Marise Santos Maranhão Takano

Engenheira Civil com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília. Atualmente é docente no Instituto Federal de Goiás e pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (UnB), Observatório Nacional de Segurança Viária (UFPR), Metabotix: Laboratório de Robótica Educacional, Inovação, Software Livre e Cultura Maker (IFG).

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Transportes

2012 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Metodologia para análise dos efeitos dos estágios no ciclo de vida no comportamento de viagem
, Ano de obtenção: 2018. Pastor Willy Gonzales Taco. Palavras-chave: Travel Behaviour; Modelos Longitudinais em Transportes.Grande área: Engenharias

Mestrado em Transportes

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: Análise da Influência da Forma Urbana no Comportamento de Viagens Encadeadas com Base em Padrões de Atividades
, Ano de Obtenção: 2010.Pastor Willy Gonzales Taco.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2023 em Matemática

2020 - Atual

Universidade Católica de Brasília
Ano de interrupção: 2023

Graduação em Engenharia Civil

2000 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Estudo das possibilidades de Integração ônibus-metrô em Águas Claras - DF
Orientador: Jose Augusto Abreu Sa Forte

Formação complementar

2023 - 2023

ROAD SHOW ABGD HUAWEI SOLAR. (Carga horária: 4h). , Huawei do Brasil Telecomunicações - São Paulo, Huawei/SP, Brasil.

2020 - 2020

Modelo de barras en la ensenanza de matemática de educación primária. (Carga horária: 10h). , Marshall Cavendish Education, MC, Chile.

2020 - 2020

Curso de Formação para Docência no Ambiente Virtual Moodle. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.

2020 - 2020

Iramuteq: Análise de Dados Textuais em Pesquisas de Mobilidade Urbana.. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2020 - 2020

Ferramenta para gravação de vídeoaulas. (Carga horária: 5h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação para Docência no Ambiente Virtual Moodle. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.

2019 - 2019

Oficina Internacional Matemática Singapura. (Carga horária: 10h). , Marshall Cavendish Education, MC, Chile.

2015 - 2015

Gestão de Projetos. (Carga horária: 2015h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Topografia Aplicada. (Carga horária: 20h). , CPE Tecnologia, CPE, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Gestão de transportes com SIG:Network Analyst. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Formação Docente para uso de Novas Mídias. (Carga horária: 120h). , Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.

2012 - 2012

Programa Treinamento no uso Portal de Periódicos. (Carga horária: 24h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Modelos de Escolha Discreta em Transportes. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

Análise Espacial com ArcGIS. (Carga horária: 24h). , ACADEMIA GIS IMAGEM, IMAGEM, Brasil.

2009 - 2009

Orbital and Airborne Remote Sensing Data Fusion. (Carga horária: 16h). , Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, SBSR, Brasil.

2009 - 2009

Introdução ao ArcGIS Desktop. (Carga horária: 40h). , ACADEMIA GIS IMAGEM, IMAGEM, Brasil.

2007 - 2007

MS-Project. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.

Organização de eventos

TAKANO, M.S.M. . Semana de Educação, Ciência e Tecnologia - SECITEC 2014. 2014. (Exposição).

Participação em eventos

17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 17º SICT.Estudos luminotécnicos e análise do consumo energético utilizando o software DIALux Evo.. 2024. (Seminário).

17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 17º SICT.Avaliação da qualidade de calçadas no município de Luziânia - GO. 2024. (Seminário).

17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 17º SICT.Avaliação da Qualidade das Calçadas do Entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia. 2024. (Seminário).

Campus Party Brasília.Metabotix: Laboratório de metareciclagem - Desenvolvimento de materiais didáticos para ensino em engenharia. 2024. (Encontro).

FEIRA INTEGRADA DE CIÊNCIA DO IFG - FECIN. Projetos, especificações e maquetes de habitações populares: requisitos para aprovação em prefeituras.. 2023. (Feira).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2023.Projetos, especificações e maquetes de habitações populares: requisitos para aprovação em prefeituras.. 2023. (Seminário).

