Francisco Cleyton Lopes Rodrigues

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Cesma de Maracanaú - CE (2021). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral - CE (2003). Tem experiência na área de ensino na rede pública e particular, presencial e a distância. Foi professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da SEFOR ? SEDUC, foi professor formador do PROINFO - MEC - Governo Federal e Professor orientador do programa de IC junior do CNPQ, atuou como formador do PNAIC e Maispaic dos governos Federal e Estadual junto à Secretaria de Educação Básica do Município de Maracanaú, atuando na formação de professores para o Ensino de Ciências e Matemática e como articulador pedagógico nas escolas da rede. É Professor de Ciências da rede pública municipal de Fortaleza, atualmente ocupa o cargo de Superintendente Escolar. É professor convidado do Instituto Dom José - IDJ da Universidade Estadual Vale do Acaraú, lecionando as disciplinas de Ensino de Ciências, Metodologia do ensino de Ciências, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Informações coletadas do Lattes em 02/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática

2023 - Atual

Universidade Luterana do Brasil
Título: Desafios e possibilidades no ensino e aprendizagem de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo na rede pública municipal de Fortaleza-CE
Paulo Tadeu Campos Lopes.

Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais

2005 - 2007

Universidade Federal do Ceará
Título: Histomorfologia da glandula androgenica de lagostas do genero Panulirus Write, 1847 (Decapoda Palinuridae) e sua relação com os caracteres indicadores de maturação sexual, Ano de Obtenção: 2007
José Roberto Feitosa Silva.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Lagosta; Reprodução; Glândula Androgênica.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Especialização em GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

2019 - 2020

Faculdade CESMA Maracanaú
Título: Gestão escolar democrática e as competências socio emocionais na perspectiva do relacionamento harmônico com a comunidade.
Orientador: Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Estudo de micoses superficiais em alunos do ensino médio da E.E.F.M. Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes - Sobral - CE
Orientador: Maria Helena Alves
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2022

Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas.... (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.

2021 - 2021

Formação de Coordenadores Pedagógicos. (Carga horária: 86h). , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil.

2021 - 2021

Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2021

Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Formação continuada de professores. (Carga horária: 88h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, SEDUC, Brasil.

2018 - 2018

Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 60h). , Editora aprender, APRENDER, Brasil.

2018 - 2018

Formação para formadores MAISPAIC. (Carga horária: 64h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

2017 - 2018

Curso de Formação Continuada de Professores do PNAIC. (Carga horária: 152h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2017 - 2017

1o Ciclo de Colóquios sobre pesquisa científica e práticas metodológicas.. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil.

2017 - 2017

Formação para formadores MAISPAIC. (Carga horária: 64h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

2017 - 2017

1o Ciclo de Colóquios Ciências. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil.

2016 - 2017

Curdo de Formação Continuada de Orientador de Estudos do PNAIC. (Carga horária: 136h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2016 - 2016

Formação Continuada de Professores de Ciências. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil.

2015 - 2016

Formação continuada de Orientadores de Estudo do PNAIC. (Carga horária: 136h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

MAISPAIC. (Carga horária: 64h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Direitos humanos e geração de paz. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2013 - 2013

FUNDEB. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2013 - 2013

Módulo de controle social para conselheiros. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2012 - 2012

Formação de tutores para EaD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2010 - 2010

Laboratório didático de Ciências. (Carga horária: 100h). , Instituto de Policiências Lattes, IPL, Brasil.

2010 - 2010

FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EAD. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Ensinando e aprendendo com as TIC´s. (Carga horária: 100h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2009 - 2009

Educação fiscal e cidadania. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2009 - 2009

Controle Social das Contas Públicas. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2009 - 2009

Prevenção ao uso de drogas para educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Parasitologia de Peixes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2005

Ingles instrumental. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2004 - 2004

Reprodução e larvicultura de camarões cultivados. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária. , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Técnicas de identificação de fungos. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2003 - 2003

Teórico e prático sobre aquicultura continental. (Carga horária: 40h). , .

2002 - 2002

Inglês instrumental. (Carga horária: 600h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Bio-segurança. , .

2001 - 2001

Embriologia no ensino médio. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em As relações do homem com o meio ambiente. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2000 - 2000

Aquicultura de molusco. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Farmácia Viva. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Apicultura. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Auxiliar Laboratório de Análises Clínicas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

1999 - 1999

Básico em informática. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

1999 - 1999

Auxiliar de laboratório didático e de análise. (Carga horária: 60h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino das Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educaçao.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Assessoria Pedagógica.

Organização de eventos

RODRIGUES, F. C. L. . VII SEMANA ACADÊMICA ? IDJ. 2019. (Outro).

RODRIGUES, F. C. L. . Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2008. (Congresso).

RODRIGUES, F. C. L. . III Encontro Nordestino de Biólogos. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

1o Seminário Internacional da Educação. 2019. (Seminário).

CONEDU. FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MARACANAÚ. 2019. (Congresso).

IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. 2019. (Feira).

I Seminário Estadual de Vivências de Alfabetização do PNAIC-CEE. 2018. (Seminário).

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. 2018. (Outra).

V Semana Acadêmica do IDJ.Palestrante. 2017. (Encontro).

Expo Milset Brasil.Avaliador de trabalhos. 2016. (Outra).

IV Semana Acadêmica do IDJ.Palestrante. 2016. (Encontro).

Expo Milset Brasil.Avaliação de trabalhos. 2015. (Outra).

III Semana Acadêmica do IDJ - UVA.Orientador de trabalhos. 2015. (Encontro).

XXXI Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. 2015. (Encontro).

Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências. 2014. (Outra).

II Semana Acadêmica do IDJ - UVA.Orientador de trabalhos. 2014. (Encontro).

MILSET - Seminário Internacional de Tecnologia Educacional.Avaliador de trabalhos. 2014. (Seminário).

I Semana Acadêmica do IDJ - UVA.Orientador de trabalhos. 2013. (Encontro).

Encontro Regional de Ensino de Biologia. Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2006. (Congresso).

II Encontro internacional sobre pesca responsavel no Brasil.II Encontro internacional sobre pesca responsavel no Brasil. 2006. (Encontro).

Encontro de Biólogos do Nordeste.Encontro de Biólogos do Nordeste. 2005. (Encontro).

1a. Conferencia do Meio Ambiente. 2003. (Outra).

IV Encontro de Iniciação Cientifica e I Encontro de Pos-Graduação e Pesquisa.IV Encontro de Iniciação Cientifica e I Encontro de Pos-Graduação e Pesquisa. 2003. (Encontro).

XXVI Reunião Nordestina de Botânica.XXVI Reunião Nordestina de Botânica. 2003. (Outra).

Fórum Ambiental. 2002. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2002. (Congresso).

III Encontro de Iniciação Cientifica-UVA. 2002. (Encontro).

I Seminario de Mastologia da Região Norte do Ceara. 2002. (Seminário).

I Encontro Cearense de Estudantes de Biologia. 2001. (Encontro).

XI Encontro Regional de Estudantes de Biologia. 2001. (Encontro).

IV Semana da Biologia. 2000. (Outra).

IV Seminário de Atualidades Malacológicas. 2000. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental. 2000. (Encontro).

X Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Nordeste. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Danielle da Silva Lima

RODRIGUES, F. C. L.. Reflexões sobre a qualidade de vida dos garçons que trabalham no período noturno na cidade de Cascavel-CE. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: Thaís da Silva Gomes

RODRIGUES, F. C. L.. Qualidade de vida no trabalho e as implicações com os trabalhadores de bares e restaurantes de Cascavel ? CE. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: RÉGIS DE SOUSA ALVES

RODRIGUES, F. C. L.. Trabalho noturno e qualidade de vida: aspectos da literatura e comportamental de um grupo de garçons.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: Ana Karina Matias Fares

RODRIGUES, F. C. L.. Qualidade de vida no trabalho: modelos e implantação, uma revisão de literatura. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: MARIA DE PAIVA DOS SANTOS

RODRIGUES, F. C. L.. Qualidade de vida no trabalho: estudo sobre sua história, abordagem e importância nas organizações.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: MARIA MADALENA FERREIRA DOS SANTOS

RODRIGUES, F. C. L.. O desempenho humano e a qualidade de vida e saúde: um debate necessário.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: JÉSSICA CAVALCANTE ANDRADE

RODRIGUES, F. C. L.. A percepção do clima organizacional na dinâmica de trabalho. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: PATRÍCIA DA SILVA COSTA

RODRIGUES, F. C. L.. Análise de clima organizacional como diagnóstico do desempenho profissional em uma organização.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: Bruna Souza da Silva

RODRIGUES, F. C. L.. Atração e retenção de talentos dentro da organização: abordagens teóricas e práticas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: Itama Estevam Lemos

RODRIGUES, F. C. L.. Gestão de pessoas: o desafio da atração e retenção de talentos nas organizações, um olhar na empresa Interlândia.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: PRYCYLA FERREIRA MOREIRA

RODRIGUES, F. C. L.. Estratégias para atração e retenção de talentos na empresa Interlândia Ltda.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: Jaqueline Freire Lima

RODRIGUES, F. C. L.. A pesquisa de clima organizacional: um olhar da teoria e da prática.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: MA RIA ELIZÂNGELA MENDES DOS SANTOS

RODRIGUES, F. C. L.. Clima organizacional e sua influência no ambiente de trabalho.Clima organizacional e sua influência no ambiente de trabalho.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - FACULDADE PADRE DOURADO.

Aluno: MARIA IZANELES QUINTINO PEREIRA

TAJRA, R. S.;RODRIGUES, F. C. L.. GESTÃO: ESCOLA E FAMÍLIA EM BUSCA DE INOVAÇÕES. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: EDINEUMA DOS SANTOS SILVA

RODRIGUES, F. C. L.; TAJRA, R. S.. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO NECESSARIAMENTE COLETIVA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: HIRAN DA COSTA SILVA

TAJRA, R. S.; CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.. GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA NUMA VISÃO TRANSFORMADORA E FUNCIONAL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Werbson Falcão de Lima

TAJRA, R. S.; CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.. O PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: O CASO DA E.E.F. VEREADOR JOAQUIM NOGUEIRA LOPES, PACAJUS - CE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: EVANIA HOLANDA DE OLIVEIRA

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. GESTÃO DEMOCRATICA NA ESCOLA PUBLICA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: ANTONIO EDVAR ALVES PEREIRA

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. AS FERRAMENTAS DA GESTÃO DEMOCRATICA NA INCLUSAO DA FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: LOILDE BERTOUSO DO VALE

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. A INDISCIPLINA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O PAPEL DA FAMILIA E DA COMUNIDADE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Jose Alan Kardec de Sousa

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. A IMPORTANCIA DO USO DE MIDIAS NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: AURILENE BARBOSA DA SILVA

CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.; TAJRA, R. S.. ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E AS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS EM LARGA ESCALA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Cristiane Gomes Lacerda

CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.; TAJRA, R. S.. O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTAO EDUCACIONAL NA EMEF JUSCELINO KUBITSCHEK. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: MARIA MIRINHA DE OLIVEIRA PEREIRA

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. GESTÃO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BENEDITO EVARISTO PINHEIRO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: MEIRIDIANA OLIVEIRA DE QUEIROZ

TAJRA, R. S.;RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.. INDISCIPLINA E FALTA DE LIMITES: UM DESAFIO PARA O GESTOR DA ESCOLA ATUAL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: MARIA VIRGINIA OLIVEIRA NUNES

CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.; TAJRA, R. S.. GESTÃO DEMOCRATICA E A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO E DECISÃO NA ESCOLA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: LEIA AUGUSTO DE SOUSA

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. GESTÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O DÉFICIT ESCOLAR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: MARIA LUZIA PEDRO MONTEIRO

TAJRA, R. S.;RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.. A IMPORTANCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA EXPERIENCIA NA EEF DE JACARECOARA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Sabrina Barros Nepomuceno

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. O VINCULO DO TRABALHO GESTOR COM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: FRANCISCA ELENI GOMES PEREIRA

CUNHA, T.H.A.;RODRIGUES, F. C. L.; TAJRA, R. S.. FUNÇÃO E PAPEL DO GESTOR ESCOLAR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Tiago Adauto Noronha Melo Tavares

RODRIGUES, F. C. L.; CUNHA, T.H.A.; TAJRA, R. S.. A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO GESTOR E A IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR - LATU SENSU) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Amanda Siqueira de Souza

RODRIGUES, F. C. L.; VALENTIM, P. A.. A ludicidade na Educação Infantil: ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Luana dos Santos Sousa Candido

RODRIGUES, F. C. L.. Orientação sexual e educação: análise sobre o atual sistema de educação.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Luzirene de Sousa Fernandes

RODRIGUES, F. C. L.. Educação ambiental, reciclagem de resíduos sólidos e responsabilidade social: formação de educadores ambientais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Larisse Lima de Melo

RODRIGUES, F. C. L.. Ressocialização por meio da educação carcerária: um desafio possível.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Josiane Lopes de Souza Cavalcante

RODRIGUES, F. C. L.. Educação de adultos presos: possibilidades e contradições da inserção da educação escolar nos programas de reabilitação do sistema penal no Estado Do Ceará.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Lucia Alves Ferreira

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C. A importância da bioplastia no tratamento e rejuvenescimento facial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Marliete Pereira da Silva

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C; VASCONCELOS, J. P. L.. EFEITOS DO SHIATSU PARA O EQUILÍBRIO DA ENERGIA VITAL DO CORPO HUMANO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Simone da Silva Teixeira

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C. A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA FLACIDEZ DA PELE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Maria Eleni Freire Lima

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C. CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM A LUZ INTENSA PULSADA E O LASER EM EPILAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: João Bastos Pinheiro Neto

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C; VASCONCELOS, J. P. L.. OS BENEFÍCIOS DO LIMÃO NA ESTÉTICA E O SEU PODER DE DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Eliezita Rodrigues Moreira

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C; VASCONCELOS, J. P. L.. OS BENEFÍCIOS DA NUTRIÇÃO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Jasso da Silva dos Santos

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C. A HISTÓRIA DA MAQUIAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: FERNANDA MOTA DE CASTRO

RODRIGUES, F. C. L.; Carvalho, A. V. C; VASCONCELOS, J. P. L.. DRENAGEM LINFÁTICA NO TRATAMENTO DE EDEMA LOCAL PÓS TRAUMÁTICO GERADO POR LESÕES CONTUSAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

RODRIGUES, F. C. L.. V Expo Nacional Milset Brasil. 2018. MILSET BRASIL.

FERREIRA, M. A. S.; FRANCO, R. R. R.;RODRIGUES, F. C. L.. Processo Seletivo Programa Brasil Alfabetizado - PBA. 2017. Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú.

RODRIGUES, F. C. L.. IV Expo Nacional Milset Brasil. 2016. MILSET BRASIL.

