Ricardo Mendes da Silva
Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Estágio pós-doutoral no Departamento de Biotecnologia e Biologia do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Doutor em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Especialista em Docência do Ensino Superior pela ABEC Associação Baiana de Educação e Cultura (2006). Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia (2008). Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1992). Foi Diretor Técnico da Vigilância à Saúde da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (Bahia) (2010-2014). Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq "Doenças Infecciosas, Parasitárias e Crônicas - DIPAC", na linha de pesquisa "Doenças transmitidas por alimentos". Tem experiência na área de microbiologia, parasitologia, biologia molecular e vigilância à saúde.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biociência Animal
2011 - 2015
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Escherichia coli em aviários, celulites e fígados de frango e suas consequências para a avicultura.
Joaquim Evêncio-Neto. Coorientador: Isabella de Matos Mendes da Silva.
Mestrado em Ciencia Animal
2009 - 2011
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Caracterização fenotípica e genotípica de Escherichia coli proveniente de lesões de celulite de frangos de corte
, Ano de Obtenção: 2011.Ludmilla Santana Soares e Barros.Palavras-chave: Infecção; Caracterização bacteriana; Avicultura; APEC.
Especialização em DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR
2005 - 2006
Associação Baiana de Educação e Cultura
Título: A inluência das estratégias de avaliação no processo ensino-aprendizagem no ensino superior brasileiro
Orientador: Osny André Pedreira Telles
Graduação em MEDICINA VETERINÁRIA
2002 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: Considerações sobre os aspectos macroscópicos do fígado de frango contaminado por Escherichia coli e Salmonella.
Orientador: Darcy Pires de Matos Pinheiro
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , Instituto Politécnico de Bragança, IPB, Portugal. , Grande área: Ciências Biológicas
Formação complementar
2020 - 2020
Desenho Didático Online. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Docência online. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Produção e gravação de podcast. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Google Sala de Aula. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Produção e gravação de videoaula. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Turma virtual SIGAA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Transtornos do Espectro Autista (TEA): Novas fronteiras, Novos desafios. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2013 - 2013
Excel. (Carga horária: 24h). , Brasil Treina Ensino Profissionalizante, BRASIL TREINA, Brasil.
1988 - 1990
INGLÊS. , ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL-ESTADOS UNIDOS, ACBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância em saúde.
Organização de eventos
SILVA, R. M. . OFICINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA APLICADA AO MAGNETISMO. 2024. (Outro).
SILVA, R. M. . SIMPÓSIO DE SAÚDE ÚNICA DO RECÔNCAVO: SALVAR E PRESERVAR VIDAS, NÃO IMPORTA A ESPÉCIE, ESSA É A NOSSA MISSÃO. 2024. (Outro).
SILVA, R. M. . COOPERATIVISMO, SAÚDE E PROSPERIDADE FINANCEIRA. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . I MOSTRA DE TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES EM ENTOMOLOGIA MÉDICA E FORENSE. 2023. (Exposição).
SILVA, R. M. . MANEJO PSICOLÓGICO DA DOR RELACIONADA AO ESPORTE. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . IMPACTO DO CHAT GPT NOS SISTEMAS DE SAÚDE. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . SEMINÁRIO REINO FUNGI: PRODUÇÃO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS EM DIFERENTES RESÍDUOS AGRÍCOLAS E SEUS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . UFRB ALÉM DOS MUROS: EXTENSÃO COM ALUNO DO COLÉGIO FLORENTINO FIRMINO. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO - BIOINDICADORES AMBIENTAIS. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . CICLO DE PALESTRAS SOBRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . MORMO E O CONTRABANDO DE MUARES. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . TERAPIA COMUNITÁRIA. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . VISITA TÉCNICA NO IGUAPE. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . ENCONTRO DE TRABALHADORES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: COMPARTILHANDO SABERES SOBRE A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. 2023. (Outro).
SILVA, R. M. . CAFÉ CIENTÍFICO COMEPS "UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO": SIGNIFICADOS DO BIS ENTRE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . SESSÃO ABERTA- ABORDAGEM DO MÉDICO AO PACIENTE QUE DESEJA INICIAR ATIVIDADES FÍSICAS. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . CAFÉ CIENTÍFICO - PREVENÇÃO DE RISCOS É CUIDAR DE VIDAS. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . DOSE DE LEITURA: CONHECENDO E VALORIZANDO A SI MESMO. 2022. .
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO SAÚDE DA HUMANIDADE, O MAR, OS RIOS E OS PORTOS. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO POLINIZADORES E A SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE, EXISTE ALGUMA RELAÇÃO DE FATO?. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO ENGENHARIA E ARQUITETURA E SUAS INTERAÇÕES COM A SAÚDE. 2022. (Outro).
SILVA, R. M. . 1o Webinário de CCS688-Biointeração II: Saneamento básico - Ecologia Médica de uma Pandemia: ressignificando as ações humanas sobre o meio ambiente e saúde. 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . 2º WEBINÁRIO BIO II 2020.1 BIOFILMES. 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . COVID-19, UMA AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS ASSOCIADOS À INFECÇÃO PELOS SARS COV-2 ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E E DE SUPORTE EM AMBIENTE DE TRABALHO. 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . III WEBINÁRIO BIO II 2020.1 - ONE HEALTH. 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . 3° WEBINÁRIO DE CCS688-BIOINTERAÇÃO II: SAÚDE ÚNICA (ONE HEALTH). 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO DE CCS688-BIOINTERAÇÃO II: SANEAMENTO BÁSICO - ECOLOGIA MÉDICA DE UMA PANDEMIA: RESSIGNIFICANDO AS AÇÕES HUMANAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E SAÚDE. 2021. (Outro).
SILVA, R. M. . webinário Legislação ambiental e saúde pública. 2020. (Outro).
SILVA, R. M. . Microscopia eletrônica e saúde. 2020. (Outro).
SILVA, R. M. . III WEBINÁRIO BIO II 2020.1 - ONE HEALTH. 2020. (Outro).
SILVA, R. M. . Noções gerais de parasitologia para técnicos(as) de enfermagem. 2019. (Outro).
SILVA, R. M. . Oficina Nem Marvel, nem DC: descobri que meus heróis são cientistas. 2019. (Outro).
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. . "Desvendando o Universo Microbiano". 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Visita técnica ao laboratório didático de microbiologia de alimentos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Dose de leitura: viagem ao universo infantil. 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Impacto das ações governamentais e da educação ambiental na saúde pública. 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Mostra do curso de nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Curso Propriedade Intelectual e Informação Tecnológica. 2018. (Outro).
SILVA, R. M. . Ação cultural-educativa UPP V: Universidade e comunidade pela promoção da saúde no bairro Irmã Dulce. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Educação em saúde e proteção ambiental: o mutirão de limpeza como instrumento de sensibilização para a participação comunitária no Calabá-URBIS I. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Viagem ao mundo dos micróbios no Centro de Ciências da Saúde. 2017. (Outro).
SILVA, RICARDO MENDES DA . Apresentação de fábulas - Formação de multiplicadores do saber e exposição científica no município de Santo Antônio de Jesus. 2017. (Exposição).
SILVA, R. M. . Feira Integrativa da Saúde - UPP V: distúrbios gastrintestinais. 2017. .
SILVA, RICARDO MENDES DA . Fábula Sítio do Pica Pau Amarelo e o Mundo dos Helmintos. 2017. (Outro).
SILVA, RICARDO MENDES DA . Talk-show: Entamoeba hystolitica e Giardia duodenalis. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Dia C da Ciência da UFRB 2017. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Ação cultural-educativa UPP V: Universidade e comunidade pela promoção da saúde no bairro URBIS IV. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Viagem ao mundo dos micróbios no bairro Urbis 1. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . O cabelo de Lelê no bairro Mutum. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . Viagem ao mundo dos micróbios na Festa da Ostra 2017. 2017. (Outro).
SILVA, R. M. . XI SEMULPATO - SEMINÁRIO MULTIPROFISSIONAL DE PATOLOGIA. 2016. (Outro).
SILVA, R. M. . Mutirão no CCS - Faxinaço no controle e combate ao Aedes aegypti. 2016. (Outro).
SILVA, R. M. . Caminhada para prevenção, controle e combate ao Aedes aegypti - Ruas Viriato Lobo e Cajueiro. 2016. (Outro).
SILVA, R. M. . Controle de Qualidade do Cultivo de Ostras. 2016. (Outro).
SILVA, R. M. . Oficina Educação lúdica, saúde e ambiente: uma atividade de extensão em escolas do ensino fundamental da rede pública de Santo Amaro-BA.. 2015. (Outro).
SILVA, R. M. . Curso Nematódeos de interesse veterinário. 2015. (Outro).
SILVA, R. M. . Visita ao laboratório de parasitologia - Teatro de fantoches: Chapeuzinho Vermelho e as Parasitoses no Centro de Ciências da Saúde. 2015. (Outro).
SILVA, R. M. . Curso de Formação de Manipuladores em Higiene de Aimentos. 2009. (Outro).
SILVA, R. M. . Centro de Ciências da Saúde na V Expomandioca. 2009. (Exposição).
Participação em eventos
Reconcitec 2023.LESÕES HEPÁTICAS EM FRANGOS CONTAMINADOS COM Escherichia coli. 2023. (Seminário).
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA.VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA. 2023. (Seminário).
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia. 2023. (Congresso).
CAFÉ CIENTÍFICO - PREVENÇÃO DE RISCOS É CUIDAR DE VIDAS. 2022. (Seminário).
CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA.CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA. 2022. (Oficina).
CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA II.CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA II. 2022. (Oficina).
PREVENÇÃO À COVID-19 NA VOLTA AS AULAS.PREVENÇÃO À COVID-19 NA VOLTA AS AULAS. 2022. (Outra).
PRODUÇÃO DE BEBIDAS À BASE DE KEFIR: DO CULTIVO AO CONSUMO. 2022. (Oficina).
Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VIII RECONCITEC 2022).CORTES HISTOLÓGICOS E COLORAÇÃO EM AMOSTRAS DE FÍGADO DE FRANGOS. 2022. (Seminário).
SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: VIVÊNCIA ESCOLAR NA UFRB.SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: VIVÊNCIA ESCOLAR NA UFRB. 2022. (Oficina).
TENHO UM ALUNO COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), E AGORA?. 2022. (Seminário).
WEBINÁRIO POLINIZADORES E A SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE, EXISTE ALGUMA RELAÇÃO DE FATO?. 2022. (Outra).
WEBINÁRIO SAÚDE DA HUMANIDADE, O MAR, OS RIOS E OS PORTOS. 2022. (Outra).
1o Webinário de CCS688-Biointeração II.Saneamento básico - Ecologia Médica de uma Pandemia: ressignificando as ações humanas sobre o meio ambiente e saúde. 2021. (Seminário).
CAFÉ CIENTÍFICO VII - "CIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO: RODA DE CONVERSA SOBRE O HISTÓRICO DE ESTRUTURAÇÃO DO COMEPS". 2021. (Seminário).
IV. CAFÉ CIENTÍFICO. 2021. (Seminário).
LABCOV: LABORATÓRIO DE IMUNOPATOLOGIA E GENÉTICA NA PERSPECTIVA DA COVID-19. 2021. (Outra).
PESQUISA-AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NUTRICIONAL DO CAMPO À MESA. 2021. (Outra).
Semana do Meio Ambiente.Resíduos na UFRB: De onde vêm, para onde vão?. 2021. (Seminário).
VII Reconcitec - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia.PERFIL GÊNICO DE AMOSTRAS DE PACIENTES COM SUSPEITA DE SARS-COV-2 NO RECÔNCAVO DA BAHIA, BRASIL. 2021. (Seminário).
WEBINÁRIO: ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA.ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2021. (Outra).
WEBINÁRIO: IMUNIZAÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA DA ENFERMAGEM. 2021. (Outra).
Webinário Formativo Práticas Exitosas do Ensino Online UFRB 2020.3 ? Episódio #2 (avaliaçao da aprendizagem). 2021. (Outra).
XXXII Congresso Brasileiro de Virologia - Virologia em Casa. Experience report: laboratory monitoring of a symptomatic heath professional with return to work activities after SARS-Cov-2 infection. 2021. (Congresso).
Caminhos Ubíquos: pesquisa-formação na cibercultura. 2020. (Outra).
CCS NO ENFRENTAMENTO À COVID 19. 2020. (Outra).
Ciclo de Conferências Online Tecnologias Digitais na Educação: Docência online e as potencialidades das ferramentas digitais. 2020. (Outra).
Docência OnLife: saberes necessários à prática educativa híbrida, vinculada ao Ciclo de Conferências Online: Tecnologias Digitais na Educação. 2020. (Outra).
Google Classroom: Criando possibilidades de aprendizagem. 2020. (Outra).
Google Classroom: potencializando seu gerenciamento de conteúdo. 2020. (Outra).
Iberphenol Internacional Conference. 2020. (Outra).
Iberphenol Internacional Conference.PHENOLIC COMPOUNDS AND ANTIOXIDANT ACTIVITY OF ENDOPHYTIC FUNGUS EXTRACTS ISOLATED FROM LEAVES OF Annona muricata Linnaeus. 2020. (Outra).
Reconcitec 2020 - Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia.PESQUISA DE GENES DE VIRULÊNCIA EM CEPAS DE Escherichia coli ISOLADAS DE FRANGOS E INSUMOS DE AVIÁRIOS DE AGRICULTORES FAMILIARES. 2020. (Outra).
Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2020.1: fortalecendo para (re)existir!.Grupo de Pesquisa SANA: Saúde, Alimentos, Nutrição e Ambiente. Linhas de Pesquisa: 1- Ambiente e Segurança Alimentar e Nutricional; 2-Controle de Qualidade de Produtos e Processos. 2020. (Outra).
Seminários Científicos do COMEPS "Prospecção Tecnológica, um Instrumento de Empreendedorismo". 2020. (Seminário).
webinário formativo Caminhos Ubíquos: pesquisa-formação na cibercultura. 2020. (Outra).
webinário formativo Metodologia do Ensino Online. 2020. (Outra).
Webinário Formativo PRÁTICAS EXITOSAS DO ENSINO ONLINE UFRB 2020.3 - EPISÓDIO #1, vinculado ao "Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para Comunidade UFRB. 2020. (Outra).
webinário formativo Processos de Avaliação em Cenários Online. 2020. (Outra).
webinário formativo Tecnologias Digitais aplicadas à Educação. 2020. (Outra).
Anatomia e Fisiologia Humana.Anatomia e Fisiologia Humana. 2019. (Oficina).
II Jornadas de Lúpulo de Cerveja. 2019. (Outra).
II Pint of Science em Santo Antônio de Jesus (BA). 2019. (Outra).
Oficina Noções gerais de parasitologia para técnicos(as) de enfermagem.Noções gerais de parasitologia para técnicos(as) de enfermagem. 2019. (Oficina).
Reconcitec 2019: Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da ahia.EDUCAÇÃO E SAÚDE PELA CRIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Outra).