Campus Party Goiás - CPGOIÁS 2.Prototipagem rápida para produção de recursos didáticos para ensino em Engenharia. 2022. (Outra).

I9Luz: Feira do Empreendedor - Sebrae Goiás. Exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de engenharia IFG campus Luziânia. 2022. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2022. Oficina de maquetes. 2022. (Exposição).

14º Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICT 2021.Avaliação do nível de serviço em calçadas: Estudo de Caso no município de Luziânia - GO. 2021. (Seminário).

14º Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SICT 2021.Avaliadora de projetos de Iniciação Científica. 2021. (Seminário).

Ciência das Alturas.Avaliação do nível de serviço em calçadas: Estudo de caso em Luziânia - GO. 2021. (Seminário).

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal - EnedIF.Mesa de autógrafos livro Comportamento em Transportes: teorias, análises e perspectivas. 2021. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2021. 2021. (Oficina).

V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex). 2021. (Simpósio).

13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Avaliação da Qualidade das calçadas no município de Luziânia - GO. 2020. (Seminário).

Projeto WIFI/ IFGoiano. Educação para o Trânsito e Maio Amarelo. 2020. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2020. 2020. (Seminário).

XXXIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET. 2020. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2019.As maravilhas do Mundo em Lego. 2019. (Oficina).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2019. Exposição de Desenhos em Perspectiva. 2019. (Exposição).

Seminário Local de Iniciação Científica IFG Luziânia.Avaliação da Qualidade de Calçadas no Município de Luziânia - GO. 2019. (Seminário).

XXXIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANPET. 2019. (Congresso).

Ciclo de Debates:Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. 2018. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2018.As maravilhas do mundo em LEGO.. 2018. (Oficina).

XXXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANPET. 2018. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2017.Conhecendo o IFG - Apresentação do Laboratório de Desenho Técnico. 2017. (Oficina).

II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidades para Cidades Sustentáveis. 2014. (Seminário).

VI Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e e sustentántável (Pluris). Comportamento do Idoso no Espaço Urbano: Um Estudo na Região Metropolitana de São Paulo. 2014. (Congresso).

XVIII Congreso Panamericano de Ingeniería de Tránsito, Transporte y Logística (PANAM 2014). Método de Localização de Estações Ferroviárias Urbanas com Diagramas de Voronoi: Um aplicação ao eixo sul de Brasília-Brasil.. 2014. (Congresso).

XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET. 2014. (Congresso).

Semana Nacional da Educação, Ciência e Tecnologia - SECITEC 2013.Modelagem de Demanda em Transportes: Modelo 4 etapas.. 2013. (Outra).

IV Workshop de Transporte: Transporte e Mobilidade Sustentável para Grandes Eventos. 2012. (Encontro).

7ª Aliança das Capitais: ?Transporte e Mobilidade Urbana?. 2010. (Encontro).

XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto-SBSR.Análise temporal do consumo de espaço urbano derivado de transporte metroviário e sua relação com padrões de deslocamento por meio de sensoriamento remoto e sistema de informações geográficas. 2009. (Simpósio).

Seminário Nacional NTU - Mobilidade nas Cidades Brasileiras. 2008. (Seminário).

Tecnologias de Sensoriamento Remoto para Identificação e Monitoramento das Mudanças no Uso e Ocupação dos Solos Urbanos Associados aos Sistemas de Transportes. 2008. (Oficina).

XXII ANPET - Congresso de Pequisa e Ensino em Transporte.. Estudo da Mobilidade dos Usuários de um Campus Universitário por Meio da Análise de Padrões de Viagens Encadeadas Baseadas em Atividades. 2008. (Congresso).

XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano. A integração física com o metrô e a melhoria na mobilidade para os usuários do transporte público coletivo. estudo de caso: Águas Claras DF.. 2007. (Congresso).

XXI ANPET - Congresso de Pequisa e Ensino em Transporte.. 2007. (Congresso).

Fórum Volvo de Segurança no Trânsito. Qual o tamanho da violência nas cidades brasileiras?. 2003. (Outra).

Participação em bancas

BORGES, C. R.TAKANO, M.CASTRO, M. P. B.. Banca Examinadora de Concurso Público para Docente Substituto do IFG Campus Luziânia. 2021. Iinstituto Federal de Goiás - CAMPUS LUZIANIA.

TAKANO, M.S.M.BORGES, D. C.. Banca Examinadora de Concurso Público para Docente Substituto do IFG Campus Luziânia.. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

BORGES, D. C.TAKANO, M.S.M.MARTINS, R. A. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Docente Substituto do IFG Câmpus Luziânia. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

TAKANO, M.S.M.; MENEZES, W. P.. Membro da comissão de Avaliação In locu dos curso de Edificações do IFGoiâno Campus Trindade. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade.

PINTO, M. A. B.BORGES, D. C.TAKANO, M.S.M.. Membro do Conselho Departamental do Câmpus Luziânia. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

MENEZES, W. P.;TAKANO, M.S.M.. Membro do Conselho Departamental do Câmpus Luziânia. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Orientou

João Felipe Santos de Morais

Estudo luminotécnico dos ambientes acadêmicos: simulações com uso do DIALux evo; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafael Mendes de Paula

Avaliação comparativa entre o traçado atual e projetado para o trem urbano Brasília-Luziânia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Diego Rosa Mota

Modelo Funcional para o Trem Luziânia-Brasília: Uma Proposta de Integral e Desenvolvimento Regional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Rafael Bandeira de Melo

Logística Empresarial: Análise Multicritérial para a Escolha de Serviços de Entrega em Distribuidoras de Medicamentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Luanne Melo chaves

Logística Empresarial: Análise Multicritérial para a Escolha de Serviços de Entrega em Distribuidoras de Medicamentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Maria Eduarda dos Santos Fernandes

Avaliação da qualidade de calçadas no município de Luziânia - GO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Maria Clarice de Oliveira Ferreira

Avaliação da qualidade de calçadas no munícipio de Luziânia - GO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Leandro Benevinuto Alves

Avaliação da qualidade de calçadas no munícipio de Luziânia - GO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Letícia Lima Fernandes

Estudos luminotécnicos e análise do consumo energético utilizando o software DIALux Evo; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Geovanna Silva dos Santos

Estudos luminotécnicos e análise do consumo energético utilizando o software DIALux Evo; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Maria Theresa Meireles

Avaliação do nível de serviço em calçadas: Estudo de caso no município de Luziânia - GO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Pedro Vitor Sobrinho

Avaliação do nível de serviço em calçadas: estudo de caso no município de Luziânia - GO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Lais Santana Reis; Millainy Ferreira Mendes

Avaliação da Qualidade de Calçadas em Luziânia: Revisão sistemática da literatura; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Millainy Ferreira Mendes

Avaliação da qualidade das calçadas no município de Luziânia - GO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Ana Carolina de Souza Dantas

Configuração Espacial e Desenho Urbano de Luziânia: Análise dos elementos da malha urbana pela sintaxe espacial; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Sara Matos dos Santos

Avaliação da Qualidade das Calçadas do Entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia; ; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Nicolly Clara Lemes

Avaliação da Qualidade das Calçadas do Entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia; ; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Matheus José Gomes Leite

Avaliação da Qualidade das Calçadas do Entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Marise Santos Maranhão Takano;

Produções bibliográficas

  • MOTA, D. R. ; TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G . A Method Using GIS Integrated Voronoi Diagrams for Commuter Rail Station Identification: A Case Study from Brasilia (Brazil). PROCEDIA: SOCIAL AND BEHAVIORAL SCIENCES , v. 162, p. 477-486, 2014.

  • TACO, P.W.G (Org.) ; LUIZA NETO, I. (Org.) ; SANTOS, L. S. (Org.) ; TAKANO, M.S.M. (Org.) ; FEITOSA, Z. (Org.) . Comportamentos em Transportes: Teorias, análises e perspectivas (impresso). 1/2. ed. Goiânia: Editora IFG, 2024. v. 1. 292p .

