Virgínia Silva Magalhães

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Otimização e Simulação de Sistemas Logísticos e de Grande Porte, em pesquisa com modelos de simulação para o apoio ao gerenciamento do estoque de produtos sanguíneos. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP). Atualmente é Pesquisadora pelo NESCON/UFMG, no projeto Parâmetros III e Assistente de Pesquisa pela Fiocruz no projeto intitulado Rede Colaborativa para Produção de Subsídios para Formação e Alocação de Especialistas no Brasil - Etapa II. Já atuou como Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim (PUC MINAS - BETIM), ministrando as disciplinas de Engenharia da Qualidade, Confiabilidade de Produtos e Processos e Ferramentas Aplicadas a Engenharia de Produção II. Também atuou como Professora Substituta na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV - CRP), durante um semestre letivo, ministrando as disciplinas: Projetos Agroindustriais, Projeto de Produto, Gestão da Qualidade e Planejamento e Controle da Produção. Participou do Projeto Pesquisa intitulado Análise e comparação de métodos exatos e aproximados para o roteamento de veículos com janela de tempo. Atuou como monitora nas disciplinas Análise de Custos e Estatística Experimental. Participou em trabalho voluntário de monitoria voltado para área acadêmica, desenvolvendo, desta forma, responsabilidade social e compromisso profissional. Também já exerceu atividades na área de controle interno, secretaria de administração, recepção e vendas.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Produção

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise de Topologia de Cadeias de Suprimento de Sangue utilizando Simulação via Otimização
Lásara Fabrícia Rodrigues. Coorientador: Luiz Ricardo Pinto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Produção

2016 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Modelos de simulação para o apoio ao gerenciamento de estoque de hemocomponentes., Ano de Obtenção: 2018
Luiz Ricardo Pinto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Simulação; Otimização via Simulação; Gerenciamento de Estoque; Transfusão Sanguínea; Hemocentro.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Graduação em Engenharia de Produção

2010 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel

Formação complementar

2013 - 2013

AE Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2013 - 2013

AMPL. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Qualidade em Serviços. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Organização de eventos

MAGALHÃES, V. S. . I Workshop Engenharia de Produção UFV-CRP. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2015.Avaliação de apresentações orais. 2015. (Simpósio).

Assembléia Geral dos Estudantes de Engenharia de Produção para aprovação da Empresa Decisão Consultoria. 2013. (Outra).

Palestra Perspectiva da Economia e Momento Cultural em Comemoração ao Dia do Estudante. 2013. (Outra).

Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2013. 2013. (Simpósio).

VIII SAEPRO. 2013. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica -SIA 2012. 2012. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Caio Reis Brasil e Pedro Callegari Portugal

RODRIGUES, LÁSARA FABRÍCIA; ALMEIDA, J. F. F.;MAGALHÃES, VIRGÍNIA SILVA. Análise do Problema de Expansão da Geração de Longo Prazo Brasileiro em uma Abordagem Socioambiental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Martinele de Carvalho e João Fellipe Soares Freire

CARVALHO, C. R. V. de; TRINDADE, Anderson Laécio Galindo;MAGALHÃES, V. S.. Contribuições para a reestruturação organizacional e decisória de uma empresa do ramo de transporte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: FERNANDA CARLA DO AMARAL

HENRIQUES, R. S.GOMES, R. R. M.MAGALHÃES, V. S.. Proposta de otimização da gestão de estoques de uma organização pública no Alto Paranaíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Daniel Borges Júnior

MAGALHÃES, V. S.GAMBI, L. N.SANTOS, I.. Análise ergonômica do posto de trabalho dos serventes de uma construção civil na cidade de Rio Paranaíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.

Orientou

Daniel Borges Juinor

Análise ergonômica do posto de trabalho dos serventes de uma construção civil na cidade de RIo Paranaíba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Virgínia Silva Magalhães;

Produções bibliográficas

  • SILVA MAGALHÃES, VIRGÍNIA ; PINTO, LUIZ RICARDO ; RODRIGUES, LÁSARA FABRÍCIA ; BLAKE, JOHN T. . Simulation- optimisation approach to support management of blood components inventory. Journal of Simulation , 2023.

  • DE FREITAS ALMEIDA, JOÃO FLÁVIO ; CONCEIÇÃO, SAMUEL VIEIRA ; MAGALHÃES, VIRGÍNIA SILVA . An optimization model for equitable accessibility to magnetic resonance imaging technology in developing countries. Decision Analytics Journal , 2022.

  • ALMEIDA, J. F. F. ; PINTO, L. R. ; CONCEICAO, S. V. ; HORTA, C. J. G. ; MAGALHÃES, V. S. ; CAMPOS, F. C. C. . Estimating the Brazilian states? demand for intensive care unit and clinical hospital beds in COVID-19 pandemic: prediction model development.. Sao Paulo Medical Journal , 2021.

  • MAGALHÃES, V. S. ; MARTINS, F. D. . Modelo de otimização aplicado ao roteamento de veículos com janelas de tempo no transporte público de uma cidade universitária. Anais - SIMPEP , 2014.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Modelagem em Cadeias de Suprimento de Sangue, Descrição: As cadeias de suprimento de sangue podem ser dividas nas etapas de coleta, produção, armazenamento e distribuição. A coleta se inicia com a doação de sangue. Nas etapas de produção, armazenamento e distribuição acontece o fracionamento do sangue total em seus hemocomponentes e hemoderivados e a distribuição desses produtos aos hospitais que disponibilizam o produto sanguíneo para os pacientes. Cadeias de suprimento de sangue possuem particularidades, principalmente em relação ao seu impacto social. O sangue é altamente perecível e possui diversos componentes, cada um, com um prazo de validade, o que influencia nas taxas de desperdício. As demandas e ofertas são aleatórias e a escassez de produto sanguíneo pode originar consequências fatais. Nessa perspectiva, a Pesquisa Operacional vem sendo utilizada em problemas de apoio a decisão nessas cadeias, especialmente quando comportamentos aleatórios estão presentes. Os estudos se concentram principalmente em modelos que minimizam os níveis de escassez e desperdícios na etapa de armazenamento. Contudo, existem estudos nos processos de coleta e distribuição, em sistemas regionais de distribuição, na integração de todos os processos da cadeia sanguínea e situações de desastres. Já no contexto brasileiro, os estudos são escassos e se encontram nas etapas de coleta (SOARES et al., 2020) e armazenagem (MAGALHÃES, 2018). Portanto, o objetivo deste projeto é utilizar ferramentas da Pesquisa Operacional para modelar cadeias de suprimento de sangue auxiliando no projeto e gestão de cadeias de suprimento de sangue resilientes. Pretende-se ainda auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas utilizando critérios objetivos e subsidiando a tomada de decisão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Virgínia Silva Magalhães - Integrante / João Flávio de Freitas Almeida - Integrante / Luiz Ricardo Pinto - Integrante / Lasara Fabricia Rodrigues - Coordenador / Miriam Luiza de Jesus Ribeiro - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Fapemig (APQ-02333-21) Demanda Universal 2021 - Modelagem em Cadeias de Suprimento de Sangue, Descrição: As cadeias de suprimento de sangue podem ser dividas nas etapas de coleta, produção, armazenamento e distribuição. A coleta se inicia com a doação de sangue. Nas etapas de produção, armazenamento e distribuição acontece o fracionamento do sangue total em seus hemocomponentes e hemoderivados e a distribuição desses produtos aos hospitais que disponibilizam o produto sanguíneo para os pacientes. Cadeias de suprimento de sangue possuem particularidades, principalmente em relação ao seu impacto social. O sangue é altamente perecível e possui diversos componentes, cada um, com um prazo de validade, o que influencia nas taxas de desperdício. As demandas e ofertas são aleatórias e a escassez de produto sanguíneo pode originar consequências fatais. Nessa perspectiva, a Pesquisa Operacional vem sendo utilizada em problemas de apoio a decisão nessas cadeias, especialmente quando comportamentos aleatórios estão presentes. Os estudos se concentram principalmente em modelos que minimizam os níveis de escassez e desperdícios na etapa de armazenamento. Contudo, existem estudos nos processos de coleta e distribuição, em sistemas regionais de distribuição, na integração de todos os processos da cadeia sanguínea e situações de desastres. Já no contexto brasileiro, os estudos são escassos e se encontram nas etapas de coleta (SOARES et al., 2020) e armazenagem (MAGALHÃES, 2018). Portanto, o objetivo deste projeto é utilizar ferramentas da Pesquisa Operacional para modelar cadeias de suprimento de sangue auxiliando no projeto e gestão de cadeias de suprimento de sangue resilientes. Pretende-se ainda auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas utilizando critérios objetivos e subsidiando a tomada de decisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Virgínia Silva Magalhães - Integrante / João Flávio de Freitas Almeida - Integrante / Luiz Ricardo Pinto - Integrante / Lasara Fabricia Rodrigues - Coordenador / Miriam Luiza de Jesus Ribeiro - Integrante / Carolina Reis Gualberto - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Analise e comparação de métodos exatos e aproximados para o roteamento de veículos com janela de tempo., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Virgínia Silva Magalhães - Integrante / Thiago Henrique Nogueira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxílio na aplicação de questionários e execução de relatórios mensais; controle mensal de gastos; auxilio na verificação, alerta, solicitação e propostas de soluções quanto a irregularidades em todos os Setores/ Secretarias; conferencia na realização de compras com empenhos.

2015 - 2016

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

2014 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Analise de Custos I e II, Carga horária: 12

2014 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Estatística Experimental, Carga horária: 12

2013 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Estatística Experimental, Carga horária: 12

2018 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

Outras informações:
Assistente de pesquisa no projeto "Rede Colaborativa para Produção de Subsídios para Formação e Alocação de Especialistas no Brasil - ETAPA II"

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas: Engenharia da Qualidade; Ferramentas Aplicadas a Engenharia de Produção II; Confiabilidade de Produtos e Processos.

2019 - Atual

Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerai

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Individual