Gilson Marques Pinheiro
Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade de Itaúna e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pós-graduado em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade de Itaúna e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Itaúna. Atualmente é consultor organizacional e servidor da Universidade do Estado de Minas Gerais atuando como professor nos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil, membro do NDE e do colegiado do curso de Engenharia de Produção e membro da Câmara Departamental dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. É colaborador do INEP/MEC na avaliação de instituições de ensino superior e na elaboração e revisão técnica-pedagógica de itens ENADE curso superior. Atuou na Universidade de Itaúna como professor nos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial; membro de NDE dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração; membro do comitê executivo e editorial e coordenador técnico da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica da UIT. Atuou também em Centro de Tecnologia como professor, coordenador de gerenciamento e qualidade, coordenador de pesquisa e desenvolvimento e membro de equipe gestora. Foi sócio diretor de empresa de consultoria organizacional e empresa provedora de acesso à internet. Possui mais de 50 trabalhos apresentados e publicados em periódicos e anais de eventos. Tem experiência em indústrias nas áreas de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, engenharia de produção, gestão e melhoria de processos, pós-desenvolvimento de produtos, ergonomia e segurança no trabalho, sistemas de produção, organização do trabalho e gestão, desenvolvimento e mobilização de pessoas.
Informações coletadas do Lattes em 07/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2003 - 2007
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Variabilidades dos defeitos do produto e desempenho do inspecionista
, Ano de Obtenção: 2007.Francisco de Paula Antunes Lima.Palavras-chave: indústria têxtil; variabilidade; inspeção visual; percepção.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
Especialização em Engenharia de segurança do trabalho
1998 - 1998
Fundação Universidade de Itaúna
Título: Adequando o posto de trabalho ao trabalhador
Especialização em Psicopedagogia e interdisciplinaridade
1997 - 1997
Universidade de Itaúna
Título: A influência da prática docente na formação integral do aluno
Especialização em Gerência e tecnologia da qualidade
1995 - 1996
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: Utilizando a metodolgia de análise e de solução de problemas para a redução de custos de ligações telefônicas
Orientador: Márcio Bambirra
Curso técnico/profissionalizante em Técnico de fundição
1984 - 1986
Formação complementar
2023 - 2023
Ergonomia e Tecnologia Assistiva. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2023 - 2023
Ergonomia avançada. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2022 - 2022
Capacitação para Revisão Técnica-pedagógica de Itens do ENADE. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2021 - 2021
Avaliação externa virtual in loco de cursos de graduação e instituições de. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2021 - 2021
NIT Day: inovação em ação. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação Avaliadores Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação para elaboração de itens ENADE. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Avaliadores Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para Revisão Técnica-pedagógica de Itens do ENADE. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Líder com Mente de Mestre. (Carga horária: 3h). , Master Mind - Treinamentos de alta performance, MM, Brasil.
2013 - 2013
Teoria das práticas. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Autoconhecimento e autoimagem. (Carga horária: 12h). , Soluções RH, SRH, Brasil.
2012 - 2012
Gestão da mudança. (Carga horária: 12h). , Soluções RH, SRH, Brasil.
2012 - 2012
Inteligência emocional. (Carga horária: 12h). , Soluções RH, SRH, Brasil.
2011 - 2011
Fluxo de valor lean. (Carga horária: 44h). , EPR Américas, EPR, Brasil.
2007 - 2007
Competência interpessoal: o caminho do sucesso. (Carga horária: 24h). , Libens Projetos em Psicologia, LPP, Brasil.
2007 - 2007
Comunicação nas relações de trabalho. (Carga horária: 24h). , Libens Projetos em Psicologia, LPP, Brasil.
2007 - 2007
Inteligência emocional. (Carga horária: 24h). , Libens Projetos em Psicologia, LPP, Brasil.
2007 - 2007
Liderança criativa na solução de problemas. (Carga horária: 24h). , Libens Projetos em Psicologia, LPP, Brasil.
2007 - 2007
Liderança situacional: uma nova proposta. (Carga horária: 24h). , Libens Projetos em Psicologia, LPP, Brasil.
2002 - 2002
Gestão de projetos. (Carga horária: 20h). , Companhia Tecidos Santanense, CTS, Brasil.
2001 - 2001
DOE - Delineamento de Projetos de Experimentos. (Carga horária: 40h). , Companhia Tecidos Santanense, CTS, Brasil.
2001 - 2001
Estratégia seis sigma. , MI Domenech, MI, Brasil.
2001 - 2001
Auditores internos de sistema de gestão ambiental. , Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental Ltda, VGCEA, Brasil.
2000 - 2000
FMEA. (Carga horária: 20h). , Companhia Tecidos Santanense, CTS, Brasil.
2000 - 2000
Desenvolvimento da supervisão kaizen. , TBM Consulting Group, TBM, Brasil.
2000 - 2000
Interpretação da norma ABNT NBR ISO 14001. , Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental Ltda, VGCEA, Brasil.
2000 - 2000
Desenvolvimento de líderes. , Consulting House, CH, Brasil.
2000 - 2000
Legislação Ambiental. , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
1998 - 1998
Jogos de empresa e o ciclo de aprendizagem.. (Carga horária: 48h). , Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor - Centro CAPE, CENTRO CAPE, Brasil.
1998 - 1998
Formação de auditores internos da qualidade. , Q & P Tecnologia em qualidade, Q&P, Brasil.
1997 - 1997
Gerência de projetos. , Fundação Cristiano Otoni, FCO, Brasil.
1997 - 1997
Inteligência emocional. , Kotzent Associados Training, KOTZENT, Brasil.
1995 - 1995
Auditoria do programa 5 S. , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG, SENAI/MG, Brasil.
1995 - 1995
Indicadores da qualidade. , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
1994 - 1994
Programa SEBRAE de qualidade total. , SEBRAE MG, SEBRAE, Brasil.
1993 - 1993
Formação de multiplicadores CEP. , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG, SENAI/MG, Brasil.
1991 - 1991
Supervisão de grupos. , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG, SENAI/MG, Brasil.
1991 - 1991
Partículas magnéticas. , Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção, ABENDE, Brasil.
1988 - 1988
Radioproteção para operadores e responsáveis. , Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção, ABENDE, Brasil.
1987 - 1987
Normalização nas empresas. , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.
1987 - 1987
Ultra-som. , Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção, ABENDE, Brasil.
1987 - 1987
Hidráulica. , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG, SENAI/MG, Brasil.
1986 - 1986
Ensaios não destrutivos por ultra-som. , Brasitec indústria e comércio Ltda, BRASITEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Análise e Melhoria de Processos.
Organização de eventos
PINHEIRO, G. M. . Worshop Mapeamento de Riscos. 2023. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. . Semana de iniciação Científica e Tecnológica (SICIT). 2021. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. ; SOUZA, C.R.O. ; CARMO, D. J. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; DIAS, J. F. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. ; FERNANDES, D. L. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2019. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; CARMO, D. J. ; RABELO, S. N. ; FERNANDES, D. L. ; SOUZA, C.R.O. ; OLIVEIRA, T. . Desafio de Inovação Siccob Centro Oeste. 2019. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. ; CARMO, D. J. ; GUIMARAES, F. S. P. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2018. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; MOREIRA, A. B. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; CARMO, D. J. ; RABELO, S. N. . Desafio Técnico-científico SICIT. 2018. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; CARVALHO JUNIOR, D. F. ; RABELO, S. N. ; ANACLETO, F. E. S. ; CARMO, D. J. ; FRANCO, F. C. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2017. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; CARVALHO JUNIOR, D. F. ; RABELO, S. N. ; ANACLETO, F. E. S. ; CARMO, D. J. ; FRANCO, F. C. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2017. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. ; CARMO, D. J. ; GUIMARAES, F. S. P. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2018. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. ; SOUZA, C.R.O. ; CARMO, D. J. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; DIAS, J. F. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. ; FERNANDES, D. L. . SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2019. (Outro).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. . Semana de iniciação Científica e Tecnológica (SICIT). 2021. (Outro).
Participação em eventos
XVIII Semana Internacional de Diseo en Palermo. 2023. (Congresso).
NIT Day: inovação em ação. 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).Melhoria da eficiência produtiva no processo de alvejamento de tecidos planos por meio da implementação da manutenção produtiva total. 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).Gestão do Trabalho Diário: metodologia de melhoria contínua de resultados organizacionais. 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).Redução do índice de reprocesso por meio do mapeamento e padronização de processos de uma indústria têxtil. 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).Melhoria da gestão de estoque em uma indústria de pães congelados para redução do custo de estoque de insumos. 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT). 2021. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).Abordagem ergonômica da ocorrência de não conformidades num processo de submontagem de uma indústria de autopeças. 2021. (Seminário).
Congresso de Educação. 2020. (Congresso).
Desafio de Inovação. 2019. (Oficina).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2019. (Seminário).
Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT. 2018. (Seminário).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE. 2018. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. UTILIZAÇÃO DA CURVA ABC PARA MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUE DE PRODUTOS SEMIACABADOS DE UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA. 2018. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. REDUÇÃO DO ÍNDICE DE REFUGO NUMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO STANDARD KAIZEN. 2018. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. 2018. (Seminário).
SICIT - Semana de Iniciaçao Científica e Tecnológica. 2017. (Seminário).
SICIT - Semana de iniciação Científica e Tecnológica. A influência das variabilidades na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Análise da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados de ensaio de cores de tecidos tintos. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Repensando as práticas educacionais de uma escola profissionalizante para redução da evasão escolar por meio da análise ergonômica do processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Redução do índice de reprovação de nuança da cor de tecidos acabados. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Análise de posturas e de levantamento de cargas para melhoria ergonômica de postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Estudo de variáveis que interferem no índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecido retardante à chama através do planejamento de experimentos. 2017. (Congresso).
SICIT - Semana de Iniciação Científica e Tecnológica. Melhoria contínua ambulante: metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real. 2017. (Congresso).
1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção. Redução do risco de acidentes no setor de corte e dobra de uma indústria metalúrgica através do mapeamento de risco. 2015. (Congresso).
1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção. Utilização dos conceitos da filosofia 5S como forma de melhoria da gestão e controle de estoque de uma loja de materiais de construção. 2015. (Congresso).
EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Desenvolvimento da capacidade de discriminação visual de tonalidades de cores no processo de tingimento de tecido plano através da aprendizagem situada. 2014. (Congresso).
EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2014. (Congresso).
IX EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2013. (Congresso).
IX EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Implantação de plano de controle em uma indústria têxtil: estratégia para reduzir variabilidade e aumentar a robustez dos processos de manufatura. 2013. (Congresso).
IX EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Redução do índice de defeito de fuga de elastano em tecidos planos: ação determinante para melhoria do atendimento ao cliente. 2013. (Congresso).
EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas. 2012. (Encontro).
EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2012. (Encontro).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2011. (Encontro).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Melhoria das condições do posto e da organização do trabalho através da análise ergonômica da atividade de amostragem com trado mecânico motorizado. 2011. (Encontro).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.A INFLUÊNCIA DAS VARIABILIDADES NA CARGA DE TRABALHO DOS CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO. 2011. (Encontro).
VII Encontro Mineiro de Enganharia de Produção. 2011. (Congresso).
VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. 2011. (Congresso).
VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. 2011. (Congresso).
Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.Acompanhamento do produto pós-desenvolvimento: estratégia para garantir a estabilidade e robustez do processo produtivo. 2010. (Encontro).
Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.A importância do controle de alterações de projetos para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil. 2010. (Encontro).
VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2010. (Congresso).
Encontro nacional de engenharia de produção & International conference on industrial engineering and operations management. Variabilidades dos defeitos do produto e desempenho do inspecionista. 2007. (Congresso).
Encontro nacional de engenharia de produção & International conference on industrial engineering and operations management. 2007. (Congresso).
Ecolatina. 2001. (Seminário).
Ecolatina. 2000. (Seminário).
Em Busca da Excelência. 2000. (Seminário).
Workshop ISO DIS. 2000. (Oficina).
Congresso Mineiro de Recursos Humanos. 1999. (Congresso).
Em Busca da Excelência. 1999. (Seminário).
Training the Trainers. 1998. (Oficina).
Alcançando o sucesso através da inteligência emocional. 1997. (Seminário).
Congresso Pitágoras para a Qualidade em Educação. 1996. (Congresso).
Encontro de Educação Tecnológica. 1995. (Encontro).
Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos. 1994. (Congresso).
Encontro Nacional de Fundidores. 1987. (Encontro).
Participação em bancas
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Bernardes, Michael S. C. Sousa, Yasmim R. Resende.Aumento da produtividade em uma linha de montagem de difusores de ar utilizando a metodologia WCM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
VASCONCELOS, V.;PINHEIRO, G. M.. Análise ergonômica do processo de empacotamento do feijão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Melhores práticas de utilização das ferramentas do sistema Toyota para redução de perdas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; VASCONCELOS, V.. A. Jardim; Augusto S. Araújo; Mariana R. Greco.Análise ergonômica de postos de trabalho em uma empresa de confecção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; VASCONCELOS, V.. F. Silva; Rodolfo T. V. Barbosa; Thiago O. Campos.Análise ergonômica do trabalho (AET) no setor de expedição de uma indústria têxtil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Moeira; Gabriela R. Nogueira; Talita A. Pessoa.Aplicação de carta de controle para ampliar o tempo médio entre falhas de uma máquina em uma indústria têxtil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; ORNELLAS, J. A.. R. Neves, Henrique M. Santos & Thadeu M. Pereira.Implantação de kanban rotativo: estudo de caso no setor de tubo corrugado de uma indústria automotiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; FONSECA, T. N.. Implantação do programa 5 S na área de gestão da qualidade de uma indústria de injeção plástica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; SOUZA, C.R.O.. Silva; Fabio C. Nunes; Vilmar da S. Fonseca.Previsibilidade da produção através do método value drive tree numa célula desbaste de uma empresa siderúrgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Determinação de desempenho de um laboratório de ensaios através de confronto intralaboratorial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Melhoria do bem-estar e aumento da produtividade através da cronoanálise: uma proposta de aplicação na indústria automotiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; Silva, A.. Análise estatística da absorção de água pela carcaças de frango durante o processo de pré-resfriamento em chiller industrial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; FRANCO, F. C.. Análise da viabilidade técnica e econômica para implantação de uma unidade de produção da agricultura orgânica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; FRANCO, F. C.. Implantação do programa 5 S na área de compras de uma indústria de injeção plástica do setor automotivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.; SOUZA, C.R.O.. Implantação de manutenção centrada na confiabilidade em equipamento crítico de uma siderurgia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna.
PINHEIRO, G. M.. Convenção de Círculos de Controle da Qualidade. 2011. Companhia Vale do Rio Doce - Vitória / ES.
Orientou
Braga; Análise da carga de trabalho de motorista de aplicativos de mobilidade urbana da cidade de Belo Horizonte e região metropolitana; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de produtos não conformes por meio da certificação do sistema de gestão da qualidade em uma empresa alimentícia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
A; Mariano, Érica F; Azevedo, Larissa A; Duarte; Redução do índice de retrabalho por meio do mapeamento de processos de uma indústria têxtil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gonçalves; Matheus S; Assis; Ricielle C; Resende; Melhoria da produtividade por meio da redução de setup no processo de corte em uma indústria de calçados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
S; Pimenta; Maria Elisa C; Viana, Ronaldo A; Júnior; A influência do ruído na produtividade e saúde do trabalhador; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Costa; Viviane E; Paixão; Melhoria da gestão de estoque em uma indústria de pães congelados para redução do custo de estoque de insumos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Ferreira, Ian P; F; Soares, Raiane A; Oliveira; Redução de perdas metálicas por qualidade geradas no processo de laminação de uma indústria siderúrgica por meio da metodologia PDCA e de ferramentas da qualidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
F; Menezes, Michelle F; Ferreira, Vinicius J; Silva; Utilização da curva ABC para a melhoria da gestão de estoque de produtos semiacabados de uma indústria moveleira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Nogueira; Fernanda S; Moreira; Fernanda S Machado; Automatização do processo de corte de chapas de aço para aumento da capacidade produtiva e atendimento à demanda de equipamentos para mineração; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Silva; Douglas V; N; Pereira; Luiz F; R; Faria; Redução do desconforto dos trabalhadores de uma graxaria por meio da análise ergonômica das atividades de carregamento e desempilhamento de sacos de farinha de ossos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Pereira, Leticia A; Santos, Lucas G; M; Nascimento; Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Silva, Pâmella A; Morais, Paula M; G; Castro; Definição de competências profissionais e padronização de processos numa fundição de alumínio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Sanches, Gabrielle Karine Costa, Rafael Luiz Silva; Monitoramento de características críticas do processo de fabricação de cachaça artesanal por meio do controle estatístico do processo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Antunes, Gabriela S; Santos, Sabrina M; D; Nunes; Redução do índice de refugo numa indústria de autopeças por meio da aplicação do standard kaizen; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Parreiras, Lívia A; Pereira, Raiane S; A; Silva; Otimização do processo de logística interna para melhoria da produtividade numa empresa de steel cord; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
F; Duarte, Priscila E; Pedrosa, Sanny S; M; Silva; Melhoria das condições de trabalho numa olaria fabricante de tijolos de barro por meio da análise de riscos ergonômicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Nogueira, Mariana M; Eleutério, Rafael A; Silva; Redução do índice de afastamentos devido a levantamento de carga e a posturas inadequadas no processo de enlatamento numa indústria de bebidas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Pinheiro, Isabela C; Saliba, Letícia M; Castanheira; Melhoria da confiabilidade e estabilidade do processo de corte numa laminação para reduzir perdas por meio do controle estatístico do processo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise das condições de trabalho numa indústria de calçados por meio da avaliação do posto de trabalho e de fatores ambientais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Rosa, Lucas Melo Costa, Vanessa Ferreira Shimono; Eliminação de um modo de falha em uma peça automotiva por meio da aplicação dos sete passos de problem solving; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Ferreira, Isabela C; Fonseca, Isabela M; Oliveira; Melhoria das condições de trabalho numa indústria de modelagem para redução do índice de queixas por meio da análise ergonômica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Silva, Bruna L; M; Pinto e Hélen C; G; Simões; Redução de queixas de lombalgia por meio da melhoria das condições de trabalho de carregamento e descarregamento de sacos de ração numa empresa produtora de frangos para corte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Barbosa, Fábio A; Rodrigues, Philipe S; Parreiras; Análise ergonômica do trabalho desenvolvido num laboratório de preparação de amostras de uma instituição de ensino envolvendo fatores ambientais, posturas, máquinas e equipamentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
N; P; Silva, Talyson X; Ribeiro; Repensando as práticas educacionais de uma escola profissionalizante para redução da evasão escolar por meio da análise ergonômica do processo de ensino e aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
R; Campos, Alisson S; Silva, Anna Clara A; Farnese; Redução da sobrecarga física na atividade de transporte de sacos de ração numa propriedade produtora de leite por meio da análise ergonômica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
F; Antunes, Chadia P; Oliveira, Joelma R; V; Santos; Aumento da produtividade através da implementação de um plano de manutenção preventiva em uma indústria de autopeças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Malta; Cristiane C; Alves; Henrique B; C; Neto; Melhoria contínua ambulante: metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Parreiras; Leigiane M; Santos; Liliane A; Resende; Redução do índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecidos planos através do planejamento de experimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Silva; Gabriela C; Elias; Tamires Caroline T; Santos; Implantação de inspeção na linha de produtos fitness: sistema para melhoria dos processos e da qualidade dos produtos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
F; Galvão; Rafaela L; Pereira; Wanessa D; Rosa; Utilização dos conceitos da filosofia 5 S como forma de melhoria da gestão e controle de estoque de uma loja de materiais de construção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Morais; Marco Túlio Hanchuk; Renato C; Oliveira; Redução do risco de acidentes no setor de corte e dobra de uma indústria metalúrgica através do mapeamento de risco; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Vilaça; Luciano R; Melo; Willian L; Faria; Análise ergonômica das condições de trabalho dos operadores de filatório anel de uma indústria têxtil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da eficiência produtiva no processo de alvejamento de tecidos planos através da implementação da manutenção autônoma produtiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gontijo, Joice C; Rodrigues e Rayssa L; Silva; Desenvolvimento da capacidade de discriminação visual de tonalidades de cores no processo de tingimento de tecido plano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Silva, Sheila C; Rodrigues e Tainara C; Paula; Abordagem ergonômica da ocorrência de não conformidades num processo de submontagem de uma indústria de autopeças; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
R; Sousa; Leide Jane A; Duarte; Liliane Bernardes; Melhoria da qualidade de tecido retardante a chamas através do planejamento e análise de experimentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Implantação de plano de controle em uma indústria têxtil: estratégia para reduzir variabilidade e aumentar a robustez dos processos de manufatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
C; Basílio, Jéssika T; C; Cunha, Tatiane P; Souza; Redução do índice de defeito de fuga de elastano em tecidos planos: ação determinante para melhoria do atendimento ao cliente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de erros no desenvolvimento de novos produtos através da melhoria da gestão de desenvolvimento de produtos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Aumento da produtividade através da cronoanálise e do balanceamento de linha em uma indústria automotiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Viriato; Eriane C; F; Silva; Natália F; S; Pereira; Proposta de melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Automatização do sistema de comunicação através da telemetria: estudo de caso da logística de gases da White Martins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
A influência das variabilidades na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise ergonômica das atividades de amostragem com trado mecânico motorizado em uma mineração; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Acompanhamento do Produto Pós-desenvolvimento: Estratégia para Garantir a Estabilidade e Robustez do Processo Produtivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
A importância da pesquisa do clima organizacional como subsídio para melhoria do ambiente de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Balanço de Massa como suporte da Gestão de Informação e Estoques; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da gestão de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise e controle do processo numa empresa de produtos eletrônicos; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização do controle de obras e projetos de engenharia em uma empresa de saneamento; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização do controle de vazamentos ocasionados em uma empresa de saneamento; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise e aprimoramento das práticas de planejamento e controle da produção numa indústria de fundição; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Relatório de estágio supervisionado: desenvolvimento de atividades numa empresa de segurança eletrônica; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização da produção de panos de prato; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Estudo Técnico Preliminar do Pátio de Recebimento e Preparação de Sucata para Aciaria; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gerenciamento de projetos e melhoria de processos numa empresa de projetos elétricos; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização de relatórios gerenciais: melhoria da assertividade na tomada de decisões numa empresa prestadora de serviços elétricos; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização da gestão de estoque de produto acabado em uma empresa distribuidora de bebidas; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Estágio supervisionado: planejamento e controle da produção; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Relatório de estágio supervisionado: a engenharia de produção na construção civil; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da gestão de estoque numa empresa de pré moldados para o setor da construção civil; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Relatório de estágio: Implementação de método de gestão da produção para melhoria da eficiência; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Aplicação de ferramentas da qualidade para gerenciar o inventário de estoque de uma empresa de informática; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Indicadores de desempenho; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Ensaios metalográficos e de tração: garantia da qualidade em uma fundição em Divinópolis; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Aplicação e análise de pesquisa de mercado em tempos de pandemia em uma empresa de Educação de Minas Gerais; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Sistema de gerenciamento de portfólio de projetos; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Planejamento e controle da produção numa empresa de segurança eletrônica; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Consultoria organizacional; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Orçamento: a relação do planejamento e controle da produção atrelado ao orçamento e cliente; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Funcionalidades e melhoria do funil de vendas de uma empresa varejista; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise de melhorias logísticas em uma indústria de autopeças; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gestão de projetos numa empresa de construção civil; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Realização de controle da qualidade num laticínio; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Controle de expedição e recebimento de produtos em um frigorífico de aves; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Implantação do programa 5S para melhoria de processo: estudo de caso numa empresa de comercialização de semi joias; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análises e propostas de melhorias estratégicas no setor comercial de uma empresa educacional de Divinópolis - MG; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Otimização do controle de despoeiramentos: redução de particulados emitidos para atmosfera provenientes de atividades do setor de vazamento; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades numa empresa prestadora de serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gerência administrativa de uma empresa prestadora de serviços de estacionamento de veículos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Planejamento e controle da produção e da qualidade numa indústria de chaparia; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Manutenção produtiva total numa indústria de laticínios; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades de planejamento, programação e controle da produção de uma indústria de confecção de produtos de moda praia e fitness; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades no setor de compras da Fiat Chrysler Automóveis; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades no setor de lavra de uma mineração; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Acompanhamento e controle de processo produtivo numa indústria de mineração; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Tecnologias para converter óleos e gorduras residuais em soluções ambientais para a indústria de mineração; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Tecnologias para converter óleos e gorduras residuais em soluções ambientais para a indústria de mineração; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Impressora 3D para multimateriais: projeto, construção, operação, controle e validação de peças e próteses fabricadas; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas na gerência comercial de uma indústria de calçados; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento e mobilização de pessoas numa indústria têxtil; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas no departamento comercial de uma empresa de construção; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades na área de recursos humanos e gestão da qualidade de uma indústria siderúrgica; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da lucratividade de uma empresa do ramo de distribuição através do controle de estoque; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Processo de desenvolvimento de tecido para ampliação do portfólio de produtos workwear; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Manutenção corretiva e preventiva em redes de saneamento básico; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas no setor de engenharia da qualidade de uma indústria têxtil para garantir a manutenção do sistema de gestão integrado; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Revisão de procedimentos de boas práticas de uma empresa de laticínios; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas para redução de perdas numa indústria de laticínios; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gestão e controle de estoque de um posto de combustível; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Adequação dos equipamentos produtivos de uma padaria para redução de riscos de acidentes; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Planejamento e controle de manutenção em uma indústria têxtil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Mapeamento de processos numa microempresa calçadista; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Gestão e aperfeiçoamento do processo fabril de uma indústria de autopeças; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de atividades no setor de compras de uma indústria de autopeças; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento e mobilização de pessoas de uma indstria têxtil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Controle e planejamento de manutenção da área de fiação e tecelagem de uma indústria têxtil mineira; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de books e cartelas para divulgação dos produtos de uma indústria têxtil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise de qualidade e custos dos processos produtivos do setor de beneficiamento de uma indústria têxtil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento de ações para manutenção e melhoria do sistema da qualidade de uma indústria têxtil; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da acuracidade de estoque em uma indústria automotiva; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da eficiência do plano de amostragem do processo de sanforização em uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados de ensaiso de cores de tecidos tintos; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria de processo para redução de desperdício de fio na máquina bobinadeira em uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Implantação de um modelo de programação da produção do setor de estamparia de uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Proposta de melhoria da eficiência de máquina para facilitar o sequenciamento da produção de pisos para a construção civil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de desperdício e parada de máquina através do cálculo de consumo de banho de tingimento por artigo numa indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas no setor de engenharia de processos e produto de uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Acompanhamento de projetos de melhoria focada no word class manufacturing de uma indústria automotiva; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento e mobilização de pessoas no setor de preparação de uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Desenvolvimento e mobilização de pessoas nos setores de tinturaria e estamparia de uma indústria têxtil; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Planejamento de vendas, compras, estoque e armazenagem; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Acompanhamento de custos e elaboração de orçamento empresarial na controladoria de uma indústria têxtil; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria do controle da produção através da reestruturação do sistema kanban em uma indústria têxtil; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução do índice de frisos em tecidos no setor de preparação de uma indústria têxtil; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de desperdício através da otimização do consumo de pasta na manufatura de tecidos estampados; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de perdas em laticínio através da implantação de sistema de indicadores de desempenho; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Automação do sistema de dosagem de peróxido de hidrogênio e hidróxido de sódio em processos de produção têxtil; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia industrial mecânica) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução do esgarçamento na região da costura em tecidos acabados através do planejamento de experimentos; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Análise de postura das atividades de trabalho em um escritório de contabilidade; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução da variabilidade da nuança do tecido denim resinado; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Medidas de controle ambiental; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução do índice de reprocesso no setor de acabamento de uma indústria têxtil; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Implantação de sistema integrado de gestão no setor de faturamento de uma operadora de planos de saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Melhoria da qualidade de tecidos estampados através da alteração do fluxo produtivo e da pasta de estampar; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Aumento da resistência ao rasgo de tecidos acabados através do planejamento de experimento; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução do índice de paradas de máquinas no setor de preparação de uma indústria têxtil; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
O aumento da disponibilidade de correia transportadora como forma de melhoria da produtividade: estudo de caso numa mineração; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Projeto de redução de custos baseado na metodologia Super ? Fiat Automóveis S/A; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução da variabilidade de nuança em tecidos acabados; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades sistêmicas de gestão de projetos; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Atividades desenvolvidas na gerência da qualidade de uma mineração; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Redução de custos e eliminação de gargalos numa empresa automotiva; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Programação e controle da produção - Balanço de massa; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia de produção) - Fundação Universidade de Itaúna; Orientador: Gilson Marques Pinheiro;
Produções bibliográficas
-
PINHEIRO, G. M. ; BASILIO, C. P. C. ; SILVA, J. L. . Redução do esgarçamento na região da costura em tecidos acabados através do planejamento de experimentos. INOVAE - Journal of Engineering and Technology Innovation , v. 3, p. 54-69, 2015.
-
PEREIRA, N. F. S. ; PINHEIRO, G. M. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método owas. Revista Eletrônica Produção & Engenharia , v. 4, p. 395-403, 2013.
-
PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, B. C. R. ; BASILIO, C. P. C. ; SILVA, C. A. ; OLIVEIRA, G. N. . Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. Revista Eletrônica Produção & Engenharia , v. 4, p. 338-346, 2013.
-
Pereira, Natália Fernanda Santos ; Viriato, Daniela Araújo ; Silva, Eriane Cristine da Fonseca ; Pimenta, Samuel Almeida ; Pinheiro, Gilson Marques . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. MELHORIA ERGONÔMICA EM POSTOS DE TRABALHO DO SETOR DE ACABAMENTO DE UMA FUNDIÇÃO. 58ed.Piracanjuba - GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. V, p. 527-544.
-
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Gestão do Trabalho Diário: metodologia de melhoria contínua de resultados organizacionais. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021, Itaúna. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021.
-
PINHEIRO, G. M. ; MARIANO, E. B. A. ; AZEVEDO, E. F. ; DUARTE, L. A. ; Silva, A. ; PARREIRAS, I. C. R. . Redução do índice de reprocesso por meio do mapeamento e padronização de processos de uma indústria têxtil. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021, Itaúna. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021.
-
PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. K. ; RODRIGUES, S. C. ; PAULA, T. C. . Abordagem ergonômica da ocorrência de não conformidades num processo de submontagem de uma indústria de autopeças. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021, Itaúna. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021.
-
PINHEIRO, G. M. ; COELHO, R. V. ; FERREIRA, M. C. . Melhoria da eficiência produtiva no processo de alvejamento de tecidos planos por meio da implementação da manutenção produtiva total. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021, Itaúna. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021.
-
PINHEIRO, G. M. ; NASCIMENTO, A. S. ; COSTA, S. S. ; PAIXAO, V. E. . Melhoria da gestão de estoque em uma indústria de pães congelados para redução do custo de estoque de insumos. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021, Itaúna. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT), 2021.
-
PEREIRA, J. C. C. ; SANTOS, L. A. ; NASCIMENTO, L. G. M. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2018, Juiz de Fora. XIV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Juiz de Fora: FMEPRO, 2018. v. 2018.
-
MENEZES, J. A. F. ; FERREIRA, M. F. ; SILVA, V. J. ; PINHEIRO, G. M. . Utilização da curva ABC para a melhoria da gestão de estoque de produtos semiacabados de uma indústria moveleira. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2018, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2018. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2018.
-
ANTUNES, G. B. ; SANTOS, G. S. ; NUNES, S. M. D. ; PINHEIRO, G. M. . Redução do índice de refugo numa indústria de autopeças por meio da aplicação do standard kaizen. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2018, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2018. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2018.
-
RODRIGUES, C. ; SOUZA, D. A. A. ; FARIA, F. G. ; PINHEIRO, G. M. ; FARIA, R. B. . Implantação da metodologia lean manufacturing em uma indústria moveleira para redução de desperdícios e aumento de produtividade. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2018, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2018. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2018.
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A influência das variabilidades na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
PEREIRA, N. F. S. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. . Análise de posturas e de levantamento de cargas para melhoria ergonômica de postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
SILVA, C. E. N. P. ; RODRIGUES, C. ; PINHEIRO, G. M. . Repensando as práticas educacionais de uma escola profissionalizante para redução da evasão escolar por meio da análise ergonômica do processo de ensino e aprendizagem. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
PEREIRA, J. C. C. ; SANTOS, L. A. ; NASCIMENTO, L. G. M. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica. In: Semana de iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
SANTOS, L. M. S. ; RESENDE, L. A. ; PARREIRAS, D. N. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Estudo de variáveis que interferem no índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecido retardante à chama através do planejamento de experimentos. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
PINHEIRO, G. M. ; CARVALHO NETO, H. B. ; ALVES, C. C. ; MALTA, A. P. . Melhoria contínua ambulante: metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
RODRIGUES, D. E. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Redução do índice de reprovação de nuança da cor de tecidos acabados. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Análise da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados de ensaio de cores de tecidos tintos. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT, 2017, Itaúna. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2017. v. 2017.
-
NOGUEIRA, L. F. T. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria das condições de trabalho no processo de embalagem de rolos de algodão de uma indústria têxtil por meio da análise de posturas e de risco químico. In: XII EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2016, Juiz de Fora. Desafios da inovação para um futuro sustentável, 2016.
-
RODRIGUES, C. ; SILVA, C. E. N. P. ; PINHEIRO, G. M. ; RIBEIRO, T. X. . Repensando as práticas educacionais de uma escola profissionalizante para redução da evasão escolar por meio da análise ergonômica do processo de ensino e aprendizagem. In: XII EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2016, Juiz de Fora. Desafios da inovação para um futuro sustentável, 2016.
-
PEREIRA, N. F. S. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PIMENTA, S. A. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa. Engenharia de Desenvolvimento de Produto, 2016.
-
SILVA, A. R. ; ELIAS, G. C. ; SANTOS, T. C. T. ; PINHEIRO, G. M. . Implantação de inspeção da qualidade na linha de produtos fitness de uma confecção: sistema para melhoria dos processos de manufatura. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Análise da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados de ensaio de cores de tecidos tintos. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
PINHEIRO, G. M. ; CARVALHO NETO, H. B. ; ALVES, C. C. ; MALTA, A. P. . Melhoria contínua ambulante: metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. ; PARREIRAS, D. N. ; RESENDE, L. A. . Estudo de variáveis que interferem no índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecido retardante à chama através do planejamento de experimentos. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. ; PARREIRAS, D. N. ; RESENDE, L. A. . Estudo de variáveis que interferem no índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecido retardante à chama através do planejamento de experimentos. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
HANCHUK, M. T. ; MORAIS, B. P. ; OLIVEIRA, R. C. ; PINHEIRO, G. M. . Redução do risco de acidentes no setor de corte e dobra de uma indústria metalúrgica através do mapeamento de risco. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
GALVAO, G. I. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PEREIRA, R. L. M. ; ROSA, W. D. . Utilização dos conceitos da filosofia 5S como forma de melhoria da gestão e controle de estoque de uma loja de materiais de construção. In: 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra, Rio de Jane. 1 EINEPRO ? Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015.
-
PINHEIRO, G. M. ; RODRIGUES, J. C. ; GONTIJO, M. R. ; SILVA, R. L. . Desenvolvimento da capacidade de discriminação visual de tonalidade de cores no processo de tingimento de tecido plano através da aprendizagem situada. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2014, Juiz de Fora. Entraves e Soluções para o Setor Produtivo: Visão da Engenharia de Produção, 2014.
-
BASILIO, C. P. C. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Redução do índice de defeito de fuga de elastano em tecidos planos: ação determinante para melhoria do atendimento ao cliente. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2013, Juiz de Fora. XI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção "Infraestrutura e Logísitca: Desafios para o Desenvolvimento do Brasil", 2013.
-
FERREIRA, J. M. M. ; MORAIS, A. R. ; OLIVEIRA, M. L. G. F. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Implantação de plano de controle em uma indústria têxtil: estratégia para reduzir variabilidade e aumentar a robustez dos processos de manufatura. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2013, Juiz de Fora. IX EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção "Infraestrutura e Logística: Desafios para o Desenvolvimento do Brasil", 2013.
-
BASILIO, C. P. C. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Redução do esgarçamento na região da costura em tecidos acabados através do planejamento de experimentos. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2012, Itajubá / MG. Qualidade e Produtividade na Engenharia de Produção, 2012.
-
VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PEREIRA, N. F. S. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2012, Itajubá / MG. Qualidade e Produtividade na Engenharia de Produção, 2012.
-
PEREIRA, N. F. S. ; PINHEIRO, G. M. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves. Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; SILVA, C. A. ; SOUSA, B. C. R. ; BASILIO, C. P. C. . Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rei. Engenharia de produção: expansão com qualidade e interface com o mercado, 2011.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; SILVA, J. L. ; RODRIGUES, D. E. . Redução do índice de reprovação de nuança da cor de tecidos acabados. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rei. Engenharia de produção: expansão com qualidade e interface com o mercado, 2011.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SANTOS, R. R. . Análise de posturas pelo método OWAS adotadas na atividade de amostragem com trado mecânico motorizado em uma mineração. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rei. Engenharia de produção: expansão com qualidade e interface com o mercado, 2011.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SANTOS, R. R. . Melhoria das condições do posto e da organização do trabalho para redução do risco de lombalgia na atividade de amostragem com trado mecânico motorizado em uma mineração. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rei. Engenharia de produção: expansão com qualidade e interface com o mercado, 2011.
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A INFLUÊNCIA DAS VARIABILIDADES NA CARGA DE TRABALHO DOS CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. Inovação tecnológica e propriedade industrial: desafios da engenharia de produção na consolidação do Brasil no cenário econômico mundial, 2011.
-
OLIVEIRA, J. R. ; PINHEIRO, G. M. ; SANTOS, R. R. . Melhoria das condições do posto e da organização do trabalho através da análise ergonômica da atividade de amostragem com trado mecânico motorizado. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. Inovação tecnológica e propriedade intelectual: desafios da engenharia de produção na consolidação do Brasil no cenário econômico mundial, 2011.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; PAIVA, G. C. . Acompanhamento do produto pós-desenvolvimento:estratégia para garantir a estabilidade e robustez do processo produtivo. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010, Coronel Fabriciano. VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010.
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; BRANDINI, M. C. . A importância do controle de alterações de projetos para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010, Coronel Fabriciano. VI Encontro Mineiro de engenharia de Produção, 2010.
-
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. ; OLIVEIRA, G. N. . A utilização de estratégias operatórias como resposta à demanda da tarefa de descarregamento de bobinas de fio: estudo de caso numa indústria têxtil.. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente e XVI International Conference on Industrial Engineering Management,Maturity and chal, 2010, São Carlos. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente, 2010.
-
PINHEIRO, G. M. ; LIMA, F. P. A. . Variabilidades dos defeitos do produto e desempenho do inspecionista. In: Encontro nacional de engenharia de produção & International conference on industrial engineering and operations management, 2007, Foz do Iguaçu / PR. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção & International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2007.
-
PINHEIRO, G. M. ; LIMA, F. P. A. . Variabiidades dos defeitos do produto e desempenho do inpecionsista. In: Encontro nacional de engenharia de produção, 2007. Encontro nacional de engenharia de produção & International conference on engineering and operations management. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2007.
-
PINHEIRO, G. M. ; BASILIO, C. P. C. ; SILVA, J. L. . REDUÇÃO DO ESGARÇAMENTO NA REGIÃO DA COSTURA EM TECIDOS ACABADOS ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS. INOVAE Journal of Engineering and Technology Innovation , 2015.
-
PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, B. C. R. ; BASILIO, C. P. C. ; SILVA, C. A. ; OLIVEIRA, G. N. . Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. Revista Eletrônica Produção & Engenharia , 2013.
-
PINHEIRO, G. M. ; PEREIRA, N. F. S. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas. Revista Eletrônica Produção & Engenharia , 2013.
-
PINHEIRO, G. M. ; MARIANO, E. B. A. ; AZEVEDO, E. F. ; DUARTE, L. A. ; Silva, A. ; PARREIRAS, I. C. R. . Redução do índice de reprocesso por meio do mapeamento e padronização de processos de uma indústria têxtil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. K. ; RODRIGUES, S. C. ; PAULA, T. C. . Abordagem ergonômica da ocorrência de não conformidades num processo de submontagem de uma indústria de autopeças. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, G. M. ; NASCIMENTO, A. S. ; COSTA, S. S. ; PAIXAO, V. E. . Melhoria da gestão de estoque em uma indústria de pães congelados para redução do custo de estoque de insumos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, G. M. ; COELHO, R. V. ; FERREIRA, M. C. . Melhoria da eficiência produtiva no processo de alvejamento de tecidos planos por meio da implementação da manutenção produtiva total. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, J. C. C. ; SANTOS, L. A. ; NASCIMENTO, L. G. M. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, J. A. F. ; FERREIRA, M. F. ; SILVA, V. J. ; PINHEIRO, G. M. . Utilização da curva ABC para melhoria da gestão de estoque de produtos semiacabados de uma indústria moveleira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANTUNES, G. B. ; SANTOS, G. S. ; NUNES, S. M. D. ; PINHEIRO, G. M. . Redução do índice de refugo numa indústria de autopeças por meio da aplicação do standard kaizen. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, C. ; SOUZA, D. A. A. ; FARIA, F. G. ; PINHEIRO, G. M. ; FARIA, R. B. . Implantação da metodologia lean manufacturing em uma indústria moveleira para redução de desperdícios e aumento de produtividade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, L. G. M. ; PEREIRA, J. C. C. ; SANTOS, L. A. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria da eficiência global dos equipamentos por meio do desdobramento de metas em uma indústria gráfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, C. ; SILVA, C. E. N. P. ; PINHEIRO, G. M. . Repensando as práticas educacionais de uma escola profissionalizante para redução da evasão escolar por meio da análise ergonômica do processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, N. F. S. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A influência das variabilidades na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, G. M. ; CARVALHO NETO, H. B. ; ALVES, C. C. ; MALTA, A. P. . Melhoria contínua ambulante: metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, D. E. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. ; OLIVEIRA, G. N. . Redução do índice de reprovação de nuança da cor de tecidos acabados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Análise da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados de ensaio de cores de tecidos tintos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, L. M. S. ; PINHEIRO, G. M. ; PARREIRAS, D. N. ; RESENDE, L. A. ; SILVA, J. L. . Estudo de variáveis que interferem no índice de reprocesso por encolhimento de urdume em tecido retardante à chama através do planejamento de experimentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, N. F. S. ; VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PIMENTA, S. A. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HANCHUK, M. T. ; MORAIS, B. P. ; OLIVEIRA, R. C. ; PINHEIRO, G. M. . Redução do risco de acidentes no setor de corte e dobra de uma indústria metalúrgica através do mapeamento de risco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GALVAO, G. I. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PEREIRA, R. L. M. ; ROSA, W. D. . Utilização dos conceitos da filosofia 5S como forma de melhoria da gestão e controle de estoque de uma loja de materiais de construção.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, J. C. ; GONTIJO, M. R. ; SILVA, R. L. ; PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento da capacidade de discriminação visual de tonalidades de cores no processo de tingimento de tecido plano através da aprendizagem situada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASILIO, C. P. C. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Redução do índice de defeito de fuga de elastano em tecidos planos: ação determinante para melhoria do atendimento ao cliente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. M. M. ; MORAIS, A. R. ; OLIVEIRA, M. L. G. F. ; PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. . Implantação de plano de controle em uma indústria têxtil: estratégia para reduzir variabilidade e aumentar a robustez dos processos de manufatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. ; BASILIO, C. P. C. ; SILVA, C. A. . A importância da estatística na atividade industrial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIRIATO, D. A. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. ; PEREIRA, N. F. S. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição através do método OWAS de análise de posturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A influência das variabilidades na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PEREIRA, N. F. S. ; SILVA, E. C. F. ; PINHEIRO, G. M. ; VIRIATO, D. A. . Melhoria ergonômica em postos de trabalho do setor de acabamento de uma fundição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; SILVA, C. A. ; SOUSA, B. C. R. ; BASILIO, C. P. C. . Melhoria da resistência ao rasgo de tecido plano através do planejamento de experimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; SILVA, J. L. ; RODRIGUES, D. E. . Redução do índice de reprovação de nuança da cor de tecidos acabados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SANTOS, R. R. . Análise de posturas pelo método OWAS adotadas na atividade de amostragem com trado mecânico motorizado em uma mineração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SANTOS, R. R. . Melhoria das condições do posto e da organização do trabalho para redução do risco de lombalgia na atividade de amostragem com trado mecânico motorizado em uma mineração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A INFLUÊNCIA DAS VARIABILIDADES NA CARGA DE TRABALHO DOS CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, C. P. ; PINHEIRO, G. M. ; SOUSA, P. J. S. . A INFLUÊNCIA DAS VARIABILIDADES NA CARGA DE TRABALHO DOS CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, J. R. ; PINHEIRO, G. M. ; SANTOS, R. R. . Melhoria das condições do posto e da organização do trabalho através da análise ergonômica da atividade de amostragem com trado mecânico motorizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; BRANDINI, M. C. . A importância do controle de alterações de projetos para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria têxtil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; PAIVA, G. C. . Acompanhamento do produto pós-desenvolvimento: estratégia para garantir a estabilidade e robustez do processo produtivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. ; LIMA, F. P. A. . Variabilidades dos defeitos do produto e desempenho do inspecionista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, G. M. . Variabilidades dos defeitos do produto e desempenho do inspecionsita. Belo Horizonte: Departamento de engenharia de produção da UFMG, 2007 (Dissertação de mestrado).
Outras produções
PINHEIRO, G. M. ; FRANCO, E. S. M. . Estratégias de identificação, atração e retenção de profissionais para atendimento às demandas de empresas associadas ao SINDIMEI Itaúna. 2022.
PINHEIRO, G. M. . Projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção da UEMG/Divinópolis. 2021.
PINHEIRO, G. M. . Diretrizes estratégicas da Timavo Estamparia. 2020.
PINHEIRO, G. M. . Diretrizes estratégicas da Tigu Estamparia Digital. 2020.
PINHEIRO, G. M. . Diretrizes estratégicas da Timavo Tinturaria e Lavanderia. 2020.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Sistema de Gestão da Rotina. 2018.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Mapeamento de processos. 2018.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Padronização de processos. 2018.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Sistema de gestão à vista. 2018.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Metodologia de análise e solução de problemas. 2018.
PINHEIRO, G. M. . Análise estratégica. 2010.
PINHEIRO, G. M. . Implementação de sistema de garantia da qualidade na Intercast S/A. 1998.
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. . Implementação de sistema de garantia da qualidade na Motrol do Brasil Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Fundição Araguaia Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Fundição Aluminas Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Fundição Wagjose Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Mecânica Corina Ind. & Com. Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Fundição Claudio Star Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Tenace Indústria e Comércio Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Metalúrgica Amapá Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. . Implantação do programa SEBRAE da qualidade total na Fundição Álea Ltda. 1998.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Implantação da gestão da qualidade total na educação na Escola Estadual Frei Anselmo. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Implantação da gestão da qualidade total na educação na Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Implantação da gestão da qualidade total na educação na Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. . Implantação da gestão da qualidade total na educação na Escola Estadual Maria Manso. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. . Diagnostico e aprimoramento de processo - fluxo de informação na Cia Siderúrgica Pitangui. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; Silva, A. ; SOUZA, C. V. . Implantação de planejamento estratégico na Prefeitura Municipal de Itaúna. 1997.
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. . Implantação de programa 5 S na Pirobrás Industrial Ltda. 1996.
PINHEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, G. N. ; Silva, A. . Implantação da gestão da qualidade total na Esfera Estamparia de Ferro e Aço Ltda. 1996.
PINHEIRO, G. M. . Elaboração e aplicação de pesquisa de egressos do curso de Engenharia de Produção da UEMG / Divinópolis. 2022.
PINHEIRO, G. M. . Relatório técnico de Pesquisa de egressos do curso de Engenharia de Produção da UEMG / Divinópolis. 2022.
PINHEIRO, G. M. . Revisão técnica-pedagógica de itens ENADE curso superior. 2022.
PINHEIRO, G. M. ; MOREIRA, B. M. ; GONTIJO, M. R. F. ; SOUZA, T. N. F. ; VENTURA, V. S. . Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UEMG. 2021.
PINHEIRO, G. M. . Elaboração de itens ENADE curso superior. 2019.
PINHEIRO, G. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Itaúna, versão 2018-2, v. 05. 2018.
PINHEIRO, G. M. . Elaboração de itens ENADE curso superior. 2018.
PINHEIRO, G. M. . Revisão técnica-pedagógica de itens ENADE curso superior. 2018.
PINHEIRO, G. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Itaúna, versão 2017-1, v. 04. 2017.
PINHEIRO, G. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Itaúna, versão 2017-2, v. 03. 2017.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de líderes. 2016.
PINHEIRO, G. M. ; SILVA, W. N. . Desenvolvimento de metodologia para controle da qualidade no processo. 2016.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia para mapeamento de processo no nível operacional. 2015.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de líderes. 2015.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real. 2014.
PINHEIRO, G. M. . Implementação de manutenção autônoma produtiva em processos têxteis. 2014.
PINHEIRO, G. M. . Implementação de metodologia participativa para análise e solução de problemas em processos têxteis. 2014.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de líderes. 2014.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia para implementação de manutenção autônoma produtiva. 2013.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de líderes. 2013.
PINHEIRO, G. M. . Aplicação da MASP para redução do índice de frisos em tecidos tintos. 2013.
PINHEIRO, G. M. . Aplicação da MASP para aumento da vida útil de manchão de sanforizadeira numa indústria têxtil. 2013.
PINHEIRO, G. M. . Implementação da manutenção autônoma produtiva no processo de alvejamento de tecidos planos. 2013.
PINHEIRO, G. M. ; SILVA, J. L. ; SILVA, C. A. ; BASILIO, C. P. C. . A importância da estatística na atividade industrial. 2013.
PINHEIRO, G. M. . Metodologia para desenvolvimento e avaliação de competências. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de líderes. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia para treinamento on the job. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia para implementação de melhorias estratégicas integradas. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvovimento de visão sistêmica da liderança.. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia para disseminação de informações e análise e melhoria de processos.. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia de inspeção no processo produtivo.. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Desenvolvimento de metodologia de análise e solução de problemas.. 2012.
PINHEIRO, G. M. . Aplicação da MASP para redução do índice de frisos em tecidos preparados. 2012.
PINHEIRO, G. M. ; BAÊTA, M.A.M. ; OLIVEIRA, G. N. ; VILAÇA, A.N. . Reestruturação de Sistema Kanban em uma Indústria Têxtil. 2011.
PINHEIRO, G. M. . Elaboração de sistemática para a implementação de células de produção. 2001.
PINHEIRO, G. M. . Debate entre candidatos a deputado de Itaúna e região. 1994. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PINHEIRO, G. M. ; DIAS, J. F. ; Silva, A. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; RABELO, S. N. . Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT). 2021. (Editoração/Anais).
PINHEIRO, G. M. ; MOREIRA, A. B. ; Silva, A. ; CARMO, D. J. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; GUIMARAES, F. S. P. ; DIAS, J. F. ; RABELO, S. N. . Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2018. 2018. (Editoração/Anais).
PINHEIRO, G. M. ; Silva, A. ; CARVALHO JUNIOR, D. F. ; CARMO, D. J. ; NOGUEIRA, E. N. A. S. ; FRANCO, F. C. ; ANACLETO, F. E. S. ; DIAS, J. F. ; RABELO, S. N. . Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICIT 2017. 2017. (Editoração/Anais).
PINHEIRO, G. M. . Qualidade de vida, relações humanas, saúde e segurança.. 2017. (Palestra).
PINHEIRO, G. M. . Relações humanas, saúde e segurança. 2017. (Palestra).
PINHEIRO, G. M. . Trabalho em equipe e saúde. 2014. (Palestra).
PINHEIRO, G. M. . Gerenciamento da rotina. 2011. .
PINHEIRO, G. M. . Planejamento estratégico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHEIRO, G. M. . A mudança de atitude superando os desafios da qualidade e da produtividade. 2010. (Palestra).
PINHEIRO, G. M. . Auditoria interna da qualidade. 1998. .
PINHEIRO, G. M. . Relações humanas e ética na educação. 1998. .
PINHEIRO, G. M. . Programa SEBRAE da qualidade total. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHEIRO, G. M. . Relações humanas no trabalho. 1997. .
PINHEIRO, G. M. . Gestão da qualidade na educação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINHEIRO, G. M. . Programa 5 S. 1996. .
PINHEIRO, G. M. . Supervisão eficaz de equipes. 1994. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Minas Gerais. , Av. Paraná, 3001, Jardim Belvedere I, 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil, Telefone: (37) 32293590, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor da disciplina "Segurança do Trabalho" (curso de Engenharia Civil)
Professor da disciplina "Ergonomia" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Engenharia da Qualidade" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Gestão da Manutenção" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Controle e Gerência da Qualidade" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Estágio Supervisionado" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Manufatura Enxuta" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Higiene e Segurança do Trabalho" (curso de Engenharia de Produção)
Professor da disciplina "Organização Industrial" (curso de Engenharia de Produção)
Professor orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (curso de Engenharia de Produção)
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.
Atividades
-
01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica Divinópolis.,Cargo ou função, Membro da Câmara Departamental dos Cursos de Engenharia Civil e de Produção.
-
01/2022
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Industrial
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UEMG Divinópolis.,Cargo ou função, Membro do núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle e Gerência da Qualidade
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia da Qualidade
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Manutenção
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança do Trabalho
-
01/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Manufatura Enxuta
-
01/2019
Outras atividades técnico-científicas , UEMG Divinópolis, UEMG Divinópolis.,Atividade realizada, Orientação de alunos estagiários.
-
01/2019
Outras atividades técnico-científicas , UEMG Divinópolis, UEMG Divinópolis.,Atividade realizada, Orientação de alunos na elaboração de trabalho de conclusão de curso.
-
01/2019
Outras atividades técnico-científicas , UEMG Divinópolis, UEMG Divinópolis.,Atividade realizada, Orientação de alunos na elaboração de trabalho integralizador multidisciplinar.
-
01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, UEMG Divinópolis.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção.
-
01/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança do Trabalho
2019 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador de itens ENADE
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor técnico-pedagógico de itens do ENADE
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de instituições de ensino superior
2005 - 2022
Fundação Universidade de ItaúnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor dedicação integral não exclusiva, Carga horária: 40
Outras informações:
- Professor das seguintes disciplinas: Inovação Tecnológica e o Mundo do Trabalho; Motivação, Liderança e Desenvolvimento de Equipe (Curso de Gestão de Recursos Humanos); Formação de Empreendedores (Curso de Engenharia Eletrônica); Gestão da Qualidade (Curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas); Sistemas Produtivos I, Sistemas Produtivos II, Ergonomia, Saúde e Segurança I, Ergonomia, Saúde e Segurança II, Logística e Distribuição (Curso de Engenharia de Produção); Administração da Produção I (Curso de Administração).- Professor orientador de trabalhos de cursos.- Professor orientador de estágios curriculares.- Professor orientador de estudantes na elaboração, publicação e apresentação de artigos científicos.- Membro da comissão organizadora e executora da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).- Membro do corpo editorial da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).- Membro do comitê executivo da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).- Coordenador técnico da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).- Revisor de artigos da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).- Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.- Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração.
Atividades
-
01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Itaúna.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração.
-
02/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção I
-
01/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Membro da comissão organizadora e executora da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).
-
01/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Membro do corpo editorial da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).
-
01/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Coordenador técnico da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).
-
01/2017
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Revisor de artigos da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).
-
01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Itaúna.,Cargo ou função, Membro do comitê executivo da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica (SICIT).
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Itaúna.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.
-
01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Professor orientador de trabalhos de curso.
-
01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Professor orientador na elaboração, publicação e apresentação de artigos científicos..
-
02/2008
Ensino, Engenharia de produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia, saúde e segurança
-
02/2007
Ensino, Engenharia de produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas produtivos II
-
01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Itaúna, Universidade de Itaúna.,Atividade realizada, Professor orientador de estágios curriculares.
-
08/2006
Ensino, Engenharia de produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas produtivos I
-
02/2006
Ensino, Gestão de pequenas e médias empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da qualidade
-
02/2006 - 12/2007
Ensino, Engenharia eletrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação de empreendedores
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Gestão de recursos humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inovação tecnológica e o mundo do trabalho
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Gestão de recursos humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Motivação, liderança e desenvolvimento de equipes
2012 - 2016
Companhia Tecidos SantanenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de processos sênior, Carga horária: 44
Outras informações:
Promover a melhoria de competências e a excelência organizacional através da realização de atividades de treinamento e desenvolvimento e da implementação de projetos de gestão de pessoas, de organização do trabalho e de melhoria de processos.
Principais realizações
- Desenvolvimento de mais de 150 seminários para desenvolvimento de competências de líderes.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia para controle da qualidade no processo.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia para mapeamento de processo no nível operacional.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia participativa para análise e solução de problemas aplicada ao nível operacional em tempo real.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de manutenção autônoma produtiva.
- Implementação de metodologia de análise e solução de problemas.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de inspeção no processo produtivo.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia para disseminação de informações e melhoria de processos.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de melhorias estratégicas integradas.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia para treinamento on the job.
- Desenvolvimento de visão sistêmica da liderança.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia para desenvolvimento e avaliação de competências.
- Reestruturação de sistema kanban.
2008 - 2012
Companhia Tecidos SantanenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de processos sênior, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação das atividades de análise e melhoria de processos, tratamento de reclamações de clientes, pós-desenvolvimento de produto e pesquisa e desenvolvimento de novos processos.
Principais realizações
- Desenvolvimento de metodologia de pós desenvolvimento de produto.
- Desenvolvimento de metodologia de análise e melhoria de processos.
2006 - 2007
Companhia Tecidos SantanenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de expedição, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação das atividades de controle da qualidade, identificação, embalagem e armazenamento de produtos acabados.
Principais realizações
- Desenvolvimento de projeto de análise e melhoria de desempenho de inspetores da qualidade de produtos.
- Desenvolvimento de projeto de melhoria da logística de armazenamento de produtos.
1999 - 2006
Companhia Tecidos SantanenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de recursos humanos e qualidade, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação dos processos de recrutamento, seleção, admissão, avaliação e desligamento, benefícios, treinamentos diversos, eventos comemorativos, melhoria contínua, TPM, células de produção, programa 5S, programa de sugestões, gestão à vista, universidade corporativa, gestão dos sistema da qualidade e ambiental, gestão do sistema de saúde e segurança, controle de processos, responsabilidade social, planejamento estratégico operacional, programa de desenvolvimento de competências, dentre outros.
Principais realizações
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de organização do trabalho em células de produção.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de planejamento estratégico.
- Estruturação e implementação de Universidade Corporativa ofertando mais de 100 cursos.
- Estruturação de sistema de gestão ambiental.
- Obtenção da certificação ISO 14001.
- Desenvolvimento e implementação de metodologia de melhoria contínua (Quality Kaizen).
- Adequação de sistema de gestão da qualidade às novas versões da ISO 9001.
- Desenvolvimento de metodologia de desenvolvimento e avaliação de competências.
- Estruturação de sistema de gestão à vista.
Atividades
-
01/2008
Direção e administração, Engenharia industrial.,Cargo ou função, Engenheiro de processos sênior.
-
07/2006 - 12/2007
Direção e administração, Logística industrial.,Cargo ou função, Supervisor de expedição.
-
03/1999 - 06/2006
Direção e administração, Recursos humanos e qualidade.,Cargo ou função, Coordenador de recursos humanos e qualidade.
1986 - 2006
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
- Professor dos cursos técnicos como os de Fundição, Mecânica, Gestão de Negócios e Gestão da Qualidade, ministrando disciplinas como Controle da Qualidade, Supervisão Eficaz de Equipes, Gestão Industrial, Gestão da Qualidade, Prática Profissional Simulada em Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Processos, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Gerenciamento da mudança, Normalização e Qualidade Industrial, Habilidades de Gestão, Gestão Ambiental, Empreendedorismo, Relações Humanas no Trabalho, Ferramentas Gerenciais, Organização e Normas, Planejamento Estratégico.
- Desenvolvimento de cursos de atualização e aperfeiçoamento para diversas organizações.
- Orientação de alunos estagiários.
1994 - 1996
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de gerenciamento e qualidade, Carga horária: 40
Outras informações:
- Membro do grupo gestor da unidade definindo diretrizes e estratégias de atuação.
- Implementação de sistema de gestão da qualidade.
- Elaboração de planejamento estratégico, operacional e orçamentário.
- Melhoria do sistema de gestão.
- Coordenação do plano de desenvolvimento de recursos humanos.
- Promoção de melhoria do grau de satisfação dos funcionários no trabalho.
Principais realizações
- Obtenção do título de Centro Nacional de Tecnologia, cujos critérios de avaliação são baseados no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
1992 - 1993
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações:
- Membro do grupo gestor da unidade definindo diretrizes e estratégias de atuação.
- Coordenação e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a diversas organizações.
- Promoção de seminários tecnológicos.
- Identificação de tendências mundiais de inovação tecnológica.
- Coordenação de atividades de geração, absorção, adequação e transferência de tecnologia.
- Elaboração de planejamento estratégico, operacional e orçamentário.
1988 - 1991
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de controle da qualidade, Carga horária: 40
Outras informações:
- Coordenação de atividades de realização de ensaios de controle da qualidade para diversas organizações.
- Assistência técnica e tecnológica a diversas organizações.
- Desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento para diversas organizações.
- Desenvolvimento de aulas práticas de controle da qualidade.
1986 - 1987
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico industrial, Carga horária: 40
Outras informações:
- Planejamento e realização de ensaios de controle da qualidade para diversas organizações.
- Assistência técnica e tecnológica a diversas organizações.
- Desenvolvimento de aulas práticas de controle da qualidade.
Atividades
-
02/1986 - 02/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Supervisão eficaz de equipes, Gestão da qualidade, Gestão industrial, Prática profissional simulada em gestão de pessoas, Gerenciamento de processos, Comportamento organizacional, Gestão de pessoas, Gerenciamento da mudança
-
02/1986 - 01/1999
Serviços técnicos especializados , Centro tecnológico de fundição.,Serviço realizado, Assistência técnica e tecnológica.
-
01/1996 - 06/1997
Serviços técnicos especializados , Centro tecnológico de fundição.,Serviço realizado, Implementação de sistema de gestão da qualidade.
-
11/1994 - 12/1996
Direção e administração, Centro tecnológico de fundição.,Cargo ou função, Coordenador de gerenciamento e qualidade.
-
12/1992 - 11/1994
Direção e administração, Centro tecnológico de fundição.,Cargo ou função, Coordenador de pesquisa e desenvolvimento.
-
06/1988 - 11/1992
Direção e administração, Centro tecnológico de fundição.,Cargo ou função, Supervisor de controle da qualidade.
-
02/1986 - 11/1992
Serviços técnicos especializados , Centro tecnológico de fundição.,Serviço realizado, Planejamento e realização de testes para controle da qualidade.
1996 - 2000
RVE & AssociadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Consultoria para implantação de Projetos de Gestão de Pessoas, Programas de Gestão da Qualidade Total, Planejamento Estratégico, Sistemas da Qualidade, Programa 5 S, Indicadores da Qualidade e Produtividade, Ferramentas da Qualidade, dentre outras. Realização de treinamentos sobre Liderança Eficaz de Equipes, Relações Humanas, Auditoria Interna da Qualidade, Indicadores da Qualidade e Produtividade, Ferramentas da Qualidade, Controle Estatístico do Processo, Metodologia de Análise e Solução de Problemas, Programa 5S, Normalização Técnica, Gestão da Qualidade, dentre outros.
Atividades
-
04/1996 - 05/2000
Direção e administração, Diretoria.,Cargo ou função, Sócio-diretor.
1996 - 2000
Prover Internet Itaúna LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor
Outras informações:
- Definição de diretrizes e estratégias de atuação da empresa.
Atividades
-
04/1996 - 05/2000
Direção e administração, Diretoria.,Cargo ou função, Sócio-diretor.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilson Marques Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?