Keroly Alaíde Pascoal Colati

É pediatra (RQE 15366// CRM 18049) formada pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) e possui graduação em medicina pela mesma instituição. É médica plantonista da UTIP do HMSJ, da maternidade do HRD e PA e maternidade do Hospital Unimed Norte Capixaba. Já trabalhou como plantonista no pronto-socorro e sala vermelha do HMSJ e UTINP do São Bernardo Apart Hospital Colatina. Também possui graduação e mestrado em química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como coordenadora estadual do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano da Secretarial de Saúde Estadual do Espírito Santo (VIGIAGUA-ES). Foi docente de ensino superior em química nas áreas de química orgânica, processos industriais orgânicos e métodos instrumentais de análise.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Química - Uiniversidade Federal do Espírito Santo

2010 - 2012

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÁCIDOS NAFTÊNICOS POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS DE ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO E EXATIDÃO (ESI - FT- ICR MS)
, Ano de Obtenção: 2012.Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização - Residência médica

2022 - 2025

Centro Universitário do Espírito Santo
Residência médica em: PEDIATRIANúmero do registro: RQE 15366. Palavras-chave: PEDIATRIA.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Medicina

2016 - 2021

Centro Universitário do Espírito Santo

Graduação em Química

2006 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Construção de uma célula de gás para análise no infravermelho
Orientador: Reginaldo Bezerra dos Santos

Formação complementar

2024 - 2024

NeoUp Preceptoria 1 - Sala de Parto, Alojamento Conjunto e Ambulatório. (Carga horária: 20h). , NeoUP, NEOUP, Brasil.

2022 - 2022

?Suporte Avançado de Vida em Pediatria? ? PALS. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.

2022 - 2022

Curso Teórico de Manejo do Aleitamento Materno. (Carga horária: 60h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2021 - 2021

ACLS - ADVANCED CARDIOVASCULAR LIFE SUPPORT. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento em Urgência e Emergência, CUREM, Brasil.

2018 - 2018

Diagnóstico de Sífilis do Sistema TELELAB de Educação Permanente. (Carga horária: 15h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, DDST, Brasil.

2018 - 2018

ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL. (Carga horária: 30h). , Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, CGSCAM/SAS, Brasil.

2018 - 2018

?Uso Nocivo de Substâncias ? Álcool?. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta, UFMA - UNA-SUS, Brasil.

2014 - 2014

Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da água para consumo human. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2014 - 2014

Coleta de amostras de água para análise de agrotóxicos e outros contaminant. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, SESA-ES, Brasil.

2013 - 2013

Coleta e Preservação de Amostras Ambientais no Ins. (Carga horária: 40h). , Instituto Evandro Chagas, IEC, Brasil.

2013 - 2013

Coleta de amostras de água para consumo humano para análise de agrotóxicos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saude do Espírito Santo, SESA, Brasil.

2013 - 2013

Curso Básico de riscos químicos em resinas no setor de rochas ornamentais. (Carga horária: 8h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.

2011 - 2011

Fundamentos e aplicações analíticas da MS. (Carga horária: 6h). , 16 Encontro Nacional de Química Analítica, ENQA, Brasil.

2009 - 2009

Fundamentos da Metrologia Química. (Carga horária: 6h). , Encontro Capixaba e Química, ENCAQUI, Brasil.

2008 - 2008

Princípios de Quimiometria. (Carga horária: 6h). , Encontro Capixaba e Química, ENCAQUI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

Participação em eventos

7 Mostra de Iniciação Cientifica - UNESC.Estudo do Comportamento da taxa de incidência de sífilis congênita e sua distribuição espacial no Espírito Santo no período de 2007 a 2016. 2019. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA -.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 2019/2. 2019. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA -.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 2019/1. 2019. (Outra).

4º Congresso Cardiovascular UNESC e Hospital Maternidade São José. 2018. (Congresso).

6ª Mostra Científica UNESC.Perfil da taxa de incidência de sífilis congênita no estado do Espírito Santo para o período de 2013 a 2016. 2018. (Outra).

I SIMPÓSIO DE NEUROPEDIATRIA. 2018. (Simpósio).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA -.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 2018/1. 2018. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA -.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 2018/2. 2018. (Outra).

X Jornada Capixaba de Psiquiatria. 2018. (Outra).

5ª Mostra Científica UNESC.Avaliação do Programa Saúde na Escola em um município do norte do Espírito Santo. 2017. (Outra).

II Simpósio da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Colatina. 2017. (Simpósio).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA -.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - 2017/2. 2017. (Outra).

Jornada Acadêmica Endocrinologia e Metabologia. 2016. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2016/2. 2016. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.TESTE DE PROGRESSO do CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2016/01. 2016. (Outra).

TESTE DE PROGRESSO - REGIONAL RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO.TESTE DE PROGRESSO - REGIONAL RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO. 2016. (Outra).

Reunião Anual da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2013). 2013. (Encontro).

Reunião Nacional de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentantar. 2013. (Outra).

16° Encontro Nacional de Química Analítica.Extração e caracterização de ácidos naftênicos por espectrometria de massas de altíssima resolução e exatidão (ESI-FT-ICR MS). 2011. (Encontro).

2º Encontro Petrobras e Universidades de Novas Tecnologias para avaliação de Petróleos.Extração e caracterização de ácidos naftênicos por espectrometria de massas de altíssima resolução e exatidão (ESI-FT-ICR MS). 2011. (Encontro).

IV BrMass. 2011. (Congresso).

Encontro Capixaba de Química.Construção de uma célula de gás para análise no infravermelho. 2009. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Aline Santos da Silva; Carla Machado Cruz

COLATI, KEROLY A.P.; MELLO, M. R.. O processo de ensino aprendizagem de química: o que dizem os alunos e professores do ensino médio.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Alex Sandro Askisasch Gomes; Vanessa Dias dos Santos

SILVA, M. C.; BRAGA, W.;COLATI, K. A. P.. Avaliação das práticas adotadas no controle de qualidade relativo ao teor de Etanol anidro presente na Gasolina C comercializada na região metropolitana de Vitória-ES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Amanda V

COLATI, K. A. P.; CARVALHO, A. V.; GERA, R. B.; DUTRA, S. P.. de Carvalho, Rafhael B. Gera e Scheila P. Dutra.Análise comparativa do teor de edulcorantes, acidulantes e conservantes em refrigerante diet disponível para o consumo com o descrito na legislação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Carolina da Silva Borges

COLATI, K. A. P.. Desenvolvimento e validação de método para determinação de oxitetraciclina em ração de avez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Braz Mazim Gorini Junior e Márcio Scalfoni

COLATI, K. A. P.. O efeito corrosivo avançado nos postes de Coqueiral de Itaparica em Vila Velha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Josemir S

COLATI, K. A. P.. Lopes, Thiago N. de Castro e Wagner R. Lobato.Remoção de parata, mercúrio e cromo de resíduo da análise de demanda química de oxigênio (DQO). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: ALINE M

COLATI, K. A. P.; OLIVEIRA, T. D. M.; SANTOS, A. M.; NOBRE, M. D.. dos Santos, Michelle D. Nobre e Tábata Tábata D. M..A abstração do ensino de química na realidade concreta dos estudantes do ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Josemir Siquera Lopes e Thiago Neris Castro

COLATI, K. A. P.; LOPES, J. S.; CASTRO, T.N.. A tecnologia no ensino da química: a informática educativa como ferramenta didática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro.

Orientou

DANIELA KUTZ; MÁRCIA KÜSTER; NILTON CESAR GONÇALVES

Desenvolvimento e aplicação de metodologias educativas para alunos da rede pública de regiões rurais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Keroly Alaide Pascoal Colati;

Fabrício Rodrigues e Michelle Delunardo

CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE EMULSÕES ACRÍLICAS DE TINTAS IMOBILIÁRIAS POR ANÁLISE DE ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO E TERMOGRAVIMETRIA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Keroly Alaide Pascoal Colati;

Daniella A

Sant'ana, Michele B; Mognago e Silvana T; Lucas; ANÁLISE DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEL 316 L E DO AÇO CARBONO 1020, CAUSADO POR LAMA DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Keroly Alaide Pascoal Colati;

Tatiane Jardim Morais e Jaqueline Zorzal Soares

EFEITOS DOS PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ? UMA FORMA DE TORNAR A QUÍMICA MAIS ATRATIVA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Keroly Alaide Pascoal Colati;

Produções bibliográficas

  • COLATI, KEROLY A.P. ; Dalmaschio, Guilherme P. ; de Castro, Eustáquio V.R. ; Gomes, Alexandre O. ; Vaz, Boniek G. ; ROMÃO, Wanderson . Monitoring the liquid/liquid extraction of naphthenic acids in brazilian crude oil using electrospray ionization FT-ICR mass spectrometry (ESI FT-ICR MS). FUEL , v. 108, p. 647-655, 2013.

  • COLATI, K. A. P. ; SANTOS, R. B. ; ZUCOLOTTO JUNIOR, C. G. ; NUNES FILHO, E. ; CUNHA, A. G. . CONSTRUÇÃO DE UMA CÉLULA DE GÁS DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISE NO INFRAVERMELHO. Química Nova (Online) , v. 34, p. 864/5-867, 2011.

  • COLATI, K. A. P. ; VASCONCELOS, F. F. P. ; ROCHA, J. T. C. . Estudo do Comportamento da taxa de incidência de sífilis congênita e sua distribuição espacial no Espírito Santo no período de 2007 a 2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLATI, K. A. P. ; VASCONCELOS, F. F. P. ; ROCHA, J. T. C. . Perfil da taxa de incidência de sífilis congênita no estado do Espírito Santo para o período de 2013 a 2016. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLATI, K. A. P. ; MOTTAS, T. S. ; SILVA, J. P. ; RAMOS, V. S. . Avaliação do programa Saúde na Escola em um município do norte do Espírito Santo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLATI, K. A. P. ; ROMÃO, A. ; DALMASCHIO, G. P. ; GOMES, A.O. ; DE CASTRO, E.V.R. . Extração e caracterização de ácidos naftênicos por espectrometria de massas de altíssima resolução e exatidão (ESI-FT-ICR MS). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLATI, K. A. P. . Potencialidades da Espectrometria de Massas de Altíssima Resolução e Exatidão na Análise de Petróleos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLATI, K. A. P. ; ZUCOLOTTO, C.G.J. ; CUNHA, A. G. ; NUNES FILHO, E. . Construção de uma célula de gás para análise no infravermelho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COLATI, KEROLY A.P. ; MACAO, J. M. . Curso do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) - Superintendência Regional de Saúde Metropolitana. 2014. .

COLATI, K. A. P. ; SILVA, F. R. . Curso do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) - Superintendência Regional de Saúde Norte. 2014. .

COLATI, K. A. P. ; SELEQUINI, V. C. ; DAGUSTINHO, D. . Curso do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) - Superintendência Regional de Saúde Central. 2014. .

COLATI, K. A. P. . Curso do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) - Superintendência Regional de Saúde Sul. 2014. .

BEILKE, E. ; SILVA, M. O. ; COLATI, KEROLY A.P. ; MERLO, R. F. ; BUSSULAR, R. L. S. ; SANTOS, T. M. R. . ENCHENTES. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNO TÉCNICO).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atribuições: Referência Técnica do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA/ES.

Atividades

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.,Cargo ou função, Representante da Secretaria de Estado da Saúde do ES.

2011 - 2013

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES

Vínculo: Professor de 3º Grau, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Química Orgânica Experimental, Química Orgânica Teórica I,II e III, Análise Instrumental e Processos Industriais Orgânicos.

2009 - 2010

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Instituição: Labpetro Atividade desenvolvidas: - Determinação de BSW - Determinação de acidez - Determinação de salinidade - Determinação de viscosidade - Determinação de densidade digital - Determinação de densidade manual

2009 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Nome da instituição: CIA - Centro Individualizado de Aprendizagem Proposta do trabalho: Ensino voltado para alunos com dificuldade de aprendizagem.

2008 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação cientifica, Carga horária: 20

2023 - Atual

Hospital Maternidade São José

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Médico

Outras informações:
Plantonista UTIPPlantonista maternidade

2023 - Atual

São Bernardo Apart Hospital

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Médico

Outras informações:
Plantonista UTINP

2025 - Atual

UNIMED NORTE CAPIXABA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico pediatra

2025 - Atual

HOSPITAL RIO DOCE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico pediatra