Cesar Madureira Bach
Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE - FRASCE (1993) e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2003). Especialização em Docência Superior (FRASCE) e Especialização em Acupuntura (IBEAS). Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Reabilitação da ASCE - FRASCE, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia. Possui experiência nas áreas da Fisioterapia e Educação Física. Fisioterapeuta da SMS do Município do Rio de Janeiro, lotado no Hospital Municipal Barata Ribeiro - HMBR. Atua principalmente nos seguintes temas: Cinesiologia, Biomecânica, Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, Práticas Investigativas da Saúde do Trabalhador, Gerontologia, Intervenção Profissional, Supervisão de Estágio. Avaliador do INEP/MEC nomeado pela Portaria número 603, de 12 de julho de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 16/07/2018, Seção 2, página 30.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana
2000 - 2003
Universidade Castelo Branco
Título: UM ENFOQUE LEGAL, MORAL E EPISTEMOLÓGICO ACERCA DA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA PRÁTICA PREVENTIVA DE SAÚDE NOS NÍVEIS SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO, Ano de Obtenção: 2003
Heron Beresford.Palavras-chave: Intervenção Profissional; NÍVEIS DE PREVENÇÃO DE SAÚDE.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em ACUPUNTURA
2006 - 2008
Instituto brasileiro de ensino e Aperfeiçoamento em Saúde
Título: Acupuntura na Prevenção das Disfunções da Marcha no Idoso
Orientador: Sebastião Paulo Theodoro
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
1979 - 1982
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
I Forum de Fisioterapia da UCB - Três Rios.Mercado de Trabalhoem Fisioterapia. 2007. (Encontro).
X Congresso de Fisioterapia da FRASCE. Mercado de Trabalho. 2007. (Congresso).
II Encontro de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.Intervenção Interdisciplinar em Reabilitação-Assistência Global do Idoso. 2006. (Encontro).
Fórum Nacional de Políticas Profissionais da Fisioterapia.Fórum Nacional de Políticas Profissionais da Fisioterapia. 2005. (Outra).
Acupuntura Multiprofissional.Pespectivas da Acupuntura em Saúde e Mercado de Trabalho. 2004. (Seminário).
Encontro de Fisioterapia.O Sindicato dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).
Semana da Fisioterapia.Os Novos Rumos da Fisioterapia. 2004. (Encontro).
I Encontro de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.Declínio Cognitivo e Processo Demencial. 2003. (Simpósio).
V Jornada Sul Fluminense de Fisioterapia.O SINFITO. 2003. (Simpósio).
V Semana da Fisioterapia do UBM.Atuação do SINFITO/RJ. 2003. (Outra).
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2001. (Congresso).
I Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UCB.Hidroterapia. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
BACH, C. M.. Análise do Perfil de Conhecimento Teórico das Disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica do Corpo Discente do Nono ao Décimo Período do Curso de Graduação em Fisioterapia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE.
BACH, C. M.. Prevalência em Discentes de Fisioterapia de dor Miofascial em Cabeça e Pescoço.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. Levantamento mda Resposta AAnalgésica com Pompage nas Cervicalgias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. Levantamento do Perfil de Elasticidade Mento-Fúrcula na Extensão e Flexão Máxima de Cabeça - Teste de Forestier em Adultos Sedentários e Não Sedentários. 2016.
BACH, C. M.. LEVANTAMENTO DOS EFEITOS PRESSÓRIOS E DO PULSO NA MASSAGEM SUECA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. NIVEL DE CONHECIMENTO DA GINÁSTICA LABORAL COMO ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. LEVANTAMENTO DE MORBILIDADES AUTODECLARADAS EM MUSICISTAS DE CORDAS PINÇADAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. ERITEMA INDUZIDO PELO ROLO QUENTE NOS FOTOTIPOS DE PELE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. ANALISE DOS SINAIS VITAIS EM AURICULOTERAPIA EM LOMBALGIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS TESTES DE EICHOFF E FINKELSTEIN EM DISCENTES DE FISIOTERAPIA EM FACULDADES DA ZONA DA LEOPOLDINA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINOBURSITE ANSERINA; UMA VISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL PÓS-MASTECTOMIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE FADIGA OCUPACIONAL PÓS JORNADA DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA FRASCE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. A OSTEOPATIA NAS ARTICULAÇÕES TEMPOROMANDIBULARES. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. A EFICÁCIA DOS ALONGAMENTOS NOS DIGITADORES POR TENOSSINOVITE DE QUERVAIN. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA EPICONDILITE LATERAL DO COTOVELO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DOENÇA DE PARKINSON. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
BACH, C. M.. A IMPORTÃNCIA DO TRATAMENTO PROPRIOCEPTIVO NAS ENTORSES DE TORNOZELO POR INVERSÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE.
Orientou
LEVANTAMENTO DA FORÇA MUSCULAR DE MÃOS EM ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
LEVANTAMENTO DA EXISTÊNCIA DE CONDUTA FISIOTERAPÊUTICA EM PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA ORTOGNÁSTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Método Mulligan aplicado às entorses de tornozelo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Avaliação postural neuroevolutiva em adultos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Comparação entre a força muscular medida por dinamômetria e perimetria dos membros superiores em adultos jovens; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
A importância do Método Pilates nas Lombalgias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
A influência do RPG postura bailarina na p/ ganho da elasticidade da cadeia muscular posterior: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Avaliação da efetividade dos metodos fisioterapeuticos no tratamento lombar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Uso do dinamômetro para aferição de Força muscular, uma revisão bibliografica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Os Benefícios da Hidroterapia para Idosos portadores de Osteoporose; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Benefícios da Fisioterapia aos Portadores da Doença de Parkinson; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Comparação do Método Isostretching e alongamento nos eixos no tratamento da lombalgia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Análise da Acessibilidade de Portadores de Deficiência Física em Escolas Municipais do Bairro de Realengo -RJ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Atamento conservador da incontinência urinária no paciente idoso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
A prevalência de lesões em praticantes de MMA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Os benefícios da hidrocinesioterapia na manutenção da marcha e equilíbrio do paciente com lesão medular alta incompleta; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Levantamento estatístico da qualidade de vida de idosos com fratura de colo de fêmur; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Fisioterapia na Atenção ao Pé Diabético; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Análise da Resposta dos Sinais Vitais antes e após aplicação de Shiatsu Express; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Biossegurança em Acupuntura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Avaliação do nível de conhecimento dos riscos biológicos dos Fisioterapeutas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Causas de afastamento do trabalho dos Fisioterapeutas servidores públicos (RJU); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Aplicação do Orthogiro® em Atrose de mãos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Levantamento dos eventos de Acidentes com Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia durante a terapia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
FORTALECIMENTO DE MUSCULATURA INSPIRATÓRIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE; Orientador: Cesar Madureira Bach;
Produções bibliográficas
-
BACH, C. M. ; CODEA, A. L. B. ; BERESFORD ; CODEA, J. S. M. T. . Uma Avaliação acerca da Situação da Educação Física, em termos de Prvenção de Saúde, junto a Órgãos de Políticas Públicas no Brasil.. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Artigos, v. 11, n.41, p. 469-491, 2003.
-
BACH, C. M. ; BERESFORD . Avaliação Acerca da Possibilidade de Intervenção do Profissional de Educação Física, em uma Prática Preventiva de Saúde, nos Níveis Secundário e Terciário, dentro de um Enfoque Legal, Moral e Epstemológico.. Fitness & Performance Journal (Online) , Artigos, v. Ano II, n.Edição 06, 2003.
-
BACH, C. M. . Olhar Docente sobre a Terapia Manual e a Aplicação do Arco de Maguerez. In: Luciane Martins;Nadja de Sousa Ferreira. (Org.). Iniciação Científica - Olhar Docente da FRASCE. 1ªed.Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2016, v. 1, p. 96-101.
-
BACH, C. M. ; Nadja de Sousa Ferreira ; SOUZA, A. S. ; GOMES, B. S. Q. ; MORAES, C. C. ; GUIMARAES, C. S. ; SILVA, J. C. ; MARTINS, L. G. B. ; SILVA, M. F. P. ; PELLUSO, S. C. ; MEDEIROS, V. S. ; ANDRADE, V. B. ; GUIMARAES, R. S. ; CACIO, T. . Biossegurança em Fisioterapia com Foco no Risco Biológico. In: Nadja de Souza Ferreira. (Org.). Iniciação Científica: Coordenação Motora, Biossegurança e Termoterapia Superficial. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Espaço Jurídico, 2013, v. 1, p. 17-58.
-
BACH, C. M. ; BERESFORD . Avaliação acerca da possibilidade de intervenção do profissional de Educação Física, na prática preventiva de saúde, nos níveis secundário e terciário, dentro de um enfoque Legal, Moral e Epstemológico. In: Des. Libórni Siqueira. (Org.). Educação e Saúde - Um sonho que se realizou. Rio de Janeiro: Folha Carioca, 2004, v. I, p. 51-58.
-
BACH, C. M. ; BERESFORD . AVALIAÇÃO CAERCA DA CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA PRÁTICA PREVENTIVA , NOS NÍVEOIS SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO DE SAÚDE. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2001, CAXAMBÚ. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA E RESUMOS, 2001. p. 147-147.
Outras produções
BACH, C. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia. 2012.
BACH, C. M. . Grade Curricular do Curso de Fisioterapia. 2012.
BACH, C. M. . Biomecânica da Coluna Vertebral e Principais Técnicas de Quiropraxia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2003
MOÇÃO, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE - FRASCE. , Rua Uaruma, Higienópolis, 21050660 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22099443, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2006
Associação dos Fisioterapeutas do Estado do RJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente
2002 - 2004
Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do RJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente
2002 - Atual
Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel PedroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta
2012 - Atual
Faculdade de Reabilitação da ASCEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Fisioterapia.
1998 - Atual
Faculdade de Reabilitação da ASCEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar e Chefe de Departamento
Outras informações:
Professor do Curso de Fisioterapia nas Disciplinas: Cinesiologia, Hidroterapia e RecursosTerapêuticos Manuais.
Chefe de Departamento dos Conhecimentos Fisuioterapêuticos Pré-Profissionalizantes.
Atividades
-
08/2012
Direção e administração, Coordenação.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Fisioterapia.
-
05/2006
Direção e administração, .Cargo ou função, CHEFE DE DEPARTAMENTO DOS CONHECIMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS PRÉ-PROFISSIONALIZANTES.
-
02/1998
Ensino, FISIOTERAPIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HIDROTERAPIA, RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS, CINESIOLOGIA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cesar Madureira Bach e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?