Isabella Furtado Marques Abreu

Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Gestão Educacional e Escolar da UEMA.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Educacional e Escolar

2017 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em Letras - Português

2012 - 2017

Universidade Estadual do Maranhão
Título: REFERENCIAÇÃO TEXTUAL EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA IDOSOS
Orientador: MARIA JOSÉ NÉLO

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Horas Alegres

Formação complementar

2024 - 2024

Estratégias de Metodologias Ativa. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 1h). , CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA, CIEE, Brasil.

2016 - 2016

Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2016 - 2016

Outras bases teóricas para um estudo socialmente relevante. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2015 - 2015

Linguística: oralidade e escrita. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de língua e de literatura na atualidade.FORMAS DE REPRESENTAR O IDOSO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de língua e literatura na atualidade. 2016. (Encontro).

XIII Semana de Letras: sons, escritas e histórias no tecido da palavra. 2015. (Outra).

X SEMANA DE LETRAS:. 2015. (Outra).

II Encontro Interfaces Letras - Pedagogia - Currículo: interseções, deficiências e perspectivas. 2014. (Encontro).

II SEMINÁRIO LITERÁRIO DA FMRB. 2014. (Seminário).

6ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2013. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS SOBRE LITERATURA MARANHENSE. 2013. (Seminário).

Interfaces Letras - Pedagogia: Alfabetização, letramento, formação docente, competência textual e escola pública. 2013. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, I. F. ; NELO, M. J. . FORMAS DE REPRESENTAR O IDOSO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E LINGUAGEM, 2016, SÃO LUÍS. Encontro nacional de ensino e linguagem: pensando o ensino de língua e literatura na atualidade: anais e caderno de resumos. São Luís: EDUFMA, 2016. p. 1-104.

Outras produções

SOUSA, R. ; MARQUES, I. F. . Monção: da emancipação aos nossos dias. 2016. (Editoração/Livro).

SOUSA, R. ; MARQUES, I. F. . Monção: da emancipação aos nossos dias. 2016. (Orelha de livro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Centro de Ensino Almirante Tamandaré

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 7

Outras informações:
Estágio Supervisionado Ensino Médio, com carga horária de 180h. Todas as aulas foram baseadas nas oficinas disponibilizadas pela Olimpíadas de Língua Portuguesa - escrevendo o futuro, trabalhadas com alunos do 3º ano do ensino médio, acerca do gênero Artigo de Opinião.

2015 - 2015

Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio Curricular Supervisionado - ensino fundamental, com carga horário de 225h

2017 - 2017

CENTRO DE ENSINO JOSE MOTA AMARAL

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Direção/supervisão escolar e funções diversas.

2019 - 2020

Sociedade Educacional Liceu Monçonense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Fundamental 2, atuando do 6 ano 9 ano

2020 - 2023

Secretaria Estadual de Educação do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. Articuladora de Itinerários Formativos