Luciana Marino do Nascimento

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professora Associada III da Universidade Federal do Acre. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Bras (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário urbano, linguagem, modernidade, literatura, cidade, poesia e música. Membro associado da ABRALIC, da AIL e da SBPC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ (PQ).Professora Associada III da Universidade Federal do Acre. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Atualmente, professora Associada III lotada no Departamento de Ciência da Literatura/ UFRJ- Faculdade de Letras, conforme Portaria MEC Nº563, de 1/07/2013, publicada no DOU em 03/07/2013, seção 2, p.25. Consultora Ad Hoc do CNPq e da CAPES. Consultora na Avaliação Trienal 2013- CAPES dos PPG´s da Área interdisciplinar. Avaliador do INEP- Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Portaria Nº 313, DE 30 DE ABRIL DE 2018 Publicada no Diário Oficial da União, em 03/05/2018, seção 1, pág.26. Docente do quadro permanente do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria e História Literária

2000 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre Paris e Lisboa: a modernidade de Cesário Verde
Orientador: Vilma Sant'anna Arêas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modernidade, literatura, cidade; Perfis femininos; século XIX; erotismo; Poesia portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outro.

Mestrado em Estudos Literários

1995 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Cidade de papel: Um estudo de A Capital, de Avelino Fóscolo,Ano de Obtenção: 1998
Maria Zilda Ferreira Cury.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Literatura e sociedade; Modernidade, literatura, cidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Educação.

Graduação em andamento em História

2014 - Atual

Faculdade Elvira Dayrell

Graduação em Pedagogia

2011 - 2015

Faculdade de Ciencias de Wenceslau Braz

Graduação em Letras

1990 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em LITERARY NEW YORK. (Carga horária: 45h). , Marymouth Manhattan College, MMC, Estados Unidos.

2014 - 2014

Libras Básico. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, P.C, Brasil.

2014 - 2014

Informática na Educação. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, P.C, Brasil.

2014 - 2014

Contação de histórias. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, P.C, Brasil.

2014 - 2014

Educação Especial. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, P.C, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Nascimento, Luciana ; MONTEZ, Luiz de Barros ; BRAGANCA JUNIOR, A. A. ; VILELA, Wisley do Carmo . Cartografias da Civilização: Espaços, conflitos e Discursos em Perspectiva interdisciplinar 2 Edição. 2017. (Congresso).

REIS, S. C. ; NASCIMENTO, L. M. . JICTAC- sessões da Faculdade de letras. 2017. (Outro).

NASCIMENTO, L. M. ; MONTEZ, Luiz de Barros ; BRAGANCA JUNIOR, A. A. . Cartografias da civilização: espaços, conflitos e discursos em perspectiva interdisciplinar. 2016. (Congresso).

Szundy, Paula T. C. ; GAGO, P. C. ; Nascimento, Luciana . 18 Congresso Mundial da AILA- Associação internacional de Linguística Aplicada. 2016. (Congresso).

MONTEZ, Luiz de Barros ; NASCIMENTO, Luciana . II Colóquio do LIEDH-Lbaoratório Intedisciplinar de Estudos do Discuso e História. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, Luciana ; CAMENIETZKI, E. Z. ; RUAS, L. ; FIGUEIREDO, M. N. . Seminário de Estudos: A cidade e as letras- Rio de Janeiro: cidade literária. 2015. (Outro).

Nascimento, Luciana . Encontro de Grupo de Estudos: A Cidade e as Letras de Iniciação Científica-Chá Rio Antigo. 2015. (Outro).

LOPES, M. E. S. P. ; MACEDO, M. V. R. ; NASCIMENTO, L. M. . III JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO; PLURALIDADES DEVOZES, ETNIAS E GERAÇÕES. 2012. (Congresso).

LOPES, M. E. S. P. ; NASCIMENTO, L. M. . II Jornada deEstudos de Gênero e Literatura. 2011. (Outro).

LOPES, M. E. S. P. ; NASCIMENTO, L. M. . I Colóquio de Estudos de Gênero da Amazônia. 2009. (Congresso).

NASCIMENTO, L. M. . I Jornada Norte Mineira de Educação. 2004. (Congresso).

NASCIMENTO, L. M. . I Semana de Letras da FAFIC/FUNJOB- Língua, Literatura e Sociedade. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AS LITERATURAS FLUVIAIS E URBANAS E SUAS CARTOGRAFIAS.cooperação ?CARTOGRAFIAS URBANAS ITINERÁRIOS PELOS UNIVERSOS CULTURAIS DO BRASIL E DO EGITO". 2018. (Seminário).

III Internacional Syposium Goa:Cultures, Languages & Literatures.Cartografias do Oriente: Imagens de Goa em duas escritas. 2018. (Simpósio).

I Encontro do SLAV Núcleo de estudos em Eslavística.Cartografias literárias pela noites brancas de San Petersburgo. 2017. (Encontro).

VII Semana de Letras - A Letras para além do Lattes.Cartografias literárias urbanas em Eça de Queiroz. 2017. (Encontro).

VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL E II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ACRE.Plurilinguismo, transculturalidade e literatura. 2017. (Seminário).

XV CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. TRAVESSIAS, TRAÇOS E ESCRITAS EM A VORAGEM, DE JOSE EUSTASIO RIVERA. 2017. (Congresso).

Cartografias da Civilização:Espaço, conflitos e discursos em perspectiva interdiscplinar. Cartografias urbanas: Centros e margens. 2016. (Congresso).

VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.Cartografias urbanas, cidades da memória. 2016. (Encontro).

VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.GT Cidade e Literatura: Entre espaços e viagens. 2016. (Encontro).

XV ENCONTRO ABRALIC.As crônicas e seus avessos na Belle Époque carioca. 2016. (Encontro).

XV ENCONTRO ABRALIC "EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS, TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS".Cartografias literárias em mosaico na amazônia. 2016. (Encontro).

IX SEminário de Estudos de Cultura e Literatura do Grupo de Pesquisa Formação do Brasil Moderno.Cidade de Ouro e ruínas. 2015. (Seminário).

XXV Congresso Internacional da ABRAPLIP. Lisbon, Lisboa:Cartografias urbanas em A Vida em Lisboa, de Julio Cesar Machado. 2015. (Congresso).

V Encontro Norte-Nordeste da ABRAPLIP-Associação Brasiliera de Prof. Universitários de Literatura Portuguesa.CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS URBANAS EM EÇA DE QUEIROZ. 2014. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Letras Universidade de Buenos Aires. CARTOGRAFIAS URBANAS:LITERATURA E EXPERIÊNCIA URBANA NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA. 2014. (Congresso).

XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. A Conquista da Amazônia Ocidental: uma leitura de A Epopéia acreana, de Farias Gama. 2013. (Congresso).

XVII Congresso Nacionla de Linguística e Filologia. Avessos da Belle Épque: os revoltosos da vacina deposttados para a Amazônia. 2013. (Congresso).

III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. Amazônia: Literatura e Cultura. Culturas urbanas da Amazônia. 2012. (Congresso).

III JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO: PLURALIDADES DE VOZES, ETNIAS E GERAÇÕES.DE RENDAS E SALÕES NA SEMANA DE 22. 2012. (Outra).

JALLA X Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana. O Rio comanda a cidade e afloresta. 2012. (Congresso).

No Mundo do Trabalho: o lugar e aimportância das secretárias do lar.Direitos e deveres da doméstica:gentileza gera gentileza. 2012. (Outra).

VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua portuguesaesa. Trilhas urbanas do Rio imperial: o espaço da cidade na obra de José de Alencar. 2012. (Congresso).

VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua portuguesaesa. Trilhas urbanas do Rio imperial: o espaço da cidade na obra de José de Alencar. 2012. (Congresso).

VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua portuguesaesa. Águas da palavra. 2012. (Congresso).

II Jornada de G~enero e Literatura.De Polacas e Judias: UMA LEITURA DE MADAME POMMERY, DE HILÁRIO TÁCITO. 2011. (Outra).

I SILE/XVI SELE.OS CAFÉS E A VIDA SOCIAL NA BELLE ÉPOQUE NA CRÔNICA DE LUIS EDMUNDO. 2011. (Simpósio).

V SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL - IV COLÓQUIO INTERNACIONAL "AS AMAZÔNIAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA E XV SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UFAC.. CIDADES NA AMAZÔNIA: Sentidos e Sentimentos. 2011. (Congresso).

XII Congresso Internacional da ABRALIC. Cidade de floresta e papel: um estudo de A represa, de Océlio de Medeiros. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Internacional da ABRALIC. Simpósio LITERATURA, CULTURA E IDENTIDADE NA/DA AMAZÔNIA. 2011. (Congresso).

II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário.Imaginário Amazônico em. 2010. (Outra).

II Jornada de Estudos da Cultura e da Língua Francesas.Mario Pederneiras e a Belle Époque no Rio de Janeiro. 2010. (Outra).

I JOrnada de Estudos de Gênero e Literatura.Faces femininas na poesia de José Bonifácio. 2010. (Outra).

I JOrnada de Estudos de Gênero e Literatura.Faces Femininas: Santas e Salomés na poesia de Cesário Verde. 2010. (Outra).

Reunião Regional da SBPC-Fronteira Norte.DIÁLOGOS LUSO-AMAZÔNICOS: CIDADE E MEMÓRIA NAS LITERATURAS PORTUGUESA E AMAZÔNICA. 2010. (Outra).

V Jornada Nacional da Língua Portuguesa.Mosaicos epistolares na MPB. 2010. (Outra).

V Jornada Ncaional da Língua Portuguesa.OS SALÕES E A VIDA SOCIAL NA LITERATURA DE JOSÉ DE ALENCAR. 2010. (Outra).

XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.Os salões na Belle Époque tropical: uma leitura de 'A Bela Madame Vargas', de João do Rio. 2010. (Seminário).

XV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.João do Rio observa as ruas da cidade. 2010. (Seminário).

5º Colóquio Ressonâncias do Decadentismo na Belle Époque Brasileira 10º Colóquio Estéticas de fim-de-século.BOEMIA LITERÁRIA NA BELLE ÉPOQUE:OS POETAS E OS CAFÉS NO RIO DE JANEIRO DOS 1900. 2009. (Outra).

I Colóquio de Estudos de Gênero da Amazônia.De Gotas e aromas:Uma leitura sobre o filme Sabor da Paixão. 2009. (Outra).

IISimpósio Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos.De estilos em estilos:dizer o amor na contemporaneidade. 2009. (Simpósio).

I Jornada de Estudos da Cultura e da Língua Francesas.Sob o céu de Paris: Baudelaire um poera e crítico da modernidade. 2009. (Outra).

IV Jornada Nacional da Língua Portuguesa.DOS ESTILOS DE VIVER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR E SUAS METÁFORAS NA MPB. 2009. (Outra).

V simpósio internacional de Letras:linguagem, espaço, máquina.João do Rio: O caminhante solitário. 2009. (Simpósio).

IX forum internacional em saúde. A Geriatria, a Gerontologia, a Iatrogenia, a dieta e a atividade física na terceira idade. 2008. (Congresso).

II Jornada Nacionla de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa. As lutas e contestações silenciadas: uma leitura de "Apesar de Você", de Chico Buarque. 2007. (Congresso).

XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA.Sesão 3 Letras/CELA. 2007. (Seminário).

A Política Internacional e nacional de atenção à saúde da criança,do jovem, do adolescente.VII Fórum Internacional em saúde: Criança, adolescente e jovem no contexto da Amazônia Ocidental". 2006. (Outra).

X Congresso internacional da ABRALIC. DE santas e Salomés na poesia de Cesário Verde. 2006. (Congresso).

X Semana de Letras e de Música.Poéticas do amor e do desejo em Djavan e Caetano Veloso. 2006. (Outra).

XV Seminário de Iniciação Científica.Sessão de apresentaçào de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento de Letras. 2006. (Seminário).

16º COLE. Do pergaminho às telas do computador. 2005. (Congresso).

I Jornada Norte Mineira de Educação.A arte de ler e contar história regionais. 2004. (Oficina).

I Jornada Norte Mineira de Educação.Exuberância e Esplendor: a imagm feminina na poesia de Cesária Verde. 2004. (Outra).

I Jornada Norte Mineira de Educação.Mesa redonda- Leitura: uma janela para o mundo. 2004. (Outra).

II Simpósio Língua e Literatura.Sob o céu de Paris: Baudelaire, um poeta e crítico. 2003. (Simpósio).

XIX Jornada de Estudos Ligüísticos do GELNE. XIX Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. 2002. (Congresso).

13º COLE- Congresso de Leitura -. A Sedução da Palavra: Um olhar sobre Xerazade e as mil e uma noites. 2001. (Congresso).

I Encontro Internacional Representação Feminina.Musas Divinas: Amor e Mulher na Poesia de José Bonifácio. 2001. (Encontro).

I Simpósio de Língua e Literatura -.A Memória de uma cidade: O Rio de Janeiro do início do século XX na crônica de João do Rio. 2000. (Simpósio).

XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE/Grupo de Estudos Lingúísticos do Nordeste.Portugal: Mares Navegados, Mares da Memória. 2000. (Outra).

I Semana de Letras da FAFIC -.Os Literatos e o Rio de Janeiro de Pereira Passos. 1998. (Outra).

Semana de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases.Belo Horizonte: Uma cidade para além do papel. 1998. (Outra).

19º Simpósio Nacional de História da ANPUH.A escrita da cidade em "A Capital", de Avelino Fóscolo. 1997. (Simpósio).

