Cláudia Regina Squio
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Foi professora do curso de Engenharia de Alimentos da UNIDAVI, nas disciplinas de bioquímica de alimentos e do curso de Nutrição da FURB, na disciplina de Higiene e Controle Sanitário. Atuamente é tutora do curso de Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos do SENAC e realiza consultorias e treinamentos de boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos também como consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS-MESA).
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Alimentos
2002 - 2003
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Gláucia Maria Falcão de Aragão
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Ralstonia eutropha; biopolímeros; polihidroxialcanoatos.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Bioquímica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Especialização em Processamento de alimentos
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Gláucia Maria Falcão de Aragão
Formação complementar
2010 - 2010
Superando desafios para certificação de empresas. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasildeira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - RS.
2009 - 2009
Formação de auditores int de sist de gest qualidad. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
2008 - 2008
Formação de consultores do PAS-Mesa e Distribuição. (Carga horária: 48h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2008 - 2008
Tutoria on-line. (Carga horária: 84h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2007 - 2007
Análise Sensorial para o Estudo do Consumidor. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de ciência e tecnologia de alimentos (Sul).
2007 - 2007
Planejamento experimental e otimização de processo. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
2005 - 2005
capacitação gerencial em 5S. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
2005 - 2005
Treinamento sobre Segurança Alimentar. (Carga horária: 6h). , Associação dos Controladores de pragas de Santa Catarina.
2004 - 2004
Implantação do Sistema APPCC. (Carga horária: 36h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
2003 - 2003
Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricaçã. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
2003 - 2003
Qualidade e segurança alimentar. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de ciência e tecnologia de alimentos (Sul).
1999 - 1999
Ind. de palmito em conserva. (Carga horária: 36h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
1999 - 1999
HACCP - Análise de perigos, pontos e controles .... (Carga horária: 40h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1998 - 1998
Processamento de Compotas, doce em massa e Geléias. (Carga horária: 22h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Bioquímica.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Participação em eventos
III simpósio de segurança alimentar.DTAs: uma reflexão sobre suas causas. 2010. (Simpósio).
7 SLACA. 2007. (Simpósio).
IX ERSCTA. 2007. (Encontro).
III Simpósio Catarinense de Controle de Vetores e Pragas. 2005. (Simpósio).
XIV Simpósio Nacional de Fermentações.Utilização de ácidos linoleico e oleico como suplementos nutricionais aumenta a produção de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) por Ralstonia eutropha. 2003. (Simpósio).
II Simpósio em Ciência de Alimentos. 2003. (Simpósio).
VIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de alimentos.Produção de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) por Ralstonia eutropha utilizando óleos vegetais como suplementos nutricionais. 2003. (Encontro).
II Simpósio Ítalo-brasileiro sobre Tecnologia de alimentos. 2002. (Simpósio).
Primeiro congresso Internacional de tecnologia limpa aplicada ao setor de alimentos. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
SQUIO, C. R.; TREMARIN, Andréia. Projeto de padronização de metodologia para detecção, redução e eliminação de Listeria em indústria frigorífica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; SALOMAO, B.. Projeto de controle de qualidade higiênico-sanitária de hortifrutigranjeiros servidos em Unidade de Alimentação e Nutrição. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; SALOMAO, B.. Projeto de controle de qualidade de alimentos transportados. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; SALOMAO, B.. Projeto de controle de qualidade na produção de queijo prato. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; SENS, B.. Projeto de orientações sobre Segurança de Alimentos para consumidores. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; SENS, B.. Projeto de capacitação para merendeiras da Rede Municipal de Alimentação Escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.. Projeto de treinamento para manipuladores de alimentos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.. Projeto de treinamento individual de manipuladores de alimentos com foco em correção imediata de não conformidades. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; TREMARIN, Andréia. Projeto de melhorias na qualidade da ricota produzida em um estabelecimento industrial de Santa Catarina. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; TREMARIN, Andréia. Projeto de boas práticas de manipulação na Agroindústria familiar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; IENCKZACK, J.. Projeto de controle de tempo e temperatura das preparações transportadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; IENCKZACK, J.. Projeto de avaliação das condições higiênico-sanitárias de um restaurante comercial e de uma unidade de alimentação e nutrição e sua relação com a presença do profissional nutricionista. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
TREMARIN, Andréia;SQUIO, C. R.. Implementação de treinamento de boas práticas para manipuladores de alimentos em escolas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.TAVARES, L. B. B.. Implantação de programa de qualidade em Feira Livre Municipal de Blumenau - SC. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; VIDOR, M. S.. Implantação de um programa de higienização de hortifrutigranjeiros em restaurantes. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
