Margareth da Silva
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional, no qual desenvolveu trabalhos acerca do tema documentos arquivísticos digitais. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017), publicado pela EDUFF, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
2011 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: O Arquivo e o lugar: a custódia arquivística como responsabilidade pela proteção aos arquivos
, Ano de obtenção: 2015. Ana Maria de Almeida Camargo. Palavras-chave: Arquivo; Custódia; Arquivologia; História dos Arquivos; Documento arquivístico digital.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em História Social
1989 - 1995
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A letra da lei na punição à vadiagem
, Ano de Obtenção: 1995.Afonso Carlos Marques dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: punição; crime; legislação penal; vadiagem.
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em TIC aplicada à cultura, prof.Ana Pavani. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2008 - 2008
CONCEPTS IN THE DESCRIPTION PROF.EASTWOOD. (Carga horária: 24h). , Associação dos Arquivistas Brasileiros, AAB, Brasil.
2006 - 2006
Digital Preservation. (Carga horária: 6h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.
2005 - 2005
Diplomática aplicada, prof. Luciana Duranti. (Carga horária: 24h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Desenvolvimento Gerencial - DGOS. (Carga horária: 120h). , Escola de Administração fazendária, ESAF, Brasil.
2003 - 2003
DIGITAL PRESERVATION. (Carga horária: 16h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2002 - 2002
Tesauro:requisitos, prof.Maria L.Campos. (Carga horária: 20h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2002 - 2002
Gestão de Documentos Eletrônicos: Austrália. (Carga horária: 16h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.
1999 - 1999
Descrição Arquivística, prof. Michael Cook. (Carga horária: 35h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Ensino.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Gestão de Documentos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.
Organização de eventos
SILVA, Margareth ; SAYAO, L. F. . VII REPARQ COORDENADORA DO SIMPÓSIO TEMÁTICO Dados de pesquisa, arquivista de dados e preservação digital: novos desafios para a Arquivística contemporânea. 2022. (Outro).
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de ; SILVA, Margareth ; CAMARGO, Ana Maria . V Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. 2013. (Outro).
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de ; SILVA, Margareth . XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia -Preservação, Acesso, Difusão. 2012. (Congresso).
SILVA, Margareth . IV Seminário de Documentos Eletrônicos. 2012. (Outro).
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de ; JARDIM, J. M. ; SILVA, Margareth . I Conferência Nacional de Arquivos. 2011. (Outro).
JARDIM, J. M. ; RODRIGUES, A. C. ; SILVA, Margareth ; MARIZ, Anna Carla . II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. 2011. (Outro).
SILVA, Margareth ; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de . II Simpósio Nacional de Gestão de Documentos Digitais. 2011. (Outro).
SILVA, Margareth ; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de . III Seminário de Documentos Eletrônicos. 2010. (Outro).
SILVA, Margareth . II Seminário de Documentos Eletrônicos. 2008. (Outro).
SILVA, Margareth . Congresso de Especialistas em Gestão e Preservação de Documentos Digitais. 2007. (Congresso).
SILVA, Margareth ; Carlos Ditadi . Seminário de Documentos Eletrônicos. 2006. (Outro).
SILVA, Margareth . XIV Congresso Brasileiro de Arquivologia. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
III Encontro doPrograma de Gestão de Documentos da Cidade do Rio de Janeiro (PGDCarioca.A GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS COMO REQUISITO PARA A MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDADE OU PORQUE É URGENTE TER UM SIGAD. 2024. (Encontro).
IV Seminário Nacional de Governança Arquivística realizado no período de 18 a 20 de junho de 2024, na cidade de João Pessoa na Paraíba.MEDIAÇÃO DA MESA EIXO 2 GESTÃO ARQUIVÍSTICA: desafios das instituições para a governança. 2024. (Seminário).
I Seminário Documentos Fora do Lugar.O lugar dos arquivos: produção e custódia - I SEMINÁRO DOCUMENTOS FORA DO LUGAR 2023. 2023. (Seminário).
Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia, dias 25 e 26 de maio 2023, Niterói, UFF.Á CONCEPÇÃO JURÍDICA DE ARQUIVO E A CUSTÓDIA. 2023. (Simpósio).
AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS DA UNESP ASSIS: O DESAFIO DO FORMATO DIGITAL E A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE CUSTÓDIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS DA UNESP ASSIS: O DESAFIO DO FORMATO DIGITAL E A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE CUSTÓDIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. 2022. (Outra).
VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ): arquivos, democracia e justiça social. DIRETRIZES PARA FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O APERJ DE W.SANTOS NA VII REPARQ. 2022. (Congresso).
VII Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ): arquivos, democracia e justiça social, realizada de 20/06/2022 a 23/06/2022.SIMPÓSIO TEMÁTICO DADOS DE PESQUISA, ARQUIVISTA DE DADOS E PRESERVAÇÃO DIGITAL: NOVOS DESAFIOS PARA A ARQUIVÍSTICA CONTEMPORÂNEA. 2022. (Outra).
5ª Semana Nacional de Arquivos.Os desafios para a gestão de documentos digitais em arquivos em 8 de junho. 2021. (Outra).
5ª Semana Nacional de Arquivos.A PRESENÇA DO 'DIGITAL' ESTÁ CADA VEZ MAIS INTENSA NO NOSSO COTIDIANO. 9 junho 2021. (Entrevista). 2021. (Outra).
Aula na disciplina Sistemas Informatizados Gestão Arquivística do Dept Arquivologia UFES.e-ARQ BRASIL E GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2021. (Encontro).
II FÓRUM PARAIBANO DE ARQUIVOLOGIA, 19 NOVEMBRO 2021.O ARQUIVO E A CUSTÓDIA: UMA BREVE INTRODUÇÃO. 2021. (Outra).
ARQ SP CONVIDA: FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL.FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. 2020. (Outra).
Oficinas AARS.CONCEITO DE ARQUIVO E CUSTÓDIA. 2020. (Oficina).
Simpósio Internacional de Arquivos: Arquivo, documento e informação em cenários híbridos.Diálogo sobre o e-ARQ Brasil: a revisão do Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. 2020. (Simpósio).
XXIII ENEARQ.CHEFE DE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2019. (Encontro).
DO ARCHIVO DO DISTRITO FEDERAL AO AGCRJ: 125 ANOS DE TRAJETÓRIA.Gestão de documentos, desburocratização e arquivos. 2018. (Seminário).
SEMINÁRIO ARQUIVOS FLUMINENSES NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO.TUDO QUE NÃO É SÓLIDO NÃO SE SUSTENTA NO AR: O PAPEL DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA ERA DO ACESSO À INFORMAÇÃO. 2018. (Seminário).
VI SEMINÁRIO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.GESTÃO DE DOCUMENTOS, DESBUROCRATIZAÇÃO E O ARQUIVO NACIONAL. 2018. (Seminário).
PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO "O ARQUIVO E O LUGAR".O ARQUIVO E O LUGAR: CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA E A RESPONSABILIDADE PELA PROTEÇÃO AOS ARQUIVOS. 2017. (Outra).
SEMINÁRIO GESTÃO DE DOCUMENTOS: OS DOCUMENTOS DIGITAIS, OS TIPOS DOCUMENTAIS E SUA RELEVÂNCIA NAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS.O papel da gestão de documentos na organização. 2017. (Seminário).
V REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA.O CONCEITO DE ARQUIVO E DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM ESTUDOS DE LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA. 2017. (Outra).
30 anos da revista Acervo e Lançamento do novo número:Os Arquivos na na era digital.Custódia como guarda e proteção aos arquivos. 2016. (Outra).
Seminário de Pesquisas em Memória e Acervos.Apresentação de Laura Ghelman. 2016. (Seminário).
XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMMA.A POLISSEMIA DO TERMO "ARQUIVO". 2016. (Encontro).
1º Seminário de Patrimônio Documental.Custódia e pós custódia no pensamento arquivístico contemporâneo. 2014. (Seminário).
Trocando experiências: projeto de Lei de Arquivos.Lei 8159. 2013. (Encontro).
XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia. Instituições arquivísticas e preservação digital: reflexões a cerca do conceito de custódia. 2012. (Congresso).
I Encontro Estadual de Arquivos.Gesão e preservação dos documentos digitais. 2011. (Encontro).
II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia.Reunião de Coordenadores de Cursos de Arquivologia. 2011. (Outra).
II Simpósio Nacional de Gestão de Documentos Digitais.Documento arquivístico e tecnologia da informação. 2011. (Simpósio).
VII Semana Prof. Glete de Alcântara e IV Mostra Científica da História da Enfermagem.Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: deafios e perspectivas. 2011. (Outra).
I Seminário de Estudos da Informação - Documento: Gênese e Contextos de Uso.Documento arquivístico digital: gestão e preservação. 2010. (Seminário).
XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia. Novas interpretacões sobre a forma dos documentos arquivísticos digitais: desafios e perspectivas. 2010. (Congresso).
Conferência da SUV e IV Encontro de Arquivos Científicos.As práticas arquivísticas têm influenciado os repositórios digitais?. 2009. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Gestão de Documentos e Informações do Setor de Energia Elétrica Brasileiro.Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e Metadados. 2009. (Encontro).
Seminário Legalidade e Autenticidade de Documentos em Meio Digital.Autenticidade do documento administrativo em meio digital. 2009. (Seminário).
Seminário de Documentos Eletrônicos.e-ARQ Brasil Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e Metadados. 2008. (Seminário).
VIII Seminário Nacional da Gestão da Informação e do Conhecimento no Setor de Energia Elétrica.Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos. 2008. (Seminário).
Documentos Digitais: Gestão e Legislação.e-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos. 2007. (Outra).
Fórum Arquivístico Arquivos & Arquivos.O desafio dos documentos digitais e o e-ARQ Brasil. 2007. (Outra).
INFOIMAGEM 2007. Modelo e-ARQ Brasil: as especificidades da gestão arquçivística de documentos. 2007. (Congresso).
I Forum de Informação em Saúde / I Oficina de Gestão Arquivística de Documentos Digitais.Modelo de Requisitos e-ARQ Brasil. 2006. (Oficina).
II Congresso Nacional de Arquivologia. A Construção de um Modelo de Requisitos Funcionais para Sistemas Eletrõnicos de Gestão Arquivística de Documentos Convencionais e Digitais. 2006. (Congresso).
Oficina e Audência Pública Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos.Modelo de Requisitos pra Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ. 2006. (Oficina).
Seminário Gestão Documental eTecnologias da Informação.Documento arquivístico digital: conceito e aplicação. 2006. (Seminário).
Coloquio Internacional sobre El Patrimonio Documental en Papel y Digital. Gestión de los documentos archivisticos digitales. 2005. (Congresso).
VI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL. Gestão de documentos arquivísticos digitais. 2005. (Congresso).
Seminário Arquivo, Estado e Sociedade: ação estratégica do CONARQ.Gestão de documentos digitais. 2004. (Seminário).
Seminário Informação Governamental: Transparência e Cidadania.Experiências de Gestão da informação na Administração Pública: Uma Perspectiva Arquivística. 2001. (Seminário).
XII Congresso Brasileiro de Arquivologia. Direitos Humanos e Arquivos: acesso à informação e preservação da intimidade. 1998. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Arquivologia. As técnicas arquivísticas frente à lógica da organização do acervo DOPS/RJ. 1996. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Arquivologia. Controle Informatizado de Acervos em Depósito: topográfico. 1996. (Congresso).
XVII Simpósio Nacional de História: História e Utopias.Punição à vadiagem. 1993. (Simpósio).
4º Encontro Regional de História.As contravenções no Código Penal de 1890. 1991. (Encontro).
Congresso Internacional Escravidão e Abolição. Fontes para a história da escravidão. 1988. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, Margareth; AZEVEDO, L. C.; CORREA, Larissa. R.. Legislação e normativas do Poder Judiciário sobre arquivos e memoria da Justiça do Trabalho; estudo a partir do Tribunal Regional do Trabalho da 1a. Região. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SANTOS, A. M. P.;SILVA, Margareth; SILVA, E. P.. ARRANJO E DESCRIÇÃO DO ARQUIVO PESSOAL DO MAESTRO JOSÉ CARLOS LIGIERO. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SOARES, M. L. R. O.;SILVA, Margareth; WANDERLEY, S. M. A. I.. NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ: PRESERVAÇÃO DE ACERVO UNIVERSITÁRIO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA. A DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS: UM ESTUDO DO ACERVO DA ESCOLA DO COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
MARIZ, Anna Carla;SILVA, Margareth; Brenda Rocco. ?O ARQUIVO, A ARQUIVOLOGIA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ?. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth; FLORES, D.; MARIZ, Anna Carla. USO DE BLOCKCHAIN NOS ARQUIVOS: DA AUTENTICIDADE À AUTENTICAÇÃO DOS DOCUMENTOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
GONCALVES, E. M.;SILVA, Margareth; MARIZ, Anna Carla. Patrimônio ameaçado: o futuro dos documentos arquivísticos digitalizados. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
LOUSADA, M.;SILVA, Margareth; SILVA, E. P.. ASSENTAMENTO DIGITAL FUNCIONAL: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE?. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SAYAO, L. F.;SILVA, Margareth; INDOLFO, Ana Celeste; RANGEL, APARECIDA.. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma abordagem arquivística com base nos requisitos do e-ARQ Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
LOUSADA, M.;SILVA, Margareth; COSTA, Alexandre. S.; SAYAO, L. F.. DIRETRIZES PARA FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O APERJ. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; LACERDA, Aline Lopes de; AZEVEDO, L. C.. "Documentos por favor": documentos identitários em arquivos pessoais institucionalizados?. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; Schmidt, Clarissa. O ACERVO INATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; Mattos, Renato; CAMARGO, Ana Maria. CARTAS EM ARQUIVOS PESSOAIS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, Maria Luiza. A.; CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.. ANÁLISE DO MODELO CONCEITUAL DO SIGAD A PARTIR DE PRINCÍPIOS DA ONTOLOGIA DE FUNDAMENTAÇÃO - UFO. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
LOUSADA, M.; INDOLFO, Ana Celeste;SILVA, Margareth; MARIZ, Anna Carla. RECOMENDAÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS NA COORDENAÇÃO DE ARQUIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; MARIZ, Anna Carla. A QUESTÃO DO CONTEXTO ARQUIVÍSTICO E A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO ENTRE DOCUMENTOS EM COLEÇÕES DE ARQUIVO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SILVA, Margareth; RANGEL, APARECIDA.; GUIMARAES, J.. GESTÃO DE ACERVOS: ANÁLISE DE GERENCIAMENTO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth; MENDONCA, P. K.. IDENTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICO DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ: O GUIA DO APERJ E A ISDIAH. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SOUZA, E. G.;SILVA, Margareth; AZEVEDO, L. C.. A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS SOB A ÓTICA DE NOVOS ACONTECIMENTOS: A 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SOUZA, E. G.;SILVA, Margareth; Santos, Paulo. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ARQUIVO NA ASSESSORIA JURÍDICA DO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A GESTÃO DE DOCUMENTOS COMO PROPOSTA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
INDOLFO, Ana Celeste; COSTA, Alexandre. S.;SILVA, Margareth. DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS NA UFRJ: ESTRATÉGIA ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE SEU SISTEMA DE ARQUIVOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
INDOLFO, Ana Celeste;SILVA, Margareth; GAK, L. C.. Diagnóstico da situação arquivística da Universidade Federal de Viçosa.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MARIZ, Anna Carla; FLORES, D.; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS DIGITAIS NA MARINHA DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; VOGEL, M.; FONSECA, Vitor M. M.; LEAL, F.; AZEVEDO, L. C.. ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS EM MUSEUS ETNOGRÁFICOS: O CASO DO ARQUIVO DE THEO BRANDÃO. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; GONÇALVES, Elisabete; CAMARGO, Ana Maria; Santos, Paulo. UM ESTUDO SOBRE O PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL EM ARQUIVOS PESSOAIS. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; SAYAO, L. F.; ARELLANO, M. A. M.; MILANI, S.. CONSTRUINDO ARQUIVOS DIGITAIS: UM MODELO CONCEITUAL DE ECOSSISTEMA CONFIÁVEL DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; VOGEL, M.; FONSECA, Vitor M. M.; LEAL, F.; Santos, Paulo. ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ARQUIVOS ETNOGRÁFICOS EM MUSEUS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DO MUSEU THEO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; Breglia, Vera; SOUZA, E. G.; CAMARGO, Ana Maria; Santos, Paulo. UM ESTUDO SOBRE O PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL EM ARQUIVOS PESSOAIS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SANTOS, A. M. P.;SILVA, Margareth; SILVA, E. P.. ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO PESSOAL DO MAESTRO JOSÉ CARLOS LIGIERO: CONHECENDO UM PRODUTOR. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SOARES, M. L. R. O.; WANDERLEY, S. M. A. I.;SILVA, Margareth. NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ: PRESERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE UM ACERVO PRODUZIDO PELA UNIVERSIDADE. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SAYAO, L. F.;SILVA, Margareth; BOLCHINI, J. C. A.. MAPEAMENTO CONCEITUAL DAS RESOLUÇÕES DO CONARQ RELACIONADAS AO UNIVERSO TEMÁTICO DOS DOCUMENTOS DIGITAIS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Informacao) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
SILVA, Margareth; AZEVEDO, L. C.; CORREA, Larissa. R.. LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS DO PODER JUDICIÁRIO SOBRE ARQUIVOS E MEMÓRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO: ESTUDO A PARTIR DO TRIBUNAL DO REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
MARIZ, Anna Carla;SILVA, Margareth; ROCCO, Brenda C.B.. A CONTRIBUIÇÃO ARQUIVÍSTICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATRIVOS ELETRÔNICOS NA UNNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LOUSADA, M.; SILVA, E. P.;SILVA, Margareth. ASSENTAMENTO DIGITAL FUNCIONAL: PROPOSTA DE FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES PARA BOAS PRÁTICAS NA UFF. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA. O patrimônio documental nas organizações militares: um estudo de caso na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
GONCALVES, E. M.; MARIZ, Anna Carla;SILVA, Margareth. Patrimônio ameaçado: o futuro dos documentos arquivísticos digitalizados. 2021.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; AZEVEDO, L. C.; LACERDA, Aline Lopes de. "Documentos, por favor!?: o lugar dos documentos identitários nos arquivos pessoais institucionalizados. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SAYAO, L. F.;SILVA, Margareth; INDOLFO, Ana Celeste; RANGEL, APARECIDA.. Estudo de caso sobre o SEI - Sistema Eletrônico de Informações na Fundação Casa de Rui Barbosa e uma proposta para um guia de boas práticas para implantação do SEI. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
LOUSADA, M.;SILVA, Margareth; SAYAO, L. F.; COSTA, Alexandre. S.. DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O APERJ. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; Schmidt, Clarissa. DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO E PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS: O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; Mattos, Renato; CAMARGO, Ana Maria. CARTAS EM ARQUIVOS PESSOAIS: UMA DISCUSSÃO INCÔMODA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
LOUSADA, M.; SILVA, S. C. A.; INDOLFO, Ana Celeste;SILVA, Margareth. LABORATÓRIO DE REPROGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RONCAGLIO, C.; MARQUES, A. A. C.;SILVA, Margareth. DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CUSTÓDIA, PÓS-CUSTÓDIA E OS MODELOS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.
SILVA, Margareth; RANGEL, A.; GUIMARAES, J.. GESTÃO DE ACERVOS - ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth; MENDONCA, P. K.. IDENTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICO DA REGIÃO DA COSTA VERDE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
INDOLFO, Ana Celeste; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Diagnóstico dos serviços terceirizados de guarda externa de documentos utilizados pela Petrobras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; MARIZ, Anna Carla. A ORGANIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE ARRANJOS DOCUMENTAIS EM COLEÇÕES PESSOAIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; SOUZA, E. G.; Santos, Paulo. GESTÃO DE DOCUMENTOS E A FORMAÇÃO DE ARQUIVOS PERMANENTES: UM ESTUDO DE CASO NO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; SOUZA, E. G.; AZEVEDO, L. C.. A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS SOB A ÓTICA DE NOVOS ACONTECIMENTOS: A I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS E O PLANO NACIONAL SETORIAL DE ARQUIVOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
INDOLFO, Ana Celeste; COSTA, Alexandre. S.;SILVA, Margareth. DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS NA UFRJ: ESTRATÉGIA ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE SEU SISTEMA DE ARQUIVOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
INDOLFO, Ana Celeste; Santos, Paulo;SILVA, Margareth. DIAGNÓSTICO SOBRE AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
INDOLFO, Ana Celeste; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. Diagnóstico dos serviços de guarda externa de documentos na Petrobrás: custódia, aspectos legais e acesso à informação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MARIZ, Anna Carla; Silva, Maria Celina S. M.;SILVA, Margareth. A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS DIGITAIS NA MARINHA DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Ar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, C.C.M.L; INDOLFO, Ana Celeste;SILVA, Margareth. O processo eletrônico e a preservação digital. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas de Informação e organização do conhecime) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, C.C.M.L;SILVA, Margareth; HOLLOS, A. C.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: estudo de caso da Agência Nacinal do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos) - Universidade Federal Fluminense.
