Fabíola Grasiele Zappielo
Doutora em Estudos da Linguagem, pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus de Paranavaí. Possui especialização em LIBRAS/ Língua Portuguesa - Educação Bilingue para Surdos pelo Instituto Paranaense de Ensino, graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, Pedagogia pela UNICENTRO e Letras Libras pelo Instituto Eficaz. É certificada como intérprete de Língua Brasileira de Sinais pela Banca Avaliadora de Intérpretes da FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, pelo PROLIBRAS - Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS e pela banca de proficiência do CAS/PR, aprovada como nível I. Atuou como professora dos anos iniciais na Prefeitura Municipal de Apucarana, como professora da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus de Apucarana, professora de língua portuguesa como L2 para o surdo na Sala de Recursos Multifuncionais na área da surdez, na Seed/PR, professora de cursos de graduação e pós-graduação do Grupo Rhema Educação e da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí - Fatec, além da FACNOPAR na modalidade EAD, professora adjunta da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atualmente é professora adjunta da UEM - Universidade Estadual de Maringá.Tem interesse por Libras; variação linguística da língua de sinais; crenças e atitudes sobre a Libras e seus sinalizantes; ensino de língua portuguesa como L2 para o surdo; fonética, morfologia e sintaxe da língua de sinais.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos da Linguagem
2020 - 2024
Universidade Estadual de Londrina
Título: A variação linguística nos cursos de Letras-Libras da Região Sul do Brasil: percepções e reflexões
Joyce Elaine de Almeida.
Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar
2017 - 2019
Universidade Estadual do Paraná
Título: Disciplina de Libras nos cursos de Letras Português: uma reflexão sobre a proposta curricular das instituições de ensino superior do estado do Paraná
, Ano de Obtenção: 2019.Claudinei Magno Magre Mendes.
Especialização em Educ. Bilíngue para Surdos-Libras/Língua Port.
2008 - 2009
Instituto Paranaense de Ensino, Instituto
Título: Aprendizagem do aluno surdo incluso no Ensino Fundamental
Graduação em Pedagogia
2011 - 2014
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Formação continuada do docente alfabetizador: uma análise do PNAIC - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e seu reflexo nas escolas municipais de Apucarana - PR
Orientador: Profª Ms. Katia Alexsandra dos Santos
Formação complementar
2020 - 2020
V Seminário de Letras. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Oratória. (Carga horária: 8h). , Instituto Rhema Educação, IRE, Brasil.
2015 - 2016
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa: Letramento, Formação Docente e Prá. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Mestrado em Educação aluna não-regular. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 160h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2014 - 2014
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa: Letramento, Formação Docente e Prá. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Programa Estrada para a cidadania. (Carga horária: 60h). , CCR Rodonorte, CCR RODONORTE, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina de Mestrado em Educação, aluna especial. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina de Mestrado em Educação, aluna especial. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2013 - 2013
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa: Letramento, Formação Docente e Prá. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 4h). , FTD Editora, FTD, Brasil.
2009 - 2009
Intérprete - Banca Avaliadora de Intérpretes. , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (PR), FENEIS, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Trein. Intérpretes das Ling. de Sinais. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Tecnologia América do Sul, FTAS, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico Libras - Líng. Bras. de Sinais 2 etap. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Apucarana, PMA, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Apucarana, PMA, Brasil.
2005 - 2005
Libras - Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Apucarana, PMA, Brasil.
1991 - 1992
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 266h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de língua portuguesa como L2 para o surdo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Variação linguística da língua de sinais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética da língua de sinais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Morfologia da língua de sinais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sintaxe da língua de sinais.
Organização de eventos
ZAPPIELO, F. G. . I Semana de Educação, Sexualidade e Diversidades. 2017. (Outro).
ZAPPIELO, F. G. . I Encontro de Matemática Unespar Apucarana. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Capacitação Continuada Fevereiro de 2017. 2017. (Outra).
I Semana de Educação, Sexualidade e Diversidades. 2017. (Outra).
Capacitação Continuada Julho de 2016. 2016. (Outra).
Treino de Boquinhas: Alfabetização com Oficinas. 2016. (Oficina).
Participação em bancas
ZAPPIELO, F. G.; ALMEIDA, R. S. F. B.. A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.; SANTOS, C. A.. Dislexia no espaço escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.; FERRAGINI, N. L. O.. Avaliação em língua portuguesa para alunos autistas: algumas considerações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.; IAGALLO, P. O.. O ensino da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita para os surdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.; IAGALLO, P. O.. A comparação da fonética e fonologia da língua de sinais brasileira e da língua oral brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.; ALMEIDA, D. M. S.. A disciplina de Libras nos cursos de Pedagogia: uma análise documental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: como lidar com esse transtorno no ambiente escolar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. Inclusão no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. Síndrome de Tourette-Uma contribuição para a prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. Deficiência e Inclusão Educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. O processo de letramento da educação do surdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. A inclusão de alunos surdos em sala regular de ensino público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. O ensino religioso nas séries iniciais do ensino fundamental e a influência da instituição familiar na formação do aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado PSS. 2014. Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado PSS. 2014. Universidade Estadual do Paraná.
ZAPPIELO, F. G.. Banca de projeto de TCC: O surdo e as metáforas conceptuais primárias da língua portuguesa. 2017. UNESPAR - Campus Apucarana.
ZAPPIELO, F. G.. Banca de projeto de TCC: A Comparação da fonética e a fonologia na língua de sinais brasileira e na língua oral brasileira. 2017. UNESPAR - Campus Apucarana.
Orientou
O lúdico como ferramenta de apoio ao deficiente intelectual; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Análise de fatores que influenciam na educação infantil, pré-escola e equilíbrio emocional do adulto; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O teatro como recurso metodológico para a alfabetização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A alfabetização na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A importância da educação física para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Os métodos de alfabetização no Brasil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A dança como maneira lúdica para o desenvolvimento da psicomotricidade na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A contribuição da musicalidade na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Jogos e brincadeiras na educação infantil: diante do racionalismo, tecnicismo e humanismo; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A alfabetização na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A importância de trabalhar o lúdico como ferramenta de apoio para o aprendizado na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A aprendizagem lúdica adequada na educação infantil depende do professor; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
As brinquedotecas no aprendizado infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Brincadeiras e jogos infantis antigos e o brincar na era tecnológica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A aprendizagem na educação infantil através de jogos e brincadeiras; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A importância da ludicidade na educação infantil e nos anos iniciais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Ludicidade como motivação para o aprendizado na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O lúdico como instrumento importante para o processo de alfabetização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A gestão educacional e a gestão democrática no ensino infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
As brinquedotecas no aprendizado infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A importância do brincar no processo de alfabetização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Alfabetização e letramento e o uso da modelagem matemática na educação de jovens e adultos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A música e as brincadeiras na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A importância do lúdico na alfabetização infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A arte de contar história e sua importância na educação infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento) - Instituto Rhema Educação; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Dislexia: contribuições para formação do professor de língua portuguesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O ensino da literatura voltada a alunos surdos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Avaliação em língua portuguesa para alunos autistas: algumas considerações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O ensino da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita para os surdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A comapração da fonética e fonologia da língua de sinais brasileira e da língua oral brasileira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita pelo surdo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A disciplina de Libras nos cursos de Pedagogia: uma análise documental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O Turismo como fator de inclusão social do surdo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Síndrome de Tourette-Uma contribuição para a prática docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Inclusão no ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Deficiência e Inclusão Educacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O processo de letramento da educação do surdo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A fonética e fonologia da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
O surdo e as metáforas conceptuais primárias da língua portuguesa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
A Inclusão de Alunos Surdos em Sala Regular de Ensino Público; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus Apucarana; Orientador: Fabíola Grasiele Zappielo;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, AMANDA CLÁUDIA ; ZAPPIELO, Fabíola ; IAGALLO, PATRICIA ORMASTRONI . Avaliação da escrita do aluno surdo: contribuições de Bakhtin. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. 2511-2528, 2024.
-
ZAPPIELO, F. G. ; DIEGUEZ, L. . Uso de metodologias ativas como ferramenta para a inclusão do aluno surdo. In: Eliana Donaio Ruiz. (Org.). Tecnologias digitais, linguagens e escola. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2022, v. 1, p. 105-128.
-
ZAPPIELO, F. G. ; Gerotto, K.A. . A inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de formação de professores. In: Reginaldo Peixoto; Márcio de Oliveira. (Org.). Diálogos: Temáticas em Educação II. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. II, p. 11-.
-
ZAPPIELO, F. G. . Relato de experiência sobre novas tecnologias no ensino de Libras como L2 numa aula de inglês. In: Seminário PPIFOR, 2018, Paranavaí. Anais do III Seminário do PPIFOR, 2018.
-
ZAPPIELO, F. G. . A criança mineira do campo: uma reflexão sobre sua história. In: Seminário PPIFOR, 2018, Paranavaí. Anais do III Seminário do PPIFOR, 2018.
-
ZAPPIELO, F. G. ; CODATO, M. V. F. . O ensino de Ciências e Biologia para surdos no Brasil a partir de trabalhos publicados em periódicos científicos. In: Seminário PPIFOR, 2018, Paranavaí. Anais do III Seminário do PPIFOR, 2018.
-
ZAPPIELO, F. G. . A disciplina de Libras no curso de Letras Português e sua contribuição na formação docente em relação à apropriação da língua portuguesa como L2 pelos alunos surdos. In: 5º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá. Políticas públicas, ética, internacionalização e pesquisa: discursos, práticas e desafios, 2018.
-
ZAPPIELO, F. G. . As leituras no filme: O Lórax em busca da trúfula perdida numa perspectiva sócio-histórica e crítica. In: CIELLI - 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e literários, 2016, Maringá - PR. Anais 2016, 2016.
-
ZAPPIELO, F. G. ; DIAS, S. F. . O uso de imagens no ensino de história nos anos iniciais: questões para a formação de professores. In: I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina-PR. Anais 2013, 2013.
-
ZAPPIELO, F. G. . A surdez e suas abordagens. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAPPIELO, F. G. . Estudantes com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade: inclusão e desafios. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAPPIELO, F. G. . Formação docente na perspectiva da educação inclusiva no ensino superior. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAPPIELO, F. G. . Educação em direitos humanos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAPPIELO, F. G. . Processos de Letramento. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAPPIELO, F. G. ; BARBOSA, A. C. . Educação bilíngue para surdos: ontribuições da sociolinguística educacional 2023 (Capítulo de livro no prelo).
-
ZAPPIELO, F. G. ; MACHADO, R. B. . A linguagem verbal como aporte significativo das palavras: possibilidades metodológicas sociocognitivas 2019 (Resumo simples).
-
ZAPPIELO, F. G. . A escrita da criança surda: contribuições do letramento para a prática pedagógica 2019 (Resumo simples).
-
ZAPPIELO, F. G. ; MACHADO, R. B. . Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita para alunos surdos: propostas pedagógicas na perspectiva da variação linguística 2019 (Resumo simples).
-
ZAPPIELO, F. G. . A disciplina de LIbras no curso de Letras Português e sua contribuição na formação docente em relação à apropriação da língua portuguesa como L2 pelos alunos surdos 2018 (Resumo simples).
Outras produções
ZAPPIELO, F. G. . Editorial da Revista Entretextos Universidade Estadual de Londrina. 2021.
ZAPPIELO, F. G. . Músicas interpretadas em Libras. 2016. (Site).
ZAPPIELO, F. G. . Libras - questões sobre a formação do professor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAPPIELO, F. G. . Fundamentos teóricos-metodológicos para o trabalho com aluno surdo ou surdocego. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAPPIELO, F. G. . Prática Pedagógica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
ZAPPIELO, F. G. . Pacto pela alfabetização na idade certa: letramento, formação docente e práticas pedagógicas: Formação de professores alfabetizadores turma I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAPPIELO, F. G. . Aperfeiçoamento Pessoal na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2014. .
ZAPPIELO, F. G. . Libras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAPPIELO, F. G. . Aperfeiçoamento Pessoal na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2014. .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Por uma escola inclusiva pautada numa educação bilíngue, Descrição: De forma geral, temos a educação bilíngue conceituada como duas línguas que estão presentes no ambiente escolar. No entanto, isso não basta. Uma proposta de educação bilíngue precisa ser analisada e pensada de maneira mais estruturada, levando em consideração o Surdo em sua totalidade, partindo de um reconhecimento político que defina a surdez como uma diferença cultural. Assim, partindo do pressuposto que há falta de preparo dos profissionais envolvidos na educação do Surdo, este projeto busca possibilitar uma educação bilíngue dentro da escola inclusiva. Para isso, serão ouvidos estes profissionais e serão elaborados materiais didáticos que possam auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem do aluno Surdo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabíola Grasiele Zappielo - Coordenador / Franciele Giza Barrichelo - Integrante / Adriana Haupt Vaz - Integrante / Carol Costa Casarotto - Integrante / Eloisa dos Reis Ghizoni - Integrante / Gabriel Correa Oliva - Integrante / Luziete Cristina da Silva - Integrante / Maria Isabel Henriques - Integrante / Paulo Ricardo Barichello - Integrante / Roberta Rodrigues dos Santos - Integrante.
-
2018 - Atual
VALEN - Variação linguística na escola: normas, Descrição: O ensino da Língua Portuguesa no Brasil, na maioria das vezes, muito se distancia dos estudos realizados no ambiente acadêmico, o que favorece também uma falsa ideia do que vem a ser a norma culta efetivamente realizada no Brasil. Enquanto a escola se ocupa dos estudos tradicionais prescritos pela gramática normativa, na maioria das vezes, muito mais próxima do português europeu, a norma culta veiculada , por exemplo, por jornais e revistas do Brasil traz um português diferente daquele esperado pela prescrição gramatical, visto que a língua escrita e falada no Brasil é diferente da que é falada e escrita em Portugal, como por exemplo a mesóclise, prescrita para o futuro verbal, que não é um fato natural em terra brasileira. Diante do distanciamento entre a norma padrão e a norma culta no Brasil, torna-se crucial que a escola esclareça as diferenças entre as citadas normas e evidencie o que realmente é possível um brasileiro falar e escrever, deixando claro que a prescrição normativa constitui apenas uma forma de coesão da língua, mas que não condiz com a realidade brasileira, pelo fato de ter sido elaborada a partir de um ideal lusitano de língua. O presente projeto busca, pois, caminhar nessa vertente, evidenciando as diferenças entre norma padrão e norma culta no Brasil e buscando evidências dessas diferenças em textos escritos e falados na norma culta. Espera-se que os resultados desta pesquisa sejam úteis a demais pesquisadores que se ocupam da língua e do ensino da língua no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabíola Grasiele Zappielo - Integrante / Joyce Elaine de Almeida Baronas - Coordenador.
Prêmios
2024
Aprovada em 1º lugar em Concurso Público, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Cornélio Procópio.
2024
Aprovada em 1º lugar em Concurso Público, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Jacarezinho.
2023
Aprovada em 2º lugar concurso público, UFMG Universidade Federal de Minas Gerais.
2023
Aprovada em 1º lugar processo seletivo, UEM Universidade Estadual de Maringá.
2023
Aprovada em 1º lugar processo seletivo, SEED Secretaria de Estado da Educação.