TREMARIN, Andréia;SQUIO, C. R.. Adequação de armazenamento e coleta de resíduos de uma cozinha industrial. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
TREMARIN, Andréia;SQUIO, C. R.. Monitoramento do tempo x temperatura dos alimentos servidos em buffet quente e frio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.TAVARES, L. B. B.. Implantação de um programa de supervisão da qualidade em Beto Carreiro World. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.TAVARES, L. B. B.. Padronização do processo de distribuição da maionese temperada e hambúrguer bovino em Rede de Lanchonetes e Pizzarias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; VIDOR, M. S.. Manual Básico para abertura de estabelecimentos de serviços de alimentação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.TAVARES, L. B. B.. Projeto de padronização para quiosque de praia no Município de Bombinhas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; HERING, B.. Treinamento de manipuladores de alimentos: foco na higiene ambiental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; HERING, B.. Programa de Educação continuada: implementação do manual de boas Práticas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; VIDOR, M. S.. Procedimento para a obtenção de um selo de reconhecimento de alimento livre de glúten - projeto de ação.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
SQUIO, C. R.; VIDOR, M. S.. Implantação do plano de boas práticas de armazenamento na casa atacadista Segalas Alimentos Ltda. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
KRETZSCHMAR, M.;SQUIO, C. R.; SCHARF, M.. Implantação dos procedimentos operacionais padronizados (POPs) em indústria de alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TAVARES, L. B. B.SQUIO, C. R.; Katleen A .E. Kammer. Radlof e Sara C. Franzoi.Proposta de uma sistematização para doação do excedente de refeições em UANs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Orientou
Projeto de padronização de metodologia para detecção, redução e eliminação de Listeria em indústria frigorífica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de controle de qualidade higiênico-sanitária de hortifrutigranjeiros servidos em Unidade de Alimentação e Nutrição; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de controle de qualidade de alimentos transportados; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de controle de qualidade na produção de queijo prato; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de orientações sobre Segurança de Alimentos para consumidores; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de capacitação para merendeiras da Rede Municipal de Alimentação Escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de treinamento para manipuladores de alimentos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de treinamento individual de manipuladores de alimentos com foco em correção imediata de não conformidades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de melhorias na qualidade da ricota produzida em um estabelecimento industrial de Santa Catarina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de boas práticas de manipulação na Agroindústria familiar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de controle de tempo e temperatura das preparações transportadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação das condições higiênico-sanitárias de um restaurante comercial e de uma unidade de alimentação e nutrição e sua relação com a presença do profissional nutricionista; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação do perfil da manipulação de carnes em açougues no município de Itapiranga - SC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto para adequação de Boas Práticas de Fabricação em uma padaria na cidade de Blumenau - SC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação da qualidade da água em Unidade de Alimentação e nutrição; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação dos benefícios da implantação da obtenção do Atestado do Programa Alimentos Seguros PAS-MESA em alguns estabelecimentos da cidade de Blumenau - SC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação e adequação da aplicação de controles de tempo e temperatura em restaurantes de uma cidade do Vale do Itajaí - SC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de adaptação do Layout de uma pizzaria de acordo com as Boas Práticas de Fabricação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de avaliação do perfil do profissional manipulador de alimentos no município de Blumenau - SC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de implantação das Boas Práticas de fabricação em serviço de alimentação do segmento açougue; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Implantação de programa de qualidade em Feira Livre Municipal de Blumenau - SC; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Implantação de um programa de higienização de hortifrutigranjeiros em restaurantes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Implantação de um programa de supervisão da qualidade em Beto Carreiro World; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Padronização do processo de distribuição da maionese temperada e hambúrguer bovino em Rede de Lanchonetes e Pizzarias; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Manual Básico para abertura de estabelecimentos de serviços de alimentação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Projeto de padronização para quiosque de praia no Município de Bombinhas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Treinamento de manipuladores de alimentos: foco na higiene ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Programa de Educação continuada: implementação do manual de boas Práticas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Procedimento para a obtenção de um selo de reconhecimento de alimento livre de glúten - projeto de ação; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Implantação do plano de boas práticas de armazenamento na casa atacadista Segalas Alimentos Ltda; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Claudia Regina Squio;
Produções bibliográficas
-
BRETZKE, C. L. ; KAESTNER, J. M. ; TESKE, J. P. ; CHRISTEN, T. ; SQUIO, C. R. ; TAVARES, L. B. B. . Aspectos sanitários do serviço de venda ambulante de cachorro-quente em Blumenau, SC,. Higiene Alimentar , v. 24, p. 60-64, 2010.
-
SQUIO, C. R. ; ARAGAO, G. M. F. . Estratégias de cultivo para produção dos plásticos biodegradáveis poli(3-hidroxibutirato) e poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) : uma revisão. Química Nova, São Paulo, v. 27, n.4, p. 615-622, 2004.
-
SQUIO, C. R. ; Marangoni, C ; De Vecchi, C. S ; ARAGAO, G. M. F. . Phosphate feeding strategy during production phase improves poly(3-hydroxybutyrate-co-3-hydroxyvalerate) storage by Ralstonia eutropha. Applied Microbiology and Biotechnology, USA, v. 61, p. 257-260, 2003.
-
SQUIO, C. R. . DTAs: uma reflexão sobre suas causas. In: 3 Simpósio de Segurança Alimentar - Rompendo Barreiras, 2010, Florianópolis. Simpósio de Segurança Alimentar. Florianópolis: SBCTA Regional, 2010. v. 1. p. OU80.
-
SQUIO, C. R. ; PERING, T. R. ; BUCCI, D. Z. ; TAVARES, L. B. B. . Embalagens de PHB para uso em alimentos lácteos. In: IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2007, CURITIBA. Anais do IX ERSCTA, 2007. p. 18-21.
-
SQUIO, C. R. ; WEISE, A. ; SCHMAUCH, G. ; PAREY, J. C. ; TAVARES, L. B. B. . Avaliação da rotulagem de alimentos fracionados em supermercados de Blumenau, SC. In: IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2007, Curitiba. Anais do IX ERSCTA, 2007. p. 309-314.
-
SQUIO, C. R. ; BRETZKE, C. L. ; KAESTNER, J. M. ; TESKE, J. P. ; CHRISTEN, T. ; TAVARES, L. B. B. . Aspectos sanitários do serviço de venda ambulante de cahorro-quente de Blumenau-SC. In: IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2007, Curitiba. Anais do IX ERSCTA, 2007. p. 315-320.
-
SQUIO, C. R. ; Ferreira, C. M. ; ARAGAO, G. M. F. . Utilização de ácidos linoleico e oleico como suplementos nutricionais aumenta a produção de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) por Ralstonia eutropha. In: XIV Simpósio Nacional de Fermentações, 2003, Florianópolis. Anais do XIV Simpósio Nacional de Fermentações, 2003. v. 1. p. 1-5.
-
SQUIO, C. R. ; Ferreira, C. M. ; ARAGAO, G. M. F. . Produção de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) por Ralstonia eutropha utilizando óleos vegetais como suplementos nutricionais. In: VIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de alimentos - ERSCTA, 2003, Curitiba - PR. Anais do VIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2003. v. 1. p. 412-415.
-
SQUIO, C. R. ; GESSER, G. ; MULLER, J. L. ; SERPA, J. ; PAULO, M. S. ; PAULA, M. M. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; BUCCI, D. Z. ; TAVARES, L. B. B. . Aceitação da substituição do leite por extrato de soja em sobremesa tipo pudim. In: 7 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. Anais do SLACA, 2007.
-
SQUIO, C. R. ; SHAEFER, M. ; TAVARES, L. B. B. . Produção de pão empregando farinha obtida de resíduos do processamento de palmeira-real-da-austrália. In: 7 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. Anais do 7 SLACA, 2007.
-
SQUIO, C. R. ; GESSER, G. ; MULLER, J. L. ; SERPA, J. ; PAULO, M. S. ; PAULA, M. M. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; DUTRA, D. C. ; BUCCI, D. Z. ; TAVARES, L. B. B. . Avaliação sensorial e perfil do consumidor para preparações culinárias a base de pescado. In: 7 Simpósio Latino Americano de Ciência de alimentos, 2007, Campinas. Anais do 7 SLACA, 2007.
-
Stricker, A. ; SEARA, F. ; ORSI, J. ; ROPELATO, K. ; SQUIO, C. R. ; TAVARES, L. B. B. . Aplicação de soro de leite em pó na formulação de iogurte. In: FARMAPOLIS 2001, 2001, Florianópolis. Caderno de resumos dos trabalhos científicos, 2001. v. 1. p. 106-106.
-
RUEDIGER, F. ; WANKA, M. L. ; DAMBROS, R. S. ; SQUIO, C. R. ; TAVARES, L. B. B. . Avaliação da eficiência da pasteurização lenta em creme tipo nata. In: FARMAPOLIS 2001, 2001, Florianópolis. Caderno de resumos dos trabalhos científicos, 2001. p. 106-106.
-
FINKLER, L. ; SQUIO, C. R. ; ANTONIO, R. ; ARAGAO, G. M. F. . Avaliação da variação do potencial redox durante crescimento de Ralstonia eutropha visando produção de polihidroxialcanoato (PHA). In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçú. Resumos, 2001.
-
SQUIO, C. R. ; BATISTA, C. R. V. . A influência da microbiota natural do leite pasteurizado no crescimento de Listeria monocytogenes. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. XV CBCTA - Qualidade de Vida - Resumos, 1996. v. 1. p. 61-61.
-
SQUIO, C. R. ; BATISTA, C. R. V. . Listeria monocytogenes e leite. In: V Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1995, Florianópolis. V Seminário Catarinense de Iniciação científica - Resumos, 1995. v. 1. p. 491-491.
-
TAVARES, L. B. B. ; PAULA, M. M. ; SERPA, J. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; MULLER, J. L. ; PAULO, M. S. ; GESSER, G. ; DUTRA, D. C. ; SQUIO, C. R. ; BUCCI, D. Z. . Análise Sensorial e perfil do consumidor de moqueca de cação à baiana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TAVARES, L. B. B. ; PAULO, M. S. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; GESSER, G. ; MULLER, J. L. ; PAULA, M. M. ; SERPA, J. ; DUTRA, D. C. ; SQUIO, C. R. ; BUCCI, D. Z. . Avaliação Sensorial de pudim sabor morango e chocolate elaborado com extrato de soja. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GESSER, G. ; MULLER, J. L. ; PAULO, M. S. ; SERPA, J. ; PAULA, M. M. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; DUTRA, D. C. ; SQUIO, C. R. ; BUCCI, D. Z. ; TAVARES, L. B. B. . Substituição do leite por extrato de soja em sobremesa tipo pudim sabor chocolate. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GESSER, G. ; MULLER, J. L. ; SERPA, J. ; PAULO, M. S. ; PAULA, M. M. ; OLIVEIRA, P. B. S. ; DUTRA, D. C. ; SQUIO, C. R. ; BUCCI, D. Z. ; TAVARES, L. B. B. . Perfil do consumidor e aceitação do preparo culinário de risoto de camarão e lula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SQUIO, C. R. ; Ferreira, C. M. ; ARAGAO, G. M. F. . Utilização de ácidos linoleico e oleico como suplementos nutricionais aumenta a produção de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) por Ralstonia eutropha. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SQUIO, C. R. ; ARAGAO, G. M. F. . Estratégias de produção de poli(3-hidroxibutirato) e poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato): uma revisão 2001 (Monografia de especialização).
Outras produções
SQUIO, C. R. . Cartilha para manipuladores de alimentos - Boas práticas de fabricação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
SQUIO, C. R. . Manipulação de alimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SQUIO, C. R. ; ALBANI, I. . Receitas para Merenda Escolar. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SQUIO, C. R. . Curso profissionalizante de padeiros e confeiteiros. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SQUIO, C. R. . Processamento de frutas e hortaliças. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SQUIO, C. R. . Processamento de leite. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SQUIO, C. R. . Palestra: O engenheiro de alimentos na implantação de uma indústria alimentícia. 2005 (Palestra) .
SQUIO, C. R. . Palestra: Cozinhando com segurança. 2005 (Palestra) .
SQUIO, C. R. . Palestra: Manipulação de alimentos. 2004 (Palestra) .
SQUIO, C. R. . Palestra: Segurança alimentar. 2003 (Palestra) .
SQUIO, C. R. . Palestra: Produção de plásticos biodegradáveis por bactérias. 2003 (Palestra) .
Prêmios
1998
Honra ao mérito - 1a. colocada no curso de Engenharia de Alimentos, Conselho Regional de Química - SC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, Faculdade tecnologia_SENAC Blumenau. , Av. Brasil, 610, Ponta Aguda, 89010-971 - Blumenau, SC - Brasil, Telefone: (47) 30359999
Experiência profissional
2008 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SCVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador de curso
Outras informações:
Tutora do curso de especialização em Gestao da Segurança de alimentos (EAD) e consultora do Programa PAS - Mesa e Distribuição
Atividades
-
11/2008
Ensino, Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Trabalhos de conclusão de curso, Módulo 3 - Sistema de gestão da segurança de alimentos, Módulo 2 - Processamento e agentes de contaminação de alimentos, Módulo 1 - alimentos e qualidade
-
11/2008
Serviços técnicos especializados , Faculdade tecnologia_SENAC Blumenau, .,Serviço realizado, Consultoria/auditoria de boas práticas no Programa Alimentos Seguros - PAS.
-
11/2008
Treinamentos ministrados , Faculdade tecnologia_SENAC Blumenau, .,Treinamentos ministrados, Boas Práticas de Fabricação
2001 - 2001
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2007 - 03/2009
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Controle Sanitário
-
04/2007 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Eng. Química, .,Linhas de pesquisa
-
02/2001 - 04/2001
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento de alimentos
2003 - 2005
Lyon Indústria e Comércio LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: engenheira de alimentos, Carga horária: 30
Outras informações:
Controle de qualidade, desenvolvimento de produtos e treinamento de funcionários
Atividades
-
10/2003 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Lyon Ind. e Com. Ltda, .,Serviço realizado, Implantação de indústria produtora de condimentos preparados. Atividades de instalação de equipamentos e processos, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e treinamento de colaboradores em boas práticas de fabricação. Elaboração do Manual.
2005 - 2006
UNIDAVI - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaiVínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor química, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2005 - 10/2006
Ensino, engenharia de alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica de alimentos I, Bioquímica de alimentos II
1995 - 1997
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista
Atividades
-
04/2002 - 07/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química e de Alimentos.,Linhas de pesquisa
-
03/1995 - 02/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Ciência de Alimentos.,Linhas de pesquisa
2003 - 2003
Serviço nacional de aprendizagem comercial - Brusque - SCVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 3
Outras informações:
Orientadora do PET
Atividades
-
09/2003 - 11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficina de Higiene e organização nos serviços de alimentação - Programa de Educação para o Trabalho
2003 - 2007
Indústria de Conservas Ristow LtdaVínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: assessora, Carga horária: 4
Atividades
-
12/2003 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Conservas Ristow, .,Serviço realizado, Controle de qualidade e treinamento de funcionários em boas práticas de fabricação.
2003 - 2003
Centro de Educação de Jovens e Adultos - Brusque - SCVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4
Atividades
-
10/2003 - 12/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
2003 - 2005
Prefeitura Municipal de BrusqueVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Orientação e treinamentos de higiene de alimentos para merendeiras e serventes das escolas municipais
Atividades
-
01/2003 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .,Treinamentos ministrados, Manipulação de alimentos
1999 - 2001
prefeitura municipal de blumenauVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheira de alimentos, Carga horária: 30
Atividades
-
03/1999 - 04/2001
Serviços técnicos especializados , Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, .,Serviço realizado, Assistência técnica no processamento de alimentos em diversas agroindústrias rurais, na área de vegetais, carnes e leite..
-
03/1999 - 04/2001
Treinamentos ministrados , Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, .,Treinamentos ministrados, Derivados do leite, Higiene na manipulação de alimentos, Processamento de frutas e hortaliças
1997 - 1997
Indústria de Lacticínios do PlanaltoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1997 - 02/1997
Estágios .,Estágio realizado, Estágio curricular na produção de derivados de leite e controle de qualidade realizando as análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos..
1996 - 1996
Lacticínios Tirol LtdaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1996 - 02/1996
Estágios .,Estágio realizado, Estágio extracurricular desenvolvendo atividades principalmente no Laboratório de Microbiologia da indústria..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudia Regina Squio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?