Marcelo Gomes Gadelha

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e Coordenador-Geral de Ciência de Dados no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação

2008 - 2010

Universidade Católica de Brasília
Título: Elicitação de Requisitos Baseada em Meta-avaliação: o Caso dos Centros de Referência de Assistência Social, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Edilson Ferneda
Coorientador: Hercules Prado. Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação; CRAS; Meta-Avaliação..

Especialização em Data Science Specialization - Coursera

2018 - 2019

Johns Hopkins University
Título: Data Science Capstone
Orientador: Roger Peng, Jeff Leek, Brian Caffo

Especialização em Melhoria de Processos de Software

2005 - 2006

Universidade Federal de Lavras
Título: Análise das Práticas Específicas do CMMI nível 2 nos Processos de Desenvolvimento das Fundações Apache e Mozilla
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Graduação em andamento em Matemática

2024 - Atual

Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília

Graduação em Tecnologia em Telemática

2000 - 2004

Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
Título: Engenharia de Software e UML apoiados por Computador
Orientador: Roberto Wagner da Silva Rodrigues
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Farias Brito

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1997

Colegio Nossa Senhora de Lourdes

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Cálculo. , Ohio State University, OSU, Estados Unidos.

2016 - 2016

Extensão universitária em Tópicos Especiais em Comunicação e Mediação da Informação. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2015 - 2015

Desenvolvimento de Jogos com Unity para Windows 8. , Microsoft Virtual Academy, MVA, Brasil.

2014 - 2014

Prog. Des. de Gestores de Tecnologia da Informação. (Carga horária: 133h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Redação de Documentos Oficiais. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2014 - 2014

C# Fundamentals for Absolute Beginners. , Microsoft Virtual Academy, MVA, Brasil.

2012 - 2012

Gestão e Fiscalização de Contratos - Terceirização. (Carga horária: 20h). , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

2012 - 2012

Governança de TI - ITIL e COBIT. (Carga horária: 44h). , EIBNETI, EIBNETI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Métodos de Pesquisa em Sistemas de Informação. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Lógicas e Álgebras Computacionais. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

Gerência de Projetos - Básico. (Carga horária: 20h). , EFTI - Escola de Formação de Trabalhadores de Informática, EFTI, Brasil.

2008 - 2008

Arquitetura Orientada à Serviços. (Carga horária: 30h). , GAP Consult, GAP, Brasil.

2005 - 2005

SPSS Base Conceitos e Recursos. (Carga horária: 18h). , SPSS Trainning, SPSS, Brasil.

2004 - 2004

Introdução do MR de Melhoria de Processo de Soft.. , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.

2003 - 2003

Elic. de Requis. e Gerênc. Proj. para peq. empres.. , Instituto de Software do Ceará, INSOFT, Brasil.

2001 - 2001

Cursos de Desenhos Animados e Humorísticos. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1999 - 1999

Manutenção em Micro Computadores. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica Profissional e Informática, CEPEP, Brasil.

1999 - 1999

Introdução a Rede Local. , Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica Profissional e Informática, CEPEP, Brasil.

1997 - 1998

The English Proficiency Program. (Carga horária: 300h). , Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU-CE, Brasil.

1992 - 1996

The Regular English Course. (Carga horária: 560h). , Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU-CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise do Processo Decisório.

Participação em eventos

Fórum Internacional de Software Livre. 2013. (Congresso).

International Conference of Software Engineering. 2013. (Congresso).

III Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.Ferramentas de georreferenciamento contribuindo para a avaliação de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2011. (Seminário).

H2HC to Hackers To Hackers Conference - Fourth Edition. 2007. (Outra).

VII Congresso de Qualidade na Produção de Software. Análise das Práticas Específicas do CMMI nível 2 nos Processos de Desenvolvimento das Fundações Apache e Mozilla. 2006. (Congresso).

II CNASI Brasília - Congresso de Auditoria de Sistemas de Segurança da Informação. 2005. (Congresso).

CONIP DF 2004-I Congresso de Informática Pública. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: CARLOS EDUARDO PIRES ARAUJO

GADELHA, M. G.; SOUZA, M. Os Processos de Gestão e Avaliação de Desempenho dos Servidores do Ministério Público do Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Flávio Lima dos Santos

GADELHA, M. G.; SOUZA, M. Avaliação de Desempenho como Instrumento de Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Rodrigo Silveira Xavier

GADELHA, M. G.; SOUZA, M. Análise dos Benefícios da Implantação da Técnica de Avaliação 360° na Atual Metodologia de Mensuração de Desempenho Ado-Tada no Âmbito do Ministério Público do Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: SÍLVIO SIMPLÍCIO PINHEIRO

GADELHA, M. G.; SOUZA, M. GESTÃO POR DESEMPENHO. UMA ANÁLISE DO RECONHECI-MENTO DE PESSOAS E DA GESTÃO POR RECOMPENSA NA PRO-CURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 17ª REGIÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Danyela Moraes da Silva

GADELHA, M. G.; SOUZA, M. A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO FE-DERAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: PAULO ROBERTO TEIXEIRA

Rodrigues, R. W. S.; FERNANDES, J. H. C.;GADELHA, M. G.. Um Estudo da Auditoria e Sistema de Controle Interno. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações) - Universidade de Brasília.

Produções bibliográficas

  • FERNEDA, E. ; PRADO, H. A. ; GADELHA, M. G. ; HEDLER, H. C. . ELICITING AND DEFINING REQUIREMENTS BASED ON METAEVALUATION: THE CASE OF THE CRAS 2008 CENSUS. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online) , v. 11, p. 193-214, 2014.

  • Brasileiro, C. E. A. ; Nakashima, C. ; PALMA, F. A. M. ; GADELHA, M. G. . Ferramentas de georreferenciamento contribuindo para avaliação de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Boletim Estatísticas Públicas , v. 7, p. 117-127, 2011.

  • JANNUZZI, P. ; Nakashima, C. ; BARRETO, R. ; ROCHA, M. ; GADELHA, M. G. ; Cançado, A. ; Farias, L. O. ; Barbosa, L. C. S. ; MARQUES, C. . O CENSO SUAS como processo de aprimoramento e institucionalização da Política de Assistência Social no Brasil. In: ENAP. (Org.). Ações no 16° Concurso de Inovaçãonaq Gestão Pública Federal. Brasília: , 2012, v. , p. 89-108.

  • Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Barcellos, T. . A Estrutura das Fontes de Informação para o Processo de Monitoramento de Políticas Públicas - O Desenho da Matriz de Informação Social. In: IV Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2012, Rio de Janeiro. IV Seminário da Rede Brasileira de AValiação e Monitoramento. Rio de Janeiro: BNDES, 2012. v. 1. p. 223-253.

  • Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Weislane Lima . Proposta de Metodologia de Georreferenciamento de Famílias intramunicipal do Programa Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. In: III SulComp, 2007, Criciúma-SC. Anais III Sulcomp. Criciúma-SC, 2007.

  • GADELHA, M. G. ; GIRAO, A. M. . Otimização de um Canal Unidirecional de Baixa Velociadade. Estudo de Caso: www.uqv.com.br. In: III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-CE, 2003, Fortaleza. III encontro de iniciação científica do CEFET-CE, 2003.

  • GADELHA, M. G. ; BRITO NETO, E. ; GIRAO, A. M. . Sistema de controle de acesso usando catracas eletrônicas. In: II encontro de iniciação científica do CEFET-CE, 2002, Fortaleza. II encontro de iniciação científica do CEFET-CE, 2002.

  • Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Barcellos, T. . A Estrutura das Fontes de Informação para o Processo de Monitoramento de Políticas Sociais - O Desenho da Solução da Matriz de Informação Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Brasileiro, C. E. A. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; PALMA, F. A. M. . Ferramentas de georreferenciamento contribuindo para a avaliação de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GADELHA, M. G. . Ferramentas Informacionais - SAGI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Projeto de Georreferenciamento do Bolsa Família Intra Municipal.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, M. G. . Utilização de Software Livre para criação e manutenção das ferramentas de avaliação e monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GADELHA, M. G. ; VASCONCELOS, A. M. L. . Análise das Práticas Específicas do CMMI nível 2 nos Processos de Desenvolvimento das Fundações Apache e Mozilla. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GADELHA, M. G. . Documento técnico contendo descrição: (i) módulo de comunicação entre os módulos clientes e servidores e (ii) método de atualização de regras de negócio utilizando este novo módulo, além de protótipo de funcionamento desta arquitetura.. 2012.

GADELHA, M. G. . Documento técnico contendo: proposta com arquitetura e arcabouço para coleta e armazenamento de informações pertinentes a assistência social nos municípios brasileiros. Deve-se considerar: (i) a arquitetura deve prever a atualização de regras de negócio, (ii) deve funcionar em várias plataformas disponíveis no mercado, (iii) registrar todas as transações efetivadas, (iv) ser modularizado (módulo c. 2012.

GADELHA, M. G. . Documento técnico contendo os modelos de arquitetura de troca de informações e gestão de dados/sistemas disponíveis no mercado e na literatura.. 2011.

GADELHA, M. G. . Consulta Pública dos Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional para os serviços socioassistenciais. 2013.

GADELHA, M. G. ; LIMA, P. V. B. A. . Módulo de Acompanhamento de Estados 2013. 2013.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; PALMA, F. A. M. . Termo de Aceite do PAA. 2012.

GADELHA, M. G. ; Rodrigues, R. W. S. . Módulo de Manifestação Sociedade Civil - Rede Privada de Assistência Social. 2012.

GADELHA, M. G. . Sistema para fornecimento de dados p/ IRPF 2012 de Plano de Saúde e Odontológico do MDS. 2012.

GADELHA, M. G. ; Ferreira . CONSULTA PÚBLICA - Guia de Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos. 2012.

GADELHA, M. G. ; Ferreira . Módulo Acompanhamento dos Estados 2012 - SUAS. 2012.

GADELHA, M. G. ; Ferreira . SisFomento. 2012.

GADELHA, M. G. ; FEITOZA, R. C. . Sistema de Autenticação e Autorização - SAGI. 2011.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; Brasileiro, C. E. A. ; PALMA, F. A. M. ; FEITOZA, R. C. ; HACKBARTH, T. ; AHRENS, J. . Censo SUAS 2010. 2010.

Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; FEITOZA, R. C. . EXPANSÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS/2010. 2010.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; FEITOZA, R. C. . Sistema de Monitoramento da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). 2010.

GADELHA, M. G. ; FEITOZA, R. C. . MI Fontes. 2010.

GADELHA, M. G. ; FEITOZA, R. C. ; Nakashima, C. . Módulo de expansão dos serviços socioassistenciais - Combate ao Crack. 2010.

Brasileiro, C. E. A. ; GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Módulo de Demonstração dos Serviços. 2010.

Nakashima, C. ; Brasileiro, C. E. A. ; GADELHA, M. G. . Módulo de acompanhamento estadual dos CREAS. 2010.

Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. . Gerente CRAS - Censo SUAS 2009. 2009.

Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. . Gerente CREAS - Censo 2009. 2009.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; HACKBARTH, T. . Gerente CRAS 2008. 2008.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; Brasileiro, C. E. A. . Gerente CREAS 2008. 2008.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Monitoramento dos Restaurantes Populares. 2007.

GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Monitoramento da Inclusão Produtiva. 2007.

Nakashima, C. ; Rodrigues, R. W. S. ; GADELHA, M. G. ; Brasileiro, C. E. A. . Matriz de Informação Social. 2005.

Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. . SagiTec Bolsa Família. 2004.

Brasileiro, C. E. A. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. . Visualizador BPC. 2004.

FEITOZA, R. C. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. . Visualizador Bolsa Escola. 2004.

GIRAO, A. M. ; GADELHA, M. G. . Sistema de Controle de Painéis Eletrônicos. 2003.

BARROS FILHO, E. M. ; GADELHA, M. G. . Sistema Auriga. 2003.

BARROS FILHO, E. M. ; GADELHA, M. G. . Sistema Ultragás. 2003.

Brasil ; Nakashima, C. ; Brasileiro, C. E. A. ; GADELHA, M. G. ; Barbosa, L. C. S. ; MACEDO, G. A. ; Quiroga, J. ; Rodrigues, M. . Censo SUAS 2009 CREAS. 2011. (Relatório de pesquisa).

Brasil ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Barbosa, L. C. S. ; MACEDO, G. A. ; Brasileiro, C. E. A. ; Quiroga, J. ; Rodrigues, M. . Censo SUAS 2009 CRAS. 2011. (Relatório de pesquisa).

Rezende, M. J. ; GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Oficina MI Vetor. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

Rezende, M. J. ; GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. . Oficina Tabelas Sociais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

Rezende, M. J. ; GADELHA, M. G. ; Nakashima, C. ; Barcellos, T. . Oficina Relatório de Informação RI. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

Brasil ; Cançado, A. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Barbosa, L. C. S. ; HACKBARTH, T. ; Brasileiro, C. E. A. . Censo CRAS 2008. 2010. (Relatório de pesquisa).

Brasil ; GADELHA, M. G. ; Rodrigues, R. W. S. ; Nakashima, C. ; Brasileiro, C. E. A. . Matriz de Informação Social - MI Social - Manual do Usuário Módulo: Atlas Social. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

MONTENEGRO, C. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Brasileiro, C. E. A. . Matriz de Informação Social - Manual do Usuário - Módulo Tabelas Sociais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

Brasil ; Rodrigues, R. W. S. ; Nakashima, C. ; GADELHA, M. G. ; Brasileiro, C. E. A. . Matriz de Informação Social - Manual do Usuários v. 2006 - Módulo Mapas Sociais. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina de Capacitação).

GADELHA, M. G. ; CARVALHO, D. L. ; Brasileiro, C. E. A. ; Nakashima, C. . Matriz de Informação Social -CE Versão 2005. 2005. (Compact Disk - Matriz de Informação Social).

Prêmios

2014

Finalísta do I Concurso Apps.Gov, SBTI 2014.

2012

Oitavo lugar no 16° Prêmio de Inovação e Gestão Pública, ENAP.

2008

Sun Certified Java Programmer 5.0, Sun Microsystem.

2007

11º Concurso de Inovação e Gestão Pública Federal - O sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas (segundo lugar), ENAP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fo. , Esplana dos Ministérios, Bloco A, sala 320, Zona Cívico-Administrativa, 70054906 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20301524, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Presidência da República

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Tecnologia da Informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

2012 - 2014

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Sistemas, Carga horária: 40

2010 - 2011

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Estatísticas, Carga horária: 40

2009 - 2010

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Informações Estratégicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Algar Tecnologia e Consultoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios Sr., Carga horária: 40

2008 - 2009

B2BR - BUSINESS TO BUSINESS INFORMATICA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40

2007 - 2008

Montana Soluções Corporativas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Equipe

2004 - 2007

Patrimonial Serviços Especializados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Análise de Planejamento, Carga horária: 40

2004 - 2004

Poliedro Informática Consultoria e Serviços

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 40

2003 - 2004

SoftBuilder Informática

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 28

2001 - 2003

Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FUNCAP, Carga horária: 20

Outras informações:
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2015 - 2016

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tecn. e Gestão da Informação, Carga horária: 40

2016 - 2017

Ministério da Integração Nacional

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Tecnologia da Infomação, Carga horária: 40

2018 - 2022

Ministerio do Desenvolvimento Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR-GERAL EM SOL. DE CIÊNCIA DE DADOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Ministerio do Desenvolvimento Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico - DAS 102.3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessor Técnico na Coordenação-Geral de Ciência de Dados

2023 - Atual

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Geral.de Soluções em Ciência de Dados, Carga horária: 40