Arthur Fiorin Ragazzi

Graduado em Música (UNIMEP - 2015) e Ciências Sociais Lic/Bac (UNESP/Araraquara - 2023). Bolsista FAPESP (TT3) no Laboratório de Estatística e Validação (LEV) da UNESP/Araraquara (2019-2021). Bolsista de Iniciação Científica (FAPIC) com o projeto "Os Corais Universitários da Unimep como espaços de educação não-formal em Música" na UNIMEP (2014). Tem experiências em pesquisas de mercado, bem como na educação básica. Atua nas áreas de educação musical; história oral; memória; educação não-formal.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Sociais

2017 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Carnaval e Memória: Processos educativos não-formais na Escola de Samba Flamantes da cidade de Americana/SP no período de 1970 a 1990
Orientador: Claudete de Souza Nogueira

Graduação em Música

2012 - 2015

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Os Corais Universitários da Unimep como espaços de educação não-formal em Música

Formação complementar

2021 - 2021

Comportamento alimentar: uma perspectiva da psicologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Metodologia Científica - Normas ABNT. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Discussões sobre o livro: Enquanto eu respirar de Ana Michelle. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Fazer Cultural: Políticas de gestão e fomento cultural no Brasil. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Discurso do Sujeito Coletivo. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Metodologia Científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2021 - 2021

Corpo e Memória: o debate étnico-racial no mundo digital. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2020 - 2020

Discussão de pareceres de artigos submetidos para publicação. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2019 - 2019

Núcleo de Estudos do Grupo de Pesquisa Análise e Validação Métrica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Música e dança de raiz africana na sala de aula. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciência Política.

Organização de eventos

ROSA, C. S. ; RAGAZZI, A. F. . Oficinas em Educação e Didática das Relações Étnico-Raciais. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Disputas simbólicas na globalização. 2022. (Outra).

Um novo olhar para as relações institucionais e governamentais. 2022. (Outra).

Ações Afirmativas, pesquisas e trajetórias: diálogos com pós-graduandos. 2021. (Outra).

A pandemia, o futuro, a vida que flui: contextualizando a crise institucional brasileira. 2021. (Outra).

As relações do Brasil com os países da Amazônia Caribenha. 2021. (Outra).

Avanços e desafios da primeira década de ação afirmativa no ensino superior no Brasil. 2021. (Outra).

Ciências Sociais e Futebol: a atualidade da Democracia Corinthiana. 2021. (Outra).

Compreendendo editais: primeiros passos para a pós-graduação. 2021. (Oficina).

Consumo popular: nuances da financeirização em um cenário pós-pandêmico. 2021. (Outra).

Desafios na era dos desastres. 2021. (Outra).

Federalismo e Desenvolvimento Regional: as agendas recentes de políticas. 2021. (Outra).

Gênero, neoconservadorismo e democracia. 2021. (Outra).

Geopolítica dos canais de notícia para a América Latina no Yotuube. 2021. (Outra).

Governadores versus Bolsonaro: Paradiplomacia e a "nova política externa brasileira. 2021. (Outra).

I Congresso de Ciências Sociais da UNESP/FCLAr - Democracia, Instituições e Crises Sociais no Brasil Pós-Pandemia: perspectivas possíveis. 2021. (Congresso).

Linguagem, música e bebês. 2021. (Outra).

Narrativa de uma busca interminável: lacunas no sujeito e na história em romances de Milton Hatoum. 2021. (Outra).

O campo de guerra, visto da Antropologia: um sobrevoo no Brasil atual. 2021. (Outra).

O desmonte da participação social sob Bolsonaro. 2021. (Outra).

Periferia e Pandemia. 2021. (Outra).

Que educação queremos? Propostas educativas na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. 2021. (Encontro).

Uma revisão cientométrica dos estudos sobre as elites políticas. 2021. (Outra).

Universidade e sociedade: política de extensão e o conselho estratégico da Unifesp. 2021. (Outra).

A pandemia e os cenários para a educação brasileira. 2020. (Encontro).

A participação da juventude na esfera pública. 2020. (Encontro).

O direito de autonomia das mulheres sobre seus corpos e a legalização do aborto. 2020. (Encontro).

Política em São Paulo. 2020. (Encontro).

Oficinas em Educação e Didática das Relações Étnico-Raciais. 2019. (Oficina).

O que todo cidadão deve saber sobre a política?. 2019. (Outra).

Democratização dos Meios de Comunicação com Mercedes Lima. 2018. (Outra).

Jornada Sociológica 2018 - Os 50 anos de 1968. 2018. (Outra).

?Lições de Outubro: perspectivas para a Revolução Brasileira no século XXI?. 2017. (Outra).

Crise política, institucional e econômica brasileira: Quais caminhos?. 2017. (Outra).

O conhecimento da história como antídoto ao obscurantismo beligerante na atualidade. 2017. (Outra).

Os rumos da Educação no Brasil Contemporâneo. 2017. (Outra).

Semana do Centenário da Revolução Russa. 2017. (Congresso).

12ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. 2014. (Outra).

22º Congresso de Iniciação Científica. Os Corais Universitários da Unimep como ambientes de educação não formal em Música,. 2014. (Congresso).

11ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. 2013. (Outra).

III Jornada de Estudos em Educação Musical & I Simpósio de Educação Musical e Humanização. 2013. (Congresso).

VI Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp. 2013. (Encontro).

10ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • AMSTALDEN, J. C. F. ; RAGAZZI, A. F. . Os Corais Universitários da Unimep como espaços de educação não formal em música.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAGAZZI, A. F. . Música, Ciências Sociais e Estatística: abordagens, intersecções e diálogos na pesquisa científica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • RAGAZZI, A. F. . Monitoria da disciplina Solfejo Avançado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

RAGAZZI, A. F. . 8º Sarau do Curso de Música. 2012. Outra.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Carnaval e Memória Processos educativos não-formais na Escola de Samba Flamantes da cidade de Americana/SP no período de 1970 a 1990, Descrição: O Carnaval é uma das principais manifestações culturais realizadas no Brasil. Desde os anos 1930, as escolas de samba são as organizadoras do Carnaval de rua, e apesar de conter o termo escola, as características desses espaços se aproximam das instituições de educação não-formal que seguem uma lógica diferente da educação formal. No interior paulista, mais especificamente em Americana/SP, o crescimento das escolas de samba se dá nos anos 1970, em um período marcado por transformações sociais, culturais e econômicas local e globalmente. Tendo como lócus a Escola de Samba Flamantes (1972 a 1990), este trabalho se propôs a apresentar a trajetória do carnaval de Americana (SP) no período de 1970 a 1990, analisando de que forma a Escola de Samba Flamantes atuou como espaço de sociabilidade a partir da memória de seus integrantes. Essa pesquisa também almejou compreender as práticas educativas que eram realizados na organização dos desfiles e nas vivências que ocorriam nos espaços da Escola de Samba Flamantes. Para atender estes objetivos optou-se por metodologia com revisão documental, coleta de materiais, registros em jornais e fotografias, e, principalmente, a metodologia de História Oral, surgida em meados do século XX, após a invenção do gravador de voz. A pesquisa evidenciou que a Escola de Samba Flamantes atuou como espaço de sociabilidade e de educação não formal em larga medida, formando e transformando os participantes politicamente e culturalmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Fiorin Ragazzi - Integrante / Claudete de Sousa Nogueira - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Os Corais Universitários da Unimep como espaços de educação não formal em Música., Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivo entender em que medida os Corais Universitários da Unimep se constituíram enquanto espaços de educação não-formal em Música. O termo "em que medida" sugere uma análise de aspectos de outra ordem, que se aticulassem com novos objetivos para além da confessionalidade. Nesse sentido, procuramos observar varíaveis próprias da educação não-formal na perspectiva de Maria da Glória Gohn e Olga Rodrigues de Moraes von Simson, que descrevem-na pela diferença com a educação formal no que tange a: flexibilidade de horários, sociabilidade, imersão em novos universos científicos, construção de identidade coletiva. Também foram analisadas variáveis do processo de ensino-aprendizagem de Música, como: leitura de partituras, expansão de repertório e noções de percepção musical. A metodologia utilizada foi a História Oral com coleta de depoimentos de coralistas e regentes sobre o tempo que atuaram nos diversos Corais entre o período de 1980 e 2010, contando com auxílio de gravador e transcrição posterior. Registros fotográficos e documentos oficiais do NUC (Núcleo Universitário de Cultura) auxiliaram no embasamento do texto final. Concluiu-se que os Corais Universitários operavam como espaços de educação não formal em larga medida, penetrando em novos horizontes que extrapolaram expectativas anteriores a sua criação, que funcionou em determinados sentidos como cartão de visita para o registro de novas matrículas, além da conexão com outros Corais da cena cultural a nível internacional, com viagens e aprendizado de novas línguas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Fiorin Ragazzi - Integrante / Julio Cesar Ferraz Amstalden - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor da disciplina "Solfejo Avançado" ministrada pela Profa. Dra. Andréia Miranda de Moraes Nascimento durante o 2º semestre de 2014 para o segundo ano do curso de Música.

2013 - 2014

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de Iniciação Científica intitulada ?Os Corais Universitários da UNIMEP como espaços de Educação Não Formal em Música? sob orientação do Prof. Dr. Júlio César Ferraz Amstalden. Funções exercidas: Coleta de fotos e materiais audiovisuais em acervos documentais da Universidade Metodista de Piracicaba. Gravação e transcrição de depoimentos de coralistas e regentes. Análise dos depoimentos e escrita do texto final.

2015 - 2016

Escola Estadual Profª Juvelina de Oliveira Rodrigues

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Eventual, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrei a disciplina "Língua Portuguesa - Redação" para o 2º ano B do Ensino Médio durante o segundo semestre de 2015 Ministrei a disciplina "Língua Portuguesa - Gramática" para o 9º ano C do Ensino Fundamental durante o segundo semestre de 2015 Professor Substituto de Artes durante o ano de 2016

2016 - 2016

Escola Estadual Pref. Antonio Zanaga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Eventual, Carga horária: 20

2020 - 2021

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico do Laboratório de Estatística e Validação (LEV) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas FCFAR-UNESP/Araraquara. Projeto: "Estética orofacial como componente da imagem corporal e seu impacto na satisfação com a vida" sob supervisão da Profa. Dra. Juliana Alvares Duarte Bonini Campos. Contribuição na coleta de dados e controle do banco de dados do trabalho de doutoramento de Bianca Gonzalez Martins intitulado "Aspectos Afetivos, Cognitivos e Volitivos da Atitude Alimentar". Contribuição na coleta de dados do trabalho de doutoramento de Bianca Silva intitulado "Percepção da aparência do sorriso: impacto psicossocial, vulnerabilidades individuais e emoções eliciadas"

2019 - 2020

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnico do Laboratório de Estatística e Validação (LEV) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR) -UNESP/Araraquara. Projeto: "Comportamento alimentar de estudantes universitários brasileiros" sob supervisão da Profa. Dra. Juliana Alvares Duarte Bonini Campos. Contribuição na coleta e controle do banco de dados do trabalho de doutoramento de Lucas Campos intitulado "Imagem corporal, estética orofacial e comportamento alimentar na satisfação com a vida de indivíduos adultos". Contribuição na coleta de dados do trabalho de doutoramento de Priscila Carvalho "Impacto do comer com atenção plena na alimentação emocional de adultos jovens".

2021 - 2022

Oportunidade de Estudos Sociais

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto 1: Adoção de tecnologias em empresas de São Paulo e ParanáInstituições: Grupo Banco MundialFunção: Realizar entrevistas de modo remoto com empresários de diversos ramos para entender quais são os motivadores e as barreiras encontradas para adoção de novas tecnologias em empresas de pequeno, médio e grande porte.Projeto 2: Análise da trajetória dos egressos das escolas estaduais de São Paulo. Instituições: Instituto Sonho Grande e Secretaria de Educação do Estado de São PauloFunção: Realizar entrevistas de modo remoto com egressos das escolas estaduais de São Paulo, concluintes do Ensino Médio entre 2012 e 2017 a fim de compreender suas trajetórias de vida.Projeto 3: Prontidão para o trabalho de jovens de 18 a 23 anosInstituições: Itaú Educação e Trabalho/ Instituto NaturaFunção: Mobilizar o preenchimento de questionários online por jovens de 18 a 23 anos a fim de compreender os processos de inserção e permanência no mercado de trabalho.

2022 - 2022

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 40

Outras informações:
Censo Demográfico 2020

2023 - 2023

E.E. Profa. Luísa Rolfsen Petrilli

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Categoria O, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Artes - Fundamental 1 - Anos Iniciais

2023 - 2023

E.E. Victor Lacorte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Categoria O, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Artes - Fundamental 2 - 6 ano

2023 - 2023

E.E. Letícia Rodrigues

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Categoria O, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Itinerários Formativos - "Criação e Comunicação Publicitária" e "Adaptações Literárias em Rede" - Ensino Médio