Viviani de Moraes Freitas Ribeiro

Formação: Doutorado e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (2009 e 2003), Especialição em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II (2020), Licenciatura em Artes pelas Faculdades Integradas Bennett (2002), Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (1998), e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/ UFRJ, Centro de Letras e Artes (1997). Atuação Profissional: Arquiteta e Urbanista/ Analista Ambiental da Coordenação de Estudos Ambientais - CEAM da Presidência do Instituto Estadual do Ambiente - INEA e Professora do Curso Técnico em Edificações da Escola Técnica Estadual Henrique Lage - ETEHL da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, nas disciplinas: Materiais de Construção, Materiais de Acabamento e Inovação, Tecnologia das Construções, Práticas de Obras e Instalações Prediais.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional

2005 - 2009

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Título: A (des)construção do espaço carioca na
Mauro Kleiman. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Planejamento Urbano; Arquitetura; Semiótica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

2001 - 2003

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Título: Das trevas às luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro
, Ano de Obtenção: 2003.Mauro Kleiman.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Planejamento Urbano; Revitalização Urbana; São Cristóvão.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano

1997 - 1998

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Título: Sem Monografia
Orientador: Sem Orientador

Graduação em Licenciatura em Educação Artística

2001 - 2002

Instituto Metodista Bennett

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1992 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fábrica de Tênis na Barra Funda - SP
Orientador: Vera Regina Tângari

Curso técnico/profissionalizante

1989 - 1991

Colégio Pedro II Unidade São Cristóvão I

Formação complementar

2017 - 2017

Instrumentos de Controle Ambiental. (Carga horária: 24h). , Instito Estadual do Ambiente, INEA, Brasil.

2014 - 2014

Inspeções e Auto Vistorias Prediais. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2013 - 2013

ArcGis Avançado. (Carga horária: 56h). , Instituto Estadual do Ambiente, INEA, Brasil.

2013 - 2013

ArcGis I e ArcGis II. (Carga horária: 40h). , Imagem Geosistemas e Comércio Ltda., IMAGEM, Brasil.

2010 - 2011

Gestão Ambiental dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 160h). , Instituto Estadual do Ambiente, INEA, Brasil.

2003 - 2003

Curos de Lingua Estrangeira Espanhol. (Carga horária: 60h). , Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.

2003 - 2003

Implantação Expoente. (Carga horária: 20h). , Organização Educacional Expoente, EXPOENTE, Brasil.

2003 - 2003

Tecnologia Educacional. (Carga horária: 16h). , Organização Educacional Expoente, EXPOENTE, Brasil.

1998 - 1998

Computação Gráfica Utilizando Autocad v 12 13. (Carga horária: 32h). , Sindicado dos Arquitetos do Rio de Janeiro, SARJ, Brasil.

1998 - 1998

Corel Draw Humanização de Plantas de Arquitetura. (Carga horária: 32h). , Sindicado dos Arquitetos do Rio de Janeiro, SARJ, Brasil.

1998 - 1998

Metodologia Para Projetos de Interiores. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1998 - 1998

Noções de Animação Utilizando 3d Studio. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1985 - 1990

Curso de Língua Estrangeira Inglês. (Carga horária: 640h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

GABALDÓ, O. ; ARNAL, J. V. ; ARTIGAS, R. C. ; GOMEZ, M. ; SANCHEZ, A. L. ; PALAU, A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; IKEMOTO, S. M. ; PEREIRA, S. C. ; BARCELOS, S. S. ; NAPOLEAO, P. . WORKSHOP ?ANÁLISE, PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS?. 2013. (Outro).

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; BARCELOS, S. S. ; PEREIRA, S. C. ; IKEMOTO, S. M. ; NAPOLEAO, P. . Oficina de Trabalho "Capacitação em gestão de risco de desastres: fortalecimento em gestão e modelagem de inundações". 2013. (Outro).

FREITAS, Viviani de Moraes . Arte Contemporânea de Estudantes do CERB. 2009. (Exposição).

FREITAS, Viviani de Moraes . Cenário de Harmonia e Beleza para a Paz. 2005. (Exposição).

Participação em eventos

Concurso para Professor Adjunto DPUR/FAU, Setor Paisagismo e Meio Ambiente.2o lugar - Concurso Edital 460/13, realizado no período de 19 a 23 de maio de 2014. 2014. (Outra).

XIV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Perspectiva semiótica da (des)construção do espaço carioca: o conjunto de objetos arquitetônicos do "Pentágono do Milênio". 2011. (Encontro).

XV Semana de Planejamento Urbano e Regional - Espaço e Vida Pública: Território, Imaginário e Poder.A desconstrução do espaço carioca na ?Era Cesar Maia? (1993-2008): reflexões sobre o modelo de planejamento urbano estratégico e o conjunto de objetos arquitetônicos denominado ?Pentágono do Milênio?.. 2009. (Seminário).

6° Coloquio Transformaciones Territoriales. Mesa Temática: Lo urbano y la equidad social.El cuestionamiento de los modelos de política urbana como propuesta de desarrollo del territorio con equidad.. 2006. (Seminário).

Seminário Grandes Projetos Urbanos: o que se pode aprender com a experiência brasileira?. 2006. (Seminário).

XII Encontro da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regiona.Aonde vamos? O modelo estratégico e suas diferentes abordagens de política urbana do Rio de Janeiro e Salvador.. 2006. (Seminário).

Concurso Panorama do Ensino Médio: Virtudes, Problemas e Sugestões.A produção do conhecimento no Ensino Médio: pensamento, compreensão, ação e transformação. 2005. (Outra).

IV Seminário Nacional de Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento.O planejamento estratégico das cidades: um caso de ironia objetiva?. 2005. (Seminário).

III Seminário Nacional Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local.A questão da revitalização na problemática do planejamento: o caso do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro: redução ou aumento da distância entre integrados e excluídos?. 2004. (Seminário).

Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional Discutindo a política nacional de apoio à regularização fundiária sustentável - IPPUR/UFRJ. 2004. (Oficina).

Semana de Arquitetura Rural e Urbana da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.O Ateliê de Arquitetura Rural e Urbana. 2004. (Encontro).

VIII Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores sobre Globalização e Território.O papel das cidades, os novos modelos de planejamento, o retorno aos projetos urbanos e a revitalização urbana do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro.. 2004. (Seminário).

X Semana IPPUR.O planejamento estratégico voltado à revitalização urbana: ampliação do acesso a terra urbanizada ou permanência da cultura da exclusão social na cidade do Rio de Janeiro. 2004. (Seminário).

1o Seminário Mato-Grossense Desenvolvimento, Cultura e Mercado & Inovação e Desig. 2003. (Seminário).

II Seminário em Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local.Reorganização territorial no Rio de Janeiro: Momentos de intervenção urbana em São Cristóvão. 2003. (Seminário).

X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Das trevas às luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Isabel Aquino e Silva

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; WERNER, Deborah. Sistema Viário do Oeste/Ponte Salvador-Itaparica na Região Metropolitana de Salvador: pontos e contrapontos de uma macroestrutura rodoviária na Baía de Todos os Santos. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Leonardo Machado Coelho Monteiro

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; SILVA, Renata Bastos da; SANTOS JUNIOR, O. A.. O Programa de Urbanização "PAC-FAvelas"visualizado através de representações do cotidiano infanto-juvenil em Manguinhos-RJ.. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Filipe Ungaro Marino

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; LIMA JUNIOR, P. N.; Kleiman, Mauro. Infraestrutura: Símbolo e alegoria da mobilidade - O caso da Estação Cidade Nova no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Maria Aparecida de Figueirêdo

Kleiman, Mauro; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes. Criação de um pólo moveleiro e o contexto do desenvolvimento econômico de Caxias - RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Humberto Ferreira da Silva

Kleiman, Mauro; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes. Mobilidade em Manguinhos e a efetividade social dos impactos das intervenções do PAC. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: José Cavalcanti dos Santos

OLIVEIRA, Alberto de;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; GAVIRIA, Edwin Alberto Muñoz; LIMA, Luiza Rosa Barbosa de. As Unidades de Polícia Solidária de Campina Grande e a filosofia da Polícia Comunitária.. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA

PFEIFFER, Cláudia Ribeiro; EGLER, Tamara Tania Cohen;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; SOUSA, C. M.; PÓVOA NETO, Helion. Contribuições da Ciência Geográfica para a leitura e compreensão da dinâmica de territórios: uma proposta teórico-metodológica. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Larissa Ataíde Martins Lins Bezerra

Kleiman, Mauro; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro; KAUFFMAN, M. O.;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; OKADA, D. S.. A questão da sustentabilidade urbana nos planos diretores de Campina Grande de 1996 e 2006. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Denise Setsuko Okada Ahmed

Kleiman, Mauro; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; FIORILLO, C. A. P.; YOSHIDA, C. Y. M.. Áreas contaminadas e sua inserção no planejamento urbano da cidade do Rio de Janeiro: a relevância jurídica dos instrumentos urbano-ambientais. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Roberto Lucas Junior

Kleiman, Mauro; OLIVEIRA, F. L.;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; BAHIA, Sergio Rodrigues; SILVA, V. F.. Política de Transportes - contribuição para uma nova configuração e soluções inovadoras para a mobilidade urbana: o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Márcia de Oliveira Kauffmann Leivas

LEIVAS, M. O. K.;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; Kleiman, Mauro; SANTOS, N. B.; SILVA, L. P.; OLIVEIRA, H. S.. Indicadores na legislação urbanística carioca em novas formulações de sustentabilidade urbana: contribuição para o desenvolvimento de indicador de ocupação sustentável da bacia hidrográfica (IOS-BH). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; EGLER, Tamara Tania Cohen; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro; PÓVOA NETO, Helion. Proposta teórico-metodológica para leitura e compreensão da dinâmica dos territórios: o caso so espaço agrário em torno do açude de Boqueirão - PB. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Marcia Oliveira Kauffman Leivas

OLIVEIRA, H. S.; Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; SANTOS, N. B.. Indicadores na legislação urbanística carioca em novas formulações de sustentabilidade urbana: contribuição para o desenvolvimento de indicador de ocupação sustentável da bacia hidrográfica (IOS-BH). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Leonardo Machado Coelho Monteiro

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; SILVA, Renata Bastos da. O olhar das crianças de Manguinhos diante do PAC-Favelas.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Polyana Damasceno dos Santos Feitoza

OLIVEIRA, Alberto de;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; WERNER, Deborah. Financeirização da Política Habitacional: Implicações dos Fundos Imobiliários na Produção de Moradia e Desenvolvimento Urbano no Brasil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Isabel Aquino e Silva

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; PECHMAN, Robert Moses. Pontos e contrapontos de um macroprojeto de infraestrutura viária sobre as águas da Baía de Todos os Santos: possíveis impactos urbanos da Ponte Salvador Itaparica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Felipe Ungaro Marino

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; LIMA JUNIOR, P. N.. O fetiche da infraestrutura e a alegoria da mobilidade: um estudo da estação cidade nova e da infraestrutura de transportes no Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Humberto Ferreira da Silva

Kleiman, Mauro;FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes; PFEIFFER, Cláudia Ribeiro. Mobilidade em Manguinhos e a efetividade social dos impactos das intervenções do PAC. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Cíntia Chagas Emerick

FREITAS, Viviani de Moraes; MARTINS, C.; PORTOCARRERO, J. A. B.. Central de Distribuição de Produtos para uma Rede de Supermercados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Roberto Rodrigues de Souza

FREITAS, Viviani de Moraes; ADRIAO, J. M.; CASTOR, R.. Centro Cultural Pró-Música Popular de Cuiabá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Neura Marafon

FREITAS, Viviani de Moraes; SILVA, M.; CHILETTO, R. C. O.. Centro de Diagnóstico em Sorriso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: GRAZIELLI VANZAN

FREITAS, Viviani de Moraes; RIBEIRO, Julio Cesar; CASTOR, R.. Centro de Terapias Alternativas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Renata Caramuru Biancardini

FREITAS, Viviani de Moraes; MACIEL, A. R.; SANTOS, J. A. L.. Crematório em Cuiabá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Alisson Santos Silva

FREITAS, Viviani de Moraes; LEMES, N.; PEREZ, M.. Indústria Frigorífica em Várzea Grande. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Marcela Bastos Tomaz

FREITAS, Viviani de Moraes; MARTINS, C.; SANTOS, J. A. L.. Parque Zoológico em Cuiabá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: HILDENET MEDEIROS DE SOUZA

FREITAS, Viviani de Moraes; PEREZ, M.; RIBEIRO, Julio Cesar. Shopping Center em Várzea Grande. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes. Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior na Classe de Adjunto - 40h DE. 2010. Universidade Federal Fluminense.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes. Concurso Público Magistério Superior Campus Seropédica. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FREITAS, Viviani de Moraes. Concurso Público para os Cargos de Advogado Júnior, Arquiteto Júnior e Engenheiro Júnior. 2006. Caixa Econômica Federal.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor da Educação Superior. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Desenho Arquitetônico e Informática Aplicada I e II. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes; SOUZA, J. L. B.; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplina: Arquitetura e Urbanismo. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Teoria e Projeto IV, Paisagismo II e Projeto Alternativo I. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substitudo do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Conforto Ambiental, Construção Rural e Teoria e Projeto IV. 2004.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Desenho Arquitetônico e Informática Aplicada I e II. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Desenho Arquitetônico e Informática Aplicada I e II. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Conforto Ambiental, Construção Rural e Teoria e Projeto IV. 2004. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplina: Arquitetura e Urbanismo. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Paisagismo, Ecologia Urbana e Teoria e Projeto III. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplina: Arquitetura e Urbanismo. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplinas: Paisagismo, Ecologia Urbana e Teoria e Projeto III. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplina: Paisagismo, Ecologia Urbana e Teoria e Projeto III. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

SOUZA, J. L. B.;FREITAS, Viviani de Moraes; Biancardini Filho, Ary. Teste Seletivo para Professor Substituto do DARU/ UNEMAT - Disciplina: Arquitetura e Urbanismo. 2003. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Orientou

Alessandra Ribeiro Aguiar

A importância do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social na política de habitação do município; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em gestão Municipal) - Fundação Educacional de Macaé; (Orientador);

Milton Silva de Azevedo

A importância do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social na política de habitação do município; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em gestão Municipal) - Fundação Educacional de Macaé; (Orientador);

Deyse Aparecida Carvalho da Frota e Samantha Fragoso

Macaé cidade desafio: Caminhos percorridos em Política Urbana e Direito à Moradia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIP) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Andréia N

Ernandes Machado e Fernanda Costa Ramos Lima; Políticas e Programas Públicos para Pessoas com Deficiência em Macaé; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIP) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Elizabeth Fátima M

de O; Neves e Jader Celso G; de Souza; Urbanização em Macaé: Processo ihistórico e novos desafios; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIP) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Marcelo Augusto Gonzales Felix Filho

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Anna Beathriz Cardoso de Moura Assunção Ferreira

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Felipe de Oliveira Barros Lima

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

João Pedro Abreu de Souza

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Liliam da Silveira Vieira

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Sara Costa Hart

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Dandara Araújo da Silva

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Leonardo Almeida Costa

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Thamires Martins Pereira

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Victória Vieira da Fonseca

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Rebecca Victoria de Freitas Batista Fraga da Silva

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Raquel Ferreira Mendes

Sustentabilidade como Prática Construtiva; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Ines Ferrari

Projeto de Paisagismo da Área de Convivência do Campus Barra do Bugres - UNEMAT; 2004; Orientação de outra natureza; (Arquitetura Rural e Urbana) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Eleozina Lima e Sheila Veraschin

Projeto de Paisagismo do Novo Prédio do Campus Barra do Bugres - UNEMAT; 2004; Orientação de outra natureza; (Arquitetura Rural e Urbana) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Carla Balão, Eleozina Lima e Evelyn Trierweiler

Projeto Arquitetônico para a Reforma da Biblioteca do Campus de Tangará da Serra - UNEMAT; 2004; Orientação de outra natureza; (Arquitetura Rural e Urbana) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Gustavo Cofani e Wellington Mello

Capela-Oratório da Paróquia Santa Cruz, no Centro de Barra do Bugres - MT; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Perspectiva semiótica da (des)construção do espaço carioca: o conjunto de objetos arquitetônicos do "Pentágono do Milênio". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. XIV, p. 000-000, 2011.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . Revitalização e mercado imobiliário: Tendências futuras para o bairro de São Cristóvão. Microboletim Chão Urbano, IPPUR, , v. 3, p. 1 - 2, 16 out. 2000.

  • FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Perspectiva semiótica da (des)construção do espaço carioca: o conjunto de objetos arquitetônicos do. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011, Rio de Janeiro. Quem planeja o Território? Atores, arenas e estratégias., 2011.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A (des)construção do espaço carioca na "Era Cesar Maia" (1993-2008): Reflexões sobre o modelo de planejamento urbano estratégico e o conjunto de objetos arquitetônicos denominado "Pentágono do Milênio". In: XV Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XV Semana de Planejamento Urbano e Regional - Espaço e Vida Pública: Território, Imaginário e Poder. Rio de Janeiro: IPPUR, 2009.

  • FREITAS, Viviani de Moraes ; Kleiman, Mauro . El cuestionamiento de los modelos de política urbana como propuesta de desarrollo del territorio con equidad. In: 6° Coloquio Transformaciones Territoriales - Mesa Temática: Lo urbano y la equidad social, 2006, Santa Fé. Annales del 6o Coloquio Transformaciones Territoriales. Santa Fé: Associación Universidads Gupo Montevideo, 2006. v. 1. p. 18-19.

  • FREITAS, Viviani de Moraes ; Kleiman, Mauro ; MENDES, Victor Marcelo de Oliveira . Aonde vamos?: O modelo estratégico e suas diferentes abordagens de política urbana do Rio de Janeiro e Salvador. In: XII Encontro da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2006, Viseu. Actas do 12o Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional. Coimbra: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2006. v. 1. p. 38-40.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . O planejamento estratégico das cidades: Um caso de ironia objetiva?. In: IV Seminário Nacional de Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento, 2005, Salvador. Anais do IV Seminário Nacional de Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento. Salvador: UCSAL, 2005.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . O planejamento estratégico voltado à revitalização urbana: Ampliação do acesso a terra urbanizada ou permanência da cultura da exclusão social na cidade do Rio de Janeiro. In: X Semana IPPUR, 2004, Rio de Janeiro. Anais da X Semana IPPUR. Rio de Janeiro: IPPUR, 2004.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . O papel das cidades, os novos modelos de planejamento, o retorno aos projetos urbanos e a revitalização urbana do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. In: VIII Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores sobre Globalização e Território, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Investigadores sobre Globalização e Território, 2004.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A questão da revitalização na problemática do planejamento: O caso do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro: redução ou aumento da distância entre integrados e excluídos?. In: III Seminário Nacional de Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local, 2004, Salvador. Anais do III Seminário Nacional de Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local. Salvador: UCSAL, 2004.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . Das trevas às luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. In: X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2003, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro: ANPUR, 2003.

  • FREITAS, Viviani de Moraes . Reorganização territorial no Rio de Janeiro: Momentos de intervenção urbana em São Cristóvão. In: II Seminário em Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local, 2003, Salvador. Anais do II Seminário em Infra-Estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local. Salvador: UCSAL, 2003.

  • FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; NAPOLEAO, P. R. M. ; IKEMOTO, S. M. ; JOHNSON, R. M. F. . 17 Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Perspectiva semiótica da (des)construção do espaço cariioca: o conjunto de objetos arquitetônicos do "Pentágono do Milênio". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A (des)construção do espaço carioca na "Era Cesar Maia" (1993-2008): Reflexões sobre o modelo de planejamento urbano estratégico e o conjunto de objetos arquitetônicos denominado "Pentágono do Milênio". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Viviani de Moraes ; Kleiman, Mauro . El cuestionamiento de los modelos de política urbana como propuesta de desarrollo del territorio con equidad. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; Kleiman, Mauro ; MENDES, Victor Marcelo de Oliveira . Aonde vamos?: O modelo estratégico e suas diferentes abordagens de política urbana do Rio de Janeiro e Salvador.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . O planejamento estratégico das cidades: Um caso de ironia objetiva?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A produção do conhecimento no Ensino Médio: Pensamento, compreensão, ação e transformação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A Evolução Urbana de São Cristóvão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A questão da revitalização na problemática do planejamento: O caso do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro: redução ou aumento da distância entre integrados e excluídos?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . Reorganização territorial no Rio de Janeiro: Momentos de intervenção urbana em São Cristóvão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Viviani de Moraes . A produção do conhecimento no Ensino Médio: pensamento, compreensão, ação e transformação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2005 (Concurso).

Outras produções

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; NAPOLEAO, P. ; RIBEIRO, L. B. R. ; OLIVEIRA, M. B. D. ; PEREIRA, L. H. J. ; LARDOSA, E. I. ; BOCHNER, J. K. ; CHORNY, A. L. V. ; MOREIRA, G. A. C. ; TEIXEIRA, F. O. . Implementação da Lei Estadual No. 6.312/2012 e da Resolução CONEMA No. 50/2013, que se referem ao Documento de Enquadramento Urbanístico-Ambiental (DEUA) e revogação da Resolução IINEA No. 50/2013. 2014.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MADEIRA, Cristiane Fernandes Nunes Moragas Madeira ; ZANI, M. V. ; LIMA, Luis Dias da Mota ; SILVA, R. V. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Ambiental Integrada (LAI), no âmbito do processo administrativo SEI-070002/015245/2023, referente à implantação de uma planta de briquetagem, a ser implantada dentro da usina siderúrgica da Ternium Brasil Ltda., no Distrito Industrial de Santa. 2024.

ZANI, M. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SOARES, F. F. L. ; ALVES, Priscilla Ribeiro ; LIMA, Luis Dias da Mota ; SILVA, Sheila Pereira Jaguary ; SOUZA JUNIOR, Ricardo de CastroC. d . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-E-07002100658/2018, referente à implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica denominada PCH Macaé (17,7MW), no Rio Macaé, em Casimiro de Abreu e Macaé, sob a responsabilidade da empresa Ipar. 2024.

ZANI, M. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SOARES, F. F. L. ; CASTRO, R. J. M. ; PEGORARO, L. H. F. S. ; SOUZA JUNIOR, Ricardo de CastroC. d ; ALVES, Priscilla Ribeiro . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo E-07/002107668/2018, referente à implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica denominada PCH Boa Vista (14,0 MW), no Rio Macaé, em Casimiro de Abreu e Macaé, sob a responsabilidade da empresa Cen. 2024.

CASTRO, R. J. M. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MADEIRA, Cristiane Fernandes Nunes Moragas Madeira ; LOPES, Henrique Egues ; MEDEIROS, Amanda Ribeiro de ; SPELTA, Daniela Fernandes . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI(1)070007/00124/2022, referente ao Projeto de Instalação do Parque Termoelétrico do Polo GasLub, com operação à Gás Natural e capacidade total de 1867MW, sob a responsabilidade da empresa Petróle. 2023.

GOMES, C. S. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; LOPES, Henrique Egues ; SOUZA, Patricia Suane ; ZANI, M. V. ; GONZAGA, Mariana Sathler Mozart . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito dos processos administrativos SEI-070002/007158/2020 e SEI-07/0028255/14, referentes a atividade de extração e beneficiamento de calcário, em Cantagalo, sob a responsabilidade da empresa Mineradora de Calcário Ltda. (EMCA).. 2023.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; LIMA, Fernanda de Andrade ; CALVANO, Jaqueline Siqueira ; QUEIROZ, Carina Motta ; FONTELLES, Clarissa Moschiar. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-070022/000053/2023, referente ao projeto Central de Armazenamento e Distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) para caminhões, em São João da Barra, sob a responsabilidade da empresa GNA. 2023.

ROSÁRIO, Luana Santos do ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; GONÇALVES, Bruno César Ferreira ; MEDEIROS, Amanda Ribeiro de ; FONTELLES, Clarissa Moschiar. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-070002/009485/2023, referente implantação de bairro planejado de ocupação mista (residencial e comercial), sob a responsabilidade da empresa Parque Recreio Participações e Empreendimentos Imobil. 2023.

ROSÁRIO, Luana Santos do ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; GONÇALVES, Bruno César Ferreira ; FONTELLES, Clarissa Moschiar. ; HENRIQUES, Maria Carolina . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-070002/006132/2023, referente implantação de bairro planejado de ocupação mista (residencial e comercial), sob a responsabilidade da empresa Granjas Calabria Agricultura e Pecuária Ltda.. 2023.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; MEDEIROS, Amanda Ribeiro de ; LOPES, Henrique Egues ; SANTANA, L. D. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-070002/015786/2023, referente implantação Linha de Transmissão de 500KV, com 110Km de extensão, de Itaboraí a Rio das Ostras, sob a responsabilidade da empresa Petróleo Brasileiro S.A.. 2023.

SOARES, F. F. L. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; FEDERICO NETO, A. ; CASTRO, R. J. M. ; MENCARINI, R. E. P. ; MORAES, L. E. S. ; MOZART, Mariana Sathler ; DUARTE, Fernanda Setta . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo SEI-070008/000039/2023, referente ao projeto para Obras de Fixação da Barra Franca com Recuperação do Molhe, na Lagoa de Saquarema, em Saquarema, sob a responsabilidade do Município de Saquarema.. 2023.

GOMES, C. S. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SOUZA JUNIOR, Ricardo de CastroC. d ; CALVANO, Jaqueline Siqueira ; BARBOSA, Giselle Ramalho ; SILVA, Sheila Pereira Jaguary . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito dos processos administrativos SEI-070002/001749/2022, SEI-E-07/504971/2009 e SEI-E-07/504969/2009, referentes a implantação de atividade de extração mineral, sob a responsabilidade da empresa RS Nunes Extração de Minerais. 2023.

CASTRO, R. J. M. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; SOUZA, Patricia Suane ; CALVANO, Jaqueline Siqueira . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e o acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo Avatar SEI-E-070007/000115/2022, referente ao Projeto de Transmissão de Energia ? Linha de Transmissão 345KV COMPERJ e outras, sob a responsabilidade da empresa SSP Transmissora de Energia SA.. 2022.

GOMES, C. S. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALVES, Ronaldo Alcedo Reis ; SILVA, Paulo Cesar Ferreira da ; ZANI, M. V. ; SOUZA, Patricia Suane . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo Avatar SEI-E-070005/000426/2021, referente a implantação de um lotemaneto com 844 lotes, em Pinheiral e Volta Redonda, sob a responsabilidade da empresa Terranobre Empreendimentos Imobiliários.. 2022.

ROSÁRIO, Luana Santos ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; VALLE, Alexandre Ornellas do ; SIGNORELLI, C. A. ; SOUZA, Patricia Suane ; CALVANO, Jaqueline Siqueira ; MOZART, Mariana Sathler ; DUARTE, Fernanda Setta . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito dos processos SEI-070002/001744/2022 e E-07/500540/2010, referente a atividade de extração e beneficiamento de calcário e granito, em Cantagalo, sob a responsabilidade da empresa Votorantim Cimentos SA.. 2022.

ROSÁRIO, Luana Santos do ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; ALVARO, Thiago Teles ; RIBEIRO, M. O. ; SANTOS, Messias Carvalho . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo Avatar SEI-070008/000193/2022, referente a implantação de um loteamento residencial, comercial e misto, em São Pedro da Aldeia, sob a responsabilidade da empresa TFFN Empreendimentos e Participações. 2022.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; CALVANO, Jaqueline Siqueira ; QUEIROZ, Carina Motta ; PEDREIRA, A. C. L. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo E-07/0026314/2019, referente a ampliação do oleoduto sul em cerca de 68km entre a Estação de Barra do Furado e o TECAB e outros, em Quissamã e Macaé, sob a responsabilidade da empresa Vast Infraestr. 2022.