RODRIGUES, F. C. L.. III Expo Nacional Milset Brasil. 2015. Associacao Movimento Pela Ciencia e Aprendizagem d.

RODRIGUES, F. C. L.. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2014. MILSET BRASIL.

RODRIGUES, F. C. L.. II Expo Nacional Milset Brasil. 2014. Associacao Movimento Pela Ciencia e Aprendizagem d.

Orientou

Ana Carolina de Melo Gama Peixoto

A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO EM ACOMPANHAR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO NÚCLEO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EVAILSON BRITO NOGUEIRA, DURANTE A PANDEMIA DA COVID -19; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Brena Silva Xavier Dantas

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO É QUE SE APRENDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Débora Medeiros de Morais

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Francisca Isamara de Sousa P

Queiroz; O LUDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Francisca Luciene Freitas de Miranda

O Lúdico nas intervenções psicopedagógicas: uma análise a partir da prática; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Isabele Pereira Gomes

A participação da família na vida escolar do aluno com autismo; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Fernanda Cristina F

MOISES; TRATAMENTO DE EFLUENTES ? PROCESSO LODO ATIVADO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

VANEZA ELIANE DE O

SILVA; ASPECTOS AMBIENTAIS DE UM TRECHO DO RIO CHORÓ SITUADO NA CIDADE DE CASCAVEL ? CE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Beatriz de Souza Silva

ECOTURISMO: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO ESTUARINA DO RIO MALCOZINHADO NA PRAIA DA CAPONGA, CASCAVEL ? CE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANTONIO RIBEIRO COSTA FILHO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANA LINA FREITAS SILVA ANDRADE CONCEIÇÃO

CONTROLE DE PRAGAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NA PROTECTA SAÚDE AMBIENTAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

OSVALDO MIGUEL DE ASSIS

DESTINO DO LIXO PRODUZIDO NA CIDADE DE CASCAVEL, ANÁLISE DO LIXÃO PÚBLICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Aglair de Moura Rocha

?A DISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE FORTALEZA NA VISÃO DE GESTORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Ana Claudia Pereira de Barros

GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E DEMOCRÁTICA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Claudia Alves de Morais Reis

O REAL PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO, UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Francisco Manoel da Silva Pinto

O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Judite Ricardo Silva Pinto

GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: Uma reflexão sobre a teoria e a prática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Macia da Silva Gomes

A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Marcia Dione Araújo Passos

IMPORTÂNCIA DOS GESTORES NA GESTÃO DE QUALIDADE DA ESCOLA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria da Cruz Alves dos Santos

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE Á INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Patrícia Araújo Silva de Souza

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ? UM DIREITO DE TODOS SEM AÇÕES PRECONCEITUOSAS E DISCRIMINATÓRIAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Sandra Rejane Prudêncio Ratts

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: FUNÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Sueli Leite Santos

GESTÃO PARTICIPATIVA E OS DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR PARA A APRENZIZAGEM; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Lúcia de Fátima Pereira da Graça

O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ALICE MARTINS DA COSTA

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

DIANA NEYLLE INACIO MONTEIRO

A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA; A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA TAREFA DE EDUCAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ELES REGINA VIDAL DA COSTA

O LÚDICO E SUAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

APARECIDA NAGELA LIMA DA SILVA

A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANA KAROLINE BANDEIRA DA SILVA

INSPIRAÇÃO PARA LEITORES EM CASCAVEL-CE NO PERÍODO DA COVID 19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANA LUIZA DE LIMA SOUZA

O INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-CE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANTONIA NILDA MONTEIRO C

GALVAO; A EDUCAÇÃO INOVADORA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: CRIATIVIDADE EM DESPERTAR O INTERESSE PELA APRENDIZAGEM; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ELENN HOLANDA MONTERO

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA EM DISCUSSÃO, SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

GLEISON PEREIRA DE ARAUJO

O PODER DA APROXIMAÇO ENTRE OS PAIS E O PROFESSOR NO ATO DE ENSINAR E EDUCAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

NAARA CASTRO MARTINS

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REALIDADE VIGENTE E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ALAIDE JAMILLE BRAGA FERNANDES

A AÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE (CE): REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ANTONIO DHEIMERSON DE O

GIRAO; ACOMPANHAMENTO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA QUE MAXIMIZA O APROVEITAMENTO DO ALUNO NA ESCOLA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

MARIA BHRENDA DOS SANTOS

A APROXIMAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Cláudia Gomes de Souza

O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ELINE CAMPELO DA COSTA

A EVASÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; DESAFIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ERINALDA CAVALCANTE DA SILVA

LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

IRLIJANE FELIX DE OLIVEIRA LIMA

BRINQUEDOS E JOGOS PEDAGÓGICOS COM MATERIAIS RECICLADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Kátia Cristina Fernandes e Silva

ESTADO DA ARTE: O DESAFIO DE VISIBILIZAR ESTUDOS SOBRE A ESPECIFICIDADE DA DOCÊNCIA COM BEBÊS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

BEA TRIZ DA SILVA DA ROCHA

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

JESSICA MOTA MEDEIROS

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS CONSTANTES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

JOSIAS BARROSO BRAGA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

LYANA MAIRA MATOS DE LIMA OLIVEIRA

A MUSICALIZAÇÃO E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

RAYANNA MENDES MONTEIRO

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Gleicimeire Verçosa Peres

O uso de ácido mandélico em pele acnéica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Joelena Ferreira de Souza Baracho

Podologia: o que as mulheres sabem?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Juliana de Fátima da Silva

Perfil dos clientes que buscam serviços estéticos com referência ao visagismo na cidade de Fortaleza - CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Luciana Mesquita de Almeida

Estratégias inteligentes para envelhecer com saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria Celi da Costa

O uso de despigmentantes no tratamento de melasma: ativos farmacêuticos, cosméticos e fotoproteção; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

MARIA DAS DORES DA SILVA

Aspectos gerais da beleza e o uso de vitaminas A, E e C na estética; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria do Socorro Oliveira Rodrigues

A eficácia da drenagem linfática manual aplicada em pacientes pós operatório de lipoaspiração; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria Iraneide da Silva

Atuação das vitaminas A, C e E na prevenção do envelhecimento precoce; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Roselene Maria Costa Silva

Abordagem estética e cirúrgica no tratamento das rugas: uma revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Sandra Katia de Araujo Lopes

Principais técnicas e manobras de drenagem linfática manual e os benefícios à estética feminina; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Ticiana Mendonca Tavares

A influência da publicidade na estética; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Adriana Marcia da Silva Nepomuceno

O embelezamento através da coloração capilar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Ana Cristina Seledonio Maia

Os benefícios da massagem terapêutica como diferencial na estética relacionada ao estresse; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Anny Karolinny da Silva

Obesidade infantil e qualidade de vida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Camila Lima Medeiros

Recursos estéticos e farmacológicos empregados no tratamento da acne vulgar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Elisangela das Dores de Paulo

Radiação ultravioleta e os efeitos fisiológicos sobre a pele humana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria Elizabete Pereira Rocha

História e evolução da estética; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Francisco Evandergilson

Fotoprotetor como meio de prevenção ao envelhecimento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estética e Cosmética) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

ADNA RODRIGUES DOS SANTOS

A CONSTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS DE 03 ANOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CRECHE DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL; 2017; Iniciação Científica - INSTITUTO DOM JOSÉ; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Francisca Regisleuda Pereira

A FALTA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS; 2016; Iniciação Científica - INSTITUTO DOM JOSÉ; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Débora Pereira dos Santos

A didatização da leitura nos anos iniciais; 2016; Iniciação Científica - INSTITUTO DOM JOSÉ; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Maria Helena Ferreira Colaço

ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE BEBERIBE: AS DIFICULDADES E DESAFIOS DOS PROFESSORES; 2015; Iniciação Científica - INSTITUTO DOM JOSÉ; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Taís Fernandes da Silva

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Antonio Rogério Ferreira

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Gladstone Lima Maciel

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Elson Silva Gomes

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Davi Batista Albuquerque

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Rômulo Ferreira Fraga

Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE; 2011; Iniciação Científica - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. C. A. ; RODRIGUES, F. C. L. . PROJETO APRENDIZ EMPREENDEDOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. SUL-MINEIRO BUSINESS MANAGEMENT JOURNAL , v. 4, p. 24-37, 2022.

  • RODRIGUES, F. C. L. . LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS , v. 6, p. 21-31, 2022.

  • RODRIGUES, F. C. L. . O LÚDICO E SUAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista de Práticas Pedagógicas - FADMINAS , v. 6, p. 32-45, 2022.

  • RODRIGUES, F. C. L. . ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REALIDADE VIGENTE E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Revista de Práticas Pedagógicas FADMINAS , v. 6, p. 46-60, 2022.

  • RODRIGUES, F. C. L. . A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS CONSTANTES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES. REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - FADMINAS , v. 6, p. 61-66, 2022.

  • RODRIGUES, F. C. L. . A contribuição da ludicidade no ensino da matemática nos anos iniciais. REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA FADMINAS , v. 5, p. 126-137, 2021.

  • SILVA, A. C. ; GIRAO, A. D. O. ; RODRIGUES, F. C. L. . Acompanhamento escolar: uma estratégia que maximiza o aproveitamento do aluno na escola. REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA FADMINAS , v. 5, p. 101-110, 2021.

  • COSTA, F. S. ; RODRIGUES, F. C. L. . A adptação de crianças na educação infantil (crianças bem pequenas). REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA FADMINAS , v. 5, p. 21-75, 2021.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; FERNANDES, A. J. B. . A ação do pedagogo no ambiente não escolar no município de Horizonte (CE): reflexões a partir de experiências. REVISTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA FADMINAS , v. 5, p. 76-100, 2021.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; ALVES, A. B. F. . Tornando-se um pedagogo, áreas de atuação para um profissional importante na sociedade. Revista de Práticas Pedagógicas da FADMINAS , v. 4, p. 2020, 2020.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; FERREIRA, A. P. . O brincar na educação infantil na perspectiva do desenvolvimento cognitivo. Revista de Práticas Pedagógicas da FADMINAS , v. 3, p. 47, 2019.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; LEMOS, J. P. ; CARVALHO, A. G. ; SANTOS FILHO, J. C. . PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE O PROGRAMA 5S: ESTUDO DE CASO NA UNIDADE IDJ ? UVA ? CASCAVEL, CE. UNAR. REVISTA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS "DR. EDMUNDO ULSON" , v. 15, p. 179-187, 2017.

  • RODRIGUES, F. C. L. . Leitura: instrumento de transformação, aprendizagem e conhecimento. Revista Científica da FAI , v. 16, p. 84, 2016.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; FRANCO, R. R. R. ; FERREIRA, M. A. S. . Formação docente: memória da Educação de Jovens e Adultos no município de Maracanaú - CE. In: Clarisse Gomes Costa, Maria das Dores Alves Souza e Raquel Carine Martins Beserra. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular esperançando novos olhares e práticas de resistência. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 99-106.

  • MESQUITA, J. W. B. ; RODRIGUES, F. C. L. . Educação em tempos de (pós) pandemia. In: Erick Dieb, Ozielton Sousa, Poly Lima, Maria Rosilane. (Org.). Impactos da pandemia de COVID-19 na esucação infantil e os desafios do ensino remoto na visão de professores. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 89-98.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; ALVES, M. H. . Fungos causam micoses?. Jornal expresso do norte.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; FRANCO, R. R. R. ; FERREIRA, M. A. S. . FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MARACANAÚ CE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, FORTALEZA. VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • OLIVEIRA, F. A. L. ; RODRIGUES, F. C. L. . Jogos e brincadeiras em sala de aula em uma escola da rede pública de Cascavel - CE. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016, Fortaleza. III Semana Acadêmica do IDJ, 2016.

  • SANTOS, C. R. ; RODRIGUES, F. C. L. . O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016. III Semana Acadêmica do IDJ.

  • QUEIROZ, G. R. ; RODRIGUES, F. C. L. . UMA VISÃO ACADÊMICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016. III Semana Acadêmica do IDJ, 2016.

  • MARTINS, A. M. F. ; RODRIGUES, F. C. L. . PERPECTIVAS METODOLÓGICAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CASCAVEL-CE. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016. III Semana Acadêmica do IDJ.

  • FAUSTINO, A. S. S. ; RODRIGUES, F. C. L. . REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 4o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016. III Semana Acadêmica do IDJ, 2016.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; PEREIRA, F. S. G. . A ARTICULAÇÃO DO AEE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NA EEF LIBIA RIBEIRO, CASCAVEL-CE. In: III Semana Acadêmica do IDJ, 2016. III Semana Acadêmica do IDJ.

  • LIMA, C. C. ; DANTAS, A. K. A. ; RODRIGUES, F. C. L. . Análise sócio-ambiental da usina eólica da foz do rio Choró - Beberibe - CE. In: XVIII Encontro de iniciação a Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro de iniciação a Pesquisa - UNIFOR, 2012.

  • CARMO, A. S. ; ROSA, K. M. ; RODRIGUES, F. C. L. . A utilização das argilas como um recurso estético e terapêutico na busca do bem estar. In: XVIII Encontro de iniciação a Pesquisa - UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro de iniciação a Pesquisa - UNIFOR, 2012.

  • SILVA, S. P. ; RODRIGUES, F. C. L. . Morfologia Vegetal: uma abordagem prática na formação de professores para o ensino de Ciências. In: XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012.

  • SILVA, S. P. ; RODRIGUES, F. C. L. . Aula de campo: concepções entre teoria e prática na formação de professores de Ciências. In: XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012.

  • SILVA, S. P. ; RODRIGUES, F. C. L. . Educação e saúde na comunidade em defesa do meio ambiente saudável e na prevenção do dengue. In: XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XII Encontro de iniciação à docência da UNIFOR, 2012.

  • Gomes, E. S. ; MACIEL, G. L. ; Ferreira, A.R. ; Albuquerque, D, B. ; FRAGA, R. F ; RODRIGUES, F. C. L. . EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EEFM JOÃO NOGUEIRA JUCÁ, FORTALEZA, CE. In: Mundo UNIFOR, 2011, Fortaleza. XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2011.

  • LOPES, L. ; RODRIGUES, F. C. L. . ANIMAIS SILVESTRES ATROPELADOS NA RODOVIA CE-040 NO TRECHO ENTRE BEBERIBE E SUCATINGA-CE E IMPACTOS CAUSADOS A FAUNA LOCAL. In: Mundo UNIFOR, 2011, Fortaleza. XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR, 2011.

  • RODRIGUES, F. C. L. . Uso do celular: finalidade, frequência e hábitos de estudantes do 6o ao 9o ano do ensino fundamental. In: IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, 2019, Fortaleza. IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, 2019.

  • OLIVEIRA, A. S. ; RODRIGUES, F. C. L. . A ludicidade na educação infantil: ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, Fortaleza. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • OLIVEIRA, A. L. ; RODRIGUES, F. C. L. . A gestão escolar e a participação efetiva na educação inclusiva. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, Fortaleza. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • ALMEIDA, J. V. ; RODRIGUES, F. C. L. . Didática, historicidade e formação docente: relevância para os professores como ferramenta de ensino e aprendizagem. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, Fortaleza. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • SANTOS, K. I. ; RODRIGUES, F. C. L. . Aprender brincando na educação infantil: uma análise a partir da prática. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, FORTALEZA. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • SOUSA, M. A. ; RODRIGUES, F. C. L. . Pais e professores: a relevância dessa relação para o processo de ensino aprendizagem. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, Fortaleza. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • FERNANDES, C. L. ; RODRIGUES, F. C. L. . O atendimento educacional especializado (AEE) no processo da educação inclusiva na EM Ângela Costa Campos no município de Pacatuba - CE. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019, Fortaleza. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • LIMA, N. C. ; RODRIGUES, F. C. L. . Projeto aprendiz empreendedor: a contribuição do pedagogo no processo de aprendizagem profissional. In: VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019. VII Semana Acadêmica do IDJ, 2019.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; VAL, D. R. ; ALVES, M. H. ; Costa, A. A. A. . Levatamento da Ficoflora da praia do coqueiro, Luis Correia-PI. In: 54 Congresso nacional de botânica, 2003, Manaus. Anais do 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; ALVES, M. H. . Saúde na Escola: Educação sobre micoses superficiais na E.E.F.M. Monsenhor Jose Gerardo Ferreira Gomes, Sobral-CE. In: V Encontro de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual Vale do Acarau, 2003, Sobral-CE. Anais do V Encontro de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual Vale do Acarau, 2003.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; VAL, D. R. ; SILVA, J. F. ; ALVES, M. H. . Estudo preliminar das macroalgas bentônicas da praia do coqueiro, Luis Correia - PI. In: XXVI Reunião Nordestina de Botânica, 2003, Fortaleza-CE. Anais da XXVI Reunião Nordestina de Botânica, 2003.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; OLIVEIRA, H. C. ; ROLIM, A. E. . Área de proteção ambiental(APA) Bica do Ipu-CE: avaliação da situação atual e perspectivas futuras de melhor aproveitamento. In: IV encontro de iniciação cientifica da Universidade Estadual vale do Acarau, 2002, Sobral. Anais do IV encontro de iniciação cientifica da Universidade Estadual vale do Acarau. Sobral: Universidade Estadual vale do Acarau, 2002.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; CARDOSO, D. T. C. ; ANDRADE, L. B. S. . Identificação de inibidores de tripscina em sementes de Pithecelobium dulce e Vigna unguiculata e outras leguminosas de interesse alimentar da flora da região norte do estado do Ceará. In: IV encontro de iniciação científica e I encontro de pós-graduação e pesquisa, 2002, Sobral. Anais do IV encontro de iniciação científica e I encontro de pós-graduação e pesquisa, 2002.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; CARDOSO, D. T. C. ; ANDRADE, L. B. S. . Identificação de inibidores de enzimas digestivas em sementes de leguminsas de interesse alimentar da flora da região norte do estado do Ceará. In: III Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2001, Sobral. Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2001.

  • RODRIGUES, F. C. L. ; FERREIRA, M. A. S. . FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MARACANAÚ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RODRIGUES, F. C. L. . TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs. 2011. .

RODRIGUES, F. C. L. . Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 2011. (Curso a Distância (EaD)).

RODRIGUES, F. C. L. . Informática Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, F. C. L. . Word e Excel básico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EEFM JOÃO NOGUEIRA JUCÁ, FORTALEZA ? CE, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido por alunos secundaristas da EEFM João Nogueira Jucá - Sefor - SEDUC - CE em parceria com a UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e o apoio cintífico e financeiro do CNPq através de bolsa de IC junior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Cleyton Lopes Rodrigues - Coordenador / Antonio Rogério Ferreira - Integrante / Rômulo Ferreira Fraga - Integrante / Gladstone Lima Maciel - Integrante / Elson Silva Gomes - Integrante / Davi Batista Albuquerque - Integrante / Taís Fernandes da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Distrito de Educação 6. , Avenida Desembargador Moreira - de 2121 ao fim - lado ímpar, Dionisio Torres, 60170173 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32566328, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendência Escolar - Distrito 6, Carga horária: 40

2019 - 2022

Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico - EM Maria Rochelle, Carga horária: 200

2016 - 2019

Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da Educação Básica - Ciências do 6o ao 9o ano - EM Cônego Francisco Pereira

Atividades

  • 02/2022

    Serviços técnicos especializados , Distrito de Educação 6.,Serviço realizado, Superintendência Escolar - Fortalecimento da Gestão Escolar nas unidades de ensino da rede pública municipal de Fortaleza.

