Fernando Rodrigo Farias

Possui graduação em geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) estudando o tema A dinâmica geoeconômica do Cooperativismo agroindustrial do Sul do Brasil . Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Aquidauana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, agricultura, geoeconomia da agricultura, Cooperativismo, PRONAF, Crédito agrícola, financeirização da agricultura, Mato Grosso do Sul , agroindustrialização, dinâmica do mercado externo e desenvolvimento regional.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2011 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A DINÂMICA GEOECONÔMICA DO COOPERATIVISMO AGROPECUÁRIO DO SUL DO BRASIL.
Carlos Jose Espindola. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.

Mestrado em Geografia

2008 - 2010

Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Francisco Beltrão
Título: O PRONAF e o desenvolvimento da agricultura familiar do município de Flor da Serra do Sul/Pr,Ano de Obtenção: 2010
José Luiz Zanella.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crédito; agricultura; Finaceirização; Pronaf.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.

Graduação em geografia

2000 - 2005

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: A DINÂMICA COMPETITIVA DOS PRODUTORES DE SOJA DE FLOR DA SERRA DO SUL
Orientador: MARCOS AURÉLIO SAQUET.

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1997

Colégio Agrícola Estadual do Sudoeste do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Multidisciplinar. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2013 - 2013

USO DO TABLET EDUCACIONAL PARA PROFESSORES DA RED. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED, Brasil.

2013 - 2013

COMPUTADOR INTERATIVO COM LOUSA DIGITAL NO AMBIENT. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FARIAS, F. R. . I EREFRONT - Encontro Regional de Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul sobre cidades, Fronteiras e territórios. 2018. (Outro).

FARIAS, F. R. . I EREFRONT - Encontro Regional de Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul sobre cidades, Fronteiras e territórios. 2018. (Outro).

FARIAS, F. R. . II Geotur 2017 UFMS. 2017. (Outro).

FARIAS, F. R. . Semana acadêmica de Geografia e Turismo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2017. (Outro).

FARIAS, F. R. . XXII Encontro Sul-mato-grossense de Geógrafos - ENSUL. 2017. (Outro).

FARIAS, F. R. . Semana Acadêmica de Geografia e Turismo. 2016. (Outro).

FARIAS, F. R. . Comissão eleitoral para consulta aos docentes e discentes para a escolha do coordenador e suplente do Programa de Pós-Graduação Nível Mestrado do Centro de Ciências Humanas/ Unioeste Campus de Francisco Beltrào, de acordo com o edital 001/2009, conferida pela resolução 091/2008 CEPE.. 2009. (Outro).

FARIAS, F. R. . III ENSULGEO Encontro Sul Brasileiro da Geografia/ XIII ENGEO Encontro de Geografia da Unioeste VII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Avaliação Institucional no contexto da Educação Superior: Desafios da UFMS em 2021",."Avaliação Institucional no contexto da Educação Superior: Desafios da UFMS em 2021",. 2021. (Outra).

"SEMANA GEOGRAFIA ? CPAQ/2021 ? Geografia do Mato Grosso do Sul: Multiplicidade de Olhares",. 2021. (Outra).

"SEMANA GEOGRAFIA ? CPAQ/2021 ? Geografia do Mato Grosso do Sul: Multiplicidade de Olhares",."Mesa Redonda ? Formação docente e a prática pedagógica em Geografia: Desafios e Possibilidades no Mato Grosso do Sul. 2021. (Outra).

"V WORKSHOP DO PPGEO/CPAQ/UFMS e 4a MOSTRA DE PESQUISA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - "A NECESSIDADE DO PENSAR E DO FAZER GEOGRÁFICO NA CONTRAMÃO DAS DEMANDAS SOCIAIS NO SÉCULO XXI"",. 2021. (Outra).

A relevância do ?fazer geográfico? no CPAQ/UFMS: trajetórias e perspectivas a partir dos projetos em desenvolvimento?.A relevância do ?fazer geográfico? no CPAQ/UFMS: trajetórias e perspectivas a partir dos projetos em desenvolvimento?. 2021. (Encontro).

I Semana Integrada do Cerrado. 2021. (Outra).

Seminário de análise de projeto em programa de pós graduação (doutorado).GEOECONOMIA DO SETOR DE CELULOSE E PAPEL: INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL. 2021. (Seminário).

3° Praticando Geografia.O Brasil como potência regional: no contexto do desenvolvimento capitalista da América latina. 2018. (Oficina).

3° Praticando Geografia.3° Praticando Geografia. 2018. (Outra).

III Workshop do PPGEO/CPAQ/UFMS e 2° mostra de pesquisa do Programa.III Workshop do PPGEO/CPAQ/UFMS e 2° mostra de pesquisa do Programa. 2018. (Outra).

3° Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social - SENGES. 2017. (Seminário).

II Geotur 2017 UFMS. 2017. (Outra).

III Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social.As estratégias de Crescimento Econômico do cooperativismo agropecuário do Sul do Brasil. 2017. (Seminário).

II Seminário dinâmica econômica e desenvolvimento Regional.Análise da dinâmica econômica na microrregião do pantanal: Aquidauana, Anastácio e Miranda. 2017. (Seminário).

XII Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia.As recentes alterações do sistema produtivo da região centro Oeste a partir de 2000. 2017. (Encontro).

XXII Encontro Sul- mato-grossense de Geógrafos - ENSUL.As Novas políticas habitacionais e a produção residencial em Três Lagoas-MS: Um estudo sobre os espaços residenciais populares fechados. 2017. (Encontro).

I congresso internacional de história regional: pensando a guerra do Paraguai e o processo de consolidação dos estados nacionais da bacia do rio da Prata. 2016. (Congresso).

Semana Acadêmica de Geografia e Turismo. 2016. (Outra).

VI conferência Municipal das Cidades. 2016. (Outra).

VI Seminário Internacional América Platina e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços.O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E SUA ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DURANTE A CRISE DE 1980.. 2016. (Seminário).

XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.O cooperativismo agropecuário no Sul do Brasil. 2015. (Encontro).

II Seminário Estadual de Estudos da Conjuntura - Nacionalismo e América Latina: perspectivas de desenvolvimento e educação frente a crise mundial. 2012. (Seminário).

ENANPEGE.O Papel do Pronaf no desenvolvimento da agricultura familiar e suas contradições. 2011. (Encontro).

Milton Santos:10 anos de sua morte, Obra e ideias Permanecem - Tributo Acadêmico.Milton Santos:10 anos de sua morte, Obra e ideias Permanecem - Tributo Acadêmico. 2011. (Encontro).

XIV Encontro de Economia região Sul. 2011. (Seminário).

XXXII SEMANA DE GEOGRAFIA: A GEOGRAFIA E O MAR, A QUESTÃO PORTUÁRIAS.Desenvolvimento regional da agricultura e indústria: o caso do Sudoeste do Paraná e Sul de Santa catarina. 2011. (Outra).

XX ENGA.A Relação entre o PRONAF e a Renda Financeira dos Agricultores Familiares do Município de Flor da Serra do Sul Pr. 2010. (Encontro).

IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e do II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades.Estudos Territoriais e Multiplas Territorialidades. 2009. (Seminário).

Projeto Multiplicadores para o Portal Periódicos Capes. 2009. (Outra).

VIII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná.Geografia: a unidade e a diversidade. 2009. (Encontro).

VIII encontro nacional da ANPEGE.Espaço e Tempo: Complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. 2009. (Encontro).

XII encontro de geógrafos da América Latina.Caminando en una América Latina en Transformación. 2009. (Encontro).

XIV Encontro de Geografia da UNIOESTE - FBE.Geografia: a unidade e a diversidade disciplinar. 2009. (Encontro).

III ENSULGEO - Encontro Sul Brasileiro da Geografia/ XIII ENGEO Encontro de Geografia da Unioeste/ VII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná.Desenvolvimento Nacional e o Sul do Brasil. 2008. (Encontro).

III ENSULGEO Encontro Sul Brasileiro da Geografia/ XIII ENGEO Encontro de Geografia da Unioeste VII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná.Rede Urbana e Pequenas Cidades (mini-curso). 2008. (Outra).

I SEMINARIO ESTADUAL DE ESTUDOS DE CONJUNTURA. 2006. (Seminário).

ORATORIA A ARTE DE FALAR EM PUBLICO. 2006. (Oficina).

VI SEU SEMINARIO DE EXTENSAO DA UNIOSTE. 2006. (Seminário).

XI ENGEO ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE-FBE E V ENGESOP. 2006. (Encontro).

TRABALHO EM EQUIPE E CRENCA NOS TALENTOS. 2005. (Encontro).

XV ENCONTRO NACIONALDOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2005. (Encontro).

I SEMINARIO DE PESQUISA E EXTENSAO E II COLOQUIO DE INICIACAO CIENTIFICA DO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS DA UNIOESTE CAMPUS DE FRANCISCO BELTRAO. 2004. (Encontro).

IX ENGEO ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE E III ENGESOP. 2004. (Encontro).

NEGOCIACAO. 2004. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE -ENGEO "GEOPOLITICA E O BRASIL NOCONTEXTO INTERNACIONAL E II ENCONTRO DE GEOGRAFIA DOSUDOESTE DO PARARNA. 2003. (Seminário).

SEMINARIO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. 2002. (Seminário).

VII ENGEOE I ENGESOP. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Polyana Milena Simão

Ayach, Lucy Ribeiro;FARIAS, F. R.; GUIMARAES, V.. DINÂMICA DA PAISAGEM E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: uma análise do assentamento São Manoel, Anastácio-MS. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Geografia nível mestrado) - Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana.

Aluno: Eduardo Von Dentz

SAMPAIO, F. S.; Medeiros.Marlon Clovis;FARIAS, F. R.. Dinâmica espacial da acumulação de capital do agronegócio: o caso do Mato Grosso. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão.

Aluno: Juvenir de Mello

MEDEIROS, M. C.; SAMPAIO, F. S.; Leme. Ricardo Carvalho;FARIAS, F. R.. Análise da Dinâmica dos preços das terras rurais do município de Francisco Beltrão- PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão.

Aluno: Dean Gomes de Oliveira

Medeiros.Marlon Clovis; Sampaio. Fernando dos Santos; Leme. Ricardo Carvalho;FARIAS, F. R.. Coamo e Coagel:Formação e expansão do cooperativismo agropecuário na mesorregião centro-ocidental paranaense. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: João Luciano Bandeira

Espíndola. Carlos José; Silva, Clécio Azevedo da; SAMPAIO, F. S.;FARIAS, F. R.; Medeiros.Marlon Clovis. A dinâmica geoconômica do setor de genética vegetal no Brasil: o caso do milho da soja e do trigo. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wilian Padilha

ESPINDOLA, C. J.; Silva, Clécio Azevedo da; BASTOS, J. M.; SAMPAIO, F. S.;FARIAS, F. R.. Capital financeiro e cooperativismo agropecuário na Região Sul. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriano Costa Lacerda

SAMPAIO, F. S.;FARIAS, F. R.; MEDEIROS, M. C.. Estudo geoeconômico da cadeia produtiva de trigo no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão.

Aluno: João Luciano Bandeira

ESPINDOLA, C. J.; BASTOS, J. M.;FARIAS, F. R.. Estudo Geoeconômico da cadeia produtiva de sementes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Von Dentz

SAMPAIO, F. S.; MEDEIROS, M. C.;FARIAS, F. R.. Gênese e dinâmica do agronegócio de Mato Grosso: Os reajustes espaciais do capital excedente gerado pelo setor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão.

Aluno: Plinio Valejo de Goes

BATISTA, R. L.; Camargo, Isabel Camilo de;FARIAS, F. R.. Contextualização histórica da implementação de habitações de interesse social no Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Amani Claudino Peralta

SILVA, G.;FARIAS, F. R.; Silva Vicente Rocha. CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU, ANASTÁCIO/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniela Niedack Cardoso

Santos, Eva Teixeira dos; BATISTA, R. L.;FARIAS, F. R.. DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS E ÓBITOS POR DENGUE EM AQUIDAUANA/MS, ENTRE 2016 E 2020 DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS E ÓBITOS POR DENGUE EM AQUIDAUANA/MS, ENTRE 2016 E 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Giovana Olive Mendonça

SILVA, G.; Ayach, Lucy Ribeiro;FARIAS, F. R.. QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DO BAIRRO NOVA AQUIDAUANA, AQUIDAUANA/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jackeline Souza Silva

SILVA, G.; Ayach, Lucy Ribeiro;FARIAS, F. R.. LEVANTAMENTO E ESPACIALIZAÇÃO DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA E DENGUE NA ÁREA URBANA DE AQUIDAUANA/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Márcia Gimenes Gomes

SILVA, G.;FARIAS, F. R.; Silva Vicente Rocha. QUALIDADE AMBIENTAL E DE VIDA URBANA DO BAIRRO SERRARIA, AQUIDAUANA/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Douglas Henrique Teixeira

SILVA, G.; Neto Antonio Firmino de Oliveira;FARIAS, F. R.. O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM AQUIDAUANA/MS: UM LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO SOBRE O VALOR DA TERRA NO BAIRRO NOVA AQUIDAUANA?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gislaine Leite Peixoto,

SILVA, G.;FARIAS, F. R.; AVILA, C. A.. ?LEVANTAMENTO DAS LEIS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA/MS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA?.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniely Pereira Pedroso,

SILVA, G.;FARIAS, F. R.; AVILA, C. A.. ?A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU, ANASTÁCIO/MS?.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jean Carlos de Souza Santos,

BATISTA, R. L.; Santos, Eva Teixeira dos;FARIAS, F. R.. Formação de professores de Geografia na UFMS, Campus de Aquidauana: um estudo sobre o Programa Residência Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ingrid Moraes Lima,

BATISTA, R. L.; Batarce Ana Paula Archanjo;FARIAS, F. R.. "Análise da realidade escolar em Aquidauana: um estudo sobre ensino de Geografia nas escolas estaduais".. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Josuely Jeniffer dos Santos

Joia, Paulo Roberto; Ayach, Lucy Ribeiro;FARIAS, F. R.. A importância da visitação turística: um estudo de casi no município de Bodoquena - MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luciana Henrique da Cruz

Ayach, Lucy Ribeiro; Basinello Patricia Zaczuk;FARIAS, F. R.. Turismo de base comunitária: contribuição para análise das perspectivas dos moradores do distrito de camisão - Aquidauana Ms. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dulsevera Ferreira Flores Arguelho

FARIAS, F. R.; Anunciação Vicentina Socorro da; Capellini Marcia. A perséctiva da educação inclusiva no ensino de Geografia e seus desafios no âmbito escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudio Rodolfo da Silva Filho

FARIAS, F. R.; Carvalho André Luiz de; Lozano Lina Patricia Giraldo. Estudo socioespacial dos deficits habitacionais: uma análise do programa cartão reforma no município de Aquidauana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: DAIANE ALZEMAN DA SILVA

Santos, Eva Teixeira dos;FARIAS, F. R.; Dias Edimar Rocha. Formação docente do professor de Geografia e a educação especial: algumas percepções. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ramão Prudencio de Faria

AVILA, C. A.;FARIAS, F. R.; Cerdeira Gabriel Loschiavo. A aprendizagem no Assentamento Colônia Conceição numa visão da educação do campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Francisco Amarante Feitosa

BATISTA, R. L.;FARIAS, F. R.; Lozano Lina Patricia Giraldo. A importância da compreensão do espaço geográfico para o exército brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Arieli Gabriel da Silva

Silva Vicente Rocha; Silva Diego Fialho da;FARIAS, F. R.. Aspectos gerais do episódio de inundação do Rio Aquidauana em 2018 na cidade de Aquidauana - Ms. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jair de Ataíde de Souza

Leite Emerson Figueiredo;FARIAS, F. R.; Rodrigues Lidiane Perbelin. Enchentes e Inundações na área urbana de Miranda - MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ROSIMEIRE MARINHO DOS SANTOS

FARIAS, F. R.; Leite Emerson Figueiredo; Silva Vicente Rocha. Uso e ocupação do solo agrícola no município de Dois Irmãos do Buriti Mato Grosso do Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Agner Ferreira dos Santos Moscardi

BATISTA, R. L.; Santos, Eva Teixeira dos;FARIAS, F. R.. Entre a insegurança objetiva e a insegurança subjetiva: um levantamento estatístico da criminalidade em Aquidauana e Anastácio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Polyana Milena Simão

Ayach, Lucy Ribeiro;FARIAS, F. R.; Barros, Adriano. Condições socioeconômicas e sanitárias domiciliares: uma análise da área urbana da bacia do córrego João Dias, Aquidauana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Larissa Renata Souza Santiago

Ayach, Lucy Ribeiro; Pinheiro Isabelle de Fátima Silva;FARIAS, F. R.. Turismo e patrimônio natural: Uma análise da potencialidade para o desenvolvimento do turismo no município de Aquidauana MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maicon Evangelista Firmo

BATISTA, R. L.; AVILA, C. A.;FARIAS, F. R.. Análise da dinâmica urbana dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Aquidauana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Allan Ragalzi Arruda Santos

FARIAS, F. R.; Fonseca Rafael Oliveira; AVILA, C. A.. A importância socioeconômica do programa bolsa família na vida dos beneficiários de Aquidauana MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Antonio Vilson Pereira de Oliveira

Fonseca Rafael Oliveira; Neto Antonio Firmino de Oliveira;FARIAS, F. R.. O Modo de produção capitalista e a Geografia: a visão docente no curso de Licenciatura em Geografia da UFMS/CPAQ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Welliton Alcantara

AVILA, C. A.;FARIAS, F. R.; Ferreira, Ednilson Mendes. A territorialização do Movimento da Agricultura Familiar no Município de Anastácio MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluno: Idevânia Santana Góes

Santos, Eva Teixeira dos;FARIAS, F. R.; Mesquita, Geni Martins. O uso de recursos didático tecnológicos da rede estadual no ensino de geografia: o caso da escola estadual Deputado Carlos Souza Medeiros - Anastácio/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Josimar Ribeiro Freire

BATISTA, R. L.;FARIAS, F. R.; Camargo, Isabel Camilo de. O uso de dados estatísticos na melhoria da qualidade das políticas públicas voltadas à saúde em Mato Grosso do Sul: um estudo sobre as notificações de câncer em Dois Irmãos do Buriti - MS ( 2008-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cícero Alex Lamp

FARIAS, F. R.; Joia, Paulo Roberto; AVILA, C. A.. A evasão populacional do assentamento Padroeira do Brasil, município de Nioaque-MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluno: Diego Luiz Risso

FARIAS, F. R.; Abrão, Antonello Joice; ROSSETO, E. R.. O PAPEL DO PRONAF NO DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SALGADO FILHO ? PR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Diego Luiz Risso

Abrão, Antonello Joice; Nunes, Pressoto Sidemar;FARIAS, F. R.. Acompanhamento Técnico na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária CRESOLde Francisco Beltrão, PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mônica Adriana Przyvara

Nunes, Pressoto Sidemar; Abrão, Antonello Joice;FARIAS, F. R.. ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

KARAS, T. S.; BATISTA, R. L.;FARIAS, F. R.. Membro avaliador de concurso público para professor Substituto de Geografia na UEMS. 2019. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Junior Orlando Moreira;FARIAS, F. R.; Neto Antonio Firmino de Oliveira. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor de ensino superior (edital 44/2018).. 2018. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Joia, Paulo Roberto;FARIAS, F. R.. POLÍTICAS NEOLIBERAIS E A EXPANSÃO DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA EM AQUIDAUANA/MS. 2021. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SAMPAIO, F. S.;FARIAS, F. R.; Mazzochin. Marinez da Silva. GEOECONOMIA DO SETOR DE CELULOSE E PAPEL: INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Joia, Paulo Roberto;FARIAS, F. R.. POLÍTICAS NEOLIBERAIS E A EXPANSÃO DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA EM AQUIDAUANA/MS. 2021. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Antônio de Oliveira

OLIVEIRA, M. A.. O PRONAF e o desenvolvimento da agricultura familia do município de Flor da Serra do Sul/ PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

César Augusto Avila Martins

MARTINS, C. A. A.; ESPINDOLA, C. J.; SAMPAIO, F. S.; MEDEIROS, M.; DIAS, C.A.; ARAUJO JUNIOR, A. M.. A dinâmica geoeconômica do cooperativismo agropecuário do Sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernando dos Santos Sampaio

ZANELLA, José Luiz; PERONDI, M. A.;MEDEIROS, Marlon ClovisSAMPAIO, Fernando dos Santos. O PRONAF e o desenvolvimento da agricultura familiar do município de Flor da Serra do Sul/ PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Fernando dos Santos Sampaio

ESPINDOLA, C. J.; SILVA, C.A.; ARAÚJO JUNIOR, Aloysio Marthins de; MARTINS, C. A. A.;SAMPAIO, Fernando dos SantosMEDEIROS, Marlon Clovis. a dinâmica geoeconômica do cooperativismo agropecuário no Sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernando dos Santos Sampaio

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SAQUET, Marcos Aurélio; ORTOLAN, Adriana Aparecida. A dinâmica do poder competitivo dos produtores de soja de Flor da Serra do Sul-PR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clécio Azevedo da Silva

ESPÍNDOLA, Carlos José; SAMPAIO, F.; MEDEIROS, M.;SILVA, C. A.; Martins, Aloysio. A dinâmica geoeconômica do cooperativismo agropecuário do Sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Gradução Em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marlon Clovis Medeiros

ESPÍNDOLA, Carlos José;MEDEIROS, M. C.SAMPAIO, Fernando dos Santos; MARTINS, C.A.; ARAUJO JÚNIOR, A.; SILVA, C. A.. A Dinâmica Geoeconômica do Cooperativismo Agropecuário do Sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos José Espíndola

ESPÍNDOLA, Carlos. J.; SAMPAIO, Fernando; SILVA, Clécio Azevedo da; MARTINS, Cesar A.; MEDEIROS, Marlon Clóvis; ARAUJO JUNIOR, A. M.. A dinâmica geoeconomica do cooperativismo agropecuário do sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos José Espíndola

ESPÍNDOLA, Carlos. J.; SILVA, Clécio Azevedo da; MEDEIROS, Marlon Clóvis. As cooperativas agropecuárias do sul do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Luiz Zanella

ZANELLA, J. L.. O papel do PRONAF no desenvolvimento da agricultura do municipio de Flor da Serra do Sul-PR. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universida Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rogério Rezende Medeiros

O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ? PNLD: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ESCOLHA E DO USO DO LIVRO DIDÁTIO DE GEOGRAFIA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Ofelia Maria Farias Cavalli

Alfabetização de crianças portadoras de deficiência intelectual nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdade de Ampére; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Nilva Araujo Kuhnen Dummel

Alfabetização de crianças portadoras de deficiência intelectual nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdade de Ampére; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Claudio Rodolfo da Silva Filho

Estudo socioespacial dos déficit habitacionais: uma análise do programa cartão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

ROSIMEIRE MARINHO DOS SANTOS

Uso e ocupação do solo agrícola no município de Dois Irmãos do Buriti Mato Grosso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Dulsevera Ferreira Flores Arguelho

- A perspectiva da educação inclusiva no ensino de Geografia e seus desafios no Âmbito escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Maria Eva Almeida de Lima

A expansão urbana do município de Anastácio, MS, durante o período de 1995 a 2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Luiz Henrique Crispim

O uso de metodologias ao ar livre no ensino de Geografia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Allan Ragalzi Arruda Santos

; A importância socioeconômica do programa bolsa família na vida dos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Fernando Rodrigo Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos José Espíndola

a dinâmica geoeconomica do cooperativismo agropecuario do sul do Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Carlos José Espíndola;

José Luiz Zanella

O PRONAF e o desenvolvimento da agricultura familiar do município de Flor da Serra do Sul/PR; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universida Estadual do Oeste do Paraná, Universida Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: José Luiz Zanella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Leite Emerson Figueiredo ; CARVALHO, E. M. ; MORAES, E. M. V. ; FARIAS, F. R. . Uso e ocupação da terra, aspectos físicos e econômicos do município de Aquidauana-MS. REVISTA PANTANEIRA , v. 19, p. 1, 2021.

  • FARIAS, FERNANDO RODRIGO ; ESPÍNDOLA, CARLOS JOSÉ ; CUNHA, ROBERTO CÉSAR . O DINAMISMO ECONÔMICO E PRODUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PÓS-2003: AS TRANSFORMAÇÕES PRODUTIVAS DAS MESORREGIÕES. Caminhos da Geografia (UFU. Online) , v. 22, p. 199-218, 2021.

  • AZEREDO, R. F. ; FARIAS, F. R. ; PADILHA, W. ; BAGENETA, M. ; HERRERA, J. J. R. . ARTIGO DE APRESENTAÇÃO - TRABALHO E COOPERATIVISMO RURAL: INSERÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES AO MODELO DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho , v. 22, p. 128-151, 2021.

  • PADILHA, WILIAN ; FARIAS, FERNANDO RODRIGO ; ESPÍNDOLA, CARLOS JOSÉ . A DINÂMICA DA FORMAÇÃO DE GRANDES COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS COOPERATIVOS DO SUL DO BRASIL: DA DÉCADA DE 1950 AOS ANOS 2000. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho , v. 22, p. 428-451, 2021.

  • VON DENTZ, EDUARDO ; FARIAS, FERNANDO RODRIGO . Novas configurações territoriais decorrentes da acumulação de capital no agronegócio de Mato Grosso: análise do município de Sorriso. Geosul , v. 36, p. 236-259, 2021.

  • Ayach, Lucy Ribeiro ; BATISTA, R. L. ; FARIAS, FERNANDO RODRIGO . OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFMS, CÂMPUS DE AQUIDAUANA: A AULA DE CAMPO COMO PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR1. Revista Ciência Geográfica Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461 , v. XXIV, p. 128-143, 2020.

  • FARIAS, F. R. ; Carvalho André Luiz de . Considerações sobre a dinâmica das relações econômicas de Mato Grosso do Sul com a China: 1997 a 2019. Geosul , v. 35, p. 669-694, 2020.

  • COSTA CUNHA, ROBERTO CESAR ; FARIAS, FERNANDO RODRIGO . DinÃmica produtiva e ordenamento territorial dos agronegÃcios do Mato Grosso do Sul pÃs-2003. GEOSUL (UFSC) , v. 34, p. 130-153, 2019.

  • FARIAS, F. R. ; ESPINDOLA, C. J. . O cooperativismo agropecuário do Sul do Brasil a partir da conjuntura econômica dos anos 1980: alteração territorial de seu centro dinâmico. Geosul , v. 31, p. 227-248, 2016.

  • FARIAS, F. R. ; SOUZA, J. J. ; SCHLICKMANN, P. H. . Agricultura familiar não é sinônimo de oposição ao capitalismo. GEOGRAFIA ECONÔMICA (FLORIANÓPOLIS) , v. 1, p. 133, 2012.

  • FARIAS, F. R. . A Dinâmica Geoeconômica do Cooperativismo agropecuário do sul do Brasil. 1. ed. Editora gráfica Berzon, 2016. 327p .

  • FARIAS, F. R. . A política de crédito do Pronaf e o seu papel no desenvolvimento social e econômico na agricultura familiar mercantil. In: Carlos José Espindola. (Org.). Estruturas e Estratégias geoeconômicas: estudos de cadeias produtivas específicas. 1ed.Jundiaí SP: Paco Editora, 2017, v. 1, p. 11-36.

  • Ivonete Terezinha Tremea Plein ; FARIAS, F. R. ; Plein Clerio ; Mondardo, L, Marcos . Território e a Territorialidade na Perspectiva de Robert David Sack. In: Marcos Aurélio Saquet ; Edson Belo Clemente de Souza. (Org.). Leituras do conceito de território e de processos espaciais. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2009, v. 1, p. 47-66.

  • FARIAS, F. R. . As recentes alterações do sistema produtivo da região Centro-oeste a partir da década de 2000.. In: Geografia, Ciência e política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento. Dourados MS: UFGD, 2017. v. 1. p. 5939-5941.

  • FARIAS, F. R. . O cooperativismo agropecuário no Sul do Brasil. In: XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Gegrafia, 2015, Presidente Prudente. A diversidade da Geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação, 2015.

  • Marcelo Buttner ; FARIAS, F. R. . Avanço Tecnológico e a Produção de Leite no Sudoeste do Paraná: 1996 - 2008. In: XX ENGA, 2010, Francisco Beltrão. Territorialidades, Temporalidades e Desenvolvimento no Espaço Agrário Brasileiro, 2010. v. 20. p. 2392-2411.

  • FARIAS, F. R. . A Relação entre o PRONAF e a Renda Financeira dos Agricultores Familiares do Município de Flor da Serra do Sul Pr. In: XX ENGA, 2010, Francisco Beltrão. Territorialidades, Temporalidades e Desenvolvimento no Espaço Agrário Brasileiro, 2010. v. 20. p. 3815-3832.

  • FARIAS, F. R. . Espacialização da Economia e Desenvolvimento Tecnológico: Um Processo Heterogêneo no caso de Flor da Serra do Sul PR. In: VIII Encontro Nacional da ANPEGE., 2009, Curitiba. Espaço e tempo: Complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba, 2009. v. VIII.

  • FARIAS, F. R. . As Ações das Cooperativas de Produção e suas Contradições no Sistema capitalista: Um Comparativo com o Sistema Socialista. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en Transformación, 2009. v. 12.

  • FARIAS, F. R. . O Estado Nação e as Políticas Públicas na Agricultura Brasileira. In: III ENSULGEO - Encontro Sul Brasileiro da Geografia/ XIII ENGEO Encontro de Geografia da Unioeste/ VII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná, 2008, Francisco Beltrão Pr. Desenvolvimento Nacional e o Sul do Brasil. Francisco Beltrão: Unioeste, 2008. p. 120-135.

  • FARIAS, F. R. . As Ações das Cooperativas de Produção e suas Contradições no Sistema capitalista: Um Comparativo com o Sistema Socialista. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en Transformación, 2009.

  • FARIAS, F. R. . BEHAVEORISMO. In: XI ENGEO E V ENGESOP AS FACES DA CIDADE NO SECULO XXI O URBANO O GEOGRAFICO E O METODO, 2006, FRANCISCO BELTRAO. AS FACES DA CIDADE NO SECULO XXI OURBANO O GEOGRAFICO E O METODO. FRANCISCOBELTRAO, 2006.

  • FARIAS, F. R. . O Papel do Pronaf no desenvolvimento da agricultura familiar e suas contradições. Encontro Nacional da ANPEGE , 2011.

  • FARIAS, F. R. . Considerações sobre o desenvolvimento das grandes cooperativas agroindustriais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . A Dinâmica Capitalista da Agricultura Brasileira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . Materialismo histórico e dialético. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . A dinâmica do cooperativismo agropecuário do Sul do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, F. R. . Cooperativismo, sustentabilidade e empreendedorismo: intersecções para o desenvolvimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . A questão do método e a pesquisa geográfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . A Geografia econômcia e suas perspectivas de pesquisa científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . Pós-graduação e as pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Dinâmica Territorial no I seminário de Pós-graduação em Geografia de Francisco BeltrãoI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . As recentes alterações do sistema produtivo da região centro Oeste a partir de 2000. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, R. L. ; FARIAS, F. R. . Análise da dinâmica econômica na microrregião do Pantanal: Aquidauana, Anastácio e Miranda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BATISTA, R. L. ; FARIAS, F. R. . As Novas políticas habitacionais e a produção residencial em Três Lagoas Ms: Um estudo sobre os espaços residenciais populares fechados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, F. R. . O agronegócio brasileiro e sua estruturação econômica durante a crise de 1980. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FARIAS, F. R. . O cooperativismo agropecuário no Sul do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, F. R. . A política de crédito do PRONAF: mutações estruturais e suas perspectivas no atual cenário da agricultura moderna.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . Cooperativismo e Industrialização do Sudoeste do Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . PRONAF e Desenvolvimento da Agricultura familiar: problemas, contradições e potencial existente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIAS, F. R. . A Relação entre o PRONAF e a Renda Financeira dos Agricultores Familiares do Município de Flor da Serra do Sul Pr. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marcelo Buttner ; FARIAS, F. R. . Avanço Tecnológico e a Produção de Leite no Sudoeste do Paraná: 1996 - 2008. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, F. R. . As ações das Cooperativas de produção e suas contradições no Sistema Capitalista: um comparativo com o sistema cooperativo Socialista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, F. R. . Espacialização da Economia e Desenvolvimento Tecnológico: Um processo heterogêneo no caso de Flor da Serra do Sul Pr. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIAS, F. R. . O ESTADO NAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA AGRICULTURA BRASILEIRA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARIAS, F. R. . Pós graduação em ciências ambientais/CPAQ/UFMS. 2018.

FARIAS, F. R. . IIGeotur 2017 UFMS. 2017.

FARIAS, F. R. . Visita técnica no cemitério histórico da retirada da Laguna II Geotur 2017 UFMS. 2017.

FARIAS, F. R. . Levantamento técnico/geográfico de pesquisa de campo com agricultores do município de Flor da Serra do Sul Paraná.. 2010.

FARIAS, F. R. . Geografia do Mato Grosso do Sul. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIAS, F. R. . Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIAS, F. R. . Práticas de ensino VI. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIAS, F. R. . Capitalismo, Política e Desenvolvimento na América Latina - Especialização em História. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FARIAS, F. R. . Geografia Econômica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIAS, F. R. . 100 anos da retirada da Laguna. 2017. (Visita Técnica).

FARIAS, F. R. ; HENRIQUE, P. . Desenvolvimento regional da agricultura e indústria: o caso do Sudoeste do Paraná e Sul de Santa catarina. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIAS, F. R. . RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2006 (RELATÓRIO DE CONCLUSAO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    DINÂMICA GEOECONÔMICA DOS AGRONEGÓCIOS DE CARNES E GRÃOS NO BRASIL NO PÓS2003, Descrição: O objetivo geral deste projeto é apresentar as múltiplas combinações geográficas responsáveis pela dinâmica expansiva dos agronegócios de grãos e carnes na formação socioespacial brasileira no pós-2003. Esse objetivo foi derivado da questão central: Quais foram as combinações geográficas responsáveis pela dinâmica geoeconômica dos agronegócios de carnes e grãos dentro da formação socioespacial do Brasil no pós-2003?. Com base no referencial teórico, o levantamento bibliográfico e documental, a coleta de dados, as entrevistas e as pesquisas de campo, buscar-se-á demonstrar que os agronegócios de carnes e grãos desempenham importante papel na economia brasileira. Procurar-se-á demonstrar que o dinamismo geoeconômico dos agronegócios de carnes e grãos é fruto das combinações geográficas internas e externas que determinam as vantagens competitivas agroindustriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Carlos José Espíndola - Coordenador / Roberto Cesar Costa Cunha - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Um estudo da base econômica dos municípios que compõem abacia do rio miranda, Descrição: Certificamos, que o(a) Prof(a) FERNANDO RODRIGO FARIAS, foi orientador(a) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI), período de 01/09/2020 a 31/08/2021, com carga horária de 20 horas semanais, do(a) seguinte acadêmico(a): Nilverton Rodrigues de Moraes, que desenvolveu o seguinte plano de trabalho "Um estudo da base econômica dos municípios que compõem abacia do rio miranda".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Coordenador / Nilverton Rodrigues de Moraes - Integrante.

  • 2020 - Atual

    A dinâmica do mercado externo dos principais municípios de Mato Grosso do Sul, Descrição: A formação econômica dos municípios de Mato Grosso do Sul interligada ao mercado externo é um importante fator a ser analisado no âmbito da Geografia Econômica. Mato Grosso do Sul nas últimas décadas vem sofrendo significativas transformações tanto endógenas quanto exógenas com crescente participação do mercado externo na formação econômica do PIB municipal. Para visualizarmos esse fato na recente realidade concreta levaremos em consideração a dinâmica de importantes elementos históricos iniciados ainda na década de 1970-1980-1990 do século XX até recente elemento iniciado na década de 2000 do século XXI com movimentos expansivos e de crises que proporcionaram importantes modificações quanto ao mercado externo dos municípios de Mato Grosso do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Coordenador / Carlos José Espíndola - Integrante / Camilo Alejandro Ávila - Integrante / Roberto Cesar Costa Cunha - Integrante / Ricardo Lopes Batista - Integrante / Antonio Firmino de Oliveira Neto - Integrante / Rafael Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Diagnóstico socioeconômico de territórios rurais do oeste de Mato Grosso do Sul: Assentamentos de Reforma Agrária e Aldeias Indígenas, Descrição: As características da estrutura agrária do Mato Grosso do Sul mostram um desenvolvimento feito às custas dos menores e favorecendo os maiores. Nesse contexto, os moradores do campo são aqueles que resistiram o processo de expropriação (como os indígenas) e os que procuram recriar ou têm recriado relações de produção camponesas em meio de condições adversas: Acampados e assentados de Reforma Agrária. Entretanto, a sobrevivência e as condições de reprodução social destas populações são críticas e é preciso, de parte da academia, procurar formas de viabilizar sua sobrevivência. Para isto é necessário determinar quais são suas problemáticas para se reproduzir socialmente de maneira a definir propostas de atuação. A questão agrária na porção oeste do Estado do Mato Grosso do Sul é uma temática que tem sido pouco desenvolvida por parte dos estudiosos do tema no campus de Aquidauana da UFMS. Existem, de modo geral, poucas produções acadêmicas sobre problemáticas relativas à produção socioeconômica em assentamentos desta parte do Estado e sobre as dificuldades da reprodução social dos moradores das aldeias indígenas. Para dar uma ideia desta escassez podemos falar que, na década de 1990, apenas sete de trinta monografias do curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da UFMS trataram sobre estas temáticas, muitas vezes de forma incidental e que, no ano de 2016, apenas duas de seis monografias defendidas tratassem destas temáticas. No CPAQ, a maior parte da produção sobre territorialidades indígenas, tem estado centrada na área da história, tendo sido feito muito pouco por parte da geografia. Exemplo disto são as pesquisas de Vargas (2011, 2003), Castro (2011) e Pires (2015), entre outros. Sobre assentamentos de reforma agrária cabe destacar, entretanto, na Geografia, a pesquisa pioneira de Batista (2013). Portanto, consideramos necessário fazer um estado da arte do material produzido na Geografia do CPAQ sobre assentamentos de reforma agrária e terras indígenas, do ponto de vista da Geografia Física e da Geografia Humana, além de procurar os possíveis fundamento para projetos de desenvolvimento rural nestas áreas a partir das pesquisas desenvolvidas. Boa parte dos acadêmicos vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Aquidauana é de ascendência indígena. Para dar um exemplo podemos dizer que, dos quarenta e cinco ingressantes no curso de licenciatura em geografia do CPAQ, em 2016, dez o fizeram pelo SISU ?L2. Outra parte provém de assentamentos de reforma agrária ou têm parentes que são assentados, outros tantos participam de acampamentos de luta pela reforma agrária ou tem parentes que estão envolvidos nesta luta. Esta situação mostra como há uma imbricação entre rural e urbano que se manifesta na vida cotidiana da própria população que trabalha e estuda na UFMS. Considerando, portanto, a importância que aldeias indígenas e assentamentos de reforma agrária têm ao serem a grande maioria da população rural, quase as únicas áreas produtoras de alimentos na região e as principais fornecedoras de mão de obra para o universo de grandes fazendas característico do Estado, em geral e desta porção do Estado, em particular; faz-se necessário que a geografia faça uma tarefa de definir as suas características em termos de população, atividades produtivas e situação social com miras a estabelecer projetos produtivos que permitam a manutenção da população na área e valorizem perante a população em geral e perante as instituições, a necessidade social destes territórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Camilo Alejandro Ávila - Coordenador / Ricardo Lopes Batista - Integrante / André Luiz de Carvalho - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Vargas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    OS AGRONEGÓCIOS DO SUL DO BRASIL: REESTRUTURAÇÕES TÉCNICO-ECONÔMICAS E IMPACTOS TERRITORIAIS, Descrição: Descrição: O problema focalizado neste projeto refere-se ao impacto territorial decorrente das reestruturações técnico-econômicas promovidas pelos agronegócios do Sul do Brasil, no período pós-1990. Trata-se de desvendar quais foram as transformações econômicas, sociais e territoriais decorrentes dessas reestruturações... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Joel José de Souza - Integrante / Paulo henrique Schlickmann - Integrante / Carlos José Espíndola - Coordenador / João Luciano Bandeira - Integrante / Marlon Clovis Medeiros - Integrante / Fernando dos Santos Sampaio - Integrante / César Augusto Ávila Martins - Integrante / Marinez da Silva Mazzochin - Integrante / Silvia Cristina Limberger - Integrante / Pablo Jonas Camilo - Integrante / Patricia Volks Schatz - Integrante / Helton Rogério da Rosa - Integrante / Luis Carlos Valente - Integrante / Adriano Costa - Integrante / Eduardo Von Dentz - Integrante / Horacio Melo - Integrante / Roberto Cesar Costa Cunha - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Produção de mapas temáticos de Mato Grosso do Sul e região Centro Oeste: no contexto local, regional, nacional e global., Descrição: A pesquisa científica geográfica através do uso da cartografia além de ser uma ferramenta fundamental para analisar criticamente o espaço geográfico, faz parte de um aparato científico milenar da humanidade. O presente projeto de pesquisa tem como propósito, a pesquisa científica envolvendo algumas das principais áreas da Geografia trabalhadas nas disciplinas Geografia Econômica, Geografia de Mato Grosso do Sul e Práticas de Ensino VI. O Estado do Mato Grosso do Sul e região Centro Oeste apresenta historicamente muitas peculariedades envolvendo principalmente os conflitos agrários com movimentos específicos. Por estar geograficamente localizado em área de importantes biomas naturais. Por apresentar alterações em sua matriz produtiva onde nas últimas décadas o recorte geográfico da presente proposta recebeu grande volume financeiro do Estado desenvolvimentista para investimentos principalmente nas áreas de infra estrutura e complexo industrial. Nesse sentido indagamos: Quais as principais alterações socioespaciais ocorrida nas últimas décadas em relação ao Estado do Mato Grosso do Sul e região Centro Oeste? Quais regiões do Centro oeste onde a alteração da matriz produtiva está ocorrendo com maior intensidade? Quais os impactos ambientais que essa mudança vem causando aos principais biomas de abrangência? Quais as mudanças socioeconômicas atuais do Mato Grosso do Sul e região Centro Oeste? Os resultados das pesquisas para essas disciplinas gerarão mapas temáticos envolvendo principalmente os recortes: Mato Grosso do Sul (área de abrangência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), região Centro Oeste e sua conexão ao mundo globalizado. Para realizar uma análise crítica do espaço geográfico é necessário levar em consideração uma série de fatores que se encontram impregnados sobre a totalidade socioespacial. Requer dentre os fatores o acompanhamento periódico dos movimentos e alterações socioeconômicas que a relação homem e natureza produzem no interior do Modo de Produção Capitalista. É grande a importância da representação cartográfica para o desenvolvimento da ciência geográfica, afinal, é através dos mapas que conseguimos representar visualmente os elementos de natureza diversa de uma superfície total ou parcial do espaço geográfico. A justificativa da importância do presente projeto está pautada principalmente nos fatores de otimização dos estudos e pesquisas construídos coletivamente entre docente e acadêmico das disciplinas, Geografia econômica, Geografia do Mato Grosso do Sul e Práticas de ensino VI, sendo o tempo de preparação das aulas vinculado ao desenvolvimento do projeto. Esse projeto se aprovado, mesmo após o cumprimento de seus objetivos científicos e burocráticos terá continuação. Afinal, o desempenho realizado por docente e acadêmico nas respectivas disciplinas é passível de geração de resultados concretos (mapas temáticos representativos) que farão parte de um banco de dados construídos coletivamente e que posteriormente disponibilizados para pesquisas acadêmicas da universidade e comunidade em geral. No decorrer da ministração das disciplinas, tende a acumular resultados quantitativos e qualitativos, melhorando o desempenho e aprendizado dos acadêmicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Coordenador / Camilo Alejandro Ávila - Integrante / Ricardo Lopes Batista - Integrante / Antonio Firmino de Oliveira Neto - Integrante / André Luiz de Carvalho - Integrante / Vicentina Socorro da Anunciação - Integrante / Muriely Ramires dos Santos - Integrante / Elias Rodrigues da Cunha - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Novas Dinâmicas Territoriais do Capital Financeiro na Agricultura Brasileira, Descrição: O objetivo central da pesquisa é analisar as novas dinâmicas territoriais do capital financeiro na agricultura, destacando as duas últimas décadas, pelas mudanças ocorridas, devido à ação dos grandes grupos internacionais, e pela reorganização dos programas estatais de financiamento. Ocorre uma dinâmica de crescimento, por um lado dos recursos produtivos, dos programas para as cooperativas e para a agricultura familiar e por outro da financeirização e especulação e da ação das tradings internacionais, com significativos impactos territoriais. O novo momento, iniciado em fins da década de 1990 e aprofundado nos anos 2000 torna esta temática fundamental para a Geografia. A presente proposta procura aproximar o trabalho de um grupo de geógrafos que vem estudando o desenvolvimento e a dinâmica regional dos mais diversos complexos agroindustriais como grãos, carnes, frutas, madeira, leite, entre outros tanto no que se refere aos grandes grupos, quanto as cooperativas agropecuárias e quanto as políticas de incentivo e financiamento. O elo proposto entre os temas é o do papel do capital financeiro nas regiões e sub-setores da agropecuária. Estas pesquisas vêm sendo realizadas em dissertações e teses, bem como pelos professores componentes do projeto em suas instituições de atuação. As referências atuais para discussão do papel do financiamento agropecuário ainda se pautam em contextos de décadas anteriores. Na Geografia, boa parte dos trabalhos se concentra na questão fundiária como elemento central da dinâmica agropecuária, relegando a questão financeira a papel secundário. A questão central é o acesso aos recursos financeiros que possibilitam a utilização dos serviços e insumos necessários à produção e os arrendamentos. Assim, o mais importante indicador da concentração da riqueza é o dos recursos financeiros. A internacionalização e concentração do capital nos setores da agroindústria, da produção de insumos agrícolas e da comercialização (via tradings) levou esta realidade a um novo patamar. Os fluxos financeiros são o elemento determinante da dinâmica das cadeias globais dos agronegócios. Esta integração rompe a autonomia das decisões locais e o isolamento do produtor agrícola. O grande número de cooperativas agrícolas com pequenos produtores associados e o grande número de contratos de financiamento agropecuário no Sul do Brasil demonstram que os produtores buscam a dinâmica da grande produção pela integração aos mercados de bens e serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Marlon Clovis Medeiros - Coordenador / Fernando dos Santos Sampaio - Integrante / Carlos José Espíndola - Integrante / Wilian Padilha - Integrante / Lenize Castelli - Integrante / Marinez da Silva Mazzochin - Integrante / Letícia Risso Casagrande - Integrante / Roselaine Navarro Barrinha da SIlva - Integrante / Lucas Possedente Emerique - Integrante / João Luciano Bandeira - Integrante / Alessandro Francisco Trindade de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    A Configuração Espacial do Comércio Exterior Brasileiro, Descrição: O período pós 1973, fase b do 4 ciclo longo de Kondratieff, caracteriza-se pela queda dos investimentos, pelo crescimento lento dos salários, pelo elevado nível de desemprego, por uma sucessão de crises financeiras, pelo retardamento tecnológico, pela determinação de taxas de cambio flutuantes, por uma imposição de políticas neoliberais e pela acelerada expansão do comércio mundial. A expansão do comércio mundial, no período pós 1973, foi espetacular pulando da casa dos US$ 556 milhões para US$ 17.7 trilhões e ultrapassando o crescimento do PIB. Entre 1980-2011, o comércio mundial, em termos de valores, cresceu 9,1 vezes contra 6,9 vezes do PIB. Entre 1990-2011, o crescimento do comércio mundial foi da ordem de 5,2% contra 3,1% do PIB. Esse crescimento está associado à inserção de novos países (Japão, China, Cingapura, etc.) na divisão internacional do trabalho (AMSDEN, 2009). O que, por sua vez, criou uma nova configuração espacial do comércio mundial. O Brasil que na década de 1950 participava com 2,26%, decaiu na década de 1970 para 0,86% e retomou sua participação para 1,6% em 2011. Entre 1973-2011 as exportações totais brasileiras cresceram 4.129% saltando da casa de U$ 6,1 bi para U$ 256 bi. A partir de 1990, em função das políticas econômicas adotadas, as cadeias produtivas brasileiras exportadoras foram forçadas a adotarem medidas de reestruturação econômica produtiva e territorial Essas estratégias visavam, sobretudo, manter a competitividade diante a concorrência internacional. Assim sendo, o objetivo central desta pesquisa é identificar a configuração espacial do comércio exterior brasileiro, destacando os principais mercados, as principais mercadorias exportadas e importadas, o grau de participação das diferentes regiões e empresas brasileiras nesses mercados e as estratégias das cadeias produtivas regionais como players do mercado mundial... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Joel José de Souza - Integrante / Carlos José Espíndola - Coordenador / Marlon Clovis Medeiros - Integrante / Fernando dos Santos Sampaio - Integrante / José Messias Bastos - Integrante / César Augusto Ávila Martins - Integrante / Zeno Soares Crocetti - Integrante / Marinez da Silva Mazzochin - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Agricultura e Urbanização no Sudoeste Paranaense: estudo do papel do setor agroalimentar no desenvolvimento regional, Descrição: O projeto, financiado pela Fundação Araucária, visa estudar o papel da agricultura no desenvolvimento regional da mesorregião Sudoeste Paranaense... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Rodrigo Farias - Integrante / Marlon Clovis Medeiros - Integrante / Fernando dos Santos Sampaio - Coordenador / Ricardo Carvalho Leme - Integrante / João Luciano Bandeira - Integrante / Marinez da Silva Mazzochin - Integrante / José Luiz Zanella - Integrante / Silvia Cristina Limberger - Integrante / Tania Maria Fresca - Integrante / Pablo Jonas Camilo - Integrante / Gilmar Fiorese - Integrante / Wilian Padilha - Integrante / Letícia Risso Casagrande - Integrante / Karim Borges dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Aquidauana. , Rua Oscar Trindade de Barros - 740, Serraria, 79200000 - Aquidauana, MS - Brasil, Telefone: (46) 32231106

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

COLÉGIO ESTADUAL CARLOS GOMES

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estutário, Carga horária: 20

2014 - 2014

Colégio Estadual Rui Barbosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2014 - 2014

Colégio Estadual de Pato Branco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Colégio Guarapuvu

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2015

HU - UFSC

Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2008

Cooperativa Agroindustrial Alfa

Vínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Administrativo

2016 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Campus de Aquidauana.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estágio (COE).