Larisse de Oliveira Rodrigues
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialista em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), Mestre em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social (DESSO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua nas seguintes áreas do conhecimento: Política Social, Serviço Social, Fundamentos do Serviço Social, Política de Educação e Feminismo e Diversidade Sexual.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Serviço Social
2013 - 2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: a atuação do Estado e a consolidação da educação como negócio em tempos de financeirização
, Ano de obtenção: 2017. Ney Luiz Teixeira de Almeida. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Políticas Sociais; Educação Superior; Lutas Sociais; Serviço Social.
Mestrado em Serviço Social
2009 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: CONTRA- REFORMA DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM SERVIÇO SOCIAL: os rebatimentos e resistências na direção ético-política da profissão
, Ano de Obtenção: 2011.Maria Alexandra Monteiro Mustafá.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Serviço Social; Formaçao Profissional.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Estudos Latino-Americanos
2009 - 2012
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Luta Feminista na Esquerda: articulação das lutas e contribuições sobre os caminhos atuais
Orientador: Mirla Cisne
Graduação em Serviço Social
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: O Movimento Estudantil e a formação política do (a) estudante de Serviço Social: contribuições e desafios
Orientador: Silvana Mara de Morais dos Santos
Formação complementar
2018 - 2018
PAP - Curso de Atualização Pedagógica - Humanas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Política de Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Feminismo e Diversidade Sexual.
Organização de eventos
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . V Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos e Comunidades Rurais do RN. 2012. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação da UFRN. 2021. (Seminário).
SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NA UFRN. 2020. (Seminário).
A Relação Público e Privado na Assistência à Saúde no Brasil: a mediação do controle social. 2012. (Outra).
O Aborto como um problema de saúde pública. 2012. (Seminário).
Seminário Saúde Publica em risco: desmonte e privatização do direito a saúde no Rio Grande do Norte. 2012. (Seminário).
DIREITA PARA O SOCIAL E ESQUERDA PARA O CAPITAL: INTELECTUAIS DA NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA NO BRASIL. 2011. (Outra).
II Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisa Marxista.Contribuições Referentes a 11ª Tese sobre Feuerbach. 2010. (Encontro).
Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A Reforma Universitária e o enfrentamento da categoria profissional e estudantil de Serviço Social: desafios e lutas no cenário de desregulamentação, O irracionalismo pós-moderno e a conceituação dos Movimentos Sociais: uma análise teórico conceitual crít. 2009. (Encontro).
I Encontro Internacional de Ética, Governabilidade e Direitos Humanos.O projeto ético-político do Serviço Social brasileiro: caminhos históricos e desafios atuais. 2009. (Encontro).
III Seminário Regional de Graduação e Pós-graduação da ABEPSS/NE.?A beleza de ser um eterno aprendiz?: o Movimento Estudantil de Serviço Social e a Formação Profissional. 2009. (Seminário).
Jornada Internacional de Políticas Públicas.O Projeto Profissional do Serviço Social e a Reforma Universitária: o enfrentamento da categoria profissional e estudantil no período de contra-reforma do Estado. 2009. (Outra).
Seminário dos 30 anos do Congresso da Virada. 2009. (Seminário).
I Curso de Formação Política do MESS. 2008. (Outra).
V Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social.O Movimento Estudantil e a Formação Política da (o) Estudante de Serviço Social: Contribuições e desafios. 2008. (Seminário).
XXX Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social. 2008. (Outra).
XXX Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2008. (Encontro).
III Encontro Natalense de Estudantes de Serviço Social. 2007. (Encontro).
Semana do Assistente Social. 2007. (Outra).
XIV Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social. 2007. (Seminário).
XIX Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social. 2007. (Outra).
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2007. (Encontro).
XXX Conselho Regional de Entidades Estudantis de Serviço Social. 2007. (Outra).
XXX Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2007. (Encontro).
II Encontro Natalense de Estudantes de Serviço Social. 2006. (Encontro).
Mini-curso: Ética, senso moral e consciência crítica: noções iniciais. 2006. (Outra).
Mini-curso: Gestão de pessoas através da auditoria do sistema humano. 2006. (Outra).
Seminário Regional de Formação Profissional de Movimento Estudantil de Serviço Social. 2006. (Seminário).
XXIV Semana do Assistente Social. 2006. (Outra).
XXIX Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2006. (Encontro).
XXVII Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social. 2006. (Outra).
I Encontro Natalense de Estudantes de Serviço Social. 2005. (Encontro).
I Seminário de Políticas Sociais Brasil - Canadá. 2005. (Seminário).
Mini-curso: Avaliação de Políticas Públicas. 2005. (Outra).
XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2005. (Encontro).
XXVIII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2005. (Encontro).
Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
MOURA, R.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; RAMOS, S. R.. Assistência Estudantil na Contrarreforma da Educação Superior: uma análise do orçamento do PNAS na UFERSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MADUREIRA, A. B.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SILVA, A. L.; ALMEIDA, J. P.. "Você não é Gisele Bundchen": manifestações da violência Institucional contra Mulheres no cotidiano dos Serviços do SUS. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, I. M.; HOFFMANN, E.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. O Assistente Social nos CRAS e CREAS: um estudo sobre as requisições o Sistema de Justiça no SUAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, S. M. M.; SILVA, A. L.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. CHÃO DE ESTRELAS E CÉU DE VAGA-LUMES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIALÉTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DURANTE O REGIME POLÍTICO-DITATORIAL-TERRORISTA BRASILEIRO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARROS, I. F.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SILVA, R. M. A.. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: AS PARTICULARIDADES DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; CUNHA, A. D.; SILVA, E. A.. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DAS TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PRESENTES NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRN DE 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; OLIVEIRA, R. A.; PEREIRA, M. F. C. V.. A CONTRARREFORMA NA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL E O FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL DOUTOR JOÃO MACHADO/RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SILVA, A. L.; NEGREIROS, T. C. G. C.. RELAÇÕES ENTRE SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA PROFISSÃO NA ASSISTÊNIA ESTUDANTIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, R. M. A.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SILVA, R. B.. MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO BRASIL: CONDIÇÕES DE GÊNERO E DESAFIOS SOCIO-ORGANIZATIVOS NO SÉCULO XXI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARROS, I. F.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; PEREIRA, M. R.. AUTISMO INFANTIL E SEUS DESAFIOS NA INCLUSÃO ESCOLAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SCHWADE, E.; DIAS, L. C. S.. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS NOVAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA MILITÂNCIA DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ?CURSO PÉ NO CHÃO?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CUNHA, A. D.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SOUZA, I. L.. O SERVIÇO SOCIAL NA DEFENSORIA PÚBLICA: ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL CARACTERIZADO PELA GARANTIA DE DIREITOS IMERSO AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO PROFISSIONAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUZA, I. L.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; FECHINE, A. K. F. S.. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; OLIVEIRA, R. A.. EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM PARCERIA COM O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; OLIVEIRA, R. A.. A PEDAGOGIA DO MST: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; OLIVEIRA, R. A.. A JUVENTUDE NA FORMAÇÃO POLÍTICA: A QUESTÃO POLÍTICA NO BRASIL NA VISÃO DOS JOVENS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SILVA, A. L.; WELLEN, H. A. R.. O SERVIÇO SOCIAL NA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: BREVE ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DE SEUS LIMITES E AVANÇOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; FREIRE, A. L. L. L. A.. ESTIGMATIZAÇÃO SOCIAL DA LOUCURA E OS DESAFIOS DA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA PARA A SAÚDE MENTAL UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA LOUCURA E OS IMPASSES DO AVANÇO DO CONSERVADORISMO PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; HOFFMANN, E.. A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E O PROGRAMA DA REDE CEGONHA NA MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO: INSTRUMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; MOTA, F. D. S. A.; PALMEIRA SOBRINHO, Z.. O FEMINISMO POPULAR NA RESISTÊNCIA PELO DIREITO À IGUALDADE DE GÊNERO E AO TRABALHO DECENTE: UM OLHAR DAS AMELIAS SOBRE A LEI N° 13.467/2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARROS, I. F.; SILVA, R. M. A.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRN: DEMANDAS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; NEVES, M. T.. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES SOBRE CAPS AD-ALCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; PEREIRA, M. F. C. V.. O TRABALHO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: UMA APRECIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS PARA A SISTEMATIZAÇÃO E A AUTONOMIA DO TRABALHO NA SAÚDE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; CORTE NETO, J. N.; DIAS, L. C. S.. A GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: UMA ANÁLISE DAS DEMANDAS PROVENIENTES DA OUVIDORIA DO SUS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; FREIRE, A. L. L. L. A.; SILVA, A. K. B. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O FEMINICÍDIO E SEUS REBATIMENTOS COMO FORMA CONCRETA DE PROTEÇÃO A MULHER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; DIAS, L. C. S.; SOUZA, V. M. P.. A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA NO HOSPITAL DOUTOR JOSÉ PEDRO BEZERRA: UMA ANÁLISE DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; HOFFMANN, E.; COSTA, M D H. CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE: ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA E PAPEL DOS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL COMO INSTRUMENTOS DE ACESSO AOS DIREITOS NA SAÚDE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; CUNHA, A. D.; CARVALHO, L. C. F. M.. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONTRARREFORMA: IDENTIFICANDO AS IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AJUSTE FISCAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E OS SEUS REBATIMENTOS NO TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, I. M.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; CARVALHO, L. C. F. M.. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UFRN (2015-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; COSTA, M D H; ALVES, E. K. S. V.. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; TEIXEIRA, F. G.; VASCONCELOS, S. L.. O CUIDADOR IDOSO NO HOSPITAL ESTADUAL DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS: AS PRINCIPAIS DEMANDAS E DESAFIOS PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; BEZERRA, M. B. M.; ROCHA, M. M. S.. O AVANÇO DO NEOCONSERVADORISMO NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE E SUAS IMPLICAÇÕES FRENTE AO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; BEZERRA, M. B. M.; ROCHA, M. M. S.. SERVIÇO SOCIAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENFRETAMENTO DIANTE DA CONTRA REFORMA DO ESTADO CAPITALISTA NO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; FREIRE, A. L. L. L. A.; DIAS, L. C. S.. O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. Serviço Social no espaço escolar: uma inserção necessária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. O Trabalho do CREAS - Mulher como potencializador da autonomia financeira e pessoal das mulheres no município de Mossoró-RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
NASCIMENTO, J. M.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SANTOS, T. R. M.. As Relações e Mediações entre o Estado, Terceiro Setor e Serviço Social no contexto neoliberal brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
COSTA, M D H;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. Dependência química e violências em saúde: uma discussão no Complexo hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/ Pronto Socorro Clóvis Sarinho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, T. R. M.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; MOREIRA, M. R. A.. Serviço Social e Terceiro Setor: contradições e desafios à afirmação de direitos no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, T. R. M.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; NICOLAU, M. C. C.. A Educação como mediação política no campo contraditório da disputa pela hegemonia: contribuições ao debate crítico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NASCIMENTO, J K B;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; OLIVEIRA, L G S. Terceiro Setor como garantia de direitos ou novas formas de filantropia?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, E. A.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SOUZA, I. L.; SILVA, A. L.; MADUREIRA, A. B.; SANTOS, T. R. M.; SILVA, R. M. A.; LIMA, R. L.. Comissão de Seleção de Mestrado do PPGSS/UFRN. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
TEIXEIRA, F. G.; SOUZA, I. L.;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. Comissão de Seleção para Professor Substituto da UFRN. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; SOUSA, D. N.; DINIZ, M. I.. Comissão de Avaliação do melhor Trabalho de Conclusão (TCC) do curso de Serviço Social. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.; BAPTISTA, A.; FERREIRA, F. V.; BEMERGUY, C.. Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho. 2016. Secretaria de Assistencia Social Direitos Humanos.
MOREIRA, M R A;RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. Assessor Temático do Eixo: Formação e Exercício Profissional em Serviço Social, no III Seminário Regional de Graduação e Pós-graduação da ABEPSS/NE. 2011. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. Assessor Temático do Eixo: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social - Formação Profissional em Serviço Social, no III Seminário Regional de Graduação e Pós-graduação da ABEPSS/NE. 2009. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
Orientou
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONTRARREFORMA: o Ajuste Fiscal e suas implicações ao Ensino Superior Público; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
O FINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS IMPLICAÇÕES DO AJUSTE FISCAL (2016-2022); Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA REDE RECICLA SERIDÓ: CONDIÇÕES DE GÊNERO E DESAFIOS SOCIO- ORGANIZATIVOS; 2022; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MULHER E A RESPONSABILIZAÇÃO DO CUIDAR: uma análise a partir do programa de atenção à saúde da criança; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A Integração entre a Política Pública de Assistência Social e de Educação Ambiental no âmbito do Centro de Referência da Assistência Social; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Sociais) - Instituto de Educação Superior Raimundo Sá; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A POLÍTICA DE ESPORTE EM NATAL: REFLEXÕES SOBRE A DESIGUALDADE SOCIAL E AS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO MUNICIPAL DE NATAL ENTRE 2018 E 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: ANÁLISE CRÍTICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O CARÁTER SOCIAL DA LOUCURA: APROXIMAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A SAÚDE MENTAL NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E AS CONTRADIÇÕES DA SOCIOEDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL-RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
MATERNIDADE SOLO E AS POLÍTICAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FIGURA MATERNA FRENTE ÀS IMPOSIÇÕES DO PATRIARCADO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
(CONTRA)REFORMA EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE NEOCONSERVADORISMO: O SERVIÇO SOCIAL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
REFRAÇÕES DO AJUSTE FISCAL NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O ACESSO AO DIREITO À EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS DE COTAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
DO SILÊNCIO AO PEDIDO DE SOCORRO: O PAPEL DA REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM NATAL/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A OFENSIVA NEOLIBERAL SOB O ENSINO SUPERIOR: O ORÇAMENTO FEDERAL À UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DE 2019 A 2021; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFRN NO CONTEXTO DA PANDEMIA: A CRISE SANITÁRIA E A CENTRALIDADE DO CAPITAL PANDÊMICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES NOS SEMESTRES DE 2020; 1 E 2020; 2 NA UFRN; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO DE FELIPE CAMARÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
EDUCAÇÃO POPULAR, SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DAS TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PRESENTES NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRN DE 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO PROFISSIONAL DOS (AS) ASSISTENTES SOCIAIS INSERIDOS (AS) NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO E A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A LUTA E RESISTÊNCIA DA CATEGORIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E O PROGRAMA DA REDE CEGONHA NA MATERNIDADE ESCOLA JANUÁRIO CICCO: INSTRUMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O SERVIÇO SOCIAL NA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: BREVE ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DE SEUS LIMITES E AVANÇOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
ESTIGMATIZAÇÃO SOCIAL DA LOUCURA E OS DESAFIOS DA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA PARA A SAÚDE MENTAL UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA LOUCURA E OS IMPASSES DO AVANÇO DO CONSERVADORISMO PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A PEDAGOGIA DO MST: EDUCAR PARA TRANSFORMAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A JUVENTUDE NA FORMAÇÃO POLÍTICA: A QUESTÃO POLÍTICA NO BRASIL NA VISÃO DOS JOVENS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM PARCERIA COM O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONTRARREFORMA: IDENTIFICANDO AS IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AJUSTE FISCAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E OS SEUS REBATIMENTOS NO TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE: ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA E PAPEL DOS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL COMO INSTRUMENTOS DE ACESSO AOS DIREITOS NA SAÚDE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA NO HOSPITAL DOUTOR JOSÉ PEDRO BEZERRA: UMA ANÁLISE DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O FEMINICÍDIO E SEUS REBATIMENTOS COMO FORMA CONCRETA DE PROTEÇÃO A MULHER; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: UMA ANÁLISE DAS DEMANDAS PROVENIENTES DA OUVIDORIA DO SUS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O TRABALHO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: UMA APRECIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS PARA A SISTEMATIZAÇÃO E A AUTONOMIA DO TRABALHO NA SAÚDE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: REFLEXÕES SOBRE CAPS AD-ALCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O TRABALHO SOCIAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
SERVIÇO SOCIAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENFRETAMENTO DIANTE DA CONTRA REFORMA DO ESTADO CAPITALISTA NO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O AVANÇO DO NEOCONSERVADORISMO NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE E SUAS IMPLICAÇÕES FRENTE AO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O CUIDADOR IDOSO NO HOSPITAL ESTADUAL DR; RUY PEREIRA DOS SANTOS: AS PRINCIPAIS DEMANDAS E DESAFIOS PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Desafios educacionais para a inserção do Serviço Social no ambiente escolar: uma análise da realidade do sistema educacional básico de Campo Grande/RN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
A efetividade do controle social e a participação social em frente ao desmonte da política de saúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Movimento Estudantil: sua contribuição para a formação profissional em Serviço Social no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Condições de trabalho e materialização do Projeto Profissional do Serviço Social em Fortim/CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O Abuso Sexual contra crianças e adolescentes e o enfrentamento dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social: demandas, contradições e desafios; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Serviço Social na ala feminina do complexo penal Dr; João Chaves: entre vivências e políticas públicas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O Serviço Social na Saúde Mental: a atuação do Assistente Social no CAPSi - Parnamirim/RN; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Crianças com Síndrome de Down inclusas em escolas regulares públicas de Currais Novos: enfrentando dificuldades; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O Movimento Estudantil no IFRN campos Zona Norte: desafios e possibilidades; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação profissional e tecnológica no Brasil e no Rio Grande do Norte; 2022; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação Superior no Brasil e no Rio Grande do Norte; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação básica no Brasil e no Rio Grande do Norte; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação no Rio Grande do Norte; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
O Ajuste Fiscal e suas Implicações na política de educação no Rio Grande do Norte; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Ajuste fiscal e implicações para o agravamento das condições de pobreza e da desigualdade social no RN; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Larisse de Oliveira Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
HOFFMANN, E. (Org.) ; REIDEL, Tatiana. (Org.) ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. (Org.) . As implicações do ajuste fiscal na efetivação das políticas sociais, no agravamento da pobreza e na desigualdade social.. 1. ed. São Paulo: Alexa Cultural, 2023. v. 1. 282p .
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SOUZA, A. R. A. ; SILVA, C. J. ; FONSECA, J. A. ; PINTO, L. A. . AS IMPLICAÇÕES DO AJUSTE FISCAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE. In: HOFFMANN, Edla; REIDEL, Tatiana; RODRIGUES, Larisse de Oliveira.. (Org.). As implicações do ajuste fiscal na efetivação das políticas sociais, no agravamento da pobreza e na desigualdade social. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural, 2023, v. , p. 165-202.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; BATISTA, J. J. ; OLIVEIRA, J. . Patriarcado Heterossexista e Resistência Lésbica na pauta Feminista. In: Leonardo Nogueira, Erivan Hilário, Thaís Teresinha Paz, Kátia Marro. (Org.). Hasteemos a Bandeira Colorida. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2018, v. 1, p. 1-320.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Uma Diversidade de Mulheres em Luta. Brasil de Fato, São Paulo, p. 2, 07 mar. 2013.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A Sexualidade é política e o Aborto, um direito das mulheres. Jornal Brasil de Fato, São Paulo, p. 2, 04 out. 2012.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SOUZA, A. R. A. . AS IMPLICAÇÕES DO AJUSTE FISCAL PARA A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: Uma análise dos seus rebatimentos na política de Educação (2014- 2022). In: XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (XI JOINPP), 2023, São Luis. XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (XI JOINPP):, 2023.
-
SANTOS, M. D. S. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação Superior no Brasil e no Rio Grande do Norte. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022, Natal. XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022.
-
SILVA, C. J. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação profissional e tecnológica no Brasil e no Rio Grande do Norte. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022, Natal. XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022.
-
PINTO, L. A. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação básica no Brasil e no Rio Grande do Norte. In: XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022, Natal. XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2022, 2022.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SANTOS, M. D. S. ; PINTO, L. A. . As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação básica no Brasil. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2021, 2021, Natal. XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2021, 2021.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SANTOS, M. D. S. ; SOUZA, A. R. A. . O Ajuste Fiscal e suas Implicações na política de educação no Rio Grande do Norte. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2020, 2020, Natal. XXXI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2020, 2020.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, E. A. . A MONITORIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS COMPONENTES CURRICULARES DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. In: XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; ROCHA, M. A. ; ROCHA, C. S. ; SANTOS, M. D. S. . O AJUSTE FISCAL NO BRASIL E SUAS REFRAÇÕES PARA O AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES DE POBREZA. In: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, C. J. . OS REFLEXOS DA SOCIABILIDADE PATRIARCAL NA VIDA DAS MULHERES. In: I Mostra de pesquisa científica sobre violências contra as mulheres., 2019, Florianópolis. Anais da I Mostra de pesquisa científica sobre violências contra as mulheres., 2019.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; ROCHA, M. A. . Ajuste fiscal e implicações para o agravamento das condições de pobreza e da desigualdade social. In: XXX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2019, Natal. XXX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2019.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . O Serviço Social e a Organização Política da categoria: desenvolvimento histórico e desafios atuais. In: 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2016, Olinda. 80 anos do Serviço Social no Brasil, 2016.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, A. K. B . A Política Social em tempos de mercantilização dos direitos: rebatimentos neoliberais. In: 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2016, Olinda. 80 Anos do Serviço Social no Brasil, 2016.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . ESTADO E O CAPITALISMO MONOPOLISTA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A GARANTIA DAS CONDIÇÕES DE ACUMULAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2016, Ribeirão Preto/SP. Formação e Trabalho Profissional: reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS, 2016.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, A. K. B . CONTRARREFORMA DO ESTADO E POLÍTICA SOCIAL: a mercantilização dos direitos. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015, São Luiz. Para além da crise Global: experiências e antecipações concretas, 2015.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A Contrarreforma e a mercantilização da Educação Superior: apontamentos sobre o período do governo Lula. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2014, Natal. Lutas Social e Produção do Conhecimento: desafios para o Serviço Social no contexto de crise do Capital, 2014.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; OLIVEIRA, M. . Descolonizando o feminismo: desafios para a construção do feminismo latino-americano. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis. Desafios Atuais dos Feminismos, 2013.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A luta feminista na esquerda: articulação das lutas e contribuições sobre os caminhos atuais. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Serviço Social, Acumulação Capitalista e Lutas Sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . O Desenvolvimento Histórico do Serviço Social e a Pesquisa: aproximações com o método Materialista Histórico-Dialético. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, Brasília-DF. Lutas Sociais e Exercício Profissional no contexto da Crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético Político Profissional, 2010.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . O Projeto Ético-político do Serviço Social: contradições na contemporaneidade. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, Brasília-DF. Lutas Sociais e Exercício Profissional no contexto da Crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético Político Profissional, 2010.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . PROUNI/REUNI e a Política Neoliberal: mercantilização, massificação e precarização na Universidade brasileira. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2010, Rio de Janeiro. Crise do Capital e produção do conhecimento na realidade bresileira: pesquisa para quê, para quem e como?, 2010.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . A Perspectiva Revolucionária em Rosa Luxemburgo: contribuição histórica para a luta da classe trabalhadora. In: Seminário Internacional A teoria política de Rosa Luxemburgo, 2009, Natal/RN. Seminário Internacional A teoria política de Rosa Luxemburgo, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . O Projeto Profissional do Serviço Social e a Reforma Universitária: o enfrentamento da categoria profissional e estudantil no período de contra-reforma do Estado.. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009, São Luís/MA. Neoliberalismo e Lutas Sociais: perspectivas para as políticas públicas, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . ?A beleza de ser um eterno aprendiz?: o Movimento Estudantil de Serviço Social e a Formação Profissional. In: III Seminário Regional de Graduação e Pós-graduação da ABEPSS/NE, 2009, Natal/RN. Serviço Social em debate: desafios à formação acadêmica na contemporaneidade, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . O Movimento Estudantil e a Formação Política da (o) Estudante de Serviço Social: Contribuições e desafios.. In: V Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social, 2008, Fortaleza/CE. 15 anos do código de ética, 2008.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . O irracionalismo pós-moderno e a conceituação dos Movimentos Sociais: uma análise teórico conceitual crítica. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto/SP. Socialismo e Educação na América Latina, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . A Reforma Universitária e o enfrentamento da categoria profissional e estudantil de Serviço Social: desafios e lutas no cenário de desregulamentação. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto/SP. Socialismo e Educação na América Latina, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . ?Novos? Movimentos Sociais: recusa a ontologia materialista dialética. In: III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo, 2009, Marília/SP. Gyorgy Lukács e a emancipação humana, 2009.
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Serviço Social Reafirma: Seguridade Pública e Estatal é Possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A Universidade na atual conjuntura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A CONTRARREFORMA E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: apontamentos sobre o período do Governo Lula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; OLIVEIRA, M. . Descolonizando o Feminismo: desafios para a construção do feminismo latino-americano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Universidade e Luta de Classes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A luta feminista na Esquerda: articulação das lutas e contribuições sobre os caminhos atuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . Contribuições referentes a 11ª Tese sobre Feuerbach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . Reforma Universitária e Movimento Estudantil de Serviço Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . O projeto ético-político do Serviço Social brasileiro: caminhos históricos e desafios atuais.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . A crise do Capital e suas consequências na saúde dos/as trabalhadores/as: Construindo uma alternativa Popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Amanda Kelly B. . Exame de Proficiência em Serviço Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Movimento Estudantil em Serviço Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . Movimento Estudantil de Serviço Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . A prática profissional dos Assistentes Sociais e o papel das entidades representativas da categoria profissional e dos estudantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Serviço Social na luta sempre: formação acadêmica e trabalho de qualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Andréa Alice R. . Oficina: Movimento Estudantil de Serviço Social e a Formação Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Amanda Kelly B. ; LIMA, Rita de Lourdes. . O capitalismo, a questão social e o Serviço Social: elementos indissociáveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; LIMA, Rita de Lourdes. ; SILVA, Amanda Kelly B. . Projeto de Ensino: O capitalismo, a questão social e o Serviço Social: elementos indissociáveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Amanda Kelly B. . O enfrentamento do Serviço Social à violencia de gênero em Natal/RN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . O sucateamento do ensino superior e as implicações na formação profissional do Serviço Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, Amanda Kelly B. . Projeto de ensino: O capitalismo, a questão social e o serviço social: elementos indissociáveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; DANTAS, G. C. ; SOUZA, I. L. . Assistência Social no âmbito do CEFET/RN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . O enfrentamento do Serviço Social à violencia de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Homossexualidade: uma abordagem sobre direitos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HOFFMANN, E. ; REIDEL, Tatiana. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, E. A. . As implicações do ajuste fiscal na efetivação das políticas sociais, no agravamento da pobreza e na desigualdade social. São Paulo: Alexa Cultural, 2023 (Apresentação de Livro).
Outras produções
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social ? ENPESS. 2022.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2022.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Assessoria científica e coordenação temática do XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais de 2019. 2019.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Assessoria científica e coordenação temática do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). 2018.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Plano de Trabalho IC: As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação básica no Brasil e no Rio Grande do Norte. 2022.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Plano de Trabalho IC: As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação Superior no Brasil e no Rio Grande do Norte. 2022.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Plano de Trabalho IC: As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação profissional e tecnológica no Brasil e no Rio Grande do Norte. 2022.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Plano de Trabalho IC - As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação no Rio Grande do Norte.. 2021.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; HOFFMANN, E. . Plano de Trabalho IC - As implicações do Ajuste Fiscal na política de educação no Rio Grande do Norte. 2020.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; HOFFMANN, E. . Plano de Trabalho IC-O Ajuste Fiscal e suas Implicações na política de educação no Rio Grande do Norte. 2019.
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; OLIVEIRA, I. M. . Plano de Trabalho IC - Ajuste fiscal e implicações para o agravamento das condições de pobreza e da desigualdade social no RN. 2018.
CUNHA, A. D. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; HOFFMANN, E. ; SILVA, R. M. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; SILVA, E. A. . Projeto suplementar de Ensino: Ajuste Fiscal na Seguridade Social e o Trabalho do Serviço Social na Pandemia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HOFFMANN, E. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; BARROS, I. F. ; SILVA, R. M. A. ; SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, R. A. . Projeto Suplementar de Ensino ?A Determinação Social da Saúde e seus rebatimentos no trabalho e na formação do/a assistente social no contexto do ajuste fiscal e da pandemia.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HOFFMANN, E. ; RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SILVA, R. M. A. ; BARROS, I. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; SILVA, E. A. . Projeto Suplementar de Ensino ?A Crise Estrutural do Capital em Mészáros?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; SOUZA, A. R. A. ; CUNHA, A. D. . Mesa Redonda: O AJUSTE FISCAL E A EDUCAÇÃO: cortes no financiamento da Universidade Pública e os retrocessos na educação no Brasil.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . CINE TIRÉSIAS - ORGULHO E VISIBILIDADE LÉSBICA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . CURSO DE FORMAÇÃO: REFLEXÕES E SISTEMATIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO IFRN: ELABORANDO O PLANO DE TRABALHO. 2019. .
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; CUNHA, A. D. . Mesa Redonda: Os desafios do Ensino Superior na contemporaneidade. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Mesa de Debate: UNE Volante: uma Universidade chamada Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. ; FREIRE, A. L. L. L. A. . Colóquio de Formação Profissional do CRESS ? 14ª região. 2018. .
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Curso: Instrumentalidade e Sistematização do trabalho Profissional na Saúde: o Serviço Social no Hospital Dr. João Machado. 2017. .
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Curso de Feminismo e Marxismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Larisse de Oliveira. . Seminário sobre Diversidade Sexual do MST: Patriarcado, heterossexismo e Classe. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
AS IMPLICAÇÕES DO AJUSTE FISCAL NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS, NO AGRAVAMENTO DA POBREZA E NA DESIGUALDADE SOCIAL, Descrição: O atual período é marcado pela hegemonia do capital financeiro e dos setores a ele ligados, os quais mobilizam estratégias econômicas e políticas para implementar contrarreformas que atendam as necessidades de reprodução do capital. No Brasil, o ajuste fiscal é uma das estratégias utilizadas pelo grande capital em período de crises. Este processo tem início ainda nos anos de 1980 e vem se consolidando nos anos de 1990 e 2000. Uma das implicações do ajuste fiscal é o agravamento da questão social, expressa através da exclusão de amplos setores do mercado formal de trabalho, da frágil cobertura assistencial aos direitos sociais e trabalhistas, do desemprego de caráter estrutural, da falta de acesso à saúde e demais políticas sociais públicas, dentre outros fatores presentes, principalmente na vida da classe trabalhadora. Considerando que a maioria da população que integra as classes populares é usuária das políticas sociais públicas, sofre diretamente os rebatimentos das políticas de ajuste, expressas nos serviços que acessa. Em face do exposto, o presente estudo pretende investigar em que medida as políticas de ajuste fiscal incidem na efetivação das políticas sociais, no agravamento da pobreza, da desigualdade social. Tem como lócus de estudo os estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, considerando para tanto o período de 2014 a 2018. Do ponto de vista metodológico exige fazer algumas aproximações acerca do fenômeno da pobreza considerada como resultante da desigualdade social. Requer também estabelecer as mediações necessárias entre o ajuste fiscal e suas implicações no âmbito das políticas sociais públicas eleitas para o presente estudo: saúde, educação, assistência social, reforma agrária, trabalho e renda. Pobreza e desigualdade social são partes integrantes de um contexto mais amplo e que compõe a totalidade social, por essa razão é necessário estabelecer as relações das partes com esse todo, que mutuamente se influenciam e compõem o mesmo processo. Trata-se de um estudo que faz opção pelo enfoque misto, pois relaciona qualidade e quantidade na perspectiva de complementariedade, pela articulação de dados quanti-qualitativos. Será desenvolvido através de coleta dados secundários, disponíveis em portais administrativos, em sítios de institutos de pesquisa que disponibilizam bancos de dados e documentos como planos estaduais das políticas, relatórios de gestão, planos plurianuais, dentre outros. O crescimento do mercado de trabalho do(a) assistente social no âmbito de tais políticas sociais exige da universidade a produção de conhecimento crítico sobre esta questão a fim de apreendê-la do ponto de vista histórico e teórico, com informações que qualifiquem o ensino de graduação e de pós-graduação. A pesquisa tem relevância visto que pode contribuir com subsídios para aperfeiçoamento nos processos de formulação, avaliação e gestão de políticas sociais públicas. Além de obter informações que qualifiquem o ensino de graduação e de pós-graduação no serviço social e áreas afins.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larisse de Oliveira Rodrigues - Integrante / Iris Maria de Oliveira - Integrante / Edla Hoffmann - Coordenador / Ilena Felipe Barros - Integrante / Eliana Andrade da Silva - Integrante / Roberto Marinho Alves da Silva - Integrante / Rosangela Alves de Oliveira - Integrante.
-
2018 - 2018
AJUSTE FISCAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS, NO AGRAVAMENTO DA POBREZA, NA DESIGUALDADE SOCIAL E NO TRABALHO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS NO RN, Descrição: O atual período é marcado pela hegemonia do capital financeiro e dos setores a ele ligados, os quais mobilizam estratégias econômicas e políticas para implementar as contrarreformas que atendam as necessidades de reprodução do capital. No Brasil, o ajuste fiscal é uma das estrategidas utilizadas pelo grande capital em período de crises. Este processo tem início ainda nos anos de 1980 e vem se consolidando nos anos de 1990 e 2000. Uma das implicações do ajuste fiscal é o agravamento da questão social, expressa entre outros aspectos através da exclusão de amplos setores do mercado formal de trabalho, da frágil cobertura de direitos sociais e trabalhistas, do desemprego de caráter estrutural, da falta de acesso à saúde e demais políticas sociais públicas, dentre outros fatores presentes, principalmente na vida das classes populares populares. Considerando que o(a) assistente social tem nas políticas sociais públicas o seu locus ocupacional predominante, esse quadro afeta seu trabalho e também desafia a formação profissional. Em face do exposto, o presente estudo pretende investigar em que medida as políticas de ajuste fiscal incidem na efetivação das políticas sociais, no agravamento da pobreza, na desigualdade social e no trabalho profissional do (a) assistente social no Rio Grande do Norte, considerando para tanto o período de 2014 a 2018. Do ponto de vista metodológico isso exige fazer algumas aproximações acerca do fenômeno da pobreza considerada como uma resultante da desigualdade social. Requer também estabelecer as mediações necessárias entre o ajuste fiscal e suas implicações no âmbito das políticas sociais públicas eleitas para o presente estudo: saúde, educação, assistência social, reforma agrária, trabalho e renda. Pobreza e desigualdade social são partes integrantes de um contexto mais amplo e que compõe a totalidade social, por essa razão é necessário estabelecer as relações das partes com esse todo, que mutuamente se influenciam e compõem o mesmo processo. Trata-se de um estudo que faz opção pelo enfoque misto, pois relaciona qualidade e quantidade na perspectiva de complementariedade, pela articulação de dados quanti-qualitativos. O crescimento do mercado de trabalho do(a) assistente social no âmbito de tais políticas sociais exige da universidade a produção de conhecimento crítico sobre esta questão a fim de apreendê-la do ponto de vista histórico e teórico, contribuir com os processos de formulação e gestão, fornecer dados, informações que qualifiquem o ensino de graduação e de pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larisse de Oliveira Rodrigues - Coordenador / Iris Maria de Oliveira - Integrante / Edla Hoffmann - Integrante / Ilena Felipe Barros - Integrante / Eliana Andrade da Silva - Integrante / Roberto Marinho Alves da Silva - Integrante / Rosangela Alves de Oliveira - Integrante / Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre Freire - Integrante.
-
2017 - 2018
Pobreza, desigualdade social e políticas de enfrentamento a pobreza: uma análise a partir da realidade de Natal-RN e de municípios da grande Natal, Descrição: Na sequência da pesquisa anterior, ?Pobreza, desigualdade social e violação de direitos de crianças, adolescentes e jovens nos bairros Lagoa Azul e Felipe Camarão em Natal RN? esta proposta de investigação pretende dar continuidade aos estudos sobre ?Pobreza e desigualdade social? enfatizando tanto o debate teórico acerca dessa problemática, como a avaliação das políticas de enfrentamento a pobreza e a miséria no Brasil, tomando como referência empírica a a sua execução na esfera municipal e, neste âmbito a cidade de Natal-RN e municípios da grande Natal. O interesse em compreender, quantificar, analisar, classificar a pobreza é algo sempre presente na história da humanidade. Tal interesse, entretanto, tem sido recorrente, nas últimas décadas e ocorre tanto do ponto de vista teórico-conceitual, como da intervenção social, tendo como protagonistas pesquisadores, analistas governamentais, organismos internacionais. Esse fato pode ser observado na vasta produção teórica sobre a temática. Entretanto, nem sempre as análises empreendidas evidenciam a relação entre a persistência e reprodução da pobreza com a desigualdade social inerente a sociedade capitalista. Na realidade brasileira análises dos organismos governamentais (IPEA, 2010) apontam a possibilidade de superação da pobreza extrema em 2016 e de se chegar a uma taxa de pobreza absoluta na ordem de 4%. A tendência quanto à desigualdade de renda, no entanto, é continuar alta, apesar dos dados indicarem uma pequena redução. Os analistas governamentais explicam o quadro otimista a partir da evolução do gasto social como percentual do PIB, que saltou de 13,3% em 1985 para 21,9% em 2005, na ampliação das políticas sociais e da população coberta por programas sociais, sobretudo nas áreas da previdência social, previdência do servidor público, emprego e defesa do trabalhador, desenvolvimento agrário, assistência social, saúde e educação. Em face desse cenário algumas questões emergem: como a pobreza tem sido abordada no debate teórico-conceitual e político em nível nacional e internacional? Qual a concepção de pobreza que fundamenta e orienta a formulação de políticas sociais no Brasil? De que forma a questão da desigualdade social aparece nesse debate? Qual a visão que tem do pobre e da pobreza aqueles que executam políticas de enfrentamento a pobreza? Quais as ações de enfrentamento a pobreza e a miséria desenvolvidas pelo Estado no Brasil e executadas pela esfera municipal? Existem ações de iniciativa do município em torno dessa problemática? Quem são os beneficiários das políticas de enfrentamento a pobreza em Natal? Que resultados estas conseguem produzir na vida concreta dos seus beneficiários? Trata-se, pois de uma proposta de investigação que esboça um programa de trabalho investigativo mais amplo destinado a apreender a questão da pobreza, desigualdade social na sua relação com a cultura política do atraso predominante na sociedade brasileira e as limitações, possibilidades, avanços ou não das políticas de enfrentamento a pobreza, tendo como referência empírica o município de Natal-RN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larisse de Oliveira Rodrigues - Integrante / Iris Maria de Oliveira - Coordenador / Edla Hoffmann - Integrante / Ilena Felipe Barros - Integrante / Eliana Andrade da Silva - Integrante / Roberto Marinho Alves da Silva - Integrante / Rosangela Alves de Oliveira - Integrante.
-
2017 - 2018
A Política de Habitação em Natal: Análise das condições de vida e moradia no Programa Minha Casa, Minha Vida, Descrição: A presente pesquisa tem como foco analisar as condições de vida e de moradia das famílias que adquiriram imóveis pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em Natal/RN. Esse programa é relativamente novo, carecendo de análises dos seus impactos sociais e urbanos. Dessa forma, a importância da pesquisa dar-se no sentido de aprofundar o debate teórico sobre a questão urbana e a efetivação da uma política habitacional. O interesse em realizar essa pesquisa dar-se pelo fato de captar na dinâmica do real uma tendência às estratégias de mercado na realização da política pública de habitação popular. O entendimento é que essa política pública, tema nas campanhas à Presidência da República, se constituiu como a política habitacional mais importante do Brasil. Portanto, trata-se de um programa que representou alterações na realidade de diversas famílias e trouxe a questão habitacional para o foco da agenda política. Programas habitacionais baseados em realidades locais deixaram de existir para dar espaço ao PMCMV diante dos recursos disponíveis, do capital privado e sua lógica de reprodução. Os municípios têm aprovados os empreendimentos através de alterações e adaptações nas suas legislações conforme o modelo do Programa. Assim, permitiu a construção em localizações mais baratas e mesmo com a exigência de equipamentos básicos sociais próximos aos empreendimentos, esse requisito não tem sido cumprido. Está em curso um processo de reprodução de uma cidade segregada, sem transporte, infraestrutura e serviços urbanos adequados. Daí o interesse em aprofundar esse tema e desvelar suas particularidades, sobretudo, no que diz respeito aos impactos no enfrentamento às desigualdades sociais e a pobreza. A Lei Federal n° 11.977 foi sancionada em 2009 e dispõe sobre o PMCMV com o objetivo de criar mecanismos para produção, aquisição e reforma de unidades habitacionais de interesse social. Assim como, também a lei define conceitos, regras, procedimentos de âmbito federal para promoção de regularização fundiária de assentamentos urbanos. No entanto, alguns aspectos têm preocupado pesquisadores e militantes da luta pelo direito à moradia como a segregação social. Assim, a pesquisa suscitará algumas indagações à realidade: Que condições sociais se encontram as famílias dos empreendimentos do PMCMV na cidade de Natal/RN? A infraestrutura ao redor da nova localização da moradia dessas famílias atende as necessidades de serviços básicos como transporte, saúde, educação (presença de escolas, creche, postos de saúde, áreas de lazer)? Qual a disponibilidade da rede de esgoto e coleta de lixo? Quais as influências econômicas e sociais na vida dessas famílias? Qual o impacto na renda? Quais impactos no tempo e forma de deslocamento dos membros dessas famílias? A presente pesquisa pretende Contribuir com análises críticas do processo de implementação da política de habitação popular em Natal/RN, especialmente sobre a situação das famílias dos empreendimentos do PMCMV. Como também, contribuir com a identificação de projetos que possibilitem a melhoria da qualidade da política habitacional na cidade do Natal/RN. Os resultados da pesquisa serão socializados mediante produção acadêmica (artigos científicos, dissertações, monografias, outros) e difusão do conhecimento através de minicursos, seminários, oficinas, palestras, dentre outros eventos científicos. Portanto, a pesquisa contribuirá para desvelar os determinantes sociais, econômicos e políticos da produção de moradias populares pelo PMCMV, relacionando ao desenvolvimento do capital no espaço urbano e o déficit habitacional da cidade do Natal/RN. Bem como, identificar os aspectos da infraestrutura, oferta de serviços e equipamentos urbanos em Natal/RN, diante da inserção urbana dos empreendimentos imobiliários do PMCMV. E, ainda, compreender a situação e demandas das famílias do MCMV diante do processo de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larisse de Oliveira Rodrigues - Integrante / Ilena Felipe Barros - Coordenador.
Prêmios
2022
Menção Honrosa pela orientação do TCC: "Do silêncio ao pedido de socorro: o papel da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em Natal", CCSA/UFRN.
2021
Menção Honrosa pela orientação do TCC: "Serviço Social e Educação: caracterização do trabalho dos(as) assistentes sociais inseridos(as) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RN", UFRN.
2021
Menção Honrosa pela orientação do TCC: "Refrações do ajuste fiscal na organização dos serviços de atenção básica no município de Natal/RN", CCSA/UFRN.
2019
Homenagem pelos relevantes serviços prestados ao Município de Natal, Câmara Municipal do Natal.
2019
Menção Honrosa pela Orientação do TCC: Educação em tempos de contrarreforma: identificando as implicações da Política de Ajuste Fiscal no Ensino Superior brasileiro e os seus rebatimentos na Assistênc, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2018
Menção Honrosa pela Orientação do TCC: A gestão do SUS no município de Natal/RN: uma análise das demandas provenientes da ouvidoria do SUS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2017
Aprovação em Concurso Público para Docente de Magistério Superior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2016
Aprovação no Concurso Público para provimento do cargo de professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Cargo: Professor Assistente. Área: Serviço Social, Trabalho e Política Soc, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Faculdade de Serviço Social.
2004
Mérito Estudantil Professor Joel Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153537, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Departamento de Serviço Social. Área: Fundamentos do Trabalho Profissional.Participação como integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Questão Social, Política Social e Serviço Social.
2011 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Área: Fundamentos do Trabalho Profissional
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docêcia, Carga horária: 12
Outras informações:
Projeto de Ensino: "O Capitalismo, a Questão Social e o Serviço Social: elementos indissociáveis". Coordenado pela Professora Drª Rita de Lourdes Lima.
Atividades
-
02/2019
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Serviço Social.
-
09/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Integrante do Colegiado de Graduação do Curso de Serviço Social da UFRN.
-
08/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Orientação acadêmica da turma ingressante 2017.2 curso de Serviço Social..
-
04/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Linhas de pesquisa
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICO EM SERVIÇO SOCIAL I - 60 h, FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II - 60 h
-
08/2023 - 11/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora responsável pela execução do Concurso Público para docente efetivo do Departamento de Serviço Social regulamentado pelo Edital n.o 059/2023- PROGESP da Área do Conhecimento "SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL".
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II - 60 h, TÓPICO EM SERVIÇO SOCIAL II - 60 h
-
11/2022 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção responsável pelo Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto/Temporário do Departamento de Serviço Social, regido pelo Edital no 093/2022- PROGESP/UFRN, na área de Fundamentos do Trabalho Profissional..
-
10/2022 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Examinadora do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Doutorado em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, regido pelo Edital n 03/2022 PPGSS/UFRN..
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO TEMÁTICO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL - 60 h, TÓPICO EM SERVIÇO SOCIAL I - 60 h
-
11/2022 - 11/2022
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de Projeto de Pesquisa.
-
11/2020 - 11/2022
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de graduação em Serviço Social.
-
11/2020 - 11/2022
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrante da Câmara de Graduação do CCSA.
-
11/2020 - 11/2022
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrante do Conselho Superior de Centro (CONSEC-CCSA).
-
10/2022 - 10/2022
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos durante o XXXIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN de 2022.
-
05/2022 - 07/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Examinadora do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Doutorado em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, referente ao Edital no 01/2022 PPGSS/UFRN..
-
02/2022 - 07/2022
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICO ESPECIAL EM POLÍTICA SOCIAL - 60 h
-
01/2022 - 02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Examinadora responsável pelo Concurso Público de Provas e Títulos para Cargo de Professor(a) do Magistério Superior regulamentado pelo Edital n.o 101/2021-PROGESP/UFRN da Área do Conhecimento "Política Social e Serviço Social".
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II - 60 h
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NÚCLEO DO FAZER PROFISSIONAL I - 75 h
-
04/2021 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Serviço Social.
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos Teórico-Metodológico do Serviço Social II, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2018 - 11/2020
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social.
-
10/2020 - 10/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos durante o XXXI CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2020.
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo do Fazer Profissional II (60h), Fundamentos Históricos, Teórico-metodológicos do Serviço Social II (75h), Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2019 - 12/2019
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Coordenadora do Projeto de Ensino em Monitoria "A formação de monitores para o Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional: a iniciação à docência nos componentes curriculares Fundamentos históricos, teórico metodológicos do serviço social I, II, III,".
-
06/2019 - 07/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Permuta do docente Marcelo Braz.
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Histórico, Teórico-Metodológico do Serviço Social II, Núcleo do Fazer Profissional I
-
05/2019 - 05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Comissão Científica avaliação trabalhos XXIV Seminário de Pesquisa do CCSA..
-
12/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Delegada do curso de graduação de Serviço Social da UFRN na Assembleia Geral da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Histórico, Teórico-Metodológico do Serviço Social II, Núcleo do Fazer Profissional II
-
02/2018 - 12/2018
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Integrante do Projeto de Ensino: ?Formação de monitores para fundamentos: os desafios da articulação no ensino dos componentes curriculares Fundamentos Históricos, Teóricos-metodológicos do Serviço Social I, II, III e IV?.
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo do Fazer Profissional I, Fundamentos Histórico, Teórico-Metodológico do Serviço Social II
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Partidos Políticos e Regimes Eleitorais
-
05/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Seleção para Professor Substituto da UFRN.
-
05/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, GT Questão Social, Política Social e Serviço Social-Comissão Científica avaliação trabalhos XXIII Seminário de Pesquisa do CCSA.
-
01/2018 - 02/2018
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.,Treinamentos ministrados, Cursou o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da UFRN
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo do Fazer Profissional II, Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológico do Serviço Social II
-
03/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Integrante do Projeto de Ensino: ?Formação de monitores para fundamentos: os desafios da articulação no ensino dos componentes curriculares Fundamentos Históricos, Teóricos-metodológicos do Serviço Social I, II, III e IV?.
-
11/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados pelos alunos durante o XXVIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2017.
-
08/2017 - 08/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação de Melhor TCC.
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Avaliação de Políticas Sociais, Núcleo Temático do Fazer Profissional 1, Seminário de Estágio 2
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Agrária e Urbana no Brasil, Núcleo do Fazer Profissional II, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classes e Movimentos Sociais -, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV -, Núcleo do Fazer Profissional I -, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I
-
09/2011 - 09/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Participou enquanto Docente Colaborador da atividade de extensão: Ciclo de Conferências sobre a América Latina e a realidade de Cuba.
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV -, Núcleo do Fazer Profissional II -, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II -, Trabalho de Conclusão de Curso
-
05/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Participou enquanto Docente Coordenador Adjunto da atividade de extensão: I Seminário ?Um Olhar sobre a Dimensão Pedagógica da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): construção de bases político-comunitárias?.
2014 - 2016
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Prestação Serviço/Assessoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico de Serviço Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação enquanto Assistente Social do Projeto "Estruturação e ampliação de ações que integram o Plano Rio Sem Miséria em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria e o programa Bolsa Família e Cadastro Único", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro em articulação com a Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Atividades
-
12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.,Atividade realizada, Integrante enquanto pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na Área da Educação (GEPESSE), grupo coordenado por Ney Teixeira (UERJ) e Eliana Martins (UNESP). Registro no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8118846032644539.
2012 - 2013
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Área: Fundamentos do Trabalho Profissional
Atividades
-
11/2012 - 04/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Ética em Serviço Social, Serviço Social e Projeto Profissional
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Instrumentalidade e Dinâmica de Grupo, Serviço Social e Instrumentalidade
2010 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente
Outras informações:
Disciplina: Ética Profissional, ministrada pela Prof. Dr. Alexandra Mustafá.
Atividades
-
01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.,Atividade realizada, Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas - GEMA.
-
01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Participação no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ética - GEPE.
2008 - 2009
Fundação da criança e da família cidadãVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação nas medidas sócio-educativas em Meio Aberto no Município de Fortaleza - CE.
2007 - 2008
Secretaria Municpipal de Trabalho e Assistência SocialVínculo: Estagiária de Serviço Social, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa Bolsa Família, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), sob supervisão da Assistente Social Daisy Leila Oliveira Azevedo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larisse de Oliveira Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?