Workshop de Escrita Científica ?Princípios Gerais para Obter uma Publicação Científica. 2019. (Outra).
Workshop Novas Soluções para Análises Rápidas de Gordura e Proteina. 2019. (Outra).
6ª CONFERÊNCIA NACIONAL E 1ª INTERNACIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA - VI CNDA. 2018. (Congresso).
6ª CONFERÊNCIA NACIONAL E 1ª INTERNACIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA - VI CNDA. Patógenos zoonóticos emergentes e reemergentes veiculados por alimentos. 2018. (Congresso).
Desvendando o universo microbiano.Desvendando o Universo Microbiano. 2018. (Outra).
Dose de Leitura: Viagem ao cabelo de Lelê.Viagem ao cabelo de Lelê. 2018. (Oficina).
Leitura, sucesso e transição para o ensino superior.Leitura, sucesso e transição para o ensino superior. 2018. (Oficina).
Mesa temática Curricularização da extensão no Seminário Reencôncavo Saúde 2018.2. 2018. (Seminário).
Mesa temática Formação profissional para a saúde do campo: o olhar dos movimentos sociais no Seminário Reencôncavo saúde 2018.2. 2018. (Seminário).
Oficina de avaliação no Seminário Reencôncavo saúde e semana acadêmica 2018.1. 2018. (Seminário).
Oficina Dose de leitura: viagem ao mundo dos micróbios.Viagem ao mundo dos micróbios. 2018. (Oficina).
Oficina Introdução às metodologias ativas no Seminário Reencôncavo Saúde 2018.1. 2018. (Seminário).
Pint of Science. 2018. (Encontro).
Roda de conversa Comitê de ética em pesquisas com seres humanos/a nova lei da biodiversidade: o que muda nas pesquisas que acessam o patrimônio genético nacional. 2018. (Seminário).
Roda de Conversa Museus de ciências e a construção da cultura científica e da cidadania. 2018. (Seminário).
Roda de conversa Política e rock and roll em tempo de golpe no Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2018.1. 2018. (Seminário).
Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2018.1.Relato de Experiência sobre o processo de aprendizagem infantil a partir da contação de histórias infantis. 2018. (Seminário).
Seminário Reencôncavo saúde e semana acadêmica 2018.2. 2018. (Seminário).
SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.2: Ser Re(en)côncavo é compromisso!.?Produção de mapas conceituais: utilizando o programa CMAPTOOLS?. 2018. (Oficina).
SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.2: Ser Re(en)côncavo é compromisso!Mesa Temática 04: ?Formação Profissional para a Saúde do Campo: o olhar dos movimentos sociais?. 2018. (Outra).
Simpósio Nacional de Educação na Saúde: Formação e Educação Permanente em Foco. 2018. (Simpósio).
Workshop "Análise sensorial de ostras". 2018. (Oficina).
XIII SEMULPATO (SEMINÁRIO MULTIPROFISSIONAL DE PATOLOGIA).Informações sobre Leishmaniose para a comunidade de Salinas das Margaridas. 2018. (Seminário).
XII Seminário Estudantil de pesquisa, Inovação e Pós-graduação e III Seminário de Extenssão.A contação e dramatização de histórias infantis para promoção da saúde e prevenção de doenças. 2018. (Seminário).
II Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia: perspectivas, inovações e desafios da formação da prática médica. 2017. (Congresso).
II Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia: perspectivas, inovações e desafios da formação da prática médica. Doenças infecciosas na Bahia e no Brasil. 2017. (Congresso).
II CONGRESSO DE MEDICINA DO RECÔNCAVO DA BAHIA: PERSPECTIVAS, INOVAÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA MÉDICA. Doenças infecciosas na Bahia e no Brasil. 2017. (Congresso).
I Mostra de Cinema em Ciência e Tecnologia: a matemática está em tudo. 2017. (Outra).
Mesa Políticas antirracistas e desenvolvimento no VI Santo Antônio Negroo. 2017. (Outra).
Oficina de integração de UPP 2017.1 no Reencôncavo Saúde 2017.1. 2017. (Oficina).
Oficina de Integração de UPP 2017.1 no Reencôncavo Saúde 2017.1: SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde. 2017. (Seminário).
Oficina Pedagógica de Biointeração e Ciências Morfofuncionais no Reencôncavo Saúde 2017.1. 2017. (Oficina).
Reencôncavo Saúde 2017.1 - SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde.Oficina de Integração de UPP 2017.1. 2017. (Oficina).
Semana Pedagógica do CCS 2017.1. 2017. (Outra).
Seminário sobre internacionalização com foco na pesquisa e pós-graduação. 2017. (Seminário).
Talentos do CCS e do Recôncavo da Bahia: oficina de jiu-jitsu no Reencôncavo saúde 2017.1. 2017. (Seminário).
XIV Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. 2017. (Seminário).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. Índice colimétrico e pesquisa de fatores de viurulência de Escherichia coli em amostras de aviários. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. Índice colimétrico e pesquisa de fatores de virulência de Escherichia coli em amostras de aviários. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. Condições higiênicas do comércio informal de alimentos em dois municípios da Bahia. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. qualidade da água para consumo humano em uma comunidade rural do Recôncavo da Bahia. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. Perfil de sensibilidade antimicrobiana de Escherichia coli isoladas a partir das etapas do processo produtivo da carne de frango. 2016. (Congresso).
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP. Qualidade sanitária de hortaliças: relação com o ambiente de cultivo e saúde dos produtores. 2016. (Congresso).
Oficina de Análises Clínicas: Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia.Oficina de Análises Clínicas: Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia. 2016. (Oficina).
Reencôncavo saúde 2015.2.Utilização dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). 2016. (Seminário).
Reencôncavo saúde 2015.2.Confecção de Pôster Científico. 2016. (Seminário).
Reencôncavo saúde 2016.1: CCS 10 anos.Jiu-jitsu: teoria e prática. 2016. (Seminário).
Reencôncavo saúde 2016.1: CCS 10 anos. 2016. (Seminário).
Reencôncavo saúde 2016.1: CCS 10 anos.Prática de Judô para Adultos. 2016. (Seminário).
Tabulação de dados e análise estatística utilizando o software SPSS. 2016. (Outra).
Escrita Científica. 2014. (Outra).
Ferramentas de Formação de Trabalhos Acadêmicos. 2014. (Outra).
Food Micro 2014. Estudo da origem da Escherichia coli em frangos criados e abatidos na Bahia, Brasil. 2014. (Congresso).
Food Micro 2014. estudo da origem da Escherichia coli em frangos criados e abatidos na Bahia, Brasil. 2014. (Congresso).
VIII SEMULPATO - Seminário Multiprofissional de Patologia.Escherichia coli patogênica na produção de frangos de corte. 2014. (Seminário).
VIII SEMULPATO - Seminário Multiprofissional de Patologia. 2014. (Seminário).
"Atuação Profissional no SUS: Vigilância em Saúde", no Reencôncavo Saúde 2013.1: Formação em Saúde e a Atuação no Sistema Único de Saúde."Atuação Profissional no SUS: Vigilância em Saúde". 2013. (Oficina).
I Seminário sobre encerramento de mandato e transmissão de governo.. 2012. (Seminário).
IV Simpósio de Segurança Alimentar.Principais inadequações de estabelecimentos produtores de alimentos observadas nas notificações emitidas pela Vigilância Sanitária de um município do Recôncavo Sul da Bahia. 2012. (Simpósio).
Seminário sobre vigilância da saúde em situação de desastre no Estado da Bahia. 2012. (Seminário).
XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. Avian pathogenic Escherichia coli of cellulitis lesions in broilers.. 2012. (Congresso).
XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentostos. 2012. (Congresso).
1º Encontro Baiano sobre abate e comércio ilegal de carnes. 2011. (Encontro).
Sessão Técnica na área de saúde do trabahador.Síndrome de Edifícios Doentes. 2011. (Outra).
V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Presença de Escherichia coli em lesões de celulite de frangos provenientes de matadouro avícola da Bahia. 2011. (Congresso).
V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2011. (Congresso).
XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária Tropical. Perfil microbiológico e parasitológico do alface (Lactuca sativa) e coentro (Coriandrum sativum) comercializados no supermercado A localizado no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2011. (Congresso).
I Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica na Área de Produtos de Origem Animal. 2010. (Seminário).
Reencôncavo 2010.1.Vigilância Sanitária e Segurança Alimentar. 2010. (Seminário).
Reencôncavo 2010.2/III Seminário Estudantil.Relações interpessoais na saúde. 2010. (Seminário).
Reunião Regional SBPC.Qualidade microbiológica da água tratada proveniente de instituição de ensino localizada no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2010. (Encontro).
V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária.Pesquisa de agentes infecciosos e parasitários em manipuladores e hortaliças (alface e coentro) em supermercados do municípiode Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2010. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária. 2010. (Simpósio).
Workshop: Novos recursos para o ensino prático de fisiologia humana - Labchart. 2010. (Outra).
Workshop: Novos recursos para o ensino prático de fisiologia humana - Labtutor. 2010. (Outra).
III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia.Presença de Escherichia coli em fígados de frangos provenientes de matadouros avícolas do Recôncavo da Bahia. 2009. (Seminário).
II Seminário Estudantil e Reencôncavo 2009.2.Oficina Fabricação de Pizza. 2009. (Seminário).
I Semana de Clínica Veterinária e Produção Animal.Segurança Alimentar. 2009. (Outra).
I Seminário Multiprofissional de Patologia.Membro da banca examinadora. 2009. (Seminário).
Reencôncavo: semana acadêmica do Centro de Ciências da Saúde 2009.1.Interpretação de texto. 2009. (Seminário).
44º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Microbiologia e Histopatologia de Abcessos Subcutâneos de Bovinos Após Aplicação de Vacina Contra Febre Aftosa. 2008. (Congresso).
II Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia/ II Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB/ II Seminário de Pós-graduação da UFRB.Causas de condenação total de carcaças de frangos em matadouros avícolas do recôncavo da Bahia. 2008. (Seminário).
I Seminário Estudantil do CCS UFRB.Causas de condenação total de carcaças de frangos em matadouros avícolas do recôncavo da Bahia.. 2008. (Seminário).
Curso de Laticínios. 2007. (Outra).
III Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos. 2007. (Congresso).
III Congresso Latino-americano e IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Análise Bacteriológica dos cortes de carne bovinas acém e chupa-molho in natura comercializados em Feira Livre de Salvador-Bahia. 2007. (Congresso).
Treinamento em Técnicas de Beneficiamento, processamento e culinária de pescados. 2007. (Outra).
I CONGRESSO BAIANO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Pesquisas de Coliformes a 30ºC e Contagem de Mesófilos em Queijos tipo Mussarela de Búfala comercializados na Regiâo Metropolitana de Salvador-BA. 2005. (Congresso).
SEMINÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA. 2005. (Seminário).
CURSO INTERNACIONAL DE CRIAÇÃO DE AVESTRUZ. 2003. (Outra).
CURSO TEÓRICO NOITES INFECCIOSAS FELINAS. 2003. (Outra).
CURSO DE INICIAÇÃO EMPRESARIAL. 1998. (Outra).
INTRODUÇÃO A MICROINFORMÁTICA COM WINDOWS 95. 1998. (Outra).
CURSO COMO ADMINISTRAR UMA AGÊNCIA. 1994. (Outra).
CURSO DE EMISSÃO DE TARIFAS INTERNACIONAIS. 1994. (Outra).
CURSO DE PASSES DE TRENS EUROPEUS. 1994. (Outra).
CURSO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 1993. (Outra).
CURSO TRADIÇÃO, CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS VINHOS. 1992. (Outra).
4 CONGRESSO INTERNACIONAL DE HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E TURISMO. 1991. (Congresso).
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISTAS E ESCRITORES DE TURISMO. 1991. (Congresso).
XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS. 1991. (Congresso).
CURSO DINÂMICA DO MARKETING E CRIATIVIDADE. 1990. (Outra).
I ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES E BACHARÉIS EM TURISMO. 1990. (Encontro).
CURSO OS ESTILOS NA ARQUITETURA DO OCIDENTE. 1989. (Outra).
Participação em bancas
BARROS, L. S. S.; RODRIGUES, T. P.;SILVA, R. M.. AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS E CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA DOSISOLADOS DE Escherichia coli PROVENIENTES DA CARNE BOVINA COMERCIALIZADA NA REGIÃO DORECÔNCAVO DA BAHIA.. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Sensibilização De Discentes Técnicos Em Agropecuária Acerca Da Defesa Sanitária Animal Frente Ao Aumento Da Notificação De Doenças Ao Serviço Veterinário Oficial. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.; FREITAS, F.;SILVA, R. M.. Processamento de ostras (Crassotrea rhizophorae) produzidas na reserva extrativista marinha da Bahia do Iguape, Bahia.. 2018. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
PACHECO, T.; DA SILVA, M. C. A.;SILVA, R. M.. Frequência de carcaças condenadas com lesões sugestivas de tuberculose bovina em abatedouro frigorífico em Santo Antônio de Jesus - BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; RODRIGUES, T. P.; GONCALVES, G. S.. Ocorrência de microrganismos indicadores e patogênicos em amostras de queijo coalho comercializado em prais da Ilha de Itaparica Ba. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; KAMIDA, H. M.. Microrganismos e parasitos em água destinada ao consumo humano proveniente da zona rural de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
RODRIGUES, T. P.;SILVA, R. M.; DA SILVA, M. C. A.. Frequência de carcaças condenadas com lesões sugestivas de tubrculose bovina em abatedouro frigorífico em Santo Antônio de Jesus. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
C.V. Cardoso, Ryzia; FREITAS, F.; O.B.S. Leal, Cristian; S. Caldas, Alcides;SILVA, R. M.. A CARNE DE FUMEIRO EM MARAGOGIPE - BA: DIÁLOGOS ENTRE TRADIÇÃO, PRODUÇÃO, CONSUMO E QUALIDADE. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos, Nutrição e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.
Cardozo, R.C.V.; DA SILVA, M. C. A.; ALMEIDA, R. C. C.;SILVA, R. M.. A PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS JUNTO AO COMÉRCIO DE CARNE BOVINA in natura: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO RECÔNCAVO DA BAHIA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos, Nutrição e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, I. M. M.; RODRIGUES, T. P.;SILVA, R. M.. Brucelose Bovina: levantamento dos casos da doença em frigorífico(s) na região do Recôncavo. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Cerqueira, Robson B.; ARCO, A. E.;SILVA, R. M.. QUALIDADE SANITÁRIA DE ALIMENTO A BASE DE SUBPRODUTOS DO ABATE DE OVINOS, EM MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO SUL DA BAHIA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Cerqueira, Robson B.;SILVA, R. M.; FERNANDES, L. M. B.. Perfil zoosanitário da avicultura de subsistência no Recôncavo Baiano. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
BARROS, L. S. S.SILVA, R. M.; CRUZ, M. L. A.. Verificação Dos Programas de Autocontrole em Indústrias de Beneficiamento de Produtos de Origem Animal doTerritório Médio Rio de Contas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; DALTRO, E. F. M. A.. Desafios e estratégias na gestão da vigilância sanitária em um município arquipélago: um relato de experiência. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; OLIVEIRA, M. N.. Análise dos casos notificados de dengue e a gestão de estratégias no enfrentamento à doença em um município do sudoeste da Bahia. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; OLIVEIRA, M. N.. Desafiios e estratégias de enfrentamento da Dengue na população negra: uma revisão integrativa. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; DALTRO, E. F. M. A.. Revisão Integrativa da Gestão de Riscos na Saúde. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; DALTRO, E. F. M. A.. O programa VIGIAGUA e o monitoramento da qualidade da água para consumo humano: uma revisão integrativa. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Padrão de identidade e qualidade das kombuchas comercializadas em um município da Bahia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Identificação de padrão de indentidade de qualidade de pizzas de aipim de uma agroindústria familiar rural. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Bebida não-láctea fermentada à base de cacau, extrato mucilaginoso de Ale Vera e Kefir. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.; SILVA, J. N.;SILVA, R. M.. Qualidade sanitária de beijus comercializados em feiras livres do Recôncavo da Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
BARROS, L. S. S.; Andrade Marcos Vinícius;SILVA, R. M.. Aeromonas spp. em amostras de água de cultivo e peixe provenientes de pesque-pague do Recôncavo da Bahia e da Ilha de Itaparica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.; SILVA FILHO, H. P.;SILVA, R. M.. Presença de Staphylococcus aureus provenientes de sururu Mytella guyanensis e sensibilidade a antimicrobianos comerciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; SILVA, I. M. M.; Vilas Boas R.A.S.. Principais inadequações sanitárias em restaurantes do município de Santo Antônio de Jesus, observadas nas notificações emitidas pela Vigilância Sanitária e Ambiental no ano de 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; CAMILO, V. M. A.; SILVA, I. M. M.. Segurança alimentar e nutricional em comunidade quilombola: indicadores socioeconômicos e sanitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
OLIVEIRA, F.;SILVA, R. M.. Toxicidade de metais pesados em organismos marinhos no Brasil: uma avaliação sobre bioacumulação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; AMOR, A.. A importânccia do estudo e (re) conhecimento das amebas não patogênicas para a comunidade e e prevalência com bases em pesquisas e análises laboratoriais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; OLIVEIRA, F.. Os impactos da contaminação por chumbo e cádmio na saúde de crianças d o município se Santo Amaro -Bahia: Análise de produção científica de 1984 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.; Cerqueira, Robson B.; Fernandes, Consuêlo B.. Investigação da leptospirose canina no bairro Sapucaia e Tabela: Perfil epidemiológico.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.;SILVA, R. M.; MIRANDA, F. S.. Características sociais e sanitárias do comércio de comidade rua na perspectiva da segurança dos alimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
AMOR, A. L. M.;SILVA, R. M.; CORDEIRO, R. C.. Educação em saúde, uso do lúdico na prevenção de enteroparasitoses em zona rural do município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
MATURINO, M. P. M.;SILVA, R. M.; SANTIN, F.. Avaliação soro-epidemiológica da leptospirose canina de amostras coletadas em bairros residenciais de Cruz das Almas-BA, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
OLIVEIRA, F.;SILVA, R. M.. Impactos da contaminação por chumbo e cádmio na saúde na saúde das crianças do município de Santo Amaro-Bahia: Análise da produção científica de 1984 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
OLIVEIRA, F.;SILVA, R. M.. Uma revisão sobre bioacumulação e contaminação de metais traço em ostras Crassostera rhizophorae (GUILDING, 1928) na zona litorânea brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Leishmaniose tegumentar americana: um problema para os baianos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Cerqueira, Robson B.; MATURINO, M. P. M.;SILVA, R. M.. INVESTIGAÇÃO DA LEPTOSPIROSE CANINA NO BAIRRO SAPUCAIA E TABELA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, RICARDO MENDES DA. Avaliação dos impactos ambientais por metais pesados em Santo Amaro-Ba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. A influência do polimorfismo no neuropeptídeo Y no desenvolvimento de doença arterial coronariana (DAC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Perfil anátomo-histopatológico de fígados de frangos associados à pesquisa de Escherichia coli no tecido hepático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Principais inadequações sanitárias de cantinas escolares observadas nas inspeções realizadas pela vigilância sanitária e ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.; CARDOSO, J. M.;SILVA, R. M.. Vigilância em saúde relacionada à qualidade da água para o consumo humano.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, I. M. M.; CARDOSO, J. M.;SILVA, R. M.. Qualidade sanitária do caldo de cana em um município do Recôncavo da Bahia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
FREITAS, F.; VIDAL JUNIOR, P. O.;SILVA, R. M.. Qualidade sanitária de sururu (Mytella guyanensis) beneficiado por comunidade quilombola.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
FREITAS, F.; CARDOSO, J. M.;SILVA, R. M.. Qualidade da água para consumo humano de moradores de uma comunidade rural e as suas fontes de contaminação.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Turismo Rural como alternativa de desenvolvimento turístico para o município de Coração de Maria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; OLIVEIRA, S. S.; SILVA, I. M. M.. A importância da casa de chá para consumidores da terceira idade na cidade de Feira de Santana - Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; SILVA, I. M. M.; OLIVEIRA, S. S.. A alimentação como atrativo turístico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; OLIVEIRA, S. S.; ARAUJO, W. K. O.. O turismo de Eventos como alternativa para o desenvolvimento local: O exemplo da festa da padroeira em Irará(BA). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.. Turismo para portadores de necessidades especiais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, R. M.. Qualidade na recepção do hotel Acalanto de Feira de Santana-Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, R. M.. A qualificação de mão-de-obra no setor de serviços. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, R. M.. O consumo de vinhos: a evolução da viticultura no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, R. M.; SILVA, I. M. M.; HORN, R. M.. A produção de alimentos seguros em restaurantes e o turismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; HORN, R. M.; SILVA, I. M. M.. Utilização da gastronomia como atrativo turistico em Feira de Santana - BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; OLIVEIRA, S. S.; SERVO, M. L. S.. A importância da internet nas agências de viagens e turismo:Vantagens e desvantagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; OLIVEIRA, S. S.; SANTOS, C. R.. A importância do GDS nas agências de viagens de Feira de Santana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, I. M. M.; HORN, R. M.;SILVA, R. M.. A importância do turismólogo no setor de restaurantes na cidade de Feira de Santana-Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
SILVA, R. M.; FAVERI, J. C.; COSTA, L. B.. Presidente da banca examinadora do concurso para professor da carreira do magistério superior da UFRB edital 01/2016, na matéria/ área de conhecimento: produção e manejo agroecológico e animais não-ruminantes. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
VIDAL JUNIOR, P. O.; MARINHO, S. M. O. C.;SILVA, R. M.. Membro da comissão examinadora do processo seletivo para contratação de docente por tempo determimado.. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Revisor (a) técnico (a) de 01 trabalho submetido ao EDITAL Nº 001/2020 ? EDUFRB - COLEÇÃO SUCESSO ACADÊMICO NA GRADUAÇÃO DA UFRB - E-Book do Curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2020. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Comitê Científico da Coleção de E-books - Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRB,. 2020. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. I Mostra de Ciência e Tecnologia do CSAJ Junior. 2018. Colégio Santo Antônio de Jesus.
SILVA, R. M.. I Mostra de Ciência e Tecnologia do CSAJ. 2018. Colégio Santo Antônio de Jesus.
SILVA, R. M.. Avaliador dos trabalhos científicos modalidade pôster no I Encontro de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, XII Seminário Estudantil de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFRB e III Simpósio de Extensão. 2018. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, RICARDO MENDES DA. Avaliador de pôster no Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2018.1. 2018. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliador dos trabalhos científicos modalidade poster no IV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (IV Reconcitec). 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliador dos trabalhos científicos modalidade oral no IV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (IV Reconcitec). 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI. 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliador de trabalhos no II Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia: perspectivas, inovações e desafios da formação e da prática médica. 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
MATURINO, M. P. M.;SILVA, R. M.; SANTIN, F.. Membro da banca examinadora do Relatório de Estágio Obrigatório de Diana de Oliveira Silva Azevedo. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
MATURINO, M. P. M.;SILVA, R. M.; SANTOS, A. R.. Membro da banca examinadora do Relatório de Estágio Obrigatório de Sânora Caroline de Jesus Rocha. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliação de posters no IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliação de apresentações orais no IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliação dos resumos no IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliador de posters da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - III RECONCITEC. 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Avaliação de Pôster no II Seminário Estudantil e Reencôncavo 2009.2. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, R. M.. Membro da banca examinadora do 1º Seminário Multiprofissional de Patologia. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Orientou
Utilização de extratos vegetais como tratamento alternativo para reutilização de cama de frango; 2018; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ricardo Mendes da Silva;
Caracterização microbiológica e higiênico-sanitária de ovos comercializados no Recôncavo da Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Ricardo Mendes da Silva;
Fatores de risco microbiológicos em queijos coalhos comercializados no Recôncavo da Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ricardo Mendes da Silva;
Coliformes totais e Escherichia coli em amostras de celulite e fígado de frango e identificação de genes de virulência; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ricardo Mendes da Silva;
Principais inadequações sanitárias em restaurantes do município de Santo Antônio de Jesus, observadas nas notificações emitidas pela Vigilância Sanitária e Ambiental no ano de 2014; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Vigilância em saúde relacionada à qualidade da água para o consumo humano; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Principais inadequações de supermercados observadas nas notificações emitidas pela Vigiância Sanitária e Ambiental; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
O potencial atrativo turístico do município de Feira de Santana na visão dos gerentes e frequentadores de restaurantes de comida típica regional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Marketng e responsabilidade social: um novo caminho para o turismo sustentável; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
O CONSUMO DE VINHOS: A EVOLUÇÃO DA VITICULTURA NO BRASIL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
TURISMO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
A QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA NO SETOR DE SERVIÇOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
QUALIDADE DE RECEPÇÃO DO HOTEL ACALANTO DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM TURISMO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Do campo à mesa: padrão de identidade e qualidade dos alimentos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
ESCHERICHIA COLI EM AVIÁRIOS, CELULITES E FÍGADOS DE FRANGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A AVICULTURA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Avaliação do potencial antimicrobiano do óleo essencial de Lippia alba em amostras de Escherichia coli isoladas de amostras de cama de frango; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria remunerada de GCCS688: BIOINTERAÇÃO II; 2024; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de GCCS688: BIOINTERAÇÃO II; 2024; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria remunerada de GCCS685: BIOINTERAÇÃO I; 2024; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de GCCS685: BIOINTERAÇÃO I; 2024; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de GCCS688: BIOINTERAÇÃO II; 2024; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de GCCS688: BIOINTERAÇÃO II,; 2023; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monioria remunerada de GCCS685: BIOINTERAÇÃO I,; 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitria voluntária de GCCS688: BIOINTERAÇÃO II; 2023; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de GCCS685: BIOINTERAÇÃO I,; 2023; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria do componente curricular GCCS688: BIOINTEGRAÇÃO II; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria do componente curricular GCCS688: BIOINTEGRAÇÃO II; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria do componente curricular GCCS688 - BIOINTERAÇÃO II; 2020; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria do componente curricular GCCS688 - BIOINTERAÇÃO II; 2020; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria do componente curricular GCCS688: BIOINTEGRAÇÃO II; 2020; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária do componente curricular CCS 185 - Parasitologia Humana do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do CCS/UFRB; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária do componente curricular CCS 185 - Parasitologia Humana do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do CCS/UFRB; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Componente Curricular CCS185-Parasitologia Humana; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Componente Curricular CCS185-Parasitologia Humana; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária do componente curricular CCS 185 - Parasitologia Humana do Curso de Medicina do CCS/UFRB; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária do componente curricular CCS 185 - Parasitologia Humana do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do CCS/UFRB; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria de Anatomia; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria de Bioquímica Aplicada à Nutrição I; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Monitoria voluntária de Bioquímica aplicada à Nutrição II; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Mendes da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; PAULA, V. B. ; ESTEVINHO, L. M. . Biological activities of endophytic fungi isolated from Annona muricata Linnaeus: a systematic review. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY (ONLINE) , v. 84, p. 1-9, 2024.
-
SOUZA DE OLIVEIRA SAMPAIO, GABRIEL ; MELO SANTOS, CALINE ; DE OLIVEIRA TOZETTO KLEIN, SIBELE ; MENDES DA SILVA, RICARDO ; DE MATOS MENDES DA SILVA, ISABELLA ; MACEDO ALMEIDA CAMILO, VALÉRIA . O impacto da covid-19 na agricultura familiar: o que dizem os estudos?. REVISTA SAÚDE.COM , v. 20, p. 3714-3744, 2024.
-
JESUS, D. S. ; SILVA, I. M. M. ; CAMILO, V. M. A. ; SILVA, R. M. ; FREITAS, F. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PIZZAS PRODUZIDAS POR AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DA BAHIA. Revista Higiene Alimentar , v. 38, p. 407-410, 2024.
-
SANTOS, C. M. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; GOIS, M. B. ; KLEIN, S. O. T. . IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES TECIDUAIS EM FÍGADOS DE FRANGOS CONTAMINADOS POR ESCHERICHIA COLI. Revista Higiene Alimentar , v. 38, p. 308-313, 2024.
-
SANTOS, C. M. ; SAMPAIO, G. S. O. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . LESÕES HEPÁTICAS EM FRANGOS INFECTADOS COM Escherichia coli: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA SAÚDE.COM , v. 19, p. 3344-3366, 2023.
-
KLEIN, S. O. T. ; REIS, J. B. L. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; JESUS, A. P. S. ; PINHO, P. S. ; FREITAS, L. S. ; SILVA FILHO, H. P. . MONITORAMENTO EIMPACTODASINDROME GRIPAL EMCOMUNIDADEACADE^MICA DO REC^ONCAVO DABAHIA. Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 27, p. 345-345, 2023.
-
SILVA, RICARDO MENDES DA ; SILVA, ISABELLA DE MATOS MENDES DA ; ESTEVINHO, MARIA MANUELA ; ESTEVINHO, LETICIA M. . Anti-bacterial activity of Annona muricata Linnaeus extracts: a systematic review. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 42, p. 1-10, 2022.
-
SILVA, L. S. G. R. E. ; JUIZ, P. J. L. ; SILVA, R. M. ; NEIVA, G. S. ; TELES, S. ; SILVA, I. M. M. . Atividade antimicrobiana do óleo essencial de Lippia origanoides frente a cepas de Escherichia coli patogênica isoladas do processo produtivo de carne de frango. Rev. Bras. Pl. Med. , v. 20, p. 415-422, 2021.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M ; JESUS, M. C. ; FERNANDES, M. D. B. ; OLIVEIRA, F. S. ; EVÊNCIO-NETO, J. . Co-relationship between Escherichia coli in broiler cellulitis and liver lesions. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY (ONLINE) , v. 1, p. 1, 2020.
