Leonardo de Souza Santana
Profissional com mais de 15 anos de experiência em Refrigeração, Climatização e armazenamento de energia. Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e formação técnica em Refrigeração e Climatização pelo SENAI Pernambuco. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Centro Universitário Celso Lisboa, Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Engenharia e Gerenciamento da Manutenção pelo Centro Universitário Celso Lisboa.Minha expertise abrange sistemas de refrigeração por compressão de vapor (domésticos e comerciais) e climatização comercial (expansão direta e água gelada), além de estudos aprofundados em refrigeração por absorção e cogeração, visando soluções inovadoras e sustentáveis.Atualmente, sou docente no SENAI Pernambuco, ministrando disciplinas como Climatização, Refrigeração Comercial, projetos de sistemas de climatização e refrigeração e Termodinâmica para formação técnica. Atuo também como instrutor de boas práticas em Refrigeração nos programas SENAI/GIZ (PBH) e SENAI/TCL (TCL Experts). No SENAI também atuei na consultoria técnica para empresas e indústrias de Pernambuco, com destaque para a elaboração do PMOC de todas as unidades SESI/SENAI no estado, impactando positivamente na qualidade do ar para os usuários e garantindo a eficiência e segurança dos sistemas de climatização.Em paralelo, leciono na Prefeitura do Recife e ofereço consultoria e projetos de forma autônoma, gerenciando PMOCs e desenvolvendo projetos de climatização para clínicas e lojas da cidade do Recife, atendendo as normas vigentes e otimizando o conforto e a eficiência energética.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2022 - 2023
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DA SUBSTITUIÇÃO DO HFC-R134A POR UMA MISTURA BINÁRIA DO HFC134A/HFO-R1234YF EM UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DOMÉSTICO, Ano de Obtenção: 2023
José Carlos Charamba Dutra.Coorientador: José de Castro Silva. Palavras-chave: Refrigeração; Fluidos Refrigerantes; GWP.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Especialização em andamento em Gestão para Educação Profissional e Tecnológica
2025 - Atual
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2023 - 2024
centro universitario celso lisboa
Título: Relação das Normas Técnicas Regulamentadoras de Segurança Com Atividades Técnicas de Manutenção no Setor de Climatização.
Especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção
2022 - 2024
centro universitario celso lisboa
Título: A importância do plano de manutenção, operação e controle de equipamentos de climatização, normas brasileiras e atividades que devem ser realizadas.
Orientador: Carlos Henrique Ventura do Rosario Oliveira
Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica
2020 - 2022
Instituto Federal de Pernambuco
Título: A importância do conhecimento prévio da matemática para um melhor rendimento escolar dos discentes do curso técnico em refrigeração e climatização
Orientador: Silvio Ferreira Passos Gonçalves
Graduação em Engenharia Mecânica
2012 - 2018
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: Análise Teórica e Experimental de um Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor com um Trocador de Calor entre as linhas de Sucção e de Líquido
Orientador: José de Castro Silva
Curso técnico/profissionalizante em Refrigeração e Climatização
2009 - 2010
Ensino Médio (2º grau)
2009 - 2011
Escola de Aplicação Profª. Vande de Souza Ferreira (UPE Campus Petrolina)
Formação complementar
2022 -
Extensão universitária em Revit HVAC. (Carga horária: 80h). , Benzor Engenharia e Tecnologia, BENZOR, Brasil.
2024 - 2024
Programa de Gerenciamento de Riscos NR-01. (Carga horária: 24h). , Universidade Corporativa Sistema Indústria CNI/SESI/SENAI/IEL, UNINDÚSTRIA, Brasil.
2023 - 2023
VRF Básico. (Carga horária: 16h). , Midea Carrier, CLIMAZON, Brasil.
2023 - 2023
Boas Práticas de Manutenção em Sistemas de Refrigeração Comercial. (Carga horária: 32h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2023 - 2023
Mini VRF Atom. (Carga horária: 16h). , Midea Carrier, CLIMAZON, Brasil.
2023 - 2023
VRF Fit. (Carga horária: 16h). , Daikin Mcquay Ar Condicionado, DAIKIN, Brasil.
2023 - 2023
VRF Avançado V6 - Vc plus. (Carga horária: 16h). , Midea Carrier, CLIMAZON, Brasil.
2023 - 2023
IDRS. (Carga horária: 2h). , Daikin Mcquay Ar Condicionado, DAIKIN, Brasil.
2023 - 2023
Split Cassete e Teto Inverter. (Carga horária: 16h). , Midea Carrier, CLIMAZON, Brasil.
2023 - 2023
Split Hi Wall Inverter. (Carga horária: 16h). , Midea Carrier, CLIMAZON, Brasil.
2023 - 2023
Tecnologia da Informação e Comunicação como apoio para a educação. (Carga horária: 40h). , Unindústria - Universidade Corporativa SESI/SENAI, UNINDÚSTRIA, Brasil.
2023 - 2023
Consultoria em Eficiência Energética. (Carga horária: 140h). , Unindústria - Universidade Corporativa SESI/SENAI, UNINDÚSTRIA, Brasil.
2022 - 2022
Comunicação Assertiva. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.
2022 - 2022
Boas Práticas de Manutenção em Sistemas de Ar condicionado. (Carga horária: 32h). , DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT - SENAI RN, GIZ/SENAI, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Projetista de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning). (Carga horária: 150h). , Benzor Engenharia e Tecnologia, BENZOR, Brasil.
2020 - 2021
Projetos de Câmaras Frigoríficas em Pequeno Porte. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2020 - 2020
NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade ? Básico. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2020 - 2020
Gestão da Manutenção. (Carga horária: 30h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Sistemas de refrigeração por absorção utilizando plataforma computacional. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2018 - 2018
Sensores para sistemas industriais. (Carga horária: 4h). , Senai Cimatec, SENAI, Brasil.
2013 - 2013
Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2013 - 2013
Emprendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2013 - 2013
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 25h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2013 - 2013
Entendendo o PPRA - NR9. (Carga horária: 5h). , Serviço Social da Indústria - SESI, SESI-BA, Brasil.
2013 - 2013
Metrologia Básica. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2013 - 2013
Didática básica para docentes. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2013 - 2013
O motor do automóvel. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
2013 - 2013
Legislação Trabalhista. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Refrigeração e Climatização.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Termofluidos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Termodinâmica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos Mecânicos.
Organização de eventos
DE SOUZA SANTANA, LEONARDO . XX Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial. 2020. (Congresso).
Participação em eventos
X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Análise experimental de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor com um trocador de calor entre as linhas de sucção e de líquido. 2018. (Congresso).
Participação em bancas
MOUR, M. R. F.; VIRGOLINO,SANTANA, L. S.. Motores de Combustão Interna: Sistema de gerenciamento de um motor ciclo diesel. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Estácio do Recife.
MOURA, M. R. F.; FERNANDES, C. A.;SANTANA, L. S.. Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC - Aplicado a TV GLOBO Recife. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Estácio do Recife.
TRINDADE, K. K. A.;SANTANA, L. S.; VIRGOLINO, . Influência da qualidade do ar interior no bem estar coletivo através do auxílio do PMOC assistido por uma empresa do ramo da climatização. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Estácio do Recife.
SILVA, J. C.; ALENCAR JUNIOR, J. P.;SANTANA, L. S.. Proposta de Climatização em Aviário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
LUNA FILHO, G. J.; SILVA, A. J. T. L.;SANTANA, L. S.. Análise sobre o panorama da aplicação do sistema de bandeira tarifária e seu impacto sobre o reajuste tarifário anual.. 2019 - Centro Universitário Estácio do Recife.
FERREIRA, F. G. D.; BRAGA, I. J. S.;SANTANA, L. S.. Análise do desenvolvimento térmico de vidros refletivos em modelos reduzidos. 2019 - Centro Universitário Estácio do Recife.
DUTRA, J. C. C.; FISCHER, Y. R.;SANTANA, L. S.; LIRA JUNIOR, J. C.. Estudo do aproveitamento dos rejeitos térmicos de um motor a combustão interna utilizando variações do ciclo Rankine orgânico para a produção de energia útil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
Flávia Garrett Azevedo;SANTANA, L. S.; SILVA, A. J. T. L.. Estudo e viabilidade de geração de energia elétrica a partir de usinas eólicas em Pernambuco. 2019 - Centro Universitário Estácio do Recife.
DOMINGUES, F. G.; FIGUEIREDO, E. W. A.;SANTANA, L. S.. Reaproveitamento de Efluentes Oriundos do Processo de degelo em Câmaras frigoríficas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Estácio do Recife.
LUNA FILHO, G. J.; FIGUEIROA, E. O.;SANTANA, L. S.. Projeto de automação e controle do consumo de energia em unidades residenciais buscando a eficiência energética. 2019 - Centro Universitário Estácio do Recife.
LUNA FILHO, G. J.; FIGUEIROA, E. O.;SANTANA, L. S.. Projeto de uma micro geração de energia fotovoltaico aplicado em uma residência. 2019 - Centro Universitário Estácio do Recife.
Produções bibliográficas
-
SANTANA, L. S. ; CASTRO, J. ; PEREIRA, L. M. . THEORETICAL AND EXPERIMENTAL ANALYSIS OF A VAPOR-COMPRESSION REFRIGERATION CYCLE WITH A HEAT EXCHANGER BETWEEN THE SUCTION AND LIQUID LINES. ENGENHARIA TÉRMICA , v. 18, p. 19-25, 2019.
-
SANTANA, L. S. . Jornal do Comércio. Jornal do Comércio, Social 1, 03 jan. 2022.
-
DE SOUZA SANTANA, LEONARDO ; PEREIRA, LUIZ MARIANO ; CASTRO SILVA, JOSE DE . Análise experimental de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor com um trocador de calor entre as linhas de sucção e de líquido. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador. Anais do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018.
-
SANTANA, L. S. ; PEREIRA, L. M. ; SILVA, J. C. . Análise Teórica e Experimental de um Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor com um Trocador de Calor entre as linhas de Sucção e de Líquido.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Prêmios
2010
Aluno destaque Senai Petrolina, Senai Pernambuco.
2010
Olimpíada do Conhecimento, fase Regional, SENAI.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, Escola Técnica SENAI Santo Amaro. , Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 539, Santo Amaro, 50100000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 32025100, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2017
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor das disciplinas: Termodinâmica Básica; Termodinâmica Aplicada.
2013 - 2013
ESCOLA TÉCNICA SENAI PETROLINAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor RPA do Senai Pernambuco para o curso de técnico em Refrigeração e Climatização.
Disciplinas ministradas:
Eletrônica Analógica;
Refrigeração Comercial;
Metrologia;
Ciências Aplicadas.
2020 - Atual
SENAI - Departamento Regional de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Ciências Aplicadas;
Eletrotécnica;
Climatização;
Refrigeração Industrial.
2022 - Atual
Deutsche Gesellschaft für Internationale ZusammenarbeitVínculo: Parceria GIZ-SENAI PE, Enquadramento Funcional: Instrutor Parceiro, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor do Programa Brasileiro de Eleminação de HCFCs na Refrigeração e Climatização. Parceria GIZ/SENAI PE.
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2022 - 2022
DocsityVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista - Mecânica dos Fluidos, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor e elaborador do curso de revisão em Mecânica dos Fluidos para alunos de Engenharia na plataforma Docsity, empresa italiana líder em materiais de estudo online. Minha experiência abrangeu:Desenvolvimento de Conteúdo Didático:- Elaboração de material didático completo e conciso, abrangendo os principais conceitos de Mecânica dos Fluidos, com foco em revisão para estudantes de Engenharia.- Criação de exercícios práticos e exemplos resolvidos para auxiliar na fixação do conteúdo.Produção de Aulas EAD:- Gravação de videoaulas dinâmicas e de alta qualidade, utilizando softwares como o OBS Studio, para garantir a melhor experiência de aprendizado online.- Criação de roteiros detalhados e organização do conteúdo para facilitar a compreensão dos alunos.Compromisso com o Aprendizado:- Acompanhamento do progresso dos alunos e oferecimento de suporte para dúvidas e dificuldades.- Busca constante por aprimoramento do material didático e das videoaulas, com base no feedback dos alunos.Essa experiência me permitiu aprimorar minhas habilidades de comunicação e didática, além de desenvolver expertise na produção de conteúdo educacional online.
2024 - 2024
INSTITUTO DE TREINAMENTO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CARAJÁSVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista - Refrigeração, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor e elaborador do conteúdo.
2018 - 2018
Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros/Ebserh, HUUnivasf/EbserhVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2022 - Atual
Leonardo Santana - Engenharia e Consultoria em Sistemas TérmicosVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo de Souza Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?