  • 09/2019 - 01/2022

    Direção e administração, EM Maria Rochelle da Silva.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

2007 - Atual

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - IDJ - Inst Dom José de Educ. Cult

Outras informações:
Professor do Instituto Dom José de Educação e Cultura nos cursos de Graduação em Biologia, Geografia, Educação física e Pedagogia.

2006 - 2012

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor -IDECC - INST DE DES. E CULT. CEARÁ

Outras informações:
professor dos cursos de graduação em Biologia, Geografia e Estética e Cosmética

2005 - 2010

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - IVA - Instituto do Vale do Acaraú

Outras informações:
Professor das disciplinas: Prática e vivencia IV: Oficinas de práticas de laboratorio em Zoologia e Botanica - 90 hs

2002 - 2003

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Serviço de monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor das disciplinas de Botânica I e II no Curso de Ciencias Biologias - Laboratorio de Botanica e Morfologia Vegetal

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências, Metodologia do ensino de ciências, Princípios e métodos da pesquisa em educação, Metodologia do Trabalho Científico, Sociedade e Natureza, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

  • 01/2019 - 05/2022

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Monografia I e II

  • 02/2008 - 12/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases anátomo-fisiológicas da atividade física, Fisiologia Humana, Biologia Celular e molecular, Bioquímica básica

  • 01/2007 - 12/2012

    Ensino, Estética e Cosmética, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia celular e molecular, Histologia básica, Microbiologia, Metodologia do trabalho científico, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

  • 08/2005 - 12/2011

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Estágio Supervisionado I, II e III, Embriologia e Histologia Animal, Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

2014 - 2019

Prefeitura Municipal de Maracanaú, PM/Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Técnico/Formador, Carga horária: 40

Outras informações:
Atua na Secretaria de Educação do Município de Maracanaú na função de articulador pedagógico e técnico/formador da equipe de Ciências da Natureza.

2012 - 2014

Prefeitura Municipal de Maracanaú, PM/Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 240

Outras informações:
Professor de Ciências no Ensino Fundamental - EMEF MARIA ROCHELLE DA SILVA

Atividades

  • 03/2014 - 08/2019

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação de Maracanaú.,Serviço realizado, Formação continuada de professores do município em parceria com o Governo do Estado do Ceará atrvés do progrma MAISPAIC.

  • 03/2014 - 12/2016

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação de Maracanaú.,Serviço realizado, Formação de Professores - PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Parceria com a SME Maracanaú.

2015 - 2019

Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador de Professores - MAISPAIC

Outras informações:
Formador de professores pedagogos que atuam nas disciplinas de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

2008 - 2012

Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TEMPORÁRIO, Carga horária: 200

Outras informações:
PROFESSOR RESPONSAVEL PELO LABORATÓRIO DE INFORMATICA PARA A EDUCAÇÃO VINCULADO AO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DA SEFOR - SEDUC

2004 - 2004

Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 160

Outras informações:
Professor da EEFM 2 de Maio - Fortaleza-CE; Disciplinas ministradas: Biologia, Química, Ciencias e Matematica - Ensino Fundamental e Medio

2003 - 2003

Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 200

Outras informações:
Professor da EEFM Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes - Sobral-CE: Disciplinas Ministradas - Biologia, Quimica e Ciencias, Ensino Fundamental e Medio.

Atividades

  • 02/2003 - 12/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química, Biologia

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Professor orientador, Enquadramento Funcional: Orientador de Iniciação científica Junior

Outras informações:
Orientador dos bolsistas Antonio Rogério Ferreira, Rômulo Ferreira Fraga, Taís Fernandes da Silva, Gladstone Lima Maciel, Elson Silva Gomes, Davi Batista Albuquerque, desenvolvendo o projeto: Educação e prevenção ao uso de drogas na EEFM João Nogueira Jucá, Fortaleza ? CE

2005 - 2007

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE MESTRADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
CURSO DE MESTRADO EM CIENCIAS MARINHAS TROPICIAS - UFC. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO: HISTOMORFOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR DE LAGOSTAS DO GENERO PANULIRUS - CE.

2001 - 2003

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho desenvolvido: Identificação de inibidores de enzimas digestivas em sementes de leguminosas da região norte do estado do Ceará. Laboratório de bioquimica da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Atividades

  • 03/2001 - 02/2003

    Pesquisa e desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

2015 - 2018

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos - PNAIC

Outras informações:
Orientador de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

2011 - 2011

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista Formação de professor, Enquadramento Funcional: Tutor de EaD

Outras informações:
Tutor do curso TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs, modalidade EaD do PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO) do Ministério da Educação - Secretaria de Educação a Distância em Parceira com a SEDUC-CE.

2009 - 2012

Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira

Vínculo: Professor de biologia, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 112

2010 - 2010

Colégio Nossa Senhora das Graças

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia

Outras informações:
Professor do Curso de Biologia (saúde) e preparação para olimpíadas de Biologia e ENEM

2005 - 2005

Centro Educacional Padrão

Vínculo: Professor de Ensino Fundamenta, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia