Lucídia Ventim Bonfim

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2022) Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Graduada em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa/Alemã-Licenciatura Plena pela Universidade Federal da Bahia (1993). Pós-Graduada em Metodologia da Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Tem experiência como Docente na área Gestão da Qualidade, Gestão de Sistemas, Auditoria de Sistema de Gestão Integrada e Gestão de Processos.

Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação

2019 - 2021

Universidade do Estado da Bahia
Título: Gestor Universitário: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Necessárias para o Desempenho de suas Atividades, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Patrícia Lessa Santos Costa
Palavras-chave: Gestão; Gestor Universitário; Competência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.

Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educ

2005 - 2006

Universidade do Estado da Bahia
Título: A Influência das Marcas Diastráticas no Dialeto dos Alunos da UNEB
Orientador: Luciano Sérgio Ventim Bomfim

Graduação em Administração

2009 - 2013

Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Letras - Língua Estrangeira

1990 - 1993

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2011 - 2011

Lead Auditor ISO 9001:2008. (Carga horária: 42h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

1990 - 1992

Língua Alemã. (Carga horária: 490h). , Goethe Institut - Instituto Cultural Brasil-Alemanha, ICBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Produções bibliográficas

  • Ventim, L ; SILVA, F. R. ; COSTA, P. L. S. . GESTORES UNIVERSITÁRIOS: CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Bonfim, L. V. ; SILVA, F. R. ; COSTA, P. L. S. . GESTOR UNIVERSITÁRIO: CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NECESSÁRIAS PARA O DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, F. R. ; Bonfim, L. V. ; GOMES, M. A. . CONSELHO ESCOLAR: O CARÁTER PARTICIPATIVO NA EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) E AÇÕES AGREGADAS. 2019.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Bonfim, L. V. ; SILVA, F. R. ; COSTA, P. L. S. . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. R. ; Bonfim, L. V. ; GOMES, M. A. . O FILME E A HISTÓRIA: UM DIÁLOGO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CURRICULARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 1991 - 1993

    Projeto Vogais Pretônicas no Dialeto Brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucidia Ventim Bonfim - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2005

Colégio Estadual Luís Cabral

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

2005 - 2005

Colegio Estadual Edgard Santos

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

1992 - 1992

Colégio Estadual Helena Matheus

Vínculo: Estagiário com Remuneração, Enquadramento Funcional: Estagiário

2022 - Atual

Escola Municipal Pituaçu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2022 - Atual

Escola Municipal Barbosa Romeo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30

2011 - 2013

Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora de Sistema de Gestão Integrada, Carga horária: 44

Outras informações:
Planejamento e realização de auditorias internas, incluindo confecção de lista de verificação, logística, capacitação de guias, elaboração de relatório de constatações, análise crítica, e tratamento de anomalias junto ao SIGA; Gestão de processos (análise, levantamento, confecção de manuais, cartilhas, fluxogramas, procedimentos e padrões); Desenvolvimento de atividades em programas de aspectos ambientais e de saúde e segurança do trabalho (ISO 14001/OHSAS 18001); Monitoramento e administração de sistema de indicadores; Identificação de requisitos para atendimento de demandas a clientes Análise de processo do negócio visando identificação de processos críticos, gargalos e redesenho. Treinamento e capacitação na área de gestão, incluindo ferramentas de processo, tais como PROAR, SIGA E SIGER; Análise de mercado, visando identificar fornecedores, concorrentes, parceiros e benchmarking; Organização, controle e planejamento dos processos e contratos;

2015 - 2017

INFOTECH PUBLICACOES E SERVICOS LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejamento e realização de auditorias internas, incluindo confecção de lista de verificação, logística, capacitação de guias, elaboração de relatório de constatações, análise crítica, e tratamento de anomalias junto ao SIGA; Gestão de processos (análise, levantamento, confecção de manuais, cartilhas, fluxogramas, procedimentos e padrões); Desenvolvimento de atividades em programas de aspectos ambientais e de saúde e segurança do trabalho (ISO 14001/OHSAS 18001); Monitoramento e administração de sistema de indicadores; Identificação de requisitos para atendimento de demandas a clientes Análise de processo do negócio visando identificação de processos críticos, gargalos e redesenho. Treinamento e capacitação na área de gestão, incluindo ferramentas de processo, tais como PROAR, SIGA E SIGER; Análise de mercado, visando identificar fornecedores, concorrentes, parceiros e benchmarking; Organização, controle e planejamento dos processos e contratos;

2013 - 2015

Worktime Assessoria Empresarial

Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 44

Outras informações:
Planejamento e realização de auditorias internas, incluindo confecção de lista de verificação, logística, capacitação de guias, elaboração de relatório de constatações, análise crítica, e tratamento de anomalias junto ao SIGA; Gestão de processos (análise, levantamento, confecção de manuais, cartilhas, fluxogramas, procedimentos e padrões junto ao SINPEP); Desenvolvimento de atividades em programas de aspectos ambientais e de saúde e segurança do trabalho (ISO 14001/OHSAS 18001); Monitoramento e administração de sistema de indicadores (baseado em BSC) junto ao SIGER; Identificação de requisitos para atendimento de demandas a clientes Análise de processo do negócio visando identificação de processos críticos, gargalos e redesenho. Treinamento e capacitação na área de gestão, incluindo ferramentas de processo, tais como PROAR, SIGA E SIGER; Análise de mercado, visando identificar fornecedores, concorrentes, parceiros e benchmarking; Organização, controle e planejamento dos processos e contratos;

2009 - 2011

Worktime Assessoria Empresarial

Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 44

Outras informações:
Planejamento e realização de auditorias internas, incluindo confecção de lista de verificação, logística, capacitação de guias, elaboração de relatório de constatações, análise crítica, e tratamento de anomalias junto ao SIGA; Gestão de processos (análise, levantamento, confecção de manuais, cartilhas, fluxogramas, procedimentos e padrões junto ao SINPEP); Desenvolvimento de atividades em programas de aspectos ambientais e de saúde e segurança do trabalho (ISO 14001/OHSAS 18001); Monitoramento e administração de sistema de indicadores, baseado em BSC; Identificação de requisitos para atendimento de demandas a clientes.

1998 - 2003

Alcon Laboratórios do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração de planilhas de custos e análise de preços para concorrência; Emissão de relatórios e apresentação de gráficos; Análise e confecção de propostas comerciais; Organização, controle e planejamento dos processos e contratos de vendas; Elaboração de planilhas de custos e análise de preços para concorrência; Emissão de relatórios e apresentação de gráficos referente à evolução da área vendas; Análise e confecção de propostas comerciais (compras diretas, estimativas de preços, inexigibilidade de licitação, convites. T.P.(s) e R.P.(s) e Pregões); Conhecimento da Lei 8.666/93 e alterações; Identificação de requisitos para atendimento de demandas a clientes Análise de processo do negócio visando identificação de processos críticos, gargalos e redesenho. Implantação do conceito ?custom-pak? na região norte e nordeste do Brasil, cuja finalidade é propiciar uma melhor administração hospitalar visando à qualidade total. Participação em Projetos de Implantação e Manutenção de Certificação em Sistema de Gestão de Qualidade na Norma NBR ISO 9001 de diversos Hospitais de Olhos, em diferentes regiões do Brasil: Day HORC ? Hospital de Olhos Ruy Cunha; Clivan ? Hospital de Olhos;Instituto de Olhos Freitas, Centro Amazonense de Oftalmologia, Hospital de Olhos de Sergipe.

1997 - 1998

PHARMACIA E UPJOHN LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing e Vendas III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1997

Allergan-Lok Prod. Farm. Ltda.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Propagandista Vendedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1991 - 1993

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

1993 - 1995

CENTRO MÉDICO GARIBALDI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1987 - 1990

Nitrocarbono

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Químico em Qualidade Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.