceará. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita, 2007, Viçosa. II Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita: Frutas, hortaliças e flores.. Viçosa: Editora UFV - Universidade Federal de Viçosa, 2007.

  • OLIVEIRA, M. A. ; SOUZA, M. C. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; ALVES, R. E. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . Composição mineral de frutos de diferentes progênies de açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart). In: 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: Ciência e Tecnologia de Alimentos em Benefício a Sociedade: Ligando a Agricultura à Saúde, 2007.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; MAIA, G. A. ; ALVES, R. E. ; FIGUEIREDO, R. W. de ; MOURA, C. F. H ; MACIEL, V. T. . Influência do uso de emulsão de cera de carnaúba nas características físicas de frutos do coqueiro anão verde durante o armazenamento.. In: 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas - SP. 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; ALVES, R. E. ; MACIEL, V. T. . Danos pelo frio em frutos de coqueiro anão verde durante armazenamento refrigerado. In: XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, 2006, Fortaleza. XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, 2006.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; SILVA, G. G. da ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de . Desenvolvimento de frutos e qualidade da água de diferentes cultivares de coqueiro anão. In: IV Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2006, Fortaleza. IV Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2006. p. 59.

  • ALVES, R. E. ; SILVA, G. G. da ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; MACIEL, V. T. ; SOUSA, H. U. de ; SILVA, S. de M. . Alterações físicas e qualidade da água de frutos de seis cultivares de coqueiro anão durante o seu desenvolvimento. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio. XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; SILVA, G. G. da ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de . Alterações nas características físicas durante o desenvolvimento de frutos de seis cultivares de coqueiro anão. In: XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, 2005, Fortaleza. XXIV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, 2005.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; SANTOS, E. C. dos ; MACIEL, V. T. . Caracterização de frutos e qualidade da água de seis cultivares de coqueiro anão. In: III Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2005, Fortaleza. III Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2005.

  • MACIEL, V. T. ; SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; CAVALCANTE, R. A. . Armazenamento Refrigerado sob Atmosfera Modificada de Frutos de seis Cultivares de Coqueiro Anão. In: 4º Congresso Ibero-Americano de Pós-Colheita, 2005, Porto Alegre. 4º Congresso Ibero-Americano de Pós-Colheita e Agroexportacao, 2005.

  • SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; MACIEL, V. T. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; RUFINO, M. S. . Características físicas de frutos de seis cultivares de coqueiro anão. In: 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2005, Gramado. 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2005.

  • SANTOS FILHA, M. E. C. dos ; ALVES, R. E. ; SOUSA, H. U. de ; MACIEL, V. T. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; RUFINO, M. S. . Qualidade da água de frutos de seis cultivares de coqueiro anão para consumo in natura e/ou industrialização. In: 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2005, Gramado. 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2005.

  • FARIAS, Josefranci Moraes de ; ALVES, R. E. ; SANTOS, E. C. dos ; NASCIMENTO, F. E. do ; SILVA, A. S. . Conservação pós-colheita sob refrigeração e atmosfera modificada de coco verde in natura.. In: II Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2004, Fortaleza. II Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Agroindústria Tropical, 2004.

  • LIMAA, N. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; VALE, M. S. V. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, FISICO-QUÍMICA, QUÍMICA E APLICABILIDADE TECNOLÓGICA DA PITAYA (Hylocereus polyrhizus). 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, G. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . MEL DE ABELHA (APIS MELLIFERA L): IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E APLICABILIDADE NA GASTRONOMIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, T. L. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA APLICADA NA DISCIPLINA DE COZINHA ASIÁTICA COMO UM DIFERENCIAL NA GASTRONOMIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, J. F. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . ELABORAÇÃO DO XAROPE DE MUTAMBA (GUAZUMA ULMIFOLIA LAM.). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, G. M. ; FARIAS, Josefranci Moraes de . MEL DE ABELHA (APIS MELLIFERA L): IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E APLICABILIDADE NA GASTRONOMIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliador(a) de trabalhos científicos durante o I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE - ENICIT. 2021.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliadoras de trabalhos científicos no I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará. 2021.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliador no(a) I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará. 2021.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliadora de Trabalho Científico no Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos. 2020.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliador(a) de trabalhos científicos durante do II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, realizados pela Universidade Federal do Ceará. 2016.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliador(a) de trabalhos durante os encontros de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE: XI ENICIT/ XI ENPPG/ V SIMPIT realizados de 09 a 12 de dezembro de 2013 em Iguatu - Ceará.. 2013.

