Pierre Andre Franca De Brot

Possui graduação em Engenharia de Minas pela UFMG (1982). Graduação em Licenciatura Plena pelo CEFET/MG (1986). Mestrado em Geologia pela UFMG (2008). Doutorado em Geologia pela UFMG (2013). Pós Doutor em Geologia pela pela UFMF (2016). Professor Titular do CEFET/MG. Admitido em março de 1979 no CEFET/MG e aposentadoria em dezembro de 2018.. Tem experiência na área de Mineralogia, Gemoologia e Determinação de Grãos Minerais.

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geologia

2008 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Determinação de áreas fontes de minerais gemológicos através da análise do desgaste fluvial
Joachim Karfunkel. Palavras-chave: desgaste superficial; gemas; sistema fluvial.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Indústrias Extrativas.

Mestrado em Geologia

2007 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O desgaste fluvial de minerais gemológicos como método para a localização da área fonte: estudo de casos,Ano de Obtenção: 2008
Joachim Karfunkel.Palavras-chave: gemas; desgaste superficial; sistema fluvial.

Especialização em Pós Graduação

1984 - 1985

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Tratamento de Minérios
Orientador: Antônio Clark Peres

Graduação em Licenciatura Plena

1985 - 1986

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduação em Engenharia de Minas

1977 - 1982

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial

1974 - 1976

Escola Técnica Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

2014 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Formação complementar

1998 - 1998

Extensão universitária em Desenvolvimento econômico local e empreendedorismo. (Carga horária: 40h). , Funsoft - Sociedade Mineira de Software, FUNSOFT, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Qualidade Total, Tecnologia e Meio Ambiente. (Carga horária: 40h). , Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Gemologia - Introdução e Prática. (Carga horária: 80h). , Gem Center, GEM CENTER, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Qualificação Gemológica. (Carga horária: 100h). , Museu de História Natural da UFMG, MUSEU DA UFMG, Brasil.

1978 - 1978

Extensão universitária em Mecânica dos solos aplicado à Mineração. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Mineralogia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Gemologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Participação em eventos

6º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante. 2014. (Simpósio).

45º Congresso Brasileiro de Geologia. A cintilometria como método auxiliar na determinação de corpos kimberlíticos: estudo de caso do kimberlito cancã, Ilicínea, MG. 2010. (Congresso).

XI Simpósio de Geologia do Sudeste.Desgaste e dispersão de indicadores de diamante no meio fluvial: estudo de caso do kimberlito Cancã, Ilicínea, MG. 2009. (Simpósio).

44º Congresso Brasileiro de Geologia. O desgaste superficial da água marinha de Brejaúba ap longo do sistema fluvial. 2008. (Congresso).

X Simpósio de Geologia do Sudeste.O desgaste fluvial de gemas como método para a localização aproximada da área fonte:estudo de casos. 2007. (Simpósio).

Seminário de Educação Média e Profissional, em BH- CEFET/MG, com 08 horas de duração. 2003. (Seminário).

Seminário de Educação Média e Profissional, em BH - CEFET/MG, com 16 horas de duração. 2002. (Seminário).

Seminário de Educação Média e Profissional, em BH -CEFET/MG, com 40 horas de duração. 2002. (Seminário).

Desenvolvimento Econômico Local e Empreendedorismo, em BH - FUMSOFT, com 40 horas de duração. 1998. (Seminário).

I Encontro Nacional de Estágios, em Curitiba,na UFPr apresentando o Trabalho - Conselho de Estágios de Minas Gerais.Conselho de Estágios de Minas Gerais. 1997. (Encontro).

Encontro Nacional Integrado IEL/DAMPI - Treinamento em Gestão pela Qualidade , Tecnologia e Meio Ambiente, em Brasília promovido pela CNI,, com 40 horas de duração. 1996. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Departamentos de Relações Empresariais das ETFs CEFETs, em Recife, com 40 horas de duração. 1995. (Encontro).

V Encontro Regional de Coordenadores de Estágio, em BH - FIEMG, com 08 horas de duração. 1994. (Encontro).

III Encontro Nacional de Departamentos de Relações Empresariais das ETFs e CEFETs, em Sergipe- ETF Sergipe, com 40 horas de duração. 1993. (Encontro).

IV Encontro Regional de Coordenadores de Estágio, em BH - FIEMG, co, 08 horas de duração. 1993. (Encontro).

Seminário Educação pela Qualidade, em BH - FIEMGcom 08 horas de duração. 1993. (Seminário).

III Encontro Regional de Coordenadores de Estágio, em BH - FIEMG, com 08 horas de duração. 1992. (Encontro).

Seminário Nacional sobre Gestão da Qualidade Total na Escola, em BH - CEFET/MG, com 08 horas de duração. 1992. (Seminário).

I ENDRE' s e X ENSIE-Es, em Goiânia - ETF Goiás, com 40 horas de duração. 1991. (Encontro).

II Encontro Regional de Coordenadores de Estágio, BH - FIEMG, com 16 horas de duração. 1991. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação Técnica - CONET, BH - CEFET/MG, com 40 horas de duração. 1989. (Congresso).

II Econtro Regional de Educação Técnicca, em Florianópolis - ETF SC, apresentando a experiência do Estágio Supervisionado no CEFET/MG.Experiência do Estágio Supervisionado no CEFET/MG. 1989. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Coordenadores de Sie-es em Manaus - ETF Amazonas, com 40 horas de duração. 1989. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de SIE-Es, em Florianópolis - ETF SC, com 40 horas de duração. 1988. (Encontro).

! Seminário Internacional de Tecnologia e Absorção de Mão de Obra, BH - SEação Social -MG, com 24 horas de duração. 1987. (Seminário).

Encontro das Escolas Técnicas Federais e Fornecedores e Empresas do STB, em Brasília - Telebrás, com 24 horas de duração. 1987. (Encontro).

VII Encontro Nacional de SIE-Es, Rio de Janeiro - ETF de Química do RJ, com 50 horas de duração. 1987. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Nathália Rodrigues de Oliveira

BROT, P. A. F.; Quinão, D. Materiais à base de nióbio utilizados na remoção de moléculas orgânicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.; Márcio Basílio; Lucia Emília Ribeiro Letro. Banca para seleção de professor de mineralogia da UNED de Contagem. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Banca para seleção de professor de mineralogia para a UNED de Betim do CEFET/MG. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Comissão Examinadora da Disciplina Lavra de Minas, para vaga em Araxá. 1994. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Comissão Examinadora da Disciplina Beneficiamento, para vaga na UNED de Araxá. 1993. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Concurso de Provas e Títulos para Provimento de Empregos na Carreira de Magistério , na Área de Química Inorgânica do Curso Técnico de Química. 1989. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Romano, A.W.;BROT, P. A. F.. Quartzo ametista nos ambientes vulcano-basáltico, granito-pegmatítico e quartzo-hidrotermal: gênese e causas de cor com base em depósitos de Minas Gerais. 2015. Universidade Federal De Minas Gerais.

BROT, P. A. F.; TEIXEIRA, L. S.; BASILIO, M. S.. Banca para professor msubstituto de Mineralogia do CEFET/MG. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Romano, A.W.;BROT, P. A. F.. Banca de Qualificação de Mestrado no IGC/UFMG. 2013.

BROT, P. A. F.; Lucia Emília Ribeiro Letro; Emerson Ferreira Fernandes. Banca para substituto de Mineralogia do Departamento de Química. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

CHAVES, A. O.; Romano, A.W.;BROT, P. A. F.. Banca Examinadora da Qualificação de Luiz Antônio Gomes da Silveira sobre a comparação da brasilianita dos distritos de Conselheiro Pena e Araçuaí. 2012.

BROT, P. A. F.. Banca para Professor Substituto de Mineralogia do Curso de Química do CEFET/MG. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Banca para seleção de professor substituo de mineralogia, março de 2007. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Banca para seleção de professor substituo de mineralogia, maio, 2007. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

BROT, P. A. F.. Banca para seleção de professor substituto de mineralogia. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Orientou

Natani Oliveira Possa

ATLAS DIGITAL DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE MINERALOGIA DO CEFET/MG; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em química) - Centro Federal de educação tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Mariana Araujo Granato

SÍNTESE, CRESCIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MONOCRISTAIS DE ALUMEN DE POTÁSSIO DOPADOS COM IONS CROMO E NÍQUEL, 2017; Bolsa de Iniciação Científica Jùnior (Graduando em Química); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Co-orientador; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Elza De Lima Martins

ESTUDO DA CAMADA KELIFÍTICA DE GRANADAS KIMBERLÍTICAS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Bernardo Schmitberger Moraes

ESTUDO DA CAMADA KELIFÍTICA DE GRANADAS KIMBERLÍTICAS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Ana Clara moreira

Práticas de Mineralogia; 2016; Orientação de outra natureza; (Quimica Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de educação tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Natani Possa

Práticas de Mineralogia; 2015; Orientação de outra natureza; (Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de educação tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Carol Vilela

Práticas de Mineralogia; 2015; Orientação de outra natureza; (Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de educação tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

gabrilela Magalhães

Práticas de Mineralogia; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de educação tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Coony Cerai Ferreira

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Daniele Soares

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Jonatas Carvalho

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Jussiane Trevenzole

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Patrícia Sanches

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Paulo Cesar de Souza

Gaia Consultorias na área da Indústria Cimenteira; 2006; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Amanda Costa Leroy

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Débora de Paula Pereira

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Elton Basílio de Souza

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Felipe Augusto Prado da Silveira

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Gabriel Marques dos Reis

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Júlio César Assunção Fernandes

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Matheus Cabral Timóteo

Ícarus Indústria de Removedores de Manchas; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Débora Cristina Fernandes

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Aline Guimarães da Silva

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Dhionne Correa Gomes

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Gabriel Rodrigues de Carvalho

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Graciane Ramos de Siqueira Fonseca

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Paula Gracielle Gouveia

Benzeno Cosméticos - creme contra verruga; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Gislane Fátima Oliveira

Acqua pó fabricação de alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Juliana Lobo de Moraes

Acqua pó fabricação de alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Kelly Michele Carvalho

Acqua pó fabricação de alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Regina Duque Estrada

Acqua pó fabricação de alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Romana Alves de Souza

Acqua pó fabricação de alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Arthur Gomes Parente

Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Ana Paula Veloso

Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Débora Cristina P

Santos; Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Henrique Pires Oliveira

Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Pollyane Marcelle Pereira

Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Luciana Pinto de Albuquerque

Meros Fabricação de Alvejantes; 2003; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

André Luiz Carvalho Goncálves

CAMFER Controle Ambiental de Minerações de Ferro; 2002; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Elaine Renata Oliveira

CAMFER Controle Ambiental de Minerações de Ferro; 2002; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Márcia da Conceição Lopes

CAMFER Controle Ambiental de Minerações de Ferro; 2002; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Carlos Ataídes Teixeira

CAMFER Controle Ambiental de Minerações de Ferro; 2002; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Pierre Andre Franca De Brot;

Produções bibliográficas

  • BROT, P. A. F. ; KARFUNKEL, J. ; POLLMAN, H. ; FERNANDES, A. F. . Determinação da área fonte da água marinha do Córrego Boa Vista através do seu desgaste fluvial, região de Galiléia. Arquivos do Museu de Historia Natural , v. 23, p. 11-32, 2016.

  • POELLMANN, H. ; KARFUNKEL, J. ; BROT, P. A. F. ; SOELLIG, C. . Staurolith mit Granat und Monazit aus dem Pegmatitgebiet von Linópolis, Minas Gerais. Aufschluss (Heidelberg) , v. 1, p. 54-60, 2014.

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Pöllmann, H . Fluviatiler Abnutzunsgrad von Edelsteine aus Mittel zur Bestimmung der Entfernung zur Quelle: Fallstudie von Brasilianit aus Mendes Pimentel, MG,Brasilien. Aufschluss (Heidelberg) , v. 64, p. 119-124, 2013.

  • Pöllmann, H ; Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Söelig, M . Staurolith mit Granat und Monazite aus dem Pegmatitgebiet von Linópolis, MG, Brasilien. Aufschluss (Heidelberg) , v. 2, p. 13-20, 2013.

  • BROT, P. A. F. ; KARFUNKEL, J. ; POELLMANN, H. . Fluviatiler Abnutzungsgrad von Edelsteinen als Mittel zur Bestimmung der Entfernung zur Quelle: Fallstudie von Brasilianit aus Mendes Pimentel, Minas Gerais. Aufschluss (Heidelberg) , v. 64, p. 119-124, 2013.

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Fonseca-Fernandes, A. . O desgaste fluvial da ametista de Brejaúba, MG: Um método auxiliar de prospecção. Geonomos , v. 21, p. 1-6, 2013.

  • autor ; Cassiano Castro ; Reiner Neumann ; BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi . Dispersão da picroilmenita: Estudo de caso aplicado ao kimberlito cancã, Ilicínea, Minas Gerais. Geociências (São Paulo. Online) , v. 27, p. 81-88, 2009.

  • Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi ; BROT, P. A. F. ; Osvaldo França ; R. Wegner . Aquamarine, Quartz, and Topaz in Kimberlites: case studies from Minas Gerais State, Brazil. Zeitschrift der Deutschen Gemmologischen Gesellschaft , v. 58, p. 77-85, 2009.

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi . O desgaste fluvial de gemas como método para a localização aproximada da área fonte: estudo de casos. In: 44º Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Geologia. Curitiba: SBG - núcleo Paraná, 2008. v. 1. p. 880-880.

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Norberto Sgarbi ; NILSA, Q. . O desgaste superficial da água marinha de Brejaúba ao longo do sistema fluvial. In: 44º Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Geologia. Curitiba: SBG-núcleo Paraná, 2008. v. 1. p. 199-199.

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi ; Filipe Nunes . Localização da área fonte de gemas através do desgaste fluvial. In: X Simpósio de Geologia do Sudeste, 2007, Diamantina. A faixa Aracuaí e suas conexões: 30 anos após Almeida 1977. Diamantina: SBG- Núcleo Minas Gerais, 2007. v. 1. p. 130-130.

  • Fonseca-Fernandes, A. ; Joachim Karfunkel ; Silas Salgado ; BROT, P. A. F. ; Norberto Sgarbi . A cintilometria como método auxiliar na delimitação de corpos kimberlíticos: Estudo de caso dos kimberlitos Cancã e Mto Grosso, Ilicínea, MG. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém. 45º Congresso Brasileiro de Geologia. Belém, 2010. v. 1. p. 90-90.

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Fonseca-Fernandes, A. ; Silas Salgado ; Norberto Sgarbi . Desgaste e dispersão de indicadores de diamante no meio fluvial : estudo de caso do kimberlito Cancã, Ilicínea, MG. In: XI Simpósio de Geologia do Sudeste, 2009, São Pedro. XV Simpósio de Geologia do Sudeste. São Pedro, 2009. v. 1. p. 85-85.

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Fonseca-Fernandes, A. ; CHAVES, A. ; CARNEIRO, L. ; Krambrock Klaus . Minerais gemológicos no sistema fluvial: estudo de casos de prospecção através do seu desgaste. In: 11 Simpósio de Geologia do Sudeste, 2009, Diamantina. 11 Simpósio de Geologia do Sudeste. Diamantina: SBG, 2009. v. 1. p. 85-85.

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi . O desgaste de gemas como método para a localização da área fonte: estudo de casos. In: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008. 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008. v. 1. p. 880-880.

  • BROT, P. A. F. ; KARFUNKEL, J. ; POELLMANN, H. . Desgaste fluvial de gemas como método para determinar a distância até a fonte: Estudo de caso da brasilianita de Mendes Pimentel, MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Fonseca-Fernandes, A. ; Joachim Karfunkel ; castro F. ; Silas Salgado ; BROT, P. A. F. ; Norberto Sgarbi . A cintilometria como método auxiliar na determinação de corpos kimberlíticos: estudo de caso dos kimberlitos Cancã e Mato Grosso, Ilicínea, MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Fonseca-Fernandes, A. ; CHAVES, F. L. ; Rafael CARNEIRO ; Krambrock Klaus . Minerais gemológicos no sitema fluvial: estudo de caso de prospecção através de seu desgaste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Fonseca-Fernandes, A. ; autor ; Norberto Sgarbi ; Filipe Nunes . Desgaste e dispersão de indicadores de diiamante no meio fluvial: estudo de caso do kimberlito Cancã , Ilicíbnea, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; Norberto Sgarbi . O desgaste superficial da água marinha de Brejaúba ao longo do sistema fluvial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BROT, P. A. F. ; Joachim Karfunkel ; Norberto Sgarbi ; Filipe Nunes . Localização da área fonte de gemas através do desgaste fluvial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BROT, P. A. F. . Gemologia Optativa. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2009 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Minerais e Rochas Industriais. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2009 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. ; Márcio Basílio . Mineralogia para os cursos modulares. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2008 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Cultura Empreendedora. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 2006 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Mineralogia para o Curso Integrado. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 2004 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Gestão de Negócios. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 2003 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Princípios de Administração. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 2003 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Mineralogia Prática. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 1985 (Apostila).

  • BROT, P. A. F. . Tabelas de Mineralogia. Belo Horizonte: Gráfica do CEFET/MG, 1985 (Apostila).

Outras produções

BROT, P. A. F. . Curso de aperfeiçoamento em mineralogia para a UNED de Betim do CEFET/Mg com duração de 36 horas. 2008.

BROT, P. A. F. . Curso de Extensão em Mineralogia ministrado para a FUNEC com 80 horas de duração. 2006.

KARFUNKEL, J. ; BROT, P. A. F. . Gemologia, Idendificação e Familiarização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BROT, P. A. F. . Geologia, Mineralogia e Gemologia de Diamantes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BROT, P. A. F. . Curso de Qualificação Pedagógica em Mineralogia. 2009. .

BROT, P. A. F. . Geologia e Gemologia do Diamante. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BROT, P. A. F. . Mineralogia para UNED de Betim. 2008. .

Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; 3º autor . Gemologia com ênfase na familiarização e identificação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. . Gemologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. . Gemologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. ; 3º autor . Gemologia com ênfase na familiarização e identificação de minerais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Joachim Karfunkel ; BROT, P. A. F. . Gemologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREA, A. ; BROT, P. A. F. . Efeitos de Argilo Minerais na Flotação de Minérios de Ferro. 1981. (Apresentação em Encontro de Pesquisa).

BROT, P. A. F. ; Curral de Pedras . Determinação de Traços Minerais a Partir de Algas Cianófitas. 1979. (Apresentação de Trabalhos em Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Estudo da Viabilidade da determinação da área fonte através da análise do desgaste da camada kelifítica em granadas kimberlíticas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pierre Andre Franca De Brot - Integrante / Joachim Karfunkel - Coordenador / Mário Luiz de sá Carneiro Chaves - Integrante.

  • 2007 - 2011

    O desgaste fluvial de gemas como método para a localização aproximada da área fonte: estudo de casos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pierre Andre Franca De Brot - Coordenador / Joachim Karfunkel - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

1996

Certificado de Honra ao Mérito pelos formandos do 43 Seminário de Graduação de Técnicos Industriais do CEFET/MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Química. , Av. Amazonas 5253, Nova Suiça, 30480000 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33195151, Fax: (031) 33195142, URL da Homepage:

Experiência profissional

1999 - 2000

Confederação Nacional das Indústrias

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor do IEL - Nacional, Carga horária: 40

1996 - 1998

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Instituto Euvaldo Lodi, Carga horária: 40

1979 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aposentadoria prevista para dezembro de 2018

Atividades

  • 11/2014 - 10/2018

    Direção e administração, Departamento de Química, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Química.

  • 10/2000 - 02/2002

    Direção e administração, Departamento de Química, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 10/1987 - 10/1997

    Direção e administração, CEFETMG, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Integração Escola Empresa.

  • 01/1993 - 02/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, .,Cargo ou função, Conselheiro.