Carolina Iuva de Mello

Professora Associada no Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e líder do Grupo de Pesquisa GEPP (Grupo de Estudos em Projeto de Produto), registrado no CNPq. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP / UFSM), na área de Planejamento, Projeto e Fundamentos. Possui graduação em Design pela Universidade Franciscana (2005), mestrado em Engenharia de Produção (2008) e doutorado em Extensão Rural (2016), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: design e território, identidade territorial, patrimônio cultural, artesanato, inovação social e sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Extensão Rural

2012 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Território feito à mão: artesanato e identidade territorial no Rio Grande do Sul
, Ano de obtenção: 2016. José Marcos Froehlich. Palavras-chave: Artesanato; Identidade territorial; desenvolvimento territorial; identidade cultural.

Mestrado em Engenharia de Produção

2006 - 2008

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Análise do processo de desenvolvimento de produtos no setor moveleiro de Santa Maria sob uma perspectiva ambiental
, Ano de Obtenção: 2008.Janis Elisa Ruppenthal.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: processo de desenvolvimento de produtos; meio ambiente; setor moveleiro.

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2008 - 2009

Fundação Getúlio Vargas
Título: Mba em gestão empresarial
Orientador: FGV

Graduação em Design

2002 - 2005

Universidade Franciscana

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Propriedade Intelectual para Pesquisadores e Empreendedores. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Primeiros Socorros: a atuação no suporte básico de vida. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2013 - 2013

I Ciclo de Estudos em Antropologia Rural. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2012

Pensamento Coletivo: técnicas de Co-criação. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2011 - 2011

SolidWorks 2011 - Nível I - EAD. (Carga horária: 20h). , SKA Automação de Engenharia, SKA, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação Professor-Pesquisador UAB/UFSM. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto/Especialidade: Design sustantável.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.

Participação em eventos

II Seminário de Pesquisa do CAL. 2023. (Seminário).

Plural Design. 2023. (Encontro).

VIII Simpósio de Design Sustentável. 2021. (Simpósio).

Design+ 2017: Natureza, Cultura e Sociedade. 2017. (Seminário).

Mostra dos Laboratórios do Curso de Desenho Industrial da UFSM.. Laboratório de Utensílios. 2017. (Exposição).

1 Festival Audiovisual do Desenho Industrial - Quitute de Ouro.Jurado. 2016. (Outra).

Artes na Superfície. 2016. (Simpósio).

51 Congresso da SOBER ? Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Identidade Territorial e Artesanato com Porongo na Região Central do RS - a noção de circuito espacial produtivo e suas possibilidades no âmbito do turismo. 2013. (Congresso).

1 SEMINÁRIO ARTESANATO E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR VINCULADOS AO TURISMO.Turismo e artesanato de matriz identitária territorial ? a configuração do circuito espacial produtivo do artesanato com porongo em Santa Maria, RS. 2012. (Seminário).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2012. (Outra).

IDEMi 2012 - II Conferência Internacional da Integração do Design, Engenharia e Gestão para Inovação. 2012. (Outra).

Semana acadêmica do curso de Desenho Industrial UFSM. 2012. (Encontro).

3 Congresso Internacional de Inovação. 2010. (Congresso).

1st International Symposium on Sustainable Design / 1 Simpósio Brasileiro de Design Sustentável.antagens ambientais no uso da estratégia PSS na indústria moveleira de Santa Maria, Rio Grande do Sul.. 2007. (Simpósio).

1st International Symposium on Sustainable Design - Workshop "Multi-local society and distributed economies" Ezio Manzini. 2007. (Oficina).

1 Encontro de sustentabilidade em projeto do Vale do Itajaí.A PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO DESIGN PARA O CICLO DE VIDA: PROJETO DE UMA CADEIRA RESIDENCIAL. 2007. (Encontro).

II Seminário sobre Tecnologias Limpas.A questão ambiental nas micro e pequenas indústrias moveleiras. Possibilidade ou utopia?. 2007. (Seminário).

I Seminário sobre tecnologias sustentáveis - ARQTECS. 2007. (Seminário).

XI SImpósio de Ensino, pesquisa e extensão. 2007. (Simpósio).

XV Encontro Sul-brasileiro de Empresas Juniores. 2007. (Encontro).

7 Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design (P&D design). 2006. (Congresso).

7 Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design (P&D design) - Mini-curso "Possibilidade de atuação do design rumo à sustentabilidade". 2006. (Congresso).

I Workshop de Sistemas de Gestão Ambienal. 2006. (Oficina).

SLADE BRASIL.Mapeamento e aperfeiçoamento de processos: um estudo de caso. 2006. (Encontro).

VII Semana acadêmica do curso de design. 2005. (Outra).

VII Semana acadêmica do curso de design - Oficina "Inovação". 2005. (Oficina).

Seminário Design por Necessidade - módulo Design na Educação. 2004. (Seminário).

Seminário Design por Necessidade - módulo Design na Saúde. 2004. (Seminário).

Seminário Design por Necessidade - módulo Design no Esporte. 2004. (Seminário).

Seminário Design por Necessidade - módulo Design no Turismo. 2004. (Seminário).

V Semana acadêmica do curso de design - Oficina "O mundo da moda através do calçado". 2003. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Amanda da Silveira Bairros

RECH, S. R.; MONCORES, A.;MELLO, C. I.. Patrimônio cultural e natural de Caçapava do Sul/RS: Um prisma relacional entre design de superfície, geoprodutos e cross fertilization. 2023. Dissertação (Mestrado em Design de Vestuário e Moda) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Micheli da Silva Grigolo

LISBOA FILHO, F. F.;AMADORI, M. P.MELLO, C. I.; VARGAS, D. L.. Design e identidade: proposição de uma cartilha para o artesanato com lã no Geoparque Caçapava Aspirante Unesco. 2021. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elisângela Lopes da Silva

BORBA, A. W.; FIGUEIRO, A. S.;MELLO, C. I.; HORODYSKI, G. S.; KEGLER, J. Q. S.. Patrimônio natural e artesanato, uma relação alinhavada pelas artesãs de Caçapava do Sul. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda da Silveira Bairros

RECH, S. R.; MONCORES, A.;MELLO, C. I.. Patrimônio natural e cultural de Caçapava do Sul/RS: um prisma relacional entre design de superfície, geoprodutos e cross fertilization. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luize Brum Genro

PONS, M. E.MELLO, C. I.; RIBEIRO, M.; VARGAS, D. L.. Souvenirs: Patrimônio cultural da Vila Belga como fonte de inspiração. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Micheli da Silva Grigolo

LISBOA FILHO, F. F.;AMADORI, M. P.MELLO, C. I.; VARGAS, D. L.. Design e Identidade: a lã como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos no Geoparque aspirante Caçapava. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosane Abaz Rabenschlag

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; MINUZZI, R. F. B.. Design de Superfície: mandalas como referencial para criação de uma coleção de estampas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lílian de Almeida Souza

ANTONIO, W. S.;MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.. "O sertão vai virar mar": a flora da caatinga como elemento para estamparia têxtil utilizada na confecção de biquínis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Laís Saccol Bagolin

FINGER, M. M.;MELLO, C. I.; MAROSO, E. E.. De criança para criança: o grafismo infantil e bordado sashiko para criação de estampas têxteis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Felipe Paetzhold Korbes

ANTONIO, W. S.;MELLO, C. I.; MINUZZI, R. F. B.. Processos generativos de imagem como base para a criação de Design de Superfície. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luã de Morais Dietrich

MAROSO, E. E.;MELLO, C. I.; FINGER, M. M.. Superface: coleção de joias-arte a partir da técnica do cinzelado. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marina Fernandes Rodrigues

MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.; MINUZZI, R. F. B.. Virando latas e colorindo superfícies: projeto de estampas têxteis inspiradas em cães sem raça definida. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda da Silveira Bairros

MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.; MINUZZI, R. F. B.. Arquitetura Art Déco em Santa Maria: Design de Superfície para cerâmicas utilitárias. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ruana Raiela Pizzolatto Rocha

MAROSO, E. E.;MELLO, C. I.; AQUISTAPASSE, L. R. L.. O onírico projetado: uma pesquisa em design de superfície para luminárias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Valquiria de Oliveira Navarro

MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.; AQUISTAPASSE, L. R. L.. Kultura Kustom como referência para o Design de Superfície. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Larissa Haygert Prado Gajardo

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; MINUZZI, R. F. B.. Design de Superfície: a marchetaria em uma visão contemporânea para aplicação em luminárias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Renato Kuhn

MINUZZI, R. F. B.;MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.. Narcisos contemporâneos: hibridações entre tradicional e digital como temática artística para Design de Superfície. 2017.

Aluno: Flávio Cornélio Fonseca

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; HIRATA, E.. Folhas dobradas: o Design de Superfície aplicado em luminárias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thaianne Moraes Barboza

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; FOLETTO, V. T.. Estamparia textil utilização da preferencia visual infantil e princípios do estilo kawaii para um jogo de cama. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Para Estamparia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carine Silva de Mello

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; FOLETTO, V. T.. O grafismo da década de 60 como referencia na criação de estampas para a ambientação de dormitórios. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Para Estamparia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bibiane Serra Goergen

AQUISTAPASSE, L. R. L.;MELLO, C. I.; HIRATA, E.. Tradição e inovação das rendas brasileiras às superficies contemporaneas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Para Estamparia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camile Weber Pires

AQUISTAPASSE, L. R. L.;MELLO, C. I.; HIRATA, E.. Estampa de chita - o floral e as superfícies texteis visando uma coleção de moda. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Para Estamparia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Susana de Jesus Soares

AQUISTAPASSE, L. R. L.;MELLO, C. I.; HIRATA, E.. As conchas marinhas brasileiras como referencial na criação de estampas texteis para lenços femininos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Para Estamparia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carine Mello

ROMANO, F.; MINUZZI, R. F. B.; FOLETTO, V. T.;MELLO, C. I.. O GRAFISMO DA DÉCADA DE 60 COMO REFERÊNCIA NA CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA A AMBIENTAÇÃO DE DORMITÓRIOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thaianne Moraes Barboza

ROMANO, F.; MINUZZI, R. F. B.; FOLETTO, V. T.;MELLO, C. I.. ESTAMPARIA TÊXTIL: UTILIZAÇÃO DA PREFERÊNCIA VISUAL INFANTIL E PRINCÍPIOS DO ESTILO KAWAII PARA UM JOGO DE CAMA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabrícia Cavichioli Braída

BERNARDI, G.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.; RAVANELLO, R. B.. Qual a melhor escolha: genêros textuais na Internet ou da Internet?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mara Nelcinda Forrati Pereira

BERNARDI, G.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.; RAVANELLO, R. B.. Percepção dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos, sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Educaçao. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ieda Romana Altermann Prodorutti

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. . Laboratórios de informática na educação infantil e em séries iniciais: desafios e conquistas em três escolas municipais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Aparecida Eliane dos Santos

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mônica Rosello Larrondo

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Projeto interdisciplinar desenvolvido na oitava série do ensino fundamental usando blog e jornal online. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Naila Cohen Pomnitz

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. O computador no universo infantil: inserção com alunos da modalidade de educação infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sustene Tezsele Marchesan

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Inclusão digital em escola rural através de jogos educacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiane Raquel Canton

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Dificuldades na inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patric da Silva Ribeiro

BERNARDI, G.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.; RAVANELLO, R. B.. Relato de experiência da capacitação de técnicos administrativos e docentes para uso do Moodle na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiane da Silva Montoli

BERNARDI, G.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.; RAVANELLO, R. B.. Webquests como estratégia didática: possíveis contribuições para a formação de professores. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Diane Spat Brondani

BERNARDI, G.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.; RAVANELLO, R. B.. Objetos de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Guiomar Cezar Cabral

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Os alunos da periferia e o uso de tecnologias em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogerio Tubias Schraiber

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. As tecnologias da informação na formação do arte/educador. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Taize de Andrade Machado Lopes

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vanessa Fantini

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lirane Nunes de Oliveira

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. O processo de ensino e de aprendizagem de deficientes visuais com o uso das TICs.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Claudia Fumaco Vitali

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BERNARDI, G.; RAVANELLO, R. B.. Blog: uma ferramenta de aprendizagem e interação no ensino da Língua Portuguesa Instrumental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Antonela Formentini Chiesa

AMADORI, M. P.MELLO, C. I.; BRONDANI, S. A.. Lençol absorvível para o processo de desfralde infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael de Melo Krug

MATTE, V. A.; BROD JUNIOR, M.;MELLO, C. I.. Personalidade Tipográfica: desenvolvimento de jogo de cartas temático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Leandro Neutzling Fraga

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; MATTE, V. A.. Organizador de louças com foco em Design Circular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Pedro Ernesto Silva Lameira

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; GLUFKE, R. M.. Kitbox: Projeto de um organizador de mesa para restaurantes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabrielle Pinto Borges

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.. Projetando para o mundo real: ferramentas de pesquisa e a experiência humana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gustavo Lago Quatrin

GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.. Design de interface: prototização de aplicativo para comércio de alimentos orgânicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Angela Nicole Lopez Ulloa

MATTE, V. A.;MELLO, C. I.; DALMAZZO, A. K.. Letras Capitulares Ilustradas ? Desenvolvimento de produtos em papel. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo Antonio Simon

GASPARETTO, D. A.; PEDROSO, D. D.;MELLO, C. I.. 5I`s VR: projetação de ferramenta VR para o acompanhamento do design de interfaces. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tayná Steiger Mai

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; CIDADE, M. K.. Design e economia circular: experimentações com polímero reciclado no projeto de organizadores de escritório. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vitória Bertoncello Barboza

MELLO, C. I.; CIDADE, M. K.; GASPARETTO, D. A.. Design e sustentabilidade ambiental: a reutilização da borracha como matéria-prima para o projeto de produtos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Natã da Silva

MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.; GLUFKE, R. M.. O Papa é Pop: aplicação do design emocional a um toy art. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paola Busanello Schramm

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; MATTE, V. A.. Design de comunicação: projeto de um site de confeitaria. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Larissa Vargas Teixeira

AMADORI, M. P.; GLUFKE, R. M.;MELLO, C. I.. Projeto de revestimento tridimensional com base no estudo dos biomas do território brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Caroline Lemos Machado

ODERICH, A. L.;MELLO, C. I.; BRONDANI, S. A.. Cerâmica contemporânea: desenvolvimento de uma linha de recipientes culinários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabriel da Cás Pereira

MATTE, V. A.;MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.. Estudo de Lettering para Estampas de Camisetas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nicolas de Almeida da Silva

GASPARETTO, D. A.; ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.. Design de interface e síndrome de burnout: prototipagem de um aplicativo para prevenção. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Natália Sarzi Ledur

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; BROD JUNIOR, M.. Design centrado no ser humano: uma abordagem metodológica para contextos de inovação social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: João Vitor de Mello Bedinot

GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.; MATTE, V. A.. Projeto de um aplicativo para comunicação na área de construção civil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduarda Olechak Castelli

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; MAGGIONI, F.. Neurodesign: uma perspectiva para Projetos dedicada à experiência humana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fellipe Dalcin Lacorte

GLUFKE, R. M.;MELLO, C. I.; CIDADE, M. K.. Processo de fabricação de modelos por manufatura aditiva com serragem em pó. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabrício Reguelin Auler

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. Emile: projeto de poltrona inspirada no design brasileiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Kevyann Rodrigues Camargo

CIDADE, M. K.; PALOMBINI, F. L.;MELLO, C. I.. Utilização da música, emoções e tecnologia computacional no desenvolvimento de joias contemporâneas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raquel Elise de Moraes

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; BRONDANI, S. A.. Projeto de produto voltado para a prática do hipismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Caroline Piecha Motta

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; CIDADE, M. K.. A representação do movimento Art Nouveau em uma coleção de adornos para o cabelo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raquel Bottino Pivetta

ROMANO, F. V.; BATTISTELLA, L. F.;MELLO, C. I.. A gestão da imagem profissional para desenhistas industriais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Kamila Roberti

SILVA, R. S.;MELLO, C. I.; LEMOS, C. F.. Universo Batman aplicado a utensílios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jakson Canzian Piovesan

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; FARIAS, S.. Usabilidade e design emocional aplicado ao mobiliário de um container adaptado para morada de estudantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Caroline Pereira Dias

SILVA, R. S.; CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; ROMANO, F. V.. Brasilidade: uma aplicação do conceito de joias de vestir. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ivi Pivetta Viero

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; PALOMBINI, F. L.. Design de joias modulares: Monte Você Mesmo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda Marchi do Amaral

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; PALOMBINI, F. L.. Utilização e valorização do mármore como gema em uma coleção de joias.... 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jéssica Maier Pinto

BROD JUNIOR, M.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. Fator ecológico aplicado ao projeto de embalagens para produtos cosméticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nathalia Beltrame

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; BATTISTELA, A. L. H. T.. Design e deficiencia visual: projeto de brinquedo multisensorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Catherine Ribeiro Rosa

ROMANO, F.; BATTISTELA, A. L. H. T.; BROD JUNIOR, M.;MELLO, C. I.. Design no ambiente hospitalar: mesa para múltiplas atividades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marianna Caroline Zanini Dutra

ROMANO, F.; HOELZEL, C. G. M.;MELLO, C. I.. Gestão do design em um indústria de confecção de Santa Maria: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mateus Mariani de Souza

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. Design de produto orientado aos sentidos: despertador multissensorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clariana Melchior Bordigno

BROD JUNIOR, M.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. Embalagem de bomboms reutilizável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carolina Benetti Rossato

ROSA, S. M.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. A década de 1970 como referência na criação de bolsa de mão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Carolina Fabricio da Rocha Santos

GLUFKE, R. M.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.. Proposta de fralda infantil com enfase em design sustentável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Caroline Muller

HOELZEL, C. G. M.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. A sustentabilidade no design de joias: processo de desenvolvimento a partir da reutilização de componentes eletroeletrônicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Francini Sagrilo Monteiro

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; GLUFKE, R. M.. O uso da madeira de demolição projeto de um rack inspirado no Streamlining. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosimeri Franck Pichler

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; GLUFKE, R. M.. Identidade cultural gaúcha aplicada no desenvolvimento de uma linha de luminárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Monique Pegoraro

ROMANO, F.; HOELZEL, C. G. M.;MELLO, C. I.. Projeto de suporte para portáteis destinado a locais de convivência: uma contribuição do design para uma pequena empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CAMILA CALHEIRO DE MATTOS

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; HOELZEL, C. G. M.. PROJETANDO O SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO DO DESIGN PARA O CICLO DE VIDA EM UM SET DE MÓVEIS PARA PUB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Naieni Ferraz

MATTE, V.; SOARES, H.;MELLO, C. I.. TIPOGRAFIA E HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE AS REVOLUÇÕES ESTÉTICAS NO DESENHO DA LETRA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Greice Secretti Bertoncello

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; PEREIRA, L.. BISCOITOS PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DESIGN DE PRODUTO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cássio Rodrigues

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. REFLEXÕES ACERCA DO MÉTODO DE TRABALHO DO DESIGNER APLICADAS AO PROJETO DE UMA BOLSA MASCULINA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruna Haesbaert Dipp

ROMANO, F.;MELLO, C. I.; HOELZEL, C. G. M.. DESIGN EMOCIONAL APLICADO AO PROJETO DE UM LIQUIDIFICADOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Giosepe Celuppi Dal Vesco

HOELZEL, C. G. M.; ODERICH, A. L.;MELLO, C. I.. DESIGN DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA PARA MOTOBOYS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adrienne P

MATTE, V.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. Reyes.PROJETO GRÁFICO PARA DISCO DE VINIL COM TEMÁTICA ROCK?N ROLL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BRONDANI, S. A.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. DESIGN INCLUSIVO: PROJETO DE MOBILIÁRIO DE COZINHA PARA CADEIRANTES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lilia Temp Monteiro

HOELZEL, C. G. M.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. MALETA TÉRMICA PARA TRANSPORTE DE SANGUE, SEUS COMPONENTES E DERIVADOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roseane Santos da Silva

ROMANO, F.; BATTISTELA, A. L. H. T.; TONUS, D.;MELLO, C. I.. DESIGN SOCIAL: PROJETO DE TECNOLOGIA ASSISTIDA VOLTADO AO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bárbara Maciel Pereira

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; ROMANO, F.. MOBILIÁRIO URBANO: CONTEMPORANEIDADE E REVITALIZAÇÃO EM UMA NOVA PROPOSTA DE BANCO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ricardo Ferrari Trevisan

BRONDANI, S. A.; ROMANO, F.;MELLO, C. I.. SOFÁS LUMINUS: INTEGRANDO LUZ AO MOBILIÁRIO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruna Fagundes de Ávila

BRONDANI, S. A.; PALMA, L. E.;MELLO, C. I.. O IDEAL PROPOSTO PARA A CONDIÇÃO DO BANHO EM IDOSOS NO LAR DAS VOVOZINHAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andressa Machado Ceretta

HOELZEL, C. G. M.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. O DESIGN LÚDICO NA PEDIATRIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Natália Debeluck Plentz

MELLO, C. I.; ROMANO, F.; HOELZEL, C. G. M.. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DESIGN PARA O CICLO DE VIDA NO PROJETO DE VESTUÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: José Fernando Sousa

HOELZEL, C. G. M.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. DESIGN E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: PROJETO DE CENOGRAFIA PARA VÍDEO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). 2023. Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADE, M. K.; GLUFKE, R. M.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Amanda Melchiors. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

GLUFKE, R. M.;MELLO, C. I.; DALMAZZO, A. K.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Cézar Oliveira de Almeida. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

MATTE, V.;MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Laura de Aguiar Müller. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; MATTE, V. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Leandro Neutzling Fraga. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; BROD JUNIOR, M.; MATTE, V. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Natália Sarzi Ledur. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; MATTE, V. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Paola Busanello Schramm. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de William Andreatta. 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). 2022. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.; GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Lucas Marafiga. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; ROMANO, F. V.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Natã da Silva. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

MATTE, V.; BROD JUNIOR, M.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Gabriel Da Cás Pereira. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; ROMANO, F. V.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Ana Carolina Souza de Almeida. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; CIDADE, M. K.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Danielly da Fonseca Pivoto. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

BRONDANI, S. A.; MATTE, V.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Luana Visentini. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

GASPARETTO, D. A.; ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Nicolas de Almeida da Silva. 2021. Universidade Federal de Santa Maria.

GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.; MATTE, V.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de João Victor de Mello Bedinot. 2020. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Fernanda Silva de Oliveira. 2019. Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; BRONDANI, S. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Amanda Marchi do Amaral. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; BRONDANI, S. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Kevyann Rodrigues. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora da 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Processo de seleção virtual. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora da 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Processo de seleção presencial. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

MINUZZI, R. F. B.; ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; FINGER, M. M.. Comissão Examinadora - Seleção 2018 do Curso de Especialização em Design de Superfície - PGDS. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; SILVA, R. S.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Caroline Piecha Motta. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; BROD JUNIOR, M.. Seleção Pública de Professor Substituto na Área de Desenho Industrial/Programação Visual. Edital 192/2017. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.;MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Raquel Bottino Pivetta. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

ROMANO, F. V.; GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Laís Vignoles Neves. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

GASPARETTO, D. A.;MELLO, C. I.; MATTE, V.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Andressa Peruchena. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; CIDADE, M. K.; ODERICH, A. L.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Kamila Roberti. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; LEMOS, C. F.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Jakson Piovesan. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; PALOMBINI, F. L.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Ivi Pivetta Viero. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora da 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Processo de seleção virtual. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; GASPARETTO, D. A.; SILVA, R. S.. Comissão de Ingresso e Reingresso do curso de Desenho Industrial. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

CIDADE, M. K.;MELLO, C. I.; SILVA, R. S.. Banca Examinadora de Estágio Supervisionado de Gabriele Pfeifer Betat. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; GLUFKE, R. M.. Comissão de Ingresso e Reingresso do curso de Desenho Industrial. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.; BRONDANI, S. A.; BIZZI, L.; SOUZA, M. M.; ABREU, M. N.. Comissão Eleitoral do Curso de Desenho Industrial. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

ODERICH, A. L.;MELLO, C. I.; ANDRE,; ROSA, S. M.. Comissão de Ingresso e Reingresso do curso de Desenho Industrial/Projeto de Produto. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora do 3 Fórum Extensão Conta da 25ª Jornada Acadêmica Integrada. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

MELLO, C. I.. Avaliadora de trabalhos da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

BRONDANI, S. A.;MELLO, C. I.; DALMAZZO, A. K.. Seleção Pública de Professor Substituto na Área de Desenho Industrial - Desenho, Gravura, História da Arte e Teoria da Cor - Portaria 015/2010/CAL/UFSM. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

Comissão julgadora das bancas

Sergio Antonio Brondani

BRONDANI, Sergio A.; RUPPENTHAL, J. E.; OLIVEIRA, J. H. R.. ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SETOR MOVELEIRO DE SANTA MARIA SOB UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria.

Sergio Antonio Brondani

MELLO, Carolina Iuva de;BRONDANI, Sergio A.; BARCELOS, J. L. P.; PEREIRA, L. L.. Ação de conceitos de sustentabilidade ecológica no projeto de uma cadeira residencial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Franciscana.

Maria Catarina Chitolina Zanini

FROELICH, José Marcos; TEDESCO, João Carlos; Marin, Joel B.; BELAS, Carla Arouca;ZANINI, Maria Catarina Chitolina. Território feito á mão: artesanato enquanto expressão de identidade territorial. 2016. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Leandro Lopes Pereira

BARCELOS, Jorge; BRONDANI, Sergio Antonio;PEREIRA, Leandro. L.. Ação de conceitos de sustentabilidade ecológica no projeto de uma cadeira residencial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Franciscano.

JOSÉ MARCOS FROEHLICH

FROEHLICH, JOSÉ MARCOS; BELAS, C. A.; TEDESCO, J. C.; ZANINI, M. C.; MARIN, J. B.. Território feito à mão: Artesanato e Identidade Territorial no Rio Grande do Sul. 2016. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

JOSÉ MARCOS FROEHLICH

FROEHLICH, J. M.; BELAS, C. A.; MARIN, J. B.; TEDESCO, J. C.; ZANINI, M. C.. Território feito à mão: o artesanato enquanto expressão de identidade territorial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em EXtensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Janis Elisa Ruppenthal

RUPPENTHAL, J. E.; BRONDANI, S. A.; OLIVEIRA, João Helvio Righi de. Análise do processo de desenvolvimento de produtos do setor moveleiro de Santa Maria sob uma perspectiva ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Universidade Federal de Santa Maria.

Jorge Luís Pacheco Barcelos

BARCELOS, J. L. P.; BRONDANI, Sérgio Antônio; PEREIRA, Leandro Lopes. Ação de Conceitos de Sustentabilidade Ecológica no projeto de uma cadeira residencial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Franciscano.

Joel Orlando Bevilaqua Marin

Froehlich, J. M.;MARIN, J. O. B.; ZANINI, Maria Catarina Chitolina; TEDESCO, J. C.; BELAS, C. A.. Território feito à mão: artesanato e identidade territorial no Rio Grande do Sul. 2016. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Orientou

Larissa Dornelles Schiar

Design e envelhecimento populacional: projeto de um aparador de unhas; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Lorenzo Sangoi Cirolini

Projeto de utensílio para a jardinagem doméstica; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Gabriel Vianna

Design invisível: percepção e sentidos; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Luize Brum Genro

Joias inspiradas no patrimônio arquitetônico da Vila Belga; 2023; Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Carolina Iuva de Mello;

Marina Fernandes Rodrigues

Virando latas e colorindo superfícies: projeto de estampas têxteis inspiradas em cães sem raça definida; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Amanda da Silveira Bairros

Arquitetura Art Déco em Santa Maria: design de superfície para cerâmicas utilitárias; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Valquiria de Oliveira Navarro

Kultura Kustom como referência para o Design de Superfície; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Claudia Fumaco Vitali

Blog: uma ferramenta de aprendizagem e interação no ensino da Língua Portuguesa Instrumental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Lirane Nunes de Oliveira

O processo de ensino e de aprendizagem de deficientes visuais com o uso das TICs; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Vanessa Fantini

Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Taize de Andrade Machado Lopes

Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Rogerio Tubias Schraiber

As tecnologias da informação na formação do arte/educador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Guiomar Cezar Cabral

Os alunos da periferia e o uso de tecnologias em sala de aula; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TIC's aplicadas à Educação - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Leandro Neutzling Fraga

Organizador de louças com foco em Design Circular; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Pedro Ernesto Silva Lameira

Kitbox: Projeto de um organizador de mesa para restaurantes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natã da Silva

O Papa é Pop: aplicação do design emocional a um toy art; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natália Sarzi Ledur

Design e inovação social; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Ana Carolina Souza de Almeida

Internet das Coisas: Projeto de um Gato-Robô; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Eduarda Olechak Castelli

Neurodesign: uma perspectiva para Projetos dedicada à experiência humana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Tayná Steiger Mai

Design e economia circular: experimentações com polímero reciclado no projeto de organizadores de escritório; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Vitória Bertoncello Barboza

Design e sustentabilidade ambiental: a reutilização do pneu como matéria-prima para o projeto de produtos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Raquel Elise de Moraes

Projeto de Produto voltado ao Hipismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Nathalia Beltrame

Design e deficiência visual: projeto de brinquedo inclusivo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Rosimeri Franck Pichler

Identidade cultural gaúcha aplicada no desenvolvimento de uma linha de luminárias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Francini Sagrilo Monteiro

O uso da madeira de demolição no design - projeto de um rack inspirado no streamlining; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Júlia Copetti

A multifuncionalidade aplicada ao mobiliário da Casa do Estudante Universitário II da UFSM; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Pablo Herzog

Redesign do carrinho de supermercado com base no design emocional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Danieli Nejeliski

Design e agricultura: projeto de uma estrutura para cultivo protegido; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Stevan Cardozo Gomes

A indumentária gaúcha representada através da lingerie; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natália Debeluck Plentz

Aplicação da Ferramenta Design para o Ciclo de Vida no Projeto de Vestuário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Camila Mattos

Utilização da Análise do Ciclo de Vida no projeto de um mobiliário para bar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Larissa Vargas Teixeira

Design para a Inovação Social: ações de valorização da identidade territorial e do patrimônio cultural de Comunidades Remanescentes Quilombolas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão - FIEX/UFSM; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Gabrielle Pinto Borges

Design para a Inovação Social: ações de valorização da identidade territorial e do patrimônio cultural de Comunidades Remanescentes Quilombolas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão - FIEX/UFSM; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Eduardo Sendkto

Cultura, Identidade e Território: contribuições teóricas para a prática projetual; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Jéssica de Souza Pinheiro

Economia Criativa e Identidade Territorial: Projeto de produtos para a valorização de singularidades territoriais; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Mateus Moura Brikalski

Economia Criativa e Identidade Territorial: Projeto de produtos para a valorização de singularidades territoriais; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Elenice Lopes

Design e território - valorização territorial através do design associado ao artesanato; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Carolina Muller

Design Social - geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Rosimeri Pichler

Design Social - geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Jéssica Maier Pinto

Design Social - geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Regina Weber

Design Social - geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Nathalia Beltrame

Design Social - geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natália Debeluck Plentz

Aplicação da ferramenta Design para o Ciclo de Vida no projeto de vestuário; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Tatiana Eder da Rocha Lago

Estudos de novos materiais para o setor moveleiro visando a sustentabilidade ambiental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

José Fernando Oliveira Souza

Desenvolvimento de Cenário para Estúdio da TV Campus UFSM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Eduarda Olechak Castelli

Estágio supervisionado; 2023; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Joao Victor Setti Ghedini

Estágio supervisionado; 2023; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Leandro Neutzling Fraga

Estágio supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natália Sarzi Ledur

Estágio supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Ana Carolina Souza de Almeida

Estágio supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Natã da Silva

Estágio supervisionado; 2020; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Raquel Elise de Moraes

Estágio supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Kamila Roberti

Estágio supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Carolina Iuva de Mello;

Foi orientado por

JOSÉ MARCOS FROEHLICH

Território feito à mão: Artesanato e Identidade Territorial no Rio Grande do Sul; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: José Marcos Froehlich;

Janis Elisa Ruppenthal

Análise do processo de desenvolvimento de produtos do setor moveleiro de Santa Maria sob uma perspectiva ambiental; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Janis Elisa Ruppenthal;

Produções bibliográficas

  • BARBOZA, V. B. ; MELLO, C. I. . Design e território: uma análise bibliométrica. REVISTA O QI , v. 12, p. 1-10, 2023.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Território feito à mão: o artesanato como expressão identitária em Comunidades Remanescentes Quilombolas. TESSITURAS: REVISTA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA , v. 10, p. 73-96, 2022.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, JOSÉ MARCOS . Hibridação e tradução cultural em tempos de globalização: reflexões sobre o artesanato contemporâneo em perspectiva territorial. POLIS (SANTIAGO. EN LÍNEA) , v. 20, p. 203-222, 2021.

  • MELLO, C. I. ; AMADORI, M. P. . Design e Artesanato: Ações para a valorização identitária da Vila Belga. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 25, p. 137-150, 2021.

  • BAIRROS, A. S. ; MELLO, C. I. . Coleção Santa Déco: patrimônio edificado como referência criativa para o design de superfície. Plural Design , v. 4, p. 29-38, 2021.

  • CINTRA, L. S. K. ; MATTE, V. ; MELLO, C. I. . Percepção e construção da forma no desenho de tipos e artefatos. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 25, p. 218-231, 2021.

  • MORAES, R. E. ; MELLO, C. I. . Design no Esporte: Desenvolvimento de Utensílio para a Prática do Hipismo com Foco na Ergonomia. Human Factors in Design , v. 10, p. 3-22, 2021.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Identidade territorial e visibilidade midiática: o artesanato no Caderno Quarta Colônia. INTERAÇÕES , v. 20, p. 769, 2019.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . O bem que falta na cesta: o artesanato no território Quarta Colônia, RS. Estudos Sociedade e Agricultura , v. 27, p. 282, 2019.

  • CERETTA, C. C. ; MELLO, C. I. ; SANTOS, N. R. Z. . Cultural Heritage and Rural Development: Implications for Rural Advisory Services Practice. Rosa dos Ventos , v. 8, p. 1-14, 2016.

  • MELLO, C. I. ; CERETTA, C. C. . O souvenir artesanal e a promoção da imagem do lugar turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo (En Línea) , v. 24, p. 188-204, 2015.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Identidade territorial e artesanato com porongo na região central do RS ? A noção de circuito espacial produtivo e suas possibilidades no âmbito do turismo. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 11, p. 170-191, 2015.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Artesanato tradicional e desenvolvimento territorial no Brasil ? uma análise do estado da arte. ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 39, p. 150-182, 2015.

  • MELLO, C. I. . O artesanato rural na dinâmica do desenvolvimento territorial ? entre a preservação e a comercialização. REVISTA IDEAS (ONLINE) , v. 9, p. 103-140, 2015.

  • BATTISTELLA, L. F. ; Grohmann, M. Z. ; MELLO, C. I. . Las políticas de bienestar: modelo de Ahmed y Jackson en el contexto brasileo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niez y Juventud , v. 12, p. 659-673, 2014.

  • NEJELISKI, D. ; MELLO, C. I. . Design e agricultura familiar: proposta de estrutura para cultivo protegido. INTERAÇÕES (UCDB) , v. 14, p. 53-62, 2013.

  • BATTISTELLA, L. F. ; Grohmann, M. Z. ; MELLO, C. I. ; RADONS, D. L. . Consumo ecocológico entre as mulheres: análise de antecedentes. RGO. Revista de Gestão Organizacional (UNOCHAPECÓ. Impresso) , v. 6, p. 42-55, 2013.

  • PICHLER, R. F. ; MELLO, C. I. . O design e a valorização da identidade local. Revista Design & Tecnologia , v. 2, p. 1-9, 2012.

  • LOPES, T. A. M. ; MELLO, C. I. . Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação. Vidya (Santa Maria. Impresso) , v. 31, p. 77-90, 2011.

  • MELLO, C. I. ; PICHLER, R. F. ; MULLER, C. ; ROMANO, F. ; BATTISTELLA, L. F. . Projeto Design Social: geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato. Inclusão Social (Online) , v. 5, p. 106-113, 2011.

  • FROEHLICH, J. M. (Org.) ; MELLO, C. I. (Org.) . Artesanato e identidade territorial: manifestações e estudos no Brasil meridional. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2021. 219p .

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, JOSÉ MARCOS . Design e inovação social: valorização da identidade territorial de comunidades remanescentes quilombolas. In: Geísa Gaiger de Oliveira; Gustavo Javier Zani Núez; Jaire Ederson Passos. (Org.). Design em pesquisa: volume 5. 1ed.Porto Alegre: Marcavisual, 2023, v. 5, p. 295-309.

  • MELLO, C. I. . Design e artesanato no Distrito Criativo: ações extensionistas para a valorização da Vila Belga. In: Flavi Ferreira Lisbôa Filho; Rodrigo Décimo; Hélio Hey; Vera Lucia Portinho Vianna; Ana Paula Perlin. (Org.). UFSM no Distrito Criativo. 1ed.Santa Maria: UFSM, Pró-Reitora de Extensão, 2023, v. 1, p. 207-226.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Hibridação e tradução cultural no artesanato contemporâneo: Artesanato do Mar de Dentro. In: José Marcos Froehlich; Carolina Iuva de Mello. (Org.). Artesanato e identidade territorial: manifestações e estudos no Brasil meridional. 1ed.Curitiba: Editora Appris, 2021, v. 1, p. 51-76.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . O bem que falta na cesta: artesanato no território da Quarta Colônia. In: José Marcos Froehlich; Carolina Iuva de Mello. (Org.). Artesanato e identidade territorial: manifestações e estudos no Brasil meridional. 1ed.: , 2021, v. 1, p. 187-213.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Artesanato e identidade territorial: o caso da Costa Doce. In: Cesar De David e Daiane Loreto de Vargas. (Org.). Saberes tradicionais e artesanato: expressões culturais do campo brasileiro. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2018, v. 1, p. 141-156.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Turismo e artesanato de matriz identitária territorial ? a configuração do circuito espacial produtivo do artesanato com porongo em Santa Maria, RS. In: ELESBÃO, Ivo; TRAVERSO, Luciana Davi; PONS, Mônica. (Org.). Artesanato e Agroindústria Familiar Vinculados ao Turismo. 1ed.Santa Maria: CESMA, 2014, v. , p. 103-124.

  • LEDUR, N. S. ; MELLO, C. I. . Design Centrado no Ser Humano para a Inovação Social. In: ENSUS 2023 ? XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2023, Florianópolis. Anais do ENSUS 2023 ? XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2023.

  • MAI, TAYNÁ STEIGER ; PALHANO, ANA PAULA ; PALOMBINI, FELIPE LUÍS ; MELLO, CAROLINA IUVA DE . Design and circular economy: studies and experiments with polymer recycling. In: SDS 2023 IX SIMPÓSIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 2023, Florianópolis. ANAIS SDS 2023, 2023. p. 637.

  • CASTELLI, E. O. ; CHRISTO, J. M. A. ; MELLO, C. I. . Design e território: Projeto de jogo de xadrez inspirado em pássaros que nidificam no território central do Rio Grande do Sul. In: Plural Design, 2023, Joinville. Anais do Plural Design 2023, 2023.

  • TEIXEIRA, L. V. ; BORGES, G. P. ; MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Design, identidade e território: relato de uma ação extensionista em Comunidades Remanescentes Quilombilas. In: X Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2021, Santa Cruz do Sul. Anais do X Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2021.

  • BARBOZA, V. B. ; TEIXEIRA, L. V. ; LEDUR, N. S. ; MELLO, C. I. . Design e inovação social: um estudo bibliométrico. In: Plural Design 2020, 2020, Joinville. Anais do Plural Design 2020, 2020.

  • BAIRROS, A. S. ; MELLO, C. I. . Coleção Santa Déco: patrimônio edificado como referência criativa para o design de superfície. In: Plural Design 2020, 2020, Joinville. Anais do Plural Design 2020, 2020.

  • VIERO, H. P. ; LEDUR, N. S. ; MELLO, C. I. . Ludo Cósmico: Uma solução em Upcycling. In: VII ENSUS ? Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2019, Florianópolis. Anais do VII ENSUS ? Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2019.

  • SANTOS, C. B. ; MELLO, C. I. ; SILVA, R. S. . ECOnomiza: projeto de um chuveiro sustentável. In: Fórum Internacional Ecoinovar, 2019, Santa Maria, RS. Anais do 8 Fórum Internacional Ecoinovar, 2019.

  • BORGES, GABRIELLE PINTO ; MELLO, CAROLINA IUVA ; FROEHLICH, JOSÉ MARCOS . Design para a inovação social: ações de valorização da identidade territorial e cultural de comunidades remanescentes quilombolas. In: 7 Simpósio Design Sustentável, 2019, São Paulo. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 99.

  • CINTRA, L. S. K. ; PIVOTO, D. F. ; ULLOA, A. N. L. ; MELLO, C. I. . Desenho Industrial + Grfe UFSM: aprendizagem baseada em projetos. In: 3 Encontro Compartilhando Saberes, 2019, Santa Maria. Anais do 3 Encontro Compartilhando Saberes, 2019.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Reflexões sobre hibridação cultural e identidade territorial no artesanato contemporâneo. In: X Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología Rural - ALASRU, 2018, Montevidéu, Uruguai. Anais do X Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología Rural - ALASRU "Ruralidades en América Latina: convergencias, disputas y alternativas en el siglo XXI", 2018.

  • MELLO, C. I. ; SENDTKO, E. R. S. ; LACORTE, F. D. . Design para o meio ambiente: uma busca por alternativas sustentáveis. In: 7 Fórum Internacional Ecoinovar, 2018, Santa Maria. Anais do 7 Fórum Internacional Ecoinovar, 2018.

  • CINTRA, L. S. K. ; PIVOTO, D. F. ; CASTELLI, E. O. ; BORGES, G. P. ; MELLO, C. I. . Desenho Industrial + Grfe UFSM: aprendizagem baseada em projetos. In: 2 Compartilhando Saberes, 2018, Santa Maria. Anais do 2 Compartilhando Saberes, 2018.

  • FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. ; CONCATO, A. . Artesanato e Identidade Territorial na Quarta Colônia. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 2016, Maceió-AL. Anais do 54 Congresso da SOBER, 2016. v. 1. p. 1-20.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Artesanato enquanto expressão de identidade territorial: o caso da Costa Doce. In: 53 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa. Anais do 53 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Artesanato tradicional rural e desenvolvimento territorial no Brasil - uma análise do estado da arte. In: IX Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología Rural - ALASRU, 2014, Cidade do México. Memorias del IX Congreso de La Asociación Latinoamericana de Sociología Rural - ALASRU: sociedades rurales latinoamericanas - diversidades, contrastes y alternativas. Cidade do México: ALASRU-UACM, 2014.

  • FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. . Identidade territorial e artesanato com porongo na região central do RS ? a noção de circuito espacial produtivo e suas possibilidades no âmbito do turismo. In: 51 Congresso da SOBER ? Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013, Belém. Anais do 51 Congresso da SOBER, 2013.

  • MELLO, C. I. ; BATTISTELLA, L. F. ; LEAL, C. Z. . Uma análise bibliométrica das publicações envolvendo sustentabilidade, design e consumo. In: 10 P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís - MA. Anais do 10 P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

  • PICHLER, R. F. ; MELLO, C. I. . O desenvolvimento de produtos contemporâneos com potencial identitário. In: IDEMi 2012 - II Conferência Internacional da Integração do Design, Engenharia e Gestão para Inovação, 2012, Florianópolis - SC. Anais do IDEMi 2012, 2012.

  • RUE, N. L. ; CARAZZO, A. N. ; MELLO, C. I. . Análise bibliométrica das publicações sobre design social. In: Gampi Plural'12, 2012, Joinville. Anais Gampi Plural'12, 2012.

  • RUE, N. A. L. ; CARAZZO, A. N. ; MELLO, C. I. . Uma análise bibliométrica envolvendo o termo design social. In: Gampi Plural, 2012, Joinville. Anais do Gampi Plural, 2012.

  • BATTISTELLA, L. F. ; Grohmann, M. Z. ; CASASOLA, F. P. ; MELLO, C. I. . Consumo ecológico entre as mulheres: análise de antecedentes. In: XIV SemeAd, 2011, São Paulo SP. Anais do XIV SemeAd - Ensino e Pesquisa em Administração 2011, 2011.

  • VELTER, A. N. ; BATTISTELLA, L. F. ; MELLO, C. I. . Um Estudo dos Determinantes ao Comportamento de Compra Pró-Ambiental de Professores Universitários. In: XXXV Encontro da ANPAD (EnAnpad), 2011, Rio de Janeiro / RJ. Anais do XXXV Encontro da ANPAD (EnAnpad), 2011.

  • PICHLER, R. F. ; MULLER, C. ; MELLO, C. I. . Design para inovação social e resgate cultural através de uma experiência extensionista. In: 3 Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (III SBDS), 2011, Recipe / PE. Anais ISSD-SBDS 2011, 2011.

  • MELLO, C. I. ; MULLER, C. ; ROMANO, F. ; BATTISTELLA, L. F. ; PICHLER, R. F. . Projeto Vila Jardim ? o design social participativo valorizando a cultural local. In: 8 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. Anais do CBGDP 2011, 2011.

  • MELLO, C. I. ; GOMES, C. M. ; PICHLER, R. F. . Design para inovação social: união entre universidade e sociedade. In: 8 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. Anais do CBGDP 2011, 2011.

  • LAGO, T. E. R. ; RIBEIRO, M. R. ; MELLO, C. I. ; ROMANO, F. ; BRONDANI, S. A. . Estudo do papelão como material alternativo para o design de móveis. In: 2° Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (II SBDS), 2009, São Paulo. Anais do 2° Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (II SBDS), 2009.

  • MELLO, C. I. ; RUPPENTHAL, J. E. ; BRONDANI, S. A. ; ROMANO, F. . A perspectiva ambiental no processo de desenvolvimento de produtos: uma análise do setor moveleiro de Santa Maria. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . A sustentabilidade ambientaI no desenvolvimento de produtos repensando os processos e sub-produtos. In: VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008, Porto Alegre. Anais do VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Barreiras e oportunidades para a inclusão da questão ambiental no setor moveleiro. In: VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008, Porto Alegre. Anais do VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Proposta de utilização da estratégia PSS para embalagens retornáveis um estudo de caso. In: VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008, Porto Alegre. Anais do VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; BRONDANI, S. ; RUPPENTHAL, J. E. . A Preocupação com a Questão Ambiental Através do Design para o ciclo de vida: projeto de uma cadeira residencial. In: 1 Encontro de sustentabilidade em projeto do Vale do Itajaí, 2007, Balneário Camboriú. Anais do ENSUS 2007, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; RUPPENTHAL, J. E. ; HOFFMANN, R. . Racionalização energética nas empresas através do aproveitamento dos recursos naturais como ferramenta de competitividade. In: 1 Encontro de sustentabilidade em projeto do Vale do Itajaí, 2007, Balneário Camboriú. Anais do ENSUS 2007, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; RUPPENTHAL, J. E. ; HOFFMANN, R. . Óleos comestíveis: o rótulo das embalagens como ferramenta informativa da correta destinação pós-uso. In: 1 Encontro de sustentabilidade em projeto do Vale do Itajaí, 2007, Balneário Camboriú. Anais do ENSUS 2007, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . Uma abordagem técnica, econômica e ambiental de fontes potenciais para a produção de biodiesel. In: 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007, Varginha. Anais do 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; RUPPENTHAL, J. E. ; HOFFMANN, R. . A correta destinação do óleo de fritura pós-uso e a responsabilidade ambiental das empresas fabricantes. In: 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007, Varginha. Anais 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . A questão ambiental nas micro e pequenas indústrias moveleiras. Possibilidade ou utopia?. In: II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007, Porto Alegre. Anais do II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . O papel do designer na implantação da logística reversa na indústria moveleira. In: II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007, Porto Alegre. Anais do II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; HOFFMANN, R. . Fontes potenciais para a produção de biodiesel: uma abordagem técnica, econômica e ambiental. In: II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007, Porto Alegre. Anais do II Seminário sobre Tecnologias Limpas, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Possibilidades de Inclusão da Variável Ambiental na Indústria Moveleira Através do Projeto de Produtos. In: XIV SIMPEP, 2007, Bauru. Anais do XIV SIMPEP, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Logística Reversa na Indústria Moveleira da Região Central do Rio Grande do Sul: Barreiras e Oportunidades. In: XIV SIMPEP, 2007, Bauru. Anais do XIV SIMPEP, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, M. ; MAYER, F. D. ; HOFFMANN, R. . Fontes Não Convencionais Para a Produção de Biodiesel: Uma Abordagem Técnica, Econômica e Ambiental. In: XIV SIMPEP, 2007, Bauru. Anais do XIV SIMPEP, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Vantagens ambientais no uso da estratégia PSS na indústria moveleira de Santa Maria, Rio Grande do Sul.. In: 1 Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2007, Curitiba. Anais do 1 Simpósio Brasileiro de Design Sustentavel, 2007.

  • CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . Analyzes of the used fried oil under environmental perspective and its possibilities for production of biodiesel. In: 2nd International Congress University-Industry Cooperation (UNINDU 2007), 2007, Perugia, Itália. 2nd International Congress University-Industry Cooperation (UNINDU 2007), 2007.

  • TEIXEIRA, L. V. ; MELLO, C. I. . Comunidades criativas e o designer como mediador social. In: 10 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2021, Curitiba. Anais do 10 Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2021.

  • TEIXEIRA, L. V. ; MELLO, C. I. . Design e Inovação Social: Panorama dos Projetos de Extensão Registrados no SIGProj. In: V Congresso de Extensão da AUGM, 2021, Santa Maria. Anais do V Congresso de Extensão da AUGM, 2021.

  • TEIXEIRA, L. V. ; BARBOZA, V. B. ; MELLO, C. I. . O designer como um mediador social no desenvolvimento participativo em comunidades criativas. In: VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. Anais do VII Congresso de Extensão e Cultura, 2020.

  • MELLO, C. I. ; SENDTKO, E. R. S. ; MULLER, L. A. ; ALMEIDA, A. C. S. ; MENDES, I. O. . Cultura, Identidade e Território: projeto Vila Belga. In: 13 Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville. Anais do 13 Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018.

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Artesanato e Identidade Territorial. In: Colóquio Ibérico de Estudos Rurais - XI CIER, 2016, Vila Real, Portugal. Book of Proceedings XICIER2016, 2016. v. 1. p. 522-528.

  • BARIQUELO, P. C. ; MELLO, C. I. . Design e turismo: o souvenir na construção da imagem identitária de territórios. In: III Congresso Internacional de História, 2023, Santa Maria. Anais do III Congresso Internacional de História, 2023.

  • GOULART, S. ; MELLO, C. I. . Design e território: os artefatos como ativadores da memória de um lugar. In: III Congresso Internacional de História, 2023, Santa Maria. Anais do III Congresso Internacional de História, 2023.

  • MELLO, C. I. ; BARIQUELO, P. C. ; GOULART, S. ; WILLIE, D. N. . Design, território e souvenir. In: II Colóquio Design e Memória, 2023, Belo Horizonte. Anais do II Colóquio Design e Memória, 2023.

  • BARIQUELO, P. C. ; GOULART, S. ; WILLIE, D. N. ; MELLO, C. I. . Design, identidade e território: promovendo a valorização de identidades territoriais. In: 38ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - 18 Salão de Extensão, 2023, Santa Maria. Anais da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2023.

  • MOGI, J. S. C. ; ALBIEIRO, L. M. ; SOARES, V. C. S. ; CHRISTO, J. M. A. ; MELLO, C. I. . Natureza brincante: design de jogos para a educação ambiental e patrimonial. In: 38ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - 18 Salão de Extensão, 2023, Santa Maria. Anais da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2023.

  • BRITO, E. L. ; MELLO, C. I. . Redesenho de uma cafeteira a pressão Moka: uma caracterização centrada na experiência do usuário. In: 38ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - 38 Salão de Iniciação Científica, 2023, Santa Maria. Anais da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2023.

  • MARTINELLI, G. ; LEDUR, N. S. ; HUBNER, J. ; BORGES, G. P. ; MELLO, C. I. . Contribuições do design para a valorização da identidade territorial e cultural de comunidades quilombolas rurais. In: 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2019, Santana do Livramento RS. Anais do 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2019.

  • SANTOS, C. B. ; SILVA, R. S. ; MELLO, C. I. . ECOnomiza: o projeto de um chuveiro sustentável. In: 13 Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville. Anais do 13 Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018.

  • SENDTKO, E. R. S. ; MELLO, C. I. . Projeto Cultura, Identidade e Território. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. Anais do 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018.

  • BORGES, G. P. ; CASTELLI, E. O. ; PIVOTO, D. F. ; CINTRA, L. S. K. ; MELLO, C. I. . Projeto Organizadores. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. Anais do 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018.

  • PINHEIRO, J. S. ; MELLO, C. I. . Economia Criativa e Identidade Territorial: Projeto de produtos para a Grife da UFSM. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. Anais do 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018.

  • BRIKASLKI, M. ; MELLO, C. I. . Projeto de Inovação Tecnológica AGITTEC - Design de novos produtos. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. Anais do 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018.

  • HUBNER, J. ; FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. . Artesanato e cultura: expressões de identidade territorial na Costa Doce e Quarta Colônia no Rio Grande do Sul. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. Anais do 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2018.

  • CONCATO, A. ; FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. . Narrativas de construção e projeção identitária: o artesanato no Caderno Quarta Colônia. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Anais do 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2017.

  • PINHEIRO, J. S. ; MELLO, C. I. ; BATTISTELLA, L. F. ; BRIKASLKI, M. ; MENDES, I. O. . Economia Criativa e Identidade Territorial: Projeto de produtos para a Grife da UFSM. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Anais do 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2017.

  • MENDES, I. O. ; MELLO, C. I. . Projeto de utensílio para a sinalização tátil do buffet do Restaurante Universitário (RU) da UFSM. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - Universidade Federal de Santa Maria, 2017, Santa Maria. Anais do 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2017.

  • CONCATO, A. ; FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. . O artesanato da Costa Doce enquanto expressão de identidade territorial. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais da XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016.

  • FROEHLICH, J. M. ; MELLO, C. I. ; CONCATO, A. . Artesanato e Identidade Territorial na Quarta Colônia. In: VII Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2016, Natal-RN. Anais do VII Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2016. v. 1. p. 1-20.

  • RUE, N. L. ; CARAZZO, A. N. ; MELLO, C. I. . Uma análise bibliométrica envolvendo o termo design social. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2012, Santa Maria. Anais da 27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

  • BELTRAME, N. ; MELLO, C. I. . Design e deficiência visual: análise de brinquedos inclusivos. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2012, Santa Maria. Anais da 27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

  • PLENTZ, N. ; MELLO, C. I. . Aplicação do Design para o Ciclo de Vida em um Projeto de Vestuário. In: 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009, Santa Maria. 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009.

  • SOUZA, J. F. O. ; MELLO, C. I. ; MISSAU, L. D. . Desenvolvimento de Cenário para o Estúdio da TV Campus. In: 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009, Santa Maria. 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009.

  • MULLER, C. ; PICHLER, R. F. ; MELLO, C. I. . Pesquisas, estudos e áreas abrangentes do ecodesign e sua contribuição para as micro e pequenas empresas.. In: 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009, Santa Maria. 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009.

  • RIBEIRO, M. R. ; ROMANO, F. ; MELLO, C. I. ; BRONDANI, S. ; LAGO, T. E. R. ; CASTELLANELLI, C. . Papelão em Design de Produtos. In: 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009, Santa Maria. 24ª JAI - jornada acadêmica integrada / UFSM, 2009.

  • RIBEIRO, M. R. ; LAGO, T. E. R. ; MELLO, C. I. ; ROMANO, F. ; BRONDANI, S. A. . Estudo do papelão como material alternativo para o design de móveis. In: 27 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2009, Santa Maria. 27 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2009.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. . Análise das possibilidades de aumento da sustentabilidade ambiental na indústria moveleira através da implantação da estratégia Product Service System ? PSS. In: XI Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? SEPE UNIFRA, 2007, Santa Maria. Anais do XI Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? SEPE UNIFRA, 2007.

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; BRONDANI, S. . Inclusão de requisitos do design para o ciclo de vida no desenvolvimento de uma cadeira residencial. In: XI Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? SEPE UNIFRA, 2007, Santa Maria. Anais do XI Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? SEPE UNIFRA, 2007.

  • LUCCA, G. ; MELLO, C. I. ; ROSA, L. C. . Mapeamento e aperfeiçoamento de processos: um estudo de caso. In: SLADE BRASIL, 2006, Balneário Camboriú. Mapeamento e aperfeiçoamento de processos: um estudo de caso, 2006.

  • MELLO, C. I. ; Abreu, Ana Rita L. ; Zago, Ceres . As cores e os materiais mais vendidos em estofados. In: 7 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2003, Santa Maria RS. Anais 7 SEPE, 2003.

  • MELLO, C. I. . Design, território e souvenir. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, C. I. . Artesanato e identidade territorial no Brasil meridional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, C. I. . Território feito à mão: artesanato, design e identidade territorial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. I. . Território feito à mão: artesanato e identidade territorial no RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, C. I. ; FROEHLICH, J. M. . Turismo e artesanato de matriz identitária territorial ? a configuração do circuito espacial produtivo do artesanato com porongo em Santa Maria, RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PICHLER, R. F. ; TESTA, D. ; MULLER, C. ; RODRIGUES, M. A. ; MELLO, C. I. . Design Social: geração de renda e resgate cultural através do design associado ao artesanato. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, C. I. . Mesa redonda - Mercado de Trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . A questão ambiental nas micro e pequenas indústrias moveleiras. Possibilidade ou utopia?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; HOFFMANN, R. ; RUPPENTHAL, J. E. . O papel do designer na implantação da logística reversa na indústria moveleira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELLO, C. I. . Repensando o mercado em busca de maior sustentabilidade ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; RUPPENTHAL, J. E. . Vantagens ambientais no uso da estratégia PSS na indústria moveleira de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. ; BRONDANI, S. . Inclusão de requisitos do design para o ciclo de vida no desenvolvimento de uma cadeira residencial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO, C. I. ; CASTELLANELLI, C. . Análise das possibilidades de aumento da sustentabilidade ambiental na indústria moveleira através da implantação da estratégia Product Service System - PSS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO, C. I. ; LUCCA, G. ; ROSA, L. C. . Mapeamento e Aperfeiçoamento de Processos: um estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, C. I. ; Abreu, Ana Rita L. ; Zago, Ceres . As cores e os materiais mais vendidos em estofados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO, C. I. . Palestra "Design e Sustentabilidade" no Curso de Especialização em Design para Estamparia UFSM 2010 (Palestra).

Outras produções

CASTELLANELLI, C. ; MELLO, C. I. . Voccie. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Design e Território, Descrição: Considerando a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento, o projeto busca promover estudos interdisciplinares envolvendo design, arquitetura e áreas correlatas com o intuito de fundamentar ações e iniciativas projetuais com foco na valorização de aspectos culturais e identitários dos territórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    Design e envelhecimento populacional: projeto de um aparador de unhas, Descrição: Mundialmente, o envelhecimento populacional vem crescendo de forma expressiva. Dados obtidos pelo World Population Prospects: the 2019 Revision apontam que o número de pessoas com 65 anos ou mais vem crescendo aceleradamente em relação às demais faixas-etárias. Apesar desse crescente aumento da população idosa, a cultura ocidental vê o envelhecer de forma estigmatizada, como algo negativo, indesejável e causador de sofrimento (MOREIRA e NOGUEIRA, 2008). Entende-se que o design pode contribuir com este pensamento, ao projetar espaços e produtos que reforçam a segregação dos grupos etários, ou servir como ferramenta de desestigmatização ao projetar de forma a incluir o máximo de indivíduos possível. Dessa forma, este trabalho busca afastar-se desse estigma ao projetar um artefato, com enfoque nas dificuldades encontradas pelo público idoso e baseado nos princípios de Design Universal, solucionando problemas de ergonomia e usabilidade, além dos aspectos estéticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / LARISSA DORNELLES SCHIAR - Integrante.

  • 2022 - 2024

    Design e economia circular: projeto de utensílios em plástico reciclado, Descrição: O modelo linear é a forma como a produção e a economia funcionam desde a Revolução Industrial, em que recursos são extraídos da natureza, transformados em produtos por meio da manufatura, utilizados e, por fim, descartados novamente na natureza, onde permanecerão até sua decomposição. Com a intenção de evitar que toda a força de trabalho e o valor econômico empregados em um produto se perca no descarte, ou até que somente após o fim da vida útil comece a ser pensada uma maneira de recuperação do mesmo, surge o conceito de economia circular. O objetivo é que os produtos existam em um sistema fechado, onde possam ser reutilizados, reciclados ou remanufaturados para continuarem circulando no mercado ou se tornem matéria prima para novos produtos. A atuação do designer nesse contexto é fundamental. Em projetos sustentáveis e circulares todo o ciclo de vida de um produto é considerado com o objetivo de minimizar os impactos ambientais em todas as fases, desde a extração da matéria até o uso, visando evitar o descarte. Assim, esta pesquisa consiste em compreender a relação entre design e economia circular em um contexto de sustentabilidade ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Felipe Luis Palombini - Integrante / Tayná Mai - Integrante.

  • 2021 - 2023

    Design centrado no ser humano: uma abordagem metodológica para contextos de inovação social, Descrição: A partir dos problemas causados pela excessiva produção e consumo de bens industriais, busca-se abordar a importância de novas iniciativas que freiam esse paradigma, bem como evidenciar a importância do design e do profissional designer como influenciadores ativos na transformação de uma sociedade que visa um modelo de vida mais sustentável. Assim, este projeto versa sobre a relação entre design e inovação social, apresentando o design centrado no ser humano como uma possível abordagem metodológica a ser seguida pelos designers em contextos de inovação social, na mesma medida em que ressalta a relevância desse tema na prática do design.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Design invisível: percepções e sentidos, Descrição: A ligação entre a percepção e os sentidos é quase instantânea, ambos estão muito conectados, sem os sentidos não se teria as melhores percepções, e sem a percepção os sentidos não poderiam atingir todo o seu potencial de uso. Um produto físico utiliza dos sentidos a todo momento para ser percebido pelo possível usuário, e o usuário só consegue perceber as qualidades e benefícios do produto utilizando todos os seus sentidos. O desenhista industrial, ao fazer design, busca estimular o seu público alvo por meio do objeto que ele irá projetar. Nesta ação o objetivo é gerar a melhor experiência para o usuário, que vem a ser aquela que consiga solucionar os problemas e entregar o que o cliente está procurando em determinado momento especifico. Para isso é necessário o uso dos sentidos e da percepção, tanto na hora em que o produto e o usuário se encontram, como na hora em que o designer está trabalhando no projeto do futuro produto. Quando se fala de experiências, pode-se entender que está se referindo a algo que já aconteceu, ou então momentos que estão por vir, planejados ou não. Classificar se uma experiência foi ou vai ser boa depende do tipo de emoções que serão emitidas. Em busca de boas emoções é necessário ter conhecimento dos sentidos humanos e suas percepções, que irão permitir a entrega de sensações prazerosas e propiciar o bem-estar. Por mais que existam referências e estudos de caso comprovatórios, que abordam assuntos específicos do âmbito dos sentidos e percepção, dentro do projeto e no resultado final, não se consegue ter com exatidão como se dará o verdadeiro contato do produto com o usuário, como realmente será sua experiência. Porém, com essa ciência de base, pode-se com mais assertividade usar os sentidos para tentar estimular determinadas emoções, e assim influenciar a percepção e consequentemente a experiência do consumidor do produto. Neste sentido, a questão do design invisível tratada nesta pesquisa leva em consideração os fatores que, de certa forma, estão inclusos no dia a dia das pessoas mais intensamente, porém de alguma maneira não são visíveis de forma prática. No entanto, isso não significa que eles não influenciem no dia-a-dia, pelo contrário, eles exercem influência nas emoções, nas experiência e na satisfação do usuário de forma intuitiva, em um modo invisível aos olhos, interpretativamente falando, porém, suscetíveis intensamente de forma automática a percepção dos sentidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / GABRIEL RODRIGUES VIANNA - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Arquitetura Art Déco em Santa Maria: design de superfície para cerâmicas utilitárias, Descrição: O estilo da Art Déco compartilhava tendência à abstração de modo que a forma, cor, linha e volume adquiriram importância por si próprios, e foi na arquitetura, design e urbanismo que se localizaram suas expressões mais significativas. Assim como na Europa o Art Déco havia se inspirado nas culturas ancestrais, como a Egípcia, no Brasil foi voltado para seus primórdios com uma supervalorização da cultura indígena local, especialmente a Arte Marajoara. Em Santa Maria foram construídos diversos edifícios no estilo da estética Art Déco, que vem sendo ameaçado devido a alterações propostas no seu Plano Diretor. Desse modo, o presente projeto de monografia busca valorizar a arquitetura Art Déco da cidade de Santa Maria por meio do design de superfície aplicado a cerâmicas utilitárias de modo a contribuir para a sua preservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Amanda da Silveira Bairros - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - 2023

    Cultura, Identidade e Território: contribuições teóricas para a prática projetual, Descrição: Os estudos sobre cultura, identidade e território vêm adquirindo relevância nas Ciências Sociais em um contexto de significativas mudanças nas sociedades contemporâneas promovidas por novas relações sociais. A cultura está diretamente ligada à noção de identidade, pois através de símbolos e representações identifica, singulariza e congrega o que é interno e único, do que é externo. Os territórios se caracterizam por possuírem identidades ou traços culturais distintos, na medida em que vivem dimensões opostas em um ou mais aspectos. A identidade, portanto, é o que mantém o indivíduo pertencente a determinado território, porém, permanece sempre em processo. O Desenho Industrial, por sua vez, situa-se na área das atividades projetuais, responsabilizando-se, em parte, pelo desenvolvimento da cultura material, comportamental e ideacional por meio do projeto de produtos industriais. De acordo com o CNPq, é parte integrante da área de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, e, por esse motivo, faz-se relevante aproximar as discussões teóricas sobre os temas previamente apresentados dos estudantes de Desenho Industrial. Assim, o problema de pesquisa delineia-se da seguinte forma: de que modo os estudos sobre cultura, identidade e território podem contribuir para a prática projetual do estudante de Desenho Industrial?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2018 - 2021

    DESENHO INDUSTRIAL + GRIFE UFSM: aprendizagem baseada em projetos, Descrição: O projeto ?Desenho Industrial + Grife UFSM: aprendizagem baseada em projetos? consiste em uma série de ações nos âmbitos acadêmico e mercadológico, considerando especialmente a área do Desenho Industrial, que contribua para fortalecer a marca da UFSM ao mesmo tempo em que orienta a prática didática de aprendizagem baseada em projetos em um ambiente favorável à inovação e à criatividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / MARILAINE POZZATTI AMADORI - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Design de produtos sob o enfoque da ilustração e da utilização de tecnologia CNC, Descrição: A ilustração é uma área de exercício da criatividade e que permite amplas possibilidades de criação. No desenvolvimento de produtos, a ilustração pode ser um recurso para conferir estéticas, estilos e ludicidade aos objetos projetados. A tecnologia CNC em conjunto com a computação gráfica são instrumentos muito versáteis para construção de objetos, pois permitem cortes ou recortes precisos e complexos em diversos tipos de materiais, como por exemplo, madeira, MDF, acrílico, PVC e acartonado.Esta pesquisa de caráter experiencial tem como propósito exercitar criatividade dos processos de ilustrar e aliar a computação gráfica e a tecnologia CNC para desenvolver projetos de produtos inovadores ou originais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Ronaldo Martins Glufke - Integrante / André Krusser Dalmazzo - Coordenador / WAGNER JESUS DA SILVA GARCIA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Territorialidades e construções identitárias em contextos de interculturalidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Marcos Froehlich em 22/07/2021., Descrição: O projeto tem por objetivo estudar e refletir, a partir das contribuições inspiradas nas perspectivas da analítica do poder e da antropologia pós-social, sobre as transformações das sociedades contemporâneas que repercutem nas construções sociais dos territórios e das identidades (culturais e territoriais) em territórios rurais demarcados fortemente pela coexistência cotidiana de grupos e culturas diferentes, buscando entender como operam e que papéis desempenham as representações e hibridações em contexto de intensa interação intercultural, bem como interpretar neste âmbito os significados sociais e o alcance teórico-metodológico desempenhados pelas noções de territorialidade, identidade e mediação nas estratégias discursivas que se tecem em nome do desenvolvimento. O território da pesquisa, em termos de campo empírico, circunscreve-se a partir das territorialidades que coletivos quilombolas, kaigangs, agricultores familiares, agricultores não familiares e grupos sociais outros estabelecem nas relações sociais que tecem onde convivem, no distrito de Júlio Borges, em Salto do Jacuí, território Centro Serra do RS. Pretende-se recorrer a um variado repertório de técnicas de pesquisa qualitativa, a partir da abordagem etnográfica, como diário de campo, observação participante, entrevistas, rodas de conversa e outros registros decorrentes de situações emergentes no contexto de envolvimento no trabalho de pesquisa... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / José Marcos Froehlich - Coordenador / Caroline Ciliane Ceretta - Integrante / JENIFFER HuBNER - Integrante / Hector dos Santos Facco - Integrante / Vivien Diesel - Integrante / Maria Catarina Zanini - Integrante / Rafaela Vendruscolo - Integrante / Marco A. V. Fialho - Integrante / Jaqueline da Silva Kegler - Integrante / Encarnación Aguilar Criado - Integrante / Joel Bevilacqua Marin - Integrante / Santiago Amaya Corchuelo - Integrante / Marcelo Artur Rauber - Integrante / Silvio Calgaro Neto - Integrante / Alisson Zarnott - Integrante / ANDRESSA ROANA COSTA SCHLEY - Integrante / LUCAS MORETZ-SOHN DAVID VIEIRA - Integrante / THACYA CLÉDINA DA SILVA - Integrante / Carlos Alexandre Silva da Costa - Integrante / Rosane Rosa - Integrante / Brígida D'Oliveira Singo - Integrante / Uilian Pavanatto Rodrigues - Integrante / Camila Tavares Paim - Integrante / Amanda Brignol de Oliveira Thomazi - Integrante / Franciele Coghetto - Integrante / Felipe Ferrari da Costa - Integrante / Marcos Roberto Gregolin - Integrante / Priscila Manzoni - Integrante / Luana Fernandes Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2020

    Produção e Gestão Quilombola em Empreendimentos Econômicos Solidários no Território Centro Serra do RS: mediações e tecnologias sociais em contextos de interculturalidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Marcos Froehlich em 04/01/2023., Descrição: Trata-se de um projeto de extensão, pesquisa e incubação social que contempla duas comunidades negras rurais situadas em municípios do território Centro Serra do Rio Grande do Sul e que iniciaram seu processo de incubação recentemente (Setembro de 2017) no âmbito da Incubadora Social da UFSM (IS-UFSM). A IS-UFSM existe desde 2012 como projeto-piloto, tendo sido institucionalizada em 2016 e atualmente conta com 10 grupos que estão finalizando a fase de pré-incubação e iniciando a primeira fase de incubação. Dentre estes estão os coletivos Associação Comunitária Remanescentes de Quilombo Júlio Borges (Salto do Jacuí, RS) e a Associação Quilombola Linha Fão (Arroio do Tigre, RS). Esta proposta busca estabelecer processos de mediação e incubação social, calcados nos princípios da solidariedade, participação, autogestão, sustentabilidade socioambiental e interculturalidade, a fim de consolidar empreendimentos econômicos solidários, mediante pesquisa e mediação voltadas à geração de trabalho e renda, com vistas à superação do estado de vulnerabilidade social das referidas comunidades quilombolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (66) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / José Marcos Froehlich - Coordenador / JENIFFER HuBNER - Integrante / Alisson Vicente Zarnott - Integrante / Hector dos Santos Facco - Integrante / Lucas David-Sohn Vieira - Integrante / Vivien Diesel - Integrante / Maria Catarina Zanini - Integrante / Rafaela Vendruscolo - Integrante / ANDRESSA ROANA COSTA SCHLEY - Integrante / Uilian Pavanatto Rodrigues - Integrante / Priscila Manzoni - Integrante / Luana Fernandes Melo - Integrante / Pedro Selvino Neumann - Integrante / Éverton L. Picolotto - Integrante / José Geraldo Wizniewsky - Integrante / SARITHA DENARDI VATTATHARA - Integrante / Felipe Ferrari Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    Economia Criativa e Identidade Territorial: Projeto de produtos para a valorização de singularidades territoriais., Descrição: O presente projeto busca promover o projeto de novos produtos dentro de um contexto de economia criativa, levando em consideração as características locais de manufatura, a iconografia do território, os segmentos de mercado a serem atingidos e as potencialidades criativas dos atores envolvidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Luciana Flores Battistella - Integrante / Mateus Brikaslki - Integrante / Jéssica de Souza Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2018

    Kustom Kulture como referência para o design de superfície, Descrição: Nascida na Califórnia no final dos anos 50, a Kustom Kulture foi uma das primeiras subculturas jovens de que se tem notícia, e a origem das palavras se refere à ?cultura da personalização? ou ?cultura da customização?. O movimento impulsionou toda uma cultura de modificar carros e motos. Este projeto tem por objetivo utilizar representações do universo da Kustom Kulture como referência para o Design de Superfície.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Maria Valquíria Navarro - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2019

    Cultura, Território e Desenvolvimento - o artesanato enquanto expressão de identidade territorial, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Marcos Froehlich em 19/04/2017., Descrição: Os estudos sobre cultura e identidade vêm adquirindo relevância nas ciências sociais em um contexto de significativas mudanças nas sociedades contemporâneas promovidas por novas relações sociais. O conceito de cultura é um dos mais utilizados nos estudos sociológicos, referindo-se às formas de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro dela, compreendendo tanto aspectos intangíveis, como as crenças, ideias, valores que formam o conteúdo da cultura, quanto aspectos tangíveis, como os objetos, símbolos ou tecnologias que representam esse conteúdo. E entre as diversas abordagens sobre identidade, destaca-se a emergência da noção de identidade territorial, presente na atualidade como mobilizadora da construção de novas territorialidades e da promoção de estratégias de desenvolvimento territorial. As novas territorialidades representam, em um espaço geográfico, a interação sociocultural determinada por afinidades, presentes ou passadas, que conferem ao território uma identidade. Neste sentido, em nome do reconhecimento do território e do seu desenvolvimento, a projeção e a visibilidade de tais identidades territoriais tornam-se objetivos estratégicos e expressões de disputa; ou seja, de relações de poder. Considera-se que o território é também um componente matricial das relações que definem a morfologia do poder nas sociedades contemporâneas. Deste modo, as estratégias de desenvolvimento territorial, atualmente objetos de políticas públicas, buscam partir de especificidades territoriais reconhecidas por conjunto de agentes sociais. No âmbito destas estratégias, os bens culturais, como o artesanato, destacam-se entre as possíveis singularidades vinculadas ao território que podem ser mobilizadas em nome do desenvolvimento. Assim, tendo por referência as experiências dos territórios da Costa Doce e da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, objetiva-se em termos gerais compreender de que modo o artesanato tem sido acionado como expressão de identidade territorial, manifestando a seletividade de sinais diacríticos em narrativas de construção e projeção identitária, empreendendo análise e reflexão sobre os significados sociais e o alcance teórico-metodológico desempenhado pela noção de cultura nas estratégias contemporâneas de desenvolvimento territorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / José Marcos Froehlich - Coordenador / Caroline Ciliane Ceretta - Integrante / Aline Concato - Integrante / JENIFFER HuBNER - Integrante / Jaqueline Quincozes da Silva Kegler - Integrante / Vivien Diesel - Integrante / Maria Catarina Zanini - Integrante / Rafaela Vendruscolo - Integrante / Marco A. V. Fialho - Integrante / Encarnación Aguilar Criado - Integrante / Joel Bevilacqua Marin - Integrante / Santiago Amaya Corchuelo - Integrante / Marcelo Artur Rauber - Integrante / Elvio Izaias da Silva - Integrante / Adriana Pisoni - Integrante / Nádia Velleda Caldas - Integrante / Flávio S. dos Anjos - Integrante / Paulo Roberto Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

  • 2012 - 2017

    Dinâmicas Socioterritoriais no Rio Grande do Sul - Construções identitárias e estratégias de qualidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Marcos Froehlich em 04/01/2023., Descrição: As recentes transformações sociais advindas dos processos de globalização, progresso tecno-científico e preocupações ambientais que promoveram regimes produtivos e de consumo flexíveis, cambiantes e ancorados em economias de valor, tornaram estratégicos os processos de diferenciação pela qualidade para o bom posicionamento de territórios, produtos e serviços em nichos distintivos dos mercados nacionais e/ou internacionais. Tomando por base a importância da produção arrozeira para o RS, este trabalho avalia as potencialidades das estratégias de qualidade de produtos pelo estabelecimento de vínculos com o território de origem, tomando por referência a promoção do desenvolvimento territorial. Objetiva aprofundar a análise de diferentes processos que configuram as estratégias de qualidade de produtos agroalimentares e seu vínculo com a noção de identidade territorial. Descreve e analisa diferentes contextos e cenários territoriais no RS que caracterizam experiências pioneiras na vinculação da produção arrozeira com o território (DO Arroz do Litoral Norte Gaúcho, arroz ecológico Amigo do Taim e marca identitária Quarta Colônia), que têm gerado iniciativas e estratégias focadas na qualidade da produção arrozeira; identificando suas potencialidades e limites na perspectiva dos atores envolvidos e comparando estas experiências no sentido de identificar quais mobilizam melhores condições, em termos de consolidar abordagens de desenvolvimento territorial que estabelecem processos sinérgicos e institucionalidades que repercutem positivamente no tecido social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / José Marcos Froehlich - Coordenador / Caroline Ciliane Ceretta - Integrante / Aline Concato - Integrante / Jaqueline Quincozes da Silva Kegler - Integrante / Vivien Diesel - Integrante / Rafaela Vendruscolo - Integrante / Marco A. V. Fialho - Integrante / Encarnación Aguilar Criado - Integrante / Santiago Amaya Corchuelo - Integrante / Marcelo Artur Rauber - Integrante / Pedro Selvino Neumann - Integrante / Elvio Izaias da Silva - Integrante / Adriana Pisoni - Integrante / Nádia Velleda Caldas - Integrante / Flávio S. dos Anjos - Integrante / Paulo Roberto Silveira - Integrante / Carmen Lozano Cabedo - Integrante / Líniker da Silva Artmann - Integrante / Carolina Pollet - Integrante / Jaqueline Mallmann Haas - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    A Identidade Cultural Gaúcha aplicada no Desenvolvimento de Produtos, Descrição: Este projeto visa pesquisar aspectos da identidade cultural do gaúcho e aplicá-la em produtos com o objetivo de valorizar a cultura do sul do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Rosimeri Franck Pichler - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - 2011

    Consumo e Sustentabilidade, Descrição: Este projeto de pesquisa tem o propósito de estudar escalas que possam ser utilizadas para mensurar a consciência ambiental em consumidores. Preconiza a aplicação de diversos modelos aplicados a realidade brasileira e visa identificar diferenças de percepções dos consumidores (como Gerações Millenium, Geração Z, Mulheres, Mães e outras possibilidades) diante da necessidade de uma postura ambiental e adoção de práticas ambientalmente responsáveis... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Luciana Flores Battistella - Coordenador / Márcia Zampieri Grohmann - Integrante / FERNANDA PASE CASASOLA - Integrante / Aline Nadalin Velter - Integrante / Daiane Lindner Radons - Integrante / Jankel Dalosto Nunes - Integrante / Cristiane Melo da Silva - Integrante / Melissa Brusius - Integrante / Ana Elena Cabrera Cunha - Integrante / Regina Fontinelli da Silva - Integrante / Diego Gabbi - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Economia Criativa e Identidade Territorial: projeto de produtos para a valorização de singularidades territoriais, Descrição: O presente projeto busca promover o projeto de novos produtos dentro de um contexto de economia criativa, levando em consideração as características locais de manufatura, a iconografia do território, os segmentos de mercado a serem atingidos e as potencialidades criativas dos atores envolvidos. Pretende-se, desse modo, contribuir para melhorar as condições técnicas e os processos criativos, evidenciando suas potencialidades como expressão de identidade territorial. As ações serão orientadas por parâmetros de uma economia criativa que gere renda e inclusão social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Luciana Flores Battistella - Integrante / Mateus Brikaslki - Integrante / Jéssica de Souza Pinheiro - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de novos produtos para a empresa Warp, incubada na Pulsar/UFSM, a partir de parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Debora Aita Gasparetto - Integrante / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos, Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Debora Aita Gasparetto - Coordenador / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de novos produtos para a empresa Warp, incubada na Pulsar/UFSM, a partir de parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Debora Aita Gasparetto - Integrante / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos, Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Debora Aita Gasparetto - Coordenador / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de novos produtos para a empresa Warp, incubada na Pulsar/UFSM, a partir de parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Debora Aita Gasparetto - Integrante / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos, Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Debora Aita Gasparetto - Coordenador / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de novos produtos para a empresa Warp, incubada na Pulsar/UFSM, a partir de parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Debora Aita Gasparetto - Integrante / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos, Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Debora Aita Gasparetto - Coordenador / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2018

    Projeto de Inovação Tecnológica Agittec - Design de novos produtos, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de novos produtos para a empresa Warp, incubada na Pulsar/UFSM, a partir de parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Coordenador / Debora Aita Gasparetto - Integrante / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA AGITEC WARP TECHNOLOGIES: Desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos, Descrição: O projeto visa associar bolsistas do Desenho Industrial ao mercado de trabalho, a partir de experiência na startup Warp. O projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento gráfico de jogos eletrônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Debora Aita Gasparetto - Coordenador / BRUNO DA VEIGA THURNER - Integrante.

  • 2007 - 2013

    Estimular brincando, Descrição: É através do Brinquedo que a criança aprende sobre ela, sobre os outros e sobre o mundo que a cerca. No caso de uma criança com comprometimento biológico, com alguma deficiência, é comum ver um desenvolvimento cultural incompleto, desigual, o que cria um resultado diferente em seu desenvolvimento cultural, em sua apreensão da civilização. Em razão disso, criar brinquedos que possibilitem situações nas quais as crianças estejam juntas em suas diferenças é propor que qualquer criança tenha no brincar (no brinquedo) um elemento importante para o seu desenvolvimento. Utilizando-se de brinquedos de baixa complexidade e materiais pré-selecionados - tecido e madeira - este projeto visa desenhar ou redesenhar brinquedos que possam ser utilizados por crianças com algum tipo de deficiência ou não, estimulando assim, também a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Iuva de Mello - Integrante / Fabiane Vieira Romano - Coordenador / Amara Lúcia Holanda T. Battistela - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2012

Orientadora do projeto 2 lugar no Prêmio Apusm de Design Universitário - PADU (Régua-lupa), APUSM.

2012

Orientadora do projeto vencedor do 4° Prêmio Bornancini na categoria Design Eco-Orientado (Redoma Verde: Estrutura para Cultivo Protegido de Hortaliças), APDesign.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Desenho Industrial. , Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Visuais, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208470

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2023

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.,Cargo ou função, Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo - Portaria de Pessoal CT/UFSM N. 179, de 18 de setembro de 2023..

  • 03/2023

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Aplicada, Laboratório de Projeto de Utensílios

  • 08/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade realizada, Grupo de Discussões e representação institucional junto ao Distrito Criativo.

  • 04/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Desenho Industrial, Curso de Desenho Industrial.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante | Portarias CAL/UFSM 081/2021 e CAL/UFSM 117/2022.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Desenho Industrial - CAL/UFSM.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso.

  • 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Departamento de Desenho Industrial.

  • 03/2009 - 02/2023

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho com Instrumentos I, Desenho com Instrumentos II

  • 03/2019 - 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Iniciação à Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria - Portaria 93.422/UFSM.

  • 05/2017 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho do Centro de Artes e Letras - CLN/CAL - Portaria 070/2018/CAL/UFSM.

  • 05/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho do Centro de Artes e Letras - CLN/CAL - Portaria 068/2018/CAL/UFSM.

  • 08/2017 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Artes e Letras - CEPE/CAL da UFSM - Portaria 137/2017/CAL/UFSM.

  • 12/2016 - 12/2018

    Direção e administração, Curso de Desenho Industrial - CAL/UFSM.,Cargo ou função, Coordenadora de Curso - Portaria n 144/2016/CAL/UFSM..

  • 08/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Sindicância processo administrativo n 23081.003723/2017-60 - Portaria 126/2017/CAL/UFSM.

  • 09/2012 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Design para Estamparia - Portaria 086/2012/CAL/UFSM.

  • 07/2012 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Artes e Letras - Portaria 065/2012/CAL/UFSM e Portaria 077/2012/CAL/UFSM.

  • 07/2012 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Desenho Industrial - Programação Visual/Projeto de Produto - Portaria 068/2012/CAL/UFSM.

  • 05/2012 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Desenho Industrial - CAL/UFSM.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Desenho Industrial - Portaria 049/2012/CAL/UFSM.

  • 08/2009 - 06/2012

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Desenho Industrial

  • 08/2010 - 05/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Artes Visuais - Portaria 086/2010/CAL/UFSM.

  • 11/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ingresso e Reingresso do curso de Desenho Industrial/Programação Visual - Portaria 104/2011/CAL/UFSM.

  • 04/2011 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Desenho Industrial - CAL/UFSM.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral do Curso de Desenho Industrial - Portaria 040/2011/CAL/UFSM.

  • 11/2010 - 11/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Desenho Industrial - CAL/UFSM.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ingresso e Reingresso do curso de Desenho Industrial/Projeto de Produto - Portaria 116/2010/CAL/UFSM.