Janete Fernandes Silva

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2021), doutora em Educação pela Universidad del Mar (2013), mestre em Ciência da Informação (2000), especialista em Gestão da Informação Tecnológica (1995) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (desde 2011). Avaliadora de periódicos e eventos nacionais. Exerceu atividades no ensino superior privado (2001 a 2010). Atuou em gestão da informação na empresa Petróleo Brasileiro S.A. (2010 a 2011), em prospecção tecnológica na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, atual Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, (2009 a 2010), em inteligência competitiva no Instituto Euvaldo Lodi da Federação das Indústrias de Minas Gerais (2003 a 2009), em gestão tecnológica no Escritório de Gestão Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2000 a 2002), em gestão da informação na empresa Telemig Celular, atual Vivo, (1997 a1999) e na Agência Nacional de Telecomunicações (2001). Interesse em consultoria, ensino e pesquisa nas áreas de Ciência da Informação, Educação e Administração nos seguintes contextos: Gestão do Conhecimento, Gestão Tecnológica, Inteligência Competitiva, Aprendizagem Intra e Interorganizacional, Propriedade Intelectual, Educação a Distância.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2015 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Rotinas no desenvolvimento da capacidade absortiva em processos de produção da vitivinícola na região do sul do estado de Minas Gerais, Brasil
Ângela França Versiani.

Doutorado em Educação

2009 - 2013

Universidad del Mar
Título: Posibilidad y limitaciones del aprendizaje organizacional: el caso IEL/MG
Orientador: Prof. Dr. Leopoldo Briones - Udelmar
Coorientador: Prof. Dr. Luiz Alex Silva Saraiva - UFMG.

Mestrado em Ciencia da Informação

1997 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudos da Necessidade de Informação dos Setores Industriais Brasileiros: análise crítica e proposições, Ano de Obtenção: 2000
Marta Araújo Tavares Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Necessidade de Informação; Setor Industrial; Informação Tecnológica; Transferência de Tecnologia; gestão do conhecimento; Aprendizagem Organizacional. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Gestão em Informação Tecnológica

1995 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Informação industrial, ética e espionagem industrial
Orientador: Isis Paim
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia

1988 - 1992

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Memória da Escola de Biblioteconomia: análise estrutural
Orientador: Odília Clark Peres Rabello

Formação complementar

2012 - 2012

Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

SMS Introdutório. (Carga horária: 2h). , RHMED Consultores Associados Ltda, RHMED, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação em Prospectiva Estratégica II. (Carga horária: 56h). , Universidade da Indústria, UNINDUS, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação Docente - Cursos Superiores Tecnologia. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI/BH, Brasil.

2004 - 2004

Como es y que hace um Centro de Inteligência Compe. (Carga horária: 8h). , Instituto de Informácion Cientifica y Tecnologia, IDICT, Cuba.

2004 - 2004

Gestão do Conhecimento em APLs. (Carga horária: 8h). , Instituto de Informácion Cientifica y Tecnologia, IDICT, Cuba.

2001 - 2001

Derwent de Patentes. (Carga horária: 16h). , The Dialog Corporation /A Thomson Company, THOMSON, Brasil.

2001 - 2001

Propriedade Industrial. , Universidad Autônoma Del México, UAM, México.

2001 - 2001

Introduction to Intellectual Property. (Carga horária: 90h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.

2001 - 2001

Treinamento Prático sobre Patentes. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS, Brasil.

2001 - 2001

Controle de Qualidade de sementes... (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2001 - 2001

Bases e Classificação Internacional Patentes. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Básico sobre Patentes. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Informação em Ciência e Tecnologia: produtos e ser. (Carga horária: 123h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Catalogação Cooperativa do Bibliodata/Calco. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Aprendizagem Organizacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da Informação e Conhecimento.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inteligencia Competitiva.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Propriedade Intelectual.

Organização de eventos

SILVA, J. F. . V Simpósio de Estudos Avançados em Ciência da Informação. 2014. (Congresso).

SILVA, J. F. . Congresso Ciência para o Desenvolvimento - Mostra de Trabalhos Financiados pela FAPEMIG. 2001. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Instituto UNA de Tecnologia.Os desafios na implantação de projetos de gestão do conhecimento em organizações. 2006. (Encontro).

XXII Dados a Salvo de Tragédias. 2006. (Seminário).

Seminário XVII Dados a salvo de tragédias. 2005. (Seminário).

IX Simpósio de Proteção do Conhecimento. 2004. (Simpósio).

V Workshop Internacional sobre Inteligência Empresarial e gestão do Conhecimento na Empresa. 2004. (Oficina).

IV Encontro da Qualidade na Administração Pública. 2002. (Encontro).

III Mostra da Pós-Graduação em Genética e Bioquímica.Proteção do Conhecimento: como patentear na área biológica. 2001. (Encontro).

O Futuro da Indústria: oportunidades e desafios - a reflexão da universidade.Produção do conhecimento tecnológico na UFMG. 2001. (Seminário).

Patentes na área de ciências biológicas. 2001. (Oficina).

Seminário de Propriedade Intelectual.Como patentear e comercializar tecnologias. 2001. (Seminário).

Seminário de Propriedade Intelectual.Propriedade Industrial e transferência de tecnologia. 2001. (Seminário).

IV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIB.Estudo de Necessidade de Informação Tecnológica dos Setores Industriais Brasileiros: análise e proposições. 2000. (Encontro).

Seminário Clusters - Cadeia produtivas e prospectiva tecnológica. 2000. (Seminário).

Seminário de Tópicos em Recursos Informacionais.Necessidade de Informação dos Setores Industriais Brasileiros. 2000. (Seminário).

Seminário Regional da OMPI sobre comércio eletrônico e propriedade intelectual para países da América Latina. 2000. (Seminário).

Seminário sobre Relações Internacionais.Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. 2000. (Seminário).

XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica..Estudo de necessidade de informação à luz da gestão da conhecimento tecnológico.. 2000. (Simpósio).

XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica..A geração de patentes na universidade: um estudo de caso na UFMG.. 2000. (Simpósio).

XX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Transferência de Tecnologia e Sistemas Integrados.. 1998. (Simpósio).

Seminário sobre a Pós-Graduação da UFMG - Planejando o Futuro. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: DENISE FERNANDES DE ANDRADE DUARTE

NEVES, J. T. R.; JEUNON, E. E.;SILVA, J. F.. O marketing digital como ferramenta de comunicação e relacionamento dos sindicatos empresariais da indústria de Minas Gerais com sua base de filiados. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Fundação Pedro Leopoldo.

Aluno: Fernanda Costa Rodrigues

SILVA, J. F.. O poder nas organizações. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Márcia Maria Mendes Abdallah

SILVA, J. F.. Consolidação e implantação da ferramenta de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) no Sebrae/MG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Silvia Penna Chaves Lobato

SILVA, J. F.. Proposta de soluções informacionais para o cliente do SEBRAE/MG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Maria de Fátima Mirnada Chaves

SILVA, J. F.. Gestão da informação e compartilhamento do conhecimento: um modelo proposto para a COPASA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Margarete Rodrigues dos Santos

SILVA, J. F.. A disseminação da informação na EMBRASIL. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Waldimira Ribeiro Lisboa

SILVA, J. F.. Desenvolvimento de coleções nas instituições de ensino superior de Conselheiro Lafaiete - MG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Maria de Lourdes Cordignoli

SILVA, J. F.. Fatores que interferem no grau de satisfação dos usuários da biblioteca X de uma instituição X. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Viviane Pereira dos Santos

SILVA, J. F.. Estudo sobre a evolução de softwares para o gerenciamento de bibliotecas universitárias. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

Aluno: Aline Fernanda do Santos

Silva, Janete Fernandes; SILVA, M. A.. O prefil acadêmico do curso de Biblioteconomia da UFMT/CUR: uma investigação sobre a forma de acesso a IES no período de 2009-2012.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fábio Alves Pereira

Silva, Janete Fernandes. Compra - padronização nas requisições de compras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ires Valetim da Silva

Silva, Janete Fernandes. Implementação de política de crédito para a empresa maxibrasil indústria decsméticos Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Tamara Cristina Pinheiro de Oliveira

Silva, Janete Fernandes. Implementação de uma política de crédito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Augusto Silva de Oliveira

Silva, Janete Fernandes. Disseminação da informação como auxílio na tomada de decisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula dos Santos Silva

Silva, Janete Fernandes. Identificação de gargalos e proposta de melhorias para o processo de atendimento aocliente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Diego Fernandes Bernardes

Silva, Janete Fernandes. A importância da análise e do dimensionamento de investimento em giro:um estudo de caso da empresa "Contabil X". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Vivian Vilela Caminha

Silva, Janete Fernandes. Linhas de crédito bancário de curto prazo - estudo de caso: Little Italy. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Weldson Vilar Batista

Silva, Janete Fernandes. Seis Sigma: estudo de caso - medição dos erros nos processos do Hermes Pardini que geram recoleta utilizando a metodologia Seis Sigma. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Diogo da Silva Carriço

Silva, Janete Fernandes. Processo de negociação:análise e proposições- um estudo de caso da empresa geológica Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Manuela Cardoso Leitão

Silva, Janete Fernandes. O impacto da adoção da NFS-E nos processos internos de uma organização - um estudo de caso: Mastermaq Softwares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Liliane Carla Nogueira Mendonça

Silva, Janete Fernandes. Capatação e retenção de clientes em serviços educacionais:um estudo de caso da empresa Instituto Infantil Santa Cruz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Elizabeth Viana de Araújo / Rodrigo de Matos Gonçalves

SILVA, J. F.; MARTINS, A. A. V.; LODI, T. C. F.. Problema de relacionamento interpessoal no colégio Santa Marcelina: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Idelza Rocha

SILVA, J. F.; LODI, T. C. F.; MARTINS, A. A. V.. Processo de comunicação interna no Colégio Salesiano: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Eliana F

SILVA, J. F.; SILVA, R. C. C. E.; ROLIM, A. F.. Vieira / Roseli F. Gomes / Cristiana N. O. Campos.Gestão da informação na empresa BHTRANS: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Adriana de Souza / Isabel Crisitina

SILVA, J. F.; CORRADI, M. E.; ROLIM, A. F.. Gestão de processos na ARZON Industria e Comércio LTDA.: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Andrea

SILVA, J. F.. Sistema de Informação de clientes da empresa Ual Celulares de Belo Horizonte: um estudo prático. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Helvécio Faustino Salgado; Nelson Pires de Mesquita Jr

SILVA, J. F.. .Como se dá a conversão do conhecimento nas organizações: um estudo teórico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Eliete Miranda Cardoso

SILVA, J. F.. Disseminação Seletiva da Informação: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

SILVA, J. F.. XXIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,. 2022. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (ISSN 1980-6949). 2022. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform.

SILVA, J. F.. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (ISSN 1980- 6949). 2021. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform.

SILVA, J. F.. XXVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,. 2020. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. XXVI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2019. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (ISSN 1980-6949). 2019. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform.

SILVA, J. F.. XXV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (ISSN 1980- 6949). 2018. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform.

SILVA, J. F.. XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. XXIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. Comissão para elaboração do Plano de Qualificação stricto sensu dos docentes do Instituto de Ciências e Sociais da UFMG. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.

SILVA, J. F.. XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, J. F.. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVA, J. F.. Comissão avaliadora da melhor monografia do curso de Ciência da Informação da Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientou

Márcia Maria Mendes Abdallah

Consolidação e implantação do gerenciamento eletrônico de documentos (GED) no SEBRAE/MG; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Silvia Penna Chaves Lobato

Proposta de soluções informacionais para o cliente do SEBRAE/MG; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Informação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Ariadny Alessandra Gomes da Silva

O papel da informação no processo de produção: o estudo de caso da indústria BIG BAG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Diogo da Silva Carriço

Processo de negociação:análise e proposições- um estudo de caso da empresa geológica Ltda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Manuela Cardoso Leitão

O impacto da adoção da NFS-E nos processos internos de uma organização - um estudo de caso: Mastermaq Softwares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Rafael Pereira

Mudança Organizacional: estudo de caso da Conservadora e Administradora Vitória Ltda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Maurício de Rocha Trindade

O jogo como prática andragógica: desenvolvendo habilidades interpessoais em situações de conflito; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Maria Celiz Morais; Marta Maria Pedraça Álvares; Tereza Otta

Gestão de pessoas: competências, aprendizagem e habilidades nos serviços hospitalares; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Cleúcia Fernanda Cordeiro

Processo de comunicação interno da empresa X, do segmento de telecomunicações em Belo Horizonte: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Cyntia do Rosário Araújo

A comunicação interna no processo de mudança organizacional: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Dayzele Crisitna Cardoso de Lima

Entrevista de desligamento uma ação estratégica do Recursos Humanos: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Jalmice Reis Santos

O processo de comunicação interna na organização pública: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Helvécio Faustino Salgado; Nelson Pires de Mesquita Jr

; Como se dá a conversão do conhecimento nas organizações: um estudo teórico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Andreia Cristina Gomes de Oliveira

Sistema de informação de clientes da empresa Ual Celulares de Belo Horizonte: um estudo prático; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Pedagógica de Recursos Humanos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Janete Fernandes Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. F. . Estrutura organizacional e a formação educacional dos trabalhadores do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais. INFORMAÇÃO@PROFISSÕES , v. 6, p. 135-161, 2017.

  • SILVA, J. F. . Unidade de informação: o caso do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais (IEL/MG). Ciência da Informação (Impresso) , v. 45, p. 111-124, 2016.

  • SILVA, J. F. ; SILVA, A. A. G. . Informação no processo de produção: a experiência de uma indústria produtora de Big Bag. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 26, p. 103-114-114, 2016.

  • SILVA, J. F. ; DINIZ, E. S. ; SANTOS, A. F. . Os discentes do curso de biblioteconomia e o acesso ao ensino superior na UFMT/CUR - 2009 A 2012: um estudo de caso. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 11, p. 108-138, 2015.

  • SILVA, J. F. ; SARAIVA, L. A. S. ; SALAZAR, L. B. . Gestão da informação e aprendizagem no Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação (Online) , v. 19, p. 106-117, 2014.

  • MOREIRA, B. R. L. ; OLIVEIRA, A. F. C. E. S. O ; SILVA, J. F. . Prática ecoeficiente na produção de documentos: uma ação sustentável. Perspectivas em Ciência da Informação (on line) , v. 18, p. 130-148, 2013.

  • SILVA, J. F. ; Carvalho, Alessandra Fiorini de ; Souza, Priscila Bueno de . As ações da RETEC no apoio ao desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais: um estudo piloto. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , v. 13, p. 112, 2008.

  • SILVA, J. F. ; FERREIRA, M. A. T ; BORGES, M. E. N. . Análise metodológica dos estudos de necessidades de informação sobre setores industriais brasileiros: proposições. Ciência da Informação (Impresso) , Brasília, v. 31, n.2, p. 129, 2002.

  • RODRIGUES JUNIOR, J. M. ; LOBATO, A. A. ; CENDON, B. V. ; SILVA, J. F. . Produção do conhecimento tecnológico na UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , Belo Horizonte, v. 5, n.2, p. 231-242, 2000.

  • SILVA, J. F. . Avaliação das condições de preservação e do estado de conservação da coleção da Biblioteca da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG , Belo Horizonte, v. 21, n.1, p. 136-173, 1992.

  • SILVA, J. F. ; PIMENTA, M. L. N. ; SOUZA, M. T. . Uso da informação pelos moradores da Barragem Santa Lúcia: subsídio para implantação de um serviço de caixa-estante. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG , Belo Horizonte, v. 20, n.2, p. 237-241, 1991.

  • SILVA, J. F. . FAPEMIG tem 4000 projetos de pesquisa. Jornal o Tempo, Belo Horizonte, p. 2, 25 set. 2001.

  • SILVA, J. F. . Instrumento para um sistema de inovação sustentável. Jornal o Tempo, Belo Horizonte, p. 3, 20 set. 2001.

  • SILVA, J. F. . Fapemig apresenta mostra de trabalhos: Fundação promove o congresso Ciência para o Desenvolvimento. Jornal o Tempo, Belo Horizonte, p. 3, 20 set. 2001.

  • SILVA, J. F. . Propriedade Industrial e atuação do Escritório de Gestão Tecnológica na proteção e comercialização de tecnologia. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, p. 4, 05 jun. 2001.

  • SILVA, J. F. ; PEREIRA, M. S. . Turismo rural como alternativa econômica para produtores rurais de Brumadinho. In: TMS ALGARVE 2022, 2022, Olhão. SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT, 2022. v. 7.

  • SILVA, J. F. . Gestão da informação em uma unidade de informação: o caso da Gerência de Inteligência Estratégica do IEL/MG. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, Bauru. POLÍTICA NACIONAL DE INOVAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015.

  • SILVA, J. F. ; SILVA, A. A. G. . INFORMAÇÃO COMO ATIVO PARA UMA INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO DE BIG BAGS. In: IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2015, São Paulo. SINGEP. São Paulo: UNINOVE, 2015. v. 4. p. 1-11.

  • SILVA, J. F. ; SARAIVA, L. A. S. ; SALAZAR, L. B. . Gestão da Informação e aprendizagem no Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais. In: XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. Engenharia de Produção & Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Bauru: UNESP, 2013.

  • MOREIRA, B. R. L. ; FILETO, A. ; SILVA, J. F. . Prática ecoeficiente e sustentável no processo de produção de documentos em ambiente organizacional. In: II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos ? II SINGEP e I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade ? I S2IS., 2013, São Paulo. II SINGEP e I S2IS, 2013.

  • SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . A Red de tecnología del sector industrial brasileño: una acción para la política de innovación.. In: IX TALLER INTERNACIONAL DE GESTIÓN TECNOLÓGICA Y SU APLICACIÓN EN LA INDUSTRIA,, 2005, Havana. TALLER INTERNACIONAL DE GESTIÓN TECNOLÓGICA Y SU APLICACIÓN EN LA INDUSTRIA,. Havana, 2005.

  • SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . Gestión del conocimiento en los arreglos productivos locales del Estado de Minas Gerais: una acción del IEL/MG.. In: TALLER INTERNACIONAL DE GESTIÓN TECNOLÓGICA Y SU APLICACIÓN EN LA INDUSTRIA, 2005, havana. TALLER INTERNACIONAL DE GESTIÓN TECNOLÓGICA Y SU APLICACIÓN EN LA INDUSTRIA. Havana, 2005.

  • SILVA, J. F. ; FERREIRA, M. A. T. ; BORGES, M. E. N. . O estudo da necessidade de informação à luz da gestão do conhecimento tecnológico. In: Simpósio de Gestão da Inovação tecnológica, 2000, São Paulo. Simpósio de Gestão da Inovação tecnológica. São Paulo: Universidade de São Paulo / USP, 2000.

  • LOBATO, A. A. ; CENDON, B. V. ; SILVA, J. F. . A geração de patentes na universidade: um estudo de caso na UFMG. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2000, São Paulo. Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. São Paulo: Universidade de São Paulo / USP, 2000.

  • Silva, Janete Fernandes ; FERREIRA, M. A. T. ; BORGES, M. E. N. . Estudo da necessidade de informação tecnológica dos setores industriais brasileiros: análise crítica e proposições. In: IV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, 2000, Brasília - DF. IV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, 2000.

  • SILVA, J. F. ; MACEDO, H. ; FERREIRA, M. A. T. ; NEVES, J. T. R. . Transferência de Tecnologia e Sistema Integrado. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnologica, 1998, São Paulo. Simpósio de Gestão da Inovação Tecnologica. São Paulo: Universidade de São Paulo / USP, 1998.

  • SILVA, J. F. . Como as empresas de alta tecnologia inovam para obter sucesso.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. F. . Gestão do conhecimento nas organizações contemporâneas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. F. . Propriedade Intelectual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. F. . Seminário sobre a Memória da Escola de Bibilioteconomia da UFMG. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Janete Fernandes . Sistema de informação estratégica para os arranjos produtivos locais do estado de Minas Gerais alinhado a gestão do conhecimento. São Paulo: Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2006 (Artigo técnico).

Outras produções

SILVA, J. F. . Desenvolvimento Local e Aglomeração Produtivas - Trajetórias e Perspectivas. 2007.

SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . Criação do Núcleo de Inteligência Competitiva para a Cadeia de Petróleo e Gás de Minas Gerais. 2006.

SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Bioindustria do Estado de Minas Gerais.. 2005.

SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . Gerenciamento Eletrônico de Documentos do IEL/MG. 2005.

SILVA, J. F. . Projeto para reconhecimento da Faculdade de Ciências da Informação do Instituto Doctum de Caratinga / MG aprovado pelo MEC. 2005.

SILVA, J. F. . Centro de informação do IEL/MG. 2004.

Silva, Janete Fernandes . Rede de Tecnologia de Minas Gerais (RETEC) - Manual do usuário. 2004.

SILVA, J. F. ; CHAGAS, P. C. B. A. . Sistema de Informação Estratégico para os Arranjos Produtivos apoiados pelo IEL/MG. 2004.

SILVA, J. F. ; VIEIRA, A. S. . Estruturação do Escritório de Gestão Tecnológica da FAPEMIG. 2000.

SILVA, J. F. . Gestão da Informação em ambiente econômico. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. . Os desafios da gestão da informação na economia globalizada. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. . A importância da informação na vida do cidadão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. . Gestão da informação e a agroindústria em Rondonópolis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. . Simpósio discutirá gestão da informação: integração do Curso de Biblioteconomia com a comunidade comercial, industrial e pública. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Silva, Janete Fernandes . Debate sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Silva, Janete Fernandes . A Percepção dos Gerentes sobre a Gestão do Conhecimento: um estudo de caso em uma indústria do setor calçadista. 2012. (Avaliadora Ad Hoc).

Silva, Janete Fernandes . Gestão do Conhecimento. 2004. .

Silva, Janete Fernandes . Conhecimento, patentes e ética. 2003. .

Silva, Janete Fernandes ; ESTRELA, L. B. . OSM - Organização, Sistemas e Métodos. 2003. .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2006

    O papel da informação nas atividades operacionais e estratégicas do setor de recursos humanos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 1998 - 1999

    Estudos de Necessidades de Informação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 1995 - 1996

    Informação Industrial, Ética e Espionagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, Descrição: Setor de Petróleo e Gás de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnologico de Biotecnologia do Estado de Minas Gerais, Descrição: A presente proposta teve como objetivo a consolidação e implantação do Observatório de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico da Biotecnologia do Estado de Minas Gerais. O Observatório será proveniente de uma rede de competências, que gerará e sustentará um ambiente inovador de aprendizagem e de cooperação, de forma a superar os desafios da implantação da Política Industrial de Minas Gerais. Deverá fornecer mecanismos e metodologias de monitoramento, coleta, processamento, análise, formatação e disseminação de informações e indicadores de desempenho econômico, tecnológico e mercadológico atualizados e relevantes. O acesso ao observatório se dará via portal web pelos empresários, sindicatos e instituições atuantes na área. Esta é uma ação piloto vinculado ao projeto nacional Rede de Articulação de Competências, que será coordenado pelo IEL/MG que tem o papel de cobrir as lacunas na integração universidade, centros de pesquisas e indústrias, sendo vital à modernização, à competitividade e a sustentação tecnológica e econômica de uma região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Sistema de Informação Estratégica para Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Janete Fernandes Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095232

Experiência profissional

2011 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso de Biblioteconomia Disciplinas ministradas: Marketing, Planejamento Estratégico, Teoria da Administração, Unidade de informação, Estudo de Usuários. Membro do Colegiado de Curso

2010 - 2011

Petróleo Brasileiro S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Área estratégica: coordenação e atendimento das demandas de clientes da Petrobras em âmbito nacional e internacional. Liderança de equipe: planejamento, execução e orientação das atividades do Centro de Pesquisas Estratégicas.

2009 - 2010

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MG)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela definição e estruturação do Observatorio de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior de Minas Gerais - OCTES/MG

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Arquivos e Documentos, anos:08 a 09/2007; 03 a 04/2009 Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos Empresariais, ano:10 a 11/2008.

2004 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso de Ciência da Informação Disciplinas ministradas: Estudo e uso da informação Projeto extra classe II

2007 - 2008

Faculdade de Engenharia de Minas Gerais

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Outras informações:
Curso de graduação em Engenharia de Produção Disciplinas: Direito da Informação; Gestão da informação e do conhecimento.

2005 - 2005

Instituto Doctum de Caratinga

Vínculo: Consultoria e assessoria, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração do Projeto Pedagógico para o curso em Ciência da Informação, submetido a avaliação e a aprovação do MEC. Acompanhamento da comissão nas atividades de aprovação da Faculdade de Ciências da Informação do Instituto Doctum de Caratinga / MG.

2004 - 2009

Instituto Euvaldo Lodi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador e consultor, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Industrial do Estado de Minas Gerais: definição e estruturação do ODI/MG Responsável pela Implantação do programa de Gestão do conhecimento e Sistema de Informação Estratégica no IEL e nos arranjos produtivos locais do Estado de Minas Gerais. Responsável pela implantação do Núcleo de Inteligência Estratégica de Petróleo e Gás e de Biotecnologia de Minas Gerais Coordenadora do programa de Gestão Eletrônica de Documentos

Atividades

  • 03/2004 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerencia de Informação e Projetos Tecnológicos.,Cargo ou função, Pesquisadora / consultora.

2004 - 2005

FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Aprendizagem e Inovação Organizacional

2004 - 2004

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Professor de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Marketing e Estratégia Empresarial / Disciplina: Sistemas de Informação em Marketing

Atividades

  • 06/2004 - 08/2004

    Ensino, Marketing e Estratégia Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Informação em Marketing

2004 - 2004

Centro de Educação Tecnológica Infórium

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/2004 - 10/2004

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Elaboração de manual sobre gestão de projetos e trabalhos acadêmicos.

  • 01/2004 - 06/2004

    Ensino, Tecnologo em Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

2003 - 2004

Faculdade Novos Horizontes

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso de Administração de Empresas Disciplinas: Administração de Sistema de Informação; Organização, Sistema e Método; Coordenadora do trabalho interdisciplinar do 3° período do curso de administração.

Atividades

  • 02/2003

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Informação; Organização, Sistema e Métodos

2003 - 2003

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 28

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento

Atividades

  • 09/2003 - 10/2003

    Ensino, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e do Conhecimento

2003 - 2003

Centro Universitário UNA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 28

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Produtos e Serviços de Informação para Empresas Consultoria em Educação

Atividades

  • 05/2003 - 07/2003

    Ensino, Gestão Estratégica da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produtos e Serviços de Informação para Empresas

2003 - 2003

Universidade FUMEC

Vínculo: Professora de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Estratégica de Negócios / Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento

Atividades

  • 06/2003 - 06/2003

    Ensino, Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e do Conhecimento

2003 - 2003

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso de Ciência da Informação Disciplinas: Administração de Unidades de Informação I

Atividades

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Unidades de Informação I

2002 - 2007

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação e Graduação, Carga horária: 25

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Curso Superior e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos Disciplinas: Sistema de Informação / Metodologia Científica, Gestão da Informação e do Conhecimento e Projetos de Consultoria Membro do Colegiado do Curso Superior e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

2006 - 2006

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Coordenadora Pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenadora e pesquisadora, Carga horária: 10

Atividades

  • 08/2002 - 06/2007

    Ensino, Gestão Pedagógica de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica; Gestão da Informação e do Conhecimento; Projeto de Consultoria; Sistema de Informação de Recursos Humanos.

  • 07/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Administração, Departamento de Administração.,Atividade realizada, Coordenação de Loboratório de Recursos Humanos.

  • 01/2003 - 11/2005

    Ensino, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação e do Conhecimento

2001 - 2002

Faculdade Promove de Belo Horizonte

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Outras informações:
Curso de Administração Disciplina: Administração de Sistema de Informação

Atividades

  • 07/2001 - 07/2002

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Informação

2001 - 2001

Agência Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Consultor Externo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Responsável pelo programa de gestão da informação da fiscalização direta e indireta da gerência regional de Minas Gerais. Definição de metodologia de gestão da informação para o sistema de informação interno. Treinamento dos agentes fiscais internos e externos na inserção e manutenção dos sistemas operacionais e estratégicos.

2000 - 2002

Fundação de Amparo à Pesquisa Estado de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Identificação, seleção, avaliação e aprovação de projetos tecnológicos e de inovação para patenteamento. Análise de informação científica e tecnológica / prospecção tecnológica/ busca em bancos e bases de dados nacional e internacional de patentes e artigos científicos / orientação na proteção do conhecimento científico e tecnológico / definição de diretrizes e procedimentos para organização e disseminação da informação / elaboração de relatórios de patentes / palestra sobre proteção do conhecimento científico e tecnológico e registro da propriedade intelectual / coordenadora de congresso científico e tecnológico (2001) . Bolsista FAPEMIG

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Científica / Escritório de Gestão Tecnologica.,Serviço realizado, Criação e estruturação do EGT; treinamento de equipes vinculadas às instituições estaduais e federais do Estado de Minas Gerais (gestão tecnológica); monitoramento, análise e aprovação de projetos estratégicos desenvolvidos em MG para patenteamento.

1998 - 1999

Telemig Celular

Vínculo: Consultor Externo, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelo projeto e programa de gestão do conhecimento, análise e redefinição de processos e fluxo de informação. Desenvolvimento de projetos voltados para tecnologia da informação e gestão da informação.

Atividades

  • 06/1998 - 09/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Recursos Humanos.,Cargo ou função, Consultor / Gerenciamento do conhecimento.

1997 - 1997

Confederação Nacional da Indústria - DF

Vínculo: Consultor Externo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto e pesquisa sobre modernização e capacitação de recursos humanos nas indústrias brasileiras. Relatórios de avaliação e estatístico referente aos diferentes setores industriais do Estado de Minas Gerais.

1997 - 1997

Telecomunicacoes de Minas Gerais S/A

Vínculo: Consutor Externo, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa de mercado sobre Telefonia Celular. Identificação do potencial da Telefonia Celular no Estado de Minas Gerais: relatórios sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

1997 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Administração de Bibliotecas I (graduação) Financiamento CNPq

1993 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em Ciência da Informação da UFMG (via concurso) Disciplinas: Fontes de Informação Geral - 5° período (fev. a jul./93 ? mar. a dez./96). Administração de Bibliotecas I - 4° período (março/96 a março/97). Orientação da disciplina Estágio Supervisionado B - 8°período (ago. a dez./96). Documentação Técnica ? Cursos de Graduação da Engenharia Metalúrgica da UFMG / 6°período (abr./96 a mar./97).

1992 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bibliotecária, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto Bibliodata

1992 - 1993

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa sobre análise das citações bibliográficas apresentadas nas dissertações do programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFMG.

1992 - 1992

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplia Introdução aos Serviços de Automação de Bibliotecas - Curso de Graduação em Biblioteconomia Financiamento CNPq

1991 - 1992

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora de Iniciação Científica financiada pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq Projeto Memória da Escola de Biblioteconomia da UFMG

Atividades

  • 02/1993 - 03/1997

    Ensino, Biblioteconomina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes de Informação Geral ; Administração de Bibliotecas ; Orientação da disciplina Estágio Supervisionado B ; Documentação Técnica

1993 - 1993

Escola Sindical 7 de Setembro

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação da elaboração do projeto e pesquisa sobre o Mercado de trabalho do setor sucro-alcooleiro de Minas Gerais.

1992 - 1992

ITAMBÉ - Cooperativa Central dos Produtores Rurais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Centro de Informação Técnica

Atividades

  • 04/1992 - 07/1992

    Estágios , Centro de Informação Técnica.,Estágio realizado, Gestão de informação e coleção.

1990 - 1990

Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Gerência da Informação Técnica

Atividades

  • 01/1990 - 07/1990

    Estágios , Gerência de Informação Técnica.,Estágio realizado, Gestão de informação e de coleções.

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia