André Luiz Martins Pereira
Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2004) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2008). Atualmente é Professor do Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Grupos. Atuando principalmente nos seguintes temas:álgebras de grupos sobre os racionais, p-grupos.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Matemática
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Álgebras de p-grupos de classe 2 sobre os Racionais
, Ano de obtenção: 2008. Adilson Gonçalves. Palavras-chave: álgebras de grupos sobre os racionais; p-grupos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Matemática
2002 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Geradores de Subgrupos de índice Finito do Grupo de Unidades nos Anéis de Grupos dos Inteiros, Ano de Obtenção: 2004
Adilson Gonçalves.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Geradores.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Grupos de Álgebra Não-Comutaviva. Setores de atividade: Outro.
Formação complementar
2011 - 2012
Extensão universitária em Extensão em EAD com Ênfase na Tutoria CEDERJ. (Carga horária: 140h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Teoria de Grupos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra não comutativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Criptografia.
Organização de eventos
PEREIRA, A. L. M. ; Eulina Coutinho da Silva Nascimento ; Orlando Pereira ; Vinícius Leal do Forte . II Encontro PROFMAT - UFRRJ. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
I Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT.Material Didático: Números Complexos e Polinômios para Academias Militares e ENEM. 2023. (Encontro).
II Colóquio PROFMAT - UFRRJ. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE CASSINO E DO APP INVENTOR COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2023. (Congresso).
Algebra: Celebrating Paulo Ribenboim`s Ninetieth Birthday. On Class Two p-group Satisfying G/Z(G) ~ C_p?2 X C-p?2. 2018. (Congresso).
Malba Tahan e o Dia da Matemática na Rural: Aprendizagem Universal.Curvas Elípticas Aplicada à Criptografia. 2017. (Encontro).
XII Semana Acadêmica da Matemática.Construindo Corpos Finitos. 2017. (Oficina).
Curso de Curvas Elípticas Aplicadas à Criptografia no IEAPM. Curvas Elípticas Aplicadas à Criptografia. 2016. (Exposição).
XI Fórum da Pós Graduação da UFRRJ.A Matemática Financeira no Ensino Médio e suas Aplicações no Cotidiano. 2016. (Simpósio).
Primeiro Workshop UFRRJ-IEAPM. Criptografia utilizando Curvas Elípticas. 2015. (Exposição).
X Fórum de Pós Graduação da UFRRJ.Utilizando o Material Concreto para o Ensino da Análise Combinatória. 2015. (Simpósio).
X Fórum de Pós Graduação da UFRRJ.Códigos Corretores de Erros Lineares: Exemplos da Matemática Aplicada em Situações do Cotidiano. 2015. (Simpósio).
XXIII Escola de Álgebra. On Class 2 p-groups G satisfying G/Z(G) ~ Cp?n X Cp?n. 2014. (Congresso).
Conference on Álgebra and Applications in honour of Prof. Said Sidki on the occasion of his 70th birthday. On class 2 p-group with cyclic derived subgroup. 2011. (Congresso).
XX Escola de Álgebra. 2008. (Congresso).
XIX Escola de Álgebra. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
Aline Mauríico Barbosa;PEREIRA, A. L. M.; Carlos Eduardo Mathias Motta. O Ensino de Geometria Analítica com o Uso do Geogebra. 2013. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MONSORES, D.;PEREIRA, A. L. M.; Edilaine Ervilha Nobili. Números Primos e Criptografia: Da Relação com a Educação ao Sistema RSA. 2013. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Leandro Tomaz de Araujo;PEREIRA, A. L. M.; Andréa Martinho. Métodos Computacionais que modelam equações diferenciais parciais: a equação da onda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; Leandro Tomaz de Araujo; MONSORES, D.. T4C: Mapas e as quatro cores: da conjectura ao teorema, suas demonstrações e refutações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; Leandro Tomaz de Araujo; MONSORES, D.. A Geometria Espacial vista para jovens e adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Leandro Tomaz de Araujo;PEREIRA, A. L. M.; Andréa Martinho. Teorema de Hahn Banach. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; MONSORES, D.; Montauban de oliveira. Concurso para Professor Substituto na Área de Matemática. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; Albetã Mafra; Alex Farah. Concurso para Professor Assistente na Área de Matemática - UFRJ-Macaé. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; MONSORES, D.; Cláudio Saccomori. Avaliador de Trabalhos do PROFMAT-UFRRJ para a Apresentação do XI Fórum de Pós Graduação da UFRRJ. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Leandro Tomaz de Araujo;PEREIRA, A. L. M.; Raffi Avakian. Banca de Monitoria de Matemática I. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; Leandro Tomaz de Araujo; Renato Machado Aquino. Banca de Monitoria de Álgebra I. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. L. M.; Leandro Tomaz de Araujo; Orlando Pereira. Banca de Monitoria de Cálculo II. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Leandro Tomaz de Araujo;PEREIRA, A. L. M.; Josiane Costa. Banca de Munitoria de Álgebra II. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
Curvas Elípticas Aplicada a Criptografia; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Com Habilitação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Construção de Um Material Didático de Números Complexos e Polinômios com Coeficientes Complexos Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e Academias Militares; 2023; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Desenvolvimento de um Jogo de Computador Educacional de Matemática - O Mestre de Trigonometria; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Uma Introdução da Teoria de Jogos para Turmas Finais do Ensino Médio; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Aplicação da Desigualdade das Médias como Método Alternativo na Resolução de Problemas no Conteúdo do Ensino Médio Lecionado em uma Instituição Pública; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
A Matemática Financeira no Ensino Médio e suas Aplicações no Cotidiano; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Lógica Matemática e Estratégias para a Solução de Problemas Matemáticos; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Uma Análise Crítica Sobre o Ensino de Área de Figuras Planas na Educação de Jovens e Adultos; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Códigos Corretores de Erros: Exemplos da Matemática Aplicada em Situações do Cotidiano; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Utilizando o Material Concreto para o Ensino da Análise Combinatória; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Uma Proposta de Ensino de Cônicas com o Auxílio do Geogebra; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Ensino de Probabilidade: Historicidade e Interdisciplinaridade; 2014; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Uma Abordagem do Teorema de Tales sob a Perspectiva da Teoria Construtivista; 2014; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
A História, a Importância da Geometria Descritiva e uma Proposta de Atividade para o Ensino Médio; 2014; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Ensino de Matemática para Alunos Surdos com a Utilização de Recursos Visuais; 2013; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Uso de Ferramentas Computacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem na Teoria de Polinômios na Educação Básica; 2013; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Irracionalidade e Transcendência do e e do pi; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Os Teoremas de Philip Hall e uma Caracterização para Grupos Solúveis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
A Não Existência da Fatoração Única para Corpos Ciclotômicos e o Erro de Kummer para o Último Teorema de Fermat; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Criptografia Baseada em Curvas Elíptica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Com Habilitação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Os Teoremas de Philip Hall e o Teorema de Burnside; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Grupos Solúveis e o Teorema de Philip Hall; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Classificação de Grupos Simples de Ordem menor ou igual a 100; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Números Transcendentes e a Transcendência de e; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Classificação de todos os grupos de ordem menor ou igual a 15; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Estudo de p-grupos indecomponíveis da forma G/Z(G) ~ Cp X Cp; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andre Luiz Martins Pereira;
Produções bibliográficas
-
Richard Arroio ; PEREIRA, A. L. M. ; Gisela Pinto ; Agnaldo Esquincalha . Ensino e Matemática para o Aluno Surdo: Revendo Concepções e Construindo Paradigmas. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 5, p. 248-269, 2016.
-
GONÇALVES, A. ; PEREIRA, A. L. M . Algebras of -Groups of Class 2 Over the Rationals. Communications in Algebra , v. 39, p. 1052-1068, 2011.
-
PEREIRA, A. L. M ; Luciano da Silva Ferreira . UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE CASSINO E DO APP INVENTOR COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. In: II Colóquio PROFMAT - UFRRJ, 2023, Seropédica. II Colóquio PROFMAT - UFRRJ, 2023. v. 1.
-
MATTA, G. P. ; PEREIRA, A. L. M . A Matemática Financeira no Ensino Médio e suas Aplicações no Cotidiano. In: XI Fórum da Pós Graduação da UFRRJ, 2016, Seropédica. Desafio da Ciência e Tecnologia em Tempos de Crise, 2016.
-
Adilson Gonçalves ; PEREIRA, A. L. M. . ALGEBRAS OF p-GROUPS OF CLASS 2 OVER THE RATIONALS. Communications in Algebra , 2010.
-
PEREIRA, A. L. M. ; Luciano da Silva Ferreira . UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE CASSINO E DO APP INVENTOR COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, A. L. M. . On Class Two p-group Satisfying G/Z(G) ~ C_p?2 X C-p?2. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, A. L. M. . Construindo Corpos Finitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, A. L. M. . Curvs Elípticas Aplicada à Criptografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, A. L. M ; Adilson Gonçalves . On Class 2 p-groups G satisfying G/Z(G) ~ Cp?n X Cp?n. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, A. L. M. ; Adilson Gonçalves . On class 2 p-groups with cyclic derived group. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PEREIRA, A. L. M. ; Pedro Henrique . Números Complexos e Polinômios com Coeficientes Complexos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Criptografia e Implementação em FPGA, Descrição: Estudo de curvas elípticas que geram um criptossistema seguro e eficiente. Ataques a criptossistemas Implementação em hardware de criptossistemas gerados por curvas elípticas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andre Luiz Martins Pereira - Coordenador / Luiz Maltar Castello Branco - Integrante / Márcio Nunes Miranda - Integrante / Cláudio Saccomori - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra I, Cálculo II
-
08/2009 - 01/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias, Álgebra Linear II, Matemática II
2007 - Atual
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2007
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trigonometria e Números Complexos, Álgebra Linear, Funções Reais, Raízes e Equações Polinomiais, Vetores no Plano
2008 - 2009
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor
2005 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2008 - 01/2009
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra para Informática, Álgebra 1 para Matemática
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algebra Linear 3 para Física, Algebra Linear 2 para Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Luiz Martins Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?