2022
Aprovada em 3º lugar concurso público, Unespar Universidade do Estado do Paraná.
2022
Aprovada em 1º lugar processo seletivo, SEED Secretaria de Estado da Educação.
2020
Aprovada em 1º lugar processo seletivo, Unespar Universidade do Estado do Paraná.
2019
Aprovada em 2º lugar processo seletivo, Unespar Universidade do Estado do Paraná.
2018
Aprovada em 1º lugar processo seletivo, Unespar Universidade do Estado do Paraná.
2017
Paraninfa da turma de Turismo, Unespar campus Apucarana.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras. , Av. Colombo, 5790, Zona 7, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114040
Experiência profissional
2003 - 2018
PREFEITURA MUNICIPAL DE APUCARANAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora dos anos iniciais, tendo lecionado durante esse período em todas as séries, sendo que no ano de 2008, fui intérprete de uma aluna surda inclusa na 2ª série.
2014 - 2023
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Foi coordenadora do NESPI - Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, do Centro de Educação em Direitos Humanos.
Atividades
-
01/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unespar campus Apucarana.Cargo ou função, Coordenação do NESPI - Núcleo de Educação Especial e Inclusiva..
-
01/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
-
01/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Libras
2010 - 2013
Faculdade de ApucaranaVínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: Intérprete, Carga horária: 20
Outras informações:
Intérprete da Língua de Sinais de um aluno surdo incluso no curso de Pedagogia.
2016 - 2024
Instituto Rhema EducaçãoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Atividades
-
01/2018
Ensino, Educação Especial com Ênfase na Atuação em Sala Multifuncional, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Recursos técnicos e metodológicos para sala de recursos com educandos com deficiência auditiva
-
01/2017
Ensino, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Concepções de infância e políticas públicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de 9 anos
-
01/2017
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Linguística e Alfabetização, Dificuldades de aprendizagem na alfabetização e letramento
-
01/2017
Ensino, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Leitura, produção textual e gêneros textuais na alfabetização, Metodologia da pesquisa científica
-
01/2016
Ensino, Educação Especial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação e avaliação no contexto escolar, Família e integração da pessoa com deficiência, Libras, Fundamentos e metodologias de ensino, organização do trabalho pedagógico: área da surdez e surdocegueira
-
01/2016
Ensino, Libras, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Libras Avançado I, Libras Avançado II, Libras Avançado III, Libras Avançado IV
2025 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - 2024
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
2015 - 2016
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora, Carga horária: 6
Outras informações:
Orientadora do Curso de Extensão: Pacto pela Alfabetização pela Idade Certa: Letramento, Formação Docente e Práticas Pedagógicas-Formação de Professores Alfabetizadores -Turma I.
2017 - 2024
Faculdade do Norte Novo de ApucaranaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: EAD
Outras informações:
Professora da disciplina Prática Pedagógica no curso de Pedagogia ofertado na modalidade EAD.
2018 - 2019
Instituto Paranaense de Ensino, InstitutoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2018
Ensino, Educ. Bilíngue para Surdos-Libras/Língua Port., Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Corpo, Movimento e Comunicação, Currículo e letramento a educação do surdo
2017 - 2017
Centro universitário UniFatecie, UniFatecieVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
07/2017 - 08/2017
Ensino, Educação Especial com ênfase em Libras, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Libras I, Libras II, Libras III
2018 - 2018
INSTITUTO EFICAZVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
04/2018
Ensino, Letras - Libras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Novas Tecnologias no Ensino da Língua de Sinais
2019 - 2021
FACULDADE RHEMAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino em Formação Docente II - Educação Infantil, Estágio Supervisionado na Educação Infantil
-
02/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática na Educação Infantil, Didática nos Anos Iniciais
2022 - 2023
Secretaria de Educação do Estado do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Bilíngue da SRM surdez, Carga horária: 20
2023 - 2024
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2024 - 2025
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabíola Grasiele Zappielo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?