XVI Encontro da ABRAPLIP.Cesário Verde: A Escrita da Cidade em O Sentimento dum Ocidental. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Saide Feitosa da Silva

CANDIA, M. R.; CAPOBIANCO, J. M.; LMN;NASCIMENTO, L. M.. NOVA IORQUE DAS RUAS E DO TEXTO ? Uma leitura de Maggie: a girl of the streets, de Stephen Crane. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cilene Gonçalves Gaspar

LOPES, M. E. S. P.; MACEDO, M. V. R.;Nascimento, Luciana. ~Literatura no ensino fundamental:Uma proposta a partir de Edgar Allan Poe. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Jéssica Uhlig Amorim Vasconcelos de Araújo

ORIENTADOR, L. B. M.; CORNELSEN, E. L.;NASCIMENTO, Luciana. A expedição científica austríaca e Johann Natterer.. 2017. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Silva Dias de Aquino

ORIENTADOR, L. B. M.; DANTAS, R.M.M.C;Nascimento, Luciana. CIÊNCIA, COLECIONISMO E PODER À LUZ DOS DOCUMENTOS DE JOHANN NATTERER. 2016. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Cabral Mendes

NASCIMENTO, L.M.; SILVA, A. M. L.;NASCIMENTO, L. M.; CAVALCANTE, M. N. S.. DE PÍCAROS E PICARDIAS: A MÁSCARA DE LAZARILLO NA AMAZÔNIA DE GALVEZ. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Marinete Adriano de Melo

LMN;Nascimento, Luciana; J.C.S.R; ALEIXO, M. F. K.. PERCURSOS AMAZÔNICOS: UM ESTUDO DE A VORAGEM, DE JOSÉ EUSTASIO RIVERA. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Manuela Niquet Gonçalves

ORIENTADOR, L. B. M.; MEMBRO, C. H. I. L. F. S.;NASCIMENTO, L. M.. Do Imperialismo europeu ao nacionalismo brasileiro: uma análise crítico-discursiva de "Viagem Pitoresca e histórica ao Brasil,", de Jean Baptiste Debret. 2015. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivanilde Lima Barros

SOUZA, C.M.;NASCIMENTO, L. M.; ALBANO, A. H. O. O desejo de navegar e as suas âncoras na tradição: memória e identidade em Daniel Munduruku. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Cléo Amorim Nascimento

WANKLER, C. M;NASCIMENTO, L. M.; ALBANO, A. H. O. Subjetividade e identidade na poesia topofílica de Zeca Preto. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Glaciele Harr de Souza

WANKLER, C. M; SOUZA, C. M;NASCIMENTO, L. M.. Lugar e Identidades em Ben Charles e Neuber Uchôa. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maria Georgina S

C.M.S; WANKLER, Catia Monteiro - Membro;NASCIMENTO, L. M.; FERNANDES, J. G. S. Pinho e Silva. ?Filigranas de vozes... Performance dos narradores e o jogo de significados na narrativas orais indígenas da Comunidade São Jorge - RR. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Simone Cordeiro de Oliveira

LMNC; SOUSA, M. M. F.;NASCIMENTO, L. M.. A EXPRESSÃO DO ASPECTO EM PERÍFRASES VERBAIS COMPOSTAS POR. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Mirna Suelby Martins da Rocha

CARVALHO, J. C.; ENEDINO, W. C.;NASCIMENTO, L. M.. AMAZÔNIA ENTRE VOZES: NARRATIVA E HISTÓRIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Écio Rogério da Cunha

G.R.A; BEZERRA, M. J.;NASCIMENTO, L. M.. ETNOGRAFIAS MUSICAIS DE JB COSTA: UM SAMBISTA NEGRO NA AMAZÔNIA ACREANA. 2012.

Aluno: Carmen Véra Nunes Spotti

SOUZA, C.M.; WANKLER, Catia Monteiro - Membro;NASCIMENTO, L. M.. Análise da Personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Patricia de carvalho Redigulo

G.R.A; A.P.S;NASCIMENTO, L. M.. Diálogos, Vozes e Deselocamentos Sociais dos residentes do Lar Vicentino em Rio Branco-Acre. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Raquel Alves Ishii

ALBUQUERQUE, G. R;F.B.S; A.P.S;NASCIMENTO, L. M.. Viagens do Homem que virou rio: narrativas, traduções e percursos de Willima Chandless nas Amazônias no século XIX. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Whelinton Souza da Silva

LIMA, Simone Souza; LOPES, M. E. S. P.;NASCIMENTO, L. M.. As Histórias Comandam a vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: GRACIONE TEIXEIRA DE SOUSA

LMNC; A.R;NASCIMENTO, L. M.. Cartas fonéticas da Regional do Purus. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Maria do Livramento Cerqueira Farias

NASCIMENTO, L. M.; LOPES, M. E. S. P.; HSS. Um Lugar ao sol: memórias de uma radialista acreana. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Osvaldo Barreto de Oliveira Júnior

Costa, S. R.; MCF;NASCIMENTO, L. M.. ?PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NO COMÉRCIO POPULAR DE RIO BRANCO ? AC?.. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Francisca Eleni Silva de Melo

NASCIMENTO, L. M.; MEMBRO, V. C. C. -.; LMNC; FESM. A DESPALATALIZAÇÃO DE NH E LH. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: RAFAEL CHAVES DOS SANTOS

ORIENTADOR, L. B. M.; Souza, T.C.C; DANTAS, R.M.M.C; OJEDA, P. M. D.;NASCIMENTO, L. M.. CONSTRUÇOES DISCURSIVAS SOBRE OS ÍNDIOS DO BRASIL NAS CARTAS DE JOHANN NATTERER. 2016. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Chaves Santos

ORIENTADOR, L. B. M.; Souza, T.C.C;NASCIMENTO, L. M.. Construções discursivas sobre os índios do Brasil nas cartas de Johann Natterer. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmem Véra Nunes Spotti

SOUZA, C.M.; WANKLER, Catia Monteiro - Membro;NASCIMENTO, L. M.. A personificação dos elementos ambientais nas narrativas orais da Comunidade Indígena Nova Esperança.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Douglas Marques Luiz

EGS; MAB;NASCIMENTO, L. M.. Subtilior Ensemble: A Múisca medieval e renascentista em Rio Branco-Acre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Gledson de Oliveira Machado

CML; SANTELLI, A. D.;NASCIMENTO, L. M.. Saúde enfermidade: uma visão popular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Acre.

NASCIMENTO, L. M.. Concurso Público Professor Magistério Superior-Letras/Literatura. 2013. Universidade Estadual de Roraima.

NASCIMENTO, L. M.; J.C.S.R; J.S.F. Concurso Público para provimento de cargos no magistério superior Teoria da Literatura e Litearturas de Língua Portuguesa. 2010. Universidade Federal do Acre.

LMNC; ABSH;NASCIMENTO, L. M.. Concurso público para provimento de cargo no magistério superior Professor auxiliar de ensino-Edital 05/2008. 2008. Universidade Federal do Acre.

LMNC;NASCIMENTO, L. M.; ABSH. Concurso Público para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal do Acre.

LMN; EJR; DPS;NASCIMENTO, L. M.. Processo Seletivo para professores do programa especial de formação de Prof Ed. Básica - Convênio UFAC/SEE. 2007. Universidade Federal do Acre.

NASCIMENTO, L. M.; GEBER, P.; FAIAL, R.; SANTOS, R. D. Concurso público para Prof. Substituto. 2006. Universidade Federal do Acre.

NASCIMENTO, L. M.. Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação strico sensu. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

LMN;Nascimento, Luciana; SANTOS, W. S.; BEATO-CANATO, A. P.. PREMIO CAPES DE TESE/PIPGLA. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AZEVEDO, K. T. C.; NICOLAIDES, C. S.;Nascimento, Luciana. PROGRAMA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DE APOIO AOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DE GRADUAÇÃO (PAEALIG). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, L. M.; SILVA, J. A. S. E.. 40 Jornada de iniciação científica Giulio Massarani Filho/ 9 Semana de Integração acadêmica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, L. M.; CARVALHO, B.. 40 Jornada de Iniciação Científica Giulio Massarani Filho/ 9 semana de integração acadêmica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, L. M.; SILVA, E. R.. Avaliação de sessões de Iniciação científica. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BORBA, R.;Nascimento, Luciana. Banca examinadora ingresso ao Doutorado PIPGLA. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nascimento, Luciana; MONTEZ, Luiz de Barros. processo seletivo para ingresso ao doutorado PIPGLA- ingresso 2018.1. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NICOLAIDS, C.;Nascimento, Luciana. Banca examinadora de prova de títulos para ingresso no PIPIGLA. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Szundy, Paula T. C.;Nascimento, Luciana. Comissão Avaliadora de Projetos- seleçao PIPGLA Doutorado. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GAGO, P. C.;Nascimento, Luciana. MEMBRO DE COMISSÃO PREMIO CAPES TESE/PIPGLA. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PRUDENTE, V.; RIOS, O. P.;NASCIMENTO, L. M.. Comitê Científico Iv Congresso Norte-Nordeste sa ABRAPLIP. 2012. Universidade do Estado do Amazonas.

VCC; DANTAS-SECRETARIA, A. M. L.;NASCIMENTO, L. M.. Processo seletivo para ingresso no Mestrado em Letras:Linguagem e Identidade. 2010. Universidade Federal do Acre.

NASCIMENTO, L. M.; LMNC. Banca examinadora para o processo seletivo para o Mestrado em Letras:Linguagem e identidade. 2009. Universidade Federal do Acre.

HSS; FODV; LMNC;NASCIMENTO, L. M.. Banca Examinadora do Processo seletivo para Ingresso no Progrma de pós-Graduação em Letras-Mestrado em Letras: linguagem e identidade. 2008. Universidade Federal do Acre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Haquira Osakabe

Arêas, Vilma; Carneiro, Alexandre S.;Osakabe, Haquira; ALMEIDA, L. B. F.; MENDES, L. B.. Entre Paris e Lisboa: A Modernidade de Cesário Verde". 2003. Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma; Carneiro, Alexandre S.; Osakabe, Haquira; ALMEIDA, L. B. F.; MENDES, L. B.. Entre Paris e Lisboa: A Modernidade de Cesário Verde". 2003. Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma; Carneiro, Alexandre S.. Sob o Céu de Lisboa: A Modernidade de Cesário Verde". 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas (3).

MARIA ZILDA FERREIRA CURY

NASCIMENTO, L. M.;CURY, M. Z. F.. A cidade de papel: um estudo de A Capital, de Avelino Fóscolo. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira

NASCIMENTO, L. M.;OLIVEIRA, Luiz Claudio Vieira de. Título da dissertação (Luciana Marino). 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre Soares Carneiro

SOARES CARNEIRO, Alexandre; OSAKABE, H.; ALMEIDA, L. B. F.; AREAS, V. S.; MENDES, L. B.. Entre Paris e Lisboa: a modernidade de Cesário Verde. 2003. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Alexandre Soares Carneiro

SOARES CARNEIRO, Alexandre; AREAS, V. S.; ALMEIDA, L. B. F.. Sob o céu de Lisboa: a modernidade de Cesário Verde. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isaac Silva França

À Meia Luz Do Cabaré, Vidas que se entrelaçam: Uma Leitura do Romance Santa, de Federico Gamboa; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Norma Sueli da Silva

LUZES DA RIBALTA NAS LETRAS: A RUA DO OUVIDOR NO DISCURSO LITERÁRIO DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO E JOSÉ DE ALENCAR; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marcelo Leal Lima

Relatos de um viajante britânico na Amazônia brasileira: Construção, perpetuação e consolidação das relações de poder sobre o homem amazônico; Início: 2019; Tese (Doutorado em Interdisciplinar em Linguística Aplicada) - UFRJ; (Orientador);

Saide Feitosa da Silva

Imagens do Caribe anglófono: identidade, lutas e história da Jamaica nas obras The Withe Witch of Rosehall e ~JAne: A Story os Jamaica; Início: 2019; Tese (Doutorado em Interdisciplinar em Linguística Aplicada) - UFRJ; (Orientador);

Willianice Soares Maia

A TRAMA E A URDIDURA DO DISCURSO DE CRIAÇÃO DO ACRE NOS JORNAIA EL ACRE E FOLHA DO ACRE; Início: 2019; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Cleilton França dos Santos

O ESPLENDOR E A DECADÊNCIA DO FAUSTO NA VILLA IMPERIAL DO POTOSÍ: DISCURSOS E IMAGENS NA NARRATIVA DE BARTOLOMÈ ARZÁNS DE ORSÚA Y VELA; Início: 2018; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Valtenir Soares de Abreu

O ELDORADO NAS TERRAS DO RIO BRANCO: UMA LEITURA DOS RELATOS DOS VIAJANTES; Início: 2018; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Elisabete Pessoa Lima da Silva

A construção das identidades ciganas no Cancioneiro Cigano da Cidade Nova; Início: 2017; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

JOSE´CABRAL MENDES

DE CHOLAS, FESTIVIDADES E GUERRA DA INDEPENDÊNCIA : IMAGENS DA BOLÍVIA NO ROMANCE JUAN DE LA ROSA, DE NATANIEL AGUIRRE E NO DIÁRIO DO SOLDADO TAMBOR MAYOR VARGAS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Adelzita Valéria Pacheco de Souza

ENTRE SALÕES E SALAS DE AULA: O PROJETO DE EDUCAÇÃO E A CRIAÇÃO DAS ESCOLAS INCLUSIVAS NAS TRAMAS DA CIDADE NO SEGUNDO IMPÉRIO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luciano Mendes Saraiva

Trópicos Musicais: a invenção de uma cultura Latino-americana através da música; Início: 2017; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sandra Teresa Cadiolli Basílio

Início: 2018; Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Sarah Ferreira Saturnino

Sinclair e o capitalismo selvagem em A Selva (The Jungle); ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julie Angel da Silva Dias

Entre leques e leituras: Um estudo do Jornal das Senhoras; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Isabella de Jesus Lima Rodrigues

Luzes e sombras: Os ciganos no Rio de Janeiro da Belle Époque Estudo a obra de Alexandre Mello Morais, ?Factos e memórias; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ PIBIC; (Orientador);

Brenda dos Santos Cerqueira

A VIDA CARIOCA EM REVISTA: LITERATURA E VIDA SOCIAL NO RIO DE JANEIRO NOS FREMENTES ANOS 20; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Monique Gomes MAcedo

Entre vestidos sedas e leituras: Um estudo do periódico Jornal das Senhoras (1852); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras) - UFRJ; (Orientador);

Camila Loureiro Lopes

Entre bordados e escritos: Um estudo do periódico Jornal das Moças; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Jéssica Leonila de Sousa dos Santos

Uma Babel de crenças e avessos na crônica de João do Rio; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Milena Da Silva Valente

O MEZ ILLUSTRADO: UM ALMANAQUE, ARTE EM CONTA GOTAS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Roberta Saraiva de Oliveira

Vitrines da cidade moderna; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; PIBIAC/UFRJ; (Orientador);

Ricardo Prati Fernandes

Vitrines da cidade moderna: O campo de Santana e a Praça Tiradentes na literatura e na vida da cidade; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFRJ; (Orientador);

Saide Feitosa da Silva

Nova Iorque das ruas e do texto: Uma leitura de Maggie: A girl of the streets; 2017; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

José Cabral Mendes

De PÍCAROS E PICARDIAS: A MÁSCARA DE LAZARILLO NA AMZÔNIA DE GALVEZ; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre,; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Marinete Adriano de Melo

; Percursos amazônicos: estudo de A Voragem, de José Eustásio Rivera; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre,; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Luciene Bithencourt Martins

Louvores à Iemanjá: Estudo do Ciclo Beira Mar, de Marlo Nobre; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Douglas Marques Luiz

CHEGA DE SAUDADE: PERMANÊNCIA E ATUALIDADE DA BOSSA NOVA; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Maria do Livramento Cerqueira Faria

UM LUGAR AO SOL: MEMÓRIAS DE UMA RADIALISTA ACREANA; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Osvaldo Barreto Oliveira Júnior

?PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NO COMÉRCIO POPULAR DE RIO BRANCO ? AC?; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Linguagem e Identidade) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE,; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Margarete Edul Prado de Souza Lopes

2018; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Luciana Marino do Nascimento;

Andréa Maria Favilla Lobo

2018; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Luciana Marino do Nascimento;

Vilma do Nascimento Rodrigues

A linguagem atrás das grades: as metáforas no jargão de detentos do sistema penitenciário de Rio Branco; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em PROEJA) - Federal de Educação Tecnológica do Amazonas; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Janaina Quintino dos Santos

ENTRE LEQUES E LEITURAS: UM ESTUDOS DO PERIÓDICO ECHO DAS DAMAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Yolanda Pereira Barbosa de Araújo

Cotidiano da vida urbana na crônica Machadiana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Daniela Caroline Oliveira dos Santos

Das máscaras, pierrôs e colombinas: Um olhar sobre o carnaval carioca na Belle Époque; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Bruna Coutinho Sant´Anna

ENTRE A PENA, A AGULHA E O CETIM: Um estudo do periódico A vida elegante: O Jornal das Senhoras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Seluta Sidna Vieira Lucas

RENDAS E CETINS: A MODA E VIDA SMART NA REVISTA O MALHO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Thais de Lima Leite Ribeiro

TRILHAS DO RIO COLONIAL: O GARATUJA, DE JOSÉ DE ALNECAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Gabriel das Chagas Alves Pereira de Souza

PURGATÓRIO DA BELEZA E DO CAOS: CRÔNICAS DE MULHERES À MARGEM DA BELLE ÉPOQUE NO RIO DE JANEIRO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Sabrina gama

João do Rio e as ruas do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Isaac França

De salões e acordes ao piano:Uma leitura da novela mexicana Santa, de Frederico Gamboa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Karen Gomes da Silva

JOSÉ DE ALENCAR E A CONVERSA COTIDIANA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Gledosn de Oliveira Machado

Saúde e enfermidade: uma visão popular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Roberta Saraiva de Oliveira

No ranger das rendas: O Alcazar lírico na crônica cotidiana e na vida da cidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Sarah Ferreira Saturnino

A Revista Moderna: Cultura e fetiche nos fins do século XIX; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

THAIS VINHAS DA SILVA

Os muitos olhares sobre uma cidade: literatura e imprensa no Rio da Belle Époque; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Latim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Heglan Pereira Moura

Uma Babel de Crenças: João do rio e as Religiões do Rio; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Italiano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ PIBIC; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Alderina dos Santos Moura

Cintilações na modernidade no Brasil: Um estudo das páginas cotidianas da Revista Fon Fon; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza

De páginas e leituras no Rio de Janeiro imperial: Uma leitura do periódico A borboleta; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Gabriel das Chagas Alves Pereira de Souza

CRÔNICAS DE UMA CIDADE NA BELLE ÉPOQUE: ENTRE SALÕES E AVESSOS,; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC/CNPQ; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Anderson Fernandes de Carvalho

Lima Barreto na cidade das letras: Um estudo do periódico Floreal; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Arabe) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Ursula Cristina Scheidt

Cartografias literárias na Rússia do século XIX; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Russo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Gabriel das Chagas Alves Pereira de Souza

OS AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: UM OLHAR SOBRE A PROSTITUTA JUDAICA NO RIO DE JANEIRO EM FINS DO SÉCULO XIX; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC/CNPQ; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Yago dos Santos Furtado

Atlas das Paisagens Literárias do Rio de Janeiro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Pedro Henrique Rocha de Aguiar

Nem Flores nem cetins: Um estudo da narrativa A ùltima Polaca ou Sarah pede: não tragam flores à minha sepultura; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Lorena Bordallo da Rocha Ferreira

OS AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: UM OLHAR SOBRE A PROSTITUTA JUDAICA NO RIO DE JANEIRO EM FINS DO SÉCULO XIX; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Angélica Apparicio Alves

A invenção da Buenos Aires de Borges e do turismo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Heglan Pereira Moura

Avessos da Belle Époque; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ PIBIC; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Yanaiara dos Santos

De salões e esperanças: Uma leitura de Vida fácil, de Afonso Schmidt; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Português - Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Elizabeth Fernandes

Vidas em trânsito: Imagens da Judia Polaca em Sonhos Tropicais, de Moacyr Scliar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Liane Scribelk de Carvalho Maciel

O Mangue das palmeiras e das polacas; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Wisley do Carmo Vilela

Percursos urbanos na carta de José de Alencar a Machado de Assis; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Ana Clara da Silva Campêlo

AS MÚLTIPLAS FACES DA BELLE ÉPOQUE: UM ESTUDO DAS CRÕNICAS SOBRE OS REVOLTOSOS DA VACINA DEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Adriana Alves de Lima

Cidade, palco e salão; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, PIBIC/CNPQ; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

JOÃO GABRIEL LOPES DE BRITO

fRAGMENTOS EPISTOLARES NA PRODUÇÃO LÍTERO-MUSICAL DA MPB; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Ana Clara da Silva Campêlo

Cidade, cidades: Alencar e Machado; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, PIBIC/CNPQ; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Maria Auxilliadora da Silva

AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE:JOÃO DO RIO E AS CENAS DE RUA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Adriana Alves de Lima

A CIDADE, O PALCO E O SALÃO: A REPRRESENTAÇÃO FEMININA NA OBRA DE JOÃO DO RIO João do Rio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Ana Clara Campêlo da Silva

DE RENDAS E CETINS: REPRESENTAÇÃO DAS ENFERMIDADES FEMININAS NAS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR E DE MACHADO DE ASSIS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

JOÃO GABRIEL LOPES DE BRITO

FRAGMENTOS EPISTOLARES NA PRODUÇÃO LÍTERO-MUSICAL DA MPB; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Leonides Antonio da Faria Neto

CULTURA E MEDICINA: MODOS DE ADOECER E DE CURAR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO VALE DO ACRE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Anas Clara da Silva Campêlo

De salões alcovas:as visões dos discursos médico e literário acerca das enfermidades femininas no século XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Samela Oliveira Santos

Quebrando Fronteiras: Um estudo das experiências de profissionais de saúde pertencentes à ONG Médicos sem Fronteiras; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

José Maurício Garcia Aguiar do Nascimento

O CORPO DA MÃE :UM ESTUDO SOBRE OS MODOS DE NASCER NA AMAZÔNIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Leonides Antônio de Faria Neto

Imaginário da saúde: cultura e práticas médicas de comunidades do Vale do Juruá; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Leonides Antônio de Faria Neto

Entre o rio e a floresta: cultura e medicina no Vale do Juruá; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Grimar de Oliveira Paula

O marketing da dor: o medicamento e sua nomenclatura; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Saulo Rodrigo Moreira da Cunha

Imaginário da saúde: a medicalização da sociedade em propagandas de fármacos no início do século XX; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Daniel Alves Orlando

Imaginário nos usos e práticas médicas populares: O uso de chás, rezas e simpatias; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Saulo Rodrigo Moreira da Cunha

Imagem da saúde: a medicalização da sociedade em propagandas de fármacos populares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Douglas Marques Luiz

Fundamentos da Cultura Literária Brasileira (Estágio Docência); 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Luciene Bihencourt Martins

Fundamentos da Cultura Literária Brasileira (estágio Docência); 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Aurilene Oliveira de Araujo Silveira

Imaginário da Floresta: ficção e realidade nas histórias de curas e doenças nos inquéritos do CEDAC dos Vales do Purus e do Juruá; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Ivone Correa da Silva

Os paradigmas da Educação do movimento anarquista libertário; 2005; 20 f; Orientação de outra natureza - Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Maria da Conceição Cunha

¨O MST e a educação¨; 2004; 30 f; Orientação de outra natureza - Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Waldemar Ribeiro

O Teatro Popular de Arinao Suassuna; 2004; 25 f; Orientação de outra natureza - Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Maria do Socorro Isidório

Redes e anzóis: memórias dos pesacdores de Jnauária; 2004; 25 f; Orientação de outra natureza - Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco; Orientador: Luciana Marino do Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Clara da Silva Campêlo

DE SALÕES E ALCOVAS: AS VISÕES DOS DISCURSO MÉDICO E LITERÁRIO ACERCA DAS ENFERMIDADES FEMININAS NO SÉCULO XIX; ; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Acre; Orientador: Ana Clara da Silva Campêlo;

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

JOÃO DO RIO: PINTOR DA VIDA MODERNA; 2010; Faculdade de Letras UFRJ,; Luiz Edmundo Bouças Coutinho;

Vilma Sant Anna Areas

Entre Paris e Lisboa: A Modernidade de Cesário Verde"; 2003; 149 f; Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Vilma Sant Anna Areas;

MARIA ZILDA FERREIRA CURY

A Cidade de Papel: Um Estudo de A Capital de Avelino Fóscolo; 1998; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Zilda Ferreira Cury;

MARIA ZILDA FERREIRA CURY

As idéias utópicas de Um Homem sem Profissão; 2005; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Zilda Ferreira Cury;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 NASCIMENTO, Luciana . A CIDADE COMO PALCO E SEUS DESÍGNIOS NA LITERATURA. Policromias , v. 5, p. 24-31, 2018.

  • 2018 FRANCA, I. S. ; PRATTI, R. ; Nascimento, Luciana . VITRINES DA CIDADE MODERNA: ESPAÇOS E SOCIABILIDADE NO PAISAGISMO DO PASSEIO PÚBLIC. Anthesis: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidenta , v. 6, p. 151-160, 2018.

  • SARAIVA, L. M. ; NASCIMENTO, L. M. . - A rua e a vitrine no Montevideo Viejo, de Jose Maria Saldaña. Revista Querubim (Online) , v. 35, p. 1-10, 2018.

  • SILVA, S. F. ; Luciana Nascimento . TRAÇOS E TRAÇADOS DA CIDADE BRANCA À BIG APPLE: UMA LEITURA DE SISTER CARRIE, DE THEODOR DREISER. Revista Querubim (Online) , v. 35, p. 1, 2018.

  • 2017 OLIVEIRA, R. S. ; Nascimento, Luciana . NO RANGER DAS RENDAS: O ALCAZAR LÍRICO NA CRÔNICA COTIDIANA E NA VIDA DA CIDADE. Anthesis: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidenta , v. 5, p. 197-207, 2017.

  • 2017 Lobo, Andrea Maria Favilla ; NASCIMENTO, L. M. . DESLOCAMENTOS E DIÁLOGOS ENTRE TEATRO E CULTURA NA CAPITAL FEDERAL DE ARTUR AZEVEDO. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 53-61, 2017.

  • 2017 MENDES, J. C. ; NASCIMENTO, L. M. . O GÊNERO PICARESCO: DO CLÁSSICO À MODERNIDADE. Revista Querubim (Online) , v. 2, p. 126-138, 2017.

  • 2016 Szundy, Paula T. C. ; NASCIMENTO, L. M. . Leitores-navegantes de textos e hipertextos da literatura. Gragoata , v. 21, p. 354-378, 2016.

  • 2016 Luciana Nascimento ; Sousa, GAbriel das Chagas Alves Pereira de ; FERREIRA, L. B. R. . O Lupanar e os avessos da Belle Époque: Um olhar sobre a propstituta judaica no Rio de Janeiro, na crônica de Ferreira da Rosa. Sobre Ontens , v. 2, p. 1-40, 2016.

  • 2016 NASCIMENTO, L. M. . CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS NA LISBOA DO SÉCULO XIX. SOBRE ONTENS , v. 2, p. 1-21, 2016.

  • 2016 Nascimento, Luciana ; MOURA, Heglan Pereira . Os avessos da Belle Époque: um olhar sobre a prostituta judaica no Rio de Janeiro: na capital federal: a euforia da Belle Époque e as jovens polacas. Revista Querubim , v. 3, p. 59-69, 2016.

  • 2016 Sousa, GAbriel das Chagas Alves Pereira de ; NASCIMENTO, Luciana . DIÁLOGOS ENTRE JOÃO DO RIO E LIMA BARRETOO OLHAR DA CRÔNICA SOBRE AS MULHERES MARGINALIZADAS DA BELLE ÉPOQUE. Revista Magistro , v. 2, p. 34-43, 2016.

  • 2015 NASCIMENTO, Luciana . Cartografias urbanas: literatura e experiência urbana na belle époque carioca. RECORTE (UNINCOR) , v. 12, p. 1-10, 2015.

  • 2015 Nascimento, Luciana ; Sousa, GAbriel das Chagas Alves Pereira de . Arqueologias da cidade: Lima Barreto e os subterrâneos do Morro do Castelo. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 1, 2015.

  • 2014 NASCIMENTO, Luciana . OUTRAS FACES DA BELLE ÉPOQUE: CRÔNICAS DA REVOLTA DA VACINA. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 16, p. 95-107, 2014.

  • 2014 MELO, M. A. ; NASCIMENTO, L. M. . Travessias amazônicas: uma leitura de A voragem, de José Eustasio Rivera. Revista Querubim , v. 10, p. 143-147, 2014.

  • 2014 ALVES, Carolina da Silva ; NASCIMENTO, Luciana . Trilhas do cotidiano na crônica machadiana. Revista Querubim , v. 2, p. 61-67, 2014.

  • 2014 NASCIMENTO, L. M. ; CADIOLLI, S. T. B. . São Paulo para além dos frementes anos 20: imagens da cidade em Alcântara Machado. ANTHESIS: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidental , v. 5, p. 90-101, 2014.

  • 2014 NASCIMENTO, L. M. . CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS URBANAS EM EÇA DE QUEIROZ. REVISTA ININGA , v. 1, p. 81-90, 2014.

  • 2013 NASCIMENTO, L. M. ; BASILIO, S. T. C. . AS VOZES E OS SILÊNCIOS: UMA LEITURA DE ?APESAR DE VOCÊ?, DE CHICO BUARQUE. O Guari (União da Vitória) , v. 1, p. 1-6, 2013.

  • 2013 NASCIMENTO, L. M. . PÉRIPLOS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: UMA LEITURA DE A EPOPÉIA ACREANA, DE FARIAS GAMA. O Guari (União da Vitória) , v. 2, p. 1-9, 2013.

  • 2013 NASCIMENTO, L. M. . AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: OS REVOLTOSOS DA VACINA DEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA. Recorte (UninCor) , v. 10, p. 1-14, 2013.

  • 2013 F.B.S ; NASCIMENTO, L. M. . Périplos na Amazônia Ocidental: uma leitura de a epopéia acreana, de Freitas Nobre. Revista Querubim , v. 2, p. 90-96, 2013.

  • 2012 NASCIMENTO, L. M. . O RIO COMANDA A CIDADE: ?ROMANCE DA AMAZÔNIA?. Revista Querubim , v. 8, p. 99-107, 2012.

  • 2012 NASCIMENTO, L. M. . OS SALÕES DA BELLE ÉPOQUE: UMA LEITURA DE MADAME POMMERY, DE HILÁRIO TÁCITO. Recorte (UninCor) , v. 9, p. 1-10, 2012.

  • 2012 NASCIMENTO, L. M. ; F.B.S . DE PROTESTOS E LEVANTES: AS REVOLTAS DA VACINA E DA CHIBATA NA MÚSICA POPULAR. Recorte (UninCor) , v. 9, p. 1-16, 2012.

  • 2012 NASCIMENTO, L. M. ; CAVALCANTE, M. R. V. . UMA CIDADE ENTRE O RIO E A FLORESTA. Revista Querubim , v. 2, p. 83-89, 2012.

  • 2012 NASCIMENTO, L. M. . Águas da Palavra. Revista Philologus , v. 54, p. 199-205, 2012.

  • 2012 ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . TRILHAS URBANAS DO RIO IMPERIAL: O ESPAÇO DA CIDADE NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista Philologus , v. 54, p. 699-713, 2012.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. ; BRITO, J. G. L. . Mosaicos epistolares na MPB. SOLETRAS (UERJ) , v. 21, p. 71-81, 2011.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. . Mário Pederneiras e a Belle Époque no Rio de Janeiro em fins do século XIX/do início do século XX. Revista Querubim , v. 14, p. 58-61, 2011.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. ; Luiz, D.M . Minha terra tem palmeiras: Imagens do Brasil na bossa nova. Darandina Revisteletrônica , v. 4, p. 1-9, 2011.

  • 2011 MARTINS, L. B ; NASCIMENTO, L. M. . A Poesia do Sagrado: Um estudo dos Cantos de Beiramar, de Marlos Nobre. Duc in Altum (Muriaé) , v. 10, p. 45-55, 2011.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. ; COUTINHO, L.E B . A BELLE ÉPOQUE: OS LITERATOS E A BOÊMIA NO RIO DE JANEIRO DOS 1900.. Revista Querubim , v. 2, p. 12-15, 2011.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. . JUVENAL ANTUNES: O POETA DE RIO BRANCO. Recorte (UninCor) , v. 8, p. 1-10, 2011.

  • 2011 NASCIMENTO, L. M. . Cidade de papel e fl oresta: uma leitura de A represa: romance da Amazônia, de Océlio Medeiros. Uniletras (UEPG. Impresso) , v. 33, p. 75-86, 2011.

  • 2010 NASCIMENTO, L. M. . PROJETOS PARA O BRASIL: AS UTOPIAS DE OSWALD DE ANDRADE. Duc in Altum (Muriaé) , v. 9, p. 60-69, 2010.

  • 2010 NASCIMENTO, L. M. . DE SONHOS E DEVANEIOS: UM OLHAR SOBRE AS METÁFORAS DO AMOR NA MPB E NO POP ROCK. SOLETRAS (UERJ) , v. 19, p. 42-47, 2010.

  • 2010 NASCIMENTO, L. M. . As muitas águas de um rio. Recorte (UninCor) , v. 12, p. 1-8, 2010.

  • 2009 NASCIMENTO, L. M. . PONTEANDO TRAJETOS: CORPOS ESCRITOS E EROTISMO EM ?CIGANO? , DE DJAVAN. Duc in Altum (Muriaé) , v. 9, p. 55-60, 2009.

  • 2008 NASCIMENTO, L. M. . A cidade moderna e o literato: o Rio de Janeiro do ?bota-abaixo?. Duc in Altum (Muriaé) , v. 8, p. 45-52, 2008.

  • 2007 NASCIMENTO, L. M. . A modernidade de Cesário Verde vista por Ramalho Ortigão. Duc in Altum (Muriaé) , v. 7, p. 189-198, 2007.

  • 2007 NASCIMENTO, L. M. . DE OCEANOS E DESERTOS. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 8, p. 33-38, 2007.

  • 2006 NASCIMENTO, L. M. . A Letra e a flecha: a crítica de Ramalho Ortigão sobre Cesário Verde. Guairacá (Guarapuava) , v. 21, p. 12-16, 2006.

  • 2006 NASCIMENTO, L. M. . De Oceanos e Desertos: Paixão e desejo na música de Djavan. Recorte (Três Corações) , v. 4, p. 8, 2006.

  • 2006 NASCIMENTO, L. M. . COMO NOS VELHOS TEMPOS?: O RIO DE JANEIRO E A MEMÓRIA DA CIDADE.. Textos e Debates (UFRR) , v. 16, p. 30-36, 2006.

  • 2005 NASCIMENTO, L. M. . A cidade moderna: vitrine das multidões. Textos e Debates (UFRR) , Boa Vista/RR, v. 1, p. 36-42, 2005.

  • 2005 NASCIMENTO, L. M. . DE VITRINES E MULTIDÕES:O NASCIMENTO DO ESPAÇO URBANO MODERNO. Temas & Matizes (Impresso) , v. 8, p. 63-70, 2005.

  • 2005 NASCIMENTO, L. M. . Baudelaire, um crítico da modernidade. Duc in Altum (Muriaé) , Muriaé, v. 5, p. 25-32, 2005.

  • 2004 NASCIMENTO, L. M. . Sob as nuvens de Paris: Baudelaire e a cidade. MOARA , Belém, v. I, p. 181-200, 2004.

  • 2004 NASCIMENTO, L. M. . Sob o Céu de Paris:Baudelaire e sua crítica. Contexto , Montes Claros;Januária, v. 3, n.3, p. 42-49, 2004.

  • 2004 NASCIMENTO, L. M. . A memória de uma cidade:o Rio de Janeiro do início do século XX na crônica de João de Rio. Glauks (UFV) , v. 4, p. 151-157, 2004.

  • 2002 NASCIMENTO, L. M. . Papel e letra: A cidade de São Paulo na lírica de Mario de Andrade. Duc in Altum (Muriaé) , Muriaé, v. 1, n.1, p. 125-138, 2002.

  • 2002 NASCIMENTO, L. M. . Os literatos e a urbanização de Paris e Viena. Revista CES , Juiz de Fora, v. 16, n.1, p. 115-122, 2002.

  • 2002 NASCIMENTO, L. M. . Avelino Foscolo e a militância através da Literatura. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 5, p. 54-61, 2002.

  • 2001 NASCIMENTO, L. M. . A sedução e a desilusão urbana: Imagens da cidade na crônica de João do Rio. Línguas & Letras (UNIOESTE) , Cascavel, v. 2, n.N. 1, p. 169-176, 2001.

  • 2001 NASCIMENTO, L. M. . A Sedução da Palavra: Um Olhar sobre Xerazade e as 1001 Noites. Duc in Altum (Muriaé) , Muriaé - Minas Gerais, v. 1, n.jul/2001, p. 139-146, 2001.

  • 2000 NASCIMENTO, L. M. . Os literatos e o Rio de Janeiro de Pereira Passos. Revista CES , Juiz de Fora, v. 14, n.n.1/2, p. 114-121, 2000.

  • 1999 NASCIMENTO, L. M. . Belo Horizonte: A cidade de papel. Em Tese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 3, p. 67-75, 1999.

  • Luciana Nascimento ; SARAIVA, L. M. (Org.) ; ELGEBALY, MAGED (Org.) ; ABREU, V. S. (Org.) . Modernidade: múltiplas linguagens - (Re) construções e (re) leituras. 1. ed. São Paulo: Editora Ixtlán, 2019. v. 1. 280p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; MONTEZ, Luiz de Barros (Org.) ; BRAGANCA JUNIOR, A. A. (Org.) ; VILELA, Wisley do Carmo (Org.) ; VICTOR NETO, J. (Org.) . Topografias culturais e literárias: espaços e discursos em diálogo. 1. ed. São PAulo: Ixtlan, 2018. v. 1. 260p .

  • NASCIMENTO, L. M. . Tempo de escrita: as muitas imagens do Brasil na literatura. 1. ed. São Paulo: Ixtlan, 2018. v. 1. 174p .

  • NASCIMENTO, L. Org. (Org.) ; Nascimento, Luciana (Org.) . Tempo de escrita II: as muitas imagens do Brasil na literatura. 1. ed. São Paulo: Ixtlán, 2018. v. 1. 347p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; SARAIVA, L. M. (Org.) ; SILVA, S. F. (Org.) ; ABREU, V. S. (Org.) . Cidade, sentidos e espaços. 1. ed. São Paulo: Ixtlán, 2018. v. 1. 386p .

  • Nascimento, Luciana ; MONTEZ, Luiz de Barros (Org.) ; BRAGANCA JUNIOR, A. A. (Org.) ; VILELA, Wisley do Carmo (Org.) . Cartografias da Civilização: Espaços, conflitos e Discursos em Perspectiva interdisciplinar. 1. ed. Rio de JAneiro: Miltifoco, 2017. v. 1. 262p .

  • NASCIMENTO, L. Org. (Org.) ; NASCIMENTO, Luciana (Org.) . Seminário de estudos: a cidade e as letras [recurso eletrônico]. 1. ed. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2016. v. 1. 140p .

  • Nascimento, Luciana ; SIMOES, M. S. G. (Org.) . TRAÇOS E LAÇOS DA AMAZÔNIA. 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2016. v. 1. 222p .

  • Nascimento, Luciana ; Assis, Lúcia Maria de (Org.) ; Oliveira, Aroldo Magno de (Org.) . Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática. 1. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 1. 149p .

  • Silva, J.P. (Org.) ; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Textos da Memória A Memória dos Textos (Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão). 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2015. v. 1. 198p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; LIMA, S. S. (Org.) . CALEIDOSCÓPIOS DA CULTURA BRASILEIRA. 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2014. v. 1. 168p .

  • NASCIMENTO, L. M. . Tempo de ensaio (2): múltiplos olhares sobre o literário- ensaios de graduandos em letras /. 2. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2014. v. 1. 282p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; MIBIELLI, ROBERTO (Org.) ; FIOROTTI, D. A. (Org.) . Nós da Amazônia: literatura, cultura e identidade na/da Amazônia. 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2014. v. 1. 260p .

  • Nascimento, Luciana ; LIMA, E. M. (Org.) ; ALBUQUERQUE, L. A. (Org.) . Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2014. v. 1. 244p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; F.B.S (Org.) . Cartografias urbanas: olhares, narrativas e representações/. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. v. 1. 328p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; LOPES, M. E. S. P. (Org.) . Anais da III Jornada de Estudos de Gênero: pluralidade de vozes, etnia e raça. 1. ed. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2013. v. 1. 289p .

  • NASCIMENTO, Luciana . Tempo de Ensaio:Textos de Graduandos em Letras. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. v. 1. 260p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; Lobo, Andrea Maria Favilla (Org.) . Mosaicos da Cultura Brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012. v. 1. 222p .

  • LOPES, M. E. S. P. (Org.) ; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Anais da I Jornada de Estudos de Gênero e Literatura. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012. v. 1. 101p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; LOPES, M. E. S. P. (Org.) . Anais da II Jornada de Estudos de Gênero e Literatura. 1. ed. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2012. v. 1. 120p .

  • ALBUQUERQUE, L. A. (Org.) ; LIMA, E. M. (Org.) ; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Moderno/Contemporâneo: Reflexões sobre a Educação escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2012. v. 1. 300p .

  • NASCIMENTO, L. M. . MANUAL DA MULHER PÓS-MODERNA [TEATRO]. 1. ed. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2011. v. 1. 32p .

  • NASCIMENTO, L. M. . MINHA TIA EM MINI CROMOS. 1. ed. SÃO PAULO: CELEIRO DE ESCRITORES/SUCESSO, 2011. v. 1. 36p .

  • NASCIMENTO, L. M. . ROSEALINE [LITERATURA INFANTIL]. 1. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI/PINGO DE LETRA, 2011. v. 1. 20p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; A.A.L . cATÁLOGO DE REFERÊNCIA DE LITERATOS JURISTAS DE FINS DO SÉCULO XIX/INÍCIO DO SÉCULO XX. 1. ed. Rio Branco: EDUFAC, 2011. v. 1. 186p .

  • NASCIMENTO, L. M. . A CIDADE DE PAPEL. 1. ed. Rio Branco: EDUFAC, 2011. v. 1. 188p .

  • NASCIMENTO, L. M. ; CML (Org.) ; LMNC (Org.) . Saúde, linguagem e imaginário. 1. ed. Rio Branco: EDUFAC, 2008. v. 2.

  • OLIVEIRA, S. F. A. (Org.) ; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Caligrafias sobre Saramago. 1ª. ed. Rio Branco: Editora da UFAC, 2008. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. ; LOPES, M. E. P. S. (Org.) . Mulheres em Revista: Múltiplas representações femininas através dos tempos. 1. ed. Rio Branco: Editora da UFAC- EDUFAC, 2007. v. 1.

  • LMNC (Org.) ; CML (Org.) ; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Saúde, linguagem e Imaginário. 1. ed. Rio Branco: Editora da UFAC, 2007. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. ; LEP (Org.) ; SANTELLI, A. D. (Org.) . Múltiplos olhares sobre a linguagem, a arte e a ciência. 1. ed. Rio Branco: Editora da UFAC, 2007. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. ; LONDERO, Josirene Cândido (Org.) . Reflexões sobre o Direito e a sociedade. 1. ed. Juiz de Fora: Editar, 2005. v. 1. 214p .

  • SARAIVA, L. M. ; NASCIMENTO, L. M. ; ABREU, V. S. . O AVESSO DO AVESSO DO AVESSO: AS CIDADES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. In: NASCIMENTO, LUCIANA; SARAIVA, LUCIANO MENDES; ELGEBALY, MAGED TALAAT MOHAMMED AHMED; ABREU, VALTENIR S.. (Org.). MODERNIDADE; MÚLTIPLAS LINGUAGENS (RE) CONSTRUÇÕES (RE) LEITURAS. 1ed.SÃO PAULO: IXTLAN, 2019, v. 1, p. 11-20.

  • NASCIMENTO, L. M. ; SILVA, S. F. . IMAGENS DO CARIBE INGLÊS: IDENTIDADE, LUTASE HISTÓRIA DA JAMAICA EM JANE, A HISTORY OF JAMAICA,, DE HERBERTH DE LISSER. In: NASCIMENTO, LUCIANA; SARAIVA, LUCIANO M; ELGEBALY, MAGED TALAAT MOHAMMED AHMED; ABREU, VALTENIR SOARES. (Org.). MODERNIDADE: MULTIPLAS LINGUAGENS (RE)CONSTRUÇÕES (RE)LEITURAS. 1ed.SÃO PAULO: IXTLAN, 2019, v. Q, p. 61-70.

  • Luciana Nascimento . CARTOGRAFIAS DO ORIENTE: IMAGENS DE GOA EM DOIS TEXTOS, DE RELATOS DE VIAGEM A ROMANCE. In: ANDRÉ, Carlos A; VECCHI, Roberto; RUSSO, Vicenzo; ALONZO, Cláudia Pazoz.. (Org.). De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de LusitanistasVolume I ? Sobre Orientalismos. 1ed.Coimbra: Ed. Angelus Novos/Associação Internacional dos Lusitanistas, 2019, v. 1, p. 285-305.

  • SILVA, K. G. ; NASCIMENTO, Luciana . Alencar e a conversa cotidiana na sua ?solidão tropical?. In: Nascimento,Luciana; PIETRANI, Anélia; OLIVEIRA, Paulo Cesar. (Org.). Riscos da escrita, rastros da memória: homenagem à Professora Lucia Helena. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. 1, p. 68-102.

  • MENDES, J. C. ; NASCIMENTO, L. M. . Gênero Picaresco: Do Clasico À modernidade. In: NASCIMENTO, L.M.; MONTEZ, L.B; BRAGANÇA JR, Alvaro A.;VILELA, Wisley C.; NETO, José Victor.. (Org.). Topografias culturais e literárias: espaços e discursos em diálogo. 1ed.São PAulo: IXTLÁN, 2018, v. 1, p. 141-157.

