Ana Paula Lacerda Dornelles
Doutora em Administração e Mestre em Educação pela PUC Minas, Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG, MBA em Administração Acadêmica e Universitária pela CONSAE e Graduada em História pela PUC Minas. Atualmente desenvolve estudos na área de Gestão de Instituições de Educação Superior, Regulação e Avaliação Institucional. Na Magistério Superior ministra disciplinas na área de Metodologia Científica e Ética. Na Pós-graduação, em EAD, leciona disciplinas de Política e Legislação do Ensino Superior, Gestão Acadêmica, Metodologia Científica, Ética, Sustentabilidade e Competências Profissionais. No âmbito corporativo, atua como Diretora Nacional de Regulação e Serviços ao Estudante, liderando equipes de alta performance com vasta experiência em Regulação da Educação Superior, Secretaria, Gestão Acadêmica e Serviços Financeiros, inclusive com formação e desenvolvimentos de sucessores.Há 20 anos atuando a frente de projetos de expansão de holding, vem conduzindo processos de Autorizações, Reconhecimentos e Renovações de cursos e Credenciamentos eRecredenciamentos de Instituições, além dos processos de monitoramento de cursos de Medicina. Dirigiu todo o processo de gestão, aquisição e logística de acervo bibliográfico de instituições de ensino superior com mais de 50 bibliotecasinstaladas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Bahia.É avaliadora ad hoc do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Possui ampla experiência em liderar processos de Due Diligence em fusão e aquisição de IES, e na implantação de cultura corporativa regulatória.
Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2017 - 2023
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Os desafios da aplicação gerencial da avaliação do SINAES em um Grupo Educacional Privado de Belo Horizonte
Patrícia Bernardes. Coorientador: Maria Inês Martins. Palavras-chave: Avaliação Externa de IES; análise econômica do direito; eficiência da norma; credenciamento de IES; SINAES.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Estratégica das Organizações.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A tramitação da Lei 10.639/2003: a construção de uma política pública educacional no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação, Ano de Obtenção: 2010
Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura Afro-descendente; Política Publica; Educação Nacional.
Especialização em MBA Administração Acadêmica e Universitária
2013 - 2014
Carta Consulta
Título: AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E OS DESAFIOS DE CONTEMPLAR AS DEZ DIMENSÕES DO SINAES: Apresentação do programa de autoavaliação institucional de um Grupo Educacional Privado em Belo Horizonte
Orientador: Roberta Muriel
Especialização em História da Cultura e da Arte
2006 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: História e Cultura da Educação Profissional no Brasil: Uma reflexão acerca dos ofícios para os ?Deserdados da Sorte?
Orientador: Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges
Graduação em História
2001 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: ?O SOL DA LIBERDADE?: A Educação como forma de combate ao racismo no Brasil.
Orientador: Prof. Dr. Caio César Boschi
Formação complementar
2015 - 2015
DESIGN THINKING BOOTCAMP. (Carga horária: 18h). , DesignThinkers Academy, DTA, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Líder Coaching. (Carga horária: 30h). , Condor Blanco, CB, Brasil.
2011 - 2011
Avaliação Institucional. (Carga horária: 65h). , CONSAE, CONSAE, Brasil.
2011 - 2011
Coaching Express. (Carga horária: 30h). , Condor Blanco, CB, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Desenvolvimento de Lideranças. (Carga horária: 28h). , Ânima Educação, AE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação de Professor/Tutor para EAD. (Carga horária: 50h). , Faculdade Pitágoras de Administração Superior, FPAS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Lê Bem.
Francês
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Participação em eventos
Currículo e Relações Étnico-raciais.A TRAMITAÇÃO DA LEI 10.639 DE 2003:a construção de uma política pública educacional no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação. 2011. (Seminário).
Curso sobre os temas Núcleo Docente Estruturante (NDE) e hora-aula. 2009. (Seminário).
O enigma do CPC: decifra-me ou devoro-te!. 2009. (Seminário).
Projeto Fortalece. 2009. (Seminário).
XIIème Congrès de I'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC). O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando representações sobre o papel da escola na construção das identidades culturais e étnicas no Brasil. 2009. (Congresso).
III Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - As identidades/diferenças culturais em contextos pós-coloniais.Educação Democrática e a Questão Racil em Florestan Fernandes. 2008. (Seminário).
Seminário Nacional Reformas Educacionais no Brasil. 2008. (Seminário).
Ação Educativa Cultura e Educação: parceria que faz história. 2006. (Seminário).
A invenção do ?brasileiro?: história e iconografia. 2006. (Outra).
Um planeta mestiço e o museu do outro (o Quai Branly). 2006. (Outra).
Orientou
A ditadura nos livros didáticos da década de 70 no ensino fundamental e ensino médio brasileiro; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação: novos paradigmas) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; (Orientador);
Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre o Exame de Massa ? Telecurso 2000 - em Minas Gerais; ; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação: novos paradigmas) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; (Orientador);
A importância da gestão no ensino superior dentro do mercado atual; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docencia do Ensino Superior) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; Orientador: Ana Paula Lacerda Dornelles;
A relação extraclasse entre professor/aluno e sua influência no processo de ensino no curso de Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing da UNIC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docencia do Ensino Superior) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; Orientador: Ana Paula Lacerda Dornelles;
Problemas encontrados com o uso das metodologias antigas frente à diversidade cultural causadas pelo ingresso de alunos nas IES particulares através dos programas de inclusão social do governo (fies, prouni, etc; ); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docencia do Ensino Superior) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; Orientador: Ana Paula Lacerda Dornelles;
Existe no país um sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior, deseja-se verificar eficácia do atual Sistema; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docencia do Ensino Superior) - Faculdade Pitágoras - Pós Graduação; Orientador: Ana Paula Lacerda Dornelles;
Produções bibliográficas
-
XAVIER, M. C. ; DORNELLES, A. P. L. . O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil. Eccos. Revista Científica , v. 11, p. 569-586, 2010.
-
DORNELLES, A. P. L. . Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes.. e-Hum , v. 2, p. 1-14, 2009.
-
XAVIER, M. C. ; DORNELLES, A. P. L. . O DEBATE PARLAMENTAR NA TRAMITAÇÃO DA LEI 10.639/2003: INTERROGANDO REPRESENTAÇÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS E ÉTNICAS NO BRASIL. In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC, 2009.
-
DORNELLES, A. P. L. . Educação Democrática e a Questão Racial em Florestan Fernandes. In: III Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - As identidades/diferenças culturais em contextos pós-coloniais, 2008, Mato Grosso do Sul - MS. Universidade Católica Dom Bosco, 2008.
-
DORNELLES, A. P. L. . Regulação da Educação Brasileira: novos campos de trabalho para o Pedagogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELLES, A. P. L. . Relações interpessoais e o trabalho com diversidade na educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELLES, A. P. L. . IGC - Índice Geral de Cursos e ENADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELLES, A. P. L. . A TRAMITAÇÃO DA LEI 10.639 DE 2003: a construção de uma Política Pública no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
XAVIER, M. C. ; DORNELLES, A. P. L. . O DEBATE PARLAMENTAR NA TRAMITAÇÃO DA LEI 10.639/2003: INTERROGANDO O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E ÉTNICA NO BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DORNELLES, A. P. L. . Educação Democrática e a Questão Racial em Florestan Fernandes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
DORNELLES, A. P. L. . Capacitação de Professores para sobre Legislação e Avaliação do Ensino Superior - Rio de Janeiro - Fevereiro. 2010. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores Legislação e Avaliação do Ensino Superior - Poços de Caldas - Março. 2010. .
DORNELLES, A. P. L. ; MORENO, Gislaine . Apostila da disciplina Gestão Acadêmica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
DORNELLES, A. P. L. ; MORENO, Gislaine . Apostila do curso de Legislação do Ensino Superior. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
DORNELLES, A. P. L. . Video Instrucional sobre processo visita do MEC para autorização de cursos superiores. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Instrucional).
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Votorantim - SP - Março. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Rio de Janeiro - RJ. Junho. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita do MEC - Teixeira de Freitas - BA - Junho. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - São Luís - MA. Julho. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Vistia do MEC - Uberlândia - MG. Julho. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Londrina - PR. Julho. 2009. .
DORNELLES, A. P. L. . XII Congresso da ARIC. 2009. (Atuou como Relatora do GT14 Interculturalidade e Identidade Étnica: Afrodescendentes).
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visitas MEC - Feira de Santana - BA. Fevereiro. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visitas MEC - Votorantim- SP. Maio. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Poços de Caldas - MG. Abril.. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita do MEC - Londrina - PR. Julho. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita do MEC - São Luís - MA. Setembro. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita do MEC - Belo Horizonte - MG. Outubro. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Betim - MG. Novembro. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita do MEC - Divinópolis - MG. Outubro. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores sobre Visita MEC - Guarapari - ES. Julho. 2008. .
DORNELLES, A. P. L. . Curso de Capacitação de Professores da Rede INED. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ânima Educação. , Av. Prof. Mário Werneck, 1685, Estoril, 30455-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33199481, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2016
Centro Universitário de Belo HorizonteVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 5
Outras informações:
Professora e Tutora da Pós Graduação do UniBh.
Disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisa; Ética e Sustentabilidade; Cenários, tendências e o mundo do trabalho.
2011 - 2011
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de SinopVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações:
Professora do Curso de Pós-graduação em Didática do Ensino Superior.
Disciplinas: Gestão Acadêmica; Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso.
2011 - Atual
Anima EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora de Regulação e Avaliação Institucional do Grupo Ânima Educação.
Áreas lideradas: Regulatório e Avaliação Institucional.
2011 - 2011
Faculdade Pitágoras - Pós GraduaçãoVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Curso de Pós-graduação (EAD) em "Educação: novos paradigmas".
Disciplinas ministradas: A didática na teoria e na prática; A sala de aula como objeto de análise; Avaliação e suas perspectivas; Escola, curriculo e ensino; Gestão Estratégica; Metodologia Científica; O comportamento das pessoas nas organizações; Orientação de TCC.
2010 - 2011
Faculdade Pitágoras - Pós GraduaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e Tutora e Pós-Graduação em EAD, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora e tutora de Pós-Graduação Lato Sensu em EAD (pela plataforma Moodle) da disciplina "Gestão Acadêmica" do curso Docencia do Ensino Superior da Faculdade Pitágoras.
2010 - 2010
Faculdade Pitágoras - Pós GraduaçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de MBA, Carga horária: 5
Outras informações:
Ministrou a Disciplina "Gestão Acadêmica" no curso de MBA em Gestão de Instituição de Educação Superior.
2010 - 2010
Faculdade Pitágoras - Pós GraduaçãoVínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor de Pós Graduação EAD- Plataforma Moodle, Carga horária: 5
Outras informações:
Professora Tutora do Curso de Pós - Graduação Lato Sensu (pela plataforma Moodle) em Normatização do Ensino Superior oferecido pela Pós-graduação da Faculdade Pitágoras aos CEFETS de São Paulo.
Disciplinas tutoriadas: Política e Legislação do Ensino Superior; Princípios da Administração Pública; Normas do Ensino Superior.
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio realizado no 2º período do curso de Pedagogia do turno noturno. Disciplina ministrada: História da Educação.
2007 - 2011
Kroton EducacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional, Carga horária: 40
2011 - 2014
Faculdade Pitágoras de BetimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplina ministrada: Metodologia Científica.
2010 - 2014
Faculdade Pitágoras de BetimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Presidente da CPA Comis. Própria de Avaliação
2009 - 2011
Faculdade Pitágoras de BetimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Intitucional
2010 - 2011
Faculdade de Economia e Finanças do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional
2010 - 2011
Faculdade de Tecnologia de LondrinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional, Carga horária: 40
2010 - 2011
Faculdade de Tecnologia INED BetimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional, Carga horária: 40
2001 - 2006
Faculdade Pitágoras de Administração SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Faculdade Pitágoras de LondrinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional
2010 - 2011
Faculdade Pitágoras de VotorantimVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional
2005 - 2006
Colégio Ined Lagoa PampulhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 18
Outras informações:
Professora das disciplinas História e Questões Contemporâneas.
2004 - 2004
Escola Estadual Tomás BrandãoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 5
2003 - 2003
Colégio José de Alencar RogêdoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 5
2006 - 2006
Curso Orvile CarneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 5
Outras informações:
Monitora de História
2005 - 2005
Colégio INED Labora da PampulhaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 5
2002 - 2002
Colégio Pitágoras - TimbirasVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 5
2003 - 2003
Colégio Pitágoras - Cidade JardimVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 5
2016 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula Lacerda Dornelles e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?