  • TACO, P.W.G (Org.) ; LUIZA NETO, I. (Org.) ; SANTOS, L. S. (Org.) ; TAKANO, M.S.M. (Org.) ; FEITOSA, Z. (Org.) . Comportamento em transportes: teorias, análises e perspectivas (online). 1. ed. Goiânia: IFG, 2021. 221p .

  • LUIZA NETO, I. ; TAKANO, M.S.M. ; SANTOS, L. S. ; TACO, P.W.G . Comportamento em transportes: aspectos teóricos e novas perspectivas (impresso). In: Pastor Willy Gonzales Taco; Ingrid Luiza Neto; Lilian da Silva Santos; Marise Santos Maranhão Takano, Zuleide Feitosa. (Org.). Comportamento em transportes: teorias, análises e perspectivas. 2/2ed.Goiânia: Editora IFG, 2024, v. 1, p. 13-36.

  • TAKANO, M.S.M. ; Sobrinho, P.V. ; Meireles, M.T. . Avaliação do nível de serviço em calçadas:Estudo de caso no município de Luziânia - GO. Ciência Brasileira:Multiplos olhares - Arquitetura,Urbanismo, Engenharia Civil, Mobilidade, Cidades.. 1ed.São Paulo: L3 Tecnologia, 2023, v. 1, p. 1-16.

  • LUIZA NETO, I. ; TAKANO, M. ; SANTOS, L. S. ; TACO, P.W.G . Comportamento em transportes: aspectos teóricos e novas perspectivas (online). In: Pastor Willy Gonzales Taco; Ingrid Luiza Neto; Lilian da Silva Santos; Marise Santos Maranhão Takano, Zuleide Feitosa. (Org.). Comportamento em transportes: teorias, análises e perspectivas.. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2021, v. 1, p. 13-36.

  • MOTA, D. R. ; TACO, P.W.G ; TAKANO, M. . Trem Luziânia-Brasília: Uma proposta de integração e desenvolvimento regional. Canal Ciência . Textos de Divulgação Científica.

  • MOTA, D. R. ; TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G . Método de Localização de Estações Ferroviárias Urbanas com Diagramas de Voronoi: Um aplicação ao eixo sul de Brasília-Brasil.. In: XVIII Congreso Panamericano de Ingeniería de Tránsito, Transporte y Logística (PANAM 2014), 2014, Santander- Cantabria - Espanha. Actas del XVIII Congreso Panamericano de Ingeniería de Tránsito, Transporte y Logística (PANAM 2014). Santander, 2014. v. 1.

  • BARBOSA, R. R. ; TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G . Comportamento do Idoso no Espaço Urbano: Um Estudo na Região Metropolitana de São Paulo. In: 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável. (Pluris 2014), 2014, Lisboa. Anais do 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável., 2014.

  • SILVA, E. F. F. ; MELO, W. C. ; BERTAZZO, A. B. S. ; ARRUDA, F. S. ; TAKANO, M.S.M. . Fatores que influenciam a escolha do modo automóvel em viagens a instituições de ensino superior em Brasília- DF. In: 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável. (Pluris 2014), 2014, Lisboa. Anais do 6º Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável., 2014.

  • TAKANO, M.S.M. ; SILVA, A. H. ; TACO, P.W.G . Análise Temporal do Consumo de Espaço Urbano Derivado de Transporte Metroviário e sua Relação com Padrões de Deslocamento por Meio de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto-SBSR, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2009. v. Único. p. 6313-6320.

  • TAKANO, M.S.M. ; SILVA, A. H. ; TACO, P.W.G . How a metro system changed urban land use patterns in the metropolitan region of a Brazilian city: a spatiotemporal analysis. In: CUPUM 2009. 11th International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management, 2009, Hong Kong. Proceedings 11th Computers in Urban Planning and Urban Management (CUPUM), Hong Kong, Chinal, 16-18 June, 2009, 2009. v. 1. p. 1-18.