  • SILVA, N. S. ; NASCIMENTO, L. M. . Rua do Ouvidor: Uma Rua leviana e indiscreta. In: Nascimento, L.M.; MONTEZ, L.B;BRAGANÇA Jr, Alvaro A.; VILELA, Wisley C.; NERO, José Victor. (Org.). Topografias culturais e literárias: espaços e discursos em diálogo. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 221-236.

  • NASCIMENTO, L. M. . Mario Pederneiras e o Rio da Belle Époque. In: Nascimento, Luciana Marino. (org.). (Org.). Tempo de escrita: as muitas imagens do Brasil na literatura. 1ed.São PAulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 120-126.

  • MELO, M. A. ; Nascimento, Luciana . TRAVESSIAS, TRAÇOS E ESCRITAS EM A VORAGEM, DE JOSE EUSTASIO RIVERA. In: MIBIELLI, Roberto; FIOROTTI, Devai A.; NASCIMENTO, Luciana Marino do.. (Org.). TRAVESSIAS, TRAÇOS E ESCRITAS EM A VORAGEM, DE JOSE EUSTASIO RIVERA. 1ed.Rio de Janeiro: Edições ABRALIC, 2018, v. 19, p. 77-86.

  • NASCIMENTO, L. M. ; SARAIVA, L. M. . Imprensa, Letras e Modernidade na terra onde florescem as seringueiras:Uma leitura do Jornal A Alvorada. In: NASCIMENTO, Luciana M; SARAIVA, Luciano M.; SILVA, Saide Feitosa; ABREU, Valtenir Soares. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 11-40.

  • SILVA, S. F. ; ABREU, V. S. ; NASCIMENTO, L. M. . NOVA IORQUE SOB O OLHAR DE UM VIAJANTE. In: Nascimento, Luciana M; SARAIVA, Luciano M; SILVA, Saide Feitosa; ABREU, Valtenir Soares. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 77-115.

  • MENDES, J. C. ; NASCIMENTO, L. M. . O DESLOCAMENTO PARA OS GRANDES CENTROS URBANOS BRASILEIROS E O ISOLAMENTO DENTRO DESSES ESPAÇOS. In: Nascimento, Luciana M; SARAIVA, Luciano Mendes; SILVA, Saide Feitosa da; ABREU, Valtenir Soares de. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 175-196.

  • SILVA, N. S. ; NASCIMENTO, L. M. . UMA VIAGEM EM TORNO DA CIDADE: LEITURA DE UM PASSEIO PELA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. In: NASCIMENTO, Luciana M.; SARAIVA, Luciano M.; SILVA, Saide Feitsa vda; ABREU, Valtenir Soares de.. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 237-253.

  • SILVA, E. P. L. ; NASCIMENTO, Luciana . Ciganos da Cidade Nova. In: NASCIMENTO, Luciana M.; SARAIVA, Luciano M.;SILVA, Saide Feitosa da; ABREU, Valtenir Soares de.. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 11ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 287-305.

  • SCHEIDT, U. C. ; NASCIMENTO, L. M. . CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS PELAS NOITES BRANCAS DE SÃO PETERSBURGO. In: NASCIMENTO, Luciana M. ; SARAIVA, Luciano; SILVA, Saide Feitosa da; ABREU, Valtenir Soares de,. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: IXTLÁN, 2018, v. 1, p. 307-322.

  • SOUZA, A. V. P. ; NASCIMENTO, L. M. . A EDUCAÇÃO NO SEGUNDO IMPÉRIO E A IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO IMPERIAL PARA MENINOS CEGOS. In: NASCIMENTO, Luciana M. do; SARAIVA, LOucianao M.;SILVA< Saide Feitosa da; ABREU, Valtenir Soares de,. (Org.). Cidade, sentidos e espaços. 1ed.São Paulo: Ixtlán, 2018, v. 1, p. 349-384.

  • Nascimento, Luciana . Múltiplas cartografias urbanas. In: NASCIMENTO, Luciana; MONTEZ, Luiz Barros; BRAGANÇA JUNIOR, Alvaro Alfredo; VILELA, Wisley do Carmo. (Org.). Cartografias da Civilização: Espaços, conflitos e Discursos em Perspectiva interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017, v. 1, p. 181-198.

  • MOURA, Heglan Pereira ; Nascimento, Luciana . Os avessos da belle époque: um olhar sobre a prostituta judaica no Rio de Janeiro: Na Capital Federal ? A euforia da Belle Époque e as Jovens Polacas. In: Nascimento, Luciana; Montez, L.B, Bragança Jr, A. A.; VILELA, W. C.. (Org.). Cartografias da Civilização: Espaços, conflitos e Discursos em Perspectiva interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017, v. 1, p. 215-232.

  • SILVA, N. S. ; Nascimento, Luciana . Luzes da ribalta nas letras: a rua do ouvidor na literatura de Joaquim Manuel de Macedo. In: Nascimento, Luciana; MONTEZ, L.B;BRAGANÇA JR, A.A; VELELA, W. C.. (Org.). Cartografias da Civilização: Espaços, conflitos e Discursos em Perspectiva interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017, v. 1, p. 235-246.

  • NASCIMENTO, L. M. . O Bas fond do teatro e o ranger das sedas:imagens femininas na poesia de Cesário Verde.. In: VIEIRA, Erica Viviane Costa;OLIVEIRA, Dileane Fagundes.. (Org.). Figurações do feminino e sua dobras [E-Book]. 1ed.Cabo Frio - RJ: Mares Editores, 2016, v. 1, p. 280-313.

  • Nascimento, Luciana ; BASILIO, S. T. C. . A VIDA SMART NA BELLE ÉPOQUE AMAZÔNICA. In: NASCIMENTO, LUCIANA MARINO; SIMÕES, MARIA DO SOCORRO GALVÃO. (Org.). TRAÇOS E LAÇOS DA AMAZÔNIA. 1ed.Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2016, v. 1, p. 139-166.

  • NASCIMENTO, L. M. . As muitas margens da palavra. In: NASCIMENTO, LUCIANA; ASSIS, LUCIA MARIA DE;OLIVEIRA, AROLDO MAGNO. (Org.). Linguagem e Ensino do Texto. 1ed.SÃO PAULO: BLUCHER, 2016, v. 1, p. 49-56.

  • NASCIMENTO, L. M. . O MAR DE VIGO INSCRITO NA MEMÓRIA.. In: SILVA, José Pereira da; NASCIMENTO, Luciana Marino do.. (Org.). Textos da Memória A Memória dos Textos (Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão). 1ed.Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2015, v. 1, p. 24-34.

  • NASCIMENTO, L. M. . Cartografias urbanas em mosaico na Amazônia. In: Nascimento, Luciana Marino; LIMA, Simone de Souza. (Org.). CALEIDOSCÓPIOS DA CULTURA BRASILEIRA. 1ed.Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2014, v. 1, p. 140-156.

  • NASCIMENTO, L. M. ; BASILIO, S. T. C. . São Paulo, para além dos frementes anos 20: imagens da cidade em Alcântara Machado.. In: NASCIMENTO, Luciana Marino do. (Org.). Tempo de ensaio (2): múltiplos olhares sobre o literário. Ensaios de graduandos em letras. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 2, p. 112-124.

  • NASCIMENTO, Luciana . Portos de passagem: memórias d eum Judia na Amazônia. In: NASCIMENTO, Luciana; FIORORRI, Devair A.; MIBIELLI, Roberto. (Org.). Nós da Amazônia. 1ed.RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2014, v. 1, p. 121-133.

  • NASCIMENTO, L. M. . A cidade em cena: palco de revoltas. In: NASCIMENTO, Luciana M; SILVA, Francisco Bento da. (Org.). Cartografias urbanas: olhares, narrativas e representações. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 127-139.

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . Trilhas urbanas do Rio Imperial: o espaço da cidade na obra de José de Alencar. In: NASIMENTO, Luciana M; SILVA, Francisco Bento da.. (Org.). Cartografias urbanas: olhares, narrativas e representações. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 33-51.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . De cenas de ruas e representações urbanas: João do Rio, o homus cinematographicus. In: NASCIMENTO, Luciana M; SILVA, Francisco Bento da. (Org.). Cartografias urbanas: olhares, narrativas e representações. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 82-94.

  • NASCIMENTO, Luciana . Gêneros literários e leituras na internet: um olhar em movimento.. In: NASCIMENTO, Luciana. (Org.). Tempo de Ensaio: Textos de Graduandos em Letras. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 13-17.

  • NASCIMENTO, L. M. ; COUTINHO, L.E B . OS CAFÉS E A VIDA SOCIAL NA BELLE ÉPOQUE NA CRÔNICA DE LUIS EDMUNDO. In: Nascimento, Luciana marino; Lobo, Andrea Maria Favilla. (Org.). Mosaicos da Cultura Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012, v. 1, p. 34-40.

  • Luiz, D.M ; NASCIMENTO, L. M. . Traçados do Brasil na bossa nova. In: NASCIMENTO, Luciana M; LOBO, Andrea Maria Favilla. (Org.). Mosaicos da Cultura brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012, v. 1, p. 71-78.

  • MARTINS, L. B ; NASCIMENTO, L. M. . A Poesia do Sagrado : Um estudo dos Cantos de Beiramar, de Marlos Nobre. In: NASCIMENTO, Luciana M; LOBO, Andrea Maria Favilla. (Org.). Mosaicos da Cultura Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012, v. 1, p. 173-184.

  • NASCIMENTO, L. M. . De cidade, rio e represa. In: Leão,Allison. (Org.). Amazônia: Literatura e Cultura. 1ed.Manaus: Editora da Universidade do estado do Amazonas, 2012, v. 1, p. 143-155.

  • NASCIMENTO, L. M. . Navegantes aos mares das letras. In: NASCIMEMNTo, Luciana M. do; LIMA, Elizabeth Miranda; ALBUQUERQUE, Luciete Basto de Andrade,. (Org.). Moderno/contemporâneo: reflexões sobre a educação escolar. 1ed.Curitiba: Appris, 2012, v. 1, p. 290-300.

  • NASCIMENTO, L. M. ; SILVEIRA, A.O.A . De caso em caso: histórias fantásticas nos inquéritos sobre os vales do Purus e do Juruá. In: FREITAS, Déborah de B. A. P. e WANKLER, Cátia Monteiro (Orgs.). (Org.). O múltiplo em construção: questões de linguagem e identidade. 1ed.Boa Vista-Roraima: Editora da UFRR- UNiversidade Federal de Roraima, 2012, v. 1, p. 55-60.

  • NASCIMENTO, L. M. . Juvenal Antunes: o poeta de Rio Branco. In: Soares, Henrique Silvestre. (Org.). AMAZÔNIA: AMAZÔNIAS - Leituras. 1ed.Rio Branco: EDUFAc-Editora da Universidade Federal do Acre, 2012, v. 1, p. 121-134.

  • NASCIMENTO, L. M. . Balanço da Bossa. In: NASCIMENTo, Luciana Ma; FONTENELE, Ana Lúcia F.. (Org.). Diálogos Musicais. 1ed.Rio Branco: Editora da UFAC-EDUFAC, 2010, v. 1, p. 30-33.

  • KCS ; NASCIMENTO, L. M. . IDENTIDADE ACREANA NO MARUPIARA JABUTI BUMBÁ. In: BISPO, Sheila; NASCIMENTO, Francemilda L.. (Org.). Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental-3. 3ed.Rio Branco: EDUFAC, 2010, v. 3, p. 38-44.

  • RODRIGUES, Vilma do Nascimento ; NASCIMENTO, L. M. . A LIBERDADE DA LÍNGUA:O DISCURSO ATRÁS DAS GRADES. In: PAIVA, Jaqueline R.; LESSA, Luisa G.; VELOSO, Francisco O. D.;ALVES NETO, Francisco Raimundo.. (Org.). Produção da Especialização proeja no Acre:os desafios e as possibilidades da integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos. 1ed.Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre-EDUFAC, 2010, v. 1, p. 140-148.

  • NASCIMENTO, L. M. . Una Finestra per Lánima: la fotografia di Michele Angelillo. In: ANGELILLO, MIchele. (Org.). ATTRAVERSO. 1ed.Salerno: Fusco, 2008, v. 1, p. 7-9.

  • VIEIRA, G. R. ; GOP ; NASCIMENTO, L. M. . Espelho de Vênus: a constituição da ginecologia como ciência do corpo e da alma femininas. In: NASCIMENTo, L.M; LOPES, C.M; CHAVES, LMN. (Org.). Saúde, Linguagem e imaginário. 1ed.Rio Branco: EDUFAC, 2008, v. 2, p. -.

  • FARIA NETO, L. A. ; NASCIMENTO, L. M. ; D. A. ORLANDO . Imaginário nas curas e deonças de comunidades do Vale do Juruá: a cultura e a medicina. In: NASCIMENTO, L.M; LOPES, C.M; CHAVES, L.MN. (Org.). Saúde, linguagem e imaginário. 1ed.Rio BRanco: EDUFAC, 2008, v. 2, p. -.

  • S.R. M. da CUNHA ; NASCIMENTO, L. M. . Imagem da saúde: a medicalização da mulher em propagandas de fármacos do início do século XX. In: NASCIMENTO, L. ; LOPES, C.M; CHAVES, L.M N. (Org.). Saúde, Linguagem e imaginário. 1ed.Rio Branco: EDUFAC, 2008, v. 2, p. -.

  • NASCIMENTO, L. M. . A MPB, O POP ROCK E A ESTILÍSTICA:ALGUNS APONTAMENTOS. In: LIMA, Simone de Souza; SZUNDY, Paula Tatiane Carrera;SANTELLI, Adriana Delgado. (Org.). EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO. 1ed.Rio Branco: Editora da UFAC-EDUFAC, 2008, v. 1, p. 9-16.

  • LOPES, M. E. S. P. ; NASCIMENTO, L. M. . Musasa Divinas: representação feminina na poesia de José Bonifácio. In: Nascimento, L.M; LOPES, Margarete E. S. P.. (Org.). Mulheres em Revista: Múltiplas representações femininas através dos tempos. 1ed.Rio Branco: Editora da UFA EDUFAC, 2007, v. 1, p. -.

  • NASCIMENTO, L. M. . ?Caminhos da arte/ciência: alguns apontamentos?. In: NASCIMENTO, L.M; PEDROSO, L. E.;SANTELLI, A.D. (Org.). Múltiplos olhares sobre a linguagem, a arte e a ciência. 1ed.Rio BRanco: Editora da UFAC, 2007, v. 1, p. -.

  • NASCIMENTO, L. M. . Fronteiras entre o real e o ficcionla: a experiência de um vídeo documentário na FUNDHACRE. In: NASCIMENTO, L.M;NASCIMENTo, LMNLOPES, C M;. (Org.). Saúde, linguagem e imaginário. 1ed.Rio Branco: Editora da UFAC, 2007, v. 1, p. -.

  • NASCIMENTO, L. M. . Reflexões sobre a modernidade: ¨Habermas e a consciência de época da modernidade¨. In: Luciana Marino do Nascimento; Josirene Cândido Londero. (Org.). Reflexões sobre o Direito e a Sociedade. 1ed.Juiz de Fora: Editar, 2005, v. 1, p. 9-12.

  • NASCIMENTO, L. M. . Olhares sobre o Marrocos, al-Maghrib, a terra do sol poente. Usina de Letras, SP, p. 1 - 5, 14 dez. 2018.

  • Nascimento, Luciana . RIO DE JANEIRO: UMA CIDADE LITERÁRIA. REVISTA CULT, SÃO PAULO, p. 40 - 41, 01 fev. 2015.

  • NASCIMENTO, L. M. . CROMOS DO REAL: PEQUENAS HISTÓRIAS, DE A. SANTELLI. Usina de Letras, São Paulo, p. 1 - 2, 13 jul. 2007.

  • NASCIMENTO, L. M. . De Baladas e canções: considerações sobre o amor moderno. Usina de Letras, Sâo Paulo, p. 1 - 3, 13 jul. 2007.

  • NASCIMENTO, L. M. . Amor e desejo: uma leitura de "Borboleta Madura", de Baldner. Usina de Letras, São Paulo, p. 1 - 1, 22 set. 2006.

  • NASCIMENTO, L. M. . As promessas e o mal estar em tempos modernos. Site Usina de Letras, São Paulo, p. 1 - 5, 09 set. 2006.

  • NASCIMENTO, L. M. . Como nos velhos tempos: Rio de Janeiro e a memória da cidade. Site Usina de Letras, São Paulo, 09 set. 2006.

  • NASCIMENTO, L. M. . De Clonagens e colagens:Reflexôes sobrea a cultura na contemporaneidade. Caros Amigos, São Paulo, p. 2 - 3, 08 set. 2006.

  • NASCIMENTO, L. M. . Belo Horizonte: Uma cidade para além do papel. Revista do Departamento de Letras da FAFIC, Cataguases, p. 23 - 26, 01 out. 1998.

  • Nascimento, Luciana . Brazil, Brasis: para além do samba e da bossa. REVISTA CULT, São Paulo.

  • MELO, M. A. ; Luciana Nascimento . TRAVESSIAS, TRAÇOS E ESCRITAS EM A VORAGEM, DE JOSÉ EUSTASIO RIVERA. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC -, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC - 07 a 11 de agosto de 2017. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2017. v. 2. p. 3438-3446.

  • MACIEL, L.S.C ; Nascimento, Luciana . A Cidade e as Polacas: a invisibilidade numa perspectiva literária, física, histórica e social. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS A CIDADE E AS LETRAS, 2016, RIO DE JANEIRO. SEMINÁRIO DE ESTUDOS A CIDADE E AS LETRAS. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2016. v. 1. p. 71-93.

  • VILELA, Wisley do Carmo ; NASCIMENTO, Luciana . Percursos Urbanos na Carta de José de Alencar a Machado de Assis... In: Seminário de estudos: a cidade e as letras, 2016, RIO DE JANEIRO. Seminário de estudos: a cidade e as letras, 2015. v. 1. p. 112-124.

  • Luciana Nascimento . De rendas e salões na semana de 22.. In: III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça, 2013, Rio Branco. Anais III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça, 2013. v. 1. p. 125-133.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, Luciana . De rapariga a mulher moderna: a imagem cinematográfica de Clementina na obra de João do Rio, O homus Cinematographicus. In: III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça, 2013, Rio Branco. Anais III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2013. v. 1. p. 166-176.

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . De rendas e cetins: representações das enfermidades femininas nas obras de José de Alencar e Machado de Assis. In: III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça, 2013, Rio Branco. Anais III Jornada de Estudos de Gênero: Pluralidade de vozes, etnia e raça. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2012. v. 1. p. 112-124.

  • Luciana Nascimento . CONQUISTA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL: UMA LEITURA DE A EPOPÉIA ACREANA, DE FARIAS GAMA. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2013, CAMPINA GRANDE. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL. CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2013. v. 1. p. 1-7.

  • NASCIMENTO, Luciana . AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE: OS REVOLTOSOS DA VACINA DEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA. In: XVII Congresso Nacionla de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2013. v. XVII. p. 409-423.

  • NASCIMENTO, L. M. . LILITHS, EVAS E SALOMÉS NA POESIA DE CESÁRIO VERDE. In: I Jornada de Estudos de Gênero e Literatura, 2012, Rio Branco. Anais Jornada de Estudos de Gênero e Literatura. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012. v. 1. p. 1-22.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . FACES FEMININAS NA POESIA DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA. In: I Jornada de Estudos de Gênero e Literatura, 2012, Rio Branco. Anais I Jornada de Estudos de Gênero e Literatura. Rio de Janeiro: Letra CApital, 2012. v. 1. p. 30-38.

  • NASCIMENTO, L. M. . A cidade comanda o rio e a floresta. In: JALLA X Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana, 2012, Cali-Colômbia. Memórias JALLA 2012. Cali-Colômbia: UNIVALLE, 2012. v. 1. p. 1421-1531.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . ENTRE AS VITRINES E AS FÁBRICAS: DOS PALCOS DA BELLE ÉPOQUE A MULHER QUE ELES NÃO CHAMAVAM DE FEMME FATALE. In: II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA, 2012, RIO BRANCO. ANAIS DA II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: EDITORA LETRA CAPITAL, 2012. v. 1. p. 1-8.

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . O RIO DE JANEIRO DE JOSÉ DE ALENCAR. In: II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA, 2012, RIO BRANCO. ANAIS DO II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: EDITORA LETRA CAPITAL, 2011. v. 1. p. 1-9.

  • NASCIMENTO, L. M. . DE RENDAS E CETINS: UMA LEITURA DE MADAME POMMERY, DE HILÁRIO TÁCITO. In: II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA, 2012, RIO BRANCO. ANAIS DA JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: LETRA CAPITAL, 2012. v. 1. p. 12-20.

  • MARTINS, L. B ; Luiz, D.M ; NASCIMENTO, L. M. ; MARTINS, B. B. . RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, OS CONCEITOS DE MODERNIDADE, CIVILIZAÇÃO E SEUS ECOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: II JORNADA DE ESTUDOS EM GÊNERO E LITERATURA, 2012, RIO BRANCO. ANAIS DA II JORNADA DE ESTUDOS EM GÊNERO E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: EDITORA LETRA CAPITAL, 2011. v. 1. p. 35-45.

  • Luiz, D.M ; MARTINS, L. B ; NASCIMENTO, L. M. . O PROJETO DE MODERNIDADE DA BOSSA NOVA E SEUS ECOS NO ESTDAO DO ACRE. In: II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA, 2012, RIO BRANCO. ANAIS DO II JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: EDITORA LETRA CAPITAL, 2011. v. 1. p. 30-38.

  • Luiz, D.M ; NASCIMENTO, L. M. . Bossa nova: música de exportação. In: V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2011, Rio Branco. Anais V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. Rio Branco: EDUFAC, 2011. v. 1. p. 224-229.

  • MARTINS, L. B ; NASCIMENTO, L. M. . Iemanjá: a poética dos múltiplos olhares. In: V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental,, 2011, Rio Branco. Anais V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental,. Rio Branco: EDUFAC. v. 2. p. 55-60.

  • NASCIMENTO, L. M. . Imaginário Amazônico em Monotematicidade Florestânica. In: II Colóquio Intrenacional Poéticas do Imaginário, 2010, Manaus. II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. Manaus: UEA Edições, 2010. v. 1. p. 552-556.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . Os salões na Belle Époque tropical: uma leitura de 'A Bela Madame Vargas', de João do Rio. In: XV SELL, 2010, Vilhena. Anais XVSELL. Vilhena: Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. . O duplo feminino Poesia de Cesário Verde. In: I JOrnada de Estudos de Gênero e Literatura, 2010, Rio Branco. Anais. Rio Branco: Editora da UFAC, 2010. v. 1. p. 32-36.

  • NASCIMENTO, L. M. . DE Gotas aromas:uma leitura de Sabor da paixão. In: I Colóquio de Estudos de Gênero da Amazônia, 2009, Rio Branco. Anais do I Colóquio de Estudos de Gênero da Amazônia. Rio Branco: EDUFAC, 2009. v. 1. p. 42-45.

  • NASCIMENTO, L. M. . Imagens de senhoras: um olhar sobre a representação feminina na poesia de Cesário Verde. In: Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE, 2003, Fortaleza. Pesquisas em Lingüística e literatura: Descrição, aplicação e ensino. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 654-656.

  • NASCIMENTO, L. M. . A sedução da palavra; Xerazade e as mil e uma noites. In: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura, 2001, Belo Horizonte. Anais - IX Seminário Nacional Mulher e Literatura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. . Cesário Verde: A escrita da cidade em 'O sentimento dum ocidental'. In: XVI Encontro de Prorofessores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1997, Londrina. Temas e Motivos na literatura portuguesa. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 1997. v. I. p. 159-165.

  • Nascimento, Luciana . Cartografias urbanas, cidades da memória. In: VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2016, Três Corações. Caderno de resumos. Três Corações: UNINCOR, 2016. v. 1. p. 65-65.

  • NASCIMENTO, Luciana . CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS URBANAS EM EÇA DE QUEIROZ. In: V Encontro Norte-Nordeste da ABRAPLIP-Associação Brasileira de Prof.Universitários de Literatura Portuguesa, 2014, Teresina. Caderno de Resumos. Teresina: Editora da UFPI, 2014. v. 1. p. 47-48.

  • NASCIMENTO, L. M. ; COUTINHO, L.E B . OS CAFÉS E A VIDA SOCILA NA BELLE ÉPOQUE NA CRÔNICA DE LUIS EDMUNDO. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONLA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/XVI SELE, 2011, PORTO VELHO. I SILE / XVI SELE. PORTO VELHO: DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS/UNIR, 2011. v. 1. p. 30-30.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . JOÃO DO RIO E AVISÃO DA URBE: UMA LEITURA DA CRÕNICA OS VENDEDORES DE ORAÇÃO. In: I SIMPÓSIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/XVI SEMANA DE LETRAS, 2011, PORTO VELHO. I SILE/XVI SELE. PORTO VELHO: DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS, 2011. v. 1. p. 10-10.

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . O RIO DE JANEIRO DE JOSÉ DE ALENCAR. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/XVI SELE, 2011, PORTO VELHO. I SILE /XVI SELE. PORTO VELHO: DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIR, 2011. v. 1. p. 12-13.

  • NASCIMENTO, L. M. . Imaginário Amazônico em Monotematicidade Florestânica. In: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário:Literatura, Interfaces,fronteiras, 2010, Manaus. Caderno de resumos II: colóquio internacional poéticas do imaginário. Manaus: UEA Edições- Ed. da Universidade do Estado do Amazonas, 2010. v. 1. p. 76-77.

  • N.S.F ; NASCIMENTO, L. M. . João do Rio observa as ruas da cidade. In: XV SELL, 2010, Vilhena. Anais do XV SELL. Vilhena: Departamento Acad~emico de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. v. 1.

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . Os salões na Belle Époque tropical: uma leitura de 'A Bela Madame Vargas', de João do Rio. In: XV SELL, 2010, Vilhena. Anais do XV SELL. Vilhena: Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. . João do Rio:o caminhante solitário. In: V simpósio internacional de Letras:linguagem, espaço, máquina, 2009, Caxambu. CADERNO DE PROGRAMÇÃO E RESUMOS. Três Corações: unincor, 2009. v. 1. p. 46-46.

  • S.R. M. da CUNHA ; NASCIMENTO, L. M. . Imaginário da saúde: a medicalizãção da sociedade em propagandas de fármacos populares. In: XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA, 2007, Rio Branco. XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA: a pesquisa contribuindo com o desenvolvimento da região. Rio Branco: UFAC/COAP/PRoPEG, 2007. v. 1.

  • D. A. ORLANDO ; NASCIMENTO, L. M. . O imaginário nos usos e práticas médicas populares: o uso de chás, rezas e simpatias. In: XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA, 2007, Rio Branco. XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA: a pesquisa contribuindo com odesenvolvimento da região. Rio Branco: UFAC/COAP/PROPEG, 2007. v. 1.

  • A. Araújo ; NASCIMENTO, L. M. . Imaginário da floresta: ficção e realidade nas histórias de curas e doenças nos inquéritos do CEDAC das regiões dos vales do Juruá e do Purus. In: XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA, 2007, Rio Branco. XVI Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFAC/EMBRAPA a pesquisa contribuindo com o desenvolvimento da região. Rio Branco: UFAC/COA/PROPEG, 2007. v. 1.

  • NASCIMENTO, L. M. . As lutas e as contestações silenciadas:uma leitura de "Apesar de você", de Chico Buarque. In: II Jornada Nacional de Lingüística e Filologia, 2007, Rio Branco. Anais do CICIFILL, 2007.

  • NASCIMENTO, L. M. . As lutas e contestações silenciadas: uma leitura de " Apesar de você", de Chico Buraque. In: II Jornada Nacionla de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, 2007, Rio Branco. Anais do CIFEFIL, 2007.

  • NASCIMENTO, L. M. . Do Pergaminho às telas do Computador. In: 14º COLE- Congresso de Leitura, 2005, Campinas. 14º COLE- Resumos e Programas. Campinas: COLE/ALB, 2005. v. 1. p. 48-48.

  • NASCIMENTO, L. M. . Sob o céu de Paris: Baudelaire, um poeta e crítico. In: II Simpósio de Língua e Literatura - Interlocuçòes circulares, 2003, Viçosa. II Simpósio Língua e Literatura - Programas e resumos. Viçosa: Ed. UFV, 2003. v. 1. p. 36-36.

  • NASCIMENTO, L. M. . Papel e Letra: A cidade de São Paulo na lírica de Mário de Andrade. In: VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002, 2002, Belo Horizonte - MG. Mediações, Territórios, Redes - VIII Congresso Internacional da ABRALIC - Programas e Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2002. v. 1. p. 340-340.

  • NASCIMENTO, L. M. . XIX Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE - Programas e Resumos. In: XIX Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE, 2002, Fortaleza. Programas e Resumos. Fortaleza: UFC, 2002. v. 1. p. 157-157.

  • NASCIMENTO, L. M. . A sedução da palavra: um olhar sobre Xerazade e as mil e uma noites. In: 13º COLE - Com todas as letras para todos os nomes, 2001, Campinas. Com todas as letras para todos os nomes. Campinas: COLE/ALB/UNICAMP, 2001. v. 1. p. 43-43.

  • NASCIMENTO, L. M. . Musas Divinas: Amor e Mulher na Poesia de José Bonifácio. In: I Encontro Internacional, 2001, Londrina - Pr. I Encontro Internacional A Representação da Imagem Feminina. Londrina, 2001. v. 1. p. 133-133.

  • NASCIMENTO, L. M. . Portugal: mares navegados, mares da memória. In: XVIII Jornada de estudos lingüísticos do GELNE, 2000, Salvador. Caderno de Comunicações do XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos. Salvador: Ed da UFBA, 2000. v. 1. p. 12.

  • NASCIMENTO, L. M. . A memória de uma cidade: O Rio de Janeiro do início do século XX na crônica de João do Rio. In: I Simpósio de Língua e Literatura- Cultura, tradição e mudança, 2000, Viçosa. Caderno de Resumos. Viçosa: Ed da UFV, 2000. v. 1. p. 15.

  • NASCIMENTO, L. M. . Belo Horizonte: Uma cidade para além do papel. In: Vozes ao final do milênio - Semana de Letras da FAFIC/Catagauases, 1998, Cataguases. Semana de Letras da FAFIC - caderno de Resumos. Cataguases, 1998. v. 1. p. 4.

  • NASCIMENTO, L. M. . Os Literatos e o Rio de Janeiro de Pereira Passos. In: I Semana de Letras da FAFIC, 1998, Congonhas - MG. Caderno de Resumos -. Congonhas, 1998. v. 1. p. 16-16.

  • NASCIMENTO, L. M. . A escrita da cidade em 'A Capital', de Avelino Fóscolo. In: XIX Simpósio Nacional de História-, 1997, Belo Horizonte. ANPUH - XIX Simpósio Nacional de História. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1997. v. 1. p. 45.

  • PEREIRA, I. A. ; NASCIMENTO, L. M. ; ELGEBALY, MAGED . NAGYB MAHFOUZ: O CAIRO E SUAS TRILHAS EM AS NOITES DE AS MIL E UMA NOITES. Revista Querubim (Online) , 2019.

  • Nascimento, Luciana . Lisbon, Lisboa:Cartografias urbanas em A vida em Lisboa, de Julio Cesar Machado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, Luciana . AVESSOS DA BELLE ÉPOQUE:OS REVOLTOSOS DA VACINADEPORTADOS PARA A AMAZÔNIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, L. B ; NASCIMENTO, L. M. . A IMAGEM MITOLÓGICA DE IEMANJÁ: UM RETRATO FEMININO NO CICLO BEIRAMAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . DE RENDAS E CETINS: REPRESENTAÇÃO DAS ENFERMIDADES FEMININAS NAS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR E MACHADO DE ASSIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . DE RENDAS E SALÕES NA SEMANA DE 22. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, L. M. . Águas da palavra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . Trilhas urbanas do Rio imperial: o espaço da cidade na obra de José de Alencar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . JOÃO DO RIO E A VISÃO DA URBE:UMA LEITURA DA CRÔNICA OS VENDEDORES DE ORAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . O RIO DE JANEIRO DE JOSÉ DE ALENCAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. ; COUTINHO, L.E B . OS CAFÉS E A BELLE ÉPOQUE NA CRÔNICA DE LUÍS EDMUNDO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . Imaginário Amazônico em Monotematicidade Florestânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . Os salões na Belle Époque tropical: uma leitura de 'A Bela Madame Vargas', de João do Rio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . Imaginário amazônico em monotematicidade florestânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • N.S.F ; NASCIMENTO, L. M. . João do Rio observa as ruas da cidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. ; BRITO, J. G. L. . Mosaicos epistolares na MPB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACSC ; NASCIMENTO, L. M. . OS SALÕES E A VIDA SOCIAL NA LITERATURA DE JOSÉ DE ALENCAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . O duplo feminino da poesia de Cesário Verde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • A.A.L ; NASCIMENTO, L. M. . Faces femininas na poesia de José Bonifácio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . De Gotas e aromas:uma lietura do filme "Sabor da Paixão". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, L. M. . Sob o céu de Paris:Baudeliare e a cidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . De estilos e estilos:dizer o amor na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . DOS ESTILOS DE VIVER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR E SUAS METÁFORAS NA MPB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . BOEMIA LITERÁRIA NA BELLE ÉPOQUE:OS POETAS E OS CAFÉS NO RIO DE JANEIRO DOS 1900. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . De estilos em estilos: dizer o amor na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . De santas e salomés na poesia de Cesário Verde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NASCIMENTO, L. M. . DE santas e Salomés na poesia de Cesário Verde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, L. M. . Poéticas do amor e do desejo em Djavan e Caetano Veloso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nascimento, Luciana . IL MIO BRASILE. ROMA: OÉDIPUS, 2015 (Texto de apresentação do Catálogo de exposção de fotografias de Michele Angelillo).

  • NASCIMENTO, L. M. . Fronteiras entreo real e o ficcional: as histórias de vida dos pacientes atendidos no complexo hospitalar da FUNDHACRE e a experiência de vídeo documentário. Rio Branco: Departamento de Letras/CEDAC, 2007 (Saúde, Linguage e Imaginário).

  • S.R. M. da CUNHA ; NASCIMENTO, L. M. . Imaginário da saúde em propagandas de fármacos populares. Rio Branco: Departamento de Letras/CEDAC, 2007 (Saúde, Linguage e Imaginário).

  • D. A. ORLANDO ; NASCIMENTO, L. M. . Imaginário nas práticas de médicas populares: o uso de chás, rezas esimpatias. Rio Branco: Departamento de Letras/CEDAC, 2007 (Saúde, Linguage e Imaginário).

  • NASCIMENTO, L. M. . Prefácio - O (n) conciente coletivo de cada dia. Rio Branco, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NASCIMENTO, L. M. . O Homem light Contemporâneo. Barbacena: UNIPAC, 2001 (Boletim Informativo da Universidade Presidente Antonio Carlos).

  • NASCIMENTO, L. M. . O homem light contemporâneo. Sabará 2000 (Boletim Informativo da Faculdade de Sabará).

  • NASCIMENTO, L. M. . A Confissão: Madre Encarnación e o hábito da solidão. Barbacena 2000 (Boletim Informativo da Universidade Presidente Antonio Carlos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Nascimento, Luciana . CONSULTORA AD HOC. 2018.

Nascimento, Luciana . AVALIADORA DO INEP/MEC CURSOS SUPERIORES. 2018.

Nascimento, Luciana . CONSULTORA AD HOC PARA PROJETOS. 2018.

Nascimento, Luciana . consultr Ad Hoc CAPES. 2018.

QUINTEIRO, S. ; BALEIRO, R. ; HENRIQUES, C. ; LEITAO, I. ; BALTAZAR, R. ; SANTOS, I. D. ; MORAIS, R. B. ; CIENTIFICA, L. M. N. M. C. ; NASCIMENTO, Luciana . Comitê Científico da Conferência Internacional 'Literary Portugal' (2016). 2015.

Nascimento, Luciana . cosultoria Ad Hoc. 2015.

NASCIMENTO, Luciana . Consultora Ad Hoc para concessão de bolsas e financiamentos do CNPq. 2013.

Nascimento, Luciana . consultoria ad hoc. 2013.

NASCIMENTO, Luciana . Consultora Avaliação Trienal 2013 - CAPES. 2013.

NASCIMENTO, L. M. . XI Encontro de pesquisa e iniciação científica da UFRR. 2012.

NASCIMENTO, L. M. . Projeto de implantação de curso de Letras FUNORTE/SOEBRAS-Jaunária, Janaúba e Montes Claros. 2003.

Nascimento, Luciana ; ELGEBALY, MAGED . Cartografias urbanas: itinerários pelos universos brasileiro e egípcio. 2016.

NASCIMENTO, L. M. . Parecer técnico em Projetos de Iniciação Científica PIBIC-Universidade Federal de Roraima. 2012.

NASCIMENTO, L. M. . Parecer técnico de manuscrito submetido à Revista Pontos de Interrogação. 2012.

NASCIMENTO, L. M. . Parecer técnico para Programa de Iniciação Científica UFRR. 2011.

NASCIMENTO, L. M. . Parecer técnico para Programa de Iniciação Científica UFRR. 2011.

NASCIMENTO, L. M. ; S.R. M. da CUNHA ; A. Araújo ; G.O MACHADO ; D. A. ORLANDO . A Cultura popular na pesquisa universitária. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NASCIMENTO, L. M. . Xi Semana de Letras e de Música. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NASCIMENTO, L. M. ; VILELA, Wisley do Carmo . INVENÇÃO DO BRASIL: A DESCOBERTA DO BRASIL NA LITERATURA. 2019; Tema: CULTURA BRASILEIRA, LITERATURA, HISTÓRIA. (Site).

Nascimento, Luciana ; FRANCA, I. S. ; PRATTI, R. . VITRINES DA CIDADE MODERNA. 2018; Tema: Construção da modernidade no Brasil, cultura das cidades. (Site).

NASCIMENTO, L. M. ; R.M.M.A ; ALMEIDA, M. C. ; CML . PROPEG EM FOCO. 2012. (Editoração/Catálogo).

NASCIMENTO, L. M. ; R.M.M.A . Catálogo de Teses e Dissertações (1998-2011) PROPEG. 2012. (Editoração/Catálogo).

NASCIMENTO, L. M. . IMAGENS DO MUNDO, DO CORPO E DALMA. 2012. (Texto de catálogo de divulgaçãpo de mostra artística).

NASCIMENTO, L. M. ; R.M.M.A . Manual de afastamento de docentes e técnico-administrativos. 2011. (Editoração/Catálogo).

NASCIMENTO, L. M. . Trecho da Obra Morte eVida Severina. 2004. Teatral.

NASCIMENTO, L. M. . Trecho da obra. 1998. Teatral.

NASCIMENTO, L. M. ; A.A.L ; COUTINHO, L.E B . PERCURSO SENTIMENTAL DE JOÃO DO RIO. 2011. Vídeo.

NASCIMENTO, L. M. ; D. A. ORLANDO ; SANTELLI, A. D. ; S.R. M. da CUNHA ; G.O MACHADO . DOCUMENTÁRIO MAL DE LUNA. 2007. Vídeo.

NASCIMENTO, L. M. ; GARCIA, A. ; RESENDE, S. ; TONELLI, L ; ISIDÓRIO, Maria Do Socorro . DOCUMENTÁRIO " O RIO SÃO FRANCISCO E O MAGINÁRIO FANTÁSTICO". 2004. Vídeo.

NASCIMENTO, L. M. ; D. A. ORLANDO ; A. Araújo ; S.R. M. da CUNHA ; G.O MACHADO . Boa noite Rio Branco. 2006.

NASCIMENTO, L. M. . Boa noite Rio Branco. 2006.

NASCIMENTO, L. M. . Música, Letra e Poesia. 2004.

NASCIMENTO, L. M. . Januária em Tempo de poesia. 2004.

NASCIMENTO, L. M. . Bate-papo com a autora. 2001 (Lançamento de Livro).

NASCIMENTO, L. M. . Lançamento do livro. 2001 (Lançamento de livro).

NASCIMENTO, L. M. . Poesias de Florbela Spanca. 1998 (Recital de poesias).

NASCIMENTO, L. M. ; COUTINHO, L.E B ; A.A.L . DOCUMENTÁRIO PERCURSO SENTIMENTAL DE JOÃO DO RIO. 2011 (Documentário) .

NASCIMENTO, L. M. ; SANTELLI, A. D. ; D. A. ORLANDO ; S.R. M. da CUNHA ; G.O MACHADO . DOCUMENTÁRIO MAL DE LUNA. 2007 (Documentário) .

NASCIMENTO, L. M. ; RESENDE, S. ; ISIDÓRIO, Maria Do Socorro ; TONELLI, L ; GARCIA, A. . Documentário ¨O Rio São Francisco e o imaginário Fantástico¨. 2004 (Documentário) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Cartografias urbanas pelo universo egípcio nas crônicas de periódicos do Rio de Janeiro de fins do século XIX/início do século XX., Descrição: No processo de construção das cidades, sejam elas reais ou imaginárias, visíveis ou invisíveis, velada ou reveladas, os discursos que sobre ela se inscrevem as legitimam. As muitas imagens criadas, de certa forma, se fixaram e estabeleceram construções sobre elas. Um passeio pelas imagens das cidades, nos permite observar como os discursos criaram identidades e ícones para as cidades. Partindo da imagem citadina mais antiga que se tem notícia ? o mito da Babel, o qual constituiu a imagem do caos urbano, o qual se encontra associado de forma indelével à cidade moderna. A Jerusalém celestial, cidade utópica, torna-se fonte de inspiração pra os utopistas e reformadores da cidade, seja a cidade do não lugar- o utopos, a cidade da utopia, A Nova Atlântida, a Cidade de Deus, a Cidade do Sol, até às representações da urbe no apogeu da industrialização e da consolidação do capitalismo. Em Viena do fin do século, Carl Schorske aponta que a partir do século XVIII, as cidades se caracterizam por três principais traços: a cidade como virtude, a cidade como vício, a cidade do bem e do mal. A cidade gerada pela modernidade engendrou os ditames do modo capitalista de produção, com suas dissonâncias e conflitos. Essa configuração do fenômeno urbano gerado na modernidade estava diretamente associada ao desenvolvimento do mercado capitalista e, de fato, a cidade moderna ganhou formas e traçados que a distinguiram de outras espécies de aglomeração anteriores, até mesmo se pensarmos na geração de uma nova sensibilidade e percepção urbanas. De acordo com George Simmel, em seu texto A metrópole e a vida mental, grande foi o impacto das mudanças urbanas nos oitocentos, no imaginário social, o que instaurou uma sociabilidade diversa que veio a gerar modos de estar e de se portar na cidade. As cidades são, em primeiro lugar, sede da mais alta divisão econômica do trabalho. Produzem, portanto, fenômenos tão extremos quanto, em Paris, a ocupação remunerada do quatorzième. São pessoas que se identificam por meio de avisos em suas residências e que estão prontas, à hora do jantar, corretamente trajadas, de modo que possam ser rapidamente convocadas, caso um jantar consista em treze pessoas. Na medida de sua expansão, a cidade oferece mais e mais as condições decisivas da divisão de trabalho. Oferece um círculo que, através de seu tamanho, pode absorver uma variedade altamente diversificada de serviços. (SIMMEL, 1976, p.21-22.) A modernidade caracterizou-se como predominantemente urbana, e boa parte da literatura passou a tematizar a cidade, instaurando uma oposição entre o campo e a cidade, tão bem discutida por Raymond Williams, em sua obra O Campo e a cidade na história e na literatura, o qual assinala que tal relação se deu em grande parte pelo próprio processo de produção e circulação de ideias e dos textos, a partir do desenvolvimento da imprensa, das editoras e com a criação de livrarias. Nesta proposta, temos por objetivo fazer uma reflexão sobre a relação literatura e cidade, pensando o discurso literário como representação da cidade, a partir da leitura das crônicas publicadas nos periódicos do Rio de Janeiro de fins do século XIX/início XX, tais como Revista Kosmo e Revista Moderna, com destaque para uma série de crônicas, intituladas Do Luxor ao Cairo, Os franceses no Nilo, Peregrinação a Meca, e ter outras, o que demonstra a importância e amplitude do imaginário urbano, não só na Europa, nas Américas como também em outras partes do Globo, como foi o caso do Egito. Além disso, vale ressaltar que nessas crônicas se registravam os diálogos Brasil e Egito, que foram sempre profícuos, se considerarmos as visitas do Imperador D. Pedro II e a coleta de artefatos e múmias egípcias para incorporação ao Museu Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador / Maged Talaat Mohamed Ahmed ElGebaly - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Acre/Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 11

  • 2013 - Atual

    CARTOGRAFIAS URBANAS: CENTRO E MARGENS, Descrição: A cidade como palco de lutas e de encenação para o progresso nascente tornou-se um lócus privilegiado para o estudo das representações sociais e, por esse motivo, numa segunda fase deste projeto, pretende-se abordar outros elos que unem o Rio de Janeiro e a sua Belle Époque à Amazônia, para além daqueles incorporados na vida social amazônica, com frequência aos teatros ou os artigos de luxo. A Amazônia por seu turno, sinaliza os avessos dessa bela época, por ser o lugar de degredo para os revoltosos das chamadas Revolta da Vacina (1903) e Revolta da Chibata (1910), cujos atores foram deportados para a região amazônica, com destaque para Acre e Rondônia. Tais fatos são recorrentemente noticiados na imprensa da época, o que também é tematizado nas crônicas e, principalmente nas charges, veiculadas no Jornal A Gazeta de Notícias, O Paiz, Correio da Manhã e na Revista O Malho (1904 e 1910), como já nos referimos anteriormente. Destaque-se que João do Rio, o cronista do Rio da Belle Époque, também tematiza em uma das crônicas de ?A Alma encantadora das ruas?, a deportação dos revoltosos. Assim, nosso foco de interesse repousa sobre a crônica publicada nos jornais, no chamado período da Belle Époque Amazônica, em jornais da região, ao mesmo tempo, colocando em contraposição os avessos da Belle Époque, a partir do que a imprensa carioca divulgou sob a forma de charges e crônicas acerca dos revoltosos da Vacina e da Chibata deportados para a Amazônia, bem como tentando compreender os silêncios sobre o assunto na imprensa amazônica. Escolhemos um período que compreende 1895-1910, mais especificamente uma série dos jornais dos 1900 que circularam em Manaus, Porto Velho e Rio Branco, tais como: A Folha do Comércio do Amazonas; The Porto Velho Times; The Porto Velho Courier ; O Alto Madeira, A Folha do Acre e O Acre, tomando-se em perspectiva os desafios intrínsecos à modernidade e à identidade em contexto amazônico. Além disso, nesse projeto está previsto um trabalho de extensão que visa trabalhar as percepções da cidade com os alunos da Graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador / Luis Edmundo Bouças Coutinho - Integrante / José Cabral Mendes - Integrante / Lorena Bordallo da Rocha Ferreira - Integrante / Brenda dos Santos Cerqueira - Integrante / Valtenir Soares Abreu - Integrante / Saide Feitosa da Silva - Integrante / Luciano Mendes Saraiva - Integrante / Milena da Silva Valente - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 5

  • 2009 - Atual

    Literatura, cidade, vida social , cultura urbana e os avessos da Belle èpqoue, Descrição: A partir do século XIX, quando ocorre uma intensificação nunca vista no processo de industrialização e uma enorme explosão urbana na Europa, a cidade se destaca como palco de lutas e como fonte de idéias, de inovação, de paixão, de violência, de fascinação e de medo. Todas essas sensações puderam ser apreendidas pelos seus habitantes fossem eles poetas, escritores, políticos ou cidadãos comuns. A cidade emerge como tema literário. O espaço urbano passa a ser recorrentemente captado e reinventado pelo discurso ficcional. Diante do exposto, neste projeto, nos propomos a estudar nas relações entre literatura e experiência urbana na modernidade, período em que a cidade transformada pela Revolução Industrial apresenta-se como um fenômeno novo, sendo tematizada tanto como a grande personagem de muitas narrativas como também como presença encorpada em muitos poemas. No projeto, que tem a duração de 4 anos,pretendemos traçar uma cartografia urbana e encontram-se contemplados autores como Cesário Verde, Eça de Queirós, João do Rio, Mário Pederneiras e o grupo de literatos da vida literária dos 1900 do Rio de Janeiro recuperados de nossas incursões anteriores, bem como pretendemos percorrer as cartografias urbanas múltiplas na Amazônia, através dos registros literários, buscando enfocar Belém e Manaus, em cujas cidades também se viveu a Belle èpoque, bem como Rio Branco , cuja configuração urbana se deu mais tardiamente, buscando os elos entre a Belle Époque carioca e seus avessos e a Belle Épouqe Amazônica. Além da literatura e dos literatos atuantes na cidade, tem lugar neste projeto, as manifestações musicais da primeira metade do século XIX, como o samba, a modinha e bossa nova. Pesquisa realizada no âmbito do Grupo de pesquisa RESSONÂNCIAS DO DECADENTISMO NA BELLE ÉPOQUE BRASILEIRA, sob a liderança do Prof. Dr Luis Edmundo Bouças Coutinho e Profa. Dra. Flora De Paoli Faria- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. PROJETO FINANANCIADO COM RECU. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador / Ana Clara da Silva Campelo - Integrante / Adriana Alves de Lima - Integrante / Luis Edmundo Bouças Coutinho - Integrante / Douglas Marques Luiz - Integrante / Luciene de Bithencourt Martins - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 4

  • 2008 - 2009

    AS UTOPIAS OSWALDIANAS E A FLORESTANIA NO ACRE, Descrição: Neste projeto, pretendemos empreender um estudo acerca das reflexões da utopia em Oswald Andrade, mais especificamente, sobre os textos reunidos em ?A marcha das utopias?, procurando identificar os ideais de um projeto de Brasil, no qual há uma valorização especial da natureza, de vida no campo e aproveitamento desses potenciais. Verifica-se, hoje, que há um recorrente discurso acerca da Amazônia, no que tange aos aspectos de sua paisagem natural, idéia esta presente também no discurso político do Governo do Estado do Acre, com o projeto de florestania. Também, na arte, verificamos que há na pintura de Jorge Rivasplata, uma sintonia com os ideais de florestania e harmonia entre o homem e a floresta, tal como proposto por Oswald Andrade em suas utopias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2006 - 2008

    Imagens de senhoras: Múltiplas representações femininas nos discursos médico e literário, Descrição: Projeto integrante do CED-AC- Centro de estudos dos discursos do Acre. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Fronteiras entre o real e o ficcional: Imaginário nas histórias de vida de pacientes atendidos no complexo hospitalar da FUNDHACRE, Descrição: Estudo de aspectos, tais como a memória e o imaginário das classes populares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Coordenador / saulo Rodrigo Moreira da Cunha - Integrante / Daniel Alves Orlando - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2007

    Da alcova à vitrine: representação da mulher nos discursos médico e literário, Descrição: Estudo da representação da imagem feminina na literatura e no discurso médico em fins do século XIX, tendo em vista que é nesse período que surge a Ginecologia como Ciência que se ocupa da mulher e de sua diferença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Marino do Nascimento - Integrante / Margarete Edul de Souza Prado Lopes - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Outra., Número de produções C, T & A: 10

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1992

I prêmio Pesquisador Júnior da UFMG - Bosista IC, UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes. , Campus Universitário Reitor Áulio Gélio A. de Souza, BR364, Km 04, Distrito Industrial, 69915900 - Rio Branco, AC - Brasil - Caixa-postal: 500, Telefone: (68) 39012530, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Progressão Funcional por desempenho acadêmico, de Professora Associada I para Professora Associada II.

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente, em Exercício no Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, conforme Portaria MEC Nº563, de1/07/2013, publicada no DOU em 03/07/2013. seção 2, p. 25, para fins de acompanhamento de cônjuge, Oficial da Força Aérea Brasileira, transferido para o Rio de Janeiro, por interesse do Comando da Aeronáutica. A minha atuação continua na Pós-Graduação junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC, com orientações.

  • 2005 - 2013

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Adjunta IV - Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre- Admitida por Concurso Público realizado em setembro-2005- Dedicação Exclusiva. Docente dos cursos de Graduação e de mestrado em Letras.

    Atividades

    • 08/2014

      Ensino, Letras- Linguagem e Identidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Cultura Brasileira

    • 02/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , CELA/PROPEG, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , UFRJ, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2012 - 04/2013

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Panorama da Literatura Brasileira

    • 12/2012 - 03/2013

      Ensino, Letras- Linguagem e Identidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ficção latino-americana

    • 04/2011 - 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONCULTURA, .,Cargo ou função, Membro da UFAC no Consleho Estadual de Cultura-AC.

    • 07/2010 - 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CEP, .,Cargo ou função, Membro suplente do Comitê de ètica em Pesquisa-Representante da área de Ciências Humanas.

    • 04/2012 - 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAD, .,Cargo ou função, Membro da PROPEG no Comitê de Acompanhamento e Avaliação do PET-Programa de Eduicação Tutorial.

    • 09/2010 - 11/2012

      Direção e administração, PROPEG, .,Cargo ou função, Diretora de Pós-Graduação.

    • 09/2010 - 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPEG, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Pós-Graduação.

    • 09/2010 - 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPEG, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Gestor de Bolsa REUNI para Pós-Graduação.

    • 02/2012 - 09/2012

      Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Literários

    • 03/2011 - 02/2012

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDBRAS-Fundamentos da Culura Literária Brasileira, Literatura Portuguesa II, Panorama da Literatura Brasileira, Seminários de Literatura: Literatura e cidade

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Letras- Linguagem e Identidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Literatura Brasileira

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Estágio Docência do aluno Douglas Marques Luiz e Luciene B. Martins-disciplina FUNDBRAS, 45 h

    • 06/2010 - 04/2011

      Extensão universitária , CELA, .,Atividade de extensão realizada, Catálogo de referência de Literatos Juristas.

    • 10/2006 - 12/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa/Literatura Brasileira/Teoria da Literatura

    • 12/2008 - 11/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPEG, .,Cargo ou função, Menbro do CELA no comitê PIBIC LOcal.

    • 03/2009 - 09/2010

      Direção e administração, Curso de licenciatura em música, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2007 - 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Natureza, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Física- DCN- Representante do Departamento de Letras.

    • 11/2006 - 11/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPEG, .,Cargo ou função, Membro titular do Comitê PIBIC-UFAC.

    • 02/2006 - 10/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Natureza, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado de Graduação em Química/Representante Depto. de Letras.

    • 02/2006 - 08/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , CEDAC, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 08/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa/Estilística da Língua Portuguesa

    • 04/2008 - 07/2008

      Ensino, Letras- Linguagem e Identidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa

    • 07/2006 - 01/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPEX, .,Cargo ou função, Membro suplente/Departamento de Letras no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.

    • 07/2006 - 09/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Vestibular.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Associada III, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente lotada no Departamento de Ciência da literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. tal lotação foi motivada pelo acompanhamento de cônjuge militar, oficial da Força Aérea Brasileira transferido do Acre para o Rio de Janeiro, por interesse do Comando da Aeronátuca, conforme Portaria MEC 563/2013.

    Atividades

    • 08/2015

      Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Discurso Literário e Transculturalidade:Brasil e Alemanha nos 1800-Disciplina em parceria com o Prof. Dr. Luiz Montez

    • 03/2015

      Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária II, Introdução à pesquisa em Ciência da Literatura, FUNDBRAS, literatura e modernidade

    • 04/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

    • 03/2015 - 08/2015

      Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e cidade: Práticas discursivas e transculturalidade

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Especial para desenvolvimento de Pesquisa: Seminário de Est. Lit I e II, Pesquisa em Iniciação Científica em Ciência da Literatura, FUNDBRAS II - Fundamentos da Cultura Literária Brasileira II , Teoria Literária II

    • 04/2013 - 07/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDBRAS-Fundamentos da Cultura Literária Brasileira e Teoria Literária II

  • 2018 - Atual

    Aswan University

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Conviadda

  • 2014 - 2014

    Universidade de Vigo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: livre

  • 2014 - 2014

    Universita di Bologna

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: livre

  • 2005 - 2005

    Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenador de Curso - Letras Coordenador de Pesquisa e Extensão

    Atividades

    • 02/2005 - 07/2005

      Direção e administração, CEPEX, .,Cargo ou função, Outro.

    • 02/2005 - 07/2005

      Direção e administração, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 02/2005 - 07/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , CEPEX, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração de Monografia Jurídica

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa,Filologia Românica

  • 2004 - 2005

    CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2004 - 02/2005

      Direção e administração, CEIVA, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras.

    • 02/2004 - 02/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , NUPP, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2004 - 02/2005

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Literários, Introdução aos Estudos Lingüísticos, Teoria da Literatura

    • 02/2004 - 02/2005

      Extensão universitária , NUPP, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Januária em Tempo de Poesia Produção de documentário O Rio S. Francisco e o imaginário fantástico.

    • 02/2004 - 02/2005

      Extensão universitária , Casa da Memória do Vale do São Francisco, .,Atividade de extensão realizada, Centro de Documentação em História e Letras.

    • 02/2004 - 02/2005

      Extensão universitária , NUPP, .,Atividade de extensão realizada, Projeto CINE CLUBE CEIVA.

  • 2002 - 2003

    Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 05/2002 - 07/2003

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia de Pesquisa

  • 2000 - 2001

    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Profa Nair Fortes Abu Merhy

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2000 - 02/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2000 - 2002

    Universidade Presidente Antônio Carlos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/2000 - 08/2002

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

    • 03/2001 - 12/2001

      Ensino, Literatura/Língua POrtuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gêneros Literários, Literatura, cidade e modernidade no Brasil, Gramática e ensino, A mulher na Literatura brasileira, Fonética e Fonologia, Lingüistica

  • 1998 - 1999

    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas

    Vínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor-coordenador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenadora de Curso de Letras; Professora de Teoria da Literatura, Literaturas Portuguesa/Brasileira

    Atividades

    • 08/1998 - 02/1999

      Direção e administração, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/1998 - 02/1999

      Direção e administração, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/1998 - 02/1999

      Extensão universitária , Departamento de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Núcleo de Estudos em Língua portuguesa.

    • 03/1998 - 02/1999

      Extensão universitária , Departamento de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Grupo de Teatro Gil Vicente.

    • 02/1998 - 02/1999

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura

  • 1996 - 1996

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitor de Pós-Grdauação. Bolsista

    Atividades

    • 08/1996 - 12/1996

      Estágios , Faculdade de Letras, .,Estágio realizado, Monitor de pós-graduação.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: LIVRE

    Outras informações:
    seminários temáticos: ?As cidades na virada dos séculos XIX e XX?, no dia 28/01/2013, na disciplina Literatura Portuguesa; e ?As cidades imaginadas na literatura infantil e juvenil?, junto ao PPGL- Programa de Pós-Graduação em Letras

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: LIVRE

    Outras informações:
    Realização do Seminário A CIDADE MODERNA: VITRINE DAS MULTIDÕES", NA DISCIPLINA LITERATURA E SUBJETIVIDADE, MINISTRADA PELA PROFA.DRA. CÁTIA MONTEIRO WANKLER, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PPGL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-DURAÇÃO DE 3 HORAS- DIA 26 DE OUTUBRO DE 2010.

  • 2016 - Atual

    Universidade de Vigo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 8

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Acre/Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: