Elódia Constantino Roman

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1971), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora Associado C, aposentada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade desde 03/2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas:gramática e ensino; aspectos linguísticos morfossintático-semânticos , estilística, elementos referenciais; referenciação. e-mail: ecroman61@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa

1994 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Revisitando a categoria aspecto na língua portuguesa
Orientador: Prof Dr. Telmo Correia Arrais
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Verbo; Tempo; Aspecto; Propriedades Pontos Finais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Linguistica Aplicada. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

1987 - 1990

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O sujeito: uma contribuição ao ensino sintático-semântico,Ano de Obtenção: 1990
Apóstolo Teodoro Nicolacópolus.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sintaxe; Semântica; Sujeito; Gramática de Casos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Sintaxe e Semantica. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização

1974 - 1975

Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras Ministro Tarso Dutra
Título: O kitsch na linguagem
Orientador: José Loureiro

Graduação em Pedagogia

1974 - 1975

faculdade de filosofia ciencias e letras
Título: A importância do administrador
Orientador: José Loureiro

Graduação em Letras

1968 - 1971

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí
Título: A importância da lingüística textual
Orientador: Angelo Morais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino da Lingua Materna.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Morfossintaxe.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Sintaxe e Semantica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Gramatica no Texto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PANTE, Maria Regina ; ROMAN, E. C. . Coordenadora do Simpósio Tendências e interfaces na linguística funcional. 2014. (Outro).

ROMAN, E. C. ; DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos . VII CIEL. 2013. (Outro).

ROMAN, E. C. . Coordenadora do GT no VII CIEL. 2013. (Outro).

ROMAN, E. C. . Ensino da gramática no nível fundamental: análise linguística e funcionamento da linguagem. 2012. (Outro).

ROMAN, E. C. . Coordenadora Evento de Extensão " Ensino de gramática no nível fundamental: análise linguística e funcionamento da linguagem". 2012. (Outro).

ROMAN, E. C. . Coordenadora do Evento de Extensão Ënsino de gramática no nível fundamental: análise lingu;istica e funcionamento da linguagem. 2012. (Outro).

HARMUCH ; ROMAN, E. C. . V CIEL Ciclo de Estudos de Linguagem. 2009. (Outro).

ROMAN, E. C. . Membro da Comissão Científica do VII Encontro de Pesquisa da UEPG e V Encontro de Extensão da UEPG. 2007. (Outro).

ROMAN, E. C. . Coordenadora de Sessão do XVI Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 2007. (Outro).

SALEH, Pascoalina de Oliveira ; ROMAN, E. C. . Membro da Comissão Científica do IV CIEL. 2006. (Outro).

ROMAN, E. C. . Coordenadora de Sessão do XV EAIC e VI EPUEPG. 2006. (Outro).

SALEH, Pascoalina de Oliveira ; ROMAN, E. C. . III CIEL. 2005. (Outro).

CORREA, Djane A. ; ROMAN, E. C. . II CIEL. 2004. (Outro).

CORREA, Djane Antonucci ; ROMAN, E. C. . I CIEL. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13o. CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão.Mecanismos e Estratégias de Produção da Linguagem no trabalho com o PROJOVEM ADOLESCENTE.. 2015. (Encontro).

18a. Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.Na sala de aula: ensino da reflexão linguística e da produção de texto no ensino fundamental. 2015. (Outra).

VIII CIEL E I CIEL. Um olhar contemporâneo na prática de análise linguística. 2015. (Congresso).

12o. CONEX Encontro conversando sobre Extensão.A escrita e suas faces: uma experiência com o Projovem adolescente. 2014. (Encontro).

III CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A construção do adjetivo e do advérbio em textos argumentativos de alunos do ensino médio. 2014. (Outra).

III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Línguas em contato em Foz do Iguaçu: convivência e alteridade na fronteira. 2014. (Congresso).

Simpósio sobre ensino e diversidade-PROCAD/UFSC/Unioeste/ProfLetras.Ensino das preposições: algumas reflexões. 2014. (Simpósio).

11o. CONEX - Encontro conversando sobre Extensão - Avaliação da Extensão Universitária: impactos e desafios.Cartas de Apresentação: o processo de refacção de textos por participantes do PROJOVEM. 2013. (Encontro).

22o. EAIC e 3o. EAITI.Explorando aspectos morfossintático-semânticos no gênero notícia. 2013. (Encontro).

22o. EAIC e 3o. EAITI.Uma abordagem dos conectores coordenativos em livros didáticos. 2013. (Encontro).

22o. EAIC e 3o. EAITI.A recategorização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos. 2013. (Encontro).

VII Ciclo de estudos em linguagem - VII CIEL.O processo de escrita e de reescrita textual: relatos de um Projeto de Extensão. 2013. (Outra).

VII Ciclo de estudos em linguagem - VII CIEL.Algumas considerações linguísticas sobre a preposição e a conjunção. 2013. (Outra).

VII CIEL.Coordenadora de GT. 2013. (Outra).

XI Encontro de Pesquisa da UEPG.Caminhos para a análise linguística e seu ensino: explorando aspectos morfossintático-semânticos. 2013. (Encontro).

XI Encontro de Pesquisa da UEPG.Um estudo das conjunções coordenativas Mas em livros didáticos do ensino fundamental. 2013. (Encontro).

XI Encontro de Pesquisa da UEPG.A recategorização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos. 2013. (Encontro).

XXI Seminário do CELLIP.A subjetividade e a representação feminina: um estudo a partir da referenciação. 2013. (Seminário).

21o. EAIC e 2o. EAITI.A formação dos sintagmas nominais em textos de cartas notariais do século XVII do município de Paranaguá. 2012. (Encontro).

21O. EAIC e 2o. EAITI.Preposições: classe de palavras?. 2012. (Encontro).

do 2º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI ? Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.?ELEMENTOS DE REFERENCIAÇÃO EM DOCUMENTOS SETECENTISTAS DE PARANAGUÁ?,. 2012. (Outra).

II Seminário de Linguagens e Cultura.Posicionamento de adjetivos e identidade feminina em um jornal de Prudentópolis. 2012. (Seminário).

VI EPPELL - UNICENTRO.Os adjetivos e a identidade cultural. 2012. (Encontro).

VIII SELISIGNO -Edição Internacional e IX Simpósio de leitura da UEL.Os sintagmas nominais em cartas notariais do século XVIII do município de Paranaguá. 2012. (Simpósio).

VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da FAFIPAR.A composição dos sintagmas nominais em Carta Notarial de Paranaguá. 2012. (Seminário).

X Estudos Linguísticos do Sul do Brasil.E... agora... as preposições e a conjunções: funções sintáticas e semânticas. 2012. (Outra).

ABRALIN VII Congresso Internacional e XX Instituto da ABRALIN. Minicurso sobre refernciação e sentido: um enfoque aplicado. 2011. (Congresso).

ABRALIN VII Congresso Internacional e XX Instituto da ABRALIN. As estratégias de referenciação no processo de apropriação da linguagem escrita. 2011. (Congresso).

ABRALIN VII Congresso Internacional e XX Instituto da ABRALIN. 2011. (Congresso).

I Simpósio de Estudos em Letras - I SEL.A progressão referencial. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Estudos em Letras UNICENTRO.Sobre preposições. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Estudos em Letras UNICENTRO.Elementos de referência em documentos setecentista de Paranaguá. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Estudos em Letras UNICENTRO.A identidade feminina em documentos do século XVIII: uma investigação a partir dos processos de referenciação textual. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Estudos em Letras UNICENTRO- I SEL.Simpósio Os mecanismos linguísticos na representação da identidade. 2011. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.O gênero textual na sala de aula: um olhar sobre os elementos de referenciação. 2011. (Simpósio).

VI Ciclo de Estudos em Linguagem.Um olhar sobre as marcas de subjetividade a partir dos processos de referenciação textual. 2011. (Simpósio).

VI Ciclo de Estudos em Linguagem.Mecanismos linguísticos: elementos constitutivos do texto. 2011. (Simpósio).

XX EAIC.Processos de referenciação em Cartas Notariais. 2011. (Encontro).

XX Encontro Anual de iniciação Científica, X EPUEPG e I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento tecnológico e Inovaçãop.Gramaticalização de conjunções coordenadas. 2011. (Encontro).

XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Olhares sobre os mecanismos constitutivos do texto. 2011. (Seminário).

1o. Colóquio Internacional de Estudos Linguíísticos e Literários e 4o. CELLI.O adjetivo e a subjetividade em cartas notariais do século XVIII. 2010. (Outra).

1o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o. CELLI. Conhecendo o processo de referenciação em cartas notariais do século XVIII e XIX. 2010. (Congresso).

I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação Sul Brasil. A refacção de textos narrativos de alunos da 7a. série do ensino fundamental. 2010. (Congresso).

II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: diversidade, Ensino e Linguagem.Argumentação: percursos teóricos e aplicação e propostas de análise linguística em materiais didáticos. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: diversidade, Ensino e Linguagem.FUNCIONAMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS: RUMOS TEÓRICOS E SUAS APLICAÇÕES. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: diversidade, Ensino e Linguagem.Trilhando os caminhos dos operadores argumentativos. 2010. (Simpósio).

IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós-graduação.Os elementosde coesão e coerência na refacção de textos narrativos de alunos de 7a. série do Ensino Fundamental. 2010. (Encontro).

IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós-graduação.A referenciação em cartas notariais. 2010. (Encontro).

IX Encontro do CELSUL.Percorrendo caminhos para a análise linguística. 2010. (Encontro).

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica.A referenciação presente em cartas notariais. 2010. (Encontro).

V CIEL Estudos em Linguagem e Formação Docente: desafios contemporâneos.Um olhar sobre o adjetivo: análise de documentos notariais do ano de 1803 Co-autoria. 2009. (Outra).

VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação.Avaliadora dos Trabalhos de VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós-Graduação. 2009. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais SIGET.Como se apresenta a referenciação em textos de alunos do Ensino Fundamental. 2009. (Simpósio).

XIX Seminário do CELLIP.Estudos linguísticos: contribuições e propostas. 2009. (Seminário).

XIX Seminário do CELLIP.CRENÇAS e ATITUDES LINGUÍSTICAS: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DO PORTUGUÊS COM LÍNGUAS EM CONTATO NO INTERIOR PARANAENSE. 2009. (Seminário).

Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2008. (Outra).

I Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz: no Princípio, o Verbo. A progressão referencial em narrativas de alunos da 8a. série. 2008. (Congresso).

I Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz: no Princípio, o Verbo. A abordagem do substantivo e do adjetivo na visão de alunos do curso da UEPG. 2008. (Congresso).

I Seminário de Estudos Diacrônicos.As funções do adjetivo no sintagma nominal: análise de cartas notariais do século XIX.. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Estudos da linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem.A classe dos nomes no livro didático de 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Estudos da linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem.A condução dos elementos referenciais em textos narrativos de 8a. série. 2008. (Seminário).

Manuscripta: I Seminário de Estudos Diacrônicos.A anteposição e posposição do adjetivo nas Cartas Notariais do século XVIII. 2008. (Seminário).

VI SELISIGNO e VII Simpósio de leitura da UEL.Os elementos de referência na produção textual de alunos da 8a. série. 2008. (Simpósio).

VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL.O substantivo e o adjtivo na visão do professor do ensino fundamental. 2008. (Simpósio).

XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina. Relatos de pesquisa sobre a modalização em textos divulgados no jornal on-line Observatório da Imprensa. 2008. (Congresso).

XVII EAIC.A Classe dos nomes: do professor ao livro didático. 2008. (Encontro).

XVII EAIC.A construção da imagem do Brasil no exterior por meio da linguagem das campanhas publicitárias. 2008. (Encontro).

XVII EAIC.Análise de elementos de coesão e de coerência em textos de alunos de 6ª. série do ensino fundamental. 2008. (Encontro).

XVII EAIC.Os Elementos de Referência em textos narrativos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

4o. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET.A reconstrução do sentido a partir de nomes próprios em textos de teor opinativo. 2007. (Simpósio).

5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG.Estratégia de leitura para a 5a. série do ensino fundamental. 2007. (Encontro).

5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG.As classes aspectuais no texto narrativo. 2007. (Encontro).

5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG.Texto científico: a estratégia de leitura facilita a compreensão?. 2007. (Encontro).

Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - CELLIP.Discutindoo ensino da língua portuguesa. 2007. (Simpósio).

Coordenadora de Sessão do VII Encontro de Pesquisa e 5o. Encontro de Extensão da UEPG.Coordenadora de Sessão. 2007. (Encontro).

Evento de Extensão "História da Língua Portuguesa: viver e reviver". 2007. (Outra).

Gramática e o ensino da língua portuguesa.Gramática e Prática de análise lingüística. 2007. (Oficina).

I Semana de Letras de São Mateus do Sul.Recursos morfossintáticos e análise lingüística. 2007. (Encontro).

Reunião Técnica do Processo de Seleção de Projetos do PIBIC.Consultora da Reunião Técnica do Processo de Seleção de Projetos do PIBIC. 2007. (Encontro).

VII Encontro de Pesquisa da UEPG e V Encontro de Extensão da UEPG.Coordenadora de sessão do EPUEPG/CONEX. 2007. (Encontro).

XVI EAIC PIBIC/CNPq.A Presença dos efeitos estilístico-expressivos nos elementos de referenciação em textos de alunos de 5° série do ensino fundamental. 2007. (Encontro).

9a. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Recursos gramaticais e análise lingüística. 2006. (Outra).

I Congresso Internacional de Língua , Literatura e Cultura. Processos anafóricos a partir de dois eixos básicos de instrução de sentido. 2006. (Congresso).

I Simpósio Internacional eXI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.Recursos morfológicos e análise lingüística. 2006. (Simpósio).

IV CIEL.Recursos morfológicos à luz dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. 2006. (Outra).

IV CIEL.Um confronto entre a teoria e a prática no gênero dos nomes. 2006. (Outra).

IV CIEL.O morfema de grau nos livros didáticos. 2006. (Outra).

XV Encontro Anual de Inciação científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG.O gênero dos nomes: um confronto entre os livros didáticos e a prática pedagógica. 2006. (Encontro).

XV Encontro Anual de Iniciação científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG.A importância da produção de textos orais em sala de aula. 2006. (Encontro).

XV Encontro Anual de Iniciação científica/ VI Encontro de Pesquisa da UEPG.O ensino da categoria de grau nas séries iniciais. 2006. (Encontro).

XV Encontro Anual de Iniciação Científica/ VI Encontro de Pesquisa da UEPG.A anteposição e a posposição do adjetivo em textos de Lya Luft. 2006. (Encontro).

Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Uma análise do Expositivo diante do predicado nominal não-deslocado. 2005. (Seminário).

Discutindo o ensino da língua portuguesa.Morfologia lexical versus morfologia flexional. 2005. (Encontro).

II Congresso Internacional/ VII Congresso Brasileiro de Semiótica. Os opostos se atraem: mas até os dois pontos. 2005. (Congresso).

III CIEL.O uso sufixo derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. 2005. (Outra).

III CIEL.Mecanismos textuais sintático-semânticos. 2005. (Outra).

III CIEL.O uso do morfema derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de São Mateus do Sul. 2005. (Outra).

III CIEL.A expressividade no emprego do sufixo -inho pelos falantes de 40 a 60 anos da cidade de Castro. 2005. (Outra).

III CIEL.Morfemas de grau e gênero: flexão ou derivação?. 2005. (Outra).

XVII Seminário do CELLIP.O uso do sufixo derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. 2005. (Seminário).

Circuito de Estudos Lingüísticos do Sul. Tessitura da argumentação em textos dissertativos de graduandos. 2004. (Congresso).

Encontro de professores das Escolas Municipais Eloy Avrechack e João Maria Cruz.Discutindo a alfabetização. 2004. (Encontro).

Encontro de professores para a organização do trabalho pedagógico.A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização. 2004. (Encontro).

II Ciclo de Eventos em Lingüística.Discutindo conceitos de coerência. 2004. (Encontro).

II CIEL.Uma análise dos elementos coesivos na produção textual escolar. 2004. (Encontro).

II CIEL.O emprego do morfema derivacional -inho na forma verbal do gerúndio, pelos falantes de Ponta Grossa e São Mateus do Sul. 2004. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa da UEPG.Os caminhos da Pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas. 2004. (Encontro).

XII ENDIPE. Adjetivação: a possibilidade de entender a inserção do narrador no texto. 2004. (Congresso).

51o. Seminário do GEL. A expressividade polissemica de alguns verbos. 2003. (Congresso).

51o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Est. São Paulo.A Expressividade Polissêmica de alguns verbos. 2003. (Seminário).

I Ciclo de Eventos em Lingüística.A relação ntre letras e sons na escrita do alfabetizando. 2003. (Oficina).

I Ciclo de Eventos em Lingüística.O emprego discursivo do aposto. 2003. (Encontro).

I CIEL.A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons. 2003. (Oficina).

III Encontro de Pesquisa da UEPG.Coordenadora de Sessão do III Encontro de Pesquisa da UEPG. 2003. (Encontro).

XIV Semana de Letras.A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização. 2003. (Oficina).

XIV SEMANA DE LETRAS.A relação entre letras e sons na alfabtizzção. 2003. (Oficina).

XVI Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. Metáfora: a influência do caso semântico. 2003. (Congresso).

5a. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários - 5a. JELL.5a. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários - 5A. JELL. 2002. (Outra).

5o. encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.5o. Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. 2002. (Encontro).

I Congresso Internacional das Linguagens - V SENELP. A relação entre a classe aspectual instantaneidade e o caso Instrumental. 2002. (Congresso).

XI Encontro Anual de Iniciação Científica.Traçando um percurso teórico sobre o Tempo. 2002. (Encontro).

I Seminário Internacional de Educação.I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação.I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL.XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL. 2001. (Seminário).

XV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.XV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2001. (Seminário).

XV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - Políticas de Linguagem para o Brasil.XV SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ. 2001. (Seminário).

V Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e não-verbal: teoria e metodologia.V ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL:TEORIA E METODOLOGIA. 2000. (Encontro).

X Conferencia Lingüistico-literaria. X CONFERENCIA LINGUISTICO-LITERARIA. 2000. (Congresso).

XIV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.XIV SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO PARANÁ - CELLIP. 2000. (Seminário).

II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN. II CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGÜÍSTICA - ABRALIN. 1999. (Congresso).

XII CONGRESO INTENACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE LA AMÉRICA LATINA. XII CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍTICA Y FILOLOGÍA DE LA AMERICA LATINA. 1999. (Congresso).

XIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.XIII SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ. 1999. (Seminário).

XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.XLVII SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. 1999. (Seminário).

II Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.II ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL - CELSUL. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Solange Marilene Melchior do Prado

SELLA, Aparecida Feola; SANTOS, M. E. P.;ROMAN, E. C.. Prova Brasil de Língua Portuguesa do 9º ano: concepção de linguagem e de reflexão linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Valéria Caimi Marquardt

BUSSE, S.;ROMAN, E. C.SELLA, Aparecida Feola. Descrição e estudo dos erros ortográficos em textos produzidos por alunos do 9o. ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eviliane Bernardi

SELLA, Aparecida FeolaROMAN, E. C.; BIDARRA, Jorge. Análise do processo anafórico em textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Andréia Rodrigues Zoelner Dallarosa

SALEH, Pascoalina de Oliveira; COSTA-HUBES, T. C.;ROMAN, E. C.. Pontos de reflexão: a pontuação como movimentos do sujeito na escrita. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Marina Miotto Negrão

PANTE, Maria Regina;ROMAN, E. C.; SILVA, Manoel M. Alves da. Análise das anáforasencapsuladoras nas encíclicas de João Paulo II. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Danielle Brancalhão dos Santos

HINTZE, Ana Cristina Jaeger;ROMAN, E. C.; SILVA, Manoel M. Alves da. Uma perspectivoa funcionalista sobre a multifuncionalidade do conecto MAS em reportagens e cartas de leitores da revista Veja. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Graziele Boff

SELLA, Aparecida FeolaROMAN, E. C.; BIDARRA, Jorge. Funções do operador argumentativo E em crônicas de Arnaldo Jabor. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Érica Fernanda Ortega

PANTE, Maria Regina;ROMAN, E. C.; JUNG,Neiva Maria. A estrutura argumental preferida (EAP) em diversas sincronias do português: um exercício de análise do verbo-suporte Tomar no português arcaico. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria Virgínia Brevilheri Benassi

GREGORIO, R. M.;ROMAN, E. C.; PERFEITO. Crônicas humorístico-opinativas de José Simão: a análise lingüística na leitura. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Clicy Anny de Oliveira Santos

ROMAN, E. C.. A importância multidisciplinar da leitura de textos escritos no ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luzia Rita Chincoviaki

ROMAN, E. C.; SOZIM, Mirian Martins;SELLA, Aparecida Feola. Práticas de língua portuguesa no ensino fundamental: a leitura, a produção de textos e a análise lingüística numa concepção sócio-interacionista. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Carla Anéte Berwing

ROMAN, E. C.. Estereótipos culturais no ensino/aprendizagem de português para estrangeiros. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Márcia Marlene Stentzler Garcia de Lima

ROMAN, E. C.. Alfabetização de adultos, era digital, software educativo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Neiva Lanzarini Zuchi

ROMAN, E. C.. Escola e leitura: uma viagem através da literatura. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Aparecida de Fátima Peres

ROMAN, E. C.. Os alunos dos cursos de Letras: um diagnóstico de suas concepções de leitura. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rosita Maria Bastos dos Santos

ROMAN, E. C.. Progressão Referencial no texto opinativo. 2001 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Isabel Cristina Cordeiro

ROMAN, E. C.. Leitura Crítica: uma proposta de trabalho para o ensino fundamental. 2001 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ivete Morosov Corrêa

ROMAN, E. C.. Revisitando os pronomes clíticos no espanhol. 2000 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria de Fátima Pereira de Sena

ROMAN, E. C.. A concepção do texto dissertativo: um estudo com professores de História. 2000 - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Regina Maria Vink

ROMAN, E. C.. Advérbios Aspectuais. 2000 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Givan José Ferreira dos Santos

OLIVEIRA, E. G.;ROMAN, E. C.; CONTANI, M. L.; GALEMBECK, P. T.; MENEGASSI, R. J.. Elementos de argumentação na produção de g~eneros textuais no Ensino Médio. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sebastião Lourenço dos Santos

GODOY, E.; MACHADO, R. V.; POSSENTI, S.;ROMAN, E. C.; WACHOWICZ, Tresa Cristina. A interpretação da piada na perspectiva da teoria da relevância. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Isabel Cristina Cordeiro

OLIVEIRA, E. G.;ROMAN, E. C.; GREGORIO, R. M.; GALEMBECK, P. T.; CONTANI, M. L.. Argumentação e leitura:uma relação de complementaridade. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Aparecida Feola Sella

ROMAN, E. C.. Descrição da frase em língua portuguesa com base nos pressupostos da teoria das valências. 2000 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabel Cristina Cordeiro

ROMAN, E. C.; GREGORIO, R. M.; GALEMBECK, P. T.. Argumentação e leitura: uma relação de complementaridade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Elisângela Lima Vagula

EMILIO;ROMAN, E. C.; SALEH, Pascoalina de Oliveira. A referenciação em textos de alunos de cursinho pré-vestibular. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa/Ling./Lit.: texto e ensino) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Cláudia Helena Daher

ROMAN, E. C.; EMILIO; SUZUKI. Pode-se facilitar a compreensão de textos científicos?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Fábio Ricardo Gioppo

MOREIRA, Ubirajara Araújo;ROMAN, E. C.; SANCHES NETO, MigueL. Literatura no ensino médio: desafio e propostas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Luiza Oliveira Troczinski

ROMAN, E. C.; EMILIO; SANTOS. Análise dos marcadores temporais em textos narrativos de alunos do ensino fundamntal e médio: um contraponto. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ederson Lima de Souza

ROMAN, E. C.; DOLINSKI, José Tadeu; MATTA, Sozângela Schemin da. As classes aspectuais em textos narrativos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Daniela Cinti Bassoni

ROMAN, E. C.; SUZUKI; GUIMARÃES, Tânia Braga. Estratégias de leitura para alunos da 5a. série do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Sueli de Freitas Mendes

SALEH, Pascoalina de Oliveira;ROMAN, E. C.; CORREA, Djane A.. Quantas linhas? Como é que eu começo? A produção de textos-resposta argumentativos nas 5a. séries do ensino fundamntal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ieda Nolasco Belém Bankersen

BANKERSEN, Ieda N. Belém; FRAGA, Letícia; BRAGA,Lucimar Araújo;ROMAN, E. C.. Análise constrativa português/espanhol: estudo auditivo das seqüências /au/, /av/ e /al/ no espanhol falado por brasileiros. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em cURSO DE eSPECILAIZAÇÃO EM ENSINO/APRENDIZAGEM DE) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Heloisa Scalise Taques Fonseca

FONSECA, Heloísa Scalise Taques; FRAGA, Letícia; MULLER, Andrea Correa Paraíso;ROMAN, E. C.. Consoantes vozeadas e desvozeadas do francês em coda: studo auditivo e acústico de enunciados realizados por estudantes brasileiros iniciantes. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em cURSO DE eSPECILAIZAÇÃO EM ENSINO/APRENDIZAGEM DE) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Josane Aires de Camargo Gomes

GOMES, Josane A. de Camargo; FRAGA, Letícia; FONSECA,Maria Ruth F. S. Taques;ROMAN, E. C.. A relação entre estrutura silábica e timbre vocálico na sílaba tônica da palavra francesa pronunciada por estudantes brasileiros: estudo acústico e auditivo do E/E/O/. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino/aprendizagem línguas estr) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Danuta Chade Fadel

DOLINSKI, José Tadeu;ROMAN, E. C.; GUILHERME, R. A. M.. Corpo e alma da música caipira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ana Cristina da Silva Campanucci

ROMAN, E. C.; RAUPP, E. S.. A conjunção Mas e sua importância para a produção textual: uma análise de materiais didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Rosinei Henrique de Oliveira

EMILIO;ROMAN, E. C.; RAUPP, E. S.. Recorte de um percurso sa atividade oral no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Izabel Cristina Rickli Sgarbossa

SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira;ROMAN, E. C.; OLIVEIRA, Silvana. A pontuação no texto literário sob um olhar enunciativo-discursivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Heloisa Fuhrken

SAVELLI, Esméria;ROMAN, E. C.. A dimensão pedagógica da biblioteca escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jessica Ferreira da Silva

EMILIO;ROMAN, E. C.; SMANIOTO, Gisele. Marcas da oralidade: ferramenta para o ensino da língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jessica Ferreira da Silva

EMÍLIO, Aline;ROMAN, E. C.; SMANIOTO, Gisele. Influência das marcas da oralidade no cotidiano dos alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Daniela Cristina Marçal

Yung, Neiva;ROMAN, E. C.; SALEH, Pascoalina de Oliveira. Pronome você: pronome de tratamento ou pronome pessoal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.; SOARES, A. S. F.; CERVO, L. M.; FERNANDES, C. B.. Provimento de cargo de Professor de Ensino Superior não titular da carreira do Magistério Público. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

ROMAN, E. C.. 33o. Concurso Público para provimento de cargo de professor de Ensino Superior da UNIOESTE. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PANTE, Maria Regina;ROMAN, E. C.; SILVA, Manoel M. Alves da. Ascensão de classe Associado A. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

DOLINSKI, José Tadeu; EMILIO, Aline;ROMAN, E. C.. Ascensão de Classe Associado A. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

FONSECA, Valéria Sanches;ROMAN, E. C.; CATELLAN, João Carlos. Concurso público para Professor Assistente FECILCAM. 2011. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

GODOY, E.; VILLALBA, Terumi Koto Bonnet;ROMAN, E. C.; PICANCO, D. C. L.; BERGMANN, J.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente na Área de Conhecimento de Língua Espanhola. 2009. Universidade Federal do Paraná.

ROMAN, E. C.. 30o. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimnto de Cargo de Professor do Ensino Superior de Língua Portuguesa. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ROMAN, E. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor do Ensino Superior de Linguística e Língua Portuguesa. 2009. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

ROMAN, E. C.; DOLINSKI, José Tadeu. Presidente da Banca Examinadora no Concurso Público de Provas e Títulos na área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.ROMAN, E. C.. Banca no Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Banca no Teste seletivo para professor colaborador. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Banca no Teste seletivo para Professor colaborador na área de Lingüística. 2001. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

ROMAN, E. C.. Banca no teste seletivo para Professor Colaborador. 2001. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Banca Examinadora no C oncurso para Professor Efetivo não-titular. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BUSSE, SanimarROMAN, E. C.SELLA, Aparecida Feola. Membro de Banca de Qualificação de Mestrado em Letras Profissional. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SELLA, Aparecida FeolaBUSSE, SanimarROMAN, E. C.. Membro de Banca de Qualificação de Mestrado em Letras Profissional. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BUSSE, SanimarROMAN, E. C.; BAUMGARTNER, C. T.. Membro de Banca de Qualificação de Mestrado Profissional. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, E. G.;ROMAN, E. C.; MENEGASSI, R. J.; GALEMBECK, P. T.; CONTANI, M. L.. Membro de Banca de Qualificação de Mestrado. 2013. Universidade Estadual de Londrina.

DALLAROSA, A. R. Z.; SALEH, P. B. O.;ROMAN, E. C.; COSTA-HUBES, T. C.. Pontos de reflexão: a pontuação como movimentos do sujeito na escrita. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

HINTZE, Ana Cristina Jaeger; SILVA, Manoel M. Alves da;ROMAN, E. C.. Uma perspectiva funcionalista sobre a multifuncionalidade do conector 'MAS' em reportagens e Cartas de leitores da Revista Veja. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

ROMAN, E. C.; Rio Doce, Cláudia Camardella; Rodrigues, Raquel Terezinha; Penkal, Loremi Loregian. Teste seletivo para professores colaboradores de Língua Portuguesa. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

PANTE, Maria Regina;ROMAN, E. C.; JUNG,Neiva Maria. Membro de Banca Examinadora do Exame de Qualificação de Mestrado de Marina Miotto Negrão. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

ROMAN, E. C.; CAMARDELLA, Cláudia Rio Doce; RODRIGUES, Raquel Terezinha; Penkal, Loremi Loregian. Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

ROMAN, E. C.; EMILIO, Aline; MATTA, Sozângela Schemin da. Presidente da Banca de Teste Seletivo da Área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2009. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Membro da Banca do Teste seletivo para a área de língua portuguesa e lingüística. 2007. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

OLIVEIRA, E. G.; FÁVERO, Leonor .L.;ROMAN, E. C.; GREGORIO, R. M.. Membro de Banca de Qualificação de Doutorado de Isabel Cristina Cordeiro. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

OLIVEIRA, E. G.;ROMAN, E. C.; GREGORIO, R. M.; CONTANI, M. L.; GALEMBECK, P. T.. Membro da Banca de Defesa de Doutorado de Isabel Cristina Cordeiro. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

ROMAN, E. C.. Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na área de Língua Portuguesa. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Presidente da Comissão para análise do memorial descritivo de Letícia Fraga. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Presidente da Banca do Teste seletivo para a área de língua portuguesa e lingüística. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

FRAGA, Letícia; FONSECA,Maria Ruth F. S. Taques;ROMAN, E. C.. Membro da Banca Examinadora da Defesa de Monografia de Josane Aires de Camargo Gomes. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

FRAGA, Letícia; MULLER, Andrea Correa Paraíso;ROMAN, E. C.. Membro da Banca Examinadora da Defesa de Monografia de Heloísa Scalise Taques Fonseca. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

FRAGA, Letícia;ROMAN, E. C.; BRAGA,Lucimar Araújo. Membro da Banca Examinadora da Defesa de Monografia de Ieda Nolasco Belém Bankersen. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.; EMÍLIO, Aline; CORREA, Djane Antonucci. Membro da Banca de Teste seletivo para Professor Colaborador na área de língua portuguesa. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

SOZIM, Mirian Martins;ROMAN, E. C.; DOLINSKI, José Tadeu. Banca de Qualificação da mestranda Luzia Rita Chincoviaki. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.; EMÍLIO, Aline; CORREA, Djane Antonucci. Membro da Banca de Teste seletivo para Professor Colaborador na área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.; EMÍLIO, Aline; SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira. Membro da Banca de Teste seletivo para professor Colaborador na área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

SOZIM, Mirian Martins;ROMAN, E. C.SELLA, Aparecida Feola. Membro da Banca de Defesa de Mestrado de Luzia Rita Chicoviaki - Atuação do professor de língua portuguesa no ensino fundamental: a linguagem numa concepção sócio-interacionista.. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.; EMÍLIO, Aline; CORREA, Djane Antonucci. Membro da Banca de Teste seletivo para Professor Colaborador na área de língua portuguesa. 2005. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Teste seletivo para professor Colaborador na área de Lingua Portuguesa e Lingüística. 2004. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Membro da Banca de Exame de Qualificação de Mestrado. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Membro da Banca de Exame de Qualificação de Mestrado. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Membro da banca de defesa de Dissertação de Mestrado de Márcia Marlene S. G. de Lima. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Membro da Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado de Neiva Lanzarini Zuchi. 2003. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação do Memorial Descritivo de Pascoalina Bailon Saleh. 2002. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Avaliação e análise do Memorial descritivo de Letícia Fraga. 2002. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação do memorial descritivo de Djane A. Correa. 2002. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação do memorial descritivo de Márica Zan Madalosso Vieira. 2001. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação de Memorial Descritivo de Marly Catarina Soares. 2000. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação do memorial descritivo de Dulce Elena Coelho de Barros. 2000. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e avaliação do Memorial Descritivo de Frutuoso Dreher Simões. 2000. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

ROMAN, E. C.. Análise e Avaliação do Memorial Descritivo de Silvana de Oliveira. 1999. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Apóstolo Theodoro Nicolacópulos

NICOLACÓPULOS, A. T.. O sujeito - uma contribuição ao ensino sintático-semântico. 1990. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Sebastião Expedito Ignácio

ARRAIS, T. C.;IGNACIO, S. E.; FREGONESI, D. E.; GODY, E.; LIMA, M. C. B.. REVISITANDO A CATEGORIA ASPECTO NA LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. Tese (Doutorado em Lingüistica e Língua Portuguesa) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO.

Maria Cecília Pires Barbosa Lima

LIMA, M. C. P. B.; ARRAIS, T. C.. Revisitando a Categoria Aspecto na Língua Portuguesa. 1998. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Car.

Durvali Emílio Fregonezi

FREGONEZI, D. E.; ARRAES, T. C.; GODOY, E.; LIMA, M. C. B.; INÁCIO, S. E.. REVISITANDO A CATEGORIA ASPECTO NA LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Marta Furlanetto

NICOLACÓPULOS, Apóstolo Theodoro;FURLANETTO, M. M.; VIEIRA, H. G.; MOURA, Heronides Maurílio de Melo. O sujeito - uma contribuição ao ensino sintático-semântico. 1990. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Elena Godói

GODOI, E.. Revisitando a Categoria de Aspecto em Português. 1998. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Waldiney Corrêa Martins

A construção de uma ponte: linguagem, identidade e subjetividade; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Ellen Petrech

Os elementos referenciais em textos jornalísticos; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra

REFERENCIAÇÃO TEXTUAL: DA SUBJETIVIDADE À REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO TEXTO ESCRITO; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Avanilde Polak

A identidade e a subjetividade em texto documental; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra

As identidades e a subjetividade nos textos do espaço do leitor: análise dos elementos de referenciação; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dayme Rosane Bençal

Os referentes cotextuais na fala dos moradores da cidade de Castro; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Cristiane Nunes Borges

Os modalizadores veiculados no programa CQC; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Ana Cristina da Silva

Explorando conectores coordenativos no livro didático; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marina Xavier Ferreira

Uma breve análise semântica dos verbos polissêmicos no português; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; (Orientador);

Miriã Lohuanna Batista

A recategprização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Carla Simone Leite

Os elementos anafóricos como marcadores textuais; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Ivana Cristina Ribas Abrão

Preposições: classe de palavras?; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Carolina Correia Machado

A formação dos sintagmas nominais em textos de Cartas Notarias do século XVIII do município de Paranaguá; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; (Orientador);

Waldiney Corrêa Martins

Elementos de referência em documentos setecentistas de Paranaguá; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Priscila Barbosa Ribas Ansbach

Alguns pronomes de tratamento e sintagmas nominais como elementos de referência em documentos manuscritos paranaenses do século XVIII; ; Início: 2010 - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Fernanda Aparecida Israel

Da gramática à gramaticalização: percorrendo caminhos; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Denielly de Boer

Como os elementos de referência são construídos por alunos de 6ª; série; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Erickson Willian Pereira

Os elementos referenciais em Cartas Notariais do século XVII e XVIII da cidade de Antonina; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; (Orientador);

Érica Cínthia Roscosz

Os modalizadores em textos sobre Economia da Revista Veja; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Fernanda Aparecida Israel

Os elementos de coesão e coerência na refacção de textos narrativos; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; (Orientador);

Cristiane Nunes Borges

Os modalizadores em Cartas do Leitor da Revista Veja; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Juliana de França Gonçalves

Os adjetivos no sintagma nominal em cartas notariais do século XVIII da cidade de Antonina ? Paraná; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra

As funções dos componentes do sintagma nominal em cartas notariais do século XVIII da cidade de Antonina ? Paraná; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Avanilde Polak

Aspectos morfossintático-semânticos na construção de textos jornalísticos "Notas de falecimento"; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa,; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Jaqueline dos Santos Dutra

Referenciação textual: da subjetividade à representação da identidade feminina no texto escrito; 2012; Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Avanilde Polak

A constituição dos sintagmas em Notas de falecimento do jornal Prácia; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa,; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Eliane Cabral Beck

Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8a; série; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Coorientador: Elódia Constantino Roman;

Sanimar Busse

Uma tentativa de descrição das macro-estruturas sintático-semânticas geradas pelo predicado nominal em porções textuais retiradas de redações produzidas pelos candidatos ao vestibular especial/2002 da UNIOESTE; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Coorientador: Elódia Constantino Roman;

Dayme Rosane Bençal

E; ; ; no meio do caminho , o falante castrense: a refrenciação na oralidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Cláudia Helena Daher

Pode-se facilitar a compreensão de textos científicos?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Luiza Oliveira Troczinski

Análise dos marcadores temporais em textos narrativos de alunos do ensino fundamental e médio: um contraponto; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Ederson Lima de Souza

As classes aspectuais no texto narrativo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Daniela Cinti Bassoni

Estratégias de leitura para alunos da 5a; série do ensino fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Isabel Cristina de Oliveira Azevedo

Refexão crítica sobre o ensino da língua portuguesa; 2001; 34 f; Monografia - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Regina Melnic Machado

Compilação Histórica acerca da trajetória da leitura; 2001; 40 f; Monografia - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Rosangela de Azevedo

O discurso persuasivo na mensagem publicitária dos outdoors; 2001; 45 f; Monografia - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Maria Amélia Honorado Godoy e Nilda Regina de Camargo

PRODUÇÕES DE TEXTOS NA PERSPECTIVA DE COERÊNCIA E COESÃO POR ALUNOS DE 8a SÉRIE; ; 1999; 0 f; Monografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Celenir da Conceição Sutil Bueno e Cleusa Regina Machado

TRABALHO COM A LEITURA; 1998; 0 f; Monografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Maria Jussara Banks Ditzel e Rejane lopes Bittencourt

COESÃO E COERÊNCIA- A REESTRUTURAÇÃO TEXTUAL COM ALUNOS DO PROGRAMA DE ADEQUAÇÃO IDADE-SÉRIE (PAI'S); 1998; 0 f; Monografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Cecília Tlumaski e Maria Lúcia Krevey Kerkascz

A CRISE DA LEITURA - UM PROBLEMA EM NOSSA SOCIEDADE; 1998; 0 f; Monografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Nelly Anadskyj

LEITURA EM QUESTÃO NA ESCOLA; 1998; 0 f; Monografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Aline Pigatto

O uso da anáfora como elemento referencial e sua prática em texto jornalístico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Waldiney Corrêa Martins

A SUBJETIVIDADE NA (RE) CONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DE-DISCURSO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Fernanda Aparecida Israel

A gramaticalização de conjunções: alguns caminhos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Priscila B

Ribas Ansbach; Formas de tratamento em cartas notariais do século XVIII: processo de referenciação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Denielly de Boer

Elementos referenciais: uma questão de coerência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Mayara Luz

Uma visão sintático semântica sobre o verbo: papéis temáticos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Jaqueline dos Santos Dutra

Viagem ao passado: conhecendo o processo de referenciação em cartas notariais dos séculos XVIII E XIX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Cristiane Nunes Borges

Interação pela linguagem: mecanismos argumentativos em temas polêmicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Juliana Bilek

E os alunos de 8ª série usam elementos de referência?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Ariane Arnaud do Amaral

Reflexões sobre o ensino de gramática em língua materna; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Juliana Bilek

Como os alunos de 8a; série usam os elementos de referência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Denise Pailo Carneiro Jansen

Substantivo e adjetivo no livro didático: classe ou função?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Carlos Eduardo de Lara

?Quem tem boca vai a Roma? ? Investigando e situando o ensino da oralidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Carla Simone Leite

os elementos anafóricos como articuladores textuais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Marina Xavier Ferreira

Uma breve análise semântica dos verbos polissêmicos no português; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Miriã Lohuanna Batista Pereira

A recategorização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Waldiney Corrêa Martins

A (RE) CONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DE-DISCURSO EM DOCUMENTOS OFICIAIS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Carolina Correia Machado

Os sintagmas nominais em cartas notariais do século XVIII do município de Paranaguá; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Ivana Cristina Ribas Abrão

Preposições: classe de palavras?; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Fernanda Israel

Os elementosde coesão e coerência na refacção de textos narrativos de alunos de 7a; série do Ensino Fundamental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Denielly de Boer

Como os elementos de referência são construídos por alunos de 6a; série; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Erickson Willian Pereira

Os elementos referenciais em cartas notariais do século XVII e XVIII da cidade de Antonina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Jaqueline dos Santos Dutra

A importância dos referentes na progressão textual de cartas notariais do século XVIII e XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Juliana de França Gonçalves

A constituição do sintagma nominal nas cartas notariais do século XVIII da cidade de Antonina ? Paraná; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Cristiane Nunes Borges

Os modalizadores em Cartas do Leitor da Revista Veja; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Ana Paula de Freitas Pereira

A Classe dos nomes: do professor ao livro didático; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Ângela Krüger Fürstenberger

A construção da imagem do Brasil no exterior por meio da linguagem nas campanhas publicitárias; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Fernanda Burgath

Os elementos de coesão e da coerência em textos de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Vanessa de Fátima Vasco

A presença dos efeitos estilístico-expressivos nos elementos de referenciação em textos de alunos da 5ª; série do ensino fundamental; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Carlos Eduardo de Lara

Interação e discurso: confrontando as suposições teóricas sobre o ensino de língua com a prática da oralidade existente nas aulas de língua portuguesa; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Fernanda Burgath

Os elementos de coesão e da coerência em textos de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Juliana Bilek

Os Elementos de Referência em textos narrativos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Dayme Rosane Bençal

O ensino da categoria de grau nas séries iniciais; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Simara Cristiane Braatz

A anteposição e a posposição do adjetivo no sintagma nominal em textos de Lya Luft; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Vinícius Olivera Costa

O gênero dos nomes: um confronto entre os livros didáticos e a prática pedagógica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Daniela Cinti Bassoni

O uso do sufixo derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa; 2005; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Heloisa Javorski Carneiro

O emprego do sufixo derivacional -inho na forma vrbal do gerúndio pelos falantes de São Mateus do Sul; 2005; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Dayme Rosane Bençal

A expressividade no emprego do sufixo -inho pelos falantes de 40 a 60 anos da cidade de Castro; 2005; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Luzia Oliveira Troczinski

Os caminhos da Lingüística a partir de Saussure; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Luzia Troczinski

Textos Informativos e narrativos: análise da categoria Tempo; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Uma nova abordagem do aspecto verbal em textos informativos; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O Aspecto verbal: que categoria é essa; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Luzia Troczinski

Traçando um percurso teórico da categoria Tempo; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Maria Lúcia Krevey

Os elementos de referência no texto narrativo; 2008; Orientação de outra natureza; (PDE) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R; de Educação Maringá; Orientador: Elódia Constantino Roman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Apóstolo Theodoro Nicolacópulos

O sujeito - uma contribuição ao ensino sintático semântico; 1990; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Apóstolo Theodoro Nicolacópulos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, W. C. ; ROMAN, E. C. . Objetos de discurso em cartas notariais do século XVIII.. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 10, p. 1-15, 2015.

  • ROMAN, E. C. . E... agora... a preposição e a conjunção: funções sintáticas e semânticas. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL) , v. 66, p. 11-26, 2014.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Um olhar sobre a linguagem escrita e os processos de referenciacão em cartas notariais. Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , v. 12, p. 47-70, 2012.

  • ROMAN, E. C. ; BENÇAL, Dayme Rosane . O português do século XIX nas Cartas da Baronesa de Guaraúna e da Impertriz Thereza. Línguas & Letras (Online) , v. 13, p. 1-33, 2012.

  • ROMAN, E. C. . A FUNÇÃO MORFOSSINTÁTICA E SEMÂNTICA DE CLASSES DE PALAVRAS: PERCORRENDO CAMINHOS. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 12, p. 1-15, 2011.

  • ROMAN, E. C. . A diversidade de textos e a prática de análise lingüística. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 9, p. 221-236, 2007.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola . Analisando o aposto e o predicado nominal. Línguas & Letras (UNIOESTE) , Editora UEPG, v. 26, p. 191-204, 2004.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola ; BUSSE, Sanimar . Subentendido e preservação da face: do enunciado ao texto. Línguas & Letras (UNIOESTE) , Edunioeste, v. 6, p. 89-93, 2004.

  • ROMAN, E. C. . Um aspecto do aspecto verbal. Línguas & Letras (UNIOESTE) , EDUNIOESTE - Edit. UNIOEST E, v. 2 e 1, n.6 e 7, p. 205-214, 2003.

  • SELLA, Aparecida Feola (Org.) ; ROMAN, E. C. (Org.) ; CORBARI, A. T. (Org.) . X CELSUL: congregando pesquisas. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. v. 50. 220p .

  • ROMAN, E. C. ; FRAGA, L. (Org.) ; BORGES, M. I. (Org.) . Questões gramaticais: algumas possibilidades. 1a.. ed. Blumenau: Editora Legere; Edições Muitas Vozes, 2014. v. 70. 110p .

  • ROMAN, E. C. ; DOLINSKI, José Tadeu . Língua Portuguesa III Modalidade a distância UAB. Ponta Grossa: UEPG/UAB, 2010. v. 1. 87p .

  • ROMAN, E. C. ; SANTOS . Língua Portuguesa IV Modalidade a distância EaD - Pró-Licenciatura. Ponta Grossa: Editora UEPG/NUTEAD, 2010. v. 1. 75p .

  • ROMAN, E. C. ; FRAGA, Letícia . Linguística I Modalidade a distância - UAB. 1a.. ed. Ponta Grossa: NUTEAD, 2009. v. 1. 121p .

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola ; BUSSE, Sanimar ; CORBARI, Clarice Cristina . Aplicação da gramática no ensino fundamental: o emprego do substantivo, do adjetivo e do verbo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009. v. 300. 71p .

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola ; BUSSE, Sanimar ; CORBARI, Clarice Cristina . Aplicação da gramática no ensino fundamental: o emprego das conjunções e advérbios. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009. v. 300. 75p .

  • ROMAN, E. C. ; DOLINSKI, José Tadeu . Língua Portuguesa III Modalidade a distância PROLICEN. 1a.. ed. Ponta Grossa: Editora UEPG/NUTEAD, 2009. 81p .

  • ROMAN, E. C. ; FRAGA, Letícia . Lingüística I Modalidade a distância - PROLICEN. 1a.. ed. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008. v. 1. 70p .

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; BUSSE, Sanimar . Roteiros de análise linguística. 1a.. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007. v. 1. 76p .

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; CORBARI, A. T. . X Celsul: interação e pesquisa. In: Aparecida Feola Sella; Elódia Constantino Roman; Alcione Tereza Corbari. (Org.). X CELSUL: interação e pesquisa. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 13-19.

  • ROMAN, E. C. . Tecendo caminhos para a análise linguística. In: Elódia Constantino Roman; Letícia Fraga; Maria Isabel Borges. (Org.). Questões gramaticais: algumas possibilidades. 1a.ed.Blumenau: Legere; Muitas Vozes, 2014, v. 1, p. 9-26.

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; BUSSE, Sanimar . Seleção lexical e os dois-pontos: pistas de leitura. In: Aparecida Feola Sella; Clarice Cristina Corbari. (Org.). Discutindo o ensino. 1a.ed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2009, v. , p. 15-25.

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. . O bicho: na teia da referenciação. In: CORREA, Djane Antonucci ;SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira.. (Org.). Estudos da Linguagem e currículo : diálogos (im)possíveis. 1a.ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009, v. 1, p. 28-36.

  • MARTINS, W. C. ; ROMAN, E. C. . A construção do adjetivo e do advérbio em textos argumentativos de alunos do ensino médio. In: III CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Anais do III CIELLI. Maringá: Editoa da UEM, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • MARTINS, W. C. ; ROMAN, E. C. . A construção do adjetivo e do advérbio em textos argumentativos. In: 3o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Anais do III CIELLI. Maringá: Editora da UEM, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A subjetividade e a representação feminina: um estudo a partir da referenciação. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do CELLIP. Paranaguá: UNESPAR/FAFIPAR/UFPR, 2013. v. 1. p. 1161-1174.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O processo de escrita e de reescrita textual: relatos de experiência de um Projeto de Extensão. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Anais de Textos Completos do 7o. CIEL. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 1471-1479.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . As estratégias de referenciação no processo de apropriação da linguagem escrita. In: ABRALIN VII Congresso Internacional e XX Instituto da ABRALIN, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional e XX Instituto da ABRALIN. Curitiba: UFPR, 2011. p. 1979-1990.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O gênero textual na sala de aula: um olhar sobre os elementos de referenciação. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais do VI SIGET. Natal RN: Editora da UFRN, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A referenciação e a questão da identidade em documentos do século XIX. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do XX CELLIP ISSN 2175-2540. Londrina: Editora da UEL, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Conhecendo o processo de referenciação em cartas notariais do século XVIII e XIX. In: 1o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o. CELLI, 2010, Maringá. Anais do 1o. CIELLI e 4o. CELLI. Maringá: Editora da UEM, 2010.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O adjetivo e a subjetividade em cartas notariais do século XVIII. In: 1o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4o. CELLI, 2010, Maringá. Anais do 1o. CIELLI e 4o. CELLI. Maringá: Editora da UEM, 2010.

  • AGUILERA ; SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; ALTINO ; BOTASSINI ; BUSSE, Sanimar ; JACUMASSO ; PASTORELLI ; SILVA . Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato do interior paranaense. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, CASCAVEL. Anais do XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em Língua e Literatura na América Latina. Cascavel: EDUNOESTE, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A classe dos nomes no livro didático de 5a e 6a séries do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional de Estudos da Linguagem : diversidade, ensino e linguagem, 2009, Cascavel. Anais do II SNELL ISSN 2178-8200. Cascavel: Editopra da UNIOESTE, 2010. v. 1. p. 1-8.

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. . Relatos de pesquisa sobre a modalização em textos divulgados no jornal on-line Observatório da Imprensa. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Linguistica y Filologia de la America Latina, 2008, Montevideo. Anais de XV Congreso de la ALFAL. Montevideo: Editora de la ALFAL, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • ROMAN, E. C. . A reconstrução do sentido a partir de nomes próprios em textos de teor opinativo. In: 4o. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais SIGET, 2007, Tubarão. Anais do 4o. SIGET. Tubarão: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2007. v. 1. p. 2063-2070.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola ; BUSSE, Sanimar . Os opostos se atraem: mas até os dois-pontos. In: II Congresso Internacional/ VII Congresso Brasileiro de Semiótica, 2005, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional da Associação brasilira de Estudos Semióticos e VII Congresso Brasileiro de Semiótica. São Paulo: ABES, 2005. p. 1-4.

  • ROMAN, E. C. . Uma análise do Expositivo diante do predicado nominal não-deslocado. In: Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005, Guarapuava. Anais do XVII Seminário do CELLIP. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2005. p. 1-8.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola ; BUSSE, Sanimar ; BÓSIO, Maria Marlene Marcon . Adjetivação: a possibilidade de entender a inserção do narrador no texto. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE. Curitiba: PUC PR, 2004. v. 1. p. 1-13.

  • ROMAN, E. C. . A relação entre a classe aspectual Instantaneidade e o caso Instrumental. In: Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2003, Curitiba. Anais do XV Seminário do CELLIP. Curitiba, 2002. p. 1-4.

  • ROMAN, E. C. . Algumas considerações lógico-semânticas sobre as classes aspectuais.. In: XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos, 2002, Marília. Anais do XLIX Seminário do GEL, 2001. p. 01-04.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola . Empregos discursivos do aposto. In: V Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2002, Curitiba. Anais do V CELSUL, 2002. p. 1-1.

  • ROMAN, E. C. . O substantivo e o adjetivo no contexto. In: 5a. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Marechal Cândido Rondon. Anais da 5a. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literário. Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2002. v. 1. p. 225-234.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola . A relação entre a classe aspectual instantaneidade e o caso Instrumental. In: I Congresso Internacional das Linguagens - V SENELP, 2002, Erechim - RS. Anais do I Congresso Internacional das linguagens - V SENELP. Erechim, 2002. p. 1-4.

  • ROMAN, E. C. . Refletindo sobre o ensino do verbo. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. Anais do I Seminário Internacional de Educação, 2001.

  • ROMAN, E. C. . Revisitando a categoria do verbo. In: Semana Acadêmica de Letras, 2001, Cascavel. Anais da XIV Semana Acadêmica de Letras. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001. v. 1. p. 21-30.

  • ROMAN, E. C. ; ROMAN, E. C. . A NATUREZA LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL. In: XII SEMINÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ, 2000, Campo Mourão. ANAIS DO XIII SEMINÁRIO DO CELLIP, 1999.

  • ROMAN, E. C. . UMA ABORDAGEM LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL. In: Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2000, Bauru. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Assis: Editora da UNESP, 1999. v. 1. p. 743-748.

  • ROMAN, E. C. . A natureza lógico-semântica do aspecto verbal. In: XIII Seminário do Centro de Estudos Lingúísticos e Literários do Paraná, 2000, Maringá- Paraná. Anais do XIII Seminário do CELLIP. Maringá - PR: Editora da Universidade Estadual de maringá, 1999. v. 1. p. 1-4.

  • ROMAN, E. C. . A RELEVÂNCIA DA PROPRIEDADE END POINT. In: 1o Encontro do CELSUL, 1995, Florianóplolis. Anais do 1o Encontro do CELSUL, 1995. v. 1. p. 368-375.

  • FERREIRA, M. X. ; ROMAN, E. C. . Explorando aspectos morfossintático-semânticos no gênero notícia. In: 22o. EAIC e 3o. EAITI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22o. EAIC/3o. EAITI. Foz do Iguaçu: EDUNIOESTE, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • PEREIRA, M. L. B. ; ROMAN, E. C. . A recategorização dos elementos de referenciação em textos do livro didático. In: 22o. EAIC e 3o. EAITI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22o. EAIC/3o.EAITI. Foz do Iguaçu: EDUNIOESTE, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • CAMPANUCCI, A. C. S. ; ROMAN, E. C. . Uma abordagem dos conectores coordenativos em livros didáticos. In: 22o. EAIC e 3o. EAITI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22o. EAIC/3o. EAITI. Foz do Iguaçu: EDUNIOESTE, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • ABRÃO, Ivana C. R. ; ROMAN, E. C. . Preposições: classe de palavras?. In: 21 EAIC e 2o. EATI, 2012, Maringá. Anais do 21o. EAIC. PONTA GROSSA: UEPG, 2012. p. 1-3.

  • MARTINS, W. C. ; ROMAN, E. C. . A (RE) CONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DE-DISCURSO EM DOCUMENTOS OFICIAIS. In: 21o. EAIC e 2o. EAITI, 2012, Maringá. Anais do 21o. EAIC e 2o. EAITI. Maringá: UEM, 2012. p. 1-4.

  • MACHADO,Carolina Correia ; ROMAN, E. C. . A formação dos sintagmas nominais em textos de Cartas Notariais do século XVIII DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ. In: 21o. EAIC e 2o. EAITI, 2012, Maringá. Anais do 21o. EAIC e 2o. EAITI. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • POLAK, A. ; ROMAN, E. C. . Mapeamento da cultura eslava em Prudentópolis -PR. In: III Encontro dos Extensionistas, 2012, Guarapuava. Anais do Salão de Extensão e Cultura. Guarapuava: Editora da UNICENTRO, 2012. v. 3. p. 1-4.

  • POLAK, A. ; ROMAN, E. C. . Os adjetivos e a identidade cultural. In: VI EPPELL e II EPPELI encontro paranaense de Estudantes de Pós-graduação de Estudos Linguísticos, 2012, Guarapuava. Anais do VI Encontro Paranaense de estudantes de Pós-graduação de Estudos Literários e Linguísticos. Guarapuava: Editora da UNICENTRO, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • ANSBACH, Priscila B. R. ; ROMAN, E. C. . Processos de referenciação em Cartas Notariais. In: XX EAIC e X EPUEPG, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX EAIC. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011. p. 1-4.

  • POLAK, A. ; ROMAN, E. C. . Biografia: traços da subjetividade na narração. In: II SIEPE - Semana de Integração, Pesquisa e Extensão, 2011, Guarapuava. Anais do II SIEPE. Guarapuava: Editora da UNICENTRO, 2011. v. 1. p. 1-4.

  • PEREIRA, Erickson William ; ROMAN, E. C. . A referenciação em cartas notariais. In: IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós-graduação, 2010, Ponta Grossa. Anais do IX EPUEPG e III Simpósio de Pós-graduação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

  • PEREIRA, Erickson William ; ROMAN, E. C. . A referenciação presente em cartas notariais. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava. Anais do XIX Encontro de Iniciação Científica. Guarapuava: Editora da UNICENTRO, 2010.

  • ISRAEL, Fernanda Ap.. ; ROMAN, E. C. . Os elementosde coesão e coerência na refacção de textos narrativos de alunos de 7a. série do Ensino Fundamental. In: IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós-graduação, 2010, Ponta Grossa. Anais do IX EPUEPG e III Simpósio de Pós-graduação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

  • BOER ; ROMAN, E. C. . A referenciação em textos narrativos de 6a. série do ensino fundamental. In: IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III simpósio de Pós-graduação, 2010, Ponta Grossa. Anais do IX EPUEPG e III Simpósio de Pós-graduação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

  • ISRAEL, Fernanda Ap.. ; ROMAN, E. C. . A refacção de textos narrativos de alunos da 7a. série do ensino fundamental. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação Sul Brasil, 2010, Florianópolis. Anais do I CICPG e 2o. SIC. Florianópolis: Editora da UDESC, 2010.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Os componentes do sintagma nominal em cartas notariais do século XIX. In: XVIII EAIC, 2009, Londrina. Anais do XVIII EAIC. Londrina: Editora da UEL, 2009.

  • GONÇALVES, Juliana de França ; ROMAN, E. C. . OS sintagmas nominais em documentos do século XVIII da cidade de Antonina. In: XVIII EAIC, 2009, Londrina. Anais do XVIII EAIC. Londrina: Editora da UEL.

  • BORGES, Cristiane Nunes ; ROMAN, E. C. . Os modalizadores em Cartas do Leitor. In: XVIII EAIC, 2009, Londrina. Anais do XVIII EAIC. Londrina: Editora da UEL, 2009.

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . Os Elementos de Referência em textos narrativos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. In: XVII EAIC, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do XVII EAIC. Foz de Iguaçu: UNIOESTE, 2008. p. 1-3.

  • FÜRSTENBERGER, Ângela K. ; ROMAN, E. C. . A construção da imagem do Brasil no exterior por meio da linguagem das campanhas publicitárias. In: XVII EAIC, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do XVII EAIC. Foz de Iguaçu: UNIOESTE, 2008. p. 1-3.

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A Classe dos nomes: do professor ao livro didático. In: XVII EAIC, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do XVII EAIC. Foz de Iguaçu: UNIOESTE, 2008. p. 1-3.

  • BURGATH, Fernanda ; ROMAN, E. C. . Análise de elementos de coesão e de coerência em textos de alunos de 6ª. série do ensino fundamental. In: XVII EAIC, 2008. Anais do XVII EAIC. Foz de Iguaçu: UNIOESTE, 2008. p. 1-3.

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . Estratégia de leitura para a 5a. série do ensino fundamental. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 1-3.

  • DAHER, C. H. ; ROMAN, E. C. . Texto científico: a estratégia de leitura facilita a compreensão?. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. v. 1. p. 1-3.

  • VASCO, Vanessa de Fátima ; ROMAN, E. C. . A Presença dos efeitos estilístico-expressivos nos elementos de referenciação em textos de alunos de 5° série do ensino fundamental. In: XVI EAIC PIBIC/CNPq, 2007, Maringá. Anais do XVI EAIC PIBIC/CNPq. Maringá: Editora da UEN, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • BRAATZ, Simara Cristiane ; ROMAN, E. C. . A anteposição e a posposição do adjetivo em textos de Lya Luft. In: XV Encontro anual de Iniciação Científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006. v. 1. p. 01-03.

  • LARA, Carlos Eduardo de Oliveira ; ROMAN, E. C. . A importância da produção de textos orais em sala de aula. In: XV Encontro Anual de Iniciação científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006. p. 01-03.

  • BENÇAL, Dayme Rosane ; ROMAN, E. C. . O Ensino da categoria de grau nas séries iniciais. In: XV Encontro anual de Iniciação Científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Ponta Grossa: EDITORA UEPG, 2006. v. 1. p. 01-03.

  • COSTA, Vinícius de Oliveira ; ROMAN, E. C. . O gênero dos nomes: um confronto entre os livros didáticos e a prática pedagógica. In: XV Encontro anual de Iniciação Científica/VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Ponta Grossa: EDITORA UEPG, 2006. v. 1. p. 01-03.

  • ROMAN, E. C. . Processos anafóricos a partir de dois eixos básicos de instrução de sentido. In: I Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura, 2006, Santo Ângelo - RS. Anais do 1o. CILLC. Santo Ângelo _RS: Editora da URISAN, 2006. v. 1. p. 1-3.

  • ROMAN, E. C. ; DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos . Produção textual; mecanismos e estratégias de construção. In: VII Ciclo de estudos em linguagem, 2013, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos do VII CIEL. Ponta Grossa: Editora UEPG. v. 1. p. 1-266.

  • ROMAN, E. C. . Algumas considerações linguísticas sobre a preposição e a conjunção. In: VII Ciclo de estudos em linguagem, 2013, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos do VII CIEL. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 47-47.

  • FERREIRA, M. X. ; ROMAN, E. C. . Aspectos morfossintático-semânticos no gênero notícia. In: VII Ciclo de estudos em linguagem, 2013, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos do VII CIEL. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 1-266.

  • PEREIRA, M. L. B. ; ROMAN, E. C. . Referenciação textual: explorando as recategorizações em textos de livros didáticos. In: VII Ciclo de estudos em linguagem, 2013, Ponta Grossa. Cadernos de Resumos do VII CIEL. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 1-266.

  • FERREIRA, M. X. ; ROMAN, E. C. . Caminhos para a análise linguística e seu ensino: explorando aspectos morfossintático-semânticos. In: XI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do XI Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 11-1.

  • CAMPANUCCI, A. C. S. ; ROMAN, E. C. . Um estudo das conjunções coordenativas Mas em livros didáticos do ensino fundamental. In: XI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • CAMPANUCCI, A. C. S. ; ROMAN, E. C. . A recategorização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos. In: XI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2013, Ponta Grossa. Anais do Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • POLAK, A. ; ROMAN, E. C. . Posicionamento de adjetivos e identidade feminina em um jornal de Prudentópolis. In: II Seminário de Linguagens e Cultura, 2012, Irati. Anais do Seminário de Linguagens e Cultura. Irati: Editora da UNICENTRO, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Um olhar sobre as marcas de subjetividade a partir dos processos de referenciação textual. In: VI CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. Anais do VI CIEL ISSN 2236-3718. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2011.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A linguagem e a sociedade em documentos antigos: análise das cartas notariais dos séculos XVIII e XIX. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP. Londrina: Editora da UEL, 2011.

  • ROMAN, E. C. . Percorrendo caminhos para a análise linguística. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça. Caderno de programação e Resumos. Palhoça: Editora UNISUL, 2010.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A referenciação e a subjetividade em Cartas notariais. In: IX Encontro do CELSUL, 2010, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos do 9o. encontro do CELSUL. Palhoça: Editora UNISUL, 2010.

  • ROMAN, E. C. . Trilhando os caminhos dos operadores argumentativos. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. Anais do II SNEL. Cascavel: Edunoeste, 2010.

  • ROMAN, E. C. . Como se apresenta a referenciação em textos de alunos do Ensino Fundamental. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais SIGET, 2009, Caxias do Sul. Anais do V SIGET. Caxias do Sul: Caxias do Sul, 2009.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Um olhar sobre o adjetivo: análise de documentos notariais do ano de 1803. In: V CIEL Estudos em Linguagem e Formação Docente: desafios contemporâneos, 2009, Ponta Grossa. Anais do V CIEL Estudos da linguagem e formação docente: desafios contemporâneos, 2009.

  • BOER ; ROMAN, E. C. . Os elementos referenciais em textos narrativos de alunos da 6a. série. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, CASCAVEL. Anais do XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em Língua e Literatura na América Latina. Cascavel: EDUNOESTE, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A importância dos referentes na progressão textual: análise de cartas notariais do século XVIII e XIX. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, CASCAVEL. Anais do XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em Língua e Literatura na América Latina. Cascavel: EDUNOESTE, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • BORGES, Cristiane Nunes ; ROMAN, E. C. . Os modalizadores em Cartas do Leitor. In: V CIEL Estudos em Linguagem e Formação Docente: desafios contemporâneos, 2009, Ponta Grossa. Anais do V CIEL Estudos da linguagem e formação docente: desafios contemporâneos. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . As narrativas de alunos de 8a. série e a progressão textual. In: V CIEL Estudos em Linguagem e Formação Docente: desafios contemporâneos, 2009, Ponta Grossa. Anais do V CIEL Estudos da linguagem e formação docente: desafios contemporâneos. Ponta Grossa: UEPG, 2009. p. 1-1.

  • GONÇALVES, Juliana de França ; ROMAN, E. C. . A anteposição e posposição de adjetivos em documentos oficiais dos séculos XVII a XIX. In: V CIEL Estudos em Linguagem e Formação Docente: desafios contemporâneos, 2009, Ponta Grossa. Anais do V CIEL Estudos da linguagem e formação docente: desafios contemporâneos. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

  • BORGES, Cristiane Nunes ; ROMAN, E. C. . Os modalizadores em Cartas do Leitor da Revista Veja. In: EPUEPG, 2009, Ponta Grossa. Anais do EPUEPG. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009.

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . A progressão referencial em narrativas de alunos de 8a. série. In: I Congresso de Letras das Fac. Sta. Cruz: no Princípio, o Verbo, 2008, Curitiba. Anais do I Congresso de Letras das Fac. Sta. Cruz: no Princípio, o Verbo. Curitiba, 2008.

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . O substantivo o adjetivo na visão do professor do ensino fundamental. In: VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008, Londrina. Anais do VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina, 2008.

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . Os elementos de referência na produção textual de alunos da 8a. série. In: VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008, Londrina. Anais do VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina, 2008.

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A classe dos nomes no livro didático de 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. In: IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem, 2008, Cascavel. Anais do IV Seminário de estudos da Linguagem e I Seminário nacional de Estudos da Linguagem. Cascavel, 2008.

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . A condução dos elementos referenciais em textos narrativos de 8a. série. In: IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem, 2008, Cascavel. Anais do IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem. Cascavel, 2008.

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A classe dos Nomes no Livro Didático de 5° e 6° séries do Ensino Fundamental. In: IV Seminário de Estudos da linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem, 2008, Cascavel. Anais do IV Seminário de Estudos da Linguagem e I Seminário Nacional de Estudos da Linguagem. Cascavel: EDUNOESTE, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola . Relatos de pesquisa sobre a modalização em textos divulgados no Jornal on-line Observatório da Imprensa. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevideo. Anais del XV Congreso de la ALFAL. Montevideo: Editora de la ALFAL.

  • VASCO, Vanessa de Fátima ; ROMAN, E. C. . A presença dos elementos de referenciação em textos de alunos da 5ª. série do ensino fundamental. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

  • SOUZA, Ederson de Lima ; ROMAN, E. C. . As classes aspectuais no texto narrativo. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

  • LARA, Carlos Eduardo de Oliveira ; ROMAN, E. C. . O desenvolvimento da capacidade oral do aluno através do reconhecimento de sua própria fala. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

  • GRAEFF,Talis Cristina ; PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . O morfema de grau do substantivo e o livro didático. In: 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG, 2007, Ponta Grossa. Anais do 5o. Encontro de Extensão e VII Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . Facilitando a compreensão textual através da estratégia de leitura. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 1-1.

  • LARA, Carlos Eduardo de Oliveira ; ROMAN, E. C. . A importãncia da prática da oralidade nas aulas de língua portuguesa. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

  • TROCZINSKI, Luiza Oliveira ; ROMAN, E. C. . Análise dos marcadores temporais em textos narrativos do ensino fundamental e médio. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

  • DAHER, C. H. ; ROMAN, E. C. . Estratégias para a leitura de textos científicos. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

  • SOUZA, Ederson de Lima ; ROMAN, E. C. . O olhar no texto narrativo pelas classes aspectuais. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

  • ROMAN, E. C. . Processos morfológicos de derivação: o nome e o verbo na formação de palavras. In: XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

  • LARA, Carlos Eduardo de Oliveira ; ROMAN, E. C. . Quem tem boca vai a Roma. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

  • ROMAN, E. C. . Recursos morfológicos e análise lingüística. In: I Simpósio Internacional e XI Nacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Anais do XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Uberlândia: Editora da UFU, 2006. p. 1-1.

  • ROMAN, E. C. . Recursos morfológicos à luz dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. Anais do IV Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2006. v. 1.

  • COSTA, Vinícius Oliveira ; ROMAN, E. C. . Um confronto entre a teoria e a prática no gênero dos nomes. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. Anais do IV Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

  • MOREIRA, Marcia Eliane ; GRAEFF,Talis Cristina ; PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; JESUS, Daniela C. Marçal de ; ROMAN, E. C. . O morfema de graus nos livros didáticos. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. Anais do IV CIEL. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

  • BRAATZ, Simara Cristiane ; ROMAN, E. C. . A posição do adjetivo no sintagma nominal. In: IV CIEL, 2006, Ponta Grossa. Anais do IV Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

  • LARA, Carlos Eduardo de Oliveira ; ROMAN, E. C. . A oralidade nas aulas de língua portuguesa. In: IV CIEL, 2006. Anais do IV Ciclo de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

  • CARNEIRO, Heloísa Javorski ; ROMAN, E. C. . O emprego, no gerúndio, do morfema derivacional -inho pelos falantes de São Mateus do Sul. In: XIV EAIC, 2005, Guarapuava. Anais do XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005. p. 1-1.

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . O emprego do morfema derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. In: XIV EAIC, 2005, Guarapuava. Anais do XIV EAIC. p. 1-1.

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . O uso do sufixo derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. In: III CIEL, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos do III CIEL, 2005. p. 1-1.

  • ROMAN, E. C. . Mecanismos Textuais sintático-semânticos. In: III CIEL, 2005, Ponta Grossa. Anais do Resumo do III CIEL, 2005. p. 1-1.

  • SILVA, Andréia Aparecida da ; DOMINGUES, Diego Vandré ; YOSHIOKA, Kalinka Tereza ; ROMAN, E. C. . Morfemas de grau e gênero: flexão ou derivação. In: III CIEL, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos do XIV CIEL, 2005. p. 1-1.

  • BENÇAL, Dayme Rosane ; ROMAN, E. C. . A expressividade no emprego do sufixo -inho pelos falantes de 40 a 60 anos da cidade de Castro. In: III CIEL, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos do III CIEL. Ponta Grossa - PR: Imprensa UEPG, 2005. p. 1-1.

  • CARNEIRO, Heloísa Javorski ; ROMAN, E. C. . O emprego do morfema derivacional -inho na forma verbal do gerúndio, pelos falantesde Saão Mateus do Sul. In: III CIEL, 2005, Ponta Grossa. Anais de Resumos do III CIEL. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . O uso do sufixo drivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. In: XVII Seminário do CELLIP, 2005, Guarapuava. Anais do XVII Seminário do CELLIP. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2005.

  • ROMAN, E. C. ; SELLA, Aparecida Feola . Discutindo conceitos de coerência. In: II CIEL, 2004, Ponta Grossa. Anais do II CIEL. Ponta Grossa: Imprensa UEPG, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • ROMAN, E. C. . Tessitura da argumentação em textos dissertativos de graduandos. In: Circuito de Estudos Lingüísticos do Sul, 2004, Florianópolis. Anais do VI Encontro de Círculo de Estudos Lingüístico do Sul. Florianópolis: UFSC, 2004. p. 1-1.

  • TROCZINSKI, L. ; ROMAN, E. C. . Uma análise da categoria Tempo em textos narrativos de alunos de escola públicas e particulares de Ponta Grossa. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. XII EAIC PIBIC/CNPq, 2003. p. 1-1.

  • TROCZINSKI, L. ; ROMAN, E. C. . Os tempos verbais no mundo comentado e narrado presentes em textos narrativos. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. XII EAIC PIBIC/CNPq, 2003.

  • POBBE, S. ; ROMAN, E. C. . O aspecto verbal em textos da 3a. série do ensino fundamental público de Ponta Grossa. In: II Encontro de Pesquisa da UEPG, 2003, Ponta Grossa. III EP UEPG 2003, 2003.

  • TROCZINSKI, L. ; ROMAN, E. C. . Textos narrativos: análise da categoria tempo. In: III Encontro de Pesquisa da UEPG, 2003, Ponta Grossa. III EP UEPG 2003, 2003.

  • ROMAN, E. C. ; POBBE, S. . O aspecto verbal: que categoria é essa. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI EAIC PIBIC/CNPq, 2002.

  • ROMAN, E. C. ; TROCZINSKI, L. . Traçando um percurso teórico sobre Tempo. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI EAIC PIBIC/CNPq, 2002.

  • ROMAN, E. C. . UN PLANTEAMIENTO LÓGICO-SEMÁNTICO DEL ASPECTO VERBAL. In: X Conferencia Linguístico-Literaria, 2000, Santiago de Cuba. Comunicaciones. Conferencia Linguístico-Literaria. Santiago de Cuba: Impresa en publicigraf, 2000. v. 89. p. 20-20.

  • ROMAN, E. C. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS SOBRE O ASPECTO VERBAL. In: V Encontro Nacional de interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Teoria e Metodologia, 2000, Brasília. V Encontro Nacional de interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Teoria e Metodologia, 2000.

  • ROMAN, E. C. . A NATUREZA LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL EM FRASES DA LINGUA PORTUGUESA DO BRASIL. In: III Congreso Internacional De La Asociacion de Linguística Y Filología de la América Latina ( ALFAL), 1999, Santiago do Chile. Anais do III Congreso Internacional De La Asociacion de Linguística Y Filología de la América Latina ( ALFAL), 1999.

  • ROMAN, E. C. . UMA ABORDAGEM LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL. In: XLVII Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos, 1999, Bauru. Anais do XLVII Seminário Programação e Resumos, 1999. p. 125-125.

  • ROMAN, E. C. ; GODOY, E. . AS CLASSES ASPECTUAIS E OS PONTOS EXTREMOS. In: II Congresso Nacional da ABRALIM, 1999, Florianópolis. Cadernos de Resumos II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999.

  • ROMAN, E. C. . UMA REFLEXÃO LÓGICO-SEMÂNTICA, SOBRE O ASPECTO VERBAL- GT SEMÂNTICA. In: CELSUL, 1997, Florianópolis. Caderno de Resumos CELSUL, 1997.

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. . Na sala de aula: ensino da reflexão linguística e da produção de texto no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, W. C. ; ROMAN, E. C. . A construção do adjetivo e do advérbio em textos argumentativos de alunos do ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Ensino das preposições: algumas reflexões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; SILVA, R. C. M. . Línguas em contato em Foz do Iguaçu: convivência e alteridade na fronteira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Tecendo caminhos para análise linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A subjetividade e a representação feminina: um estudo a partir da referenciação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Algumas construções linguísticas sobre a preposição e a conjunção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O processo de escrita e de reescrita textual: relatos de experiência de um Projeto de Extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. X. ; ROMAN, E. C. . Aspectos morfossintático-semânticos no gênero notícia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. L. B. ; ROMAN, E. C. . Referenciação textual: explorando as recategorizações em textos de livros didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O processo de escrita e de reescrita textual: relatos de experiência de um Projeto de Extensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. X. ; ROMAN, E. C. . Caminhos para a análise linguística e seu ensino: explorando aspectos morfossintático-semânticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. L. B. ; ROMAN, E. C. . A recategorização dos elementos de referenciação em textos dos livros didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPANUCCI, A. C. S. ; ROMAN, E. C. . Um estudo das conjunções coordenativas Mas em livros didáticos do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROMAN, E. C. . Algumas considerações linguísticas sobre a preposição e a conjunção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROMAN, E. C. ; CAMPANUCCI, A. C. S. . Cartas de Apresentação: o processo de refacção de textos por participantes do PROJOVEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . E... agora... as preposições e a conjunções: funções sintáticas e semânticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, C. C. ; ROMAN, E. C. . A formação dos sintagmas nominais em textos de Cartas Notariais do século XVIII do Município de Paranaguá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . As estratégias de referenciação no processo de apropriação da linguagem escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O adjetivo e a subjetividade em cartas notariais do século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . Conhecendo o processo de referenciação em cartas notariais do século XVIII e XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOER ; ROMAN, E. C. . A referenciação em textos narrativos de 6a. série do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ISRAEL, Fernanda Ap.. ; ROMAN, E. C. . Os elementos de coesão e coerência na refacção de textos narrativos de alunos de 7a. série do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Erickson William ; ROMAN, E. C. . A referenciação presente em cartas notariais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOER ; ROMAN, E. C. . Os elementos referenciais em textos narrativos de alunos da 6a. série. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . A importância dos referentes na progressão textual: análise de cartas notariais do século XVIII e XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. . Relatos de pesquisa sobre a modalização em textos divulgados no jornal on-line Observatório da Imprensa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . A condução dos elementos referenciais em textos narrativos de 8a. série. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . Os elementos de referência na produção textual de alunos da 8a. série. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A classe dos nomes no livro didático de 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Ana Paula de Freitas ; ROMAN, E. C. . A Classe dos nomes: do professor ao livro didático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FÜRSTENBERGER, Ângela K. ; ROMAN, E. C. . A construção da imagem do Brasil no exterior por meio da linguagem das campanhas publicitárias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BURGATH, Fernanda ; ROMAN, E. C. . Análise de elementos de coesão e de coerência em textos de alunos de 6ª. série do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . Os Elementos de Referência em textos narrativos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BILEK, Juliana ; ROMAN, E. C. . A progressão referencial em narrativas de alunos da 8a. série. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . As funções do adjetivo no sintagma nominal: análise de cartas notariais do século XIX.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Juliana de França ; ROMAN, E. C. . A anteposição e posposição do adjetivo nas cartas notariais do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . A reconstrução do sentido a partir de nomes próprios em textos de teor opinativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Processos morfológicos de derivação : o nome e o verbo na formação de palavras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Processos anafóricos a partir de dois eixos básicos de instrução de sentido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMAN, E. C. . Recursos gramaticais e análise lingüística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROMAN, E. C. . Uma análise do Expositivo diante do predicado nominal não-deslocado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . O uso do sufixo derivacional -inho na forma verbal do gerúndio pelos falantes de Ponta Grossa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Discutindo o ensino da língua portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARNEIRO, Heloísa Javorski ; ROMAN, E. C. . O emprego, no gerúndio, do morfema derivacional -inho pelos falantes de São Mateus do Sul. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENÇAL, Dayme Rosane ; ROMAN, E. C. . A expressividade no emprego do sufixo -inho pelos falantes de 40 a 60 anos da cidade de Castro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSONI, Daniela Cinti ; ROMAN, E. C. . O emprego do morfema derivacional -inho na forma verbal do gerúndio, pelos falantes de Ponta Grossa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YOSHIOKA, Kalinka Tereza ; DOMINGUES, Diego Vandré ; SILVA, Andréia Aparecida da ; ROMAN, E. C. . Morfemas de grau e gênero: flexão ou derivação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TROCZINSKI, Luiza Oliveira ; ROMAN, E. C. . Uma análise dos elementos coesivos na produção textual escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASSONI, Daniela Cinti ; CARNEIRO, Heloísa Javorski ; ROMAN, E. C. . O emprego do morfma derivacional -inho na forma verbal do gerúndio, pelos falantes de Ponta Grossa e de São Mateus do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROMAN, E. C. . A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROMAN, E. C. . Tessitura da argumentação em textos dissertativos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; BUSSE, Sanimar ; BÓSIO, Maria Marlene Marcon . Adjetivação: a possibilidade de entender a inserção do narrador no texto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . O ensino dos verbos na língua portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . Algumas considerações lógico-semânticas sobre as classes aspectuais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . A relação entre a classe aspectual instantaneidade e o caso semântico instrumental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. . UN PLANTEAMIENTO LÓGICO-SEMÁNTICO DEL ASPECTO VERBAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROMAN, E. C. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS SOBRE O ASPECTO VERBAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMAN, E. C. . A NATUREZA LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL EM FRASES DA LINGUA PORTUGUESA DO BRASIL. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMAN, E. C. . UMA ABORDAGEM LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMAN, E. C. ; GODOY, E. . AS CLASSES ASPECTUAIS E OS PONTOS EXTREMOS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMAN, E. C. . A NATUREZA LÓGICO-SEMÂNTICA DO ASPECTO VERBAL. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROMAN, E. C. . A LINGUÍSTICA HOJE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROMAN, E. C. . TRABALHANDO A GRAMÁTICA NO TEXTO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROMAN, E. C. . UMA REFLEXÃO LÓGICO-SEMÂNTICA SOBRE O ASPECTO VERBAL.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMAN, E. C. . A RELEVÂNCIA DA PROPRIEDADE END POINT. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROMAN, E. C. . O SUJEITO: UMA QUESTÃO SINTÁTICA E SEMÂNTICA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. ; MARTINS, W. C. ; BARRETO, I. A. . Mecanismos e estratégias de produçãoo da linguagem no trabalho com o PROJOVEM adolescente. Ponta Grossa: UEPG, 2015 (Artigo científico).

  • DUTRA, Jaqueline Ap. dos Santos ; ROMAN, E. C. . O processo de escrita e de reescrita textual: relatos de experiência de um Projeto de Extensão. Ponta Grossa: UEPG, 2013 (Artigo científico).

  • KREVEY, Maria Lúcia ; ROMAN, E. C. . Os elementos de referência no texto narrativo. Curitiba: SEED PDE, 2009 (Artigo científico).

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. . Pontos de vista representados pelo aposto e pelo predicado nominal. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007 (Artigo científico).

  • SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, E. C. ; BUSSE, Sanimar . As redações de nossos alunos apresentam teor argumentativo?. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007 (Artigo científico).

  • ROMAN, E. C. . O ensino dos verbos na língua materna. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007 (Artigo científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROMAN, E. C. . Parecerista do Projeto de Extensão UEL. 2008.

ROMAN, E. C. . Consultora ad hoc na análise de artigo científico UNICENTRO. 2003.

ROMAN, E. C. . Consultora ad hoc na análise de projeto de pesquisa - UNICENTRO. 2002.

ROMAN, E. C. . Parecerista do Artigo Um breve diálogo: o pensamento saussuriano e os pressupostos dominantes para a distinção entre a fonética e a fonologia estabelecida por Trubetzkoy. 2013.

EMILIO, Aline ; SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira ; SANTOS ; SANTOS, S. C. P. ; TORQUATO, C. P. ; ROMAN, E. C. . Revisão Técnica da Revista Arquitetura da redação. 2013.

ROMAN, E. C. . ENSINO DE GRAMÁTICA: A NOÇÃO DE SUJEITO E SUA ESSENCIALIDADE COMO SUBSTRATO SEMÂNTICO DA FRASE. 2012.

ROMAN, E. C. . Representante docente no CEPE. 2009.

ROMAN, E. C. . Parecerista do Livro Saberes e identidade profissional na formação de professoresde língua portuguesa. 2009.

ROMAN, E. C. . Parecerista da Revista Língua & Letras Vol.29 UNIOESTE. 2008.

ROMAN, E. C. . Parecerista da Revista de Educação Educere et Educare vol.2 no. 3 UNIOESTE. 2007.

ROMAN, E. C. . Parecerista da Revista de Educação Educere et Educare UNIOESTE. 2006.

ROMAN, E. C. . As preposições e a indicação de tempo e espaço. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMAN, E. C. . As preposições predicadoras e funcionais e seus argumentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMAN, E. C. . Um breve diálogo: o pensamento saussuriano e os pressupostos determinantes para a distinção entre a Fonética e afonologia estabelecida por Trubetzkoy. 2013. (Parecerista de Artigo da Revista Ieação).

ROMAN, E. C. . Aspectos morfossintático-semânticos no ensino da língua materna. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMAN, E. C. ; DOLINSKI, José Tadeu . Língua Portuguesa III. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para o Curso de Letras Português/EspanhloU - UAB - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA).

ROMAN, E. C. ; SANTOS . Língua Portuguesa IV. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para o Curso de Letras Português/Espanhol - UAB - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA).

FRAGA, Letícia ; ROMAN, E. C. . Lingüística I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FASCÍCULO PRÓ-LICENCIATURA).

ROMAN, E. C. . Tópicos de referenciação II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROMAN, E. C. ; FRAGA, Letícia . Lingüística I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FASCÍCULO PRÓ-LICENCIATURA).

KREVEY, M. Lúcia ; ROMAN, E. C. . Os elementos de referência no texto narrativo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo Científico).

ROMAN, E. C. . Gramática e práticas de análise lingüística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROMAN, E. C. . Tópicos de Referenciação I. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROMAN, E. C. . Introdução à semântica. 2004. .

ROMAN, E. C. . Un planteamiento l ógico-semántico del aspecto verbal. 2000 (Resumo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Caminhos para a análise linguística e seu ensino: explorando aspectos morfossintático-semânticos, Descrição: Nosso propósito é explorar caminhos de análise linguística em diferentes gêneros textuais e a ocorrência de questões afetas a aspectos morfossintático-semânticos, para propiciar um melhor encaminhamento para o ensino, aliando a teoria à prática. No decorrer da pesquisa podem-se destacar aspectos ligados à identidade e à subjetividade presentes nos textos analisados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2014

    Política linguística e ensino de língua na região dos campos gerais, Descrição: No que diz respeito à educação enquanto elemento que deve promover o desenvolvimento da democracia e da cidadania, algumas questões se fazem muito importantes e urgentes para a sociedade brasileira. Dentre aquelas está a necessidade do conhecimento e da valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais presentes no país, de forma a possibilitar ao aluno perceber o Brasil como um país complexo e multifacetado. Nesse sentido, propomos, por meio deste projeto, investigar a complexa condição linguística do estado do Paraná, mais especificamente dos Campos gerais, e a situação de suas escolas, públicas e privadas, especialmente no que diz respeito à (não) elaboração e/ou (não) aplicação pelos governos estadual e municipal de políticas linguísticas que tratem adequadamente o assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Integrante / Letícia Fraga - Coordenador / Djane A. Correa - Integrante / Aparecida de Jesus Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do PR - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Preposições: classe de palavras?, Descrição: A preposição consta como classe de palavra. Entendemos que a preposição é um conectivo de palavras, sintagmas e orações. Neste projeto verificamos como os livros didáticos encaminham o emprego textual da preposição, morfossintática e semanticamente e se há exemplos pertinentes às diferentes funções que possa exercer, bem como vocábulos de outras classes que podem ser usados como preposição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Ivana Cristina Ribas Abrão - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Linguagem, sociedade e formação de professores: manifestações na diversidade, Descrição: O Projeto de Pesquisa Linguagem, Sociedade e Formação de Professores: Manifestações na Diversidade ocorre em parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da UFSC, e visa a atender à necessidade de implementar debate das pesquisas realizadas e estreitar afinidades teórico-metodológicas entre os grupos de pesquisa envolvidos, com fomento oriundo da Chamada Pública 06/2011/Casadinho/PROCAD. Os estudos voltam-se para reflexões realizadas pelos grupos de pesquisa do Programa da Unioeste e promovem o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores das universidades envolvidas, cuja mobilidade docente conta com apoio do Procad. Essa interação fortalece a consolidação da pesquisa na região Oeste do Paraná, em contextos escolar de fronteira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Integrante / Aparecida Feola Sella - Coordenador / Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Integrante / Regina C. M. Silva - Integrante / Maria Elena Pires Santos - Integrante / Rosângela Hammes Rodrigues - Integrante / Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão - Integrante / Fábio Luiz Lopes da Silva - Integrante / Adair Bonini - Integrante / Mailce Borges Mota - Integrante / Greice da Silva Castela - Integrante / Maria InêzProbst Lucena - Integrante / Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti - Integrante / Ronice Muller de Quadros - Integrante / Marcos Antonio Rocha Baltar - Integrante / Gilvan Müller de Oliveira - Integrante / Ana Paula de Oliveira Santana - Integrante / Marcia SipaviciusSeide - Integrante / Alexandre Sebastião Ferrari Soares - Integrante / Lourdes Kaminski Alves - Integrante / Jorge Bidarra - Integrante / Clarice Nadir von Borstel - Integrante / Ciro Damke - Integrante / João Carlos Cattelan - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2012

    Análise dos aspectos morfossintáticos e semânticos em documentos manuscritos dos séculos XVII a XIX, Descrição: Este Protocolo de Pesquisa é parte de um projeto maior Projeto: 06273- PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS PARANAENSE: ESTUDOS DIACRÔNICOS EM MANUSCRITOS DOS SÉCULOS XVII A XIX ? FASE II, desenvolvido por um Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de um subprojeto que conta com a participação de acadêmicos e orientanda do Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, além da proponente, como Coordenadora, no âmbito da UEPG. Nosso propósito é explorar, nos documentos manuscritos, cartas notariais, os aspectos morfossintático-semânticos ligados à constituição dos sintagmas nominais em relação à posposição e anteposição do adjetivo aos processos de referenciação entre outras questões. A mestranda e acadêmicos envolvidos terão oportunidade de colocar em prática o conteúdo discutido na graduação, de entrar em contato com os mais diversos autores que abordam o assunto, bem como retomar a história de aspectos morfossintáticos da língua materna. O corpus se constituirá de dois documentos de Antonina, dois de Paranaguá, e dois de Guaratuba. Espera-se, pois, contribuir para a descrição dos elementos gramaticais presentes nos documentos manuscritos, cartas notariais no que se refere aos constituintes dos sintagmas nominais e verbais e demais ocorrências no que diz respeito `a progressão textual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra - Integrante / Priscila Barbosa Ribas Ansbach - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Análise dos aspectos morfossintáticos e semânticos em diferentes gêneros textuais, Descrição: Nosso propósito é explorar os diferentes gêneros textuais e a ocorrência de questões afetas a aspectos morfossintático-semânticos ligados à constituição dos sintagmas nominais e aos elementos que propiciam a progressão textual. Destaca-se a análise de aspectos ligados à identidade e à subjetividade presentes nos textos analisados, bem como alguns processos de gramaticalização. Os acadêmicos envolvidos terão oportunidade de colocar em prática o conteúdo discutido na graduação, de entrar em contato com os mais diversos autores que abordam o assunto. O corpus se constituirá de documentos dos diferentes gêneros textuais. Espera-se, pois, contribuir para a descrição dos elementos gramaticais presentes nos diferentes textos a serem analisados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Para a história do português paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séculos XVII a XIX - FASE II, Descrição: Propõe-se uma pesquisa sobre a História do Português Brasileiro, baseada em documentos escritos durante o séculos XVII a XIX, nas antigas Vilas que se constituem, hoje, municípios do Paraná. Tais manuscritos foram encontrados no arquivo público do Estado de São Paulo e são, em sua maioria, documentos enviados pela Câmara de vereadores dessas primeiras vilas fundadas no litoral da então capitania de São Vicente - como Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba, Vila Nova do Príncipe e Castro ? às autoridades maiores como governadores e bispos. Esta proposta se justifica principalmente pelo fato de serem raros os pesquisadores das instituições de ensino superior do Paraná que se dedicam aos estudos linguísticos diacrônicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Integrante / Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra - Integrante / Fabiane Cristina Altino - Coordenador / Priscila Barbosa Ribas Ansbach - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2008 - 2010

    Para a História do Português Paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séculos XVII a XIX, Descrição: Propõe-se uma pesquisa sobre a História do Português Brasileiro, baseada em documentos escritos durante o séculos XVII a XIX, nas antigas Vilas que se constituem, hoje, municípios do Paraná. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Integrante / Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra - Integrante / Juliana de França Gonçalves - Integrante / Fabiane Cristina Altino - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Análise dos aspectos morfossintáticos e semânticos em documentos manuscritos dos séculos XVII a XIX, Descrição: Este projeto está pautado nos princípios dos estudos históricos da língua. Visa analisar alguns documentos paranaenses registrados no Arquivo Público do Estado de São Paulo que fazem parte do corpus do projeto ?Para a história do português paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séculos XVII a XIX?, desenvolvido pelo grupo de pesquisadores do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, da Universidade Estadual de Londrina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra - Integrante / Juliana de França Gonçalves - Integrante.

  • 2008 - 2009

    As funções dos componentes do sintagma nominal em cartas notariais do século XVIII da cidade de Antonina ? Paraná, Descrição: A pesquisa que aqui propomos, sob uma perspectiva sincrônica, visa analisar alguns documentos paranaenses registrados no Arquivo Público do Estado de São Paulo que fazem parte do corpus do projeto ?Para a história do português paranaense: estudos diacrônicos em manuscritos dos séculos XVII a XIX?, desenvolvido pelo grupo de pesquisadores do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina. Analisamos aspectos morfossintático-semânticos dos adjetivos e locuções adjetivas nos manuscritos ?cartas notariais? da cidade de Antonina, Paraná, produzidos no ano de 1803, de autoria de Manoel Baldoíno Lopez, cedidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Ponta Grossa - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Os modalizadores em Cartas do Leitor da Revista Veja., Descrição: Vivemos em momentos marcados pela opinião em que cada um defende seu ponto de vista, sua maneira de pensar e se posicionar sobre determinadas situações. Para isso, quando escrevemos ou falamos fazemos uso de certos elementos lingüísticos para demonstrar nossa opinião. Quando não nos convém assumir totalmente a opinião posta, muitas vezes, empregamos palavras que atenuam nossa asserção. Pensando nisso, decidimos trabalhar com recursos usados na escrita focalizando nosso estudo no gênero carta, especificamente nas Cartas do Leitor da revista Veja, de julho a dezembro de 2007, atentando para o uso dos elementos lingüísticos chamados modalizadores.?Nossa análise se atém a verificar como esse recurso pode contribuir para a argumentação e a interpretação de textos e quais modalizadores têm emprego mais frequente nas Cartas analisadas;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Cristiane Nunes Borges - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Os adjetivos no sintagma nominal em cartas notariais do século XVII da cidade de Antonina ? Paraná, Descrição: A presente pesquisa está baseada nos estudos históricos da língua portuguesa. Segundo Mattos e Silva (2004), para conhecer e interpretar a história interna do português brasileiro é necessário conhecer a sua base lingüística, o seu meio e processo de formação. Isso se deve ao fato de o português brasileiro ser heterogêneo e possuir em seu alicerce as mais variadas línguas já que no início da nossa colonização recebemos os mais diversos povos que com naturalidade e sem interferência escolar aprendiam a língua utilizada no território brasileiro. Com tais informações podemos então compreender que, o português brasileiro utilizado pelos falantes do século XVIII, é em grande parte diferente deste praticado hoje. E por causa dessas diferenças, ou seja, mudanças lingüísticas sofridas no decorrer do tempo é que nos interessa estudar a linguagem escrita, utilizada por brasileiros do século XVIII, visando os aspectos morfossintáticos e semânticos dos adjetivos presente em documentos oficiais da Vila de Antonina, no Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Juliana de França Gonçalves - Integrante.

  • 2007 - 2008

    A construção da imagem do Brasil no exterior por meio da linguagem publicitária, Descrição: Em qualquer processo de comunicação utilizamos a linguagem. Citelli (1990) afirma que o texto publicitário nasce na conjunção de vários fatores, tanto psico-sociais-econômicos, como do uso de efeitos retóricos tais quais figuras de linguagem, técnicas argumentativas, raciocínios. O ato de argumentar, ou seja, orientar o discurso no sentido de determinadas conclusões, constitui o ato lingüístico fundamental. O ato de persuadir procura atingir a vontade, o sentimento do interlocutor, por meio de argumentos plausíveis ou verossímeis e tem caráter ideológico, subjetivo e temporal. Segundo Koch (1996), cada enunciação pode ter uma multiplicidade de significações, visto que as intenções do falante, ao produzir um enunciado, podem ser as mais variadas. Assim, toda atividade de interpretação presente no cotidiano da linguagem fundamenta-se na suposição de que quem fala tem certas intenções ao comunicar-se, podendo ser essas intenções persuasivas. A intenção da presente pesquisa é analisar esta relação entre turismo, mídia e a linguagem utilizada na divulgação das destinações turísticas, e também como a escolha desta linguagem, pelos órgãos competentes, ajuda na formação da imagem do Brasil e motiva as pessoas a quererem visitá-lo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Ângela Krüger Fürstenberger - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    A Classe dos nomes: do professor ao livro didático, Descrição: Considera-se importante verificar classificação, estabelecida por critérios morfológicos, sintáticos ou semânticos que têm apresentado alguns impasses quanto à função de substantivos e adjetivos, pois ?curiosamente, é justamente em relação à categoria dos três lexemas básicos... ? substantivo, adjetivo e verbo - que a gramática tradicional menos evoluiu na tarefa de conceituá-los? (SAUTCHUCK, 2003: 12). Segundo Monteiro (2001:204) a definição do substantivo apenas pelo seu critério semântico, ou seja, ?é a palavra que designa os seres em geral? precisa ser revisada, pois ?qualquer vocábulo ou expressão assume com facilidade a função de substantivo (o sim, o viver, o aqui-e-agora)?. Quanto ao conceito de adjetivo, ou seja, ?é a palavra que expressa qualidade? aponta que ?uma palavra pode indicar qualidade e funcionar como substantivo (beleza, o belo) ou então como adjetivo (belo quadro)?. É através desse fenômeno que se mostra importante também um dos objetivos específicos dessa pesquisa, ou seja, analisar o livro didático do aluno, pois esses materiais apresentam diferentes tendências no tratamento das classes gramaticais. Nestes, a gramática só aparece nos exercícios, muitas vezes sem mesmo a informação de que naquele momento uma palavra está sendo abordada no seu aspecto gramatical?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Ana Paula de Freitas Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    Análise dos elementos de coesão e coerência em textos de alunos da 6a. série do Ens. Fundamental, Descrição: Sabe-se da enorme importância com que as noções de coesão e coerência são tratadas no estudo de textos na Língua Portuguesa, dentro da Lingüística Textual. Um texto tem que ser coerente e coeso ao mesmo tempo, porém, podemos encontrar textos coerentes não tendo coesão, com elementos de coesão e sem coerência, ou nenhum dos dois casos. Decat (2005) fala sobre linguagem, ?ela tem que ser considerada não só como sistema que constitui a língua, mas também levando em conta seus usuários, as condições de produção, dos textos orais e escritos, as práticas sociais que levam o seu uso, determinando também, seus gêneros textuais advindos dessas práticas sociais e considerando os papéis exercidos pelos usuários dentro de cada prática social em que a linguagem está envolvida.? Surge a necessidade de, cada vez mais, aprofundar o estudo sobre os elementos que propiciam a coesão e a coerência, nos mais diversos tipos de textos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o emprego dos elementos de coesão e a coerência em textos narrativos de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, bem como verificar a importância dos elementos coesivos para a progressão textual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Fernanda Burgath - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    Os Elementos de Referência em textos narrativos de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, Descrição: Qualquer texto elaborado deve apresentar coesão e coerência para que possa ocorrer sua compreensão. Os elementos de referência são extremamente importantes para que a interpretação possa ocorrer, pois eles remetem a determinados itens do texto com outros itens. Todavia, eles não podem ser compreendidos isoladamente podendo transmitir apenas: procure a informação em outro lugar (Fávero, 2002). Fávero ainda define a referência como ?a função pela qual um signo lingüístico se relaciona a um objeto extralingüístico, sendo ela situacional ou exofórica e textual ou endofórica?. A referenciação é algo que ocorre no decorrer do texto, progressivamente e os referentes modificam-se ao longo do percurso textual. Entretanto, para manter o que foi dito pelos referentes são utilizadas expressões e termos que retomam expressões do texto, as cadeias referenciais (Teixeira, 2004). Destaca-se a importância do conhecimento não só dos itens lexicais, mas também dos fatos e relações sintático-semânticas para produzir sentido ao texto. Em nossa pesquisa serão analisados os elementos de referência presentes em textos narrativos de alunos de 8ª. série do ensino fundamental e como estes propiciam a progressão textual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / BILEK, Juliana - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    A presença dos efeitos estilístico-expressivos nos elementos de referenciação em textos de alunos da 5a. série do Ensino Fundamental, Descrição: Cardoso (2003), comenta que a relação entre a linguagem (um dizer) e uma exterioridade (um não dizer), relação necessária para que a linguagem tenha o seu valor e não se encerre em si própria, é o que se chama de referência. Questões como estas , entendemos, deviam ser postas para o aluno quando da sua produção textual. Percebe-se, então, a importância da referenciação para a coesão de um texto, pois, a linguagem escrita difere da linguagem oral, ou seja, ao ler um texto, na maioria das vezes, não se está na presença de quem o escreveu. Portanto, é preciso deixar claro que todo texto deve ser elaborado de forma que os leitores possam depender exclusivamente dele na construção de significado. Bakhtin (1995) concebe a linguagem como forma de interação social cujo objetivo é a comunicação; comunicação entre falante/ouvinte, entre um eu e um tu, o que pressupõe um princípio geral a reger toda palavra: o princípio de que linguagem é diálogo. Além de analisarmos como os elementos referenciais podem contribuir para a coesão textual, nos deteremos a analisar os efeitos estilísticos que subjazem nesses elementos. Considerando que muitas das aparentes irregularidades da língua têm sua origem em motivações de natureza estilística, com este projeto pretende-se perceber o uso da referenciação e a presença da expressividade, nessa referenciação, em textos de alunos de 5a. série do ensino fundamental em uma escola pública e uma particular. Objetivo Geral: Analisar a referenciação em perspectivas estilístico-expressivas em textos de alunos da 5a. série do ensino fundamental. Repercussão e/ou impactos dos resultados: Com esta pesquisa pretende-se atingir os seguintes resultados: - reflexão sobre a referenciarão na produção de textos dos alunos; - melhor compreensão sobre estilística por parte do pesquisador; - identificação da função de mecanismos de coesão referencial; - reconhecimento dos fatores essenciais da textualidade, como coesão, coerência, inte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Vanessa de Fátima Vasco - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Interação e discurso:confrontando as suposições teóricas sobre o ensino de língua com a prática da oralidade existente nas aulas de língua portuguesa, Descrição: A sociedade atual exige do aluno recém-formado (pós-ensino médio), um conhecimento lingüístico oral suficiente e necessário para que dela participe. Um ser ativo e participante socialmente, precisa ter um bom discurso e uma lógica capacidade argumentativa, até mesmo para o bom desenvolvimento da competência crítica, assim tornando-se possível e com menos dificuldade o ingresso, a ascensão e o destaque social. "Linguagem têm um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo." (GARCIA, 2002, p. 04) Devido a essa necessidade social, é imprescindível que haja práticas de ensino voltadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacidade oral do aluno em distintas competências, desde a fluência argumentativa (necessária à demonstração dos quereres), a polidez (com a finalidade de facilitar o convívio social), a oratória e dicção (voltada para a assimilação e produção das pausas, entonação e outros recursos supra-segmentais usadas na construção semântica do discurso), entre outras mais específicas, como a articulação entre diversos tópicos de interação, a distinção entre tipos e gêneros de discursos orais, a habilidade de escutar com atenção e respeito os mais diferentes tipos de interlocutores, etc. Vale reafirmar, todavia, que esta pesquisa se justifica, levando em consideração a importância da oralidade na sociedade, e já que esta disciplina concentra tanta importância, saber como ela está sendo encaminhada, e quais os possíveis obstáculos para o seu emprego, com isso estar-se-á desmistificando a possível problemática acerca, e se fará o levantamento de possíveis soluções e a apresentação de novas técnicas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento oral, além de conhecer a realidade verdadeira sobre a aplicação desta competência nas aulas de língua portuguesa. Objetivo geral: Confrontar e comparar a oralidade pressuposta na teoria, com a oralidade aplicada nas salas de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Carlos Eduardo de Oliveira Lara - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Ponta Grossa - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Pode-se facilitar a compreensão de textos científicos?, Descrição: A leitura compreensiva de textos científicos é fundamental para o bom êxito acadêmico. Através de estratégias de estudo pode-se compreender melhor um texto.Objetivou-se com essa pesquisa verificar como o método SQ3R, que se constitui de exame, questionamento, leitura, recitação e revisão, facilitaria a compreensão de textos científicos.Esse método foi aplicado aos alunos do 1o. ano do Curso de Letras, com textos específicos da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Cláudia Helena Daher - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    As classes aspectuais no texto narrativo, Descrição: O aspecto verbal e as classes aspectuais não são abordados, com freqüência, pelas gramáticas e nas aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada tendo como objetivos: compreender como a categoria aspecto é tratada em algumas gramáticas, discutir a presença das classes aspectuais em textos narrativos e reconhecer os elementos adverbiais que são utilizados na delimitação temporal.Ao final da pesquisa observou-se que as classes aspectuais estado, atividade, instantaneidade e culminância, postuladas por Roman (1998) estão presentes na elaboração de textos dos alunos e que houve a predominância de uma determinada classe. O conhecimento dessas classes pode facilitar a produção textual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Ederson Lima de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Estratégias de leitura para alunos de 5a. série do ensino fundamental, Descrição: Aênfase n alitura se justifica pelo fato de considerar-se que os diversos textos favorecem a inferência, os subentendidos, a compreensão e a interpretação. Solé (1998) afirma que a litura é "um processo de interação entre o leitor e o texto". Partindo disso, aplicou-se estratégias de leitura propostas por Solé aos alunos da 5a. série do ensino fundamental de uma escola particular de Ponta Grossa, com o intuito de "despertar" nos alunos um prazer maior pelo ato de ler e perceber se o modo de " ver" o texto era diferente de como o proposto pelo livro didático. Os alunos perceberam melhor a rede que tece o texto, as pistas fornecidas por ele para que consigam compreendê-lo de maneira global. Entende-se, portanto, que estratégias de leitura enriquecem não somente a leitura, o vocabulário como também a produção de textos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Daniela cinti Bassoni - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Análise dos marcadores temporais em textos narrativos de alunos do ensino fundamental e médio:um contraponto, Descrição: Sabe-se que, em textos narrativos, não só o verbo pode ser utilizado como marcador temporal mas também substantivos, advérbios de tempo, preposições e expressões nominais definidas. Avalia-se o emprego dos marcadores temporais em textos narrativos elaborados por alunos do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Curitiba. Fez-se um levantamento de quais classes de palavras aparecem com mais freqüência como elementos indicadores de tempo. Destacam-se nas análises todas as palavras que detinham alguma noção temporal. Destacou-se algumas outras construções que foram usadas pelos alunos para marcar o tempo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Luiza Oliveira Troczinski - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2005 - 2006

    O ensino da categoria de grau à luz da Lingüística: a abordagem nas séries iniciais do ensino fundamental, Descrição: Pretende-se, com o projeto, pesquisar sobre a categoria de grau na classe dos nomes, encontrada na Gramáticas em contraposição à derivação sufixal,abordada pela Lingüística. Serão pesquisados os livros didáticos e apostilas das séries iniciais do ensino fundamental de escolas particulares e públicas. Serão entrevistados professores para confrontar , no discurso dos professores, a relação teoria-prática sobre o ensino da categoria grau nos nomes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Dayme Rosane Bençal - Integrante., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    O gênero dos nomes: um confronto entre os livros didáticos e a prática pedagógica, Descrição: Com este projeto pretende-se verificar como os professores da 3a. e 4a. séries do ensino fundamental abordam a categoria gênero, nos nomes. Serão pesquisados livros didáticos da 3a. e 4a. séries verificando-se como se faz a abordagem sobre o gênero. Constatar como os professores referem-se à mudança de gênero nos nomes, isto é, se abordam apenas como flexão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Vinícius de Oliveira Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    A anteposição e a posposição do adjetivo no sintagma nominal em textos de Lya Luft, Descrição: Compreender as diferenças semânticas no emprego do adjetivo posposto e anteposto ao substantivo nas obras de Lya Luft. Analisar se o emprego do adjetivo anteposto tem um caráter subjetivo, avlaiativo, expressivo e/ou enfático.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Simara Cristiane Braatz - Integrante., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    O emprego do morfema derivacional ?inho na forma verbal do gerúndio , pelos falantes de Ponta Grossa, Descrição: Verificar a freqüência de uso do sufixo ?inho empregado pelos falantes de Ponta Grossa na forma verbal do gerúndio. Analisar o uso do sufixo como demonstração de desejo, satisfação, a apreciação, o carinho, a delicadeza , a ternura como também a depreciação, o desdém, a ironia e/ou ordem imperativa mais amena. Obter clareza com respeito à expressividade que o falante, nascido em Ponta Grossa e São Mateus do Sul, na faixa etária de 25 a 60 anos, usa em diferentes situações que vivencia quando emprega o sufixo ?inho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Daniela cinti Bassoni - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    A expressividade no emprego do sufixo ?inho pelos falantes de 40 a 60 anos da cidade de Castro., Descrição: Fazer um levantamento de dados que retrate , na língua falada, o emprego do sufixo ? inho em determinadas palavras. Obter clareza com respeito ao estilo que o falante, nascido em Castro, na faixa etária de 40 a 60 anos, usa em diferentes situações que vivencia quando emprega o sufixo ?inho. Analisar se a intenção é expressiva ou meramente representativa, com um propósito pré-definido pelo falante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Dayme Rosane Bençal - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    O emprego do sufixo -inho pelos falantes de São Mateus do Sul, Descrição: Com este projeto pesquisou-se algumas gramáticas queabordam o diminutivo como flexão de grau. Sabe-se que o que é considerado flexão, na realidade, são os morfemas de grau vistos como sufixos. O objetivo da pesquisa foi verificar o uso do sufixo -inho, na língua falada, na forma verbal do gerúndio, por falantes na faixa etária de 25 a 60 anos, nascidos em São Mateus do Sul - PR. Após a pesquisa verificou-se que o emprego desse sufixo demosntra expressividade, uma ordem imperativa amena, delicadeza, carinhpo, satisfação, ironia e até mesmo nostalgia. Constatou-se também que a presença desse sufixo, no gerúndio, manifesta algumas classes aspectuais por expressar ação que perdura por um dado príodo de tempo. Ampliou-se ,também, com a pesquisa, o conceito sobre a categoria de grau, propiciando uma visão mais funcional da linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Heloísa Javorski Carneiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2004

    Os caminhos da lingüística a partir de Saussure - PIBIC, Descrição: O presente projeto tem por objetivo delinear os caminhos dos estudos ling|üísticos a partir de Saussure. No decorrer da pesquisa procura-se desenvolver uma visão crítica quantos aos diferentes rumos da lingüística e s importância desses caminhos para o ensino da língua portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Luiza Oliveira Troczinski - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Ponta Grossa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 1991 - Atual

    A formação dos sintagmas nominais em textos de Cartas Notarias do século XVIII do município de Paranaguá, Descrição: Nesta pesquisa analisamos a função morfossintática e semântica dos sintagmas nominais, assim teremos indícios de como se organizava a língua escrita nesses manuscritos e de que forma esses elementos sintáticos contribuíam para a construção textual.Nosso objetivo é verificar o comportamento morfossintático-semântico dos elementos que constituem os sintagmas nominais nas Cartas Notariais do município de Paranaguá. Verificar o comportamento morfossintático-semântico dos elementos que constituem os sintagmas nominais nas Cartas Notariais do município de Paranaguá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elódia Constantino Roman - Coordenador / Carolina Correia Machado - Integrante., Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Prêmio de Iniciação Científica, PIBIC/CNPq das Universidades Estaduais do PR - XV EAIC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Cieências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas. , Praça Santos Andrade no.1, Centro, 84010-290 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 2203376, Fax: (42) 2203342, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
RESOL. CA.nO. 309 de 17/06/2013 em seu Art. 1o. " Fica concedida licença sabática a Elódia Constantino Roman, Profa. Associado, nível A, lotada no Departamento de Letras Vernáculas, para realizar estudos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do PR - UNIOESTE, em Cascavel, no período de 27 de junho a 26 de dezembro de 2013. Parecer no. 001/2013-PPGL - UNIOESTE - Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de Mestrado e Doutorado, área de concentração em Línguagem e sociedade [...] é de Parecer favorável ao desenvolvimento de Licença Sabática da Profa. Elódia Constantino Roman em conformidade com Projeto de Pesquisa Estudos da Linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais e diversidade [...]. a Licença sabática será usufruída por um período de seis meses , a partir de junho de 2013.

2011 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representação docente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão com mandato de dois anos, de 05 de setembro de 2008 a 04 de agosto de 2010. Portaria R. no. 212 de 25 de agosto de 2008. Elevação de nível para Professora Associado A em 19 de julho de 2011. Atua no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade desde03/2010.

1991 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gozo de Licença sabática de 27 de junho a 26 de dezembro de 2013. Resolução CA no. 309 de 17/06/2013

2008 - 2008

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso de Especialização em Letras-Disciplina de Tópicos de Referenciação I DELET/UEPG

Atividades

  • 03/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe do Português

  • 11/2005

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Coordenadora do Projeto de Especialização em Língua Portuguesa/Lingüística/Literatura: texto ensino.

  • 03/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe do Português

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Uepg, Revista Uniletras.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista UNILETRAS.

  • 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Uepg, Revista Publicatio.,Cargo ou função, Membro do Corpo de Consultores da Revista PUBLICATIO UEPG Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes.

  • 03/2004

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos estudos lingüísticos, Língua Portuguesa III, Morfossintaxe

  • 05/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro do Conselho Editorial da Revista UNILETRAS.

  • 08/1999

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Portaria PROAD 334/1999- Designa para integrar como representante docente do Departamento de Letras Vernáculas, junto ao Colegiado Setorial de Ciências Humanas , Letras e Artes no período de 1o/09/1999 a 31/08/2001.

  • 06/1999

    Extensão universitária , Universidade Estadual de Ponta Grossa, .,Atividade de extensão realizada, Participação Projeto de Extensão "construindo elos Integradores - Pedagogia.

  • 06/1999

    Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Ensino "Construindo elos integradores no Curso de Pedagogia"..

  • 03/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Projeto de Ensino " O estágio curricular e a ação interdisciplinar no contexto das licenciaturas"..

  • 08/1998

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Portaria 535/1998 - Designa para exercer a função de Consultora na CICAPE.

  • 03/1991

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização Pedagógica, Introdução aos estudos lingüísticos, Linguística, Linguística Aplicada a Alfabetização, Linguística II, Língua Portuguesa, Técnica de Redação em Economia

  • 09/2008 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Representante docente no CEPE.

  • 01/2006 - 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico-Científico/CNPq/PIBIC/UEPG.

  • 01/2004 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico-Científico/Comitê Local do PIBIC/CNPq/UEPG.

  • 11/2005 - 08/2007

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa/Lingüística/Literatura: texto e ensino.

  • 09/2006 - 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Assessora da Coordenação do IV CIEL.

  • 09/2006 - 09/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da Comissão Científica do IV CIEL -Centro de Estudos em Linguagem.

  • 08/2006 - 08/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenadora de sessão no XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG.

  • 08/2006 - 08/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenadora de sessão no XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG.

  • 07/2006 - 08/2006

    Ensino, Especialização Língua Port/Lingüíst/Lit:texto e en, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos de referenciação I

  • 05/2006 - 05/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do teste seletivo para Professor colaborador na área de Língua Portuguesa.

  • 05/2006 - 05/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidenta da Banca de Concurso Público na área de Língua Portuguesa e Lingüística para Professor Efetivo.

  • 05/2006 - 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Professor Assistente.

  • 01/2004 - 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Programa Institucional e bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UEPG.,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico-Científico/PIBIC/CNPq/UEPG.

  • 09/2005 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado.

  • 08/2005 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Assessora da Coordenação do III CIEL.

  • 08/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do III Ciclo de Eventos em Lingüística.

  • 08/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Comissão organizadora do III CIEL.

  • 08/2005 - 08/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na Área de Língua Portuguesa e Lingüística.

  • 09/2003 - 08/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Port. PRORH no. 461/2003 - Representante docente do Departamento de Letras Vernáculas junto ao Colegiado Setorial de Ciências Humanas, Letras e Artes.

  • 09/2003 - 08/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado Setorial de Ciências Humanas, Letras e Artes.

  • 07/2005 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na área de Língua Portuguesa e Lingüística.

  • 06/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Participação Reunião Técnica Programa Iniciação Científica PIBIC/CNPq em Guarapuava.

  • 05/2005 - 05/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenadora de Sessão do V Encontro de Pesquisa da UEPG.

  • 04/2005 - 04/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Qualificação de Luzia Rita Chincoviaki.

  • 03/2005 - 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor colaborador na área de Língua Portugues e Lingüística.

  • 03/2003 - 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Consultora junto à coordenadoria de Integração e Capacitação de Profissionais de Ensino da rede Pública - CICAPE.

  • 11/2004 - 11/2004

    Serviços técnicos especializados , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Assessora de Coordenação do II CIEL.

  • 10/2004 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do II Ciclo de Eventos Lingüísticos.

  • 10/2004 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Comissão científica e transporte no II CIEL.

  • 07/2004 - 07/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Palestra : A escrita da língua portuguesa: a relação entre as letras e sons na alfabetização

  • 03/2004 - 07/2004

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à semântica.

  • 06/2004 - 06/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Recurso Humanos, Pró Reitoria de Recurso Humanos.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na Área de Língua Portuguesa e Lingüística.

  • 05/2004 - 05/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização

  • 05/2004 - 05/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenadora de sessão do IV Encontro de Pesquisa da UEPG - 4 h/a.

  • 05/2004 - 05/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Palestra - Os caminhos da Pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas - IV Encontro de Pesquisa da UEPG.

  • 05/2004 - 05/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenadora de sessão.

  • 04/2004 - 04/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Recurso Humanos, Pró Reitoria de Recurso Humanos.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na Área de Língua Portugues e Lingüística.

  • 03/2004 - 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Recurso Humanos, Pró Reitoria de Recurso Humanos.,Atividade realizada, Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professor Colaborador na Área de Língua Portuguesa e Lingüística.

  • 03/2003 - 02/2004

    Direção e administração, Recursos Humanos, Pró Reitoria de Recursos Humanos.,Cargo ou função, Port. PRORH 141/2003 -Designa para a função de Consultora junto à Coordenadoria de Integração e Capacitação de Profissionais de ensino da Rede Pública - CICAPE.

  • 12/2003 - 12/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Defesa de Mestrado de Neiva Lanzarini Zuchi.

  • 03/2000 - 12/2003

    Direção e administração, Universidade Eletrônica do Paraná, .,Cargo ou função, Articuladora do Tema 5 - Módulo II"Língua portuguesa como expressão cultural - conceitos e métodos".

  • 03/2000 - 12/2003

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática e língua, Princípios lingüísticos para a alfabetização, Técnicas de leitura

  • 10/2003 - 10/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado de Marcia Marlene Stentzler Garcia de Lima.

  • 08/2003 - 08/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Exame de Qualificação da mestranda Marcia Marlene Stentzler Garcia de Lima.

  • 08/2003 - 08/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Exame de Qualificação da mestranda Neiva Lanzarini Zuchi.

  • 08/2003 - 08/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Exame de Qualificação da mestranda Márcia Marlene Stentzler Garcia de Lima.

  • 03/2003 - 08/2003

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Port. PRORH 108/2003 - Designa para Representante Docente junto ao Colegiado Setorial do Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.

  • 06/2001 - 06/2003

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Pedagogia.,Cargo ou função, Port. PROAD. 308/2001 - Designada Membro do Colegiado de Curso de Pedagogia.

  • 05/2003 - 05/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Coordenadora de Sessão - III Encontro de Pesquisa.

  • 04/2003 - 04/2003

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A relação entre letras e sons na escrita do alfabetizando - I CIEL

  • 04/2003 - 04/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Serviço realizado, Assessora de Coordenação no I Ciclo de Eventos em Lingüística.

  • 04/2003 - 04/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Assessora de Coordenação no I Ciclo de Eventos em Lingüística.

  • 04/2003 - 04/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Assessora da Coordenação no I Ciclo de Eventos em Lingüística.

  • 02/2003 - 02/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Recurso Humanos, Pró Reitoria de Recurso Humanos.,Atividade realizada, Membro da Banca de Teste Seletivo para Professor Colaborador na Área de Língua Portuguesa e Lingüística.

  • 12/2002 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenadora da Sessão do X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG.

  • 11/2002 - 11/2002

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons

  • 11/2002 - 11/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons -12 h/a.

  • 03/2001 - 04/2002

    Extensão universitária , Universidade Eletrônica do Paraná, Curso Normal Superior.,Atividade de extensão realizada, Participação como Docente no Curso Normal Superior com Mídias Interativas.

  • 12/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da comissão para análise do memorial descritivo de Marcia Z. Vieira.

  • 02/2001 - 12/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Pedagogia.,Cargo ou função, Resol.CEPE/UEPG 141/2000 - Coordenadora Auxiliar da 3a. edição do Projeto de Ensino "O Estágio Curricular e a ação interdisciplinar no contexto das licenciaturas".

  • 08/2001 - 08/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora para o teste seletivo de Professor colaborador para a disciplina de Língua Portuguesa.

  • 03/2000 - 02/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenadora Auxiliar da 2a. edição do Projeto de Ensino "O Estágio curricular e a ação interdisciplinar no conrtexto das licenciaturas.

  • 05/2000 - 05/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da banca para análise do memorial descritivo de Dulce Elena de Barros.

  • 05/2000 - 05/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da banca para análise do memorial descritivo de Frutuoso Dreher simões.

  • 03/2000 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da banca para análise memorial descritivo de Marly Catarina Soares.

  • 03/2000 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, membro da banca para análise do memorial descritivo de Dulce Elena Coelho Barros.

  • 01/2000 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias das cursistas ANGELA MARIA MEN KLUPEL, LAURA CÉLIA SILVA e SONIA RUGINSKI DA SILVA, do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental 3o e 4o Ciclos..

  • 10/1999 - 10/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias das cursistas MARINA AMÉLIA HONORATO GODOY e NILDA REGINA DE CAMARGO, do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa.

  • 07/1999 - 08/1999

    Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, Curso Capacitação dos Profissionais de Ensino da Rede Pública/PROEX.

  • 08/1997 - 08/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Projeto de Pesquisa "Uma abordagem semântica do aspecto nas orações relativas"..

  • 04/1999 - 04/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da banca para análise do memorial descritivo de Silvana de Oliveira.

  • 01/1999 - 02/1999

    Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, Capacitação dos Profissionais de Ensino da Rede Pública/PROEX.

  • 08/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenadora auxiliar junto ao Projeto de Ensino "O estágio curricular e a ação interdisciplinar no contexto das licenciaturas, com período de execução para o ano de 1998.

  • 11/1998 - 11/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias da cursista NELLY ANADSKYJ, do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de 1o Grau.

  • 11/1998 - 11/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Componente da banca examinadora de concurso público para Professor Assistente, na área de Língua Portuguesa.

  • 10/1998 - 10/1998

    Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalhando a gramática no texto

  • 08/1998 - 08/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias das cursistas CECÍLIA TLUMASKI e MARIA LÚCIA K. KERKASCZ, Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa.

  • 08/1998 - 08/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias das cursistas CELENIR DA CONCEIÇÃO SUTIL BUENO e CLEUSA REGINA MACHADO do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa.

  • 08/1998 - 08/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Presidente de banca do trabalho de conclusão de Curso-Monografias das cursistas MARIA JUSSARA BANKS DITZEL e REJANE LOPES BITENCOURT, do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa.

  • 02/1998 - 02/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Componente da banca examinadora de concurso público para Professor Assistente, na área de Linguística da Língua Portuguesa.

  • 02/1997 - 02/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Componente da banca examinadora de concurso público para Professor Assistente, na área de Língua Portuguesa.

  • 12/1995 - 12/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Componente da banca examinadora de concurso público para Professor Assistente, na área de Língua Portuguesa.

2009 - 2009

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Sem enquadramento funcional

Outras informações:
Atuação como membro da Comissão Julgadora do concurso Público para Professor Assistente na Área de Conhecimento de Língua Espanhola no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR, no período de 30/março a 03/abri/2009.

2001 - 2001

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Outras informações:
Participação como Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado "Estereótipos culturais no ensino/aprendizagem de português para estrangeiros" apresentada por Carla Anéte Berwing em 30/11/2004.PresidenteDra. Elena Godoi; Membro Dra. Gertrud Friedrich Frahm.

2000 - 2000

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro de Banca, Carga horária: 0

Atividades

  • 11/2004 - 11/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado de Carla Anéte Berwing.

  • 12/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado de Rosita Maria Bastos dos Santos, Área de Letras.

  • 04/2000 - 04/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado da candidata Regina Maria Vink, área de Letras.

2008 - 2008

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Não há

Outras informações:
Assessoria Externa da Pró-Reitoria de Extensão da UEL. Análise e parecer do Projeto "Línguagem: Ponte para a cidadania"

2006 - 2006

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

2002 - 2002

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

2001 - 2001

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

2000 - 2000

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2008 - 03/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade realizada, Assessora Externa "ad hoc" Projeto de Extensão.

  • 12/2007 - 12/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro de Banca de Defesa de Doutorado de Isabel Cristina Cordeiro.

  • 10/2007 - 10/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro de Banca de Qualificação de Doutorado.

  • 03/2006 - 03/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado de Clicy Anny de O. Santos.

  • 06/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Participação reunião técnica do PIBIC/CNPQ das IES PR.

  • 06/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Assessor Cintífico Reunião Técnica Aval Bolsas PIBIC/CNPq/UEL/UEPG/UEM/UNICENTRO.

  • 03/2002 - 03/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Membro de banca Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado em Letras de Aparecida de Fátima Peres.

  • 02/2001 - 02/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado de Isabel Cristina Cordeiro, área de Letras..

  • 10/2000 - 10/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Atividade realizada, Membro da Banca de Exame de Qualificação de Mestrado de Isabel Cristina Cordeiro,área de Letras.

2013 - 2013

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Estudos LIcença Sabática, Enquadramento Funcional: Licença Sabática

Outras informações:
Licença Sabática para realizar estudos no Programa de Pós-graduação em Letras da UNIOESTE, em Cascavel, no período de 27 de junho a 26 de dezembro de 2013. Ministramos dois módulos, no período da Licença Sabática, "As preposições e a indicação de tempo e espaço" e "As preposições predicadoras e funcionais e seus argumentos", na disciplina Processos Argumentativos e Textualidade, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, Área de concentração em Linguagem e Sociedade , nível Mestrado e Doutorado.

2005 - 2005

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

2004 - 2004

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

2001 - 2001

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Comunicação e Artes, Colegiado de Pedagogia.,Serviço realizado, Parecerista da Revista Educere et Educare do Colegiado de Pedagogia.

  • 05/2004 - 05/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Membro colaboradora do Grupo de Pesquisa.

  • 03/2007 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Oficina.

  • 06/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Colóquio Discutindo o ensino da língua portugues.

  • 11/2004 - 11/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Centro de Educação Comunicação e Artes.,Atividade realizada, Banca Examinadora da Defesa de Dissertação de Sanimar Busse.

  • 06/2004 - 06/2004

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Diretoria de Pesquisa.,Serviço realizado, Assessor Científico na Reunião Técnica de Avaliação e Seleção das Solicitações de Bolsas do Programa de Bolsas do PIBIC.

  • 11/2001 - 11/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Artes, Centro de Educação e Artes.,Atividade realizada, Banca Examinadora do 22o. Concurso Público de Docentes na área de língua portuguesa.

  • 09/2001 - 09/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.,Atividade realizada, Palestra "Revisitando a categoria do verbo".

  • 08/2001 - 08/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Artes, Centro de Educação e Artes.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora do concurso para professor Assistente, na área de Letras.

2005 - 2005

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

2004 - 2004

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Consultora ad hoc na análise de artigo científico submetido à publicação no Livro de Trabalhos Completos do XV Seminário de Pesquisa da UNICENTRO "A relação entre tradução e "original": um outro mesmo texto"

2003 - 2003

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Consultora ad hoc na análise de projeto de pesquisa "a nálise da refer6encia de segunda pessoa: variação no indivíduo e na comunidade"

2002 - 2002

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Análise de projeto de pesquisa

2001 - 2001

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Banca Examinadora Teste Seletivo Professor Co, Carga horária: 0

2000 - 2000

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2005 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Atividade realizada, Participação como Membro do Comitê Assessor Local no XIV Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC.

  • 08/2005 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Comissão de Pesquisa.,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise de artigo científico do Livro do XV Seminário de Pesquisa da UNICENTRO.

  • 08/2004 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise de artigo científico para o Livro de Trabalhos completos do XV Seminário de Pesquisa da UNICENTRO.

  • 01/2004 - 01/2004

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa.,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise do artigo científico "A relação entre tradução e "original": um outro mesmo texto"..

  • 12/2003 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, .,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise de artigo científico "A relação entre tradução e "original" : um outro mesmo texto".

  • 06/2003 - 06/2003

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, .,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise do projeto: "Análise da referência de segunda pessoa: variação do indivíduo na comunidade".

  • 12/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, Pesquisa.,Serviço realizado, consultora ad hoc na análise do projeto "A felicidade pela leitura. Prolegômenos para uma nova arte de estudar e um renascimento "studia humanitatis.

  • 05/2001 - 05/2001

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Pesquisa, Pesquisa.,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise do projeto "As mudanças lingüísticas em ação: as formas de tratamento e as relações sociais.

  • 03/2001 - 03/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão Especial de Concurso Comesc, Comissão Especial de Concurso Comesc.,Atividade realizada, Banca Examinadora de Teste Seletivo Professor Colaborador.

  • 01/2000 - 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Comissão Especial de Concurso Comesc, Departamento de Letras.,Serviço realizado, Consultora ad hoc na análise do projeto "A concepção ideológica do macho e da femêa em propagandas dirigidas".

2007 - 2007

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Coordenadora de sessão EAIC, Enquadramento Funcional: Professora convidada

Outras informações:
EAIC Maringá 2007

2003 - 2003

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

2003 - 2003

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Ministrei o minicurso " A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização. Universidade Estadual de Maringá Evento de Extensão - XVISemana de Letras - Outras Palavras"

2000 - 2000

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro de Banca, Carga horária: 0

2000 - 2000

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 06/2007 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Consultora da Reunião Técnica de Processo de Seleção de Projetos do PIBIC.

  • 04/2003 - 04/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A escrita da língua portuguesa: a relação entre letras e sons na alfabetização, Minicurso

  • 06/2000 - 06/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Defesa da Dissertação de Mestrada de Maria de Fátima Pereira de Sena,Mestrado em Lingüística Aplicada.

  • 03/2000 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora do Exame de Qualificação da Pós -Graduanda MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE SENA, do Curso de Mestrado em Linguística Aplicada.

2002 - 2002

Universidade Estadual Paulista Campus de Marília

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 06/2002 - 06/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Videoconferências sobre Gramática

2001 - 2001

Faculdades Integradas de Palmas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 8

Outras informações:
Curso ministrado aos sábados.Total de 45 h/a

Atividades

  • 05/2001 - 05/2001

    Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicolingüística

2000 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro de Banca, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2000 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado da candidata APARECIDA FEOLA SELLA, área de Filologia e Linguística Portuguesa..

2000 - 2000

Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Turismo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 07/2000 - 07/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Itararé, Prefeitura Municipal de Itararé.,Atividade realizada, Curso " A leitura e a produção de textos".

1999 - 1999

Centro Universitario Campos de Andrade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: sem vínculo, Carga horária: 0

Outras informações:
Palestra "A Lingüística Hoje".

Atividades

  • 09/1999 - 09/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciência Humanas, Setor de Ciência Humanas.,Atividade realizada, Palestra.