-
SENA, F. T. ; SILVA, R. M. ; KLEIN, S. O. T. ; CAMILO, V. M. A. ; SILVA, I. M. M. . Promoção da saúde e prevenção de doenças pela criação e contação de histórias infantis: um relato de experiência. REVISTA EXTENSÃO , v. 16, p. 93-100, 2019.
-
LIMA, WANESSA KARINE DA SILVA ; BARROS, LUDMILLA SANTANA SOARES ; SILVA, RICARDO MENDES DA ; DEUS, TAMILES BARRETO DE ; LIMA, DANUZA DAS VIRGENS ; SILVA, ADRIANA DOS SANTOS . Hygienic and Sanitary Conditions of Eggs Commercialized in Town Fairs and Markets. FOOD AND NUTRITION SCIENCES , v. 09, p. 855-867, 2018.
-
SILVA, RICARDO MENDES DA ; JESUS, MAYKSON COSTA DE ; MACÊDO, KELLY MENEZES ; CARDOSO, VANEZA LEAL ; SANTANA, JERUSA MOTA ; SILVA, ISABELLA DE MATOS MENDES DA ; BALIZA, MARCÍLIO ; EVÊNCIO-NETO, JOAQUIM . Colimetric index and virulence genes iss and iutA in Escherichia coli isolates in cellulitis of poultry carcasses under sanitary inspection. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , v. 19, p. 371-380, 2018.
-
DA SILVA LIMA, WANESSA KARINE ; BARROS, LUDMILLA SANTANA SOARES ; DA SILVA, RICARDO MENDES ; DE DEUS, TAMILES BARRETO ; DOS SANTOS SILVA, ADRIANA ; DAS VIRGENS LIMA, DANUZA . Patogenic and Indicator Microorganisms in Chicken Cuts Sold in the Recôncavo-Bahia-Brazil. FOOD AND NUTRITION SCIENCES (ONLINE) , v. 08, p. 1028-1038, 2017.
-
BARRETO DE DEUS, TAMILES ; BARROS, LUDMILLA SANTANA SOARES ; MENDES DA SILVA, RICARDO ; KARINE DA SILVA LIMA, WANESSA ; VIRGENS LIMA, DANUZA DAS ; DOS SANTOS SILVA, ADRIANA . Staphylococcus aureus and Escherichia coli in Curd Cheese Sold in the Northeastern Region of South America. INTERNATIONAL JOURNAL OF MICROBIOLOGY (PRINT) , v. 2017, p. 1-6, 2017.
-
SILVA, L. S. G. R. E. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, RICARDO MENDES DA . Principais inadequações de supermercados verificadas nas notificações emitidas pela Vigilância Sanitária e Ambiental. MAGISTRA CRUZ DAS ALMAS-BA , v. 29, p. 1-7, 2017.
-
BARROS, L. S. S. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. ; BALIZA, M. D. ; VIRGÍLIO, F. F. . Escherichia coli from cellulitis lesions in broilers. Journal of Food Measurement and Characterization , v. 7, p. 40-45, 2013.
-
AMOR, A. L. M. ; SILVA, R. M. ; SILVA, A. ; ARAUJO, W. ; OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, J. S. ; SILVA, A. S. ; ROCHA, E. V. S. ; REBOUCAS, L. T. ; SILVA, I. M. M. . Perfil de manipuladores e consumidores de hortaliças provenientes de feiras livres e supermercados. Revista Baiana de Saúde Publica , v. 36, p. 792-815, 2012.
-
SILVA, ISABELLA DE MATOS MENDES DA ; BALIZA, MARCÍLIO ; SANTOS, MARCOS PEREIRA ; REBOUÇAS, LARISSA TANNUS ; ROCHA, ÉDILA VERÔNICA DA SILVA ; SANTOS, VILMARA ALMEIDA DOS ; SILVA, RICARDO MENDES DA ; EVÊNCIO-NETO, JOAQUIM . Presença de Escherichia coli em fÃgados de frangos provenientes de matadouros avÃcolas. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal , v. 13, p. 694-700, 2012.
-
SANTOS, M. P. ; FREITAS, F. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, V. A. ; LOBO, L. N. ; MATOS, V. S. R. ; SILVA, I. M. M. . Características higiênico-sanitárias da comida de rua e proposta de intervenção educativa. Revista Baiana de Saúde Publica , v. 36, p. 2012-898, 2012.
-
BARROS, L. S. S. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, M. D. ; FREITAS, F. . A avicultura brasileira e sua afinidade com a celulite aviária.. Arquivos de Pesquisa Animal , v. 1, p. 78-97, 2012.
-
SILVA, I. M. M. ; EVÊNCIO-NETO, J. ; SILVA, R. M. ; N. Lucena-Silva ; J. Magalhães ; BALIZA, M. D. . Caracterização genotípica dos isolados de Escherichia coli provenientes de frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 333-339, 2011.
-
AMOR, A. L. M. ; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, M. D. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. . Saúde, Alimentos e Meio Ambiente no Recôncavo da Bahia. 1. ed. Cruz das Almas: UFRB, 2018. v. 1. 161p .
-
SANTOS, D. V. ; NASCIMENTO, P. V. ; ALMEIDA, M. V. G. ; BARBARA, J. F. R. S. ; CUNHA, C. M. ; BITTENCOURT, L. J. ; CONCEICAO, D. B. ; SANTOS, C. V. C. D. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; MODESTO, G. A. ; SILVA, D. Q. ; OLIVEIRA, T. C. B. C. . Reverberação: olhares, percepções e Devir-docentes. In: George Mariane Soares Santana. (Org.). Cartografias itinerantes do Semulpato (Seminário Multiprofissional de Patologia). 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2022, v. 1, p. 239-262.
-
AMOR, A. L. M. ; VICENTINI, F. ; SANTANA, G. M. S. ; MODESTO, G. A. ; SILVA FILHO, H. P. ; NIHEI, J. S. ; MANJAVACHI, M. N. ; SILVA, R. M. . Uso de metodologias ativas no módulo da Biointeração.. In: Aline Maria Peixoto Lima; Fábio Santos de Oliveira; Vânia Sampaio Alves; Fran Demétrio; Jeiza Botelho Leal Reis; Mayara Melo Rocha; Marianne Neves Manjavachi; Micheli Dantas Soares; Sibele Oliveira Tozetto Klein.. (Org.). BIS Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB: vivências em um modelo de formação interprofissional.. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2019, v. 1, p. 59-.
-
SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; BALIZA, M. D. ; KLEIN, S. O. T. ; OLIVEIRA, F. S. ; JESUS, M. C. ; CARDOSO, V.L. ; CONCEIÇÃO, T.A. . Caracterização de cepas de Escherichia coli isoladas de frangos de corte do Recôncavo da Bahia. In: Ana Lúcia Moreno Amor, Fábio Santos de Oliveira, Isabella de Matos Mendes da Silva, Marcilio Delan Baliza Fernandes, Ricardo Mendes da Silva, Sibele de Oliveira Tozetto Klein. (Org.). Saúde, Alimentos e Meio Ambiente no Recôncavo da Bahia. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2018, v. 1, p. 95-110.
-
KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. ; FREITAS, F. ; Camilo, V.M. . Histologia: uma ferramenta em estudos ambientais e Saúde Pública. In: Amor, Ana Lúcia Moreno, Oliveira, Fábio Santos de., .Silva, Isabella de Matos Mendes da.,Fernandes, Marcilio Delan Baliza., Silva, Ricardo Mendes da., Klein, Sibele de Oliveira Tozetto. (Org.). Saúde, Alimentos e Meio Ambiente no Recôncavo da Bahia. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2018, v. 1, p. 53-72.
-
SILVA, I. M. M. ; AMOR, A. L. M. ; SILVA, R. M. ; ASSUNCAO, R. J. . Qualiade microbiológica de alimentos comercializados em Santo Antônio de Jesus-Bahia. In: Ana Lúcia Moreno Amor, Fábio Santos de Oliveira, Isabella de Matos Mendes da Silva, Marcilio Delan Baliza Fernandes, Ricardo Mendes da Silva, Sibele de Oliveira Tozetto Klein. (Org.). Saúde, Alimentos e Meio Ambiente no Recôncavo da Bahia. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2018, v. 1, p. 31-40.
-
REIS, C. M. D. ; SILVA, A. M. ; JESUS, M. C. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. . Principais inadequações de estabelecimentos produtores de alimentos observadas nas notificações emitidas pela Vigilância Sanitária de um município do Recôncavo Sul da Bahia.. In: IV Simpósio de Segurança Alimentos, 2012, Gramado. Anais do IV Simpósio de Segurança Alimentar, 2012.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, M. D. ; FREITAS, F. ; BARROS, L. S. S. . Presença de Escherichia coli em lesões de celulite de frangos provenientes de matadouro avícola da Bahia.. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvdor. Presença de Escherichia coli em lesões de celulite de frangos provenientes de matadouro avícola da Bahia., 2011. v. 25. p. 847-848.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, A. S. ; REBOUCAS, L. T. ; ROCHA, E. V. S. ; AMOR, A. L. M. . Qualidade parasitológica e microbiológica de alface (Lactuca sativa) e coentro (Coriandrum sativum) comercializados na feira livre e supermercados do município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Qualidade parasitológica e microbiológica de alface (Lactuca sativa) e coentro (Coriandrum sativum) comercializados na feira livre e supermercados do município de Santo Antônio de Jesus-Bahia., 2011. v. 25. p. 1511-1512.
-
SILVA, I. M. M. ; PINHEIRO, D. P. M. ; MELLO, F. T. B. ; LOPES, C. V. S. ; SILVA, R. M. . Análise bacteriológica dos cortes de carne bovinas acém e chupa-molho in natura comercializadas em feira livre de Salvador-Bahia. In: III Congresso Latino-americano e IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2007, Porto Seguro. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: Revista Higiene Alimentar, 2007. v. 21. p. 205-206.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; SANTOS, C. M. ; KLEIN, S. O. T. ; GOIS, M. B. . LESÕES HEPÁTICAS EM FRANGOS CONTAMINADOS COM Escherichia coli. In: Reconcitec 2023, 2023, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2023, 2023.
-
SANTOS, C. M. ; SAMPAIO, G. S. O. ; KLEIN, S. O. T. ; GOIS, M. B. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . CORTES HISTOLÓGICOS E COLORAÇÃO EM AMOSTRAS DE FÍGADO DE FRANGOS. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VIII RECONCITEC 2022), 2022, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2022, 2022. p. 691-691.
-
SANTOS, J. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; FREITAS, F. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; CAMILO, V. M. A. . DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA FERMENTADA À BASE DE KEFIR DE ÁGUA: UM ALIMENTO FUNCIONAL. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VIII RECONCITEC 2022), 2022, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2022, 2022. p. 717-717.
-
SANTOS, C. M. ; SAMPAIO, G. S. O. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . LESÕES HEPÁTICAS EM FRANGOS INFECTADOS COM Escherichia coli: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VIII RECONCITEC 2022), 2022, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2022, 2022. p. 698-698.
-
SAMPAIO, G. S. O. ; SANTOS, C. M. ; SILVA, R. M. ; KLEIN, S. O. T. ; CAMILO, V. M. A. ; SILVA, I. M. M. . O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VIII RECONCITEC 2022), 2022, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2022, 2022. p. 862-862.
-
SILVA FILHO, H. P. ; SANTOS, A. N. S. ; HELIOTERIO, M. C. ; PINHO, P. S. ; MATURINO, M. M. ; REIS, J. B. L. ; LIMA, R. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, A. M. M. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. ; BALIZA, M. D. ; NIHEI, J. S. ; SANTOS, G. A. ; VICENTINI, F. . Experience report: laboratory monitoring of a symptomatic heath professional with return to work activities after SARS-Cov-2 infection. In: XXXII Congresso Brasileiro de Virologia, 2021. Anais do CBV, 2021.
-
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, A. N. S. ; HELIOTERIO, M. C. ; PINHO, P. S. ; MATURINO, M. M. ; LIMA, R. S. ; REIS, J. B. L. ; KLEIN, S. O. T. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; VICENTINI, F. ; SILVA FILHO, H. P. . EVALUATION OF SARS-COV-2 TESTING RESULTS IN HEALTHY HEALTH CARE WORKERS IN A CITY OF BAHIA, BRAZIL. In: XXXII Congresso Brasileiro de Virologia, 2021. Anais do CBV, 2021.
-
SOUZA, F. S. ; FREITAS, L. S. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, A. M. M. ; REIS, J. B. L. ; SILVA, I. M. M. ; LIMA, R. S. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; SILVA FILHO, H. P. ; VICENTINI, F. . Assessment of COVID-19-Related RT-qPCR Test Results from Jaguaripe (Bahia, Brazil). In: XXXII Congresso Brasileiro de Virologia, 2021. Anais do CBV, 2021.
-
REIS, J. B. L. ; SILVA, I. M. M. ; KLEIN, S. O. T. ; SOUZA, F. S. ; FREITAS, L. S. ; ALMEIDA, I. C. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, G. A. ; SILVA FILHO, H. P. ; VICENTINI, F. . Profile of samples analysed by RT-qPCR of patients with suspected COVID19 from a city in the interior of Bahia State. In: XXXII Congresso Brasileiro de Virologia, 2021. Anais do CBV, 2021.
-
REIS, J. B. L. ; SILVA, I. M. M. ; KLEIN, S. O. T. ; SOUZA, F. S. ; SANTOS, G. A. ; ALMEIDA, I. C. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; SILVA FILHO, H. P. ; VICENTINI, F. . PERFIL GÊNICO DE AMOSTRAS DE PACIENTES COM SUSPEITA DE SARS-COV-2 NO RECÔNCAVO DA BAHIA, BRASIL. In: VII Reconcitec - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, 2021, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2021, 2021. p. 558-558.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; PAULA, V. B. ; DIAS, L. ; ESTEVINHO, M. L. F. . PERFORMANCE OF DIFFERENT CONCENTRATIONS OF HYDROETHANOLIC SOLVENTS IN THE PHENOLS EXTRACTION OF Annona muricata Linnaeus LEAVES.. In: Iberphenol Internacional Conference, 2020, Coimbra. Anais do Iberphenol 2020, 2020. v. 1. p. 63-63.
-
SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; PAULA, V. B. ; ESTEVINHO, M. L. F. . PHENOLIC COMPOUNDS AND ANTIOXIDANT ACTIVITY OF ENDOPHYTIC FUNGUS EXTRACTS ISOLATED FROM LEAVES OF Annona muricata Linnaeus. In: Iberphenol Internacional Conference, 2020, Coimbra. Anais do Iberphenol 2020, 2020. v. 1. p. 99-99.
-
SOUZA, R. J. ; SOUZA, F. S. ; SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, M. D. . PESQUISA DE GENES DE VIRULÊNCIA EM CEPAS DE Escherichia coli ISOLADAS DE FRANGOS E INSUMOS DE AVIÁRIOS DE AGRICULTORES FAMILIARES. In: Reconcitec 2020 - Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, 2020, Cruz das Almas. Anais do Reconcitec 2020, 2020. v. 1. p. 400-400.
-
SENA, F. T. ; SILVA, R. M. ; KLEIN, S. O. T. ; CAMILO, V. M. A. ; SILVA, I. M. M. . EDUCAÇÃO E SAÚDE PELA CRIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Reconcitec 2019: Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da ahia, 2019, Cruz das Almas. Anais da Reconcitec 2019, 2019. v. 1. p. 914-914.
-
SENA, F. T. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. ; CAMILO, V. M. A. ; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, I. M. M. . A contação e dramatização de histórias infantis para promoção da saúde e prevenção de doenças. In: XII Seminário Estudantil de pesquisa, Inovação e Pós-graduação e III Seminário de Extenssão, 2018, Cruz das Almas. Anais do XII SEPIP. Cruz das Almas: UFRB, 2018. v. 1. p. 193-193.
-
SILVA, R. M. ; Rocha, L.S.G. ; JUIZ, P. J. L. ; NEIVA, G. S. ; JESUS, M. C. ; SILVA, I. M. M. . Índice colimétrico e pesquisa de fatores de viurulência de Escherichia coli em amostras de aviários. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP, 2016, Maceió. Índice colimétrico e pesquisa de fatores de virulência de Escherichia coli em amostras de aviários, 2016.
-
MIRANDA, F. S. ; AMOR, A. ; SILVA, R. M. ; MOTA, L. H. S. ; SANTOS, G. A. ; SILVA, I. M. M. . Qualidade da água para consumo humano em uma comunidade rural no Recôncavo da Bahia. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP, 2016, Maceió. Qualidade da água ara consumo humano em uma comunidade rural no Recôncavo da Bahia, 2016.
-
SILVA, J. J. B. ; AMOR, A. ; SILVA, R. M. ; MIRANDA, F. S. ; ALMEIDA, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. O. E. ; SILVA, I. M. M. . Qualidade sanitárias de hortaliças: relação com o ambiente de cultivo e saúde dos produtores. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP, 2016, Maceió. Qualidade sanitárias de hortaliças: relação com o ambiente de cultivo e saúde dos produtores, 2016.
-
SANTOS, T. J. S. ; SANTANA, J. M. ; SILVA, R. M. ; BARBOSA, C. A. ; SILVA, I. M. M. . Condições higiênicas do comércio informal de alimentos em dois municípios da Bahia. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP, 2016, Maceió. Condições higiênicas do comércio informal de alimentos em dois municípios da Bahia, 2016.
-
Rocha, L.S.G. ; JUIZ, P. J. L. ; SILVA, R. M. ; NEIVA, G. S. ; BRAGA, S. T. ; SILVA, I. M. M. . Perfil de sensibilidade antimicrobiana da Escherichia coli isoladas a partir das etapas do processo produtivo de carne de frango. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical MEDTROP, 2016, Maceió. Perfil de sensibilidade antimicrobiana da Escherichia coli isoladas a partir das etapas do processo produtivo de carne de frango, 2016.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, M. D. ; FREITAS, F. ; BARROS, L. S. S. . Avian pathogenic Escherichia coli of cellulitis lesions in broilers.. In: XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2012, Buenos Aires. Anais MICROAL 2012, 2012. v. 1. p. 104-104.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. . Conditions of handling of street food sold on a June Festival.. In: XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2012, Buenos Aires. Anais MICROAL 2012, 2012. v. 1. p. 203-203.
-
SILVA, R. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. ; ANDRADE, G. M. M. . Comparative study of sanitary quality of street food sold in a June Celebration in 2011 and 2012.. In: XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2012, Buenos Aires. Anais MICROAL 2012, 2012. v. 1. p. 204-204.
-
SILVA, R. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. ; ANDRADE, G. M. M. ; I.M.M. Silva . COMPARATIVE STUDY OF SANITARY CONDITIONS OF FOODPOINTS OF SALE ON A JUNE CELEBRATION IN 2011 AND 2012.. In: XI Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos., 2012, Buenos Aires. Anais MICROAL 2012, 2012. v. 1. p. 263-263.
-
SILVA, R. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. ; ANDRADE, G. M. M. ; SILVA, I. M. M. . Comparative stuy of sanitary conditions of food points of sale on a June Cebration in 2011 and 2012.. In: XI Congresso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2012, Buenos Aires. Anais do MICROAL 2012, 2012. v. 1. p. 263-263.
-
SILVA, R. M. . Perfil microbiológico e parasitológico do alface (Lactuca sativa) e coentro (Coriandrum sativum) comercializados no supermercado A localizado no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária Tropical, 2011, Natal. Anais do XLVII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileirade Medicina Tropical, 2011.
-
SANTOS, F. O. ; SILVA, I. M. M. ; ALMEIDA, E. S. ; SILVA, R. M. . Qualidade microbiológica da água tratada proveniente de instituição de ensino localizada no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. In: Reunião Regional SBPC, 2010, Cruz das Almas. Anais da Reunião Regional da SBPC, 2010.
-
ARAUJO, W. ; OLIVEIRA, A. ; SILVA, A. ; SILVA, I. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Pesquisa de coliformes em alface e coentro vendidos em supermecado de Santo Antônio de Jesus. In: Reunião Regional SBPC, 2010, Cruz das Almas. Anais da Reunião Regional da SBPC, 2010.
-
SILVA, I. M. M. ; REBOUCAS, L. T. ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, J. S. ; QUEIROZ, L. D. R. ; MASCARENHAS, L. J. C. ; ARAUJO, W. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Pesquisa de agentes infecciosos e parasitários em manipuladores e hortaliças (alface e coentro) em supermercados do municípiode Santo Antônio de Jesus-Bahia. In: V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010, Belém. Anais do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010.
-
FREITAS, F. ; SANTOS, M. P. ; SANTOS, V. A. ; LOBO, L. N. ; MATOS, V. S. R. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . Aspectos sanitários e intervenção em um comércio informal de alimentos de Santo Antônio de Jesus-Bahia. In: V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010, Belém. Anais do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010.
-
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, M. P. ; SANTOS, V. A. ; LOBO, L. N. ; SILVA, J. L. ; MATOS, V. S. R. ; SILVA, R. M. ; FREITAS, F. . Perfil dos consumidores de alimentos de rua de Santo Antônio de Jesus-Bahia, Brasil. In: V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010, Belém. Anais do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010.
-
SILVA, R. M. ; FREITAS, F. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, J. C. ; GALVÃO, J.S.L. . Investigação de surto de uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Santo Antônio deJesus-BA. In: V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010, Belém. Anais do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010.
-
SILVA, I. M. M. ; REBOUCAS, L. T. ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, J. S. ; QUEIROZ, L. D. R. ; SILVA, A. S. ; MASCARENHAS, L. J. C. ; ARAUJO, W. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Perfil dos manipuladores e consumidores de hortaliças de um supermercado de Santo Antônio de Jesus (Bahia) e percepções sobre higiene e insegurança alimentar. In: V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010. Anais do V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2010.
-
SANTOS, V. A. ; REBOUCAS, L. T. ; SANTOS, M. P. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . Presença de Escherichia coli em fígados de frangos provenientes de matadouros avícolas do Recôncavo da Bahia. In: III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009, Cruz das Almas. Anais do III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009.
-
SILVA, I. M. M. ; PINHEIRO, D. P. M. ; SOUZA, H. G. ; BAMBIRRA, A. L. ; SANTOS, D. S. ; SILVA, R. M. ; BALIZA, M. D. ; EVÊNCIO-NETO, J. . Microbiologia e Histopatologia de abcessos subcutâneos de bovinos após aplicação de vacina contra febre aftosa no Estado da Bahia. In: 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008, Porto Alegre. Anais do Quadragésimo Quarto Congresso da Sociedade brasileira de Medicina Tropical. São Paulo: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008. p. 1-1.
-
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, M. P. ; SILVA, I. C. ; REBOUCAS, L. T. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, R. M. ; COSTA, M. L. ; BALIZA, M. D. ; EVÊNCIO-NETO, J. . Causas de condenação total de carcaças de frangos em matadouros avícolas do recôncavo da Bahia.. In: I Seminário Estudantil do CCS UFRB, 2008, Santo Antônio de Jesus. Anais do I Seminário Estudantil do CCS UFRB, 2008.
-
SANTOS, M. P. ; REBOUCAS, L. T. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; COSTA, M. L. ; BALIZA, M. D. ; EVÊNCIO-NETO, J. . Causas de condenação total de carcaças de frangos em matadouros avícolas do recôncavo da Bahia.. In: II Seminário de pesquisa do recôncavo da Bahia/ II Seminário Estudantil de pesquisa da UFRB/ II Seminário de pós-graduação, 2008, Cruz das Almas. Anais do II SPRB/IISEP/IISPG, 2008.
-
REBOUCAS, L. T. ; SANTOS, M. P. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. ; COSTA, M. L. ; BALIZA, M. D. ; EVÊNCIO-NETO, J. . Características anátomo-patológicas dos fígados de frangos associados a condenação total de carcaças por suspeita de septicemia por salmonelose em matadouros avícolas do recôncavo da Bahia. In: II Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia/ II Seminário Estudantil de pesquisa da UFRB/ II Seminário de pós-graduação., 2008, Cruz das Almas. Anais do II SPRB/II SEP/II SPG, 2008.
-
SILVA, R. M. ; SILVA, C. B. E. ; SILVA, I. M. M. ; MEIRELES, L. O. . PESQUISA DE COLIFORMES A 30 E CONTAGEM DE MESÓFILOS EM QUEIJOS TIPO MUSSARELA DE BÚFALA COMERCIALIZADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR.. In: CONGRESSO BAIANO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 2005, SALVADOR. CONGRESSO BAIANO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 2005.
-
SILVA, R. M. . ENCONTRO DE TRABALHADORES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: COMPARTILHANDO SABERES SOBRE A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . Qual o seu propósito de vida? Qual espaço o mundo reserva para mim? Desafios e metas após o ensino médio. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . MICROMUNDO: CONHECENDO OS MICRORGANISMOS DO DIA A DIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . EXAMES COMPLEMENTARES: PARASITOLÓGICO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . VIVÊNCIAS EM ANÁLISES CLÍNICAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; SANTOS, C. M. ; KLEIN, S. O. T. ; GOIS, M. B. . LESÕES HEPÁTICAS EM FRANGOS CONTAMINADOS COM Escherichia coli. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. M. . Resíduos na UFRB: De onde vêm, para onde vão?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. M. . PREVENÇÃO À COVID-19 NA VOLTA AS AULAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: VIVÊNCIA ESCOLAR NA UFRB. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. . CÉLULA COMO UNIDADE BÁSICA DA VIDA II. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA FILHO, H. P. ; SANTOS, A. N. S. ; HELIOTERIO, M. C. ; PINHO, P. S. ; MATURINO, M. M. ; REIS, J. B. L. ; LIMA, R. S. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, A. M. M. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. ; BALIZA, M. D. ; NIHEI, J. S. ; SANTOS, G. A. ; VICENTINI, F. . Experience report: laboratory monitoring of a symptomatic heath professional with return to work activities after SARS-Cov-2 infection. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, A. N. S. ; HELIOTERIO, M. C. ; PINHO, P. S. ; MATURINO, M. M. ; LIMA, R. S. ; REIS, J. B. L. ; KLEIN, S. O. T. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; VICENTINI, F. ; SILVA FILHO, H. P. . EVALUATION OF SARS-COV-2 TESTING RESULTS IN HEALTHY HEALTH CARE WORKERS IN A CITY OF BAHIA, BRAZIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, F. S. ; FREITAS, L. S. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, A. M. M. ; REIS, J. B. L. ; SILVA, I. M. M. ; LIMA, R. S. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; SILVA FILHO, H. P. ; VICENTINI, F. . Assessment of COVID-19-Related RT-qPCR Test Results from Jaguaripe (Bahia, Brazil). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, J. B. L. ; SILVA, I. M. M. ; KLEIN, S. O. T. ; SOUZA, F. S. ; FREITAS, L. S. ; ALMEIDA, I. C. ; BALIZA, M. D. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, G. A. ; SILVA FILHO, H. P. ; VICENTINI, F. . Profile of samples analysed by RT-qPCR of patients with suspected COVID19 from a city in the interior of Bahia State. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. . WEBINÁRIO: ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; PAULA, V. B. ; DIAS, L. ; ESTEVINHO, M. L. F. . PERFORMANCE OF DIFFERENT CONCENTRATIONS OF HYDROETHANOLIC SOLVENTS IN THE PHENOLS EXTRACTION OF Annona muricata Linnaeus LEAVES.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, I. M. M. ; CAMILO, V. M. A. ; AMOR, A. L. M. ; OLIVEIRA, F. ; FREITAS, F. ; SANTANA, J. M. ; SILVA, R. M. ; KLEIN, S. O. T. . Grupo de Pesquisa SANA: Saúde, Alimentos, Nutrição e Ambiente. Linhas de Pesquisa: 1- Ambiente e Segurança Alimentar e Nutricional; 2-Controle de Qualidade de Produtos e Processos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SENA, F. T. ; CRUZ, M. A. M. ; MOTTA, L. S. C. ; CARNEVALLI, L. M. ; SANTOS, R. S. ; KLEIN, S. O. T. ; SILVA, R. M. ; CAMILO, V. M. A. ; OLIVEIRA, F. ; SILVA, I. M. M. . Relato de experiência sobre o processo de aprendizagem infantil a partir da contação de histórias infantis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Rocha, L.S.G. ; JUIZ, P. J. L. ; SILVA, R. M. ; NEIVA, G. S. ; JESUS, M. C. ; SILVA, I. M. M. . Índice colimétrico e pesquisa de fatores de viurulência de Escherichia coli em amostras de aviários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, F. S. ; AMOR, A. ; SILVA, R. M. ; MOTA, L. H. S. ; SANTOS, G. A. ; SILVA, I. M. M. . Qualidade da água para consumo humano em uma comunidade rural no Recôncavo da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. J. B. ; AMOR, A. ; SILVA, R. M. ; MIRANDA, F. S. ; ALMEIDA, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. O. E. ; SILVA, I. M. M. . Qualidade sanitária de hortaliças: relação com o ambiente de cultivo e saúde dos produtores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, T. J. S. ; SANTANA, J. M. ; SILVA, R. M. ; BARBOSA, C. A. ; SILVA, I. M. M. . Condições higiênicas do comércio informal de alimentos em dois municípios da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Rocha, L.S.G. ; JUIZ, P. J. L. ; SILVA, R. M. ; NEIVA, G. S. ; BRAGA, S. T. ; SILVA, I. M. M. . Perfil de sensibilidade antimicrobiana da Escherichia coli isoladas a partir das etapas do processo produtivo de carne de frango. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, RICARDO MENDES DA . Estudo da origem da Escherichia coli em frangos criados e abatidos na Bahia, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, RICARDO MENDES DA . Elevada presença de Escherichia coli em lesões de celulite em frangos (Gallus gallus)originados de matadouro frigorífico de aves na Bahia, Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, MARCÍLIO ; FREITAS, F. ; BARROS, L. S. S. . Avian pathogenic Escherichia coli of cellulitis lesions in broilers.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. ; ANDRADE, G. M. M. ; SILVA, I. M. M. . Comparative stuy of sanitary conditions of food points of sale on a June Cebration in 2011 and 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. . Conditions of handling of street food sold on a June Festival.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. ; CARDOSO, V. L. ; FREITAS, F. ; SANTOS, F. O. ; MIRANDA, R. D. ; MENDES, V. A. ; ANDRADE, G. M. M. ; SILVA, I. M. M. . Comparative study of sanitary quality of street food sold in a June Celebration in 2011 and 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, A. S. ; REBOUCAS, L. T. ; ROCHA, E. V. S. ; AMOR, A. . Qualidade parasitológica e microbiológica de alface (Lactuca sativa) e coentro (Coriandrum sativum) comercializados na feira livre e supermercados do município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. ; SILVA, I. M. M. ; BALIZA, MARCÍLIO ; FREITAS, F. ; BARROS, L. S. S. . Presença de Escherichia coli em lesões de celulite de frangos provenientes de matadouro avícola da Bahia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, F. ; SANTOS, M. P. ; SANTOS, V. A. ; LOBO, L. N. ; SILVA, J. L. ; MATOS, V. S. R. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, R. M. . Aspectos sanitários e intervenção em um comércio informal de alimentos de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. M. ; FREITAS, F. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, J. C. ; GALVÃO, J.S.L. . Investigação de surto de uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Santo Antônio deJesus-BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, I. M. M. ; SANTOS, M. P. ; SANTOS, V. A. ; LOBO, L. N. ; SILVA, J. L. ; MATOS, V. S. R. ; SILVA, R. M. ; FREITAS, F. . Perfil dos consumidores de alimentos de rua de Santo Antônio de Jesus-Bahia, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, I. M. M. ; REBOUCAS, L. T. ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, J. S. ; QUEIROZ, L. D. R. ; SILVA, A. S. ; MASCARENHAS, L. J. C. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Perfil dos manipuladores e consumidores de hortaliças de um supermercado de Santo Antônio de Jesus (Bahia) e percepções sobre higiene e insegurança alimentar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, I. M. M. ; REBOUCAS, L. T. ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, J. S. ; QUEIROZ, L. D. R. ; SILVA, A. S. ; MASCARENHAS, L. J. C. ; ARAUJO, W. ; ROCHA, E. V. S. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Pesquisa de agentes infecciosos e parasitários em manipuladores e hortaliças (alface e coentro) em supermercados do municípiode Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, W. ; OLIVEIRA, A. ; SILVA, A. ; SILVA, I. ; SILVA, R. M. ; AMOR, A. . Pesquisa de coliformes em alface e coentro vendidos em supermecado de Santo Antônio de Jesus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, F. O. ; SILVA, I. M. M. ; ALMEIDA, E. S. ; SILVA, R. M. . Qualidade microbiológica da água tratada proveniente de instituição de ensino localizada no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. V. C. D. ; Gonzaga, Iassanã ; SILVA, R. M. ; KLEIN, S. O. T. . Cartilha CEUA Comissão de Ética no Uso de Animais.UFRB 2021 (Cartilha).
Outras produções
SILVA, R. M. ; MIGUEL, F. B. ; GOIS, M. B. ; MANJAVACHI, M. N. ; CUNHA, C. A. S. . Relatório de demandas para a estruturação do Biotério do Centro de Ciências da Saúde da UFRB. 2017.
BALIZA, M. D. ; SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, F. ; MIGUEL, F. B. ; DUARTE, L. L. ; SILVA, R. M. . Elaboração da Proposta de Mestrado Acadêmico em Biociências do Centro de Ciências da Saúde CCS/UFRB. 2017.
NOBREGA, R. S. A. ; SILVA, R. M. ; ARMOND, C. . Elaboração das normas específicas de avaliação, apresentação e condução do componente curricular CCA 501-Trabalho de Conclusão de Curso para o Colegiado de Tecnologia em Agroecologia. 2014.
SILVA, R. M. . Epidemiologia , ações práticas na rotina do(a) enfermeiro(a). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, R. M. . CURSO INTRODUTÓRIO EM METODOLOGIA DA PESQUISA DA LIGA ACADÊMICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (CIMEP-LAOT). 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . EXAMES LABORATORIAIS. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Anatomia e Fisiologia Humana dos sistemas endócrino, nervoso e reprodutor. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, RICARDO MENDES DA . Curso Propriedade Intelectual e Informação Tecnológica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, RICARDO MENDES DA . Pacotes Estatísticos Aplicados à Ciência dos Alimentos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Minicurso 2: Produção de mapas conceituais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Minicurso 13: Produção de mapas conceituais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Biocarrapaticidograma. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Curso de formação de multiplicadores em educação ambiental 1. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Curso de formação de multiplicadores em educação ambiental 2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Manual do manipulador de carne. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
SILVA, R. M. . Curso de Extensão em Gastronomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. ; GOMES, A. P. P. ; SOUZA, L. S. A. . Cartilha educativa para a Baiana do Acarajé. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
SILVA, R. M. . Palestra "Troca de saberes entre comunidade e universidade" no Curso de Formação de Manipuladores em Higiene de Alimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Curso de Formação de Manipuladores em Higiene de Aimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Cartilha de orientação ao ambulante. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
SILVA, R. M. . Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos 1. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. M. . Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos 2. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA COOPERATIVA DE MULHERES DA BAHIA PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, Descrição: Empreendimentos Econômicos solidários são redes que trabalham em cooperação, produzindo, comercializando e dividindo os lucros. O setor alimentício está sujeito às normas sanitárias para o processamento e comercialização de alimentos, objetivando garantir a Segurança Alimentar eNutricional dos consumidores. Uma das etapas do controle de qualidade de alimentos é o controle sanitário, que pode ser obtido pelas Boas Práticas de Fabricação, evitando o surgimento de Doenças Transmitidas por Alimentos. A implementação de um aplicativo inovador que informe os procedimentos adequados aplicados à higienização de superfícies, mãos, água e alimentos pode permitir a melhoria das condições higiênicosanitárias. O objetivo deste projeto é promover a Segurança Alimentar e Nutricional na Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Bahia) - COOMAFES, por meio da utilização de tecnologias digitais móveis inovadoras. Haverá o intercâmbio deconhecimentos e experiências entre os saberes científicos e tradicionais, por meio da construção coletiva entre os diversos atores envolvidos no projeto, oriundos de instituições de ensino superior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instituições de ensino médio técnico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) de Valença e a Casa Familiar Rural de Tancredo Neves (CFR-PTN), incluindo docentes, discentes (nível superior e médio) e integrantes da cooperativa. Serão avaliadas os alimentos mais produzidos e as fontes de contaminação através da pesquisa de bactérias e fungos indicadores e patogênicos, além da determinação dos parâmetros físico-químicos e da aplicação de checklist apropriado nos locais de produção. Depois será desenvolvido o aplicativo para orientação das técnicas adequadas de higienização da água, implementado na ação educativa. Por fim, será realizada novaavaliação das condições higiênico-sanitárias e repetição das análises para verificar a efetividade da estratégia adotada. Nas ações serão construídos conhecimentos que gerem capacidade de intervenção, ação coletiva e a apropriação dos sujeitos sociais, organizacionais e acadêmicos, fundamentados nos princípios da Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional e o desenvolvimento de tecnologias de inovação social. Espera-se que haja melhoria da qualidade sanitária dos alimentos e autonomia. Assim, o desenvolvimento desse aplicativo inovador possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação devulnerabilidade social e contribuindo para a soberania alimentar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Coordenador / Fernanda Freitas - Integrante / Valéria Macedo Almeida Camilo - Integrante / Roberval de Jesus Assunção - Integrante / Fabio Santos de Oliveira - Integrante / ANNA BEATRIZ SANTANA LUZ - Integrante / IASMIN SANTOS DO CARMO - Integrante / JAMILLE GÓES DA CONCEIÇÃO - Integrante / ALINE DE OLIVEIRA ANDRADE - Integrante / CÉLIA MARIA PEDROSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
A FACTUALIZAÇÃO DA SAÚDE ÚNICA - PF1260-2024, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ludmilla Santana Soares e Barros em 04/05/2025., Descrição: A abordagem One Health no Brasil foi relatada muito antes do termo One Health ser cunhado. Desde o início das Escolas de Medicina Veterinária e Agricultura no século XX, os profissionais de agricultura e ciências da saúde têm trabalhado juntos em comunidades indígenas, rurais e empobrecidas que não tinham acesso à assistência médica. Conferências realizadas por organizações mundiais na América Latina apoiaram a importância de ações interdisciplinares por meio da Saúde Global. Tópicos de preservação da vida selvagem, habitat e biodiversidade foram o foco desenvolvido por instituições nacionais de conservação durante os séculos XX e XXI. O movimento One Health no Brasil foi oficialmente introduzido e reconhecido em 2007, quando o Dr. William B. Karesh, um veterinário de vidaselvagem do Zoológico do Bronx de Nova York, EcoHealth Alliance e Wildlife Conservation Society (WCS) liderou o primeiro Simpósio One Health no Brasil, introduzindo o tema One World, One Health no qual os animais selvagens atuam como importantes reservatórios e sentinelas de doenças que afetam a saúde humana sendo correlacionadas com a destruição ambiental. Em 2009, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e profissionais brasileiros colaboraram com um estudo de pesquisa sobre Leptospirose por meio da abordagem One Health no noroeste do Brasil. Em dezembro de 2012, os conceitos de One Health, EcoHealth e Zoobiquity foram introduzidos no Brasil por um dos autoresdeste estudo (CPB), que também é veterinário de zoológicos e vida selvagem, iniciando e promovendo o One Health e liderando programas oficiais de pesquisa interdisciplinar de pós-graduação entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Esse projeto será uma PESQUISA MÃE, envolvendo PROJETOS-SATÉLITES norteados na decisão, concretização, seleção e atualização do conceito SAÚDE ÚNICA. As pesquisas que comporão esse desafio hercúleo e milenar, basear-se-ão em abordagens científicas e multidisciplinares na saúde e bem-estar de humanos e animais, a fim de evidenciar que um ambiente equilibrado resulta na promoção da Saúde Planetária (quiçá cósmica), mostrando que tudo está intrinsecamente conectado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / Ludmilla Santana Soares e Barros - Coordenador / Ana Elisa del Arco - Integrante / Lilian Porto de Oliveira - Integrante / Tatiana Pacheco Rodrigues - Integrante / Robson Bahia Cerqueira - Integrante / MARCEL SILVA LEMOS - Integrante / ANGELA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA - Integrante / JOSELITO NUNES COSTA - Integrante / ANA MIRELE DA COSTA EVANGELISTA - Integrante / IVESON DOS SANTOS COSTA - Integrante / STEFANI FERREIRA DE JESUS - Integrante / FAGNER CORREIA DE SOUZA - Integrante / CRISNANDA DA SILVA E SILVA - Integrante / DANUZA DAS VIRGENS LIMA - Integrante / CAROLINE PITA CASAES - Integrante / BARBARA NATALIA SANTOS COSTA - Integrante / LUDMILLA DEBORA MAIA DE OLIVEIRA - Integrante / ADRIELE MIRANDA RIBEIRO - Integrante / PAULA MARTINS DIAS - Integrante / ANA MARIA FAGUNDES SILVA - Integrante / ANA KARINA DA SILVA CAVALCANTE - Integrante.
-
2022 - Atual
VIGILÂNCIA DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E OUTRAS DOENÇAS E AGRAVOS À SAÚDE, Descrição: A pandemia de COVID-19 iniciou-se em março de 2020, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) tivemos mais de 523 milhões de casos confirmados, até maio de 2022, e com número de mortos estimado em 6.270.000 pessoas. A doença está relacionada à infecção de células que apresentam a molécula ACE-2, com quadros de pneumonia e síndrome do desconforto respiratório grave (ARDS). Desde então a OMS e todos os países do mundo têm enfrentado dificuldades da implementação das vacinas, lidando com os riscos da emergência de novas variantes do SARS-CoV-2 e re-emergência de outras síndromes gripais devido à circulação de muitos outros vírus respiratórios em um momento de reabertura geral e liberação das medidas de isolamento. O Brasil tornou-se em vários momentos o epicentro dos casos da doença e atualmente com mais de 30 milhões de casos confirmados e 666.000 mortes. Além da pandemia de COVID-19, a vigilância das síndromes gripais(SG) e a identificação das cepas virais circulantes na população são imprescindíveis para o planejamento e implementação de políticas públicas. As variantes virais podem impactar na duração do efeito protetor que as na vacinas conferem. Para compreender este cenário nos propomos a realizar uma pesquisa em vigilância da COVID-19 e de outras síndromes respiratórias e seus agentes virais, na comunidade acadêmica da UFRB, com o acompanhamento da situação vacinal do grupo avaliado. Para isto, pretende-se conduzir um estudo transversal com os membros da comunidade acadêmica da UFRB, com idade igual ou superior a 18 anos, incluindo docentes, servidores técnicos, discentes, terceirizados e possíveis contactantes, para acompanhar a situação da COVID-19 e outras doenças respiratórias na comunidade, bem como situação vacinal. Serão coletadas amostras biológicas de vias aéreas superiores como saliva e secreções nasofaríngeas, dados clínicos e sociodemográficos,através de questionário dos participantes assintomáticos e sintomáticos, com suspeita para síndromes respiratórias virais. Os vírus SARS-CoV-2 e influenzae serão identificados por qRT-PCR multiplex e sequenciados parcialmente ou do genoma completo por WGS; outros possíveis vírus poderão ser identificados pelo sequenciamento completo e uso de metodologias de metagenômica, estabelecendo assim o monitoramento epidemiológico e molecular das amostras. A identificação de agentes causadores de patologias e desencadeadores de agravos na saúde da comunidade do Recôncavo Baiano, bem como variantes virais que impactem na efetividade das vacinas contra COVID-19 impactam na saúde desta comunidade e no desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas; além do acompanhamento da cobertura vacinal, que resultará em uma vigilância mais efetiva nesta comunidade, trazendo segurança e melhores políticas de saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Hermes Pedreira da Silva Filho - Coordenador / Glauber Andrade dos Santos - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Fernando Vicentini - Integrante / Jorge Sadao Nihei - Integrante / Flaviane Santos de Souza - Integrante / Jeiza Botelho Leal Reis - Integrante / Amália Nascimento do Sacramento Santos - Integrante / Paloma de Sousa Pinho - Integrante / Nanci Silva Santos - Integrante / Rosângela Santos Lima - Integrante / André Mario Mendes da Silva - Integrante / MARINA CAMPOS MAGALHÃES - Integrante / TIALLA OLIVEIRA SOUSA - Integrante / MONIQUE BRANDÃO BASTOS NUNES - Integrante / MARIANE FONTES MATOS ARAUJO - Integrante / LARISSA DE SOUSA LYRA - Integrante / REBECA DA LUZ VITÓRIA - Integrante / JOICE NEVES REIS PEDREIRA - Integrante / LUCIANO KALABRIC SILVA - Integrante / ANA PAULA SANTOS DE JESUS - Integrante / FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante / LINSMAR DA SILVA VEIGA - Integrante / LUCIANA DOS SANTOS FREITAS - Integrante / ÍTALO RAFAEL MACHADO SANTOS - Integrante.
-
2022 - Atual
VIGILÂNCIA DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E OUTRAS DOENÇAS E AGRAVOS À SAÚDE, Descrição: A pandemia de COVID-19 iniciou-se em março de 2020, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) tivemos mais de 523 milhões de casos confirmados, até maio de 2022, e com número de mortos estimado em 6.270.000 pessoas. A doença está relacionada à infecção de células que apresentam a molécula ACE-2, com quadros de pneumonia e síndrome do desconforto respiratório grave (ARDS). Desde então a OMS e todos os países do mundo têm enfrentado dificuldades da implementação das vacinas, lidando com os riscos da emergência de novas variantes do SARS-CoV-2 e re-emergência de outras síndromes gripais devido à circulação de muitos outros vírus respiratórios em um momento de reabertura geral e liberação das medidas de isolamento. O Brasil tornou-se em vários momentos o epicentro dos casos da doença e atualmente com mais de 30 milhões de casos confirmados e 666.000 mortes. Além da pandemia de COVID-19, a vigilância das síndromes gripais(SG) e a identificação das cepas virais circulantes na população são imprescindíveis para o planejamento e implementação de políticas públicas. As variantes virais podem impactar na duração do efeito protetor que as na vacinas conferem. Para compreender este cenário nos propomos a realizar uma pesquisa em vigilância da COVID-19 e de outras síndromes respiratórias e seus agentes virais, na comunidade acadêmica da UFRB, com o acompanhamento da situação vacinal do grupo avaliado. Para isto, pretende-se conduzir um estudo transversal com os membros da comunidade acadêmica da UFRB, com idade igual ou superior a 18 anos, incluindo docentes, servidores técnicos, discentes, terceirizados e possíveis contactantes, para acompanhar a situação da COVID-19 e outras doenças respiratórias na comunidade, bem como situação vacinal. Serão coletadas amostras biológicas de vias aéreas superiores como saliva e secreções nasofaríngeas, dados clínicos e sociodemográficos,através de questionário dos participantes assintomáticos e sintomáticos, com suspeita para síndromes respiratórias virais. Os vírus SARS-CoV-2 e influenzae serão identificados por qRT-PCR multiplex e sequenciados parcialmente ou do genoma completo por WGS; outros possíveis vírus poderão ser identificados pelo sequenciamento completo e uso de metodologias de metagenômica, estabelecendo assim o monitoramento epidemiológico e molecular das amostras. A identificação de agentes causadores de patologias e desencadeadores de agravos na saúde da comunidade do Recôncavo Baiano, bem como variantes virais que impactem na efetividade das vacinas contra COVID-19 impactam na saúde desta comunidade e no desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas; além do acompanhamento da cobertura vacinal, que resultará em uma vigilância mais efetiva nesta comunidade, trazendo segurança e melhores políticas de saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Hermes Pedreira da Silva Filho - Coordenador / Glauber Andrade dos Santos - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Fernando Vicentini - Integrante / Jorge Sadao Nihei - Integrante / Flaviane Santos de Souza - Integrante / Jeiza Botelho Leal Reis - Integrante / Amália Nascimento do Sacramento Santos - Integrante / Paloma de Sousa Pinho - Integrante / Nanci Silva Santos - Integrante / Rosângela Santos Lima - Integrante / André Mario Mendes da Silva - Integrante / MARINA CAMPOS MAGALHÃES - Integrante / TIALLA OLIVEIRA SOUSA - Integrante / MONIQUE BRANDÃO BASTOS NUNES - Integrante / MARIANE FONTES MATOS ARAUJO - Integrante / LARISSA DE SOUSA LYRA - Integrante / REBECA DA LUZ VITÓRIA - Integrante / JOICE NEVES REIS PEDREIRA - Integrante / LUCIANO KALABRIC SILVA - Integrante / ANA PAULA SANTOS DE JESUS - Integrante / FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante / LINSMAR DA SILVA VEIGA - Integrante / LUCIANA DOS SANTOS FREITAS - Integrante / ÍTALO RAFAEL MACHADO SANTOS - Integrante.
-
2021 - Atual
DO CAMPO À MESA: PADRÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DOS ALIMENTOS, Descrição: A produção primária de alimentos se baseia em quatro atividades principais: agricultura, criação de animais, extrativismo vegetal e extrativismo animal. Em geral, após a produção primária, existem outras atividades voltadas ao beneficiamento, manufatura/transformação, expedição, conservação, comercialização, transporte/distribuição, que agregam valor ao produto primário. A abrangência da Segurança Alimentar e Nutricional aponta a questão da qualidade sanitária dos alimentos como um de seus elementos: a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica, racial e cultural da população. Considerando a necessidade da padronização de produtos e processos relacionados à produção dos alimentos, com vistas a atender as exigências legais e os critérios de comercialização, nos territórios de identidade do estado da Bahia, este projeto objetiva contribuir para melhoria da qualidade e inocuidade dos alimentos, envolvendo ações do campo a mesa. Dentre as ações a serem realizadas, destacam-se a análise das condições sanitárias dos alimentos; identificação de contaminantes e fontes de contaminação; avaliação do potencial antimicrobiano de extratos e óleos essenciais frente a diferentes patógenos; análise do perfil de susceptibilidade antimicrobiana de micro-organismos isolados do processo produtivo de alimentos; avaliação anátomo-histopatológica de tecidos contaminados com patógenos; avaliação do risco no consumo de alimentos potencialmente contaminados com agentes químicos e/ou biológicos; controle de qualidade de produtos e processos; desenvolvimento de novos produtos; composição dos alimentos; estudo de embalagens e rotulagem; avaliação de vida de prateleira, e estudo de viabilidade econômica. Cadastro na UFRB PVD119-2021. CAAE 45599021.8.0000.0056.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Coordenador / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Fernanda Freitas - Integrante / Valéria Macedo Almeida Camilo - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante / Fábio de Oliveira - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante.
-
2021 - Atual
Escherichia coli EM AVIÁRIOS, CELULITES E FÍGADOS DE FRANGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A AVICULTURA - PVD81-2021, Descrição: Diante da importância da cadeia produtiva de carne de frango como fonte geradora de receitas e de alimentos para todo o planeta, do impacto econômico e ambiental gerado pelo descarte ocorrido nos matadouros, dos riscos à saúde do consumidor oferecido pelo potencial zoonótico das APEC e da inexistência de um estudo que trace a possível trajetória percorrida desde o surgimento até o destino final deste patógeno, objetivou-se determinar a população de Escherichia coli (E. coli), identificar os genes de virulência iss e iutA nas cepas isoladas de celulites em matadouro do Recôncavo da Bahia e fazer a análise histopatológica e imunohistoquímica em amostras de insumos e ambiente dos aviários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcelo Biondaro Góis - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante.
-
2020 - Atual
COVID-19, UMA AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS ASSOCIADOS À INFECÇÃO PELO SARS COV-2 ENTRE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DE SUPORTE EM AMBIENTE DE TRABALHO - PVD110-2020, Descrição: A COVID-19 causada pelo SARS-CoV-2, vírus pertencente à família Coronaviridae. O primeiro relato dessa síndrome respiratória ocorreu em dezembro de 2019 em Wuhan na China, desde então a doença, de transmissão aérea, espalhou-se rapidamente por todo o planeta tornando-se a maior crise sanitária global das últimas décadas e reconhecida como pandêmica. A infecção pelo SARS-CoV-2 pode ser assintomática em 90 dos casos ou mais, porém quando sintomática, ocasiona graves problemas respiratórios ou multissistêmicos levando à demandas por leitos, incluindo UTIs, com alta letalidade entre os intubados. O histotropismo que permite infecções multissistêmicas representam desafios, podendo gerar demandas sociais permanentes e elevar os custos do SUS. Todas as pessoas estão expostas ao SARS-CoV-2, no entanto há um maior risco de infecção entre os expostos à altas cargas infectantes como profissionais de saúde pelo contato direto e frequente com infectados,diagnosticados ou não. O diagnóstico precoce da infecção dos profissionais é uma medida crucial para a redução de infecções nas unidades de saúde, além disso, possibilita a elaboração de medidas de prevenção pela gestão de saúde como o afastamento dos profissionais contaminados e ainda pré-sintomáticos. Essa conduta terá impacto na proteção dos demais profissionais e população. Diante do exposto, propõe-se neste projeto monitorar a infecção assintomática, pré-sintomática e sintomática e determinar o perfil epidemiológico molecular do SARS-CoV-2 em profissionais dos estabelecimentos de saúde, na atenção básica do SUS, em 48 municípios do estado da Bahia, através de um estudo de coorte prospectivo de população fixa de epidemiologia molecular. Será realizada a detecção do RNA viral para o diagnóstico por reação de polimerase em cadeia, antecedida por transcrição reversa e em tempo real (RT-qPCR). Será solicitado que cada profissional preencha um inquérito com a finalidade de avaliar a sintomatologia associada à infecção pela COVID-19 nos 15 dias anteriores à coleta. O material será enviado ao Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 do CCS/UFRB em meio de cultura viral, em caixas térmicas. Após a extração e a RT-qPCR, as amostras positivas seguirão para sequenciamento genético parcial e/ou total dos principais genes. Amostras de interesse filogenético terão seu genoma sequenciado integralmente. O diagnóstico permitirá quantificar os casos e estimar as taxas de transmissão. Entre os casos positivos, o sequenciamento do genoma viral permitirá analisar a diversidade genética viral para reconstruir as relações evolutivas do vírus no espaço e tempo (filogenia com modelo de espaço e tempo). Os achados relativos detectados nos grupos serão analisados por meio do teste nãoparamétrico de Mann Whitney. O valor de p < 0,05 será considerado estatisticamente significante. Espera-se interromper os ciclos de transmissão precocemente e analisar a associação de casos e surtos em estabelecimentos de 48 municípios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Hermes Pedreira da Silva Filho - Integrante / Glauber Andrade dos Santos - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Fernando Vicentini - Coordenador / Jorge Sadao Nihei - Integrante / Flaviane Santos de Souza - Integrante / Jeiza Botelho Leal Reis - Integrante / Amália Nascimento do Sacramento Santos - Integrante / Margarete Costa Helioterio - Integrante / Paloma de Sousa Pinho - Integrante / Nanci Silva Santos - Integrante / André Mario Mendes da Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, IDENTIFICAÇÃO DE ANTIOXIDANTES LIPOFÍLICOS E ÁCIDOS GRAXOS E DETERMINAÇÃO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA, ANTIMUTAGÊNICA E ANTICARCINOGÊNICA DE FOLHAS DE Annona muricata L., Descrição: Tradicionalmente plantas da família Annonaceae são utilizadas para fins medicinais em regiões do Sudeste Asiático, África Subsaariana e América Latina, entretanto existem muitos desafios relacionados ao uso de fitoterápicos e na identificação e isolamento de compostos derivados de vegetais, dentre eles a correta identificação taxonômica e a avaliação da influencia das variações sazonais na composição bioquímica e ação dos extratos obtidos das diversas partes das plantas. Para tentar dirimir estas dúvidas este trabalho se propõe a realizar a caracterização físico-química, identificação de antioxidantes lipofílicos, anticarcinogênicos e ácidos graxos e determinação da ação antimicrobiana de Extrato Etanólico de folhas de Annona muricata L. (EEAM). Além de investigar as atividades antioxidante, antimutagênica e inibitória contra enzimas relacionadas a doenças neurodegenerativas, inflamação, obesidade e diabetes do EEAM e elencar os compostos majoritários apresentados pelo EEAM para futura pesquisa sobre a produção de fitoterápicos originados desta árvore tão importante para a agricultura familiar no estado da Bahia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Maria Letícia Fernandes Estevinho - Integrante.
-
2015 - 2018
Caracterização microbiológica e higiênico-sanitária de ovos comercializados no Recôncavo da Bahia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ludmilla Santana Soares e Barros em 14/04/2019., Descrição: (Registro no CCAAB Proc.: 23007.009264/2015-59). Pesquisa quantitativa microbiológicas de ovos de frangos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / Ludmilla Santana Soares e Barros - Coordenador / Wanessa Karine da Silva Lima - Integrante.
-
2015 - 2017
Pesquisa de microrganismos patogênicos em amostras de queijo coalho comercializados em praias da Ilha de Itaparica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ludmilla Santana Soares e Barros em 26/04/2019., Descrição: (Processo CCAAB 23007.024456/2015-95). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / Ludmilla Santana Soares e Barros - Coordenador / DEUS, TAMILES BARRETO DE - Integrante.
-
2013 - Atual
Mulheres Mariscando e Pescando Sonhos:nclusão Sócio- produtiva de Famílias Quilombolas., Descrição: Projeto de pesquisa e extensão que tem como objetivocontribuir para o fortalecimento e organização produtiva do núcleo de mariscagem da Bacia do Iguape,a partir de Tecnologias sociais voltadas para temática de segurança alimentar e nutricional,como meio de gerar trabalho, renda e cidadania para as famílias quilombolas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Fernanda Freitas - Integrante / Valéria Macedo Almeida Camilo - Integrante / Gabriel Ribeiro - Integrante / Tatiana Pacheco Rodrigues - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante / Jucileide Ferreira do Nascimento - Integrante / Roberval de Jesus Assunção - Integrante / Inayara Oliveira de Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
ATLAS DE SANEAMENTO RURAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, Descrição: A preocupação com a adequada captação e uso da água, especialmente na zona rural e peri-urbana, que sabidamente são mais desprotegidas no que tange ao saneamento e abastecimento básico, deve ser constante e servir de incentivo a vários pesquisadores da área de Saúde Pública. Sendo assim, este trabalho, que será realizado nos vinte municípios que compõem o Recôncavo da Bahia, trará como objetivo, através de resultados microbiológicos e físico-químicos das águas no meio rural e dos dados gerados via questionários sobre a situação das águas neste meio, confeccionar mapas que comporão um atlas de saneamento rural do recôncavo baiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Ludmilla Santana Soares e Barros - Coordenador / Ana Elisa del Arco - Integrante / Fagner Correia de - Integrante / Lilian Porto de Oliveira - Integrante / Tatiana Pacheco - Integrante / Margarete de Jesus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - Atual
ANÁLISE ANÁTOMO-HISTOPATOLÓGICA DE FÍGADOS DE FRANGOS ASSOCIADOS A LESÕES DE CELULITE POR Escherichia coli EM MATADOUROS AVÍCOLAS SOB INSPEÇÃO ESTADUAL, Descrição: O consumo de carne de frango vem aumentando em todo o mundo assim como a elevação da oferta, entretanto, como em qualquer atividade que se expande e se intensifica, a avicultura, em especial a industrial, tem novos desafios, dentre eles o de produzir em quantidade e qualidade para aender um mercado que ao mesmo tempo em que se expande também se torna mais exigente na qualidade, especialmente nos aspectos sanitários. Assim elevar o conhecimento sobre todas as patologias infeciosas, dentre elas a celulite, para elevar o nível de controle sobre estas é fundamental.Objetivou-se realizar análise anátomo-histopatológica de fígados de frangos associados a lesões de celulite por Escherichia coli em matadouros avícolas sob inspeção estadual, desta maneira espera-se atestar a possível relação entre os dois órgãos no processo infeccioso abrindo-se a possibilide de definição de estratégias de prevenção e de redução de riscos sanitários no processo produtivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Evêncio-Neto - Integrante.
-
2009 - 2012
Alimento Seguro no Comércio Informal, Descrição: O referido projeto objetiva contribuir para a melhoria das condições higienicossanitárias dos alimentos comercializados no comércio informal de lanches em Santo Antônio de Jesus-Bahia, como apoio à promoção e implementação de serviços voltados à Segurança Alimentar e Nutricional local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcos Pereira Santos - Integrante / Fernanda Freitas - Integrante / vilmara Almeida dos Santos - Integrante / Laiana Nascimento Lôbo - Integrante / Vanessa de Souza Rogrigues Matos - Integrante / Jeiziane Lopes da Silva - Integrante.
-
2009 - 2011
Caracterização fenotípica e genotípica de Escherichia coli proveniente de lesões de celulite de frangos de corte, Descrição: Coletaram-se, de forma asséptica 40 amostras de lesões de celulite de frangos provenientes de matadouro avícola localizado no Recôncavo da Bahia para a caracterização fenotípica e genotípica de Escherichia coli. Os animais deste estudo foram oriundos de quatro aviários localizados na mesma região, pesavam entre 1.050g a 2.867g e 90% eram isentos de patologia associada à celulite. Observou-se caquexia em dois frangos, sendo um caso de pericardite e outro de contusão. O peso das lesões de celulite variou de 0,9 a 1,7g e 85% destas estavam no lado esquerdo do abdômen dos frangos. Escherichia coli foi isolada em 82,5% das amostras por meio de método rápido de contagem por placas Petrifilm ? (3M Company). Utilizou-se a Reação em Cadeia de Polimerase para verificação do gene de resistência sérica (iss), identificando, assim, E. coli patogênica para aves (APEC). Identificou-se iss em 87,9% dos isolados. Com os resultados deste trabalho ficou clara a necessidade da revisão do manejo nos aviários, de estudos que confirmem a presença de APEC nos alimentos e do seu potencial zoonótico e da intensificação da fiscalização nos matadouros, a fim de se evitar o surgimento e a liberação, para consumo, de aves com lesões de celulite.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Coordenador / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Fernanda Freitas - Integrante / Ludmilla Santana Soares e Barros - Integrante.
-
2008 - 2010
Análise das lesões anátomo-histopatológicas de fígados de frangos contaminados com Escherichia coli provenientes matadouros avícolas do Recôncavo da Bahia, Descrição: Fígados de frango com lesões macroscópicas e inalterados serão avaliadas com objetivo de determinar a freqüência de Salmonella e Escherichia coli; para tanto, serão analisadas amostras de dois abatedouros dos Recôncavo da Bahia. O diagnóstico bacteriológico será realizado pelo método clássico e por diagnóstico molecular por PCR (Reação em Cadeia de Polimerase). Exames anátomo-histopatológicos serão realizados para verificação de lesões macroscópicas e os anatomopatológicos para análises microscópicas das lesões associadas aos microrganismos isolados e identificados. As análises microbiológicas serão realizadas nos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e as análises histopatológicas serão realizadas no Laboratório de Histologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os resultados e as principais ações mitigadoras serão divulgados através de palestras para a comunidade alvo e visitas técnicas, além de serem publicados em periódicos nacionais e ou internacionais, revistas nacionais, seminários e congressos pertinentes ao tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / Marcílio Delan Baliza - Integrante / Marcos Pereira Santos - Integrante / Larissa Tannus Rebouças - Integrante / Édila Verônica da Silva Rocha - Integrante / Isabella Silva - Coordenador / vilmara Almeida dos Santos - Integrante.
-
2007 - 2010
CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS, FÍSICO-ESTRUTURAIS E ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DA FEIRA LIVRE E SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BAHIA., Descrição: Balizado pelo conceito de Extensão Universitária, o qual remete para o desenvolvimento de ações que contribuam para relação transformadora entre Universidade e Sociedade, realizou-se o presente estudo com olhar crítico sobre a feira livre de Santo Antônio de Jesus-Bahia (SAJ) detectando adequações/inadequações deste espaço na perspectiva da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Busca-se com o estudo levantar questões iniciais para o processo de desenvolvimento de um projeto maior de extensão, estruturado na perspectiva da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional/ SAN. Especificamente nesse primeiro momento buscam-se uma leitura externa dos hábitos higiênico-sanitários e das condições físico-estruturais da feira. No segundo momento realizar-se-á um estudo de cunho etnográfico buscando se aproximar das percepções sobre higiene, limpeza e SAN dos feirantes de Santo Antônio de Jesus. No contexto atual, alcançar a SAN se torna uma meta indispensável para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas que passam por situações de risco alimentar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Ricardo Mendes da Silva - Integrante / ISABELLA DE MATOS MENDES DA SILVA - Integrante / Ana Amor - Coordenador.
Prêmios
2013
Professor homenageado da 1ª turma do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde., Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciência da Saúde. , Rua do Cajueiro, 1015, Cajueiro, 44574490 - Santo Antônio de Jesus, BA - Brasil, Telefone: (75) 36324379
Experiência profissional
2011 - 2015
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 6
2010 - 2014
Prefeitura Municipal de Santo Antonio de JesusVínculo: , Enquadramento Funcional: Inspetor Sanitário, Carga horária: 40
2010 - 2014
Prefeitura Municipal de Santo Antonio de JesusVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor da Vigilância à Saúde, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2010 - 03/2014
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde.Cargo ou função, Diretor Técnico da Vigilância à Saúde.
-
03/2010 - 03/2014
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.Serviço realizado, Inspetor Sanitário Municipal.
2014 - Atual
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Docente por tempo determinado, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor de Fisiologia para o curso de Graduação em Nutrição e Neuroanatomia para o curso de graduação em Psicologia (2009.1).
Professor de Bioquímica aplicada à Nutrição II para o curso de Graduação em Nutrição, Bioquímica para o curso de Graduação em Enfermagem e Meio Ambiente saúde e saneamento para os cursos do CCS (2009.2).
Professor de Histologia Humana e Fisiologia Humana para o curso de Graduação em Enfermagem, Neuroanatomia para o curso de Graduação em Psicologia e Morfofuncionais I para o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) (2010.1).
Professor de Fisiologia Humana aplicada à Psicologia para o curso de Graduação em Psicologia e Ciências Básicas da Saúde para o BIS (2010.2).
2008 - 2008
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio no Laboratório de Microbiologia do CCS ( Centro de Ciência da Saúde)
Atividades
-
11/2020
Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
-
11/2020
Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Coordenador da Área de Conhecimento Ciências Básicas da Saúde.
-
10/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro suplente do Comitê de Ética na Utilização de Animais da UFRB.
-
08/2020
Extensão universitária , Centro de Ciência da Saúde.Atividade de extensão realizada, Prestação de serviço no Laboratório de Diagnóstico Molecular COVID-19 CCS.
-
10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFRB.
-
07/2021 - 09/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da comissão responsável por proceder às atividades de levantamento das potencialidades do CCS para a oferta de serviços/captação de recursos, passando a ser composta pelos servidores.
-
05/2021 - 06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comissão de Ética no Uso de Animais.Cargo ou função, Membro da comissão para analisar e emitir parecer referente ao uso de animais em atividades de ensino e/ou pesquisa científica no processo n° 23007.00007927/2020-21, designada pela Ordem de Serviço n° 014/2021 da CEUA/UFRB, de 17 de maio de 2021.
-
04/2021 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, ORDEM DE SERVIÇO N.º 28, DE 30 DE ABRIL DE 2021 ? Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional Horizontal na carreira do Magistério Superior, da Classe de Assistente A, Nível II para a Classe Assistente B, Nível I, de interesse da servidora doc.
-
03/2021 - 04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, ORDEM DE SERVIÇO N.º 03, DE 23 DE MARÇO DE 2021 ? membro da Comissão de Avaliação das Atividades Complementares do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, período letivo 2020.1 remoto.
-
01/2021 - 02/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Ordem de Serviço n° 004/2021 da CEUA/UFRB, de 28 de janeiro de 2021membro da comissão para emissão de parecer referente ao uso de animais em atividades de ensino e/ou pesquisa científica no processo n° 23007.00006211/2019-87..
-
11/2020 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes, Humanidades e Letras.Cargo ou função, ORDEM DE SERVIÇO N.º 45, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2020? Membro da Comissão de Avaliação da promoção funcional da docente Carolina Gusmão Magalhães, da classe de professor Assistente (Classe B) Nível II para Adjunto (Classe C) Nível I.
-
11/2017 - 04/2019
Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Vice-coordenador da área de Conhecimento Ciências Básicas da Saúde.
-
08/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração de subprojeto referene a linha 2 - Ciências biomédicas e saúde do Edital FINEP 04/2018.
-
12/2017 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da comissão responsável pelo acompanhamento e planejamento pedagógico da UPP V do semestre letivo 2017.2 do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
-
10/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da Comissão de planejamento e acompanhamento pedagógico da Unidade de produção Pedagógica V do Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde semestre 2016.1..
-
10/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação das atividades complementares do Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde semestre 2016.1..
-
10/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da Comissão de planejamento e acompanhamento pedagógico da Unidade de Produção Pedagógica V, do Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, no Semestre 2016.1.
-
10/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde.Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação das Atividades Complementares do Curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, no Semestre 2016.1.
-
09/2016 - 10/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 45/2016.
-
09/2016 - 10/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 08/2016.
-
09/2016 - 10/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 40/2016.
-
08/2016 - 09/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 33/2016.
-
08/2016 - 09/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 30/2016.
-
06/2016 - 07/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 32/2016.
-
06/2016 - 07/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 12/2016.
-
05/2016 - 06/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 15/2016.
-
05/2016 - 06/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 09/2016.
-
05/2016 - 06/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 01/2016.
-
04/2016 - 05/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 14/2016.
-
04/2016 - 05/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 13/2016.
-
04/2016 - 05/2016
Serviços técnicos especializados , Reitoria.Serviço realizado, Avaliação de projeto de pesquisa pela CEUA, OS 04/2016.
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CCA 425 - Parasitologia Veterinária
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CCA 282 - Parasitologia Animal
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Agroecologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CCA 492 - Manejo Agroecológico da Produção Animal II
-
11/2014 - 02/2015
Ensino, Agroecologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CCA 491 - Manejo Agroecológico da Produção Animal I
-
10/2014 - 10/2014
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.Serviço realizado, Avaliação de Aproveitamento de Atividades Complementares da discente Aline Cardoso Sales (23007.016360/2014-72).
-
10/2014 - 10/2014
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.Serviço realizado, Avaliação de Aproveitamento de Atividades Complementares da discente Jamynne Mattos Albernaz (23007.016422/2014-46).
-
07/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Básicas da Saúde, Fisiologia aplica a Psicologia
-
03/2010 - 06/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Neuroanatomia, Fisiologia Humana, Histologia Humana
-
07/2009 - 12/2009
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento, Bioquímica, Bioquímica aplicada à Nutrição II
-
06/2009 - 06/2009
Ensino, Zootecnia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aula de Ácaros e Piolhos para - Disciplina Parasitologia
-
06/2009 - 06/2009
Ensino, Ciencia Animal, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aulas de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados - Disciplina Qualidade Microbiológica e Físico-química de Produtos de Origem Animal
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Neuroanatomia, Fisiologia Humana
-
03/2009 - 03/2009
Extensão universitária , Centro de Ciência da Saúde.Atividade de extensão realizada, Oficina de Interpretação de Texto no Semana de Integração Acadêmica / Reencôncavo 2009.1.
2008 - 2008
Portal Pet VeterináriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2006 - 2006
Faculdade São SalvadorVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
03/2006 - 05/2006
Serviços técnicos especializados , Colegiado de Turismo.Serviço realizado, Professor do Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos.
2005 - 2009
FUNDAÇÃO BAIANA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIAVínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 5
Outras informações:
Microbiologia Ambiental e Hidrobiologia para o Curso de Técnico em Meio Ambiente e de Organização e Normas para os cursos de Técnico em: Mecatrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletônica e Segurânça do Trabalho.
Atividades
-
08/2005 - 01/2009
Ensino, CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, HIDROBIOLOGIA, MICROBIOLOGIA, ORGANIZAÇÕES E NORMAS
2005 - 2008
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações:
FTC - SOMESB
Atividades
-
10/2005 - 03/2008
Ensino, BACHARELADO EM TURISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ALIMENTOS E BEBIDAS, GESTÃO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS, GESTÃO DE RESTAURANTES
1999 - 2005
RILLA COMÉRCIO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDAVínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: SÓCIO GERENTE, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1999 - 05/2005
Direção e administração, .Cargo ou função, SÓCIO GERENTE.
1999 - 2002
Serviço Nacional de Aprendizagem do ComércioVínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
216 horas/aula no período de 04/10/1999 à 01/02/2002 - Disciplina Introdução a Turismo e Hospitalidade.
Atividades
-
10/1999 - 02/2002
Ensino, CURSO DE FORMAÇÃO DE GARÇOM E COZINHEIRO, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, MÓDULO DE TURISMO E HOSPITALIDADE
1996 - 1998
Casa do Laboratório LTDAVínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: SÓCIO GERENTE, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1996 - 07/1998
Direção e administração, .Cargo ou função, GERENTE DE VENDAS.
1995 - 1997
KENZO VIAGEM E TURISMOVínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: SÓCIO GERENTE, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1995 - 05/1997
Direção e administração, .Cargo ou função, SÓCIO GERENTE.
1994 - 1995
KONTIK VIAGENS E TURISMOVínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: VENDEDOR DE PACOTES AÉREOS INTERNACIONAIS, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1994 - 04/1995
Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, VENDEDOR DE PACOTES AÉREOS INTERNACIONAIS.
1991 - 1992
Bahia Othon PalaceVínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: RECEPCIONISTA, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1991 - 03/1992
Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, RECEPCIONISTA BILINGUE.
2019 - 2020
Instituto Politécnico de BragançaVínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante (pós-doutorado), Carga horária: 40
Outras informações:
Pós-doutorado sob supervisão da Profa. Maria Letícia Fernandes Estevinho - projeto CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, IDENTIFICAÇÃO DE ANTIOXIDANTES LIPOFÍLICOS E ÁCIDOS GRAXOS E DETERMINAÇÃO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA, ANTIMUTAGÊNICA E ANTICARCINOGÊNICA DE FOLHAS DE Annona muricata L.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Mendes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?