Adriano Volpin

Bacharel em Teologia (2016), Mestre em Saúde e Educação (2014), com a linha de pesquisa em Educação Permanente em Saúde. Especialização em Filosofia Clínica (2003) e graduação em Filosofia (2001). Experiência na docência no ensino superior presencial, nas disciplinas de Antropologia Filosófica, Psicologia Geral e Psicologia da Educação. Experiência no ensino superior à distância, em Tecnologia da Informação e Comunicação, métodos e tecnologia EAD. Atuação nas diversas disciplinas do curso de Filosofia e disciplinas pedagógicas (núcleo comum) do ensino superior à distância. Elaboração e publicação de dois materiais didáticos: "Antropologia Filosófica: Aprofundamento - Civilização Micênica à Platão" e Educação Brasileira: do Período Colonial à Primeira República - Aspectos Históricos e Filosóficos".

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Saúde e Educação

2012 - 2014

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Elaboração de Material Didático em Educação a Distância e suas Aplicações na Educação Permanente em Saúde, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo de Oliveira Plotze
Palavras-chave: Ead: Educação a Distância; Educação; Educação Permanente em Saúde (EPS); Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ensino de Ciências da Saúde. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Filosofia Clínica

2001 - 2003

Centro Universitário Moura Lacerda
Título: Interseção da estrutura de pensamento Homem & Deus: rascunho sobre um sentido para a vida
Orientador: Lúcio Packter

Graduação em Teologia

2010 - 2016

Centro Universitário Claretiano de Batatais
Título: Os Aspectos Multidimensionais do Humano
Orientador: Prof. Ms. Jairo Da Mota Bastos

Graduação em Filosofia

1999 - 2001

Centro Universitário Moura Lacerda
Título: O sentido da Vida em Kierkegaard
Orientador: Franco Roudin

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Formação Específica para Professores. (Carga horária: 360h). , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: Escola de Formação e Aperfei, SEE-SP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Metodologia do Ensino da Leitura. (Carga horária: 80h). , Centro Universitário Claretiano de Batatais, CUCB, Brasil.

2005 - 2005

Filosofia e Vida. (Carga horária: 128h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

Introd à Reflexão Filosófica (Issao e Guga, Pimpa). (Carga horária: 40h). , Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, CBFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Antropologia Filosófica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA CLÍNICA/Especialidade: Filosofia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional para EAD.

Participação em eventos

Aprender a Empreender - SEBRAE.Aprender a Empreender. 2011. (Oficina).

Disciplina ministrada pelo Prof. Dr. José Luis Vieira de Almeida, pela UNESP - Araraquara.Educação, cultura e conteúdos: uma abordagem ontológica. 2010. (Outra).

2º ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.A Educação na Modernidade Líquida - em 28 de novembro de 2009. 2009. (Encontro).

2º ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.A Educação na Modernidade Líquida - em 21 de novembro de 2009. 2009. (Encontro).

2º ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.A Educação na Modernidade Líquida - em 06 de novembro de 2009. 2009. (Encontro).

12o. Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. As Primeiras Pesquisas Realizadas pelo Núcleo de Pesquisa - Mentalidade e Trabalho: do local ao global.. 2007. (Congresso).

Café Filosófico: Fundamentos de História da Filosofia Antiga e Iniciação à Filosofia.Fundamentos de História da Filosofia Antiga e Iniciação à Filosofia. 2007. (Outra).

Capacitação Docente para Gravação das Vídeos e Audio Aulas dos Cursos à Distância. 2007. (Outra).

Capcitação Pedagógica para Tutores dos Cursos de Graduação da Modalidade à Distância. 2007. (Outra).

Curso Básico de Neurociências. 2007. (Outra).

I CONGRESSO DE FILOSOFIA EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS: CONHECE-TE A TI MESMO. 2007. (Congresso).

III ENCONTRO DE BIOLOGIA COMPARADA - USP. 2007. (Encontro).

I Jornada de Fisioterapia Neurofuncional da USP-RP. 2007. (Outra).

Resiliência e Trabalho. 2007. (Outra).

WORKSHOP: ÁUDIO - VÍDEO AULAS E OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS DA SAV. 2007. (Outra).

WORKSHOP: CRIAÇÃO DE ATIVIDADE, INTERATIVIDADE E FORMULAÇÃO DE PROVAS OBJETIVAS. 2007. (Outra).

WORKSHOP: MELHORES PRÁTICAS DOCENTES EM AMBIENTE VIRTUAL E PRESENCIAL. 2007. (Outra).

Café Filosófico: Filosofia Clínica e o Homem da Sociedade Atual.Filosofia Clínica e o Homem da Sociedade Atual. 2006. (Outra).

Café Filosófico: Filosofia Clínica e o Homem da Sociedade Atual.Filosofia Clínica e o Homem da Sociedade Atual. 2006. (Outra).

CVA-RICESU: VIDEO CONFERÊNCIA: "PROJETANDO E CONSTRUINDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO". 2006. (Outra).

I Programa de Formação Continuada - Extensão Continuada. 2006. (Outra).

Filosofia e Vida - curso de atualização mininstrada pela UNICAMP, parceria com Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 2005. (Congresso).

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA - TEIA DO SABER: METODOLOGIA DO ENSINO DA LEITURA EM TODOS OS COMPONTENTES CURRICULARES DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. 2004. (Outra).

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: INTRODUÇÃO Á REFLEXÃO FILOSÓFICA (ISSAO E GUGA, PIMPA). 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Edgar Filomeno Soares Alves da Silva

Volpin, A.. A Morte: um Constraste da Visão Filosófica de Martin Heidegger e da Vivência Cultural do Timor Leste. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Lais Marcia Pavini; Silvia Cristina do Amaral Almeida

Volpin, A.. A Concepção Filosófica na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Joelma Fatima Rocha dos Santos

Volpin, A.. Desenvolvimento da Personalidade Através da Filosofia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: JESSE DANIEL DA CUNHA

Volpin, A.. Uma Análise da Essência e da Existência Humana: O Problema da Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Aleston James Manzini Fondato

Volpin, A.. Filosofia da Educação: Sua Importância na Formação Docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Laércio Silveira Filho

Volpin, A.. O Ser e o Existir. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: José Roberto Pereira; Julio Gonçalves; Luiz Eduardo N

Volpin, A.. Ramos.Felicidade no Mundo Contemporâneo: Ser ou Ter. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Carmen S

Volpin, A.. G. Oliveria; Fabio R. C. Souza; Josefina de Lima.O Eu Pós-moderno e a Construção de um Novo Modelo Humano no Século XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Carlos Roberto Januario

Volpin, A.. Ética Animal: Um Estudo sobre a Libertação Animal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Carlos Alberto Caressato

Volpin, A.. O Mundo Irreal e a Construção da Angústia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Raticliff Maria Brevieira Monteiro

Volpin, A.. Violência Masculina Sobre o Feminino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Daniela B

Volpin, A.. Basso; Leandra Granvile Alves.A Filosofia e o Ato de Filosofar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Renato Antônio Soares Stival

Volpin, A.. Ecoética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Aline de M

Volpin, A.. Piau; Rosangela de L. Predal; Luiz A. Perereira.A Importância da Filosofia nas Escolas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Angela F

Volpin, A.. Figueira; Maria da C. Mendes; Rosilene P. da Silva.A Educação em Platão para a Formação de um Homem Consciente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Aluno: Juliano Henrique Costa

Volpin, A.. O Negro na Sociedade Brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Leandro Donizete Ramos

Volpin, A.. A Busca de um Sentido para a Vida de Edith Stein. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Alessandro Daniel Tenan

Volpin, A.. A Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down na Sociedade Atual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Reginaldo Augusto Belém

Volpin, A.. A Filosofia da Arte em Hegel. 2004 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Danilo Luis Rufato

Volpin, A.. A Concepção de Homem inconsciente de Carl Gustav Jung. 2004 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Bruno Henrique Marinelli

Volpin, A.. Fudamentação Filosófica na Ideologia Social do Fenômeno Contracultura sob o Pensamento de Herbert Marcuse. 2004 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: Anderson Xavier Lopes

Volpin, A.. O Outono da Vida. Refletindo Acerca do Envelhecimento do Ser Humano tendo como Base a Sociedade Atual. 2003 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: João Victor Mazzo

Volpin, A.. Bioética e Clonagem Humana. Uma Visão Antropológico-filosófica do Desenvolvimento Humano. 2003 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Aluno: José Eduardo Previato Carmanham

Volpin, A.. A Canção de Chico Buarque como Forma de Protesto no Período da Ditadura (1964-1985). 2002 - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Orientou

Wagner Donizete Guedes

A Filosofia Da Psicanálise Junguiana: Tipos Psicológicos De Carl Gustav Jung; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Edir Paulo Sândi; Rosane Mazzetto Said e Sergio Ricardo De L

Filosofia No Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Olga Antunes Vivan

O Direito Da Educação E Reflexão Filosófica Para Todos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Carlos D

de Almeida; Valdice C; Chaves e Elaine C; da Silva; O Bem em Si: Platão e Santo Agostinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Luiz Claudio Rocha Rodrigues

A Importância da Filosofia no Ensino Médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Percival Motta Chabaribery e Sonia Regina Bernardes

O bem, em si; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Luciane Cássia de Oliveira Sanmartin

O Problema do Ensino da Filosofia na Escola Publica e as Múltiplas Aprendizagens; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Paulo Lima Miranda

O Livre Arbítrio em Santo Agostinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Dulce Maria dos Anjos P

Toledo e Waldulce C; de Almeida; O Poder dos Mitos na Manutenção das Sociedades Gregas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Moisés Pereira

Projetar-se - o Passo do Ser para a Transcendência na Existência Humana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Edivando Dias da Silva

Cândido ou o Otimismo: As Desgraças na Vida do Homem e seu Recomeçar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Eliane F

da Costa; Norival Gonçalves; Shirlei O; F; Pinto; Filosofia Clínica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Josie Mary R

Romeiro; Sandra Regina de M; Marinho; A Conscientização e a Importância da Construção de uma Reflexão Filosófica na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Fabiana D

de O; Freiria; Silvana P; R; Teixeira de Souza; Filosofia para Crianças: O Pensar Filosófico da Educação no Programa Matthew Lipman; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Marta Regina Guidolin

Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Alexandre Antonio Soares de Aguiar

A Formação do Homem Atual com Relação ao Prazer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Paulo Sérgio Cussolim; Sibele Cristina de C

Ligório; Educação para o Pensar: O Ensino de Filosofia na Educação Básica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Dennis Flores de Souza; Dulcinea Gonçalves de Souza

Ead como Complemento da Formação Básica e Ética em Foco os Trabalhadores Operacionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Gesser Emilio da Silva

Auto-estima, uma Ferramenta para o Sucesso a qual nos Proporciona a Criativdade Gerando Sucesso Constantemente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Marcia C

B; Cardoso; Antonio C; Rocha; Barbara C; Marins; Bioética: Por que usar Células Troncos Adultas e não as Embrionárias; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Guilerme Ferreira de Oliveira; Danila Marchioretto

Filosofia para Crianças; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Leilia Sibelle L

Lacerda; Noemi Bellio; A Filosofia é Alquímica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Alberto Siufi

Nudez e Vergonha; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Rosemeire Chaves Amaral Gomes

A Importância da Filosofia no Mundo Atual; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Lucio Carli Galo

O Preconceito nas Unidades Escolares: Conscientização para que tal Atitude seja Totalmente Excluída da Sociedade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Felipe Santos de Souza

Demonstrar a Necessidade de Efetivar Parâmetros Curriculares Específicos para a Disciplina de Filosofia no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Marcos Cicero Moretti; Sandra Marcia Rocha

Filosofia para Crianças: Ser ou não Ser, eis a Questão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Eduardo Aparecido Braga

A Intersubjetividade na Essência Humana Perante as Exigências da Realidade Pós-moderna; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Maria José Vieira

Método Socrático à Menoridade Kantiana: Combate à Preguiça Mental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Paulo Enrique da Silva

Reflexões Filosóficas Acerca da Responsabilidade Moral: o Meio Ambiente e as Futuras Gerações em Questão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Marcos Roberto Fazzan

O Homem, a Angústia e sua Existência, Kierkegaard e Sartre; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Cristiano Jose da Silva

A Clonagem Reprodutiva e/ou Melhoramento Destrói a Natureza Humana?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

ALEXANDRE ALVES DA COSTA

Direitos Humanos - Desafio e Utopia na Atualidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

José Maurício Bertolino Rosa

Velhice: Ética e Filosofia Moral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Fausto Nóbrega Villas-Bôas

A Filosofia no Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Alzeli S

Ricon; Rosemari G; Estanho; Zilmara Ap; Tomasini; A Ética Ambiental sob a Influência do Homem Contemporâneo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Angela M

Z; Scudeller; João C; Silva; Teresinha L; Antonio; O Ensino de Filosofia para Crianças e Jovens, Instrumento Capaz de Proporcionar à Escola o Cumprimento de sua Função Social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Edmilson Vicente Ortega

Filosofia na Formação de Cidadãos Críticos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Iolanda Huzak Furini

A Fotografia como Instrumento de Sensibilização e Recurso Pedagógico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Flávio V

Cappa; Sandra Regina H; dos Santos; A Inclusão da Filosofia na Primeira Fase da Educação Infantil: Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Miriam B

Menossi; Renata de C; Pedrosa; Ana Maria A; Ahad; A Importância do Ensino de Filosofia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Jean Franco de Toledo

A Consequência da Desigualdade entre os Homens na Sociedade Contemporânea; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Marcelo dos Reis Alves

Ética como Disciplina Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Leonice dos Santos Oliveira

Uma Nova Visão Filosófica: educar para o pensar no ensino infantil; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Lourdes de O

Silva, Maria José de L; Melzi e Sonia Ap; Mart; A Importância da Filosofia no Desenvolvimento da Criança; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Luciano Ap

dos Santos e Rosangela Alves dos Santos; A Educação na Ética de Imannuel Kant; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Adriano Volpin;

Alexandre Machado da Silva

Antropologia do Limite: Abraçando a Condição Humana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Claudemiro de Souza Junior

Transcendência: o ser humano como um projeto infinito em Leonardo Boff; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Edson Saturnino Franquilei Pereira

O Pequeno Príncipe: Uma Reflexão Acerca da Condição Humana; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Douglas Bertoldo

O Problema da Angústia no Homem segundo Kierkegaard; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Marcelo Luiz Machado

Os Desafios da Pós-Modernidade: o Homem e a Modernidade Líquida em Zygmunt Bauman; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Gabriel Custodio

O Suicídio em Albert Camus ? Um intérprete do ?Homem Absurdo?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

João Paulo da Silva de Souza

Mistério do Desconhecido: a Busca de uma Luz Possível; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Olímpio Antônio Vialli Ribeiro

Psicologia: Os Caminhos que Auxiliam o Homem na Busca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Jair Aparecido de Oliveira

Suicídio e a Corporeidade Humana; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Ricardo A

Silva; Dostoiewski e Kierkegaard: Uma Análise na Obra ?Crime e Castigo?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Orientador: Adriano Volpin;

Produções bibliográficas

  • Volpin, A. . As Primeiras Pesquisas Realizadas pelo Núcleo de Pesquisa - Mentalidade e Trabalho: do local ao Global.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Volpin, A. . Antropologia Filosófica: Aprofundamento - Civilização Micênica à Platão. Batatais/SP: Ação Educacional Claretiana, 2011 (Curso de Extensão).

  • Volpin, A. . Educação Brasileira: do período colonial à primeira república - aspectos históricos e filosóficos 2009 (Curso de Extensão).

Outras produções

Volpin, A. ; PLOTZE, R. O. . Elaboração de Material Didático em Educação a Distância e suas Aplicações na Educação Permanente em Saúde. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dissertação de Mestrado).

Volpin, A. . Antropologia Filosófica: Aprofundamento - Civilização Micênica à Platão. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Extensão).

Volpin, A. . Educação Brasileira: do período colonial à primeira república - aspectos históricos e filosóficos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Extensão).

Volpin, A. . Áudio-aula: Tecnologia Educacional para EAD, Introdução à Filosofia, Cosmogonia, Didática Geral e Teoria do Conhecimento. 2008. (Áudio-aula).

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2016

Centro Universitário Claretiano de Batatais

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Tutor na EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Presencial e Tutor na EAD, no curso de Filosofia. Responsável por disciplinas do núcleo comum para os cursos na modalidade EAD: Pedagogia, Letras, Artes, Administração, Educação Física, Teologia e Computação.

Atividades

  • 03/2006 - 06/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, História da Filosofia, Introdução à Filosofia, Introdução à Leitura de Textos Filosóficos, Lógica Formal, Tecnologia Educacional para Educação a Distância, Teoria do Conhecimento

2002 - 2016

Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Professor de Antropologia Filosófica, Psicologia Geral I e II, e Psicologia da Educação I e II.

Atividades

  • 08/2002 - 12/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação II, Psicologia Gera I, Psicologia Geral II

2001 - 2008

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, efetivo, Carga horária: 26

Atividades

  • 07/2001 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia