Marcos Marcondes de Godoy
Graduado em Fisioterapia pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL (2001) - Santa Fé do Sul - SP, mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2005) Franca - SP e Doutorando em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa - Lisboa PT. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Rio Verde - Goiás. Atuação profissional com experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia ortopédica e desportiva, fisioterapia nas desordens craniomandibulares, terapia manual e postural. Docente com experiência em anatomia humana e áreas específicas da fisioterapia. Diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde - UniRV.
Informações coletadas do Lattes em 09/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Motricidade Humana
2019 - Atual
Universidade de Lisboa
Título: Ergonomia do Produto: Desenvolvimento de um dispositivo podal para correção de Hallux Valgus
Orientador: Filipa Carvalho
Mestrado em Promoção de Saúde
2003 - 2005
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Etanol e Lactação: Efeitos no Epitélio Nasal e Glândulas Septais de Filhotes de Rata., Ano de Obtenção: 2005
Ruberval Armando Lopes.Palavras-chave: Alcoholismo; Cariometría; Estereología; Epitelio respiratorio; Glândulas septales; Lactancia. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.
Especialização em andamento em Anatomia Humana
2009 - Atual
Universidade de Rio Verde
Título: Analise morfométrica doângulo da mandíbula
Graduação em Fisioterapia
1998 - 2001
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL
Título: Análise comparativa do consumo de oxigênio em indivíduos sedentários durante atividades em diferentes variáveis de comprimento de pé de vela em cicloergômetro adaptado
Orientador: Fábio Mendes Camilo
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
GODOY, M. M. . IV Ciclo de anatomia humana do sudoeste goiano. 2011. (Congresso).
GODOY, M. M. . I - Semana da Fisioterapia. 2010. (Congresso).
GODOY, M. M. . III Ciclo de Palestras da Anatomia Humana. 2009. (Congresso).
GODOY, M. M. . Encontro Regional de Fisioterapia. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Encontro de Fisioterapia da Unimed Rio Verde.Queda em Idosos. 2009. (Encontro).
III Ciclo de palestras da Anatomia Humana. Posição Funcional da Articulação Temporomandibular. 2009. (Congresso).
Palestra.Desordens Crâniomandibulares. 2009. (Outra).
V Congresso de Saúde. Comissão de avaliação de trabalhos científicos. 2009. (Congresso).
V Congresso de Saúde. Atuação Multiprofissional no Programa Saúde da Família. 2009. (Congresso).
VI Semana Científica da Faculdade de Fisioterapia.Comissão de Avaliação de trabalhos científicos. 2008. (Simpósio).
II Congresso da Saúde. 2006. (Congresso).
Simpósio de Reabilitação Esportiva da USP-RP. 2005. (Simpósio).
IV Encontro Regional de Fisioterapia.Proposta de Ações para orientação e inclusão social de pessoas que apresentam deficiencia visual. 2004. (Encontro).
III Encontro Regional de Fisioterapia. 2003. (Encontro).
Encontro Regional de Fisioterapia.Caracterização sociodemográfica dos pacientes atendidos na clínica de fisioterapia da Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (FESURV). 2002. (Encontro).
II Encontro Regional de Fisioterapia.Análise biomecânica da compressão na articulação femuro-patelar durante o ciclo da pedalada no cicloergômetro em diferentes alturas do selim. 2002. (Encontro).
XV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise comparativa do consumo de oxigênio em diferentes comprimentos de pé de vela em cicloergômetro adaptado. 2001. (Congresso).
Semana de Eventos Culturais e Científicos.Prática de Instrumentação Biomédica. 2000. (Encontro).
VI Simpósio de Fisioterpia de Santa Fé do Sul. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
GODOY, M. M.; MIRANDA, L. K. M.; MACHADO, E. P.. Estratégia de coping em cuidadores de crianças com doença crônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; MIRANDA, L. K. M.; MACHADO, E. P.. Ambiente psicomotor: uma estrátégia facilitadora da aprendizagem e do desenvolvimento global da criança normal de 03 a 06 anos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; SILVA, R. C. D.. Hábitos posturais em adolescentes escolares de 12 a 14 anos na cidade de Rio Verde-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.. A prática de exercícios físicos para pacientes portadores de esclerose múltipla. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; IORIS, M. N.. Incidência de tabagismo em acadêmicos da área da saúde da faculdade Fama no município de Mineiros-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Morgana Potrich.
Agostinho, F.;GODOY, M. M.; PAULA, V. R. M.. Tempo de retorno ao esporte após reconstrução do ligamento cruzado anterior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; ARAÚJO, A. C. S.; MACHADO, E. P.. Caracterização do desempenho funcional de crianças portadoras de paralisia cerebral do tipo diplegia praticantes de equoterapia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; MACHADO, E. P.; SANCHEZ, H. M.. Alterações posturais na coluna vertebral em crianças causadas pelo uso de mochilas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.. Análise da aptidão física relacionado entre alunos de escolas particulares e públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.
CRUVINEL, F. G.;GODOY, M. M.; ARALDI, A.. O levantamento de peso como fator de risco ergonômico; Uma revisão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
PAULA, V. R. M.;GODOY, M. M.; Agostinho, F.. Avaliação em joelho com lesão do ligamento cruzado anterior sem instrumentação mecânica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
PIGNATTI, E. S.;GODOY, M. M.; Agostinho, F.. Lombalgia na gestação e sua relação com o grau de curvatura lombar e o ganho de peso corpóreo: Um estudo de caso.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
SANCHEZ, H. M.; Paula, A. A.;GODOY, M. M.; Cabral, R. S. C.. Abordagens de reabilitação global no tratamento da escoliose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
Silva, M. F. R. da; Cabral, R. M. C.; Ferreira, K. S.;GODOY, M. M.. A fisioterapia no tratamento conservador das alterações causadas por enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico em puérparas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
SANCHEZ, H. M.;GODOY, M. M.; PIGNATTI, E. S.. Correlação do posicionamento do calcâneo com as entorses de tornozelo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
SANCHEZ, H. M.;GODOY, M. M.; ARAÚJO, A. C. S.. Efeitos da aplicação da diatermia por ondas curtas na flexibilidade dos músculos isquiotibiais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
SANCHEZ, H. M.;GODOY, M. M.; ARAÚJO, A. C. S.. Efeitos da aplicação da crioterapia na flexibilidade dos músculos isquiotibiais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
MELO, W. A.;GODOY, M. M.; PALERMO, M. S. C. M.. Perfil do condicionamento físico e dos hábitos alimentares de atletas de mountain bike. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; POMPEO, M. L. M.; MARQUES, C. P.. Efeitos do exercício resistido nos sistemas osteomioarticulares na terceira idade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
Agostinho, F.;GODOY, M. M.; Neto, S. T. A.. Avaliação da curvatura lombar e da impressão plantar das gestantes atendidas no centro de atendimento integral à saúde do município de Rio Verde.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
ARAÚJO, A. C. S.;GODOY, M. M.; SILVA, R. C. D.. Incidência das lesões desportivas em atletas praticantes de futsal da Universidade de Rio Verde - Fesurv. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; PAULA, V. R. M.; PAULA, G. M.. Avaliação sensório-motora não instrumentada após reconstrução do ligamento cruzado anterior. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; POMPEO, M. L. M.; MARQUES, C. P.. de Moraes Pereira.Efeito do exercício físico aeróbio sobre a hipertensão arterial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; DIAS, R.; CAPELARI, E. D. P.. Eletrodiagnóstico de estímulo como parâmetro para avaliação e evolução da lesão nervosa periférica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; SILVERIO, G. W. P.; VASCONCELOS, E. B.; LEOCACIO, L. P.. Atividade eletromiográfica dos músculos vasto medial e vasto lateral de indivíduos normais e com disfunção femuropatelar em exercicíos de cadeia cinética fechada: Um estudo de revisão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; BORGES, E. C.; Lemos, T. V.. Abordagem Fisioterapêutica na síndrome do túnel do carpo: Uma revisão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; POMPEO, M. L. M.; DIAS, C. A. L.. Complições clínicas mais frequentes na reconstrução do ligamento cruzado anterior utilizando o tendão dos músculos flexores do joelho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; POMPEO, M. L. M.; DIAS, C. A. L.. Complicações clínicas mais frequentes na reconstrução do ligamento cruzado anterior utilizando o tendão patelar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; PEREIRA, G. P.; LEOCACIO, L. P.; SILVERIO, G. W. P.. Estudo comparativo da lordose lombar com e sem o uso do calçado de salto alto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; DIAS, R.; PAULA, G. M.. Comparação do ganho de força entre estimulação elétrica neuromuscular e contração muscular voluntária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; MACHADO, E. P.; GUERRA, P. S.. O efeito do aprendizado motor do bebê sobre a aquisição e o aperfeiçoamento das ações de manuseio em pré-escolares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
GODOY, M. M.; SILVERIO, G. W. P.; POMPEO, M. L. M.. Correlação entre angulo Q e ângulo de torção tibial externa-côndilo-maleolar em indivíduos assintomáticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde.
Orientou
Influência da fisioterapia aquática na funcionlidade de indivíduos diagnosticados com a doença de Machado Joseph: Uma revisão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A relação de dorsiflexão e a pronação durante a fase de apoio na corrida; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A utilização de órtese plantar na correção do hálux valgo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A relação entre a força dos musculos inversores do pé e a pronação durante a fase de apoio na corrida em amadores; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Estudo de um protótipo de órtese para correção de pé caído; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Análise biomecânica da marcha em indivíduo com alteração cinético funcional de pé caído com e sem uso de órtese; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A relação entre má oclusão classe I e II com a flexibilidade anterior do tronco; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Análise cinemática da marcha em indivíduo com discrepância de membro inferior: Um estudo de caso; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A flexibilidade lateral do tronco, cabeça e o alinhamento postural relacionado ao lado de dominância mastigatória; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Alongamento muscular: uma revisão; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Ferreira; Caracterização de vítimas de acidentes envolvendo motociclistas na cidade de Rio Verde - Goiás; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Recursos fisioterapêuticos no tratamento das desordens craniomandibulares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
O perfil da população atendida pela fisioterapia no Programa Saúde da Família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Relação entre o lado mastigatório dominante e o movimento de flexão lateral do tronco; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Bruxismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Reabilitação fisioterapeutica nas lesões meniscais do joelho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Fisioterapia nos desequilibrios musculares nas disfunções femuro patelares; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Adaptação dos tecidos muscular, tendíneo, fascial e nervoso à postura corporal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A relação entre a articulação temporomandibular e a coluna cevical; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Quantificação de lesões em atletas amadores praticantes de futebol; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Alterações no equilíbrio do idoso decorrentes do envelhecimento natural; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Desordens craniomandibulares e sua relação com a postura corporal: Uma revisão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Abordagem literária sobre lombalgia: Uma breve descrição; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Atuação da fisioterapia nas disfunções craniomandibulares; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
A reabilitação proprioceptiva pós-cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
O papel da propriocepção como fator preventivo e de recuperação das lesões do ligamento cruzado anterior do joelho: Uma revisão; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Marcos Marcondes de Godoy;
Produções bibliográficas
-
GODOY, MARCOS MARCONDES ; CARVALHO, FILIPA ; MORO, ANTÔNIO RENATO . A Pathway to Hallux Valgus Correction: Intra- and Interexaminer Reliability of Hallux Alignment. Applied Sciences-Basel , v. 13, p. 7917, 2023.
-
GODOY, MARCOS MARCONDES DE ; CARVALHO, FILIPA ; SILVA, DANYELLY OLIVEIRA . A utilização de palmilha biomecanica no tratamento conservador da patologia de Hallux Valgus/ The use of biomechanical insulation in the conservative treatment of the Hallux Valgus pathology. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 5290-5300, 2021.
-
GODOY, MARCOS MARCONDES ; COSTA, MARA RAIANE DE LIMA ; CRUVINEL, FERNANDO GUIMARÃES . Análise cinemática da marcha em indivíduo com discrepância de membro inferior: um estudo de caso. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 802-811, 2020.
-
CRUVINEL, FERNANDO GUIMARÃES ; RIBEIRO DIAS, DREYSSE MARIA ; GODOY, MARCOS MARCONDES . Fatores de risco para queda de idosos no domicílio. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 477-490, 2020.
-
GODOY, M. M. ; LOPES, R. A. ; SALA, M. A. ; VINHA, D. ; REGALO, S. C. H. . Acción del Etanol sobre el Epitelio Nasal y Glándulas Septales de Ratas, Durante la Lactancia. International Journal of Morphology (Online) , v. 23, p. 293-300, 2005.
-
GADOY, MARCOS ; CARVALHO, FILIPA . Development of a new foot device for Hallux Valgus correction: preliminary results. In: 13th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022), 2022, NOVA IORQUE. NOVA IORQUE: AHFE, 2022. v. 47.
-
GODOY, M. M. ; CRUVINEL, F. G. ; CRUVINEL, R. A. . Relação entre o lado mastigatório dominante e o movimento de flexão lateral do tronco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Rio Verde. , Fazenda Fontes do Saber, sem número, 75900-000 - Rio Verde, GO - Brasil, Telefone: (64) 36202200, Fax: (64) 36202201, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto - III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2006
Universidade de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Marcondes de Godoy e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?