Marcelo da Silva Alves Pires
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Especialista em Psicologia Social. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela UFBA/UEFS. Doutor em Psicologia pela UFBA. Atualmente dedicado à clínica fenomenológica-existencial e é Professor e Supervisor Clínico na UniNassau de Vitória da Conquista - BA.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2013 - 2017
Universidade Federal da Bahia
Título: As ciências desenvolvimentais e o desafio da complexidade epistemológica: uma análise da teoria do apego de Bowlby
, Ano de obtenção: 2017. Eulina da Rocha Lordelo. Palavras-chave: Desenvolvimento; Cultura; Evolução.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências
2011 - 2013
Universidade Federal da Bahia
Título: Verdade e Epistemologia no Pragmatismo de William James, Ano de Obtenção: 2013
Waldomiro Silva Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Epistemologia; Pragmatismo; Filosofia da Ciência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Acupuntura e Eletroacupuntura
2009 - 2011
Faculdade São Judas Tadeu
Título: O Transtorno do Pânico do Ponto de vista da medicina tradicional chinesa e da acupuntura
Orientador: Sandra Kitamura
Graduação em Psicologia
2001 - 2006
Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2008 - 2008
Capacitação para Psicólogo Perito Transito. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação do Teste Psicodiagnóstico PMK. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação do Teste Palográfico. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Epistemologia e História da Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coetiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Organização de eventos
Pires, Marcelo da Silva Alves ; Souza, Brenda . Mesa Redonda: Intervenções Psicossociais na Atualidade. 2019. (Outro).
Pires, Marcelo da Silva Alves . I Mesa Redonda sobre Psicologia e Atenção Psicossocial à Populações Vulneráveis. 2019. (Outro).
Pires, Marcelo da Silva Alves . Mesa Redonda: Desafios da Avaliação Psicológica na Contemporaneidade. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Seminário sobre Temas Contemporâneos sobre HIV/AIDS.AIDS: Conceitos Morais e Estagnação do Preconceito. 2019. (Seminário).
I Simpósio de Gestalt-Terapia e Fenomenologia do Sudoeste Baiano.Gestalt Terapia e Juventude: Morte e Vida na Era das Redes Sociais. 2017. (Simpósio).
III Encontro de São Lázaro."Realidade e objetividade no discurso epistemológico de William James". 2012. (Encontro).
VIII Encontro de Filosofia e História de la Ciencia del Cono Sur.The Objective Reality and the William James' Pragmatic Epistemology. 2012. (Encontro).
13° Encontro Internacional de Pragmatismo.Comentários sobre a noção de Verdade nas Conferências sobre o Pragmatismo de W. James. 2011. (Encontro).
II Encontro de São Lázaro.A Noção e o Lugar da Verdade para o Pragmatismo de William James. 2011. (Encontro).
Mini-Curso: Verdade. 2011. (Oficina).
VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O Valor da Verdade para o Pragmatismo de William James. 2011. (Congresso).
IV Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. 2007. (Seminário).
V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2007. (Congresso).
XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Representação Social sobre Trabalho Infantil e Infância entre Pais de Crianças Trabalhadoras Rurais e Marisqueiras. 2006. (Seminário).
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Representções Sociais Sobre o Trabalho Infanto-Juvenil de Crianças e Adolescentes Trabalhadores Rurais e Marisqueiros. 2006. (Encontro).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. PERFIL DE MENINAS E MENINOS TRABALHADORES EM ÁREA URBANA. 2005. (Congresso).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Experiência em Debate : Estrutura familiar e resistência: um estudo psicanalítico em clínica institucional .. 2005. (Congresso).
XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Escolas Psicológicas e Práticas Clínicas: O Papel da Concepção de Homem. 2004. (Seminário).
XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Investigação dos Aspectos Psicológicos Durante a Gravidez, Parto e Puerpério. 2004. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Freud e Leonardo Da Vinci em Proporção. 2003. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.O Suicídio: Um Paralelo entre a Visão Clássica Sociológica Durkheiminiana e a Teoria da "Pulsão de Morte" em Psicanálise. 2003. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Freud e A Mensagem Sbliminar: Uma Relação Inconsciente. 2003. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa.Relações Entre O Ato Suicída e A Realidade Social: Uma Análise Sobre a Ótica Durkheiminiana. 2002. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa.Relações entre o Ato Suicída e a Realidade Social: Uma Análise sobre a Ótica Durkheiminiana. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
Pires, Marcelo da Silva Alves; Leonardo Pinheiro. Relacionamento Amoroso na Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves; Valter da Mata. Intervenção Psicossocial com Moradores em Situação de Rua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves; Norma Fontes. Santana.Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves; Leonardo Pinheiro. Sobre a Paternidade e Família Homoafetiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves; Alessandra Martins. Intervenções Psicológicas em Oncologia Terminal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves; Valter da Mata. Impacto Psicológicos dos Abusos Financeiros na Vida dos Idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Pires, Marcelo da Silva Alves. Membro Avaliador da Banca de Seleção para Docente do Curso de Psicologia da Uninassau Vitória da Conquista - BA. 2019. Faculdade Juvêncio Terra.
Orientou
A exclusividade do uso dos instrumentos psicológicos e a qualidade da formação do psicólogo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Psicológica) - unigrad pós graduação e extensão; Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental no Transtorno de Ansiedade Generalizada: Um relato de Caso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental) - Faculdade de Guanambi; Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Fobias Específicas: um estudo de caso sobre o medo de viajar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental) - unigrad pós graduação e extensão; Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
ANÁLISE DO FILME ?O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO? COM BASE NOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA LOGOTERAPIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Mindfulness: Benefícios da Plena Atenção para a Saúde Mental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
O manejo da espiritualidade no campo da psicologia fenomenológica e existencial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Emergências e Desastres: o que pode a piscologia nesses contextos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Correspondência entre a Literatura e a Grande Saúde: Escrita de Si e Parresía; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
O Uso Excessivo de Tecnologia na Infância: Discussões Preliminares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Síndrome de Burnout em Professor de Rede Pública; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
O Papel da Família no Desenvolvimento da Educação Infantil: Uma revisão de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
A separação dos pais e os possíveis danos psicossociais causados na criança: uma revisão de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Maurício de Nassau - Vitória da Conquista (BA); Orientador: Marcelo da Silva Alves Pires;
Produções bibliográficas
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Existencialismo e psicologia: um ensaio sobre a liberdade. IGT na rede , v. 19, p. 85, 2023.
-
JESUS, J. O. ; Pires, Marcelo da Silva Alves . A tesoura do desejo: uma experiência de encontro e construção de sentido na clínica escola. IGT na rede , v. 17, p. 184-196, 2020.
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . ?REALIDADE OBJETIVA? E SUA RELAÇÃO COM A ?VERDADE? NA EPISTEMOLOGIA PRAGMÁTICA DE W. JAMES. Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online) , v. 10, p. 067-073, 2013.
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Comentários sobre a noção de verdade nas conferências sobre o pragmatismo de W. James. Argumento , v. 11, p. 59-74, 2012.
-
PIRES, Marcelo S. A. . O RIGOR NA NOÇÃO DE VERDADE DO PRAGMATISMO DE W. JAMES. Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online) , v. 8, p. 134-140, 2012.
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . O DESAFIO DA COMPLEXIDADE NA PESQUISA EMPÍRICA EM TEORIA DO APEGO. In: Sena, Denise Pereira Alves de. (Org.). Estudos atuais em psicologia e sociedade. 01ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. 4, p. 63-77.
-
PIRES, Marcelo S. A. . The Objevtitive Reality and the William James' Pragmatic Epistemology. In: VIII Encontro de Filosofia e História de la Ciencia del Cono Sur, 2012, Santiago. VIII Encontro de Filosofia e História de la Ciencia del Cono Sur, 2012. p. 209-209.
-
PIRES, Marcelo S. A. . A Noção e o lugar da Verdade para o Pragmatismo de W. James. In: II Encontro de São Lázaro, 2011, Salvador. II Encontro de São Lázaro:Resumos e Programação. Salvador: Quarteto, 2011. p. 237-238.
-
PIRES, Marcelo S. A. . Comentários sobre a noção de Verdade nas Conferências sobre o Pragmatismo de W. James. In: 13° Encontro Internacional de Pragmatismo, 2011, São Paulo - SP. Encontro Internacional Sobre Pragmatismo. São Paulo - SP: Centro de Estudos de Pragmatismo, 2011. p. 68-69.
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Aids: COnceitos Morais e Estagnação no Preconceito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Psicologia e Empregabilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIRES, M. S. A. ; Pires, Marcelo da Silva Alves . Excesso de Atividades na Graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Gestalt Terapia e Juventude: morte e vida na era das redes sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Saúde Mental do Estudante. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . Adesão com Foco no Cuidado Multidisciplinar no Paciente com AIDS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pires, Marcelo da Silva Alves . SUAS: Diálogo entre a Psicologia e a Assistência Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIRES, Marcelo S. A. . The Objective Reality and the William James' Pragmatic Epistemology. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, Marcelo S. A. . Comentários sobre a noção de Verdade nas Conferências sobre o Pragmatismo de W. James. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, Marcelo S. A. . A Noção e o lugar da Verdade para o Pragmatismo de William James. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAVES, A. M. ; Silva, Taís Oliveira ; PIRES, Marcelo S. A. . Perfil de Meninas e meninos trabalhadores de área urbana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Nascimento, Eliane Maria Vasconcelos ; Filho, Caio Rodrigues de Mattos ; PIRES, Marcelo S. A. ; Pinheiro, Caliandra Machado ; Ávila, Josele Pacheco ; Vasconcelos, Lívia Gomes ; Costa, Gelly Brito . Experiência em Debate: Estrutura Familiar e Resistência: um estudo psicanalítico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Sadigursky, Dora ; Carvalho, Jardson Fragoso ; PIRES, Marcelo S. A. ; DIAS, A. B. ; Silva Filho, Benedito Fernandes ; Malheiro, Ricardo Belarmino . Relações entre o ato suicída e a realidade social: uma análise sobre a ótica durkheiminiana. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIRES, Marcelo S. A. . Curso Preparatório para o Vestibular 2002 para Alunos de Baixa Renda da Cidade de Salvador. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
A Maternidade no contexto de Infecções Virais por HIV e HTLV, Descrição: Este projeto pretende investigar os impactos psicológicos (afetivos, cognitivos e comportamentais) e sobre as intervenções no cuidado e atenção à saúde trazidos por infecções virais específicas (HIV e HTLV) à vivência da maternidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silva Alves Pires - Coordenador / Almirela Pereira Oliveira - Integrante / Anne Santos da Costa - Integrante.
-
2015 - Atual
Processos Psicossociais e Cognição Social, Descrição: Com o propósito de investigar a abrangência dos processos psicossociais e a cognição social, das questões como o contato entre grupos, processos sociais e cognitivos subjacentes do preconceito, da discriminação e as diferenças culturais intergrupal. Sobre as respostas das pessoas às ameaças à seu auto-conceito, relações interpessoais, ou identidades grupais. Em nosso interesse de pesquisa também se dará ênfase as pesquisas sobre o efeito Schadenfreude, quando as pessoas muitas vezes não conseguem criar empatia com os membros exogrupo, e às vezes até mesmo experimentam Schadenfreude-prazer-em resposta ao infortúnio do Outro. Por outra parte, nos interessa pesquisar sobre o bem-estar psicológico, fatores de risco psicossociais no trabalho e para a saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Marcelo da Silva Alves Pires - Integrante / Diana Ramos de Oliveira - Coordenador.
-
2012 - 2014
A Razão e seus Limites, Descrição: A pesquisa investigará o sentido em que a ideia de racionalidade (e a ideia de agir racional) envolve a exigência de o sujeito tenha um conhecimento reflexivo e crítico dos próprios estados e conteúdos mentais (um conhecimento reflexivo das próprias crenças). A ideia de racionalidade não pode dispensar a noção de autoconhecimento e esta, por sua vez, não pode dispensar a noção de transparência do mental (que envolve outras noções como imediatidade, autoridade de primeira-pessoa e responsabilidade), entretanto, por mais que essa suposição seja indispensável para entender os indivíduos enquanto pessoas que acreditam, pensam, desejam, agem de acordo com razões, essa suposição se refere a uma capacidade humana que é parcial, frágil e imperfeita. Esses limites do autoconhecimento e, consequentemente, da racionalidade, deve-se ao fato de que nossa experiência comum é marcada por emoções e sentimentos, pelo contexto socio-linquístico, pelo lugar, pela influencia da palavra de outras pessoas, pela debilidade da vontade. Assim, mesmo que essa seja uma prática incomum na comunidade filosófica brasileira, esse projeto aproxima e integra tradições e enfoques conceituais diferentes, a saber temas da filosofia nietzscheana e das ciências sociais a temas de filosofia analítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Marcelo da Silva Alves Pires - Integrante / Waldomiro José da Silva Filho - Coordenador / André Luís Mota Itaparica - Integrante / Marcelo Oliveira de Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Externo
2009 - 2011
Centro de Referência Regional Especializado de Assistência SocialVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2009
Centro de Referência de Assistência Social do Município de VeredaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo do CRAS, Carga horária: 20
2007 - 2009
Centro de Referência de Assistência Social do Município de VeredaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenador do CRAS, Carga horária: 20
2013 - 2014
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais Disciplinas Ministradas:
- Saúde Coletíva / Políticas de Saúde (para graduação e pós-graduação)
- Estratégias de Enfrentamento e Suporte Social
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCCI e II)
- Teorias da Aprendizagem
- Processos Psicológicos Básicos
- Origens Evolucionárias do Comportamento
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de Vitória da ConquistaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Psicólogo do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Centro de Referência DST's e HIV/AIDS)
2011 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Grupo de Pesquisa
2014 - Atual
Faculdade Mauricio de Nassau - Vitoria da Conquista (Ba)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2019 - 01/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica, em Psicoterapia), Fundamentos da Fenomenologia e Existencialismo, Psicologia da Personalidade, Psicologia: Fenômenos e Processos, Técnicas de Intervenção Psicossocial, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II)
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas, Tópicos Integradores, Fenomenologia e Existencialismo na clínica, Psicoterapia Humanista e Fenomenológica-Existencial, Técnicas de Intervenção Psicossocial, Psicodiagnóstico, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica)
-
08/2018 - 01/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégicas de Recursos Humanos
-
07/2018 - 01/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica, em Psicoterapia), Fundamentos da Fenomenologia e Existencialismo, Tópicos Integradores, Psicologia: Fenômenos e Processos, Técnicas de Intervenção Psicossocial, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II)
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas, Tópicos Integradores, Teorias Fenomenológicas e Existenciais, Técnicas Psicoterápicas II - Abordagens Fenomenológico-Existenciais, Psicodiagnóstico, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II), Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica)
-
08/2017 - 01/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica), Fundamentos da Fenomenologia e Existencialismo, Psicologia e Processos Clínicos, Psicologia Social da Saúde, Saúde Mental e Trabalho, Teorias Fenomenológicas e Existenciais
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas, Teorias Fenomenológicas e Existenciais, Técnicas Psicoterápicas II - Abordagens Fenomenológico-Existenciais, Psicologia e Processos Clínicos, Psicologia Urbana, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica)
-
08/2016 - 01/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Neuroanatomia, Psicologia Urbana, Técnicas Psicoterápicas II - Abordagens Fenomenológico-Existenciais, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica)
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas, Teorias Fenomenológicas e Existenciais II, Técnicas Psicoterápicas II - Abordagens Fenomenológico-Existenciais, Estágio Supervisionado (Ênfase Clínica), Psicologia Urbana
-
08/2015 - 01/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neuroanatomia, Psicologia da Personalidade, Prática de Pesquisa em Psicologia, Psicologia Urbana
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neuroanatomia, Prática de Pesquisa em Psicologia, Teoria e Método da Pesquisa em Psicologia
-
08/2014 - 01/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Teoria e Método da Pesquisa em Psicologia
2017 - 2017
Instituto Universalis Pós Graduação E ExtensãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2018 - 02/2018
Ensino, Pós Graduação em Acupuntura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etiopatogenia
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, Pós Graduação em Acupuntura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pontos de Acupuntura I
-
10/2017 - 10/2017
Ensino, Pós Graduação em Acupuntura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pontos de Acupuntura II
2019 - Atual
Univic - Instituto MultidisciplinarVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contrato
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo da Silva Alves Pires e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?