Débora do Carmo Linhares

Em 2008, concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universadade de São Paulo (USP). Iniciou os estudos em microbiologia ambiental e biologia molecular de microrganismos em 2007, no Laboratório de Ecologia de Microrganismos no ICB-USP. Concluiu em 2012 o mestrado no programa de Microbiologia (USP), com um projeto relacionado à oxidação biológica de metano e ao acesso à diversidade microbiana por meio de técnicas de biologia molecular como DNA-SIP. Desde 2010 é funcionária do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), atuando como pesquisadora no Laboratório de Biotecnologia Industrial do Núcleo de Bionanomanufatura. Em 2016, iniciou doutorado junto ao programa de Ciências Biológicas (Biologia Molecular) da UNIFESP, vinculado a projeto do Instituto Butantan, que trata da clonagem e expressão de proteínas heterólogas de interesse biotecnológico. Tem experiência em microbiologia aplicada às áreas ambiental e industrial e à avaliação de produtos.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)

2015 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: Expressão e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica,
Ana Marisa Chudzinski Tavassi. Coorientador: Fernanda Faria.

Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Estudo da comunidade metanotrófica em amostras do manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, através da técnica de marcação de ácidos nucléicos com isótopos estáveis (SIP-DNA).,Ano de Obtenção: 2012
Vivian Helena Pellizari.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: oxidação biológica do metano; bactérias metanotróficas; DNA-SIP; biblioteca genômica; DGGE; manguezal. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Detecção de atividade metanotrófica em amostras de solo do manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, em ponto com e sem contaminação por derramamento de petróleo.
Orientador: Vivian Helena Pellizari

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Ecology and Diversity of Marine Microorganisms. (Carga horária: 144h). , Universidad de Concepción, UDEC, Chile.

2009 - 2009

Anaerobic Microbiology. (Carga horária: 28h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento em Biossegurança. (Carga horária: 6h). , Instituto de Ciências Biomédicas - USP, ICB-USP, Brasil.

2003 - 2003

Rotinas Administrativas. (Carga horária: 72h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25° Congresso Brasileiro de Microbiologia. ?Detecção e Caracterização Inicial da Comunidade de Bactérias Oxidadoras de Metano, Provenientes de Manguezais de Bertioga, Estado De São Paulo.?. 2009. (Congresso).

V Congresso do ICB. ?Detecção de Atividade Metanotrófica em Amostras de Solo Contaminado e Não Contaminado do Manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo?.. 2008. (Congresso).

9º Semana Temática da Biologia IB-USP. 2006. (Outra).

8º Semana Temática da Biologia IB-USP. 2005. (Outra).

7º Semana Temática da Biologia IB-USP. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anita Hilda Straus Takahashi

Straus, A.H.; da Motta G.M; Bersanetti P.A.. Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Ana Marisa Chudzinski Tavassi

CHUDZINSKI-TAVASSI, Ana Marisa. Expressão e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi como inibidores de proteases. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular) - Universidade Federal de São Paulo.

Fernando Dini Andreote

ANDREOTE, F. D.; TEIXEIRA, C. E.; PELLIZARI, V. H.. Estudo da comunidade metanotrófica em amostras do manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, através da técnica de marcação de ácidos nucléicos com isótopos estáveis (DNA-SIP). 2012. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade de São Paulo.

Soraia Attie Calil Jorge

CALIL JORGE, SORAIA ATTIE. Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea com foco em aplicação biotecnológica. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

André Zelanis Palitot Pereira

Zelanis, AndréCHUDZINSKI-TAVASSI, A. M.; PORTARO, F. C. V.; CHAGAS, J. R.; LEO, P.. Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

CLÁUDIA ECHEVENGUÁ TEIXEIRA

TEIXEIRA, C. E.; Andreote, F. D.;PELLIZARI, V. H.. Estudo da Comunidade Metanotrófica em Amostras do Manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, através da técnica de mercação de ácidos nucléicos com isótopos estáveis (SIP-DNA). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Patricia Alessandra Bersanetti

BERSANETTI, P. A.; STRAUS, A. H.; MOTTA, G.. Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Fernanda Calheta Vieira Portaro

TAVASSI, Ana Marisa Chudzinski; pereira AZ;Fernanda Calheta Vieira PortaroCHAGAS, Jair R; LEO, P.. Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica. 2020. Tese (Doutorado em Biologia Molecular) - Universidade Federal de São Paulo.

