Júlio Ferreira Falcão

Mestrando no Curso de Ciências Florestais e Ambientais na UFAM. Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais

2016 - 2019

Universidade Federal do Amazonas
Título: ATRIBUTOS E TEORES NATURAIS DE METAIS PESADOS EM SOLOS ARENOSOS NA AMAZÔNIA CENTRAL,Ano de Obtenção: 2019
Afrânio Ferreira Neves Junior.Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Engenharia de Saúde e Segurança no Trabalho

2016 - 2017

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL DE TRABALHADORES E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM MARCENARIAS NO MUNICÍPIO DE LÁBREA -AM
Orientador: Pedro Italiano de Araujo Neto

Especialização em Elaboração de Projetos em recursos Hídricos

2014 - 2017

Agência Nacional de Águas
Título: Educação ambiental no Município de Lábrea
Orientador: Marcio Rodrigues Miranda

Graduação em engenharia florestal

2008 - 2014

Universidade do Estado do Amazonas
Título: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PECUÁRIA NAS ÁREAS COM DESFLORESTAMENTO NO MUNICÍPIO DE SILVES.
Orientador: Eng. Florestal Luís Antônio de Araújo Pinto, Dr

Curso técnico/profissionalizante em agropecuária

2005 - 2007

Escola Agrotécnica Federal de Manaus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

MODEFLORA. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Georreferenciamento de Imoveis Rurais. (Carga horária: 400h). , Instituto Tecnológico do Centro Oeste, ITCO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Sistemas de Informações Geográficas com ArcGIS for. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ, CEFEN, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Agroecologia. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Federal de Manaus, EAF/AM, Brasil.

2005 - 2007

TECNICO EM AGROPECUARIA. (Carga horária: 1320h). , Escola Agrotécnica Federal de Manaus, EAF/AM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Fotointerpretação Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Valente Chaves

CHAVES, E. V.; JR, A.F.N; LIMA, H. N.. Atributos e Teores Naturais de Metais Pesados em Solos Arenosos da Amazônia Central. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Edson Valente Chaves

CHAVES, E. V.; LIMA, H. N.; TUCCI, C. A. F.. Valores de referência de metais pesados em Latossolos sobre diferentes formações geológicas no estado do Amazonas. 2017.

Hedinaldo Narciso Lima

NEVES JUNIOR, A. F.;LIMA, H. N.; CHAVES, E. V.. Química e teores naturais de metais pesados em solos arenosos da Amazônia Central. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Afrânio Ferreira Neves Júnior

NEVES JUNIOR, AFRÂNIO FERREIRA; Lima, H.N.; CHAVES, E. V.. Atributos e teores naturais de metais pesados em solos arenosos da Amazônia Central. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUÍS ANTÔNIO DE ARAÚJO PINTO

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PECUÁRIA NO DESFLORESTAMENTO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DAS RODOVIAS AM-363, AM- 330 E BACIAS HIDROGRAFICAS DO RIO URUBU, RIO AMAZONAS, LAGO DO CANAÇARI NO MUNICÍPIO DE SILVES/AM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Luís Antônio de Araújo Pinto;

Deolinda Lucianne Rodrigues Ferreira

Estudo da morfologia de estômatos de espécies medicinais na região do médio Amazonas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Amazonas, fundaçao de amparo a pesquisa do estado amazonas; Orientador: Deolinda Lucianne Ferreira Garcia;

Afrânio Ferreira Neves Júnior

Atributos e teores naturais de metais pesados em solos arenosos da Amazônia Central; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Afranio Ferreira Neves Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIANA, A. L. ; SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, A. B. ; FALCÃO, J. F. . APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO POLO MOVELEIRO DE LÁBREA PARA PRODUÇÃO DE PEQUENOS OBJETOS DE MADEIRA. NEXUS - REVISTA DE EXTENSÃO DO IFAM , v. 3, p. 33-41, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    LEVANTAMENTO DE SAFS NA ALDEIA NOVO PARAÍSO, Descrição: Os povos tradicionais da Amazônia possuem vasto conhecimento sobre o manejo dos SAFs e desenvolveram técnicas produtivas que garantiam e garantem o equilíbrio ecológico dos recursos naturais, (CASTRO et al. 2009). Apesar dessas vantagens, há carência de informações com relação ao manejo dos SAF, à silvicultura das espécies que compõem os mesmos, ao desenho e ao arranjo desses sistemas por parte dos agricultores familiares, os quais, na maioria das vezes têm mais conhecimento acerca dos cultivos agrícolas. (VIEIRA, 2007). Este projeto tem como objetivo avaliar as características dos SAFs encontrados na Aldeia Novo Paraíso, Lábrea ? AM. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador / KELLYS BATISTA APURINÃ - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PRODUÇÃO DE OBJETOS A PARTIR DE RESÍDUOS DO POLO MOVELEIRO DE LÁBREA- AM., Descrição: O aproveitamento de resíduos de madeira tem contribuído para racionalização dos recursos florestais proporcionando uma nova alternativa socioeconômica, além de contribuir para uma adequação ambiental de gerenciamento de resíduos sólidos industriais (FRANCESCHINI, 2004). Tendo como objetivo analisar a viabilidade econômica na produção de dois produtos de marchetaria com resíduos oriundos do polo madeireiro de Lábrea ? AM. Segundo Lopes (2009) afirma que os benefícios da utilização dos resíduos podem melhorar as condições sócias por meio da criação de postos de trabalho e do emprego de mão de obra não qualificada, além da conservação do meio ambiente em virtude da valorização dos resíduo e incentivo á economia, pois, agregando valor ao resíduo, aumenta-se a possibilidade de diversificação da produção, criando-se novas fontes de renda para cultura local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador / ANTÔNIO CLEUTON PEREIRA DA SILVA - Integrante / FERNANDA RIBEIRO DE JESUS - Integrante / RAIMUNDA MARTINS DE SOUZA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Levantamento de Produtos orgânicos vendidos nas feiras de Lábrea,AM, Descrição: Muitas vezes, o uso de agrotóxicos na agricultura convencional é feito em quantidade maior que o recomendado como seguro para saúde, além disso, muitos agrotóxicos utilizados no Brasil, já são proibidos em outros países. A importância desse trabalho é identificar nas feiras municipais de Lábrea os produtos orgânicos existentes nelas, caracterizá-lo, classificá-lo e saber qual sua origem, para fazer um levantamento de produção orgânica. Este projeto tem como objetivo avaliar as características dos produtos agrícolas comercializados nas férias municipais de Lábrea ? AM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador / VITÓRIA FRANCO DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Análise produção de adubo orgânica com resíduos de macrófitas aquáticas oriundas de limpeza urbana de igarapé no Município de Lábrea-AM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Análise de demanda de imóveis rurais para realização da regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural - CAR no município de Lábrea - Amazonas., Descrição: O Cadastro Ambiental Rural - CAR é uma ferramenta de suma importância para o planejamento territorial no Brasil. Sendo o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR tem natureza declaratória e permanente e conterá informações sobre o imóvel rural, podendo o declarante ser responsabilizado penal e administrativamente, caso forneça informações total ou parcialmente falsas, enganosas ou omissas. A avalição da demanda de imóveis rurais e sua localização geográfica dentro de um município e de suma importância para o planejamento das ações dos órgãos de assistência técnica e fiscalização para seja realizado a legalização ambiental dos imóveis rurais no município através do Cadastramento Ambiental Rural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador / RAKELY DA SILVA ANDRADE - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Contagem dos estômatos foliares de três espécies de plantas medicinais no estado do Amazonas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Integrante / Deolinda Lucianne Rodrigues Ferreira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - 2018

    USO DE CINZA DA CASCA DA CASTANHA DO BRASIL COMO CORRETIVO DA FERTILIDADE DO SOLO., Descrição: A acidez dos solos tropical é um fator relevante para a nutrição das plantas. Sendo que esses solos podem ser ácidos devido à própria pobreza em bases do material de origem, ou a processos de formação que favorecem a remoção de elementos básicos como K, Ca, Mg, Na. As cinzas vegetais apresentam em sua composição, quantidades razoáveis de macro e micronutrientes e, além de características de corretivo de acidez do solo, têm potencial para serem utilizadas como adubo. Entretanto, são necessários estudos para determinar as quantidades mais adequadas em virtude dos efeitos no solo e na planta, bem como a viabilidade de sua utilização. O trabalho tem como objetivo viabilizar o uso da cinza de casca da Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) na correção da fertilidade do solo amazônico. O trabalho será realizado na área Experimental do IFAM/campus Lábrea, onde o solo de estudo será submetido a análises químicas. Logo após, o solo será submetido a aplicação de cinza da Castanha do Brasil em quantidades equivalentes a 0, 10, 15, 20 e 30 t/ha, sem adubação química de plantio, onde será plantado uma cultivar de maior destaque na região para a análise de rendimento produtivo. As mudas serão produzidas em bandejas de isopor e transplantadas para os canteiros dias após a germinação. Os espaçamentos serão definidos e as plantas colocadas em parcelas. Na época da colheita cada planta será pesada estimando a parte área, raízes, diâmetro, número de folhas. Em cada parcela serão retiradas sub amostras de solo e agrupadas para formar uma amostra composta por tratamento, onde serão realizadas as análises químicas. O delineamento experimental será em blocos ao acaso (6 blocos com 5 tratamentos). Os dados serão submetidos a análise de variância, utilizando-se para a comparação das médias o teste de Tukey 5% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julio Ferreira Falcão - Coordenador / Viviana Carla da Silva Godoy - Integrante / José Avelino Cardoso - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional