Tilson Nunes Mota

Enfermeiro graduado na Universidade Estadual de Santa Cruz (2011), Especialista em Saúde Pública Habilitação Sanitarista (2011), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2016) e Doutor em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2023). Atualmente estou assessor na Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA-SESAB). Referência técnica para causas externas na Coordenação de Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CODANT) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (SUVISA-DIVEP-SESAB- 2024-2025). Coordenador do Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA-SESAB-2023). Coordenador do Núcleo de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (2022). Coordenador da Diretoria de Políticas e Programas da Secretaria de Ciência, Tecncologia e Inovação do Estado da Bahia (2020-2022). Professor Substituto na área de saúde coletiva da Escola de Enfermagem da UFBA (2017-2018). Professor na área de Saúde Coletiva da Faculdade Metropolitana de Camaçari (2016.2 -2017.2). Prodessor da Faculdade Sete de Setembro (2015.1-2016.2). Enfermeiro Sanitarista da Vigilância epidemiológica do municipio de Itabuna (2013). Trabalhador Bolsista do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) (2012). Enfermeiro na Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras (2011 - 2012).Experiência em projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento na área de saúde coletiva, nas temáticas principais violência, saúde do homem, tecnologia digital e vigilância em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2017 - 2023

Universidade Federal da Bahia
Título: CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR HÍBRIDA MEDIADA POR REDES SOCIAIS DIGITAIS
Ridalva Dias Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Tendência da Mortalidade Feminina por Agressões nas microrregiões do Estado da Bahia
, Ano de Obtenção: 2016.Nadirlene Pereira Gomes.Coorientador: Ridalva Dias Martins Felzemburgh. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia; Violência em Saúde; Mortalidade.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

2026 - Atual

Escola Estadual de Saúde Pública Profº Jorge Novis

Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família

2010 - 2011

Faculdade Madre Thaís
Título: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA EM UMA MICRORREGIÃO, DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL.
Orientador: Ana Maria Dourado Lavinsky Fontes

Graduação em enfermagem

2006 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Centro Integrado Oscar Marinho Falcão

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2001

Colégio Estadual Democrático Professor Josué Brandão

Formação complementar

2024 - 2024

Curso de Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de DANT. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2023 - 2023

OFICINAS REGIONAIS PLANEJAMENTO DA ÁREA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE GESTAO DO TRABALHO E DA EDUCACAO NA SAUDE - SGTES, SGTESS_PPPROV, Brasil.

2023 - 2023

Estratégia, de Controle Vetorial de Arboviroses. (Carga horária: 14h). , Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, DIVEP, Brasil.

2022 - 2022

Curso Coleta de Amostra de Produtos. (Carga horária: 12h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Inspeção Sanitária. (Carga horária: 40h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Noções Básicas em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à. (Carga horária: 12h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento no Aparelho de Dosagem de Cloro Residual De Laboratório. (Carga horária: 8h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Atualização para Supervisores. (Carga horária: 24h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento em Inspeção em Farmácias de Manipulação. (Carga horária: 3h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento de Higienização Covid-19. (Carga horária: 3h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de Aprimoramento em Processo Administrativo Sanitário. (Carga horária: 40h). , Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, DIVISA, Brasil.

2019 - 2019

Inovação Cidadã. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 - 2019

Uso político do Whatsapp por feministas negras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Direito da Criança. (Carga horária: 16h). , Escola de Enfermagem da UFBA, EEUFBA, Brasil.

2019 - 2019

Educação, comunicação e tecnologia. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Aprimorando Instrumentos e Processos de Aferição de Variáveis. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Atualização em Redação Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Atualização do suporte básico de vida. (Carga horária: 4h). , Faculdade Metropolitana de Camaçari, FAMEC/BA, Brasil.

2016 - 2016

Atualização do suporte básico de vida. (Carga horária: 4h). , Faculdade Metropolitana de Camaçari, FAMEC/BA, Brasil.

2015 - 2015

Redação e Publicação Cientifica. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

2013 - 2013

Acesso a Banco de Dados de alguns SIS... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.

2013 - 2013

OS AGRAVANTES E O RECRUDESCIMENTO DAS DOENÇAS. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2013 - 2013

Atualização do Manejo Clínico da Dengue. (Carga horária: 2h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Implantação do Programa de Triagem. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Prevenção ao Uso indevido de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

I Curso de Aperf em Controle de Infecção Hospitala. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Canavieiras, PMCANES, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Oncologia para Enfermeiros. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Parada Cárdio-respiratória. (Carga horária: 32h). , Santa Casa de Misericordia de Itabuna, SCMI, Brasil.

2008 - 2008

Organização e Sistematização da Extensão. (Carga horária: 4h). , Pró-Reitoria de Extensão/UESC, PROEX - UESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Violência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: violencia contra criança e adolescente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: vigilancia em saúde.

Organização de eventos

NUNES-MOTA, T. ; NUNES, A. F. C. ; SPOSITO, D. M. ; NUNES, G. ; PAMPONET, R. . Oficina para implementação do plano DANT do Estado da Bahia. 2025. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; PINHEIRO, M. E. C. . Oficina Processo Administrativo Sanitário. 2022. (Outro).

SILVA, D. D. ; SANTOS, E. B. ; VARJAO, G. ; NUNES-MOTA, T. ; GRANGEIRO, M. A. ; ALMEIDA, I. B. ; TEIXEIRA, U. . I Fórum de Vigilância em Saúde Ambiental. 2022. (Outro).

SILVA, D. D. ; SANTOS, E. B. ; VARJAO, G. ; NUNES-MOTA, T. ; GRANGEIRO, M. A. ; ALMEIDA, I. B. . Encontro com a Anvisa. 2022. (Outro).

NUNES-MOTA, T. . I Conferência Macrorregional de Saúde Mental do Extremo Sul/BA. 2022. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Dialógos virtuais: Fake News. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Dialógos virtuais: CT&I e desenvolvimento econômico. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Dialógos virtuais: redes sociais, internet e dados. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Simposio: Laboratórios, pesquisa e CT&I no enfrentamento à Covid-19. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. ; LIRA, A. . Simposio: doença falciforme, outros agravos e impactos do racsimo na saude. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Lançamento da Revista em quadrinhos "entrevistas além do tempo". 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Memória e revitalização do museu de ciência e tecnologia. 2021. (Outro).

NUNES-MOTA, T. ; LUEDY, S. J. . Dialógos virtuais: Inteligência Artificial. 2021. (Outro).

MOTA, T. N. ; CALDEIRA, M. . Dia do Homem na Unidade de Saúde da Federação. 2018. .

MUSSI, F. C. ; MELO, C. M. M. ; MOTA, T. N. . I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia, X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA. 2014. (Outro).

MARIANO, M. L. M. ; BITTENCOURT, A. O. M. ; MOTA, T. N. . II Seminário de Extensão da UESC. 2009. (Outro).

MARIANO, M. L. M. ; MOTA, T. N. . Comissão organizadora de Exames parasitológicos na comunidade de Vila Juerana. 2009. (Outro).

MARIANO, A. P. M. ; MOTA, TILSON NUNES . Ação do Projeto Laboratório de Parasitologia Aberto à comunidade e com atividades em Campo na comunidade de Vila Tibina. 2009. (Outro).

MOTA, T. N. ; CRUZ, A. . I Simposio de Fisiologia Cardiovascular. 2008. (Outro).

MOTA, T. N. . 15ª Semana de Enfermagem da UESC. 2007. (Congresso).

SANTOS, C. M. C. ; MOTA, T. N. . Multirão da informação em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao câncer. 2006. (Exposição).

Participação em eventos

Encontro Estratégico de Inteligência em Vigilância em Saúde. 2026. (Encontro).

11º Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. 2025. (Congresso).

II Seminário SUS Bahia ? Aqui tem Pesquisa. 2025. (Seminário).

58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023). ENFRENTAMENTO DA MPOX PELO ESTADO DA BAHIA EM 2022. 2023. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária. 2023. (Simpósio).

8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Ativismos Digitais e o Uso da Internet para o Enfrentamento às Violências.. 2019. (Congresso).

Congresso Internacional de Saúde: Contribuição das Tecnologias em Saúde. III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia. XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA. Minicurso: Tecnologias digitais no enfrentamento da violência. 2019. (Congresso).

VI Simpósio Internacional LAVITS: ASSIMETRIAS E (IN)VISIBILIDADES: VIGILÂNCIA, GÊNERO E RAÇA. 2019. (Simpósio).

II Congresso do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos. Liga Acadêmica como Ferramenta no Processo de Desenvolvimento na Graduação: um relato de experiência. 2018. (Congresso).

IV Seminário de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA. 2018. (Seminário).

XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR) e 19º Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero. 2018. (Encontro).

Seminário Internacional dos 70 anos da EEUFBA: Disseminação e aplicabilidade dos resultados da pesquisa em enfermagem. TENDÊNCIA DA MORTALIDADE POR FEMINICÍDIO NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL, 2000 A 2012. 2016. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2015. (Congresso).

Seminário Integralidade e Gênero na Saúde da Mulher. 2015. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia, X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA,. 2014. (Seminário).

I Seminário sobre Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher. 2014. (Seminário).

Seminário Estadual de Avaliação do Programa Controle da Dengue. 2013. (Seminário).

I Congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia. 2009. (Congresso).

II Seminário de Extensão da UESC.Parasitologia Itinerante: Uma Proposta de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. 2009. (Seminário).

Mutirão do diabético. 2009. (Outra).

3º Encontro Bahiano e Sergipano de Enfermagem. 2008. (Simpósio).

Curso de Atualização - Coleta de Urocultura.Coleta de Urocultura: Atuação da Enfermagem. 2008. (Oficina).

Curso de Atualização - Sistema Geniturinário.Revisão Anatomo-fisiológica do Sistema Geniturinário. 2008. (Oficina).

Curso de Parada Cárdio-Respiratória. 2008. (Seminário).

III Multirão da Cidadania. 2008. (Outra).

II Multirão da Informação no dia Nacional de Combate ao Câncer. 2008. (Oficina).

Oficina Integração Ensino - Serviço. 2008. (Oficina).

VI Jornada de Enfermagem em Oncologia do INCA.Educação em Saíde na prevenção do tabagismo.. 2008. (Simpósio).

15ºsemana de Enfermagem. 2007. (Seminário).

1º Seminario de Sensibilização em Vigilância das DANT. 2007. (Seminário).

1ºSimpósio de Infecção Hospitalar. 2007. (Simpósio).

1º Simpósio Sulbaiano de Oncologia. 2007. (Simpósio).

2º congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem. 2007. (Congresso).

2º Encontro Baiano e Sergipano dos Estudantes de Enfermagem.Importância das Políticas Públicas Na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. 2007. (Encontro).

2º Workshop de Feridas e 1ºSimpósio em Estomias e Incontinência Urinária. 2007. (Simpósio).

I Curso de Atualização em Oncologia do Sul da Bahia. 2007. (Simpósio).

Implementação das Ações de Vigilância do Óbito Materno Infantil. 2007. (Encontro).

I Seminário de Extensão da UESC. 2007. (Seminário).

Multirão do Diabético. 2007. (Outra).

1º workshop de feridas. 2006. (Seminário).

Curso de atualização em aleitamento materno. 2006. (Seminário).

Multirão da Informação no dia Nacional de Combate ao Câncer. 2006. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Cristiane Oliveira dos Santos, Anna Rosa

FELZEMBURGH, R. D. M.;NUNES-MOTA, T.; COUTO, T. M.. Atuação da equipe de enfermagem frente ao protocolo de cirurgia segura: Revisão integrativa.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Enfermagem em CC, RPA e CME) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: LÍDIA SILVA PIRES e LUIZ VINICIUS CARDOSO MATOS

SOARES, M. A. S.;NUNES-MOTA, T.; SANTOS, L. M.; SANTANA, L. B.. Assistência do enfermeiro às pessoas que vivem com HIV/ Aids: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Maria Nascimento Luz; Naruska Silva

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência: produção do cuidado do enfermeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Barbara de Oliveira Santana

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Fatores associados à Síndrome de Burnout em enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Elisângela S

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. S. Campos; Zirleide Ferreira Da Silva Cruz.Assistência do enfermeiro ao paciente submetido a angioplastia coronária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Gilma Nunes; Lucineide da Mota

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Assistência do enfermeiro ao paciente com infarto agudo do miocárdio em unidade hospitalar de urgência e emergência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Alexa Marques

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Dificuldades/facilidades para adesão a programas de promoção da saúde por trabalhadores de enfermagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Bianca Marques; Fabiana Silva

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Enfrentamento da violência intrafamiliar contra pessoas idosas por profissionais da Atenção Básica à Saúde. 2018 - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Marluce Passos; Michele Figueiroa

TEIXEIRA, J. R. B.; SANTANA, T. S.;MOTA, T. N.. Fatores predisponentes para síndrome de Burnout em enfermeiros da urgência e emergência hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Silvania Lima Costa

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Produção do cuidado do enfermeiro na prevenção da lesão por pressão ao paciente hospitalizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Jaqueline dos Santos Moura, Gessica Souza de Jesus

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Estratégias de promoção da segurança do paciente utilizadas por enfermeiras em Centro Cirúrgico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Janaíldes Paixao

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Estratégias desenvolvidas pela enfermeira para prevenção da gravidez na adolescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Tamires Moreira Dos Santos Carvalho

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Produção do cuidado do enfermeiro ao paciente com sepse no ambiente hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Soniara Lima, Janaira Pinho

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Produção do cuidado do enfermeiro ao paciente com infarto agudo do miocárdio na urgência/emergência hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Sandra Regina Nascimento Damasceno

TEIXEIRA, J. R. B.; NASCIMENTO, T. L. C.;MOTA, T. N.. Produção de cuidados paliativos pelo enfermeiro ao paciente oncológico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II.

Aluno: Aline dos Santos Anjos

OLIVEIRA, G.;MOTA, TILSON NUNES; PEREIRA, J.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: ANNA PAULA OLIVEIRA DOS SANTOS

OLIVEIRA, G.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA FRENTE AO PACIENTE SOROPOSITIVO DEPRESSIVO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: ROSYMEIRE RIBEIRO CAVALCANTE

OLIVEIRA, G.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEMNA ASSISTENCIA A IDODOS ACOMETIDOS POR ALZERIMER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: CHARLESTON JAMES LIMA DOS SANTOS

OLIVEIRA, N. J.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. O papel da enfermagem na assistência psicológica em mulheres com câncer de mama.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Silvia de Carvalho Brandão

MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.; PEREIRA, J.. BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Aislin Souza Araújo

SILVA, M. F.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. Contribuições da Enfermagem para prevenção da infecção relacionada a assistência a saúde em UTIN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: ARIANE DA SILVA DE SOUZA

ALMEIDA, B.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTENCIA AO PACIENTE COM DEPRESSÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: ELIANE VIRGINIA DE AMORIM RIBEIRO

SILVA, M. F.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. O papel do enfermeiro na promoção da prevenção da incidência de gravidez precoce e de DST/AIDS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: INDIARA SANTOS BITENCOURT

SILVA, M. F.; LACERDA, F. K. L.;MOTA, TILSON NUNES. ASSISTENCIA DA ENFERMAGEM NA DEPRESSÃO PÓS- Parto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: JANIELMA SANTOS DA SILVA

PORTELLA, D.;MOTA, TILSON NUNES; MOTTA, L.. Segurança do paciente no ambiente de trabalho de enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Maria Lúcia de Jesus Santos

SILVA, M. F.;MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.. Atuação do enfermeiro no aleitamento materno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Romiria Cunha

MOTA, TILSON NUNES; LACERDA, F. K. L.; PEREIRA, J.. DESAFIOS ENFRENTADOS PELA(O) ENFERMEIRA(O) NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Luana Pereira Barbosa

ARAUJO, E. L.; NASCIMENTO, T. L. R. G.;MOTA, TILSON NUNES. Representações sociais de mulheres acerca do exame preventivo do câncer de colo uterino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Alana Caren Dantas de Lima

MOTA, TILSON NUNES; COTRIM, R. N.; CARVALHO, S. C. M.. Fatores associados à sífilis congênita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Mayara Regina Ribeiro

MOTA, TILSON NUNES; COTRIM, R. N.; DEODATO, L. F. F.. A importância do acompanhamento da enfermeira obstetra à parturiente no parto humanizado.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Mônica Nunes Ferreira de Almeida

MOTA, TILSON NUNES; GAMA, D. O. N.; DEODATO, L. F. F.. Perfil de mortalidade entre idosos em Paulo Afonso/BA, no período de 2011 a 2014.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Shirlane Pereira de Araújo

MOTA, TILSON NUNES; COTRIM, R. N.; CARVALHO, S. C. M.. Perfil de doadores da unidade de coleta e transfusão de Paulo Afonso/BA, no período de 2011 a 2015.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Damaris Lopes de Marins Silva

MOTA, TILSON NUNES; PEREIRA, R.; GAMA, D. O. N.. O enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva da mulher privada de liberdade.. 2016.

Aluno: Iasmin Wanderley Nepomuceno Agra Silva

DEODATO, L. F. F.; COTRIM, R. N.;MOTA, TILSON NUNES. Assistência de Enfermagem a mulher em situação de violência obstétrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Rafaela Patriota de Resende

MOTA, TILSON NUNES; CARVALHO, S. C. M.; CORREIA, M. L. C.. Perfil epidemiológico de casos de HIV/AIDS no município de Paulo Afonso/BA no período de 2007 a 2015.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz.

Aluno: Marize Araújo Nascimento

COUTO, P. L.; ROCHA, M. S.;MOTA, T. N.. O perfil de mulheres que sofreram violência doméstica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade São Salvador.

Aluno: BARBARA SANTA DA CRUZ

ANJOS, A.;MOTA, T. N.; SANTANA, A. M.. A mulher portadora de cancer de colo do utero: limites e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Centro Universitario Estácio da bahia.

Aluno: Camila Santos de Souza Pitanga

ANJOS, A.;MOTA, T. N.; SANTANA, A. M.. Aborto clandestino e inseguro: uma ameaça a saúde da mulher.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Centro Universitario Estácio da bahia.

Aluno: ARILMA REBOUÇAS ALVES

ANJOS, A.;MOTA, T. N.; SILVA, T. J.. A intervenção da assistente social no atendimento a mulher vitima de violência.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Centro Universitario Estácio da bahia.

Aluno: Kelane Borges Rocha de Souza

SOUZA, A. R.;MOTA, T. N.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A HOMENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA.

Aluno: Carolina de Araújo Sampaio

SOUZA, A. R.;MOTA, T. N.. HOMENS E ACIDENTES DE TRÂNSITO: CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL EM UMA METRÓPOLE DO NORDESTE BRASILEIRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA.

NUNES-MOTA, T.; DINIZ, S.; LIMA, D. M.. Banca de seleção para bolsista de monitoria no componente curricular Rede colaborativa e tecnologia digital no enfrentamento às expressões da violência. 2019. Escola de Enfermagem da UFBA.

FELZEMBURGH, R. D. M.;NUNES-MOTA, T.; DINIZ, S.. Banca de Seleção para bolsista Pibic-Ufba. 2019. Escola de Enfermagem da UFBA.

Carvalho, S. M. S.;MOTA, T. N.. Banca de Seleção para bolsista do Projeto de Extensão Laboratorio de Parasitologia Aberto à comunidade e com atividades em campo.. 2010. Pró-Reitoria de Extensão/UESC.

Orientou

Olenivia Machado Carvalho de Jesus

Recuperação de paciente com tuberculose pulmonar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Cláudia dos Santos França França

Assistência de enfermagem a Lesões por Pressão em UTI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Diana Neves

Promoção a saúde do trabalhador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Iasmim Wanderley Nepomuceno Angra Silva

Assistência de Enfermagem à mulher em situação de violência obstétrica; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Alana Caren Dantas de Lima

Fatores associados à sífilis congênita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Shirlane Pereira de Araújo

Perfil dos doadores de sangue da unidade de coleta e transfusão de Paulo Afonso-BA, no período de 2011 a 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Rafaela Patriota de Resende

Perfil epidemiológico de casos de HIV/AIDS no municipio de Paulo Afonso, no período de 2007 a 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Mayara Regina Ribeiro

A importância do acompanhamento da Enfermeira obstetra à parturiente no parto jumanizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Damaris Lopes de Marins Silva

O enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva da mulher privada de liberdade; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Mônica Nunes Ferreira de Almeida

Perfil da mortalidade entre idosos em Paulo Afonso/BA, no período de 2006 a 2014; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz; Orientador: Tilson Nunes Mota;

Produções bibliográficas

  • MUNIZ, VINÍCIUS DE OLIVEIRA ; MOTA, TILSON NUNES ; SOUSA, ANDERSON REIS DE . SAÚDE DIGITAL À BRASILEIRA E A PRÁTICA CLÍNICA EM ENFERMAGEM: DO QUE ESTAMOS FALANDO?. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 14, p. 1-8, 2023.

  • SOUSA, A. R. ; SILVA, A. F. ; ESTRELA, F. M. ; MAGALHAES, J. R. F. ; OLIVEIRA, M. A. S. ; NUNES-MOTA, T. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; ESCOBAR, O. J. V. . Vivências de homens idosos acerca do acometimento por infarto agudo do miocárdio. Acta Paulista de Enfermagem , v. 34, p. 1-8, 2021.

  • SOUSA, ANDERSON REIS DE ; TEIXEIRA, JULES RAMON BRITO ; MOTA, TILSON NUNES ; SANTANA, THIAGO DA SILVA ; SANTOS, SÉLTON DINIZ DOS ; MERCES, MAGNO CONCEIÇÃO DAS ; CARVALHO, EVANILDA SOUZA DE SANTANA ; SOUSA, ÁLVARO FRANCISCO LOPES . Coping strategies, concerns, and habits of Brazilian men in the COVID-19 context. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. 1-8, 2021.

  • SOUSA, ANDERSON REIS ; SANTOS JUNIOR, FERNANDO JORGE NASCIMENTO ; MOTA, TILSON NUNES . Expressões de Masculinidades de Homens Usuários do Aplicativo Grindr. CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE , v. 6, p. 57, 2021.

  • SILVA, J. C. ; NASSI, S. S. ; SOUSA, A. R. ; SANTOS, S. D. ; NUNES-MOTA, T. ; PEREIRA, A. . CARACTERÍTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS DE HOMENS ATENDIDOS EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA.. Revista Baiana de Enfermagem (Online) , v. 34, p. 1-11, 2020.

  • SOUSA, A. R. ; CARVALHO, E. S. S. ; SANTANA, T. S. ; SOUSA, A. F. L. ; FIGUEIREDO, T. F. G. ; ESCOBAR, O. J. V. ; NUNES-MOTA, T. ; PEREIRA, A. . Men?s feelings and emotions in the Covid-19 framing. Ciência & Saúde Coletiva , v. 9, p. 3481-3491, 2020.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; ARAUJO, T. M. ; BOERY, E. N. ; CASOTTI, C. A. ; PEREIRA, R. ; Santos, C.A.S.T. ; BOERY, R. N. S. O. ; MOTA, T. N. . Fatores associados à capacidade para o trabalho de mototaxistas.. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 3957-3967, 2019.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; NUNES-MOTA, T. ; LUA, I. ; MACEDO, T. T. ; ARAUJO, T. M. . Psychosocial risk factors at work associated with the level of physical activity among motorcycle taxi drivers. Archives of Environmental & Occupational Health , p. 1-10, 2019.

  • SOUZA, S. A. ; ARAUJO, R. T. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; MOTA, T. N. . ALEITAMENTO MATERNO: FATORES QUE INFLUENCIAM O DESMAME PRECOCE ENTRE MÃES ADOLESCENTES. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 3806-3813, 2016.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; BOERY, E. N. ; ARAUJO, T. M. ; MOTA, T. N. ; CASOTTI, C. A. ; BOERY, R. N. S. O. . Traffic accidents and the use of individual protection equipment for motorcycle taxis: an integrative review.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 945-956, 2015.

  • DIAS, R. B. ; ARAUJO, R. T. ; MOTA, T. N. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; BOERY, R. N. S. O. . Meanings of breastfeeding in the collective imagination of women/mothers who breastfed.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 1102-1109, 2015.

  • SANTOS, E. A. ; SANTANA, I. O. ; VILELA, A. B. A. ; SEGUNDO, R. P. S. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, A. R. . Ações educativas sobre higienização das mãos no ambiente hospitalar.. revista digital efdeportes , v. 20, p. 1, 2015.

  • MARIANO, ANA PAULA MELO ; SANTOS, ESTHER NASCIMENTO ; SANTOS, TALITA NOGUEIRA DOS ; MOTA, TILSON NUNES ; SILVA, JULIANA ALMEIDA DA ; CARVALHO, SILVIA MARIA SANTOS ; SILVA, MARCELO FERNANDES DA . Parasites in South Bahia: Focus on Giardiasis and Ascariasis among Preschoolers of Itabuna. International Journal of Health Sciences (IJHS) , v. 3, p. 61-75, 2015.

  • MOTA, T. N. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; SANTOS, N. A. ; SALES, Z. N. ; MOREIRA, R. M. ; BOERY, E. N. ; BOERY, R. N. S. O. ; SANTOS, R. A. . Utilização dos equipamentos de proteção individual por mototaxistas: percepção dos fatores de risco e associados. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 885-890, 2014.

  • SANTOS, A. R. ; REIS, T. M. G. ; VILELA, A. B. A. ; SANTOS, R. M. M. ; MOTA, T. N. ; SANTIAGO, S. S. . PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE NOVOS SENTIDOS NO PROCESSO DE TRABALHO. Revista Saúde.com , v. 10, p. 307, 2014.

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, A. P. M. ; SANTOS, A. R. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; MOREIRA, R. M. . Situação epidemiológica da esquistossomose mansônica em uma microrregião do estado da Bahia, Brasil.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 1, 2013.

  • MOREIRA, R. M. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; SALES, Z. N. ; BOERY, E. N. ; BOERY, R. N. S. O. ; MOTA, T. N. . SAÚDE PÚBLICA, ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA.. Saúde e Pesquisa , v. 6, p. 331-337, 2013.

  • MENEZES, D. N. (Org.) ; SANTOS, D. S. (Org.) ; MARMORI, A. (Org.) ; LUEDY, S. (Org.) ; NUNES-MOTA, T. (Org.) ; SANTOS, A. O. (Org.) . ANAIS DO CIRIEC WORLD 1st CONFERENCE IN LATIN AMERICA Economia social e solidária como modelo de desenvolvimento inclusivo, sustentável e resiliente em um mundo pós covid-19. 1. ed. Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2021. v. 1. 1331p .

  • CAMARGO, C. L. (Org.) ; OLIVEIRA, M. M. C. (Org.) ; WHITAKER, M. C. O. (Org.) ; SILVA, J. C. (Org.) ; SANTOS, A. C. P. O. (Org.) ; NUNES-MOTA, T. (Org.) . SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ENFOQUES SOBRE HOSPITALIZAÇÃO E VIOLÊNCIA. 1. ed. Rio de Janeiro: Appris, 2020. v. 1. 403p .

  • Andrade, Cassiane Viana de ; Webler, Natália ; MOTA, TILSON NUNES ; Felzemburgh, Ridalva Dias Martins . ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO ATRAVÉS DE UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 7. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 205-210.

  • NUNES-MOTA, T. ; REIS, L. M. S. ; ASSUNCAO, N. N. M. ; MARTINS, R. D. . VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES AFETIVO-SEXUAIS DE ADOLESCENTES POR MEIO DAS REDES SOCIAIS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. In: Climene Laura de Camargo; Marcia Maria Carneiro Oliveira; Maria Carolina Ortiz Whitaker; Josielson Costa da Silva; Ana Carla Petersen de Oliveira Santos; Tilson Nunes Mota. (Org.). SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ENFOQUES SOBRE HOSPITALIZAÇÃO E VIOLÊNCIA. 1ed.Rio de Janeiro: Appris, 2020, v. 1, p. 275-285.

  • NUNES-MOTA, T. ; SANTANA, R. M. R. ; SANTOS, A. C. P. O. ; MARTINS, R. D. . ASPECTOS CONCEITUAIS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: Climene Laura de Camargo; Marcia Maria Carneiro Oliveira; Maria Carolina Ortiz Whitaker; Josielson Costa da Silva; Ana Carla Petersen de Oliveira Santos; Tilson Nunes Mota. (Org.). SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ENFOQUES SOBRE HOSPITALIZAÇÃO E VIOLÊNCIA. 1ed.Rio de Janeiro: Appris, 2020, v. 1, p. 315-328.

  • SANTOS, A. C. P. O. ; NUNES-MOTA, T. ; WHITAKER, M. C. O. ; CAMARGO, C. L. . A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E SUAS INTERFACES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. In: Climene Laura de Camargo; Marcia Maria Carneiro Oliveira; Maria Carolina Ortiz Whitaker; Josielson Costa da Silva; Ana Carla Petersen de Oliveira Santos; Tilson Nunes Mota. (Org.). SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ENFOQUES SOBRE HOSPITALIZAÇÃO E VIOLÊNCIA. 1ed.Rio de Janeiro: Appris, 2020, v. 1, p. 341-349.

  • SOUSA, A. R. ; PEREIRA, A. ; SANTOS, A. S. ; BORGES, C. L. ; SANTOS, D. J. ; MEIRA, I. F. ; ALVES, J. H. C. ; OLIVEIRA, J. A. ; MIRANDA, L. L. S. ; ALMEIDA, M. S. ; NUNES-MOTA, T. . INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DE HOMENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. In: Isabelle C. de N. Sombra. (Org.). Enfermagem Moderna: Bases de Rigor Técnico e Científico 3. 3ed.Ponta Grossa ? PR: Atena, 2019, v. 3, p. 217-244.

  • MOTA, T. N. . UESC no Projeto Rondon. Jornal da UESC, Ilheus, 01 fev. 2009.

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA ; SOUZA, M. L. . "Contribuição das Ações Extensionistas na Notificação de Caso de Esquistossomose Mansônica".. Jornal da Univerisdade Estadual de Santa Cruz, Ilheus.

  • MARIANO, M. L. M. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, E. N ; GOES, J. O. ; CUNHA, B. L. A ; NASCIMENTO, J. H. F . Avaliação da contaminação por Giardia lamblia em crianças de 0 a 12 anos, residentes nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Camacan/BA. LAES & HAES, p. 96 - 96.

  • ANDRADE, C. V. ; WEBLER, N. ; NUNES-MOTA, T. . ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO ATRAVÉS DE UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2019, Salvador. Anais VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2019.

  • SANTOS, A. R. ; VILELA, A. B. A. ; SANTOS, R. M. M. ; COUTO, T. A. ; GONCALVES, N. O. ; SANTOS, E. A. ; MOTA, TILSON NUNES ; FRANCO, T. B. . O PROCESSO DE TRABALHO NA ESF E SUA POTÊNCIA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida- Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SANTOS, A. R. ; MOTA, TILSON NUNES ; SANTOS, R. M. M. ; COUTO, T. A. ; GONCALVES, N. O. ; SANTOS, E. A. ; VILELA, A. B. A. . FORTALECENDO O CONTROLE SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida - Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SOUSA, A. R. ; SOUZA, K. B. R. ; SANTOS, M. L. ; SANTOS, R. C. P. ; SANTANA, T. S. ; MOTA, TILSON NUNES . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À HOMENS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SOUSA, A. R. ; ROCHA, L. S. B. ; MIRANDA, L. F. B. ; PEREIRA, S. M. L. M. ; SANTANA, T. S. ; MOTA, TILSON NUNES . DIFICULDADES NO RECONHECIMENTO DO SUICIDIO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • FONTES, A. M. D. L. ; BRAGA, A. P. F. ; PEREIRA, N. V. P. ; SOUZA, T. L. ; MOTA, T. N. . Educação em saúde na rede pública de ensino do Município de Ilhéus (Ba):(des)construindo com discentes modos para viver a sexualidade segura.. In: 9º Congresso Nacional da Rede Unida, 2010, Porto Alegre. Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação Suplemento Especial 2010 / ago 2010. São Paulo: Fundação UNI/UNESP., 2010.

  • MACHADO, T. C. ; NUNES-MOTA, T. ; BARROS, R. . ENFRENTAMENTO DA MPOX PELO ESTADO DA BAHIA EM 2022. In: 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), 2023, Salvador. Anasi do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), 2023.

  • SANTOS, L. F. ; SANTOS, S. D. ; NUNES-MOTA, T. ; FLORENTINO, T. C. ; SANTOS, L. N. ; FELZEMBURGH, R. D. M. . CAUSAS DE MORTALIDADE EM ADOLESCENTES NO BRASIL. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE CUIDAR III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2019, Salvador. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE CUIDAR III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2019.

  • BAHIA, A. ; SALES, R. ; PIRES, T. ; NUNES-MOTA, T. ; SANTOS, F. L. ; FELZEMBURGH, R. M. D. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE USUÁRIOS (AS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: ICongresso Internacional de Saúde: Contribuição das Tecnologias em Saúde. III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia. XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2019, Salvador. Anais do I Congresso Internacional de Saúde: Contribuição das Tecnologias em Saúde. III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia. XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2019.

  • SANTANA, R. M. R. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; BATALHA, P. S. ; ASSUNCAO, N. N. M. ; NUNES-MOTA, T. ; COUTO, E. S. . CIBERBULLING: O ESPAÇO ESCOLAR COMO FACILITADORA PARA ATOS DE VIOLÊNCIA NAS REDES SOCIAIS. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Salvador. Caderno de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • REIS, L. M. S. ; BRANDAO, C. N. B. ; NUNES-MOTA, T. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; COUTO, E. S. . EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, salvador. Cadernos de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • ALMEIDA, R. K. ; BRANDAO, J. S. ; NUNES-MOTA, T. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; COUTO, E. S. . A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FISHBOWL NO ENFRENTAMENTO AS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Salvador. Cadernos de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • MONCAO, R. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; NUNES-MOTA, T. ; SANTANA, R. M. R. . VIVÊNCIA EXTENSIONISTA EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE SALVADOR ? BA, SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE NO CAMPO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Salvador. Caderno de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • FELZEMBURGH, R. D. M. ; NUNES-MOTA, T. ; COUTO, E. S. ; SANTOS, S. D. ; ASSUNCAO, N. N. M. . EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA ACCS: REDES COLABORATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENFRENTAMENTO ÀS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Salvador. Cadernos de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • NUNES-MOTA, T. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; COUTO, E. S. ; SANTOS, S. D. ; OLIVEIRA, A. ; SANTANA, R. M. R. ; ASSUNCAO, N. N. M. ; BATALHA, P. S. ; REIS, L. M. S. . OFICINA: TECNOLOGIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO ÀS EXPRESSÕES DE VIOLÊNCIA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Salvador. Cadernos de Resumos Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; MOTA, T. N. ; MACEDO, T. T. . Fatores associados ao excesso de peso em mototaxistas.. In: 30º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA SALVADOR, 2018, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de cardiologia, 2018. v. 110. p. 14-14.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; MOTA, T. N. ; MACEDO, T. T. . Fatores associados ao risco cardiovascular em mototaxistas.. In: 30º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA SALVADOR, 2018, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2018. v. 110. p. 14-14.

  • SOUSA, A. R. ; GONCALVES, A. R. B. ; PEREIRA, A. ; OLIVEIRA, E. M. F. ; MOTA, TILSON NUNES ; SANTOS, A. R. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; CALDEIRA, J. S. S. . Compreensão de gênero por profissionais da equipe de enfermagem em uma unidade de emergência hospitalar. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SOUSA, A. R. ; GONCALVES, A. R. B. ; PEREIRA, A. ; OLIVEIRA, E. M. F. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, A. R. ; SILVA, B. S. M. ; CALDEIRA, J. S. S. . Violência de gênero: concepções de profissionais de enfermagem em uma unidade de emergência hospitalar. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SOUSA, A. R. ; GONCALVES, A. R. B. ; PEREIRA, A. ; OLIVEIRA, E. M. F. ; MOTA, TILSON NUNES ; SANTOS, A. R. ; CALDEIRA, J. S. S. . Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a notificação da violência doméstica. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • SANTOS, E. A. ; SANTOS, A. R. ; MOTA, TILSON NUNES . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO SEM TERRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento, 2016, Campo Grande. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; MOTA, TILSON NUNES ; MACEDO, T. T. ; PALMEIRA, C. S. ; PORTELA, P. P. ; ALVES, A. R. ; BARRETTO, L. E. S. ; SANTOS, M. A. . Prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica na população adulta do Nordeste brasileiro.. In: 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2016, Fortaleza. Anais do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia,, 2016. v. 107. p. 260-260.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; MOTA, TILSON NUNES ; MACEDO, T. T. ; PALMEIRA, C. S. ; PORTELA, P. P. ; SANTOS, M. A. ; BARRETTO, L. E. S. ; ALVES, A. R. . Fatores de risco para doenças cardiovasculares em trabalhadores. In: 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2016, Fortaleza. Anais do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2016. v. 107. p. 267-267.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; MOTA, TILSON NUNES ; MACEDO, T. T. ; PORTELA, P. P. ; PALMEIRA, C. S. ; ALVES, A. R. ; BARRETTO, L. E. S. ; SANTOS, M. A. . Prevalência de excesso de peso na população adulta do Nordeste brasileiro. In: 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2016, Fortaleza. Anais do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2016. v. 107. p. 281-281.

  • LIRIO, J. G. S. ; ESTRELA, F. M. ; FRANCA, M. S. ; MOTA, T. N. ; TITTONI, A. A. S. ; OLIVEIRA, N. E. ; SILVA, T. S. ; BRESSY, L. P. . MORTALIDADE POR SEPTICEMIA EM UNIDADES HOSPITALARES DE SALVADOR, BAHIA NO PERÍODO DE 1996 A 2012.. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA, 2015, salvador. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA, 2015.

  • SANTOS, A. R. ; VILELA, A. B. A. ; SANTOS, R. M. M. ; COUTO, T. A. ; SEGUNDO, R. P. S. ; SALES, A. S. ; GONCALVES, N. O. ; JESUS, A. V. O. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, E. A. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; BOERY, E. N. ; CASOTTI, C. A. ; MUSSI, F. C. ; ARAUJO, T. M. ; BOERY, R. N. S. O. ; MOTA, TILSON NUNES ; RIBEIRO, I. J. S. . Qualidade de vida e aspectos do trabalho de mototaxistas. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2015.

  • PAIXAO, G. P. N. ; PEREIRA, A. ; SOUSA, A. R. ; MOTA, T. N. ; GOMES, N. P. ; CARVALHO, M. R. S. . MULHERES VIVENCIANDO A INTERGERACIONALIDADE DA VIOLÊNCIA CONJUGAL. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2015.

  • GOMES, N. P. ; MOREIRA, R. S. ; MOTA, T. N. ; CARVALHO, M. R. S. ; OLIVEIRA, C. C. ; CAMPOS, L. M. ; CORDEIRO, K. C. C. . Notificação da violência conjugal: percepção de profissionais da estratégia saúde da família. In: I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014, salvador. Anais do I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014.

  • MOTA, TILSON NUNES ; TEIXEIRA, J. R. B. . ANÁLISE DA MORTALIDADE MASCULINA POR CAUSAS EXTERNAS NO NORDESTE BRASILEIRA, 2003-2012. In: I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014, Salvador. Anais do I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014.

  • MOTA, TILSON NUNES ; TEIXEIRA, J. R. B. ; SOUSA, A. R. ; SILVA, M. F. ; SANTOS, A. R. ; ALVES, A. R. . Tendência de mortalidade por causas externas em mulheres do Nordeste brasileiro, 1996-2012. In: I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014, Salvador. Anais do I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; BOERY, E. N. ; BOERY, R. N. S. O. ; SALES, Z. N. ; MOTA, T. N. ; SOUSA, A. R. . Fatores sociodemográficos, laborais e qualidade de vida associados à capacidade para o trabalho de mototaxistas. In: I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014, Salvador. Anais do I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia - X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, 2014.

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. . Parasitologia Itinerante: Uma proposta de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. In: II Seminário de Extensão da UESC, 2009, Ilheus. Anais do II Seminário de Extensão da UESC. Ilheus: Editus, 2009.

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA ; SOUZA, M. L. . AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA.. In: II Seminário de Extensão da UESC, 2009, Ilheus. Anais do II Seminário de Extensão da UESC. Ilheus: Editus, 2009.

  • FONTES, A. M. D. L. ; BRAGA, A. P. F. ; COSTA, E. F. ; MOTA, T. N. ; PEREIRA, N. V. P. ; SOUZA, T. L. . ESTIGMA, ALTERIDADE E SEXUALIDADE: DIALOGANDO COM ADOLESCENTES. In: II Seminário de Extensão da UESC, 2009, Ilheus. Anais do II Seminário de Extensão da UESC. Ilheus: Editus, 2009.

  • MOTA, T. N. ; OLIVEIRA, A. M. F. ; SOUZA, M. L. ; RIBEIRO, L. C. C. . Ações, vozes e braços dados em comunidade: reflexões acerca da participação da UESC no Projeto Rondon.. In: II Seminário de Extensão da UESC, 2009, Ilhéus. Anais do II Seminário de Extensão da UESC. Ilhéus: Editus, 2009.

  • MOTA, T. N. ; PINHEIRO, A. M. C. M. ; COSTA, G. A. S. ; SILVA, P. S. ; NASCIMENTO, M. L. ; SANTANA, L. S. . Sistema de Informação da Atenção Básica como ferramenta de trabalho em Unidade de Saúde da Família. In: XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação, 2009, Ilhéus. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação, 2009.

  • MOTA, T. N. ; FONTES, A. M. D. L. . (Des)Construindo com Agentes Comunitários de Saúde praticas de Educação em Saúde para o Controle da Hanseníase.. In: XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação, 2009, Ilhéus. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação.. Ilheus: Editus, 2009.

  • SILVA ; SILVA, M. M. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, E. N ; SANTOS, T. N ; SILVEIRA, R. D. ; SOUZA, T. B ; MARIANO, A. P. M. . Diagnóstico de enteroparasitoses e condições de higiene do Distrito de Tibina, Ilhéus-Bahia.. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçú. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçú. Anais XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçú. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009.

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA . Laboratório de Parasitologia, Aberto a Comuniddade e com Atividades em Campo: Um Relato das Atividades.. In: 12 Encontro Nacional de Biomedicina., 2009, Botucatu. 12 Encontro Nacional de Biomedicina, 2009, Botucatu - SP, 2009.

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, A. P. M. ; SOUZA, M. L. ; SILVA . Contribuição das ações extensionistas na notificação de caso de esquistossomose mansônica.. In: 11º Simpósio Internacional sobre esquistossomose, 2008, Salvador. 11º Simpósio Internacional sobre esquistossomose, 2008.

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA ; SOUZA, M. L. . Levantamento Epidemiológico e Análise Molecular de Cryptosporidium Sp. em Crianças e em Individuos Imunodeprimidos. In: I Simpósio de Doenças Infecciosas e I Encontro de Segurança Alimentar do Sul da Bahia, 2008, Ilheus. I Simpósio de Doenças Infecciosas e I Encontro de Segurança Alimentar do Sul da Bahia, 2008. v. 01.

  • NUNES-MOTA, T. . Como notificar casos de violência contra a pessoa idosa. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES-MOTA, T. . Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia!. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, A. S. H. ; VIANA, T. C. ; SOUSA, A. R. ; MOTA, TILSON NUNES ; LOBO, B. H. S. C . OLHAM PARA MIM DIFERENTE, EXOTIFICAM?: BARREIRAS NO ACOLHIMENTO A PESSOAS TRANS NO SUS. In: II SEMINÁRIO SVDG - DEMANDAS DE SAÚDE DE MULHERES BISSEXUAIS, LÉSBICAS, TRANS E TRAVESTIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, A. S. H. ; VIANA, T. C. ; SOUSA, A. R. ; NUNES-MOTA, T. ; LOBO, B. H. S. C ; SILVA, A. . O CISTEMA É TRANSFÓBICO: IMPACTOS DA TRANSFOBIA NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO SUS. In: II SEMINÁRIO SVDG - DEMANDAS DE SAÚDE DE MULHERES BISSEXUAIS, LÉSBICAS, TRANS E TRAVESTIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUNES-MOTA, T. . Ativismos Digitais e o Uso da Internet para o Enfrentamento às Violências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES-MOTA, T. ; LACERDA, F. K. L. . Violência Institucional nos ciclos da vida. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, TILSON NUNES . Violência escolar: aspectos conceituais e epidemiológicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES-MOTA, T. . A Utilização de tecnologias digitais: Entre a violência e o direito da criança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES-MOTA, T. . Políticas sociais para população negra com ênfase em cotas raciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CONCEICAO, V. L. S. ; FERREIRA, M. B. ; ALVES, D. M. C. ; SANTANA, A. L. ; MOTA, T. N. . Liga Acadêmica como Ferramenta no Processo de Desenvolvimento na Graduação: um relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, T. N. . A inserção de gênero e raça no Sistema Único de Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, T. N. . Violência contra a mulher. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, TILSON NUNES . Suicídio: uma questão de saúde pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MUSSI, F. C. ; ARAUJO, T. M. ; MOTA, TILSON NUNES ; MACEDO, T. T. . FATORES ASSOCIADOS À CAPACIDADE PARA O TRABALHO DE MOTOTAXISTAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, TILSON NUNES ; GOMES, N. P. ; FELZEMBURGH, R. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; BROCK-CARNEIRO, J. . PERFIL DA MORTALIDADE POR FEMINICÍDIO NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL, 2000 A 2012. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACEDO, T. T. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; MOTA, TILSON NUNES ; BARRETTO, L. E. S. ; SANTOS, M. A. ; MUSSI, F. C. . PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADULTOS DO NORDESTE BRASILEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, TILSON NUNES ; GOMES, N. P. ; FELZEMBURGH, R. ; TEIXEIRA, J. R. B. ; CAMPOS, L. M. ; BROCK-CARNEIRO, J. . TENDÊNCIA DA MORTALIDADE POR FEMINICÍDIO NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL, 2000 A 2012. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAIXAO, G. P. N. ; PEREIRA, A. ; SOUSA, A. R. ; MOTA, T. N. ; GOMES, N. P. ; CARVALHO, M. R. S. . MULHERES VIVENCIANDO A INTERGERACIONALIDADE DA VIOLÊNCIA CONJUGAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; BOERY, E. N. ; CASOTTI, C. A. ; MUSSI, F. C. ; ARAUJO, T. M. ; BOERY, R. N. S. O. ; MOTA, T. N. ; RIBEIRO, I. J. S. ; PEREIRA, R. ; SANTOS, A. R. . QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS DO TRABALHO DE MOTOTAXISTAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTRELA, F. M. ; LIRIO, J. G. S. ; MOTA, T. N. ; LAITANO, A. C. ; FRANCA, M. S. ; CORDEIRO, K. C. C. ; OLIVEIRA, N. E. ; SILVA, T. S. ; GOMES, N. P. ; BRESSY, L. P. ; CAMPOS, L. M. ; SANTOS, R. M. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, N. E. ; LIRIO, J. G. S. ; ESTRELA, F. M. ; CORDEIRO, K. C. C. ; MOTA, TILSON NUNES ; SANTOS, R. M. ; FRANCA, M. S. ; SILVA, T. S. ; TITTONI, A. A. S. ; LAITANO, A. C. . Educação em saúde: Estratégia para a não-subnotificação da violência doméstica contra criança/adolescente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCA, M. S. ; LIRIO, J. G. S. ; ESTRELA, F. M. ; CORDEIRO, K. C. C. ; MOTA, TILSON NUNES ; BRESSY, L. P. ; OLIVEIRA, N. E. ; TITTONI, A. A. S. ; SILVA, T. S. . Educação em saúde na comunidade- estratégia para prevenção da dengue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PECHIR, R. ; LAITANO, A. C. ; SANTOS, A. P. F. R. ; ESTRELA, F. M. ; LIRIO, J. G. S. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, R. M. ; CORDEIRO, K. C. C. ; CAMPOS, L. M. . Educação em saúde voltada para a comunidade: aumento da sobrevida de pacientes atendidos pelo SAMU 192. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAITANO, A. C. ; PECHIR, R. ; RODRIGUES, A. P. F. ; ESTRELA, F. M. ; LIRIO, J. G. S. ; SILVA, T. S. ; MOTA, T. N. ; SANTOS, R. M. ; FRANCA, M. S. ; CORDEIRO, K. C. C. . Educação Permanente como estratégia de redução de subnotificação no serviço do SAMU- Salvador, Bahia, Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, TILSON NUNES ; ESTRELA, F. M. ; SANTOS, A. R. ; CALDEIRA, J. S. S. ; LAITANO, A. C. ; LIRIO, J. G. S. ; SANTOS, R. M. ; OLIVEIRA, N. E. ; GOMES, N. P. ; CORDEIRO, K. C. C. . O ensinar e o aprender, a cultura de paz e prevenção da violência: Um relato de experiência.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORDEIRO, K. C. C. ; GOMES, N. P. ; ESTRELA, F. M. ; LIRIO, J. G. S. ; MOTA, TILSON NUNES ; LAITANO, A. C. ; FRANCA, M. S. ; OLIVEIRA, N. E. ; SILVA, T. S. ; CAMPOS, L. M. . Violência intrafamiliar e suas repercussões: buscando estratégias de enfrentamento a partir do olhar sobre a adolescência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MOTA, TILSON NUNES . ANÁLISE DA MORTALIDADE MASCULINA POR CAUSAS EXTERNAS NO NORDESTE BRASILEIRA, 2003-2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, TILSON NUNES ; TEIXEIRA, J. R. B. ; SOUSA, A. R. ; SILVA, M. F. ; SANTOS, A. R. ; ALVES, A. R. . Tendência de mortalidade por causas externas em mulheres do Nordeste brasileiro, 1996-2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, N. P. ; SANTOS, R. M. ; MOTA, T. N. ; CARVALHO, M. R. S. ; OLIVEIRA, C. ; CAMPOS, L. M. ; CORDEIRO, K. C. C. . NOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONJUGAL: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. R. ; MOTA, T. N. ; SOBRAL, V. . A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ÓTICA DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO BAIANO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, A. P. M. . Esquistossomose como Problema de Saúde Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA . NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SOUZA, M. S. . LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE ENTEROPARASITOSES NO BAIRRO DE SALOBRINHO (ILHEUS-BA) UTILIZANDO O MÉTODO DIAGNÓSTICO DE MARIANO & CARVALHO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA . AS AÇÕES DO PROJETO VER-SUS NA OCORRÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS NA REGIÃO SUL DA BAHIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. . Parasitologia Itinerante: Uma proposta de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. ; SILVA ; SOUZA, M. L. . AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONTES, A. M. D. L. ; BRAGA, A. P. F. ; COSTA, E. F. ; PEREIRA, N. V. P. ; MOTA, T. N. ; SOUZA, T. L. . ESTIGMA, ALTERIDADE E SEXUALIDADE: DIALOGANDO COM ADOLESCENTES.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, T. N. ; SOUZA, M. L. ; OLIVEIRA, A. M. F. ; RIBEIRO, L. C. C. . Ações, vozes e braços dados em comunidade: reflexões acerca da participação da UESC no Projeto Rondon.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, T. N. ; PINHEIRO, A. M. C. M. ; COSTA, G. A. S. ; SILVA, P. S. ; NASCIMENTO, M. L. ; SANTANA, L. S. . Sistema de Informação da Atenção Básica como ferramenta de trabalho em Unidade de Saúde da Família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, T. N. ; FONTES, A. M. D. L. . (Des)Construindo com Agentes Comunitários de Saúde praticas de Educação em Saúde para o Controle da Hanseníase.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, T. N. ; SANTOS, C. M. C. ; OLIVEIRA, N. ; FERREIRA, S. M. L. . Educação em saúde na prevenção do tabagismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, T. N. ; CUNHA, T. S. . Revisão Anatomo-fisiológica do Sistema Geniturinário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, T. N. ; CUNHA, T. S. . Coleta de Urocultura: Atuação da Enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, A. P. M. ; SOUZA, M. L. . Contribuição das Acões Extensionista na Notificação de Casos de Esquistossomose Mansônica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, A. P. M. ; SOUZA, M. L. ; SILVA . Levantamento Epidemiológico e Análise Molecular de Cryptosporidium Sp. em Crianças e em Individuos Imunodeprimidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, M. L. M. . Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, T. N. ; MARIANO, M. L. M. . Medidas Profiláticas das Parasitoses Intestinais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, T. N. ; BRAGA, A. P. F. . Importância das Políticas Públicas na Promoção da Saúde e Qualidade de vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

NUNES-MOTA, T. . ?Implantação do consenso da voz para prevenção de disfonia ocupacional em professores: relato de experiência?. 2018.

Carvalho, S. M. S. ; MARIANO, A. P. M. ; MARIANO, M. L. M. ; MOTA, T. N. . Programa de prevenção das parasitoses intestinais. 2011.

NUNES-MOTA, T. ; COUTO, E. S. ; DESLANDES, S. F. . Ativismos Digitais e o Uso da Internet para o Enfrentamento às Violências.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOTA, T. N. . Importância da Extensão Universitária na vida Acadêmica. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BERNARDES, T. ; AZEVEDO, L. M. ; NUNES-MOTA, T. ; AUGUSTO, T. ; GOMES, R. ; FREIRE, L. ; OLIVEIRA, D. . Noticia Preta. 2019; Tema: Ciberativismo Negro e jornalismo antiracista. (Site).

NUNES-MOTA, T. ; BISPO, I. ; VARJAO, G. ; TEIXEIRA, U. . RELATÓRIO DO PROJETO DIVISA VAI AOS NÚCLEOS. 2022. (Relatório).

MOTA, TILSON NUNES ; LIMA, D. M. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; COUTO, E. S. . Tecnologias digitais no enfrentamento às expressões de violência. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, T. N. ; DIAS, G. S. . Curso de Atualização em Imunização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. . II Curso de Capacitação em Parasitologia - Módulo teórico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIANO, A. P. M. ; MOTA, T. N. . I Curso de Capacitação em Parasitologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BITTENCOURT, A. O. M. ; MOTA, T. N. . Oficina Sobre Prevenção de Verminoses. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, T. N. ; CORREIA, V. B. . Como evitar verminoses?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didatico).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    VIVÊNCIAS DE HOMENS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS - SARS-CoV-2 (Covid-19) NO BRASIL: UM ENFOQUE PARA A SAÚDE, Descrição: Pesquisa guarda-chuva com o objetivo de investigar as vivências de homens residentes no Brasil em contexto de pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV2) a partir do enfoque relacionado à saúde.com métodos de análises mistas, que une distintas técnicas e métodos de abordagem qualitativa e quantitativa, que será realizado com homens residentes no Brasil em vivência da pandemia. Apresenta como resultados esperados: mapear o cenário das vivências de homens residentes no Brasil, a nível de alcance nacional, com o enfoque direcionado para a situação/condição de saúde em contextos de pandemia, quer seja durante o seu curso, quer seja no período pós acontecimento pandêmico. A coleta de dados será realizada por seis pesquisadores, através de um formulário semi estruturado on-line hospedado em uma plataforma digital do Google forms, adotando critérios de segurança estabelecidos pela plataforma (sigilo, confiabilidade e proteção dos dados gerados) e disponibilizado nas redes sociais vinculadas ao grupo de pesquisa e outras (Facebook, Instagram e Whatsapp), a partir da aplicação da técnica de bola de neve para o alcance da amostragem teórica em redes sociais virtuais. Os critérios de inclusão são: homens residentes no Brasil, acima de 18 anos, que detenham capacidade para utilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Como critério de exclusão: homens que tenham preenchido o formulário de maneira inconclusa. O formulário inclui questões sobre aspectos sociodemográficos, atitudes e estratégias de enfrentamento associadas ao contexto da pandemia do novo Coronavírus no Brasil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / ÁLVARO PEREIRA - Integrante / ANDERSON REIS DE SOUSA - Coordenador / THIAGO DA SILVA SANTANA - Integrante / Isabella Félix Meira - Integrante / Josias Alves de Oliveira - Integrante / Márcio Soares de Almeida - Integrante / Evanilda Souza de Santana Carvalho - Integrante / CLÉA CONCEIÇÃO LEAL BORGES - Integrante / Bernado Haylan de Souza do Carmo Lobo - Integrante / Fernando Jorge N. Santos Junior - Integrante / Flavio Da Silva Santos - Integrante / João Francisco Facheco dos Santos - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Intervenções educativas no enfrentamento à violência escolar através das tecnologias digitais e redes sociais, Descrição: Trata-se de um de um projeto PIBIC vinculado à duas bolsas (CNPq e UFBA) coordenado pela Profª Drª Ridalva Dias Martins Felzemburgh. Esta pesquisa tem como objetivos: estimar a ocorrência de violência escolar relatadas pelos estudantes em uma escola da rede pública de ensino de Salvador, Bahia, Brasil; utilizar e monitorar através do aplicativo Instagram intervenções educativas como estratégia de enfrentamento da violência da escolar; utilizar e monitorar através do aplicativo WhatsApp intervenções educativas como estratégia de enfrentamento da violência da escolar. Tratar-se de um estudo de intervenção, randomizado, unicego, desenvolvido em um colégio estadual, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Este estudo atenderá todas as recomendações desta Resolução 466/12, pois respeita os princípios éticos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (CEPEEUFBA), através do CAAE: 06199019.0.0000.5531. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Ridalva Martins Dias Felzemburgh - Coordenador / Rodrigo Morais Ribeiro - Integrante / Larissa maria Souza dos reis - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Efetividade uma intervenção educativa no enfrentamento da violência escolar através das tecnologias digitais, Descrição: O enfrentamento da violência escolar constitui-se um desafio histórico para educadores, pesquisadores e agências internacionais. Nesse sentido, a internet e o acesso às informações, possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais, podem ser importantes aliadas em intervenções educativas para identificação e perpetuação desse agravo no ambiente escolar. Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção educativa no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da violência escolar, por adolescente, utilizando as potencialidades oferecidas pelas tecnologias digitais. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, randomizado, unicego, a ser realizado em uma escola pública na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A população alvo do estudo será a totalidade dos (as) estudantes do ensino médio (900) matriculados no turno vespertino. Após os critérios de inclusão, exclusão, e o cálculo amostral; a população será alocada no Grupo Intervenção (submetidos intervenção educativa com as temáticas de interesse), ou no Grupo Controle (submetidos àintervenção educativa sem as temáticas de interesse). As intervenções serão realizadas em quatro visitas (V): V0 aplicação dos Termos de Assentimento Livre e Esclarecido e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; V1 aplicação de questionário; V2 realização de oficina educativa; V3 reaplicação do questionário. Apenas para o Grupo Intervenção será acompanhada a #violenciaaccsufba nas redes sociais instagram e/ou facebook. O questionário a ser aplicado consta de cinco blocos sobre: situação socioeconômica e demográfica; uso da internet e redes sociais; vitimização e agressão entre pares; interações familiares; e violência escolar. No tratamento estatístico, primeiramente, será realizada a análise descritiva dos dados, estabelecendo-se o cálculo das frequências absoluta e relativa das variáveis categóricas, da média e desvio padrão para as variáveis quantitativas com distribuição normal. Para avaliar a associação entre a ocorrência de violência escolar (desfecho) e as variáveis de interesse (variáveis categóricas de exposição) será realizada a análise bivariada utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, com nível de significância estatística de 5%. Em seguida, as razões de prevalência (RP) das variáveis de interesse e os respectivos intervalos de confiança de 95% serão estimados e proceder-se-á à análise múltipla por meio da Regressão de Poisson com variação robusta para estabelecimento do modelo final. As variáveis que obtiverem p-valor≤0,20 na análise bivariada serão incluídas no modelo multivariado com o procedimento backward, permanecendo no modelo final as variáveis com p valor menor ou igual que 0,20. Será selecionado o modelo final que apresentar o menor valor do critério de informação de Akaike (AIC). Para verificar a associação entre a violência escolar (bullying) em relação às nove dimensões da escala qualidade de interação familiar será por meio da análise de variância ANOVA e o post hoc de Turkey (Z). Obedecendo à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, por se tratar de pesquisa que envolve seres humanos (BRASIL, 2012), o estudo será submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, por meio da Plataforma Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Edvaldo de Souza Couto - Integrante / Danillo Mota Lima - Integrante / Ridalva Dias Martins Felzemburgh - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Perfil dos doadores de sangue da unidade de coleta e transfusão de Paulo Afonso - Ba., Descrição: Este projeto tem como objetivo geral: descrever o perfil dos doadores da UCT-Paulo Afonso-BA, no período de 2011 a 2015. E como objetivos específicos: Identificar o sexo e a faixa etária com maior número de doadores; identificar qual o tipo de doação de maior frequência e especificar quais são os principais motivos de inaptidão. Os dados foram coletados após assinatura de Termo de Anuência pela diretora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia de Salvador - Ba, sendo disponibilizado os dados solicitados através de planilha no Excel, utilizando-se como fonte o banco de dados do serviço. Foram analisados os doadores cadastrados no sistema no período de novembro de 2011 à outubro de 2015, totalizando 7280 candidatos a doação. Com os resultados da presente pesquisa foi possível descrever o perfil dos candidatos a doação de sangue da UCT- Paulo Afonso-Ba, verificou-se que a prevalência de candidatos a doação foi do sexo masculino, com faixa etária de 19 a 39 anos, com a escolaridade de 2º grau completo. A grande maioria dos candidatos foram considerados aptos na triagem clínica e em relação ao tipo de doação a predominância é de doadores de reposição. Referente aos motivos de inaptidão os principais motivos encontrados foram: falta de repouso ou repouso insuficiente; Doença hematológica, anemia, Hb/Ht alto; Inaptidão definitiva/temporária; Cirurgias/procedimentos invasivos e comportamento sexual de risco. Enfim conclui-se que a doação de sangue infelizmente não faz parte do cotidiano da população brasileira, tornando imprescindível a inserção da sensibilização/mobilização da população para a doação de sangue através de campanhas educativas para a captação e fidelização de doadores voluntários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Coordenador / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Shirlane Pereira de ARAÚJO - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Perfil epidemiológico de casos de HIV/AIDS no município de Paulo Afonso., Descrição: Trata-se de um estudo descritivo realizado a partir da utilização de dados secundários, coletados na base nacional do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). As variáveis estudadas foram: prevalência do HIV, sexo, faixa etária, raça/etnia, escolaridade, os tipos de relações sexuais, categoria de exposição e evolução do caso. No período de 2007 a 2015, foram registrados, 75 casos de HIV/AIDS na cidade de Paulo Afonso, Bahia, Brasil. O perfil realizado evidenciou que a faixa etária de pessoas infectadas com HIV/AIDS variou entre 20- 49 anos e que a faixa etária mais atingida foi de 35 a 49 anos. Além disso, percebeu-se que mais prevalente em adultos jovens, que os homens pardos são mais acometidos. O estudo pode contribuir, para: a realização de novas investigações; o planejamento das ações e serviços de saúde pública através do fortalecimento das ações de prevenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Coordenador / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Rafaela Patriota de RESENDE - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Mortalidade entre idosos: relação das causas básicas de óbito com o local de ocorrência, em Paulo Afonso-BA., Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa realizado para elaboração do trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem.A causa básica do óbito é a patologia ou agravo responsável por gerir direta ou indiretamente à morte. Em muitos países os dados de mortalidades representam um eficiente mediador de saúde e uma importante e confiável fonte de informações, apresentando resultados, mais próximos da realidade do que aqueles baseados em dados secundários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa com o objetivo geral descrever as relações entre as causas básicas de óbitos em idosos e os locais de ocorrência no município de Paulo Afonso, Bahia, Brasil, no período de 2006 a 2014. E como objetivos específicos: Identificar os índices de mortalidade em idosos ocorridos em hospitais, domicílios, vias públicas e outros estabelecimentos de saúde segundo causa; identificar o percentual das causas mal definidas observadas no CAP-XVIII. As informações deste estudo foram extraídas do Sistema de Informação de Mortalidade da Vigilância Epidemiológica de Paulo Afonso - BA. Analisamos 2581 óbitos ocorridos com idosos com 60 a 107 anos de idade, no período de 2006 a 2014. Verificamos nos dados de mortalidade entre idosos um considerável percentual de causas mal definidas ? CMD evidenciados principalmente nos óbitos ocorridos em domicílios. No entanto, os resultados sugerem uma fragilidade nas informações das causas antecedentes descritas na parte I da declaração de óbito. Deve-se ressaltar que estes dados são oficiais e provenientes do Ministério da Saúde e são utilizados para a elaboração de políticas públicas, e desta forma devem ser considerados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Coordenador / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Monica Nunes Ferreira Almeida - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Violência conjugal: conhecendo as características das mulheres e do fenômeno, Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto PIBIC vinculado à duas bolsas FAPESB, sob a coordenação da Profa. Dra. Telmara Menezes Couto. Trata-se de um estudo de corte transversal, com abordagem quantitativa que permitirá conhecer caracterização da violência vivenciada por mulheres em processo na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, no período de janeiro a dezembro de 2014, por meio do cálculo da razão de prevalência como medida de associação para este tipo de estudo. O estudo vincula-se ao projeto intitulado ?Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal?, financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Edital nº 012/2013 - Apoio à Pesquisa em Segurança Pública. Vale salientar que este projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, e será iniciado após aprovação do comitê de ética em pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / f m estrela - Integrante / Telmara Menezes Couto - Coordenador / Jordana Brock Carneiro - Integrante / Thaysy Andrade Silva Bispo - Integrante / Larissa Simões Jesus da Cruz - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Fatores associados ao excesso de peso e ao risco cardiovascular em mototaxistas, Descrição: Introdução: Os mototaxistas são trabalhadores inseridos, majoritariamente, no mercado informal de trabalho e constituem parcela importante da infraestrutura do sistema de transportes privado no Brasil e no mundo. Caracteriza-se como uma profissão sujeita à exposição a múltiplos agravos, objetivando aumentar sua produtividade e lucratividade, expondo os mototaxistas a vulnerabilização do processo saúde/doença. Esses trabalhadores estão constantemente submetidos a precárias condições laborais, destacando-se as jornadas extensas e ritmo intenso de trabalho, a alteração nos horários e emenda de turnos, a violência urbana, o estresse ocupacional e o desgaste físico e emocional, os quais são fatores determinantes para o declínio progressivo das condições de saúde e qualidade de vida. A sobrecarga de trabalho, associada às excessivas exigências e responsabilidades podem levar a um alto risco de resultados adversos à saúde, especialmente cardiovascular. Nessa perspectiva, o tempo demandado para o trabalho e as condições sob as quais esse é desenvolvido influenciam a adoção e/ou manutenção de hábitos de vida não saudáveis, podendo resultar em adoecimento. Objetivos: Este estudo terá como objetivo geral analisar a prevalência e os fatores associados ao excesso de peso e ao risco cardiovascular em mototaxista. E como objetivos específicos descrever características sociodemográficas, laborais, clínicas e antropométricas de mototaxistas; descrever hábitos de vida e aspectos psicossociais do trabalho de mototaxistas; estimar a prevalência do excesso de peso e o risco cardiovascular em mototaxistas; e, verificar os fatores associados ao excesso de peso e ao risco cardiovascular em mototaxistas. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, que será realizado com uma amostragem por conveniência de 699 mototaxistas do município de Paulo Afonso, Bahia, Brasil, que serão entrevistados e submetidos a avaliação clínica e antropométrica. Os dados serão analisados em frequências absolutas e relativas, médias e desvio padrão. Na análise bivariada será empregado o teste de Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher ou o teste T de Student. Em seguida, poderá ser aplicado o modelo de Regressão Logística Dicotômica ou Multinomial ou o Modelo de Regressão de Poisson. Será elaborado um modelo para o desfecho excesso de peso e outro para o desfecho risco cardiovascular. Como medida de associação poderá ser utilizado o odds ratio (OR) ou a razão de prevalência (RP), com os seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). Para selecionar as variáveis que vão compor o modelo multivariado será adotado o p-valor ≤ 0,20 obtido pelas análises bivariadas. Nas demais análises será adotado como nível de significância estatística o p-valor < 0,05. Obedecendo à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, por se tratar de pesquisa que envolve seres humanos, o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, por meio da Plataforma Brasil. Atualmente, encontra-se em processo de produção dos dados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Jules Ramon Brito Teixeira - Coordenador / Fernanda Carneiro Mussi - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Tendência da mortalidade feminina por agressões nas microrregiões do estado da Bahia., Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa, vinculado ao Grupo de Estudos Violência Saúde e Qualidade de Vida, sob a coordenação da Profa. Dra. Nadirlene Gomes. O feminicídio é um crime vivenciado pelas mulheres, geralmente perpetrado por homens e encontra-se arraigado na crença, socialmente compartilhada, do poder de dominação masculina sobre o corpo e a vida da mulher. Trata-se de um estudo ecológico, com abordagem quantitativa, a ser realizado a partir dos dados secundários oriundos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Este estudo tem como objetivos analisar e descrever as características da tendência da mortalidade por agressões nas microrregiões do Estado da Bahia, Brasil, 2000 a 2012. A coleta de dados será realizada no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. O local do estudo serão as 32 microrregiões de saúde que compõe o estado da Bahia. As variáveis estudadas serão: coeficiente de mortalidade por femicídio, local de ocorrência do óbito, faixa etária, cor/raça e escolaridade. Para a tabulação destas variáveis, será elaborado um banco único na planilha Excel®, com os dados brutos e com os indicadores de interesse, para posterior exportação do mesmo para os softwares SPSS, versão 20.0 (IBM Corp., Armonk, Estados Unidos), versão 21.0. Será realizada a análise de tendência dos óbitos femininos no período estudado por meio do modelo de regressão linear simples Y(X)=β0*X+β1. Acredita-se que o estudo contribuirá para compreender como se comporta tal fenômeno, o que direcionará as ações de enfrentamento da problemática pois o estado da Bahia ocupa a segunda posição entre os estados do nordeste com maior taxa de óbitos femininos por agressão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Nadirlene Pereira Gomes - Coordenador.

  • 2013 - 2018

    Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa-ação financiado pela FAPESB, sob a coordenação da Profa. Dra. Telmara Couto. Estudos revelam que no Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por seu companheiro, representando uma perda de 10,5 % do Produto Interno Bruto (PIB). Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que os números de casos de violência doméstica contra a mulher permanecem elevados, e que, na maioria das vezes, essa violência parte do companheiro íntimo da vítima. Em 68,7 % dos casos de violência registrados no ano de 2009, os agressores eram namorados, maridos ou companheiros das vítimas. Com apenas 4 anos de criação, a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher tem mais de 13 mil processos judiciais referentes a violência contra a mulher. Destes, pelo menos 6 mil ainda encontram-se ativos. Considerando a complexidade em torno da violência conjugal, e sua interface com a desigualdade de gênero, propomos um projeto de pesquisa-ação financiado FAPESB, com o objetivo geral de desenvolver tecnologia social para prevenção e enfrentamento da violência conjugal e de gênero junto a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, a fim de garantir a segurança, a saúde e qualidade de vida da família. Como objetivos específicos, elegemos: Conhecer o perfil socioeconômico de mulheres e homens autores da violência conjugal, envolvidos em processo na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Salvador-BA; Identificar as repercussões da violência conjugal para a saúde de mulheres, homens e família; Analisar as implicações socioeconômicas da violência conjugal; Analisar os elementos associados à construção da violência conjugal, bem como a permanência do casal na relação; Analisar os caminhos buscados pelas mulheres no processo de enfrentamento da violência conjugal; Analisar dificuldades/limitações/entraves para o processo de enfrentamento da violência conjugal; Criar espaços para que homens e mulheres reflitam acerca da violência conjugal e de gênero, bem como sua repercussão para a sociedade; Identificar estratégias de prevenção/enfrentamento da violência conjugal; Informar homens e mulheres sobre serviços, direitos e legislações, com ênfase nas penalidades, referentes à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher e de gênero; Empoderar as mulheres para a busca de uma vida livre de violência; e Incitar métodos/ estratégias de resolução de conflitos de forma respeitosa e sem violência. O estudo será realizado no município de Salvador-BA e terá como sujeitos mulheres e homens, autores da violência conjugal e de gênero, em processo junto a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Salvador/BA. A coleta de dados será realizada após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando os princípios da benevolência, da não maleficência e da justiça. A pesquisa envolverá aspectos quantitativos e qualitativos e será realizada em três momentos. Primeiramente, serão realizadas análises documentais a partir de documentos constituintes do processo e entrevista semi-estruturada a fim de caracterizar homens e mulheres envolvidos e também a violência vivenciada pelas mulheres, além de identificar estratégias de enfrentamento e dificuldades... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Nadirlene Pereira Gomes - Integrante / Telmara Menezes Couto - Coordenador / Jordana Brock Carneiro - Integrante / GILVÂNIA PATRÍCIA DO NASCIMENTO PAIXÃO - Integrante / ÁLVARO PEREIRA - Integrante / Normélia Maria Freire Diniz - Integrante / Solange Maria dos Anjos Gesteira - Integrante / Cintia Mesquita Correia - Integrante / Josinete Gonçalves dos Santos Lírio - Integrante / Luana Moura Campos - Integrante / Raiane Moreira dos Santos - Integrante / Luana Araújo dos Reis - Integrante / Luciana Araújo dos Reis - Integrante / Rosana Santos Mota - Integrante / Fernanda Matheus Estrela - Integrante / Rosana Maria de Oliveira Silva - Integrante / Gilberto Tadeu Reis da Silva - Integrante / Nayara Mendes Cruz - Integrante / Sabrina de Oliveira Silva Telles - Integrante / Kátia Cordélia Cunha Cordeiro - Integrante / Welton Souza Campos Araújo - Integrante / Josely Bruce dos Santos - Integrante / Nildete Pereira Gomes - Integrante / Carla Cristina Oliveira de Jesus Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Programa de prevenção das parasitoses intestinais, Descrição: Trata de um programa com linhas temáticas que englobam o ensino, a pesquisa e a extensão. Nessa proposta, contemplamos trabalhos de educação em saúde em três comunidades ribeirinhas da área norte do município de Ilhéus, BA. Também propomos a idéia dos "quintais produtivos", com o aproveitamento racional de espaços para produção de plantas medicinais e alimentos necessários à dieta do indivíduo. Exames coproparasitológicos e moleculares serão realizados nas comunidades trabalhadas. Discentes dos cursos da área de sáude da UESC terão a oportunidade de inserção na vivência profissional, prestando atendimento, realizando diagnósticos e trabalhando o "cuidar" numa perspectiva lúdico-educativa e didática. Esse programa foi aprovado pelo MEC, no valor de R$ 72.000,00, com início das atividades programadas para o ano de 2012. No entanto, todas as iniciativas prévias de contato com as comunidades estão em desenvolvimento... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Maria Lena Melo Mariano - Integrante / Ana Paula Melo Mariano - Integrante / Silvia Maria Santos Carvalho - Coordenador / Esther Nascimento Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Levantamento Epidemiológico e Especiação Molecular de Cryptosporidium spp. em Crianças e em Indivíduos HIV Soropositivos de Itabuna BA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Ana Paula Melo Mariano - Coordenador / Ana Kelly de Lima e Silva - Integrante / Mylene Melo - Integrante / Fabrício Rios Santos - Integrante / Stênio Carvalho Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2023 - Atual

    CUID@R-DO-HOMEM-BAIANO: PRODUÇÃO DO CUIDADO E ATENÇÃO À SAÚDE DE HOMENS NO ESTADO DA BAHIA - ANÁLISE, EDUCAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE OBSERVATÓRIO, Descrição: Projeto de desenvolvimento tecnológico, com a finalidade de criar e implementar um observatório da produção do cuidado e da atenção à saúde de homens no estado da Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo metodológico e do emprego de um referencial para o desenvolvimento práxico de tecnologia, que envolverá validação e aplicabilidade, a partir de um modelo de Ciência da Implementação, com o enfoque na indução de política pública - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde do Brasil, associado à popularização da ciência, mediante à execução de um plano de Translação/Tradução do Conhecimento e popularização da ciência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (6) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Tilson Nunes Mota - Integrante / Anderson reis de souza - Coordenador / Fernanda Matheus Estrela - Integrante / Fransley Lima Santos - Integrante / CLÉA CONCEIÇÃO LEAL BORGES - Integrante / DANIELA ARRUDA SOARES ALVES - Integrante / EMANUEL MISSIAS SILVA PALMA - Integrante / ÉRIC SANTOS ALMEIDA - Integrante / ERIK ASLEY FERREIRA ABADE - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na Assessoria da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde.

2023 - 2025

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na Coordenação de Doenças e Agravos não transmissíveis, GT causas externas, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (DIVEP)

2023 - 2024

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Local de Pesquisa - SUVISA, Carga horária: 8

Outras informações:
Membro da comissão da Comissão Local de Pesquisa da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde.

2023 - 2023

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador NUGTES - SUVISA, Carga horária: 40

2022 - 2023

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador NUGTES - DIVISA, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na coordenação do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Atividades

  • 07/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SESAB.Cargo ou função, Comissão Local de Pesquisa.

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SESAB.Cargo ou função, Representante da SESAB na Comissão Intergestora Regional da Macro Sul.

  • 07/2023 - 07/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SESAB.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética e pesquisa com seres humanos.

  • 08/2022 - 12/2022

    Treinamentos ministrados , DIVISA.Treinamentos ministrados, Coordenação do Curso em Análise de Projeto e Inspeção em Serviço de Hemodiálise

2020 - 2022

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador 1, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo como coordenador na Diretoria de Políticas e Programas

2020 - 2022

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Ouvidor Adjunto

Atividades

  • 10/2021 - 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEPROMI.Cargo ou função, Representante Titular do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra - CDCN.

2023 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisador Assistente, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Pesquisador assistente no projeto de desenvolvimento tecnológico intitulado CUID@R-DO-HOMEM-BAIANO: PRODUÇÃO DO CUIDADO E ATENÇÃO À SAÚDE DE HOMENS NO ESTADO DA BAHIA - ANÁLISE, EDUCAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE OBSERVATÓRIO, financiado pela FAPESB e em parceria com a SESAB.

2017 - 2023

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40

2017 - 2021

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Pesquisa da Capes, nível doutorado, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e saúde.

2019 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Tutor do PIBIC-UFBA, Enquadramento Funcional: Tutor de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria dos discentes do curso de bacharelado interdisciplinar em Saúde (Larissa Maria Reis e Rodrigo Ribeiro Santana) através do projeto de iniciação à pesquisa intitulado: Intervenções educativas no enfrentamento à violência escolar através das tecnologias digitais e redes sociais, coordenado pela Profa Dra Ridalva M. D. Felzemburgh

2019 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Tutor do Programa Sankofa-UFBA, Enquadramento Funcional: Tutor de iniciação a extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria de discente do curso de jornalismo (Pedro Batalha) através do projeto de iniciação à extensão intitulado: intervenções educativas no enfrentamento à violência escolar através das tecnologias digitais e redes sociais, , coordenado pela Profa Dra Ridalva M. D. Felzemburgh

2019 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor colaborador no componente ENFC97 ACCS: redes colaborativas e tecnologias digitais no enfrentamento a violência.

2017 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estudante da Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós Graduação

2014 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)

Atividades

  • 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação (FACED), Faculdade de Educação (FACED).Atividade realizada, Membro do Grupo Edutec.

  • 05/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem, Escola de Enfermagem.Atividade realizada, Membro do Grupo de Pesquisa Crescer.

  • 03/2018 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem.Cargo ou função, Representante Discente do doutorado no colegiado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENFC29: Fundamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva I, ENFC31: Fundamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva II

  • 09/2017 - 12/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENFA89: Fundamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENFC29: Fundamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva I, ENFC31: Fundamentos de Enfermagem em Saúde Coletiva II

  • 04/2014 - 04/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem, Escola de Enfermagem.Atividade realizada, Participante no Grupo de Estudos e pesquisa "Violência Saúde e Qualidade de Vida (Vid@)".

  • 03/2014 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem.Cargo ou função, Representante Discente no colegiado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

2015 - 2016

Centro Universitário do Rio São Francisco ? Matriz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2015 - 06/2016

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico; Assistência de Enfermagem na Saúde do Adolescente; Métodos e Técnicas de Pesquisa em Enfermagem

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epidemiologia

2016 - 2017

Faculdade Metropolitana de Camaçari

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2016 - 07/2017

    Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epidemiologia

  • 06/2016 - 07/2017

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerência em Rede Básica, Vigilância em Saúde, Saúde do Trabalhador

2017 - 2018

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias

Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45

Outras informações:
Professor da Disciplina Políticas de Saúde e Redes de Atenção a Saúde na Especialização em Saúde Pública.

2012 - 2013

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trabalhador Bolsista do PROVAB, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo como Trabalhador bolsista do Programa de Valorização da Atenção Básica, no município de Buerarema (BA), desenvolvendo atividades na gestão da atenção básica e apoiador institucional da Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde na Escola.

2010 - 2011

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-SAÚDE) no municipio de Itabuna. Desenvolvendo atividades de Educação permanente através da utilização de tecnologias leves, tendo como temática central Vigilância Saúde.

2009 - 2010

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) no municipio de Ilheus da Universidade Estadual de Santa Cruz

2011 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeiro colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuo como colaborador nas atividades extensionistas do projeto Laboratório de Parasitologia Aberto a Comunidade e com Atividades em Campo.

2009 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Conselheiro do CONSEPE, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 1

Outras informações:
Representante do corpo discente no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, escolhido por eleição direta.

2008 - 2009

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Projeto de Extensão Laboratório de Parasitologia Aberto à Comunidade e com Atividades em Campo.

2008 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto VER/SUS - Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (Sul da Bahia), com carga horária total de 360 horas.

2008 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 30

Outras informações:
Participou como voluntario no projeto de Extensão Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar

2008 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuopu como voluntario no Projeto de Extensão Educação continuada.

2008 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor das atividades do projeto de Extensão Laboratório de Parasitologia Aberto à comunidade e com atividades em campo, realizado na comunidade de Vila Juerana, com carga horária total de 100h

2007 - 2008

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

Outras informações:
Projeto Laboratório de Parasitologia Aberto à Comunidade e com Atividades em Campo, com carga horaria de 50 horas.

2009 - 2009

Ministerio da Defesa

Vínculo: Rondonista, Enquadramento Funcional: Rondonista, Carga horária: 80

Outras informações:
Atuação no Projeto Rondon: Operação Centro-Norte- Roraima

2009 - 2009

Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 80

Outras informações:
Estágiario no Programa de Estágio de Vivência no SUS, desenvolvendo atividades de visitas às unidades de saúde e áreas técnicas da gestão municipal de jequié; discussão com movimentos sociais de saúde e grupos de discussão.

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Enfermeiro programa saúde da familia, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeiro programa saúde da familia no Municipal de Canavieiras

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Curso Básico de Vig Epidemiologic, Carga horária: 4

Outras informações:
Colaborador no Curso Básico de Vigilância Epidemiológica, participando desde o planejamento, execução e avaliação do Curso.

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Plantonista, Carga horária: 36

Outras informações:
Enfermeiro Plantonista no Hospital Regional Régis Pacheco desenvolvendo atividades assistenciais e de gerência em: emergência, sala de parto e alojamento conjunto.

Atividades

  • 01/2012 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Regional Régis Pacheco.Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna de Vigilância do Óbito.

  • 01/2012 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Regional Régis Pacheco.Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna de Revisão de Prontuários.

  • 04/2011 - 04/2012

    Direção e administração, Programa Saúde da Família.Cargo ou função, Coordenação de Unidade de Saúde da Família.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Itabuna

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Sanitarista, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2013 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Vigilância em Saúde.Cargo ou função, Presidente do Comitê Municipal de Combate a Dengue.