Libânia da Silva Ribeiro
Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande, com linha de pesquisa em Resíduos Sólidos Urbanos. É integrante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA) da Universidade Federal de Campina Grande, em que desempenha a função de gerente de relações institucionais. É integrante do Comitê Gestor de Pesquisadores dos Acordos de Parcerias para o Monitoramento Geoambiental dos Aterros Sanitários em Campina Grande, Belém do Brejo do Cruz, Sousa e Sumé. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase nos seguintes temas: Resíduos Sólidos Urbanos, Análises físico-químicas, Biorreator, Saneamento ambiental e Gestão ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais
2012 - 2016
Universidade Federal de Campina Grande
Título: COMPORTAMENTO TÉRMICO E ESTRUTURAL DA BIODEGRADAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM BIORREATOR
, Ano de obtenção: 2016. VERUSCHKA ESCARIÃO DESSOLES MONTEIRO. Coorientador: Crislene Rodrigues da Silva Morais. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias
Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
2010 - 2012
Universidade Federal de Campina Grande
Título: ESTUDO DA BIODEGRADABILIDADE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB, Ano de Obtenção: 2012
Veruschka Escarião Dessoles Monteiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CÉLULA EXPERIMENTAL; Resíduos Sólidos Urbanos; Análises físico -quimicas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.
Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental
2016 - 2018
Universidade Estadual da Paraíba
Título: MONITORAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DO LIXIVIADO GERADO NO ATERRO SANITÁRIO EM CAMPINA GRANDE-PB
Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental
2005 - 2009
Universidade Estadual da Paraíba
Título: IDENTIFICAÇÃO, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS
Orientador: Weruska Brasileiro Ferreira
Pós-doutorado
2018 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2014 -
Extensão universitária em Espanhol V. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Curso a distância de autoinstrução - Planos de Saneamento Básico. (Carga horária: 40h). , Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, SNSA, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao estudo do SNIS - Série Histórica. (Carga horária: 15h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Espanhol - Nível IV. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2014 - 2014
SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 12h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2014 - 2014
ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2014 - 2014
Água em curso. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Curso de Extensão Espanhol III. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Espanhol - Nível II. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão- Ingês Nível I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2013 - 2013
Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. (Carga horária: 30h). , Defesa Civil, DC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Extensão Espanhol I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2009 - 2009
Curso para Seleção de Novos Voluntários. (Carga horária: 30h). , Centro de Valorização da Vida, CVV, Brasil.
2008 - 2008
Radiação Atmosférica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
Fontes Alternativas de Energia. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2005 - 2006
Francês. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Tratamento de resíduos sólidos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Organização de eventos
RIBEIRO, Libânia da Silva . 4 Simpósio de Geotecnia do Nordeste. 2015. (Outro).
RIBEIRO, Libânia da Silva . XI Congresso de Iniciação Científica da UFCG. 2014. (Congresso).
RIBEIRO, Libânia da Silva . 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. 2013. (Outro).
MORAIS, C.R.S ; RIBEIRO, Libânia da Silva . II Simpósio Nordestino sobre Economia Solidária e III Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária. 2013. (Outro).
Rodrigues, J.K.G ; RIBEIRO, Libânia da Silva . II Seminário de Engenharia Geotécnica da UFCG. 2013. (Outro).
RIBEIRO, Libânia da Silva . I Seminário de Engenharia Geotécnica da UFCG. 2011. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB. 2015. (Encontro).
III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos na América Latina -GRAL.Evolução da Concentração de cloretos dos RSU em biorreator. 2013. (Outra).
II Seminário de Engenharia Geotécnica da UFCG. 2013. (Seminário).
II Seminário Nordestino sobre Economia Solidária e III Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária. 2013. (Simpósio).
1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental.AVALIAÇÃO DA DBO E DQO NO COMPORTAMENTO DE BACTÉRIAS AERÓBIAS E ANAERÓBIAS PRESENTES NOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. 2012. (Seminário).
1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental.ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DEVIDO A DISPOSIÇÃO FINAL INADEQUADA EM 4 LIXÕES NA PARAÍBA. 2012. (Seminário).
AIDIS. ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, ATRAVÉS DA DQO E DBO EM UM BIORREATOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. 2012. (Congresso).
I Coferênica Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa.IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES POTENCIALMENTE PERIGOSOS PRESENTES NOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, ATRAVÉS DE SUA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA. 2012. (Outra).
I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/ UEPB.As dificuldades de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos municípios. 2012. (Encontro).
II SIMPÓSIO 'VIGILÂNCIA EM SAÚDE - UMA NOVA ALTERNATIVA PARA O MUNICÍPIO PARAIBANO. 2012. (Simpósio).
II SIMPÓSIO 'VIGILÂNCIA EM SAÚDE - UMA NOVA ALTERNATIVA PARA O MUNICÍPIO PARAIBANO.AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TÓXICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. 2012. (Simpósio).
IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos.Evolução temporal do pH na decomposição dos resíduos sólidos urbanos depositados em um lisímetro. 2012. (Seminário).
XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - AIDIS. INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE PLÁSTICO NA COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM UM BIORREATOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. 2012. (Congresso).
26ºCONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. ESTUDO DA DEGRADABILIDADE DE RSU EM UMA C´LEULA EXPERIMETNAL ATRAVÉS DAS ANÁLISES DE DQO E DBO. 2011. (Congresso).
26ºCONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PRESENTES EM UMA CÉLULA EXPEIMENTAL, POR MEIO DE FITOTOXICIDADE. 2011. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação Ambiental/ IV Encontro Nordestino de Biogeografia. 2011. (Congresso).
I SEMINÁRIO DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA DA UFCG. 2011. (Seminário).
3° SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE INGENIERÍA DE RESÍDUOS/ 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos. 2010. (Simpósio).
II Simpósio Nordestino sobre Resíduos Sólidos- Gestão e Tecnologia de Reciclagem - II SINRES. 2010. (Simpósio).
VI ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CCT/UEPB. 2010. (Encontro).
VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. ESTUDO DE PARÂMETROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL. 2010. (Congresso).
25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. SEPARAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REÚSO DO TiO2 DOS PROCESSOS FOTOCATALÍTICOS. 2009. (Congresso).
25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA SOLAR DE EFLUENTES GERADOS EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Congresso).
25 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Separação, recuperação e reúso do TiO2 dos processos fotocatalíticos. 2009. (Congresso).
60 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2008. (Outra).
SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTES PATOGÊNICOS NO CHORUME ATRAVÉS DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA. 2008. (Simpósio).
V ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CCT/UEPB. 2008. (Encontro).
XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL.REDUÇÃO DA CARGA POLUIDORA DO LIXIVIADO, ATRAVÉS DA FOTOCATALISE HETEROGÊNEA. 2008. (Simpósio).
XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL.AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTES PATOGENICOS NO CHORUME ATRAVÉS DA FOTOCATALISE HETEROGENEA. 2008. (Simpósio).
XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Separação, recuperação e reúso do TiO2 dos processos fotocatalíticos. 2008. (Encontro).
59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. Degradação Fotocatalítica do Chorume Gerado em Aterros Sanitários: Avaliação das propriedades microbiológicas. 2007. (Congresso).
I Ciclo de Palestras. 2007. (Outra).
I ENCONTRO DE AGROECOLOGIA - CCT- UEPB. 2007. (Encontro).
XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DE CHORUME GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MICROBIOLÓGICAS. 2007. (Encontro).
IV SEMANA PEDAGÓGICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CCT- UEPB. 2006. (Encontro).
USO E TEÚSO DE ÁGUAS DE QUALIDADE INFERIOR - REALIDADES E PERSPECTIVAS. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
MELO, M. C.;PAIVARIBEIRO, Libânia da SilvaARAÚJO NETO. EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM ATERRO SANITÁRIO SOB ASPECTOS MECÃNICOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da SilvaPAIVA; GOMES. N.A. TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO POR MEIO DE AIR STRIPPING. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; BOSCO, T. C. D.;RIBEIRO, Libânia da Silva; CELESTINO, J. E. M.. INDICADORES DE DESEMPENHO PARA OPERAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO EM LONDRINA-PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; MONTEIRO; ARRUDA, V. C. M.;RIBEIRO, Libânia da Silva. Previsão Experimental da Geração de Biogás a partir de Resíduos Sólidos Aterrados. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MONTEIRO; MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; ALCANTARA, P. B.. Condições intervenientes na geração de biogás de Resíduos recém dispostos em Aterro Sanitário e com um ano de aterramento. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MONTEIRO; MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; ELK, A. G. H. P. V.. Estudo da Biodegradabilidade dos Resíduos Sólidos Urbanos Depositados no Aterro Sanitário em Campina Grande-PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil [C. Grande]) - Universidade Federal de Campina Grande.
RIBEIRO, Libânia da Silva; MONTEIRO; MELO, M. C.; ELK, A. G. H. P. V.. Avaliação da eficiência do tratamento da lagoa de lixiviado do Aterro Sanitário de Campina Grande-PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil [C. Grande]) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; MONTEIRO;RIBEIRO, Libânia da Silva; FARIAS, C. A. S.; OLIVEIRA, R.; SANTOS, L. L.. TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO TORRE DE AIR STRIPPING E ADSORÇÃO EM LEITO FIXO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D.;RIBEIRO, Libânia da Silva; BOSCOV, M. E. G.; NASCENTES, R.. ADSORÇÃO COMPETITIVA E DIFUSÃO DE METAIS PESADOS EM MISTURAS DE SOLOS UTILIZADOS EM CAMADAS DE BASE DE ATERRO SANITÁRIO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; MONTEIRO;RIBEIRO, Libânia da Silva. ECOTOXICIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DE LIXIVIADO GERADO EM ATERRO SANITÁRIO. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MONTEIRO;PAIVA; MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; SANTOS, G. M.; BOSCOV, M. E. G.. ESTABILIDADE DE TALUDES DE ATERRO SANITÁRIO COM UTILIZAÇÃO DE MODELOS CONSTITUVOS E NÃO CONSTITUTIVOS DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
CURI, W. F.; MONTEIRO;RIBEIRO, Libânia da Silva; LIMA, V. L. A.; ARAUJO, S. M. S.. Comportamento Biodegradativo do Aterro Sanitário em Campina Grande-PB em função dos subprodutos gerados. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.
SILVA, L. T. M. S.; MONTEIRO; MELO, MÁRCIO C.; SANTOS, L. L.; SILVA, E.M;RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA. REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA, A. B.; MELO, MÁRCIO C.; GOMES. N.A;ARAÚJO NETORIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA. TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO COM MORINGA OLEÍFERA LAM. E DESTILADOR SOLAR. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; ARAÚJO. MODELAGEM NEURAL DINÂMICA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.;PAIVARIBEIRO, Libânia da Silva; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D.; MEIRA, F. F. D. A.. Previsão Experimental e Analítica da Geração de Metano em Aterros Sanitários. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MONTEIRO, VERUSCHKA E. D.;PAIVA; MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; SANTOS, G. M.. Modelagem Constitutiva e Não Constitutiva da Resistência ao Cisalhamento de Resíduos Sólidos Urbanos para Análises da Estabilidade de Taludes de Aterros Sanitários. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; MONTEIRO; SANTOS, L. L.;RIBEIRO, Libânia da SilvaPAIVA. Tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitário Utilizando Torre de Air Stripping e Barreira Reativa Permeável. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
ARAÚJO NETO; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D.;PAIVARIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA; SANTOS, G. M.. MODELAGEM DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA ANÁLISES DA ESTABILIDADE DE TALUDES DE ATERROS SANITÁRIOS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.;PAIVARIBEIRO, Libânia da Silva; SOUSA, C. P.; MORAIS JUNIOR, J. A.. PREVISÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA DA GERAÇÃO DE METANO EM ATERROS SANITÁRIOS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; LIMA, V. L. A.; ARAÚJO. SISTEMA INTEGRADO DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS EM REGIÕES SEMIÁRIDAS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, MÁRCIO C.; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D.;RIBEIRO, Libânia da Silva; TAVARES, R. G.; BILA, D.M. ECOTOXICIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DE LIXIVIADO GERADO EM ATERRO SANITÁRIO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
MONTEIRO; MELO, MÁRCIO C.;RIBEIRO, Libânia da Silva; CONRADO, L. S.; BILA, D.M. Quantificação da Toxicidade de Resíduos Sólidos Urbanos e do Lixiviado em Função do Tempo de Aterramento. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
SANTOS, L. L.;RIBEIRO, Libânia da Silva; LUNA, Y. H. D. M.. AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE UM MODELO COMPUTACIONAL NA ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LIXIVIADO EM UM ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Em Ciências e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
SANTOS, L. L.;PAIVARIBEIRO, Libânia da Silva. METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DE CONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM ATERROS SANITÁRIOS NO ESTADO DA PARAÍBA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Em Ciências e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
PAIVA; MONTEIRO;RIBEIRO, Libânia da Silva; SANTOS, L. L.. Estudo do Comportamento dos Parâmetros Físico-Químicos no Lixiviado gerados pelo Aterro Sanitário em Campina Grande-PB. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Em Ciências e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
LIRA. S.M;RIBEIRO, Libânia da Silva; LIMA, L. M. R.. Análise Crítica do Conceito de Educação em Hannah Arendt e suas Relações com EJA e Economia Solidária. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Ec) - Universidade Federal de Campina Grande.
REIS, R.F;RIBEIRO, Libânia da Silva; TEIXEIRA, R. M.. Construção de um Aplicativo Mobile para Denúncias e Acompanhamento de Irregularidade Ambientais no Estado do Amazonas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
REIS, R.F;RIBEIRO, LIBÂNIA S.; TEIXEIRA, R. M.. Análise das Possíveis Relações entre Saneamento Básico e SARS-COV-2 na Cidade de Manaus em 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
MONTEIRO;PAIVARIBEIRO, Libânia da Silva; RODRIGUES. A.C.L. Análise das correlações entre as concentrações de gases e os parâmetros físico-químicos de um lisímetro na cidade de Campina Grande- PB.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
PAIVARIBEIRO, Libânia da Silva; LEITE.,V. D.. Verificação da Aplicação do modelo de Nagalli para estimativa dos Resíduos da Construção Civil em uma obra de Alvenaria Estrutural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA. COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PROCESSO SELETIVO - EDITAL PRPG 32/2020. 2021. Universidade Federal de Campina Grande.
RIBEIRO, M. M. R.; MONTEIRO;RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA. COMISSÃO PARA AUTOAVALIAÇÃO DO PPGECA. 2021. Universidade Federal de Campina Grande.
RUFINO, I. A. A.; LUCENA, A. E. F. L.;RIBEIRO, Libânia da Silva; MELO, M. C.;PAIVA; MONTEIRO. Seleção do Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, regido pelo Edital PRPG nº 32/2020. 2020. Universidade Federal de Campina Grande.
RIBEIRO, Libânia da Silva. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Científico,Tecnológico e Inovação.. 2019. Universidade Federal de Campina Grande.
LUCENA, A. E. F. L.;RIBEIRO, Libânia da Silva; MONTEIRO; MELO, M. C.;PAIVA; RUFINO, I. A. A.. Seleção do Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental por meio do Edital PRPG nº 46/2019. 2019. Universidade Federal de Campina Grande.
Orientou
Toxicidade de Lixiviado de aterro sanitário por meio da investigação do material genético; 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Ecotoxicidade de Lixiviado de Aterro Sanitário Utilizando Minhocas e Sementes como Organismos-Teste; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Estimativa Experimental e Teórica do potencial de geração de metano em aterros sanitários; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Análise da Geração de Biogás de Aterro Sanitário do Semiárido para Aproveitamento Energético; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Influência dos Resíduos Sólidos Urbanos Recém Dispostos na Geração de Biogás; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Estimativa da geração de biogás produzido em aterro sanitário através do teste Potencial Bioquímico do Metano (BMP); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Libânia da Silva Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
SIMÃO, KARLA DE LIMA ALVES ; MEDEIROS NETO, PEDRO NICÓ DE ; SILVA, JOÃO GABRIEL MISSIA DA ; MELO, RAFAEL RODOLFO ; PAES, JUAREZ BENIGNO ; LUCENA, JOÃO VITOR PIRES DE ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA . Biological Resistance to Xylophagous Organisms of Two Lesser-Known Timber Species from the Caatinga Biome. FLORAM , v. 32, p. 1-9, 2025.
-
DE MEDEIROS NETO, PEDRO NICÓ ; PAES, JUAREZ BENIGNO ; MISSIA DA SILVA, JOÃO GABRIEL ; GONÇALVES, FABRICIO GOMES ; MININI, DANIELA ; DA SILVA RIBEIRO, LIBÂNIA ; MAFFIOLETTI, FERNANDA DALFIÔR . Colorimetric changes in two radial positions caused by wood-decaying fungi in wood of seven eucalypt species. Southern Forests-A Journal Of Forest Science , v. 87, p. 1-9, 2025.
-
MEDEIROS NETO, P. N. ; CIRILO, N. R. M. ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. ; SILVA, J. G. M. ; PAIVA ; CARMO, F. C. A. . Potencial energético da madeira de Algaroba para a indústria de cerâmica no nordeste brasileiro. RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 17, p. 1-16-16, 2024.
-
FIGUEIREDO, EDUARDA LOISE DE OLIVEIRA ; MEDEIROS NETO, PEDRO NICÓ DE ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA ; SIMÃO, KARLA DE LIMA ALVES ; BASTOS, PAULO DE MELO . Potencial energético da madeira de duas espécieis de ocorrência no semiárido brasileiro. SEMIÁRIDO DE VISU , v. 12, p. 688-700, 2024.
-
MENDES, LARA PEREIRA TAVARES ; BEZERRA, ANA LETICIA RAMOS ; SOUZA, MILENA CRISTINA ROCHA DE ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA ; GUEDES, LEONARDO RODRIGUES . Economia circular como mecanismo de gestão ambiental: utilização de RAP em camadas de revestimento asfáltico. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 10, p. 151-169, 2023.
-
FELIPE GUEDES, MARIA JOSICLEIDE ; DA SILVA RIBEIRO, LIBÂNIA ; GLESON DOS SANTOS MOREIRA, FRANCISCO ; ÂNGELO GOMES, NAIARA ; DE MEDEIROS CARIBÉ, RÔMULO ; OLIVEIRA AIRES, KELLIANNY ; CAMARGO DE MELO, MÁRCIO ; ESCARIÃO DESSOLES MONTEIRO, VERUSCHKA . Análise qualitativa do biogás e lixiviado em aterro sanitário brasileiro. REVISTA DAE , v. 70, p. 127-141, 2022.
-
GOMES. N.A ; SILVA, E.M ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. ; MELO, M. C. ; ESCARIÃO DESSOLES MONTEIRO, VERUSCHKA . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE INDICADORES QUE INFLUENCIAM A TOXICIDADE DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. REVISTA AIDIS DE INGENIERÍA Y CIENCIAS AMBIENTALES , v. 15, p. 139-153, 2022.
-
NASCIMENTO, S. C. ; SILVA, E.M ; GOMES. N.A ; DA SILVA RIBEIRO, LIBÂNIA ; MELO, M. C. ; MONTEIRO . Variação sazonal de indicadores físico-químicos e fitotoxicológicos em lixiviado de aterro sanitário localizado no semiárido brasileiro. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 27, p. 1-8, 2022.
-
MEDEIROS NETO, PEDRO NICÓ DE ; PAES, JUAREZ BENIGNO ; GONÇALVES, FABRÍCIO GOMES ; LÓPEZ, YONNY MARTÍNEZ ; BARAÚNA, EDY EIME PEREIRA ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA . Relation of physicochemical characteristics on biological resistance of eucalypts woods to xylophagous termites. JOURNAL OF BUILDING ENGINEERING , v. 52, p. 104462, 2022.
-
DA SILVA RIBEIRO, LIBÂNIA ; ANGELO GOMES, NAIARA ; VILAR DE ARAUJO ALMEIDA, MÁRBARA ; DE PAIVA, WILLIAM . Análise da relação de indicadores fÃsico-quÃmicos do lixiviado gerado em um aterro sanitário no Semiárido Brasileiro. Agropecuária Científica no semi-árido , v. 17, p. 36-42, 2021.
-
MEDEIROS NETO, P. N. ; PAES, J. B. ; OLIVEIRA, J. T. S. ; SILVA, J. G. M. ; COELHO, J. C. F. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . Durability of Eucalypts Wood in Soil Bed And Field Decay Tests. Maderas-Ciencia y Tecnologia , v. 22, p. 1, 2020.
-
CARIBÉ, RÔMULO M. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; SOUSA, R. B. A. ; NÓBREGA. B.M.A ; MELO, M. C. ; PAIVA ; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D. . Analysis of volumetric variation and specific deformation of municipal solid waste in experimental lysimeters. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENT AND WASTE MANAGEMENT (ONLINE) , v. 25, p. 508-520, 2020.
-
CIRILO, N. R. M. ; MEDEIROS NETO, P. N. ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. ; MOREIRA, G. L. ; CARMO, F. C. A. ; MEDEIROS, N. C. G. . Caracterização da madeira de prosopis juliflora utilizada na indústria de cerâmica vermelha no Semiárido Brasileiro. Agropecuária Científica no semi-árido , v. 16, p. 178-182-182, 2020.
-
MELO, J. L. D. ; CARMO, F. C. A. ; MOREIRA, G. L. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MEDEIROS NETO, P. N. ; SALES, F. C. V. . Avaliação Ergonômica em Atividades de Colheita Semimecanizada na Caatinga. Agropecuária Científica no semi-árido , v. 16, p. 199-204, 2020.
-
RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA ; SILVA, ALESSANDRA DOS SANTOS ; ALVES, FLAVIANO DE SOUZA ; MELO, MÁRCIO CAMARGO DE ; PAIVA, WILLIAM DE ; MONTEIRO, VERUSCHKA ESCARIÃO DESSOLES . Monitoramento físico-químico de um biorreator com resíduos sólidos urbanos em escala piloto na cidade de Campina Grande (PB). Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 21, p. 1-9, 2016.
-
MELO, MÁRCIO C. ; CARIBÉ, RÔMULO M. ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. ; SOUSA, RAUL B. A. ; MONTEIRO, VERUSCHKA E. D. ; DE PAIVA, WILLIAM . Settlement behavior of municipal solid waste due to internal and external environmental factors in a lysimeter. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH. PART A: TOXIC HAZARDOUS SUBSTANCES AND ENVIRONMENTAL ENGINEERING , v. 51, p. 1205-1215, 2016.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; PAIVA ; MELO, M. C. ; MONTEIRO . Avaliação do potencial tóxico dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande - PB. Materia-Rio de Janeiro , v. 20, p. 840-851, 2015.
-
FIGUEIREDO, E. L. O. ; MORAIS, G. V. ; ARAUJO, L. M. ; LEITE, G. V. ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. ; MEDEIROS NETO, P. N. . USO DO BIOCHAR PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS. Ciências Florestais no Semiárido Brasileiro: um foco nas potencialidades científicas. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2024, v. , p. 112-131.
-
CALIXTO, N. T. H. ; GOMES. N.A ; MELO, M. C. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . EFEITO DA ALCALINIZAÇÃO COMO PRÉ-TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: Claudio Luis de Araujo Neto; Julio Cesar Bresolin Marinho; Weruska Brasileiro Ferreira. (Org.). Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia -VI Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino e Ciência. 21ed.Campina Grande: Realize editora, 2022, v. , p. 1-1008.
-
ARARUNA, C. J. F. ; RAMOS FILHO, R. S. ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA . Reuso de água cinza: principais abordagens. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: NOVAS PESQUISAS E TENDÊNCIAS. : , 2021, v. , p. 103-112.
-
GAIÃO, A. L. ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NO COMPLEXO ALUIZIO CAMPOS LOCALIZADO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. ?Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biogeografia?. 2eded.João Pessoa - PB: Editora Universitária, 2013, v. 1, p. 549-558.
-
ARAÚJO, E. P. ; SILVA, A. S. ; GAIÃO, A. L. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . TRATAMENTO DE ÓLEOS VEGETAIS PÓS-CONSUMO COM ARGILAS DA PARAÍBA PARA APLICAÇÃO COMO BIOCOMBUSTÍVEL. ?Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biogeografia?. 2eded.João Pessoa - PB: Editora Universitária, 2013, v. 1, p. 752-762.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; MORAIS, C.R.S ; CONRADO, L. S. ; SILVA, A. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. ?Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biogeografia?. 2eded.João Pessoa - PB: Editora Universitária, 2013, v. 4, p. 520-527.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . Avaliação do Sistema Ácido-básico na Decomposição dos Resíduos Sólidos Urbanos Depositados em um Biorreator. Avaliação do Sistema Ácido-básico na Decomposição dos Resíduos Sólidos Urbanos Depositados em um Biorreator. 1ed.João Pessoa: , 2012, v. , p. 150-.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. . Identificação dos Principais Impactos Impactos Socioambientais e Econômicos causados pelo Lixão do Serrotão localizado em Campina Grande ? PB. Identificação dos Principais Impactos Impactos Socioambientais e Econômicos causados pelo Lixão do Serrotão localizado em Campina Grande ? PB. 1ed.João Pessoa: , 2012, v. , p. 155-.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; MELO, M. C. . Identificação de Metais Presentes nos Resíduos Urbanos da Cidade de Campina Grande para seu Enquadramento na Classificação da NBR 10.004/04. Identificação de Metais Presentes nos Resíduos Urbanos da Cidade de Campina Grande para seu Enquadramento na Classificação da NBR 10.004/04. 1ed.: , 2012, v. , p. 160-.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; FARIAS, R.M.S . Avaliação dos Resíduos Sólidos Urbanos Depositados em um Biorreator na Cidade de Campina Grande - PB, através do Potencial Hidrogeniônico. Educação Ambiental: Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa: , 2011, v. 2, p. 875-.
-
RAMOS FILHO, R. S. ; SOUSA, K. J. L. ; SILVA, L. T. M. S. ; SASAKI, J. K. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . Qualidade das Águas Superficiais e Subterrâneas na Área de Influência de um Aterro Sanitário no Semiárido Brasileiro. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOSSINTÉTICOS & X CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA AMBIENTAL, 2023, Salvador. Anais do X Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental, 2023. v. 1. p. 476-83.
-
VIEIRA, B. A. ; RODRIGUES, T. N. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; VIEIRA, B. A. . ENERGIAS RENOVÁVEIS NO NORDESTE BRASILEIRO: EXPLORANDO O POTENCIAL SUSTENTÁVEL DA REGIÃO. In: IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - 'Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar', 2023. Anais IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2023.
-
GOMES. N.A ; SILVA, E.M ; NASCIMENTO, S. C. ; CALIXTO, N. T. H. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . COMPOSIÇÃO DO LIXIVIADO ARMAZENADO EM UMA LAGOA DE EVAPORAÇÃO NATURAL IMPLANTADA NO ATERRO SANITÁRIO EM CAMPINA GRANDE-PB. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2020, Campina Grande. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências - V Conapesc- Digital Edition, 2020.
-
MARQUES JUNIOR, F. A. F. ; ABREU, J. L. S. ; MALVEZZI, L. B. ; FARIAS, A.P ; RIBEIRO, LIBÂNIA S. . Análise de mapas de calor das concentrações de gases gerados em Aterro Sanitário no Semiárido Brasileiro. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande. I CONIMAS e III CONIDIS, 2019.
-
SILVA, D.L.M ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MELO, M. C. ; MONTEIRO . PROCESSOS DEGRADATIVOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM BIORREATOR POR MEIO DO MONITORAMENTO DA DBO, DQO E TEOR DE SÓLIDOS VOLÁTEIS. In: I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2016, Campina Grande. I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2016. v. 1.
-
ARAÚJO NETO ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, J. C. ; PAIVA ; MONTEIRO . INFLUÊNCIA DO pH NO DESENVOLVIMENTO DE COLIFORMES TOTAIS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.
-
SILVA, D.L.M ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, J. C. ; ARAÚJO NETO ; MONTEIRO . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE SÓLIDOS VOLÁTEIS E DO pH NA BIODEGRADAÇÃO E NA GERAÇÃO DE BIOGÁS EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; SILVA, E.M ; MONTEIRO . AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO pH EM CÉLULAS EXPERIMENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.
-
SILVA, D.L.M ; SILVA, W.P ; DUARTE, K.L.S ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MELO, M. C. . ANÁLISE DA VIABILIDADE NA OBTENÇÃO DE BIOGÁS EM BIORREATORES DE BANCADA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS. In: oncentração de gases; Condições ambientais; Resíduos sólidos orgânicos; Digestão anaeróbia. ANALYSIS OF VIABILITY, 2015, Fortaleza. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), 2015.
-
ARAÚJO, E. P. ; ARAÚJO NETO ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; PAIVA . Relação entre o teor de umidade e o comportamento de Bactérias Aeróbias em Biorreatores de bancada. In: XII Simpósio Ítalo- Brasileiro e Engenharia Sanitária e Ambiental- SIBESA, 2014, NATAL. SIBESA, 2014.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO, E. P. ; PAIVA ; MONTEIRO . Avaliação do Teor de Umidade dos Resíduos Sólidos Urbanos depositados em um biorreator. In: XII Simpósio Ítalo- Brasileiro e Engenharia Sanitária e Ambiental- SIBESA, 2014, Natal. SIBESA, 2014.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO ; PAIVA . Influênica do Nitrogênio Amoniacal na Toxicidade dos Resísuos Sólidos Urbanos. In: XII Simpósio Ítalo- Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal - RN. XII SIBESA, 2014.
-
ARAÚJO NETO ; ALVES, J. C. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, D.L.M ; PAIVA . ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMNTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL QUANTO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS. In: V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014, Belo Horizonte. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014.
-
ARAÚJO, E. P. ; DUARTE, K.L.S ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MONTEIRO . ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE BACTÉRIAS AERÓBIAS TOTAIS EM BIORREATORES DE BANCADA PREENCHIDOS COM RESÍDUOS ORGÂNICOS. In: V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014, Belo Horizonte. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO ; MORAIS, C.R.S . Evolução da concentração de cloretos dos resíduos sólidos urbanos em biorreator. In: III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013, São Paulo - SP. III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013.
-
ARAÚJO, E. P. ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; CARIBÉ, R.M ; PAIVA . Avaliação do comportamento de bactérias aeróbias totais em biorreatores de bancada. In: III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013, São Paulo- SP. III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; NEVES, G.A ; MONTEIRO . Avaliação do potencial de solubilização dos resíduos sólidos urbanos para classificação de acordo com as normas brasileiras. In: III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013, São Paulo - SP. III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina- GRAL 2013, 2013.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . ESTUDO DA DEGRADAÇAO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, ATRAVÉS DA DQO E DBO EM UM BIORREATOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. In: AIDIS, 2012, SALVADOR. XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - AIDIS, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; PEREIRA ; ALVES, F. S. ; SILVA, A. S. . INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE PLÁSTICOS NA COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM UM BIORREATOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - AIDIS, 2012, SALVADOR. XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL -AIDIS, 2012.
-
TORQUATO ; ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; PAIVA . COMPORTAMENTO DE FUNGOS E DE BACTÉRIAS AERÓBIAS EM UM BIORREATOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - AIDIS, 2012, SALVADOR. XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - AIDIS, 2012.
-
ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; PAIVA . ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DEVIDO A DISPOSIÇÃO FINAL INADEQUADA EM 4 LIXÕES NA PARAÍBA. In: 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental, 2012, Campina Grande. 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO NETO ; PAIVA . AVALIAÇÃO DA DBO E DQO NO COMPORTAMENTO DE BACTÉRIAS AERÓBIAS E ANAERÓBIAS PRESENTES NOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental, 2012, Campina Grande. 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental, 2012.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; TORQUATO ; SILVA, A. S. ; MONTEIRO . Evolução temporal do pH na decomposição dos resíduos sólidos depositados em um lisímeto. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; TORQUATO ; PAIVA . Análise estatística do comportamento das bactérias aeróbias e anaeróbias em um biorreator de resíduos sólidos urbanos na cidade de Campina Grande -PB. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão- SE. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
TORQUATO ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO ; PAIVA . Avaliação do teor de umidade e do pH no comportamento de fungos em uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos na cidade de Campina Grande- PB. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão - SE. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
FARIAS, R.M.S ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . Realização da composição gravimétrica e volumétrica dos RSU da cidade de Campina Grande/PB com base em planejamento estatístico. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão - SE. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
ARAÚJO NETO ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; DANTAS ; PAIVA . Viabilidade Econômica da reciclagem dos plásticos na cidade de Campina Grande- PB. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão-SE. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . Influênica do alumínio na fitotoxicidade dos resíduos sólidos urbanos presentes em uma célula experimental. In: IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, 2012, São Cristovão-SE. IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos, 2012.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; ARAÚJO, E. P. ; FERREIRA, W. B. . AÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO. In: I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012, Campina Grande. I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO NETO ; ALVES, F. S. ; FERREIRA, W. B. . APLICAÇÃO DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA NO TRATAMENTO DE AFLATOXINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIOS. In: I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012, Campina Grande. I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E.M. . USO DE UMA ARGILA PARAIBANA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO VEGETAL RESIDENCIAL PÓS-CONSUMO. In: I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012, Campina Grande. I Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012.
-
FARIAS, R.M.S ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; FRANÇA, L.R.C ; LEITE, H.E.A.S . ESTUDO DA DEGRADABILIDADE DE RSU EM UMA CÉLULA EXPERIMETNAL ATRAVÉS DAS ANÁLISES DE DQO E DBO. In: 26ºCONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, PORTO ALEGRE - RS. 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; SOUZA, L.J.S ; LEITE, H.E.A.S . Avaliação do potencial de contaminação dos resíduos sólidos urbanos presentes em uma célula experimental, por meio de fitotoxicidade. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia sanitária e Ambiental, 2011, PORTO ALEGRE - RS. 26º Congresso Brasileiro de Engenharia sanitária e Ambiental, 2011.
-
FARIAS, R.M.S ; VIEIRA NETO ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MONTEIRO . ESTUDO DE PARÂMETROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 2010, Campina Grande. VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 2010.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA SOLAR DE EFLUENTES GERADOS EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: 25º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2009, RECIFE-PE. 25º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SAINTÁRIA E AMBIENTAL, 2009.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . SEPARAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REÚSO DO TiO2 DOS PROCESSOS FOTOCATALÍTICOS. In: 25º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2009, RECIFE-PE. 25º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SAINTÁRIA E AMBIENTAL, 2009.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTES PATOGENICOS NO CHORUME ATRAVÉS DA FOTOCATALISE HETEROGENEA. In: XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008, BELÉM-PA. XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . REDUÇÃO DA CARGA POLUIDORA DO LIXIVIADO, ATRAVÉS DA FOTOCATALISE HETEROGÊNEA. In: XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008, BELÉM-PA. XIII SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . Degradação Fotocatalítica de chorume gerado em aterros sanitários: Avaliação das propriedades microbiológicas. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte/MG. 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . Degradação Fotocatalítica do Chorume gerado em aterros sanitários: Avaliação das propriedades físicas e químicas. In: I Simpósio Nordestino de Saneamento Ambiental, 2006, João Pessoa. Simpósio de Saneamento Ambiental, 2006.
-
MEDEIROS NETO, P. N. ; MOREIRA, G. L. ; CARMO, F. C. A. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . Avaliações das Características Mercadológicas do Carvão Vegetal Comercializado para Fins Domésticos no Centro do Município de Patos-PB. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande. I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019.
-
GOMES. N.A ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA ; ARAÚJO ; GOMES. G.L ; MONTEIRO . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO NITROGÊNIO AMONIACAL PRODUZIDO EM UM ATERRO EXPERIMENTAL. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016, CAMPINA GRANDE. VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016. v. 7.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; FARIAS, R.M.S ; MONTEIRO . IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES POTENCIALMENTE PERIGOSOS PRESENTES NOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB, ATRAVÉS DA SUA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA. In: I Coferênica Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa, 2012, Sousa. I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GESTÃO AMBIENTAL COLABORATIVA, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; FARIAS, R.M.S ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. . Estudo do teor de umidade de uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos na Cidade de Campina Grande- PB. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Inovação, desenvolvimento sustentável e soberania nacional, 2012, São Paulo. Mostra nacional de divulgação científica da associação nacional de pôs-graduandos - ANPG, 2012.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; PAIVA . Avaliação da Concentração de Cloretos presentes na massa de resíduos sólidos urbanos depositados em um lísimetro na cidade de Campina Grande - PB. In: II Simpósio sobre Resíduos Sólidos- II SIRS, 2011, São Carlos. Simpósio sobre Resíduos Sólidos, 2011.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . Influênica do pH na fitotoxicidade dos resíduos sólidos urbanos presentes em uma célula experimental. In: II Simpósio sobre Resíduos Sólidos -II SIRS, 2011, São Carlos. Simpósio sobre Resíduos Sólidos, 2011.
-
ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; SILVA, A. S. ; PAIVA . Monitoramento do comportamento de bactérias aeróbias e anaeróbias na biodegradação de resíduos sólidos urbanos em um biorreator na cidade de Campina Grande - PB. In: II Simpósio de Resíduos Sólidos - II SIRS, 2011, São Carlos. Simpósio sobre Resíduos Sólidos, 2011.
-
ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; SOUZA, L.J.S . Estudo de uma célula experimental no intuito de aperfeiçoar técnicas para dimensionar aterros sanitários em escala real. In: II Simpósio de Resíduos Sólidos, 2011, São Carlos. Simpósio sobre Resíduos Sólidos, 2011.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . Degradação Fotocatalítica de chorume gerado em aterros sanitários: Avaliação das propriedades microbiológicas. In: 59 Reunião Anual da SBPC, 2007, BELÉM-PA. 59 ª Reunião Anual da SBPC, 2007.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . Degradação Fotocatalítica do Chorume gerado em aterros sanitários: Avaliação das propriedades físicas e químicas. In: 59 ª Reunião Anual da SBPC, 2007, BELÉM-PA. 59 ª Reunião Anual da SBPC, 2011.
-
ARAÚJO, E. P. ; DUARTE, K.L.S ; SANTOS, E.S.P ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MONTEIRO . ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE BACTÉRIAS AERÓBIAS TOTAIS EM BIORREATORES DE BANCADA PREENCHIDOS COM RESÍDUOS ORGÂNICOS. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
DUARTE, K.L.S ; ARAÚJO, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, D.L.M ; MELO, M. C. ; MONTEIRO . INTERFERÊNCIA DA TEMPERATURA NAS CONCENTRAÇÕES DE BIOGÁS EM BIORREATORES DE BANCADA. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ARAÚJO, E. P. ; SILVA, D.L.M ; DUARTE, K.L.S ; FARIAS, R.M.S ; CARIBÉ, R.M . RELAÇÃO DBO5/DBO NA AVALIAÇÃO DA DEGRADABILIDADE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DEPOSITADOS EM UM LÍSIMETRO. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, E.M ; MONTEIRO ; PAIVA ; NEVES, G.A . AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA FASE INICIAL DE DEGRADAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS,. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
SILVA, D.L.M ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; MONTEIRO ; DUARTE, K.L.S ; MELO. L.B ; FARIAS, R.M.S ; CARIBÉ, R.M . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS DE UMA CÉLULA EXPERIMENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; MONTEIRO ; MORAIS. S.R.A ; MORAIS, C.R.S . COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA E VOLUMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) DA CIDADE DE CAJAZEIRINHAS- PB. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO ; PAIVA ; MELO, M. C. . UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA EM COMPONENTES PRINCIPAIS PARA AVALIAR A INFLUÊNCIA DO PH NA TOXICIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS,. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
CARIBÉ, R.M ; MONTEIRO ; MELO, M. C. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . ESTUDO CINÉTICO DOS RECALQUES EM CÉLULAS EXPERIMENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS RELACIONADOS À PRESENÇA DE MATÉRIA ORGÂNICA. In: Solid Waste Word Congress - ISWA 2014, 2014, São Paulo. Solid Waste Word Congress, 2014.
-
TORQUATO ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; FARIAS, R.M.S ; ARAÚJO, E. P. . Avaliação do potencial tóxico dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande - PB. In: II Simpósio 'Vigilância em saúde - uma nova alternativa para o município paraibano, 2012, Campina Grande. II Simpósio "Vigilância em saúde - uma nova alternativa para o município paraibano, 2012.
-
ARAÚJO, E. P. ; COSTA, E. P. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; FARIAS, R.M.S ; ARAÚJO, E.M. . Influence of microbiological parameters and the hydrogen potential in the generation of biogas in an experimental cell of municipal solid waste. In: 18th International Symposium on Metastable, Amorphous and Nanostructured Materials, 2011, Gijón. Book of Abstracts, 2011.
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva . Avaliação da fitotoxicidade dos resídus sólidos urbanos presentes em um lisímetro por meio de sementes de tomate e repolho. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental - ENEEAMB, 2011, Fortaleza. Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental - ENEEAMB, 2011.
-
RIBEIRO, Libânia da Silva . Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva . Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva . Preceitos, princípios e práticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TORQUATO ; SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ARAÚJO, E. P. ; FARIAS, R.M.S . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TÓXICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; ALVES, F. S. ; ARAÚJO, E. P. ; MONTEIRO . ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, ATRAVÉS DA DQO E DBO EM UM BIORREATOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; ALVES, F. S. ; SOUZA, L.J.S ; LEITE, H.E.A.S . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PRESENTES EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL, POR MEIO DE FITOTOXICIDADE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva . A pessoa do voluntário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; VIEIRA, F. F. ; LIMA, G. G. C. . SEPARAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REÚSO DO TIO2 DOS PROCESSOS FOTOCATALÍTICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; VIEIRA, F. F. ; LIMA, G. G. C. . DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA SOLAR DE EFLUETES GERADOS EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. ; LIMA, C. A. P. ; LIMA, G. G. C. ; VIEIRA, F. F. . AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE AGENTES PATOGÊNICOS NO CHORUME DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. S. ; RIBEIRO, Libânia da Silva ; LIMA, C. A. P. ; VIEIRA, F. F. ; LIMA, G. G. C. . REDUÇÃO DA CARGA POLUIDORA DO LIXIVIADO, ATRAVÉS DA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, Libânia da Silva . IDENTIFICAÇÃO, TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS 2009 (Monografia).
Outras produções
MONTEIRO ; PAIVA ; RIBEIRO, LIBÂNIA DA SILVA . Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil para o município de Campina Grande-PB. 2017.
RIBEIRO, Libânia da Silva ; SILVA, A. S. . Plano de saneamento básico do município de campina grande - PB.. 2015.
RIBEIRO, Libânia da Silva . Processo de Seleção de Voluntários. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, Libânia da Silva . Processo de Seleção de Voluntários. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, Libânia da Silva . Análises Físico-químicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, Libânia da Silva . Análises Físico-químicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
MONITORAMENTO DA DINÂMICA DE FLUIDOS EM SOLOS DE ATERRO SANITÁRIO POR PROCESSOS AUTOMATIZADOS, Descrição: Proposta submetida à Chamada CNPq N 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / william de Paiva - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Márcio Camargo de Melo - Integrante / Thiago Fernandes da Silva - Integrante / Jeovana Jisla das Neves Santos - Integrante / RAIMUNDO CARLOS SILVÉRIO FREIRE - Integrante / Petrov Crescêncio Lobo - Integrante / Jordan Carneiro Martins de Souza - Integrante / Laércio Leal dos Santos - Integrante / Luisa Thaynara Muricy de Souza Silva - Integrante / Ketlyn Jaquelize Lima Sousa - Integrante / Jessica Kaori Sasaki - Integrante / Wlysses Wagner Medeiros Lins Costa - Integrante / Cleonilson Protásio de Souza - Integrante / Danilo Brito da Costa - Integrante / Gabriel Araújo Paes Freire - Integrante / Paulo Arthur Viana Braga - Integrante.
-
2019 - Atual
Núcleo de Excelência em Internet das Coisas (IoT), Descrição: EDITAL 006/2018 - PRONEX. Com o enorme avanço tecnológico da microeletrônica, das redes de comunicação ? notadamente, a internet? e da computação nas últimas décadas, teve-se como resultado um impacto global e irreversível na forma como as pessoas, organizações e a sociedade em geral interagem entre si e atualmente essa interação está convergindo para os objetos ou coisas. Essa nova abordagem é denominada de Internet das Coisas (Internet of Things, IoT). A revolução IoT tem como premissa que qualquer objeto ou coisa pode gerar e enviar dados para a internet sem nenhuma intervenção humana e já se tem mais de 17 bilhões de dispositivos ou coisas conectadas no mundo inteiro e previsões indicam que esse número pode alcançar 50 bilhões em 2020. Dessa forma, é primordial para o Brasil, particularmente, para o estado da Paraíba, que as tecnologias que dão suporte para a Internet das Coisas sejam dominadas para que façamos parte dessa revolução. Além disso, é fundamental o desenvolvimento de sistemas para IoT focado em necessidades regionais que podem ser cruciais para desenvolvimento econômico da região. Nesse contexto, esta proposta tem como objetivo principal formar e estruturar um núcleo de excelência em estudo, pesquisa, concepção e desenvolvimento pleno de sistemas para IoT em que os sistemas implementados sejam diretamente aplicados nas necessidades dos setores industriais e agropecuários do estado da Paraíba. Também serão aplicados esforços em desenvolvimento de soluções em IoT para monitoramento aplicado em questões ambientais. O Núcleo de Excelência em Internet das Coisas será composto por pesquisadores da UFCG, UFPB e da UEPB e atuará nas diversas áreas científicas e tecnológicas que dão suporte ao estudo e desenvolvimento de dispositivos e sistemas IoT, tais como: sensores e instrumentação em eletrônica de baixo consumo; novos materiais no desenvolvimento de sensores para IoT; colheita de energia e sistemas de alimentação para IoT; plataformas de hardware para IoT; redes e protocolos de comunicação para IoT; plataformas de operação em nuvem computacional; cibersegurança em IoT; e tratamento de dados baseado em análise estatística e inteligência artificial. Além disso, o núcleo de excelência proposto manterá ativar um linha de ação objetivado a plena promoção de transferência para a sociedade de soluções no contexto de IoT tendo em vista demandas já identificadas pelo núcleo ou outras que poderão ser atendidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / william de Paiva - Integrante / MONTEIRO, VERUSCHKA E. D. - Integrante / RAIMUNDO CARLOS SILVÉRIO FREIRE - Coordenador.
-
2018 - Atual
SISTEMA DE MEDIÇÃO AUTOMATIZADO PARA A ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DO BIOGÁS EM ATERROS SANITÁRIOS, Descrição: As tradicionais tecnologias de instrumentação para o monitoramento de aterros sanitários são caracterizadas por diversos fatores, como a exposição dos operários aoambiente insalubre do aterro, laboriosidade, custo elevado, dependência de recursos humanos na coleta de dados e limitações técnicas da instrumentaçãoconvencional.Atualmente, as arquiteturas clássicas para medições na Geotecnia Ambiental são caracterizadas pelo uso limitado de instrumentação eletrônica, compouca ou nenhuma automação embarcada. Desta forma, é possível otimizar o monitoramento dos processos biodegradativos e a consequente geração de biogás. Oobjetivo dessa proposta é desenvolver instrumentação automatizada de monitoramento do biogás gerado em Aterros Sanitários com estimativa do potencial energético. Ocampo experimental no qual será desenvolvido este projeto é o Aterro Sanitário localizado no município de Campina Grande -PB. O desenvolvimento da instrumentaçãoautomatizada para o monitoramento do biogás no Aterro Sanitário será realizado em paralelo ao monitoramento convencional, realizado nos drenos verticais, camada decobertura de solo compactado e interface solo-resíduo, para aferição dos parâmetros de concentração, vazão, pressão, temperatura e umidade, com medições emcampo e laboratório. A instrumentação automatizada será composta por sensores instalados em locais preestabelecidos na Célula de Aterro, acoplados àmicrocontroladores programáveis.Adicionalmente, para a alimentação deste sistema, serão inseridas placas de captura de energia solar, anexadas à carregadores debaterias. Os resultados obtidos por meio das aferições serão armazenados e manipulados à distância, a partir de um banco de dados para a estimativa do potencial energético do biogás. Esta estimativa será realizada utilizando equações matemáticas clássicas, técnicas estatísticas e modelagem numérica com uso de Redes NeuraisArtificiais. Portanto, como resultado espera-se que o monitoramento do biogás em Aterro Sanitário seja mais eficiente resultando em uma maior consistência nos dadosobtidos na geração de biogás para aproveitamento energético.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / william de Paiva - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Márbara Vilar de Araújo - Integrante / Márcio Camargo de Melo - Integrante / Jeovana Jisla das Neves Santos - Integrante / RAIMUNDO CARLOS SILVÉRIO FREIRE - Integrante / José Nilton da Silva - Integrante / Petrov Crescêncio Lobo - Integrante / Cláudio Luís de Araújo Neto - Integrante / Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Tuilly de Fátima Macedo Furtado Guerra - Integrante / Jose Lucas de Souza Abreu - Integrante / Francisco Auriberto Ferreira Marques Junior - Integrante / Felipe de Sousa Brasileiro - Integrante / Abmael Vilar Barros - Integrante / José Ivan dos Santos Júnior - Integrante / Jordan Carneiro Martins de Souza - Integrante.
-
2015 - 2016
ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DA CAMA DE FRANGOS PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS, Descrição: Analisar da viabilidade de utilização das camas de frangos, para produção de biogás em biodigestores anaeróbios, verificando a viabilidade econômica para aproveitamento deste gás na produção de energia elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / ALESSANDRA DOS SANTOS SILVA - Integrante / william de Paiva - Coordenador / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Yuri de Andrade Araújo - Integrante / Adriano Oliveira da Silva - Integrante / WESLLEY DARWIN BORGES DE FARIAS - Integrante / ISABELLA VIEIRA SANTOS - Integrante.
-
2010 - 2022
Desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir do biogás produzido em sistemas de tratamento de esgotos e aterros sanitários para geração de energia elétrica., Descrição: Projeto aprovado no edital FINEP 06/2010 - Saneamento Ambiental e Habitação. Rede Temática : Desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir do biogás produzido em sistemas de esgotos e aterros sanitários para geração de energia elétrica. Coordenação geral: UFPE. Inicio em 2013 e tendo a participação de 09 Instituições de pesquisa: UFCG, UFPE, UFC,UFES, UFMS, UNIOESTE, COPPE/UFRJ, ITAI, UFSC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Kellianny Oliveira Aires - Integrante / José Fernando Thomé Jucá - Integrante / Valderí Duarte Leite - Integrante / Adrianus Cornelius Van Haandel - Integrante.
-
2009 - 2011
ESTUDOS PARA ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE BIOGÁS EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, Descrição: Diversas são as formas de disposição e tratamento de RSU que são comumente escolhidas em função de custo, da área disponível e da necessidade do município. Um aterro caracterizado apenas sob o ponto de vista sanitário vem sendo substituído por um projeto global envolvendo também aspectos geotécnicos e ambientais. O tratamento inadequado ao lixo acarreta danos ambientais e à saúde humana. A fração sólida do resíduo quando degradada é responsável pela produção de líquidos (lixiviados) que contaminam o lençol freático e gases tóxicos, como o metano, que é cerca de 21 vezes mais prejudicial que o dióxido de carbono quanto ao armazenamento de calor na atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa. O projeto tem como objetivo realizar estudos para a estimativa da geração de biogás a partir de uma célula experimental de aterro. A pesquisa será baseada em variáveis obtidas através do monitoramento para explicar a produção e fluxo de biogás, tanto na massa de resíduos como na camada de cobertura do aterro experimental. No campo da estatística, serão correlacionados todos os dados provenientes das análises laboratoriais, discutindo a relevância de cada parâmetro no processo. E finalmente, poderão ser desenvolvidos modelos matemáticos que permitem a previsão de recalque e geração de biogás. Neste sentido, pesquisas serão desenvolvidas pela Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG) com a participação de professores e alunos de mestrado e iniciação científica envolvendo uma equipe multidisciplinar. A pesquisa será baseada em um biorreator construído no campus da própria UFCG enquanto que as análises laboratoriais serão realizadas em diversos laboratórios da UFCG, UFPE, além do campo experimental da EXTRABES (Núcleo de pesquisa UFCG/UEPB), localizado em terreno pertencente à Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba-CAGEPA. Durante as pesquisas serão feitas medições in situ e coletadas amostras para análises microbiológicas e físico-químicas de sólidos e líquidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Integrante / ARAÚJO, E. P. (ELAINE PATRÍCIA ARAÚJO) - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Márcio Camargo de Melo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante.
-
2009 - 2009
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS, Descrição: Este trabalho teve a finalidade de auxiliar a implementão das ações gerenciais de resíduso de campo experimental por meio da análise exploratória da situção atual do armazenamento e descate dos agrotóxicos, propondo soluções técnicas capazes de minimizar os impactos provocados pelos mesmos, evitando com isso a cotaminação ambiental e humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Coordenador.
-
2007 - 2008
DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA SOLAR EM UM REATOR CALHA PARABÓLICA DE EFLUENTES GERADOS EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Coordenador.
-
2007 - 2008
SEPARAÇÃO, RECUPERAÇÃE E REÚSO DO TiO2 DOS PROCESSOS FOTOCATALÍTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Coordenador.
-
2006 - 2007
DEGADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DO CHORUME GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MICROBIOLÓGICAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Coordenador.
-
2006 - 2007
DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DE CHORUME GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO- QUÍMICAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Libânia da Silva Ribeiro - Coordenador.
Prêmios
2015
1º LUGAR: Categoria II - PRODUTO, PROCESSO, SOLUÇÃO / COMUNIDADE ACADÊMICA UFCG, I Olimpíada de Inovação da Paraíba - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)., Universidade Federal de Campina Grande.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Campina Grande. , Universidade Federal de Campina Grande, Universitário, 58429900 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 2101
Experiência profissional
2009 - 2011
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: , Enquadramento Funcional:
2023 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Saneamento Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2023 - 2023
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
2022 - 2022
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
2022 - 2022
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Gestão Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2021 - 2021
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Saneamento Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2020 - 2020
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Saneamento Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2019 - 2019
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Saneamento Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2018 - 2018
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Saneamento Ambiental (45 horas) - Mestrandos e Doutorandos
2017 - 2017
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Legislação Ambiental do curso de Engenharia Agrícola (16 horas).
Ministrou aula da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH);
Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH);
Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA);
Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) e Crimes Ambientais.
2017 - 2017
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Saneamento Ambiental do Programa de Pós Graduação de Engenharia Civil e Ambiental (16). Ministrou aula de noções de qualidade das águas, Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e, Instrumentos da Política Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
Supervisionou a visita técnica da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA).
Supervisionou a visita técnica da transposição do Rio São Franscisco.
2015 - 2015
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2014 - 2014
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2014 - 2014
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2013 - 2013
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Ciências do Ambiente do curso de Engenharia Civil (30 horas). Ministrou aula da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA); Crimes Ambientais; Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica e Poluição Sonora.
2013 - 2013
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2012 - 2013
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Ciências do Ambiente do curso de Engenharia Elétrica (30 horas). Ministrou aula da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA); Crimes Ambientais; Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica e Poluição Sonora.
2012 - 2012
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Ciências do Ambiente do curso de Engenharia Elétrica (30 horas). Ministrou aula da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA); Crimes Ambientais; Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica e Poluição Sonora.
2011 - 2012
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2010 - 2012
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2010 - 2010
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou curso de Análises físico-químicas que incluíam análises de pH, alcalinidade, ácidos graxos voláteis, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Série de Nitrogênio e Cloretos.
2010 - 2010
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Colaboradora da disciplina Materias da Construção I ministrada no curso de Engenharia Civil (30h).
2009 - 2009
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de Campina GrandeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 6
Outras informações:
Acompanhamento de ações da defesa civil em áreas de risco, com destaque na orientação técnica para o tratamento adequado de resíduos sólidos e acondicionamento do lixo doméstico.
Colaboração tecnica na elaboração dos Planos de Contigência da Defesa Civil.
2006 - 2007
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2006 - 2007
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de iniciação científica, Carga horária: 20
2016 - Atual
Ecosolo Gestao Ambiental de Residuos LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA DO MONITORAMENTO DO ATERRO SANITÁR, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Engenheira sanitarista e ambiental do monitoramento do Aterro Sanitário de Campina Grande-PB
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Libânia da Silva Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?