Luana Louise Padilha Soares
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (2012). Especialista em Saúde Mental através da Residência Multiprofissional em Saúde. Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Belém) exercendo sua função no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas. Formação em Pilates, Ballet Clássico e Mindfulness. Tem experiência na área de Saúde do Trabalhador. Assim como práticas em Arteterapia, Atividades Manuais, Artísticas e Expressivas. Direção Geral e Coreógrafa de espetáculos de dança e teatro.
Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Residência em Atenção a Saúde Mental
2012 - 2014
Universidade do Estado do Pará
Título: Terapia Ocupacional e Saúde Mental: Um estudo sobre o uso das atividades expressivas na Emergência Psiquiátrica da FHCGV - Belém
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Aperfeiçoamento interrompido em 2020 em Mindfulness
2020 - Atual
FEBRACIS
Ano de finalização: 2020;Ano de interrupção: 2020
Graduação em Terapia Ocupacional
2007 - 2012
Universidade do Estado do Pará
Título: Perfil Epidemiológico de Usuários Triados no Setor de Terapia Ocupacional da Unidade de Ensino e Assistência da Universidade do Estado do Pará: um enfoque nas doenças ocupacionais e acidentes de trabalho
Orientador: Alna Carolina Mendes Paranhos
Formação complementar
2020 - 2020
Feminicídio e Violência contra as mulheres. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde, SESMA, Brasil.
2019 - 2019
Programa de Controle do Tabagismo. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde, SESMA, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde, SESMA, Brasil.
2017 - 2017
Pilates para Gestantes. (Carga horária: 21h). , Voll Pilates Group, VOLL PILATES, Brasil.
2016 - 2016
Assistência ao Paciente Grave no Contexto Hospitalar: Cuidados Paliativos. (Carga horária: 16h). , Reabvita, REABVITA, Brasil.
2015 - 2015
Ballet Clássico - Método Vaganova. (Carga horária: 9h). , Espaço Experimental de Dança, EED, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos de Arte e História da Arte. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural do Estado do Pará, FCEP, Brasil.
2015 - 2015
Cinesioterapia Golbal. (Carga horária: 9h). , Espaço Experimental de Dança, EED, Brasil.
2015 - 2015
Curso Formação Completa. (Carga horária: 120h). , Pilates Institute, PL, Brasil.
2005 - 2015
Formação em Ballet Clássico. (Carga horária: 8000h). , Ballet Jackeline Mendes, BJM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Ulcera por Pressão e Uso de Tecnologias n. (Carga horária: 12h). , Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, FHCGV, Brasil.
2012 - 2012
Transtorno dos Impulsos. (Carga horária: 16h). , Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, FHCGV, Brasil.
2008 - 2010
Coordenadora de Combate as Opressões. (Carga horária: 400h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2009 - 2009
Curso Interdisciplinar para Credenciamento.... (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2009
Espanhol Regular. (Carga horária: 240h). , Curso de Idiomas Castilha, CASTILLA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Prescrição.... , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2007 - 2008
Coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer. (Carga horária: 400h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2007 - 2007
massoterapia. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
SOARES, L. L. P. . Simpósio Interdisciplinar de Atenção a Saúde Mental no Contexto Amazônico. 2011. (Outro).
SOARES, L. L. P. . I Encontro de Interiorização dos Estudantes da UEPA. 2010. (Congresso).
SOARES, L. L. P. . Jornada acadêmica integradora de Terapia Ocupacional. 2010. (Outro).
BRUNO COSTA POLTRONIERE ; ZENEIDE LIMA ; SOARES, L. L. P. . V Congresso de Estudantes da UEPA. 2009. (Congresso).
SOARES, L. L. P. . XI Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional. 2009. (Outro).
SOARES, L. L. P. ; ZENEIDE LIMA . VIII semana acadêmica de Terapia Ocupacional. 2008. (Outro).
SOARES, L. L. P. ; BRUNO COSTA POLTRONIERE . VII SEMANA ACADÊMICA DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Jornada Multiprofissional em Saúde Mental.Praxiterapia e Atividades Expressivas. 2015. (Simpósio).
Jornada Multiprofissional em Saúde Mental.Praxiterapia, Arte Terapia e o Legado de Nise da Silveira. 2013. (Seminário).
VI Encontro Biopsicossocial da FHCGV - Serviço de Saúde e Integralidade. 2013. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2012. (Congresso).
Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2012. (Encontro).
Encontro Paraense de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. 2012. (Encontro).
I Curso Teórico Prático de Urgência e Emergências Psiquiátricas: : Principais Manejos em uma Perspectiva Multidisciplinar. 2012. (Simpósio).
I Simpósio em Doenças de Chagas da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. 2012. (Simpósio).
XVI Semana do Calouro de Terapia Ocupacional.Oficina de Brinquedos de Sucata: Uma discurssão de gênero. 2012. (Outra).
1 Congresso Nacional da Assembléia Nacional de Estudantes Livres. 2011. (Congresso).
6 CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UEPA. 2011. (Congresso).
IX SEMANA ACADÊMICA DE TERAPIA oCUPACIONAL. 2011. (Outra).
Simpósio Interdisciplinar de Atenção à Saúde Mental no Contexto Amazônico.. 2011. (Simpósio).
II Congresso da Conlutas. 2010. (Congresso).
II Fórum de Monitoria: perspectivas para formação de futuros profissionais. 2010. (Outra).
I Roda de Conversa de Combate de Opressões. 2010. (Outra).
IV Conferência Estadual de Saúde Mental - Intersetorial. 2010. (Outra).
Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional.Terapia Ocupacional e seus contextos: DebatendTeo Aspectos Gerais e Específicos. 2010. (Outra).
XII Encontro Nacional dos Estudantes de terapia Ocupacional. 2010. (Encontro).
Congresso Nacional de Estudantes. Reorganização do Movimento Estudantil. 2009. (Congresso).
V Congresso de Estudantes da UEPA. Uepa em tempos de crise. 2009. (Congresso).
II Congresso Norte Nordeste de Infectologia. 2008. (Congresso).
I Jornada de Parkinson e Arte terapia: do tratamento à vivência. 2008. (Outra).
I Simpósio de atenção ao idoso.. 2008. (Simpósio).
V FÓRUM DE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. 2008. (Outra).
X Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional. 2008. (Encontro).
FEIRA DE ANATOMIA DO CCBS - UEPA.SISTEMA LOCOMOTOR. 2007. (Outra).
II Jornada de Terapia Ocupacional nos contextos hospitalares. 2007. (Outra).
I SEMINÁRIO UNIFICADO SOBRE ENADE. 2007. (Outra).
IX ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2007. (Encontro).
Jornada de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital Ophir Loyola. 2007. (Outra).
VIII Semana da saúde. 2007. (Outra).
INICIAÇÃO EM CAPOEIRA.A capoeira com arte brasileira. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
FERREIRA, Laiana Seiro;SOARES, L. L. P.. A Influência da Família no Cuidado de Clientes em Quadro Depressivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade da Amazônia.
FERREIRA, Laiana Seiro;SOARES, L. L. P.. A atuação do terapeuta ocuoacional na Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade da Amazônia.
Outras produções
SOARES, L. L. P. . Worshop de Brinquedos de Sucata e Combate as Opressões. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES, L. L. P. . Oficina de Ativades Expressivas com pacientes em crise psicótica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES, L. L. P. . Mini-Oficina de Origami. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Contribuições da Terapia Ocupacional em Saúde mental com paciente em crise psicótica na Emergência Psiquiátrica da FHCGV através do uso de atividades expressivas como recurso terapeutico: Um estudo de caso, Descrição: As atividades expressivas proporcionam aos indivíduos com transtorno mental, inúmeras oportunidades, como a liberdade de expressão, sustentação da sua autonomia criativa, ampliação do seu conhecimento sobre o mundo adequando seu desenvolvimento emocional e social. Baseando-se nos argumentos supracitados, objetivou-se, com esta pesquisa, avaliar as contribuições das atividades expressivas para o indivíduo em sofrimento psíquico internado no setor de emergência psiquiátrica da FHCGV, identificar o conteúdo expressivo mais abordado pelo usuário e avaliar o Estado Mental e o Desempenho Ocupacional do usuário antes e depois da realização das atividades. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, apontando as principais contribuições na literatura sobre o referido assunto e uma pesquisa de campo que consistiu em um estudo de caso, onde foram realizados doze atendimentos de Terapia Ocupacional utilizando as atividades expressivas enquanto recurso terapêutico e a realização do exame do estado mental e um protocolo de avaliação do desempenho ocupacional no sujeito da pesquisa. Verificou-se que a utilização das atividades expressivas no período de crise psicótica é pouco utilizado no Brasil por não conter esse serviço nas emergências psiquiátricas. Serviço este, essencial no período de sofrimento psíquico intenso não somente por facilitar a expressão de vivencias não verbalizadas, como também estimular a organização psíquica, a organização das AVD, as habilidades cognitivas e permitir a experimentação e o treino das habilidades psicossociais como: interesses e valores, papel dentro da sociedade e relações interpessoais. Neste sentindo a Terapia Ocupacional insere sua atuação junto a complexidade da vida do indivíduo onde a doença também a constitui, utilizando como recurso terapêutico as atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Louise Padilha Soares - Coordenador.
-
2001 - 2011
Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho: Um perfil Epidemológico de Usuários Triados no Setor de Terapia Ocupacional da Unidade de Ensino e Assistência da Universidade do Estado do Pará, Descrição: Pré projeto aceito pelo comitê de ética da Universidade do Estado do Pará - CAMPUS IV O presente estudo objetivou construir e analisar o perfil epidemiológico dos usuários triados no setor de Terapia Ocupacional da Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), no período de 2009 a 2010. A população foi constituída de 1170 usuários, de ambos os sexos, com idades entre 20 a 80 anos, com protocolo de triagem devidamente preenchido e anexado em prontuário e atendidos pelo setor de Terapia Ocupacional. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como fonte para a coleta de dados a investigação em prontuários e protocolos de acolhimento e triagem, os quais foram analisados de forma quantitativa. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos usuários atendidos na UEAFTO é do sexo feminino, com idade acima dos 50 anos, baixa escolaridade, inseridos em sua maioria no mercado de trabalho informal e com renda familiar de até 1 salário mínimo. A análise dos dados permitiu concluir que a ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho estão diretamente relacionados à situação de vulnerabilidade social de uma determinada população. Tal afirmação pode ser evidenciada pelos resultados dos condicionantes de saúde, assim como,pelo o histórico e o contexto ocupacional, apresentados pela população estudada. Acredita-se que a relevância desta pesquisa consiste justamente no fato de possibilitar aos terapeutas ocupacionais, e demais trabalhadores envolvidos na assistência à saúde do trabalhador, o conhecimento acerca do perfil epidemiológico destes usuários, e conseqüentemente, qualificar a intervenção e a elaboração de políticas de saúde nesta área. Tal perspectiva está de acordo com o conceito de saúde ampliado preconizado pela OMS e com os novos paradigmas de atuação em saúde do trabalhador, que priorizam prevenção e promoção da saúde, dentre estas as práticas de vigilância epidemiol. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Louise Padilha Soares - Coordenador / Adriano do Nascimento Mendoça - Integrante / ALNA CAROLINA MENDES PARANHOS - Integrante.
Prêmios
2016
Bailarina Destaque, Ballet Jackeline Mendes.
2014
Especialista em Atenção à Saúde Mental, Universidade do Estado do Pará.
2012
Menção de Elogio pelo brilhante desempenho e cooperação acadêmica durante o período de Graduação no curso de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará.
2010
Coordenadora Geral, Diretório Central dos Estudantes.
2007
EXECUTIVA REGIONAL DE TERAPIA OCUPACIONAL, EXNETO.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Ballet Jackeline MendesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Direção de Espetáculo, Carga horária: 30
2014 - 2016
Estúdio HarmonieVínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 30
2014 - 2015
Estúdio HarmonieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ballet Clássico, Carga horária: 9
2013 - 2014
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2007 - 2008
Universidade de Brasília, UnBVínculo: monitor de pesquisa, Enquadramento Funcional: monitor de pesquisa
Outras informações:
PROJETO DE PESQUISA - SAÚDE E AUTO GESTÃO NOS ASSENTAMNETOS DA REFORMA AGRÁRIA LIGADOS AO MST
2007 - 2007
Universidade do Estado do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio Não Obrigatório Curricular no Laboratório de Tecnologia Assistiva - LABTA, cumprindo carga horária de 256 horas.
2019 - 2019
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptor de Prática em Saúde, Carga horária: 30
2019 - Atual
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luana Louise Padilha Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?