Admilson Mário de Assunção
Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2000). É Especialista em Filosofia e Sociologia pelo IBEPEX - Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão(2003). E também Especialista em Tecnologias da Educação pela PUC/RIO (2010). Possui o título de Mestre em Educação pelo programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Instituto de Educação (IE). No Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), com término em 2011. Foi orientado pelo Prof.º Dr. Luiz Augusto Passos. Participação como professor titular da disciplina Filosofia da Educação do IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (UAB - Universidade Aberta do Brasil). Foi professor formador do CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Mato Grosso. Foi Professor do ICE - Instituto Cuiabano de Educação nos cursos de Administração e Seqüênciais no perído de agosto de 2008 a janeiro de 2010. É professor efetivo da Rede Pública Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso. Atualmente trabalha como Coordenador na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e lazer de Mato Grosso, na Coordenadoria de Diversidades dentro da Superintendência de Diversidades Educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2010 - 2011
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Narrativas silenciadas,Ano de Obtenção: 2011
Prof.º Dr. Luiz Augusto Passos.Palavras-chave: Educação - Sexualidade - Violência - Abuso.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Tecnologias na Educação
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Vivências Pedagógicas com o Uso das Mídias na Escola estadual José Mendes Martins em Várzea grande
Orientador: Mário Ângelo Brandão de Oliveira Miranda
Especialização em Filosofia e Sociologia na Educação Básica
2003 - 2004
INSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Título: Exclusão Social dentro da Escola
Orientador: Neiza de Oliveira
Graduação em filosofia
1998 - 2000
Centro Universitário Claretiano de Batatais
Título: O poder do estado político em Maquiavel
Orientador: Nainora silva
Formação complementar
2014 - 2015
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no estado de Mato Gross. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2010 - 2010
Conferência Nacional de Educação- CONAE. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2010 - 2010
Os Pressupostos Teórico-Metodológicos da Educação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Educação à Distância. (Carga horária: 400h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2009 - 2009
POLÍTICA INTERNA. (Carga horária: 4h). , PARTIDO DOS TRABALHADORES DE MATO GROSSO, PT, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Pensamento de Nietzsche. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Novos Olhares à Formação Continuada. (Carga horária: 72h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2009 - 2009
Novos Olhares à Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação da Educação Superior. (Carga horária: 2h). , Instituto Cuiabano de Educação, ICE, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada. (Carga horária: 21h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2008 - 2008
Instrução Específica para Presidente de Mesa Recep. (Carga horária: 4h). , Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, TRE-MT, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.
2006 - 2007
Gestão Educacional. (Carga horária: 290h). , FATO CURSOS E CONCURSOS, FATO, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
A Elaboração de Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação de Docentes. (Carga horária: 40h). , NAF PSICOLOGIA, NAF, Brasil.
2005 - 2005
Habilidades e Competências para quem quer viver ma. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial MT, SENAC-MT, Brasil.
2004 - 2004
Formação Continuada. (Carga horária: 18h). , E.E.E.B. Profª Nadir de Oliveira, E.E.E.B N.O, Brasil.
2000 - 2000
1ª Escola de Liturgia para Jovens. (Carga horária: 60h). , Casa da Juventude Pe. Burnier, CAJU, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Organização de eventos
ASSUNÇÃO, A. M. . Seminário Formativo. 2016. (Outro).
ASSUNÇÃO, A. M. . Roda de Conversa: a visibilidade da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em seus desafios e contradições. 2012. (Outro).
ASSUNÇÃO, A. M. . Jornadas Freireanas I. 2011. (Outro).
ASSUNÇÃO, A. M. . Jornadas Freireanas II. 2011. (Outro).
ASSUNÇÃO, A. M. . XXXI Fórum de Diretores de Institutos, Centros e Faculdades de Universidades Públicas. 2011. (Outro).
ASSUNÇÃO, A. M. . Seminário de Educação. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
3ª Conferência Estadual dos Direitos LGBT.Por um Brasil que Criminalize a violência contra LGBT. 2016. (Outra).
6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos.Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade.. 2016. (Outra).
Curso de Liderança.Curso de Liderança. 2016. (Encontro).
Encontro de Coordenadores Pedagógicos: Diversidades em Pauta.Encontro de Coordenadores Pedagógicos: Diversidades em Pauta. 2016. (Seminário).
Seminário Formativo: Cidadania não é privilégio.Seminário Formativo: Cidadania não é privilégio. 2016. (Seminário).
Simpósio Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e VII Encontro da CIRCO - Comissão Interestadual de Enfrentament à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste.Simpósio Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e VII Encontro da CIRCO - Comissão Interestadual de Enfrentament à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Região Centro-Oeste. 2016. (Simpósio).
Vamos Falar de Gênero.Vamos Falar de Gênero? Subjetividades, resistências e estéticas. 2016. (Seminário).
Direitos Humanos e o Direito da Criança e do Adolescente.Direitos Humanos e o Direito da Criança e do Adolescente. 2015. (Encontro).
I Encontro Formativo para os Profissionais dos Cefapros para Implementação da Formação Continuadada.I Encontro Formativo para os Profissionais dos Cefapros para a Implementação da Formação Continuada. 2015. (Encontro).
II Encontro Formativo para os Profissionais dos Cefapros: Implementação da Formação Continuada.II Encontro Formativo para os Profissionais dos Cefapros para a Implementação da Formação Continuada. 2015. (Encontro).
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no Estado de Mato Grosso.Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em MT. 2015. (Encontro).
Curso II Formação em Ensino pela Pesquisa: Diversidade no Currículo da Educação Básica. 2014. (Encontro).
II Formação Continuada Em Ensino pela Pesquisa/Diversidades. 2014. (Seminário).
Projeto Sala de Educador. 2014. (Encontro).
Redes de Aprendizagem. 2014. (Encontro).
Seminário de Educação 2013.Educação e (Des)Colonialidades dos SABERES, PRÁTICAS e PODERES. 2013. (Seminário).
II Seminário Sobre Educação e Homofobia.Por Uma Prática Pedagógica Sem Homofobia. 2012. (Seminário).
Projeto Sala de Educador 2012.Saberes Pedagógicos. 2012. (Encontro).
Seminário Educação 2012 - "Das crianças nas instituições e das crianças (in) visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas". 2012. (Seminário).
Simpósio Internacional Merleau-Ponty Vivo: Uma Leitura Multidisciplinar aos 50 Anos de Sua Morte.Merleau-Ponty. 2012. (Simpósio).
I Ciclo de Palestras sobre o Programa Mais Educação Nas Escolas da Rede Estadual de Mato Grosso.Programa Mais Educação. 2011. (Outra).
II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso.Iniciação Científica da UFMT. 2011. (Seminário).
I Seminário Nacional Sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas (Senijup): desafios na articulação entre teoria e prática..Seminário Nacional Sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas. 2011. (Seminário).
Seminário Educação 2011 - "Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT".Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT. 2011. (Seminário).
Seminário Temático.Pesquisa Qualitativa: metodologias e interpretação. 2011. (Seminário).
Palestra: Os Pressupostos Teórico-Metodológicos da Educação Libertadora de Paulo Freire. 2010. (Outra).
Seminário Educação 2010 - "Educação, Formação de Professores e suas Dimensões Sócio-Históricas: Desafios e Perspectivas". 2010. (Seminário).
Seminário Internacional/Estdual- Tecnologia Educacional/ 2º Encontro de Tecnologia, Educação e Currículo. 2010. (Seminário).
Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. 2010. (Seminário).
Seminário Temático: Gramsci e a Filosofia da Práxis. 2010. (Seminário).
Encontro de Coordenadores Pedagógicos das Escolas Organizadas em Ciclos de Formação Humana. 2009. (Encontro).