GOMES, C. S. V. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SILVA, Lidiane Cristine da ; MOZART, Mariana Sathler ; ROSA, D. T. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito dos processos administrativos SEI-E-070002/012861/2021 e SEI-E-07/0022805/16 da atividade extração de rocha para produção de brita, no município de Magé, sob a responsabilidade da empresa Covém Mineração Ltda.. 2022.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; SELOS, R. S. O. F. ; CUNHA, R. F. ; ROSA, D. T. C. ; NETTO, I. G. ; AZEVEDO, V. F. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA referente ao requerimento de LP, no âmbito do processo administrativo E07/002.031121/2021, de um aterro sanitário de resíduos sólidos não perigosos em Duque de Caxias, sob a responsabilidade da empresa Haztec Tecnologia E Planejamento Ambiental.. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; COUTADA, J. M. ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; SELOS, R. S. O. F. ; ROSA, Rafael ; NETTO, I. G. ; AZEVEDO, V. F. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo E-07/002.031121/2021 da atividade de aterro sanitário de resíduos sólidos não perigosos em Duque de Caxias, sob a responsabilidade da empresa Haztec Tecnologia e. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; COUTADA, J. M. ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; SELOS, R. S. O. F. ; ROSA, Rafael ; NETTO, I. G. ; AZEVEDO, V. F. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo E-07/002.031121/2021 da atividade aterro sanitário de resíduos sólidos não perigosos, em Duque de Caxias, sob a responsabilidade da empresa Haztec Tecnologia.. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; BIELSCHOWSKY, C. ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; JACCOUD, Carlos Fellipe de Siqueira ; LEO, O. C. ; CASTRO, R. J. M. ; NUNES, Dayana Martins ; BARBOSA, M. O. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia para a análise da viabilidade ambiental para a implantação de de loteamento misto, no município de Rio das Ostras, sob a responsabilidade da empresa Vale dos Diamantes Participações Ltda.. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MOITA, J. V. M. O. ; FEDERICO NETO, A. ; SILVA, Rafael Pedra da Maia ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; ROSÁRIO, Luana Santos do ; ROSA, D. T. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA e RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo E-07/002.31166/A/2021, de projeto de dragagem do novo canal de navegação de Itaguaí, denominado como derivativo, sob a responsabilidade da empresa Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; LOUSADA, G. F. M. ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; ROSA, D. T. C. ; NUNES, G. A. ; SOUSA, Janaína da Silva ; CARVALHO, M. S. V. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA /RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo Nº E-07/002.31129/A/2021 do empreendimento construção de novo Autódromo, localizado no município do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da empresa Rio Motorpark Holding S/A.. 2021.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ROSA, D. T. C. ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; SILVA, Milena Alves da ; SANTANA, L. D. ; FRANCO, Maryanna de Oliveira ; SOUZA, Patricia Suane ; MENCARINI, R. E. P. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA referente ao requerimento de Licença Prévia, no âmbito do processo administrativo E-07/002.107690/18 do empreendimento PCH Aré, a PCH São Joaquim e a PCH Paraíso, sob titularidade da empresa Central Geradora Hidrelétrica Paraíso Ltda.. 2021.

SOARES, F. F. L. ; RAMOS, M. A. ; FEDERICO NETO, A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; ALVES, R. B. G. ; MORAES, L. E. S. ; EINLOFT, G. ; FAGUNDES, R. L. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise da concepção e localização do ?Projeto de Mesodrenagem da Enseada de Botafogo com proteção sanitária e disposição subaquática no canal central da Baía de Guanabara, no RJ', sob titularidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). 2020.

RAMOS, M. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; SANTANA, L. D. ; NUNES, Dayana Martins ; SOUZA, Patricia Suane ; Mencarini, Raquel Emerick Pereira . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder a análise e o acompanhamento de EIA e de RIMA referente ao requerimento de LP nos autos do processo E-07/002.296/19 para proceder a análise da concepção da PCH Cachoeira Alegre com potência instalada de 12 MW, sob a titularidade da empresa Central Geradora Hidrelétrica Paraíso Ltda.. 2020.

RAMOS, M. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; SANTANA, L. D. ; NUNES, Dayana Martins ; SOUZA, Patricia Suane ; MENCARINE, R. E. P. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder a análise e o acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente ao requerimento de LP, nos autos no Processo E-07/002.107690/18, para proceder a análise da concepção e localização da PCH Aré, com potência instalada de 13,1 MW, sob titularidade da empresa Central Geradora Hidrelétrica Paraíso Ltda.. 2020.

RAMOS, M. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; SANTANA, L. D. ; NUNES, Dayana Martins ; SOUZA, Patricia Suane ; MENCARINE, R. E. P. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder a análise e o acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente ao requerimento de LP, nos autos do processo E-07/002.107692/18, para proceder à análise da concepção e localização da PCH São Joaquim, com potência instalada de 12 MW, sob a titularidade da empresa Central Geradora Hidrelétrica Paraíso Ltda.. 2020.

RAMOS, M. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; SOARES, F. F. L. ; PINTO, D. M. ; ALMEIDA, A. C. L. B. ; PEIXOTO, M. G. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e o acompanhamento do RAS, referente ao acompanhamento de LP, nos autos do Processo E-07/002.107709/18, para proceder à análise da concepção e localização da PCH Paraíso, com potência instalada de 7,2 MW, sob a titularidade da empresa Central Geradora Hidrelétrica Paraíso Ltda.. 2020.

RAMOS, M. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; SANTANA, L. D. ; NUNES, Dayana Martins ; SOUZA, Patricia Suane ; Mencarini, Raquel Emerick Pereira . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente ao requerimento de LP, nos autos do Processo E-07/002.510/20 para proceder a análise da concepção e localização da ampliação do Aeroporto de Macaé, sob a titularidade da empresa Aeroporto Sudeste do Brasil SA.. 2020.

SOARES, F. F. L. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; RAMOS, M. A. ; PINTO, D. M. ; BELLOT, A. C. L. ; PEIXOTO, M. G. ; ZANI, M. V. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento de EIA/RIMA, referente à ampliação do Aeroporto de Macaé, sob a responsabilidade da empresa Aeroporto Sudeste Brasil S/A.. 2020.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CHAMBERLAIN, I. M. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; REIS, Ana Cecília Coelho Meirelles ; GOMES, Natália Rodrigues ; NETTO, I. G. ; NUNES, G. A. ; MUNIZ, Mylena Pereira . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e ao acompanhamento do EIA/RIMA, referente ao requerimento de Licença Prévia, nos autos do Processo No E-07/002.30988/2020, para a análise da viabilidade ambiental do projeto de Ecobairro, sob a titularidade da empresa AMR Empreendimentos Imobiliários Ltda.. 2020.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CARVALHO, A. D. ; CASTRO, R. J. M. ; PEDREIRA, A. C. L. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica, análise do EIA e de seu RIMA e acompanhar o processo de Licenciamento Ambiental, referente à Instalação de dois oleodutos de 44KM que farão a integração da Unidade para Tratamento de Petróleo no Porto do Açu à Estação de Barra do Furado, da Petrobrás, no Município de Quissamã.. 2019.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MANOEL, F. S. ; CARVALHO, A. D. ; CASTRO, R. J. M. ; FERRAO, N. V. S. ; CAVALCANTI, P. M. P. S. ; SILVA, R. V. . Participação em Grupo de Trabalho para acompanhar de Licenciamento Ambiental referente à Implantação de uma Usina Termelétrica em Ciclo Combinado, composta de 2 (dois) blocos geradores: (I) UTE Novo Tempo GNA I (1.802MW) e; (II) A UTE Novo Tempo GNA II (1.298MW), e gasoduto, emissário submarino, linha de transmissão e adutora), no Município de São João da Barra.. 2019.

FEDERICO NETO, A. ; SOARES, F. F. L. ; DIAS, F. C. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MOITA, J. V. M. ; CARVALHO, M. S. V. . Participação em Grupo de Trabalho para análise do EIA e de RIMA, referente ao Projeto de Restauração da Circulação Hidrodinâmica e Revitalização Ambiental das Regiões dos Municípios de Niterói e São Gonçalo, sob a responsabilidade da Secretaria de Portos da Presidência da República.. 2019.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CASTRO, R. J. M. ; MONTEIRO, F. C. D. ; CARVALHO, A. D. . Participação em Grupo de Trabalho para análise e acompanhamento do EIA e do RIMA, referente à implantação de Linha de Transmissão de 500kV Açu ? Campos 2, que interligará a Usina Termelétrica UTE GNA Porto do Açu III, localizada no Setor Especial do Porto do Açu (SEPA), no Município de São João da Barra, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), na SE CAMPOS 2, no Município de Campos dos Goytacazes.. 2019.

MONTEIRO, F. C. D. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CARVALHO, A. D. ; GOMES, C. S. V. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento do EIA e do seu RIMA, referente à implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica denominada PCH Macaé, no Rio Macaé (17,7MW), nos limites entre os municípios de Casimiro de Abreu e Macaé, sob a responsabilidade da IPAR Participações LTDA.. 2019.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MONTEIRO, F. C. D. ; RIBEIRO, M. O. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica, analisar o EIA e o RIMA e acompanhar o processo de licenciamento ambiental, referente à implantação do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 2019.

MONTEIRO, F. C. D. ; GOMES, C. S. V. ; CASTRO, R. J. M. ; SOUZA, Patricia Suane ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Participação em Grupo de Trabalho para proceder a análise e acompanhamento do RAS referente ao requerimento de LP para análise da viabilidade ambiental para implantação da PCH Providência, no município de Teresópolis,sob responsabilidade da Empresa Watermark Engenharia e Sistema LTDA. e cancelamento do Portaria INEA/DILAM Nº 087, DE 22/09/10.. 2019.

MONTEIRO, F. C. D. ; NUNES, Dayana Martins ; SOUZA, Patricia Suane ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica específica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, para análise da viabilidade ambiental para as obras de revitalização da Pequena Central Hidrelétrica Denominada PCH-Glicério, localizada no Município de Macaé, sob a responsabilidade da Quanta Geração S.A.. 2019.

SILVA, B. M. P. ; ROCHA, R. T. ; CARDOSO, R. O. S. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; MORAIS, G. R. ; MELLO, R. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à análise do requerimento de uma rodovia com duas ou mais pistas de rolamento, construção de variante, obras com comprimento linear de 23 km, a ser localizado no município de Volta Redonda, sob a responsabilidade da concessionária Acciona Concessões Rodovia do Aço SA. 2018.

SILVA, B. M. P. ; SANTOS, A. V. ; ROCHA, R. T. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; MORAIS, G. R. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise do requerimento de Licença de Instalação global do terminal aero-rodo-marítimo de Angra dos Reis, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte do Rio de Janeiro (SETRANS). 2018.

ROCHA, R. T. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; PINTO, D. M. ; SANTANA, L. D. ; CARDOSO, R. O. S. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; CORREA, C. O. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à atividades de extração e beneficiamento de calcário, no município de Cantagalo, sob a responsabilidade da Mineradora de Calcário Ltda (EMCA). 2018.

PINTO, D. M. ; SANTANA, L. D. ; TAVARES, R. ; LIMA, D. F. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SIGNORELLI, C. A. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento do EIA e de seu RIMA, referente à implantação de Loteamento Residencial, localizado no Município de Paraty, sob a responsabilidade da empresa Selvamar Imobiliária Ltda.. 2018.

ROCHA, R. T. ; PINTO, D. M. ; SIGNORELLE, C. A. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; MONTEIRO, F. C. D. ; SOARES, F. F. L. ; TEIXEIRA, V. C. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à implantação de duas Linhas de Transmissão entre Paracambi e Rio das Ostras/Campos com Subestação de Energia em Campos, sob a responsabilidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).. 2018.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ROCHA, R. T. ; PINTO, D. M. ; SANTANA, L. D. ; CORRÊA, C. O. ; CARDOSO, R. O. S. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente á atividade de extração e beneficiamento de calcário, no município de Cantagalo, sob a responsabilidade da Empresa Mineradora de Calcário Ltda. (EMCA) através da PORTARIA INEA PRES Nº 720, de 22 de junho de 2017.. 2017.

ROCHA, R. T. ; PINTO, D. M. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; CARDOSO, R. O. S. ; LIMA, D. F. ; SANTANA, L. D. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente á atividade de extração de areia e saibro, no município de Duque de Caxias, sob a responsabilidade da Empresa de Mineração Triângulo de Xerém Ltda. através da PORTARIA INEA PRES Nº 728, de 31 de agosto de 2017.. 2017.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; LIMA, D. F. ; PINTO, D. M. ; ROCHA, R. T. ; FARHAT, M. S. ; NUNES, G. A. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à implantação do loteamento residencial denominado Alphaville, no município de Cabo Frio, sob a responsabilidade da empresa Horizon 35 Empreendimentos Imobiliários SA. 2017.

OLIVEIRA, M. L. S. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; JEREMIC, M. ; CASTRO, R. J. M. ; ROCHA, R. T. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à atividade de extração e britagem de granito, localizada no município de Seropédica, sob a responsabilidade da empresa Votorantim Cimentos S/A, através da Portaria INEA PRES No 748, de 30 de novembro de 2017.. 2017.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SILVA, A. B. ; SIGNORELLI, C. A. ; PINTO, D. M. ; LIMA, D. F. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; ROCHA, R. T. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à extração mineral de saibro, localizada no município de Queimados, sob a responsabilidade da empresa Construtora Sampaio Ltda, através da PORTARIA INEA PRES No 714, de 05 de maio de 2017.. 2017.

CAVALCANTI, P. M. P. S. ; LIMA, D. F. ; PINTO, D. M. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; SOARES, F. F. L. ; ROCHA, R. T. ; ALMEIDA, N. R. B. ; NUNES, G. A. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA/RIMA, referente à implantação do sistema de autoprodução de energia da planta da Ferroport, localizada no município de São João da Barra, sob a responsabilidade da empresa Ferroport Logística Comercial Exportadora SA, através da PORTARIA INEA PRES No 749, 30 de novembro de 2017.. 2017.

ROCHA, R. T. ; ANDRADE, B. G. ; SILVA, L. F. C. E. ; SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALVAREZ, M. G. L. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; FERNANDES, L. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à implantação da rodovia RJ-109, a ligar a BR-101 (Av Brasil), Km 382, à BR-493 (Arco Metropolitano), Km 53, localizada nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da Fundação Departamento de Estradas e Rodagem do RJ. 2016.

ROCHA, R. T. ; ANDRADE, B. G. ; SILVA, L. F. C. E. ; SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALVAREZ, M. G. L. ; MONTEIRO, F. C. D. ; FERNANDES, L. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à ampliação da rodovia BR-101/RJ, entre o km 416,5 (trevo de acesso a Itacuruçá) e o km 433,1 (entroncamento com a RJ-149 no trevo de acesso ao Rio), localizada no município de Mangaratiba, sob a responsabilidade da empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL). 2016.

ROCHA, R. T. ; ANDRADE, B. G. ; SILVA, L. F. C. E. ; SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ALVAREZ, M. G. L. ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; FERNANDES, L. C. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à ampliação da rodovia BR-465/RJ, que liga a BR-116 (Dutra) à BR-101 (Av. Brasil), localizada no município de Seropédica, sob a responsabilidade da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL). 2016.

SANTOS, S. C. F. ; MONTEIRO, F. C. D. ; ROCHA, R. T. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; KAZAY, D. F. ; TIBAO, C. H. T. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de Relatório Ambiental Simplificado (RAS), para a viabilidade ambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São João, localizada no município de Silva Jardim, sob a responsabilidade da Companhia Prolagos S.A. ? Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto. 2016.

CAVALCANTI, P. M. P. S. ; ROCHA, R. T. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; RIBEIRO, O. P. ; MONTEIRO, F. C. D. ; CAVALCANTE, J. P. ; CASTRO, R. J. M. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à implantação de terminal portuário de importação e regaseificação de GNL, no Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, sob a responsabilidade da Empresa Gás Natural Açu Ltda.. 2016.

LIMA, D. F. ; MONTEIRO, F. C. D. ; PINTO, D. M. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ROCHA, R. T. ; CAVALCANTI, P. M. P. S. ; FERRAO, N. V. S. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à concepção e localização da implantação de terminal de armazenamento e transferência de óleo bunker e diesel no Porto Sudeste, localizado no município de Itaguaí, sob a responsabilidade da empresa Porto Sudeste do Brasil S.A.. 2016.

PINTO, D. M. ; ROCHA, R. T. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; BUENAGA, F. V. A. S. C. ; SIGNORELLE, C. A. ; BRAILE JUNIOR, F. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu RIMA, referente à implantação de aterro para destinação de Resíduos Classe I, no CTR Itaboraí, localizada no município de Itaboraí, sob a responsabilidade da empresa Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí Ltda.. 2016.

SILVA, B. M. P. ; FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; ROCHA, R. T. ; RAMOS, M. A. ; ALVAREZ, M. G. L. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e RIMA para análise da viabilidade ambiental da implantação de distrito industrial, localizado no município de Paracambi, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Paracambi. 2015.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; HECKMAIER, L. M. ; VIGNOLI, C. N. ; SILVA, B. M. P. ; LIMA, F. V. ; PEIXOTO, A. R. ; CESAR JUNIOR, M. C. ; VOIVODIC, R. A. A. ; FEDERICO NETO, A. ; NEVES, R. V. A. . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e de seu respectivo RIMA, para a implantação de loteamento uni e multifamiliar Parque das Águas, localizado no Distrito de Bananal, no município de Paraty, sob a responsabilidade da empresa Terras de Caboclo Administração de Imóveis Ltda.. 2014.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes ; LESTE, M. R. ; LIMA, D. F. ; SOUZA, J. B. M. ; MENDLOWICZ, M. ; CAVALCANTI FILHO, E. C. ; DIAS, F. C. ; SILVA, Dyrton Bellas . Participação em Grupo de Trabalho para elaborar Instrução Técnica e proceder à análise e acompanhamento de EIA e seu respectivo RIMA para a implantação de loteamento uni e multifamiliar Parque das Águas, localizado no Distrito de Bananal, no município de Paraty, sob a responsabilidade da empresa Terras de Caboclo Administração de Imóveis Ltda.. 2010.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Projeto de Melhoria do Refeitório do 2o Andar. 2010.

FREITAS, Viviani de Moraes . Projeto de Paisagismo do novo prédio do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Projeto de Arquitetura da Biblioteca do Campus Universitário de Tangará da Serra - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Projeto de Arquitetura da Capela-Oratório da Paróquia Santa Cruz - Barra do Bugres - MT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Projeto de Arquitetura para a Construção de 05 (cinco) salas no Campus Universitário de Tangará da Serra - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Memorial Descritivo, Previsão de Custos e Cronograma Físico-Financeiro para a construção de 05 (cinco) salas do Campus Universitário de Tangará da Serra - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Projeto de Arquitetura para a construção de uma edificação no Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes . Memorial Descritivo, Previsão de Custos e Cronograma Físico-Financeiro para a construção de parte de uma edificação do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT. 2004.

FREITAS, Viviani de Moraes ; RIBEIRO, José Antenor . Licitação da Obra de Fabricação e Montagem das Estruturas Pré-moldadas da Biblioteca Central do Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT. 2004.

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Conforto Ambiental. 2013. .

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Desenhista Projetista de Civil - Estrutura Metálica - DPESMET 003. 2013. .

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Desenhista projetista de Arquitetura. 2012. .

FREITAS RIBEIRO, Viviani de Moraes . Gestão Pública Municipal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Viviani de Moraes . Rebatimento de Telhados. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Viviani de Moraes . Exposição: "Arte Contemporânea de Estudantes do CERB". 2009.

FREITAS, Viviani de Moraes . Exposição: "Cenário de Harmonia e Beleza para a Paz". 2005.