ROCHA, C.C.M.L;SILVA, Margareth; CIANCONNI, R.. Autenticação de documentos digitalizados: uma visão arquivística. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.; SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO.. A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.; SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO.. AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; HOLANDA, A. P.. Documentos arquivísticos digitais: vulnerabilidade e preservação de longo prazo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CAMPOS, L.; HOLANDA, A. P.. APLICAÇÃO DE SMART CONTRACTS E CRIPTOGRAFIA PARA O GERENCIAMENTO SEGURO DE ARQUIVOS EM SISTEMAS DIGITAIS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.; Mattos, Renato. DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ASPECTOS E DESAFIOS PARA MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CAMPOS, L.; SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO.. O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS REQUISITOS DO E-ARQ BRASIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: DESAFIOS PARA PRESERVAÇÃO DA AUTENTICIDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. SISTEMATIZAÇÃO DE RECOMENDAÇÕES QUE ASSEGURAM A AUTENTICIDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. ANÁLISE DA AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS PELA CADEIA DE CUSTÓDIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. A APLICAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL EM DOCUMENTOS ARWQUIVÍSTICOS DIGITAIS: DESAFIOS E BENEFÍCIOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. ARQUIVOS PRIVADOS DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA: mapeamento dos acervos presidenciais custodiados na cidade do Rio de Janeiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. PRESERVAÇÃO DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DO MODELO OAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS ESTRATÉGIAS PARA AS INSITUIÇÕES DE CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; PANISSET, B. T. C.. A IMPORTÂNCIA DA DIFUSÂO NOS ARQUIVOS PÚBLICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; PANISSET, B. T. C.. O ACESSO AOS DOCUMENTOS DA DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DOCUMENTAÇÃO DA MARINHA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; Schmidt, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS E PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO DO ARQUIVO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DO SESC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CAMPOS, L.; Schmidt, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) DA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RIO DE JANEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. DIRETRIZES PARA A PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; CARDOSO, J.. GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES: UMA ANÁLISE DO SISTEMA SEI DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth; VALENTIM, R. T.. CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL ARQUIVÍSTICA E OS REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS (RDC-Arq). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA INTRODUÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; SCHMIDT, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA POTION. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA. GESTÃO DE DOCUMENTOS E OS ARQUIVOS EMPRESARIAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; FLORES, D.;SILVA, Margareth. O EFEITO DA DIGITALIZAÇÃO NO VALOR PROBATÓRIO DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. UMA ANÁLISE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS À LUZ DA ARQUIVOLOGIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. O correio eletrônico (e-mail) enquanto documento arquivístico digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Acessibilidade dos surdos aos websites dos arquivos públicos da Região Sudeste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; FLORES, D.. PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: UMA INTRODUÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
JUVENCIO, C. H.; COELHO, Raquel L. Pret;SILVA, Margareth. A relevância dos arquivos para o esporte e a preservação da memória. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O ACESSO E A DIFUSÃO DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. OS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. ARQUIVOS ESOCIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DO PERFIL DOSUSUÁRIOS DO ARQUIVO NACIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.;SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.. UMA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE AUTENTICIDADE E CONFIABILIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.; LUCK, E.;SILVA, Margareth. A importância do papel do arquivista nas instituições escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. ANÁLISE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS EM EMPRESA PRIVADA DE ENERGIA ELÉTRICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa. PESQUISA EM ARQUIVOS: O DOCUMENTO DE ARQUIVO E SEU POTENCIALINFORMACIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA;SILVA, Margareth. Os usos do documento arquivístico: um estudo sobre o registro de imigrantes.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. ARQUIVOLOGIA E DIPLOMÁTICA: RELAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS DA TIPOLOGIA DOCUMENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA;SILVA, Margareth. .GESTÃO DE DOCUMENTOS: MAPEAMENTO DA PRÁTICA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS ARQUIVÍSTICOS.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. A importância da preservação e conservação do acervo audiovisual nacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; FLORES, D.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E SISTEMAS INFORMATIZADOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; BUENO, D.; FABEN, A.;SILVA, Margareth. ARQUIVO MUNICIPAL E GESTÃO DE DOCUMENTOS EM NITERÓI - RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PGD NITERÓI/ PROJETO PDPA 4408. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; ALENCAR, P. J. V.. GOVERNANÇA DE TI E WEBSITE DE INSTITUIÇÃO ARQUIVÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; ALENCAR, P. J. V.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO: ESTUDO DO ARQUIVO DA ORGANIZAÇÃO X. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; SILVA, JOSÉ ANTONIO DA. A GESTÃO DE DOCUMENTOS E A SUSTENTABILIDADE: A ELIMINAÇÃO DOS DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; FONSECA, Vitor M. M.; ALENCAR, P. J. V.;SILVA, Margareth. Difusão arquivística em instituições públicas: princípios e diretrizes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth; Mattos, Renato; ALENCAR, P. J. V.. A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM ESCRITÓRIOS DE PROJETO SOB A PERSPECTIVA DO GUIAPMBOK®. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; FABEN, A.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. IDENTIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NO CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES CUSTODIADORAS DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS (CODEARQ). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. O documento arquivístico digital: e os desafios para manutenção da sua autenticidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; Justiniano, F.. PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; FLORES, D.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES Nº24 E 20 DO CONARQ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. GESTÃO DE DOCUMENTOS E A LEGISLAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. DIFUSÃO NA WEB: OS ARQUIVOS PESSOAIS E A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: AEXPERÍÊNCIA DA CASA DE OSWALDO CRUZ (COC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. O POTENCIAL INFORMATIVO DOS ARQUIVOS FOTOGRÁFICOS: A EXPERIÊNCIA DA DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DA FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI E DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. DIFUSÃO NA WEB: A EXPERIÊNCIA DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DORIO DE JANEIRO E DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; FLORES, D.;SILVA, Margareth. COMPUTATIONAL ARCHIVAL SCIENCE (CAS): UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; JUVENCIO, C. H.;SILVA, Margareth. Política de Preservação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
COELHO, Raquel L. Pret; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, MUSEUS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO: INTERSEÇÕES NO TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth; FLORES, D.. O PAPEL DO ATOM NA DIFUSÃO DO ACERVO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato. Gestão de documentos: uma breve apresentação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; MILANI, S.;SILVA, Margareth. Os arquivos eclesiásticos na Arquivologia brasileira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; SCHMIDT, Clarissa. O uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Procuradoria Previdenciária (PG-07) em atenção aos requisitos do e-ARQ Brasil,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ E OS ARQUIVOS: REFLEXOS DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS NA LEI DE ARQUIVOS E NA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Acervo Carlos Lacerda do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: Arquivologia e preservação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Digitalização, autenticidade e preservaçaõ dos documentos digitais: análise do sistema informatizado do Museu da Justiça. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SCHMIDT, Clarissa. Gestão de Documentos e o Diagnóstico de Acervos: estudo comparativo dos instrumentos de diagnóstico da Universidade Federal De Viçosa - UFV e da Universidade Federal Do Rio De Janeiro ? UNIRIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Os arquivos pessoais na produção e divulgação do conhecimento científico na Ciência da Informação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. FERRAMENTAS DE ACESSO À MEMÓRIA EM ARQUIVOS MUNICIPAIS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa. DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL E ACESSO:ANÁLISE DO ACERVO FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.; CIANCONNI, R.;SILVA, Margareth. Websites de instituições arquivísticas: Uma releitura da Resolução n. 13, de 9 de Fevereiro de 2001, do CONARQ, para acessibilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; RODRIGUES, A. C.. ACESSO À INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: ANÁLISE DOS SITES DA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL: A MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; Schmidt, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS E O e-ARQ BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.. A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO BRASILEIRA NO ARQUIVO NACIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. DIFUSÃO CULTURAL E ARQUIVOS PÚBLICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE MANAUS E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DA REGIÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.;SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.. ASSINATURAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA ICP BRASIL: CONCEITOS E APLICAÇÕES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. DOCUMENTOSPESSOAIS SÃO DOCUMENTOS DE ARQUIVOS? A NATUREZAARQUIVÍSTICA DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS PESSOAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. ANÁLISE DO PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. ARQUIVOSPESSOAIS EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ACERVO PIXINGUINHA NO INSTITUTOMOREIRA SALLES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. O corpo discente do curso de graduação em arquivologia da Universidade Federal Fluminense em análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. Análise dos procedimentos metodológicos adotados na organização de arquivos pessoais da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Fundação Casa de Rui Barbosa e CPDOC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; Schmidt, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO PARA GARANTIR AUTENTICIDADE DOCUMENTAL SEGUNDO OS PRECEITOS DO E-ARQ BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; Schmidt, Clarissa. METADADOS PARA INTEROPERABILIDADE: OS PADRÕES e-PMG E MIP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. ANÁLISE DO SISTEMA SEI NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; Mattos, Renato. SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (sei) E A GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; Mattos, Renato. A CRIPTOGRAFIA E A ASSINATURA DIGITAL COMO APOIO À AUTORIA DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. A EVOLUÇÃO DA INDEXAÇÃO DE FOTOGRAFIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato. GESTÃO DE DOCUMENTOS E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO LESTE FLUMINENSE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato. AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE DOCUMENTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa. A EXECUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CONARQ EM ARQUIVOS PÚBLICOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; TOGNOLI, N. B.; Mattos, Renato. DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E SUA AUTENTICIDADE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. O ARQUIVISTA NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DA LINHA DO TEMPO DA PROFISSÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. AÇÃO EDUCATIVA E AÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; LUCK, E.;SILVA, Margareth. O ARQUIVO PESSOAL DE ADONIRAN BARBOSA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. ARQUIVOS EMPRESARIAIS: A GESTÃO DE DOCUMENTOS COMO ALIADA NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES LEGAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, B. H.; VOGEL, M.;SILVA, Margareth. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO TEMA GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA ANÁLISE CIENTOMÉTRICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; FLORES, D.. Requisitos de repositórios arquivísticos digitais confiáveis para guarda permanente de documentos arquivísticos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; Schmidt, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES DO CONARQ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth; FABEN, A.. ARQUIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PARA ACESSO À INFORMAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (2017-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ARQUIVOS DE INSTITUIÇÕES MUSICAIS: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE O ARQUIVISTA E O MÚSICO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FLORES, D.;SILVA, Margareth; SCHWAITZER, L. B.. O SISTEMA DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO ePROC: A GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. AUTENTICIDADE DOCUMENTAL: DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. A IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA NA ÁREA FISCAL-CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato. DOCUMENTOS DIGITAIS E GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa. A INSERÇÃO DA GESTÃO DOCUMENTAL NA POLÍTICA DE ARQUIVOS NO BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
BOSSY, M.; LUCK, E.;SILVA, Margareth. ARQUIVOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE CIENTOMÉTRICA DA PRODUÇÃO SOBRE ARQUIVOLOGIA NO ENANCIB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. A GESTÃO DE DOCUMENTOS COMO APOIO AO CONTROLE DE FLUXO DOCUMENTAL EM UM ARQUIVO JURÍDICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. SISTEMAS DEARQUIVOS PARA A GESTÃO DE DOCUMENTOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. 2018.
Justiniano, F.; LUCK, E.;SILVA, Margareth. OS ARQUIVOS E AS PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ACERVOS DOCUMENTAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, Jóice C. C. E.; CAMPOS, L.;SILVA, Margareth. A CURADORIA DIGITAL NO CONTEXTO DA ARQUIVOLOGIA: UMA BREVE REFLEXÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. RECOMENDAÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; CABRAL, J. R.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIGITALIZAÇÃO: RECOMENDAÇÕES PARA A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; RODRIGUES, A. C.. SISTEMAS DE PROTOCOLO: ANÁLISE DO MÓDULO DE GESTÃO DE PROCESSOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.. GESTÃO DE DOCUMENTOS: ANÁLISE DO SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE PROCESSOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CAMPOS, L.; FLORES, D.. PRESERVAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO USO DE ARCHIVEMATICA COMO REPOSITÓRIO ARQUIVÍSTICO DIGITAL CONFIÁVEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.. A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CABRAL, J. R.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. A AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. A PRESERVAÇÃO DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E REPOSITÓRIOS DIGITAIS CONFIÁVEIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; RODRIGUES, A. C.. GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES: UMA ANÁLISE DO SISTEMA SEI NA ANCINE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FLORES, D.; CABRAL, J. R.. A GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MACFILE NO ESCRITÓRIO JURÍDICO BETA E SUA ADERÊNCIA AO E-ARQ BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; CABRAL, J. R.. O ACERVO PIXINGUINHA: O INSTITUTO MOREIRA SALES E OS ARQUIVOS DE PESSOAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth; ALVES, B. H.. DIPLOMÁTICA DIGITAL: O ESTADO DA ARTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; FLORES, D.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIAGNÓSTICO: UM ESTUDO DO ARQUIVO GERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.. O ARQUIVO PODE SER CONSIDERADO UM LUGAR DE MEMÓRIA?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
TOGNOLI, N. B.; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. DA SILVA.O APORTE METODOLÓGICO DA TIPOLOGIA DOCUMENTAL À CLASSIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. CLASSIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. AUTENTICIDADE, CONFIABILIDADE E VERACIDADE DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO: ANÁLISE DOS CONCEITOS JUNTO AO CONTEXTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. A ABORDAGEM CONTEXTUAL E O VALOR PROBATÓRIO DOS ARQUIVOS PESSOAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; TOGNOLI, N. B.;SILVA, Margareth. AÇÃO CULTURAL E AÇÃO PEDAGÓGICA EM ARQUIVOS PERMANENTES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; FONSECA, Vitor M. M.. Norma ISO 15489: proposta de recomendações para a implementação da gestão de documentos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; VOGEL, M.; FONSECA, Vitor M. M.. Gestão de documentos digitais: análise do sistema Invoice. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; Mattos, Renato. Preservação digital: uma abordagem arquivística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; Justiniano, F.. O conceito de autenticidade no e-ARQ Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.;SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa. Ações para a preservação do valor de prova dos documentos arquivísticos digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa; CAMPOS, L.;SILVA, Margareth. Tramitação e fluxos de trabalho no Alfresco Community à luz dos requisitos do e-ARQ Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato;SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa. Gestão de arquivos médicos: a importância do prontuário do paciente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. Arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos de transparência administrativa nos municípios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. A questão da autenticidade do documento convencional e digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth; CABRAL, Rosimere. M.. O CONARQ e a gestão de documentos públicos no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
VOGEL, M.; SALES, Rodrigo;SILVA, Margareth. Mapeamento do tema Arquivologia no GT10 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; VOGEL, M.. Gestão de documentos e o e-ARQ Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; CAMPOS, L.. AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato. AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS DIGITAIS: ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO PRESERVADOR E DAS DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato. A MENSAGEM DE CORREIO ELETRÔNICO COMO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO NO ESCRITÓRIO TAUIL E CHEQUER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; VOGEL, M.; CAMPOS, L.. GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: O CORREIO ELETRÔNICO COMO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO NO AMBIENTE DIGITAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; CABRAL, J. R.. GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MCFILE NA EMPRESA ALFA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; SCHMIDT, Clarissa. PLANEJAMENT ESTRATÉGICO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; SCHMIDT, Clarissa. GESTÃO DE DOCUMENTOS: ANÁLISE DO SISTEMA DE CONTROLE E TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UPO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; CABRAL, J. R.. OS SITES DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS E A DISPONIBILIZAÇÃO ON LINE DE SEUS ACERVOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CIANCONNI, R.; SOUZA, Jóice C. C. E.. ANÁLISE DO SISTEMA INFORMATIZADO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DA TECHNIPFMC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SALES, Rodrigo; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. CLASSIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA: UMA ANÁLISE NOS PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO DA ANS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; SCHMIDT, Clarissa; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. OS ARQUIVOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ARQUIVÍSTICAS PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. QUEM SÃO ESSAS PESSOAS? ARQUIVOS PESSOAIS INSERIDOS NO ÂMBITO DO TEATRO À LUZ DA TEORIA ARQUIVÍSTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
GOMES, S. L. R.; Mattos, Renato;SILVA, Margareth. A LITERATURA SOBRE O SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; CAMPOS, L.;SILVA, Margareth. POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Justiniano, F.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. UM PANORAMA DA PRESERVAÇÃO DE FOTOGRAFIAS ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES ESPECIALIZADAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. O PERFIL DO PROFISSIONAL ARQUIVISTA FORMADO PELA UFF FRENTE AO PERFIL PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA DEMANDADO PELO MERCADO DE TRABALHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Mattos, Renato; Justiniano, F.;SILVA, Margareth. PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS NA ERA DIGITAL: O ACERVO DO CIRCO VOADOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; GONÇALVES, Elisabete;SILVA, Margareth. Arquivos e direitos humanos: acesso à documentação pertinente nas instituições arquivisticas públicas do estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; Mattos, Renato. Difusão de informação em arquivos: um estudo de caso do sítio do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; Justiniano, F.. O papel do arquivista frente aos desafios das novas tecnologias da informação e comunicação,. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; FONSECA, Vitor M. M.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado UPO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; RODRIGUES, A. C.. Gestão de documentos digitais: análise do sistema informatizado da Empresa Esslli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. Arquivo eclesiástico: instrumentos de pesquisa disponíveis nos websites das dioceses do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; NEVES, L. R. S.. Estruturação para gerenciamento eletrônico de documentos: contribuições em um departamento pessoa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos digitais: análise do sistema informatizado do setor de registro de médico do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; SOUZA, Jóice C. C. E.. A autenticidade dos documentos arquivísticos em formato digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; RODRIGUES, A. C.. .Gestão de Documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; SOUZA, E. G.;SILVA, Margareth. Arquivo escolar: a perspectiva da legislação arquivística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; SOUZA, E. G.;SILVA, Margareth. A Identificação da massa documental acumulada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.. Estudo de caso sobre a conservação e preservação do acervo da Câmara Municipal de Niterói. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. Estudo de caso do acervo fotográfico da EEAAC-UFF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; NEVES, L. R. S.. Gestão arquivística de documentos no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa. A formação acadêmica nos cursos de Arquivologia nas universidades do estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema Y. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos digitais: análise so sistema informatizado MCFILE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; Schmidt, Clarissa. Análise do sistema do Protocolo Central da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. Quando, como e porque a Diplomática foi introduzida na Arquivística: e com uma breve passagem pela Paleografia e Documentoscopia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da instituição CREMERJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da instituição Alfa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
Schmidt, Clarissa; FONSECA, Vitor M. M.;SILVA, Margareth. A memória do samba carioca omo patrimônio cultural e os arquivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
BEVILACQUA, Gabriel Moore F.;SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa. O gerenciamento de documentos em grandes empresas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, L.; Schmidt, Clarissa;SILVA, Margareth. B. Casella.Sistematização de abordagens que asseguram a autenticidade de documentos arquivísticos no meio digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; COELHO, Raquel L. Pret. Gestão de documentos digitais: análise do sistema EASYGED. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; NEVES, L. R. S.. O vínculo arquivístico: análise do arquivo geral da Irmandade da Santa Cruz dos Militares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
VOGEL, M.;SILVA, Margareth. A saúde do bibliotecário no ambiente de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. A valorização do arquivista é possível?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. Difusão online de documentos audiovisuais: o caso do Projeto Cientistas Sociais - Histórias de vida do CPDOC/FGV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos: a importância de seus aspectos legais no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais: Implantação do GED em Escritórios Jurídicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.. ANÁLISE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NO ESCRITÓRIOJURÍDICO SILVA & ASSOCIADOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth; COELHO, Raquel L. Pret. GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA JURÍDICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.. A aplicação da Gestão de Documentos dentro da Gestão da Qualidade: o caso da empresa GDR Serviços Hospitalares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SANTOS, Ana Paula L.. Preservação do Acervo Histórico da Justiça Federal - Seção do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; NEVES, L. R. S.. GESTÃO ARQUIVÍSTICA: A IMPORTÃNCIA D AGESTÃO DE DOCUMENTOS DA ÁREA DE ENGENHARIA NA EMPRESA CONCREMAT ENGENHARIA & TECNOLOGIA S/A. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.; RODRIGUES, A. C.. Gestão de documentos arquivísticos: análise do sistema SESEA da Empresa RZFX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.; BEVILACQUA, Gabriel Moore F.. Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: Análise do Sistema da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Niterói. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.; FONSECA, Vitor M. M.. GESTÃO DE DOCUMENTOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; SCHMIDT, Clarissa. Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: análise do sistema informatizado Agatha da empresa CG&B. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; SCHMIDT, Clarissa. Gestão de Documentos: uma análise dos aspectos de relevância para implementação de um sistema de gestão de documentos digitais nas organizaçõe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; NEVES, L. R. S.; SCHMIDT, Clarissa. Gestão de Documentos em uma empresa de engenharia: análise do sistema informatizado mc file. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; NEVES, L. R. S.. Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: análise do sistema GEDOC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; COSTA, Alexandre. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa FSP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; PINTO, José Mauro C.. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: processo classificatório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.. Gestão de documentos e os sistemas de registros: uma abordagem conceitua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
MARCONDES, Carlos H.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. Preservação digital: um exame da literatura brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; PINTO, José Mauro C.. A importância dos procedimentos de gestão de documentos digitais para a implantação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; COSTA, Alexandre. S.; PINTO, José Mauro C.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: uma análise do sistema Easy Ged. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.. A AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS DIGITAIS: UM DESAFIO ARQUIVÍSTICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
MURGUIA, E. I.;SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.. Documento Arquivístico: prova e verdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; BARBATHO, Renata. Aspectos burocráticos e suas influências na gestão documental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. Identificação e avaliação de tipologia documental da CADIM - Corretagem e Administradora de Imóveis ltda: um estudo da área de locação de imóveis.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.. Gestão de Documentos Digitais e Preservação Digital: aspectos essenciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; SOUZA, Jóice C. C. E.. PROTOCOLO: UNIDADE ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DE ARQUIVOS CORRENTES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; CIANCONNI, R.; GONÇALVES, Elisabete. PRESERVAÇÃO DIGITAL EM BIBLIOTECAS: PERSPECTIVAS DE GESTÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense.
TAVARES, M. H.;SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.. O PRINCÍPIO DE ACESSO COMO MANIFESTAÇÃO DO DIREITO Á INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA ARQUIVÍSTICA BRASILEIRA PARA A CIDADANIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. A informação no mundo contemporâneo: seu uso e aplicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. GED: Ferramenta de Gestão de Documentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.. Avaliação documental: proposta de critérios de seleção e avaliação para documentos administrativos de pessoal: o DRH do MPERJ.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. Diplomática Arquivistica Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; FIGUEIREDO, G. R.. Avaliação de documentos: procedimento essencial para a gestão de documentos arquivísticos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; MARCONDES, Carlos H.; BARCELLOS, Renato G. S.. Preservação digital: estratégias para preservar documentos digitais de longo prazo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo;SILVA, Margareth; FIGUEIREDO, G. R.. BARROSO.Arquivo, memória e informação: um contributo para sua discussão nos cursos de arquivologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth. Avaliação de web sites de arquivos públicos estaduais e municipais da região Sudeste: a garantia do acesso à informação arquivística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, Jóice C. C. E.; CORDEIRO, Rosa Inês N.;SILVA, Margareth. A representação da informação em arquivos de previdência complementar : estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; NEVES, L. R. S.. A gestão de documentos e a importância do protocolo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; NEVES, L. R. S.. Classificação de documentos arquivísticos: pressupostos e aplicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; MURGUIA, Eduardo I.. A gestão arquivística do documento digital: um estudo de caso na empresa de construção civil AP S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, Jóice C. C. E.; FIGUEIREDO, G. R.. Documento digital: um problema arquivístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
MURGUIA, Eduardo I.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. A formação do arquivista e as habilidades requeridas nos concursos federais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; MURGUIA, Eduardo I.;SILVA, Margareth. Classificação de documentos de arquivo: estudo comparado da área de gestão de bens patrimoniais e materiais nos planos de classificação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.; NEVES, L. R. S.. Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa Endesa Geração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
CAMPOS, Maria Luiza. A.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. Acesso aos docmentos arquivísticos por seu conteúdo temático: uma análise da literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. Identificação, classificação e avaliação no contexto da gestão documental: estudo de caso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. A recuperação da informação nos prontuários médicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; SOUZA, Jóice C. C. E.;SILVA, Margareth. Identificação e classificação: contribuições metodológicas para o programa de gestão de documentos do Estado do Rio de Janeiro (PDG-RIO). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.. .Fotografia e arquivo: uma perspectiva arquivística sobre documentos fotográficos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth. A Arquivística e a pesquisa científica: uso de documentos arquivísticos em dissertações e teses de Ciências Humanas na Universidade Federal Fluminense, 2007-2009. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth. O Princípio da Ordem Original em arquivos pessoais: a organização do arquivo Américo Jacobina Lacombe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth. Os arquivos como prova: o caso da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. A implantação do sistema 5s da qualidade para a melhoria na gestão dos arquivos: um estudo de caso do arquivo na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Niterói. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth; CARDOSO, J.. Reflexões sobre os critérios de estabelecimento de valores documentais sob a perspectiva teórica e legal brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
LIMA, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo; FREITAS, L. S.;SILVA, Margareth. NOS CAMINHOS DE UM PARADOXO: É POSSÍVEL FALAR SOBRE MEMÓRIA ARQUIVÍSTICA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. A tecnologia e suas consequencias na Arquivologia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
JARDIM, J. M.;SILVA, Margareth; FIGUEIREDO, G. R.. A produção de conhecimento arquivistico no Brasil sobre gestão de documentos e suas relações com a gestão da qualidade entre 2005-2009: um estudo explanatório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
JARDIM, J. M.; FIGUEIREDO, G. R.;SILVA, Margareth. A gestão de documentos como suporte pra sistemas de gestão da qualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; FONSECA, Vitor M. M.; LACERDA, Aline Lopes de; CABRAL, Dilma; ARREGUY, Cintia C.. Magistério Superior Professor Adjunto I - DE 40 horas área Gestão de Documentos e Arquivos. 2017. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Schmidt, Clarissa; MARIZ, Anna Carla; Santos, Paulo; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Magistério Superior, classe Adjunto, DE, área Arquivologia, do Departamento de Ciência da Informação. 2016. Universidade Federal Fluminense.
SALES, Rodrigo;SILVA, Margareth; MURGUIA, Eduardo I.. Membro de banca de Seleção Simplificada para contratação de Professor Substituto 20 hs. classe Assistente, área de Arquivologia. 2012. Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUES, A. C.; LACERDA, Aline Lopes de;SILVA, Margareth. MEMBRO DA BANCA DE SELEÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO PARA O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CURSO DE ARQUIVOLOGIA.. 2011. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; SOUZA, E. G.. Seminário de Iniciação Científica 2024 Área Ciências Sociais Aplicadas UFF. 2024. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; RODRIGUES, A. C.. COMISSÃO DE SELEÇÃO PRÊMIOS TCC PARA A REPARQ ABRIL 2024. 2024. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; Mattos, Renato; RODRIGUES, A. C.. COMISSÃO DE SELEÇÃO PRÊMIOS TCC PARA ABECIN, AGOSTO 2024. 2024. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; GONÇALVES, Elisabete. XXVI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.. 2024. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth. Seminário de Iniciação Científica 2023 na área de Ciências Sociais e Aplicadas, realizado entre os dias 16 a 20 de outubro de 2023. 2023. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Margareth; RANGEL, APARECIDA.; SANTOS, A. M. P.; LOPES, A. H.. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO 2023/TURMA 2024 DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA E ACERVOS DA FCRB. 2023. Fundação Casa de Rui Barbosa.
GONCALVES, E. M.;SILVA, Margareth; RANGEL, APARECIDA.; LOPES, A. H.; SANTOS, A. M. P.. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO 2022/TURMA 2023 PORTARIA N.71, 28/09/2022 DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA E ACERVOS DA FCRB. 2022. Fundação Casa de Rui Barbosa.
DIAS, G. A.; VIDOTTI, S. A. B. G.; PINHEIRO, L. V. R.; TRISKA, R.;SILVA, Margareth. Membro do Comitê Científico da coletânea "Informação digital e suas diversas abordagens pela ótica de um cientista da informação". 2021. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
FLORES, D.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth. Comissão de Avaliação de TCC do prêmio ABECIN 2021, do curso de Arquivologia.. 2021. Universidade Federal Fluminense.
FONSECA, Vitor M. M.; SCHMIDT, Clarissa;SILVA, Margareth. Comissão de Avaliação de TCC do curso de Arquivologia Prêmio ABECIN 2020.. 2020. Universidade Federal Fluminense.
PANISSET, B. T. C.;SILVA, Margareth; PAVANI, A.. Banca examinadora do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área de Cultura. 2018. Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth. Banca examinadora do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área de Cultura. 2017. Fundação Casa de Rui Barbosa.
Silva, Maria Celina S. M.; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; JARDIM, J. M.;SILVA, Margareth; LACERDA, Aline Lopes de. Comissão Científica do VIII Encontro de Arquivos Científicos. 2017. Museu de Astronomia e Ciências Afins.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de;SILVA, Margareth; CARVALHO, C.; GOMES, C.; CABRAL, E.. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA E ACERVOS DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. 2017. Fundação Casa de Rui Barbosa.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; RODRIGUES, A. C.;SILVA, Margareth. Banca Examinadora do Concurso de Bolsas do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área de Cultura. 2016. Fundação Casa de Rui Barbosa.
SILVA, Margareth; RODRIGUES, A. C.. AVALIADOR AD-HOC ARQUIVOLOGIA 15ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIRIO. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; CAMARGO, Ana Maria;SILVA, Margareth. COMISSÃO CIENTÍFICA DO II ENCONTRO DE ARQUIVOS PESSOAIS E CULTURA. 2016. Fundação Casa de Rui Barbosa.
SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; JARDIM, J. M.. Comissão científica do V Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. 2013. Associação dos Arquivistas Brasileiros.
JARDIM, J. M.;SILVA, Margareth; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Comissão científica do IV Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. 2011. Associação dos Arquivistas Brasileiros.
FONSECA, M.O.K.;SILVA, Margareth. Comissão Científica do II Encontro de Base de Dados sobre Informações Arquivísticas. 2007. Associação dos Arquivistas Brasileiros.
Orientou
A transparência pública como instrumento de manutenção da cidadania e acesso à informação; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);
PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA QUADRIMENSIONAL PARA CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL; INÍCIO 2024; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);
A Influência do ProjetoInterPARES na Constituição do Pensamento Arquivístico Brasileiro INÍCIO 2021; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);
Legislação e normativas do Poder Judiciário sobre arquivos e memoria da Justiça do Trabalho; estudo a partir do Tribunal Regional do Trabalho da 1a; Região; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Orientador: Margareth da Silva;
O acervo documental da Secretaria Nacional do MST; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Orientador: Margareth da Silva;
"Documentos por favor": documentos identitários em arquivos pessoais institucionalizados?; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Orientador: Margareth da Silva;
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma abordagem arquivística com base nos requisitos do e-ARQ Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Coorientador: Margareth da Silva;
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O APERJ; 2021; Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Margareth da Silva;
O ACERVO INATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE ACERVOS:ANÁLISE DE GERENCIAMENTO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa, ; Orientador: Margareth da Silva;
ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS EM MUSEUS ETNOGRÁFICOS: O CASO DO ARQUIVO THEO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, ; Coorientador: Margareth da Silva;
A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Documentos arquivísticos digitais: vulnerabilidade e preservação de longo prazo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
APLICAÇÃO DE SMART CONTRACTS E CRIPTOGRAFIA PARA O GERENCIAMENTO SEGURO DE ARQUIVOS EM SISTEMAS DIGITAIS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ASPECTOS E DESAFIOS PARA MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDADE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS REQUISITOS DO E-ARQ BRASIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DO MODELO OAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS ESTRATÉGIAS PARA AS INSITUIÇÕES DE CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) DA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RIO DE JANEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO DO ARQUIVO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DO SESC; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES: UMA ANÁLISE DO SISTEMA SEI DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA INTRODUÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA POTION; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: UMA INTRODUÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E SISTEMAS INFORMATIZADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO: ESTUDO DO ARQUIVO DA ORGANIZAÇÃO X; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GOVERNANÇA DE TI E WEBSITE DE INSTITUIÇÃO ARQUIVÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O documento arquivístico digital e os desafios para manutenção da sua autenticidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE ASRESOLUÇÕES Nº24 E 20 DO CONARQ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E A LEGISLAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos: uma breve apresentação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Procuradoria Previdenciária (PG-07) em atenção aos requisitos do e-ARQ Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos e o Diagnóstico de Acervos: estudo comparativo dos instrumentos de diagnóstico da Universidade Federal De Viçosa - UFV e da Universidade Federal Do Rio De Janeiro ? UNIRIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E O e-ARQ BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL: A MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDADE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
ARQUIVOS PESSOAIS COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
METADADOS PARA INTEROPERABILIDADE: OS PADRÕES e-PMG E MIP; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO PARA GARANTIR AUTENTICIDADE DOCUMENTAL SEGUNDO OS PRECEITOS DO E-ARQ BRASIL; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
ANÁLISE DO SISTEMA SEI NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) E A GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A CRIPTOGRAFIA E A ASSINATURA DIGITAL COMO APOIO À AUTORIA DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E SUA AUTENTICIDADE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO LESTE FLUMINENSE DO GRANDE RIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE DOCUMENTOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A EXECUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CONARQ EM ARQUIVOS PÚBLICOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES DO CONARQ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
DOCUMENTOS DIGITAIS E GESTÃO DE DOCUMENTOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: ANÁLISE DO SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE PROCESSOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO USO DO ARCHIVEMATICA COMO REPOSITÓRIO ARQUIVÍSTICO DIGITAL CONFIÁVEL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E REPOSITÓRIOS DIGITAIS CONFIÁVEIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS E O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES: UMA ANÁLISE DO SISTEMA SEI NA ANCINE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MACFILE NO ESCRITÓRIO JURÍDICO BETA E SUA ADERÊNCIA AO E-ARQ BRASIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
SISTEMAS DE PROTOCOLO: ANÁLISE DO MÓDULO DE GESTÃO DE PROCESSOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIGITALIZAÇÃO: RECOMENDAÇÕES PARA A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Norma ISO 15489: proposta de recomendações para a implementação da gestão de documentos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O ARQUIVO PODE SER CONSIDERADO UM LUGAR DE MEMÓRIA?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E DIAGNÓSTICO: UM ESTUDO DO ARQUIVO GERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos digitais: análise do sistema Invoice; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Preservação digital: uma abordagem arquivística; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O conceito de autenticidade no e-ARQ Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos e o e-ARQ Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS DIGITAIS: ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO PRESERVADOR E DAS DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A MENSAGEM DE CORREIO ELETRÔNICO COMO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO NO ESCRITÓRIO TAUIL E CHEQUER; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
ANÁLISE DO SISTEMA INFORMATIZADO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DA TECHNIPFMC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: ANÁLISE DO SISTEMA DE CONTROLE E TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UPO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
OS SITES DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS E A DISPONIBILIZAÇÃO ON LINE DE SEUS ACERVOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PLANEJAMENT ESTRATÉGICO E GESTÃO DE DOCUMENTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS: O CORREIO ELETRÔNICO COMO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO NO AMBIENTE DIGITAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: ANÁLISE DO SISTEMA MCFILE NA EMPRESA ALFA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: análise do sistema Y; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos digitais: análise do sistema informatizado da Empresa ESSLLI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da Procuradoria Geral do estado do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos digitais: análise do sistema EASYGED; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Digitais: análise do sistema da empresa QN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
O VÍNCULO ARQUIVÍSTICO: ANÁLISE DO ARQUIVO GERAL DA IRMANDADE DA SANTA CRUZ DOS MILITARES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A autenticidade dos documentos arquivísticos em formato digital; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da instituição CREMERJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da instituição Alfa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa PRI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado UPO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Estruturação para gerenciamento eletrônico de documentos: contribuições em um departamento pessoal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos digitais: análise do sistema informatizado do setor de registro de médico do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão arquivística de documentos no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos digitais: análise so sistema informatizado MCFILE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Análise do sistema do Protocolo Central da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
; Gestão de documentos: a importância de seus aspectos legais no Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO ARQUIVÍSTICA: A IMPORTÃNCIA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA ÁREA DE ENGENHARIA NA EMPRESA CONCREMAT ENGENHARIA & TECNOLOGIA S/A; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: uma análise do Sistema SIGA-DOC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos: uma análise dos aspectos de relevância para implementação de um sistema de gestão de documentos digitais nas organizaçõe; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos em uma empresa de engenharia: análise do sistema informatizado mc file; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: análise do sistema informatizado Agatha da empresa CG&B; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos: análise do sistema SESEA da Empresa RZFX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: análise do Sistema GEDOC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: Análise do Sistema da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Niterói; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa FSP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A importância dos procedimentos de gestão de documentos digitais para a implantação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: uma análise do sistema Easy Ged; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: processo classificatório; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS DIGITAIS: UM DESAFIO ARQUIVÍSTICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos e os sistemas de registros: uma abordagem conceitual; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de Documentos Digitais e Preservação Digital: aspectos essenciais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Protocolo: unidade estratégica para gestão de arquivos correntes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
PRESERVAÇÃO DIGITAL EM BIBLIOTECAS: PERSPECTIVAS DE GESTÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Avaliação de documentos: procedimento essencial para a gestão de documentos arquivísticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A gestão de documentos e a importância do protocolo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Gestão de documentos arquivísticos digitais: análise do sistema informatizado da empresa Endesa Geração; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Classificação de documentos arquivísticos: pressupostos e aplicação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Preservação digital: estratégias para preservar documentos digitais de longo prazo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A gestão arquivística do documento digital: um estudo de caso na empresa de construção civil AP S/A; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
Documento digital: um problema arquivístico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A DIGITALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DO DOCUMENTO FOTOGRÁFICO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DOS DOCUMENTOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DIGITAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A GESTÃO DAS MENSAGENS DE CORREIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DO ESCRITÓRIO SERGIO BERMUDES ADVOGADOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Margareth da Silva;
A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS SOB A ÓTICA DE NOVOS ACONTECIMENTOS: A I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS E O PLANO NACIONAL SETORIAL DE ARQUIVOS; 2017; Orientação de outra natureza - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth da Silva;
GESTÃO DE DOCUMENTOS E A FORMAÇÃO DE ARQUIVOS PERMANENTES: UM ESTUDO DE CASO NO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2017; Orientação de outra natureza - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth da Silva;
CARTA DE AMOR: A RELAÇÃO ENTRE O REGISTRO ARQUIVÍSTICO E O CÓDIGO SOCIAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX; 2016; Orientação de outra natureza - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF; Orientador: Margareth da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Margareth . DOCUMENTOS DIGITAIS: AUTENTICIDADE E CUSTÓDIA. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE) , v. 14, p. 1-25, 2024.
-
HOLANDA, A. P. ; Schmidt, Clarissa ; SILVA, Margareth . Preservation as a Service for Trust (PaaST): Requisitos para serviços de preservação digital em ambientes de Nuvem. REVISTA DO ARQUIVO , v. 16, p. 1, 2024.
-
SILVA, Margareth . O LUGAR DOS ARQUIVOS: PRODUÇÃO E CUSTÓDIA. REVISTA OFFICINA - Revista da Associação de Arquivistas de São Paulo , v. 3 n.2, p. 110-132, 2024.
-
GARCIA, A. C. S. ; SAYAO, L. F. ; SILVA, Margareth . O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI): UM EXAME COMPARATIVO DAS AVALIAÇÕES DO ARQUIVO NACIONAL E DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA COM BASE NO e-ARQ BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL , v. 4, p. 1-23, 2023.
-
SILVA, Margareth ; Claudia Lacombe Rocha . A REVISÃO DOS REQUISITOS E METADADOSDO e-ARQ BRASIL VERSÃO 2.0. REVISTA OFFICINA - Revista da Associação de Arquivistas de São Paulo , v. 1 n.2, p. 9-26, 2022.
-
SILVA, Margareth . Custódia, cadeia de preservação e custodiante confiável: conceitos para a preservação de documentos digitais autênticos. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 4,nº2, p. 46-64, 2019.
-
SILVA, Margareth . A custódia como guarda e proteção aos arquivos: uma abordagem etimológica. ACERVO: REVISTA DO ARQUIVO NACIONAL , v. 29, n. 2, p. 45-60, 2016.
-
Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth . Padrões para garantir a preservação e o acesso aos documentos digitais. ACERVO (RIO DE JANEIRO) , v. 20 n.1, p. 113-124, 2007.
-
SILVA, Margareth ; Claudia Lacombe Rocha . Gestão de documentos arquivísticos digitais. Boletim: informativo da Associação dos Arquivistas Brasileiros , v. 1, p. 2-5, 2005.
-
Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth . Carta para a preservação do patrimônio arquivistico digital: apresentação. ACERVO (RIO DE JANEIRO) , v. 17, p. 131-140, 2004.
-
SILVA, Margareth . ARQUIVOS FLUMINENSES: AS DIFICULDADES PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO. Arquivo & História: revista do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro , v. 3, p. 11-19, 1997.
-
SILVA, Margareth ; CABRAL, Dilma . Guia brasileiro de fontes para a história da África, da escravidão negra e do negro na sociedade atual: Rio de Janeiro. Arquivo e Administração , v. 1988, p. 82-91, 1988.
-
SILVA, Margareth . O ARQUIVO E O LUGAR: CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA E A RESPONSABILIDADE PELA PROTEÇÃO AOS ARQUIVOS. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2017. v. 1. 280p .
-
SILVA, Margareth . A Concepção Jurídica de Arquivo: o Arquivo como lugar de preservação de documentos autênticos. In: SCHMIDT, CLARISSA; COUGO, FRANCISCO; MARQUES, ANGELICA. (Org.). (Org.). História dos Arquivos e da Arquivologia brasileira: contribuições para o debate. 1ed.SÃO PAULO: PIMENTA CULTURAL, 2024, v. , p. 488-528.
-
SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO. ; SCHMIDT, Clarissa ; SILVA, Margareth . A PARTICIPAÇÃO DO ARQUIVO NACIONAL DO BRASIL NO PROJETO INTERPARES. In: SCHMIDT, CLARISSA; COUGO, FRANCISCO; MARQUES, ANGELICA,. (Org.). História dos Arquivos e da Arquivologia brasileira: contribuições para o debate. 1ed.SÃO PAULO: PIMENTA CULTURAL, 2024, v. 1, p. 115-132.
-
SILVA, Margareth . O CONCEITO DE ARQUIVO E DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM ESTUDOS DE LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA. In: RENATO PINTO VENÂNCIO; WELDER SILVA; ADALSON NASCIMENTO. (Org.). ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA[RECURSO ELETRÔNICO]: CENÁRIOS PROSPECTIVOS. 1ed.BELO HORIZONTE: ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2018, v. , p. 326-344.
-
SILVA, Margareth . Instituições arquivísticas e preservação digital: reflexões acerca do conceito de custódia. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; OLIVEIRA, Isabel Cristina Borges de. (Org.). Preservação, Acesso, Difusão: desafios para as instituições arquivísticas contemporâneas. 1a.ed.Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2013, v. , p. 176-184.
-
HOLANDA, A. P. ; Schmidt, Clarissa ; SILVA, Margareth . MAPEANDO OS ESCOMBROS DA TORRE DE BABEL :TERMINOLOGIA E DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. In: XXII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2022, Porto Alegre., 2022, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XXII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação,. PORTO ALEGRE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2022.
-
SILVA, Margareth . A POLISSEMIA DO TERMO 'ARQUIVO'. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2016, SALVADOR. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. SALVADOR: PPGCI / UFBA, 2016. p. 96-114.
-
SILVA, Margareth . Novas interpretacões sobre a forma dos documentos arquivísticos digitais: desafios e perspectivas. In: XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia, 2010, Santos. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2010.
-
SILVA, Margareth . Modelo de Requisitos e-ARQ Brasil: as especificidades da gestão arquivística de documentos digitais. In: INFOIMAGEM 2007, 2007, São Paulo. Anais do INFOIMAGEM 2007. São Paulo: CENADEM, 2007.
-
SILVA, Margareth . Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil. In: INFOIMAGEM 2006, 2006, São Paulo. Anais do Infoimagem 2006. São Paulo: CENADEM, 2006.
-
SILVA, Margareth . Padrões para a gestão de documentos digitais: os requisitos para os sistemas eletrõnicos de gestão arquivística de docuemntos. In: XIV Congresso Brasileiro de Arquivologia, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Arquivologia. Rio dee Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2006.
-
SILVA, Margareth . A construção de um modelo de requisitos funcionais para sistemas eletrônicos de gestão arquivístca de documentos convencionais e digitais. In: II Congresso Nacional de Arquivologia, 2006, Porto Alegre. Anais do II Congresso Nacional de Arquivologia. Porto Alegre: Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul, 2006.
-
SILVA, Margareth . Gestão e preservação de documentos digitais. In: VI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL, 2005, Campos de Jordão. Anais do VI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL. São Paulo: CEDIC / PUC-SP, 2005.
-
SILVA, Margareth . A CONCEPÇÃO JURÍDICA DE ARQUIVO E A CUSTÓDIA. In: Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia, 2023, Niterói. Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia - Caderno de Resumos.. São Paulo: Associação dos Arquivistas de São Paulo, 2023. v. 1. p. 141-142.
-
SILVA, Margareth ; ROCHA, C.C.M.L . Diálogo sobre o e-ARQ Brasil: a revisão do Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (#SIA2020), 2020, SÃO PAULO. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS - CADERNO DE RESUMOS. SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DE SÃO PAULO ARQ-SP, 2020. v. 1. p. 18-19.
-
SILVA, Margareth . Punição à vadiagem. In: XVII Simpósio Nacional de História: História e Utopias, 1993, São Paulo. Programa e Resumos. São Paulo: Associação Nacional de Professores Universitários de História, 1993. p. 1-159.
-
SILVA, Margareth . A PRODUÇÃO DE UM TRABALHO ACADÊMICO COM TEMÁTICA EM ARQUIVOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . A GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS COMO REQUISITO PARA A MANUTENÇÃO DA AUTENTICIDADE OU PORQUE É URGENTE TER UM SIGAD. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . ?O lugar dos arquivos: produção e custódia? - I Seminário Documentos Fora do Lugar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Margareth . A CONCEPÇÃO JURÍDICA DE ARQUIVO E A CUSTÓDIA - Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HOLANDA, A. P. ; SILVA, Margareth . Observatório de Preservação Digital. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Margareth . AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS DA UNESP ASSIS: O DESAFIO DO FORMATO DIGITAL E A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE CUSTÓDIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth . e-ARQ BRASIL 2.0: NOVO MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - 6ªSEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, W. M. ; LOUSADA, M. ; SILVA, Margareth . DIRETRIZES PARA FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA O APERJ DE W.SANTOS NA VII REPARQ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Margareth . A custódia arquivística na realidade brasileira - I - Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO. ; Schmidt, Clarissa ; SILVA, Margareth . INFLUÊNCIAS DO PROJETO INTERPARES NA CONSTITUIÇÃO DO PENSAMENTO ARQUIVÍSTICO NO BRASIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Margareth . Custódia arquivística e o arquivo como lugar de preservação de documentos autênticos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOLANDA, A. P. ; Schmidt, Clarissa ; SILVA, Margareth . MAPEANDO OS ESCOMBROS DA TORRE DE BABEL :TERMINOLOGIA E DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Os desafios para a gestão de documentos digitais em arquivos em 8 de junho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . O ARQUIVO E A CUSTÓDIA: UMA BREVE INTRODUÇÃO - II FÓRUM PARAIBANO DE ARQUIVOLOGIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . e-ARQ BRASIL E GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Conceito de Arquivo e Custódia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth . Diálogo sobre o e-ARQ Brasil: a revisão do Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFF. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . GESTÃO DE DOCUMENTOS, DESBUROCRATIZAÇÃO E O ARQUIVO NACIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Gestão de documentos, desburocratização e arquivos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . O papel da gestão de documentos na organização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . O CONCEITO DE ARQUIVO E DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM ESTUDOS DE LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Margareth . OS ARQUIVISTAS E OS DESAFIOS DO DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO DIGITAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . O ARQUIVO E O LUGAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . A CONSTRUÇÃO DE UMA TESE EM ARQUIVOLOGIA: PROBLEMA DE PESQUISA, HIPÓTES, OBJETIVOS EMETODOLOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Custódia como guarda e proteção aos arquivos: uma abordagem etimológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Á POLISSEMIA DO TERMO ARQUIVO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Margareth . A Concepção Jurídica de Arquivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Teoria arquivística da preservação digital: o documento digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Custódia e pós custódia no pensamento arquivístico contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Diplomática e Documento Digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Instituições arquivísticas e preservação digital: reflexões a cerca do conceito de custódia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Preservação digital e Acesso nas Instituições Arquivísticas Públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Preservação: conceitos, desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Documento arquivístico e tecnologia da informação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Margareth . Gestão e preservação dos documentos digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais: desafios e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Novas interpretacões sobre a forma dos documentos arquivísticos digitais: desafios e perspectivas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Documento arquivístico digital: gestão e preservação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Margareth . Autenticidade do documento administrativo em meio digita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Margareth . Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e Metadados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth ; ROCHA, C.C.M.L . Audiência Pública: Esquema de Metadados do Modelo de Requisitos para os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Margareth . Sistemas de Gestão Arquivística de documentos : Modelo e-ARQ Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Modelo e-ARQ Brasil: as especificidades da gestão arquivística de documentos digitais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Margareth . e-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . A construção de um modelo de requisitos funcionais para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Gestión de los Documentos Archivisticos Digitales. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth ; Carlos Ditadi . Gestão e Preservação de Documentos Digitais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Margareth . Gestão e Preservação de Documentos Digitais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth ; ROCHA, C.C.M.L . Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos Digitais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Descrição Arquivística e a Norma ISAD. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Descrição Arquivística e a Norma ISAD. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Experiências de Gestão da Informação na Administração Pública: uma perspectiva arquivística. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Descrição Arquivística e a Norma ISAD. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Direitos Humanos e Arquivos: acesso à informação e preservação da intimidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Margareth . Os arquivos da polícia política: lógica da organização e do acesso. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth ; DIAS, Jéssica Moura . Controle Informatizado de Acervos em Depósito - Topográfico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Margareth . Punição à Vadiagem. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Margareth . As contravenções no Código Penal de 1890. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Margareth . Fontes do Estado do Rio de Janeiro para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na Sociedade Atual. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Margareth . PRESENÇA DA PROF.ª ANA MARIA CAMARGO. SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DE SÃO PAULO, 2024 (Publicação Técnica).
-
SILVA, Margareth . O ARQUIVO E O LUGAR: A CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA COMO RESPONSABILIDADE PELA PROTEÇÃO AOS ARQUIVOS. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2015 (Tese de doutorado).
-
SILVA, Margareth ; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de . Editorial da revista Arquivo e Administração. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2005 (Editorial).
-
SILVA, Margareth . Arquivos fluminenses: as dificuldades para o acesso à informação. Niterói: Arquivo Público do Estado Rio de Jaqneiro, 1997 (ARQUIVO E HISTÓRIA: revista do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro).
-
SILVA, Margareth . Notas Explicativas do Guia do Patrimônio Documental do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Justiça e Interior e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1997 (Publicação Técnica).
-
SILVA, Margareth . A letra da lei na punição à vadiagem. Orientação Prof. Afonso Carlos Marques dos Santos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
SILVA, Margareth . Projeto Básico para Tratamento do Acervo Arquivístico do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 2012.
SILVA, Margareth . Comissão Científica 3a Jornada Fluminense de Pós-graduandos em Acervos, Preservação e Memória.. 2024.
SILVA, Margareth . COMISSÃO CIENTÍFICA DO SIMPÓSIO DA HISTÓRIA DOS ARQUIVOS E DA ARQUIVOLOGIA. 2023.
SILVA, Margareth ; SAYAO, L. F. . COMISSÃO CIENTÍFICA VII REPARQ. 2022.
SILVA, Margareth ; SAYAO, L. F. . AVALIADOR VII REPARQ SIMPÓSIO TEMÁTICO DADOS DE PESQUISA, ARQUIVISTA DE DADOS E PRESERVAÇÃO DIGITAL. 2022.
SILVA, Margareth . PARECERISTA DA REVISTA ACERVO DO ARQUIVO NACIONAL. 2022.
SILVA, Margareth . parecerista ad hoc da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis), ISSN 1981-6278. 2020.
SILVA, Margareth . PARECERISTA DA REVISTA ACERVO DO ARQUIVO NACIONAL. 2020.
Santos, Vanderlei B. ; Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. ; YAMAOKA, E. . GLOSSÁRIO DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS 8ª VERSÃO. 2020.
Claudia Lacombe Rocha ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth ; YAMAOKA, E. ; ROCCO, Brenda C.B. . e-ARQ BRASIL: MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS REVISÃO. 2020.
Santos, Vanderlei B. ; Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth ; YAMAOKA, E. ; ROCCO, Brenda C.B. . GLOSSÁRIO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS 7ª VERSÃO. 2016.
Claudia Lacombe Rocha ; SAYAO, L. F. ; YAMAOKA, Eloi J. ; SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. ; FLORES, D. . DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DITAIS CONFIÁVEIS. 2015.
SILVA, Margareth . PARECERISTA DA REVISTA ACERVO DO ARQUIVO NACIONAL. 2015.
Santos, Vanderlei B. ; Claudia Lacombe Rocha ; SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. . Glossário Documentos Arquivísticos Digitais - 6ª. Versão. 2014.
SILVA, Margareth . Parecerista ad hoc para a revista Acervo, publicação do Arquivo Nacional,. 2014.
SILVA, Margareth . PARECERISTA DA REVISTA ACERVO DO ARQUIVO NACIONAL. 2013.
ROCHA, C.C.M.L ; SILVA, Margareth ; RONDINELLI, R. C. ; ROCCO, Brenda C.B. . e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos versão 1.0. 2011.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 5.1. 2010.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 5.0. 2009.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. ; YAMAOKA, E. . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 4.0. 2008.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 3.0. 2007.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 2.0. 2006.
ROCHA, C.C.M.L ; SILVA, Margareth ; SAYAO, L. F. . Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital. 2004.
ROCHA, C.C.M.L ; RONDINELLI, R. C. ; SILVA, Margareth . Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos 1.0. 2004.
SILVA, Margareth . DIPLOMÁTICA UFF https://diplomaticauff.wixsite.com/site. 2022; Tema: Diplomática e arquivos para alunos da disciplina Diplomática II da Universidade Federal Fluminense. (Blog).
SILVA, Margareth . Princípio da proveniência e ordem original curso Introdução à Arquivologia FPM SÃO CARLOS. 2024. (ENSINO).
SILVA, Margareth ; ROCHA, C.C.M.L ; SILVA, NATASHA H. P. CARNEIRO. ; HOLANDA, A. P. . Curso Como produzir e manter bons documentos arquivísticos digitais: bases para sua gestão e preservação. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . AULAS DE DIPLOMÁTICA https://diplomaticauff.wixsite.com/site/cópia-publicaçôes. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).
SILVA, Margareth . GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth ; Claudia Lacombe Rocha . Introdução ao Modelo de Requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos ? e-ARQ Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth ; ROCCO, Brenda C.B. . Oficina Técnica e-ARQ Brasil: Modelo de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de documentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos e o e-ARQ Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de documentos arquivísticos digitais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de documentos arquivísticos digitais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos e Digitalização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestao de Documentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão de Documentos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gestão arquivística e requisitos para sistemas eletrônicos de gestão de documentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Margareth . Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de ; SILVA, Margareth ; JARDIM, J. M. . I Conferência Nacional de Arquivos. 2011 (Membro de Comissão Organizadora) .
YAMAOKA, Eloi J. ; SILVA, Margareth . Grupo de Trabalho Organização e Intercâmbio de Informações do Projeto e-PING - Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico. 2004 (Membro de Grupo de Trabalho) .
SILVA, Margareth . Projeto Guia Brasileiro de Fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na Sociedade Atual. 1988 (Coordenação de trabalho técnico) .
SILVA, Margareth . Projeto Resgate de Documentação Histórica sobre o Brasil existente no exterior: Projeto Resgate barão do Rio Branco. 1988 (Membro de Projeto) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
O conceito de arquivo e a preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos: um estudo da legislação arquivística federal do Brasil, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar se a legislação arquivística federal é adequada e suficiente para preservar documentos arquivísticos digitais autênticos. Consideramos que a legislação é indispensável para o exercício das funções dos arquivistas e das instituições arquivísticas. A ausência ou falha na apresentação dos conceitos na legislação pode comprometer o desempenho desses agentes e a própria preservação dos arquivos. No caso dos documentos digitais, a definição legal se torna mais relevante, em razão das ameaças à autenticidade, à preservação e ao acesso desse material. Nosso estudo pretende apresentar os aspectos mais críticos da legislação com relação à preservação de documentos digitais autênticos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Margareth da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 20
-
2016 - Atual
Arquivos e Bibliotecas em Ambiente Digital, Descrição: O projeto analisa o impacto da tecnologia da informação e comunicação nas instituições produtoras e de guarda de documentos a partir da discussão a respeito do conceito e das funções de repositórios digitais arquivísticos e bibliográficos. Analisa os conceitos de documento, informação,documento arquivístico, documento arquivístico digital, bem como o de curadoria digital. Analisa a importância do conceito de autenticidade no ambiente digital, acessibilidade e usabilidade. Estuda a ampla divulgação possibilitada pela internete e redes sociais, que geram novas demandas, novos usuários e novas possibilidades de pesquisa. Estuda a importância da produção intelectual das instituições e as formas de divulgação por meio dos protocolos de acesso aberto e os principais projetos desenvolvidos na área no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Margareth da Silva - Coordenador / Luis Fernando Sayão - Integrante., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 2
-
2007 - 2012
Projeto InterPARES -TEAM Brasil, Descrição: Projeto de cooperação internacional sobre preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos. Direção-Geral do Projeto da prof. Luciana Duranti - Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Margareth da Silva - Integrante / Claudia Carvalho Masset Lacombe Rocha - Coordenador / Rosely Rondinelli - Integrante / Carlos Augusto Silva Ditadi - Integrante / Neire Rossio Martins - Integrante.
Prêmios
2018
PRÊMIO ABEU - CATEGORIA CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS- 1º LUGAR - LIVRO "O ARQUIVO E O LUGAR", ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social. , Rua Prof. Lara Vilela, 126, São Domingos, 24210590 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299759, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DISCIPLINAS: GCI00161 FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS II, GCI00153 DIPLOMÁTICA II E GCI00007 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - ARQUIVO
2023 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO D01 BS 540 27/12/2023, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PROFESSOR ASSOCIADO, PORTARIA N 2.234 de 21 de dezembro de 2023, BS N. 240, DE 27/12/2023, P. 093
2021 - 2023
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO C4 BS 167, 09/2021., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PORTARIA DE PESSOAL/UFF N 1.414 de 2 de setembro de 2021, PUBLICADA NO BOLETIM DE SERVIÇO N. 167, 09/2021.
2019 - 2021
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO C3 BS n.23, 05/02/20, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Progressão docente C 3, em 25/09/2019, publicada em Boletim de Serviço n. 23, de 05/02/2020. Ministra as disciplinas de Fundamentos Arquivísticos II (2015-), Diplomática II (2021) e Supervisão de TCC (2016-)
2015 - 2017
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Promoção para Professor Adjunto pela Portaria UFF nº 55.014, de 25 de novembro de 2015.
Ministra as disciplinas de Fundamentos Arquivísticos II (2015-), Diplomática II (2015-2017) e Gestão de Documentos II (2015-2016) e Supervisão de TCC (2016-)..
2009 - 2015
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministra as disciplinas: Fundamentos Arquivísticos 2 (2009-2015), Políticas Informacionais (2009), Fontes Gerais e Especializadas (2009); Gestão de Documentos 2 (2010-2015); Diplomática 2 (2010-2015);
Atividades
-
12/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Semana de Monitoria do Departamento de Ciência da Informação DTS N 14, 07/10/2024, BS N. 151, 06/12/2024, p.08.
-
09/2024
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GCI00161 FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS II, GCI00153 DIPLOMÁTICA II; GCI00007 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUIVO
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PRÊMIOS TCC DTS GGA N. 1, DE 18 DE ABRIL DE 2024, BS N.66, 07/05/2024 P.20.
-
12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Linhas de pesquisa
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Progressão Funcional Docente do GCI (DTS 014/2018, de 20/08/2018, BS N. 216, 05/12/2018)). Presidente da Comissão de Avaliação para Progressão Docente do GCI- DTS GCI n 011/2021, 5 de agosto , BS N. 146, 06/8/2021 ,.
-
11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DE COMISSÃO PARA REVISÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DTS GGA 06, DE 08/11/2017.
-
01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, ,Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquivologia (DTS GCI n. 002/2015, de 20/05/2015; BS n.133, 27/07/2017, p. 022 | DTS GGA n.02, 11/11/2019, BS n.221, 27/11/2019, p.12).DTS GGA N 02, 20/09/2023 BS N.193,11/10/2023, P.15..
-
07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, Membro efetivo do Colegiado do Curso de Arquivologia DTS GGA n. 01, de 11/01/2017, BS n.009, 13/01/2017, p. 09 / DTS GGA n.03, 25/07/2017, BS n.133, 27/07/2017,p. 022; DTS GGA n1, 11/11/2019, BS n.221, 27/11/2019;.
-
03/2024 - 09/2024
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GCI00161 FUNDAMENTO ARQUIVÍSTICOS II, GCI 00158 GESTÃO DE DOCUMENTOS II, GGA00011 ESTÁGIO SUPERVISIONADO
-
01/2024 - 04/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PARA AVALIAR A INCORPORAÇÃO DO PROF. MARCOBRANDÃO AO GCI DTS N.2, 26/1/2024 , BS 21, 30/01/24.
-
01/2024 - 04/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PARA AVALIAR A SOLICITAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DO PROF. MARCO BRANDÃO AO GCI DTS GCI N 2, DE 26/01/2024 BS N.21, 30/01/2024 ..
-
06/2021 - 12/2023
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Arquivísticos II (GCI00161); DIPLOMÁTICA II (GCI00153) E TCC ARQUIVOLOGIA (GCI00007 E GCI00008)
-
06/2021 - 07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DA Comissão de Avaliação de TCC do prêmio ABECIN 2021, do curso de Arquivologia.
-
04/2020 - 01/2021
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, CHEFE DDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BOLETIM DE SERVIÇO DE 06/04/2020, P.025.
-
03/2017 - 12/2020
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS II, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
-
04/2018 - 04/2020
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Ciência da Informação.
-
11/2017 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DTS GGA 05, DE 08/11/2017.
-
12/2015 - 02/2018
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu Planejamento, Organização e Direção de Arquivos.
-
03/2017 - 12/2017
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Arquivísticos II, Diplomática Ii e Supervisão de TCC
-
03/2017 - 07/2017
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Estágio realizado, Supervisão do Estágio Docência de Geneviewe Cerqueira, aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
-
03/2017 - 07/2017
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Estágio realizado, Supervisão do Estágio Docência Verônica Fernandes Soares, aluna do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
-
05/2017 - 06/2017
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenadora Pro Tempore do Curso de Graduação de Arquivologia, portaria 58.787 de 9 de maio de 2017, Boletim de Serviço 81, de 11/05/2017.
-
08/2014 - 02/2017
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Arquivísticos II; Diplomática II; Gestão de Documentos II
-
03/2016 - 06/2016
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.,Estágio realizado, Supervisão do Estágio Docência de Camila Mattos da Costa.
-
05/2006 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Trabalho dos Padrões de Metadados (e-PMG) da e-PING Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico Brasileiro.
-
11/2012 - 03/2013
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diplomática II, Fundamentos Arquivísticos II, Gestão de Documentos II, Preservação e Conservação de Acervos Documentais
-
08/2010 - 11/2012
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diplomática II, Fundamentos Arquivísticos II, Gestão de Documentos II
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diplomática II, Fundamentos Arquivísticos II, Gestão de Documentos II, Gestão de Serviços Arquivísticos
-
09/2009 - 12/2009
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes Gerais e Especializadas, Políticas Informacionais, Fundamentos Arquivísticos II
2015 - Atual
Fundação Casa de Rui BarbosaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador Programa de Pós-Graduaç, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Colaborador credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos.
Atividades
-
03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA E ACERVOS.,Linhas de pesquisa
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Programa de pós-graduação em Memória e Acervos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS EM AMBIENTEDIGITAL
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Programa de pós-graduação em Memória e Acervos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS EM AMBIENTE DIGITAL
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de pós-graduação em Memória e Acervos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS EM AMBIENTE DIGITAL
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de pós-graduação em Memória e Acervos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS EM AMBIENTE DIGITAL
1988 - 2009
Arquivo NacionalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista de Nível Superior, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2004 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação-Geral de Gestão de Documentos.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho Intercâmbio de Informações, subgrupo Padrão de Metadados da e-PING - Padrões de Interoperabilidade do Governo Rletrõnico Brasileiro.
-
01/2003 - 09/2009
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, Coordenação-Geral de Gestão de Documentos.,Atividade realizada, integrante do Grupo deTrabalho de Documentos Eletrônicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional.
-
12/2002 - 09/2009
Direção e administração, Coordenação-Geral de Gestão de Documentos.,Cargo ou função, Cargo administrativo: Função Comissionada Técnica 2 - atuação no grupo de trabalho de documentos eletrõnicos.
-
04/2002 - 12/2002
Direção e administração, Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo.,Cargo ou função, Cargo administrativo: Função Gratificada 1 da Coordenação de Documentos Escritos.
-
12/1993 - 12/1994
Direção e administração, Divisão de Documentos Escritos, Seção de Documentos Judiciários.,Cargo ou função, Cargo administrativo: Chefe da Seção de Documentos Judiciários.
-
04/1990 - 01/1994
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Documentos Escritos, Divisão de Documentos Escritos.,Atividade realizada, Especialista de nível superior atuando na organização de fundos arquivísticos do poder Judiciário e do extra-judicial.
-
09/1991 - 12/1993
Direção e administração, Divisão de Documentos Escritos, Seção de Documentos Judiciários.,Cargo ou função, Cargo administrativo: substituta do Chefe da Seção de Documentos Judiciários.
-
10/1988 - 03/1990
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Documentos Escritos, Divisão de Documentos Escritos.,Atividade realizada, organização dos fundos arquivísticos custodiados pela Divisão de Documentos Escritos.
2003 - 2020
Conselho Nacional de ArquivosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Câmara Técnica Documentos Eletrônicos, Carga horária: 0
2014 - 2015
Associação dos Arquivistas BrasileirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente Pro Tempore
2012 - 2014
Associação dos Arquivistas BrasileirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente
2007 - 2009
Associação dos Arquivistas BrasileirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo
2005 - 2007
Associação dos Arquivistas BrasileirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Fiscal
1995 - 2002
Arquivo Público do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público cedido, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 40
1986 - 1988
Arquivo Público do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público cedido, Enquadramento Funcional: Diretora de Divisão de Documentos Permanentes, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1995 - 03/2002
Direção e administração, Direção-Geral, Assistente Técnica.,Cargo ou função, Assistente Técnica da Direçãoi-Geral do APERJ.
-
11/1998 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção-Geral, Assistente Técnica.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Acesso do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.
-
11/1998 - 02/1999
Outras atividades técnico-científicas , Direção-Geral, Direção-Geral.,Atividade realizada, Projeto RESGATE de Documentação Histórica sobre o Brasil existente no exterior - Barão do Rio Branco como especialista em descrição arquivística e leitura paleográfica para a documentação da Capitania do Rio de Janeiro, custodiada pelo Arquivo Histó.
-
01/1997 - 10/1997
Outras atividades técnico-científicas , Direção-Geral, Direção-Geral.,Atividade realizada, Coordenadora Técnica do Guia do Patrimônio Documental do Estado do Rio de Janeiro..
-
06/1988 - 09/1988
Direção e administração, Divisão de Documentação Permanente.,Cargo ou função, Chefe de Serviço de Fundos Notariais.
-
03/1988 - 09/1988
Direção e administração, Direção-Geral.,Cargo ou função, Substituta do Diretor-Geral.
-
04/1986 - 09/1988
Direção e administração, Divisão de Documentação Permanente.,Cargo ou função, Diretora da Divisão de Documentação Permanente.
-
08/1987 - 02/1988
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Documentação Permanente, Divisão de Documentação Permanente.,Atividade realizada, Monitora do Projeto Guia Brasileiro de Fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na Sociedade Atual no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Arquivo Nacional e pelo Conselho Internacional de Arquivos.
1999 - 1999
FACULDADE DE CIENCIAS E LETRAS DE CARATINGAVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: livre
Atividades
-
08/1999 - 11/1999
Ensino, Especialização em Ciências Sociais e História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica do Brasil
2000 - 2000
Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do AmaralVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Livre
1998 - 1998
Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do AmaralVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: livre
Atividades
-
07/2000 - 07/2000
Ensino, Especialização em Ciências Socias e História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas Econômicos Contemporâneos
-
08/1998 - 08/1998
Ensino, Especialização em Ciências Socias e História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas Econômicos Contemporâneos
1995 - 1995
Fundação Educacional Unificada Campo GrandenseVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Livre
Atividades
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Especialização em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Colônia
1984 - 1989
Secretaria de Estado de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 2º Grau de História
1986 - 1988
Secretaria de Estado de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 2º Grau História
Atividades
-
10/1988 - 04/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, Historia
-
11/1986 - 10/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
-
07/1984 - 04/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Margareth da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?