Valeria Maia de Oliveira

OLIVEIRA, V. M.. Estudo da comunidade metanotrofica em amostras do manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, através da técnica de marcação de ácidos nucleicos com isótopos estáveis (SIP-DNA) (Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Faria

Expressão de proteínas recombinantes de interesse farmacêutico; Início: 2016; Tese (Doutorado em Biologia Molecular) - Universidade Federal de São Paulo; (Coorientador);

Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Expressão e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi sobre os mecanismos de coagulação sanguínea, com foco em aplicação biotecnológica; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Expressão e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes de Haementeria vizottoi como inibidores de proteases; 2020; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Ana Marisa Chudzinski Tavassi;

Patrícia Léo

Estado da arte da construção de biossensores, visando capacitar o laboratório e encontrar as parcerias para sua produção, com ênfase para aplicação em diagnóstico na área ambiental e na saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (BIONANO - Núcleo de Bionanomanufatura) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: Patrícia Léo;

Cristina Rossi Nakayama

Detecção de atividade metanotrófica em manguezais de Bertioga, Estado de São Paulo, com e sem contaminação por derramamento de petróleo; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Rossi Nakayama;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Léo, P. ; Alli, R. C. P. ; LINHARES, D. C. ; Silva, E. S. ; Matsubara, R. M. S. ; Rodrigues, M. F. A. . Processos biológicos: biorremediação. In: Moraes, S. L.; Teixeira, C. E.; Maximiliano, A. M. S.. (Org.). Guia de elaboração de planos de intervenção para o gerenciamento de áreas contaminadas. 1ed.São Paulo: IPT / BNDES, 2013, v. , p. 231-266.

  • Alli, R. C. P. ; Silva, E. S. ; Léo, P. ; LINHARES, D. C. ; Matsubara, R. M. S. ; Rodrigues, M. F. A. . Biorremediação de solo contaminado com hexaclociclohexano (HCH) em biorreator.. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 19., /SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 10, 2013, Foz do Iguaçu. SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS. São Paulo: ABEQ, 2013.

  • LINHARES, D. C. ; Alli, R. C. P. ; Léo, P. ; Andrade, R. J. ; Magossi, L. R. ; Santos, M. B. ; Rodrigues, M. F. A. . Acompanhamento online para ensaio de biodegradabilidade, medida pela evolução de CO2 desprendido do sistema.. In: 8th Latin American Biodeterioration and Biodegradation Symposium, 2013, Porto Alegre. Biodeterioration and Biodegradation in Latin America. Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 94-97.

  • LINHARES, D. C. ; Silva, E. S. ; Alli, R. C. P. ; Andrade, R. J. ; Matsubara, R. M. S. ; Fernandes, S. ; MACHADO, A. T. S. ; Rodrigues, M. F. A. . Tratamento em fase lamosa de solo contaminado com bifenilas policloradas, proveniente de uma estação elétrica desativada do estado de São Paulo. In: 8th Latin American Biodeterioration and Biodegradation Symposium, 2013, Porto Alegre. Biodeterioration and Biodegradation in Latin America. Porto Alegre: Evengraf, 2013. p. 90-93.

  • SILVA, A. R. ; LINHARES, D. C. ; Alli, R. C. P. ; Léo, P. ; Silva, E. S. ; Rodrigues, M. F. A. . Biodegradation of Hexachlorocyclohexane in Solid and Slurry Phases. In: 8th ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENT, 2013, Atenas. Environment Abstracts - 8th ANNUAL INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT. Atenas: Athens Institute for Education and Research, 2013. p. 45.

  • NAKAYAMA, C. R. ; SOARES, J. A. B. ; LINHARES, D. C. ; Araújo, A. C. V. ; PELLIZARI, V. H. ; SILVA, A. L. C. . Methane microbial ecology in hydroelectric reservoirs: methanotrophic activity in water samples and of a bacterial strain from Tucuruí reservoir, Pará, Brazil.. In: 4th International Symposium on Microbial Ecology, ISME14, 2012, Copenhagen. 14th International Symposium on Microbial Ecology - Abstracts, 2012.

  • SOARES, J. A. B. ; LINHARES, D. C. ; Ballesteros, A. M. T. ; Araújo, A. C. V. ; PELLIZARI, V. H. . Detecção, cultivo e caracterização de bactérias metanotróficas em amostras do reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Pará. In: XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de MIcrobiologia, 2012, Santos. XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de MIcrobiologia - Programa e resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2012. v. 1. p. 154.

  • LINHARES, D. C. ; SAIA, F. T. ; NAKAYAMA, C. R. ; SOARES, I. M. ; PELLIZARI, V. H. . Methanotrophic Community Detected by DNA-SIP at a Brazilian Mangrove Area Polluted with Petroleum Derivates. In: 13th International Symposium on Microbial Ecology (13th ISME), 2010, Seattle. Proceedings of 13th Symposium on Microbial Ecology (13th ISME), 2010.

  • LINHARES, D. C. ; NAKAYAMA, C. R. ; BARRETO, C. C. ; PELLIZARI, V. H. . Detecção e Caracterização Inicial da Comunidade de Bactérias Oxidadoras de Metano, Provenientes de Manguezais de Bertioga, Estado De São Paulo. In: 25° Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. 25° Congresso Brasileiro de Microbiologia - Resumos, 2009, 2009.

  • LINHARES, D. C. ; NAKAYAMA, C. R. ; BARRETO, C. C. . ?Detecção e Caracterização Inicial da Comunidade de Bactérias Oxidadoras de Metano, Provenientes de Manguezais de Bertioga, Estado De São Paulo.?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, D. C. ; NAKAYAMA, C. R. ; PELLIZARI, V. H. . Detecção de atividade metanotrófica em amostras de solo do manguezal de Bertioga, Estado de São Paulo, em ponto com e sem contaminação por derramamento de petróleo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SAIA, F. T. ; LIMA, D. V. ; LINHARES, D. C. ; NAKAYAMA, C. R. ; PELLIZARI, V. H. . Desenvolvimento das técnicas de DNA- Stable Isotope Probing (SIP) para identificar dinâmicas e populações microbianas e seus genes funcionais responsáveis pela degradação de compostos orgânicos em amostras ambientais.. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Expressão heteróloga e avaliação in vitro da atividade de proteínas recombinantes derivadas da sanguessuga Haementeria vizottoi como inibidores de proteases, com foco em aplicação biotecnológica, Descrição: Secreções salivares de animais hematófagos tem sido fonte de proteínas com potencial biotecnológico, especialmente anticoagulantes. A partir de uma biblioteca de cDNA representando genes expressos em glândulas salivares da sanguessuga Haementeria vizottoi, foram identificas sequências de genes cujas proteínas preditas apresentavam assinaturas de potencial atividade biológica. A partir da seleção das moléculas de interesse, o trabalho envolve a seleção de hospedeiros e vetores adequados para a clonagem, ensaios de expressão e purificação para obtenção das proteínas alvo e caracterização preliminar de sua função (ensaios de tempo de coagulação in vitro, inibição de proteases de serina e cisteína e cinética enzimática). As plataformas de expressão são Escherichia coli e Pichia pastoris (Komagataella pastoris).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Fernanda Faria - Integrante / Adriane Michele Xavier Prado Amorim - Integrante / Ana Marisa Chudzinski Tavassi - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Prospecção de microrganismos capazes de produzir o biossurfactante ramnolipideo utilizando resíduos agroindustriais, Descrição: O objetivo geral do projeto de pesquisa foi realizar a ?Prospecção de micro-organismos capazes de produzir o biosurfactante Ramnolipídeo utilizando resíduos agroindustriais como substrato por rota biotecnológica?. ? O projeto avaliou o potencial de aplicação de resíduos em bioprocessos, bem como avaliar o potencial de aplicação cosmética da tecnologia. Nos últimos anos, a crescente preocupação do consumidor com o meio ambiente levou ao crescente interesse industrial em produtos químicos baseados em via biotecnológica. A maioria dos tensoativos disponíveis hoje é oriunda de fontes petroquímicas, sendo que grande parte destes surfactantes são pouco biodegradáveis, podendo assim contribuir com a poluição ambiental. Além disso, a produção de surfactantes "sintéticos" contribui para o esgotamento dos recursos petroquímicos não renováveis do nosso planeta. Para resolver este problema, a produção de surfactantes mais sustentáveis pode ser alcançada através da utilização de substratos renováveis e tecnologias verdes. O desenvolvimento de tensoativos baseados em recursos naturais renováveis é um conceito que vem ganhando o reconhecimento das indústrias química e cosmética. Entre os enfoques mais importantes encontra-se a produção de biosurfactantes, misturas de compostos cujas propriedades dependem das condições de cultivo e também do substrato utilizado (lipídeos, açúcares, hidrocarbonetos, etc). Contudo, a produção destes tensoativos ainda não é economicamente vantajosa, quando comparada com os equivalentes sintéticos. Isto por conta do alto custo e baixa disponibilidade, questões que ainda dificultam a produção e aplicação em larga escala. Por isso, o interesse no emprego de matérias-primas mais baratas, como os resíduos agroindustriais ou fontes renováveis contendo carboidratos e/ou lipídeos. Porém, são necessários novos estudos voltados para otimização e controle de processos de obtenção e purificação dos biossurfactantes, bem como a definição do balanço correto de componentes do meio a fim de propiciar a obtenção de altos rendimentos e produtividades do processo a partir de matérias-primas de baixo valor econômico. A proposta foi executada num período de 24 meses e contemplando as metas a seguir apresentadas: 1. Prospecção de micro-organismos produtores de ramnolipídeos utilizando os resíduos agroindustriais e glicose como substrato. 2. Estudos cinéticos da produção de ramnolipídeos em escala de bancada. 3. Avaliação preliminar de segurança e desempenho dos ramnolipídeos obtidos. 4. Avaliação preliminar do impacto ambiental e pré- viabilidade técnica-econômica da rota tecnológica desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Rita de Cássia Paro Alli - Integrante / Patrícia Léo - Coordenador / Rosa Mitiko Saito Matsubara - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Integrante / Renato de Jesus Andrade - Integrante / Caroline Mello - Integrante / Antonio Fernando Montemor - Integrante / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Eliza Mami Ota - Integrante / Valter de Oliveira - Integrante / Michelle Konig - Integrante.

  • 2011 - 2015

    SIBRATEC / FINEP ? Rede de transformados plásticos, Descrição: O objetivo do Laboratório de Biotecnologia na Rede foi de implementar ensaios de biodegradabilidade para avaliação da conformidade em embalagens plásticas biodegradáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Rita de Cássia Paro Alli - Integrante / Luiz Roberto Magossi - Integrante / Wagner Aldeia - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Desenvolvimento e validação de tecnologias para remediação de solo e água subterrânea contaminados com organoclorados, Descrição: O objetivo deste projeto é investigar rotas tecnológicas para remediar sítios contaminados com organoclorados. Projeto multidisciplinar em que a equipe de biotecnologia industrial investigou a tecnologia de biorremediação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Rita de Cássia Paro Alli - Integrante / Elda Sabino da Silva - Integrante / Patrícia Léo - Integrante / Rosa Mitiko Saito Matsubara - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Integrante / Sergio Fernandes - Integrante / Aline Ramos da Silva - Integrante / Cláudia Echevenguá Teixeira - Coordenador / Sandra Lúcia de Moraes - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação de alternativas para biorremediação de solos contaminados, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Filomena de Andrade Rodrigues em 16/08/2019., Descrição: Avaliação da tecnologia de biorremediação para tratabilidade de solos contaminados com organoclorados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Elda Sabino da Silva - Integrante / Rosa Mitiko Saito Matsubara - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Coordenador / Renato de Jesus Andrade - Integrante / Sergio Fernandes - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento do Processo de Obtenção de Amblyomin-X: uma nova proteína para o Tratamento do Câncer e Desordens Hemostáticas, Descrição: O objetivo do presente projeto compreende a produção de um medicamento biotecnológico inovador para o tratamento do câncer e conta com parcerias do Instituto Butantan, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e da empresa União Química Farmacêutica Nacional. As atividades de responsabilidade do IPT/LBI são pertinentes ao estudo cinético do processo de produção da proteína recombinante em biorreatores de 15 Litros e o seu escalonamento para 100 Litros. Os diferentes experimentos tem a função de nortear a proposição e a formulação de modelos matemáticos (fenomenológico e metabólico). Após o ajuste e validação dos modelos, esses serão empregados para a posterior otimização matemática do processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Coordenador / Rita de Cássia Paro Alli - Integrante / Elda Sabino da Silva - Integrante / Patrícia Léo - Integrante / Rosa Mitiko Saito Matsubara - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Integrante / Renato de Jesus Andrade - Integrante / Sergio Fernandes - Integrante / Caroline Mello - Integrante / Antonio Fernando Montemor - Integrante / Eliza Mami Ota - Integrante / Valter de Oliveira - Integrante / Rosane Aparecida Moniz Piccoli - Integrante / Henrique Moreira Simon - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Produção de aminoácidos essenciais por via biotecnológica a partir de sacarose, Descrição: O Brasil é um dos maiores exportadores de lisina do mundo, porém importa centenas de toneladas de aminoácidos essenciais empregados como suplemento nutricional para aves e suínos. Esse projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma de produção de aminoácidos essenciais por via biotecnológica, empregando a sacarose como fonte de carbono, de maneira a permitir a produção nacional desses importantes aminoácidos necessários à alimentação animal. O processo de produção contempla biorreatores de 15, 75 e 100 litros. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Elda Sabino da Silva - Integrante / Patrícia Léo - Integrante / Renato de Jesus Andrade - Integrante / Antonio Fernando Montemor - Integrante / Rosane Aparecida Moniz Piccoli - Coordenador / Henrique Costa Oliveira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    RSU-Energia: um Programa IPT de apoio aos Municípios nas decisões relativas aos resíduos sólidos urbanos, Descrição: O projeto RSU-Energia pretende apresentar soluções para a elaboração de um programa de apoio tecnológico aos municípios paulistas que permita auxiliar na redução de custos de investimentos e de operação, na incorporação de avanços tecnológicos, com ênfase na minimização da massa/volume de resíduos a ser destinada à disposição final e com recuperação de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos (RSU). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Patrícia Léo - Integrante / Cláudia Echevenguá Teixeira - Coordenador / Thomaz de Gouveia - Integrante / Bruna Patrícia de Oliveira - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento do Processo de Obtenção de Amblyomin-X: uma nova proteína para o Tratamento do Câncer e Desordens Hemostáticas, Descrição: O objetivo do presente projeto compreende a produção de um medicamento biotecnológico inovador para o tratamento do câncer e conta com parcerias do Instituto Butantan, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e da empresa União Química Farmacêutica Nacional. As atividades de responsabilidade do IPT/LBI são pertinentes ao estudo cinético do processo de produção da proteína recombinante em biorreatores de 15 Litros e o seu escalonamento para 100 Litros. Os diferentes experimentos tem a função de nortear a proposição e a formulação de modelos matemáticos (fenomenológico e metabólico). Após o ajuste e validação dos modelos, esses serão empregados para a posterior otimização matemática do processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora do Carmo Linhares - Integrante / Rita de Cássia Paro Alli - Integrante / Elda Sabino da Silva - Integrante / Patrícia Léo - Integrante / Rosa Mitiko Saito Matsubara - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Integrante / Renato de Jesus Andrade - Integrante / Sergio Fernandes - Integrante / Caroline Mello - Integrante / Antonio Fernando Montemor - Integrante / Eliza Mami Ota - Integrante / Valter de Oliveira - Integrante / Rosane Aparecida Moniz Piccoli - Coordenador / Henrique Moreira Simon - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. , Av. Prof. Almeida Prado, 532. Prédio 31, sala 107, Cidade Universitária, 05508-901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 37674319

