DANIEL PIASSA GIOVANAZ
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) durante intercâmbio na Universidad de Santiago de Chile (USACH) entre 2011 e 2012. Autor do documentário A Educação de Pinochet (2013).
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Da conquista do canal 12 à compra do jornal A Notícia: as articulações políticas que consolidaram o oligopólio da RBS em Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2015
Waldir José Rampinelli.Palavras-chave: RBS; Santa Catarina; Oligopólio de mídia; Jornalismo; Comunicação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Organização Comercial de Jornais. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Graduação em Jornalismo
2009 - 2013
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Educação de Pinochet
Orientador: Mauro César Silveira
Graduação interrompida em 2011 em Periodismo
2011 - interrompida
Universidad de Santiago de Chile
Bolsista do(a): Asociación de Universidades Grupo Montevideo, AUGM, Uruguai. Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2011 - 2011
Producción Audiovisual. (Carga horária: 36h). , Balmaceda Arte Joven, B.A.J., Chile.
2009 - 2009
Jornalismo/Divulgação Científico para Iniciantes. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
IX Encuentro Internacional de Historiadores de la Prensa.La compra del diario A Noticia y la incapacidad del Estado para contener el oligopolio de la Rede Brasil Sul. 2014. (Encontro).
34º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social. 2013. (Encontro).
33º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social. 2012. (Encontro).
II Encontro Latino-Americano de Comunicação. 2012. (Encontro).
Democracia e Jornalismo na Era Digital. 2010. (Seminário).
Minicurso de Jornalismo Investigativo da 9ª Semana do Jornalismo. 2010. (Oficina).
Participação em bancas
PEREIRA, T. L.; ALVIM, Valdir; MARTINS, José Antônio;GIOVANAZ, D. P.. Autoritarismo e Choque: a violência como forma de aplicar políticas neoliberais na ditadura Pinochet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
CHRISTOFOLETTI, R. ; GIOVANAZ, D. P. . Tecnología y zonas de tensión ética para periodistas. Cuadernos.info , v. 32, p. 27-38, 2013.
-
GIOVANAZ, D. P. . Liga das super remunerações. Jornal-laboratório Zero, Florianópolis, p. 8 - 9, 02 jul. 2012.
-
GIOVANAZ, D. P. . O discurso de profissionalização como justificativa para a expansão da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS) a Santa Catarina. In: VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2015, Curitiba-PR. Anais VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2015.
-
GIOVANAZ, D. P. . O discurso de profissionalização como justificativa para a expansão da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS) a Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GIOVANAZ, D. P. . La compra del diario A Notícia y la incapacidad del Estado para contener el oligopolio de la Rede Brasil Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANAZ, D. P. . As circunstâncias políticas que propiciaram a conquista do Canal 12 e a chegada da Rede Brasil Sul (RBS) a Santa Catarina (1976-1979). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
GIOVANAZ, D. P. . É golpe ou não é. 2013; Tema: Crise no Egito.. (Site).
GIOVANAZ, D. P. . A Educação de Pinochet. 2013. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Redimensionamento de valores éticos no jornalismo a partir de impactos tecnológicos, Descrição: O projeto Redimensionamento de valores éticos no jornalismo a partir de impactos tecnológicos foi criado em um contexto de explosão informativa na internet, com o advento das redes sociais na web e o surgimento de novos mecanismos de produção e difusão de conteúdos digitais. Essas profundas alterações técnicas e estéticas nos processos comunicativos certamente provocam transformações no campo ético, ou ao menos trazem consigo novos dilemas e paradigmas para a deontologia do jornalismo. Como a revolução digital é relativamente recente e suas consequências para a deontologia do jornalismo ainda são pouco estudadas, percebeu-se a importância de mapear e analisar episódios em que, possivelmente, as novas tecnologias colocam em xeque valores tradicionais da profissão, como a imparcialidade e a liberdade de imprensa, por exemplo. A bibliografia utilizada nas atividades contém não apenas materiais relacionados a métodos de pesquisa em comunicação, mas também leva em conta as produções e reflexões anteriores sobre o tema, a partir de autores como Eugenio Bucci, Ciro Marcondes Filho e Francisco José Castilhos Karam. Ainda que não apresente soluções ou propostas concretas, o resultado da pesquisa fornece subsídios para uma reflexão da prática jornalística diante dos impactos tecnológicos, e possibilita um importante debate os desvios éticos mais recorrentes no ambiente digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Piassa Giovanaz - Coordenador / Rogério Christofoletti - Integrante.
Prêmios
2013
30º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo (2º lugar - Acadêmico), Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
2010
9º Prêmio de Jornalismo Unimed (Finalista - Acadêmico), Unimed.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Grupo Paranaense de ComunicaçãoVínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Repórter em Treinamento, Carga horária: 20
2010 - 2010
Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão UniversitáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Editor de vídeo e operador de vídeoaulas dos cursos Letras-Inglês, Letras-Espanhol e Letras-LIBRAS a distância no Estúdio de Videoconferências do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DANIEL PIASSA GIOVANAZ e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?