FARIAS, Josefranci Moraes de . Avaliadora de artigos do VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - VI CONNEPI. 2011.

COSTA, P. S. H. ; RODRIGUES, L. S. ; BRANDAO, I. F. ; MARIA, P. H. S. ; LIMA FILHO, J. F. ; BRAUN, M. S. A. ; VASCONCELOS, M. S. ; ARAUJO, R. J. ; FELIX, A. K. N. ; SANTOS, R. P. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; ALENCAR, K. A. ; SILVA, L. M. . Projeto Pedagógico de Curso de Graduação - PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA. 2023.

FARIAS, Josefranci Moraes de ; COSTA, P. S. H. . Parecer Técnico - Análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico em Alimentos a ser ofertado no IFCE Campus Maranguape.. 2021.

PEREIRA, A. C. da S. ; RABELO, C. M. F. ; ZULIANI, D. Q. ; SCHNEIDER, F. ; SANTOS, J. S. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; RUFINO, M. S. M. ; AGUIAR, M. I. ; MARQUES, V. B. . Projeto Pedagógico de Curso de Graduação - PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS - UNILAB. 2020.

FARIAS, Josefranci Moraes de ; MORAIS, A. C. S. ; RODRIGUES, L. S. ; BRAUN, M. S. A. ; VASCONCELOS, M. S. ; COSTA, P. S. H. ; COSTA, T. ; ALENCAR, K. A. ; SILVA, L. M. ; PORTELA, D. H. M. ; MOREIRA, P. X. ; PENHA, M. F. A. . Projeto Pedagógico de Curso Lato Sensu - ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS BATURITÉ. 2020.

LIMA, A. B. ; SOUSA, J. P. ; FARIAS, Josefranci Moraes de ; SILVA, L. R. ; PEREIRA, M. N. G. L. ; FREITAS, R. M. ; IZAIAS, A. M. A. ; SOUSA, J. A. G. ; FELIPE, M. L. F. M. . Projeto Pedagógico de Curso Técnico - PROJETO PEDAGÓGICO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - IFCE CAMPUS BATURITÉ. 2018.

FARIAS, Josefranci Moraes de . AGROINDÚSTRIA PROJETOS, PROCESSOS E PRODUTOS. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Curso de Técnicas e Práticas Sustentáveis: Beneficiamento da Banana. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Rotulagem de Alimentos. 2023. .

FARIAS, Josefranci Moraes de . Produção de Geleias de Café Especiais. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Curso de Rotulagem Nutricional dos Alimentos ? UNIVERSO IFCE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Oficina de Preparação de Molhos e Condimentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Condimentos e Hortaliças. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cardernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Processamento de Pescado. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Fabricação de Doces e Salgados. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Panificação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Processamento de Frutas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Confeitaria. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Tecnológicos).

FARIAS, Josefranci Moraes de . Apostila de Processamento do coco. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de Aspectos Básicos de Frutos Tropicais - UFC).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS E SENSORIAIS DE GELEIA DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus Idaeus L.) EM COMPARAÇÃO COM GELEIAS DE OUTRAS FRUTAS VERMELHAS, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Comitê de ética do IFCE.CAAE: 85757624.4.0000.5589. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Josy Layde Melo Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2025 - Atual

    COXINHA TIPO PLANT-BASED COM RECHEIO DE FIBRA DE CAJU: CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E ANÁLISE SENSORIAL, Descrição: Projeto submetido ao Comitê de ética do IFCE CAAE: 86893525.6.0000.5589. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / MARIA JANIELLE PINHEIRO NOGUEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2023 - 2024

    ELABORAÇÃO, ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE BRIGADEIROS SABORIZADOS COM POLPAS DE FRUTAS EXÓTICAS: PITAYA-ROSA DE POLPA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus) E PHYSALIS (Physalis peruviana)., Descrição: Aprovação de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética do IFCE.CAAE: 67816823.5.0000.5589. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2023 - 2024

    DESENVOLVIMENTO DE MOLHO AGRIDOCE COM FRUTAS AMARELAS, Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 7/2023 PRPI/REITORIA-IFCE, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PIBIC-IFCE/CNPQ/FUNCAP, VIGÊNCIA DAS BOLSAS 2023 - 2024.Projeto Aprovado no Comitê de Ética do IFCE CAAE: 73684423.6.0000.5589. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / EMILE VITORIA SANTANA DE SOUZA - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2022 - 2023

    POTENCIAL, USO E APROVEITAMENTO DA PITAYA-ROSA DE POLPA VERMELHA, Descrição: EDITAL N 2/2022 PRPI/REITORIA-IFCEPROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA VOLUNTÁRIA DO IFCE.Aprovação de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética do IFCE CAAE: 57249822.5.0000.5589 Submetido em: 09/05/2022. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / GUILHERME OLIVEIRA NOGUEIRA - Integrante / VIVIANE NOGUEIRA PINHEIRO - Integrante / NADIANE MELO DE LIMA - Integrante / MARIA JOSINEIDE DOS SANTOS - Integrante.

  • 2022 - 2023

    CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, FISICO-QUÍMICA, QUÍMICA E APLICABILIDADE TECNOLÓGICA DA PITAYA (Hylocereus polyrhizus)., Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 4/2022 PRPI/REITORIA-IFCE, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , PIBIC, PIBIC, IFCE/CNPQ/FUNCAP, VIGÊNCIA DAS BOLSAS 2022 - 2023. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / NADIANE MELO DE LIMA - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2020 - 2021

    ENFRENTAMENTO DA COVID-19 - PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E A UTILIZAÇÃO DE FRUTAS DO MACIÇO DE BATURITÉ COMO AGENTES IMUNOLÓGICOS, Descrição: APROVADO NA CHAMADA INTERNA CONJUNTA IFCE N°01, DE 22 DE ABRIL DE 2020. CHAMADA INTERNA CONJUNTA IFCE DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA, PÓSGRADUAÇÃO (STRICTO E LATO SENSU), INOVAÇÃO, EXTENSÃO, ENSINO E GESTÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO CORONAVÍRUS (Sars-CoV-2). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / MARIA DO SOCORRO DE ASSIS BRAUN - Integrante / PATRÍCIA SOBREIRA HOLANDA COSTA - Integrante / PRISCILA XIMENES MOREIRA - Integrante / JOÉLIA MARQUE DE CARVALHO - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2020 - 2021

    DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DE MEL APIS MELLIFERA L, PRODUZIDO NO MACIÇO DE BATURITÉ EM TÉCNICAS DA GASTRONOMIA MOLECULAR, Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 1/2020 PRPI/REITORIA-IFCE, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC, PIBIC IFCE/CNPq/FUNCAP, VIGÊNCIA DAS BOLSAS 2020 - 2021. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / RENATA SANTIAGO MACIEL - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    ESTUDO DA QUALIDADE DE UVAS DAS VARIEDADES, Descrição: Desenvolver conhecimentos, que permitam manipular e adaptar convenientemente as técnicas de conservação pós-colheita e processamento de uvas das variedades "Itália" e "Benitaka" produzidadas no municipio de Iguatu, Ceará, para promover o desenvolvimento e a competitividade dessa uva no Nordeste Brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    PROCESSAMENTO DE GELEIA UTILIZANDO UVAS (VITIS VINIFERA L.) PRODUZIDAS NO MUNICIPIO DE IGUATU-CE., Descrição: Desenvolver formulações de geleias tipo "extra" de uvas das variedades "Itália" e "Benitaka", produzidas no municipio de Igautu, bem como avaliar suas carater´sticas fisico-químicas, químicas, sensoriais e estabilidade do produto, visando a agregação de valor à produção de uvas da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Antônio Rutyel Pinheiro - Integrante / Lucas José Vieira Silva - Integrante / Jorge Domingues da Silva Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Aproveitamento Semi-Industrial de frutos de umbu-cajá (Spondias sp.): polpa, sorvete e licor., Descrição: O projeto apresenta como objetivo desenvolver diferentes produtos agroindustriais (polpa, sorvete e licor), utilizando como matéria prima, frutos de umbu-cajá (Spondias sp.) produzidos na região do cariri.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Marilia Pinto de Carvalho - Integrante / Gabriel Leonardo de Lima - Integrante / Danilo Alves de Araújo - Integrante / Domenik Conrado Palácio - Integrante / Jordean da Silva Lima - Integrante.

  • 2011 - 2012

    FORMULAÇÃO DE SORVETE DE UMBU-CAJÁ ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE., Descrição: Desenvolver sorvete de umbu-cajá produzidos no município de Iguatu - CE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Dijauma Honório Nogueira - Integrante / Marilia Pinto de Carvalho - Integrante / Gabriel Leonardo de Lima - Integrante / Danilo Alves de Araújo - Integrante / Domenik Conrado Palácio - Integrante / Elizangela de Andrade Castro - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE LICOR DE CAJÁ ORIUNDOS DO MUNICÍPIO IGUATU, CEARÁ., Descrição: Elaboração de licor de cajá (Spondias sp) como alternativa para o aproveitamento desse fruto na região, assim como avaliar o grau de aceitabilidade do licor produzido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Ana Carolina da Silva Pereira - Integrante / Bruno Amorim do Carmo - Integrante / LIMA, D. DE O. - Integrante / SILVA, F. M. V. DA. - Integrante / GUEDES, J. DA S. - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE COCO (COCUS NUCIFERA L.) IN NATURA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ?MIX? DE FRUTAS TROPICAIS ORIUNDO DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE., Descrição: Desenvolver diferentes "mix" de frutas, à base de água de coco, e frutas tropicais oriundas da região de Iguat - CE, na forma pronto para beber, bem como avaliar sua estabilidade e características fisico-química e sensoriais, com o intuito de obter uma formulação com melhor aceitação do consumidor, visando assim, o desenvolvimento de novos produtos estimulando as agroindustrias da região a melhorarem a sua infra-estrutura disponível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josefranci Moraes de Farias Fonteles - Coordenador / Dijauma Honório Nogueira - Integrante / Jander Carlos Soares Silva - Integrante / Ana Karoline Gomes de Oliveira - Integrante / Antônio Rutyel Pinheiro - Integrante / Silvanir Pereira de Souza - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu - Auxílio financeiro / Instituto Federal do Ceará - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2024

2º Prêmio Anas - Mulher & Ciência, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

2023

1º Prêmio Anas - Mulher & Ciência, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

2011

1º LUGAR na Categoria Iniciação Científica e Tecnológica Junior, no X Encontro de Iniciação e Tecnológia - X ENICIT, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Campus Baturité. , Av. Ouvidor Vitóriano Soares Barbosa, Sanharão, 62760000 - Baturité, CE - Brasil, Telefone: (85) 33479150, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atividades de Gestão Institucional, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadoria de Pesquisa do Campus Baturité. (PORTARIA N 8990/GABR/REITORIA, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2023; PORTARIA N 1423/GABR/REITORIA, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2021).Coordenação do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos (Portaria N 12/DG-BAT/BATURITE, DE 27 DE MARÇO DE 2020).

2019 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (PORTARIA N 1498/PROGEP/IFCE, DE 17 DE MAIO DE 2019).

2015 - 2016

Instituto Federal do Ceará - Campus Baturité

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atividades de Gestão Institucional, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité (Portaria n 063/GR, de 23 de Janeiro de 2015)

Atividades

  • 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria IFCE.,Cargo ou função, PORTARIA N 9602/GABR/REITORIA, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2023.

  • 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Pessoal Docente CPPD Local, do(a) Baturité, composta pelos os servidores abaixo relacionados, para o biênio 2023-2025..

  • 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, PORTARIA N 8517/DG-BAT/BATURITE, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2023.

  • 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membros do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico da Pós-Graduação Lato Sensu de especialização sobre Metodologias Ativas para Educação Básica, campus Baturité..

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão Local de Ações Previstas no Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE campus Baturité.

  • 06/2023 - 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria IFCE.,Cargo ou função, PORTARIA N 4246/GABR/REITORIA, DE 02 DE JUNHO DE 2023.

  • 06/2023 - 10/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria IFCE.,Cargo ou função, Comissão Regional responsável pela realização do evento Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica de 2023.

  • 03/2023 - 07/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria IFCE.,Cargo ou função, Comissão responsável pelo estudo para a inclusão de normativas da pós-graduação na atualização do Regulamento de Organização Didática - ROD do IFCE..

  • 02/2023 - 06/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão de Processo Seletivo do Curso de Especialização em Ciência de Alimentos do IFCE campus Baturité.

  • 10/2022 - 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão de Processo Seletivo do Curso de Especialização em Ciência de Alimentos do IFCE campus Baturité.

  • 10/2019 - 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membros do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 06/2022 - 01/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membros do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 10/2022 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, PORTARIA N 30/DG-BAT/BATURITE, DE 14 DE OUTUBRO DE 2022. Comissão Alinhamento Curricular e Implantação da Curricularização da Extensão do Curso Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 05/2022 - 06/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão Avaliadora responsável pela condução do Processo Seletivo para Monitoria Remunerada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Baturité.

  • 08/2021 - 06/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité.

  • 04/2020 - 08/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité.

  • 03/2020 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão de Alinhamento da Matriz Curricular do Curso Técnico em Gastronomia do IFCE campus Baturité..

  • 11/2019 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso - PPC do Curso de Tecnologia em Gastronomia do IFCE campus Baturité.

  • 05/2019 - 10/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, PORTARIA N 22/DG-BAT/BATURITE, DE 08 DE ABRIL DE 2020 Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso - PPC do Curso de Especialização em Ciência de Alimentos do IFCE - campus Baturité;.

  • 05/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Pessoal Docente - (CPPD) do campus Baturité, para o biênio 2018-2020.

  • 05/2019 - 06/2019

    Ensino, Tecnologia em Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 15.301.23 - COZINHA AFRICANA E BRASILEIRA (80H/80HA), 15.301.26 - COZINHA DAS AMÉRICAS (80H/80HA), 15.301.27 - COZINHA ASIÁTICA (60H/60HA)

  • 10/2018 - 12/2018

    Ensino, Especialização em Ciência de Alimentos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS(20H)

  • 05/2015 - 06/2016

    Ensino, Tecnologia em Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA (80H/80HA), COZINHA CEARENSE (80H/80HA), DOÇARIA (60H/60HA), HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR (40H/40HA), METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (40H/40HA), QUÍMICA CULINÁRIA (60H/60HA)

  • 01/2015 - 06/2016

    Direção e administração, IFCE Campus Baturité.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFCE Campus Baturité (Portaria n 064/GR, de 23 de Janeiro de 2015).

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Tecnologia em Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DOÇARIA (60H), HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR (40H), PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA (80H), QUÍMICA CULINÁRIA (60H)

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Tecnologia em Gastronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DOÇARIA (60H), HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR (40H), QUÍMICA CULINÁRIA (60H)

2010 - 2019

Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico,Técnico Tecnológic, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2018 - 04/2019

    Direção e administração, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Agroindústria do IFCE Campus Iguatu. Portaria nº 46 de 05 de abril de 2018.

  • 04/2018 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Colegiado Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio do IFCE Campus Iguatu (Portaria nº 174, de 10 de dezembro de 2018.).

  • 01/2017 - 04/2019

    Ensino, TECNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS I (40H/40HA), MICROBIOLOGIA GERAL (80H/80HA), QUÍMICA DOS ALIMENTOS (40H/40HA), SAÚDE SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO I (40H/40HA), ELABORAÇÃO DE PROJETOS AGROINDUSTRIAL (80H/80HA)

  • 01/2017 - 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Comissão responsável pela análise e reformulação da Matriz Curricular do Curso Técnico em Agroindústria do IFCE Campus Iguatu. Portaria nº 007 de 20 de janeiro de 2017.

  • 03/2017 - 06/2017

    Direção e administração, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Responsável pelo Laboratório de Bromatologia do IFCE Campus Iguatu (Portaria nº 33, de 17 de março de 2017)..

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, TECNICO DE NIVEL MÉDIO INTEGRADO EM AGROINDUSTRIA, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS (80H/80HA), QUÍMICA DOS ALIMENTOS (40H/40HA), TÉCNICA DIETÉTICA (80H/80HA)

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MICROBIOLOGIA GERAL (80H/80HA)

  • 10/2014 - 10/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Atividade realizada, Membro de banca avaliadora do 1º Prêmio de Inovação do IFCE Campus Iguatu..

  • 09/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Comissão responsável pela elaboração do projeto do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE Campus Iguatu. Portaria nº 115 de 22 de Setembro de 2014..

  • 01/2014 - 01/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, SAÚDE, SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO I (40H), Semestral, Curso Integrado em Agroindustria, TECNICA DIETÉTICA (80H), Semestral, Curso Subsequente em Nutrição e Dietética, TECNOLOGIA NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS (80H),Semestral, Curso Subsequente em Nutrição e Dietética

  • 10/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , IFCE, IFCE.,Atividade realizada, Avaliador(a) de trabalhos durante os encontros de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE: XI ENICIT/ XI ENPPG/ V SIMPIT realizados de 09 a 12 de dezembro de 2013 em Iguatu - Ceará..

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL (40H), Semestral, Curso Integrado em Agroindustria, TECNOLOGIA NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS (80H), Semestral, Curso Subsequente em Nutrição e Dietética

  • 10/2010 - 05/2013

    Direção e administração, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Agroindustria do IFCE Campus Iguatu. Portaria nº 150 de 20 de Outubro de 2010..

  • 03/2013 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Comissão para normalização e ajuste da matriz do curso técnico em Agroindustria. Portaria nº 054 de 12 de Março de 2013..

  • 02/2013 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Membro de Banca Examinadora de Concurso Público para contratação de professor substituto / temporário para área de estudo Agroindustria. Portaria nº 038 de Fevereiro de 2013..

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A AGROINDUSTRIA (60H), Semestral, Curso Técnico Cocomitante em Zootecnia - PRONATEC, MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS (80H), Semestral, Curso Técnico Cocomitante em Agroindustria - PRONATEC

  • 01/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO E GESTÃO AGROINDUSTRIAL (40H), Semestral, Curso Subsequente em Agroindustria, PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL II (40H), Semestral, Curso Integrado em Agropecuaria - 1º ano, SAÚDE, SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO I E II (80H), Semestral, Curso Integrado em Agroindustria - 1 ano, E SAÚDE, SEGURANÇA E ERGONOMIA NO TRABALHO I (40H), Semestral, Curso Subsequente em Agroindustria, TECNOLOGIA DE FRUTOS E HORTALIÇAS I E II (160H), Semestral, Curso Integrado em Agroindustria, E TECNOLOGIA DE FRUTOS E HORTALIÇAS (100H), Semestral, Curso Subsequente em Agroindustria, TECNOLOGIA DE GORDURAS (80H), Semestral, Curso Integrado em Agroindustria, BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (80H), Semestral, Curso Subsequente em Agroindustria

  • 02/2012 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Comissão Responsável pela realização do evento Leite no Ceará: Cooperativismo, Pesquisas e Licenciamento Ambiental, ocorrido nos dias 22 e 23 de Março de 2012. Portaria nº 18, de 07 de Fevereiro de 2012..

  • 01/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PROCESSAMENTO DE CARNES II (40H), Semestral, PROEJA CHAPADINHA, PROJETOS (30H), Semestral, Curso Técnico em Agroindústria - 3º Ano, TECNOLOGIA DE CEREAIS (90H), Anual, Curso Técnico em Agroindústria - 3º Ano

  • 10/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Coordenação de Comissão para Elaboração do projeto de desenvolvimento do Curso de Engenharia de Alimentos do IFCE - Campus Iguatu. PORTARIA Nº 147, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010..

  • 01/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, ALIMENTAÇÃO PARA COLETIVIDADE SADIA (60H), Semestral, Curso Técnico em Desenvolvimento Social - 2ºAno, BIOQUIMICA DOS ALIMENTOS (60h), Semestral, Curso Técnico em Agroindustria- 2º Ano, EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO (30H), Semestral, Curso Técnico em Desenvolvimento Social - 2ºAno, PLANEJAMENTO E GESTÃO AGROINDUSTRIAL (120H), Anual, Curso Técnico em Agroindustria- 3º Ano, TECNOLOGIA DE LEITES E DERIVADOS (120H), Semestral, Curso Técnico em Agroindústria - 2ºSubsequente, TECNOLOGIA DE LEITES E DERIVADOS (120H), Anual, Curso Técnico em Agroindústria - 2ºAno, TECNOLOGIA DE LEITES E DERIVADOS (80H), Anual, PROEJA QUIXELÔ, PROEJA CAIC, PROEJA CHAPADINHA

  • 01/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Geral

  • 07/2010 - 07/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para seleção de Professores Substitutos do IFCE Campus Iguatu. Portaria nº 108 de 22 de Julho de 2010..

  • 01/2010 - 06/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Atividade realizada, Coordenadora do TDS -Eventos, Empresa Junior do IFCE Campus Iguatu. Período de Janeiro a Julho de 2010..

  • 04/2010 - 05/2010

    Direção e administração, Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu.,Cargo ou função, Função de Chefe da Secção de Educação Profissional FG 04. Portaria nº 73, de 12 de Abril de 2010.Publicada em Diário Oficial da União dia 22 de Abril de 2010..

2014 - 2018

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de Tese de Doutorado com título: DESENVOLVIMENTO DE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA OBTENÇÃO DE POLPA DE CAJÁ TIPO EXPORTAÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODOS COMBINADOS. A pesquisa será desenvolvida no Laboratório de Processos Agroindustriais, da Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, Ceará.

2007 - 2008

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pós-Graduação (Mestrado), Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo suas atividades na área de Fisiologia e Tecnologia de Pós-Colheita, do Centro Nacional de Pesquisa da Agroindústria Tropical - CNPAT, sob orientação do Dr. Ricardo Elesbão Alves.

2006 - 2007

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiário - Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Cnpq, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no projeto de Uso de emulsão de cera de carnaúba como alternativa à modificação da atmosfera de armazenamento em coco verde in natura.

2005 - 2006

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiário - Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação nos projetos de Desenvolvimento de frutos e qualidade da água de coqueiro de diferentes cultivares de coqueiro anão.

2004 - 2005

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista - Cnpq, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação nos projetos de Qualidade da água de coco de diferentes variedades de coqueiro anão para consumo in natura e industrialização .

2004 - 2004

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiário - Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Cnpq, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no projeto de Conservação Pós-Colheita sob Refrigeração e Atmosfera Modificada de Coco Verde In natura.

2003 - 2004

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: Estagiário - Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Prodetab, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no projeto de Melhoria da Qualidade para Certificação de Melão oriundo dos Principais Pólos de Produção para Exportação.

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Doces e Salgados Local: Centro Comunitário João XXIII Cargo: Instrutora Período: 05/01/2009 a 20/02/2009 Carga horária: 140 horas

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Confeitaria Local: CVT de Maranguape Cargo: Instrutora Período: 05/01/2009 a 06/02/2009 Carga horária: 100 horas

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Processamento de Pescado Local: CVT de Beberibe Cargo: Instrutora Período: 11/03/2009 a 03/04/2009 Carga horária: 140 horas

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor Externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Panificação Local: Centro Educacional Patativa do Assaré Cargo: Instrutora Período: 01/07/2009 a 04/08009 Carga horária: 100 horas

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Processamento de Pescado Local: Caponga - Cascavel Cargo: Instrutora Período: 08/06/2009 a 25/06/2009 Carga horária: 60 horas

2009 - 2009

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Intrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Panificação Local: Centro Educacional Aldaci Barbosa Cargo: Instrutora Período: 01/07/2009 a 04/08/2009 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Área de ensino em Cursos de aperfeiçoamento Curso: Panificação e Confeitaria Local: CECAL Cargo: Instrutora Período: 14/07/2008 a 29/07/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Panificação Local: CVT de Maranguape Cargo: Instrutora Período: 06/08/2008 a 26/08/2008 Carga horária: 200 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Doces e Salgados Local: CVT de Tauá Cargo: Instrutora Período: 25/08/2008 a 10/09/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Condimentos e Hortaliças Local: CVT de Tauá Cargo: Instrutora Período: 25/08/2008 a 10/09/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Panificação e Confeitaria Local: Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider Cargo: Instrutora Período: 15/09/2008 a 17/10/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Doces e Salgados Local: CVT de Itaiçaba Cargo: Instrutora Período: 24/11/2008 a 30/12/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Panificação e Confeitaria Local: CVT de Itaiçaba Cargo: Instrutora Período: 24/11/2008 a 30/12/2008 Carga horária: 100 horas

2008 - 2008

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso: Processamento de Pescado Local: CVT de Itaiçaba Cargo: Instrutora Período: 24/11/2008 a 30/12/2008 Carga horária: 100 horas

Atividades

  • 07/2008

    Ensino, Vários, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de aulas teóricas e práticas dos vários cursos de capacitação e aperfeiçoamento citados., Aulas teóricas envolvendo desde higiene, conservação, preservação, manuseio e controle de qualidade dos alimentos, e aulas práticas que envolvem todas es etapas de processamento desde a recepção da matéria prima à embalagem e armazenamento dos alimen

2010 - 2010

Secretaria da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BTT, Carga horária: 20

Outras informações:
Criação e Desenvolvimento do Novo Curso Técnico Integrado em Agroindústria. Desenvolvimento da Matriz Curricular, Disciplinas Específicas e Ementas. Elaboração das Apostilas das Disciplinas Específicas da Agroindústria.

2009 - 2009

Secretaria da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Tecnológica, Carga horária: 20

Outras informações:
SEDUC - APRENDER PRA VALER Projeto: Criação de Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Ceará. Cargo: Consultora técnica do Curso de Agroindústria Instituição pagadora: FUNCAP

2009 - 2009

Devry Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Gastronomia oferecido pela Faculdade do Nordeste ? FANOR, no período de Março à Novembro de 2009. - Elaboração dos conteúdos programáticos das disciplinas ofertadas pelo curso de gastronomia (Química dos alimentos, Tecnologia dos Alimentos e Bebidas: sala e bar, e Saúde, Segurança e Ergonomia no trabalho), - Realização de pesquisas bibliográficas; - Desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto pedagógico; - Participando de reuniões junto à comissão do MEC para avaliação do curso.

2012 - 2012

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Avaliador de projetos, Enquadramento Funcional: Avaliadora

Outras informações:
Avaliação de projetos do Programa Institucional PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) referente ao edital nº 02/2012/PROPEX do Instituto Federal de Sergipe. Projetos avaliados: - Elaboração de pães com substituição parcial da farinha de trigo por fécula de mandioca e farinha de alpedo de maracujá. - Caracterização físico-química do leite, queijo, e manteiga comercializados no município de Nossa Senhora da Glória, Se. - Produção de fishburguer de tilápia (Oreochromis sp.) com diferentes concentrações de quitosana e avaliação da qualidade nutricional. - Aproveitamento do soro de queijos tipo coalho para a produção de doce em calda como proposta de desenvolvimento sustentável.

2019 - 2020

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboração, Carga horária: 3

Outras informações:
Criação de curso de Graduação em Engenharia de Alimentos.

Atividades

  • 08/2019 - 09/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB.,Cargo ou função, Comissão responsável pela análise da viabilidade técnica de criação de curso de Graduação em Engenharia de Alimentos (Portaria IDR Nº18, de 28 de Agosto de 2019)..

2020 - 2021

IFCE Campus Maranguape

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliação de Curso, Carga horária: 2

Outras informações:
Comissão de avaliação do processo de implantação do curso Técnico em Alimentos, submetido pelo campus de Maranguape, a ser ofertado na forma subsequente ao ensino médio, tomando por base o Instrumental de Avaliação de Cursos, aprovado pelo Conselho Superior, conforme a Resolução nº 100, de 27 de setembro de 2017, e o Manual de Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos do IFCE, estabelecido pela Resolução nº 99/2017/CONSUP.