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Butantan

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Carga horária: 40

2009 - 2012

Instituto OCeanográfico - USP

Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 40

Outras informações:
O escopo do projeto desenvolvido foi pesquisar a diversidade taxonômica e funcional de bactérias metanotróficas presentes em amostras de sedimento do manguezal de Bertioga (SP, Brasil), por meio de novas técnicas de cultivo e enriquecimento, incluindo a técnica de DNA-SIP utilizando metano como substrato marcado, o que permite estudar o papel das bactérias não cultiváveis na oxidação do CH4. Foram realizadas e analisadas bibliotecas metagenômicas dos genes pmoA e rRNA 16S.

2007 - 2009

Instituto de Ciências Biomedicas - USP

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária de Iniciação Científica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Depto. de Microbiologia - Laboratório de Microbiologia Ambiental Atividades: - Isolamento e identificação de bactérias metanotróficas, a partir de cultivos provenientes do sedimento do leito do Rio Floresta, Estado de Rondônia, Região Amazônica, Brasil. - Enriquecimento e acompanhamento do consumo de metano por cultivos realizados a partir amostras da coluna d?água da Represa de Tucuruí, Pará. - Detecção de atividade metanotrófica em solo de manguezal de Bertioga, São Paulo. -Experiência com técnicas de microbiologia básica, coloração com fluorescência, biologia molecular (extração de DNA, PCR, biblioteca metagenômica, DGGE) e cromatografia gasosa. Orientador: Profa. Dra. Vivian Helena Pellizari Apoio Financeiro: Pró-Reitoria de Graduação, Programa de Treinamento Técnico, Projeto 4

Atividades

  • 11/2007 - 02/2009

    Estágios , Departamento de Microbiologia, ICB-USP, .,Estágio realizado, Laboratório de Microbiologia Ambiental - Cultivo sob atmosfera controlada, isolamento e estudo de diversidade de bactérias metanotróficas..

2007 - 2008

Instituto de Biociências (USP)

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Departamento de Zoologia, Laboratório de Cultivo e Estudos de Cnidários. Reconhecimento de estágios do ciclo de vida de Carybdea Marsupialis e construção de coleção didática com fotos e lâminas histológicas.

2006 - 2008

Instituto de Biociências (USP)

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8

Outras informações:
Departamento de Zoologia - Disciplina "Invertebrados I" - 2006. Departamento de Zoologia - Disciplina "Diversidade Biológica e Filogenia" - 2007. Departamento de Zoologia - Disciplina "Princípios de Sistemática e Biogeografia" - 2008. Departamento de Ecologia - Disciplina "Ecologia II" - 2008. Atuação junto aos professores durante as aulas práticas, direcionando o estudo e esclarecendo dúvidas.