  • TACO, P.W.G ; SANTOS, L. S. ; TAKANO, M.S.M. . Análise de Padrões de Viagens Encadeadas Baseada em Atividades: Uma Aplicação para o Diagnóstico da Mobilidade no Campus da Universidade de Brasília. In: 3º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - Pluris, 2008, Santos - SP. Anais do 3º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - Pluris, 2008. v. 1.

  • SANTOS, L. S. ; TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G ; SILVA, A. H. . Estudo da Mobilidade dos Usuários de um Campus Universitário por Meio da Análise de Padrões de Viagens Encadeadas Baseadas em Atividades. In: XXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANPET, 2008, Fortaleza / CE. XXII ANPET, 2008, Fortaleza. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes, PROCEEDINGS - CD, 2008, 2008.

  • TAKANO, M.S.M. ; TEDESCO, G. M. I. . Utilização de Técnicas de Roteirização na Definição de Linhas Circulares para Campi Universitários. In: XXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANPET, 2008, Fortaleza / CE. XXII ANPET, 2008, Fortaleza. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes, PROCEEDINGS - CD, 2008, 2008.

  • TAKANO, M.S.M. ; Maranhão, M.S. ; TEDESCO, G. M. I. ; FORTES, J. A. A. S. . A Integração Intermodal com o Metrô e a Melhoria na Mobilidade para os Usuários do Transporte Público Coletivo. Estudo de Caso: Águas Claras - DF.. In: XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público e Urbano, 2007. v. 1.

  • BENEVINUTO, L. A. ; FERNANDES, M. E. S. ; FERREIRA, M. C. O. ; TAKANO, M.S.M. . Avaliação da qualidade de calçadas no munícipio de Luziânia - GO. In: 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 17º SICT, 2024, Goiânia. Anais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) do IFG. Goiânia: Editora IFG, 2024. v. 17.

  • FERNANDES, L. L. ; TAKANO, M.S.M. . Estudos luminotécnicos e análise do consumo energético utilizando o software DIALux Evo.. In: 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 17º SICT, 2024, Goiânia. Anais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) do IFG. Goiânia: Editora IFG, 2024. v. 17.

  • Meireles, M.T. ; Sobrinho, P.V. ; TAKANO, M.S.M. . Avaliação do nível de serviço em calçadas: estudo de caso no município de Luziânia ? GO.. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, 2021, Goiânia. Anais do 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG - 2021. Goiânia: Editora IFG, 2021. v. 14.

  • REIS, L. S. ; MENDES, M. F. ; TAKANO, M.S.M. . Avaliação da qualidade das calçadas no entorno do campus IFG Luziânia. In: Seminário de iniciação científica e tecnológica do IFG, 2020, Goiânia. Anais do 13° Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Goiânia: Editora IFG, 2020. v. 13.

  • DANTAS, A. C. S. ; TAKANO, M.S.M. . Configuração espacial e desenho urbano de Luziânia: uma análise pela teoria da sintaxe espacial.. In: Seminário de iniciação científica e tecnológica do IFG, 2016, Goiânia. Anais do 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 2016. Goiânia: Editora IFG, 2016. v. 10.

  • Sobrinho, P.V. ; Meireles, M.T. ; TAKANO, M. . Avaliação do Nível de serviço em calçadas: Estudo de caso no município de Luziânia - GO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REIS, L. S. ; MENDES, M. F. ; TAKANO, M.S.M. . Avaliação da Qualidade de Calçadas em Luziânia: Entre normas técnicas, legislação urbanística e métodos de pesquisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, A. C. S. ; TAKANO, M.S.M. . Configuração espacial e desenho urano de Luziânia: Uma análise pelos elementos da malha urbana.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, D. R. ; TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G . Método de Localização de Estações Ferroviárias Urbanas com Diagramas de Voronoi: Um aplicação ao eixo sul de Brasília-Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, M.S.M. . Modelagem de Demanda em Transportes: Apresentação do Modelo 4 etapas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKANO, M.S.M. ; SILVA, A. H. ; TACO, P.W.G . Análise Temporal do Consumo de Espaço Urbano Derivado de Transporte Metroviário e sua Relação com Padrões de Deslocamento por Meio de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, M.S.M. ; TEDESCO, G. M. I. . Utilização de Técnicas de Roteirização na Definição de Linhas Circulares para Campi Universitários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, M.S.M. . Estudo da Mobilidade dos Usuários de um Campus Universitário por Meio da Análise de Padrões de Viagens Encadeadas Baseadas em Atividades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, M.S.M. ; TEDESCO, G. M. I. ; FORTES, J. A. A. S. . A Integração Intermodal com o Metrô e a Melhoria na Mobilidade para os Usuários do Transporte Público Coletivo. Estudo de Caso: Águas Claras - DF.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, D. R. ; TACO, P.W.G ; TAKANO, M.S.M. . Trem Luziânia-Brasília: Uma proposta de integração e desenvolvimento regional 2013 (Textos de Divulgação Científica).

Outras produções

TAKANO, M.S.M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFBA/FAPESB/CNPq. EDITAL Nº 01. IFBA. 2024.

TAKANO, M.S.M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFMS. Edital 028/2023 - Propi / IFMS. 2023.

TAKANO, M.S.M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DI IFG. EDITAL Nº 19 PROPPG/IFG. 2023.

TAKANO, M.S.M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFBA. EDITAL Nº 06 PRPGI/ IFBA. 2023.

TAKANO, M.S.M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO DO IFG. EDITAL 04/2023/PROEX/IFG. 2023.

TAKANO, M.S.M. . PARECERISTA AD HOC PARA A SELEÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO DO IFG. Edital nº 25/2023/PROEN/IFG. 2023.

TAKANO, M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFBA . Edital nº 02/2022/PRPGI. 2022.

TAKANO, M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/PIBIC-Af) DO IFG - Edital nº 15/2022. 2022.

TAKANO, M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375095004. 2021.

TAKANO, M. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG. Edital Nº 017/2021. 2021.

TAKANO, M. . Assessoria à direção do campus Luziânia - IFG em serviços de engenharia. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375094514. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375088572. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375086259. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375085025. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375081616. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375080356. 2021.

TAKANO, M.S.M. . CONSULTORIA AD HOC DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFG nº 2021355375074949. 2021.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Manual de Controle do Transporte Rodoviário de Passageiros. 2008.

Equipe TRP - CEFTRU ; TAKANO, M.S.M. ; Maranhão, M.S. . Relatório de Atualização da Base de Dados do SGP. 2007.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Atualização - Trechos Municipais. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Atualização - Trechos Federais.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Atualização - Trechos Estaduais. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Verificação das Diferenças de Extensão e Tarifas entre TRANSP e SGP - Procedimentos adotados.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório Geral de Cadastramento de Multas - Período 06/06 a 06/07. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; TAKANO, M.S.M. ; Maranhão, M.S. . Pesquisas Desenvolvidas sobre o Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Análise das Técnicas de Avaliação das Poluições Sonora e Atmosférica no Sistema de Monitoramento de Terminais - SISMONT.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Manual de Atendimento aos usuários e registro de ocorrências - versão 2007.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Manual do Usuário do Sistema - SISMONT.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Metodologia do Programa de Monitoramento de Transporte Insterestadual de Passageiros - Manual de Operação Versão 2007. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Metodologia do Programa de Monitoramento de Transporte Interestadual de Passageiros - Manual do Coordenaror versão 2.0.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Análise do Sistema de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros - Terminais Monitorados no DF e Entorno.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Análise dos Dados de Fiscalização do Transporte Semi-Urbano - Ano Base 2006/2.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Propostas de Automação do SISMONT - Volume I.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Proposta de Automação do SISMONT - Volume II.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Relatório de Propostas de Integração SGP x SISMONT.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; TAKANO, M.S.M. ; Maranhão, M.S. . Sistema de Indicadores do Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros.. 2007.

Equipe TRP - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Manual do Usuário do Sistema - SISMONT / Módulo de Apuração de Ocorrências. 2007.

Equipe TER - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Contextualização do Transporte Escolar. 2007.

