Ana Paula Brito
Graduada em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina e Especialista em Trabalho Docente no ensino de Ciências plo Centro Universitário de Araraquara, Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo e Docência no Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho. Possuo experiência na área de Enfermagem com ênfase em Educação, Administração, Auditoria, Home Care e Assistencial (UTI, PS, Clínica Médica e Cirúrgica e Cardiologia).
Atualmente atua na área de educação técnica em Enfermagem como Docente em várias disciplinas ligadas à área técnica e administrativa.
Informações coletadas do Lattes em 19/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Trabalho Docente no Ensino de Ciências
2015 - 2016
Universidade de Araraquara
Título: A importância do Ensino de Ciências na formação política do aluno no ensino fundamental II
Orientador: Artur Carmello Neto
Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola
2011 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM: o uso da interdisciplinaridade e da transversalidade num curso técnico de enfermagem
Orientador: Marília Pugliese Branco
Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior
2007 - 2008
Universidade Nove de Julho
Título: Processo ensino-aprendizagem na Enfermagem: A formação do profissional reflexivo
Orientador: Helena Mello de Carvalho
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gerenciamento.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gerenciamento/Especialidade: Liderança na Enfermagem.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Organização de eventos
XVI Semana da Saúde Skin Line. 2015. (Outro).
XV Semana da Saúde. 2014. (Outro).
XIV Semana da Saúde. 2013. (Outro).
XIII Semana de Saúde Skin Line. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Violência Ocupacional na Equipe de Enfermagem: Tipos e Desafios. 2022. (Outra).
SIPAT UPA Central Santos.IST - Infecção Sexualmente Transmissível. 2021. (Outra).
Manejo Clínico , Laboratorial e Epidemiológico do Saram na Baixada Santista. 2019. (Encontro).
Diagnóstico de HIV. 2018. (Outra).
Atualização em Captação de Órgãos e Tecidos. 2017. (Encontro).
SIPAT UPA Central Santos.DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2017. (Outra).
Curso de Trauma. 2016. (Encontro).
20 anos de SUS.Como ensinar Saúde Pública. 2014. (Encontro).
Exposição "Vias do Coração".Vias do Coração. 2012. (Outra).
VII Simpósio Integrado de Enfermagem do Hospital Guilherme Alvaro.Qualidade e Segurança do Paciente - Como avaliar riscos. 2011. (Simpósio).
2ª FIBoPS - Feira Internacional para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais. 2009. (Seminário).
Emergências Toxicológicas. 2008. (Outra).
Feira Hospitalar.Expositor de Feira. 2006. (Outra).
Participação em bancas
BRITO, A. P.. Estratégias utilizadas pela enfermagem para a redução dos efeitos da hospitalização na criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. O papel do Enfermeiro na parada cardiorrespiratória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Perfil da clientela de uma clínica privada para o tratamento da dependência de álcool e/ou drogas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Os cuidados com a automedicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Percepção de nutrizes sobre um grupo de apoio ao aleitamento materno exclusivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Silva.Avaliação qualitativa dos praticantes de caminhadas monitoradas oferecidas pelos serviços de saúde da coordenadoria regional de saúde centro-oeste-São Paulo-Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Violência contra mulheres: Abordagem para visibilidade dos casos em serviços de saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. O enfermeiro na preservação da privacidade do paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. O papel do enfermeiro na captação de córneas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Assistência de enfermagem no pós operatório imediato de pacientes em transplante renal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Incidência de acidentes biológicos com materiais perfurocortantes em unidade de pronto socorro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Estresse dos graduandos de enfermagem trabalhadores de uma unidade de terapia intensiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. Importância das orientações de enfermagem no pré-operatório de cirurgia cardíaca para alívio da ansiedade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
BRITO, A. P.. A importância da CCIH na visão de alunos graduandos do 8ª semestre de Enfermagem em uma Universidade Particular da cidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.
Orientou
O papel do enfermeiro como líder nas instituições públicas de saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
A Importância da assistência do enfermeiro na fase aguda do grande queimado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
Estresse do paciente no pós operatório de cirurgia cardíaca; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
Principais complicações do diabetes tipo 1 e 2; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
O conhecimento do adolescente sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
A importância do aleitamento materno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Ana Paula Brito;
Produções bibliográficas
-
Qualidade e Segurança do Paciente. Como avaliar riscos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Os elementos essenciais na formação do enfermeiro reflexivo 2008 (Artigo).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Santos. , Avenida Conselheiro Nébias - de 203 a 381 - lado ímpar, Vila Mathias, 11015003 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 21057799, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
SENAC SANTOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Enfermagem, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Supervisora de Estágio no curso técnico de EnfermagemDocente em várias Unidades Curriculares do Curso Técnico de Enfermagem e do curso de Cuidador de Idosos
2010 - Atual
Escola técnica Skin lineVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente em vária disciplinas ligadas à área da Enfermagem
2016 - 2022
UPA Central SantosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Enfermeira assistencial na Unidade de Pronto Atendimento com atuação nas áreas de Classificação de risco, de acordo com o protocolo de Manchester, e atendimento de urgência e emergência de pacientes adulto e infantil.
2007 - 2009
Universidade Nove de JulhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Supervisão de estágio, dos alunos do 8 semestre em Administração Não-Hospitalar e Hospitalar
? Supervisão de estágio, dos alunos do 7 semestre em Saúde do Idoso
? Orientadora de TCC dos alunos do curso de graduação em Enfermagem
? Parecerista em Banca Julgadora de TCC no curso de graduação em Enfermagem
Atividades
-
08/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Hospitalar, Administração Não Hospitalar
-
08/2007
Serviços técnicos especializados , Universidade Nove de Julho.,Serviço realizado, Supervisão de Estágio em Enfermagem.
-
03/2007
Extensão universitária , Universidade Nove de Julho.,Atividade de extensão realizada, Pós graduação lato sensu em Formação de Docentes para o Ensino Superior.
1998 - 2002
Instituto do CoraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
?Assistência direta ao paciente, baseado no sistema "Primary Nursing".
?Membro atuante, da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), efetuando treinamento do corpo de enfermagem, com atuação direta na implantação da SAE na Unidade de Internação.
?Membro representante do Grupo de Dor, na Unidade de Internação, realizando treinamento dos enfermeiros, enfatizando a importância da analgesia precoce, dada aos pacientes, princípios básicos, e manuseio da bomba de analgesia (bomba de PCA).
?Supervisão do corpo de enfermagem, na Unidade, na ausência da chefia imediata.
?Responsável pelo treinamento dos enfermeiros recém-admitidos na Unidade.
?Responsável pelo redirecionamento da escala de trabalho do corpo de enfermagem sempre que necessário.
?Auxílio, junto aos auditores externos, na justificativa sobre a permanência do cliente hospitalizado.
?Revisão de prontuários médicos, junto com a chefia imediata, em caráter de auditoria técnica interna.
1995 - 1998
AmicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
?Supervisão do corpo de enfermagem de todo o hospital, atuando diretamente na assistência ao cliente, nas atividades privativas ao enfermeiro.
?Elaboração da escala de folga e de trabalho da equipe de enfermagem de todo o hospital.
?Revisão de prontuários médicos, junto à Diretoria do Hospital.
?Orientação técnica dos funcionários, durante o desenvolvimento de suas atividades.
?Responsável pela liberação de leitos, para pacientes vindo de outros hospitais, para todas as unidades de internação e maternidade.
?Experiência em conduzir uma diálise peritoneal intermitente (DPI).
?Verificação quanti-qualitativas dos cuidados de enfermagem, prestados ao paciente, incluindo avaliação dos procedimentos e padrões do desempenho de serviços de enfermagem.
?Implantação da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), baseado em Wanda Horta, na UTI geral.
2005 - 2007
DivicomVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Auditora, Carga horária: 40
Outras informações:
?Análise das Declarações de Saúde de todas as Propostas de venda dos Projetos de Adesão.
?Responsável pela criação dos processos de dinâmica do controle das propostas encaminhadas via corretora, call center e consultores.
? Reformulação do questionário da Declaração de Saúde das propostas de venda, dos planos relacionados aos Projetos de Adesão.
?Treinamento de toda a equipe de vendas sobre critérios de doenças a serem analisadas nos projetos de adesão.
?Membro integrante da equipe responsável pela área de Novos Negócios, em projetos ligados à área da saúde, na terceirização de serviços.
?Elaboração de manuais com diretrizes para monitoramento de pacientes crônicos em serviços de saúde.
?Auditoria interna de prontuário em serviços terceirizados na área de saúde.
?Gerenciamento de carteira de risco, junto com as Operadoras de Saúde.
2003 - 2005
Home DoctorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Enfermagem, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
?Contato direto com as operadoras de saúde e hospitais para discussão de casos de clientes hospitalizados para avaliação da necessidade de internação domiciliar.
?Atualização de planilhas referentes à entrada e saída de pacientes em home care.
?Realização de orçamento para as operadoras de saúde, de clientes com indicação de internação domiciliar.
?Responsável pela elaboração da estatística de desempenho de toda a equipe de captação da empresa.
?Supervisão da equipe de enfermeiros visitadores em assistência domiciliar.
?Organização e realização de treinamentos específicos para enfermeiros e técnicos de enfermagem, ministrando aulas e cursos para atualização de toda a equipe.
?Responsável pela implantação dos clientes em internação domiciliar, junto com a equipe médica.
?Controle de materiais e medicamentos enviados ao domicílio do paciente, junto com o enfermeiro visitador.
?Auditoria técnica de prontuários e anotações de enfermagem, para discussão de caso junto às operadoras de saúde, em reuniões técnicas multiprofissionais.
2012 - Atual
Faculdade da Aldeia de CarapicuibaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor do curso e pós graduação Lato Sensu em mUTI e Emergência e Urgência
2002 - 2003
HOSPITAL SAO CONRADOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Enfermagem, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
?Coordenação de toda a equipe de enfermagem.
?Responsável diretamente pela contratação e/ou desligamento de profissionais.
?Atuação direta junto aos enfermeiros, na orientação e treinamento de toda a equipe de enfermagem.
?Elaboração e implantação de rotinas em todos os setores de internação.
?Coordenação no início da implantação da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), em todos os setores ( UTI, Unidades de Internação).
?Responsável pela elaboração das escalas de folga e trabalho de toda a equipe de enfermagem.
?Responsável pelo processo de mudanças de impressos em Unidades de Internação e UTI.
?Implantação de rotinas dentro do Centro Cirúrgico, (marcação de cirurgias, trabalho do CME, etc).
?Revisão de prontuários junto a e Diretoria Clínica e auditor interno, sobre contas médicas, procedimentos de enfermagem e de equipe multiprofissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?