Maria do Carmo Xavier

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais com Mestrado e Doutorado em Educação, também pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na linha "Profissão Docente: Constituição e Memória" e no Curso de Licenciatura em Educação Física. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GEPPDOC/ PUCMINAS), do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG) e do Centro de Estudos sobre Educação Física Esporte e Lazer (CEEFEL). Tem experiência na área de formação de professores e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: história da educação, história e memória da profissão docente, com ênfase na docência em esportes, história de intelectuais e processos de construção da cultura brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Tradição (Re)visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPEMG (1956-1966)
Cynthia Greive Veiga. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Politica Educacional Minas Gerais; Educação - História - Mémoria; Cultura Escolar.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

1995 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Ensino de História: as experiências de mudança nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizontenas regiões d0 Barreiro e Venda Nova,Ano de Obtenção: 1998
Carlos Roberto Jamil Cury.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação - Ensino - História - Projetos.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas. Setores de atividade: Educação.

Graduação em História

1979 - 1985

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Instalação de Belo Horizonte: Reflexos sobre Sabará
Orientador: Douglas Colle Libby

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: História e Memória da Profissão Docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e memória da Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Infância.

Participação em eventos

VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Desenvolvimento e Modernização: acepções no debate educacional brasileiro das décadas de 1950/1960. 2010. (Congresso).

Seminário de Educação Infantil no Campo/Região Sudeste. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Painel:Educação da Infância Conhecimento, Cultura e Sociedade. 2010. (Encontro).

VII Coloquio Nacional de Pesquisa em Educação.Abordagens Históricas da Educação. 2010. (Outra).

V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A Escola como Lugar: pressupostos científicos e materialidade em Minas Gerais. 2009. (Congresso).

V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. "Professores Convenientemente Treinados na Técnica da Profissão": interrogando o papel da docência na promoção do desenvolvimento mineiro. 2009. (Congresso).

XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC) - Diálogos Interculturais: Descolonizar o Saber e o Poder. As Reformas da Escola em minas Gerais: continuidade e mudança. 2009. (Congresso).

XII Congrés de l'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC) - Diálogos Interculturais: Descolonizar o Saber e o Poder. O Debate Parlamentar na Tramitação da Lei 10.639/2003: Interrogando Representações Sobre o Papel da Escola na Donstrução das Identidades Culturais e Étnicas no Brasil. 2009. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. As Reformas da Escola em Minas Gerais: Continuidade e Mudança. 2009. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.História, Memória e Narrativas da/na Educação. 2009. (Encontro).

I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Comitê Científico da seleção dos trabalhos a serem apresentados. 2009. (Encontro).

I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.O Desafio da Pesquisa Educacional: A Experiência Mineira nas Décadas de 1950 - 1960. 2009. (Encontro).

Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A Tradição (Re)visitada: a experiência do CRPE-MG (1956-1966). 2008. (Congresso).

VI Colóquio de Pesquisas em educação. Caminhos e Descaminhos da Pesquisa Educacional em Minas Gerais. 2008. (Congresso).

VI Colóquio de Pesquisa em Educação. Formação Inicial e Continuada de Professores da Escola Básica. 2008. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação e Desenvolvimento no Projeto do Centro regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais. 2008. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação e Desenvolvimento no Projeto do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (1956 - 1966). 2008. (Congresso).

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GPPDOC) Convida.A experiência do Centro Regional de Pesquisas de Minas Gerais (CRPE). 2008. (Seminário).

VI Simposio de Mostra Integrada de Pesquisa - Paradigmas Perdidos: ciências humanas, cultura e subjetividade.A Presença das Diferenças na Escola; Desafios e Possibilidades. 2008. (Simpósio).

Oficinas Culturais.O brinquedo e abrincadeira: aproximações ao pensamento de Paulo Freire e Walter Benjamim. 2008. (Oficina).

IV Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Tradição no fazer política pública de educação em Minas Gerais: a experiência política e institucional do CRPE (1956-1966). 2007. (Congresso).

Parlamento Jovem.Educação Inclusão e Qualidade; questões para o debate. 2007. (Outra).

VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A Pesquisa Educacional Produzida em Minas Gerais (1956-1966). 2006. (Congresso).

Seminário sobre Histórias Regionais de Minas Gerais. 2006. (Seminário).

VIII Seminário PROGRAD: A Formação Geral no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

Várzea do Pantana: a pesquisa sociologica na dinâmica do CRPE/MG. III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2005. (Congresso).

Avaliação e monitoramento em educação a distância (EaD): entre concepções e procedimentos operacionais.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).

Morro do Querosene: aspectos da pesquisa educacional produzida em Minas Gerais nos anos 1950/60. III Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

Ensino Fundamental para Criança da Roça: um contraponto entre a Pedagogia de Helena Antipoff e a Pedagogia da Escola Fundamar.XXI Encontro Anual Helena Antipoff e II Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais. 2004. (Encontro).

A produção da Pesquisa Educaional em Minas Gerais: o percurso do CRPE.VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).

Cultura e tradição na construção do campo educacional mineiro um percurso pela experiência do CRPE (1955-1965). II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2003. (Congresso).

História e Memória da Pesquisa Educacional em Minas. V Congresso Regional Sudeste de História Oral - ABHO. 2003. (Congresso).

História e Memória da Educação Brasileira. II Congresso Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).

70 anos do Manifesto dos Pioneiros: um Legado Educacional em Debate.70 anos do Manifesto dos Pioneiros: um legado educacional em debate. 2002. (Simpósio).

III Encontro Regional de Estágio Supervisionado.III Encontro Regional de Estágio Supervisionado. 2002. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Historia Oral.IV Encontro Nacional de História Oral. 2002. (Encontro).

XII Encontro Regional de História.XIII Encontro Regional de História - ANPUH. 2002. (Encontro).

V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes - UFOP. 2001. (Congresso).

I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. I Congresso Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG.VII Encontro de Pesquisa da FAE/UFMG. 2001. (Encontro).

III Festival de Verão de Pedro Leopoldo.III Festival de Verão de Pedro Leopoldo. 2000. (Oficina).

Fórum Mineiro de Formação e Profissionalização Docente.V Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cássia Danielle Monteiro

XAVIER. M. C.; FONSECA; LINHALES, M.. Ensino e Formação: "os mais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Aluno: Herica Angela Borba

ALVARENGA, M.S;XAVIER. M. C.; ARANA, H.G. Poíticas Públicas Nacionais para o Ensino Médio no Brasil (1996/2009). 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gilsimara Peixoto do Nascimento

XAVIER. M. C.; ALVARENGA, M.S; ARANA, H.G. SAEB: impactos de seus resultados e implicações nas políticas públicas educacionais no municipio de Jaboticatubas/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Nelma Marçal Lacerda Fonseca

XAVIER. M. C.; FARIA FILHO, L. M.; MACIEL, F.I.P; HAMDAN, J. C.; GOMES, Maria Laura Magalhães. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno: Wesllem Farias Bacelar

XAVIER. M. C.; VAGO, Tarcisio Mauro; CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. Praticas Avaliativas de um Professor de Educação Física em uma Escola Particular de Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Audrey Regina Carvalho Oliveira

XAVIER. M. C.; MAFRA, Leila de Alvarenga; GLORIA, D.M.A. O Professor de Lingua Portuguesa da Escola Básica: formação desafios e limites. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rita de Cassia Oliveira Ferreira

XAVIER. M. C.; Veiga, Cynthia Greive; FARIA FILHO, L. M.; GONCALVES, I. A.; FONSECA. A Escola Normal da Capital: instalação e organização (1906-1916). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno: Cynthia Lacerda Bueno Sampaio

XAVIER. M. C.; DALBEN, Angela I.F.; MAFRA, Leila de Alvarenga. A Formação Continuada à Distância. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Lenício Dutra Marinho Júnior

XAVIER. M. C.; GOMES, Nilma Lino; SOUZA, Maria Inez Salgado. Práticas Curriculares para a Educação das Relações Etnico-Raciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Cláudia Barsand de Leucas

VAGO, Tarcisio Mauro;XAVIER. M. C.; CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A Inclusão de um aluno com deficiência nas aulas de educação física em uma escola particular de Belo Horizonte:um olhar sobre a prática pedagógica de um professor. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Larissa Assis Pinho

XAVIER. M. C.; Faria Filho, Luciano Mendes; Veiga, Cynthia Greive. Civilizar o Campo: educação e saude nos cursos de aperfeiçoamento para professores rurais - Fazenda do Rosário (Minas Gerais, 1947-1956). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Aluno: Rogério Inácio Pinto

XAVIER. M. C.; CHAMON, C. S.; Gariglio, Jpsé Angelo; COELHO, Suzana Lana Burnier. A Formação Continuada no Ambito da Política Pública da Escola Plural. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: June dos Santos Vinhal

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro;XAVIER. M. C.; MAFRA, Leila de Alvarenga. Traços Convergentes e Divergentes nas Trajetórias Profissionais do Ensino Médio em uma escola particular. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Josemir Almeida Barros

MUSIAL, Gilvanice B.; CARVALHO, Carlos Henrique;XAVIER. M. C.; SILVA, Lourdes H.; Ribeiro Junior. F.P. Organização do Ensino Rural em Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Aluno: Gilvanice Barbosa da Silva Musial

GARCIA. A; GALVAO, A. M.;XAVIER. M. C.; FARIA FILHO, L. M.; Veiga, Cynthia Greive. A emergência da escola rural em Minas Gerais: 1892. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Aluno: Gilvanice Barbosa da Silva Musial

PERES, E.T.; Veiga, Cynthia Greive; GARCIA. A; FARIA FILHO, L. M.; GALVAO, A. M.;XAVIER. M. C.; ROCHA. M.I. A.. A Emergência da Escola Rural em Minas Gerais: quando a distinção possibilita a exclusão (1892-1899). 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno: Charles Moreira da Cunha

XAVIER. M. C.; SIMAN, L.M.C; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; ARROYO, M.G; OLIVEIRA, V.M.F; BARROS, V.A. Memórias Docentes: convocações do presente. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Aluno: Cleide Maria Maciel de Melo

XAVIER. M. C.; FARIA FILHO, L. M.; MAGALDI, A.M.B.M; MACIEL, F.I.P; VAGO, Tarcisio Mauro; FREITAS. Infância em Disputa: escolarização e socialização na Reforma do Ensino Primário em Minas Gerais - 1927. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Célia A Rocha

XAVIER. M. C.; OLIVEIRA B.J; ROCHA Heloisa.H.P; GONDRA J. G; MORENO, A.; Veiga, Cynthia Greive. A Re-significação da Eugenia na Educação entre 1946 e 1970: um estudo sobre a construção do discurso eugênico na formação docente. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno: Joelcio Fernandes Pinto

XAVIER. M. C.; TABORDA, M.A; VAGO, Tarcisio Mauro. Práticas Escolares de Educação Física no Regime Militar Brasileiro: Memória de Professores e alunos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aluno: Alyne Christian Pereira Ramos

XAVIER. M. C.; Abras, Santuza; Amorin, Dolores Maria Borges. Indisciplina na Escola: uma análise na perspectiva da cultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

XAVIER. M. C.; Veiga, Cynthia Greive; PEREIRA, L. R.. Comissão de Concurso de Provas e Títulos Provimento Carreira de Professor Educação Superior. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

XAVIER. M. C.; SOUZA, Maria Inez Salgado; ARANA, H.G. Comissão Examinadora e Organizadora do Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Educação PUCMINAS. 2009. Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

MAFRA, Leila de Alvarenga;XAVIER. M. C.; REIS, Magali dos. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Mestrado 2011. 2010. Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

XAVIER. M. C.; FALCAO, J.L.M; PIRES, T.M.C.C. Comissão Examinadora Processo Provimento Interno de Docentes. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientou

Juliana Viana Gotschalg

Guiomar Meirelles Becker e a memória da Ginástica em Minas Gerais; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Lucimar Lacerda Machado Coelho

Professores em Revista: o ensino secundário em Minas Gerais nas paginas do periódico Kriterion; 2013; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Janaina Aparecida Guerra

Gênero, Raça e Docência: Teias Enredadas na Trajetória de Mestra Ritinha; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Graziela Santos Trindade

Alaíde Lisboa e a Prática Pedagógica em MG entre 1950/1960; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Rosely Alves dos Santos

A Escolarização de Pessoas com Deficiência: uma abordagem a partir da Memória das FamiliasS; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Joaquim Ramos

Gênero e Identidade: Os Homens no Cuidado e Educação de Crianças Pequenas; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Ford; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Leandro Rodrigues de Assis

A Educação Física na Educação Infantil: um campo de possibilidades; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura/Graduação em Educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Thiago Leite da Silva

Os movimentos da Arte Marcial Chinesa em Belo Horizonte: O ensino do estilo Bei Shao Lin pela Memória de Edecir A; Lopes Martins Fanto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura/Graduação em Educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Thiago Amaral

A EJA no Sistema Prisional: o papel do(a) professor(a) de Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura/Graduação em Educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Fernanda Rodrigues

Educação Física no Ensino Médio: o papel do professor(a) e a garantia do direito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura/Graduação em Educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Fábio Barbosa Morais

Contribuições de Telê Santana para o futebol brasileiro: a memória nos jornais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura/Graduação em Educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Alyne Christian Pereira Ramos

Indisciplina na Escola: uma analise na perspectiva da cultura; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Lucas Henrique Garcia

Carlos Alberto Silva: a trajetória de um técnico de futebol formado em educação física; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Pedro Xavier de Almeida Motta

Memoria da Prática do Ensino de Tênis em Minas Gerais entre 1950 e 1960; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Flávio Clemente França Souza

Aconcepção de Jogos e Brincadeiras e a política para infância na Fundação Cultural de Belo Horizonte; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em educação Física) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria do Carmo Xavier;

Produções bibliográficas

  • XAVIER. M. C. ; RAMOS, J. . Percepções da Comunidade Escolar sobre os Professores Homens na Educação Infantil. Paideia , v. 12, p. 99-115-115, 2012.

  • XAVIER. M. C. ; RAMOS, Joaquim . Há lugar para o homem na educação infantil?. Presença Pedagógica , v. 17, p. 43-49, 2011.

  • XAVIER. M. C. ; DORNELLES, A. P. . O Debate Parlamentar na Tramitação da Lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da identidade cultural e étnica no Brasil. Eccos. Revista Científica , v. 11, p. 569-588, 2009.

  • XAVIER. M. C. ; Indagando a Tradição: a pesquisa educacional e o projeto político do desenvolvimento mineiro (1956/1966). Cadernos de História da Educação (UFU) , v. 7, p. 229-246, 2008.

  • XAVIER. M. C. ; Sociologia da Sociologia da Educação (Resenha). Educação em Revista (UFMG. Impresso) , Belo Horizonte, v. 38, p. 259-265, 2004.

  • REIS, Magali dos (Org.) ; XAVIER. M. C. (Org.) ; SANTOS, L. (Org.) . Crianças e Infâncias: educação, conhecimento, cultura e sociedade. 1. ed. São Paulo: Annablume Editora, 2012. v. 1. 208p .

  • HAMDAN, J. C. (Org.) ; XAVIER. M. C. (Org.) . Clássicos da Educação Brasileira. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edicões, 2011. v. 1. 256p .

  • XAVIER. M. C. ; Clássicos da Educação Brasileira. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010. v. 1. 224p .

  • XAVIER. M. C. ; Manifesto dos Pioneiros da Educação: um legado educacional em debate. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. v. 1. 364p .

  • XAVIER. M. C. ; Faria Filho, Luciano Mendes (Org.) ; Gonçalves, Irlem Antonio (Org.) ; LOPES, Ana Amelia M. (Org.) . História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2002. v. 1. 656p .

  • XAVIER. M. C. ; PINTO, J. F. . Olhares sobre a Pratica e o Ensino dos Esportes em Minas Gerais (1940-1980). In: CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da (Org).. (Org.). Histórias e Memórias do Esporte em Minas Gerais.. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. 1, p. 31-50.

  • XAVIER. M. C. ; Educação e Sociedade no Brasil, de Florestan Fernandes por Maria do Carmo Xavier. In: XAVIER, M.C.. (Org.). Clássicos da Educação Brasileira. 1ed.Belo Horizonte: MAZZA Edições, 2010, v. 1, p. 195-224.

  • XAVIER. M. C. ; Educação e Desenvolvimento no Projeto do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (1956-1966).. In: VAGO, Tarcísio. (Org.). Percursos de Pesquisa em História da Educação. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 1, p. 501-526.

  • XAVIER. M. C. ; A Formação dos Profissionais da Educação e o Cotidiano da Escola. Revista Referência, Pedro Leopoldo - MG, p. 4 - 9, 01 set. 2000.

  • XAVIER. M. C. ; Pesquisa Aborda novas Propostas para Ensino de História. Boletim UFMG, Belo Horizonte, 09 out. 1998.

  • XAVIER. M. C. ; Formar o educador da infância. O Estado de Minas, Caderno Opinião.

  • XAVIER. M. C. ; Intelectuais e modernização Pedagogica em Minas Gerais. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, 2014, TOLUCA - ESTADO DO MEXICO. Sujeitos, poder y disputas por la educación. Cidade México: Cinvestav, 2014. v. 1. p. 94-113.

  • XAVIER. M. C. ; Historiografia da Educação em Minas Gerais. In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais, 2013, Mariana - Minas Gerais. A Escrita da História da Educação em Minas Gerais. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013. v. 1. p. 37-56.

  • XAVIER. M. C. ; Sentidos e Sensibilidades na Produção da Cultura Lúdica da Criança. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e da trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. '-'.

  • RAMOS, Joaquim ; XAVIER. M. C. . Há lugar para o professor homem na educação infantil? Algumas reflexões para pensar as relações de gênero. In: VIII SEMINARIO INTERNACIONAL RED ESTRADO - CUH - CLACSO, 2010, Lima - Peru. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima - PERU: UCH/CLACSO, 2010. v. 1.

  • RAMOS, Joaquim ; XAVIER. M. C. . A presença de educadores do sexo masculino no cuidado e educação da criança pequena. In: Seminario Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidade,Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidade,Deslocamentos. Florianópolis: Univerdidade Federal de Santa Catarina, 2010. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; Desenvolvimento e Modernização:acepções no debate educacional brasileiro das décadas de 1950/1960. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 11-25.

  • XAVIER. M. C. ; A Reconstrução Educacional do Brasil e o debate sobre a Modernização Brasileira. In: VII Coloquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2010, Belo Horizonte. Qual Conhecimento? Qual Educação?. São João Del Rei: Editora UFSJ, 2010. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; "Professores convenientemente treinados na técnica da profissão": interrogando o papel da docência na promoção do desenvolvimento mineiro. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2009, Montes Claros. (Re)visitando as Minas e Desvelando os Gerais. Montes Claros: Unimontes, 2009. v. 1. p. 1-13.

  • XAVIER. M. C. ; O Desafio da Pesquisa Educacional. In: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em Educação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Desafios da Pós-graduação frente aos problemas de educação na região metropolitana de Belo Horizonte, 2009.

  • XAVIER. M. C. ; Caminhos e Descaminhos da Pesquisa Educacional em Minas Gerais (1956-1966). In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação, 2008, Belo Horizonte. Pesquisas em Educação: desafios e perspectivas, 2008. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; CASTRO, Magali de ; MAFRA, Leila de Alvarenga . Profissão Docente, constituição e memória: reflexões a partir da experiência do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Profissão Docente (GEPPDOC). In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação, 2008, Belo Horizonte. Pesquisa em Educação: desafiose perspectivas. Belo Horizonte: Editora Info Ltda, 2008. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; A Tradição (Re)visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais. In: VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, 2008. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; Educação e Desenvolvimento no Projeto do CRPE-MG. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju/SE. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação. Aracaju: Universidade Federal do Sergipe, 2008. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; Tradição no fazer politica pública de educação em Minas Gerais: a experiência política e institucional do CRPE (1956-1966). In: IV Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2007, Juiz de Fora. Anais doIV Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Juiz de Fora: Produtora Multimeios UFJF, 2007. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; A Pesquisa Educacional Produzida em Minas Gerais entre 1956-1966: contribuições para o debate. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006.

  • XAVIER. M. C. ; Várzea do Pantana: a pesquisa sociológica na dinâmica do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais. In: III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2005, S'ao João Del Rey. III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2005.

  • XAVIER. M. C. ; Avaliação e monitoramento em educação a distância (EaD): entre concepções e procedimentos operacionais. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Educação Direito ou Serviço: Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Pucminas, 2005.

  • XAVIER. M. C. ; COSTA, M. L. P. . Ensino Fundamental para Criança da Roça: um contraponto entre a Pedagogia de Helena Antipoff e a Pedagogia da escola Fundamar. In: XXI Encontro Anual Helena Antipoff e II Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, 2004, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Ibirité: Editora CDPHA, 2004. v. 1. p. 180-187.

  • XAVIER. M. C. ; A produção da Pesquisa Educacional em Minas Gerais: o percurso do CRPE. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004. Politica Conhecimento e Cidadania, 2004.

  • XAVIER. M. C. ; Morro do Querosene: aspectos da pesquisa educacional produzida em Minas Gerais nos anos 1950/60. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. A Educação Escolar em Perspectiva Histórica, 2004.

  • XAVIER. M. C. ; Cultura e tradição na construção do campo educacional mineiro a experiência do CRPE (1955-1965). In: II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlandia. Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Uberlandia: Uberprint, 2003. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; História e Ensino da História: quais histórias as escolas contam. In: XIII Encontro Regional de História, 2002, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Regional da Anpuh, 2002. v. 1. p. 13-19.

  • XAVIER. M. C. ; O Estágio na Formação Docente. In: III Encontro Regional de Estágio Supervisionado, 2002, Divinopolis - MG. Anais do III Encontro Regional de Estágio Supervisionado, 2002. v. 11. p. 22-23.

  • XAVIER. M. C. ; Temas e Trilhas da Pesquisa Educacional em Minas Gerais. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal. II Congresso Brasileiro de História da Educação : História e Memória da Educação Brasileira. Natal: Editora Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; Práticas de Apropriação Cultural e Mudanças no Ensino da História. In: V Congresso de Ciências Humanas, Letras e V Artes Mostra de Artes das Universidades Federais de Minas Gerais, 2001, Ouro Preto. Humanidades, Universidade e Democracia. Ouro Preto: Anais do V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes - UFOP, 2001. v. 1. p. 164-164.

  • XAVIER. M. C. ; As Reformas da Escola em Minas Gerais:continuidade e mudança. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO LATINO AMERICANA, 2009, Rio de Janeiro. Educação Autonomia e Identidades na América Latina. Rio de Janeiro: UERJ, 2009. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; A Tradição Renovada. In: VI Congresso Iberoamericano de Historia de La Educacion Latinoamericana, 2003, Mexico. VI Congresso Iberoamericano de História de La Educacion Latinoamericana, 2003. v. 1.

  • XAVIER. M. C. ; Historia e Memoria da Pesquisa Educacional em MG. In: V Encontro Regional Sudeste de Historia Oral, 2003, Tiradentes. Dialogos Contemporaneos: cultura e Memoria, 2003.

  • XAVIER. M. C. ; Do Livro Didático aos Festivais: a mudança das práticas de ensino da história. In: VI Encontro Nacional de História Oral, 2002, São Paulo. Tempo e Narrativa, 2002. v. 1. p. 193-195.

  • XAVIER. M. C. ; Os saberes da Prática: Atividade Docente e Profissionalização. In: I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2001, Belo Horizonte. História da Educação em Minas Gerais, 2001. v. 1. p. 46-46.

  • XAVIER. M. C. ; Práticas de Mudança e representação Cultural da Docência. In: VII Encontro de Pesquisa da FAE, 2001, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, 2001. v. 1. p. 18-18.

  • XAVIER. M. C. ; Noronha, Vania . Sentidos e sensibilidades na produção da cultura lúdica da infância: indagando uma política pública. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , 2011.

  • XAVIER. M. C. ; FARIA FILHO, L. M. ; Menezes, S.A Brasileiro . Impactos da Ditatura Militar sobre a Educação Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HAMDAN, J. C. ; XAVIER. M. C. . História e Historiografia da Educação: por uma sensibilidade objetiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER. M. C. ; Intelectuais e Modernização Pedagogica em Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER. M. C. ; Historiografia da Educação em Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER. M. C. ; LOPES, Ana Amelia M. . Educação e Modernização: Mario Casasanta e a Indissociabilidade entre a ação Politica e a Renovação Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; MACHADO, L. L. . Professores em Revista: a Revista de Filosofia Kriterion e a sua interlocução no debate educacional mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Memória de Esportes em Minas Gerais (1940-1980). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Desenvolvimento e Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER. M. C. ; Sentidos e Sensibilidades na Produção da Cultura Lúdica da Criança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; RAMOS, Joaquim . Há lugar para o professor homem na educação infantil? Algumas reflexões para pensar as relações de gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Desenvolvimento e Modernização:acepções no debate educacional brasileiro das décadas de 1950/1960. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; A Reconstrução Educacional do Brasil e o debate sobre a Modernização Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; RAMOS, Joaquim . A presença de educadores do sexo masculino no cuidado e educação da criança pequena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; O Desafio da Pesquisa Educacional: A Experiência Mineira nas Décadas de 1950 - 1960. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; O Debate Parlamentar na Tramitação da Lei 10.639/2003: Interrogando representações Sobre o Papel da Escola na Construção das Identidades Culturais e Étnicas no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; As Reformas da Escola em minas Gerais: Continuidade e Mudança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; A Escola como Lugar: pressupostos científicos e a materialidade em Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER. M. C. ; Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: indagando seus desafios e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER. M. C. ; DORNELLES, A. P. . Reformas da Escola em Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Caminhos e Descaminhos da Pesquisa Educacional em Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Educação e Desenvolvimento no Projeto do Centro Regional de PEsquisas Educacionais de Minas Gerais (1956 - 1966). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; A Tradição (Re)visitada: a experiência do CRPE/MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • XAVIER. M. C. ; Educação Inclusão e Qualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER. M. C. ; VI Congresso Luso Brasileiro História da Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; A Pesquisa Educacional Produzida em Minas Gerais entre 1956-1966: contribuições ao debate. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Varzea do Pantana: a pesquisa sociológica na dinâmica do CRPE de Minas Gerais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Avaliação e Minitoramento em educação a distancia (EaD): entre concepções e procedimentos operacioanis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; A Produção da Pesquisaem Educação em Minas Gerais: O percurso do CRPE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; V Encontro Regional Sudeste de Historia Oral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER. M. C. ; Práticas de Mudança e Representação Cultural da Docência. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER. M. C. ; FARIA FILHO, L. M. . Apresentação. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • XAVIER. M. C. ; CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS. Paraguassu, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

PINTO, L. M. M. ; SOUSA, E. S. ; XAVIER. M. C. ; FERNANDES, D. . Saltos de Sucesso- Uma História de mulheres na Gestão da ACMINAS. 2012.

XAVIER. M. C. ; Sistema de Avaliação de Monografias - Projeto Veredas. 2004.

XAVIER. M. C. ; FORMAÇÃO DO EDUCADOR: o movimento presente nos documentos legais e das Associações (1969-2007).. 2010.

XAVIER. M. C. ; Curso de Artes Práticas: Educação para o Lar da Universidade Católica de Minas Gerais: Rupturas e Permanências na relação mulher, família e ensino na década de 1970. 2010.

XAVIER. M. C. ; A liberdade de ensino e os fundamentos da ação política do setor privado no Brasil entre 1945 e 1964 . 2009.

XAVIER. M. C. ; Curso de Formação de Educadoras da Infância. 2000.

XAVIER. M. C. ; Projeto do Curso Normal Superior da Faculdade de Pedro Leopoldo. 1999.

XAVIER. M. C. ; VAGO, Tarcisio Mauro ; FARIA FILHO, L. M. ; HAMDAN, J. C. . Educação e Mídia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

XAVIER. M. C. ; FONSECA. Marcus Vinicius ; FARIA FILHO, L. M. ; VAGO, Tarcisio Mauro . Pensar Educação Pensar o Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

XAVIER. M. C. ; MIRANDA, B. ; Meneses Hudson . Brinquedos Brincadeiras e Infância. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

XAVIER. M. C. ; Docência e Gestão do Ensino Superior. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

XAVIER. M. C. ; Programa de Desenvolvimento Gerencial Colegio Santa Maria. 2009. .

XAVIER. M. C. ; TABORDA, M.A . II Colóquio Escolarização e Cultura Escolar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER. M. C. ; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro . Mostra de Cinema Comentado. 2009. (Evento Científico).

XAVIER. M. C. ; O Brinquedo e a Brincadeira: aproximações com o pensamento de Paulo Freire e Walter Benjamim. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

XAVIER. M. C. ; A brincadeira infantil como prática de reconhecimento do mundo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

XAVIER. M. C. ; IV Seminário Intergrupos de História da Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER. M. C. ; (In) disciplina na Escola: Uma abordagem cultural de análise. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER. M. C. ; GONCALVES, I. A. ; LOPES, Ana Amelia M. ; FARIA FILHO, L. M. . Coloquio Nacional: 70 anos do manifesto dos Pioneiros:um legado educacional em debate. 2002. (Evento Científico).

XAVIER. M. C. ; FARIA FILHO, L. M. ; LOPES, Ana Amelia M. ; GONCALVES, I. A. ; PEIXOTO, A. M. Casasanta. ; FONSECA . I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da educação. 2001. (Evento Científico).

XAVIER. M. C. ; Fórum Mineiro de Formação e Profissionalização Docente. 2000. (Evento Científico).

XAVIER. M. C. ; IV Curso de Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica - CAPP. 1999. .

XAVIER. M. C. ; FONSECA. Marcus Vinicius ; VAGO, Tarcisio Mauro ; FARIA FILHO, L. M. . Pensar Educação Pensar o Brasil. 2009.

XAVIER. M. C. ; MIRANDA, B. ; Meneses Hudson . EUREKA !. 2008.

XAVIER. M. C. ; Rio Sabará: um rio de muitas histórias. 1986 (Pesquisa Participante) .

XAVIER. M. C. ; A Instalação da Nova Capital: Reflexos sobre Sabará. 1985 (Monografia) .

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Memórias de Professores/as: olhares sobre o esporte e seu ensino em Minas Gerais (1950-1980), Descrição: Projeto desenvolvido em conjunto com professores do curso de graduação e licenciatura em Educação Física da PucMinas. Articula investigações sobre a memória de esportes e o seu ensino em Minas Gerais nas décadas de 1950-1980 e pretende produzir fontes orais que serão disponibilizadas para pesquisadores do campo da história da educação e da educação física além de subsidiar trabalhos acadêmicos de alunos dos cursos de graduação nos campos da história dos esportes e da memória da docência. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Eustáquia Salvadora Sousa - Integrante / Joélcio Fernandes Pinto - Integrante / José Mauro Silva Vidigal - Integrante / Marcus Vinicius Ambrosio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    As múltiplas faces do moderno: educação e modernização na sociologia de Juarez Rubens Brandão Lopes., Descrição: A pesquisa integra o projeto Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil, século XIX e XX, desenvolvida em parceria entre professores e alunos(as) da PUC-Minas, UFMG, UEMG e UFOP. Reúne distintos objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. O objetivo é sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. O foco desse recorte é a reflexão sobre o processo científico de investigação da problemática do desenvolvimento brasileiro, concentrando a atenção nos critérios utilizados pela sociologia brasileira para definir a dinâmica do atraso e da modernização no país. Pretende-se inventariar as discussões sobre a mudança social no Brasil, no período entre as décadas de 1950/1960, a partir dos estudos do sociólogo Juarez Rubens Brandão Lopes. A intenção é estabelecer distinções entre as condições de modernização do urbano e do rural, para além do complexo de normas e procedimentos que regem a coexistência entre a ordem tradicional e a moderna. O principal interesse é produzir uma compreensão das análises sociológicas sobre o desenvolvimento brasileiro e destacar o papel atribuído aos docentes da escola primária, na produção de novas variáveis de comportamento sociais condizentes com os valores das sociedades modernas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Marcilaine Soares Inácio - Integrante / Juliana Cesario Hamdan - Integrante / Marileide Lopes dos Santos - Integrante / Marcilia Rosa Periotto - Integrante / Rita Cristina Lima Lages e Silva - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Integrante / Carolina Mostaro Neves da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Sentidos e Sensibilidades na produção da cultura lúdica da criança: a experiência de um Centro Cultural em Belo Horizonte, Descrição: O projeto de pesquisa busca inventariar as práticas discursivas de agentes culturais, educadores e gestores, envolvidos em projetos culturais financiados com recursos públicos e problematizar a base conceitual que orienta essas ações. Busca-se à luz de pressupostos do campo da história e da antropologia, compreender a construção de discursos sobre a cultura lúdica da criança nos centros culturais vinculados à Prefeitura de Belo Horizonte. Na análise dos dados diferentes referências conceituais serão cruzadas com os dados recolhidos no trabalho de campo na intenção de melhor compreender as mediações culturais estabelecidas pelos sujeitos da pesquisa e construir um painel mais alargado dos dilemas e questões que envolvem os projetos políticos destinados ao cuidado e à proteção da infância. Como resultado espera-se contribuir para a construção de uma base de estudos sobre a Infância e a cultura lúdica e fazer avançar os conhecimentos na área. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Vania de Fátima Noronha Alves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    Pensar Educação Pensar o Brasil, Descrição: O Projeto reune docentes e discentes da UFMG, PUCMINAS, UFOP, UEMG, UEM e UFPR, em ações de pesquisa, ensino e extensão que pretendem propor alternativas para se pensar o Brasil a partir de uma reflexão sistemática sobre o papel da educação pública na construção de projetos de Brasil. Entendemos que alargar o espaço de reflexão crítica é um imperativo dos dias atuais e a nosso objetivo é contribuir na construção de um espaço de crítica qualificada das políticas públicas de educação. Neste sentido, a intenção do projeto é contribuir para repor a educação como objeto de reflexão da intelectualidade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Luciano Mende de Faria Filho - Integrante / Marcus Vinicius Fonseca - Integrante / Tarcisio Mauro Vago - Integrante / Marcilaine Soares Inacio - Integrante / Juliana Cesario Hamdan - Integrante / Marileide Lopes dos Santos - Integrante / Marcilia Rosa Periotto - Integrante / Marcus Aurelio Taborda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Pensar Educação Pensar o Brasil, Descrição: O Projeto reune docentes e discentes da UFMG, PUCMINAS, UFOP, UEMG, UEM e UFPR, em ações de pesquisa, ensino e extensão que pretendem propor alternativas para se pensar o Brasil a partir de uma reflexão sistemática sobre o papel da educação pública na construção de projetos de Brasil. Entendemos que alargar o espaço de reflexão crítica é um imperativo dos dias atuais e a nosso objetivo é contribuir na construção de um espaço de crítica qualificada das políticas públicas de educação. Neste sentido, a intenção do projeto é contribuir para repor a educação como objeto de reflexão da intelectualidade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Luciano Mende de Faria Filho - Integrante / Marcus Vinicius Fonseca - Integrante / Tarcisio Mauro Vago - Integrante / Marcilaine Soares Inacio - Integrante / Juliana Cesario Hamdan - Integrante / Marileide Lopes dos Santos - Integrante / Marcilia Rosa Periotto - Integrante / Marcus Aurelio Taborda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Pensar Educação Pensar o Brasil, Descrição: O Projeto reune docentes e discentes da UFMG, PUCMINAS, UFOP, UEMG, UEM e UFPR, em ações de pesquisa, ensino e extensão que pretendem propor alternativas para se pensar o Brasil a partir de uma reflexão sistemática sobre o papel da educação pública na construção de projetos de Brasil. Entendemos que alargar o espaço de reflexão crítica é um imperativo dos dias atuais e a nosso objetivo é contribuir na construção de um espaço de crítica qualificada das políticas públicas de educação. Neste sentido, a intenção do projeto é contribuir para repor a educação como objeto de reflexão da intelectualidade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria do Carmo Xavier - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Luciano Mende de Faria Filho - Integrante / Marcus Vinicius Fonseca - Integrante / Tarcisio Mauro Vago - Integrante / Marcilaine Soares Inacio - Integrante / Juliana Cesario Hamdan - Integrante / Marileide Lopes dos Santos - Integrante / Marcilia Rosa Periotto - Integrante / Marcus Aurelio Taborda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2009

Professora Homenageada, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Sociedade Mineira de Cultura, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. , Av. Dom José Gaspar n. 500, Coração Eucarístico, 30535-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33194444, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de Pesquisa, orientação de iniciação científica e dissertações de mestrado. Extensão Universitária - Programa Pensar Educação Pensar o Brasil Disciplinas Ministradas. História da Educação, História da Profissão Docente, Infância Cultura, Políticas de Educação e Educação Física

2000 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Educação II

2002 - 2003

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Funcionária Pública, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

1996 - 2004

Fundação Cultural Dr Pedro Leopoldo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1996 - 12/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Produção do Conhecimento Histórico