Equipe TER - CEFTRU ; Maranhão, M.S. ; TAKANO, M.S.M. . Levantamento de dados para a caracterização do transporte escolar - Relatório Geral sobre Trabalho de Campo. 2006.

TAKANO, M.S.M. . Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao ensino médio IFG campus Luziânia. 2013. (comissão).

TAKANO, M.S.M. ; TACO, P.W.G . Georreferenciamento de Imagens Aéreas e Análise de Dados Espaciais em Transportes com ArcGIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Estudos luminotécnicos e análise de eficiência energética utilizando o software DIALux Evo., Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar estudos luminotécnicos e análise de eficiência energética a partir de simulações em áreas acadêmicas com o uso do software DIALux Evo. São analisadas necessidades de intervenção para melhorias na iluminação desses locais considerando o conforto e acuidade visual bem como a eficiência energética dos locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marise Santos Maranhão Takano - Coordenador / Letícia Lima Fernandes - Integrante / Geovanna Silva dos Santos - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Observatório Nacional de Segurança Viária, Descrição: O Grupo de Pesquisa Observatório Nacional de Segurança Viária foi criado a partir do histórico de cooperação entre a Universidade Federal do Paraná e a organização da sociedade civil "Observatório Nacional de Segurança Viária" na produção de conteúdo científico voltado ao estudo do comportamento dos usuários, das características das vias e do ambiente, da segurança veicular e da gestão da segurança viária. A condução do 1 Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro desde 2018 consiste em seu principal projeto estruturador. A partir da articulação entre pesquisadores, estudantes, técnicos e colaboradores estrangeiros, a produção do grupo de pesquisa orienta-se pela busca de uma repercussão nacional em temas relacionados direta ou indiretamente à segurança viária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (13) . , Integrantes: Marise Santos Maranhão Takano - Integrante / Mariana Paiva - Integrante / Jorge Tiago Bastos - Coordenador / Luciana Araújo Azevedo - Integrante / José Gustavo Venâncio da Silva Ramos - Integrante / Denis Biolkino de Sousa Pereira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da qualidade de calçadas nos municípios goianos de Luziânia e Goiânia, Descrição: O projeto tem como objetivo a definição de metodologia, elaboração e validação de instrumentos de coleta de dados, bem como a análise de técnicas de análise de dados para a avaliação da qualidade de calçadas em Luziânia e Goiânia a partir de critérios como acessibilidade, segurança, conforto, atratividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marise Santos Maranhão Takano - Coordenador / Mariana Paiva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pastor Willy Gonzales Taco em 26/03/2024., Descrição: O Grupo de pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias visa a apropriação de conhecimento em transportes relacionado com as teorias do Travel Behaviour e consequentemente o desenvolvimento de novas abordagens nos transportes. Dentre elas destacam-se: "Estilo de Vida" e "Estágio no ciclo de vida" como condicionantes subjacentes aos indivíduos, que definem as manifestações das suas escolhas para concretizar suas viagens. Essas manifestações terminam sendo atendidas pela mobilidade e accessibilidade dos sistemas de transporte. Sendo essas resultado das ações de mobilidade e acessibilidade implementadas pelos gestores com base nas políticas publicas. Assim, uma repercussão é no desenvolvimento de conhecimento para subsidiar os gestores na implementação de políticas publicas em transportes. Um outro aspecto é que a partir do entendimento do comportamento em transportes dos indivíduos, podem ser avaliadas as diversas tecnologias existentes para mobilidade e acessibilidade e propor adaptações e novos desenvolvimentos de acordo à realidade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Marise Santos Maranhão Takano - Integrante / Lílian da Silva Santos - Integrante / Diego Rosa Mota - Integrante / Fabiana Serra De Arruda - Integrante / Pastor Willy Gonzales Taco - Coordenador / Ingrid Luiza Neto - Integrante / Zuleide Feitosa - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Metabotix:Laboratório de Robótica Educacional, Inovação, Software Livre e Cultura Maker, Descrição: O Metabotix visa a consolidação de um laboratório de inovação social, de modo a incrementar as atividades de ensino e pesquisa, e fomentar o intercâmbio entre escolas públicas da região e empresas, através de parcerias. Os participantes poderão se relacionar e se expressar com a tecnologia utilizando conceitos de Robótica, Aprendizagem Criativa, IoT (Internet das Coisas), audiovisual, games, modelagem e prototipagem (impressão 3D, Scanner 3D, entre outras). Para isso, o laboratório tem como pilares a criatividade, a aprendizagem criativa, a escalabilidade e a sustentabilidade.No intento de contribuir para a ampliação da ciência e tecnologia, o grupo proponente atuará nas seguintes áreas: Informática, Química, Engenharia Civil, Ensino, Popularização da Ciência, Raciocínio Lógico, Robótica e Impressão 3D.A Equipe proponente é composta por docentes, discentes, egressos e membros da comunidade externa, motivados a pensar metodologias que ampliem a cultura maker/STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) a partir de projetos de iniciação científica, ensino e extensão tecnológica na comunidade interna e externa do IFG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) . , Integrantes: Marise Santos Maranhão Takano - Integrante / Camiila Rodrigues Borges - Integrante / Moema Patrícia Barros de Castro - Integrante / Christiane Borges Santos - Coordenador / SIMONE PAIXÃO ARAÚJO - Integrante / DIEGO ARANTES TEIXEIRA PIRES - Integrante / AUDIR DA COSTA OLIVEIRA FILHO - Integrante.

Prêmios

2013

5º Lugar - 9º Concurso de Monografia CBTU 2013. Modelo funcional para o trem Luziânia-Brasília: uma proposta de integração e desenvolvimento regional.Mota, D.R. ;Taco,P.W.G.;Takano, M.S.M., Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Luziânia. , Rua São Bartolomeu, Vila Esperança, 72811580 - Luziânia, GO - Brasil, Telefone: (61) 32514100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Luziânia.

  • 08/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Instalações Elétricas, Instalações hidrossanitárias, Saúde,Higiene e Segurança do Trabalho, Informática Aplicada, Desenho Auxiliado por Computador para curso técnico em edificações, Orientação e supervisão de estágios de técnicos em edificações

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Luziânia.,Cargo ou função, Participação em comissões, conselhos e avaliadora ad hoc..

2012 - 2013

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2012 - 07/2013

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística aplicada, Matemática I, Pesquisa Operacional

  • 08/2012 - 07/2013

    Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Tráfego, Pesquisa Operacional, Estatística básica

2011 - 2011

Centro Universitario Planalto do Distrito Federal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao geoprocessamento, Planejamento de Transportes

2012 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - CEFTRU/UnB.

  • 08/2006 - 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes.

2005 - 2005

Tecno Engenharia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2005 - 08/2005

    Estágios , Tecno Engenharia.,Estágio realizado, Acompanhamento da obra do conjunto cultural da república: Museu e Biblioteca Nacional de Brasília; (projeto de Oscar Niemeyer).

2003 - 2005

Porto Belo Comércio e Contruções

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Em obra: Reforma e amplicação do centro cirúrgico e obstétrico do Hospitsal Santa Luzia em Brasília - DF. Áreas de atuação: Instalações, medição, orçamento e manutenção.Em escritório: Levantamento de quantitativos, cotação e orçamento para concorrência em editais de licitação.

Atividades

  • 01/2004 - 12/2004

    Estágios , Porto Belo Comércio e Construções.,Estágio realizado, Em escritório - Leitura, interpretação e levantamento de quantitativos em projetos arquitetônicos, hidrossanitários e elétricos para cotação, orçamento e concorrência em licitações.

  • 01/2003 - 12/2003

    Estágios , Porto Belo Comércio e Construções.,Estágio realizado, Acompanhamento da obra de Reforma e Ampliação do Hospital Santa Luzia em Brasília: Centro cirurgico e obstétrico.

1999 - 2002

Instituto de Apoio Pedagógico

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1999 - 05/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutora das disciplinas de exatas: Matemática, Geometrica Descritiva, Física, Química e Cálculo diferencial.