Fernando Pinheiro Saldanha
Atua como consultor através de sua empresa desde 1996. É especialista em Gestão da Continuidade de Negócios, com trabalhos desenvolvidos para empresas de grande porte no Brasil e no exterior e reconhecido pelo Disaster Recovery Institute International como Profissional Certificado, desde 1997. É também especialista em Gestão de Riscos com o uso da metodologia BowTie.
É Coordenador do CERNE - Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios e está liderando estudos e pesquisas sobre Gestão de Multidão.
É professor da Universidade Veiga de Almeida - RJ, lecionando no Curso de Engenharia de Produção.
Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida. Possui pós-graduação em Administração de Empresas pela COPPEAD / UFRJ e é graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979).
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ciências Ambientais
2016 - 2017
Universidade Veiga de Almeida
Título: OS MARCOS REGULATÓRIOS E OS DESASTRES AMBIENTAIS EM BARRAGENS DE RESÍDUOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Wagner de Souza Pereira
Coorientador: Mariana Silva Ferreira. Palavras-chave: Análise de Risco; Meio ambiente; Barragens; Desastre Ambiental.
Formação complementar
2012 - 2012
Crowd Manager Workshop. (Carga horária: 8h). , Maryland State Fire Marshal / USA, MSFM, Estados Unidos.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ciclo de Aperfeiçoamento Acadêmico de 2012. (Carga horária: 5h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Crowd Dynamics. (Carga horária: 20h). , Emergency Planning College, EPC, Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Pedestrian Modelling Software - Introductory Cours. (Carga horária: 16h). , Mott MacDonald, MOTT MACDONALD, Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Pedestrian Modelling Software - Advanced Cours. (Carga horária: 16h). , Mott MacDonald, MOTT MACDONALD, Grã-Bretanha.
2006 - 2006
Risk Evaluation and Management. (Carga horária: 16h). , Risktec Solutions, RISKTEC, Grã-Bretanha.
2003 - 2003
Extensão universitária em Ambiente Virtual de Aprendizagem: Apoio Pedagogico. (Carga horária: 30h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
BS7799 Lead Auditor Course. (Carga horária: 40h). , British Standard Institute, BSI, Grã-Bretanha.
1980 - 1981
Pos graduação em Engenharia Industrial. (Carga horária: 300h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1977 - 1977
Extensão universitária em Admkinistração de Projetos. (Carga horária: 28h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Métodos e Processos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Segurança da Informação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Organização de eventos
SALDANHA, F. P. ; IWATA, N. . IV ConCERNE - Conversas no CERNE. 2013. (Outro).
SALDANHA, F. P. ; IWATA, N. . III ConCERNE - Conversas no CERNE. 2012. (Outro).
SALDANHA, F. P. ; IWATA, N. . II ConCERNE - II Conversas no CERNE. 2010. (Outro).
SALDANHA, F. P. ; IWATA, N. . I ConCERNE - Conversas no CERNE. 2009. (Outro).
Participação em eventos
IV Encontro de Engenharia no Entretenimento.Mesa redonda: Tecnologia, inovação e gestão tabelando no esporte. 2016. (Encontro).
II Encontro de Engenharia no Entretenimento - 3E / Unirio.Pesquisa: Percepção de Conforto e Segurança em Eventos. 2015. (Encontro).
2a Convenção Municipal de Proteção e Defesa Civil - RJ. 2014. (Encontro).
Palestra sobre Gestão de Risco.Como Gerir Riscos - BowTie Presentation. 2012. (Encontro).
Semana de Ciência e Tecnologia / UVA.Metodologia BowTie para Gestão de Riscos. 2010. (Encontro).
Semana de Ciência e Tecnologia / UVA.Modelo de Gestão de Grande Público em Eventos Esportivos. 2010. (Encontro).
Ciclo de Palestras.Gestão de Risco. 2008. (Encontro).
Congresso de Gestão de Ameaças e Riscos. Gestão de Riscos - BS 9977. 2007. (Congresso).
Congresso de Gestão de Ameaças e Riscos. O método Bow Tie para a Gestão de Riscos. 2007. (Congresso).
Curso de Especil. em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA.Gestão da Continuidade de Negócios. 2007. (Oficina).
Curso de Planejamento de Segurança.Gestão da Continuidade de Negócios. 2007. (Outra).
Curso de Planejamento de Segurança Corporativa da ABIN.Gestão da Continuidade de Negócios. 2007. (Outra).
Latin america Health, Safety and Environment Intersociety Workshop. 2007. (Oficina).
X Congresso de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança. Gestão de Continuidade. 2007. (Congresso).
CIO Brasil. A Continuidade de Cada Dia. 2006. (Congresso).
Seminário sobre segurança de TI.Implantação de Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. 2001. (Seminário).
Palestra UNIRIO.Planos de Continuidade - Teoria e Prática. 2000. (Outra).
Congresso de Administracao COPPEAD. Analise da Criticidade de Um Sistema Aplicativo. 1998. (Congresso).
Annual Corporate Contingency Planning Seminar. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
SALDANHA, F. P.. Hoteis Contemporaneos na Orla de Copacabana. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduacao em Design de Interior) - Universidade Veiga de Almeida.
SALDANHA, F. P.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Orientou
Análise dos Impactos Ambientais do Colapso da Barragem de Fundão, Mariana (Samarco); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fernando Pinheiro Saldanha;
GESTÃO DE GRANDES PÚBLICOS E MULTIDÃO ? DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS DE CALCULO E SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Engenharia de Produção) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fernando Pinheiro Saldanha;
Produções bibliográficas
-
SALDANHA, F. P. ; IWATA, N. . Pesquisa: Percepção de Conforto e Segurança em Eventos - Considerações. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ) , v. 25, p. 7-14, 2015.
-
Saldanha, Fernando . Gerenciamento de Riscos. Método Bow Tie. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2018. 76p .
-
SALDANHA, F. P. . Gerenciamento de riscos: Método bow tie. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2018. v. 1. 73p .
-
SALDANHA, F. P. . A Continuidade de Cada Dia. Rio de Janeiro: Editora Select, 2007. 110p .
-
SALDANHA, F. P. . Introdução a Planos de Continuidade e Contingência Operacional. Rio de Janeiro: Papel Virtual Ed., 2000. 278p .
-
SALDANHA, F. P. . Os grandes eventos chegaram. Security Brasil, São Paulo, p. 42 - 46, 17 jun. 2013.
-
SALDANHA, F. P. . A Continuidade de Cada Dia. Banas Qualidade, 02 abr. 2012.
-
SALDANHA, F. P. . Previnindo o Day After. Portal de E-Governo, http://www.egov.ufsc.br/portal, 16 mar. 2011.
-
SALDANHA, F. P. . Cuidado com os Hackers?. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, p. 02 - 02, 07 jun. 2002.
-
Saldanha, F. . Gestão de Multidão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SALDANHA, F. P. ; FRIED, G. ; AMMON, R. . Managing Crowds at Sporting Events and Concerts: A Global Perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALDANHA, F. P. . Capacitação de Voluntários de Grandes Eventos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALDANHA, F. P. . Construindo a Continuidade com segurança. Rio de janeiro: PS, 2005 (Livro).
Outras produções
SALDANHA, F. P. . Continuidade de Negocios para SHV Gas Brasil. 2010.
SALDANHA, F. P. . Gestão da Continuidade de Negócios para a Azul Seguros. 2010.
SALDANHA, F. P. . Gesto de Risco - Novela Minha Terra Minha Mae. 2009.
SALDANHA, F. P. . Desenvolvimento de Plano de Continuidade de Negócios para a Seguradora Líder. 2008.
SALDANHA, F. P. . Gestao de Riscos para Unidades do SESC - RJ. 2005.
SALDANHA, F. P. . CLASSIFICAÇÃO DE BARRAGENS DE RESÍDUOS E REJEITOS E REVISÃO PERIÓDICA DE SEGURANÇA. 2017.
SALDANHA, F. P. . PSC2. 2004.
SALDANHA, F. P. . Tabelando com a Gestão e o Esporte. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SALDANHA, F. P. ; PADRAO, A. P. . Para Curtir os Blocos de Rua. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SALDANHA, F. P. ; CARNEVALE, R. . Como Curtir a Folia com Segurança. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SALDANHA, F. P. ; MARCHIORI, R. . Multidão (des) Controlada. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SALDANHA, F. P. . Gestão de Multidão. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
NAGLE, L. ; BARBOSA, A. B. ; KELLER, F. ; SALDANHA, F. P. . Programa Sem Censura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SALDANHA, F. P. . CERNE - Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios. 2014; Tema: Site / blog de divulgação do CERNE - Centro de Estudos de Risco e Segurança de Negócios. (Blog).
SALDANHA, F. P. . A continuidade de cada dia. 2012; Tema: Continuidade de Negócios. (Site).
SALDANHA, F. P. . Gestão de Risco em Grandes Eventos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALDANHA, F. P. . Avaliação Peer to Peer de Projetos de Defesa Civil - RJ. 2013. (Avaliação Peer to Peer).
SALDANHA, F. P. . Gestão de Risco em Grandes Eventos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALDANHA, F. P. . Conforto e Segurança em Eventos. 2012. (Relatório de pesquisa).
SALDANHA, F. P. . Gestão de Multidão - ABIN. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SALDANHA, F. P. . Gestão de Continuidade de Negócios - BACEN. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SALDANHA, F. P. . Risco, Segurança e Continuidade de Negócios - Blog. 2008. (Editoração/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Gestão de Grande Público e Multidão, Descrição: Projeto de iniciação científica com o objetivo de identificar tempos padrões para os serviços relacionados com entrada e saída do público em eventos de grande porte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
PS Engenharia de Produção. , Rua Faro 35, J. Botâncio, 22461-020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22598253, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Fernando P. Saldanha - MEIVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40
2009 - Atual
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 9
2009 - 2010
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Eng. de Produção / Campus Barra, Carga horária: 8
Outras informações:
Coord. do Curso de Engenharia de Produção do campus Barra
Atividades
-
12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , CERNE - Centro de Estudo de Risco e Segurança de Negócios, .,Linhas de pesquisa
-
03/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia, Análise Economica de Projetos, Economia da Engenharia, Gestão de Risco
-
03/2009 - 02/2011
Direção e administração, Universidade Veiga de Almeida - RJ, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Eng. de Produção.
1996 - 2018
Pinheiro Saldanha Eng de Produção LtdaVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio - Gerente, Carga horária: 40
Atividades
-
12/1996
Direção e administração, Diretoria, Diretoria.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
12/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria, Diretoria.,Linhas de pesquisa
2011 - 2014
ESINT - Escola Superior de InteligênciaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 24
2014 - 2015
Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - RJVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Sem enquadramento, Carga horária: 20
Outras informações:
Conteudista e instrutor do curso de Gestão de Riscos Aplicada a Grandes Eventos
1991 - 1994
DataprevVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1991 - 04/1994
Direção e administração, Superintendência Regional do Rio de Janeiro, Surj O.,Cargo ou função, Gerente.
1989 - 1990
Mesbla SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1989 - 12/1990
Direção e administração, Serviços Técnicos de Automação, Sta.,Cargo ou função, Gerente de Produção.
1994 - 1995
Mesbla Serviços FinanceirosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1994 - 10/1995
Direção e administração, Diretoria de Tecnologia de Informação, Gerencia de Produção.,Cargo ou função, Gerente.
1980 - 1989
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
1986 - 1988
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/1986 - 05/1989
Direção e administração, Unidade Regional de Operações do Rio de Janeiro, Unidade Regional de Operações do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Gerente de Operações.
-
03/1980 - 03/1982
Serviços técnicos especializados , Divisão de Engenharia de Produção, Divisão de Engenharia de Produção.,Serviço realizado, Desenvolvimento de Metodologia de Estruturação Operacional de Sistemas.
-
04/1979 - 02/1980
Estágios , Divisão de Engenharia de Produção, Divisão de Engenharia de Produção.,Estágio realizado, Estágio em Engenharia de Produção.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Pinheiro Saldanha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?