Silvana Margarida Benevides Ferreira
Possui Graduação em Curso de Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT), Especialização em Pediatria e Gerenciamento de Serviços de Saúde (FAEN/UFMT), Mestrado em Saúde e Ambiente (Instituto de Saúde Coletiva/UFMT), Doutorado em Ciências da Saúde/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Docente Permanente, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Cuidado à Saúde em Evidências. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança e Adolescente, doenças infectocontagiosas, doenças relacionadas ao Ambiente e Saúde e Revisão Sistemática/Metanálise. Membro Adjunto do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências/ IJBI Brasil ;Contribui como revisor de periódicos.
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Ciências
2006 - 2009
Universidade Federal de São Paulo
Título: determinantes de casos de recidiva em hanseníase no Estado de Mato Grosso
Mônica Antar Gamba. Palavras-chave: hanseníase; enfermagem; epidemiologia; recidiva; estudo Caso-Controle.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Saúde e Ambiente
2001 - 2003
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Fatores preditivos de abandono do tratamento da tuberculose bacilífera,Cuiabá-MT, Ano de Obtenção: 2004
Clovis Botelho.Palavras-chave: Tuberculose, Bacilífera, Abandono.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Especialização em Enfermagem Pediátrica Clínica e Cirurgica
1994 - 1995
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Estudo da Demanda de 0 a 14 anos Atendida no Pronto Atendimento Infantil do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, 1º Trimestre de 1994
Orientador: Ione Mariza Bortolotto
Especialização em Gerenciamento de Serviços de Sáue
1992 - 1993
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Resolubilidade do atendimento em crianças menores de cinco, no Centro de Saúde Dom Aquino
Orientador: José Pedro R Gonçalves
Aperfeiçoamento em Licenciatura Em Enfermagem
1981 - 1983
Universidade Federal de Mato Grosso
Ano de finalização: 1983;
Pós-doutorado
2014 - 2016
Pós-Doutorado. , Escola de Enfermagem - Universidade de São Paulo, EEUSP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Participação em eventos
11º Congresso Internacional em Saúde - Online. MAPEANDO OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: SCOPING REVIEWS. 2024. (Congresso).
SEMINÁRIO PERMANENTE DE METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO.Revisão Sistemática: Metodologia JBI. 2023. (Seminário).
JBI gLOCAL SOLUTION ROOM 2022: GLOBAL EVIDENCE, LOCAL DECISIONS: ?Da síntese à implementação de evidências na prática clínica: desafios e experiências no Brasil e em Costa Rica",.Revisão Sistemática Quantitativa. 2022. (Simpósio).
1º WEBNAR - REVISÃO SISTEMÁTICA.REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA. 2020. (Outra).
10º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1º SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS E A OCORRÊNCIA DE NASCIDOS VIVOS COM BAIXO PESO. 2019. (Seminário).
10º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1º SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. (Seminário).
21 Encontro de Atividades Cientificas.Perfil de contatos de hanseníase doentes e não doentes em menores de 15 ano em município prioritário para controle da endemia como problema de saúde pública. 2018. (Encontro).
21 Encontro de Atividades Cientificas.Púrpura trombocitopênica idiopática em crianças. 2018. (Encontro).
Congresso Mato Grossense de Medicina da família e Comunidade. Análise dos dados de notificação compulsória sobre Hanseníase no Município de Cuiabá-MT. 2018. (Congresso).
X MOSTRA de Pós-Graduação da UFMT.PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA DA ENFERMAGEM EM HANSENÍASE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. 2018. (Seminário).
X MOSTRA de Pós-Graduação da UFMT.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM MENORES DE 15 ANOS COM HANSENÍASE. 2018. (Seminário).
Avaliação de Aprendizagem para o Professor - Kroton. 2017. (Oficina).
Como e Por que Sou Professor - Kroton. 2017. (Oficina).
Funcionalidades do AVA - Kroton. 2017. (Oficina).
Métodos para Elaboração, Avaliação e Adaptação de Diretrizes Baseadas em Evidência" no. 2017. (Oficina).
O Modelo Acadêmico - Kroton. 2017. (Oficina).
Seminário de Iniciação Cientifica UNIC.Rastreamento de infecção por Mycobacterium Leprae em contatos de menores de 15 anos com hanseníase por meio da utilização de testes sorológicos. 2017. (Seminário).
Seminário de Iniciação Cientifica UNIC.A influência das condições ambientais na hanseníase: uma revisão da literatura. 2017. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM MENORES DE 15 ANOS. 2017. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. FATORES CORRELACIONADOS AO TESTE SOROLÓGICO ANTI-PGL-I EM MENORES DE 15 ANOS. 2017. (Congresso).
19º CBCENF. Busca ativa de contatos de hanseníase menores de quinze anos e suas limitações. 2016. (Congresso).
9º CBCENF. Hanseníase: comprometimento neural em menores de quinze anos, Cuiabá, Mato Grosso.. 2016. (Congresso).
9º CBCENF. Tendencia dos indicadores de hanseníase em menores de quinze anos no Mato Grosso (2001-2013. 2016. (Congresso).
AABEn.Situação vacinal da BCG em contatos de casos de hanseníase menores de quinze anos, Cuiabá, Mato Grosso.. 2016. (Outra).
Avaliação de Aprendizagem Discente - Kroton. 2016. (Oficina).
Curso de Metanálise - Cochrane. 2016. (Oficina).
Formação Enade - Kroton. 2016. (Oficina).
Formação KLS 2.0 - Kroton. 2016. (Oficina).
Integração de Novos Colaboradores - Kroton. 2016. (Oficina).
Manual Sobre a Lei Anticorrupção - Kroton. 2016. (Oficina).
Paixão por Educar - Kroton. 2016. (Oficina).
PCD - Plano de Carreira Docente - Kroton. 2016. (Oficina).
Curso de revisão Sistemática (JBI). 2014. (Oficina).
I Jornada de Hanseníase da liga acadêmica de Saúde Coletiva.Práticas em Saúde Baseada em Evidência Científica e a Hanseníase. 2014. (Outra).
Revisão sistemática e metanálise (COCHRANE). 2014. (Oficina).
12º Congresso brasileiro de Hansenologia - Congresso Nacional da ILA - Américas. CARACTERISTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS DE RECIDIVA EM HANSENIASE EM MATO GROSSO. 2011. (Congresso).
VIII congresso de epidemiologia - EPI- 2011. DENGUE HEMORRÁGICA EM MATO GROSSO. 2011. (Congresso).
Seminário de Avaliação dos Projetos do PPSUS 2006.Fatores associados a ocorrência em hanseníase no Estado de Mato Grosso/Brasil. 2010. (Seminário).
Como escrever um artigo ciêntífico. 2008. (Outra).
III CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM EM DERMATOLOGIA. CARACTERÍSTICAS DOS CASOS DE RECIDIVA EM HANSENÍASE DIAGNÓSTICADOS EM UNIDADES ESPECIALIZADAS (UE) E UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO ESTADO DE MATO GROSSO-BRASIL (2004-2006). 2008. (Congresso).
Introdução à revisão Sistemática e Metanálise do Centro Cochrane do Brasil. 2008. (Oficina).
VII congresso brasileiro de epidemiologia. Comparação de casos de recidivas de Hanseníase diagnosticados em unidades de referência e unidades básicas de saúde. 2008. (Congresso).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. Comparação de casos de recidivas de Hanseníase diagnosticados em unidades de referência e unidades básicas de saúde. 2008. (Congresso).
3° simpósio brasileiro de hansenologia.percepção da mulher com hanseníase sob sua imagem corporal. 2007. (Simpósio).
3° simpósio brasileiro de hansenologia.Hanseníase no estado de Mato Grosso: monitoramento da rotina de registros e contatos intradomiciliares. 2007. (Simpósio).
3° simpósio brasileiro de hansenologia.Hanseníase - fenômeno de Lúcio: uma abordagem clínica e terapeutica dos estudos mais relevantes. 2007. (Simpósio).
3° simpósio brasileiro de hansenologia.hanseníase e o Estado de Mato Grosso: atualização dos dados utilizando o aplicativo hanswin.. 2007. (Simpósio).
3° simpósio de hansenologia.maginitude da hanseníase no Estado de Mato Grosso: situação epdemiologica. 2007. (Simpósio).
I amostra cientifica em enfermagem da universidade de Cuiabá.PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE DOS TRABALHADORES DE EMPRESA DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA. 2007. (Seminário).
I amostra científica em enfermagem da Universidade de cuiabá.INQUÉRITO DE SAÚDE DA CLIENTELA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA. 2007. (Seminário).
I amostra científica em enfermagem da Universidade de Cuiabá.Fatores preditivos de abandono do tratamento de tuberculose, Cuiabá/MT. 2007. (Seminário).
I amostra cientifica em enfermagem da universidade de Cuibá.HANSENÍASE - FENÔMENO DE LÚCIO: UMA ABORDAGEM CLÍNICA E TERAPÊUTICA DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. 2007. (Seminário).
Iº Congresso de Qualidade de Vida da Área de Saúde. 2007. (Congresso).
Politicas Públicas de Saúde e os Movimentos Sociais. 2007. (Seminário).
Reunião de grupo de estudos em saúde coletiva.Apresentação do projeto de pesquisa: fatores associados á ocorrência da hanseniase no Estado de Mato Grosso.. 2007. (Outra).
4ª Semana Integrada de Enfermagem do Estado de Mato Grosso. 2005. (Encontro).
5ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2005. (Outra).
66ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2005. (Outra).
avaliação da hanseniase a nível Nacional, Estados e municipios prioritários.Avaliação dos dados epidemiológicos da hanseníase. 2005. (Outra).
Avaliação do acompanhamento da hanseníase no estado de Mato Grosso: Resultado do trabalho da força tarefa/MS.situação da hanseníase no Estado de Mato Grosso. 2005. (Outra).
Capacitação SINAN - hanseníase e tuberculose. 2005. (Oficina).
4ª Mostra Nacional de Experiência Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2004. (Outra).
Treinamento da oficina de vogilãncia epidemiológica da hanseníase, tuberculose e SINAW - versão 4.1. 2003. (Oficina).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. fatores associados ao abandono do traamento da tuberculose pulmonar bacilifera em Cuiabá. 2003. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Abandono do tratamento da tuberculose pulmonar baciífera: modalidade supervisionada versus não-supervisionada. 2003. (Congresso).
2 ª Semana de Enfermagem Integrada do Estado de Mato Grosso.Tratamento supervisionado: taxa de abandono de tratamento. 2001. (Encontro).
62ª semana Brasileira de Enfermagem.tratamento Supervisionado: Taxa de abandono de tratamento. 2001. (Encontro).
Curso. 2001. (Outra).
IIº Congresso de Pneumologia e tisiologia do Centro Oeste. 2001. (Congresso).
Iª jornada de Fisioterapia respiratória de Centro-Oeste. 2001. (Congresso).
13ª Reunião Ciêntifica da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso. 2000. (Outra).
14ª Reunião Ciêntifica da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso. 2000. (Outra).
15ª Reunião Ciêntifica da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso. 2000. (Outra).
curso de Informática: EPI-INFO - Módulo Analysis. 2000. (Outra).
IV encontro de enfermagem do Mato Grosso.Estudo de efetividade no tratamento supervisionado para tuberculose pulmonar em unidades sanitárias de Cuiabá/MT. 2000. (Encontro).
IV Programa de Educação Continuada em Pneumologia. 2000. (Outra).
Treinamento em análise de dados epidemiológicos sobre DST e AIDS. 2000. (Outra).
consulta de Enfermagem ao portador de diabetes e hipertenção. 1999. (Oficina).
Epidemiologia Ambiental. 1999. (Outra).
Estados Políticas Sociais e Saúde. 1999. (Outra).
Treinamento em Diagnóstico de Enfermagem. 1999. (Outra).
Fundamentos em Ciências Sociais e Saúde. 1998. (Outra).
Iº Encontro de Avaliação do Programa de Controle de Tuberculose da Região Centro-Oeste. 1998. (Encontro).
Treinamento das ações contra a tuberculose. 1998. (Outra).
Curso de Assistencia ao Pré-Natal de baixo Risco. 1996. (Outra).
os dilemas e os desafios da consulta de enfermagem.A prática da consulta de enfermagem (relato de experiência).. 1996. (Seminário).
Capacitação Técnica em Hansenologia Módulo II. 1994. (Outra).
I º Fórum de Debate sobre a Saúde da Mulher. 1994. (Outra).
Iº Fórum Municipal de Recursos Humanos para a Saúde. 1994. (Outra).
Planejamento e Organização para a Qualidade. 1994. (Outra).
Curso de Sistemas de Gestão da Qulalidade. 1993. (Outra).
IIª oficina de trabalho "Processo de Distritalização do SUS-Cuiabá". 1993. (Oficina).
2º Curso de reciclagem em pediatria de Mato Grosso: Pneumologia e Alergia na Infância. 1992. (Outra).
Ciclo de Palestras com o tema Dermatologia na Infância. 1991. (Outra).
Treinamento para coleta de Cévico-Uterino e de Mama. 1987. (Outra).
Iº Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem. 1980. (Encontro).
Participação em bancas
FERREIRA, S. M. B.; DOMINGUEZ, O. A. E.; CORTELA, D. C. B.; SILVA, P. R. S.; BITTENCOURT, W. S.. PREVALÊNCIA DE RECIDIVA EM HANSENÍASE: Revisão Sistemática e Meta-Análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
LEITE, C. A.;FERREIRA, S. M. B.; BITTENCOURT, W. S.. MANIFESTAÇÕES ORAIS NA HANSENÍASE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade de Cuiabá.
SANTOS, E. S.; ALVES, M.;FERREIRA, S. M. B.. Distribuição espacial e temporal da hanseníase em menores de 15 anos em Cuiabá-MT, 1999 a 2018.. 2022. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.
FERREIRA, S. M. B.; SILVA, P. R. S.; ALENCASTRO, L. C. S.; BATTISTI, I. D. E.; LIMA, J. C.; CORTELA, D. C. B.. Análise temporal e espacial da covid-19 em crianças e adolescentes em Mato Grosso, Brasil, 2020-2022. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
FERREIRA, S. M. B.; MARCON, S. R.; DOMINGUEZ, O. E.;GAIVA, M. A. M.; CORTELA, D. C. B.. QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HANSENÍASE. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ATANAKA, M.; SILVA, Ageo Ms da; BASTA, P. C.;FERREIRA, S. M. B.. Tendência Temporal da Morbimortalidade por Tuberculose em Mato Grosso, Amazônia Legal, Brasil, 2001 ? 2015. Tony. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GAIVA, M. A. M.FERREIRA, S. M. B.; FUJIMORI, E.; SILVA, Ageo Ms da; MELLO, D. F.. APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA ATENÇÃO INTEGRADA AS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA POR ENFERMEIROS E MÉDICOS EM CUIABÁ, MT. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GAIVA, M. A. M.;FERREIRA, S. M. B.; FUJIMORI, E.; KALE, P. L.; ANDRADE, A. C. S.. NEAR MISS NEONATAL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GAMBA, M. A.FERREIRA, S. M. B.; ABRAHAO, A. R.; TAVARES, C. M.; NARDI, S. M. T.. MARCADORES SOROLÓGICOS E GENÉTICOS DA HANSENÍASE EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO ESTADO DO ACRE. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.
ALONSO, K. M.; CUTULO, L. R. A.; SANTOS, N. C.; MACIEL, C.;FERREIRA, S. M. B.. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE ESTUDO DE CASO EM TELESAÚDE. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PERES, H. H. C.; CUTULO, L. R. A.; SANTOS, N. C.; MACIEL, C.; ALONSO, K. M.; FERREIRA, M. S.;FERREIRA, S. M. B.. Tecnologias da informação e comunicação na saúde - telessaúde: um estudo de caso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
REINERS, A.;FERREIRA, S. M. B.. prevalência de pré-fragilidade em idosos da comunidade e fatores associados. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GAMBA, M. A.; FREITAS, M. A. O.;FERREIRA, S. M. B.; PACE, A. E.. Educação para o autocuidado em Diabetes Mellitus na estratégia de saúde da família. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.
MARTINS, C. B. G.; RIBEIRO, R. L. R.;FERREIRA, S. M. B.. Vulnerabilidades e consequências da violência sofrida e exercida por adolescente no ensino médio de Cuiabá. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GAIVA, M. A. M.FERREIRA, S. M. B.; SILVA, Ageo Ms da. APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA ATENÇÃO INTEGRADA AS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA POR ENFERMEIROS E MÉDICOS EM CUIABÁ, MT. 2012.
FEITOSA, M. S.;FERREIRA, S. M. B.. Santana.Hanseníase em Mato Grosso: um estudo bibliográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; ALVES, BC. Perfil dos pacientes com tuberculose pulmonar e fatores preditivos do abandono do tratamento em Cuiabá/MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
Xavir,EA; Barbieri, CCS; Sirqueira, LC;FERREIRA, S. M. B.. Acidente ocupacional em profissionais na área de enfermagem: Revisão integrativa de literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
Milhomen, AF; Freitas, BL; Guimarães, LSG; Ferreira, PS;FERREIRA, S. M. B.. Milhomen; B. L. Freitas; Loiana S. Guimaraes.Adesão ao tratamento da hanseníase: uma revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; HARAS, H; ANTIQUEIRA, Valdete Arnut. Fatores de risco no Diabetes Gestacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; MELO, SP. O IMPACTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER EM SEUS CUIDADORES: Uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; villaça, LMS. HIPERTENSÃO ARTERIAL: CARACTERÍSTICAS, COMPLICAÇÕES E POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; villaça, LMS. Neves,Letícia B. Guimarães; Tereza M. Nogueira.A Importância da Consulta de Enfermagem como Etapa do Processo de Assistência à Saúde da Comunidade para Enfermeiros no Município de Cuiabá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; SILVA, Geralda Lopes da; SOUZA, Yêda Regina de. Diferênça na qualidade de vida entre idosos que frequentam um centro de convivência de idosos e os que não frequentam nenhum grupo dessa natureza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; ANTIQUEIRA, Valdete Arnut; SOUZA, Yêda Regina de. Cobertura vacinal de mulheres em idade fertil num centro de saúde do Distrito Leste de Cuiabá, primeiro semestre de 2003. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; ANTIQUEIRA, Valdete Arnut; SILVA, Geralda Lopez da. Educação a Saúde no pré-natal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; ALTOÉ, Sandra Regina; ANTIQUEIRA, Valdete Arnut. Causas mais frequentes de acidentes com instrumento perfuro cortante na equipe de enfermagem em um hospital escola.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; GONÇALVES, Denise Cardoso; SILVA, Maria Yolânda e. Compreendendo as causas de absenteísmo da Equipe de Enfermagem de um centro cirurgico de um hospital universitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; ALTOÉ, Sandra Regina; SOUZA, Yêda Regina de. Orientações no alojamento conjunto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
FERREIRA, S. M. B.; MANDU, E. T.; RIBEIRO, M. R. R.. Concurso publico de provas e títulos de professor titular - Enfermagem. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso.
RAMOS, ARS;FERREIRA, S. M. B.. Concurso publico de provas e títulos de professor titular - Enfermagem. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
BITTENCOURT, W. S.;FERREIRA, S. M. B.; LEITE, C. A.; SILVA, A. M. C.; BUTAKKA, C. M. M.. Banca avaliadora de alunos candidatos a mestrado. 2017. Universidade de Cuiabá.
MANDU, E. N. T.; RIBEIRO, R. L. R.;FERREIRA, S. M. B.. Comissão avaliadora para análise de exame pós-doutoral. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.
FERREIRA, S. M. B.. 20º Encontro de Atividades Científicas _Kroton - Parecerista de trabalhos científicos. 2017. Kroton Educacional Mato Grosso.
MARCON, S. R.; NAKAGAWA, J. T. T.;FERREIRA, S. M. B.; RIBEIRO, R. L. R.. Banca avaliadora de alunos candidatos a mestrado. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.
BITTENCOURT, W. S.;FERREIRA, S. M. B.; LEITE, C. A.; BUTAKKA, C. M. M.; SILVA, A. M. C.; ELIAS, R. M.; FIGUEIREDO, S. E. F. M. R.; FERNANDES, V.. Banca avaliadora de alunos candidatos a mestrado. 2016. Universidade de Cuiabá.
NAKAGAWA, J. T. T.; SOUZA, SPS;FERREIRA, S. M. B.; RIBEIRO, R. L. R.. Banca avaliadora de alunos candidatos a mestrado. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Efetividade do esquema terapêutico (U-MDT) para tratamento de pacientes com hanseníase comparado ao esquema convencional da OMS (R-MDT) ou placebo: estudo de revisão sistemática com metanálise; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
BIOMARCADOR DE IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÇÃO E INFECÇÃO DE HANSENÍASE EM CONTATOS DE PACIENTES EM REGIÕES PREVALENTES DA DOENÇA NO ESTADO MATO GROSSO; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
; Impacto das infecções relacionadas ao grupo do patógeno STORCH+ Z em óbitos neonatais e malformações congênitas, em Mato Grosso; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Início: 2024; Universidade Federal de Mato Grosso;
Infecções congênitas relacionadas ao grupo patógeno STORCH+Z nos desfechos de óbitos e anomalias: uma revisão de escopo; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
MALFORMAÇÃO CONGÊNITA RELACIONADA À EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
PREVALÊNCIA DE RECIDIVAEM HANSENÍASE: revisão sistemática e Meta-análise; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MATO GROSSO, BRASIL, 2020-2022; 2021; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HANSENÍASE; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
QUALIDADE DE VIDA EM HANSENÍASE: Scoping Review; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM CONTATOS SOCIAIS DE HANSENÍASE EM ESCOLARES; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
CONTATOS DE HANSENÍASE EM MENORES DE 15 ANOS: DETERMINANTES SOCIOAMBIENTAIS, EPIDEMIOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL; 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade de Cuiabá, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM MENORES DE 15 ANOS CONTATOS DE CASOS DE HANSENÍASE; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
INDICADORES E DETERMINANTES CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS, MATO GROSSO, BRASIL; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
ANÁLISE DE ÓBITOS POR HANSENÍASE NO BRASIL (2000 A 2007); ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Coorientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Imunoprofilaxia com vacina BCG em combinação com Rifampicina em dose única em crianças e adolescentes contatos de hanseníase em região hiperendemica; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO Á SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HANSENÍASE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Fatores de risco para infecção em tuberculose em crianças: revisão integrativa da literatura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação de Saúde Publica com Ênfase em Saúde) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
M; Alves; Ana Carolina S; Queiróz; Camila R; Banhar; Abordagem da anemia falciforme: revisão integrativa da literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Perfil das mulheres que se submeteram a mamografia no município de Cuiabá-MT, no ano de 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
da S; Coimbra; Caroline Mayer; Sonia M; S; dos Sant; Fatores relacionados a desnutrição infantil: revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Estudo de incidencia de hanseníase em menores de 15 anos no municipio de Varzea Grande/MT; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
ESTUDO DE INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE NO ESTADO DE MATO GROSSO (2005-2007); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
DIABETES MELLITUS UMA ABORDAGEM EDUCATIVA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Perfil dos pacientes com incapacidade fisica em Hanseníase atendidos em uma Unidade de Referência, Cuiabá-MT; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
PERCEPÇÃO DE MÃES REEDUCANDAS EM PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO ATÉ OS SEIS MESES DE IDADE EM UM PRESÍDIO FEMININO DE CUIABÁ-MT; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
L; Martins; Simara A; T; Amorin; Suelen P; Sales; Características individuais do indivíduo com esclerose multipla e aspectos relacionados frente às possíveis dificuldades ao tratamento; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
C; Pereira; Mirian O; Sobrinho; perfil pidemiológico da hanseníase em uma Unidade do Programa de Súde da Família, Cuiabá/MT; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
ANTONINI;FERNANDA D; PIMENTEL;KELLEN S; SOUSA; VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM MENORES DE DOZE ANOS, CUIABÁ/MT; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
INCIDENCIA DE TUBERCULOSE EM CRIANÇAS MENORES DE QUINZE ANOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
SÍNDROME DE BURNOUT NOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
B; POLETO; JÉSSICA F; CRESTAN; SVETLANA COUTINHO; FATORES RELACIONADOS À NÃO-ADESÃO AO TRATAMENTO HIPERTENSIVO NOS IDOSOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
POLIZEL; DAIANE N; LONGO;ISABELLA C; MARQUES; Perfil da criança em idade escolar em uma instituição púbilca, Cuiabá/MT; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Perfil das adolescentes grávidas: uma revisão integrativa da literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Perfil das adolescentes grávidas: uma revisão integrativa da literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
NASCIMENTO;HELISANGELA S; MELIM;NOEMIA BALTAZAR; ASPECTOS DE NÃO-ADESÃO AO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Infecção puerperal em um hospital universitário de Cuiabá no ano de 2003; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Estudo do tratamento de tuberculose em uma unidade de referência em pneumologia sanitária no município de Cuiabá-MT (1998-2002); 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Conhecimento sobre a pratica do aleitamento materno entre nutrizes atendidas em um hospital universitario de Cuiaba em 2004 ; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Estudo de casos novos de tuberculose em uma unidade de referência no município de Cuiabá (2000-2002); 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM HANSENÍASE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Cuiabá, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
A influência das condições ambientais na hanseníase: uma revisão da literatura; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UNIC Educacional, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Silvana Margarida Benevides Ferreira;
Produções bibliográficas
-
DA ROCHA, CAMILA BEATRIZ ALVES ; MACHADO, LÚBIA MAIELES GOMES ; SILVA, PÃMELA RODRIGUES DE SOUZA ; DE FREITAS, BRUNA HINNAH BORGES MARTINS ; BATTISTI, IARA DENISE ENDRUWEIT ; SOARES DOS SANTOS, EMERSON ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Morbidity trend and space-time clusters of COVID-19 occurrence in children and adolescents. Jornal de Pediatria , v. 100, p. 196-203, 2024.
-
DE ALMEIDA, MICHELLE VEIGA ; FERREIRA, ELENA ALVES BENEVIDES ; ALVES DA ROCHA, CAMILA BEATRIZ ; CORTELA, DENISE COSTA BOAMORTE ; SOUZA SILVA, PAMELA RODRIGUES ; LEN, CLAUDIO ARNALDO ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Health-related quality of life of children and adolescents with leprosy in a hyperendemic region, Midwest Brazil. Leprosy Review , v. 95, p. 85-96, 2024.
-
SOUSA, G. S. ; MENDONCA, I. M. S. ; MORITA, L. H. M. ; CORTELA, D. C. B. ; SILVA, P. R. S. ; FERREIRA, S. M. B. . Validação de um instrumento para avaliação da assistência em hanseníase em crianças e adolescentes. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 77, p. 1-9, 2024.
-
SOUSA, G. S. ; SILVA, F. V. ; PALACIO, F. G. L. ; SILVA, P. R. S. ; FERREIRA, S. M. B. . Instrumentos para avaliação da qualidade de serviços em doenças crônicas: revisão de escopo. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 32, p. 1-14, 2024.
-
ANASTACIO, Z. F. C. ; FERNANDES, S. C. ; ALVES, R. F. ; ANTAO, C. M. ; CARVALHO, P. O. ; FERREIRA, S. M. B. ; CONDESSA, M. I. C. . Relation Between COVID-19 Infection and Vaccine and Menstrual Cycle Changes of Portuguese Adolescents in Higher Education. Healthcare , v. 13, p. 2, 2024.
-
NASCIMENTO, LETÍCIA GUIMARÃES PERDOMO ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; PALACIO, FABIANA GULIN LONGHI ; TAKAHASHI, JULIANA ; PUSCHEL, VILANICE ALVES DE ARAÚJO ; DA SILVA, AGEO MARIO CANDIDO ; DA CUNHA, DIOGO THIMOTEO . Organizational factors and safe food handling by food service workers: a scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis , v. 21, p. 1318-1326, 2023.
-
SOUSA, GUTEMBERGUE SANTOS DE ; CARDOSO, JAQUELINE MAIA SANTOS ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; LANZA, FERNANDA MOURA ; SILVA, PÂMELA RODRIGUES DE SOUZA ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . ATRIBUTOS ESSENCIAIS E DERIVADOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM HANSENÍASE. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 32, p. 1-13, 2023.
-
SATO, CAMILA MASSAE ; RODRIGUES, THAISA DA SILVA VARGAS ; SILVA, PÃMELA RODRIGUES DE SOUZA ; DOS SANTOS, EMERSON SOARES ; XAVIER, DIEGO RICARDO ; BAPTISTA, IDA MARIA FOSCHIANI DIAS ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; IGNOTTI, ELIANE ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Social school contacts of multibacillary leprosy cases in children living in the hyperendemic region of the Midwest of Brazil. Jornal de Pediatria , v. 98, p. 431-437, 2022.
-
VARGAS, LUCIANA DIAS LEMES ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; SOUZA, MARCELO DIAS ; SILVA, CRISTHIANE ALMEIDA LEITE DA ; SHIMOYA-BITTENCOURT, WALKIRIA . Resistência das populações de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Insecta, Diptera, Culicidae) aos inseticidas utilizados para o controle. REVISTA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS , v. 21, p. 98-116, 2022.
-
MENDONÇA, ISAEL MARCOS SILVA ; ELERES, FABRÍCIO BEZERRA ; SANTOS SILVA, ELKSON MATOS ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; SOUSA, GUTEMBERGUE SANTOS DE . Impacto da pandemia de Covid-19 no atendimento ao paciente com hanseníase: estudo avaliativo sob a ótica do profissional de saúde. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e4111225459-468, 2022.
-
DA SILVA, FABIANE VERÔNICA ; DOS SANTOS SOUSA, GUTEMBERGUE ; DE SOUZA SILVA, PÃMELA RODRIGUES ; DOS SANTOS, EMERSON SOARES ; MACHADO, R. B. F. ; DA COSTA BOAMORTE CORTELA, DENISE ; Benevides Ferreira, Silvana Margarida . Social, environmental, and epidemiological aspects of leprosy occurrence in children in a hyperendemic region of Brazil. Leprosy Review , v. 92, p. 398-405, 2021.
-
BARCELOS, RAISSA MARIAH FERRAZ MOREIRA ; SOUSA, GUTEMBERGUE SANTOS DE ; ALMEIDA, MICHELLE VEIGA DE ; PALACIO, FABIANA GULIN LONGHI ; GAÍVA, MARIA APARECIDA MUNHOZ ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Leprosy patients quality of life: a scoping review. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 55, p. 357-69, 2021.
-
BLASKIEVICZ, PAULA HENRIQUES ; SILVA, AGEO MARIO CANDIDO ; FERNANDES, VANDER ; JUNIOR, OSVALDO BORGES PINTO ; SHIMOYA-BITTENCOURT, WALKIRIA ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; DA SILVA, CRISTHIANE ALMEIDA LEITE . Atmospheric Pollution Exposure Increases Disease Activity of Systemic Lupus Erythematosus. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 17, p. 1984-94, 2020.
-
CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; Ferreira, Silvana Margarida Benevidez ; VIRMOND, MARCOS CUNHA LOPES ; MIERAS, LIESBETH ; STEINMANN, PETER ; IGNOTTI, ELIANE ; CAVALIERO, ARIELLE . Aceitabilidade da quimioprofilaxia em área endêmica para a hanseníase: projeto PEP-Hans Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. 1-12, 2020.
-
RODRIGUES, THAÍSA S.V. ; GOMES, LUCIANE C. ; CORTELA, DENISE C.B. ; SILVA, ELIANE A. ; SILVA, CRISTIANE A.L. ; FERREIRA, SILVANA M.B. . Factors associated with leprosy in children contacts of notified adults in an endemic region of Midwest Brazil. Jornal de Pediatria , v. 96, p. 593-599, 2020.
-
MORAES, CAMILA CASTILHO ; LIRA, ANDREI DIAS ; SOUSA, GUTEMBERGUE SANTOS DE ; LIMA, MARIA MÔNICA MACHADO DE AGUIAR ; LIMA, YARA MACAMBIRA SANTANA ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; SILVA, RODRIGO LUÍS FERREIRA DA ; FERREIRA, MARIA GORETH SILVA . Fatores associados à ideação suicida entre escolares em um município da região Amazônica Brasileira. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e669119589-97, 2020.
-
ZANETTI, ANDERNICE DOS SANTOS ; SATO, CAMILA MASSAE ; LONGHI, FABIANA GULIN ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; ESPINOSA, OMAR ARIEL . Diagnostic accuracy of Enzyme-Linked Immunosorbent Assays to detect anti-Leishmania antibodies in patients with American Tegumentary Leishmaniasis: a systematic review. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , v. 61, p. 1-11, 2019.
-
GOMES, LUCIANE CARDOSO ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; SILVA, ELIANE APARECIDA ; SILVA, AGEO MÁRIO CÂNDIDO DA ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Leprosy: prevalence and factors associated with seropositivity for anti-NDO-LID antibodies in children under 15 years of age. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA (ONLINE) , v. 94, p. 405-410, 2019.
-
GAÍVA, MARIA APARECIDA MUNHOZ ; LOPES, FERNANDA SANCHES PERES ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; MUFATO, LEANDRO FELIPE . Óbitos neonatais de recém-nascidos de baixo peso ao nascer. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 20, p. 1-10, 2018.
-
ESPINOSA, OMAR ARIEL ; Benevides Ferreira, Silvana Margarida ; LONGHI PALACIO, FABIANA GULIN ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; IGNOTTI, ELIANE . Accuracy of Enzyme-Linked Immunosorbent Assays (ELISAs) in Detecting Antibodies against Mycobacterium leprae in Leprosy Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis. Canadian Journal of Infectious Diseases & Medical Microbiology , v. 2018, p. 1-11, 2018.
-
FREITAS, BRUNA HINNAH BORGES MARTINS DE ; XAVIER, DIEGO RICARDO ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Hanseníase em menores de quinze anos em municípios prioritários, Mato Grosso, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 21, p. 1-12, 2018.
-
FREITAS, BRUNA HINNAH BORGES MARTINS DE ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES . Trend of leprosy in individuals under the age of 15 in Mato Grosso (Brazil), 2001-2013. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 51, p. 1-9, 2017.
-
FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; YONEKURA, TATIANA ; IGNOTTI, ELIANE ; OLIVEIRA, LARISSA BERTACCHINI DE ; TAKAHASHI, JULIANA ; SOARES, CASSIA BALDINI . Effectiveness of rifampicin chemoprophylaxis in preventing leprosy in patient contacts. THE JBI DATABASE OF SYSTEMATIC REVIEWS AND IMPLEMENTATION REPORTS , v. 15, p. 2555-2584, 2017.
-
Ferreira, Silvana Benevides ; YONEKURA, TATIANA ; TAKAHASHI, JULIANA ; IGNOTTI, ELIANE ; DA COSTA BOAMORTE CORTELA, DENISE ; SOARES, CÁSSIA BALDINI . Rifampicin chemoprophylaxis in preventing leprosy in contacts of patients with leprosy: a comprehensive systematic review protocol. THE JBI DATABASE OF SYSTEMATIC REVIEWS AND IMPLEMENTATION REPORTS , v. 13, p. 84-100, 2015.
-
FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; IGNOTTI, ELIANE ; GAMBA, MÔNICA ANTAR . Características clínico-laboratoriais no retratamento por recidiva em hanseníase. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 15, p. 573-581, 2012.
-
FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; IGNOTTI, ELIANE ; GAMBA, MÔNICA ANTAR . Fatores associados à recidiva em hansenÃase em Mato Grosso. REVISTA DE SAUDE PUBLICA , v. 45, p. 756-764, 2011.
-
FERREIRA, SILVANA MARGARIDA BENEVIDES ; SILVA, AGEO MÁRIO CÂNDIDO DA ; BOTELHO, Clóvis . Abandono do tratamento da tuberculose pulmonar em Cuiabá - MT - Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia , v. 31, p. 427-435, 2005.
-
TABORDA, A. K. T. ; BARCELOS, R. M. F. M. ; FERREIRA, S. M. B. . A influência das condições ambientais na hanseníase: uma revisão da literatura. In: Seminário de Iniciação Cientifica UNIC, 2018, Cuiabá. Seminário de Iniciação Cientifica, 2018.
-
TABORDA, A. K. T. ; FERREIRA, S. M. B. ; SOUZA, A. A. R. . Influência das Condições Ambientais na Transmissão da Hanseníase. In: 21 Encontro de Atividades Acadêmicas, 2018, evento Online. Encontro de Atividades Acadêmicas. Londrina, 2018. v. 21. p. 1-2.
-
CERQUEIRA, L. G. C. E. ; FERREIRA, S. M. B. ; MATOS, V. G. F. ; LEITE, C. A. . Perfil de contatos de hanseníase doentes e não doentes em menores de 15 ano em município prioritário para controle da endemia como problema de saúde pública. In: 21 Encontro de Atividades acadêmicas, 2018, Evento online. Encontro de Atividades acadêmicas. Londrina, 2018. v. 21. p. 1-2.
-
SOUZA, A. A. R. ; FERREIRA, S. M. B. ; QUEIROZ, M. D. . Púrpura trombocitopênica idiopática em crianças. In: 21 Encontro de Atividades acadêmicas, 2018, evento online. Encontro de atividades Acadêmicas. Londrina, 2018. v. 21. p. 1-2.
-
SATO, C. M. ; DOMINGUEZ, O. E. ; FERREIRA, S. M. B. . IMUNOQUIMIOPROFILAXIA EM CONTATOS MENORES DE QUINZE ANOS DOMICILIARES DE PACIENTES COM HANSENÍASE, CUIABÁ ? MT. In: II Fórum em Ambiente e Saúde, 2018, Cuiabá. II Fórum em Ambiente e Saúde, 2018. v. 2018. p. 1-2.
-
SOUZA, A. A. R. ; FERREIRA, S. M. B. . HANSENÍASE E A INFLUÊNCIA DO FLUXO MIGRATÓRIO.. In: II Fórum em Ambiente e Saúde, 2018, Londrina. II Fórum em Ambiente e Saúde. Londrina, 2018. v. 2018. p. 1-2.
-
MATOS, V. G. F. ; FERREIRA, S. M. B. . EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS E A OCORRÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: II Fórum Em Ambiente e Saúde, 2018, Cuiabá. II Fórum em Ambiente e Saúde. Londrina, 2018. v. 2018.
-
SILVA, L. L. G. ; FERREIRA, S. M. B. . Depressão na adolescência: revisão integrativa de literatura. In: 20º encontro de atividades cientificas - Kroton, 2017. Encontro de atividades cientificas - Kroton, 2017.
-
COSSO, I. ; GOMES, L. C. ; FERREIRA, S. M. B. . Rastreamento de infecção por Mycobacterium Leprae em contatos de menores de 15 anos com hanseníase por meio da utilização de testes sorológicos. In: Seminário de Iniciação Cientifica, 2017, Cuiabá. Seminário de Iniciação Cientifica. Cuiabá, 2017.
-
FERREIRA, S. M. B. ; YONEKURA, T. ; IGNOTTI, E. ; TAKAHASHI, J. ; OLIVEIRA, L. B. ; SOARES, C. B. . Rifampicin chemoprophylaxis to prevent leprosy: a systematic review of quantitative and qualitative evidence. In: JBI CoA ? Conference of the Americas, 2017, São Paulo. JBI CoA ? Conference of the Americas, 2017.
-
RODRIGUES, T. S. V. ; FERREIRA, S. M. B. . Infecção por Mycobacterium Leprae em escolares menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase multibacilar. In: IX Amostra de Pós-Graduação - UFMT, 2017, Cuiabá. Amostra de Pós-Graduação - UFMT, 2017.
-
MOREIRA, R. M. F. ; FERREIRA, S. M. B. . Vigilância de contatos de hanseníase: uma revisão de escopo. In: IX Amostra de Pós-Graduação - UFMT, 2017. IX Amostra de Pós-Graduação - UFMT, 2017.
-
Freitas, BL ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . TENDÊNCIA DOS INDICADORES DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS NO MATO GROSSO (2001-2013). In: 19º CBCENF, 2016, Cuiabá/MT. Anais - 19º CBCENF, 2016.
-
RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, D. C. B. ; GOMES, L. C. ; FERREIRA, S. M. B. . HANSENÍASE:COMPROMETIMENTO NEURAL EM MENORES DE QUINZE ANOS, CUIABÁ-MATO GROSSO,. In: HANSENÍASE:COMPROMETIMENTO NEURAL EM MENORES DE QUINZE ANOS, CUIABÁ-MATO GROSSO, 2016, Cuiabá/MT. Anais - 19º CBCENF, 2016.
-
RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, D. C. B. ; GOMES, L. C. ; FERREIRA, S. M. B. . BUSCA ATIVA DE CONTATOS DE HANSENÍASE MENORES DE QUINZE ANOS E SUAS LIMITAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 19º CBCENF, 2016, Cuiabá/MT. 19º CBCENF, 2016.
-
GOMES, L. C. ; RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA EM CASOS DE HANSENÍASE MENORES DE QUINZE ANOS, CUIABÁ, MATO GROSSO. In: 19º CBCENF, 2016, Cuiabá/MT. Anais - 19º CBCENF, 2016.
-
FREITAS, B. H. B. M. ; FERREIRA, S. M. B. . ?PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS EM MATO GROSSO, 2011-2013?. In: 76º SEBEn?A Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde?, 2015, Cuiabá- MT. Anais da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem?. ABEn: ABEn, 2015. v. 76.
-
FREITAS, BRUNA HINNAH BORGES MARTINS DE ; GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . TENDÊNCIA DA INCIDÊNCIA DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS NO ESTADO DE MATO GROSSO,2001-2013. In: 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4º Colóquio Latino-Americano de Historia da Enfermagem, 2015, São Paulo. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4º Colóquio Latino-Americano de Historia da Enfermagem, 2015.
-
FREITAS, B. H. B. M. ; GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE MENORES DE QUINZE ANOS COM HANSENÍASE DETECTADOS EM MUNICÍPIOS CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS, MATO GROSSO,BRASIL. In: 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4º Colóquio Latino-Americano de Historia da Enfermagem, 2015, São Paulo. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4º Colóquio Latino-Americano de Historia da Enfermagem, 2015.
-
FREITAS, B. H. B. M. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS DETECTADOS EM MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem - 66º CBEn - Nacional, 2014, Belém - Pará. Congresso Brasileiro de Enfermagem - 66º CBEn- O protagonismo da Enfermagem na Atenção a saúde, 2014. v. 66.
-
RAMOS, ALEKSANDRA ROSENDO DOS SANTOS ; FERREIRA, S. M. B. ; IGNOTT, ELIANE . DEATHS BY LEPROSY AS THE UNDERLYING CAUSE MATO GROSSO FROM 2000 TO 2007. In: 18th International Leprosy Congress, 2013, Brussels. 18th International Leprosy Congress, 2013.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . CARACTERISTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS DE RECIDIVA EM HANSENIASE EM MATO GROSSO. In: 12th Brazilian Leprosy Congress. ILA Regional Congress - Americas., 2011, Maceió - Alagoas. Hansenologia Internationalis - ILSL. Baurú-São Paulo: Instituto Lauro de Souza Lima - ISLS, 2011. v. 36. p. 126.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . FATORES ASSOCIADOS À RECIDIVA EM HANSENÍASE EM MATO GROSSO. In: 12th Brazilian Leprosy Congress. ILA Regional Congress - Americas. 23/26/11. Maceio - Brazil. ISSN: on-line:1982-5161, 2011, Maceio - Alagoas - Brasil. Hansenologia Internationalis - ILSL. Baúru - SP: Hansenologia Internationalis - ILSL, 2011. v. 36. p. 144.
-
FERREIRA, S. M. B. ; ARRUDA, KCA ; Amorim, BM ; ALVES, BC . HANSENIASE EM CRIANÇAS NO MUNICIPIO DE VARZEA GRANDE/MT. In: 12th Brazilian Leprosy Congress. ILA Regional Congress - Americas. 23/26/11. Maceio - Brazil. ISSN: on-line:1982-5161, 2011, Maceió - Alagoas- Brasil. Hansenologia Internationalis - ILSL. Baurú - SP: Hansenologia Internationalis, 2011. v. 36. p. 147.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . Fatores associados a ocorrência de recidiva em hanseníase no Estado de Mato Grosso. In: Seminário de Avaliação dos Projetos do PPSUS 2006, 2010, Cuiabá. DECIT. Brasilia: MS, 2010.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . Comparação dos casos de recidiva em hanseníase diagnosticados em unidades de referência e unidades básicas de saúde. In: XVII Congresso mundial em epidemiologia e VII congresso Brasileiro em Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. epidemiologia na construção da saúde para todos métodos para um mundo em transformação. são Paulo: revista brasileira de epidemiologia, 2008.
-
ANTIQUEIRA, N. A. ; COELHO, M. P. ; PINHEIRO, LCB ; FERREIRA, S. M. B. ; SOUZA, SPS . A PERCEPÇÃO DA MULHER COM HANSENÍASE SOBRE SUA IMAGEM. In: 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2007, São Paulo. Hansenologia Internationalis, 2007. v. 32.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE NO ESTADO DE MATO GROSSO: MONITORAMENTO DA ROTINA DE REGISTROS E CONTATOS INTRADOMICILIARES. In: Hansenologia Internationalis, 2007, São Paulo. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia (Resumos), 2007. v. 32.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE E O ESTADO DE MATO GROSSO: ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DADOS UTILIZANDO O APLICATIVO HANSWIN. In: 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2007, SÃO PAULO. Hansenologia Internationalis, 2007. v. 32.
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . MAGNITUDE DA HANSENÍASE NO ESTADO DE MATO GROSSO:SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. In: 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2007, São Paulo. Hansenologia Internationalis, 2007. v. 32.
-
SOBRAL, LS ; MOURA, M. L. ; FERREIRA, S. M. B. ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE - FENÔMENO DE LÚCIO: UMA ABORDAGEM CLÍNICA E TERAPÊUTICA DOS ESTUDOS MAIS RELEVATES. In: 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2007, SÃO PAULO. Hansenologia Internationalis, 2007. v. 32.
-
FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, Ageo Ms da ; BOTELHO, Clóvis . Fatores associados ao tratamento da tuberculose pulmonar bacilífera em Cuiabá. In: VII congresso brasileiro de saúde coletiva, 2003, Brasilia. Ciência e Saúde coletiva, 2003. v. 8.
-
FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, Ageo Ms da ; BOTELHO, Clóvis . Abandono do tratamento da tuberculose pulmonar bacilífera: modalidade supervisionada versus não-supervisionada. In: VII congresso brasileiro de saúde coletiva, 2003, Brasilia/DF. Ciência & saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ciências & Saúde Coletiva, 2003. v. 8.
-
GROTH, B. R. ; SILVA, E. G. ; ROCHA, C. B. A. ; FREITAS, B. H. B. M. ; MACHADO, R. B. F. ; FERREIRA, E. A. B. ; MACHADO, L. M. G. ; SANTOS, E. S. ; BATTISTI, I. D. E. ; FERREIRA, S. M. B. . Tendência e clusters de alto risco para a ocorrência de anomalias congênitas no Estado de Mato Grosso, Brasil (2008-2019). REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE MATERNO INFANTIL , 2025.
-
SILVA, F. V. ; ROCHA, C. B. A. ; SOUSA, G. S. ; SILVA, K. G. ; FERREIRA, S. M. B. . BACILLE CALMETTE-GUÉRIN (BCG) COMO FATOR PROTETOR DO COVID-19- UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. V. ; RODRIGUES, T. S. V. ; SOUSA, G. S. ; FERREIRA, S. M. B. . VIGILÂNCIA DE CONTATOS ESCOLARES DE HANSENÍASE MENORES DE 15 ANOS EM UMA REGIÃO HIPERENDÊMICAVIGILÂNCIA DE CONTATOS ESCOLARES DE HANSENÍASE MENORES DE 15 ANOS EM UMA REGIÃO HIPERENDÊMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. ; FERREIRA, S. M. B. . QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM HANSENÍASE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIGUEIREDO, J. ; FERREIRA, S. M. B. . EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS E A OCORRÊNCIA DE NASCIDOS VIVOS COM BAIXO PESO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, S. M. B. . Elaboração e publicação de artigos científicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, V. G. F. ; VICENTE, J. T. S. ; BARCELOS, R. M. F. M. ; FERREIRA, S. M. B. . Maternal exposure to pesticides and the occurrence of congenital malformations. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E . Quimioprofilaxia pós-exposição para contatos de hanseníase. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTELLI, L. S. ; SILVESTRE, G. C. S. B. ; BARROSO, B. M. A. ; ANDRADE, A. C. L. ; GROTH, B. R. ; FALCAO, V. R. A. L. ; FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, F. V. . DETERMINANTES DA SAÚDE E O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS, DE UM MUNICÍPIO DE MT. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROTH, B. R. ; FERREIRA, S. M. B. . MALFORMAÇÃO CONGÊNITA RELACIONADA À EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS (2008 A 2018).. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TABORDA, A. K. T. ; MOREIRA, R. M. F. ; FERREIRA, S. M. B. . A influência das condições ambientais na hanseníase: uma revisão da literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, S. M. B. . Práticas Baseada em Evidência Cientifica em Enfermagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; SILVA, E. A. ; SILVA, Ageo Ms da ; FERREIRA, S. M. B. . Fatores correlacionados ao teste sorológico anti-PGL-I em menores de 15 anos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; SILVA, E. A. ; SILVA, A. M. C. ; FERREIRA, S. M. B. . INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM MENORES DE 15 ANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. ; YONEKURA, T. ; Ignotti, E ; TAKAHASHI, J. ; OLIVEIRA, L. B. ; SOARES, C. B. . Rifampicin chemoprophylaxis to prevent leprosy: a systematic review of quantitative and qualitative evidence. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. L. G. ; FERREIRA, S. M. B. . DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSSO, I. ; FERREIRA, S. M. B. . RASTREAMENTO DE INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM CONTATOS DE MENORES DE 15 ANOS COM HANSENÍASE POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TESTES SOROLÓGICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, G. M. M. N. ; FERREIRA, S. M. B. . Avaliação do nível de monóxido de carbono inalado e sua prevalência em adolescentes escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, T. S. V. ; FERREIRA, S. M. B. . DETECÇÃO DO MYCOBACTERIUM LEPRAE EM CONTATOS DE HANSENÍASE MULTIBACILAR NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, R. M. F. ; FERREIRA, S. M. B. . Vigilância em Contatos de hanseníase: uma revisão de escopo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, T. S. V. ; FERREIRA, S. M. B. . Infecção por Mycobacterium Leprae em escolares menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase multibacilar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, T. S. V. ; GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . HANSENÍASE:COMPROMETIMENTO NEURAL EM MENORES DE QUINZE ANOS, CUIABÁ-MATO GROSSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, L. C. ; RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; FERREIRA, S. M. B. . BUSCA ATIVA DE CONTATOS DE HANSENÍASE MENORES DE QUINZE ANOS E SUAS LIMITAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPELO, L. G. ; RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA EM CASOS DE HANSENÍASE MENORES DE QUINZE ANOS, CUIABÁ, MATO GROSSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, L. C. ; RODRIGUES, T. S. V. ; COSSO, I. ; ANDRADE, A. M. P. ; FERREIRA, S. M. B. . ?Situação vacinal da BCG em contatos de casos de hanseníase menores de quinze anos, Cuiabá, Mato Grosso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; FERREIRA, S. M. B. . ?PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS EM MATO GROSSO, 2011-2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; GOMES, L. C. ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; FERREIRA, S. M. B. . TENDÊNCIA DA INCIDÊNCIA DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS NO ESTADO DE MATO GROSSO,2001-2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; GOMES, L. C. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE MENORES DE QUINZE ANOS COM HANSENÍASE DETECTADOS EM MUNICÍPIOS CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . TENDÊNCIA DA INCIDÊNCIA DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, 2001-2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; FERREIRA, S. M. B. . DETERMINANTES DA OCORRÊNCIA DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS, MATO GROSSO, BRASIL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, B. H. B. M. ; CORTELA, D. C. B. ; FERREIRA, S. M. B. . Hanseniase em menores de quinze anos detectados em municípios prioritários do estado de Mato Grosso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, ALEKSANDRA ROSENDO DOS SANTOS ; FERREIRA, S. M. B. ; IGNOTT, ELIANE . DEATHS ATTRIBUTED TO LEPROSY IN BRAZIL (2000-2007).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, ALEKSANDRA ROSENDO DOS SANTOS ; FERREIRA, S. M. B. ; IGNOTTI, E. . DEATHS BY LEPROSY AS THE UNDERLYING CAUSE MATO GROSSO FROM 2000 TO 2007. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. . Desafios para atuação da enfermagem especializada nos variados níveis da atenção em dermatologia - Atenção Básica em Hanseníase. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . CARACTERISTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS DE RECIDIVA EM HANSENIASE EM MATO GROSSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . FATORES ASSOCIADOS À RECIDIVA EM HANSENÍASE EM MATO GROSSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. ; ARRUDA, KCA ; Amorim, BM ; ALVES, BC . HANSENIASE EM CRIANÇAS NO MUNICIPIO DE VARZEA GRANDE/MT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, BC ; FERREIRA, S. M. B. . Dengue hemorrágica em Mato Grosso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. . CARACTERÍSTICAS DOS CASOS DE RECIDIVA EM HANSENÍASE DIAGNÓSTICADOS EM UNIDADES ESPECIALIZADAS (UE) E UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO ESTADO DE MATO GROSSO-BRASIL (2004-2006). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANTIQUEIRA, N. A. ; COELHO, M. P. ; PINHEIRO, LCB ; FERREIRA, S. M. B. ; SOUZA, SPS . A PERCEPÇÃO DA MULHER COM HANSENÍASE SOBRE SUA IMAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE E O ESTADO DE MATO GROSSO: ATUALIZAÇÃO DOS DADOS UTILIZANDO O APLICATIVO HANSWIN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE NO ESTADO DE MATO GROSSO: MONITORAMENTO DA ROTINA DE REGISTROS E CONTATOS INTRADOMICILIARES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, S. M. B. ; Esperandio, E ; Ignotti, E ; GAMBA, M. A. . MAGNITUDE DA HANSENÍASE NO ESTADO DE MATO GROSSO: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOBRAL, LS ; MOURA, M. L. ; FERREIRA, S. M. B. ; GAMBA, M. A. . HANSENÍASE - FENÔMENO DE LÚCIO: UMA ABORDAGEM CLÍNICA E TERAPÊUTICA DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, S. M. B. ; BOTELHO, Clóvis ; SILVA, Ageo Ms da . Fatores preditivos de abandono de tuberculose em cuibá/MT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, DSL ; SILVA, SS ; MARQUES, PO ; LOPES, DS ; NOGARI, ES ; AVELINO , E ; FERREIRA, S. M. B. . PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE DOS TRABALHADORES DE EMPRESA DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Erasiane Maria ; Laura Cristina ; GONÇALVES, MP ; GUIA, V ; CASTRO, V ; Fabiula aparecida ; FERREIRA, S. M. B. . INQUÉRITO DE SAÚDE DA CLIENTELA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, Ageo Ms da ; BOTELHO, Clóvis . Abandono do tratamento da tuberculose pulmonar bacilífera: modalidade supervisionada versus não-supervisionada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. M. B. . Tratamento Supervisionado: taxa de absandono de tratamento de tuberculose. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, F. V. ; OLIVEIRA, S. R. ; TAKAHASHI, J. A. ; MARTINS, M. S. . Leprosy: Evidence supporting safe diagnosis and monitoring of contacts. Auastralia: World EBHC Day Steering Committee, 2024 (World EBHC Day Blog).
Outras produções
FERREIRA, S. M. B. . Monitoramento em Tuberculose. 2012.
FERREIRA, S. M. B. . Monitoramento da hanseníase no Brasil - Força Tarefa - Mato Grosso. 2004.
FERREIRA, S. M. B. . Documento técnico contendo diagnóstico do programa e plano de trabalho em cada município prioritário e capital do Estado de Mato Grosso.. 2005.
FERREIRA, S. M. B. . Parecer técnico de avaliação e realização das campanhas em cada município prioritário, capital.. 2005.
FERREIRA, S. M. B. . Documento técnico contendo atualização de arguivo e sumário contendo: LOG do aplicativo, indicadores da PPI e PAB. 2005.
FERREIRA, S. M. B. . Documento técnico contendo mecanismo adequado de distribuição de medicamentos (blisters PQT) de modo a garantir 3 meses de tratamento. 2005.
FERREIRA, S. M. B. . Documento técnico de monitoramento da implementação da rotina de registros e exames de contatos e acompanhamento das ações de avaliação de grau de incapacidade no diagnóstico e na alta nos municípios prioritários e capital. 2005.
FERREIRA, S. M. B. . Projeto de pesquisa dos indicadores operacionais e epidemiológicos das ações de controle da hanseníase no Estado de Mato Grosso no período de outubro a novembro de 2004. 2004.
FERREIRA, S. M. B. . Consolidação dos resultados da pesquisa dos indicadores operacionais e epidemiológicos das ações de controle da hanseniase no Estado do Mato Grosso, período de Outubro a Novembro de 2004. 2004.
FERREIRA, S. M. B. . monitoramento da hanseníase. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERREIRA, S. M. B. . Dia mundial da tuberculose. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERREIRA, S. M. B. ; SILVA, F. V. ; OLIVEIRA, J. S. R. ; TAKAHASHI, J. A. ; MARTINS, M. S. . LEPROSY: EVIDENCE SUPPORTING SAFE DIAGNOSIS AND MONITORING OF CONTACTS PRACTICES. 2024; Tema: EBHC Day Blog. (Blog).
FERREIRA, S. M. B. ; IGNOTTI, E. ; SOARES, C. B. ; SATO, C. M. ; CORTELA, D. C. B. . Post - Expusure Prophylaxis with Single-Dose Rifampicin: from evidence to WHO guidelines. 2020; Tema: World Evidence-Based Healthcare Day. (Site).
TAVARES, C. ; IGNOTTI, E. ; FERREIRA, S. M. B. ; CORTELA, DENISE DA COSTA BOAMORTE ; DOMINGUEZ, O. A. E. ; RODRIGUES, T. S. V. ; SATO, C. M. ; SANTOS, E. S. ; ALMEIDA, M. V. ; GAMBA, M. A. ; SOUSA, G. S. ; MARTINS, A. D. S. ; SILVA, L. A. ; CAMPELO, L. G. ; CRUZ, L. . HANS/MT. 2017; Tema: Vigilância á Hanseníase. (Rede social).
FERREIRA, S. M. B. ; RODRIGUES, T. S. V. ; CORTELA, D. C. B. ; GOMES, L. C. . Fatores preditivos de ocorrência de hanseníase em escolares e investigação da influência migratória na endemia, Mato Grosso, Brasil; PPSUS/2013. 2018. (Relatório de pesquisa).
FERREIRA, S. M. B. . Planejamento em saúde na atenção primaria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; Faria, SB . Atualização em tuberculose para equipe de enfermagem: aspectos clinicos e terapeuticos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; Santejo, SR . Capacitação para docentes da Faculdade de Enfermagem: Estudos epidemiológicos e revisão sistemática. 2011. .
FERREIRA, S. M. B. ; Costa, CC ; Oliveira, O ; Oliveira, HM ; CAMPOS, N. M. F. ; Pipus, PF ; Ferreira, CR . Capacitação para discente da Faculdade de Enfermagem (UNIC): Planejamento em serviço de saúde voltado ao agravo da tuberculose uma integração serviço e ensino.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; Costa, CC ; Oliveira, O ; Dioz, M ; Ferreira, CR . Capacitação para discente da Faculdade de Enfermagem (UNIC): Atualização clínica, terapêutica e Infecção latente da tuberculose uma integração serviço e ensino. 2011. .
FERREIRA, S. M. B. ; Gutierry, S ; Barros, L ; Costa, CC ; Oliveira, O ; villaça, LMS . Capacitação para discente da Faculdade de Enfermagem (UNIC): Indicadores epidemiológicos de acompanhamento de casos de tuberculose uma integração serviço e ensino.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; Costa, CC ; Oliveira, O ; Ferreira, CR ; Pipus, PF ; Campos, SC ; Ferro, AP ; Goulart ; villaça, LMS ; Marques, VA . Semana Mundial de combate à tuberculose: Integração serviço e ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; Santejo, SR . Capacitação para docentes da Faculdade de Enfermagem (UNIC): metodologia adotada pela UNIC para formatação, estruturação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), construção de artigos científicos e regimento interno do grupo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem (GEPECS).. 2011. .
FERREIRA, S. M. B. . Vigilãncia em Tuberculose. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Costa, CC ; FERREIRA, S. M. B. . Vigilancia em Tuberculose. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. ; GAMBA, M. A. ; Ignotti, E . Fatores associados à ocorrência de recidiva em Hanseníase no Estado de Mato Grosso.. 2009. (Relatório de pesquisa).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento aplicação PPD e Vacina BCG. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Capacitação em Hanseníase para os ACS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Capacitação em Hanseníase para os profissioonais de Atenção Básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento em Sala de Vacina. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Curso Sala de vacina. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento em Sala de vacina. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Curso de vigilância a Hanseníase. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Técnica de Diagnóstico Laboratorial para grandes endemias. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Curso: Assistência o paciente com Hanseníase, Tuberculose, DST/AIDS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Curso: Atenção Integrada às doenças prevalentes na infância. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento de responsável técnico de Sala de vacina. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento para responsável técnico em Sala de vacina. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Treinamento de Ação, controle e tratamento da hanseníase. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Supervisora de Estágio Supervisionado em Saúde coletiva. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Supervisora de campo de estágio em saúde coletiva. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, S. M. B. . Coordenadora de Posto de Vacinação. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM HANSENÍASE: PREVISÃO SISTEMÁTICA, Descrição: Embasamento científico: existem relatos concisos na literatura sobre a existência de alterações de humor e de qualidade de vida, medo excessivo e presença de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com hanseníase. Justificativa: a hanseníase apresenta alto poder incapacitante, que gera estigma. Além disso, o passado histórico da doença é caracterizado por discriminação e isolamento. A doença está associada a diversas sequelas, apesar da existência de subnotificações, acometendo principalmente homens, analfabetos, idosos e a população que vive à margem da pobrezaObjetivo: consolidar as evidências disponíveis na literatura sobre o nível de adoecimento por ansiedade e depressão em pacientes com hanseníase. Método: trata-se de uma proposta de estudo de revisão sistemática e metanálise com busca nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Embase, Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Web of Science. Pretende-se realizar a seleção, a análise e a avaliação da qualidade dos estudos através de três revisores e utilizar modelo de efeitos aleatórios para calcular o risco relativo agrupado (RR) e intervalos de confiança de 95 (IC95) quando na presença de heterogeneidade superior a 50.Descritores: Ansiedade; Depressão; Hanseníase; Revisão Sistemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Gutembergue Santos de Sousa - Integrante / FABIANE VERÔNICA DA SILVA - Integrante / ESPINOSA, OMAR ARIEL - Integrante / Juliana Akie Takahashi - Integrante / Eric Britto - Integrante.
-
2024 - Atual
Identificação de biomarcadores de infecção subclinica em contatos de pacientes com Hanseniase., Descrição: Contatos domiciliares de hanseníase são geralmente mais propensos a desenvolver a doença em comparação com a população em geral, estimando-se o risco em quase quatro vezes maior em relação ao não contato.O Estado de Mato Grosso é considerado, em nível nacional, um estado hiperendêmico. Representando a Unidade Federativa com a maior taxa de detecção geral da doença. Portanto, este estudo se propõe a avaliar a presença das enzimas heme oxigenase 1 (HO-1) e da arginase 1 como biomarcadores para identificar a proteção e casos da doença em estágios pré- clínicos quando associados ao PGL-1 e LDO-1 e a identificar a presença de DNA da M. leprae em contatos de casos novos de hanseníase, bem como, avaliar os alvos prioritários para estratégias imunoquimioprofiláticas e de resistência a quimioprofilaxia a hanseníase com rifampicina. Esperamos que com os resultados obtidos, possamos fundamentar decisões das ações de saúde pública nacional e mundial em relação ao controle da doença, com ênfase nos países hiperendemicos e prioritários, haja vista que tratamos do desenvolvimento de testes diagnósticos e de exposição, essenciais para a vigilância e tratamento precoce.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Gutembergue Santos de Sousa - Integrante / Elena Alves - Integrante / FABIANE VERÔNICA DA SILVA - Integrante / Roberta Olmo Pinheiro - Integrante / Eliziani Gonçalves da Silva - Integrante / Lúbia Maieles Gomes Machado - Integrante / Márcio Luiz Benevides - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2023
Determinantes organizacionais da manipulação segura de alimentos entre trabalhadores em serviços de alimentação: uma revisão de escopo, Descrição: As Doenças Transmitidas por Alimentos são um problema mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde mais de 600 milhões de pessoas adoecem anualmente e aproximadamente 420.000 morrem devido às Doenças Transmitidas por Alimentos. Dentre as principais causas dessas doenças destaca-se a manipulação incorreta de alimentos. Apesar da crescente literatura a respeito da manipulação segura de alimentos, muitos estudos focam na avaliação de variáveis cognitivas com pouca capacidade de transformação prática, como o conhecimento. Tal prática evidencia a necessidade de investigar esse tema sob nova perspectiva, por exemplo através de seus determinantes organizacionais. Objetivo: Explorar e mapear as evidências científicas relacionadas aos determinantes organizacionais da manipulação segura de alimentos entre trabalhadores de serviços de alimentação como medidas de prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Ageo MS da Silva - Integrante / Juliana Takahashi - Integrante / Fabiana Gulin Longhi Palacio - Integrante / Vilanice Alves de Araújo Püschel - Integrante / Letícia Guimarães Perdomo Nascimento - Integrante / Diogo Thimoteo da Cunha - Integrante.
-
2020 - 2023
Effect of the immune response after immuno and chemoprophylaxis in contacts of leprosy cases: a systematic review and meta-analysis, Descrição: Review question What are the immune responses of immuno andchemoprophylaxis of leprosy case contacts? Searches A limited initial search of MEDLINEwill be performed by searching the terms of the MeSH index and related keywords. Asecond search using all keywords and index terms identified will be done in all databasesincluded. Third, we will do a search to find gray literature. Data collection will bedeveloped in the following databases: MEDLINE, PubMed; LILACS; Embase; CINAHL andLILACS. Studies published in any period and in any language will be selected up to theresearch data in the databases. The MeSH Index Term sought will be: BCGVaccine/therapeutic use, Biological markers, Biomarkers, Chemoprophylaxis, Cytokines,Disease, Hansen disease, Household contact, Immunobiological response, Immunology,Inflammation mediators, Interleukin, Leprosy, Leprosy/prevention and control,Mycobacterium leprae/drug effects, Prevent, Prophylaxis, Rifampin/therapeutic use,2020 - 2022Serologic tests, Serology. Types of study to be included Cross-sectional studies that providequantifications of immunological markers in contacts of patients with leprosy. Condition ordomain being studied Leprosy is an infectious disease that has a wide spectrum of clinicalmanifestations. This wide variation is determined by the host's immune response toinfection by Mycobacterium leprae, which in turn is influenced by the individual's geneticmakeup. Most of the genes and genomic regions associated with susceptibility orresistance to the disease are related to the production of cytokines and other importantmolecules of the immune pathways. For this reason, it is necessary to carry out additionalstudies, with different designs and populations, in order to replicate and validate theresults already found. Thus, this protocol aims to identify, from a systematic review, thepossible immunologic.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Camila Massae Sato - Integrante / Omar A. Espinosa Domínguez - Integrante / FABIANE VERÔNICA DA SILVA - Integrante.
-
2020 - 2023
IMPACTO DA COVID-19 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTADO DE MATO GROSSO, Descrição: A infecção humana por Coronavírus (2019-nCoV), detectado pelaprimeira vez em Wuhan, China, em dezembro de 2019 deflagrou-se em pandemia e o seucontrole, uma emergência mundial. Síndrome respiratória aguda, que varia de casos levesà casos muito graves resultando em insuficiência respiratória conforme a faixa etária emorbidades associados. Menos graves em crianças do que em adultos, mas que podemevoluir para cuidados em nível de unidade de terapia intensiva (UTI). Objetivo: analisar osfatores de risco, patogênese, evolução clínica e tendência de morbidades, mortalidade napopulação infanto-juvenil no estado de Mato Grosso - Brasil. Método: Trata-se de desenhode coorte retrospectivo a partir dos casos registrados nas bases E-SUSVE, SISVEP-GRIPE eINDICASUS. Serão analisadas as variáveis quanto as características sociodemográfica,clínica/epidemiológica, medidas preventivas e aquelas ligadas ao serviço de saúde. Utilizarse-á para gerenciamento dos dados e análise o software SPSS 20. Serão investigadasinicialmente as associações entre cada variável e o desfecho da presença de Covid-19 emortalidade, com o cálculo de Risco relativo (RR) brutos e as ajustadas pela regressãologística múltipla, adotando-se significância estatística de 5 (p < 0,05). As característicasdemográficas, clínicas, laboratoriais serão apresentadas como medianas e intervalointerquartil e as comparações serão realizadas pelo teste Mann-Whitney. Será utilizado oprocedimento de Prais-Winster para aãlise de tendência de incidência de infecção emortalidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas - Integrante / Emerson Soares dos Santos - Integrante / CAMILA BEATRIZ ALVES DA ROCHA - Integrante / Pãmela Rodrigues de S. Silva - Integrante / Iara Denise Endruweit Battisti - Integrante / Lúbia Maieles Gomes Machado - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2020 - 2023
MALFORMAÇÃO CONGÊNITA RELACIONADA À EXPOSIÇÃO MATERNA AOS AGROTÓXICOS, Descrição: A agricultura intensiva encontra-se em forte ascensão no Brasil assim como o consumo dos agrotóxicos. A exposição humana a determinados grupos de agrotóxicos, tem sido associada a efeitos adversos durante o período gestacional como, por exemplo, a malformação congênita. Estudos sobre esta temática pode contribuir com ações para a melhoria da fiscalização e controle desses produtos, a prevenção de agravos e integração efetiva dos diferentes setores responsáveis pela saúde coletiva. Objetivos: Analisar a ocorrência de malformação congênita relacionada à exposição materna aos agrotóxicos, em Mato Grosso, no período de 2008 a 2018. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico de distribuição espacial e de tendência temporal, a partir de registros de nascidos vivos com malformação congênita nos municípios do Estado de Mato Grosso. Foram selecionados os cultivos de soja, milho e algodão por serem os maiores plantios de grãos do estado. As informações foram obtidas pelo Sistema de Informação de Nascidos Vivos do Ministério da Saúde e via banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação de Mato Grosso, da Produção Agrícola Municipal do Sistema de Recuperação Automática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram analisadas as variáveis relativas à distribuição geográfica e exposição materna aos agrotóxicos. Para a elaboração da distribuição espacial, foi utilizado o software ArcGis 10.2 e para a análise de tendência o método de regressão de Prais-Winsten, adotando-se nível de significância de 5.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Denise da Costa B Cortela - Integrante / Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas - Integrante / Emerson Soares dos Santos - Integrante / Bruna Rayeli Groth - Integrante / Rafaela Benevides Ferreira Machado - Integrante / Iara Denise Endruweit Battisti - Integrante / Eliziani Gonçalves da Silva - Integrante / Elena Alves Benevides Ferreira - Integrante / Lúbia Maieles Gomes Machado - Integrante.
-
2019 - 2023
AVALIAÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM HANSENÍASE: ASPECTOS DA REDE DE ASSISTÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA, Descrição: Introdução: Estudos sobre hanseníase em menores de 15 anos no Brasildemonstram a necessidade de um melhor direcionamento de políticas públicas de saúdepara a vigilância epidemiológica da hanseníase nessa faixa etária, contribuindo para acompreensão do comportamento endêmico da hanseníase nos locais de estudo. Apesar dabaixa letalidade e baixa mortalidade da doença, a hanseníase em crianças quandodiagnosticadas tardiamente podem provocar sequelas psicológicas de difícil tratamento,impactando diretamente no futuro desses usuários e em suas relações sociais. A análisedos indicadores em hanseníase permite retratar, dentro de um certo contexto, o reflexo darede de assistência prestada pela rede de serviços através da medição de variáveis ecomparação de parâmetros que se traduzem em um diagnóstico da situação analisada. ?objetivo: Avaliar a rede de assistência para o atendimento à criança e adolescente comhanseníase. Método: Trata-se de um estudo de avaliação de serviços de saúde. Assim, oestudo será dividido em 05 (cinco) fases distintas. Na primeira fase serão feitos osprocedimentos de avaliação da rede de assistência à criança e adolescente comhanseníase, através da análise de sua estrutura e fluxos (processos) de trabalho. Nasegunda fase ocorrerá a avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes comhanseníase, através da aplicação de instrumento específico para esse fim. Na terceira faseocorrerá a avaliação dos indicadores de qualidade dos serviços de hanseníase com basenos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Gutembergue Santos de Sousa - Integrante / Michelle Veiga de Almeida - Integrante.
-
2019 - 2023
Imunoquimioprofilaxia em contatos menores de quinze anos com hanseníase em uma região hiperendêmica, Descrição: Introdução: Crianças e adolescentes são considerados vulneráveis àhanseníase, sobretudo enquanto contatos de casos novos não tratados. Condição quepropicia ao maior risco à infecção e ao desenvolvimento da doença e subsequente maiorsuscetibilidade de comprometimento da sua vida biopsicossocial. Objetivo: Analisar aestratégia imunoprofilática com a vacina BCG combinada a quimioprofilaxia comrifampicina em dose única utilizando teste sorológico ELISA-anti-NDO-LID em contatosdomiciliares de casos novos de hanseníase menores de quinze anos, Cuiabá ? MatoGrosso. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo ?before and after? emcontatos menores de quinze anos saudáveis domiciliares de casos novos de hanseníase.2018 - 2020Para a avaliação das estratégias imunoquimioprofilática será construído dois grupos:somente vacinados com Bacillus Calmette-Guérin (BCG) e vacinados com BCG +rifampicina em dose única, estas serão analisados em t0, 30 dias, 6 meses, 12 meses e 18meses por meio do teste sorológico NDO-LID pelo método de ELISA. O desfecho(primário) serão aqueles quanto a resposta da titulação de anticorpos (densidade óptica)antes e após intervenção e os secundários serão manifestações clínicas da doença,eventos adversos e nível de aceitabilidade da estratégia. Serão analisadas as variáveisquanto as características sociodemográficas, cohabitacionais, relação genética com o casoíndice, característica do caso-índice e aleitamento materno. Utilizar-se-á como fonte dedados as fichas de notificação (SINAN/MT), prontuários, entrevista e resultado de exameslaboratoriais. Os dados obtidos terão dupla digitação e serão comparados pelo DataCompare no Epiinfo 3.5.2 e a análise será realizada no software SPSS 20. Na análisedescritiva as variáveis numéricas serão expressas em média e desvio padrão e ascategóricas em frequência absoluta e relativa. As comparações antes e após a intervençãoserão realizadas pela análise de variância. Será utilizado o teste comparações múltiplas deScott Knott. Será, também, realizada o teste de associação qui-quadrado para análisedos desfechos. Conside. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Eliane Ignotti - Integrante / Denise da Costa Boamorte - Integrante / Maria Aparecida Munhoz Gaíva - Integrante / Omar Espinosa Dominguez - Integrante / Camila Massae Sato - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2019 - 2022
SOROLOGIA ANTI-NDO-LID EM CONTATOS DE HANSENÍASE MENORES DE QUINZE ANOS ANTES E APÓS A IMUNOPROFILAXIA, Descrição: Uma das estratégias de profilaxia pós-exposição para a redução daincidência nestes contatos é a imunoprofilaxia, ferramenta potencialmente poderosa einovadora (RICHARDUS et al., 2013). Ela é feita por meio da vacinação com BacillusCalmette-Guérin (BCG), sua proteção foi evidenciada em 56 dos contatos e não foisubstancialmente afetada pela vacinação prévia, demonstrando que este pode ser ummeio eficaz para a redução da incidência de hanseníase entre os contatos (DÜPPRE et al.,2008). Ela é conhecida como uma vacina contra tuberculose e é rotineiramenteadministrada às crianças como parte do esquema de imunização neonatal em muitaspartes do mundo e, também é indicada para os contatos de casos de hanseníase, semsinais ou sintomas da doença (BRASIL, 2014a, 2016).Por isso, adicionalmente aimunoprofilaxia, é importante incorporar ferramentas que auxiliam no monitoramento daeficácia terapêutica e no acompanhamento dos contatos ou população em área de risco,como os testes sorológicos, que atuam mediante a identificação de anticorpos específicoscontra o bacilo da doença. Entre os testes destacam-se o PGL-I (phenolic glycolipid-I), oLID-1 (leprosy IDRI diagnostic-1) e o NDO-LID (natural disaccharide octyl - leprosy IDRI2016 - 2018diagnostic-1) (SOUZA; NETTO; FARIAS, 2013; FABRI et al., 2016). OBJETIVOS ? Identificaras melhores evidências sobre a validade e reprodutibilidade do teste anti-NDO-LID naidentificação de anticorpos específicos contra o M. leprae em contatos de hanseníase; ?Caracterizar os participantes do estudo em relação às variáveis sociodemográficas eclínico-epidemiológicas; ? Analisar a resposta sorológica anti-NDO-LID e antígenos imunoespecíficos nos contatos de casos novos de hanseníase, menores de quinze anos, antes eapós a imunoprofilaxia. ? Avaliar a presença de manifestações clínicas da hanseníase e deeventos adversos pós-vacinação; ? Avaliar a percepção dos familiares quanto a estratégiade Imunoquimioprofilaxia e educação de saúde recebida para a prevenção. Desenho doestudo Trata-se de uma revisão sistemática e um estudo quase-experimental do tipo ?before and after?. A revisão sistemática será realizada para identificar as melhoresevidências sobre a validade e reprodutibilidade do teste NDO-LID para contatos dehanseníase, pois o mesmo será incorporado à intervenção. Ao estudar sobre os testessorológicos observam-se resultados primários em que o NDO-LID parece ser o maisadequado para a identificação de anticorpos específicos contra o bacilo de hanseníase emcontatos, contudo uma investigação focada, visando identificar, selecionar, avaliar esintetizar as evidências relevantes disponíveis é essencial para tomada de decisão(GALVÃO; PEREIRA, 2014). O estudo quase-experimental do tipo ?before and after? visaanalisar a resposta sorológica antes e após a imunoprofilaxia em contatos de hanseníasemenores de quinze anos saudáveis, com seguimento de 18 meses. Neste tipo de estudo,todos os pacientes recebem a mesma intervenção e sua condição é verificada antes doinício e em vários momentos após o tratamento. Neste caso, não é realizada arandomização e alocação dos participantes. Portanto, a medida feita antes da intervençãoatua como um comparador para a medida feita após a intervenção (VIEIRA; HOSSNE,2015). A razão para a realização deste tipo de estudo decorre da recomendação deimunoprofilaxia para contatos de hanseníase pelo Ministério da Saúde, portanto,estabelecer um grupo controle sem a respectiva intervenção se confronta com aconcepção ética. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Camila Massae Sato - Integrante / Omar A. Espinosa Domínguez - Integrante / Roberta Olmo Pinheiro - Integrante.
-
2017 - 2021
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM HANSENÍASE, Descrição: A Qualidade de Vida (QV) é um conceito recente na área da saúde abrangemuitos significados e pode ser abordado em diferentes perspectivas, seja no contextocultural, social, histórico, econômico ou no âmbito clínico (KATANO et al., 2011; MINAYO;HARTZ; BUSS, 2000), de modo que diferentes definições podem ser encontradas naliteratura (PEREIRA et al, 2012). Destaca-se, no entanto, que a maioria das definições deQV apresentam em comum a subjetividade, a multidimensionalidade e a bipolaridade(WONG et al, 2013; MINAYO; HARTZ; BUSS, 2000; WHO, 1994; GORDIA et al., 2011;PEREIRA et al.,2006; MINAYO et al., 2000) Na área da saúde, utiliza-se também o termoQualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS), um conceito menos genérico que o citadoacima, que se refere ao valor que é atribuidoatribuído à vida, considerando os prejuízosfuncionais, o estado psicológico, as repercussões sociais induzidas por enfermidades,disfunções e intervenções terapêuticas. A QVRS engloba o domínio físico (capacidadefuncional e para o trabalho), psicológico (satisfação, bem-estar, autoestima, ansiedade,depressão) e o social (reabilitação, lazer, interação social/familiar). A avaliação daQV/QVRS contribui na investigação clínica e no cuidado com o paciente, bem como sãocapazes de demonstrar o impacto das doenças e das intervenções terapêuticas na vida dosindivíduos, podendo influenciar nas decisões e condutas terapêuticas das esquipes desaúde, permitindo desta forma uma visão ampliada para o cuidar diferenciado, além deservir como marcador da qualidade do tratamento para muitas doenças (GIL; FEINSTEIN,1994; BERLIM; FLECK, 2003; SEIDL; ZANNON, 2004 CUNHA, 2013). Objetivo: Mapear eanalisar a produção cientifica sobre a qualidade de vida de pessoas com hanseníase .Método: Trata-se de uma Revisão de Escopo, que consiste em um tipo de revisão deliteratura que apresenta como técnica mapear estudos relevantes de algum campo deinteresse, têm grande utilidade para sintetizar evidêencias de pesquisa e são usadas paramapeamento da literatura existente em termos de sua natureza, característica e volume(tricco et al, 2016). Em seu desenvolvimento, as revisões de escopo seguem métodorigoroso, transparente, com documentação detalhada para que o estudo possa sercompreendido e replicado por outros pesquisadores (JBI, 2015). A metodologia para estarevisão de escopo segue as recomendações preconizadas pelas diretrizes que orientam osprocessos necessários para a execução de uma scoping review do Instituto Joanna Briggs(JBI, 2015), baseada no quadro delineado por Arksey e O'Malley (2005) e recomendaçõesde Levac et al. (2010), seguindo as seguintes etapas: 1- Identificação da pergunta depesquisa; 2- identificação dos estudos relevantes; 3- Seleção dos estudos; 4- Extração dosdados; 5- Conferência, resumo e relato dos resultados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Maria Aparecida Munhoz Gaíva - Integrante / Gutembergue Santos de Sousa - Integrante / Michelle Veiga de Almeida - Integrante / RAISSA MARIAH FERRAZ MOREIRA BARCELOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2017 - 2019
USO DE AGROTÓXICOS NAS LAVOURAS RELACIONADO A MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, Descrição: A exposição aos agrotóxicos pode ocorrer através do ar, água, contaminaçãodos alimentos e contato desses produtos no jardim da casa. Existe ainda a exposição dosprofissionais da área agrícola que ocorre pelo contato direto, através da mistura deprodutos químicos, armazenamento incorreto de produtos vazios, aplicação, limpeza ereparo de equipamentos(MAKELARSKI ET AL, 2014) Vale lembrar que todas as pessoascorem o risco de sofrer as conseqüências do uso descontrolado dos agrotóxicos,principalmente aquelas que residem em áreas urbanas próximas de grandes cultivosagrícolas (SILVÉRIO et al, 2012). Dentre todas as pessoas expostas, as crianças são asmais afetadas por conta da exposição das mães com os agrotóxicos durante o períodogestacional. A grande maiorias dos agrotóxicos são classificados em inorgânicos a base dearsênio, esse tipo de pesticidas foram proibidos nos EUA nos anos de 2000 por ser toxico esua produção, comercialização e consumo nas lavouras (HILL, WLODARCZYK EFINNELL,2013). As malformações congênitas são definidas por ser um distúrbio nodesenvolvimento que acontece no nascimento, sendo desenvolvida no períodoembrionário, causando anomalias físicas ou mentais (CASTRO, CUNHA E MOREIRA, 2006).. Acredita-se que a realização deste estudo contribuirá cientificamente para oenriquecimento das pesquisas, proporcionando conhecimento acerca dos riscos demalformações pelo contato com os agrotóxicos. O presente estudo objetiva-se a analisaras evidência cientificas disponíveis sobre a associação do efeito do uso de agrotóxicos naslavouras e as malformações congênitas. Este estudo consiste em uma revisão sistemática ?RS, que utilizara métodos bem definidos para identificar, selecionar e avaliar criticamente2017 - 2019os estudos primários que abordaram os efeito dos agrotóxicos e as malformaçõescongênitas. Para iniciar o estudo de RS será necessário realizar a descrição detalhada apartir de três estágios: Estágio 1: Planejamento e revisão; Estágio 2: Elaboração darevisão e Estágio 3: apresentação do relatório e divulgação do estudo. No primeiro estágio,será realizado a formulação da pergunta, por meio do PICO da pesquisa (P= População, I=intervenção, C=Comparação e O= Desfecho).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Vanessa Gama Freitas de Matos - Integrante / Cristhiane Almeida Leite da Silva - Integrante.
-
2016 - 2018
INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM CONTATOS SOCIAIS DE CASOS DE HANSENIASE EM ESCOLARES, Descrição: Apesar da hanseníase ser uma doença curável, o diagnóstico tardio pode gerardeformidades e incapacidades e comprometer o crescimento e o desenvolvimento napopulação infantil. Nas três últimas décadas houve muitos progressos no controle dahanseníase devido a disponibilidade da poliquimioterapia (PQT), onde mais de 16 milhõesde pacientes diagnosticados foram tratados, principalmente naqueles locais consideradosendêmicos (WHO, 2016). No entanto, a doença permanece hiperendêmica em nosso meio.O coeficiente de detecção geral da hanseníase no município de Cuiabá-MT apresentou 68,9casos/100 mil habitantes em 2015 e 24,07/100 mil em menores de quinze anos,caracterizando um padrão de hiperendemicidade. O exame de contatos é uma dasestratégias para redução da carga da doença, porém somente 51 foram examinadosneste mesmo ano, não alcançando o preconizado pelo Ministério da Saúde (SES, 2016) Ataxa de detecção de novos casos estabilizou nos últimos anos, todavia, a vigilância ainda énecessária (DUTHIE et al.; 2016). Para a OMS rganização Mundial da Saúde, a eliminaçãoda hanseníase como doença de saúde pública e problema a nível mundial foi definidocomo a prevalência de menos de um caso da doença por 10.000 habitantes (WHO, 2016).O rastreamento dos contatos até pouco tempo tinha seu foco limitado aos contatosdomiciliares, contudo, o Ministério da Saúde ( MS) (2016), preconiza o rastreamento paraalém do domicílio, aos contatos sociais, que também são considerados grupos de riscopara desenvolver a doença. Um estudo conduzido por Moet et al. (2006), demonstra anecessidade de acompanhamento dos contatos fora do convívio domiciliar, já que estesapresentam maior risco de desenvolver a doença do que a população em geral. Em vistadisso, a utilização de marcadores sorológicos e moleculares representam uma estratégia2016 - 2017para o controle da hanseníase e a detecção precoce de novos casos. (CARVALHO et al.,2015). Segundo Barreto et al. (2014), a busca ativa em escolas pode ser uma estratégia,importante, artimanha para ações de controle do agravo na população, posto que maioriados alunos já viveram ou convivem próximo de casos detectados da doença. Após amplabusca na literatura, poucos estudos foram encontrados sobre a temática, evidenciandoassim, uma lacuna científica. Somando-se ainda o fato de que o Estado de Mato Grosso éhiperendêmico em hanseníase e há escassez de estudos voltados para os contatos sociaisdos casos de hanseníase em ambiente escolar. Dessa forma, torna-se relevante esseestudo para a vigilância dos contatos sociais, além de gerar dados epidemiológicos,contribuir para a detecção precoce da doença e produzir conhecimentos na áreamultidisciplinar e, principalmente nda enfermagem, profissionais estes que atendem, maisdiretamente, esses indivíduos mais vulneráveis a desenvolver a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Luciane Cardoso Gomes - Integrante / Thaísa da Silva Vargas Rodrigues - Integrante / CORTELA, DENISE C.B. - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2018
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E DETERMINANTES SÓCIO-AMBIENTAIS NA OCORRÊNCIA DE HANSENÍASE EM MENORES DE 15 ANOS, Descrição: A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacteriumleprae. Sua prevalência vem diminuindo mundialmente na última década. Porém em 2016ainda, foram detectados 214.783 novos casos no mundo, sendo 18.230 em crianças; noBrasil foram detectados 25.218 casos novos para o mesmo período, sendo 1.696 emmenores de 15 anos. O estado de Mato Grosso permanece hiperendêmico nas últimasdécadas, e a capital Cuiabá está entre os municípios prioritários para o controle do agravo,devido ao problema de saúde pública. Premissas sociais como as condições de vida e deocupação territorial; bem como às naturais como o clima, relevo, tipo de vegetação eecossistema são determinantes para a ocorrência da doença. Este estudo se justifica pelasevidências científicas sobre a influência das condições ambientais e da persistência daendemia em Mato Grosso. Objetivo: Analisar a distribuição espacial da ocorrência dehanseníase em menores de 15 anos e seus contatos. Método: Estudo transversal de 40casos novos de hanseníase, em menores de 15 anos notificados no Sistema de Informaçãode Agravos de Notificação (SINAN) em 2014 e 2015 e 168 contatos domiciliares. Foraminvestigadas as variáveis sócio-econômicas, espaciais, ambientais, clinico-epidemiológicase laboratoriais. Para as análises estatísticas utilizou-se os programas estatísticos SPSSversão 2.0 e GPS map versão 5.00 para análise da distribuição espacial. Resultadosparciais: Dentre os 208 participantes do estudo, 19,2 foram classificados como doentese 80,8 como contatos saudáveis. O grupo de casos apresentou média de idade de 10,85anos, sendo a idade mínima de 4 e a máxima de 14 anos, com desvio padrão de 2,74.Quanto à distribuição espacial dos casos novos hanseníase em menores de 15 anos nomunicípio de Cuiabá, 64,5 dos casos se concentravam na região norte do município,16,1 na região oeste, 12,9 na região sul e 3,2 nas regiões leste e na zona ruralrespectivamente. Conclusão: Os achados parciais indicaram distribuição espacialheterogênea dos casos de hanseníase na população estudada, com predomínio sobre aregião norte do município. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Emerson Soares dos Santos - Integrante / Luciana Goes Campelo - Integrante.
-
2015 - 2018
The accuracy of NDO-LID antigen based ELISA assay relative to PGL-1 antigen for antibodies detection of M. leprae in leprosy patients: a systematic review, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eliane Ignotti em 02/03/2024., Descrição: Review question/objective What is the diagnostic accuracy of currently availablecommercial NDO-LID antigen based ELISA assay compared to PGL-1 references antigen forantibodies detection of M. leprae among patients with leprosy? More specifically, theobjectives are to identify the evidence on: analyze the specificity, sensitivity and ROCcurves of ELISA serologic tests based on NDO-LID antigens and compared to referenceantigen PGL-1 ELISA to detect antibodies against M. leprae in patients with leprosy.Background Leprosy is a chronic infectious disease caused by Mycobacterium leprae, amicroorganism that affects the skin and peripheral nerves and is considered by the WorldHealth Organization (WHO), one of the six most threatening diseases in developingcountries (Global Leprosy, 2013). The involvement of peripheral nervous diseases is themain characteristic of leprosy, conferring great potential to provoke incapacities andphysical deformities (Ridley and Jopling 1966). This disease, therefore, contributes to themaintenance of prejudice, stigma and social disadvantages in patients and their families(Nicholls et al., 2005). The serology for the detection of IgM antibodies specific for PGL-Iantigen, represents the most well-evaluated and standardized serological test for leprosy(Ananias et al., 2002, Barro et al., 2000, Buhrer-Sekula et al. Al., 1998; Fujiwara et al.,1984; Spencer et al., 2011). Because of their glycolipid nature, the humoral immuneresponse of leprosy patients induces the production of antibodies with predominantly2014 - 2016immunoglobulin M (IgM) isotopes that do not cross-react with M. tuberculosis or withother known mycobacteria (Park et al., 1992). The detection and measurement of PGL-1antibodies has been used as an auxiliary tool for a simple classification of leprosy amongmultibacillary and paucibacillary (BuhrerSekula et al 2000, 2007). A systematic reviewanalyzed the serological studies for the detection of anti-PGL-I IgM, concluding that thesetests are useful to aid the diagnosis when the results are considered together with theclinical information, besides helping to classify patients between multibacillary orpaucibacillary and in the Monitoring of therapy efficacy. However, for the early diagnosisand follow-up of high-risk population, the methodologies used have not yet demonstrateda favorable cost benefit (Moura et al., 2008).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Integrante / Eliane Ignotti - Coordenador / Omar Espinosa Dominguez - Integrante / Camila Massae Sato - Integrante.
-
2015 - 2018
Rastreamento de contatos de hanseníase menores de 15 anos por meio de testes sorológicos, Descrição: Trata-se de proposta de projeto matriz intitulado: Fatores Preditivos deOcorrência de Hanseníase em Escolares e Investigação da Influência Migratória naEndemia, Mato Grosso, Brasil. Aceitação de Auxilio a Projeto de Pesquisa, n.250393/2013, aprovado no EDITAL PPSUS MT N 002/2013 - MS/CNPq/FAPEMAT/SES.Justificativa e Aplicabilidade do Projeto junto ao SUS: Nas últimas décadas o estado deMato Grosso está entre as regiões brasileiras mais endêmicas para hanseníase, apesar dosesforços da comunidade governamental e científica. Reforçam a esse cenário ahiperendemicidade entre crianças e adolescentes que demandam maiores esforços para oentendimento de fatores associados à ocorrência desse agravo, bem como aspectosrelacionados ao fluxo migratório da endemia. As investigações em hanseníase queabordam a população infantil em ambiente escolar demostram que o diagnóstico precoce édentre outros uma estratégia de controle do agravo e sua efetividade requer a busca ativana comunidade, assim como de seus contatos a partir do caso-indice bacilífero. Aprevisibilidade da ocorrência de hanseníase nesse grupo etário está relacionada comdiversos fatores tais como: nível socioeconomico desfavorável, contatos intradomiciliarescom a forma bacilífera, diagnóstico tardio, presença atual e pregressa da doença nafamília, suscetibilidade genética e aqueles ligados a qualidade de atendimento dos serviçosde saúde. A probabilidade de adoecimento depende, também, do grau de exposição aobacilo e estes sugerem relação com o nível endêmico da região. Estudos indicam umacorrelação entre a porcentagem dos casos multibacilares em crianças e a situaçãoendêmica da região, lentidão no diagnóstico e fluxo migratório. Diante desse contexto,analisar fatores preditivos relacionados à hanseníase entre escolares no estado de MatoGrosso, bem como a influência do fluxo migratório na endemia é condição primordial paraampliação de conhecimentos do agravo na população infantil. Fato este que contribui parao desenvolvimento de estratégias mais consistentes na redução da endemicidade emnosso Estado. Desta forma fortalecendo a qualidade de atendimento, principalmente, aousuário do sistema único de saúde (SUS) nesta população mais vulnerável aoadoecimento... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Thaísa da Silva Vargas Rodrigues - Integrante / Isabelle Côsso - Integrante.
-
2015 - 2018
VIGILANCIA EM CONTATOS DE HANSENIASE: INVESTIGAÇÃO DA INFECÇÃO PELO MYCOBACTERIUM LEPRAE E ESTUDO DE EFETIVIDADE DA QUIMIOPROFILAXIA NA PREVENÇÃO, Descrição: A manutenção da hanseníase na população infantil reflete fluxos de transmissão ativa. A enfermidade pode estar relacionada com contatos de doentes bacilíferos sem tratamento ou com a deficiência da busca ativa dos casos. Objetivos: Determinar a infecção do bacilo M. leprae entre contatos saudáveis utilizando o teste de antígeno glicolipídio fenólico 1 (PGL-1) e os testes de antígenos proteicos denominados LID -1, bem como analisar evidências da efetividade do uso da quimioprofilaxia para a prevenção em contatos de hanseníase. Método: Delineamento do primeiro objetivo: estudo transversal analítico, em contatos domiciliares de hanseniase residentes nos municípios de Cuiabá, Mato Grosso, no período de 2012 e 2013. As informações serão obtidas por meio de fichas individuais de investigação/notificação de hanseníase do Sinan/MT, prontuários e entrevistas. Para o gerenciamento e análise dos dados utilizar-se-á o software SPSS 20. Para as associações utilizar-se-á cálculo de odds ratio (OR) ao nível de significância de 5. Delineamento do segundo objetivo: revisão sistemática. Coleta de dados em outubro de 2013 a fevereiro de 2014, disponibilizados em bases eletrônicas World Wide Web. Serão incluídos estudos primários. As referências identificadas serão gerenciadas por meio do software EndNote Web versão 3.0.Descritores: Hanseníase; Quimioprevenção; Mycobacterium Leprae; Contatos; Estudo Transversal; Revisão Sistemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Eliane Ignotti - Integrante / Ida Maria Foschiani Dias Baptista - Integrante / Cássia Baldini Soares - Integrante / Patrícia Sammarco Rosa - Integrante / Eliane Aparecida Silva - Integrante / Denise da Costa Boamorte - Integrante., Financiador(es): Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde) - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
FATORES PREDITIVOS DE OCORRÊNCIA DE HANSENIASE EM ESCOLARES E INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA MIGRATÓRIA NA ENDEMIA, MATO GROSSO, BRASIL, Descrição: O Estado de Mato Grosso situa-se como região hiperendêmica emhanseníase. A manutenção da endemia na população infantil reflete fluxos de transmissãoativa. A enfermidade pode estar relacionada com contatos de doentes bacilífero semtratamento e na deficiência da busca ativa dos casos. Objetivo: analisar fatores associadosà ocorrência da hanseníase entre escolares, a detecção da infecção por MycobacteriumLeprae, bem como a influência do fluxo migratório na endemia. Método: Estudotransversal controlado em estudantes de 5 a 14 anos investigados por hanseníase emambiente escolar dos municípios de Cuiabá no período de 2015 e 2016. Grupo de estudocasos de hanseníase; grupo controle os alunos sem a presença da doença. Pareados poridade e escola. Variáveis: epidemiológicos, clínicos, infectividade nos contatos domiciliarese características do fluxo migratório na endemia. As informações serão obtidas por: fichasindividuais de notificação por hanseníase; ficha específica utilizada da campanha nacionalde busca ativa dos casos entre escolares e a detecção da presença de MycobacteriumLeprae será por meio de teste sorológico anti-PGL-1 e Swab nasal realizada no laboratóriodo Instituto Lauro Souza Lima em Bauru SP para analises das amostras. Para ogerenciamento e análise dos dados utilizar-se-á o software SPSS 20. Nas comparações deproporções utilizar-se-á os testes do Qui-quadrado (#1048576;2) e t de Student para comparaçõesentre médias. A associação entre a variável de desfecho será verificada utilizando-secálculo de odds ratio (OR) ao nível de significância de 5. A distribuição geográfica doscasos será analisada por meio dos softwares Terraview versão 3.2.0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / IGNOTT, ELIANE - Integrante / Ida Maria Foschiani Dias Baptista - Integrante / Eliane Aparecida Silva - Integrante / Luciane Cardoso Gomes - Integrante / Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas - Integrante / Thaísa da Silva Vargas Rodrigues - Integrante / Isabelle Côsso - Integrante / Denise da Costa Boamorte Cortela - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2016
INFECÇÃO POR MYCOBACTERIUM LEPRAE EM MENORES DE 15 ANOS CONTATOS DE CASOS DE HANSENÍASE, Descrição: A hanseníase em menores de 15 anos indica exposição precoce aoagente causador da doença, é agravo de alto potencial incapacitante e tem sidoconsiderada hiperendêmica no estado de Mato Grosso. Contatos de pacientesdiagnosticados com hanseníase constituem população de alto risco para a infecção edoença. Os testes sorológicos anti-NDO-LID e anti-PGL-I consistem em ferramentasauxiliares para a detecção de indivíduos com a infecção e em maior risco de desenvolver adoença. Objetivo: analisar a infecção por Mycobacterium leprae em menores de 15 anoscontatos de casos de hanseníase por meio dos testes sorológicos anti-NDO-LID e anti-PGLI, no município de Cuiabá-MT, no período de 2014 a 2016. Método: estudo transversal com250 menores de 15 anos, sendo 50 contatos domiciliares, 160 contatos de vizinhança e 40contatos-casos. As informações foram obtidas por fichas de notificação/investigação doagravo, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação de Mato Grosso, entrevistaspor meio de instrumento padronizado e coleta de amostras de sangue, no período defevereiro a julho de 2016. Para análise empregou-se os seguintes testes: Razão dePrevalência, Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis one-way ANOVA, coeficiente decorrelação de Spearman e regressões de Poisson e Quantílica. Resultados: dentre os 250indivíduos, 127 (50,8) eram do sexo masculino e 123 (49,2) feminino, com idademédia de 8,3 anos. A proporção de positividade de anti-NDO-LID em contatos devizinhança foi de 6,9, em contatos domiciliares de 4 e em contatos-casoscorrespondeu a 7,5. A prevalência geral de infecção em contatos domiciliares evizinhança foi de 6,2 com anti-NDO-LID e de 2,8 com anti-PGL-I. A região Oeste domunicípio de Cuiabá apresentou maior proporção de soropositividade em contatosdomiciliares e de vizinhança, enquanto a região rural apresentou maior taxa de detecçãode casos de hanseníase na população infantil no período de 2014 a 2015. Detectou-se1,9 de casos novos dentre os 210 contatos domiciliares e de vizinhança. Verificou-secomo fatores associados à soropositividade do teste anti-NDO-LID em contatos devizinhança, as variáveis raça/cor e número de pessoas na residência. Observou-secorrelação positiva entre a titulação de anticorpos anti-PGL-I e as variáveis número demenores de 15 anos na residência e tempo em que dormiu na mesma casa. Os testessorológicos utilizados no estudo apresentaram, entre si, concordância razoável. Conclusão:o teste rápido anti-NDO-LID foi mais adequado para a detecção de infecção na populaçãoinvestigada, quando comparado ao anti-PGL-I. Verificou-se maior percentual de contatosinfectados na região Oeste. A realização de rastreamento com emprego de avaliaçãoclínica e testes sorológicos mostrou-se estratégia útil para controle da hanseníase. Osfatores associados ao resultado positivo do teste rápido e as variáveis correlacionadas àtitulação de anticorpos anti-PGL-I estão ligados a aspectos sociodemográficos e cohabitacionais. Descritores: Hanseníase. Testes sorológicos. NDO-LID. PGL-I. Criança.Adolescente... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Denise da Costa B Cortela - Integrante / Eliane Aparecida Silva - Integrante / Luciane Cardoso Gomes - Integrante / Eliane Ignotti - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - 2015
INDICADORES E DETERMINANTES CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE HANSENÍASE EM MENORES DE QUINZE ANOS, MATO GROSSO, BRASIL, Descrição: Analisar os indicadores e os determinantes clínicos e epidemiológicosde hanseníase em indivíduos menores de quinze anos registrados no Sistema Nacional deAgravos de Notificação de Mato Grosso, Brasil. Método: Estudo epidemiológicodesenvolvido em três etapas que incluem: caracterização de 2455 casos novos dehanseníase em menores de quinze anos notificados no período de 2001 a 2013;identificação da tendência histórica dos indicadores epidemiológicos de hanseníase nestapopulação por meio do procedimento de Prais-Winster para análise de regressão lineargeneralizada; e comparação das características sociodemográficas, clínicas eepidemiológicas de 429 indivíduos notificados com hanseníase entre os municípiosprioritários e os não prioritários, através do teste do qui-quadrado ao nível de significância2013 - 2014de 5, bem como a distribuição espacial destes municípios por meio do softwareArcGis10.2. Resultados: O primeiro estudo indicou a incidência média de 22,7 casos por100 mil habitantes em menores de quinze anos, a maior proporção de entrada foi do sexomasculino (51,6; n= 1268) e da faixa etária de 10 a 14 anos (65; n=1595). Dentre ascaracterísticas clínicas, 67,3 (n=1652) foram classificados como paucibacilares e 45,8(n=1125) com lesão única. Quanto ao modo de detecção, 46,2 (n=1133) das entradasforam por demanda espontânea. Observou-se que 60,6 e 52,1 das informações acercada realização de exame baciloscópico no diagnóstico e apresentação de episódio reacional,respectivamente, foram consideradas ignoradas e/ou não preenchidas. No segundoestudo, evidenciou-se uma tendência decrescente do coeficiente geral de incidência, comuma taxa anual média de -5,5 (IC 95: -7,5 ? -3,5) e tendência de crescimento comincremento de 6,7 (IC 95: 2,7 ?10,8) na proporção dos casos multibacilares, de 9,4(IC 95: 4,4 ? 14,7) dos casos diagnosticados com forma clínica dimorfa e de 14,0 (IC95: 7,9 ? 20,4) dos casos com incapacidade física grau 2 no momento do diagnóstico.Houve crescimento na tendência da proporção média dos contatos examinados, comincremento de 4,1 (IC 95: 1,2 ? 7,1), enquanto que a média da proporção de cura noperíodo foi considerada precária (39,7), com tendência estacionária. O último estudoidentificou que 73,9 (n=317) dos casos novos foram notificados em municípiosprioritários. Observou-se diferença na proporção de casos registrados entre os municípios,com maior proporção nos prioritários quanto à idade de cinco a nove anos (#967;=4,09;p=0,043), raça branca (#967;=7,01; p=0,008) e forma clínica tuberculóide (#967;=3,89;p=0,048), e maior proporção nos não prioritários quanto à zona não urbana (#967;=24,23;p<0,001), duas a cinco lesões (#967;=5,93; p=0,014) e demanda espontânea (#967;=6,16;p=0,013). Dos 141 municípios do estado avaliados segundo a distribuição espacial, 58,1(n=82) apresentaram coeficiente médio de incidência alto, muito alto e hiperendêmico,sendo que destes, 34,1 (n=28) contemplam o grupo dos prioritários. Conclusão: Atendência histórica do coeficiente médio de incidência da hanseníase em menores dequinze anos mostrou-se decrescente no período, todavia as características clínicas eepidemiológicas da doença e as tendências dos indicadores epidemiológicos indicam odiagnóstico tardio com permanência de fontes de transmissibilidade. A maioria dos casosfoi registrada em municípios prioritários, entretanto ambos apresentam h. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvana Margarida Benevides Ferreira - Coordenador / Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas - Integrante / Denise da Costa Boamorte Cortela - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. , Av. Fernando Correa da Costa, 2.367, UFMT, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158805
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Associado - PPG/Enfermagem
Atividades
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.,Linhas de pesquisa
-
03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro Docente do Núcleo de Pesqisa - GEPESC.
-
02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Mestrado e Doutorado.
-
02/2014 - 03/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro Docente do Núcleo de Ensino e Pesquisa - GESCA.
-
03/2014 - 10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.,Linhas de pesquisa
2020 - Atual
Escola de Enfermagem da USDPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora de protocolo de pesquisa
2017 - Atual
Escola de Enfermagem da USDPVínculo: Colaborador - JBI Brasil, Enquadramento Funcional: Membro Adjunto JBI Brasil
Outras informações:
Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informadopor Evidências.
Atividades
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Enfermagem da USP.,Linhas de pesquisa
-
03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem da USP.,Cargo ou função, Adjunt Staff - Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências..
2001 - 2019
Universidade de CuiabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - Faculdade de Enfermagem, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2017 - 08/2019
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos de Iniciação Científica - PIBIC
-
02/2014 - 08/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso em Enfermagem
-
02/2014 - 08/2019
Outras atividades técnico-científicas , faculdade de enfermagem, faculdade de enfermagem.,Atividade realizada, Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso em Enfermagem.
-
02/2014 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-Graduação em Ambiente e Saúde.,Cargo ou função, Membro Docente de Núcelo de Pesquisa.
-
02/2012 - 08/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Cientifica, Bioestatistica e Saúde Coletiva
-
02/2010 - 08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ambiente e Saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2010 - 08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ambiente e Saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2001 - 08/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, aulas da unidade curricular do 4 ano
-
02/2001 - 08/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em Súade Coletiva
-
02/2014 - 03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-Graduação em Ambiente e Saúde.,Cargo ou função, Membro Docente do Colegiado de curso de Mestrado.
-
02/2010 - 12/2012
Ensino, Pós-Graduação de Saúde Publica com Ênfase em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão em Saúde da Criança e Adolescente
-
02/2009 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva
1982 - 2013
Fundação de Saúde de CuiabáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2010 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.,Serviço realizado, Treinamentos ministrados , Saúde Pública. Coordenadoria de Hanseniase.
-
02/2010 - 02/2013
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Assistencia em Hanaseníase.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvana Margarida Benevides Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?