Wânia Silveira da Rocha

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestre em Ciência da Nutrição Aplicada à tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de equipamentos, de processo e de produtos.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2013 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito da ordem de apresentação das questões CATA (check- all-that-apply) na avaliação sensorial de smoothies de frutas destinados ao público infantojuvenil.
Rosires Deliza. Coorientador: Alexandre Guedes Torres. Bolsista do(a): Programa de Apoio para o desenvolvimento profissional para Cursos de Pós-, PADF/UEFS, Brasil. Palavras-chave: Crianças e adolescentes; Desenvolvimento de Produto; Smoothie; CATA - Check -All-That-Apply; Ordem de apresentação das questões CATA.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Embalagens de Produtos Alimentares. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico; Alimentação.

Mestrado em Alimentos e Nutrição

1998 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Permeação de Solutos de Diferentes Massas Moleculares em Matrizes Compostas de Alginato de Cálcio e Acetofitalato de Celulose,Ano de Obtenção: 2001
Carlos Raimundo Ferreira Grosso.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1991 - 1996

Universidade Federal de Viçosa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Planejto de Experimentos e Otimização de Processo. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2010 - 2010

Targeting the consumer Advanced Consumer Science f. (Carga horária: 20h). , Hal MacFie Training Services, HMTS, Brasil.

2007 - 2007

Controle Estatístico de Processo. (Carga horária: 20h). , Rede Baiana de Metrologia, RBME, Brasil.

2006 - 2006

Análise Sensorial. (Carga horária: 24h). , Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo, IQSC- USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos.

Organização de eventos

MARTINS, S.H.F. ; ROCHA, W. S. . VII SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. 2008. (Outro).

LEMOS, D. N. ; NORI, M. A. ; ROCHA, W. S. . Comissão Julgadora dos trabalhos Científicos XI ENEALI. 2007. (Outro).

Jose Lucas Vital ; TESHIMA, E. ; ROCHA, W. S. . Comissão Científica do V SEMEALI. 2006. (Outro).

Participação em eventos

XXV Congresso Brasileiro de CIência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA XCIGR Section VI International Technical Symposiium. Identificando as Frutas para o Desenvolvimento de Smoothie para Público Infanto -Juvenil. 2016. (Congresso).

11SLACA."UTILIZANDO GRUPO FOCAL PARA IDENTIFICAR AS FRUTAS PARA ELABORAÇÃO DE SMOOTHIE PARA PÚBLICO INFANTO-JUVENIL ". 2015. (Simpósio).

11 SLACA - Simposio Latiino Americano de Ciência de Alimentos." Sensory Evaluation during the Development of Tapioca Ice Cream with Coffee and Coconut". 2015. (Simpósio).

11th Pangborn Sensory Science Symposium.Sensory Profile of Beiju. 2015. (Simpósio).

5 Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidoidror. 2014. (Encontro).

XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.CONSIDERAÇÕES PREVIAS RELACIONADAS À INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE DO BEIJU PELA METODOLOGIA DA ADQ. 2014. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.CONSIDERAÇÕES PREVIAS RELACIONADAS À INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE DO BEIJU PELA METODOLOGIA CATA. 2014. (Seminário).

2o Congresso Brasileiro de Reologia. Características de textura do beiju comercializado no Município de Feira de Santana, Bahia, Brasil. 2013. (Congresso).

VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Apresentação de praticas laboratoriais de Análise sensorial. 2011. (Seminário).

"Matérias-primas e produtos alimentícios do semi-árido baiano". 2010. (Simpósio).

Determinação da Textura dos Alimentos. 2010. (Seminário).

Ensino e Exercício Profissional. 2010. (Seminário).

Mesa de debates "Novo Núcleo Industrial x Planejamento Urbano de Feira de Santana". 2010. (Outra).

Sensiber VI Simpósio Ibero Americano em Análise Sensorial.Desenvolvimento e avaliação sensorial de sherbet de cagaita. 2010. (Simpósio).

VIII SEMEALI.O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL. 2010. (Outra).

XXII CBCTA POTENCIALIDADES, DESAFIOS E INOVAÇÕES. Avaliação de Preferência de Café. 2010. (Congresso).

XXII CBCTA POTENCIALIDADES, DESAFIOS E INOVAÇÕES. Perfil Sensorial de Iogurte Batido Sabor Morango. 2010. (Congresso).

I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos sbCTA - Bahia."Caracterização Físico-Química e Sensorial de um Produto Tipo Hambúrgues à Base de Fibra de Caju (ANNACARDIUM OCCIDENTALE L.) ". 2009. (Simpósio).

8°CONSENGE. 2008. (Congresso).

Programa Institucional de Bolsas de IC FAPESB/UEFS.Assessora Ad hoc. 2008. (Outra).

Programa Institucional de Bolsas de IC PROBIC/UEFS.Assessora Ad hoc. 2008. (Outra).

XII SEMINÁRIO DE iNICIAÇÃO CIENTÍFICA.Assessora Científica. 2008. (Seminário).

Curso " CEP ? Controle Estatístico de Processo ? O Uso das cartas-controle". 2007. (Outra).

II CONFERENCIA ESTADUAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇAO. 2007. (Outra).

Programa Institucional de Bolsas de IC PROBIC/UEFS.Assessora Ad hoc. 2007. (Outra).

Workshop Técnico Análise Sensorial: Atualidades. 2007. (Outra).

XI ENEALI.Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos. 2007. (Encontro).

XI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.TREINAMENTO DE EQUIPE SENSORIAL PARA ANÁLISE DESCRITIVA QUANTITATIVA (ADQ) PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LEITES FERMENTADOS. 2007. (Seminário).

9 CONSENGE. Delegada Sindical. 2006. (Congresso).

VI Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages.Tecnological and sensory evaluation of fresh pasta made with the fiber of passion fruit peel. 2006. (Encontro).

V Semana de Engenharia de Alimentos.Mesa redonda Descaracterização dos Produtos Regionais Seria a Lagislação uma solução?. 2006. (Outra).

V Semeali Matérias Primas do Semi Árido Uma Alternativa de Sobrevivência.Mesa redonda "Descaracterização dos produtos Regionais". 2006. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. . Caracterização de fécula de mandioca (Manihot esculenta Crantz) utilizada na fabricação de beiju na regiao de Feira de Santana - BA. 2006. (Congresso).

IV Semana de Engenharia de Alimentos - Biotecnologia & Agronegócio.Os rumos da Engenharia de Alimentos - Oficina de Análise Sensorial. 2005. (Oficina).

2 FÓRUM - Desenvolvimento de Novos Produtos para Classes C, D e E. 2004. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Estudo Preliminar para desenvolvimento de snack com uso de farinha de cabeça de camarão marinho. 2004. (Congresso).

DESENPLAST. 2003. (Seminário).

Simpósio Tecnologia de Alimentos. 2003. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Permeação de Solutos de Diferentes Masssas Moleculares em Matrizes Compostas de Alginato de Cálcio e Celulose Acetato Fitalato. 2000. (Congresso).

SENSIBER.Análisis Descriptivo cuantitativo y Test Afectivo de Gelatina Sabor Limón. 1999. (Simpósio).

XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Inibição de Bactérias por Lactobacillus acidophilus. 1996. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Márcia Angela Nori

Barbosa, R.D.; NICOLETTI, V. R.; MAURO, M. A.; SCOBOSA, K. M. A.;ROCHA, W. S.. Efeito das variáveis do processo de fabricação sobre a qualidade do beiju. 2019 - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Patricia Freitas Batista de Oliveira

CORDEIRO, C. C. C.; Queiros, C. A. A.;ROCHA, W. S.. IMPACTO DO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE SOBRE O APRENDIZADO DOS COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Eugenio Matheus Mendonça Pacheco

Pacheco, E.M.M.; CORDEIRO, C. C. C.; Queiros, C. A. A.;ROCHA, W. S.. Fatores de impacto no processo de decisão dos diretores na implantação do sistema de gestão da qualidade nas empresas de Feira de Santana - BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marcela Crusoé Figueiredo

Figueiredo, M. C.; CORDEIRO, C. C. C.; Queiros, C. A. A.;ROCHA, W. S.. Diagnóstico da Implantação deo sistema de gestão da qualidade nas empresas de construção civil em Feira de Santana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

TESHIMA, E.; CRUZ, R. S.;ROCHA, W. S.. Banca examinadora do Concurso de seleçao Pública da matéria Tecnologia e Qualidade. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, C. M. R.ROCHA, W. S.. Seleçao pública para professor substituto da materia Análise Fisicoquimica dos Alimentos. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CRUZ, R. S.; NORI, M. A.;ROCHA, W. S.. Seleçao Pública para Professor Substituto da disciplina Embalagem e Controle de Qualidade. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

KOBLITZ, M. G. B.;SOUZA, S. M. A.ROCHA, W. S.. Seleçao Pública par Professor Substituto da Matéria Embalagem e Controle de Qualidade. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

NORI, M. A.;ROCHA, W. S.. Processo de seleção de monitoria. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.; SANTOS M.J. DE M.. Presidente de Comissão Eleitoral do Departamento de Tecnologia UEFS. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SOUZA, S. M. A.ROCHA, W. S.; NORI, M. A.. Processo de seleção de monitoria. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.; CERQUEIRA, A. G.; NASCIMENTO, N. M.. Presidente de Comissão Eleitoral para Direçao do Departamento de Tecnologia. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.. Assessora Científica no XII Seminário de Iniciação Científica. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.. Assessora Ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica FAPESB/UEFS. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.. Assessora Ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/UEFS. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.SILVA, C. M. R.. Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos no XI ENEEALI - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.; SANTOS M.J. DE M.; RODRIGUES, I.C.. Comissão Eleitoral para Eleição de Diretor e Vice-diretor de Departamento deTecnologia. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

PIRAS, P. R. F.;ROCHA, W. S.ALBINATTI, F. L.. Membro da Comissão de Horários. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.. Assessora Ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/UEFS. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.. XI ENEEALI - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos. 2007. Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos.

ROCHA, W. S.. Comissão Científica da V Semana de Eng de Alimentos da UEFS. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

TESHIMA, E.; Jose Lucas Vital;ROCHA, W. S.. Comissão Científica da V Semana de Engenharia de Alimentos da UEFS. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROCHA, W. S.; SANTOS M.J. DE M.; SOUZA, T. S.. Presidente de Comissào Eleitoral. 2005.

Comissão julgadora das bancas

Lauro Luis Martins Medeiros de Melo

MELO, L.. Desenvolvimento de smoothies de frutas destinados a crianças e adolescentes. 2018. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Letícia Moreira Casotti

DELIZA, R.; GREGORIO, S. R.; MELO, L. L. M. M.; FREITAS, D. G. C.;CASOTTI, L.M.. Desenvolvimento de smoothies de frutas destinados a crianças e adolescentes. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos / Instituto de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Letícia Moreira Casotti

DELIZA, R.; ROSENTHAL, A.;CASOTTI, Letícia Moreira. DESENVOLVIMENTO DE SMOTHIES DE FRUTAS DESTINADOS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos / Instituto de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavia Maria Netto

NETTO, FM; GROSSO, CRF; SCAMPARINI, ARP; JACKIX, MNH. Permeação de solutos de diferentes massas moleculares em matrizes compostos de cálcio de acetofitalato de celulose. 2001. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Raimundo Ferreira Grosso

NETTO, F. M.; SCAMPARINI, A. R. P.; JACKIX, M. N. H.;GROSSO, C. R. F.. Permeação de solutos de diferentes massas molares compostas de alginato de calcio e de acetofitalato de celulose. 2001. Dissertação (Mestrado em alimentos e nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Sandra Regina Gregório

DELIZA, Rosires;GREGORIO, Sandra Regina; MELO, L.L.M.M; FREITAS, D. G. C.; CASOTTI, L.M.. ?Desenvolvimento de smoothies de frutas destinados a crianças e adolescentes?. 2018. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Reidjany Santos de Almeida

Iniciação Científica Júnior; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Anderson Silva Bastos

Iniciação Científica Júnior; 2007; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Marília Dourado Lopes

Estágio Supervisionado - CQ Ind de misturas; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Rafael Silva Lima

Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Ludimilla Adorno Vasconselos

Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Laryssa Damasceno Muniz

Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Fabiana de Jesus Santana

Estágio Supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Pedro Vitor Almeida Motta de Moura

Estágio Supervisionado - CQ Indústria de Sorvetes; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Vívian Dessa de Oliveira

Estagio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Elissandra de Jesus Lima Pereira

Estagio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Sálvio André Dias de Farias

Estagio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Danielle Moreira Rios

estagio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Ailana Carmina Argolo Correia

Estagio Supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Aline Silva Costa

Estagio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Maitê Araújo Viana

Estagio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Milenna Santos Silva

Estagio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

José Dias da Rocha Segundo

Estagio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

JORGE RODRIGO ASSIS MOREIRA

Estágio Supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Juciana Machado Bastos

Estágio Supervisionado; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Fernando Aragão

Estágio Supervisionado; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Amanda Santos Rocha

Estágio Supervisionado; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Nayjara Carvalho Gualberto

Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Maria Antônia Carvalho Lima

Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Wânia Silveira da Rocha;

Foi orientado por

Celia Alencar de Moraes

Lab; de Microbiologia Industrial; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Celia Alencar de Moraes;

Carlos Raimundo Ferreira Grosso

Difusão de compostos de diferentes pesos moleculares em géis poliméricos; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Raimundo Ferreira Grosso;

Produções bibliográficas

  • ROCHA, W. S. ; GROSSO, C. R. F. . Permeação de solutos de diferentes massas moleculares em matrizes compostas de alginato de cálcio e acetofitalato de celulose. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana , v. 35, p. 125-148, 2006.

Outras produções

ROCHA, W. S. . Oficina de Análise Sensorial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, U.F.P. dos ; NORI, M. A. ; MACHADO, A. V. M. ; AFLITOS, A. ; ROCHA, W. S. . Manual do Engenheiro. 2005. (Manual).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO DE MEL NA AGRICULTURA FAMILIAR, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Cristina Maria Rodrigues da Silva - Integrante / Elisa Teshima - Integrante / Silvia Maria Almeida de Souza - Coordenador / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Ernesto Acosta Martinez - Integrante / Abimael Passos dos Santos - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de Empreendimento Solidário da Agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto decomercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também,uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Cristina Maria Rodrigues da Silva - Coordenador / Elisa Teshima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2009

    ?Desenvolvimento de processos e Equipamentos para fabricação de Beiju?, Descrição: Atividade de Orientação e desenvolvimento de Análises sensoriais. Ajuste das instalações fabris e aperfeiçoamento de equipamento, calibração do instrumenta: análise dos dados obtidos pela equipe de provadores e avaliação de desempenho de provadores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Márcia Ângela Nori - Coordenador / Areobaldo Aflitos - Integrante / Armando Sá Ribeiro Junior - Integrante / Geraldo Jose Belmonte dos Santos - Integrante / VITOR TRIGO GIRARDI - Integrante.

  • 2006 - 2009

    ?Desenvolvimento e padronização do processo de defumação do camarão canela proveniente do Lago de Pedra do Cavalo, Bahia?, Descrição: Atividade de Orientação e desenvolvimento de Análises sensoriais. Treinamento de equipe de provadores e avaliação de desempenho de provadores; Avaliação de preferência para teste de avaliação global e de aparência: cor e brilho em laboratório e em local central. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Fátima Luscher Albinatti - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2008

    Implantação de laboratório de leite, Descrição: Atividade de Co-orientação da bolsista, reavaliação dos dados obtidos pela equipe de provadores para teste qualitativo e quantitativo de iogurte, e retreinamento devido à inconsistência dos dados da equipe; elaboração de relatório para CEP; enviado para apresentação no XII Semic;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ana Carolina Sampaio Dória Chaves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    Aproveitamento de Cabeças de Camarão Cultivado para produção de farinha e Desenvolvimento de produtos, Descrição: Descrição: As regiões Norte e Nordeste são as principais produtoras de camarão cultivado, como exemplo podemos citar o Estado da Bahia que tem a maior criação de camarão de fazenda do Brasil, com uma produção avaliada em 5,4 mil toneladas e um movimento estimado de US$ 22 milões, correspondendo a 25% de todo o camarão produzido no Brasil. O Processamento do camarão gera grande quantidade de resíduos, cerca de 50 a 60 % são de cascas e cabeças que podem ser importantes fontes de proteínas, de 9 a 11%, e sais minerais, porém são descartados, dispostos no meio ambiente causando problema de poluição. Este projeto visa a obtenção e caracterização da farinha das cabeças de camarão e desenvolvimento de produtos como uma tentativa de aumentar o valor agregado de produtos regionais e oferecer ao mercado um produto de baixo custo e de valor nutricional.. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 Aproveitamento de resíduos da Indústria pesqueira. Obtenção e caracterização dos resíduos e sub-produtos para produção de farinha e outros produtos, e suas possíveis aplicações no desenvolvimento de produtos para alimentação humana. Desenvolvimento de produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Elianne Ferrarezzo - Integrante / Márcia Ângela Nori - Integrante / Cristina Maria Rodrigues da Silva - Coordenador / Janice Izabel Druzian - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2004 - Atual

    Avaliação da Qualidade Sensorial de Alimentos e Bebidas, Descrição: O presente projeto tem por objetivo possibilitar o uso adequado e ético das renomadas técnicas de Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas, visando determinar a qualidade sensorial de produtos, processos novos ou existentes, a serem realizadas no laboratório de Análise Sensorial, localizado no Labotec II da UEFS, ou em testes de localização central, realizados em pontos estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wânia Silveira da Rocha - Coordenador / Márcia Ângela Nori - Integrante / Tais Silva de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

Prêmios

2012

Certificado de Serviço Relevânte Prestado à Nação, CONFEA.

2010

Professora Homenageada, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2010

Professora Homenageada, Universidade estadual de Feira de Santana.

2009

Professora Homenageada, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2008

2o LUGAR NA CATEGORIA INVENTORES INDEPENDENTES DO CONCURSO DE IDEIAS INOVADORAS, FAPESB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Tecnologia. , AVENIDA TRANSNORDESTINA, S/N, NOVO HORIZONTE, 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 36168056, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2004

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2004

    Extensão universitária , Dtec, .,Atividade de extensão realizada, Atendimento à demanda das Indústrias da região de feira de Santana - Bahia, referindo-se à transmissão de tecnologia e adequação de processos, desenvolvimento de produtos e projetos em fábricas de beiju.

  • 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Dtec, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2006 - 09/2009

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Sensorial de Alimentos, Gestão da Qualidade na Indústria de Alimentos

  • 12/2003 - 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Dtec, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2005 - 10/2005

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia do processamento de frutas e Hortaliças, Análise Sensorial de Alimentos

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Sensorial de Alimentos, Fundamentos da Engenharia de Alimentos

  • 06/2003 - 06/2004

    Direção e administração, Dtec, Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.,Cargo ou função, Coordenadora de Área.

  • 01/2003 - 06/2004

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Sensorial de Alimentos, Fundamentos da Engenharia de Alimentos, Termodinâmica Aplicada à Engenharia de Alimentos

  • 03/2002 - 01/2003

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos processos Físicos Químicos e Biológicos, Termodinâmica Aplicada à Engenharia de Alimentos

  • 11/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Dtec, .,Cargo ou função, Comissão de Acompanhamento de Atividade Docente - Disciplina Mecânica Geral I.

2002 - 2002

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor de Curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2002 - 06/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Professora do Curso de Extensão - para o Curso de Engenharia de Alimentos.

1996 - 1996

Cia Cervejaria Brahma

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de Testes de Sensoriais para Treinamento e seleção de Provadores

1995 - 1996

Cia Cervejaria Brahma

Vínculo: Estageiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de cor e aroma. Pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Atividades

  • 02/1996 - 03/1996

    Estágios , Centro de Desenvolvimento Tecnológico, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Testes sensoriais para o treinamento e seleção de painel de analistas sensoriais.

  • 12/1995 - 01/1996

    Estágios , Centro de Desenvolvimento Tecnológico, .,Estágio realizado, Desnvolvimento de cor e aroma em bebida.

  • 12/1995 - 01/1996

    Estágios , Centro de Desenvolvimento Tecnológico, .,Estágio realizado, Desnvolvimento de cor e aroma em bebida.

1996 - 1996

Nestlé Indústria e Comércio Ltda

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1996 - 02/1996

    Estágios , Laboratório de Garantia de Qualidade, .,Estágio realizado, Atividades de Verificação, Inspeção e medidas corretivas de garantia da qualidade de produtos.

1995 - 1995

Cia Ind. e Mercantil Paoletti

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio nos laboratórios de Controle e Inspeção de Qualidade - Lsboratório Central - Litografia e acompanhamentos das atividades de produção

Atividades

  • 01/1995 - 03/1995

    Estágios , Laboratório Central - de Inspeção de Matéria-prima e produto, .,Estágio realizado, Análises de amostragem, Inspeção, verificação e controle de qualidade de matérias-primas, fases da produção e produtos.