Aline Pereira Leite Nunes
Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado (2009) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). É Coordenadora de Assuntos Minerários no IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração, com atuação em economia mineral, regulamentação do setor no Brasil e sustentabilidade. Foi consultora e sócia administradora da Tamin Engenheiros Associados, atuando em estudos de viabilidade, processos físicos, físico-químicos e químicos, melhorias e desenvolvimento de processos produtivos, otimização de operações industriais etc. Atuou em diversos projetos em minério de ferro, bauxita, barita, fosfato e minérios sulfetados e silicatados de chumbo e zinco. Foi Professora Adjunta no Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas da Faculdade IETEC, onde também atuou como coordenadora de cursos de curta duração em mineração, tutora e autora de cursos EAD. Foi Professora Adjunta no IEC PUC Minas, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais. Atuou na pesquisa, ensino e consultorias técnicas nas áreas de caracterização, concentração de minérios, otimização de processos e avaliações econômicas de empreendimentos mineiros.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas
2009 - 2012
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudos Eletrocinéticos e de Flotabilidade de Wavellita, Turquesa, Senegalita e Apatita
Orientador: George Eduardo Sales Valadão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: potencial zeta; wavellita; senegalita; turquesa; apatita; flotabilidade. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.
Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas
2007 - 2009
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Flotação de Fosfatos Presentes em Minérios de Ferro Brasileiros, Ano de Obtenção: 2009
Armando Corrêa de Araujo.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: flotação; minério de ferro; fosfatos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade
1996 - 1998
Formação complementar
2011 - 2011
Introdução ao Mercado Financeiro. (Carga horária: 6h). , Educar Ativa, ATIVA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução ao Surpac Vision 3D. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Mineração e Meio Ambiente.
Organização de eventos
ORTEGA, J.E.S. ; LEITE, A. P. ; MARTINS, L.R.B.M. ; ARENARE, D.S. . XVI Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG. 2005. (Outro).
Participação em eventos
X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales. Flotabilidade de hematita com coletores aniônicos e silicato de sódio como depressor. 2010. (Congresso).
XXIII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Emprego de Amina como Coletor de Fosfatos Secundários Presentes em Minérios de ferro Brasileiros. 2009. (Congresso).
XXIII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Aplicação da Espiral Concentradora na Separação de Minérios de Ferro Ricos em Fosfatos Secundários. 2009. (Congresso).
14ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 59ª Reunião Anual da SBPC.Estudos de Concentração de Barita. 2007. (Encontro).
VII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology - XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Definição Laboratorial de Parâmetros para Implementação de Concentração de Barita por Flotação. 2007. (Congresso).
VII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology - XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Direct Alumina Flotation from High Purity Quartz Contaminated During Grinding Process. 2007. (Congresso).
XVII Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG.Concentração de Quartzo a partir de Alaskito. 2006. (Simpósio).
XV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Estudos de concentração de barita. 2006. (Outra).
XVI Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG.Estudos de Concentração de Barita. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
NUNES, A. P. L.; AMANTEA, R. P.; MONTENEGRO, L. C. M.. OTIMIZAÇÃO DO CÁLCULO DE CARGA METÁLICA E DA PROGRAMAÇÃO DO PROCESSO DE FUSÃO PARA FUNDIÇÕES DE PEQUENO PORTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; ALEXANDRINO, J. S.. AVALIAÇÃO DO USO DE LAMA FINA DE ACIARIA COMO ADITIVO NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; ALEXANDRINO, J. S.. AVALIAÇÃO DE UMA NOVA TECNOLOGIA EM MEIOS PENEIRANTES PARA MELHORIAS DE PROCESSOS DE PENEIRAMENTO DE MINÉRIOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; LIMA, N. P.. ANÁLISE DOS EFEITOS DA PRESENÇA DE ESPUMA NO BOMBEAMENTO CENTRÍFUGO DE POLPA DE MINÉRIO DE FERRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
Ferreira, W. R.;NUNES, A. P. L.; MENDONCA, J. C. F.. INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE pH, TEMPERATURA E TEMPO DE VAPORIZAÇÃO NO PROCESSO DE TINGIMENTO DE TECIDOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Eng. e Gestão de Processos e Sistemas) - Instituto de Educação Tecnológica.
NUNES, A. P. L.; AMANTEA, R. P.; HENRIQUES, A. B.; SANTOS, G. T.. USING A SYSTEM DYNAMIC MODEL TO ASSESS A MINING WATER BALANCE AND WATER SAVINGS OPPORTUNITIES. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; ALEXANDRINO, J. S.. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE REJEITO DE MINERAÇÃO COMO ADITIVO NA PRODUÇÃO DE CONCRETO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; LIMA, N. P.; Ferreira, W. R.. ANÁLISE DE CINÉTICA E ARRASTE NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SELETIVIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; HENRIQUES, A. B.; Ferreira, W. R.. AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE POZOLANAS COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS AO CLÍNQUER NA PRODUÇÃO DE CIMENTO PORTLAND. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; PAIVA, J. F. V.. RELAÇÕES CAUSAIS ENTRE A CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS DE MINAS A CÉU ABERTO E A VIDA ÚTIL DE PNEUS DE CAMINHÕES-FORA-DE-ESTRADA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
NUNES, A. P. L.; Ferreira, W. R.; ALEXANDRINO, J. S.. Relações entre a qualidade do run of mine e o consumo de água no processamento de minério de ferro. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC.
VALADAO, G. E. S.; GALERY, R.;NUNES, A. P. L.. Estudo de Pastas Minerais A Partir do Espessamento de Lamas de Processamento Fosfático. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Peres, A. E. C.; LIMA, N. P.;LEITE, A. P.; HENRIQUES, A.B.. TÉCNICAS DE MICROSCOPIA ÓTICA, MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA AUTOMATIZADA (QEMSCAN®) E ANÁLISE DE IMAGENS APLICADAS A DIFERENTES TIPOLOGIAS DE MINÉRIO DE FERRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VIANA, P.R.M.;PAPINI, R. M.; ARROYO, C. E.; BEECHELENE, E. M. A.; MAGRIOTIS, Z. M.;NUNES, A. P. L.. Estudo Comparativo da Influência do Concentrado Produzido por Flotação Direta e do Concentrado Produzido por Flotação Reversa de Minério de Ferro nas Características da Pelota Crua. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROCHA, S. D. F.;PAPINI, R. M.LEITE, A. P.. ESTRATÉGIAS DE CONTROLE NO PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Recursos Minerais) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PINTO, C. L .L.; VIANA, P.R.M.;LEITE, A. P.. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA QUANTIFICAÇÃO MÁSSICA DE PILHAS DE MINÉRIO DE FERRO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Recursos Minerais) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VIANA, P.R.M.;LEITE, A. P.PAPINI, R. M.. BOMBAS CENTRÍFUGAS DE POLPA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Recursos Minerais) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAPINI, R. M.; VIANA, P.R.M.;LEITE, A. P.. PROCESSAMENTO DE MINÉRIOS DE COBRE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Recursos Minerais) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VALADAO, G. E. S.LEITE, A. P.; ALEXANDRINO, J. S.. ESTUDO DE BOMBEAMENTO DE PARTÍCULAS GROSSAS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Recursos Minerais) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GAMA, E. M.;LEITE, A. P.; CANDIA, R. C.. CALCINAÇÃO FLASH DE SOLOS LATERÍTICOS NA PRODUÇÃO DE METACAULINITA E SEU EMPREGO NA PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIOS DE FERRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
NUNES, A. P. L.; FERREIRA, R. H.. CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE META ARGILITO GLAUCONITICO VISANDO A CONCENTRAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MINERAIS PORTADORES DE POTÁSSIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.; FERREIRA, R. H.; SANTOS, R. C. P.. de Carvalho; Antônio Marcos M. de Oliveira.ESTUDOS DE FATORES QUE INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DA MINERAÇÃO DE OURO DA MINA CUIABÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.; FERREIRA, R. H.. DESVIOS DE FUROS EM PERFURAÇÕES LONGAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.; HENRIQUES, A. B.. IMPLANTAÇÃO DE UM MOINHO DE BOLAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.; FERREIRA, R. H.. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA OEE (OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS) NA GESTÃO DE PRODUÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE CARGA E TRANSPORTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.; SANTOS, R. C. P.. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CISALHAMENTO DIRETO E TILD TESTE PARA OBTENÇÃO DO ÂNGULO DE ATRITO INTERNO BÁSICO EM ESTUDO DE CASO DOS RISCOS. 2014.
CANDIA, R. C.;LEITE, A. P.; DUTRA, J. I. G.. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRANSPORTE VIA TRANSPORTADORES DE CORREIAS E VIA CAMINHÕES: ESTUDO DE CASO DO PROJETO NOVA AURORA, MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
NUNES, A. P. L.. MONTAGEM DE UMA MESA OSCILATÓRIA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
NUNES, A. P. L.. .ANÁLISES DE SENSIBILIDADE DE FATORES TÉCNICOS E ECONÔMICOS APLICADOS A UM DEPÓSITO DE MINÉRIO DE FERRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy.
VALADAO, G. E. S.; NADER, A. S.; SALUM, M. J. G.; ALEXANDRINO, J. S.;NUNES, A.P.L.. Concurso Público, Edital 1.671, de 26/10/2021, para Professor Adjunto A, área de conhecimento: Processamento Mineral. 2022. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
INFLUÊNCIA DA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS (CFEM) NO MUNICÍPIO MINERADOR: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA MINA DE BRUCUTU EM SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO ? MG; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO A SECO: ESTUDO DE CASO A SUDOESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Coorientador: Aline Pereira Leite Nunes;
IMPACTOS NO BENEFICIAMENTO E PRODUÇÃO DE MINÉRIOS: UMA INVESTIGAÇÃO DA MINERAÇÃO DE COBRE, FERRO, FOSFATO E OURO USANDO AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE LAMA FINA DE ACIAIRIA NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
ANÁLISE DOS EFEITOS DA PRESENÇA DE ESPUMA NO BOMBEAMENTO CENTRÍFUGO DE POLPA DE MINÉRIO DE FERRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
AVALIAÇÃO DE UMA NOVA TECNOLOGIA EM MEIOS PENEIRANTES PARA MELHORIAS DE PROCESSOS DE PENEIRAMENTO DE MINÉRIOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Otimização do cálculo de carga metálica e programação do processo de fusão em empresas de fundição de pequeno porte; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Relações entre a qualidade do run of mine e o consumo de água no processamento de minério de ferro; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Eng; e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Using a system dynamic model to assess a mining water balance and water savings opportunities; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Análise de cinética e arraste no processo de flotação e suas implicações na seletividade; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Relações causais entre a conservação e manutenção das estradas de minas a céu aberto e a vida útil de pneus de caminhões fora-de-estrada; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Avaliação da utilização de rejeito de mineração como aditivo na produção de concreto; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Avaliação do emprego de pozolanas como materiais alternativos ao clínquer na produção de cimento Portland; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas) - Faculdade IETEC, ; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Lavagem de calcário: influências nas operações dos fornos de calcinação e nos parâmetros de qualidade da cal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
A DIFICULDADE ENFRENTADA PARA APLICAR A AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA NO SETOR DE MINÉRIO DE FERRO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
ALTERNATIVAS PARA A DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MINÉRIO DE FERRO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Avaliação das recuperações mássica e metalúrgica na flotação de um minério de ouro; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Caracterização tecnológica do meta argilito glauconítico visando a concentração e recuperação de minerais portadores de como fonte de potássio; 2014; Iniciação Científica - Faculdades Kennedy; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
da S; Júnior; Caracterização tecnológica de meta argilito glauconitico visando a concentração e recuperação de minerais portadores de como fonte de potássio; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Programa de monitoria das disciplnas de tratamento de minérios do curso de engenharia de minas da UFMG; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Aline Pereira Leite Nunes;
Produções bibliográficas
-
AMORIM, FERNANDO DUARTE ; MARTINS, JOSÉ HELVÉCIO ; NUNES, ALINE PEREIRA LEITA . Processamento mineral a seco: testes em laboratório com minério de ferro de depósito no sudoeste do quadrilátero ferrífero / Dry mineral processing: laboratory tests with iron ore deposits in the southwest of the iron quadrangle. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 21375-21398, 2022.
-
FERREIRA, REGINALDO AMARO ; NUNES, ALINE PEREIRA LEITE . Análise experimental dos efeitos da presença de espuma no bombeamento centrífugo de polpa de minério de ferro. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 18, p. e2182, 2021.
-
SPIER, C.A. ; KUMAR, A. ; NUNES, A.P.L. . Mineralogy and genesis of rare Al-phosphate minerals in weathered itabirite and iron ore from the Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brazil. ORE GEOLOGY REVIEWS , v. 118, p. 103359, 2020.
-
SANTOS, GILSON DE SOUZA ; NUNES, ALINE PEREIRA LEITE ; FERREIRA, WANYR ROMERO . Avaliação do uso de lama fina de aciaria como aditivo na fabricação de concreto. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO , v. 17, p. e2144, 2020.
-
ALINE PEREIRA LEITE, NUNES ; MÁRIO CAMPOS DE REZENDE, NETO ; ANA PAULA FONSECA, ARAÚJO . Propriedades morfológicas, estruturais e interfaciais de fosfatos primários e secundários. Brazilian Applied Science Review , v. 3, p. 1433-1444, 2019.
-
NUNES, ALINE PEREIRA LEITE ; PERES, ANTÔNIO EDUARDO CLARK ; CHAVES, ARTHUR PINTO ; FERREIRA, WANYR ROMERO . Effect of alkyl chain length of amines on fluorapatite and aluminium phosphates floatabilities. Journal of Materials Research and Technology-JMR&T , v. 8, p. 3623-3634, 2019.
-
NUNES, A. P. L. ; Peres, A. E. C. ; VALADAO, G. E. S. . The influence of lattice ions on the electrokinetic potential of primary and secondary phosphates. SEPARATION SCIENCE AND TECHNOLOGY , p. 150227090138007-2031, 2015.
-
NUNES, A. P. L. ; PINTO, C. L .L. ; VALADAO, G. E. S. ; VIANA, P.R.M. . Floatability studies of wavellite and preliminary results on phosphorus removal from a Brazilian iron ore by froth flotation. MINERALS ENGINEERING , v. 39, p. 206-212, 2012.
-
NUNES, A. P. L. ; Peres, A. E. C. . Reagentes depressores de carbonatos - uma revisão. Tecnologia Mineral , v. 1, p. 1-47, 2011.
-
NUNES, A. P. L. ; Peres, A. E. C. ; ARAUJO, A. C. ; VALADAO, G. E. S. . Electrokinetic properties of wavellite and its floatability with cationic and anionic collectors. JOURNAL OF COLLOID AND INTERFACE SCIENCE , v. 361, p. 632-638, 2011.
-
PAPINI, R. M. ; ARAUJO, A. C. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Estudo de rotas de concentração para amostras de barita. REM. Revista Escola de Minas (Impresso) , v. 60, p. 483-490, 2007.
-
NUNES, A.P.L. ; Rodrigues, C. P. . Informações sobre a economia mineral brasileira 2020 ? Ano base 2019. 1. ed. Brasília: IBRAM, 2020. v. 1. 80p .
-
NUNES, A.P.L. ; Rodrigues, C. P. ; DIAS, C. F. S. ; PELLEGRINELLI, C. M. B. F. ; ASCENCAO, E. R. O. A. ; MOREIRA, P. M. B. ; CARVALHO, R. F. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INDÚSTRIA MINERAL. 1. ed. Brasília: IBRAM, 2020. v. 1. 124p .
-
Ribeiro, Ingrid ; FERREIRA, WANYR ROMERO ; NUNES, ALINE PEREIRA LEITE . USO DOS POLÍMEROS NA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER. A Química nas Áreas Natural, Tecnológica e Sustentável. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 307-314.
-
Ferreira, W. R. ; RESENDE, W. C. ; ALINE PEREIRA LEITE NUNES . Influência da variação de pH, temperatura e tempo de vaporização no processo de tingimento de tecidos.. In: Carmen Lúcia Voigt. (Org.). Impactos das tecnologias na engenharia química. 1ªed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 119-127.
-
NUNES, A. P. L. . O papel da mineração como base de todas as outras indústrias. Techoje - Uma revista de opinião, 09 jul. 2014.
-
NUNES, A. P. L. . Perspectivas da mineração para os próximos anos. Techoje - Uma revista de opinião, 10 fev. 2014.
-
RESENDE, W. C. ; Ferreira, W. R. ; NUNES, A. P. L. . INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE pH, TEMPERATURA E TEMPO DE VAPORIZAÇÃO NO PROCESSO DE TINGIMENTO DE TECIDOS. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 1. p. 2462-2465.
-
MARTINS, L. H. O. ; FAGUNDES, L. V. Q. ; NUNES, A. P. L. . Melhoria de Processos Produtivos em Peneira Vibratória e Redução de Custos Através da Reforma de Equipamentos. In: XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2017, Belém. Anais do XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Belém: Editora do IFPA Campus Belém, 2017. v. Único. p. 1957-1964.
-
NUNES, A. P. L. ; VALADAO, G. E. S. ; REZENDE NETO, M. C. . Estudo de Propriedades Morfológicas, Estruturais e Interfaciais de Fosfatos Primários e Secundários. In: XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2017, Belém. Anais do XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Belém: Editora do IFPA Campus Belém, 2017. p. 1167-1174.
-
RODRIGUES, O. M. S. ; FERREIRA, B. T. ; NUNES, A. P. L. . Caracterização e comportamento de duas tipologias de caulinita em testes de microflotação. In: XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology, 2013, Goiânia. Anais/Proceedings of XXV ENTMME e VIIIMSHMT, 2013. v. único. p. 185-192.
-
NUNES, A. P. L. ; RIBEIRO, M. V. ; BRANDAO, P. R. G. ; VALADAO, G. E. S. . Caracterização de fosfatos secundários presentes em minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero/MG. In: 67º Congresso ABM - Internacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 67º Congresso ABM - Internacional, 2012. p. 2147-2154.
-
NUNES, A. P. L. ; VIANA, P.R.M. ; PAPINI, R. M. ; VALADAO, G. E. S. . Flotabilidade de hematita com coletores aniônicos e silicato de sódio como depressor. In: X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales, 2010, Salta. X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales. Salta Capital: EUNSa - Editorial de la Universidad Nacional de Salta, 2010.
-
PAPINI, R. M. ; VIANA, P.R.M. ; VALADAO, G. E. S. ; NUNES, A. P. L. . Flotação catiônica reversa de minério de ferro na presença e ausência de reagente depressor. In: X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales, 2010, Salta. X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales. Salta Capital: EUNSa - Editorial de la Universidad Nacional de Salta, 2010.
-
NASCIMENTO, A. L. R. ; VIANA, P.R.M. ; NUNES, A. P. L. . Metodologias de avaliação de projeto mineral e análise de opções reais - uma revisão. In: X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales, 2010, Salta. X Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales. Salta Capital: EUNSa - Editorial de la Universidad de Salta, 2010.
-
NUNES, A. P. L. ; ARAUJO, A. C. ; VIANA, P.R.M. ; HENRIQUES, A.B. . Occurrence of Phosphorous-Bearing Minerals in Brazilian Iron Ores. In: GEOMIN - Primer Seminario Internacional de Geología para la Industria Minera, 2009, Antofagasta. GEOMIN - Primer Seminario Internacional de Geología para la Industria Minera. Santiago: Gecamin, 2009. v. Único. p. 254-265.
-
NUNES, A. P. L. ; ARAUJO, A. C. ; ARENARE, D.S. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARENARE, Matheus de Souza . Emprego de Amina como Coletor de Fosfatos Secundários Presentes em Minérios de ferro Brasileiros. In: XXIII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2009, Gramado. Anais do XXIIII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Porto Alegre: Pallotti Gráfica e Editora, 2009. v. 1. p. 265-272.
-
ARENARE, D.S. ; NUNES, A. P. L. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARAUJO, A. C. ; ARENARE, Matheus de Souza . Aplicação da Espiral Concentradora na Separação de Minérios de Ferro Ricos em Fosfatos Secundários. In: XXIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2009, Gramado. Anais do XXIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Porto Alegre: Pallotti Gráfica e Editora, 2009. v. 1. p. 209-213.
-
RODRIGUES, O. M. S. ; NUNES, A. P. L. ; ARENARE, D.S. ; ARAUJO, A. C. . Microflotação de Caulinita. In: XXIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2009, Gramado. Anais do XXIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Porto Alegre: Pallotti Gráfica e Editora, 2009. v. 1. p. 437-443.
-
NUNES, A. P. L. ; VIANA, P.R.M. ; HENRIQUES, A.B. . Flotabilidade de hematita com ácidos graxos. In: 10º Seminário Brasileiro de Minério de Ferro, 2009, Ouro Preto. Anais do 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 10º Seminário Brasileiro de Minério de Ferro. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - ABM, 2009.
-
NUNES, A. P. L. ; HENRIQUES, A.B. ; ARAUJO, A. C. ; VIANA, P.R.M. . Revisiting Phosphate Separation from Iron Ores.. In: 2nd International Symposium on Iron Ore., 2008, São Luís. 2nd International Symposium on Iron Ore, 2008.
-
PAPINI, R. M. ; ARAUJO, A. C. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Definição Laboratorial de Parâmetros Técnicos para Implementação de Concentração de Barita por Flotação.. In: XXII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Southern Hemisphere on Mineral Technology, 2007, Ouro Preto. XXII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Southern Hemisphere on Mineral Technology. Belo Horizonte: Graf Cor, 2007. v. 1. p. 251-257.
-
ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; VIANA, P.R.M. ; LEITE, A. P. ; ARENARE, D.S. . Direct Alumina Flotation from a High Purity Quartz Contaminated During Grinding Process.. In: XXII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Southern Hemisphere on Mineral Technology, 2007, Ouro Preto. XXII Encontro Nacional de tratamento de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Southern Hemisphere on Mineral Technology. Belo Horizonte: Graf Cor, 2007. v. 1. p. 259-265.
-
PAPINI, R. M. ; ARAUJO, A. C. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Caracterization and definition of parameters to concentration route of white barite by flotation.. In: VIII Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales, 2006, San Juan. VIII Jornadas Argentinas de Tratamiento de Minerales. San Juan: Universidad Nacional de San Juan, 2006. v. 1. p. 21-30.
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. . Estudos de concentração de barita. In: 14ª Jornada Nacional de Iniciação Científica e 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. Anais/Resumos Eletrônicos da 59a Reunião Anual da SBPC. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/ Universidade Federal do Pará, 2007.
-
VIANA, P.R.M. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Concentração de quartzo a partir de alaskito. In: XVII Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG, 2006, Belo Horizonte. Anais do XVII Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG, 2006.
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; SILVA, R.C. . Estudos de concentração de barita. In: XV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2006, Belo Horizonte. Anais da XV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2006.
-
LEITE, A. P. ; VIANA, P.R.M. ; PAPINI, R. M. ; VALADAO, G. E. S. . Flotabilidade de hematita com coletores aniônicos e silicato de sódio como depressor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; ARENARE, D.S. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARENARE, Matheus de Souza . Emprego de Amina como Coletor de Fosfatos Secundários Presentes em Minérios de Ferro Brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARENARE, D.S. ; LEITE, A. P. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARAUJO, A. C. ; ARENARE, Matheus de Souza . Aplicação da Espiral Concentradora na Separação de Minérios de Ferro Ricos em Fosfatos Secundários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. . Estudos de Concentração de Barita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; VIANA, P.R.M. ; LEITE, A. P. ; ARENARE, D.S. . Direct Alumina Flotation from a High Purity Quartz Contaminated During Grinding Process. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAPINI, R. M. ; ARAUJO, A. C. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Definição Laboratorial de Parâmetros Técnicos para Implementação de Concentração de Barita por Flotação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. . Estudos de Concentração de Barita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIANA, P.R.M. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. . Concentração de Quartzo a partir de Alaskito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, A. P. ; ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; SILVA, R.C. . Estudos de concentração de barita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. ; SOARES, V.A.A.P. . Estudos de Concentração de Barita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
NUNES, A. P. L. ; CASTRO, E. B. . Estudos preliminares de mercado para magnetita, titânio, terras raras e vermiculita Oportunidades de aproveitamento dos rejeitos da Unidade da Yara/Galvani Fertilizantes, Serra do Salitre - MG. 2018.
NUNES, A. P. L. ; CASTRO, E. B. ; COUTINHO, I. C. . Estudos Técnicos de Rotas de Processos Alternativos, visando aumento de recuperação de Zinco ? Fase I. 2018.
LEITE, A. P. . Renovação de outorga de poço tubular da portaria 01676/2006. 2011.
LEITE, A. P. . Renovação de outorga de poço tubular profundo da portaria 00291/2006. 2010.
ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; RODRIGUES, O. M. S. . ESTUDOS DE CONCENTRAÇÃO DE BAUXITA. 2008.
ARAUJO, A. C. ; VIANA, P.R.M. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; ARENARE, D.S. . CONCENTRAÇÃO DE QUARTZO CONTAMINADO COM ALUMINA - MINERAÇÃO SANTA ROSA LTDA. 2006.
ARAUJO, A. C. ; VIANA, P.R.M. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. . ESTUDOS DE FLOTAÇÃO DE ALASKITO. 2005.
ARAUJO, A. C. ; PAPINI, R. M. ; LEITE, A. P. ; SILVA, R.C. ; SOARES, V.A.A.P. . ESTUDOS DE ROTAS DE CONCENTRAÇÃO PARA AMOSTRAS DE BARITA: MINERAÇÃO SANTA ROSA LTDA.. 2005.
LEITE, A. P. ; AVELAR, E. ; NUNES, F. P. ; SILVA, M. T. L. ; COSTA, M. L. S. C. ; COSTA, M. L. P. ; COSTA, P. P. ; DEODORO, S. C. ; BORGES, P. E. ; SILVA, A. R. C. ; FRANCA, I. F. . EIA/RIMA Referente ao Alteamento da Barragem de Disposição de Rejeitos da Mina Cuiabá - Alglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração. 2012.
LEITE, A. P. ; AVELAR, E. ; NUNES, F. P. ; MELO, G. ; SILVA, M. T. L. ; COSTA, M. L. S. C. ; COSTA, P. P. ; PFEILSTICKER, A. C. ; SILVA, A. R. C. ; CASTRO, E. C. S. ; XAVIER, M. M. . EIA/RIMA Referente à expansão da capacidade de produção da Mina Lamego e instalação planta de britagem - Alglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração. 2011.
LEITE, A. P. . Relatório Técnico para Outorga de Água Subterrânea - Captação de Água Subterrânea por Meio de Poço Tubular já Existente. 2011.
ARAUJO, A. C. ; VIANA, P.R.M. ; LEITE, A. P. ; FRANÇA, S.A.A. ; SOARES, V.A.A.P. ; SILVA, R.C. . ESTUDO PRELIMINAR DE CONCENTRAÇÃO DE PRODUTOS MAGNÉTICOS DA FOSFÉRTIL, Relatório Final - Amostras de TAPIRA.. 2005.
NUNES, A. P. L. ; CASTRO, E. B. . Britagem e Peneiramento. 2018. .
NUNES, A. P. L. . Bombeamento de polpas minerais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de curta duração EAD - IETEC).
NUNES, A. P. L. . Mineração e Processamento Mineral. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de curta duração EAD - IETEC).
LEITE, A. P. . Flotação. 2013. .
LEITE, A. P. . Flotação. 2013. .
LEITE, A. P. . Flotação. 2013. .
LEITE, A. P. ; SANTOS, R. C. P. . Fragmentação de Minérios: Britagem, Moagem e Classificação. 2013. .
LEITE, A. P. . Processo de Ciclonagem. 2013. .
LEITE, A. P. . Processo de Ciclonagem. 2013. .
LEITE, A. P. . Processo de Ciclonagem. 2013. .
LEITE, A. P. . Bombeamento de Polpas. 2012. .
LEITE, A. P. . Fragmentação de Minérios: Britagem, Moagem e Classificação. 2012. .
LEITE, A. P. . Introdução ao Tratamento de Minérios. 2012. .
LEITE, A. P. . Operação de Moagem e Filtragem de Minérios. 2012. .
LEITE, A. P. . Bombeamento de Polpas. 2011. .
LEITE, A. P. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARENARE, D.S. . Flotação. 2008. .
LEITE, A. P. ; ARENARE, D.S. ; RODRIGUES, O. M. S. . Flotação. 2008. .
LEITE, A. P. ; RODRIGUES, O. M. S. ; ARENARE, D.S. . Flotação. 2008. .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Caracterização tecnológica de meta argilito glauconitico visando a concentração e recuperação de minerais portadores de como fonte de potássio, Descrição: Os depósitos evaporíticos constituem as mais importantes fontes de sais de potássio, pois os sais derivados desses depósitos são muito solúveis em água e podem ser explotados e processados mais facilmente. Um dos maiores problemas na mineração de potássio é retirar o minério de profundidades de até dois mil metros. Além disto, todo o hemisfério sul é pobre de depósitos evaporíticos. Alguns projetos relativos a minérios de potássio estão sendo atualmente contemplados no país. Com a baixa capacidade produtiva de KCl e a dificuldade tecnológica em desenvolver depósitos de evaporitos, uma das principais fontes alternativas para este elemento são silicatos com alto teor de K₂O. Entre estes silicatos, uma das reservas mais importantes existentes no país é a rocha silicatada Verdete. O objetivo geral dessa pesquisa será uma revisão bibliográfica sobre os processos de beneficiamento de verdetes e execução de alguns ensaios em escala de bancada visando o aproveitamento de verdetes da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Pereira Leite Nunes - Coordenador.
-
2012 - 2014
Caracterização e flotação de duas tipologias de caulinita, Descrição: Caracterização de dois tipos de caulinita, uma branca proveniente do estado do Pará e outra esverdeada proveniente do norte de Minas Gerais. Além da caracterização dos minerais objetiva-se compreender o comportamento das duas amostras frente à flotação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Pereira Leite Nunes - Integrante / Otávia Martins Silva Rodrigues - Coordenador / Bruno Trindade Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2014
Caracterização de óxidos de ferro visando otimizar a produção de concentrados submetido para Edital nº 12/2009, Descrição: Integrante de equipe do projeto Caracterização de óxidos de ferro visando otimizar a produção de concentrados submetido para Edital nº 12/2009 - Chamada 1- Pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação aplicados às linhas temáticas do Projeto Tendências Tecnológicas, coordenado por Antonio Eduardo Clark Peres aecperes@pq.cnpq.br.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Pereira Leite Nunes - Integrante / Otávia Martins Silva Rodrigues - Integrante / Antônio Eduardo Clark Peres - Coordenador / Andréia Bicalho Henriques - Integrante.
-
2010 - Atual
Otimização operacional-financeira de processos de secagem: secagem intermitente, seca-aeração e secagem em camada fina, Descrição: Os objetivos específicos deste projeto são: a) Modelar, usando modelo de Termodinâmica de processos irreversíveis, os seguintes processos de secagem: Secagem convencional em leito fixo; Secagem intermitente; Seca-aeração, com especial consideração à otimização econômica e b) Efetuar testes experimentais para confirmar a modelagem e técnicas de solução propostas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Pereira Leite Nunes - Integrante / GISELE TESSARI SANTOS - Coordenador / RAFAEL PINHEIRO AMANTEA - Integrante / MAURI FORTES - Integrante / MARIO EDUARDO RANGEL MOREIRA CAVALCANTI MATA - Integrante.
Prêmios
2009
Menção Honrosa - Projeto de Monitoria das Disciplinas de Tratamento de Minérios do Curso de Engenharia de Minas da UFMG, XIII Semana da Graduação - Semana do Conhecimento e Cultura UFMG 2009.
2006
Melhor trabalho da área de Engenharia - XV Semana de Iniciação Científica da UFMG, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG.
2006
Trabalho selecionado entre os 10 melhores trabalhos da Escola de Engenharia da UFMG na XV SIC - Semana de Iniciação Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG.
2005
1º lugar no I Campeonato de Tratamento de Minérios - OUTOKUMPU - I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de MInas - XI Exposição Brasileira de Mineração - EXPOSIBRAM, Outokumpu/ Departamento de Engenharia de Minas da UFMG.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Instituto Brasileiro de MineraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Assuntos Minerários, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2020
Instituto de Educação TecnológicaVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora e Autora de Curso EAD, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora Tutora e Autora do Curso EAD - Mineração e Processamento Mineral
2014 - 2020
Instituto de Educação TecnológicaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto no Mestrado, Carga horária: 20
2012 - 2020
Instituto de Educação TecnológicaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos de Curta Duração, Carga horária: 20
2008 - 2020
Instituto de Educação TecnológicaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Professora de Cursos de Curta Duração
Atividades
-
04/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas- MG.,Linhas de pesquisa
-
02/2012
Direção e administração, Cursos de Curta Duração e in company.,Cargo ou função, Coordenação de cursos de curta duração de mineração..
-
03/2008
Treinamentos ministrados , Cursos de Curta Duração e in company.,Treinamentos ministrados, Bombeamento de Polpas, Flotação, Fragmentação de Minérios: Britagem, Moagem e Classificação, Introdução ao Tratamento de Minérios, Operação de Moagem e Filtragem de Minérios, Processo de Ciclonagem
2019 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Atividades
-
02/2019
Ensino, Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mineração I e Mineração II
2017 - 2020
Tecnologia Aplicada à MineraçãoVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Sócia Administradora, Carga horária: 20
2018 - 2018
Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Des. Tecnol. e Incentivo Inovação, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa FAPEMIG.
Atividades
-
04/2018 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Senai de Inovação em Processamento Mineral.,Linhas de pesquisa
2014 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2009 - 2012
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2007 - 2009
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2007
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista - Pesquisa e Desenvol, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de Estudo para Vale S.A.: Estudos de Concentração de Bauxita
2006 - 2006
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de IC nos projetos de pequisa: Concentração de alasquito da Mineração Santa Rosa; Estudos de Caracterização Tecnológica e Concentração de Minérios de Ferro da MMX-EBX; Concentração de Quartzo Contaminado com Alumina - Mineração Santa Rosa Ltda; Estudo Preliminar de Concentração de Produtos Magnéticos da Fosfértil.
2004 - 2005
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Realização de ensaios de caracterização tecnológica e concentração de barita - Mineração Santa Rosa Ltda.
Atividades
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Mineral; Desenho.
-
03/2008 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Mineral, Tratamento de Minérios - Laboratório I
2013 - 2015
Faculdades KennedyVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2013
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Minérios II, Geologia Geral, Petrografia
2014 - 2015
Associação Educativa do Brasil - MatrizVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
2010 - 2011
Bios Consultoria LtdaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultora
Atividades
-
09/2010 - 11/2011
Serviços técnicos especializados , Bios Consultoria Ltda.,Serviço realizado, Consultoria em Licenciamentos Ambientais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Pereira Leite Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?