Tatiana Oliveira do Vale

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia em 2012. Mestrado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (2015) na área de microbiologia de organismos anaeróbios e processos de recuperação avançada de petróleo, mais especificamente estudo fisiológico de Bactérias Redutoras de Sulfato. Doutoranda de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia na área de microbiologia industrial.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biotecnologia

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas.,
FÁBIO ALEXANDRE CHINALIA. Coorientador: PAULO FERNANDO ALMEIDA. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Bactérias Redutoras de Sulfato; Monitoramento; Biofilme; Biocorrosão; Bioarmadilhas.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia. Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em BIOTECNOLOGIA

2013 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: Potencial de influência do surfactante lauril glicosídeo no metabolismo de BRS e suas implicações nos métodos terciários de recuperação de petróleo,Ano de Obtenção: 2015
FÁBIO ALEXANDRE CHINALIA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Recuperação melhorada de petróleo; Surfactantes; Lauril glicosídeo; Bactérias Redutoras de Sulfato.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial.

Graduação em ciências biológicas

2008 - 2012

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: microbiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão,.Isolamento de bactérias com potencial para facilitar na recuperação de petróleo em poços maduros. 2017. (Seminário).

8° CONGRESSO NACIONAL P&D EM PETRÓLEO E GÁS. IMPACTO DO USO DE SURFACTANTES NA ATIVIDADE DE BRS EM POÇOS MADUROS. 2015. (Congresso).

MINICURSO EM GEOLOGIA DO PETRÓLEO. 2015. (Congresso).

V WORKSHOP NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA. 2015. (Outra).

Mini-curso de Biotecnologia do petróleo. 2014. (Outra).

Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia. ACTA/ UFBa 2013.. Método rápido para extração e quantificação de lipídios de microalgas, visando a produção de biocombustíveis. 2013. (Encontro).

Sessão Aberta de discussão e esclarecimentos da Resolução 466/2012 do CNS ?MS. 2013. (Encontro).

Cursos em ecologia.Cursos em ecologia sobre Ecologia e Conservação de briófitas. 2011. (Seminário).

Cursos em ecologia.Cursos em ecologia sobre Ética e Evolução: análise do uso de animais em atividades humanas. 2011. (Seminário).

Geografando nas sextas: O campo Baiano em Debate.Você tem fome de que: Agricultura, agrotóxico e Soberania alimentar. 2011. (Seminário).

VII Semana de Biologia da UFBA.Distribuição e espectro ecológico das espécies do gênero Cheilolejeunea (Spruce) Schiffn. (Lejeuneaceae- Marchantiophyta) no Estado da Bahia, Brasil.. 2011. (Outra).

VII Semana de Biologia da UFBA.A construção de trilhas em fragmentos florestais pode impactar negativamente a biodiversidade?. 2011. (Outra).

XXX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E XII SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO..Distribuição e espectro ecológico das espécies do gênero Cheilolejeunea (Spruce) Schiffn. (Lejeuneaceae- Marchantiophyta) no Estado da Bahia, Brasil. 2011. (Seminário).

Encontro Regional de Botânica.Análise da variação morfológica de Cheilolejeunea acutangula (Nees) Grolle no Brasil. 2010. (Seminário).

Minicurso de Genética de Conservação. 2010. (Outra).

VI Semana de Biologia da UFBA- SEMBIO. 2010. (Outra).

XXIX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.VARIAÇÃO MORFOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES DE CHEILOLEJEUNEA ACUTANGULA(NEES)GROLLE NO BRASIL. 2010. (Seminário).

Minicurso de Biologia Molecular e Biotecnologia. 2009. (Oficina).

V Semana de Biologia e Semana dos Polinizadores. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mayara Borges Andrade

VALE, T. O.; ALMEIDA, E. S.; CALHAU, M. C. C.. Aplicação de técnicas de biorremediação em áreas de manguezal contaminadas com petróleo e seus derivados: uma revisão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Soluções e Tecnologias Ambientais) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.

Aluno: Bruno Reis Mascarenhas

CHINALIA, F.A.; ALMEIDA, P.F.;VALE, T. O.. Operação de digestores anaeróbios para testes de produção de metano a partir da vinhaça enriquecida com celulose. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luan Lucas Brito

VALE, T. O.. Uso de bactérias anaeróbias celulolíticas como estratégia para acelerar a conversão de celulose em metano durante tratamento anaeróbio da vinhaça. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rafael Luiz Vieira Mercuri

VALE, T. O.. Expressão de miRNAs relacionados a angiogênese em mastócitos em relação a Mastócitos TRiptase Positivos em carcinoma escamocelular de boca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Artur Filipe Cancio Ramos dos Santos

VALE, T. O.. Identificação e análise in sílico de vias de regulação gênica em biofilmes de Leptospira ssp.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fênix Alexandra de Araújp

VALE, T. O.. Avaliação dos efeitos fisiologicos de Cumarina brailina sobre corpo cavernoso de ratos monotensos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia Marília de Jesus Santos

VALE, T. O.. Avaliação dos processos de pré-tratamentos químicos de fibras de coco verde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luana de Sena Rodrigues Freitas

VALE, T. O.. Avaliação do potencial antimicrobiano de fungos endofíticos extraídos da planta Aloe vera (babosa).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Josilene Borges Torres Lima Matos

Josilene Borges Lima; Chinalia, F.A.;Almeida, P.F.. Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia.

Josilene Borges Torres Lima Matos

Chinalia, F.A.;LIMA, J. B. T.Almeida, P.F.. Bioenergia a partir do cultivo de microalgas em efluente industrial orgânico: integração de bioprocessos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Fernando de Almeida

CHINALIA, F. A.ALMEIDA. PAULO FERNANDO DE; Moreira, I.T.A.. POTENCIAL DE INFLUÊNCIA DO SURFACTANTE LAURIL GLICOSÍDEONO METABOLISMO DE BRS E SUAS IMPLICAÇÕES NOS MÉTODOS TERCIÁRIOS DE RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isabela Viana Lopes de Moura

Isolar e caracterizar fisiologicamente microrganismos de água produzida de poços maduros com potencial de aplicação em bioprocessos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Marcela Maiana Ramos da Silva

Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana Oliveira do Vale;

Tuila Tainam Fonseca Sales

Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana Oliveira do Vale;

Mayara Borges Andrade

Utilização de surfactante e co-surfactante na recuperação de petróleo e sua influência no metabolismo das BRS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO; Orientador: Tatiana Oliveira do Vale;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cid José Passos Bastos

DISTRIBUIÇÃO E ESPECTRO ECOLÓGICO DAS ESPÉCIES DO GÊNERO CHEILOLEJEUNEA (SPRUCE) SCHIFFN; (LEJEUNEACEAE, MARCHANTIOPHYTA) NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid José Passos Bastos;

Cid José Passos Bastos

ANÁLISE DA VARIAÇÃO MORFOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO DAS POPULAÇÕES DE CHEILOLEJEUNEA ACUTANGULA (NEES) GROLLE (LEJEUNEACEAMARCHANTIOPHYTA) NO BRASILE,; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UFBA - Inst; de Biologia - Depto; de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid José Passos Bastos;

Fabio Alexandre Chinalia

Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme atraves de armadilhas biologicas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Biotecnologia UFBA) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Fabio Alexandre Chinalia

Influência de biossurfactantes aplicados na indústria petrolífera no metabolismo da microbiota presente nos poços de petróleo; 2013; Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fabio Alexandre Chinalia;

Paulo Fernando de Almeida

Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHINALIA, FABIO ALEXANDRE ; ANDRADE, MAYARA BORGES ; DO VALE, TATIANA OLIVEIRA ; DOS SANTOS, SUELI CARVALHO ; DE MOURA-COSTA, LILIA FERREIRA ; DE ALMEIDA, PAULO FERNANDO . The potential impact of using surfactant and an alcoholic co-surfactant on SRB activity during EOR. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-20, 2018.

  • VALE, T. O. . Analises microbiológicas de águas e efluentes. 1. ed. BRASILIA: SENAI/DN, 2018. v. 1.

  • VALE, T. O. . Análise físico-química de águas e efluentes. 2. ed. BRASILIA: SENAI/DN, 2018. v. 1.

  • VALE, T. O. . Avanços biotecnológicos no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALE, T. O. . A bioquímica no auxílio do diagnóstico da Diabetes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALE, T. O. . Parasitoses de importância clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALE, T. O. ; MONTES D.C. ; SANTOS, T.S. ; SANTOS, J.N. ; ANDRADE, M.B. ; ALMEIDA, P.F. ; CHINALIA, F.A. . IMPACTO DO USO DE SURFACTANTES NA ATIVIDADE DE BRS EM POÇOS MADUROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALE, T. O. ; SANTOS, S.C. ; SANTOS, J.N. ; CHINALIA, F.A. ; ALMEIDA, P.F. ; MAGALHÃES, R.S. ; FONSECA, L.M.S. . RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO DE POÇOS MADUROS: O USO DE MICRO-ORGANISMOS E BIOPOLÍMEROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALE, T. O. . Método rápido para extração e quantificação de lipídios de microalgas, visando a produção de biocombustíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ng, A. ; Orpinelli, F. ; Gonçalves, L. ; Chaves, R. ; Vieira, T. ; VALE, T. O. ; Porto, T.J. . Avaliação do impacto de trilhas na estrutura da comunidade de aranhas (Araneae: Araneomorphae) em um fragmento de Mata Atlântica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALE, T. O. . Distribuição e espectro ecológico das espécies do gênero Cheilolejeunea (Spruce) Schiffn. (Lejeuneaceae- Marchantiophyta) no Estado da Bahia, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VALE, T. O. ; BASTOS, C. J. P. . Distribuição e espectro ecológico das espécies do gênero Cheilolejeunea (Spruce) Schiffn. (Lejeuneaceae- Marchantiophyta) no Estado da Bahia, Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ng, A. ; Orpinelli, F. ; Gonçalves, L. ; Chaves, R. ; VALE, T. O. ; Vieira, T. . A construção de trilhas em fragmentos florestais pode impactar negativamente a biodiversidade?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALE, T. O. ; BASTOS, C. J. P. . ANÁLISE DA VARIAÇÃO MORFOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES DE CHEILOLEJEUNEA ACUTANGULA(NEES) GROLLE NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALE, T. O. . Variação morfológica e distribuição das espécies de Cheilolejeunea acutangula (Nees) Grolle no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Monitoramento para seleção e enumeração de BRS formadoras de biofilme através de armadilhas biológicas, Descrição: O objetivo desse trabalho é inovar no desenvolvimento de um método biotecnológico para aprimorar o processo de monitoramento das Bactérias Redutoras de Sulfato (BRS). As BRS fazem parte da microbiota endógena dos reservatórios de petróleo e apresentam como produto final do seu metabolismo o gás sulfeto, devido a isso são atualmente os microrganismos de maior importância para a indústria petrolífera. As BRS são responsáveis pelo fenômeno de souring e a corrosão microbiológica induzida (CMI), o controle desses organismos acarreta um elevado ônus econômico para a indústria do petróleo. As técnicas de monitoramento tradicionais são baseadas no cultivo, porém, os resultados levam dias ou mesmo semanas para serem obtidos, os métodos de amostragem não correspondem à comunidade microbiana do ambiente dificultando assim o estabelecimento de medidas eficazes de controle da produção de sulfeto. Portanto, a meta da presente proposta é avançar nos estudos e técnicas aplicados ao monitoramento de BRS, principalmente as formadoras de biofilme que são as maiores responsáveis pelo fenômeno de corrosão que onera significativamente a indústria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tatiana Oliveira do Vale - Integrante / PAULO FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / FÁBIO ALEXANDRE CHINALIA - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Potencial de influência do surfactante lauril glicosídeo no metabolismo de BRS e suas implicações nos métodos terciários de recuperação de petróleo, Descrição: A presente proposta tem como objetivo avaliar a influencia do surfactante lauril glicosídeo no metabolismo de Bactérias Redutoras de Sulfato, identificando padrões de inibição e estimulação. Esse projeto tem ainda como meta monitorar a atividade fisiológica desses microrganismo através de métodos rápidos e economicamente viáveis, aperfeiçoando ou desenvolvendo técnicas e processos. Além disso, visa contribuir para o conhecimento da aplicação de tensoativos aniônicos nos processos de recuperação terciaria de petróleo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tatiana Oliveira do Vale - Integrante / FÁBIO ALEXANDRE CHINALIA - Coordenador., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2013

    Método rápido para extração e quantificação de lipídios de microalgas, visando à produção de biocombustíveis., Descrição: Tem como objetivo testar um nova metodologia, menos custosa na extração e quantificação de lipídios em microalgas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatiana Oliveira do Vale - Integrante / Solange Andrade Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Distribuição e espectro ecológico das espécies do gênero Cheilolejeunea (Spruce) Schiffn. (Lejeuneaceae, Marchantiophyta) no estado da Bahia, Brasil., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatiana Oliveira do Vale - Integrante / CID JOSÉ PASSOS BASTOS - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    ANÁLISE DA VARIAÇÃO MORFOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES DE CHEILOLEJEUNEA ACUTANGULA(NEES) GROLLE NO BRASI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatiana Oliveira do Vale - Integrante / CID JOSÉ PASSOS BASTOS - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde -ICS. , Avenida Reitor Miguel Calmon, Canela, 40110100 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32838937

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2014

    Reforço Dinâmico

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de ciências e biologia, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora de ciências e biologia.

  • 2013 - 2013

    Instituto Alianca Com o Adolescente

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora de Educação Ambiental em curso de capacitação profissional de jovens. Trabalho de Educação Ambiental desenvolvido com jovens da cidade de Simões Filho -BA. Projeto intitulado Com. Domínio Digital, que tem como objetivo ambientar jovens para o mercado de trabalho, no entanto, com foco na mudança do olhar das questões sociais e ambientais na localidade onde os educandos se inserem.

  • 2012 - 2012

    Instituto Euvaldo Lodi - BA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio- professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio docente no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho, atuando como professora de biologia para turmas do ensino médio.

  • 2011 - 2011

    Instituto Euvaldo Lodi - BA

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio- professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio docente na Escola Estadual Anísio Teixeira, atuando como professora de ciências para turmas de EJA.

  • 2012 - 2012

    Prefeitura Municipal de Salvador

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária da Superintendência do Meio Ambiente na Gerência de Educação Ambiental e Formação da Consciência Ecológica.

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de biologia, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Participação no projeto Universidade Para Todos, as aulas foram realizadas para duas turmas no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães no bairro Vasco da Gama, Salvador/ Bahia.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB - Doutorado

    Outras informações:
    Bolsista FAPESB - Doutorado em Biotecnologia

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Mestrado

    Outras informações:
    Bolsista CAPES - Mestrado Acadêmico no Programa de Pós Graduação em Biotecnologia

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária voluntária, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Contribui para manutenção do banco de algas do Laboratório de Biologia Marinha e Biomonitoramento e auxilia no desenvolvimento das atividades do mesmo.

  • 2017 - 2017

    SENAI - Departamento Regional da Bahia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONTEUDISTA, Carga horária: 12

    Outras informações:
    CONTEUDISTA DAS UNIDADES CURRICULARES: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES E ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUAS E EFLUENTES PARA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EAD.

  • 2017 - 2017

    Centro de formação técnica em Enfermagem Irmã Dulce

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/PESQUISADOR, Carga horária: 15

    Outras informações:
    DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA E ENSINO DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM