Michele Aragão Fernandes
Professora de Graduação nos cursos de gestão e áreas afins: Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Turismo, Secretariado e Psicologia.
Professora de Pós-Graduação nos cursos: MBA Gerência Executiva em Marketing, MBA em Administração e Negócios, MBA em Secretariado Executivo e Assessoria Gerencial e MBA em Gestão Ambiental.
Mestre em Administração e Controladoria com ênfase em Marketing de Operações e Produtos pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Administração de Marketing pelo IDECC/UEVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003).
Graduação em Administração de Empresas pela UECE - Universidade Estadual do Ceará (2001).
Desempenha atividades de docência nas áreas de Estratégias de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Branding, Marketing no Setor Público, Marketing Ambiental, Marketing Social, Marketing de Relacionamento, Marketing de Projetos, Gestão de Produtos e Serviços, Modelos de Gestão e Administração Contemporânea, Introdução à Administração, Teoria Geral da Administração, Planejamento de Carreira, Gestão de Pessoas, Projeto Interdisciplinar e Estratégia Empresarial.
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração e Controladoria
2009 - 2011
Universidade Federal do Ceará
Título: Avaliação das estratégias de desenvolvimento de produtos ecológicos decorrentes da cadeia de transformação dos resíduos plásticos industriais, Ano de Obtenção: 2011
Profª. Cláudia Buhamra Abreu Romero- Doutora.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento de novos produtos; Resíduos Industriais; Bolsa de Resíduos; produtos ecológicos; reciclagem de plásticos.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Ambiental. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Ambiental / Especialidade: Produção de Produtos.
Especialização em andamento em Gestão Pública
2024 - Atual
Universidade Estadual do Ceará
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Administração em Marketing
2002 - 2003
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Fidelize seu cliente antecipando suas necessidades
Orientador: Maria do Socorro Mourão Silva
Graduação em administração de empresas
1996 - 2001
Universidade Estadual do Ceará
Título: As Relações Humanas nas empresas de Transporte coletivo de Fortaleza
Formação complementar
2016 - 2016
Análise e Simulação de Processos. (Carga horária: 40h). , Profectum Soluções, PS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação via ERP TOTVS. (Carga horária: 32h). , Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação de Tutores da Educação à Distância. (Carga horária: 60h). , Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
2014 - 2014
I Seminário de Gestão Educacional de Nível Superio. (Carga horária: 12h). , Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Formação em Educação à Distância. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2013 - 2013
Inglês Instrumental. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Ceará - Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, IFCE/CLEC, Brasil.
2011 - 2013
INGLÊS. (Carga horária: 400h). , Instituto Federal do Ceará - Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, IFCE/CLEC, Brasil.
2010 - 2010
Novas Perspectivas em Gestão. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Teste de Proficiência Inglês. Área: Administração. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2004
Administração de Cargos e Salarários. (Carga horária: 40h). , Vigorh Recursos Humanos Ltda, VIGORH, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
Organização de eventos
FERNANDES, M. A. . IV Semana do Marketing - Ciclo de Palestras. 2016. (Outro).
FERNANDES, M. A. . III Semana do Marketing - Ciclo de Palestras e Feira. 2015. (Outro).
FERNANDES, M. A. . II Semana do Marketing - Ciclo de Palestras e Feira. 2014. (Outro).
FERNANDES, M. A. ; BARCELAR, L. S. ; ARAUJO, M. A. S. R. . III Universo Ateneu. 2014. (Outro).
FERNANDES, M. A. . V FEIRA DE MARKETING. 2013. .
FERNANDES, M. A. ; PAULA, R. N. F. ; FONSECA, A. R. ; MENDES, G. A. ; BARBOSA, P. . I Semana do Marketing - Ciclo de Palestras e Feira. 2013. (Outro).
BARCELAR, L. S. ; FERNANDES, M. A. ; ALVES, M. A. . II UNIVERSO ATENEU. 2013. (Outro).
FERNANDES, M. A. . IV FEIRA DE MARKETING. 2012. .
FERNANDES, M. A. ; ROMERO, C. B. A. . III Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing. 2010. (Outro).
ROMERO, C. B. A. ; FERNANDES, M. A. . III Seminário do Pensamento Estratégicco de Marketing. 2010. (Outro).
FERNANDES, M. A. ; ROMERO, C. B. A. . III Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing. 2010. (Outro).
Participação em eventos
1º Fórum de Administração e Gestão de IES em Fortaleza. 2016. (Seminário).
I Seminário Pedagógico - FATE. 2014. (Seminário).
VI SPEM - Seminário de Pensamento Estratégico de Markating. 2014. (Seminário).
I Encontro de Projetos Interdisciplinares da Faculdade Ateneu.Diversos projetos na área de gestão. 2012. (Encontro).
II Seminário Pedagógico da Faculdade Ateneu. 2012. (Seminário).
V SPEM - Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing.Marketing de Varejo. 2012. (Seminário).
I Encontro de Docência no Ensino Superior.Acompanhamento e Orientação das Atividades Direcionadas ao Curso de Administração da UFC. 2009. (Encontro).
III Seminário de Estudos Organizacionais. 2009. (Seminário).
II Seminário do Pensamento Estratégico de Marketing. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
PINHEIRO, C. S.;FERNANDES, M. A.; VARELA, D.. Gestão esportiva: a influência da administração de empresas no trabalho do treinador de futebol. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração) - Faculdade Ateneu.
CATUNDA, R.;FERNANDES, M. A.. A influência da marca na decisão de compra do consumidor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração) - Faculdade Ateneu.
FERNANDES, M. A.; ARRUDA, A.; FILHO . Gerenciamento de processos na administração pública, o caso de uma autarquia federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
FERNANDES, M. A.; VILELA, L. S.; SILVA, G. S.. A Importância do Endomarketing como uma Ferramenta Positiva na Gestão de Pessoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
VILELA, L. S.;FERNANDES, M. A.; SILVA, G. S.. Gestão de Pessoas como Diferencial Competitivo nas Organizações: um Estudo de Caso em uma Empresa de Acessórios de Automóveis de Grande Porte em Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu.
VILELA, L. S.;FERNANDES, M. A.; SILVA, G. S.. A Relação entre Motivação e Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de Caso na Empresa Alfa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu.
FERNANDES, M. A.; ARRUDA, A.; FILHO . Governança de T.I. na administração pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
VASCONCELOS, S. P. J. S.;FERNANDES, M. A.. A importância do Sistema de Qualidade na Empresa FAE-Tecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
FERNANDES, M. A.; GABRIELLI, C. P.. A importância do Turismo para o Desenvolvimento do Município de Caucaia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
BEZERRA, M. L. A.;FERNANDES, M. A.. Balanced Scorecard no Gerenciamento de Pessoas: Uma perspectiva de Aprendizado e Crescimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
SANTOS, R. R.; PEREIRA, G.;FERNANDES, M. A.. Capital Humano: A Formação do Educador na Gestão Participativa da Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
LIOBA, S. M. N.;FERNANDES, M. A.. Os Benefícios da Tecnologia da Informação para as Organizações: Um Estudo de Caso - Empresa Pague Menos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
FARIAS, T. O.;FERNANDES, M. A.. A Comunicação Interna para Melhoria da Gestão de Pessoas: Um estudo de caso na Empresa Total Comércio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
ARAÚJO, W. L. S.;FERNANDES, M. A.. Análise da Motivação na Dinâmica do Relacionamento Funcional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu.
Orientou
Análise das estratégias das marcas próprias da rede de farmácias Pague Menos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Ecopontos: uma solução estratégica para mitigar o acúmulo de lixo em Fortaleza; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Os desafios da gestão: implantar os princípios da administração em empresas de pequeno porte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
A Conscientização da Ética Profissional: um levantamento empírico com contadores de Fortaleza; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
O fenômeno delivery: uma alternativa estratégica para o varejo em momentos difíceis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Análise das ações de marketing de relacionamento por meio dos canais de vendas: um estudo de caso de uma empresa de cosméticos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Marketing Digital: relacionamento com o cliente no facebook; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
A necessidade da implantação de um serviço de atendimento ao consumidor como estratégia de fidelização; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Serviços inovadores que agregam valor: um estudo de caso de uma padaria drive-thru; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Percepção do consumidor que faz compras pelo comércio eletrônico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Perfil do Empreendedor de Confecções Fitness ? um Estudo de Caso na Feira da Rua José Avelino em Fortaleza; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Análise das ações do marketing no contexto religioso: um estudo de caso na igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Análise dos hábitos e preferências de compras dos consumidores no comércio eletrônico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
O impacto do merchandising visual ao processo de decisão de compra: uma análise no setor varejista de supermercado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
O poder da persuasão da promoção de vendas: um estudo da marca no segmento de higiene bucal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
IDENTIDADE VISUAL DAS EMBALAGENS DOS PRODUTOS DA PANEFINA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES NO MOMENTO DA COMPRA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Ateneu; Orientador: Michele Aragão Fernandes;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, M. A. . Técnicas de Merchandising como Diferencial Competitivo no PDV. 01. ed. Fortaleza: Unichristus, 2019.
-
FERNANDES, M. A. ; PEDROSA, J. M. . Adminisnistração de Marketing I - ebook. 1ª. ed. Fortaleza - Ceará: Faculdade Ateneu, 2015. v. 1.
-
FERNANDES, M. A. ; PEDROSA, J. M. . Adminisnistração de Marketing - ebook. 1ª. ed. Fortaleza-Ceará: Faculdade Ateneu, 2015. v. 01.
-
ARAUJO, M. A. S. R. ; VILELA, L. S. ; FERNANDES, M. A. . ENGENHOCA PARQUE ECOEDUCATIVO: UMA ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES COM OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO PARQUE. In: XXVIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2017, Brasília. XXVIII ENANGRAD, 2017.
-
FERNANDES, M. A. ; ARAUJO, M. A. S. R. ; VILELA, L. S. . Empreendedorismo Tecnológico e os Desafios Impostos a Negócios do Segmento de Acesso à Internet em Messejana, Maracanaú e Euzébio/Ce.. In: EBA - Encontro Brasileiro dos Administradores e Acadêmicos de Administração, 2017, Natal - RN. EBA 2017, 2017.
-
FERNANDES, M. A. ; XAVIER FILHO, J. L. ; SILVA FILHO, J. C. L. ; ROMERO, C. B. A. ; SANTOS, S. M. . INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: A ECOEFICIÊNCIA E A INOVAÇÃO FORNO CEDAN. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Baurú. Gestão de Projetos e Engenharia de Produção, 2010.
-
FERNANDES, M. A. ; Edneide Serpa ; Rhanderson Abreu ; Tamirys Barros ; Geiselene Cruz . O Empenho do Profissional de Marketing em Desenvolver um Novo Segmento de Varejo - As Lojas Conceito. In: I UNIVERSO ATENEU, 2012, Fortaleza. I UNIVERSO ATENEU: NOVOS DESAFIOS, 2012. v. 01. p. 25-25.
-
FERNANDES, M. A. ; CABRAL, A. C. A. . Eu, tu e eles: estimulando o engajamento na vida acadêmica mediante ações de tutoria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, M. A. . Acompanhamento e Orientação das Atividades Direcionadas ao Curso de Graduação em Administração da UFC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, M. A. . HISTÓRIA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Faculdade de Gestão e NegóciosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplinas - Cargos, Salários e Benefícios (60 hs); Planejamento Estratégico de Marketing (80 hs).
2018 - 2019
Centro Universitário ChristusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EaD - Regime Parcial, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora das disciplinas: Estratégia de Gestão e Modelos Organizacionais;
Marketing de Serviços e de Varejo;
Trade Marketing.
Dos cursos de Administração, Processos Gerenciais e Marketing.
2018 - 2020
Faculdade das Américas (CE)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Regime Parcial, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministra as disciplinas de Introdução à Administração - 60 horas
Teoria Geral da Administração - 60 horas
Fundamentos de Marketing - 60 horas
Endomarketing - 60 horas
Empreendedorismo - 30 horas
Projeto Integrador - 30 horas
2011 - 2019
UniAteneuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III - Regime Parcial, Carga horária: 9
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Introdução a Administração - 60 hs
Gestão de Benefícios - 60 hs
Recrutamento e Seleção - 60 hs
Marketing de Relacionamento - 60 hs
Marketing socioambiental - 60 hs
Projeto Interdisciplinar - 100 hs
Planejamento de Carreira - 60 hs
Estratégia Empresarial - 60 hs
Gestão de Pessoas - 60 hs
2011 - 2017
UniAteneuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo Administrativo - Coordenação de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação do Cursos de Marketing (01/2011 - 01/2017)
Coordenação do Curso de Recursos Humanos (08/2014 - 01/2017))
2006 - 2008
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Prestação de Serviços-Docente, Enquadramento Funcional: Professora Universitária
2001 - 2005
CNA Inglês e EspanholVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe de Pessoal, Carga horária: 40
2020 - Atual
Faculdade Paiva AndradeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Regime Parcial, Carga horária: 3
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michele Aragão Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?