Janaina Silva Alves

Doutora em Letras - PPGL/ UERN (2021 - 2025), pesquisadora pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pesquisa com enfoque na Literatura Africana de Língua Portuguesa. Mestre em Letras - PPGL/UERN/CAMEAM (2009 -2011), com enfoque nas questões de Tradição e Modernidade na poesia de Zila Mamede. Especialista em Literatura e Estudos Culturais, também, pela UERN/CAMEAM (2006 -2008). Graduada em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/CAMEAM (2002 - 2006). Participa como membro de dois Grupos de Pesquisas: Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos e Literários - GELLI (IFRN/Campus Mossoró; e do Grupo de Linguagens e Práticas Sociais (IFRN/Campus Pau dos Ferros). Atuou como coordenadora de dois Projetos de Pesquisa "Literatura e Ensino: a memória potiguar na sala de aula", pelo Edital 04/2017 Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI/IFRN (2017) e "Literatura e Ensino: o gênero cordel nas aulas de língua portuguesa", fomentado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI/IFRN (2018). Pesquisa e interesse nas questões que envolvem Literatura e Ensino, Literatura Africana de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística: linguística saussuriana, linguística textual, produção textual e ensino de língua portuguesa; na área de Literatura: teoria da literatura, literatura brasileira e literatura africana de língua portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2021 - 2025

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A reelaboração da oralidade na escrita: a (re) construção de um projeto de nação em Mia Couto
Sebastião Marques Cardoso. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

2009 - 2011

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM O ARADO, DE ZILA MAMEDE: A CONSTRUÇÃO DA LÍRICA TELÚRICA ERGUIDA EM NOVOS ALICERCES
, Ano de Obtenção: 2011.Andrey Pereira de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tradição, Modernidade, Lírica Telúrica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Literatura e Estudos Culturais

2006 - 2008

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A DESCONSTRUÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE CEGUEIRA/VISÃO NAS TRILHAS DO ROMANCE -ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - DE JOSÉ SARAMAGO
Orientador: Prof. Ms. Charles de Albuquerque Ponte

Graduação em LETRAS -

2002 - 2006

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: O Evangelho de Saramago sob a ótica do narrador benjaminiano
Orientador: Wellingthon Medeiros de Araújo

Formação complementar

2023 - 2023

Formação de Ledores e Transcritores,. (Carga horária: 20h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2022 - 2022

Como fazer uma prova nota 10. (Carga horária: 10h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Elaboração de Itens. (Carga horária: 80h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.

2021 - 2021

Produção de Material Didático para EaD. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2020 - 2020

DOCUMENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CU. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2020 - 2020

INDICADORES E ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO COM FOCO NOS RESULTADOS. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2020 - 2020

Metodologias Ativas no Ensino Superior. (Carga horária: 24h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Carga horária: 12h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Normas da ABNT Aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2020 - 2020

TReinamento do Portal de Períodicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2020 - 2020

Linguagens e a BNCC: O Componente Língua Portuguesa em Foco. (Carga horária: 30h). , Teacherflix, TEACHERFLIX, Brasil.

2020 - 2020

Moodle na Prática. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.

2020 - 2020

Formação em Educação a Distância EaD. (Carga horária: 160h). , IFRN - Campus Natal Zona Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

Neurolinguística Aplica ao Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Participação em eventos

II Simpósio de Pesquisa do IFRN. 2022. (Simpósio).

I Simpósio de Literaturas e Artes Ibero-americanas, Afro-latinas e Ameríndias ? SILAM. 2022. (Simpósio).

VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2022. (Seminário).

VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade.Dos documentos oficiais à realidade da sala de aula: relatos e reflexões da prática de ensino supervisionado na EJA. 2022. (Seminário).

II Ciclo de Conferências ? PODES 2021. 2021. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e III Simpósio Nacional de Literatura de Língua Portuguesa III.OS RITOS DAS TRADIÇÕES:A CULTURA AFRICANA PERMEADA NO CONTO INUNDAÇÃO, DE MIA COUTO. 2021. (Simpósio).

XI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Projetos Ciências para Todos no Semiárido Potiguar. 2021. (Feira).

1ª Semana de Integração Profissional.Elaboração e apresentação de Trabalhos Acadêmicos de acordo com as Normas da ABNT. 2018. (Outra).

I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E.A NARRATIVA PESSOAL COMO PROCESSO DE EMPODERAMENTO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN. 2018. (Simpósio).

I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIs S E. 2018. (Simpósio).

V Seminário Nacional do Ensino Médio - V SENACEM.A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: uma experiência no ensino médio integrado do IFRN ? Campus Pau dos Ferros. 2018. (Seminário).

XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. A LITERATURA POTIGUAR E ENSINO: UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN ? CAMPUS PAU DOS FERROS. 2018. (Congresso).

Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC. 2017. (Exposição).

Finalistas da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Gêneros Textuais. 2017. (Olimpíada).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. O EU-LÍRICO E SENTIMENTO DO MUNDO: RELAÇÕES POÉTICAS ENTRE ZILA MAMEDE E DRUMMOND. 2017. (Congresso).

II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, VIII Colóquio de Extensão e I Salão de Extensão, promovidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA a ,.Avaliador de Trabalhos Apresentados. 2016. (Outra).

II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, VIII Colóquio de Extensão e I Salão de Extensão, promovidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA a ,.?Histórias de Vida e a Construção de Subjetividades: uma análise das memórias de mulheres do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Mossoró - RN?,. 2016. (Outra).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro de Educação.O Cordel na Sala de Aula: uma experiência do ensino médio. 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro Nacional de Interdiciplinaridade. 2016. (Seminário).

XII Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade.O Relato Pessoal e a Construção de Subjetividades: Uma Análise dos Discursos de Mulheres no Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.. 2016. (Outra).

XII Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade. 2016. (Outra).

XII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES,.O RELATO PESSOAL E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN. 2016. (Outra).

Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - Romantismo: Desdobramentos Contemporâneos.O Arado e a Metáfora do Amor: o Desdobramento da Lírica Romântica em Alicerce Moderno. 2015. (Simpósio).

Semana de Integração Acadêmica.A Pesquisa Científica na Faculdade. 2015. (Outra).

Semana de Integração Acadêmica.A Pesquisa Científica na Faculdade. 2015. (Outra).

V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade de Ciência e Tecnologia Materter Christi.O compromisso das organizações com o meio ambiente para um futuro sustentável e transparente. 2015. (Encontro).

V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade de Ciência e Tecnologia Materter Christi.Reflexo do Esocial na profissão de Recursos Humanos. 2015. (Encontro).

V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade de Ciência e Tecnologia Materter Christi.Contribuição da auditória interna para as organizações privadas. 2015. (Encontro).

V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade de Ciência e Tecnologia Materter Christi.Participação do Profissional contábil na conscientização tributária. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Beatriz Bezerra de Moraes

TINTINO FILHO, D.;ALVES, JANAÍNA SILVA; Morais, Debora Katiene Praxedes Costa. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DO TEXTO LITERÁRIO: VIVÊNCIA DE UMA PROFESSORA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Alanna Machado Cavalcante

TINTINO FILHO, D.;ALVES, JANAÍNA SILVA; Morais, Debora Katiene Praxedes Costa. DE MUSICÓLOGO A FOLCLORISTA: MÁRIO DE ANDRADE E A BUSCA PELA CULTURA POPULAR BRASILEIRA QUE ECOA NA ATUALIDADE. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elenilde Rodrigues dos Santos

TINTINO FILHO, D.;ALVES, J. S.; OLIVEIRA, M. G.. Re (des)construção das cristalizações do outro (negro) e o papel do professor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria das Graças de Assis

TINTINO FILHO, D.;ALVES, J. S.; OLIVEIRA, M. G.. Adolescentes em conflito com a lei e medidas socioeducativas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Augusta Rafaela Filgueira Alves

LIMA, S. C.;ALVES, J. S.; TINTINO FILHO, D.. Tecnologias digitais no Ensino Fundamental: o que as pesquisas stricto sensu nos revelam?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Saúde de Lima

LIMA, S. C.;ALVES, J. S.; TINTINO FILHO, D.. Tecnologias digitais e Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do banco de teses da Capes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporeneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Luzinete Dantas de Araújo

ALVES, J. S.; MENDONCA, S. R. P.; SANTOS, J. R. O.. Cidadania: transversalidade e construção de uma postura crítico-reflexiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Edjanete Fernandes

ALVES, J. S.; DANTAS, A. R.; ARAUJO, I. B.. Uma análise sobre a metodologia de ensino desenvolvida pela equipe docente e de apoio pedagógico na Escola Francisca Antônia de Oliveira - Santa Rosa II, Apodi RN, numa perspectiva transdisciplinar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Leila Rute Gonçalves Soares,

ALVES, JANAÍNA SILVA; TAVARES, Y. K. F. L. E.; SANTIAGO, A. C. S. C.. O CONFINAMENTO FEMININO E SUA REPRESENTAÇÃO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Chrystian Douglas Batista Leite

Ribeiro, Emílio Ribeiro; Tavares Júnior, José Mariano;ALVES, JANAÍNA SILVA. REPRESENTAÇÕES DO AMOR NO CONTO SOL, LUA E TALIA E SUAS RELEITURAS: DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Ludiana Freitas Marques Maia

Ribeiro, Emílio Ribeiro; Tavares Júnior, José Mariano;ALVES, JANAÍNA SILVA. O LUGAR DA MULHER: GÓTICO FEMININO E ALTERIDADE NA ADAPTAÇÃO DE THE HANDMAID?S TALE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Deígna Maria de Souza

REDSON, J. C;ALVES, J. S.. O gênero tirinha e o processo de leitura no livro didático de português. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SANTOS, J. D. C.; VIEIRA, P. A.;ALVES, J. S.. Comissão de Seleção para Tutoria de Aprendizagem de Laboratório - TAL. 2022. IFRN NOVA CRUz.

ALVES, JANAÍNA SILVA. Avaliador(a) de trabalhos de extensão da 13a Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

ALVES, J. S.; SANTOS, J. D. C.; SILVA, R. M.. Banca de Certificação de Conhecimentos 2021.2, do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, na forma subsequente, do Campus Nova Cruz. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

ALVES, J. S.. Banca de Seleção de Estudantes para o Projeto Pré-Acadêmico Abdias Nascimento. 2017. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

ALVES, J. S.. Seleção de Estudantes para o Projeto Pré-Acadêmico Abdias Nascimento. 2017. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Orientou

Waléria Wendy Gondim de Almeida

A quebra do padrão social feminino em Orgulho e preconceito, de Jane Austen: uma análise do Século XVIII; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Janaina Silva Alves;

Lílian Bruna Bezerra Ferreira

FIGURAÇÕES DO GROTESCO NO CONTO O PÉ DE ZIMBRO, DE WILHELM E JACOB GRIMM; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Janaina Silva Alves;

Gilvanice Silva de Souza Dantas

A presença do trágico na obra São Bernardo, de Graciliano Ramos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Janaina Silva Alves;

Denise Medeiros de Souza

Estratégias de leitura: Uma Abordagem nas Aulas de Língua Portuguesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Janaina Silva Alves;

Bruna Estela

Eixo de contenção de impacto; 2020; Iniciação Científica - Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, Instituto Brasileiro de Iniciação Científica; Orientador: Janaina Silva Alves;

Produções bibliográficas

  • LAURENTINO, AMANDA LORENA AMORIM ; ALVES, JANAÍNA SILVA ; GUALBERTO, KLÍVIA LORENA COSTA . Uma análise jurídica acerca dos transtornos de personalidade. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 379-384, 2020.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA ; CARDOSO, Sebastião Marques . AFINAL, CARLOTA GENTINA NÃO CHEGOU DE VOAR?: UMA PROPOSTA DE EDIFICAÇÃO DE UMA CULTURA ORAL A PARTIR DA VOZ DO NARRADOR. In: Concísia Lopes dos Santos; João Batista Teixeira; Sebastião Marques Cardoso.. (Org.). (Pós)colonialidades e literaturas [livro eletrônico] : perspectivas e análises críticas do diverso. 1ed.Mossoró: Podes, 2024, v. 1, p. 135-148.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA ; CARDOSO, Sebastião Marques . A tradição oral e a literatura descolonizadora: uma análise do conto. In: João Batista Teixeira; Sebastião Marques Cardoso; Eliana Pereira de Carvalho. (Org.). SILAM: cadernos de pesquisas e ensaios. 1ed.Mossoró: Podes editora, 2023, v. 1, p. 139-147.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA . OS RITOS DAS TRADIÇÕES: A CULTURA AFRI- CANA PERMEADA NO CONTO ?INUNDAÇÃO?, DE MIA COUTO. In: Carlos Versiani dos Anjos; Concísia Lopes dos Santos; Sebastião Marques Cardoso. (Org.). Representações culturais literárias nas literaturas de língua portuguesa: identidades, transgressões e resistências. 1ed.Mossoró/RN: Podes Editora, 2022, v. 1, p. 39-46.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA ; SILVA, Maria da Conceição Linhares da. . A neurociência cognitiva e o processo de desenvolvimento da aprendizagem. In: Aline Peixoto Bezerra; Débora Katiene Praxedes Costa Morais; Francisca Vilani de Souza. (Org.). Educação no cenário da contemporaneidade: limites e possibilidades. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 137-149.

  • LAURENTINO, AMANDA LORENA AMORIM ; ALVES, JANAÍNA SILVA ; GUALBERTO, KLÍVIA LORENA COSTA . Os transtornos de personalidade sob a luz do direito. In: Patrício Moreira de Araújo Filho; Raimundo Luna Neres; Ernane Rosa Martins; e Raimundo José Barbosa Brandão.. (Org.). Coletânea Educação 4.0: tecnologias educacionais. 4ed.São Luís: Editora Pascal, 2020, v. 4, p. 83-89.

  • ALVES, J. S. . José Saramago, o eterno visionário de uma humanidade cega. Gazeta do Oeste, Mossoró, p. 3 - 3, 27 jun. 2010.

  • ALVES, J. S. . A TRÍADA MAMEDIANA: POESIA PLANTADA NA TERRA E NASCIDA DO MAR. 7 faces, Natal - RN, p. 39 - 42, 29 jan. 2010.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA ; NASCIMENTO, M. L. M. ; BARBOSA, R. M. B. . Dos documentos oficiais à realidade da sala de aula: relatos e reflexões da prática de ensino supervisionado na EJA. In: VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2022, Mossoró - RN. Anais do VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, 2022. p. 76-86.

  • ALVES, J. S. ; SANTOS, K. F. ; PESSOA, L. G. . A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: uma experiência no ensino médio integrado do IFRN ? Campus Pau dos Ferros. In: V Seminário Nacional do Ensino Médio - V SENACEM, 2018, Mossoró - RN. Anais do V Seminário Nacional do Ensino Médio, 2018. p. 17-26.

  • ALVES, J. S. ; SANTOS, K. F. ; PESSOA, L. G. . A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: uma experiência no ensino médio integrado do IFRN ? Campus Pau dos Ferros. In: V Seminário Nacional do Ensino Médio/ II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, 2018, Mossoró. Anais do V Seminário Nacional do Ensino Médio, 2018. p. 17-26.

  • ALVES, J. S. ; MOURA, L. M. M. ; SILVA, B. L. G. . O Cordel na Sala de Aula: uma experiência do ensino médio. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio e I Encontro de Educação, 2016, Mossoró. Anais do IV Seminário Nacional do Ensino Médio, 2016. p. 494-507.

  • ALVES, J. S. . 'O RELATO PESSOAL E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN'. In: XII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES,, 2016, Campina Grande - PB. Anais do XII CONAGES. Campina GRande - PB: Editora Relize, 2016. v. 1.

  • ALVES, J. S. ; TINTINO FILHO, D. . O arado e a metáfora do amor: o desabrochar da lírica romântica em alicerce moderno. In: II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - II ENELF, 2015, Fortaleza - CE. II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia. Fortaleza - CE: UFC, 2015. v. 1. p. 315-322.

  • LAURENTINO, A. L. A. ; ALVES, JANAÍNA SILVA ; GAULBERTO, K. L. C. . Os Transtornos de Personalidade sob a Luz do Direito. In: I Congresso Nacional de Ciência e Educação, 2019, Mossoró/RN. Educação e Humanização: Poética da Condição Humana. Mossoró/rn: FCRN, 2019. v. 1. p. 194-200.

  • ALVES, J. S. . O EU-LÍRICO E SENTIMENTO DO MUNDO: RELAÇÕES POÉTICAS ENTRE ZILA MAMEDE E DRUMMOND. In: IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID, 2017, Mossoró. Anais do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. Mossoró: EDUERN, 2017. p. 176-176.

  • ALVES, J. S. . 'O RELATO PESSOAL E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN'. In: XII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES,, 2016, Campina Grande - PB. Anais do II CONAGES. Campina Grande - PB: Editor Realize, 2016. v. 1.

  • ALVES, JANAÍNA SILVA . O tempo: um rio que inunda (Diálogos sobre a Literatura Moçambicana e a Obra de Mia Couto). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, JANAÍNA SILVA . OS RITOS DAS TRADIÇÕES:A CULTURA AFRICANA PERMEADA NO CONTO INUNDAÇÃO, DE MIA COUTO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, J. S. . A construção de imagem através do ENADE: o aluno, a instituição e o mercado de trabalho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, JANAÍNA SILVA . A formação geral na prova do Enade: questões discursivas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, JANAÍNA SILVA . A formação geral na prova do Enade: questões objetivas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, J. S. . Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos de acordo com as Normas da ABNT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, J. S. . COMUNICAÇÃO: habilidades nas relações interpessoais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, J. S. ; REBOUCAS, A. C. R. N. . A NARRATIVA PESSOAL COMO PROCESSO DE EMPODERAMENTO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REBOUCAS, A. C. R. N. ; ALVES, J. S. ; FELIPE, A. P. . A COMPREENSÃO DO MUNDO: PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, J. S. ; SANTOS, K. F. ; PESSOA, L. G. . A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: uma experiência no ensino médio integrado do IFRN ? Campus Pau dos Ferros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, J. S. . Os Gêneros Textuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALVES, J. S. . HISTÓRIAS DE VIDA E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, J. S. . O RELATO PESSOAL E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE MULHERES DO PROGRAMA MULHERES MIL, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MOSSORÓ ? RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, J. S. ; TINTINO FILHO, D. . O arado e a metáfora do amor: desdobramentos da lírica romântica em alicerce moderno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, JANAÍNA SILVA ; BEZERRA FILHO, A. . Poesia na rua. Mossoró- RN, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

ALVES, JANAÍNA SILVA . Parecerista ad hoc de dois artigos para a Revista Leia Escola ? RLE | v.22 | nº 2. 2022.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc do trabalho: Estudantes na rede: o instagram e sua colaboração no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e literatura brasileira. 2018.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc do trabalho intitulado 'Oficinas Pedagógicas: uma alternativa para ensinar química por meio da produção de um refrigerante natural. 2018.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc do trabalho intitulado: Memória e prática pedagógica no IFMA, Campus de São João dos Patos. 2018.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc do trabalho intitulado: PISA: o efeito no livro didático. 2018.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc do trabalho intitulado: Material didático sobre expressão gráfica: o incentivo ao estudo das matérias técnicas no Instituto Federal. 2018.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc da Seleção do Programa de Iniciação Científica - PIC/IFTO - 2015/2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. 2015.

ALVES, J. S. . Avaliadora ad hoc da Seleção do Programa de Iniciação Científica - PIC/CNPq - 2015/2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. 2015.

ALVES, J. S. . Consultora ad-hoc do Comitê Científico do X Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (X CONNEPI). 2015.

ALVES, J. S. . Avaliadora Ad hoc de Artigo Científico na 6ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão - 6ª JICE. 2015.

ALVES, J. S. . Consultora ad-hoc do Comitê Científico do IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (IX CONNEPI). 2014.

ALVES, JANAÍNA SILVA . BANCA DE PARECERISTAS DO RN DA SECRETÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE E DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO (FJA). 2024.

ALVES, JANAÍNA SILVA . Recursista das Obras Literárias do PNLD 2024 (Objeto 3), no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. 2023.

ALVES, J. S. . Membro Titular na Elaboração da Prova de Português, do Processo Seletivo de Nível Médio, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, da Comarca de Mossoró-RN. 2017.

ALVES, J. S. ; Costa, A. C. S.da. . PARECER DE EXAME DE CERTIFICAÇÃO. 2017.

ALVES, JANAÍNA SILVA . 'Poéticas do afeto em tempos de crise: estudos críticos sobre linguagens, artes e literaturas afro-latinas, ameríndias e latino-americanas',. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONSECA, C. L. C. ; FERNANDES, D. F. ; ALVES, JANAÍNA SILVA . A NARRATIVA DE MIA COUTO E O DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO E A CULTURA ORAL: A ARTE AFRICANA DE CONTAR HISTÓRIAS COMO ELABORAÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL,. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALVES, J. S. ; DANTAS, I. . DEBATE NO PROJETO 'PENSE DIREITO'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALVES, JANAÍNA SILVA . Diversidade na Universidade: das manifestações culturais às relações de poder. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALVES, JANAÍNA SILVA . o minicurso ?O signo, o significado e o significante: conceitos fundamentais da linguística saussuriana?. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, J. S. . Seminário de Integração. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, J. S. . Curso Pré-Acadêmico Abdias Nascimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, J. S. . A Prática da Pesquisa na Iniciação Científica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, J. S. . NORMAS DA ABNT PARA A PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, J. S. . Programa Petrobras Jovem Aprendiz. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, J. S. . Metodologia da Pesquisa pata TCC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, J. S. . Curso Básico de Metodologia Científica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Literatura e Ensino: o gênero cordel nas aulas de língua portuguesa, Descrição: O presente projeto tem como objetivo primordial mostrar a relevância da literatura de cordel, mais especificamente da leitura e análise dos poemas do cordelista mossoroense Antônio Francisco, enquanto leitura carregada de sentidos, de dizeres, de história e de cultura para o ensino de língua portuguesa dos três primeiros anos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Silva Alves - Coordenador / Marinalba Maria de Medeiros - Integrante / Valcidney Soares da Silva - Integrante / Ana Beatriz Silva dos Santos - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2017

    Literatura e Ensino: A Memória Potiguar na Sala de Aula, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo primordial refletir sobre o ensino de literatura potiguar na sala de aula, almejando analisar a aproximação e experiência dessa literatura, nas aulas de língua portuguesa e literatura, pelos alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? Campus Pau dos Ferros. Dentro dessa perspectiva, faremos alguns apontamentos: questionaremos se existe um espaço, nas aulas de língua portuguesa e literatura, para a apresentação e discussão da literatura norte-rio-grandense; se existe, por parte dos alunos, algum conhecimento, mesmo que prévio, sobre o tema; e quais os métodos de abordagem do conteúdo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Silva Alves - Coordenador / Keyvilane Fernandes dos Santos - Integrante / Laênia Maria Campêlo de Freitas - Integrante / Luiz David Andrade Duarte - Integrante / Ana Vitória Miranda Mendes - Integrante / Lucas Guimarães Pessoa de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Apoio e Inovação do IFRN - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2016

    Literatura de Cordel em Sala de Aula: por que e para quê?, Descrição: O presente projeto tem como objetivo primordial refletir sobre a experiência da prática leitora da literatura de cordel, mais especificamente da leitura dos poemas populares do cordelista mossoroense Antônio Francisco, almejando analisar a aproximação e experiência de leitura do gênero cordel pelos alunos dos três primeiros anos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? Campus Mossoró, como também identificar como os discentes recebem este gênero literário. A partir dos dados coletados, faremos uma análise qualitativa dos resultados e identificaremos se há ou não uma experiência leitora da literatura de cordel na sala de aula. Além disso, proporemos leituras de poemas do cordelista mossoroense Antônio Francisco pelos discentes, verificando a recepção destes com o gênero elencado. Desse modo, estaremos provocando uma experiência de leitura com o cordel e promovendo o prazer estético e a fruição do imaginário dos discentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Silva Alves - Coordenador / Marinalba Maria de Medeiros - Integrante / Lorrane Milena Marques Moura - Integrante / Bárbara Letícia Gomes da Silva - Integrante / João Paulo da Silva Liberalino - Integrante / Mylton Franklyn da Silva Reis - Integrante / Monique Stefhany Silva Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2016

    A Literatura de Cordel na Sala de Aula: Por que e Para quê?, Descrição: O presente projeto tem como objetivo primordial refletir sobre a experiência da prática leitora da literatura de cordel, mais especificamente da leitura dos poemas populares do cordelista mossoroense Antônio Francisco, almejando analisar a aproximação e experiência de leitura do gênero cordel pelos alunos dos três primeiros anos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? Campus Mossoró, como também identificar como os discentes recebem este gênero literário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Silva Alves - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2019

Processo de Seleção Simplificada, para contratação por tempo determinado, de Professor(a) Temporário para atender demandas do semestre letivo 2018.2, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

2018

1º lugar na categoria Artes, Letras e Linguística, na Modalidade Oral, da VII Exposição Científica, Tecnológica e Cultural/EXPOTEC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros.

2017

Aprovação no Processo Seletivo do IFRN/Campus Mossoró - Edital 29/2017 DG/MO - 1ª colocação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

2017

6ª Exposição Científica Tecnológica e Cultural (EXPOTEC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros.

2013

Aprovação no Processo Seletivo do IFRN/Campus Mossoró - 1ª colocação - Contrato nº 351/2013 PROJU/IFRN - Edital de Homologação nº 04/2013, publicado no DOU 114, p. 53, seção 03 - 13/08/2013, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN/MO.

2012

Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento do cargos efetivo de Professor de Língua Portuguesa no Quadro de Geral de Pessoal do Estado Secretaria de Estado da Educação do RN, Cesgranrio..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Departamento de Ciências Humanas - DCH - UFERSA. , Av. Francisco Mota, 572, Presidente Costa e Silva, 59625900 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33178200

Experiência profissional

2021 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor SUbstituto, Carga horária: 40

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado: Informática, Mecânica, Edificações e Eletrotécnica.

2012 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Leitura e Produção de Textos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Atividades

  • 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN - Campus Nova Cruz.Cargo ou função, Membro docente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEAB.

  • 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Mossoró.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, de acordo com a Portaria Nº 218/2015 - Reitoria/IFRN.

  • 11/2022 - 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN - Campus Nova Cruz.Cargo ou função, Membro da Comissão de Projeto de Autorização de Funcionamento (PAF) do Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do Campus Nova Cruz do IFRN.

  • 06/2022 - 06/2023

    Serviços técnicos especializados , IFRN - Campus Nova Cruz.Serviço realizado, Membro docente do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE.

  • 06/2021 - 05/2023

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

  • 01/2023 - 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN - Campus Nova Cruz.Cargo ou função, Membro da comissão de Tomada de Contas Anual do Almoxarifado, do exercício 2022.

  • 10/2022 - 11/2022

    Outras atividades técnico-científicas , IFRN - Campus Nova Cruz, IFRN - Campus Nova Cruz.Atividade realizada, Membro da Banca examinadora de Certificação de Conhecimentos - Semestre letivo 2022.2.

  • 04/2017 - 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Pau dos Ferros.Cargo ou função, Membro de Banca Avaliadora de Certificação de Conhecimento em Língua Portuguesa..

  • 04/2017 - 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Pau dos Ferros.Cargo ou função, Membro de Comissão de Banca Avaliadora de Certificação de Conhecimento em Leitura e Produção de Texto..

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico - CH 30 H/A

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - CH 80h/a

  • 12/2014 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Mossoró.Cargo ou função, Docente do Colegiado da Diretoria Acadêmica dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio (Portaria N°311/2014-DG/MO.

  • 05/2013 - 05/2013

    Ensino, Operador de Computadores, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 11/2012 - 12/2012

    Ensino, Montagem e Manutenção de Computadores, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 01/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestre de Obras, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Operador de Processamento de Produtos Apícolas, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Operador de Computadores, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 07/2012 - 08/2012

    Ensino, Montagem e Manutençao de Computadores, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 07/2012 - 08/2012

    Ensino, Agente Comunitário de Saúde, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

2023 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante pesquisador

2024 - 2025

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do quadro temporário, Carga horária: 40

2019 - 2020

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2017 - 2017

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso Letras Português,- EaD, Carga horária: 20

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa Instrumental I

2009 - 2011

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

Atividades

  • 09/2024 - 12/2024

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estilística - 60h, Leitura - 60h, Tópicos de Gramática do Português - 90h

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguística II - 60 h - 2020.1

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura I - 60 h - 2020.1

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura II - 60 h - 2020.1

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura e Cinema - 60 h - 2020.1

  • 07/2020 - 09/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras e Artes.Cargo ou função, Comissão com a incumbência de organizar e executar o processo eleitoral para Subchefia do Departamento de Letras Estrangeiras DLE para o biênio 2020/2022..

  • 11/2019 - 03/2020

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguística I - 60 h - 2019.2, Teoria da Literatura I - 60 h - 2019.2

  • 11/2019 - 03/2020

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura II - 90 h - 2019.2

  • 11/2019 - 03/2020

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura e Cinema - 60 h - 2019.2

  • 06/2019 - 10/2019

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura II - 90h - 2019.1

  • 06/2019 - 10/2019

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura I - 60h - 2019.1, Teoria da Literatura II - 90h - 2019.1

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura II - 90h - 2018.2

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicolinguística - 60h - 2018.2, Teoria da Literatura I - 60 h - 2018.2

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociolinguística - 90 h - 2018.2

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Literatura II- 90h - 2018.2

  • 02/2017 - 05/2017

    Ensino, Letras - Português, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Morfossintaxe I - 60 h - 2017.2

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Letras - Português, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estilística - 4 Créditos/ 60 h - 2016.1, Leitura - 2 Créditos/ 30 h - 2016.1

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental I - 60 h 2015.2

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental I 60 h 2015.2

  • 06/2015 - 12/2015

    Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental I - 60 h 2015.1

  • 06/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa Instrumental I - 60 h - 2015.1

  • 06/2009 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Avançado de Pau dos Ferros.Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 06/2010

    Estágios , Faculdade de Letras e Artes.Estágio realizado, Literatuta Potiguar.

2019 - 2020

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor Educação Profissional e Tecnológica, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2019 - 03/2020

    Serviços técnicos especializados , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.Serviço realizado, SERVIÇOS NA ÁREA DE INSTRUTORIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

2025 - Atual

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do quadro temporário, Carga horária: 40

2017 - 2017

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Contratada por tempo determinado, Carga horária: 20

Outras informações:
O curso foi ofertado na modalidade presencial, cujo objetivo consiste em preparar estudantes para o processo seletivo dos mestrados nas áreas de Educação, Letras, Ensino e Ciências Sociais. O curso destina-se principalmente às pessoas autodeclaradas negras, pardas, indígenas e pessoas com deficiência que tenham concluído a graduação/licenciatura, além de professores da Rede Pública de Educação

Atividades

  • 04/2017 - 11/2017

    Ensino, Curso Pré-Acadêmico Abdias Nascimento, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Redação Acadêmica - CH 90 h/a

2014 - 2016

Faculdade de Ciencias e Tecnologia Mater Christi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
4 h semanas - Semestre: 2014.2 4 h semanais - Semestre 2015.1

2013 - 2013

Faculdade de Ciencias e Tecnologia Mater Christi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa (Integrada com Ciências Contábeis) 80 h - 2016.1

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 72 h/a - 2015.2, Integrada

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico - 36 h/a - 2015.2

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico - 36 h/a - 2015.2

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 72 h - 2015.1

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 72 h - 2014.2

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Integrada com Administração - 72 h - 2013.2

  • 04/2013 - 12/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Integrada com Sistemas de Informação - 72 h - 2013.2, Língua Portuguesa - 80 h 2013.1

  • 04/2013 - 12/2013

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 72 h - 2013.2, Língua Portuguesa - 80 h - 2013.1, Metodologia da Monografia Jurídica - 40 h - 2013.2, Metodologia da Pesquisa Científica - 36 h - 2013.2

  • 04/2013 - 06/2013

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação e Produção Textual - 80 h - 2013.1

2017 - Atual

FACULDADE UNIRB MOSSORÓ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - CH 72 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Gastronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Oftálmica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Gastronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Oftálmica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - CH 60 h

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 60 h

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos - CH 72 h

2009 - 2009

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profª. Ens. Fund. II-Ling. Port. 8º - 9º anos, Carga horária: 10

2008 - 2009

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profª.do Ens. Fund. II - Líng. Port. 6ª série, Carga horária: 5

2005 - 2009

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prfa. do Ens. Fund. II - Líng. Port. 5ª série, Carga horária: 5

2008 - 2008

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profª. do Ens. Fund. II Ciências 6º ano, Carga horária: 3

2004 - 2008

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profª Ens. Médio - Literatura - 1º ao 3º anos, Carga horária: 4

2002 - 2005

Colégio e Curso Vitória do Saber

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profª. Polivalente - Ens. Fund. I - 2ª série, Carga horária: 30

2007 - 2007

Escola Estadual Francisco Pinto

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes, Língua Portuguesa

2007 - 2007

Colégio e Curso Evolução

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: profª. Literatura - Cursinho Pré-Vestibular, Carga horária: 2

Atividades

  • 03/2007 - 09/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Literatura brasileira

2010 - 2010

FACULDADE DE PINHAIS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Método de seleção de conteúdos, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora na Especialização em Didática da Língua Portuguesa, na cidade de Apodi-RN

Atividades

  • 02/2010 - 02/2010

    Ensino, Especialização em Didática do Ensino, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Método de seleção de conteúdos

Propriedade Intelectual

Patentes (1)