FREITAS, Viviani de Moraes . Mini-curso: Rebatimento de telhados. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Análise, prevenção e mitigação de riscos hidrológicos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Coordenador / Silvia Marie Ikemoto - Integrante / Sandra Cristina Pereira - Integrante / Sâmea da Silva Barcelos - Integrante / Patricia Napoleão - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Empresas de saneamento e seu papel na prestação de serviços urbanos no Brasil, Descrição: Os objetivos principais são o levantamento e a análise das experiências de prestação de serviços de água e de esgoto nas cidades brasileiras com ênfase numa primeira etapa no estado do Rio de Janeiro, para comparar gestões público-privadas e seus resultados em termos de efetividade social e para embasar políticas regulatórias e de monitoramento de qualidade. Pesquisadores: Mauro Kleiman e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Integrante / Mauro Kleiman - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Análise político-institucional, organização e funções das regiões metropolitanas brasileiras, Descrição: Os objetivos principais são o conhecimento e a análise das formas de organização e funções das regiões metropolitanas, relacionando órgãos e âmbitos espaciais de ação, verificando-se articulações e conflitos. Pesquisadores: Maria Alice Chaves Nunes Costa, Mauro Kleiman, Renata Guimarães de Andrade Diniz e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro. Estudantes: Juliana Marques da Silva, Marcella Cristina Pereira Dias, Renata Castelo Branco Veras e Simone Cavalcanti do Amaral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Integrante / Mauro Kleiman - Coordenador / Maria Alice Chaves Nunes Costa - Integrante / Renata Guimarães de Andrade Diniz - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Análise comparativa da gestão de metrópoles da América Latina e da Europa, Descrição: O objetivo principal é analisar modelos de gestão de metrópoles comparando-se as que possuem gestão, autoridades e políticas metropolitanas e as que apresentam ausência ou precariedade nestes aspectos, utilizando-se os casos de metrópoles latino-americanas e européias. Pesquisadores: Mauro Kleiman, Vinicius Fernandes da Silva e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro. Estudante: Marcella Cristina Pereira Dias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Integrante / Mauro Kleiman - Coordenador / Vinícius Fernandes da Silva - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Políticas de água e esgoto para baixa renda, Descrição: O objetivo principal é a análise da efetividade social das redes de água e esgoto nas áreas de baixa renda nas cidades brasileiras através de análise qualitativa. Busca-se estudar as práticas cotidianas desenvolvidas pelas comunidades populares como resposta às condições de vida analisando-se áreas sem água e esgoto, com redes auto-construídas, que se constituem em objeto de programas de água e esgoto por agências multilaterais e pelo Estado. Pesquisadores: Maria Alice Chaves Nunes Costa, Mauro Kleiman e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro. Estudantes: Luana Menezes Braga, Renata Castelo Branco Veras e Simara Guzzo Elias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Integrante / Mauro Kleiman - Coordenador / Maria Alice Chaves Nunes Costa - Integrante.

  • 2005 - 2009

    A (des)construção do espaço carioca na "Era Cesar Maia" (1993-2008): Reflexões sobre o modelo de planejamento urbano estratégico e o conjunto de objetos arquitetônicos denominado "Pentágono do Milênio", Descrição: Esta Tese de Doutorado, sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Kleiman, propõe-se a um exame na teoria e na prática da (des)construção do espaço carioca na "Era Cesar Maia" (1993-2008), a partir da análise das transformações locais procedentes dos efeitos da mudança de paradigma do modelo de planejamento estratégico de cidades no ambiente construído do Rio de Janeiro e do pressuposto no qual a arquitetura e o planejamento urbano são utilizados como as pincipais ferramentas da globalização ao processo de produção de espaços atraentes aos investidores e aos cidadãos-consumidores, caracterizados pela emergência de novas tipologias arquitetônicas e urbanas pretensamente globais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Políticas de transportes e processo de urbanização, Descrição: O objetivo principal é analisar a relação entre os modais de transporte nas cidades brasileiras e sua utilização pelas classes sociais e seu impacto na configuração do território nas suas diferentes escalas. Especialmente, estuda-se o modal automotivo e seu papel na produção do território e modais alternativos que propiciem mobilidade a camada de baixa renda.Toma-se para o estudo particularmente o caso brasileiro comparando-o com situações exógenas. Pesquisadores: Mauro Kleiman e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Integrante / Mauro Kleiman - Coordenador.

  • 2001 - 2003

    Das Trevas às Luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro, Descrição: A Dissertação de Mestrado intitulada: "Das Trevas às Luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janiero", sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Kleiman, buscou descrever os pressupostos que nortearam as ações e propostas de intervenção urbana pontuais que foram elaboradas para São Cristóvão, selecionando as variáveis relativas, especialmente, à questão do esvaziamento econômico e imobiliário, de modo a empreender um novo olhar sobre o bairro, expondo as possibilidades de reversão que essas estratégias propuseram, juntamente com as dificuldades que o modelo de revitalização urbana encontra em compatibilizar as racionalidades inerentes aos conceitos de gestão normativa, democrática e estratégica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviani de Moraes Freitas Ribeiro - Coordenador.

Prêmios

2009

Doutora em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR/UFRJ.

2003

Mestre em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR/ UFRJ.

2002

Licenciado em Educação Artística, BENNETT/ RJ.

1998

Especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano, IPPUR/ UFRJ.

1997

Arquiteta e Urbanista, FAU/ UFRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Estadual do Ambiente, Presidência. , Avenida Venezuela, 110, sala 207, Saúde, 20081312 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23345727, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista/ Analista Ambiental

Outras informações:
Na Coordenadoria de Estudos Ambientais (Ceam) desenvolvo as seguintes atividades: I - elaboração de instruções técnicas para Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório Ambiental Simplificado (RAS); II - análise de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA); III - elaboração de pareceres técnicos com vistas à emissão de licença prévia, de instalação e operação provenientes de EIA/RIMA e RAS; IV - manifestação acerca de consultas internas e externas.

2010 - 2015

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Servidora pública, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista/ Analista Ambiental

Outras informações:
Destacam-se nesse período as seguintes atividades: 1) a elaboração de análises espaciais de localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental com base no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM), instituído pelo Decreto Estadual No 42.159, de 02 de dezembro de 2009, em consonância com o Decreto-Lei No 134, de 16 de julho de 1975, alterados em parte pela Lei Estadual No 5.101, de 04 de outubro de 2007, que criou o Instituto Estadual do Ambiente - INEA. 2) a elaboração de análises espaciais de localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitas a aplicação do Regime de Aforamento com acrescidos de marinha (aterros) ou situados em terrenos de marinha de domínio da União, cujo controle patrimonial é tarefa da Secretaria do Patrimônio da União - SPU. 3) elaboração do Termo de Referência para a capacitação das prestadoras de serviços públicos para a elaboração do Documento de Enquadramento Urbano e Ambiental - DEUA, definido pela Lei Estadual no. 6.312, de 03 de setembro de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias prestadoras de serviços públicos informar ao consumidor sobre as características e condições ambientais e urbanísticas da área requerida. 4) definição de áreas livres de impedimentos ambientais para a implantação de empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. 5) participação no Projeto Inundações voltado a elaboração, a integração e a promoção de mecanismos de prevenção e mitigação considerados estratégias para evitar o agravampara dos desastres, minimizar seus impactos e danos, promover a proteção e/ou a recuperação ambiental, aumentar a resiliência e garantir segurança para a população do estado do Rio de Janeiro.

2009 - 2009

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Contatada pela FIRJAN, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista/ Analista Ambiental

Outras informações:
Contrato de trabalho firmado através do Sistema CIRJ/FIRJAN para realizar atividades como Arquiteta e Urbanista/ Analista de Projetos Espaciais I no Instituto Estadual do Ambiente - INEA. Destacam-se nesse período, as seguintes atividades: 1) a avaliação do Relatório Ambiental Simplificado ? RAS da Implantação da Interligação entre a Linha 1 e a Linha 2 do Metrô, entre as estações metroviárias Central e São Cristóvão, no Rio de Janeiro; 2) a elaboração do parecer técnico sobre a viabilidade ambiental da cessão de uso de lamina d?água e espaço físico subaquático na Baía de Guanabara (Ofício nº2646/2008/GRPU/RJ/COGEP/CONTRATOS/CR) m favor da Petrobrás Transporte S.A., sito à Ilha Redonda, espelho d?água da Baía de Guanabara e Praia de Mauá, litoral de Magé, Estado do Rio de Janeiro; 3) a elaboração de um Relatório de Vistoria (Proc. Nº E-07/202303/08 - construção de condomínio com 24 unidades unifamiliares), realizada em 10/09/2008 num terreno com 50.233 m2 de área, de propriedade da Brasil Living Empreendimentos e Participações Ltda., localizado no Pontal do Atalaia, Município de Arraial do Cabo, mais precisamente na encosta voltada para a Praia Brava; 4) a paticipação na redefinição dos mapas e na elaboração do Plano Diretor da Área de Preservação Ambiental de Massambaba (Estadual/ INEA); 5) a elaboração de análises espaciais das localizações dos empreendimentos/ atividades nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema para cumprir exigências junto aos Cartórios para obtenção de RGI(s), Certidões e para a disponibilização de ligações das unidades às redes elétricas por parte sa concessionária AMPLA - Seviços e Energia S.A.; 6) a elaboração de análises espaciais de localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental (Licenças Prévias (LP), Licenças de Instalação (LI) e Licenças de Operação (LO)) em todo o estado do Rio de Janeiro.

2007 - 2008

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Contratada pela FIRJAN, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista/Analista Ambiental

Outras informações:
Contrato de trabalho firmado através do Sistema CIRJ/FIRJAN para realizar atividades como Arquiteta/ Analista de Projejos Espaciais I, na Fundação de Engenharia de Meio Ambiente - FEEMA, atual Instituto Estadual do Ambiente - INEA. Destacam-se nesse período, as seguintes atividades: 1) participação na avaliação do Estudo de Impacto Ambiental ? EIA e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental ? RIMA da Implantação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro BR-493/RJ-109; 2) participação na avaliação do Estudo de Impacto Ambiental ? EIA e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental ? RIMA da Duplicação da Pista Sul da BR-116 - Rodovia Presidente Dutra ? Trecho: Serra das Araras, km 219,20/ Km 227,24; 3) participação na avaliação do Estudo de Impacto Ambiental ? EIA e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental ? RIMA do COMPERJ; 4) realização de um estudo preliminar de uma base de cálculo para o dimensionamento mínimo de edificações residenciais; 5) a paticipação na redefinição dos mapas e na elaboração do Plano Diretor da Área de Preservação Ambiental de Massambaba (Estadual/ INEA); 6) a elaboração de análises espaciais das localizações dos empreendimentos/ atividades nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema para cumprir exigências junto aos Cartórios para obtenção de RGI(s), Certidões e para a disponibilização de ligações das unidades às redes elétricas por parte sa concessionária AMPLA - Seviços e Energia S.A.; 7) a elaboração de análises espaciais de localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental (Licenças Prévias (LP), Licenças de Instalação (LI) e Licenças de Operação (LO)) em todo o estado do Rio de Janeiro.

Atividades

  • 01/2010

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Gestão das Águas de do Território - DIGAT.Serviço realizado, Análises espaciais das localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental.

  • 01/2009 - 08/2009

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Gestão das Águas de do Território - DIGAT.Serviço realizado, Análises espaciais das localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental.

  • 08/2007 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Estudos Ambientais - DIVEA.Serviço realizado, Análises espaciais de localizações dos empreendimentos/ atividades sujeitos ao Licenciamento Ambiental.

2010 - Atual

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor FAETEC I, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2001

    Ensino,Disciplinas ministradas, Tecnologia das Construções, Materiais de Construção, Concreto, Aço e Madeira, Instalações Prediais, Resistência dos Materiais

2005 - Atual

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
O objetivo principal da pesquisa intitulada: "Políticas de transportes e processo de urbanização", é analisar a relação entre os modais de transporte nas cidades brasileiras e sua utilização pelas classes sociais e seu impacto na configuração do territorio nas suas diferentes escalas. Especialmente, estuda-se o modal automotivo e seu papel na produção do território e modais alternativos que propiciem mobilidade a camada de baixa renda.Toma-se para o estudo particularmente o caso brasileiro comparando-o com situações exógenas. Pesquisadores: Mauro Kleiman e Viviani de Moraes Freitas Ribeiro.

2005 - 2009

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Vínculo: Aluna/ Bolsista (CNPq), Enquadramento Funcional: Doutoranda

Outras informações:
Aluna sob o Registro No. 105001303 do Curso de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, com formação anterior em Planejamento Urbano e Regional (Mestrado) pelo IPPUR/ UFRJ, com qualificação em 29 de setembro de 2007 e obtenção do grau de Doutor em Planejamento Urbano e Regional após a defesa, em 31 de agosto de 2009, da tese intitulada: "A (des)construção do espaço carioca na "Era Cesar Maia" (1993-2008): Reflexões sobre o modelo de planejamento urbano estratégico e o conjunto de objetos arquitetônicos denominado "Pentágono do Milênio", sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Kleiman. Palavras-chave: planejamento urbano; planejamento estratégico; políticas públicas, projeto urbano e arquitetura. Áreas do Conhecimento: planejamento urbano, arquitetura e semiótica. Setores de Aplicação: planejamento urbano; gestão de cidades e arquitetura.

2001 - 2003

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Vínculo: Aluna/ Bolsista (CNPq), Enquadramento Funcional: Mestranda

Outras informações:
Aluna sob o Registro No. 101607327 do Curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, com formação anterior em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/ UFRJ, com obtenção do grau de Mestre em Planejamento Urbano e Regional após a defesa, em 16 de maio de 2003, da dissertação intitulada: "Das Trevas às Luzes?: Transformações de uso e propostas de reestruturação do bairro de São Cristóvão no Rio de Janiero", sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Kleiman. Palavras-chave: planejamento urbano; revitalização urbana; São Cristóvão. Área do Conhecimento: planejamento urbano e arquitetura. Setores de Aplicação: planejamento urbano; gestão de cidades e arquitetura.

1997 - 1997

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Vínculo: Aluna/ Bolsista (CNPq), Enquadramento Funcional: Graduanda

Outras informações:
Aluna sob o Registro No. 092201406 da Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/ UFRJ, Centro de Letras e Artes, com participação no projeto intitulado: "O Porto de Sepetiba e as transformações na infra-estrutura urbana", integrante da pesquisa intitulada: "Redes de Infra-Estrutura e Organização Territorial na Cidade do Rio de Janeiro", do Laboratório Redes de Infra-Estrutura Urbana e Organização Territorial do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/UFRJ, sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Kleiman.

1996 - 1997

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Vínculo: Aluna/ Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduanda

Outras informações:
Aluna sob o Registro No. 092201406 da Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/ UFRJ, Centro de Letras e Artes, com participação no projeto de pesquisa intitulado: "Dinâmica Imobiliária e Estrutura Interna das Cidades" do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Abramo Campos.

Atividades

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório Redes de Infra-estrutura e Organização Territorial.Linhas de pesquisa

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório das Regiões Metropolitanas.Linhas de pesquisa

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório das Regiões Metropolitanas.Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório Redes de Infra-estrutura e Organização Territorial.Linhas de pesquisa

  • 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório das Regiões Metropolitanas.Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório Redes de Infra-estrutura e Organização Territorial.Linhas de pesquisa

2005 - 2011

Escola Municipal Altivo César

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Docente II NSI, Carga horária: 16

Outras informações:
De acordo com a Portaria FME No 402/2005, de 17 de junho de 2005, o Presidente da Fundação Municipal de Niterói, no uso de suas atribuições legais e, considerando o que estabelece no inciso VII e VIII do art. 13, do Estatuto da FME, aprovado pelo Decreto No 6.178/91, de 28 de agosto de 1991, resolve considerar NOMEADA, a contar de 07 de junho de 2005, de acordo com o art. 22, inciso I da Lei No 531, de 18 de janeiro de 1985, Viviani de Moraes Freitas Ribeiro, para o cargo de Professor II, NS I, disciplina Educação Artística, do Quadro Permanente de Pessoal da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Matrícula No 234.295-4, tendo em vista sua aprovação no III Concurso Público, em obediência à Ordem Classificatória do Ensino Fundamental publicada em 21/08/2003. Endereço: Avenida Luiz Palmier, No. 25 - Barreto - Niterói - RJ.

Atividades

  • 06/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2005 - 2010

Colégio Estadual Ruy Barbosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Docente I, Carga horária: 16

Outras informações:
Conforme o Ato de Investidura emitido pela Superintendência de Gestão de Pessoal da Subsecretaria de Recursos Humanos e Tecnológicos da Secretaria de Educação do Governo do Rio de Janeiro, em 17 de julho de 2007, o Superintendente de Gestão de Pessoal, no uso de suas atribuições que lhe foi conferida pela Resolução SEE No 2978, de 29 de novembro de 2005, publicada no D.O. de 01/12/2005, resolve investir Viviani de Moraes Freitas, matrícula 915.090-5, no cargo de provimento efetivo de Professor Docente I, do Quadro Permanente de Pessoal do Magistério da Secretaria de Estado de Educação, para o qual foi nomeada por ato do Governador do Estado do Rio de Janeiro, publicado no D.O. de 16/07/2007, tendo em vista aprovação em Concurso Público realizado em 2001 (Admissão: 01/02/2005, Posse: 01/02/2005, Exercício: 01/02/2005). Endereço: Rua Aguiar Moreira, No 652 - Bonsucesso - RJ.

Atividades

  • 02/2005 - 01/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

  • 02/2005 - 01/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2009 - 2009

Colégio Estadual Dunshee de Abranches

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora II NS I

Outras informações:
Conforme o Ato de Investidura emitido pela Superintendência de Gestão de Pessoal da Subsecretaria de Recursos Humanos e Tecnológicos da Secretaria de Educação do Governo do Rio de Janeiro, em 17 de julho de 2007, o Superintendente de Gestão de Pessoal, no uso de suas atribuições que lhe foi conferida pela Resolução SEE No 2978, de 29 de novembro de 2005, publicada no D.O. de 01/12/2005, resolve investir Viviani de Moraes Freitas, matrícula 915.090-5, no cargo de provimento efetivo de Professor Docente I, do Quadro Permanente de Pessoal do Magistério da Secretaria de Estado de Educação, para o qual foi nomeada por ato do Governador do Estado do Rio de Janeiro, publicado no D.O. de 16/07/2007, tendo em vista aprovação em Concurso Público realizado em 2001 (Admissão: 01/02/2005, Posse: 01/02/2005, Exercício: 01/02/2005). Endereço: Rua Gipóia, No 167 - Bancários - Ilha do Governador - RJ.

Atividades

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

  • 01/2009 - 12/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2007 - 2007

Sequencial Engenharia Ltda.

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Arquiteta/ Supervisora de Qualidade

Outras informações:
Supervisão da Qualidade dos Serviços referentes às instalações elétricas e hidráulicas realizadas na reforma dos 04 pavilhões de exposições, com mezaninos e auditórios, totalmente revitalizados e refrigerados e de 01 pavilhão dedicado a congressos e convenções com espaços modulares para atender simultaneamente a vários eventos do RIOCENTRO, o maior centro de convenções da América Latina, administrado pela GL Events e localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

2003 - 2005

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora (Mestre), Carga horária: 30

Outras informações:
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/ UFRJ, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, contratada pelo Departamento de Arquitetura Rural e Urbana - DARU da Faculdade de Arquitetura Rural e Urbana da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT para desenvolver atividades ligadas ao Ensino (Professora das disciplinas: Planejamento Rural e Urbano I e II, Teoria e Projeto III - Acústica, Conforto Ambiental I e Tecnologia do Ambiente Construído I), à Extensão Universitária (Coordenadora do Ateliê de Arquitetura Rural e Urbana), aos Conselhos (Membro do Colegiado de Curso), às Comissões (Membro de Bancas Examinadoras de Processos Seletivos para Novos Docentes), às Consultorias Técnicas (Membro de Licitações de Obras da UNEMAT) e à Arquitetura (Elaboração de Projetos Arquitetônicos para reformas dos prédios existentes e para a construção de novos prédios da UNEMAT).

2003 - 2005

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora (Mestre)

Outras informações:
De acordo com a Declaração emitida pelo Departamento de Arquitetura Rural e Urbana da Universidade do Estado de Mato Grosso - DARU/ UNEMAT, em 02 de julho de 2004, "a Professora Ms. Viviani de Moraes Freitas (...) faz parte do Colegiado do Curso de Arquitetura Rural e Urbana do Departamento de Arquitetua Rural e Urbana - DARU, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário "Dep. Est. René Barbour", Barra do Bugres - MT".

Atividades

  • 08/2004 - 12/2005

    Ensino, Arquitetura Rural e Urbana, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Rural e Urbano I, Planejamento Rural e Urbano II, Teoria e Projeto III - Acústica

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Barra do Bugres.Serviço realizado, Projeto arquitetônico da Área de Convivência do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT.

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Barra do Bugres.Serviço realizado, Projeto de Paisagismo do Novo Prédio do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT.

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Barra do Bugres.Serviço realizado, Projeto de paisagismo da Área de Convivência do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT.

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Barra do Bugres.Serviço realizado, Projeto arquitetônico da Capela-Oratório da Paróquia Santa Cruz, no Centro de Barra do Bugres - MT.

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Pontes e Lacerda.Serviço realizado, Projeto de restauração de um Posto Telegráfico para sediar o Museu Histórico de Marechal Cândido Rondon.

  • 06/2004 - 02/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Tangará da Serra.Serviço realizado, Projeto arquitetônico de reforma da Biblioteca do Campus Universitário de Tangará da Serra - UNEMAT.

  • 06/2004 - 02/2005

    Extensão universitária , Campus Universitário de Barra do Bugres.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Ateliê de Arquitetura Rural e Urbana do DARU/ UNEMAT..

  • 08/2003 - 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Barra do Bugres.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do DARU/ UNEMAT..

  • 08/2003 - 07/2004

    Ensino, Arquitetura Rural e Urbana, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conforto Ambiental I, Tecnologia do Ambiente Contruído I, Teoria e Projeto III - Acústica

  • 05/2004 - 06/2004

    Ensino, Mini-curso de Rebatimento de Telhados, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geometria Descitiva - Rebatimento de Pontos (Telhado) - II Semana de Arquitetura Rural e Urbana.

  • 05/2004 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Cáceres.Cargo ou função, Membro da Comissão encarregada pelo acompanhamento da Licitação da Obra da Biblioteca Central..

  • 03/2004 - 03/2004

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Tangará da Serra.Serviço realizado, Cronograna Físico-Financeiro do Novo Prédio do Campus Universitário de Barra do Bugres - UNEMAT.

  • 03/2004 - 03/2004

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Tangará da Serra.Serviço realizado, Cronograma Físico-Financeiro para a construção de 05 Salas no Campus de Tangará da Serra - UNEMAT.

  • 02/2004 - 02/2004

    Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Tangará da Serra.Serviço realizado, Projeto Arquitetônico para a construção de 05 Salas no Campus Universitário de Tangará da Serra - UNEMAT.

  • 02/2004 - 02/2004

    Extensão universitária , Campus Universitário de Barra do Bugres.Atividade de extensão realizada, Elaboração do Projeto de Extensão: "Ateliê de Arquitetura Rural e Urbana" do DARU - UNEMAT..

2004 - 2004

Centro Educacional Santa Cruz

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Artes (Educação Artística), Carga horária: 16

Outras informações:
Endereço: Rua Frederico Josett, No 279 - Beira Rio - Barra do Bugres - MT.

Atividades

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2003 - 2003

Colégio Percepção

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Artes (Educação Artística), Carga horária: 16

Outras informações:
Endereço: Rua Guirarea, No 276 - Irajá - Rio de Janeiro.

Atividades

  • 04/2003 - 07/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2003 - 2003

Educandário Newton Monteiro

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Artes (Educação Artística), Carga horária: 16

Outras informações:
Endereço: Rua Guanadi, No 195 - Ricardo de Albuquerque - RJ.

Atividades

  • 02/2003 - 08/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2001 - 2002

Companhia Estadual de Águas e Esgoto

Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista

Atividades

  • 04/2001 - 02/2002

    Serviços técnicos especializados , Companhia Estadual de Águas e Esgoto, Companhia Estadual de Águas e Esgoto.Serviço realizado, Desenho de projetos executivos e detalhamento de redes de água e de esgoto na cidade do Rio de Janeiro.

2001 - 2001

Colégio Governador

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Artes (Educação Artística), Carga horária: 5

Outras informações:
Endereço: Rua Capitão Barbosa, No 871 - Cocotá - Ilha do Governador - RJ.

Atividades

  • 08/2001 - 12/2001

    Estágios , Colégio Governador.Estágio realizado, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2001 - 2001

Colégio Sonnart

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Artes (Educação Artística), Carga horária: 5

Outras informações:
Endereço: Estrada do Galeão, No 2925 - Portuguesa - RJ.

Atividades

  • 08/2001 - 12/2001

    Estágios , Colégio Sonnart.Estágio realizado, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2001 - 2001

Colégio SEME

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Artes (Educação Artística), Carga horária: 5

Outras informações:
Endereço: Rua Bardana, No 65 - Moneró - Ilha do Governador - RJ.

Atividades

  • 08/2001 - 12/2001

    Estágios , Colégio Seme.Estágio realizado, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

2001 - 2001

Colégio Metodista Bennett

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Artes (Educação Artística), Carga horária: 5

Outras informações:
Endereço: Rua Marques de Abrantes, No 55 - Flamengo - RJ.

Atividades

  • 09/2001 - 12/2001

    Estágios , Colégio Metodista Bennett.Estágio realizado, Artes (plásticas e visuais: história da arte, desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, arquitetura, etc.).

1998 - 2001

Empresa Municipal de Urbanização

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista

Outras informações:
Levantamento de plantas cadastrais e elaboração de projetos arquitetônicos, projetos executivos e de detalhamento para construção e reforma de escolas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Localização: Largo dos Leões, No 15 - 8o Andar - Humaitá - RJ.

Atividades

  • 06/1998 - 03/2001

    Serviços técnicos especializados , Empresa Municipal de Urbanização.Serviço realizado, Projetos arquitetônicos, executivos e detalhamento para construção e reforma de Escolas da Prefeitura do Rio.

1996 - 1998

Vicente Giffoni Arquitetura e Planejamento Ltda.

Vínculo: Arquiteta e Estagiária, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista

Outras informações:
Participação, entre outros projetos: 1) na Tematização Natural e Urbanização do Shopping Centro Empresarial Cittá América, localizado na Avenida das Américas, No 700, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com implantação de rios, praças, canais com pedras naturais, artificiais e paisagismo; 2) no Projeto Arquitetônico das Áreas de Circulação e Convivência do campus Centro da Universidade Anhembi-Morumbi, na Rua Líbero Badaró, No 487/ 501, em São Paulo; 3) no Masterplan e nos Projetos Urbanístico, Arquitetônico e de Interiores para execução do Parque Aquático Rio Water Planet, localizado na estrada dos bandeirantes, 24.000, em Vargem Grande, Rio de Janeiro, com os seguintes equipamentos: praia artificial com piscina de ondas, rio lento, wild river e áreas de shows para 15.000 pessoas. Endereço: Rua Nascimento Silva, No 66/ 205 - Ipanema - RJ.

1997 - 1997

Ruy Resende Arquitetura Ltda

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação nos levantamentos arquitônicos e nos estudos preliminares de um edifício da construtora CONCAL. Endereço: Rua Fonte da Saudade, No 215 - Lagoa - RJ.

Atividades

  • 01/1997 - 02/1997

    Estágios , Ruy Resende Arquitetura Ltda.Estágio realizado, Participação nos levantamentos e nos estudos preliminares de um edifício da construtora CONCAL.

1995 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária de Arquitetura, Enquadramento Funcional: Aluna FAU/ Bolsista (Estágio), Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna sob o Registro No. 092201406 da Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/ UFRJ, Centro de Letras e Artes, desenvolvendo um estágio supervisionado na elaboração e na execução de projetos arquitetônicos para a construção e a reforma dos prédios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Escritório Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ETU.

Atividades

  • 01/1995 - 01/1996

    Estágios , Escritório Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ETU.Estágio realizado, Participação nos projetos de construção e reforma dos prédios da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1995 - 1996

Empresa Municipal de Informática e Planejamento S.A.

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura

Outras informações:
Estágio Supervisionado na Empresa Municipal de Informática e Planejamento S.A. - IPLANRIO (atual Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - IPP), empresa voltada ao planejamento e à administração da cidade, com participação em atividades ligadas ao Programa Favela-Bairro, na atualização do cadastro de imóveis com base nos Catálogos de Localização de Logradouros (Loc-Log) por bairros e no controle da qualidade das Folhas de Restituição Digital nas áreas do Recreio dos Bandeirantes e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Endereço: Rua Gago Coutinho, No 52 - Largo do Machado - RJ.

1993 - 1994

Banco do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado com participação no desenvolvimento de lay-outs referentes a Programação Visual das agências do extinto BANERJ e na elaboração de projetos para a legalização dos letreiros com a logomarca do banco.

Atividades

  • 02/1993 - 04/1994

    Estágios , Banco do Estado do Rio de Janeiro.Estágio realizado, Desenvolvimento de projetos de Programação Visual das agências do BANERJ e legalização de letreiros.

1992 - 1993

Ocupar Arquitetura e Empreendimentos Ltda

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado com participação no levantamento arquitetônico, no estudo preliminar, no ante-projeto e no projeto executivo de uma residência na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sob a orientação da Arquiteta e Ergonomista, Ana Lúcia Carlos.

Atividades

  • 12/1992 - 04/1993

    Estágios , Ocupar Arquitetura e Empreendimentos Ltda.Estágio realizado, Participação na elaboração do Projeto Arquitetônico de uma residência na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.