Novos Olhares à Formação Continuada: Ressignificando as Praticas Pedagógicas na Educação Básica. 2009. (Encontro).
Seminário Temático: Introdução ao Pensamento de Nietzsche. 2009. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Compreendendo gênero nos espaços escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Encontro de Coordenadores Pedagógicos: Diversidades em Pauta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Encontro de Coordenadores Pedagógicos: Diversidades em Pauta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Oficina Pedagógica de Capacitação em Sexualidade, ISI'S/AIDS e Hepatites Virais/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Educação e Direitos Humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Jogos Eletrônicos: A Principal Ferramenta de Ludicidade no Grupo de Meninos e Meninas de Várzea Grande. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Narrativas Silenciadas: História de Pedro João sobre Abuso e Violência Sexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. ; FERNANDES, Raquel Martins ; PASSOS, Luiz Augusto . Redes Sociais no Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Cuiabá/MT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Redes Sociais no Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Cuiabá/MT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente do sexo masculino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. ; FERNANDES, Raquel Martins . Redes Socioassistenciais no Combate à Violência Sexual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . A Trajetória Histórica da Violência Sexual Contra Crianças no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . A Filosofia na Rede Pública de Ensino do Estado de Mato Grosso e a Atuação do Cefapro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. ; RODRIGUES, Janaina L. . SALAS INCLUSIVAS: UMA ANÁLISE COMPEENSIVA DA PRÁTICA DE PROFESSORES A PARTIR DA PERSPECTIVA DO INÉDITO VIÁVEL DE PAULO FREIRE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Vivências Pedagógicas com o uso das mídias na escola estadual José Mendes Martins em Várzea grande. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. M. . Ética na Política Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ASSUNÇÃO, A. M. . Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais. 2010. .
ASSUNÇÃO, A. M. ; ALENCAR, Luzinéia G. ; SANTOS, Lirian K. . Imagens, Recursos para o Ensino nas Ciências Humanas. 2010. .
ASSUNÇÃO, A. M. . Ensino pela Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2009. .
ASSUNÇÃO, A. M. . Relações e Saberes Profissionais: Tecnologias na Vida e na Escola. 2009. .
ASSUNÇÃO, A. M. ; SOUZA, Gerson L. ; OLIVEIRA, Itamara dos A. ; ALENCAR, Luzinéia G. ; SILVA, Aldina Cássia F. . Da Web à Escola: Filosofia e História. 2009. .
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Narrativas Silenciadas, Descrição: Esta pesquisa segue a metodologia fenomenológica, tendo fundamentação teórica o pensamento de Merleau-Ponty. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Admilson Mário de Assunção - Coordenador.
-
2010 - 2010
Invisível - ESCCA NA GRANDE CUIABÁ-MT, Descrição: Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, coordenado pelo professor Dr. Luiz Augusto Passos. Sobre Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes na grande Cuiabá-MT. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Admilson Mário de Assunção - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuo com a demanda de Gênero e orientação sexual, junto a Superintendência das Diversidades da Seduc-MT, dentro da Coordenadoria de Diversidades. Sou militante do movimento LGBT em Cuiabá.
2009 - Atual
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 30
2002 - 2007
Centro Educacional Integral Ayrton SennaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Ensino Médio, Carga horária: 20
2002 - 2005
Escola Estadual de 1 e 2 Graus Mercedes de Paula SodaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20
2006 - 2007
Escola Estadual de 1 e 2 Graus Professora Nadir de OliveiraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20
2007 - 2008
Escola Estadual Professora Adalgisa de BarrosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2008 - 2010
Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e HumanasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
2005 - 2007
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Instituto Federal de Mato GrossoVínculo: Professor Titular a Distância, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor Titular da Disciplina Filosofia da Educação.
2011 - Atual
Secretaria de Educação de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de filosofia, Carga horária: 30
Outras informações:
Este é o segundo concurso que tomo posse pela SEDUC-MT
2010 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Admilson Mário de Assunção e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?